BRPI1104222A2 - máquina de lavar e secar roupas - Google Patents

máquina de lavar e secar roupas Download PDF

Info

Publication number
BRPI1104222A2
BRPI1104222A2 BRPI1104222A BRPI1104222A BRPI1104222A2 BR PI1104222 A2 BRPI1104222 A2 BR PI1104222A2 BR PI1104222 A BRPI1104222 A BR PI1104222A BR PI1104222 A BRPI1104222 A BR PI1104222A BR PI1104222 A2 BRPI1104222 A2 BR PI1104222A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
air
washer
dryer according
dryer
base
Prior art date
Application number
BRPI1104222A
Other languages
English (en)
Inventor
Alessandro Vian
Deborah Palazzin
Fabio Pasut
Riccardo Quaroni
Original Assignee
Electrolux Home Prod Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Electrolux Home Prod Corp filed Critical Electrolux Home Prod Corp
Publication of BRPI1104222A2 publication Critical patent/BRPI1104222A2/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F58/00Domestic laundry dryers
    • D06F58/20General details of domestic laundry dryers 
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F26DRYING
    • F26BDRYING SOLID MATERIALS OR OBJECTS BY REMOVING LIQUID THEREFROM
    • F26B21/00Arrangements or duct systems, e.g. in combination with pallet boxes, for supplying and controlling air or gases for drying solid materials or objects
    • F26B21/004Nozzle assemblies; Air knives; Air distributors; Blow boxes
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F26DRYING
    • F26BDRYING SOLID MATERIALS OR OBJECTS BY REMOVING LIQUID THEREFROM
    • F26B25/00Details of general application not covered by group F26B21/00 or F26B23/00
    • F26B25/06Chambers, containers, or receptacles
    • F26B25/14Chambers, containers, receptacles of simple construction
    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F39/00Details of washing machines not specific to a single type of machines covered by groups D06F9/00 - D06F27/00 
    • D06F39/12Casings; Tubs

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Detail Structures Of Washing Machines And Dryers (AREA)
  • Accessory Of Washing/Drying Machine, Commercial Washing/Drying Machine, Other Washing/Drying Machine (AREA)

