BRPI1101108A2 - aparelho de controle de exibiÇço de mapa, mÉtodo de controle de exibiÇço de mapa e meio legÍvel por computador - Google Patents

aparelho de controle de exibiÇço de mapa, mÉtodo de controle de exibiÇço de mapa e meio legÍvel por computador Download PDF

Info

Publication number
BRPI1101108A2
BRPI1101108A2 BRPI1101108-4A BRPI1101108A BRPI1101108A2 BR PI1101108 A2 BRPI1101108 A2 BR PI1101108A2 BR PI1101108 A BRPI1101108 A BR PI1101108A BR PI1101108 A2 BRPI1101108 A2 BR PI1101108A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
map
search
reference point
character
refined
Prior art date
Application number
BRPI1101108-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Akihiro Nishiya
Original Assignee
Casio Computer Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Casio Computer Co Ltd filed Critical Casio Computer Co Ltd
Publication of BRPI1101108A2 publication Critical patent/BRPI1101108A2/pt
Publication of BRPI1101108B1 publication Critical patent/BRPI1101108B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01CMEASURING DISTANCES, LEVELS OR BEARINGS; SURVEYING; NAVIGATION; GYROSCOPIC INSTRUMENTS; PHOTOGRAMMETRY OR VIDEOGRAMMETRY
    • G01C21/00Navigation; Navigational instruments not provided for in groups G01C1/00 - G01C19/00
    • G01C21/26Navigation; Navigational instruments not provided for in groups G01C1/00 - G01C19/00 specially adapted for navigation in a road network
    • G01C21/34Route searching; Route guidance
    • G01C21/36Input/output arrangements for on-board computers
    • G01C21/3679Retrieval, searching and output of POI information, e.g. hotels, restaurants, shops, filling stations, parking facilities
    • G01C21/3682Retrieval, searching and output of POI information, e.g. hotels, restaurants, shops, filling stations, parking facilities output of POI information on a road map
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F16/00Information retrieval; Database structures therefor; File system structures therefor
    • G06F16/20Information retrieval; Database structures therefor; File system structures therefor of structured data, e.g. relational data
    • G06F16/29Geographical information databases

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Radar, Positioning & Navigation (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Data Mining & Analysis (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Navigation (AREA)
  • Information Retrieval, Db Structures And Fs Structures Therefor (AREA)
  • User Interface Of Digital Computer (AREA)
  • Instructional Devices (AREA)

