BRPI1104209A2 - mÁquina para tratamento em roupas para lavar - Google Patents

mÁquina para tratamento em roupas para lavar Download PDF

Info

Publication number
BRPI1104209A2
BRPI1104209A2 BRPI1104209-5A BRPI1104209A BRPI1104209A2 BR PI1104209 A2 BRPI1104209 A2 BR PI1104209A2 BR PI1104209 A BRPI1104209 A BR PI1104209A BR PI1104209 A2 BRPI1104209 A2 BR PI1104209A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
washing machine
air
machine according
conduit
foundation
Prior art date
Application number
BRPI1104209-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Deborah Palazzin
Fabio Pasut
Alessandro Vian
Riccardo Quaroni
Original Assignee
Electrolux Home Prod Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Electrolux Home Prod Corp filed Critical Electrolux Home Prod Corp
Publication of BRPI1104209A2 publication Critical patent/BRPI1104209A2/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F58/00Domestic laundry dryers
    • D06F58/20General details of domestic laundry dryers 
    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F58/00Domestic laundry dryers
    • D06F58/02Domestic laundry dryers having dryer drums rotating about a horizontal axis

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Detail Structures Of Washing Machines And Dryers (AREA)
  • Main Body Construction Of Washing Machines And Laundry Dryers (AREA)