Abstract

máquina de lavar e secar roupas. a presente invenção refere-se a uma máquina de lavar e secar roupas. uma máquina de lavar e secar roupas de acordo com a invenção compreende de uma porção base (14) tendo um lado superior (17) com assentos (1 8a-1 8f) formados no mesmo para receber dispositivos operacionais de máquina (5), e um lado inferior (16), oposto ao lado superior (17). uma máquina de lavar e secar roupas, de acordo com a invenção, é caracterizada pelo fato de que o lado inferior (16) formar uma trajetória de ar a ser admitido para dentro ou que sair da dita máquina.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÁQUINA DE LAVAR E SECAR ROUPAS".
DESCRIÇÃO A presente invenção refere-se a máquinas de lavar e secar roupas capazes de realizar um processo de secar roupas geralmente compreende uma caixa que aloja um recipiente de lavar roupa, como um tambor giratório, onde as roupas a serem lavadas e secadas são recebidas, uma porção base tendo assentos para receber dispositivos operacionais de máquina, e um circuito de ar para realizar a operação de secagem pela circulação de ar quente através do recipiente de roupas. Os sistemas de circulação de ar e de aquecimento são fornecidos no circuito de ar para circular e a-quecer o ar de secagem, respectivamente. Em secadoras do tipo condensa-doras, os sistemas de condensação são ainda fornecidos no circuito de ar para remover a umidade do ar de secagem ao passar através de peças de roupas a serem tratadas e, dessa forma, permitindo que o dito ar seja recir-culado ciclicamente dentro do circuito de ar. A umidade removida das peças de roupas é coletada em um tanque periodicamente esvaziado por um usuário ou é díretamente esvaziado por um tubo conectado a uma rede de resíduo de água.
Os utensílios de lavagem e secagem, isto é, utensílios fornecidos para realizar operações de lavagem e secagem de peças de roupas em uma única máquina também são conhecidos e geralmente compreendem um circuito de água incluindo sistema de bomba para permitir que a água de lavagem seja fornecida a uma câmara de lavagem de roupas e uma disposição de secagem conforme descrito anteriormente para a secagem das roupas.
Na descrição a seguir, a invenção será descrita com especial referência a uma máquina adequada para realizar uma operação de secagem de roupas lavadas tais como máquina de secar roupa lavada ou uma máquina de lavar e secar. Contudo, em geral, os princípios da invenção podem ser aplicados a um utensílio de lavagem de roupa, por exemplo, nos casos quando um fluxo de ar é necessário para resfriar os dispositivos de operação da máquina e partes da mesma.
Em um tipo de lavadora e secadora do tipo condensador conhecida, o sistema para condensar a umidade removida dos artigos de peças é configurado de várias maneiras diferentes. Exemplos típicos compreendem de um permutador de calor ar-ar ou um evaporador de um circuito de bomba de aquecimento incorporado dentro do secador. Este sistema de condensação ou componentes do mesmo necessita ser resfriado para fornecer constantemente uma superfície fria onde o ar seco úmido pode ser condensado ou remover o calor produzido por tais componentes, como um compressor em um circuito de bomba quente. Normalmente o ar retirado em torno da máquina de secar é usado como um sistema para resfriar um condensador ou componentes do mesmo. Por esta razão, uma variedade de condutos é fornecida na porção inferior da máquina de lavar e secar roupas e, geralmente, uma porção base é adequadamente projetada para formar pelo menos uma porção dos condutos de resfriamento.
Em máquinas de lavar e secar roupas de técnicas anteriores tais condutos de resfriamento são geralmente formados no lado superior da base da máquina, isto é, no lado de base de frente do recipiente de lavagem. Contudo, tal construção é especialmente desvantajosa porque complica a disposição de outros dispositivos de operação da máquina, tais como sistema de bombear ar, sistema de motor e assim por diante. Uma outra desvantagem de técnica anterior de máquina de secar roupas consiste na posição de condutos de ar no lado superior da base faz com que as portas de ar nas paredes da máquina sejam posicionadas em uma posição alta em relação à superfície de repouso da máquina ou a ser posicionada na região inferior da parede lateral pela conexão complicada dos condutos de ar. Esta disposição determina definitivamente uma redução da eficácia e, portanto, causa um aumento na perda de energia.
Outra desvantagem da técnica anterior de máquinas de lavagem de roupas descritas acima consiste em uma produção alta de ruído pelo ar de resfriamento circulando através dos condutos tendo uma trajetória complexa e tortuosa. O objetivo da presente invenção é, portanto, resolver as desvantagens observadas e fornecer desse modo uma máquina de lavar e secar roupas tendo uma disposição de base aperfeiçoada.
Um objeto da presente invenção é fornecer uma máquina de lavar e secar roupas com uma base tendo um projeto mais compacto e racional que aumenta a disposição dos dispositivos operacionais da máquina.
Outro objeto da presente invenção é fornecer uma máquina de lavar e secar roupas adequada para realizar um processo de secagem de roupas tendo um desempenho aperfeiçoado no sistema de condensação de resfriamento e/ou componentes do mesmo, a dita máquina de lavar e secar roupas assegurando um fluxo de ar de resfriamento eficiente.
Um outro objeto da invenção é fornecer uma máquina de lavar e secar roupas produzindo pouco ruído durante a operação de trabalho comparada com uma máquina de lavar e secar roupas do tipo conhecido.
