PT100632A - Mecanismo jacquard - Google Patents

Mecanismo jacquard Download PDF

Info

Publication number
PT100632A
PT100632A PT10063292A PT10063292A PT100632A PT 100632 A PT100632 A PT 100632A PT 10063292 A PT10063292 A PT 10063292A PT 10063292 A PT10063292 A PT 10063292A PT 100632 A PT100632 A PT 100632A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
conveyor
drive means
knife
group
mechanism according
Prior art date
Application number
PT10063292A
Other languages
English (en)
Inventor
Frederick Alan Bousfield
John Dalton Griffith
Julie Marie Waddle
Original Assignee
Bonas Machine Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bonas Machine Co filed Critical Bonas Machine Co
Publication of PT100632A publication Critical patent/PT100632A/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D03WEAVING
    • D03CSHEDDING MECHANISMS; PATTERN CARDS OR CHAINS; PUNCHING OF CARDS; DESIGNING PATTERNS
    • D03C3/00Jacquards
    • D03C3/24Features common to jacquards of different types
    • D03C3/32Jacquard driving mechanisms
    • D03C3/36Griffe operating mechanisms

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Looms (AREA)

Description

74 133 BOND/P7762PT -2-
MEMQRIA DESCRITIVA O presente invento refere-se a um mecanismo "jacquard" para um tear de tecelagem e, em particular, a um mecanismo de accio-namento para levantar e baixar os liços.
Num mecanismo "jacquard" electrónico, por exemplo, do tipo descrito na nossa patente UK 204755, são controlados um grande número de liços por uma pluralidade de dispositivos de retenção accionados por solenoide. Os dispositivos de retenção de solenoide estão dispostos em filas, prolongando-se na direcção da trama, estando as filas espaçadas na direcção da teia.
Normalmente, para cada fila de dispositivos de retenção de solenoide, é proporcionado um par de facas, oscilando 180° fora de fase, para provocar o levantamento e abaixamento de um res-pectivo par de ganchos de liço, os quais estão ligados a um liço individual, ou a grupos seleccionados dos liços. O par de ganchos de liço estão ligados entre si através de um elemento flexível, o qual está engatado em torno de uma roda, estando a armação de suporte da roda ligada por sua vez ao(s) liço(s).
Cada liço é pressionado para ima posição inferior por meios de pressão, normalmente com a forma de ima mola, que é fixada numa extremidade a uma armação de ancoragem, montada de modo móvel para ajustamento na extremidade principal do tear e fixa na sua outra extremidade ao liço. A posição da armação de ancoragem é ajustada para proporcionar a tensão correcta, de modo que um dado liço fique sempre pressionado correctamente na sua posição inferior.
Como indicado atrás, para cada fila de dispositivos de retenção é proporcionado um par de facas. As facas estão dispostas em dois grupos, compreendendo um grupo uma faca de cada par e o outro grupo a outra faca de cada par. Cada grupo de facas é transportado por uma respectiva armação transportadora de facas, sendo as armações levantadas e baixadas 180° fora de fase por um
74 133 BOND/P776 2ΡΤ mecanismo de accionamento. A posição inferior efectiva de cada liço é determinada pela posição mais inferior da faca associada, visto que a posição mais superior de cada faca é mantida, normalmente, num nível constante, para assegurar o correcto posicionamento dos ganchos de liço, para selecção operativa com os dispositivos de retenção associados.
Normalmente, após a regulação inicial do tear, a posição mais inferior pode ser ajustada, através do ajustamento do curso de deslocamento das armações de transporte de facas. No entanto, tal ajustamento, apesar de resultar numa abertura de teia mais ou menos obliqua, isto é, o deslocamento relativo entre a parte da frente e de trás da abertura da teia. É desejável ajustar a posição mais inferior das facas, para mudar a relação de abertura da teia, de modo a acomodar a tecelagem com diferentes tipos de fio. Por exemplo, se são utilizados fios com uma natureza do tipo cabelo é desejável, que seja conseguida a máxima separação dos fios de teia no tecido de fundo, para evitar irregularidades entre os fios de teia adjacentes. Este tipo de abertura de teia pode ser obtido com uma fila de facas, que estão localizadas substancialmente paralelas à folha de teia, quando na sua posição mais inferior. Para os outros fios é desejável produzir uma abertura de teia mais oblíqua. É um objectivo geral do presente invento proporcionar um mecanismo "jacquard", o qual inclui um mecanismo de accionamento ajustável para as facas, que pode ser prontamente ajustado para alterar a proporção da abertura de teia.
De acordo com um aspecto do presente invento é proporcionado um mecanismo "jacquard" para um tear de tecelagem, tendo o mecanismo "jacquard" uma pluralidade de filas de dispositivos de retenção e de liço, prolongando-se cada fila na direcção da trama e encontrando-se as filas espaçadas na direcção da teia, compreendendo, pelo menos, um grupo de barras de faca, uma
