BRPI1009087B1 - sistema de tubulação para um parque de tanques e método de operação de um sistema de tubulação para uma adega de fermentação e armazenamento - Google Patents

sistema de tubulação para um parque de tanques e método de operação de um sistema de tubulação para uma adega de fermentação e armazenamento Download PDF

Info

Publication number
BRPI1009087B1
BRPI1009087B1 BRPI1009087A BRPI1009087A BRPI1009087B1 BR PI1009087 B1 BRPI1009087 B1 BR PI1009087B1 BR PI1009087 A BRPI1009087 A BR PI1009087A BR PI1009087 A BRPI1009087 A BR PI1009087A BR PI1009087 B1 BRPI1009087 B1 BR PI1009087B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
line
drain
tank
supply
tanks
Prior art date
Application number
BRPI1009087A
Other languages
English (en)
Inventor
Paintner Hans
Herberg Hans-Jakob
Hermann Reuss Horst
Gruber Robert
Original Assignee
Krones Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=42710767&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1009087(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Krones Ag filed Critical Krones Ag
Publication of BRPI1009087A2 publication Critical patent/BRPI1009087A2/pt
Publication of BRPI1009087B1 publication Critical patent/BRPI1009087B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12CBEER; PREPARATION OF BEER BY FERMENTATION; PREPARATION OF MALT FOR MAKING BEER; PREPARATION OF HOPS FOR MAKING BEER
    • C12C3/00Treatment of hops

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)
  • Distillation Of Fermentation Liquor, Processing Of Alcohols, Vinegar And Beer (AREA)
  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)
  • Pipeline Systems (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Sewage (AREA)

Abstract

sistema de tubulação para um parque de tanques e método de operação de um sistema de tubulação para uma adega de fermentação e armazenamento a presente invenção refere-se a um sistema de tubulação e a um método de operação correspondente para fabricação de cerveja possuindo uma pluralidade de tanques reunidos em uma pluralidade de grupos de tanques dispostos em paralelo uns em relação aos outros por meio de linhas de anel, um bloco de preenchimento que compreende pelo menos uma linha de abastecimento conectada à linha de anel correspondente por meio de uma válvula correspondente para o abastecimento de um meio, um bloco de drenagem que possui pelo menos uma linha de drenagem conectada à linha de anel por meio de uma válvula correspondente, em que o final de pelo menos uma linha de abastecimento está conectado a pelo menos um dreno por meio de uma linha de derivação correspondente.