Outro objeto da invenção é fornecer uma máquina de lavar e secar roupas a qual seja fácil de ser montada.
Vantagens, objetos, e funções da invenção serão estabelecidos na parte da descrição e desenhos os quais seguem e em parte se tornará claro para aqueles versados na técnica ao fazer o exame do que segue ou pode ser aprendido da prática da invenção.
De acordo com a presente invenção é fornecida uma máquina de lavar e secar roupas compreendendo de uma porção base tendo um lado superior com assentos formados no mesmo para receber os dispositivos o-peracionais da máquina, e um lado inferior, oposto ao lado superior, caracterizado pelo fato de que o dito lado inferior forma uma trajetória de ar a ser admitido ou uma exaustão da dita máquina.
De preferência, a parede inferior é associada ao dito lado inferior da base de modo que pelo menos um espaço oco é formado dentro do mesmo para definir a dita trajetória de ar.
De preferência, pelo menos um dito espaço oco compreende de uma partição formando os condutos de ar separados.
De preferência, a direção do fluxo de ar ao longo dos ditos con- dutos de ar separados é oposto.
De preferência, os ditos condutos de ar separados compreendem, respectivamente, de uma abertura de entrada de fluido e uma abertura de saída de fluido.
De preferência, uma abertura de entrada de fluido é fornecido em uma parede frontal de uma caixa.
De preferência, uma abertura de saída de fluido é fornecida na parede frontal de um invólucro.
De preferência, dito lado superior da base impulsiona dita trajetória de ar em direção dos dispositivos operacionais, dita trajetória de ar subjacente em diferentes níveis de altura da base.
De preferência, um transportador é fornecido para reverter a dita trajetória de ar dos ditos níveis um do outro.
De preferência, o dito transportador compreende de uma área de superfície interior transversa a qual aumenta gradualmente de uma das ditas camadas para a outra para criar um efeito Venturi.
De preferência, dito transportador é disposto perpendicularmente em relação à parede inferior e é fixo de forma móvel à dita parede por sistema de uma mola trava.
De preferência, a dita trajetória compreende um circuito de ar aberto de resfriamento de pelo menos uma parte dos ditos dispositivos operacionais que compreendem de pelo menos um do seguinte: sistema de motor, sistema de comprimir fluido, sistema permutador de calor, sistema con-densador e/ou evaporador de fluido, sistema de um circuito de bomba de calor.
De preferência, as coberturas são fornecidas para fechar ditos assentos.
De preferência, dito lado superior da base forma outra trajetória de ar para que o ar passe através/sobre o dito dispositivo operacional, dita trajetória de ar e dita trajetória de ar adicional se estende no lado oposto da base.
De preferência, dita máquina de lavar e secar roupas é um apa- ção de parede superior 3 e uma porção de parede inferior 4 perto das extremidades da estrutura similar a uma caixa formada pelas paredes laterais verticais 2 unidas.
Um recipiente de lavagem de roupas 6 compreendendo de um tambor (não mostrado) montado de forma giratória em um tubo 7 é fornecido na caixa 1. Uma porta frontal, 8 acoplado de forma articulada a uma parede lateral vertical 2, é fornecido para permitir acesso à região interior do tambor para introduzir as roupas a serem lavadas e secadas. Um tanque extrator de umidade na forma de uma gaveta 9 é disposta de forma deslizante na parte superior da caixa 1, para ser periodicamente esvaziado por um usuário no caso de a máquina de lavar roupa não puder ser conectado a uma rede de resíduo de água através de um tubo. Uma interface de controle de usuário 10 é disposta no topo da caixa 1 perto da gaveta 9 para entrada de programas de tratamento de roupas e exibição das condições de trabalho da máquina.
Em uma porção da caixa 1 e de preferência no lado frontal vertical 2 da máquina, uma passagem de ar 11 é fornecida para drenar o ar de/para a máquina de lavar e secar roupas. No exemplo de modalidade da invenção divulgada nas figuras, a passagem de ar 11 é dividida em duas porções 11A, 11B para permitir que o ar de resfriamento entre e saia da caixa 1, conforme indicado pelas setas Ί" e "O" na figura 1, de modo a resfriar o sistema de condensação disposto no circuito de ar de secagem passando através do recipiente de lavagem de roupas 6 para remover a umidade do dito ar de secagem. Se desejado, as porções 11A e 11B de passagem de ar 11 podem ser dispostas em paredes laterais verticais diferentes 2 diferentes da parede frontal máquinas de cuidar de roupas.
De acordo com a invenção, uma passagem de ar 12 é formada como uma abertura 37 na parede inferior 4. Esta passagem de ar 12 é sempre acessível ao ar porque a parede inferior 4 se estende para uma posição que é espaçada e substancialmente paralela a um piso no qual a máquina de lavar e secar roupas é posicionada. A distância entre a parede inferior 4 e um piso determinado de uma maneira ajustável através de suportes ajustá- veis verticalmente 13 (somente dois deles são mostrados na figura 1) posicionados sob da caixa 1. A porção da parede inferior 4 compreende de uma folha que é montado de modo removível em um lado 16 de (isto é, sob) uma base 14 a qual é de preferência feita de uma material polimérico. A lateral inferior 16 e a porção da parede inferior 4 delimitam um espaço oco 38 adaptado para transportar ar dentro da máquina e/ou descarregar ar para fora da máquina.