Abstract

MÁQUINA PARA TRATAMENTO EM ROUPAS PARA LAVAR. A presente invenção refere-se a uma máquina de tratar roupas para lavar. Uma máquina de tratar roupas para lavar de acordo com a invenção compreende um gabinete (1) formado por paredes laterais (2), uma porção de parede superior (3) e uma porção de parede de fundo (4), o gabinete (1) acomodando nele um contêiner de roupas para lavar (6), pelo menos um percurso de fluxo de ar e adicionalmente dispositivos operacionais (5) para executar um tratamento nas roupas para lavar. Uma máquina de tratar roupas para lavar de acordo com a invenção é caracterizada em que a parede de fundo (4) compreende uma passagem de ar (12) em comunicação fluída com o pelo menos um percurso de fluxo de ar.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÁQUINA PARA TRATAMENTO EM ROUPAS PARA LAVAR".
A presente invenção refere-se a máquinas para tratamento em roupas para lavar capazes de executar um processo de secagem em roupas para lavar geralmente compreendem um gabinete que aloja um contêiner para roupas para lavar, similar a um tambor giratório, onde as roupas para lavar a serem tratadas são recebidas, e um circuito de ar para executar a operação de secagem pela circulação de ar quente através do contêiner de roupas para lavar. Os meios de circulação de ar e os meios de aquecimento são fornecidos no circuito de ar para circular e aquecer o ar de secagem, respectivamente. Em secadoras do tipo condensador, os meios de conden- sação são adicionalmente fornecidos no circuito de ar para remover umidade do ar de secagem que passa através dos artigos a serem tratados, permitin- do, desse modo, que o dito ar seja recirculado ciclicamente dentro do circuito de ar. A umidade removida dos artigos é tanto coletada em um tanque peri- odicamente esvaziado por um usuário quanto é descarregada direcionada por um tubo conectado a uma rede de água servida.
Os aparelhos para lavar-secar, isto é, aparelhos fornecidos para executar operações de lavagem e secagem de artigos em uma máquina simples são também conhecidos e geralmente compreendem um circuito de água incluindo meios de bombeamento para permitir que seja suprida água para lavagem a uma câmara de tratamento de roupas para lavar e um arran- jo de secagem como descrito anteriormente para secar roupas para lavar.
A seguir a invenção será descrita com referência particular a uma máquina adequada para executar uma operação de secagem em rou- pas para lavar tal como uma máquina de secar roupas para lavar ou uma máquina de lavar-secar. No entanto, em geral, os princípios da invenção po- dem ser aplicados a um aparelho para tratamento de roupas para lavar, por exemplo, em casos quando um fluxo de ar é necessário para resfriar disposi- tivos de operação de máquinas ou parte deles.
Em uma secadora de roupas para lavar do tipo condensador co- nhecida, meios para condensar a umidade removida pelos artigos são confi- gurados de diferentes maneiras. Exemplos típicos compreendem um troca- dor de calor ar-ar ou um evaporador de um circuito de bomba de calor incor- porado dentro da secadora. Tais meios de condensação ou seus componen- tes exigem ser resfriados de modo a constantemente fornecer uma superfí- cie fria onde o ar de secagem úmido pode ser condensado ou para remover o calor produzido pelos ditos componentes, como um compressor em um circuito de bomba de calor. Normalmente, o ar obtido das adjacências da máquina de secar é usado como dispositivo de resfriamento de um conden- sador ou seus componentes. Por essa razão uma pluralidade de aberturas de entrada/saída é fornecida em um gabinete de secar roupas para lavar.
Tais aberturas são geralmente fornecidas em uma ou mais pa- redes verticais do gabinete e geralmente mais na parede frontal. No entanto, tal construção pode resultar em entrada de ar ou descarga de ar pobre por causa da alta resistência do fluxo devido ao arranjo de percurso do conduíte para conectar as ditas aberturas aos meios de bombeamento dentro do apa- relho. Uma desvantagem adicional de tal configuração de abertura consiste em que o ar morno descarregado de uma primeira abertura fornecida no ga- binete da secadora de roupas para lavar pode ser aspirado através de uma segunda abertura reduzindo, desse modo, a capacidade de resfriamento do ar e a desempenho total do ciclo de secagem.
Uma outra desvantagem de fornecer aberturas em paredes late- rais verticais do gabinete consiste em que os objetos que se apoiam em tor- no do aparelho podem obstruir, pelo menos parcialmente, as ditas aberturas causando uma redução no desempenho dos aparelhos, ou até danificar seus componentes.
Ainda uma outra desvantagem de tal arranjo de abertura é o alto ruído gerado pela massa de ar movida através das aberturas. Esse ruído indesejado é particularmente desvantajoso porque impede que o aparelho seja usado durante as horas da noite e/ou seja colocado perto de áreas on- de é necessário silêncio, tais como quartos.O objetivo da presente invenção é, desse modo, solucionar as desvantagens percebidas e, por conseguinte, fornecer uma máquina de tratar roupas para lavar tendo um arranjo de per- curso de ar aperfeiçoado para puxar o ar da/para a máquina de roupas para lavar.
Um objetivo da presente invenção é fornecer uma máquina de tratar roupas para lavar tendo um arranjo de abertura mais eficiente para um circuito de ar de resfriamento.
