BRPI1100289A2 - rebolo abrasivo e mÉtodo para a produÇço de rebolos abrasivos anulares - Google Patents

rebolo abrasivo e mÉtodo para a produÇço de rebolos abrasivos anulares Download PDF

Info

Publication number
BRPI1100289A2
BRPI1100289A2 BRPI1100289-1A BRPI1100289A BRPI1100289A2 BR PI1100289 A2 BRPI1100289 A2 BR PI1100289A2 BR PI1100289 A BRPI1100289 A BR PI1100289A BR PI1100289 A2 BRPI1100289 A2 BR PI1100289A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
layer
abrasive
abrasive mixture
grinding wheel
mixture
Prior art date
Application number
BRPI1100289-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Giovanni Ficai
Original Assignee
Giovanni Ficai
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Giovanni Ficai filed Critical Giovanni Ficai
Publication of BRPI1100289A2 publication Critical patent/BRPI1100289A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24DTOOLS FOR GRINDING, BUFFING OR SHARPENING
    • B24D18/00Manufacture of grinding tools or other grinding devices, e.g. wheels, not otherwise provided for
    • B24D18/009Tools not otherwise provided for
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24DTOOLS FOR GRINDING, BUFFING OR SHARPENING
    • B24D7/00Bonded abrasive wheels, or wheels with inserted abrasive blocks, designed for acting otherwise than only by their periphery, e.g. by the front face; Bushings or mountings therefor
    • B24D7/02Wheels in one piece
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24DTOOLS FOR GRINDING, BUFFING OR SHARPENING
    • B24D18/00Manufacture of grinding tools or other grinding devices, e.g. wheels, not otherwise provided for
    • B24D18/0009Manufacture of grinding tools or other grinding devices, e.g. wheels, not otherwise provided for using moulds or presses
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24DTOOLS FOR GRINDING, BUFFING OR SHARPENING
    • B24D7/00Bonded abrasive wheels, or wheels with inserted abrasive blocks, designed for acting otherwise than only by their periphery, e.g. by the front face; Bushings or mountings therefor
    • B24D7/02Wheels in one piece
    • B24D7/04Wheels in one piece with reinforcing means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Polishing Bodies And Polishing Tools (AREA)

Abstract

REBOLO ABRASIVO E MéTODO PARA A PRODUÇçO DE REBOLOS ABRASIVOS ANULARES. Um rebolo abrasivo (1) que é plano ou tem um centro rebaixado, compreendendo um elemento abrasivo discoidal (2) o qual pode ser associado, de modo substancialmente coaxial, com a extremidade livre de uma árvore rotativa de um esmeril, compreendendo pelo menos um furo passante (3) substancialmente central, uma primeira face (4) que pode ser disposta na configuração de montagem - de modo a ser dirigida substancialmente para a máquina e que forma o dorso do elemento discoidal (2) e uma segunda face (5), é oposta à primeira face (4), o elemento discoidal (2) compreendendo pelo menos uma primeira camada (6) de uma mistura abrasiva discoidal na primeira face (4) e pelo menos uma segunda camada (7) de mistura abrasiva discoidal definida em pelo menos uma porção da segunda face (5), a primeira e a segunda camadas (6,7) de mistura abrasiva sendo mutuamente superpostas e associadas conjuntamente. A particularidade da invenção reside em que a segunda camada (7) de mistura abrasiva compreende um diâmetro interno que é substancialmente maior que o diâmetro do furo passante (3).

Description

"REBOLO ABRASIVO E MÉTODO PARA A PRODUÇÃO DE REBOLOS ABRASIVOS ANULARES"
A presente invenção se refere a um rebolo abrasivo anular. São conhecidos rebolos abrasivos do tipo discoidal com centro rebaixado ou do tipo plano que possuem um diâmetro externo compreendido substancialmente entre 100 e 230 mm e são usados particularmente em esmerilhadoras portáteis elétricas ou a ar comprimido, também conhecidas como lixadeiras, do tipo de alta velocidade (60-100 m/s de velocidade periférica) para realizar operações de retificação e/ou de corte e são essencialmente constituídos por uma mistura abrasiva reforçada por reforços constituídos por uma ou mais redes de tecido, por um ou dois elementos metálicos anulares, comumente conhecidos como arruelas ou anéis, que delimitam o furo para acoplar o rebolo ao pivô da esmerilhadora e por um rótulo opcional feito de papel ou outro material aplicado comumente usado que adere a uma das duas faces do rebolo (usualmente aquela convexa).
A mistura abrasiva é constituída geralmente por grãos de material abrasivo (carboneto de silício verde claro, verde escuro, preto; coríndons D; coríndons modificados por zircônio, semi-friáveis, vermelhos- acastanhados, brancos, rosas, rubis, revestidos com cerâmica, sinalizados, monocristalinos; abrasivos cerâmicos sinterizados ou de sol-gel ou outros) tendo um tamanho de partícula pré-definido (normalmente medido em meshes) que são misturados com resinas, por exemplo, resinas fenólicas, resinas líquidas, e/ou resinas pulverizadas e possivelmente modificados com resinas epóxi, fenóxi, e/ou outras, modificados com compostos orgânicos e/ou vegetais ou sintéticos e outros tipos de resinas de poliimida, etc. e com aditivos e cargas,
As redes de reforço são normalmente tecidas com filamentos feitos de fibra de vidro, mas outros tipos de fibra podem também ser usados, tais como, carbono, Kevlar ou outras; redes tecidas com uma altura da ordem de 1,5 metro são imersas em uma solução de resinas líquidas e solventes, comprimidas entre um par de roletes e secadas em fornos apropriados dentro de que as resinas secam sem polimerizar, a polimerização sendo completada no forno de cura juntamente com a cura do rebolo.
Os discos de rede requeridos para reforçar os rebolos são obtidos por corte em cunho ou outros métodos de corte a partir do tecido da rede assim impregnado com resina e secado.
As redes podem opcionalmente pré-coladas a folha de papel ou material polimérico de baixa espessura e também os rótulos.
Os elementos anulares de definição que delimitam o furo de acoplamento do rebolo são constituídos por uma placa a qual é anular ou tem um outro formato, tal como, por exemplo, um formato quadrado ou poligonal a partir de cujo furo interno estende-se uma lingueta oca cilíndrica ou não cilíndrica; a placa adere a uma das duas faces do rebolo enquanto que a lingueta oca entra no furo do rebolo, delimitando sua parede interna.
Os rótulos são feitos de papel ou película de estanho ou outro material sintético são normalmente anulares (eles podem, contudo, ter qualquer outro formato) e podem ocupar ou toda a face do rebolo ou uma área limitada da face a que eles aderem e levar os dados de informação e identificação do rebolo.
Um tipo particular conhecido de rebolo abrasivo de alta resistência está descrito em detalhe na patente IT 1.334.480 à qual se faz referência. Em particular, o objetivo desta patente é prover rebolos em que a resistência da camada ou camadas que determinam a capacidade de remoção do rebolo é aumentada. As misturas de material abrasivo geralmente usadas são na verdade misturas abrasivas de granulometria média (36, 30 e 24 mesh) que asseguram um bom poder abrasivo das mesmas e tornam possível reduzir o desgaste irregular da borda do dito rebolo, que aumenta à medida que aumenta o tamanho dos grãos usados, e ainda mais torna possível reduzir a formação de porções em forma de dente e projeção de lascas durante o uso; a patente acima citada propõe usar uma primeira rede de reforço com uma malha estreita tendo uma ação estruturante, imersa em uma camada de mistura abrasiva de granulação fina (46-60 mesh) disposta a montante da camada ou das camadas de mistura abrasiva de granulação média prevista na região de contato/trabalho do dito rebolo. Usando este refinamento, descrito na patente IT 1.334.480, foi observado que é possível aumentar adicionalmente o tamanho de partícula da camada de material abrasivo destinada ao trabalho (20, 18, 16 e mesmo 12 mesh) com um aumento conseqüente na ação abrasiva e portanto na eficiência de remoção do dito rebolo.
Porém, estes tipos conhecidos de rebolo não são isentos de inconvenientes, que incluem o fato de que a camada de mistura abrasiva tendo alta capacidade de remoção, ou seja, a mistura de granulometria média, tem custos muitos altos com respeito a misturas de granulação fina, dito custo afetando significativamente o custo total do rebolo.
Isto ocorre especialmente se se usa misturas de alto desempenho, tais como misturas à base de corundum modificado por zircônio.
Além do mais, um outro inconveniente é provocado pelo fato de que uma grande parte da dita camada de mistura abrasiva com alta capacidade de remoção, apesar de ser usada na provisão do rebolo, não é usada, uma vez que ela está presente em regiões do dito rebolo que não são funcionalmente ativas.
Além disso, um inconveniente adicional dos tipos conhecidos de rebolo abrasivo consiste em que ditos rebolos tendo uma espessura relativamente grande com respeito a seu diâmetro têm uma estrutura que é absolutamente rígida e carece de qualquer flexibilidade, um fato que, em combinação a alta velocidade de rotação e imperfeições de forma e balanceamento, causa vibrações a freqüências que são desagradáveis e incômodas para os membros superiores do operador.
A finalidade da presente invenção é eliminar os inconvenientes assinalados acima da arte antecedente, pela provisão de um rebolo abrasivo anular que permite economias em termos de desperdício de matéria prima usada e em termos do custo total do rebolo, com desempenho igual do dito rebolo ou com capacidade de remoção igual do mesmo.
Dentro desta finalidade, um objetivo da invenção é proporcionar um rebolo abrasivo que tem um aspecto inventivo limitando vibrações durante seu uso, um fato de que nenhum modo é prescrito por provisões estatutárias correntemente aplicáveis.
Um outro objetivo da presente invenção é ter uma estrutura que seja simples, relativamente fácil de prover na prática, segura de usar, efetiva em operação e que tenha custos relativamente baixos.
Esta finalidade e estes e outros objetivos, que vão se tornar melhor evidentes abaixo, são atingidos pelo presente rebolo abrasivo plano ou rebolo com centro rebaixado, que compreende um elemento abrasivo discoidal o qual pode ser associado, de modo substancialmente coaxial, com a extremidade de ar livre de uma árvore rotativa de uma esmerilhadora, compreendendo pelo menos um furo passante substancialmente central, uma primeira face que pode ser disposta - na configuração de montagem - de modo que ela é dirigida substancialmente para a dita máquina e define o dorso do dito elemento discoidal e uma segunda face que é oposta à dita primeira face, o dito elemento discoidal compreendendo pelo menos uma primeira camada de uma mistura abrasiva discoidal definida na dita primeira face e pelo menos uma segunda camada de mistura abrasiva discoidal que é definida em pelo menos uma porção da dita segunda face, as ditas primeira e a segunda camadas de mistura abrasiva sendo mutuamente superpostas e associadas conjuntamente caracterizado pelo fato de que a dita segunda camada de mistura abrasiva compreende um diâmetro interno que é substancialmente maior que o diâmetro do dito furo passante .
Outras características e vantagens da presente invenção vão ficar mais evidentes a partir da descrição detalhada que se segue de uma modalidade preferida, porém não exclusiva de um rebolo abrasivo anular ilustrado a título de exemplo não limitativo nos desenhos anexos, em que:
A figura 1 é uma vista em elevação lateral esquemática de um rebolo com centro rebaixado de acordo com a invenção.
A figura 2 é uma vista em elevação lateral esquemática de um rebolo plano de acordo com a invenção.
A figura 3 é uma vista lateral em corte de uma parte fêmea de um molde para formar rebolos de acordo com a invenção.
A figura 4 é uma vista da figura 3, com uma segunda camada de mistura abrasiva depositada.
A figura 5 é uma vista em corte do molde da figura 3 na condição aberta com uma primeira camada e uma segunda camada de mistura abrasiva depositadas.
A figura 6 é uma vista da figura 5 com o molde fechado.
A figura 7 é uma vista da figura 5 com o molde aberto e com o rebolo formado em vista explodida.
A figura 8 é uma vista lateral em corte de uma modalidade alternativa de uma parte fêmea de um molde para formar rebolos de acordo com a invenção, com uma primeira camada de mistura abrasiva depositada.
A figura 9 é uma vista da figura 8 com uma primeira camada e uma segunda camada de mistura abrasiva depositadas.
A figura 10 é uma vista em corte do molde da figura 8 na condição aberta, com uma primeira camada e uma segunda camada de mistura abrasiva depositadas.
A figura 11 é uma vista da figura 10 com o molde fechado.
A figura 12 é uma vista lateral em corte explodida de um conjunto de rebolos projetados para serem do tipo com centro rebaixado, no estado para serem queimados,
A figura 13 é uma vista lateral em corte do conjunto de rebolos da figura 12.
A figura 14 é uma vista lateral em corte explodida do conjunto de rebolos planos a serem queimados.
Com referência às figuras, o número de referência 1 geralmente designa um rebolo abrasivo com centro rebaixado, por exemplo do tipo de um chapéu chinês, cônico ou inclinado ou similar ou um rebolo plano.
O rebolo 1 compreende um elemento discoidal abrasivo 2, que pode ser unido ou associado de modo que ele é substancialmente coaxial com a extremidade livre de uma árvore rotativa de uma esmerilhadora.
O elemento discoidal 2 compreende pelo menos um furo passante substancialmente central 3 e uma primeira face 4 que pode ser disposta - na configuração de montagem - de modo que ela seja substancialmente dirigida para a esmerilhadora e defina o dorso do dito elemento discoidal.
O elemento discoidal 2 compreende ainda mais uma segunda face 5 que se situa oposta à primeira face 4.
Em particular, o elemento discoidal 2 compreende pelo menos uma primeira camada 6 feita de uma mistura abrasiva, que tem também um formato substancialmente discoidal e é definida na primeira face 4 e pelo menos uma segunda camada 7 de mistura abrasiva, que é substancialmente discoidal e é definida em pelo menos uma porção da segunda face 5, em torno do furo passante central.
A primeira camada e a segunda camada, respectivamente 6 e 7, de mistura abrasiva são mutuamente superpostas e conjuntamente associadas. Em particular, para as finalidades da presente invenção, a segunda camada 7 de mistura abrasiva compreende um diâmetro interno que é substancialmente maior que diâmetro do furo passante 3.
Vantajosamente, a segunda camada 7 de mistura abrasiva é substancialmente anular e estende-se a partir da borda periférica 11 deste rebolo.
O diâmetro externo da segunda camada 7 de mistura abrasiva é substancialmente igual ao diâmetro externo da primeira camada 6 de mistura abrasiva (com as tolerâncias usualmente aplicáveis) enquanto que o diâmetro interno da segunda camada 7 de mistura é substancialmente aproximadamente igual a dois terços do diâmetro externo da dita segunda camada.
Isto é porque foi constatado que esta região anular ocupada pela segunda camada 7 de mistura abrasiva é a porção do rebolo 1 que é geralmente usada; quando o diâmetro do dito rebolo, devido ao desgaste causado pelo uso, diminui a um valor que é menor do que dois terços do diâmetro externo inicial, seu desempenho na verdade se deteriora rapidamente devido à velocidade periférica reduzida e devido à dificuldade para o operador controlar a oscilação lateral da máquina.
Vantajosamente, a mistura abrasiva da primeira camada 6 de mistura abrasiva tem um tamanho de partícula mais fino que a mistura abrasiva da segunda camada 7 de mistura abrasiva.
A mistura abrasiva fina da primeira camada 6 de mistura abrasiva tem na verdade um tamanho de partícula substancialmente compreendido entre 120 e 46 mesh (porém, o uso de misturas abrasivas com um tamanho de partícula que maior ou menor do que a faixa dada, dependendo das exigências, não está excluído) e a mistura abrasiva grosseira da segunda camada 7 de mistura abrasiva tem um tamanho de partícula compreendido substancialmente entre 24 e 12 mesh (porém, o uso de misturas abrasivas com um tamanho de partícula que maior ou menor do que a faixa dada, dependendo das exigências, não está excluído).
Vantajosamente, o tamanho de partícula grosseiro de até 12 mesh e além da segunda camada 7 de mistura abrasiva permite uma elevada ação abrasiva do rebolo 1, que é suportada pela ação de reforço da primeira camada 6 de mistura abrasiva, cuja única tarefa é suportar esta segunda camada, quando tensionada.
A primeira camada 6 de mistura abrasiva pode ter uma espessura que é inferior àquela da segunda camada 7 de mistura abrasiva e é geralmente inferior ou igual a cerca de 3 mm, embora ela possa ser também mais alta ou mais baixa que 3 mm dependendo das exigências.
O rebolo 1 compreende pelo menos uma primeira rede de reforço 8 e pelo menos uma segunda rede de reforço 9, que são respectivamente encastradas na primeira camada 6 de mistura abrasiva e na segunda camada 7 de mistura abrasiva.
A primeira rede de reforço 8 e a segunda rede de reforço 9 são substancialmente coplanares pelo menos com a primeira face 4 do elemento discoidal 2.
Vantajosamente, o rebolo 1 compreende pelo menos uma rede de reforço auxiliar 10 que é interposta entre a primeira camada 6 de mistura abrasiva e a segunda camada 7 de mistura abrasiva, a qual é parcialmente encastrada na mesma para melhorar a resistência mecânica.
A rede de reforço auxiliar 10 é substancialmente anular e estende-se a partir da borda periférica 11 deste rebolo até a borda periférica interna do furo passante 3, por exemplo concentricamente com respeito a este furo passante.
A rede auxiliar 10, dos tamanhos e tipos os mais convenientes, tem por exemplo malha maiores do que a primeira rede de reforço 8, para a adesão segura da segunda camada 7 de mistura abrasiva à primeira camada 7 de mistura abrasiva, e permite de mistura abrasiva uma interpenetração pelo menos parcial destas camadas.
Sobre a primeira face 4, ou seja, o dorso do rebolo 1, é possível dispor um rótulo 13 feito de papel ou película de estanho ou outro material aplicado similar, enquanto que uma pluralidade de segundas camadas 7 de mistura abrasiva e uma pluralidade de respectivas segundas redes de reforço 9 podem ser alternadas e superpostas sobre a segunda camada 7 de mistura abrasiva até que a espessura desejada do rebolo 1 seja alcançada.
As misturas abrasivas da primeira camada e da(s) segunda(s) camada(s) de mistura abrasiva, respectivamente 6 e 7, assim como a primeira rede de reforço e a(s) segunda(s) rede(s) de reforço respectivamente 8 e 9 e o rótulo 13 são de um tipo que é convencionalmente conhecido na área.
Além disso, o rótulo 13 pode ser aplicado uma vez que o rebolo 1 tenha sido queimado/polimerizado, por ligação adesiva do mesmo ou pela aplicação de rótulos auto-adesivos, por impressão em tela, impressão tampográfica, aspersão ou em uma outra forma de pintura através de estênceis.
Vantajosamente, escolhendo apropriadamente a razão entre o tamanho dos grãos da mistura abrasiva usada, que depende do uso pretendido do dito rebolo, e a abertura das malhas das redes, é possível otimizar a penetração da mistura através das malhas destas redes.
Finalmente, o rebolo 1 compreende um ou mais elementos metálicos anulares, comumente conhecidos como arruelas 14 ou anéis, que delimitam o furo para acoplar o rebolo ao pivô da máquina esmerilhadora.
O método para produzir, usando um molde 100, o presente rebolo 1 de acordo com a invenção é o seguinte.
Em primeiro lugar, o método compreende a etapa de prover pelo menos um núcleo 101 para formar o furo passante 3 para o acoplamento de um rebolo 1, o qual é centrado na cavidade 102 de formação da parte fêmea 103 de um molde 100. As figuras mostram, meramente a título de exemplo, duas modalidades de um molde 100 para fabricar rebolos discoidais do tipo com centro rebaixado ou do tipo plano, onde isto não constitui uma restrição limitadora na modalidade da presente invenção.
O núcleo 101 se elevada a partir do fundo 104 da cavidade 102 (cuja altura é ajustável) e é constituído por um pivô para formar o furo passante 3 do rebolo 1.
Para formar rebolos com centro rebaixado, no centro do fundo 104, há um recesso convexo 105 para formar o centro rebaixado do rebolo 1, em cujo furo passante o núcleo 101 desliza.
O punção 106 (a parte macho do molde 100) tem, na sua superfície de prensagem, uma projeção 107, a qual coopera com o recesso 105 para definir o formato do centro rebaixado. Um vazio 108 é previsto no centro do punção 106 e o núcleo 101, projetado para ser encaixado sobre tal punção, é inserido no mesmo durante a prensagem.
O molde 100 compreende, em particular, pelo menos uma superfície de separação 109 que é associada com pelo menos um dentre o punção 106 e o fundo 104 de tal molde, disposta em uma região anular que é i intermediária entre a região de acomodação do núcleo de formação 101 e a borda perimetral da camisa 110 deste molde.
A superfície de separação 109 é, por exemplo, um degrau que é definido em pelo menos um dentre o punção 106 e o fundo 104 de tal molde.
A parte ascendente do degrau é inclinada a um ângulo de inclinação compreendido entre 40° e 60°; modalidades diferentes da superfície de separação 109, conforme a necessidade, não são excluídas.
O método de formar o rebolo 1 compreende a etapa de depositar pelo menos uma da primeira camada 6 de pelo menos uma mistura abrasiva e pelo menos a segunda camada 7 de pelo menos uma mistura abrasiva.
Além disso, o método compreende a etapa de depositar a outra dentre a segunda camada 7 de mistura abrasiva e a primeira camada 6 de mistura abrasiva.
Em particular, a etapa de depositar a segunda camada 7 de mistura abrasiva é realizada dispondo a dita segunda camada no molde 100, na região interposta entre a superfície de separação 109 e a borda perimetral da camisa 110 de tal molde.
Finalmente, o método de acordo com a invenção compreende a etapa de fechar o molde 100, por meio do punção 106, a fim de prensar e comprimir pelo menos a primeira e a segunda camadas, respectivamente 6 e 7, de mistura abrasiva.
Além disso, o método de acordo com a invenção compreende as etapas de dispor, respectivamente na primeira camada 6 e na segunda camada 7, respectivas primeiras redes de reforço 8 e segundas redes de reforço 9 que são projetadas para serem encastradas na mistura abrasiva e a etapa de interpor entre pelo menos a primeira e a segunda camadas, respectivamente 6 e 7, de material abrasivo pelo menos a rede auxiliar 10 que cobre toda a superfície da primeira camada 6 de material abrasivo.
Na primeira modalidade, mostrada nas figuras 3 a 7, o molde 1 compreende uma porção elevada 111 do fundo 104 que é associada de modo que ela possa deslizar com respeito ao núcleo IOle define um degrau anular que circunda o núcleo.
A superfície lateral da porção elevada 111 define substancialmente a superfície de separação 109.
Meios impulsores elásticos 112, por exemplo do tipo de uma mola de compressão, são interpostos entre a porção elevada llleo fundo 104 de modo a impelir a porção elevada 111 em direção ao punção 106.
Além disso, meios de batente 113 são previstos entre a porção elevada 111 e a parte fêmea 103 e/ou o fundo 104 do molde 100 de modo a determinar o limite do curso, por exemplo o curso em direção ao punção 106 desta porção elevada.
A superfície do fundo 104 que é periférica com respeito à porção elevada 111, define a superfície de apoio da segunda camada 7 de mistura abrasiva na segunda face 5; a superfície central da porção elevada 111 por sua vez define a superfície de apoio da primeira camada 6 de mistura abrasiva que define a porção restante da segunda face 5.
Nesta modalidade, o método de formação prevê depositar a segunda camada 7, rente com a porção elevada 111, antes da etapa de depositar a primeira camada 6.
Sob a pressão aplicada pelo punção 106, a porção elevada 111 cede, em contraste com os meios impulsores elásticos 112, para a prensagem substancialmente uniforme das ditas primeira e segunda camadas,
Se a projeção 107 e o recesso 105 para conformar rebolos com centros rebaixados não estão presentes no molde 100, é possível prever o uso de estruturas contornadas 114 que são projetadas para serem interpostas entre uma pluralidade e rebolos em uma configuração em conjunto, a fim de formar o centro rebaixado após a prensagem dos rebolos, por exemplo, por recurvamento a frio ou a quente dos mesmos durante a queima.
Na segunda modalidade, mostrada nas figuras 8 a 11, o molde 100 compreende uma projeção 115 que é definida sobre o punção 106 e é por exemplo substancialmente cilíndrica com um diâmetro substancialmente maior que o diâmetro da projeção 107 que é, por sua vez, definida sobre tal projeção 115. As paredes laterais da projeção 115 defines a superfície de separação 109.
A segunda camada 7 de mistura abrasiva é tal que ela é interposta, por exemplo prensada e comprimida antecipadamente, uma vez que o molde 100 tenha sido fechado, na região anular definida entre o fundo 104, a porção anular do punção 106 que é perifericamente externa à projeção 115, a superfície de separação 109 e a camisa 110 da parte fêmea 103.
Nesta modalidade, o método de formação prevê depositar a primeira camada 6 antes da etapa de depositar a segunda camada 7.
Porém, o rebolo 1 pode ser previsto por meio de dois moldes separados, um para compactar a primeira camada 6 de mistura abrasiva e o outro para prever por compactação a segunda camada 7 de mistura abrasiva; o rebolo 1 é então completado por meio da adesão devida à prensagem das duas camadas e por queima.
Vantajosamente, o fundo 104 e/ou o punção 106 (na sua face de prensagem) podem ser conformados para prover superfícies lisas ou cravejadas das formas as mais distintas sobre a primeira e/ou a segunda faces, respectivamente 4 e 5, do rebolo 1.
Na prática, foi constatado que a invenção descrita atinge a finalidade e objetivos propostos e em particular é enfatizado o fato de que o rebolo abrasivo anular de acordo com a invenção permite economias em termos de desperdício de matéria prima usada e provê economias inquestionáveis no custo total do rebolo, com desempenho igual do dito rebolo, ou seja, com igual capacidade de remoção do mesmo.
Além disso, verificou-se que graças à redução de espessura de pelo menos a porção central do rebolo, dito rebolo é menos rígido e tem uma capacidade muito substancial de absorver vibrações durante o uso, proporcionando um conforto para o usuário que até agora não era disponível com rebolos comumente conhecidos hoje em dia.
Ademais, o rebolo de acordo com a invenção tem uma estrutura que é simples e relativamente fácil de prover na prática, segura para usar e efetiva em operação assim como relativamente barata.
A invenção assim concebida é suscetível de numerosas modificações e variações, todas as quais estão dentro do escopo das reivindicações anexas.
Todos os detalhes podem ainda mais ser substituídos por outros elementos tecnicamente equivalentes.
Na prática, os materiais usados, assim como as dimensões e formatos contingentes, podem ser quaisquer de acordo com as exigências sem abandonar com isto o escopo de proteção das reivindicações anexas.

Claims (10)

1. Rebolo abrasivo (1) que é plano ou tem um centro rebaixado, compreendendo um elemento abrasivo discoidal (2) o qual pode ser associado, de modo substancialmente coaxial, com a extremidade livre de uma árvore rotativa de uma esmerilhadora, compreendendo pelo menos um furo passante (3) substancialmente central, uma primeira face (4) que pode ser disposta, na configuração de montagem, de modo a ser dirigida substancialmente para a esmerilhadora e que forma o dorso do dito elemento discoidal (2) e uma segunda face (5), oposta à dita primeira face (4), o dito elemento discoidal (2) compreendendo pelo menos uma primeira camada (6) de uma mistura abrasiva discoidal formada na dita primeira face (4) e pelo menos uma segunda camada (7) de mistura abrasiva discoidal formada em pelo menos uma porção da dita segunda face (5), as ditas primeira e a segunda camadas (6,7) de mistura abrasiva sendo mutuamente superpostas e associadas conjuntamente caracterizado pelo fato de que a dita segunda camada (7) de mistura abrasiva compreende um diâmetro interno que é substancialmente maior que o diâmetro do dito furo passante (3).
2. Rebolo (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita segunda camada (7 de mistura abrasiva é substancialmente anular e estende-se a partir da borda periférica (11) do dito rebolo, o diâmetro externo da dita segunda camada (7) de dita mistura abrasiva sendo substancialmente igual ao diâmetro externo da dita primeira camada (6) de mistura abrasiva, o diâmetro interno da dita segunda camada (7) de mistura sendo substancialmente igual a 2/3 do diâmetro externo da dita segunda camada.
3. Rebolo (1) de acordo com uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a mistura abrasiva da dita primeira camada (6) de mistura abrasiva tem um tamanho de partícula mais fino que a mistura abrasiva da dita segunda camada (7) de mistura abrasiva.
4. Rebolo (1) de acordo com uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele compreende pelo menos uma primeira rede de reforço (8) e pelo menos uma segunda rede de reforço (9) respectivamente encastradas na dita primeira camada (6) de mistura abrasiva e em dita segunda camada (7) de mistura abrasiva.
5. Rebolo (1) de acordo com uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele compreende pelo menos uma rede de reforço auxiliar (10) interposta entre a dita primeira camada (6) de mistura abrasiva e a dita segunda camada (7) de mistura abrasiva e pelo menos parcialmente encastrada nas ditas camadas (6, 7) para melhorar a resistência mecânica.
6. Rebolo (1) de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o dito reforço auxiliar (10) é substancialmente anular e estende-se a partir da borda periférica (11) do dito rebolo até a borda periférica do dito furo passante (3).
7. Método para a produção de rebolos abrasivos anulares tendo um centro rebaixado, com vários formatos, ou um formato plano para esmerilhadoras, que compreende as etapas de: - prever pelo menos um núcleo (101) para formar o furo passante para o acoplamento de um rebolo (1) centrado na cavidade de formação (102) da parte fêmea (103) de um molde (100); - depositar pelo menos uma dentre uma primeira camada (6) de pelo menos uma mistura abrasiva e pelo menos uma segunda camada (7) de pelo menos uma mistura abrasiva; - depositar a outra dentre a dita segunda camada (7) de mistura abrasiva e a dita primeira camada (6) de mistura abrasiva; - fechar o dito molde (100) por meio de um punção (106) para prensar e compactar pelo menos ditas primeira e segunda camadas (6, 7) de mistura abrasiva; caracterizado pelo fato de que a dita etapa de depositar a dita segunda camada (7) de mistura abrasiva é executada dispondo dita segunda camada (7) de mistura abrasiva em dito molde (100) - que tem pelo menos uma superfície de separação (109) associada com pelo menos um dentre o punção (106) e o fiindo (103) do dito molde (100) em uma zona anular intermediária entre a região para acomodar o dito núcleo de formação (101) e a borda perimetral da camisa (110) do dito molde - na zona interposta entre dita superfície de separação (109 e a borda perimetral da camisa (110) do dito molde (100).
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a mistura abrasiva da dita primeira camada (6) de mistura abrasiva tem um tamanho de partícula mais fino que a mistura abrasiva da dita segunda camada (7) de mistura abrasiva.
9.
Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que ele compreende a etapa de interpor entre pelo menos ditas primeira e segunda camadas (6, 7) de material abrasivo, pelo menos uma rede de reforço auxiliar (10) que cobre toda a superfície da dita primeira camada (6) de material abrasivo.
BRPI1100289-1A 2010-03-01 2011-02-24 rebolo abrasivo e mÉtodo para a produÇço de rebolos abrasivos anulares BRPI1100289A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITMO2010A000046A IT1398334B1 (it) 2010-03-01 2010-03-01 Mola abrasiva anulare

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1100289A2 true BRPI1100289A2 (pt) 2012-07-31

Family

ID=42967373

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1100289-1A BRPI1100289A2 (pt) 2010-03-01 2011-02-24 rebolo abrasivo e mÉtodo para a produÇço de rebolos abrasivos anulares

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8821217B2 (pt)
EP (1) EP2363244A1 (pt)
BR (1) BRPI1100289A2 (pt)
CA (1) CA2732798A1 (pt)
IT (1) IT1398334B1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102009044857A1 (de) * 2009-12-10 2011-06-16 Rolf Tamm Anordnung zum Schleifen von Elektroden und Schleifscheibe
JP5686338B2 (ja) * 2009-12-22 2015-03-18 日鉄住金防蝕株式会社 回転研削工具およびその製造方法
IT1398334B1 (it) 2010-03-01 2013-02-22 Ficai Mola abrasiva anulare
TWM417989U (en) * 2011-01-28 2011-12-11 Green Energy Technology Inc Grinding mechanism
JP5730929B2 (ja) * 2012-06-11 2015-06-10 株式会社呉英製作所 カップ型回転砥石
JP6529210B2 (ja) * 2013-04-04 2019-06-12 スリーエム イノベイティブ プロパティズ カンパニー 研磨ディスクを用いる研磨方法およびこれに用いる物品
IT201600117892A1 (it) * 2016-11-22 2018-05-22 Bdl S R L Disco per elettroutensili per il supporto di materiale abrasivo e metodo di realizzazione di un disco abrasivo comprendente detto disco di supporto
EP3421178A1 (en) 2017-06-26 2019-01-02 Dronco GmbH Method of manufacturing an abrasive member, in particular rotary abrasive disc and abrasive member, in particular rotary abrasive disc
WO2021169417A1 (zh) * 2020-02-28 2021-09-02 南京固华机电科技有限公司 一种适用于铸件飞边打磨的钎焊金刚石磨具
CN111136590A (zh) * 2020-02-28 2020-05-12 南京固华机电科技有限公司 一种适用于铸件飞边打磨的钎焊金刚石磨具及其制备方法
CN112008619B (zh) * 2020-09-03 2021-07-27 湖南科技大学 一种具有多孔隙结构的有序化金刚石钎焊砂轮制备方法
CN112605905B (zh) * 2020-12-29 2021-11-05 白鸽磨料磨具有限公司 一种砂轮斜面加工辅助装置

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2069116A (en) * 1935-02-14 1937-01-26 Norton Co Composite grinding wheel and method of making the same
US3067551A (en) * 1958-09-22 1962-12-11 Bethlehem Steel Corp Grinding method
US3540163A (en) * 1967-09-28 1970-11-17 Bendix Corp Abrasive disc and method of making it
US3576090A (en) * 1967-09-28 1971-04-27 Bendix Corp Abrasive disc and method of making it
US3868793A (en) * 1973-06-18 1975-03-04 Norton Co Internally safety reinforced cup grinding wheel
US3867795A (en) * 1973-10-16 1975-02-25 Norton Co Composite resinoid bonded abrasive wheels
US3896593A (en) * 1974-04-08 1975-07-29 Carborundum Co Reinforced bonded abrasive cup wheel
US4910924A (en) * 1986-12-22 1990-03-27 Norton Company Composite grinding wheel
US5431596A (en) * 1993-04-28 1995-07-11 Akita; Hiroshi Grinding wheel and a method for manufacturing the same
US5573453A (en) * 1995-08-21 1996-11-12 B.O.T.S.G., Inc. Fiber reinforced abrasive mold and die finishing tools
US7073496B2 (en) * 2003-03-26 2006-07-11 Saint-Gobain Abrasives, Inc. High precision multi-grit slicing blade
IT1398334B1 (it) 2010-03-01 2013-02-22 Ficai Mola abrasiva anulare

Also Published As

Publication number Publication date
US20110212674A1 (en) 2011-09-01
US8821217B2 (en) 2014-09-02
ITMO20100046A1 (it) 2011-09-02
IT1398334B1 (it) 2013-02-22
CA2732798A1 (en) 2011-09-01
EP2363244A1 (en) 2011-09-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1100289A2 (pt) rebolo abrasivo e mÉtodo para a produÇço de rebolos abrasivos anulares
CN1289263C (zh) 用于修饰半导体晶片的固定磨具和设备以及修饰方法
US20070072526A1 (en) Polishing system
GB1459918A (en) Apparatus and method for making
US9700992B2 (en) Finishing grinding wheel and a forming method thereof
US10195718B2 (en) Grinding wheel
JPH10500632A (ja) 種々の圧縮性層をもった印刷ブランケット
CN106450480A (zh) 一种自动刮板式祛气泡机构
US3164855A (en) Polishing pad assembly for a glass polishing head
JP5371213B2 (ja) 可撓性研磨ディスクを製造する方法及び可撓性研磨ディスク
CN210596946U (zh) 便于定位的灌砂筒
ITMO20090198A1 (it) Metodo per la produzione di mole abrasive a centro depresso o piane per molatrici e mola relativa.
CN210849499U (zh) 研磨机多功用磨盘结构
US3038279A (en) Composite polishing pad and method for making same
CN207656527U (zh) 一种轻负荷锋利型树脂修磨砂轮
CN206335482U (zh) 一种组合式金刚砂砂轮片
JPH02250775A (ja) 研削研磨用砥石とその製造方法とその製造装置
EP2873485B1 (en) A depressed-centre grinding wheel
CN201313285Y (zh) 一种磨片
CN205932253U (zh) 一种整体式头轮插片
IT201800007192A1 (it) Mola abrasiva
CN205978206U (zh) 一种组装式摩擦片
CN207257054U (zh) 一种汽车隔板压着装置
CN217019663U (zh) 一种圆柱面磨抛机降噪装置
CN107716065A (zh) 一种省力且方便使用的药片压碎机

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1100289-1 PARA PP1100289-1.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]