Description

SISTEMA DE TUBULAÇÃO PARA UM PARQUE DE TANQUES E MÉTODO DE OPERAÇÃO DE UM SISTEMA DE TUBULAÇÃO PARA UMA ADEGA DE FERMENTAÇÃO E ARMAZENAMENTO [001] A invenção refere-se a um sistema de tubulação para um parque de tanques, em particular uma cervejaria, como por exemplo, uma adega de fermentação/armazenamento ou adega de levedura, e um método de operação correspondente.
[002] Durante a fabricação da cerveja o mosto acabado é passado para a adega armazenamento e fermentação após o processo de cervejaria. Neste processo a cerveja é armazenada nos chamados tanques de armazenamento e fermentação. Vantajosamente, tanques de armazenamento e fermentação cilindro-cônicos são usados. Os tanques de armazenamento e fermentação cilindro-cônicos são recipientes fechados/abertos para a atmosfera em que a fermentação ou a maturação/armazenamento da cerveja ocorre. Os tanques de armazenamento e fermentação cilindro-cônicos são preenchidos a partir do fundo e drenados para o fundo. O preenchimento a partir de baixo e drenagem para o fundo significa, entretanto, que os tanques de armazenamento e fermentação cilindro-cônicos devem ser associados a uma pluralidade de tubos, em particular a uma linha de alimentação para o mosto, uma linha de drenagem para a recuperação da levedura, uma linha de drenagem para a cerveja e linhas de drenagem e alimentação para os líquidos de limpeza (CIP) individuais. Além disso, é importante que essas conexões sejam produzidas livres de contaminação e sem acesso de oxigênio.
[003] Com sistemas automáticos, o sistema completo tem tubulação permanente e é controlado por válvulas
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 5/26
2/16 controladas a distância. Já se sabe que uma pluralidade de válvulas pode ser combinada em chamadas válvulas agrupadas como conexões de grupo.
[004] Aqui, entretanto, há problemas em que, particularmente na troca do meio, grandes quantidades misturadas surgem devido às fases mistas. Consequentemente, resultam grandes perdas de produto, água e agentes de limpeza e desinfetantes. A Fig. 7 mostra um sistema de tubulação com uma pluralidade de tanques de fermentação e armazenamento, que são combinados em grupos de vários grupos de tanque 3a, b, c através de linhas de anel. Aqui, cada grupo de tanques compreende três tanques. Se, por exemplo, é para ser preenchido o tanque 1, surge o problema de que a mistura do meio e o meio seguinte nas linhas de alimentação 5 ocorre de modo que uma grande quantidade deve ser empurrada das tubulações e descartada no canal 13. Em particular, na região A, ou seja, atrás do tanque 1, que é para ser preenchido, não há certeza se os tubos estão realmente limpos ou não.
[005] A partir deste ponto de vista, o objetivo da presente invenção é fornecer um sistema de tubulação para um sistema de tanques, o que garante a separação ideal dos meios durante a purificação dos tubos e pode minimizar as perdas de meios.
[006] De acordo com a invenção desse objetivo é resolvido pelas características das Reivindicações 1 e 8.
[007] De acordo com a presente invenção, há um bloco de preenchimento e um bloco de drenagem de modo que é possível posicionar esses blocos de válvulas de forma descentralizada.
[008] Devido ao fato de que o final de pelo menos
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 6/26
3/16 uma linha de abastecimento é conectado por uma linha de derivação apropriada a pelo menos uma linha de drenagem, a separação de meios ideal é assegurada durante a purificação da tubulação. Perdas de produto, água, agentes de limpeza e desinfetantes podem ser assim minimizadas. Devido à(s) linha(s) de derivação, o resultado é que nenhuma purificação no canal no final do bloco de preenchimento é necessária. Os meios, portanto, podem ser reciclados de forma eficaz. O sistema de tubulação facilita a passagem dos meios, por exemplo, o líquido de limpeza, do bloco de preenchimento para o bloco de drenagem através da derivação, de modo que é possível que, por exemplo, após a limpeza do tanque CIP, os grupos de tanques e linhas de abastecimento e drenagem associadas sejam limpos, tal que a produção possa reiniciar imediatamente. O mesmo se aplica também para a limpeza de tubos, por exemplo, para o caminho do mosto, linha de recuperação de levedura, linha de cerveja verde e linha de cerveja não filtrada. O sistema compreende uma pluralidade de tanques, por meio dos quais existem sistemas que têm apenas um tanque por linha de anel ou grupo de tanques e sistemas que têm uma pluralidade de tanques por linha de anel ou grupo de tanques.
[009] O final da linha de abastecimento é tomado para significar o final visto na direção de alimentação de meio. O conceito de acordo com a invenção é adequado não só para a adega de fermentação/armazenamento e adega de levedura, mas também para parques de tanques em outras operações que produzem alimentos ou em operações farmacêuticas.
[010] Se uma pluralidade de blocos de preenchimento e blocos de drenagem são organizados com grupos
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 7/26
4/16 de tanques correspondentes um atrás do outro, por meio dos quais as linhas de abastecimento e as linhas de drenagem dos blocos de preenchimento e de drenagem organizados um atrás do outro se juntam, pelo menos uma linha de derivação é organizada no final do último bloco de preenchimento e drenagem. Assim, uma pluralidade de blocos pode ser combinada para formar um sistema de uma forma simples para que o sistema possa ser expandido conforme a necessidade.