Abstract

APARELHO DE CONTROLE DE EXIBIÇçO DE MAPA, MÉTODO DE CONTROLE DE EXIBIÇçO DE MAPA E MEIO LEGÍVEL POR COMPUTADOR. A presente invenção refere-se a um aparelho de controle de exibição de mapa. O aparelho inclui: uma seção de aceitação configurada para aceitar um caractere de pesquisa; uma seção de pesquisa configurada para pesquisar por um ponto de referência em um mapa, um nome do ponto de referência pelo menos parcialmente correspondendo ao caractere de pesquisa; uma seção de ajuste de posição configurada para ajustar uma posição de exibição do mapa tal que o ponto de referência pesquisado aparece no mapa; uma seção de refinamento de pesquisa para realizar uma nova pesquisa para o ponto de referência e refinar o ponto de referência sempre que um novo caractere é adicionado ao caractere de pesquisa; e uma seção de movimento de posição para mover a posição de exibição do mapa, dependendo do número de pontos de referência refinados ou uma posição do ponto de referência refinado.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARELHO DE CONTROLE DE EXIBIÇÃO DE MAPA, MÉTODO DE CONTROLE DE EXIBIÇÃO DE MAPA E MEIO LEGÍVEL POR COMPUTADOR".
REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDO RELACIONADO
Este pedido reivindica prioridade do Pedido de Patente Japone- sa N0 2010-067238, arquivado em 24 de março de 2010, cujo inteiro conteú- do é incorporado aqui por referência.
ANTECEDENTES
Campo Técnico
As modalidades aqui descritas referem-se a um aparelho de controle de exibição de mapa, um método de controle de exibição de mapa e um meio legível por computador.
Recentemente existe uma tendência significativa para telefones celulares de alta especificação, e, por exemplo, estão se tornando comuns telefones móveis que empregam uma função de Sistema de Posicionamento Global (GPS) e são capazes de exibir um mapa da vizinhança atual. Usar tais telefones celulares dá a comodidade de poder confirmar a sua própria localização atual em território desconhecido. No entanto, será ainda mais conveniente, por exemplo, se, tal como a localização atual, certos pontos de referência pudessem ser pesquisados e os resultados da pesquisa apresen- tados no mapa. Técnica Relacionada
Uma técnica é descrita na JP-A-10-326280 abaixo para identifi- car e exibir em um mapa a posição de pontos de referência encontrada para corresponder a uma dada seqüência de caracteres de entrada. No entanto, não existe menção especial nesta técnica a medidas a adotar quando são encontrados muitos pontos de referencia, e assim a técnica sofre de uma dificuldade em escolher a posição de um ponto de referência desejado, entre muitos pontos de referência.
Na JP-A-2006-72802 abaixo, uma técnica chamada "refinamento de pesquisa" é descrita para captar um ponto de referência desejado desde muitos pontos de referência. Isso é conseguido com condições de pesquisa de estrutura hierárquica prefixadas e especificando na seqüência prefixada de dados hierárquicos, por exemplo, "país", "prefeitura", "cidade", "municí- pio".
No entanto, embora a JF-A-2006-72802 seja superior à FP-A-10- 326280 desde a perspectiva de que um ponto de referência desejado pode ser escolhido entre muitos pontos de referência, a segunda técnica relacio- nada sofre de não ter flexibilidade no método de refinamento da pesquisa. Isto é porque o refinamento só pode ser feito especificando em seqüência os dados hierárquicos pré-selecionados, tais como "país", "prefeitura", "cidade", "município", "área".
Condições de pesquisa não selecionadas antecipadamente, tais como uma palavra-chave de pesquisa da JP-A-10-326280, precisam ser te- cladas à mão a cada momento.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Modalidades exemplificativas da presente invenção endereçam as desvantagens acima e outras desvantagens não descritas acima, no en- tanto, a presente invenção não é requerida para superar as desvantagens acima descritas e, portanto, uma modalidade exemplificativa da presente in- venção pode não superar qualquer uma das desvantagens acima descritas.
Modalidades aqui descritas fornecem um aparelho de controle de exibição de mapa, um método de controle de exibição de mapa e um meio legível por computador capaz de refinar eficientemente uma pesquisa e capaz de rapidamente exibir um.ponto de referência desejado em um mapa.
De acordo com um ou mais aspectos da presente invenção, é fornecido um aparelho de controle de exibição de mapa. O aparelho inclui: uma seção de aceitar configurada para aceitar um caractere de pesquisa, uma seção de pesquisa configurada para pesquisar por um ponto de refe- rência em um mapa, um nome do ponto de referência, pelo menos em parte, combinando o caractere de pesquisa, uma seção de ajuste de posição confi- gurada para ajustar uma posição de exibição do mapa de tal forma que o ponto de referência pesquisado apareça no mapa; uma seção de refinamen- to de pesquisa configurada para realizar uma nova pesquisa para o ponto de referência e refinar o ponto de referência sempre que um novo caractere é adicionado ao caractere de pesquisa; e uma seção de movimento de posi- ção configurada para mover a posição de exibição do mapa, dependendo do número do ponto de referência refinado ou de uma posição do ponto de refe- rência refinado.
De acordo com um ou mais aspectos da presente invenção, é fornecido um método de controle de exibição de mapa. O método inclui: (a) aceitar um caractere de pesquisa; (b) pesquisar por um ponto de referência em um mapa, um nome do ponto de referência, pelo menos em parte, com- binando o caractere de pesquisa; (c) ajustar uma posição de exibição do mapa de tal forma que o ponto de referência pesquisado apareça no mapa; (d) realizar uma nova pesquisa para o ponto de referência e refinar o ponto de referência sempre que um novo caractere é adicionado ao caractere de pesquisa; e (e) mover a posição de exibição do mapa, dependendo do nú- mero de pontos de referência refinados ou uma posição do ponto de refe- rência refinado.
De acordo com um ou mais aspectos da presente invenção, é fornecido um meio legível por computador armazenando um programa para fazer com que o computador realize as seguintes operações. As operações incluem: (a) aceitar um caractere de pesquisa; (b) pesquisar por um ponto de referência em um mapa; um nome do ponto de referência, pelo menos em parte, combinando o caractere de pesquisa; (c) ajustar uma posição de exi- bição do mapa de tal forma que o ponto de referência pesquisado apareça no mapa; (d) realizar uma nova pesquisa para o ponto de referência e refinar o ponto de referência sempre que um novo caractere é adicionado ao carac- tere de pesquisa; e (e) mover a posição de exibição do mapa, dependendo do número de pontos de referência refinados ou uma posição do ponto de referência refinado.
Outros aspectos e vantagens da presente invenção serão claros a partir da seguinte descrição, dos desenhos e das reivindicações.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Serão descritas em detalhe modalidades exemplificativas da presente invenção com base nas figuras seguintes, em que:
a figura 1 é um diagrama de configuração de um aparelho de controle de mapa de acordo com uma modalidade exemplificativa;
a figura 2 mostra a aparência externa de um exemplo de um a - parelho de controle de mapa 1;
a figura 3 é um diagrama de uma estrutura de dados suplemen- tares 6b;
a figura 4 é um fluxograma operacional (1/2) de processamento de pesquisa,
a figura 5 é um fluxograma operacional (2/2) de processamento de pesquisa;
a figura 6 é um diagrama esquemático de agrupamento; e
a figura 7 é um diagrama mostrando um exemplo de uma pes- quisa de mapa.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE MODALIDADES EXEMPLIFICATIVAS
A seguir, serão agora descritas modalidades exemplificativas da presente invenção com referência aos desenhos. Nota-se que o escopo da invenção não se limita ao exemplo ilustrado.