Em especial, uma parede inferior 4 permanece no mesmo nível de uma borda inferior 39 de base 14 que envolve um espaço oco 38 para cima limitado pelas superfícies posicionadas em um nível relativo mais alto para a borda 39. Em um lado superior 17 de base 14, assentos 18A-18F são formados para receber dispositivos operacionais no mesmo 5 da máquina de lavar e secar roupas para realizar uma operação de secagem na roupa como, por exemplo, componentes de circuito de bomba de aquecimento (não mostrado na figura 1) como sistema de comprimir fluido, condensação de fluido e/ou sistema de evaporar. Na prática, a base 14 compreende de um lado inferior 16 formando de pelo menos uma porção de uma primeira trajetória de ar em que o ar é retirado do exterior da máquina e/ou o ar é esvaziado para fora da máquina e ainda compreende de um lado superior 17 formando pelo menos uma porção de uma segunda trajetória de ar que passa através de uma segunda trajetória de ar que passa através de um ou mais dispositivos operacionais 5.
Como mostrado na figura 2, quando a porção da parede inferior 4 é associada sob a base 14 de frente do lado inferior 16 deste, a dita parede inferior 4 cobre substancialmente o espaço oco 38 formado no lado inferior 16 da base 14 formando dessa forma um conduto de entrada 15 para transportar o ar entrando na máquina de lavar e secar roupas através das passagens de ar 11 A, 12 como mostrado pelas setas Ί" e "H". Este conduto 15 possui uma superfície inferior 15A definida pela parede inferior 4 e superfícies superiores 15B que são definidos pela própria base 14 através de superfícies superiores limitando o espaço oco 38 formado na base 14 da lateral 16. Se desejado, a passagem de ar 12 na porção inferior 14 pode ser a úni- ca abertura para permitir a comunicação fluida entre o ambiente onde a máquina de lavar roupa é instalada e uma trajetória de ar circulando dentro da dita máquina. Em especial, a passagem de ar 12 pode estar em comunicação fluida com uma trajetória de fluxo de ar para as roupas tal como uma passagem de ar de secagem através do tambor. O conduto 15 suga o ar retirado do exterior pelo sistema de bomba 20 para resfriar o sistema de condensação 19 que permanece dentro do assento 18A. Os sistemas de bombeamento 20 são energizados através de um motor elétrico (não mostrado) alojado no assento 18B o qual é formado no lado superior 17 da base 14. Dito motor também fornece energia aos outros sistemas de bombeamento (não mostrado) que são dispostos de forma coaxial com sistema de bombeamento 20 e recebidos dentro do assento 18D para circular o ar de secagem através do recipiente de lavagem de roupas 6. O sistema de motor é interposto entre o sistema de bombeamento 20 e aqueles para circular o ar de secagem. O eixo rotacional do veio do motor elétrico se estende paralelo à trajetória do fluxo de ar dentro do conduto 15. O sistema de bombeamento 20, que de preferência compreende de um ventilador centrífugo, é disposto em um nível da base 14 que se estende logo acima do conduto 15 que permanece em um nível mais inferior, portanto, a trajetória ao longo do conduto 15 é reverso e leva até dito nível por meio de um transportador 21 disposto entre a porta de entrada de ar do sistema de bombeamento 20 e o conduto 15. O transportador 21 é de preferência feito de feltro e é projetado para reduzir a resistência ao fluxo quando o ar reverte sua trajetória de cerca de 180 graus aumentando sua altura em relação ao piso onde a máquina de lavar e secar e permanece. Desta maneira, o desempenho da máquina de lavar e secar roupas não é negativamente afetado, enquanto que uma compactação aperfeiçoada na distribuição de dispositivos operacionais na base 14 podem ser obtidos.
Na figura 6 é mostrado em detalhes uma configuração do transportador 21 e sua conexão à parede inferior 4. O transportador 21 compreende de um corpo alongado similar a um copo 22 tendo duas extremidades opostas 23, 24 respectivamente adaptadas para serem unidas a uma seção do conduto 15 e para uma porta de entrada de ar do sistema de bombea-mento 20. Ditas extremidades 23, 24 são ligadas uma à outra por paredes 25A, 25B, que cooperam com a base 14 para criar um efeito Venturi no conduto externo de fluxo de ar 15 e sistema de entrar na bomba 20 através do transportador 21. Para este objetivo, a área de superfície da seção transversa interna do dito transportador 21 aumenta gradualmente da porta de entrada do transportador a ser associado com o conduto 15 até a porta de saída do transportador a ser associado com o sistema de bombeamento 20. Portanto, enquanto passa através do transportador 21, o ar aumenta sua pressão e reduz sua velocidade. Uma porção 26 (vide figuras 1 e 3) da base 14 forma pelo menos parte de uma voluta 31 e uma porta de entrada de ar para o sistema de bombeamento 20 e se estende entre as extremidades 23, 24 definindo, dessa forma, duas portas separadas para admitir a entrada e drenar o ar do transportador 21. Como pode ser visto na figura 7, a voluta 31 é formada por porção 26 da base 14 e por uma cobertura 32 a qual é fixo de forma móvel à porção 26 através de um fixadores de encaixe 33 (figura 3) fechando dessa forma o assento 18C. Mesmo que não seja mostrada nas figuras, uma disposição similar também é fornecida para o sistema de bombeamento recebido dentro do assento 18D para circular o ar de secagem através do recipiente de lavagem 6. O transportador 21 é disposto na perpendicular em relação à parede inferior 4 e é fixo de forma móvel à dita parede 4 por sistema de uma mola trava 27 fornecida com porções protuberantes 27A, 27B que podem ser