[011] Vantajosamente, um grupo de tanques compreende de um a quatro tanques. Desta forma, portanto, é possível que apenas as partes mínimas necessárias do sistema de tubulação tenham de ser interligadas para o respectivo processo (por exemplo, preenchimento de um determinado tanque de fermentação com mosto) . Meios, como água ou agente de limpeza e desinfetante, podem ser salvos ou perdas de meios, como produto, água, ou agentes de limpeza e desinfetante podem ser minimizadas. Além disso, os custos de energia elétrica podem ser reduzidos devido às menores resistências do tubo.
[012] O bloco de preenchimento tem pelo menos uma das seguintes linhas de abastecimento: linha de transferência de cerveja verde, linha de mosto, linha para água desgaseificada, linha de alimentação CIP para a limpeza do tubo, linha de alimentação CIP para limpeza de tanques e/ou o bloco de drenagem tem pelo menos uma das seguintes linhas de drenagem:
[013] linha de transferência de cerveja verde, linha de drenagem de cerveja não filtrada, linha de drenagem de recuperação de levedura, linha de retorno de transferência de CIP, linha de retorno de CIP para a limpeza do tanque, linha
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 8/26
5/16 de retorno de caminho de mosto CIP.
[014] Vantajosamente, uma válvula de assento duplo ou uma válvula de assento inferior é organizada na extremidade inferior do tanque.
[015] Válvulas de assento duplo com detecção de vazamento possuem alta confiabilidade.
[016] As válvulas nas linhas de abastecimento e drenagem são de preferência válvulas de assento duplo ou combinações de flap de três vias. Uma das vantagens destas combinações de flap de três vias é a mínima perda de pressão no fluxo passante através do ajuste com a proteção de vazamento simultânea entre o produto e agente de limpeza. Assim, a soma das resistências do tubo pode ser mantida tão baixa quanto possível. Uma vez que, por exemplo, este ajuste é montado no lado de sucção da bomba de retorno CIP, a cavitação na bomba de retorno CIP pode ser evitada.
[017] As válvulas de múltiplas vias são, por exemplo, válvulas de três vias ou válvulas similares e são formadas, tal que no estado desenergizado, ou seja, no estado fechado, o caminho em pelo menos uma linha de ramificação de abastecimento é aberto e o caminho para a linha de anel é fechado e no estado energizado o caminho nas linhas de abastecimento e drenagem e o caminho para a linha de anel estão abertos.
[018] Em um método operacional para o sistema de tubulação de acordo com a invenção, um meio (por exemplo, produto, água, líquidos de limpeza e desinfecção) é passado através de uma linha de abastecimento do bloco de preenchimento e uma linha de derivação diretamente a uma linha de drenagem
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 9/26
6/16 do bloco de drenagem.
[019] Vantajosamente, ao introduzir um produto, líquido de limpeza ou lavagem em uma determinada linha de abastecimento, primeiramente o meio existente é transmitido através da linha de abastecimento adequada e a derivação para a linha de drenagem. Neste contexto, o caminho para a linha de anel através das válvulas apropriadas é bloqueado até que o meio seguinte tenha atingido o ponto Pl na linha de drenagem. Uma vez que isso tenha ocorrido, a linha de anel é aberta no ponto P2 e, simultaneamente, a derivação entre os blocos de preenchimento e drenagem está fechada. Agora, os meios fluem através da linha de anel para a linha de drenagem.
[020] A presente invenção é explicada com mais detalhes a seguir com referência às seguintes figuras.
[021] A Fig. 1 ilustra uma vista esquemática do sistema de tubulação de acordo com a invenção.
[022] A Fig. 2 mostra esquematicamente uma ilustração em perspectiva do sistema de tubulação de acordo com a presente invenção.
[023] As Figs. 3a, b mostram o sistema de tubos ilustrado na Fig. 1 e um exemplo do fluxo do produto durante a limpeza CIP.
[024] A Fig. 4 mostra o sistema de tubulação ilustrado na Fig. 1 e um caminho de produto selecionado, por exemplo, para a recuperação da levedura.
[025] A Fig. 5 mostra um sistema de tubulação expandido.
[026] A Fig. 6 mostra uma combinação de uma pluralidade de blocos de preenchimento e de drenagem.
[027] A Fig. 7 mostra um sistema de tubulação
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 10/26
7/16 sem uma derivação.
[028] A Fig. 1 ilustra esquemática e aproximadamente um sistema de tubulação 100 para uma adega de fermentação e armazenamento com uma pluralidade de tanques de fermentação e armazenamento 1, que são reunidos em um parque de tanques. Os tanques de armazenamento e fermentação 1 são vantajosamente tanques de armazenamento e fermentação cilindro-cônicos, que são recipientes fechados/abertos para a atmosfera e em que a fermentação e/ou a maturação/armazenamento da cerveja ocorre. Os tanques de fermentação e armazenamento estão sempre preenchidos a partir de baixo e drenados em direção ao fundo, como emerge particularmente a partir da Fig.
2. Para isso, por exemplo, uma válvula de assento duplo 30 é fornecida. As válvulas de assento duplo, preferencialmente, têm detecção de vazamento e as válvulas que levam o produto de preferência, têm acesso pneumático de assento de válvula e/ou inundação de cavidade de vazamento. Todas as válvulas são, por exemplo, produzidas com as diretrizes EHEDG/HACCP e instaladas para compatibilidade de higiene.