A figura1 é um diagrama de configuração de um aparelho de controle de mapa de acordo com uma modalidade exemplificativa. O apare- lho de controle de exibição de mapa 1 é provido com: um detector de posi- ção 2 para captar as ondas de rádio dos satélites GPS e detectar a posição atual (coordenadas, tais como longitude e latitude).; um painel de operação 3, com vários tipos de tecla de operação, tais como teclas de caractere e uma tecla de cursor; um controlador 4 que realiza o controle necessário para operar o aparelho de controle de exibição de mapa 1 lendo um programa pré-armazenado na Memória de Somente Leitura (ROM) 4a dentro da Me- mória de Acesso Aleatório (RAM) 4b e executar o programa com uma Uni- dade de Processador Central (CPU) 4c; uma tela 5, tal como um visor de cristal líquido; uma seção de armazenamento 7 em que os dados de mapa 6 são armazenados; e uma fonte de energia 8 contendo uma bateria.
Além da configuração acima, o aparelho de controle de exibição de mapa 1 também pode ser configurado com, por exemplo, uma seção de comunicação capaz de acessar uma rede (tal rede inclui uma rede de linha de comunicação pública, tal como linhas telefônicas), tal como a Internet, a- través da estação base mais próxima de um telefone celular ou porta de a- cesso de Rede de área Local (LAN) sem fio. Em tais casos, a configuração pode ser feita para permitir o acesso a um servidor de dados de mapa, em uma rede via a seção de comunicação. Quando utilizando um servidor de dados de mapa, todos ou uma parte dos dados de mapa 6 na seção de ar- mazenagem 7 podem ser entendidos como dados de mapas fornecidos pelo servidor de dados de mapa.
A figura 2 é um diagrama de uma aparência externa de um e- xemplo do aparelho de controle de exibição de mapa 1. O aparelho de con- trole de exibição de mapa 1 tem a tela 5 disposta em uma caixa 9, e o painel de operação 3 disposto abaixo da tela 5. O painel de operação 3 inclui teclas de caracteres 3a, uma tecla de deletar caractere 3b uma tecla de pesquisa 3c e uma tecla de cursor 3d.
As teclas de caracteres 3a são teclas para introduzir caracteres desejados, tais como alfabeto, caracteres hiragana, caracteres katakana. Por e exemplo, a configuração pode ser feita com as teclas de caracteres, como aquelas de um teclado de PC ou similar e dez teclas de um telefone celular. No entanto, para facilitar a explicação, será usada a configuração com teclas de caractere 3a capazes entrar caracteres katakana desde o ca- ractere fonético "a" ao caractere fonético "n". Neste caso, as 10 teclas para a "coluna a" até a "coluna z", são providas, e cada linha dos caracteres nas colunas é selecionado de acordo com o número de vezes que a respectiva tecla é operada.
A configuração de aparência externa mostrada no desenho é apenas um exemplo da mesma. Por exemplo, as outras teclas podem ser adicionadas ao painel de operação 3 ou usadas para substituir qualquer uma das teclas acima. Pode ser usada uma tela 5 com um painel de toque, com um teclado gráfico exibido na tela 5 e usado no lugar do painel de operação 3. A configuração é feita de tal forma que quando o aparelho de controle da exibição de mapa 1 é operado, uma região de exibição de mapa 10 é exibida na tela 5 com hachurado, e uma caixa de entrada de caractere 11 é exibida sobreposta a uma parte da região de exibição de mapa 10 (no canto esquerdo superior no desenho). Logo após iniciar o aparelho de con- trole de exibição de mapa 1, a região de exibição de mapa 10 mostra um mapa (uma leitura de dados de mapa 6) da área na vizinhança atual de um usuário (uma pessoa que carrega o aparelho de controle de exibição de ma- pa 1). O usuário pode verificar a sua própria posição, olhando para este ma- pa e confirmar se um ponto de referência a ser almejado está exibido ou não no mapa. Quando o ponto de referência está exibido, o endereço para o ponto de referência, e a distância e rota para o ponto de referência podem ser obtidos. Quando o ponto de referência não está exibido, uma pesquisa pode ser executada pela entrada de caracteres apropriados para a caixa de entrada de caracteres 11.
Os dados de mapa 6 são mapas digitais, configurados com os dados de mapa 6a e dados suplementares 6b. Os dados de mapa 6a são configurados por linha de dados e dados de imagem para a configuração de um mapa, tais como fotografias aéreas. Os dados suplementares 6b são configurados com dados de caracteres relacionados com vários pontos de referência no mapa. Ao usar um mapa digital como este, geralmente é se- guida uma seqüência na qual, em primeiro lugar, os dados de caracteres (dados suplementares 6b) são pesquisados para encontrar dados de posi- ção do ponto de referência desejado, então, uma região de mapa de faixa específica em torno dos dados de posição é lida desde os dados de mapa 6a e exibida.
A figura 3 é um diagrama de uma estrutura de dados suplemen- tares 6b. Os dados suplementares 6b são configurados desde um campo de nome de local 12 no qual nomes de lugar (nomes de pontos de referência) são mantidos, um campo de posição 13 no qual dados de posição desses lugares são mantidos. O campo de posição 13 está ainda configurado com um campo de latitude 14 e um campo de longitude 15. Para facilitar a expli- cação, os dados de mapa de rua dentro da cidade de Paris na França são usados para os dados suplementares 6b mantidos. Os nomes de lugar tam- bém são meramente empregados para mostrar exemplos.
A explicação segue agora em relação à operação.
A figura 4 e a figura 5 mostram um fluxograma de operação para "processamento de pesquisa" em um programa executado pelo controlador 4.
Quando o processamento de pesquisa é iniciado, é inicializado primeiro a tela 5. Ou seja, na etapa S1, a posição de centro do mapa está alinhada com a posição atual (a posição detectada pelo detector de posição 2) e a escala do mapa é definida como uma escala específica. Na Etapa S2, o conteúdo da caixa de entrada de caractere 11 também é inicializado (lim- pado).
É possível inicializar automaticamente a posição de centro da e- xibição de mapa usando a posição que é detectada pelo detector posição 2, quando pesquisando e exibindo um ponto de referência, na vizinhança de um local atualmente sendo visitado, tal como um destino de férias. No entan- to, no sentido de pesquisar e apresentar um ponto de referência de um lugar na verdade que não está sendo visitado no momento, a posição de centro do mapa pode ser inicializada por um usuário, que designa um local desejado em um mapa.
Quando a inicialização estiver completa, então, na etapa S3 é determinado se a tecla de pesquisa 3c foi operada ou não. O processamento prossegue para a etapa S10 quando é determinado que a tecla de pesquisa 3c foi operada, e passa para a etapa de processamento S4 quando é deter- minado que a tecla de pesquisa 3c não foi operada, onde é feita determina- ção como se existe ou não entrada de caracteres ou exclusão de caracteres. A "entrada de caracteres", aqui, significa uma ação operacional para entrar determinados caracteres à caixa de entrada de caracteres 11 da tela 5 u- sando as teclas de caractere 3a do painel de operação 3. "A exclusão de ca- racteres" aqui significa uma ação operacional para deletar o caractere final em uma seqüência de caracteres que já foi entrada na caixa de entrada de caractere 11usando a tecla de exclusão 3b.
O processamento prossegue para a etapa S12 quando é deter- minado que não houve entrada de caracteres ou exclusão de caracteres na etapa S4, e o processamento prossegue para a etapa S5, quando for deter- minado que houve entrada de caracteres ou exclusão de caracteres, onde a determinação é feita como se é "entrada de caracteres" ou "exclusão de ca- racteres".
Quando "entrada de caracteres", a seqüência de caracteres de entrada é adicionada ao final da seqüência de caracteres de pesquisa na etapa S6. Quando "exclusão de caracteres", um único caractere é excluído da extremidade da seqüência de caracteres de pesquisa na etapa S7, e os refinamentos atuais são reduzidos na etapa S8.