recebidas dentro das fendas 28A, 28B formadas dentro da parede inferior 4 e dentro das fendas 29A formados no membro base 30 em uma posição correspondente àquelas dos fendas 28A. Quando em condição de trava, a mola trava 27 se estende sobre um membro base 30 com suas porções protuberantes 27A e sob a parede inferior 4 com sua porção protuberante 27B. O membro base 30 fica sobre a parede inferior 4 na superfície inferior 15A do conduto 15. Para vedar firmemente o transportador 21 no conduto 15 da seção de saída e a porta de entrada de ar do sistema de bombeamento 20, uma gaxeta pode ser injetada sobre as bordas do transportador 21 que une o conduto 15 e a borda da porção 26 definindo a porta de entrada do sistema de bombeamento 20. O ar sugado pelo sistema de bomba 20 é colocado para fora centrifugamente do último e direcionado para o sistema de condensação 19 conforme mostrado pelas setas na figura 2. Os sistemas de condensação 19, de preferência, estão na forma de um cambiador do calor de fluxo de ar transverso. Quando o ar passar através do sistema condensador 19 sua trajetória fica em um nível superior comparado com o ar fluindo dentro do conduto 15. Mesmo a direção de fluxo de ar dentro do conduto 15 é substancialmente perpendicular ao ar fluindo através do sistema de condensação 19. O assento 18A, que aloja o sistema de condensação 19, é formatado para difundir o ar saindo do sistema de bombeamento 20 à superfície total do sistema de condensação 19.
Na figura 3 é mostrado da vista de seção traseira da base 14 a trajetória de ar fluindo através do sistema de condensação 19 de depois para baixo em direção à parede inferior 4. O ar que sai do sistema de condensação 19 é guiado do lado superior 17 para um lado inferior 16 da base 14 por meio de uma porção de conduto, ou transportador, 40 formado na base 14, por exemplo, ao unir a cobertura a um lado superior 17 da base 14. O transportador 40 pode ter as mesmas características do transportador 21, isto é, eles podem ser substancialmente idênticos. O ar transportado pela porção de conduto 40 também é reverso na sua direção de fluxo de cerca de 180 graus e então é recebido em um conduto de saída 34 o qual é formado de uma maneira similar ao conduto de entrada 15, isto é, por uma superfície inferior 34A definido pela parede inferior 4 e uma superfície superior 34B que é definida pela própria base 14 através da superfície para cima limitando um outro espaço oco 38 formado na base 14 do lado inferior 16. Outra vista de uma trajetória de ar saindo do sistema de condensação 19 para entrar no conduto de saída 34 é mostrado na Figura 4 onde o conduto de saída 34 foi parcialmente cortado e na Figura 5 onde a parede inferior 4 foi removida. O conduto de saída 34 e o conduto de entrada 15 são separados e substancialmente vedados com firmeza por uma partição 35 (figuras 3 e 5) que se estendem para baixo (isto é, em direção à parede inferior 4) da região de união entre a superfície superior 15B do conduto de entrada 15 e a superfície superior 34B do conduto de saída 34. As superfícies superiores 15B, 34B e a partição 35 são feitas integralmente, isto é, como um corpo único, tais como uma peça única de construção por molde. O conduto de saída 34 leva o ar do sistema de condensação 19 para a saída de roupas da máquina de lavar e secar através de uma passagem de ar de saída 11B como indicado pela seta "O" na figura 1, 4 e 5. O ar vindo da passagem de ar 11B raramente afeta a temperatura do ar de resfriamento sugado para dentro dos tanques da máquina de lavar e secar, devido à previsão de passagem de ar 12 na parede inferior 4. Na realidade, a previsão de passagem de ar 12 como uma única porta ou porta auxiliar garante que fornecer a máquina de lavar e secar roupa com ar em condições que estão no sistema ambiente onde a dita máquina é posicionada. A figura 7 ainda ilustra como a base 14 pode ser montada com o transportador 21 e ainda cobre 32, 36 para alojar os dispositivos operacionais da máquina de lavar e secar roupa. A cobertura 36, em especial, é unidade de forma removível de preferência por sistema de encaixe na parte superior frontal da base 14 para direcionar o fluxo de ar de secagem do sistema de condensação 19 até o recipiente de lavagem 6. A operação de montagem da máquina de lavar e secar roupas, e, em geral de seus dispositivos operacionais, podem ser muito simplificados e são mais compactos.
De preferência, as superfícies superiores 15b, 34B, da base 14 podem compreender de uma ou mais aberturas de modo a direcionar uma parte do ar fluindo ao longo do lado inferior 16 da base 14 para dentro de pelo menos um dos assentos 18A-18F com finalidade de resfriar, por exemplo, resfriar um motor elétrico ou aquecer os componentes do circuito da bomba.
Como conclusão, pode ser declarado que uma máquina de lavar e secar de acordo com a invenção, possui uma disposição eficiente para sua porção de base a qual aperfeiçoa o layout dos dispositivos operacionais e a trajetória do ar formado no mesmo. Devido à disposição base de acordo com a invenção, o ruído produzido pela máquina de lavar e secar roupa para mover a massa de ar pode ser muito reduzido, permitindo, dessa forma, que a máquina seja posicionada e operada tanto perto dos ambientes onde é necessário que haja pouco ruído ou silêncio durante o período noturno. A presente invenção pode ser aplicada a qualquer tipo de máquina de lavar e secar roupa, tal como uma máquina de secar roupas de circuito aberto, ou uma máquina de lavar roupas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (15)