[029] Os tanques de fermentação e armazenamento 1 são combinados pelas linhas de anel 2a, b, c em uma pluralidade n de grupos de tanques 3a, b, c, n paralelos mutuamente organizados. Através da combinação de um a quatro tanques 1 em um grupo de tanques é possível interligar apenas as partes minimamente necessárias da tubulação. Economia de meios (produto, água, agente de limpeza) ou a minimização das perdas de meios e a redução dos custos elétricos devido às menores resistências de tubos resulta deste arranjo. Além disso, o sistema de tubulação 100 compreende, como pode ser visto na Fig. 1, um bloco de preenchimento 4, que tem pelo
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 11/26
8/16 menos uma linha de abastecimento 51-55, que em cada caso pode ser conectada através de uma válvula adequada 8a, b, c para a linha de anel correspondente (2a, b, c) para a alimentação de um meio. Neste caso, o bloco de preenchimento tem as linhas de abastecimento a seguir: linha de transferência de cerveja verde 51, linha de mosto 52, em que também os líquidos CIP da sala de cervejaria podem ser executados, uma linha para água desgaseificada 53, uma linha de alimentação CIP para a limpeza de tubos (quente) 54 e uma linha de alimentação CIP para limpeza de tanques (frio) 55.
[030] O sistema também tem um bloco de drenagem 6 com pelo menos uma linha de drenagem 91-96, que, em cada caso pode ser conectada através de uma válvula apropriada 11a, b, c para a linha de anel correspondente 2a, b, c.
[031] O bloco de drenagem neste documento compreende uma linha de transferência de cerveja verde 91, uma linha de drenagem de cerveja não filtrada 92, uma linha de drenagem de recuperação de levedura 93, uma linha de retorno de transferência CIP 94, uma linha de retorno de CIP para limpeza de tanques 95 e uma linha de retorno de caminho de mosto CIP 96.
[032] As válvulas 8a, b, c e 11a, b, c nas linhas de abastecimento e drenagem são de preferência válvulas de assento duplo ou uma combinação de válvula de três vias. O uso dessas válvulas ou combinações de válvulas dá a vantagem de mínima perda de pressão, com fluxo passante do ajuste. Assim, a soma das resistências dos tubos pode ser mantida tão baixa quanto possível.
[033] As válvulas 8a, b, c e 11a, b, c são formadas, tal que no estado desenergizado (fechado), o caminho
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 12/26
9/16 em pelo menos uma linha de abastecimento ou drenagem é aberto e o caminho para a linha de anel 2a, b, c é fechado e no estado energizado (aberto) o caminho nas linhas de abastecimento e drenagem, assim como o caminho para a linha de anel estão abertos.
[034] O final de pelo menos uma linha de abastecimento 51-55 é conectado através de uma linha de derivação associada 7 a pelo menos uma linha de drenagem 9196. Assim, nesta realização o final da linha de transferência de cerveja verde é conectado por meio da derivação 7 à linha de retorno de transferência de CIP 94 do bloco de drenagem 6. A linha de mosto 52 é conectada por meio da derivação 7 à linha de retorno de caminho de mosto CIP 96. A linha de alimentação CIP para limpeza de tubos (quente) 54 pode ser conectada com a derivação 7 em alternativa à linha de transferência de cerveja verde 91, a linha de drenagem de cerveja não filtrada 92 ou a linha de drenagem de recuperação de levedura 93. Para isso, de preferência em cada caso, uma combinação de válvula de três vias 18, 19, 20 é fornecida na linha de derivação 7 para abrir um caminho de derivação correspondente. Nas linhas de derivação 7 mencionadas anteriormente válvulas de corte 15, 16, 17 e 31 também são fornecidas para abrir e fechar uma derivação. A linha para água desgaseificada 53 não tem derivação neste documento.
[035] Além disso, o sistema de tubulação 100 neste documento tem uma linha de alimentação CIP 40 através da qual o líquido de limpeza pode passar para os tanques 1 de preferência através de pulverizadores ou produtos de limpeza a jato ou equipamento similar. Esta linha leva ao bloco de preenchimento 4 na linha 55, de onde entra na linha de retorno
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 13/26
10/16 de limpeza da limpeza do tanque 95 através da derivação 7 entre os blocos de preenchimento e de drenagem. A lavagem das saídas do tanque durante a limpeza do tanque é facilitada por essa configuração dos tubos; para este fim a linha de anel 2a, b, c é aberta em intervalos.
[036] No final de cada linha de anel 2a, b, c existe a possibilidade de drenar o resíduo do tanque em um canal 13. Para fazer isso, as válvulas na última linha de drenagem são formadas como uma combinação de três vias tal que a drenagem dos resíduos para o canal através delas é possível. Neste documento, apenas a drenagem do resíduo do tanque está envolvida (pequenas quantidades, por exemplo, a água retida), não purificando a linha. Esta drenagem residual pode ocorrer de preferência para cada tanque em separado, independente de outras tubulações. Em alternativa, o sistema de tanques pode ser equipado com dispositivos de interrupção de linha adicionais depois de cada tanque individual (não ilustrado).
[037] Basicamente, entretanto, os dispositivos de interrupção são fornecidos após cada grupo de tanques.
[038] Dispositivos adicionais de interrupção de linha minimizam ainda a mistura do produto e as perdas dela resultantes.
[039] Para mais fácil compreensão a Fig. 2 ilustra um sistema de tubulação 100, que corresponde essencialmente ao sistema de tubulação mostrado na Fig. 1, por meio da qual, neste documento, entretanto, apenas dois grupos de tanques por bloco de preenchimento e de drenagem 4, 6 são visíveis. No bloco de preenchimento 4 existem as linhas de abastecimento 51-55 e as válvulas 8a, b. No bloco de drenagem
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 14/26
11/16 existem as linhas de drenagem 91-96 e as válvulas 11a, b.
[040] Como aproximadamente mostrado esquematicamente na Fig.2, uma derivação 7 é fornecida entre o bloco de preenchimento e o bloco de drenagem, ou seja, pelo menos uma linha de derivação, em especial, entretanto as quatro linhas de derivação ilustradas na Fig. 1. Ao mudar as de válvulas apropriadas 8a, b, 11a, b, conexões para os grupos de tanques desejados 3a, b podem ser produzidas e também tanques 1 selecionados podem ser preenchidos e drenados através das linhas de anel 2a, b, por meio das quais as válvulas adequadas 30, neste documento as válvulas de assento duplo 30, estão abertas para o tanque apropriado selecionado 1. As válvulas são acionadas automaticamente por um dispositivo de controle apropriado para o processo que não é ilustrado com mais detalhes. Os blocos de preenchimento e de drenagem são pequenos em tamanho e, portanto, podem ser posicionados de forma descentralizada ordenadamente para economizar espaço.
[041] Na Fig. 2 para simplificar, as linhas de alimentação correspondente às linhas de abastecimento do bloco de preenchimento e as linhas de drenagem correspondentes do bloco de drenagem foram omitidas.
[042] Basicamente, apenas as linhas necessárias para a produção ou limpeza estão integradas ao processo de limpeza ou produção. Com esta idéia básica, distâncias de linha relativamente curtas e, portanto, baixas perdas de pressão na pressão da bomba e lado de sucção são produzidas. Desta forma de energia e consumo de mídia são reduzidos ao mínimo.
[043] Através da linha de derivação ou linhas de derivação 7, por exemplo, durante uma troca de meio, o conteúdo das linhas de abastecimento 51, 52, 54 e 55, que estão
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 15/26
12/16 localizadas atrás do grupo de tanques 3a, b, c, em que, por exemplo, um tanque 1 está sendo preenchido, drenado ou limpo, não é descartado através do canal 13, como na técnica anterior, mas sim a quantidade ejetada pelo meio a seguir pode ser introduzida de maneira controlada em uma linha de drenagem apropriada 91 - 96 até a derivação 7 e usada posteriormente. Nenhuma mistura descontrolada de diferentes meios ocorre. Além disso, as linhas de drenagem 91-96 podem ser bem limpas por todo o comprimento. Após, por exemplo, a etapa do processo de preenchimento do tanque as linhas de anel 2a, b, c usadas para os grupos de tanques relevantes 3 são de preferência limpas com a linha de drenagem e linha de abastecimento associada através das derivações 7 para que a produção possa então reiniciar imediatamente. A limpeza das linhas de abastecimento e drenagem, assim como as linhas de anel através das derivações 7 tem a vantagem de que o sistema inteiro de tubulação está em uma condição higiênica perfeita. Assim, por exemplo, após o uso do loop de tanque 3a e sua limpeza posterior através da derivação 7, um tanque no loop de tanque 3c pode ser imediatamente preenchido sem a linha de anel 2c e a linha de abastecimento que tem que ser limpa antes deste preenchimento; o que economiza tempo e água, assim como agente de limpeza e desinfetante.
[044] Como surge, particularmente da Fig. 5, os blocos correspondentes podem ser expandidos de forma simples em que um o grupo de tanques adicional 3d ou uma pluralidade de grupos de tanques adicionais são adicionados.
[045] Os blocos de preenchimento e de drenagem 4, 6 são mostrados nas Figs. 1 e 2. Como ilustrado esquemática e aproximadamente na Fig. 6, é também possível que uma
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 16/26
13/16 pluralidade de blocos de preenchimento 4 e blocos de drenagem seja organizado um atrás do outro com os grupos de tanques correspondentes 3a, b, c, por meio dos quais as linhas de abastecimento 51-55 e as linhas de drenagem 91-96 dos blocos de preenchimento e de drenagem 4, 6 organizadas umas atrás das outras, em cada caso são conectadas entre si. Neste documento é importante que a linha de derivação ou as linhas de derivação sejam em seguida organizadas no final do último bloco de preenchimento e de drenagem (visto na direção de preenchimento). Assim, o número de blocos de preenchimento e de drenagem pode ser adaptado dependendo do tamanho e da construção das adegas de fermentação e de armazenamento. Em seguida, os blocos apropriados podem ser organizadamente situados na área da adega. Bons acessos para o cuidado e manutenção são possíveis devido à configuração simples.
[046] A seguir, um exemplo do método de acordo com a invenção é explicado com mais detalhes:
[047] A Fig. 3a ilustra esquematicamente um caminho de drenagem de um tanque 1 que neste documento está localizado no grupo de tanques 3a na posição central. Pela abertura da válvula 30, um meio no tanque 1 pode passar através da linha 2a para a linha de drenagem de cerveja não filtrada 92. Ao fazer isso, a válvula 11a no ponto P1 é também aberta, de modo que o meio possa ser drenado.
[048] Na figura. 3b, por exemplo, é ilustrada a limpeza CIP dos tubos após a drenagem de um tanque 1, que neste documento está localizada no grupo de tanques 3a na posição central. Neste documento, a introdução do líquido de limpeza ocorre através da linha de alimentação CIP para a limpeza de tubo 54 ao longo da seta interrompida através de toda a linha
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 17/26
14/16 até o final da linha de abastecimento 54 (para uma pluralidade de blocos até o final da linha de abastecimento do último bloco). O líquido de limpeza é desviado através da derivação 7, com válvulas abertas 15 e 19 através da linha de drenagem de cerveja não filtrada 92. Neste documento, as válvulas 8a, b, c na linha 54 estão fechadas, de modo que nenhum líquido entra nas linhas de anel correspondentes 2a, b, c. Uma vez que o líquido de limpeza empurrou o meio anterior até um ponto P1, onde o ponto P1 corresponde a um ponto em que a linha de drenagem 92 chega à linha de anel, que pertence ao tanque ou grupo de tanques que está para ser limpo, a válvula correspondente 8a no ponto P2 na linha de abastecimento pode ser aberta para que o meio seja empurrado para a linha de anel 2a e possa ser levado novamente através da linha de anel de volta para o ponto P1 e através da linha 92. Ao mesmo tempo, a válvula 15 é fechada para que o meio não seja mais transportado através da derivação 7. O meio, portanto, agora corre pela linha de anel 2a até a linha de drenagem 92 (a válvula 11a é aberta para que o meio possa ser escorrer. Assim, a limpeza perfeita dos tubos é possível, o que economiza meios. O momento em que o produto alcança o ponto P1 pode ser determinado, por exemplo, por uma medição da quantidade por meio de uma medição de vazão ou de um medidor de condutividade.
[049] A circulação do líquido de limpeza pode ser realizada alternadamente em ciclos, alternando as válvulas 15 e 8 entre a linha de anel 2a (caminho serrilhado) e a derivação de 7 (caminho fragmentado). Quando uma quantidade adequada de líquido de limpeza (que corresponde às etapas de limpeza usuais) fluiu através das linhas correspondentes, a alimentação do líquido de limpeza pode ser interrompida e os
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 18/26
15/16 meios de limpeza são empurrados pelo meio seguinte (por exemplo, meio de limpeza adicional, desinfetante ou água) de acordo com o mesmo método descrito acima.
[050] As linhas estão, então, suficientemente limpas, por exemplo, para o próximo processo de preenchimento do tanque 1 e em particular também para tanques em outros grupos.
[051] Como resulta das realizações apresentadas anteriormente, os blocos de preenchimento e de drenagem com os grupos de tanques correspondentes, assim como a alternância de derivação, facilitam um grande número de possibilidades de interconexão para as seções de tubo, a fim de minimizar as perdas de produto e economizar água, agente de limpeza e desinfetante e para facilitar a limpeza adequada.
[052] A Fig. 4 mostra o caminho da recuperação de levedura, sendo que a levedura é direcionada neste documento através da válvula de assento duplo aberto 30 no tanque 1 a ser drenado e o grupo de tanques correspondente 3a para a linha de recuperação de levedura 93 através da linha de anel 2a e a válvula aberta correspondente 11a. A recuperação da levedura neste documento ocorre de preferência usando uma bomba peristáltica que não é ilustrada. Bombas peristálticas são particularmente adequadas para o transporte de produtos altamente viscosos, tais como levedura. Assim, é possível interligar o comprimento de linha mínimo necessário.
[053] Devido às derivações sobre os blocos de válvulas, o sistema de tubulação de acordo com a invenção facilita uma separação de meios ideal durante a purificação dos tubos. Perdas de produto, água, agentes de limpeza podem ser minimizadas. Meios purificados podem passar através das
Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 19/26
16/16 linhas de drenagem apropriadas 91-96, por exemplo, à produção para reciclagem.
[054] É possível coletar estes líquidos purificados de acordo com a temperatura deles na produção existente, agente de limpeza ou tanques de água. Em alternativa, eles podem ser reciclados para a produção ou limpeza.
[055] As válvulas de três vias ilustradas nas realizações também podem ser substituídas por válvulas de múltiplas vias. O número de linhas de alimentação no bloco de preenchimento não precisa necessariamente ser idêntico ao número de linhas de drenagem no bloco de drenagem.
[056] O exemplo acima mencionado de um sistema de tanques para operação de tanques de fermentação e armazenamento foi usado apenas como um exemplo para a explicação simples de um sistema de tanques desta natureza. Na cervejaria existem outros tanques que podem ser conectados para formar um sistema de tanques. Eles podem ser, por exemplo, tanques de levedura, tanques de levedura residual, tanques de pressão, tanques de mistura, tanques de dosagem, tanques de CIP (Cleaning In Place) e/ou outros tanques que são combinados para formar um sistema de tanques. Além disso, a invenção também é adequada para toda a indústria alimentícia, que também inclui a fabricação de bebidas. O uso na indústria farmacêutica também é concebível.

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. SISTEMA DE TUBULAÇÃO (100) PARA UM PARQUE DE TANQUES, em particular para uma cervejaria com
    - uma pluralidade de tanques (1), que estão interligados através de linhas de anel (2a, b, c) em uma pluralidade de grupos de tanque (3a, b, c) organizados mutuamente paralelos,
    - um bloco de preenchimento (4), que tem pelo menos uma linha de abastecimento (51-55), que em cada caso pode ser conectada através de uma válvula adequada (8a, b, c) à linha de anel correspondente (2a, b, c) para a passagem de um meio,
    - um bloco de drenagem (6) com pelo menos uma linha de drenagem (91-96) , que, em cada caso pode ser conectada através de uma válvula apropriada (11a, b, c) à linha de anel (2a, b, c), caracterizado pelo final de pelo menos uma linha de abastecimento (51-55) ser conectado através de uma linha de derivação associada (7) a pelo menos uma linha de drenagem (91-96) .
  2. 2. SISTEMA DE TUBULAÇÃO (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por uma pluralidade de blocos de preenchimento (4) e blocos de drenagem (6) serem organizados com grupos de tanques apropriados (3a, b, c) um atrás do outro, em que as linhas de abastecimento e as linhas de drenagem dos blocos de preenchimento e de drenagem (4, 5), organizadas uma atrás da outra, estão ligadas entre si e em que pelo menos uma linha de derivação (7) é organizada no final do último bloco de preenchimento e de drenagem.
  3. 3. SISTEMA DE TUBULAÇÃO (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por um
    Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 21/26
    2/3 grupo de tanques (3a, b, c) compreender de um a quatro tanques (1).
  4. 4. SISTEMA DE TUBULAÇÃO (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo bloco de preenchimento (4) compreender pelo menos uma das seguintes linhas de abastecimento:
    linha de transferência de cerveja verde (51), linha de mosto (52) , linha para água desgaseifiçada (53) , linha de alimentação de CIP para a limpeza de tubos (54) , linha de alimentação de CIP para a limpeza do tanque (55) e/ou
    - o bloco de drenagem (6) compreender pelo menos uma das seguintes linhas de drenagem (91-96): linha de transferência de cerveja verde (91), linha de drenagem de cerveja não filtrada (92), linha de drenagem de recuperação de levedura (93), linha de retorno de transferência de CIP (94) , linha de retorno de CIP para a limpeza do tanque (95) , linha de retorno de caminho de mosto de CIP (96) .
  5. 5. SISTEMA DE TUBULAÇÃO (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por no final inferior do tanque (1) em cada caso, uma válvula de assento duplo (30) ou válvula de assento inferior ou uma válvula, que é capaz de interromper um tanque ser organizada.
  6. 6. SISTEMA DE TUBULAÇÃO (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelas válvulas (8a, b, c, 11a, b, c) nas linhas de abastecimento e drenagem (51-55, 91 - 96) serem válvulas de múltiplas vias, em particular válvulas de três vias e em particular uma combinação flap de três vias ou válvulas de assento duplo de múltiplas vias.
    Petição 870190090156, de 11/09/2019, pág. 22/26
    3/3
  7. 7. SISTEMA DE TUBULAÇÃO (100), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelas válvulas de múltiplas vias ou de três vias serem formadas de tal modo que no estado desenergizado o caminho em pelo menos uma linha de abastecimento e drenagem está aberto e o caminho na linha de anel (2a, b, c) está fechado e no estado energizado o caminho nas linhas de abastecimento e drenagem, assim como o caminho para a linha de anel (2a, b, c) está aberto.
  8. 8. MÉTODO DE OPERAÇÃO DE UM SISTEMA DE TUBULAÇÃO (100) PARA UMA ADEGA DE FERMENTAÇÃO E ARMAZENAMENTO, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por um meio passar diretamente para uma linha de drenagem (91 - 96) do bloco de drenagem (6) através de uma linha de abastecimento (51 - 55) do bloco de preenchimento (4) através de uma linha de derivação (7).
  9. 9. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por na passagem de um meio para um determinado tanque (1) ou um determinado grupo de tanques, o meio passa primeiramente através da linha de abastecimento apropriada (51-55) através da derivação (7) para a linha de drenagem (91-96) , em que o caminho para as linhas de anel (2a, b, c) através das válvulas apropriadas (8a, b, c) é bloqueado, em que quando o meio atinge o ponto (P1) na linha de drenagem (91-96) em que a linha de drenagem (91-96) encontra com a linha de anel (2a, b, c) , que pertence ao tanque (1) , a válvula correspondente (8a, b, c, P2) na linha de abastecimento (51 - 55) é aberta para que o meio possa sair para a linha de anel (2a, b, c).
BRPI1009087A 2009-05-12 2010-04-21 sistema de tubulação para um parque de tanques e método de operação de um sistema de tubulação para uma adega de fermentação e armazenamento BRPI1009087B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102009020912A DE102009020912A1 (de) 2009-05-12 2009-05-12 Verrohrungssystem
PCT/EP2010/002459 WO2010130331A1 (de) 2009-05-12 2010-04-21 Verrohrungssystem