74 133 BOND/P7762PT 4
V
respectiva barra de faca para cooperação com cada um dos dispositivos de retenção, servindo cada barra de faca para levantar e baixar uma pluralidade de ganchos de liço, entre uma posição superior e uma posição inferior, para engate selectivo com os dispositivos de retenção, seleccionados na dita fila, estando o dito grupo das barras de faca montado num transportador, o qual é levantado para uma posição superior e baixado para uma posição inferior pelos meios de accionamento em elevação, estando o transportador montado rotativamente nos meios de accionamento em elevação e estando ligado aos meios de accionamento em rotação, os quais provocam a oscilação do transportador entre uma primeira posição de rotação na posição inferior do transportador e uma segunda posição de rotação na posição superior do transportador.
De preferência, um par de barras de faca estão associadas com cada fila dos dispositivos de retenção, estando as barras de faca dispostas em dois grupos de barras de faca, compreendendo um grupo uma barra de faca de cada par e compreendendo o outro grupo a outra barra de faca de cada par, estando cada grupo montado num respectivo transportador, sendo os transportadores feitos oscilar pelos meios de accionamento em elevação, 180° fora de fase, entre as ditas posições superior e inferior.
De preferência, os dispositivos de retenção cooperam com os ganchos, quando levantados para a sua posição superior, sendo os meios de accionamento em rotação ajustáveis, para ajustarem a posição de rotação de cada transportador, quando na posição inferior do transportador.
Vantajosamente, os meios de accionamento em elevação incluem, para cada transportador, uma alavanca principal, a qual é feita oscilar articuladamente entre as posições superior e inferior, pelos meios de accionamento em rotação, estando o transportador montado rotativamente na alavanca principal. Vantajosamente, o curso de oscilação da alavanca principal é ajustável.
De preferência, os meios de accionamento em rotação inclu-
74 133 BOND/P7762PT
tj -5- em, para cada transportador, um conjunto encadeado de alavancas, ligado a uma extremidade do transportador e ligado na outra extremidade a uma armação de um mecanismo "jacquard", servindo a cadeia, para provocar a dita oscilação entre as primeira e segunda posições de rotação, em virtude do movimento da dita alavanca principal. São, em seguida, descritos vários aspectos do presente invento, com referência aos desenhos anexos, nos quais: a fig. 1 é uma representação esquemática das barras de faca dispostas para produzirem uma abertura de teia com forma oblíqua; a fig. 2 é uma representação esquemática similar à fig. 1 das barras de faca dispostas para produzirem uma abertura de teia de forma paralela; a fig. 3 é uma representação esquemática do mecanismo de accionamento, para produzir os padrões de teia representados nas figs. 1 e 2.
Referindo inicialmente as figs. 1 e 2, estão representados dois grupos de barras de faca 10, 11, estando um localizado numa posição mais superior e estando o outro numa posição mais inferior. Cada grupo de barras de faca 10, 11 é levantado e baixado por um mecanismo de accionamento 50, como mostrado na fig. 3.
Nas figs. 1 e 2 um respectivo par de barras de faca, um de cada grupo 10, 11, coopera com um par de ganchos de liço (não mostrado). Os liços são, por sua vez, fixados a uma armação de ancoragem 20, a qual está montada de modo ajustável na armação principal da máquina. Cada liço está ligado à armação de ancoragem 20, através de uma mola de pressão 22; sendo mostrada esquematicamente a ligação entre cada mola 22 e um par de ganchos de liço nas figs. 1 e 2 por linhas a tracejado. A formação da abertura de teia 25 é conseguida pela reten-
74 133 BOND/P7762PT -6- Ίί
ção de pares seleccionados de ganchos de liço, de modo que os liços ligados aos mesmos são retidos numa posição elevada e definem assim a porção superior 26 da abertura de teia 25. Os restantes ganhos de liço permanecem em contacto com as respectivas barras de faca 10, 11 e, portanto, continuam numa posição inferior e definem assim a porção inferior 27 da abertura de teia. A posição mais inferior de cada liço é determinada durante o procedimento de regulação da máquina, de modo que os fios de teia fiquem localizados no mesmo plano, quando os ganchos de liço estão montados nas facas de gancho, quando uma faca dè' gancho do par está numa posição mais superior e a outra faca de gancho do par está numa posição mais inferior.