Em seguida, na etapa S9, é feita a determinação como se a ope- ração está ou não no modo de pesquisa instantânea. "Modo de pesquisa instantânea" significa um modo no qual a pesquisa é executada de imediato, para cada entrada de um único caractere à caixa de entrada de caracteres 11 da tela 5. Deste modo, por exemplo, quando introduzindo uma seqüência de caracteres que será finalmente "abcd", no momento em que o primeiro caractere único ("a") é introduzido, pontos de referência com "a" como o ca- ractere principal são pesquisados imediatamente. Quando o segundo carac- tere ("b") é introduzido, pontos de referência com "ab " como os caracteres principais são pesquisados imediatamente. Quando o terceiro caractere ("c") é introduzido, pontos de referência com "abe" como os caracteres principais são pesquisados imediatamente. Quando o quarto caractere ("d") é introdu- zido, pontos de referência com "abcd" como os caracteres principais são pesquisados imediatamente. O modo pesquisa instantânea é um modo con- veniente, no qual o resultado de pesquisa desejado pode, muitas vezes, ser obtido mesmo sem introduzir todos os caracteres até o último caractere.
Quando é determinado na etapa S9 estar operando no modo de pesquisa instantânea, o processamento prossegue para a etapa S10 onde é feita a pesquisa por nomes de pontos de referência contendo a seqüência de caracteres de pesquisa atual (ou refinada, quando existem pontos de refe- rência que já estão presentes durante uma pesquisa). O processamento prossegue para a etapa S12 quando é determinado na etapa S9 não estar operando no modo de pesquisa instantânea, onde a determinação é feita como se a tecla de cursor 3d foi operada ou não.
Quando o processamento da etapa S10 foi realizado, ou seja, quando foi realizado o processamento para pesquisa de pontos de referên- cia com nomes, incluindo a seqüência de caracteres de pesquisa atual (ou refinado, quando existem pontos de referência já presentes durante uma pesquisa), o processamento então prossegue para a etapa S11, onde é feita determinação como se existe ou não sucesso da pesquisa ou refinamento, ou seja, a determinação é feita como se foram obtidos ou não um ou mais resultado de pesquisa.
Quando não houve um sucesso (quando existe O resultados de pesquisa), o processamento retorna para a etapa S3. Quando houve um su- cesso (quando existe um ou mais resultados de pesquisa), o processamento então prossegue para a etapa S12, onde é feita a determinação como se foi operada a tecla de cursor 3d ou não. O processamento prossegue para a etapa S15 quando a tecla de cursor 3d não foi operada, e o processamento prossegue para a etapa de processamento S13 quando a tecla de cursor 3d foi operada, onde a determinação é feita como se os pontos de referência obtidos nos resultados de pesquisa já estão agrupados ou não.
"Agrupados" aqui significa classificar a posição de cada um dos pontos de referência obtidos nos resultados de pesquisa às respectivas dire- ções das direções plurais separadas com a posição atual no centro (por e- xemplo, norte, sul, leste e oeste).
A figura 6 é um diagrama esquemático de agrupamento. Neste diagrama, PO indica a posição atual do usuário, e quatro regiões 16 a 19 são definidas em cada uma das direções norte sul, leste e oeste, com PO no cen- tro. A região 16 está na direção norte, a região 17 está na direção leste, a região 18 está na direção sul e a região 19 está na direção oeste.
Presume-se que, como resultado da pesquisa da etapa S10, houve sucessos dos seguintes 5 pontos de referência. Primeiro ponto de referência: Estação Arts et Métiers (latitude: 48,8655701 longitude: 2,355745)
Segundo ponto de referência: Estação Abbesses (latitude: 48,884397 / longitude 2,338450)
Terceiro ponto de referência; Hospital Armand Trousseau (latitu- de: 48,8421611 longitude: 2,406256).
Quarto ponto de referência.Estação Auber (latitude: 48,8407491 longitude: 2,309697)
Quinto ponto de referência: Estação Assemblée Nationale (lati- tude:48.844305 longitude 2.312486)
O primeiro ao quinto pontos de referências são então classifica- dos em cada uma das regiões 16 a 19 com base em seus respectivos dados de posição (latitude e longitude), como mostrado na figura 6. Ou seja, dentro do exemplo de pesquisa atual, a posição do P1 do primeiro ponto de refe- rência e a posição P2 do segundo ponto de referência são classificadas para a região 16, a posição P3 do terceiro ponto de referência é classificada para a região 17, a posição P4 do quarto ponto de referência é classificada para a região 19.
Classificar os pontos de referência obtidos nos resultados de pesquisa de acordo com suas posições nas respectivas regiões 16 a 19 é chamado de "agrupamento". As direções das regiões 16 a 19 (norte, sul, les- te e oeste) são apenas exemplos.
O processamento prossegue para a etapa S15 quando o resul- tado da determinação na etapa S13 é NÃO, ou seja, quando os pontos de referência não estão agrupados. O processamento prossegue para a etapa S14 quando o resultado na etapa S13 é SIM, ou seja, quando os pontos de referência estão agrupados, onde a direção de operação da tecla de cursor 3d é então determinada.
A tecla de cursor 3d pode ser uma tecla de propósito geral capaz de operação para cima e para baixo e esquerda para a direita, porém neste modalidade exemplificativa, é empregada uma tecla para seletivamente de- signar cada uma das regiões 16 a 19 da figura 6. Ou seja, cada uma das di- reções "para cima", "para baixo", "esquerda" e "direita" da tecla de cursor 3d pode ser pensada como sendo cada uma das direções "norte", "sul", "oeste" e "leste", respectivamente. A região de direção norte 16 é selecionada quan- do a operação para cima é executada, a região de direção sul 18 é selecio- nada quando a operação para baixo é realizada, a região de direção oeste 19 é selecionada quando a operação para a esquerda é executada, e a regi- ão de direção leste 17 é marcada quando a operação é executada para a direita. Neste exemplo, os pontos de referência a serem submetidos à pes- quisa são refinados para o ponto de referência posicionado na região de di- reção leste 17.
Então, na etapa S15, a posição central do mapa é movida. Quando isso é executado, a posição-alvo para mover é um ponto de refe- rência posicionado na região selecionada pela tecla de cursor 3d na etapa S14, e é a posição do ponto de referência mais próximo da posição atual PO desde os pontos de referencia atualmente refinados como sujeitos para a pesquisa. No exemplo da figura 6, por exemplo, quando a região de direção norte 16 é selecionada com a tecla de cursor 3d, desde fora dos dois pontos de referência posicionados na região 16 (o primeiro ponto de referência e segundo ponto de referência), uma vez que a posição P1 do primeiro ponto de referência está mais próxima da posição atual PO, a posição central do mapa é movida para a posição P1 do primeiro ponto de referência. Embora a configuração possa ser feita de tal forma que o movimento do mapa possa ser executado imediatamente, de preferência, o mapa é movido suavemen- te, por exemplo, executando um método, tal como a rolagem, devido à preo- cupação com uma sensação desagradável que possa ser transmitida a um usuário borrando temporariamente uma imagem com movimentos bruscos. A posição de cada um dos pontos de referência é mostrada no mapa com um símbolo específico.
Quando o movimento da visualização do mapa é terminado, é feita determinação na etapa S16 quanto à existência ou não de todos os pontos de referência atualmente refinados (de todos os pontos de referência obtidos pela pesquisa na etapa S10 ou de todos os pontos de referência re- finados na etapa S14) são exibíveis com a escala de mapa atual. Quando isso é possível, todos aqueles pontos de referência foram exibidos na região de exibição do mapa 10 da tela 5, e então o processamento prossegue para a etapa S19. No entanto, quando o resultado da determinação na etapa S16 é NÃO, ou seja, quando for determinado que um ou mais dos pontos de refe- rência não pode ser exibida com a escala do mapa atual, o processamento prossegue para a etapa S17.