1. Máquina de lavar e secar roupas compreendendo de uma porção (14) tendo um lado superior (17) com assentos (18A-19F) formados no mesmo para receber os dispositivos operacionais da máquina (5), e um lado inferior (16), oposto ao lado superior (17), caracterizado pelo fato de que o dito lado inferior (16) forma uma trajetória de ar a ser admitido ou a ser descarregado da dita máquina.
2. Máquina de lavar e secar roupas de acordo com a reivindicação 1, em que uma parede inferior (4) é associada ao dito lado inferior (16) da base (14) de modo que pelo menos um espaço oco (38) é formado no mesmo para definir a dita trajetória de ar.
3. Máquina de lavar e secar roupas de acordo com a reivindicação 2, em que uma passagem de ar (12) é formada na dita parede inferior (4).
4. Máquina de lavar e secar roupas de acordo com a reivindicação 2 em que pelo menos o dito espaço oco (38) compreende de uma divisão (35) formando condutores de ar separados (15, 34)
5. Máquina de lavar e secar roupas de acordo com a reivindicação 4 em que a direção do fluxo do ar ao longo dos ditos condutores de ar (15, 34) são opostos.
6. Máquina de lavar e secar roupas de acordo com a reivindicação 4 ou 5 em que ditos condutores de ar separados (15, 34) compreendem, respectivamente, de uma abertura de entrada de fluido (11 A, 37) e uma a-bertura de saída de fluido (11B).
7. Máquina de lavar e secar roupas de acordo com a reivindicação anterior em que a abertura de entrada de fluido (11 A) é fornecida em uma parede frontal (2) de um invólucro (1).
8. Máquina de lavar e secar roupas de acordo com a qualquer reivindicação anterior em que uma abertura de fluido de saída (11B) é fornecida na parede frontal (2) de um invólucro (1).
9. Máquina de lavar e secar roupas de acordo com qualquer reivindicação anterior em que o dito lado superior (17) da base (14) leva a traje- tória de ar em direção aos dispositivos operacionais (5), a dita trajetória de ar estando em diferentes níveis de altura da base (14).
10. Máquina de lavar e secar roupas de acordo com a reivindicação 9 em que o transportador (21, 40) é fornecido para reverter a dita trajetória de ar dos ditos níveis um em relação ao outro.
11. Máquina de lavar e secar roupas de acordo com a reivindicação 10 em que o dito transportador (21, 40) compreende de uma área de superfície de seção transversa interna a qual aumenta gradualmente das ditas camadas uma relação à outra de modo a criar um efeito Venturi.
12. Máquina de lavar e secar roupas de acordo com a reivindicação 10 ou 11 em que o dito transportador (21, 40) é disposto perpendicularmente em relação à parede inferior (4) é fixa de forma móvel à dita parede (4) por sistema de um encaixe (27).
13. Máquina de lavar e secar roupas de acordo com qualquer reivindicação anterior em que a dita trajetória de ar compreende de um circuito aberto de resfriamento de ar para resfriar pelo menos uma parte dos ditos dispositivos operacionais (5) que compreendem pelo menos um dos seguintes sistemas: sistema motor, sistema de compressão de fluido, sistema permutador de calor, sistema de condensação de fluido e/ou de evaporação, uma porção de um circuito de bomba de calor.
14. Máquina de lavar e secar roupas de acordo com qualquer reivindicação anterior em que as coberturas (32, 36) são fornecidas para fechar ditos assentos (18A-18F).
15. Máquina de lavar e secar roupas de acordo de acordo com qualquer reivindicação anterior em que a dita máquina é um aparelho de lavar e secar roupas.
BRPI1104222A 2010-08-25 2011-08-25 máquina de lavar e secar roupas BRPI1104222A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP10173931A EP2423371A1 (en) 2010-08-25 2010-08-25 Laundry treating machine