Em seguida, de acordo com o presente invento, a posição mais inferior de cada liço é ajustada pelo ajustamento do mecanismo de accionamento 50, para ajustar a separação total entre as porções superior e inferior 26, 27, respectivamente da abertura da teia 25, e/ou ajustar o deslocamento relativo entre as porções frontais e traseiras da abertura da teia, aqui referidas como relação de abertura da teia. 0 mecanismo de accionamento 50, de acordo com o presente invento, inclui um par de conjuntos de armação de accionamento, que oscilam 180° fora de fase; um conjunto de armação de accionamento é operativo para levantar e baixar as barra de faca de um grupo e o outro conjunto de armação de accionamento é operativo para levantar e baixar as barras de facas do outro grupo. Por questões de simplicidade e clareza, apenas foi representado, na fig. 3, um conjunto de armação de accionamento 51. 0 conjunto de armação de accionamento 51 inclui um par de alavancas de suporte 52 (sendo apenas mostrada uma delas) espaçadas lateralmente entre si. Cada alavanca 52 está montada por meio de uma ligação de articulação 57 à armação 64 da máquina. Uma alavanca de suporte de barra de faca 53 está fixada articuladamente pela ligação articulada 58 à extremidade terminal de cada alavanca 52 e uma pluralidade de braços de suporte de
/ΐ?' 74 133 BOND/P7762PT L/h .v··.;., «í - ....." " -7- fcj· braços de suporte de barra de faca 54 estão suspensos de cada alavanca 53. Uma barra de faca 55 prolonga-se entre os braços de suportes opostos e é suportada em braços de suporte opostos 54 montados nas respectivas alavancas 52.
Cada alavanca 52 inclui um braço de manivela 56, o qual está ligado articuladamente através de uma ligação articulada 60 a um braço de cadeia 61. 0 braço de cadeia 61 está também ligado articuladamente através da ligação articulada 63 à armação 64 da máquina.
Um braço de accionamento 70 está fixo a cada alavanca 52, através de uma ligação articulada 72, sendo o braço de accionamento feito oscilar por meio de um veio de accionamento excêntrico (não mostrado), de modo a levantar e baixar a alavanca 52. A alavanca 52 está mostrada por linhas a cheio na sua posição mais superior e por linhas a tracejado na sua posição mais inferior.
Para proporcionar o ajustamento para a deslocação total entre as posições mais superior e mais inferior das alavancas de barras de faca 53 (e portanto a separação total entre as porções mais superior e mais inferior da abertura da teia), a ligação articulada 72 é ajustável para permitir que a sua posição seja movida para ou afastando-se da ligação articulada 57. Em consequência, a ligação articulada 72 pode ser definida por um pino de articulação removível, que pode ser selectivamente engatá-vel numa de uma série de aberturas 80, formadas na alavanca 52. À medida que as alavancas 52 oscilam entre as posições superior e inferior, o braço de manivela e a cadeia 61 cooperam para provocar que as alavancas de suporte 53 oscilem rotativamente em torno do eixo de articulação 58. A quantidade de deslocamento rotativo em torno do eixo de articulação 58, para uma qualquer regulação dada do eixo de articulação 72, é determinada pelo comprimento efectivo do braço
74 133 BOND/P7762PT 8
de manivela 56 e cadeia 61. Quanto mais curto for este comprimento maior será o deslocamento rotativo. O ajustamento deste comprimento efectivo é, preferivelmente, conseguido fazendo variar a localização posicionai do eixo de articulação 63 em relação à armação 64. As posições seleccionáveis são representadas esquematicamente em 90 e podem ser obtidas por um pino de articulação removível, que é engatável selectivamente numa de uma série de aberturas formadas na armação 64.
De preferência, as posições seleccionáveis 90 estão dispostas numa fila, prolongando-se geralmente na vertical.
Desta maneira, a posição de rotação das alavancas de suporte 53, quando na posição mais superior é substancialmente a mesma, independentemente da posição do eixo de articulação 63.
Consequentemente, localizando a ligação de articulação 63 em posições diferentes, o deslocamento da alavanca de suporte 53 na sua extremidade frontal 53.a pode ser variado em relação ao deslocamento da sua extremidade traseira 53b, quando na posição mais baixa da alavanca 52. É, assim, possível alterar a relação da abertura da teia pelo expediente simples de posicionar selectivamente a ligação de articulação 63.
Dois extremos da relação de abertura da teia estão representadas esquematicamente nas figs. 1 e 2. Na fig. 1 é mostrada uma relação de abertura de teia baixa, isto é, a extremidade frontal 53a está localizada numa posição alta de rotação, quando na posição mais inferior da alavanca 52 e define, por isso, uma porção frontal 25a da abertura de teia, que é geralmente oblíqua. Na fig. 2 é mostrada uma relação de teia mais elevada, isto é, a extremidade frontal 53a está localizada na posição baixa de rotação, quando na posição mais baixa da alavanca 52 e define, por isso, uma posição frontal 25a da abertura de teia, que é mais aguda e proporciona, por isso, separação maior dos fios de teia, na extremidade frontal da abertura de teia.

Claims (7)

  1. 74 133 BOND/P7762PT -9- REIVINDICACÕES 1 - Mecanismo "jacquard" para um tear de tecelagem, carac-terizado por incluir uma pluralidade de filas de dispositivos de retenção e de liço, prolongando-se cada fila na direcção da trama e estando as filas espaçadas na direcção da teia, compreendendo, pelo menos, um grupo de barras de faca uma respectiva barra de faca para cooperação com cada um dos dispositivos de retenção, servindo cada barra de faca para levantar e baixar uma pluralidade de ganchos de liço, entre uma posição superior e uma posição inferior, para engate selectivo com dispositivos “dè retenção, seleccionados na dita fila, estando o dito grupo das barras de faca montado num transportador, o qual é levantado para uma posição superior e baixado para uma posição inferior pelos meios de accionamento em elevação, estando o transportador montado rotativamente nos meios de accionamento em elevação e estando ligado aos meios de accionamento em rotação, os quais provocam a oscilação do transportador entre uma primeira posição de rotação na posição inferior do transportador e uma segunda posição de rotação na posição superior do transportador.
  2. 2 - Mecanismo de acordo com a reivindicação 1, caracteriza-do por um par de barras de faca estarem associadas com cada fila dos dispositivos de retenção, estando as barras de faca dispostas em dois grupos de barras de faca, compreendendo um grupo uma barra de faca de cada par e compreendendo o outro grupo a outra barra de faca de cada par, estando cada grupo montado num res-pectivo transportador, sendo os transportadores feitos oscilar pelos meios de accionamento em elevação, 180° fora de fase, entre as ditas posições superior e inferior.
  3. 3 - Mecanismo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, carac-terizado por os dispositivos de retenção cooperarem com os ganchos, quando levantados para a sua posição superior, sendo os meios de accionamento em rotação ajustáveis, para ajustarem a posição de rotação de cada transportador, quando na posição inferior do transportador. -10- 74 133 BOND/P7762PT
  4. 4 - Mecanismo de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado por os meios de accionamento em elevação incluírem, para cada transportador, uma alavanca principal, a qual é feita oscilar articuladamente entre as posições superior e inferior pelos meios de accionamento em rotação, estando o transportador montado rotativamente na alavanca principal.
  5. 5 - Mecanismo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o curso de oscilação da alavanca principal ser ajustável.
  6. 6 - Mecanismo de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado por os meios de accionamento em rotação incluírem, para cada transportador, um conjunto encadeado de alavancas, ligado a uma extremidade do transportador e ligado na outra extremidade a uma armação de um mecanismo "jacquard", servindo o encadeado para provocar a dita oscilação entre ás primeira e segunda posições de rotação em virtude do movimento da dita alavanca principal.
  7. 7 - Mecanismo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o conjunto encadeado de alavancas estar ligado ajustavel-mente na dita armação para variar o curso da dita oscilação. Lisboa,
    Por BONAS MACHINE COMPANY LTD - 0 Agente Oficial -
PT10063292A 1991-06-28 1992-06-26 Mecanismo jacquard PT100632A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB919114077A GB9114077D0 (en) 1991-06-28 1991-06-28 Jacquard mechanism