Quando é determinado que, de todos os pontos de referência atualmente refinados, até mesmo um dos pontos de referência não pode ser exibido com a escala do mapa atual, em seguida, os pontos de referência refinados são classificados em quatro grupos, com base na direção do ponto de referência refinado desde o centro da tela. Neste exemplo, "a direção desde o centro da tela" significa as quatro direções norte, sul, leste, oeste, para as regiões 16 a19 no exemplo da figura 6. "Classificados em quatro grupos" significa que, por exemplo, como no exemplo da figura 6, cada um dos primeiro ao quinto pontos de referência classificados para as regiões 16 a 19 de acordo com as posições P1 a P5.
Quando a classificação de grupo dos pontos de referência está terminada, então, na etapa S18, os nomes dos pontos de referência ("Esta- ção Arts et Métiers", "Estação Abbesses", "Hospital Armando Trousseau"," Estação Auber" e "estação Assemblée Nationale" no exemplo da figura 6) em cada um dos grupos (ou seja, em cada uma das regiões 16 a 19) são lis- tados e exibidos em posições específicas na região de exibição de mapa 10 da tela 5."Posições específicas na região de exibição de mapa 10" significa na vizinhança da borda superior da região de exibição de mapa 10, na vizi- nhança da borda inferior da mesma, a vizinhança da borda esquerda da mesma ou na vizinhança da borda direita da mesma.
Estas posições específicas (a vizinhança da borda superior, a vi- zinhança da borda inferior, a vizinhança da borda esquerda e a vizinhança da borda direita) correspondem uma a uma às regiões 16 a 19 na figura 6. Ou seja, a vizinhança da borda superior corresponde à região de direção norte 16, a vizinhança da borda inferior corresponde à região de direção sul 18, a vizinhança da borda esquerda corresponde à direção oeste 19, e a vi- zinhança da borda direita corresponde à região de direção leste 17.
Por conseguinte, quando o processamento da etapa S1 foi exe- cutado, os nomes "Estação Arts et Métiers" e "Estação Abbesses" são exibi- dos na vizinhança da borda superior da região de exibição do mapa 10, os nomes "Estação Auber" e "Estação Assemblée Nationale" são exibidos na vizinhança da borda esquerda, e o nome " Hospital Armand Trousseau" é exibido na vizinhança da borda direita da região de exibição do mapa 10.
Observa-se que não há nenhum nome exibido na vizinhança da borda inferior da região de exibição do mapa 10. Isto porque, como mostrado na figura 6, não há nenhum ponto de referência classificado para a região de direção sul 18 correspondente à vizinhança da borda inferior.
Quando não há sequer uma referência que não possa ser exibi- da com a escala atual do mapa, todos os pontos de referência atualmente refinados, incluindo os pontos de referência que podem ser exibidos com a escala do mapa atual, são listados para exibição na etapa S18. No entanto, pode ser feita configuração na qual apenas os pontos de referência que não podem ser exibidos na escala do mapa atual (os pontos de referência não exibidos com um símbolo específico sobre o mapa) são listados para exibir.
Como descrito acima, quando foi realizada pesquisa e feita a e- xibição dos resultados da pesquisa, então na etapa S19, é feita determina- ção como se a pesquisa está ou não concluída. A determinação de que a pesquisa está completa pode ser através da operação de detecção de uma tecla de pesquisa completa do painel de operação 3, não mostrado nos de- senhos, ou pode ser executada em resposta à detecção de outro evento de operação. Quando é determinado que a pesquisa está completada, o pro- grama é encerrado, e quando é determinado que a pesquisa não está com- pleta, o processamento retorna novamente para a etapa S3, e é determinada ou não a operação da tecle de pesquisa 3c.
A figura 7 é um diagrama, mostrando um exemplo de uma pes- quisa de mapa. O estado de exibição na tela 5 antes da pesquisa é mostra- do pela foto no topo da figura 7. Ou seja, uma marca que indica a posição atual P0 é exibida no centro da região de exibição de mapa10 da tela 5, e um mapa da vizinhança para este ponto é exibido com uma escala específi- ca. A caixa de entrada de caracteres 11 ainda não é exibida ainda neste momento. Quando a inicialização da sequência de caracteres de pesquisa foi realizada na etapa S2 da figura 4, a caixa de entrada de caracteres 11 aparece no canto superior esquerdo da região de exibição do mapa 10, e a entrada de caracteres de pesquisa é ativada.
Por exemplo, considera-se um caso em que o caractere kataka- na "a" foi introduzido à caixa de entrada de caracteres 11. Quando operan- do em modo de pesquisa instantânea, a etapa S10 da figura 4 é executada em resposta à entrada de "a". Quando não operando em modo de pesquisa instantânea a etapa, S10 da figura 4 é executada em resposta à operação da tecla de pesquisa 3c.
O processamento da etapa S10, como acima referido, é para "pesquisa por nomes de pontos de referência contendo a seqüência de ca- racteres de pesquisa atual é feita (ou refinada, quando há pontos de referên- cia já presentes durante a pesquisa)", portanto, na etapa S10, é executada uma pesquisa sobre os dados de mapa 6, usando a entrada do caractere katakana "a" para a caixa de entrada de caracteres 11, como a palavra- chave.
A pesquisa é realizada com referência aos dados suplementares 6b da figura 3. Ou seja, já que existem 5 nomes de lugar com o caractere "a" na posição de liderança, (Estação) Arts et Métiers", "(Estação) Abbesses", "(Hospital) Armand Trousseau", "(Estação) Auber" e "(Estação) Assemblée Nationale", estes 5 nomes de lugares (os primeiro ao quinto pontos de refe- rência) são obtidos como resultado da pesquisa.
Os dados de posição (latitude e longitude) para estes 5 pontos de referência são, então, extraídos dos dados suplementares 6b, e, com ba- se nos dados de posição, é feita determinação na etapa S16 como se ou não nem todos os pontos de referência (os primeiro ao quinto pontos de re- ferência) são exibíveis no mapa com a escala atual do mapa, e a escala é determinada ser uma que não pode exibir todos os pontos de referência (neste caso, nenhum dos cinco pontos de referência pode ser exibido). As- sim, na etapa S17 e etapa S18, os nomes "(Estação) Arts et Métiers" e "(Es- tação) Abbesses", são exibidos na vizinhança da borda superior da região de exibição do mapa 10, o "(Estação) Auber" e o "(Estação) Assemblée Na- tionale" são exibidos na vizinhança da borda esquerda da região de exibição do mapa 10, e o "(Hospital) Armand Trousseau " é exibido na vizinhança da borda direita da região de exibição de mapa 10.
Os resultados de exibição de nome são mostrados na figura na parte inferior da figura 7. Ou seja, áreas de mensagem 20 a 22 são exibidas, respectivamente, na vizinhança da borda superior, vizinhança da borda es- querda, e na vizinhança da borda direita da região de exibição do mapa 10 da tela 5, e os nomes dos primeiro ao quinto pontos de referência ("(Esta- ção) Arts et Métiers";."(Estação) Abbesses", "(Hospital) Armand Trousseau", "(Estação) Auber" e "(Estação) Assemblée Nationale") são exibidos dentro das respectivas áreas de mensagem 20 a 22.
O usuário pode saber intuitivamente o seguinte a partir do resul- tado de exibição:
(a) nenhum ponto de referência com um nome começando com a letra "a" pode ser visto na vizinhança da posição atual PO,
b) no entanto, existem 5 de tais pontos de referência fora da fai- xa de exibição do mapa atual, e
(c) os nomes desses locais são "(Estação) Arts et Métiers", "(Es- tação) Abbesses", "(Hospital) Armand Trousseau", "(Estação) Auber" e "(Es- tação) Assemblée Nationale".