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1104222A2 true BRPI1104222A2 (pt) 2016-01-19

Family

ID=43608744

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1104222A BRPI1104222A2 (pt) 2010-08-25 2011-08-25 máquina de lavar e secar roupas

Country Status (5)

Country Link
US (2) US8844163B2 (pt)
EP (1) EP2423371A1 (pt)
CN (1) CN102383294B (pt)
BR (1) BRPI1104222A2 (pt)
RU (1) RU2011135416A (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2423371A1 (en) * 2010-08-25 2012-02-29 Electrolux Home Products Corporation N.V. Laundry treating machine
EP2458072A1 (en) * 2010-11-29 2012-05-30 Electrolux Home Products Corporation N.V. Laundry dryer
EP2487290B1 (en) * 2011-02-10 2014-05-07 Electrolux Home Products Corporation N.V. Home laundry drier
WO2015154081A2 (en) * 2014-04-05 2015-10-08 Brown Michael E Apparatus and method for drying articles of clothing
DE102014216485A1 (de) * 2014-08-20 2016-02-25 BSH Hausgeräte GmbH Bodenmodul für ein Haushaltsgerät
CN106521908A (zh) * 2015-09-09 2017-03-22 无锡小天鹅股份有限公司 干衣机
EP3252220A1 (en) * 2016-05-31 2017-12-06 Wuxi Little Swan Co., Ltd. Heat pump module for laundry treatment device and laundry treatment device
US9863086B2 (en) * 2016-05-31 2018-01-09 Wuxi Little Swan Co., Ltd. Heat pump mounting box and heat pump drier or heat pump washer-drier
CN106012455A (zh) * 2016-06-30 2016-10-12 无锡小天鹅股份有限公司 干衣机和干衣机的底座组件
CN106592176B (zh) * 2016-11-30 2019-05-21 无锡小天鹅股份有限公司 直排式干衣机和用于直排式干衣机的冷凝装置
US10443178B2 (en) 2017-09-01 2019-10-15 Whirlpool Corporation Rear panel and basement damping treatments for a laundry appliance
US11008696B2 (en) 2018-12-28 2021-05-18 Whirlpool Corporation Supplemental condensate delivery system having a snap-in drain member
KR102336988B1 (ko) * 2020-01-16 2021-12-08 엘지전자 주식회사 의류처리장치
US11891749B2 (en) 2020-11-23 2024-02-06 Whirlpool Corporation Under-cabinet seal to prevent exhaust recirculation for a condensing appliance

Family Cites Families (47)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2503329A (en) 1946-03-08 1950-04-11 Nineteen Hundred Corp Clothes drier
US2694867A (en) 1952-02-06 1954-11-23 Lovell Mfg Co Drier
US2742708A (en) * 1952-07-12 1956-04-24 Gen Motors Corp Domestic appliance
US2830384A (en) 1956-10-24 1958-04-15 Westinghouse Electric Corp Dryer for fabrics or the like
GB2145206A (en) * 1983-08-16 1985-03-20 Ti Domestic Appliances Ltd Laundry drying equipment
JPH01242098A (ja) * 1988-03-24 1989-09-27 Matsushita Electric Ind Co Ltd 衣類乾燥機
IT1217752B (it) 1988-06-01 1990-03-30 Merloni A Spa Macchina asciugatrice pet biancheria
US5066050A (en) * 1989-05-22 1991-11-19 Whirlpool Corporation Dryer transition duct
DE4032903A1 (de) * 1990-10-17 1992-04-23 Zanker Gmbh Waeschetrockner
US5369892A (en) 1993-06-04 1994-12-06 Dhaemers; Gregory L. Armoire
US6088932A (en) 1997-12-30 2000-07-18 Amana Company, L.P. Efficiency clothes dryer
JP2001070697A (ja) 1999-09-06 2001-03-21 Sanyo Electric Co Ltd 衣類乾燥機
IT1311719B1 (it) 1999-11-29 2002-03-19 Electrolux Zanussi Elettrodome Metodo e apparecchio a cesto rotante del tipo a condensazione perasciugare biancheria
US20030126691A1 (en) 2001-12-20 2003-07-10 Gerlach Christian Gerhard Friedrich Fabric article treating method and apparatus
KR100487759B1 (ko) * 2003-08-13 2005-05-06 엘지전자 주식회사 의류건조기의 냉각공기 흡입구조
KR100595188B1 (ko) * 2003-09-24 2006-07-03 엘지전자 주식회사 응축식 의류건조기의 응축기
CA2540368C (en) 2003-09-29 2012-12-11 Self Propelled Research And Development Specialists, Llc Heat pump clothes dryer
JP3739377B2 (ja) 2003-12-10 2006-01-25 シャープ株式会社 洗濯乾燥機
US7036243B2 (en) 2003-12-22 2006-05-02 Lg Electronics Inc. Laundry dryer and condenser assembly thereof
KR101021778B1 (ko) 2003-12-26 2011-03-15 엘지전자 주식회사 건조기의 컨덴서 하단부 배수유로 구조
US6877248B1 (en) 2004-03-05 2005-04-12 Gregory N. Cross Clothes dryer with ultraviolet light
ES2368431T3 (es) 2004-12-06 2011-11-17 Lg Electronics Inc. Secador de ropa.
DE102005013051A1 (de) 2005-03-18 2006-09-21 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Kondensations-Wäschetrockner
ES2279675B1 (es) * 2005-03-23 2008-08-01 Ibai, S. Coop. Armario de desarrugado y secado de ropa.
EP1863970B1 (en) * 2005-03-31 2014-12-31 LG Electronics Inc. Laundry dryer
KR100638904B1 (ko) * 2005-03-31 2006-10-25 엘지전자 주식회사 의류 건조기
DE102005013053A1 (de) 2005-05-23 2006-11-30 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Kondensations-Wäschetrockner
KR101180532B1 (ko) 2005-05-23 2012-09-06 엘지전자 주식회사 응축수 저장 구조가 구비된 의류 건조기
US7188435B2 (en) 2005-07-20 2007-03-13 Woolston Bonnie E Knock-down type dryer assembly for prosthesis liners
KR100664282B1 (ko) 2005-12-21 2007-01-04 엘지전자 주식회사 의류 건조기의 히트 펌프 시스템 모듈화 하우징 및 이를포함하는 의류 건조기
US7913419B2 (en) 2005-12-30 2011-03-29 Whirlpool Corporation Non-tumble clothes dryer
DE102006005809B4 (de) 2006-02-08 2012-05-24 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Kondensationstrockner enthaltend ein Kondensatorgehäuse mit mindestens einer dünnen Wand
EP1925712B2 (en) * 2006-11-24 2017-03-29 Candy S.p.A. Laundry drier with circuit to limit internal condensation
US20080141555A1 (en) 2006-12-15 2008-06-19 Electrolux Home Products, Inc. Dryer housing and venting arrangement facilitating venting options
KR100873142B1 (ko) * 2007-04-13 2008-12-09 엘지전자 주식회사 보조 의류처리장치 및 이를 구비하는 복합 의류처리장치
US20090064530A1 (en) 2007-08-03 2009-03-12 Lg Electronics Inc. Clothes treatment apparatus
DE102007052839A1 (de) 2007-11-06 2009-05-07 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Trockner mit Wärmepumpenkreis
DE102008010519A1 (de) 2008-02-22 2009-09-03 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Trockner mit gekühltem Motor
EP2113595B1 (en) * 2008-04-30 2011-11-16 LG Electronics Inc. Laundry machine
DE102008033388B4 (de) 2008-07-16 2020-07-16 BSH Hausgeräte GmbH Trockner mit Wärmepumpenkreis
KR101485850B1 (ko) 2008-09-10 2015-01-26 삼성전자 주식회사 의류건조기
KR20100034077A (ko) 2008-09-23 2010-04-01 삼성전자주식회사 의류건조기
DE102008044277A1 (de) 2008-12-02 2010-06-10 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Trockner mit einer Wärmepumpe und einer elektrischen Heizung sowie Verfahren zu seinem Betrieb
KR101030171B1 (ko) * 2008-12-17 2011-04-18 엘지전자 주식회사 건조기
US8490438B2 (en) 2009-02-05 2013-07-23 Lg Electronics Inc. Laundry treatment device
EP2423371A1 (en) * 2010-08-25 2012-02-29 Electrolux Home Products Corporation N.V. Laundry treating machine
EP2423378B1 (en) 2010-08-25 2013-04-17 Electrolux Home Products Corporation N.V. Laundry treating machine