Um outro objetivo da invenção é fornecer uma máquina de tratar roupas para lavar tendo uma performance aperfeiçoada em meios de con- densar o resfriamento e/ou seus componentes, a dita máquina de tratar rou- pas para lavar assegurando um fluxo de ar de resfriamento eficiente. Um objetivo adicional da invenção é fornecer uma máquina de
tratar roupas para lavar que produza um ruído baixo durante a operação de trabalho em comparação com uma máquina de tratar roupas para lavar do tipo conhecido.
Um outro objetivo da invenção é fornecer uma máquina de tratar roupas para lavar evitando o risco de que as aberturas que guiam o ar de/para um circuito de ar para resfriamento possam ser completamente obs- truídas por objetos que se apoiam perto da secadora de roupas para lavar.
Vantagens, objetivos, e características da invenção serão esta- belecidas em parte na descrição e desenhos que seguem e em parte tornar- se-ão aparentes para aqueles versados na técnica, mediante exame do que segue ou podem ser aprendidos da prática da invenção.
De acordo com a presente invenção é fornecida uma máquina de tratar roupas para lavar compreendendo um gabinete formado por pare- des laterais, uma porção de parede superior e uma porção de parede de fundo, o dito gabinete acomodando nele um contêiner de roupas para lavar, pelo menos um percurso de fluxo de ar e adicionalmente dispositivos opera- cionais para executar um tratamento nas ditas roupas para lavar, caracteri- zada em que a dita parede de fundo compreende uma passagem de ar em comunicação fluida com o pelo menos um percurso de fluxo de ar. Preferivelmente, a dita passagem de ar compreende uma primei-
ra abertura de entrada de fluido e, pelo menos uma segunda abertura de entrada de fluido é fornecida em uma das paredes laterais. Preferivelmente, a segunda abertura de entrada de fluido é for- necida na parede frontal do gabinete.
Preferivelmente, a primeira abertura de entrada de fluido é dis- posta a jusante da segunda abertura de entrada de fluido com relação à di- reção do movimento do ar ao longo do percurso de fluxo.
Preferivelmente, uma abertura de saída de fluido é fornecida na parede frontal do gabinete.
Preferivelmente, o pelo menos um percurso de fluxo de ar com- preende um circuito aberto de ar de resfriamento para resfriar pelo menos
uma parte dos dispositivos operacionais, a dita passagem sendo fornecida em comunicação fluida com o circuito aberto de ar de resfriamento.
Preferivelmente, as primeira e segunda aberturas de entrada de fluido estão em comunicação fluida com o circuito aberto de ar de resfria- mento.
Preferivelmente, os ditos dispositivos operacionais compreen-
dem pelo menos um do seguinte: meios de motor, meios de compressão de fluido, meios de troca de calor, meios de condensação de fluido e/ou de e- vaporação, uma porção de um circuito de bomba de calor.
Preferivelmente, a máquina de tratar roupas para lavar compre-
ende um fundamento tendo um espaço oco formado em um seu lado inferior, a parede de fundo estando associada sob o fundamento para substancial- mente fechar o espaço oco formando, desse modo, um conduíte de ar.
Preferivelmente, o transportador compreende meios de vedação sobreinjetados.
Preferivelmente, os meios de motor são interpostos entre, e coa-
xialmente dispostos com, meios de bombeamento em locais, os ditos meios de motor e meios de bombeamento sendo adicionalmente dispostos em pa- ralelo com o conduíte em um nível do dito fundamento (14) que é separado do conduíte por uma parede.
Preferivelmente, os meios de bombeamento e o conduíte são
associados através de um transportador que é adaptado para inverter um percurso de ar de cerca de 180 graus e aumentar sua altura de um primeiro nível inferior do dito fundamento para um segundo nível superior dele.
Preferivelmente, o dito contêiner compreende uma área de su- perfície de seção transversal interna que gradualmente aumenta da seção de união do transportador com conduíte para a seção de união do transpor- tador com meios de bombeamento de modo a criar um efeito Venturi.
Preferivelmente, o transportador é disposto perpendicularmente com relação à parede de fundo e é removivelmente anexado à dita parede por meio de um grampo em mola.
Preferivelmente, a máquina de tratar roupas para lavar é uma secadora de roupas para lavar ou um aparelho de lavar/secar.
Os desenhos em anexo, que são incluídos para fornecer um en- tendimento adicional da invenção e são incorporados e constituem uma par- te desse relatório descritivo, ilustram uma modalidade possível da invenção e junto com a descrição servem para explanar os princípios da invenção. Os números de referência similares representam características similares por todos os desenhos em anexo, em que:
a figura 1 mostra uma vista do fundo em perspectiva de uma máquina de tratar roupas para lavar de acordo com a invenção com uma parede lateral vertical removida; a figura 2 mostra uma vista seccional em perspectiva de um fun-
damento da máquina de tratar roupas para lavar ilustrada na figura 1;
a figura 3 mostra uma vista seccional traseira de meios de bom- beamento de ar e meios de condensação dispostos no fundamento da má- quina de tratar roupas para lavar ilustrado na figura 2; a figura 4 mostra uma vista seccional em perspectiva do funda-
mento da máquina de tratar roupas da figura 2 de uma vista em ângulo in- verso;