O usuário determina a partir de (a) a (c) acima se ou não o seu ponto de referência pretendido está presente dentro dos nomes acima. Quando não presente, a entrada da palavra-chave de pesquisa é modificada e a pesquisa realizada novamente, e quando o ponto de referência pretendi- do do usuário está presente no interior dos nomes acima, o usuário selecio- na o nome, e exibe no mapa o ponto de referência pretendido. A explicação neste exemplo é de um caso em que nenhum dos cinco pontos de referência é exibível no mapa, no entanto, por exemplo, em um caso no qual dois dos cinco pontos de referência "(Estação) Arts et Métiers" e "(Estação) Abbes- ses" são exibíveis no mapa, estes dois pontos de referência seriam exibidos no mapa com um símbolo específico. No entanto, desde que 3 pontos de referência não são exibíveis no mapa, a determinação na etapa ST6 é que a escala é uma com a qual todos os pontos de referência não podem ser exi- bidos, e em vez de exibir os 3 pontos de referência " (Estação) Assemblée Nationale ", "(Estação) Auber" e "(Hospital) Armand Trousseau ", com o sím- bolo específico, a exibição da lista é realizada no interior dos quadros retan- gulares. Devido à exibição da lista, tendo um estado de exibição diferente da exibição de símbolos específicos, portanto, permite ao usuário facilmente discriminar quais os pontos de referência estão posicionados dentro da tela do mapa, e quais os pontos de referência que estão posicionados fora da tela do mapa.
Vários métodos podem ser considerados para "exibir no mapa o ponto de referência pretendido". Por exemplo, pode ser fornecido um detec- tor para detectar que um usuário selecionou um dado nome exibido nas á- reas de mensagem 20 a 22, e feita configuração de tal forma que, em res- posta ao resultado de detecção do detector, o centro do mapa salta, ou au- tomaticamente rola, a posição do ponto de referência pretendido (por exem- plo, a latitude e longitude de "(Estação) Arts et Métiers" quando este é o pon- to de referência selecionado). Consequentemente, meramente selecionando o nome desejado, um usuário pode exibir o ponto de referência pretendido (neste caso "(Estação) Arts et Métiers") sobre o mapa imediatamente .
Um evento em foco das áreas de mensagem 20 a 22 pode ser, por exemplo, empregado como o "detector" acima. Um evento em foco é um evento gerado em resposta à seleção (focando em) de um controle (neste caso, as áreas mensagem 20 a 22) de destino.
A configuração pode ser feita de tal forma que, no procedimento para este evento, a programação é feita com código para a adquirir dos da- dos suplementares 6b a posição do nome selecionado (por exemplo, a lati- tude e a longitude da (Estação) Arts et Métiers" quando este estiver selecio- nado), e com o código para saltar, ou rolar automaticamente, de modo que esta posição se torne o centro do mapa.
Como foi explicado acima, na modalidade exemplificativa, pon- tos de referência no mapa são pesquisados que têm nomes iguais, ou com- binando parcialmente, com a seqüência de entrada de caracteres de pes- quisa, e além de ser capaz de ajustar a posição do mapa de tal forma que os pontos de referência encontrados sejam incluídos, cada vez que um novo caractere é adicionado à seqüência de caracteres de pesquisa durante a en- trada, uma nova pesquisa é realizada e os pontos de referência podem ser refinados, e a posição da exibição do mapa pode ser alterada de acordo com o número e a posição dos pontos de referência que mudam devido ao refi- namento da pesquisa. Assim, não somente pode a pesquisa de pontos de referência anexados com um dado nome ser realizada livremente, mas tam- bém, mesmo quando não há resultados de pesquisa plurais, uma vez que os resultados de pesquisa podem ser gradualmente refinados em etapas, isso resulta em ser capaz de pesquisar pontos de referência em um mapa com maior flexibilidade e facilidade.
Como a posição da exibição de mapa pode ser movida de modo a conter a posição dos pontos de referência recentemente pesquisados, ou recém-refinados, pela adição de caracteres de pesquisa, os pontos de refe- rência mais recentes podem ser verificados no mapa, e determinação rápida feita como se o ponto de referência pretendido está presente.
Desde que a posição central da exibição do mapa pode ser mo- vida para a posição do ponto de referência, desde os recentemente pesqui- sados pontos de referência ou recentemente refinados pontos de referência, posicionada mais próximo à posição atual do centro de exibição do mapa ou para o ponto de referência refinado, o usuário pode fazer o centro do mapa ser o ponto de referência mais próximo da posição atual. Isto é, por exemplo, útil quando pesquisando para um posto de gasolina, uma vez que um usuá- rio desejaria ir ao posto de gasolina mais próximo quando o veículo está com pouco combustível. No entanto, as modalidades nas quais o centro do mapa é feito "o mais próximo ponto de referência", e o refinamento é para o "ponto de referência mais próximo" são simplesmente melhores modos enfatizados na utilidade acima. Desde uma perspectiva técnica, o foco tem sido feito na "distância" aos pontos de referência, no entanto a proximidade desta distân- cia, em princípio, não é um elemento essencial.
Quando há pontos de referência plurais nos pontos de referência recentemente encontrados ou pontos de referência recentemente refinados, uma vez que, por exemplo, o refinamento dos pontos de referência pode ser feito para pontos de referência em uma direção em particular por um método diferente do que a introdução de caracteres, indicando a direção (norte, sul, leste, oeste) pela operação das teclas de caractere 3a, um problema associ- ado ao refinamento de pesquisa usando caracteres (tempo necessário) pode ser resolvido, e alcançada uma simplificação na operação.
Um exemplo foi descrito acima, no qual um "um método diferen- te do de entrada de caracteres" é um método no qual "uma direção (norte, sul, leste e oeste) é indicada pela operação das teclas de caractere 3a", po- rém não há limitação a ela. Por exemplo, pode ser empregada uma tecla que não seja as teclas de caractere 3a, ou pode ser empregado um método que não se baseia em operação de tecla. Um tal "método que não se baseia em operação de tecla" pode ser, por exemplo, um método no qual um sensor de aceleração triaxial é provido internamente no aparelho de controle de ex- posição de mapa 1, e a direção que o corpo do aparelho de controle de exi- bição de mapa 1 é movida é detectada pelo sensor, e refinamento é feito pa- ra os pontos de referência nessa direção detectada. Além disso, quando a tela 5 tem um painel sensível ao toque, o refinamento pode ser executado em resposta à operação de toque no painel de toque. A operação de toque em tais casos corresponde à operação de instrução do usuário relacionada com a posição no mapa.
Além disso, o aparelho de controle de exibição de mapa 1 de acordo com a presente modalidade pode incluir um seletor configurado para selecionar um dos meios para a adição do novo caractere para o caractere de pesquisa (vide a etapa S4) e meios diferentes de entrada de caracteres (vide a etapa S12) em resposta à operação de um usuário. Assim, os pontos de referência podem ser refinados pelos meios selecionados pelo seletor. Na modalidade exemplificativa, os pontos de referência sujeitos a refinamento são classificados (agrupados) em quatro regiões 16 a 19 quando direções são designadas e refinamentos realizados, no entanto não há nenhuma limitação a elas. Ou seja, qualquer configuração pode ser em- pregada na qual faixas de direção plurais são particionadas desde a posição atual do centro do mapa, uma das faixas de direção indicada e refinamento feito para os pontos de referência posicionados na faixa de direção indicada.
Embora a invenção tenha sido mostrada e descrita com referên- cia a determinadas modalidades exemplificativas da mesma, será compre- endido por aqueles versados na técnica que várias mudanças na forma e detalhes podem ser feitos nela, sem se afastar do espírito e alcance da in- venção, conforme definido pelas reivindicações anexas. Destinam-se, por- tanto, para a cobertura das reivindicações anexadas todas essas mudanças e modificações que se enquadrem no âmbito e espírito verdadeiro da pre- sente invenção.

Claims (15)

1. Aparelho de controle de exibição de mapa, que compreende: uma seção de aceitação configurada para aceitar um caractere de pesquisa; uma seção de pesquisa, configurada para pesquisar um ponto de referência em um mapa, um nome do ponto de referência, pelo menos em parte, combinando com o caractere de pesquisa; uma seção de ajuste de posição configurada para ajustar a posi- ção de exibição do mapa de forma que o ponto de referência procurado apa- reça no mapa; uma seção de refino de pesquisa configurada para realizar uma nova pesquisa para o ponto de referência e refinar o ponto de referência sempre que um novo caractere é adicionado ao caractere de pesquisa; e uma seção de movimento de posição configurada para mover a posição de exibição do mapa, dependendo do número do ponto de referên- cia refinado ou uma posição do ponto de referência refinado.
2. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, em que a seção de movimento de posição é configurada para mover a posição de exibição do mapa de forma que o ponto de referência refinado apareça no mapa.
3. Aparelho de acordo com a reivindicação 2, em que a seção de movimento de posição é configurada para mover a posição de exibição do mapa de forma que um ponto de referência posicionado mais próximo ao centro do mapa é posicionado no centro do mapa.
4. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, que compreende adicionalmente: uma segunda seção de refino de pesquisa configurada para refi- nar o ponto de referência através de um método diferente da entrada de ca- ractere, quando o ponto de referência refinado compreende uma pluralidade de pontos de referência.
5. Aparelho de acordo com a reivindicação 4, que compreende adicionalmente: uma terceira seção de refino de pesquisa configurada para refi- nar todos os pontos de referências em resposta a uma operação de usuário concernente à posição de exibição do mapa, quando pelo menos um dos pontos de referência não aparece no mapa.
6. Aparelho de acordo com a reivindicação 4, que compreende adicionalmente: um seletor configurado para selecionar uma da seção de refino de pesquisa e a segunda seção de refino de pesquisa, de modo a refinar os pontos de referência pela adição do novo caractere ao caractere de pesqui- sa ou por outro método que não a introdução de caractere, em resposta à uma operação de um usuário, quando o ponto de referência pesquisado compreende uma pluralidade de pontos de referência.
7. Aparelho de acordo com a reivindicação 4, em que, quando o ponto de referência pesquisado compreende uma pluralidade de pontos de referência, os pontos de referências são refinados por uma distância ou uma direção desde um centro do mapa para cada um dos pontos de referência.
8. Aparelho de acordo com a reivindicação 7, em que os pontos de referência são refinados a um ponto de referência mais próximo posicio- nado ao centro do mapa,
9. Aparelho de acordo com a reivindicação 7, em que os pontos de referência são refinados a um ponto de referência posicionado em uma direção designada, desde o centro do mapa.
10. Aparelho de acordo com a reivindicação 9, em que o mapa é dividido por uma pluralidade de linhas que se estendem desde o centro do mapa em uma pluralidade de escalas, e os ponto de referência são refinado a um ponto de referência posicionado em uma faixa designada das faixas.
11. Aparelho de acordo com a reivindicação 10, em que o mapa é dividido por quatro linhas que se estendem desde o centro do mapa em quatro faixas, e os pontos de referência são refinados a um ponto de referência posicionado em uma faixa designada das faixas, a faixa designada sendo designada por uma tecla de cursor.
12. Aparelho de acordo com a reivindicação 11, em que os pon- tos de referência pesquisados são divididos em uma pluralidade de grupos, cada um dos grupos correspondendo a uma das operações, e em que, em resposta a uma determinada operação, os pontos de referência são refinados a um ponto de referência que pertence a um grupo orrespondente à determinada operação,
13. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, em que a seção 10 de movimento de posição é configurada para mover a posição de exibição do mapa de forma contínua.
14. Método de controle de exibição de mapa, que compreende: (a) aceitar um caractere de pesquisa; (b) pesquisar por um ponto de referência no mapa, um nome do ponto de referência pelo menos parcialmente correspondendo ao caractere de pesquisa; (c) ajustar uma posição de exibição do mapa tal que o ponto de referência pesquisado aparece no mapa; (d) realizar uma nova pesquisa para o ponto de referência e refi- nar o ponto de referência sempre que um novo caractere é adicionado ao caractere de pesquisa; e (e) mover a posição de exibição do mapa, dependendo do nú- mero de pontos de referência refinados ou uma posição do ponto de refe- rência refinado.
15. Meio legível por computador para armazenar um programa para fazer com que o computador execute operações, compreendendo: (a) aceitar um caractere de pesquisa; (b) pesquisar por um ponto de referência no mapa, um nome do ponto de referência pelo menos parcialmente correspondendo ao caractere de pesquisa; (c) ajustar uma posição de exibição do mapa tal que o ponto de referência pesquisado aparece no mapa; (d) realizar uma nova pesquisa para o ponto de referência e refi- nar o ponto de referência sempre que um novo caractere é adicionado ao caractere de pesquisa; e (e) mover a posição de exibição do mapa, dependendo do nú- mero de pontos de referência refinados ou uma posição do ponto de refe- rência refinado.
BRPI1101108A 2010-03-24 2011-03-15 aparelho de controle de exibição de mapa, método de controle de exibição de mapa e meio legível por computador BRPI1101108B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010067238A JP5146480B2 (ja) 2010-03-24 2010-03-24 地図表示制御装置、地図表示制御方法およびプログラム

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1101108A2 true BRPI1101108A2 (pt) 2012-11-20
BRPI1101108B1 BRPI1101108B1 (pt) 2020-02-04

Family

ID=44655879

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1101108A BRPI1101108B1 (pt) 2010-03-24 2011-03-15 aparelho de controle de exibição de mapa, método de controle de exibição de mapa e meio legível por computador

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8723892B2 (pt)
JP (1) JP5146480B2 (pt)
CN (1) CN102200902A (pt)
BR (1) BRPI1101108B1 (pt)
RU (1) RU2464627C1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6144454B2 (ja) * 2011-10-14 2017-06-07 株式会社 ヴァル研究所 経路探索システム、経路探索方法及びコンピュータプログラム
US20130325818A1 (en) * 2012-06-01 2013-12-05 CityMaps Logo-enabled interactive map integrating social networking applications
JP5638589B2 (ja) * 2012-11-20 2014-12-10 ヤフー株式会社 位置表示制御装置、位置表示制御方法および位置表示制御プログラム
JP5835255B2 (ja) * 2013-03-19 2015-12-24 カシオ計算機株式会社 グラフ表示装置及びグラフ表示プログラム
JP6204157B2 (ja) * 2013-11-13 2017-09-27 株式会社富士通アドバンストエンジニアリング 情報出力プログラム、情報出力方法、及び情報出力装置
US11262910B2 (en) 2018-01-11 2022-03-01 Honda Motor Co., Ltd. System and method for presenting and manipulating a map user interface
CN111813876A (zh) * 2019-04-12 2020-10-23 阿里巴巴集团控股有限公司 一种地图界面显示方法、装置、导航设备及可读存储介质

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH10326280A (ja) 1997-03-21 1998-12-08 Hitachi Ltd 電子事典の表示方法および検索方法、並びに電子事典
JP3602833B2 (ja) * 2002-03-22 2004-12-15 株式会社東芝 地図提示装置及び地図提示方法
JP3924683B2 (ja) * 2003-10-02 2007-06-06 株式会社ナビタイムジャパン ナビゲーション装置、ナビゲーション方法およびプログラム
JP2006072802A (ja) 2004-09-03 2006-03-16 Hitachi Software Eng Co Ltd 住所データの検索方法及び住所データベース
US7373246B2 (en) * 2005-05-27 2008-05-13 Google Inc. Using boundaries associated with a map view for business location searching
JP2008046987A (ja) * 2006-08-18 2008-02-28 Recruit Co Ltd 広告情報提供装置及び方法
JPWO2008038499A1 (ja) * 2006-09-26 2010-01-28 パイオニア株式会社 表示制御装置、表示制御方法、表示制御プログラムおよび記録媒体
CN101350013A (zh) * 2007-07-18 2009-01-21 北京灵图软件技术有限公司 一种地理信息的搜索方法和系统
JP2009093387A (ja) * 2007-10-09 2009-04-30 Level Up Kk 位置検索装置および位置検索方法並びに位置検索プログラム
JP5034931B2 (ja) * 2007-12-26 2012-09-26 ソニー株式会社 表示装置、プログラム、及び記録媒体
JP5526396B2 (ja) 2008-03-11 2014-06-18 クラリオン株式会社 情報検索装置、情報検索システム及び情報検索方法
JP5265234B2 (ja) * 2008-04-11 2013-08-14 パイオニア株式会社 地点検索装置、端末装置、地点検索方法、地点検索プログラム、および記録媒体
JP5265233B2 (ja) * 2008-04-11 2013-08-14 パイオニア株式会社 地点検索装置、地点検索方法、地点検索プログラム、および記録媒体
JP4625512B2 (ja) * 2008-04-28 2011-02-02 クラリオン株式会社 施設検索装置、施設検索方法
US8839140B2 (en) 2008-05-23 2014-09-16 Microsoft Corporation Pivot search results by time and location

Also Published As

Publication number Publication date
CN102200902A (zh) 2011-09-28
BRPI1101108B1 (pt) 2020-02-04
US8723892B2 (en) 2014-05-13
JP5146480B2 (ja) 2013-02-20
RU2464627C1 (ru) 2012-10-20
US20110234634A1 (en) 2011-09-29
JP2011198318A (ja) 2011-10-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1101108A2 (pt) aparelho de controle de exibiÇço de mapa, mÉtodo de controle de exibiÇço de mapa e meio legÍvel por computador
US8954275B2 (en) Schematic maps
Beeharee et al. A natural wayfinding exploiting photos in pedestrian navigation systems
US10025472B2 (en) Method and apparatus for displaying data regarding a device's traversal through a region
ES2285434T3 (es) Dispositivo de navegacion con pantalla tactil.
BRPI0619558A2 (pt) dispositivo eletrÈnico portátil e método para apresentar informações
US8862401B2 (en) Method and apparatus for searching polygon object through map database of navigation system
US20160356622A1 (en) Walking Guidance During Transit Navigation
US7239964B2 (en) Method and apparatus for displaying a map
US10001383B2 (en) Automatically orientating a map according to the map's natural viewing orientation
JP2993826B2 (ja) ナビゲーション装置
US9449224B2 (en) Method, electronic apparatus, and computer-readable medium for recognizing printed map
JP3602833B2 (ja) 地図提示装置及び地図提示方法
JP3580272B2 (ja) ナビゲーション装置
JP3339460B2 (ja) ナビゲーション装置
JP3575446B2 (ja) ナビゲーション装置
JP3573118B2 (ja) ナビゲーション装置
JP5721643B2 (ja) 情報検索装置及びナビゲーション装置
CN113377803A (zh) 一种基于电子地图的数据联动展现方法
JP3575445B2 (ja) ナビゲーション装置
JP6710051B2 (ja) 表示装置、表示方法および表示プログラム
KR20180033888A (ko) 위치기반 패턴인식 방법 및 시스템
Jacob et al. Performance evaluation of storing and querying spatial data on mobile devices for offline location based services
JP2011027420A (ja) ナビゲーション装置、車両、及びナビゲーションプログラム
Ricker et al. CV-40-Mobile Maps and Responsive Design

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1101108-4 PARA PP1101108-4.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/03/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2662 DE 11-01-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.