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT100632A true PT100632A (pt) 1994-05-31

Family

ID=10697547

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10063292A PT100632A (pt) 1991-06-28 1992-06-26 Mecanismo jacquard

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP0522216A1 (pt)
JP (1) JPH059834A (pt)
BR (1) BR9202480A (pt)
FR (1) FR2678290A1 (pt)
GB (1) GB9114077D0 (pt)
IE (1) IE922114A1 (pt)
MX (1) MX9203729A (pt)
PT (1) PT100632A (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9517346D0 (en) * 1995-08-24 1995-10-25 Bonas Machine Co Jacquard mechanism
US5818720A (en) * 1996-09-06 1998-10-06 Sunbury Textile Mills, Inc. Process for large repeat fabric design and weaving
BE1016486A4 (nl) * 2005-04-08 2006-12-05 Wiele Michel Van De Nv Jacquardinrichting.

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB986770A (en) * 1963-01-26 1965-03-24 Samuel Dracup & Sons Ltd Improvements in or relating to jacquard mechanisms
IT8222086V0 (it) * 1982-06-07 1982-06-07 Tagliabue Spa Apparecchiatura jacquard a doppia alzata.
FR2658539B1 (fr) * 1990-02-22 1992-06-05 Staubli Verdol Sarl Ets Mecanisme de commande du mouvement des cadres de griffes d'un dispositif de formation de la foule.

Also Published As

Publication number Publication date
EP0522216A1 (en) 1993-01-13
BR9202480A (pt) 1993-02-09
FR2678290A1 (fr) 1992-12-31
MX9203729A (es) 1993-09-01
JPH059834A (ja) 1993-01-19
IE922114A1 (en) 1992-12-30
GB9114077D0 (en) 1991-08-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4614210A (en) Leno device for weaving machines and weaving machines equipped with such a leno device
PT100632A (pt) Mecanismo jacquard
JPS5830428B2 (ja) 織機の開口装置
JP3470276B2 (ja) テリー織機におけるリードおさ打ち位置用選択指令伝達機構
US1665274A (en) Attachement for looms
NO139117B (no) Fremgangsmaate ved fremstilling av ozon
US2856964A (en) Paper pattern indicated dobby
US2083291A (en) Mechanism for the working and regulation of the healds course
JPH0223613B2 (pt)
JPS6111336B2 (pt)
US1970833A (en) Box-operating mechanism for looms
US2609004A (en) Machine for weaving loops into fabrics
JPH0154454B2 (pt)
US1865221A (en) Tuft pile fabric loom
DK141442B (da) Kantlistedannelsesapparat til væve.
US3170490A (en) Reed motion control for terry loom
US1945057A (en) Pile fabric loom
DE442547C (de) Vorrichtung zum Heben der Schaefte fuer Schaftmaschinen fuer Webstuehle, insbesondere fuer Bandwebstuehle
US1672773A (en) Attachment for dobby looms
US2173981A (en) Center support for tube frames
US2750966A (en) Harness mechanism for loom
US1546728A (en) Attachment for looms
CZ285207B6 (cs) Zařízení k vytváření okraje tkaniny
US1553118A (en) Hand loom
US536969A (en) Warp stop-motion for looms

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19931018

FC3A Refusal

Effective date: 19990422