Also Published As

Publication number Publication date
US20150000153A1 (en) 2015-01-01
EP2423371A1 (en) 2012-02-29
RU2011135416A (ru) 2013-03-10
CN102383294A (zh) 2012-03-21
US20120049704A1 (en) 2012-03-01
US8844163B2 (en) 2014-09-30
CN102383294B (zh) 2015-07-15
US9534843B2 (en) 2017-01-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1104222A2 (pt) máquina de lavar e secar roupas
BRPI1103958A2 (pt) mÁquina para tratamento em roupas para lavar
BRPI1104209A2 (pt) mÁquina para tratamento em roupas para lavar
KR100697020B1 (ko) 건조 겸용 세탁기
CN102239290B (zh) 具有壳体的冷凝式干衣机
KR100697083B1 (ko) 건조 겸용 세탁기
EP1550764B1 (en) Dryer, and drain structure of the same
US20140013616A1 (en) Water level sensing device and clothing dryer including the same
EP3324815B1 (en) Dishwasher
EP2990524B1 (en) Heat pump laundry dryer
CN107164914B (zh) 壁挂式衣物处理装置
US20060272173A1 (en) Laundry dryer
KR102052373B1 (ko) 의류처리장치
AU2016206403A1 (en) Laundry Dryer
EP2620540B1 (en) Laundry drying machine
KR102568204B1 (ko) 의류 처리 장치
KR100697021B1 (ko) 건조 겸용 세탁기
KR101387544B1 (ko) 의류처리장치
KR101225962B1 (ko) 세탁 건조기의 증기 역류 방지 제어 방법
CN220344366U (zh) 一种清洗机
EP3943656B1 (en) Laundry treatment device
KR100710292B1 (ko) 벽걸이용 건조 장치
CN113260756B (zh) 衣物干燥机
EP2594689A1 (en) Laundry drying machine
CN115667617A (zh) 洗涤干燥机

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired