PT101610B - Processo para a preparacao de um produto rico em fibras alimentares e proteina proveniente de repiso de tomate - Google Patents

Processo para a preparacao de um produto rico em fibras alimentares e proteina proveniente de repiso de tomate Download PDF

Info

Publication number
PT101610B
PT101610B PT101610A PT10161094A PT101610B PT 101610 B PT101610 B PT 101610B PT 101610 A PT101610 A PT 101610A PT 10161094 A PT10161094 A PT 10161094A PT 101610 B PT101610 B PT 101610B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
grill
food
rich
product
deflectors
Prior art date
Application number
PT101610A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101610A (pt
Inventor
Maria Teresa Amaral-Collaco
Maria Alexandra Tadeu Pontes
Florbela Oliveira Carvalheiro
Original Assignee
Sumate Concentrados E Sumos S
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sumate Concentrados E Sumos S filed Critical Sumate Concentrados E Sumos S
Priority to PT101610A priority Critical patent/PT101610B/pt
Publication of PT101610A publication Critical patent/PT101610A/pt
Publication of PT101610B publication Critical patent/PT101610B/pt

Links

Landscapes

  • Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)
  • Baking, Grill, Roasting (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
GRELHADOR presente invento refere-se a um grelhador ou churrasqueira, para uso doméstico ou industrial, alimentado por gases derivados do petróleo (GPL), gás natural ou gás urbano ou ainda alimentado por corrente eléctrica.
Os grelhadores de alimentos tradicionais apresentam o inconveniente, sobejamente conhecido, de produzirem fumos e cheiros resultantes essencialmente da combustão das gorduras que se soltam dos alimentos e que entram em contacto com as fontes de calor dos grelhadores, ardendo e libertando os gases responsáveis pelos referidos cheiros e fumos que, para além de desagradáveis, são perigosos por conterem substâncias tóxicas e cancerígenas.
Conhece-se um grelhador horizontal, descrito no pedido de patente portuguesa nQ. 93 201, onde o referido problema foi parcialmente resolvido colocando-se as fontes de calor na zona dos painéis laterais, evitando, desse modo, que as gorduras ao caírem no fundo do grelhador entrassem em combustão.
O referido grelhador horizontal, apresenta, contudo, o inconveniente de só funcionar convenientemente quando construído em determinadas medidas, nomeadamente no tocante ao afastamento relativo dos painéis laterais.
Com efeito, para grelhadores grandes (os mais usuais em utilizações industriais) o afastamento excessivo dos painéis laterais impede que os alimentos sejam grelhados de modo uniforme, pois os colocados na zona central da grelha (11) ficam crus, enquanto os colocados na mesma grelha, mas junto à zona lateral, isto é, mais
próximos das fontes de calor, se encontram já a esturricar. Este inconveniente obriga a uma atenção excessiva por parte dos cozinheiros, tanto mais difícil de conseguir, quanto a utilização industrial dos ditos grelhadores implica a confecção de elevado número de grelhados, sendo praticamente impossível mantê-los todos sob controlo.
A ventilação adicional prevista em tal grelhador aliás já característica, por exemplo, nos t radi ci onai s fornos de cozinha com grelhador incorporado embora possa atenuar um pouco o referido problema, não o resolve cabal mente.
O grelhador alvo do presente pedido de patente de invenção, resolve o problema dos fumos e gases anteriormente referido, sem introduzir as dificuldades inerentes à falta de uniformidade da distribuição do calor no plano da grei ha.
calor se
Com efeito, o presente encontram sob a área grelhador, onde as fontes de dos alimentos, ou seja, por as referidas fontes sob (1), é caracterizado se encontrarem protegidas por deflectores de a grelha calor (2) que evitam que a gordura que porventura caia dos alimentos colocados sobre a mencionadas fontes dita grelha entre em contacto com as de calor.
Deste modo, evitando o referido contacto, evita-se a geração dos fumos e gases em questão.
Os referidos deflectores são preferencialmente construídos em material refractário, de modo a que o calor a que a respectiva zona inferior está sujeita não seja conduzido para a parte superior, de modo a que, estando esta relativamente fria, não provoque a combustão da gordura que caia sobre os deflectores.
ι
Por outro lado, os mesmos deflectores poderão ser longitudinais através dos quais circule de modo a ajudar dos mesmos providos de furos ar fresco ou água, superior e lateral temente baixa.