a figura 5 mostra uma vista de fundo em perspectiva do funda- mento da máquina de tratar roupas da figura 2 onde uma porção de parede de fundo foi removida;
a figura 6 mostra uma vista explodida de uma ligação entre um transportador de fluxo de ar e uma parede de fundo do fundamento da má- quina de tratar roupas, ilustrada na figura 2;
a figura 7 mostra uma vista parcialmente explodida do funda- mento da máquina de tratar roupas, ilustrado na figura 2;
Com referência à figura 1, uma máquina de tratar roupas para lavar de acordo com a invenção compreende um gabinete 1 formado por dois pares de paredes laterais verticais 2 dispostos perpendicularmente um ao outro, respectivamente na parte traseira e frontal da máquina de trata- mento, e na sua face lateral. Na figura 1 uma das paredes da face lateral foi removida para mostrar alguns dos dispositivos operacionais da máquina de tratar roupas para lavar 5 acomodados dentro do gabinete 1. Uma porção de parede superior 3 e uma porção de parede de fundo 4 perto das extremida- des da estrutura similar a uma caixa formada pelas paredes laterais verticais 2 unidas.
É fornecido um contêiner de roupas para lavar 6 compreendendo um tambor (não mostrado) giratoriamente montado em um tubo 7 dentro do gabinete 1. Uma porta frontal 8, pivotalmente acoplada à parede lateral verti- cal frontal 2, é fornecida para permitir acesso à região interna do tambor pa- ra colocar roupas para lavar para serem tratadas aí. Um tanque de extrair umidade na forma de uma gaveta 9 é deslizantemente disposta no topo do gabinete 1, para ser periodicamente esvaziada por um usuário em caso da máquina de tratar roupas para lavar não poder ser conectada a uma rede de águas servidas através de um tubo. Uma interface de controle do usuário 10 é disposta no topo do gabinete 1 perto da gaveta 9 para introduzir os pro- gramas de tratamento de roupas para lavar e exibir as condições de trabalho da máquina.
Em uma porção de fundo do gabinete 1 e preferivelmente na sua parede lateral vertical frontal 2 uma passagem de ar 11 é fornecida para drenar ar da/para a máquina de tratar roupas para lavar. Na modalidade e- xemplar da invenção descrita nas figuras, a passagem de ar 11 é dividida em duas porções 11 A, 11B para permitir que o ar de resfriamento entre e saia do gabinete 1, como indicado pelas setas "I" e "O" na figura 1, de modo a resfriar os meios de condensação dispostos em um circuito de ar de seca- gem passando através do contêiner de roupas para lavar 6 para remover a umidade do dito ar de secagem. Se desejado, as porções 11A e 11B da passagem de ar 11 podem ser dispostas em diferentes paredes laterais ver- ticais 2 diferentes da parede frontal da máquina de tratar roupas para lavar.
De acordo com a invenção, uma passagem de ar 12 é fornada
como uma abertura 37 na porção de parede de fundo 4. Tal passagem de ar 12 é sempre acessível ao ar porque a porção de parede de fundo 4 se es- tende em uma posição que é distanciada e substancialmente paralela a um piso no qual a máquina de tratar roupas para lavar é colocada. A distância entre a porção de parede de fundo 4 e um piso é determinada em uma ma- neira ajustável através de suportes verticalmente ajustáveis 13 (somente dois deles são mostrados na figura 1) colocados sob o gabinete 1. A porção de parede de fundo 4 compreende uma lâmina que é removivelmente mon- tada sobre uma face inferior 16 (i.e., embaixo) de um fundamento 14 que é preferivelmente feita de material polimérico. A face inferior 16 e a porção de parede de fundo 4 delimitam um espaço oco 38 adaptado para transportar ar do lado de dentro da máquina e/ou descarregar ar do lado de fora da máqui- na.
Em particular, a porção de parede de fundo 4 se apia no mesmo nível de uma borda inferior 39 do fundamento 14 que circunda um espaço oco 38 verticalmente limitado por superfícies colocadas em um nível maior com relação à borda 39. Em uma face superior 17 do fundamento 14, são formados locais 18A-18F para receber nesse lugar os dispositivos operacio- nais 5 da máquina de tratar roupas para lavar, como meios de condensação 19, meios de bombeamento de ar 20, meios de motor para energizar meios de bombeamento de ar 20 e outros dispositivos funcionais para operar a máquina de tratar roupas para lavar para executar um tratamento de seca- gem nas roupas para lavar como, por exemplo, componentes de circuito de bomba de calor (não mostrados na figura 1) como meios de compressão de fluido, meios de troca de calor, meios de condensação de fluido e/ou de e- vaporação. Na prática, o fundamento 14 compreende uma face inferior 16 formando pelo menos uma porção de um primeiro percurso de ar em que o ar é puxado do lado de fora da máquina e/ou o ar é descarregado do lado de fora da máquina e adicionalmente compreende uma face superior 17 for- mando pelo menos uma porção de um segundo percurso de ar que passa através de um ou mais dos ditos dispositivos operacionais 5.
Como mostrado na Figura 2, quando a porção de parede de fun-
