PT101463B - Sistema distribuicao vertical de nucleos populacionais - Google Patents

Sistema distribuicao vertical de nucleos populacionais Download PDF

Info

Publication number
PT101463B
PT101463B PT10146394A PT10146394A PT101463B PT 101463 B PT101463 B PT 101463B PT 10146394 A PT10146394 A PT 10146394A PT 10146394 A PT10146394 A PT 10146394A PT 101463 B PT101463 B PT 101463B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
blocks
floors
distribution system
building
vertical distribution
Prior art date
Application number
PT10146394A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101463A (pt
Original Assignee
Emilio Guedes Pinto
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Emilio Guedes Pinto filed Critical Emilio Guedes Pinto
Priority to PT10146394A priority Critical patent/PT101463B/pt
Publication of PT101463A publication Critical patent/PT101463A/pt
Publication of PT101463B publication Critical patent/PT101463B/pt

Links

Landscapes

  • Types And Forms Of Lifts (AREA)
  • Residential Or Office Buildings (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO VERTICAL DE NÚCLEOS POPULACIONAIS
Refere-se o presente invento a um novo e revolucionário sistema de distribuição de núcleos populacionais em construções verticais, e mais particularmente refere-se o presente invento a ditas construções verticais.
É de conhecimento do estado da técnica a disposição realizada em núcleos populacionais estatais, no Brasil, mais conhecidos como COHABs, a qual se caracteriza pela distribuição sobre uma área pré-determinada de uma série de edificações, geralmente de três andares e não dotadas de elevadores.
A dita distribuição apresenta um inconveniente básico, ou seja a impossibilidade de alojar uma grande quantidade de pessoas numa área restrita, restrição esta que, devido à quase total ocupação dos espaços nas grandes cidades acarreta graves problemas habitacionais.
Por outro lado, é também impossível a edificação de conjuntos habitacionais de grande altura que resolveriam o problema dos espaços restritos, uma vez que a construção dos ditos edifício onera enormemente cada unidade construída, indo assim de encontro aos objectivos primordiais de uma moradia a custo reduzido.
Ainda mais, deve-se esclarecer que a alta onerosidade dos altos edifícios é devida, principalmente, à adopção de elevadores.
O
Mod. 71 20.000 ex. - 92/12
D
Desta forma, propõe-se o presente invento a resolver os aludidos inconvenientes do estado da técnica por meio de adopção de construções verticais de custo aceitavelmente reduzido e de altura suficiente para alojar uma grande quantidade de moradias individuais.
Para tanto, compreende o objecto do presente invento, um edifício, formado por blocos dispostos paralelamente dois a dois, possuindo um ou mais elevadores externos para cada par de blocos, tendo os ditos elevadores como pontos de paragem unicamente o piso térreo e uma ou mais plataformas suspensas, dispostas no vão existente entre os blocos, que ligam os elevadores às entradas que conduzem às escadas dos ditos blocos, o número de pisos do edifício sendo dado pela expressão:
P = η. (2X + A) + (X + T) , na qual
P = número de pisos do edifício, n = número de plataformas previstas / 0
X - unidade de deslocamento,
A = 1 = todo o andar servido por plataforma,
T = 1 = piso térreo.
Cada unidade de deslocamento (X) corresponde ao número máximo de pisos que o morador deve subir ou descer para chegar de uma plataforma ou do piso térreo até ao seu apartamento, e tem valor compreendido preferencialmente entre 1 e 4, por uma questão de comodidade dos moradores, e mais preferencialmente igual a 3.
Por seu turno, o número de pontos de paragem de cada elevador equivale a n + 1, sendo η o número de plataformas previstas.
o
O objecto do presente invento será melhor compreendido à luz das figuras anexas, nas quais:
- a fig. 1 é uma vista em perspectiva de uma forma preferencial de realização do presente invento;
- a fig. 2 é uma vista superior esquemática da fig. 1;
- as figs. 3A e 3B são vistas superiores de outras formas preferenciais de realização do presente invento; e
- a fig. 4 é uma vista de perfil segundo o corte transversal indicado na fig. 2 de uma forma de realização dada a título de exemplo;
- a fig. 5 é uma vista esquemática em corte de uma outra forma de realização dada a título de exemplo.
Mod. 71 · 20.000 ex. - 92/12
J
De acordo com as figuras anexas o objecto do presente invento compreende um edifício (1) formado por blocos dispostos paralelamente dois a dois, possuindo um ou mais elevadores (2) externos por par de blocos, tendo os ditos elevadores (2) como pontos de paragem unicamente o piso térreo (T) e plataformas suspensas (3), dispostas no vão existente entre os blocos, interligando os mesmos, os quais conduzem aos apartamentos (5) existentes nos pisos (A) servidos pela plataforma (3) e às escadas (6) que dão acesso aos demais pisos.
De acordo com a fig. 4, que ilustra uma forma de realização do presente invento, dada a título de exemplo, verifica-se que o número de pisos do edifício (1) é dado pela expressão:
P = η. (2X + A) + (X + T) onde, nesta forma particular de realização, n = 1 (apenas uma plataforma),
X = 3 = unidade de deslocamento (corresponde ao número máximo de pisos que o morador deve subir ou descer para chegar de uma plataforma ou do piso térreo até ao seu apartamento),
A = 1 (o piso servido pela plataforma),
T = 1 (o piso térreo), e, como resultado da expressão, temos que
P = 11 = número de pavimentos do edifício (1).
Mod. 71 - 20.000 ex. - 92/12
De acordo com o ilustrado pelas figuras 4 e 5, pode-se verificar que o factor (2X + A) da expressão acima constitui o conjunto de pisos cujo acesso é proporcionado por cada plataforma (3) , e cuja estrutura se compõe de uma unidade de deslocamento (X) , sobre a qual é disposto um piso (A) , servido pela plataforma (3) , e sobre este é disposta outra unidade de deslocamento (X). Desta forma, o morador que residir em qualquer piso de cada conjunto de pisos (2X + A) deve fazer uso da plataforma (3) correspondente para chegar até à entrada (4) prevista no piso (A) 2Q do bloco onde reside e, a partir daí, chegar até ao seu apartamento (5) subindo ou descendo no máximo (X) pisos.
Igualmente, o membro (X + T) da expressão acima constitui o conjunto de pisos cujo acesso é proporcionado pela entrada prevista no piso térreo (T) e, assim, o morador que residir em qualquer piso deste conjunto deve chegar até ao seu apartamento utilizando a entrada do piso térreo e, a partir daí, subir no máximo (X) pavimentos.
Com relação à fig. 5, o número de pisos do edifício-modelo ali ilustrado é dado pela expressão
P = η.(2X + A) + (X + T), onde η = 3 (3 plataformas),
X = 3 (unidade de deslocamento),
A = 1 (piso servido pela plataforma),
T = 1 (piso térreo), e, como resultado da expressão, temos
P = 25 pisos.
Mod. 71 · 20.000 βκ. · 92/12
Como pode ser observado pela fig. 5, o número (n) de plataformas (3) determina o número de conjuntos de pisos (2X + A) sobrepostos, cujo limite reside na tolerância apresentada pelo terreno onde a edificação se situa.
A adopção do presente sistema de distribuição vertical de núcleos populacionais proporciona diversas vantagens em relação às edificações conhecidas pelo estado da técnica. Dentre elas pode ser citada a vantagem económica, uma vez que os elevadores com menor número de locais de paragem (num edifício de 11 pisos, segundo o presente invento, onde X = 3, são previstos apenas 2 locais de paragem) custam menos que os elevadores convencionais, e portanto a sua incidência no custo por unidade habitacional passa a ser menor.
Além da vantagem económica, o presente sistema de distribuição vertical mostra-se vantajoso com relação à segurança, pois em caso de incêndio nos pisos inferiores de um dos blocos, os moradores podem ser evacuados pelas plataformas para o outro bloco.
Uma ulterior vantagem do presente invento é a garantia da privacidade dos moradores, visto que não há corredores com comuns de passagem interligando os apartamentos, excepção das plataformas.
Lisboa, 18 FEV. 1994
Por EMÍLIO GUEDES PINTO )
»MSCO MMOOES lUTt
Age ,<e €?·|·;>β!
-ia P' i-^ií - > a I
C*nófio - Arce ·« eiçie. 3, 1 .·-1 199 USMM
Mod. 71 - 20.000 ex. - 92/12

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES
    Mod. 71 - 20.000 βκ. - 92/12
    1. Sistema de Distribuição Vertical de Núcleos Populacionais, caracterizado pelo facto de se compor de um edifício (1), formado por blocos dispostos paralelamente dois a dois, possuindo um ou mais elevadores (2) externos para cada par de blocos, tendo os ditos elevadores (2) como pontos de paragem unicamente o piso térreo e uma ou mais plataformas (3) suspensas, dispostas no vão existente entre os blocos, que ligam os elevadores (2) às entradas (4) que conduzem às escadas (6) dos ditos blocos, o número de pisos do edifício sendo dado pela expressão:
    P = η. (2X + A) + (X + T) , na qual
    P = número de pisos do edifício, n = número de plataformas previstas / 0
    X = unidade de deslocamento,
    A = 1 = todo o andar servido por plataforma,
    T = 1 = piso térreo.
  2. 2 . Sistema de Distribuição Vertical de Núcleos Populacionais, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a unidade de deslocamento (X) ter valor compreendido preferencialmente entre 1 e 4.
  3. 3. Sistema de Distribuição Vertical de Núcleos Populacionais, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de a unidade de deslocamento (X) ter valor preferencialmente igual a 3.
  4. 4. Sistema de Distribuição Vertical de Núcleos Populacionais, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o número de pontos de paragem de cada elevador equivaler a n + 1, sendo η o número de plataformas previstas.
PT10146394A 1994-02-18 1994-02-18 Sistema distribuicao vertical de nucleos populacionais PT101463B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10146394A PT101463B (pt) 1994-02-18 1994-02-18 Sistema distribuicao vertical de nucleos populacionais

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10146394A PT101463B (pt) 1994-02-18 1994-02-18 Sistema distribuicao vertical de nucleos populacionais

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101463A PT101463A (pt) 1995-09-12
PT101463B true PT101463B (pt) 1996-12-31

Family

ID=20085367

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10146394A PT101463B (pt) 1994-02-18 1994-02-18 Sistema distribuicao vertical de nucleos populacionais

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT101463B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT101463A (pt) 1995-09-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3830026A (en) Staircase
US4918889A (en) High-rise building
GB2191517A (en) Multiple-dwelling structures
US4794747A (en) Multi-storied multiple-unit dwelling
US3479781A (en) Multiple-dwelling structure
JP3659580B2 (ja) 介護施設等の建築物
PT101463B (pt) Sistema distribuicao vertical de nucleos populacionais
US2383445A (en) Apartment building structure
JP7390829B2 (ja) 病棟
JP4091927B2 (ja) 2階建て建物
JP2000120281A (ja) 建物の構造
JP2721776B2 (ja) 建物の構造とその構築法
JPH0819778B2 (ja) 建物の構造
JPH049906B2 (pt)
JP2005226261A (ja) 集合住宅
CN215717547U (zh) 一种高采光高定稳型的三叉星形核心筒建筑结构
JPS6331632B2 (pt)
JP4582931B2 (ja) メゾネット式建築物
JP5486274B2 (ja) 集合住宅
JP2555526B2 (ja) スキップ通路型中高層集合住宅の構造
JPS62129466A (ja) ライトコ−ト及びウインドスリツトを備える高層集合住宅
JPS6140971A (ja) 高層集合住宅
Architectural et al. Americans with Disabilities Act Accessibility Guidelines: Checklist for Buildings and Facilities
JPS6310272B2 (pt)
Misra Revisiting the provisions concerning means of egress designing as per national building code of India 2005

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19960905

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980831