a uma à manutenção da parte sufi ci entemperatura
Dado que as fontes de calor se situam sob a área da grelha, (compridos) grandes mesmo no caso de grelhadores muito de falta de homogeneidade de pois podem ser usadas necessárias, mantendo de fontes de calor por não há problemas na dita grei ha, temperatura fontes de calor quantas as velmente constante o número tantas sensimetro linear de comprimento.
Além do mais, um grelhador assim temperatura nas uma regulação capaz da grelha, nos casos em que objectivamente que a temperatura desta seja variável, exemplo, nos casos simultaneamente no construído permite diversas zonas haja interesse em mesmo da em por como acontece , que se estão a confeccionar grelhador alimentos de tipo diferente.
Com efeito, para tal basta prever a possibilidade de regulação independente da potência calorífica de cada uma das fontes de calor.
Face ao comprimento prat i camente distribui ção exposto, do grelhador indefinido, de temperaturas facilmente pode sem na ser se verifica que o aumentado de modo que grelha uni formidade dos alimentos da se ressinta de tal aumento.
Nos casos em que se de arrefecimento, adoptem deflectores a água furados, aquecida aproveitada para outras utilizações, designadaali mentar com circulação de água poderá ser mente para calor (no aprovei tar caso de a energia máquinas de ci rcui tos calorífica café, ou permutadores de fechados) que permitam para qualquer utilização
i
que dela necessite.
Seguidamente descreve-se um dos modos de realização da presente invenção, com a ajuda de um exemplo particular da sua possível concretização e dos desenhos anexos, apresentados a título meramente exemplificativo e não limitativo, onde:
A figura 1 mostra o grelhador numa vista de conjunto, em perspectiva, onde, para melhor visualização, um dos painéis laterais sofreu um corte parcial;
Figura 2 mostra alçado frontal do grelhador;
figura mostra a planta do grelhador;
A figura mostra o alçado lateral direito do greihador;
A figura 5 mostra um corte transversal do
greihador, isto é, um corte segundo um pl ano
paralelo aos painéis laterais; e
A figura 6 mostra um corte 1ongi tudi nal do
greihador, i sto é, um corte segundo um pl ano
paralelo ao painel frontal
Entre as diversas figuras podem observar-se os seguintes componentes:
- a grei ha (1);
- as fontes de calor (2);
- os deflectores (3) cuja geometria compreende, no exemplo representado, as duas rampas (31) e (32), embora outras geometrias sejam possíveis
para os deflectores, tendo inclusivamente em conta o tipo de fonte calor, a gás ou eléctrica;
- o tabuleiro amovível (4);
- o manipulo (5) de comando da válvula reguladora do débito do gás, a qual, noutras implementações, pode ser substituída por um qualquer regulador de corrente eléctrica, ou, alternativamente, por um conjunto de reguladores (de electricidade ou de gás) nos casos em que se pretenda uma regulação independente para cada fonte de calor;
- o i squei ro (6);
- os furos (7) de ventilação para arrefecimento do painel frontal; e
- as paredes duplas de isolamento (8).
Os alimentos colocados na grelha (1), são grelhados à custa do calor irradiado das fontes de calor (2), bem como do efeito de convecção resultante da ascenção do ar quente do fundo do grelhador para a parte superior, atravessando a grelha e contactando com os alimentos.
A gordura liquefeita que se solta dos alimentos, bem como o excesso de molho porventura usado na preparação dos mesmos, pinga para dentro do grelhador, caindo directamente no tabuleiro amovível (4) existente no fundo do mesmo ou sobre os deflectores (3), de protecção das fontes de calor (2).
Neste último caso, as gorduras e molhos escorrerão pelas rampas (31) (32), pingando pósteriormente no tabuleiro (4) sem atingirem as fontes de calor.
Dada a temperatura relativamente baixa (inferior à temperatura de combustão das gorduras) da parte superior e lateral dos deflectores (3), a gordura não se inflama, evitando-se desse modo a criação dos gases tóxicos e do cheiro desagradável.
Outras implementações poderão obviamente existir, sem que o espirito do invento seja prejudicado, designadamente nos casos de churrasqueiras mecanizadas - obtidas, por exemplo, a partir do modo de realização atrás descrito, prevendo adicionalmente um engenho mecânico que permita fazer girar as grelhas - ou de grelhadores com ventoinhas para forçar a circulação do ar, situação esta que se enquadra melhor nos casos em que o grelhador funcione a electricidade.