do 4 está associada sob o fundamento 14 faceando a face inferior 16 da úl- tima, a dita porção de parede de fundo 4 substancialmente cobre o espaço oco 38 formado na face inferior 16 do fundamento 14 formando, desse mo- do, um conduíte de entrada 15 para transportar o ar que entra na máquina de tratar roupas para lavar através das passagens de ar 11 A, 12 como mos- trado por setas "I" e "li". Tal conduíte 15 tem uma superfície inferior 15A de- finida pela porção de parede de fundo 4 e as superfície superior 15B que são definidas pelo próprio fundamento 14 através das superfícies verticais que limitam o espaço oco 38 formadas no fundamento 14 da face inferior 16. Se desejado, a passagem de ar 12 no fundamento 14 pode ser somente a aber- tura para permitir comunicação fluida entre o ambiente onde a máquina de tratar roupas para lavar está instalada e um percurso de ar circulando dentro da dita máquina. Em particular, a passagem de ar 12 pode estar em comuni- cação fluida com um percurso de fluxo de ar para tratamento de roupas para lavar, tal como o ar de secagem que passa através do tambor.
O conduíte 15 suga o ar obtido do lado de fora através de meios de bombeamento 20 para resfriar os meios de condensação 19 apoiados dentro do local 18A. Os meios de bombeamento 20 são energizados através de um motor elétrico (não mostrado) alojado no local 18B que é formado na face superior 17 do fundamento 14. O dito motor energiza adicionalmente também os meios de bombeamento (não mostrados) que estão dispostos coaxialmente com os meios de bombeamento 20 e recebidos dentro do local 18D para circular o ar de secagem através do contêiner de roupas para lavar 6. Os meios do motor são interpostos entre os meios de bombeamento 20 e estes para circular o ar de secagem. O eixo giratório do eixo geométrico do motor elétrico se estende paralelo ao percurso de fluxo de ar dentro do con- duíte 15. Os meios de bombeamento 20, que preferivelmente compreen- dem uma ventoinha centrífuga, são dispostos em um nível do fundamento 14 que se estende exatamente sobre o conduíte 15 que se apoia sobre um ní- vel inferior, desse modo, o percurso do ar ao longo do conduíte 15 é inverti- do e leva ao dito nível por meio de um transportador 21 disposto entre a por- ta de entrada de ar dos meios de bombeamento 20 e o conduíte 15. O transportador 21 é preferivelmente feito de feltro e é desenhado para reduzir a resistência do fluxo quando o ar inverte seu percurso de cerca de 180 graus aumentando sua altura com relação ao piso onde a máquina de tratar roupas para lavar se apoia. Dessa maneira, o desempenho da máquina de tratar roupas para lavar não é negativamente afetada, enquanto uma com- pactação aperfeiçoada na distribuição de dispositivos operacionais no fun- damento 14 pode ser alcançada.
Na figura 6 é mostrada, em detalhes, uma configuração de transportador 21 e sua ligação para a porção de parede de fundo 4. O trans- portador 21 compreende um corpo similar a uma xícara alongada 22 tendo duas extremidades opostas 23, 24 respectivamente adaptadas para serem ligadas a uma seção de conduíte 15 e a uma porta de entrada de ar dos meios de bombeamento 20. As ditas extremidades 23, 24 são unidas uma a outra pelas paredes 25A, 25B, que cooperam com o fundamento 14 para criar um efeito Venturi no conduíte externo 15 do fluxo de ar e introduzir os meios de bombeamento 20 através do transportador 21. Para esse objetivo, a área de superfície de seção transversal interna do transportador 21 gradu- almente aumenta da porta de entrada do transportador para ser associada com o conduíte 15 à porta de saída do transportador para ser associada com os meios de bombeamento 20. Desse modo enquanto passa através do transportador 21, o ar aumenta sua pressão e reduz sua velocidade. Uma porção 26 (vide figuras 1 e 3) do fundamento 14 forma pelo menos uma par- te de uma voluta 31 e uma porta de entrada de ar para meios de bombea- mento 20 e se estende entre as extremidades 23, 24 definindo, desse modo, duas portas separadas para admitir e drenar ar do transportador 21. Como pode ser visto na figura 7, a voluta 31 é formada pela porção 26 do funda- mento 14 e por uma cobertura 32 que é removivelmente anexada à porção 26 através de fixadores de ajuste por encaixe 33 (figura 3) fechando, desse modo, o local 18C. Mesmo que não seja mostrado nas figuras, um arranjo similar é também fornecido para os meios de bombeamento recebidos den- tro do local 18D para circular o local de secagem através do contêiner de roupas para lavar 6.
O transportador 21 é disposto perpendicularmente em relação à parede de fundo 4 e é removivelmente anexado à dita parede 4 por meio de um grampo em mola 27 fornecido com porções projetantes 27A, 27B que podem ser recebidas dentro das fendas 28A, 28B formadas na parede de fundo 4 e dentro das fendas 29A formadas sobre um membro de base 30 em uma posição correspondente àquela das fendas 28A. Quando em condição de travamento, o grampo em mola 27 se estende sobre o membro de base com suas porções projetantes 27A e sob a parede de fundo 4 com sua porção projetante 27B. O membro de base 30 se apoia sobre a parede de fundo 4 na superfície inferior 15A do conduíte 15. De modo a firmemente vedar o transportador 21 no conduíte 15 a seção de saída e a porta de en- trada de ar dos meios de bombeamento 20, uma gaxeta pode ser sobreinje- tada nas bordas do transportador 21 que une o conduíte 15 e a borda da porção 26 definindo a porta de entrada de ar dos meios de bombeamento 20.
O ar sugado pelos meios de bombeamento 20 é centrifugamente saído do último e direcionado para os meios de condensação 19, como mos- trado por setas na figura 2. Preferivelmente, os meios de condensação 19 são na forma de um trocador de calor do tipo fluxo cruzado. Quando o ar passa através dos meios de condensação 19 seu percurso se apoia sobre um nível superior comparado ao ar que flui de dentro do conduíte 15. Mesmo que a direção do fluxo de ar dentro do conduíte 15 seja substancialmente perpendicular àquela de ar fluindo através dos meios de condensação 19. O local 18A, que aloja os meios de condensação 19, é conformado para difun- dir o ar que surge dos meios de bombeamento 20 para toda a superfície dos meios de condensação 19. Na figura 3 é mostrado, de uma vista seccional traseira do fun- damento 14, o percurso do ar fluindo através dos meios de condensação 19 e então para baixo em direção à parede de fundo 4. O ar que sai dos meios de condensação 19 é guiado da dita face superior 17 para uma face inferior 16 do fundamento 14 por meio de uma porção de conduíte, ou transportador, 40 formado no fundamento 14, por exemplo, por união de uma cobertura para uma face superior 17 do fundamento 14. O transportador 40 pode ter as mesmas características do transportador 21, isto é, eles pode ser substanci- almente idênticos. O ar transportado pela porção de conduíte 40 é também invertido na sua direção do fluxo de cerca de 180 graus e é então recebido em um conduíte de saída 34 que é formado de uma maneira similar ao con- duíte de entrada 15, istoé, por uma superfície inferior 34A definido pela pa- rede de fundo 4 e uma superfície superior 34B que é definida pelo próprio fundamento 14 através da superfície ascendente limitando um adicional es- paço ocupado 38 formado no fundamento 14 da face inferior 16. Uma outra vista do percurso de ar que deixa os meios de condensação 19 para introdu- zir o conduíte de saída 34 é mostrada na figura 4 onde o conduíte de saída 34 foi parcialmente recortado e na figura 5 onde a parede de fundo 4 foi re- movida. O conduíte de saída 34 e o conduíte de entrada 15 são separados e substancialmente firmemente vedados por uma divisão 35 (figuras 3 e 5) que se estende descendentemente (istoé, em direção à parede de fundo 4) da região de união entre a superfície superior 15B do conduíte de entrada 15 e a superfície superior 34B do conduíte de saída 34. As superfícies superiores 15B, 34B e a divisão 35 são feitas integralmente, istoé, como um corpo uni- tário, tal como uma construção de peça única por moldagem.
O conduíte de saída 34 guia o ar dos meios de condensação 19 para sair da máquina de tratar roupas para lavar através de uma passagem de ar de saída 11B como indicado pela seta "O" nas figuras 1, 4 e 5. O ar que sai da passagem de ar 11B dificilmente afeta a temperatura do ar de resfriamento sugado na máquina de tratar roupas para lavar graças à provi- são de uma passagem de ar 12 na parede de fundo 4. De fato, a provisão de passagem de ar 12 como uma porta de entrada de ar única ou auxiliar asse- gura fornecer a máquina de tratar roupas para lavar com o ar nas condições conforme são no ambiente onde a dita máquina está colocada.
A figura 7 adicionalmente ilustra como o fundamento 14 pode ser montado com o transportador 21 e adicionais coberturas 32, 36 para alojar dispositivos operacionais da máquina de tratar roupas para lavar. A cobertu- ra 36, em particular, é removivelmente unida preferivelmente por meios de fixação por encaixe na parte superior frontal do fundamento 14 para direcio- nar o fluxo de ar de secagem dos meios de condensação 19 para o contêi- ner de roupas para lavar 6. A operação de montagem da máquina de tratar roupas para lavar, e, em geral seus dispositivos operacionais, podem ser extremamente simplificados e feitos mais compactos.
Preferivelmente, as superfícies superiores 15B, 34B do funda- mento 14 podem compreender uma ou mais aberturas de modo a direcionar uma parte do ar que flui ao longo da face inferior 16 do fundamento 14 para pelo menos um dos locais 18A-18F para o propósito de resfriamento, por exemplo, para resfriar um motor elétrico ou componentes do circuito de bomba de calor.
Conclusivamente pode ser estabelecido que uma máquina de tratar roupas para lavar de acordo com a invenção tenha um arranjo de per- curso de ar eficiente para puxar ar da/para a dita máquina. Graças ao arran- jo de percurso de ar de acordo com a invenção, o ruído produzido por uma máquina de tratar roupas para lavar para mover a massa de ar pode ser ex- tremamente diminuído permitindo, desse modo, que a máquina seja coloca- da e operada tanto perto de áreas onde o baixo ruído ou o silêncio é exigido quanto durante as horas da noite. De acordo com a invenção, os desempe- nhos de uma máquina de tratar roupas para lavar do tipo condensador po- dem ser aperfeiçoadas por intensificação do fluxo de ar usado para resfriar os meios de condensação ou seus componentes.
A presente invenção pode ser aplicada a percursos de ar ou cir- cuitos de ar de qualquer tipo de máquina de tratar roupas para lavar, tal co- mo secadora de roupas para lavar do tipo condensador e secadoras de rou- pas para lavar de circuito aberto, ou para máquinas de lavar naqueles casos quando é necessário um suprimento ou descarga de ar. Em particular, quan- to a máquinas de secar roupas para lavar, uma passagem de ar pode ser fornecida na parede de fundo 4 do gabinete para aperfeiçoar desempenho do circuito de ar de secagem ou desempenho, de ar de resfriamento de dis- positivos operacionais. A invenção fornece a vantagem de assegurar que um fluxo de ar apropriado pode ser drenado de/para a máquina de secar mesmo se objetos estiverem presentes na área que circunda a dita máquina.

Claims (15)

1. Máquina de tratar roupas para lavar compreendendo um gabi- nete (1) formado por paredes laterais (2), uma porção de parede superior (3) e uma porção de parede de fundo (4), o gabinete (1) acomodando nele um 5 contêiner de roupas para lavar (6), pelo menos um percurso de fluxo de ar e adicionalmente dispositivos operacionais (5) para executar um tratamento na máquina, caracterizada pelo fato de que uma parede de fundo (4) compre- ende uma passagem de ar (12) em comunicação fluida com pelo menos um percurso de fluxo de ar.
2. Máquina de tratar roupas para lavar de acordo com a reivindi- cação 1, em que a passagem de ar (12) compreende uma primeira abertura de entrada de fluido (37) e pelo menos uma segunda abertura de entrada de fluido (11 A) é fornecida em uma das paredes laterais (2).
3. Máquina de tratar roupas para lavar de acordo com a reivindi- cação 2, em que a segunda abertura de entrada de fluido (11A) é fornecida na parede frontal (2) do gabinete (1).
4. Máquina de tratar roupas para lavar de acordo com a reivindi- cação 2 ou 3, em que a primeira abertura de entrada de fluido (37) é dispos- ta a jusante da segunda abertura de entrada de fluido (11 A) com relação à direção de ar movendo ao longo do percurso de fluxo de ar.
5. Máquina de tratar roupas para lavar de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que uma abertura de saída de fluido (11B) é fornecida na parede frontal (2) do gabinete (1).
6. Máquina de tratar roupas para lavar de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, em que o pelo menos um percurso de fluxo de fluido compreende um circuito aberto de ar de resfriamento para resfriar pelo menos uma parte dos dispositivos operacionais (5), a passagem de ar (12) sendo fornecida em comunicação fluida com o circuito aberto de ar de resfri- amento.
7. Máquina de tratar roupas para lavar de acordo com a reivindi- cação 6, e qualquer uma das reivindicações 2 a 4, em que as primeira e se- gunda aberturas de entrada de fluido (37, 11A) estão em comunicação com o circuito aberto de resfriamento de ar.
8. Máquina de tratar roupas para lavar de acordo com a reivin- dicação 6 ou 7, em que os dispositivos operacionais (5) compreendem pelo menos um do seguinte: meios de motor, meios de compressão de fluido, meios de troca de calor, meios de condensação e/ou de evaporação de flui- do, uma porção de um circuito de bomba de calor.
9. Máquina de tratar roupas para lavar de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 8, compreendendo adicionalmente um fundamen- to (14) tendo um espaço oco (38) formado em uma face inferior (16) dele, a parede de fundo (4) estando associada sob o fundamento (14) para subs- tancialmente fechar o dito espaço oco (38) formando, desse modo, um con- duíte de ar (15).
10. Máquina de tratar roupas para lavar de acordo com a reivin- dicação 9, em que o fundamento (14) tem uma face superior (17) compreen- dendo locais (18A, 18F) formados nela para receber dispositivos operacio- nais (5) da máquina de tratar roupas para lavar.
11. Máquina de tratar roupas para lavar de acordo com as rei- vindicações 9 e 10, em que os meios de motor estão interpostos entre, e coaxialmente dispostos com os meios de bombeamento (20) nos locais (18B, 18C, 18D), os ditos meios de motor e meios de bombeamento (20) sendo adicionalmente dispostos em paralelo com o dito conduíte (15) em um nível do dito fundamento (14) que é separado do conduíte (15) por uma pa- rede (15B).
12. Máquina de tratar roupas para lavar de acordo com a reivin- dicação 11, em que os meios de bombeamento de ar (20) e o conduíte (15) são associados através de um transportador (21) que é adaptado para inver- ter um percurso de ar de cerca de 180 graus e para aumentar sua altura de um primeiro nível inferior do dito fundamento (14) para um segundo nível superior dele.
13. Máquina de tratar roupas de acordo com a reivindicação 12, em que o dito transportador (21) compreende uma área de superfície de se- ção transversal interna que gradualmente aumenta do transportador (21) unindo a seção com o conduíte (15) para o transportador (21) unindo a se- ção com os meios de bombeamento (20) de modo a criar um efeito Venturi.
14. Máquina de tratar roupas para lavar de acordo com a reivin- dicação 12 ou 13, em que o dito transportador (21) é disposto perpendicu- Iarmente com relação à parede de fundo (4) e é removivelmente anexado à dita parede (4) por meio de um grampo em mola (27).
15. Máquina de tratar roupas para lavar de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, em que a dita máquina é uma secadora de roupas para lavar ou um aparelho de lavar-secar.
BRPI1104209-5A 2010-08-25 2011-08-25 mÁquina para tratamento em roupas para lavar BRPI1104209A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP10173929.0A EP2423376B1 (en) 2010-08-25 2010-08-25 Laundry treating machine

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1104209A2 true BRPI1104209A2 (pt) 2012-12-25

Family

ID=43639916

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1104209-5A BRPI1104209A2 (pt) 2010-08-25 2011-08-25 mÁquina para tratamento em roupas para lavar

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20120049705A1 (pt)
EP (1) EP2423376B1 (pt)
CN (1) CN102383296A (pt)
BR (1) BRPI1104209A2 (pt)
RU (1) RU2011135423A (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2423378B1 (en) * 2010-08-25 2013-04-17 Electrolux Home Products Corporation N.V. Laundry treating machine
EP2669424B1 (en) * 2012-05-29 2015-03-11 Electrolux Home Products Corporation N.V. Laundry treating machine
JP2014030473A (ja) * 2012-08-01 2014-02-20 Panasonic Corp 衣類乾燥機
EP2719817B1 (en) * 2012-10-09 2018-08-08 Electrolux Home Products Corporation N.V. Improved laundry treating appliance
EP2752518B1 (en) * 2013-01-08 2016-04-06 Electrolux Home Products Corporation N.V. Laundry dryer
PL2990516T3 (pl) * 2014-08-29 2017-07-31 Electrolux Appliances Aktiebolag Suszarka do materiałów pranych
KR102372507B1 (ko) * 2015-08-25 2022-03-10 삼성전자주식회사 건조기
DE102016206229A1 (de) * 2016-04-14 2017-10-19 BSH Hausgeräte GmbH Bodenmodul für ein Haushaltsgerät zum Trocknen von Wäsche sowie Haushaltsgerät
CN109208289A (zh) * 2017-06-29 2019-01-15 青岛海尔洗衣机有限公司 一种干衣机底座及干衣机
EP3597096B1 (de) * 2018-07-20 2023-06-28 Miele & Cie. KG Verfahren zur durchführung eines trocknungs-programmabschnitts in einer geschirrspülmaschine und geschirrspülmaschine zur durchführung des verfahrens
US11891749B2 (en) 2020-11-23 2024-02-06 Whirlpool Corporation Under-cabinet seal to prevent exhaust recirculation for a condensing appliance
USD1010956S1 (en) * 2021-07-02 2024-01-09 Samsung Electronics Co., Ltd. Washing machine

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2503329A (en) * 1946-03-08 1950-04-11 Nineteen Hundred Corp Clothes drier
US2694867A (en) * 1952-02-06 1954-11-23 Lovell Mfg Co Drier
US2742708A (en) * 1952-07-12 1956-04-24 Gen Motors Corp Domestic appliance
GB2145206A (en) * 1983-08-16 1985-03-20 Ti Domestic Appliances Ltd Laundry drying equipment
US5066050A (en) * 1989-05-22 1991-11-19 Whirlpool Corporation Dryer transition duct
JP2001070697A (ja) * 1999-09-06 2001-03-21 Sanyo Electric Co Ltd 衣類乾燥機
IT1311719B1 (it) * 1999-11-29 2002-03-19 Electrolux Zanussi Elettrodome Metodo e apparecchio a cesto rotante del tipo a condensazione perasciugare biancheria
KR100487759B1 (ko) * 2003-08-13 2005-05-06 엘지전자 주식회사 의류건조기의 냉각공기 흡입구조
US20090064530A1 (en) * 2007-08-03 2009-03-12 Lg Electronics Inc. Clothes treatment apparatus
KR101485850B1 (ko) * 2008-09-10 2015-01-26 삼성전자 주식회사 의류건조기
US8490438B2 (en) * 2009-02-05 2013-07-23 Lg Electronics Inc. Laundry treatment device

Also Published As

Publication number Publication date
EP2423376B1 (en) 2013-04-24
CN102383296A (zh) 2012-03-21
RU2011135423A (ru) 2013-03-10
US20120049705A1 (en) 2012-03-01
EP2423376A1 (en) 2012-02-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1104209A2 (pt) mÁquina para tratamento em roupas para lavar
BRPI1103958A2 (pt) mÁquina para tratamento em roupas para lavar
RU2626952C2 (ru) Сушильная машина
AU2019265183B2 (en) Clothes processing apparatus
KR100697020B1 (ko) 건조 겸용 세탁기
BRPI1104222A2 (pt) máquina de lavar e secar roupas
KR100697083B1 (ko) 건조 겸용 세탁기
KR20190128468A (ko) 의류 처리 장치
EP3779027B1 (en) Dual type drying machine
KR102052373B1 (ko) 의류처리장치
BRPI0715349A2 (pt) mÁquina méltipla de tratamento de artigo a ser lavado e mÉotdo de controle da mesma
KR20220161114A (ko) 의류처리장치
EP2752518B1 (en) Laundry dryer
CN116065371A (zh) 衣架以及具备衣架的衣物处理装置
KR20190128484A (ko) 의류 처리 장치
KR20190128471A (ko) 의류 처리 장치
KR102713774B1 (ko) 의류 처리 장치
KR102568204B1 (ko) 의류 처리 장치
KR20190128469A (ko) 의류 처리 장치
KR20190128465A (ko) 의류 처리 장치
KR20190128529A (ko) 의류 처리 장치
KR100697021B1 (ko) 건조 겸용 세탁기
KR20190128467A (ko) 의류 처리 장치
KR20240152807A (ko) 의류 처리 장치
CN118613617A (zh) 衣物处理设备

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]