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1â - Grelhador em que as fontes de calor se encontram sob a área dos alimentos, ou seja, sob a grelha (1), caracterizado por as referidas fontes de calor (2), descontínuas, se encontrarem protegidas por deflectores (3) cuja parte superior é uma superfície convexa.
  2. 2ã - Grelhador conforme a primeira reivindicação, caracterizado por, preferencialmente, os deflectores (3) estarem colocados sobre as diversas fontes de calor, serem construídos em material refractário e apresentarem a respectiva parte superior separada em duas águas (31) (32).
  3. 3ê - Grelhador conforme as reivindicações anteriores, caracterizado por os deflectores poderem estar dotados de furos longitudinais de arrefecimento.
PT101610A 1994-11-30 1994-11-30 Processo para a preparacao de um produto rico em fibras alimentares e proteina proveniente de repiso de tomate PT101610B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT101610A PT101610B (pt) 1994-11-30 1994-11-30 Processo para a preparacao de um produto rico em fibras alimentares e proteina proveniente de repiso de tomate

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT101610A PT101610B (pt) 1994-11-30 1994-11-30 Processo para a preparacao de um produto rico em fibras alimentares e proteina proveniente de repiso de tomate

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101610A PT101610A (pt) 1996-06-28
PT101610B true PT101610B (pt) 1999-05-31

Family

ID=20085457

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101610A PT101610B (pt) 1994-11-30 1994-11-30 Processo para a preparacao de um produto rico em fibras alimentares e proteina proveniente de repiso de tomate

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT101610B (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9788561B2 (en) 2012-12-20 2017-10-17 Conopco, Inc. Tomato fibre composition and method for the preparation thereof

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2169668B1 (es) * 2000-05-19 2003-11-01 Junta De Extremadura Consejeri Nuevo producto a base de fibra de tomate, procedimiento para su preparacion y aplicaciones.
AU2002216126A1 (en) * 2001-12-19 2003-06-30 Junta De Extremadura, Consejeria De Economia, Industria Y Comercio Novel tomato fibre-based product, the preparation method thereof and applications of same

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9788561B2 (en) 2012-12-20 2017-10-17 Conopco, Inc. Tomato fibre composition and method for the preparation thereof

Also Published As

Publication number Publication date
PT101610A (pt) 1996-06-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10105007B2 (en) Grilling device with warming cabinet
ES2296265T3 (es) Aparato para cocinar productos alimenticios por ambos lados de los mismos.
BR112013022482B1 (pt) forno para grelhar alimento
US20050205544A1 (en) Electric grill
NO338045B1 (no) Røkgenererende anordning for en utegrill
US20140261372A1 (en) Front mounted air circulator for an oven
US9027470B1 (en) Food condition maintaining device
US9962037B2 (en) Food condition maintaining device
PT101610B (pt) Processo para a preparacao de um produto rico em fibras alimentares e proteina proveniente de repiso de tomate
PT82997B (pt) Aparelho para cozinhar produtos alimentares destinados em particular a serem consumidos com pao
KR100505831B1 (ko) 휴대용 조리기구
US20150053200A1 (en) Fuel-burning fireplace
US20060180137A1 (en) Cooking surface
US10159380B2 (en) Cross-flame burner system
KR100673592B1 (ko) 바비큐 구이기
KR100221694B1 (ko) 고기 구이판
JP6793940B2 (ja) 燻製装置
EP2769654A1 (en) Gas grill and method thereof
RU55560U1 (ru) Устройство для приготовления шашлыка
KR200242492Y1 (ko) 할로겐램프가 설치된 구이기
KR200403197Y1 (ko) 고기구이기
GR1009680B (el) Πολυψησταρια
KR200373571Y1 (ko) 열풍가열식 고기구이구
PT105867B (pt) Grelhador a gás e respectivo processo
KR20240000805U (ko) 일체형 프라이팬

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19950316

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990224

PC4A Transfer of assignment

Owner name: F.I.T. -FOMENTO DA INDUSTRIA DO TOMATE, S.A., PT

Effective date: 20081230

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20141202