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1009087A2 BRPI1009087A2 (pt) 2016-08-23
BRPI1009087B1 true BRPI1009087B1 (pt) 2020-04-14

Family

ID=42710767

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1009087A BRPI1009087B1 (pt) 2009-05-12 2010-04-21 sistema de tubulação para um parque de tanques e método de operação de um sistema de tubulação para uma adega de fermentação e armazenamento

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP2429726B1 (pt)
CN (1) CN102458699B (pt)
BR (1) BRPI1009087B1 (pt)
DE (1) DE102009020912A1 (pt)
DK (1) DK2429726T3 (pt)
ES (1) ES2419958T3 (pt)
MX (1) MX2011012030A (pt)
RU (1) RU2509050C2 (pt)
WO (1) WO2010130331A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102009034693A1 (de) 2009-07-24 2011-03-17 Khs Gmbh Anlage zum Be- und/oder Verarbeiten von flüssigen Produkten sowie Verfahren zum Reinigen von Anlagenkomponenten solcher Anlagen
CN103171834B (zh) * 2013-03-29 2015-04-29 东莞市永强汽车制造有限公司 一种多功能型多仓罐体液罐车
DE102013214729A1 (de) * 2013-07-29 2015-01-29 Krones Ag Tankanbindung
ITUA20161390A1 (it) * 2016-03-04 2017-09-04 Net Banana Di Ongarello Roberto E C S A S Impianto per l’invecchiamento e lo stoccaggio di bevande alcoliche e metodo basato sullo stesso
CN210481344U (zh) * 2019-09-03 2020-05-08 深圳市康得森电器有限公司 一种给酒管路结构及超声波酒陈化系统
DE102021131549A1 (de) * 2021-12-01 2023-06-01 Steinecker GmbH Vorrichtung und Verfahren zur Medienführung in einer Brauanlage
CN116534787A (zh) * 2022-01-26 2023-08-04 长鑫存储技术有限公司 供液装置及供液方法

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2605780A (en) * 1949-12-13 1952-08-05 Shell Dev Automatic tank switcher
RU2039801C1 (ru) * 1993-07-05 1995-07-20 Акционерное общество закрытого типа Инвестиционно-консалтинговая компания "Грин + Стар" Установка для изготовления пива
DE19741242C1 (de) * 1997-09-18 1999-07-08 Diversey Lever Gmbh Anlage zum Reinigen einer Abfüllanlage
DE29821813U1 (de) * 1998-12-07 1999-02-04 Steinecker Maschf Anton Umschaltpaneel
WO2001005526A1 (en) * 1999-07-19 2001-01-25 Source Development International Limited Cleaning of beer lines
DE10108259C1 (de) * 2001-02-21 2002-01-03 Tuchenhagen Gmbh Verfahren und Vorrichtung zum Betrieb von Tanklagersystemen im festverrohrten Verbund mit Rohrsystemen für Flüssigkeiten
CN101215496B (zh) * 2008-01-17 2011-04-27 宁波沪港食品机械制造有限公司 一种组合式啤酒麦汁制备装置
CN201169590Y (zh) * 2008-01-25 2008-12-24 会稽山绍兴酒股份有限公司 黄酒贮存设备
DE202008012022U1 (de) * 2008-09-10 2008-12-24 Tuchenhagen Brewery Systems Gmbh Tankanlage

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1009087A2 (pt) 2016-08-23
CN102458699B (zh) 2014-01-01
RU2011146085A (ru) 2013-06-20
RU2509050C2 (ru) 2014-03-10
DK2429726T3 (da) 2013-09-16
DE102009020912A1 (de) 2010-11-18
ES2419958T3 (es) 2013-08-21
MX2011012030A (es) 2011-12-12
CN102458699A (zh) 2012-05-16
EP2429726B1 (de) 2013-06-19
WO2010130331A1 (de) 2010-11-18
EP2429726A1 (de) 2012-03-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1009087B1 (pt) sistema de tubulação para um parque de tanques e método de operação de um sistema de tubulação para uma adega de fermentação e armazenamento
EP2772319B1 (en) Sterilization treatment line and cleaning method thereof
JP3981195B2 (ja) インターフェース
ES2287244T3 (es) Procedimiento y dispositivo para la puesta en funcionamiento de sistemas de almacenamiento unidos con tuberias con sistemas de tubos liquidos.
CN203295217U (zh) 用点降温装置及包括其的注射用水系统
CN104757882A (zh) 常温饮水机水龙头自动放热开水的全管路杀菌装置
CN204561853U (zh) 常温饮水机水龙头自动放热开水的全管路杀菌装置
CN205569363U (zh) 动物饮用水在线灭菌设备管道消毒系统
CN104548156A (zh) 常温饮水机放水部件的自动定时高温杀菌装置
CN210936180U (zh) 一种uht正反向清洗装置
BRPI0610749A2 (pt) máquina para encher recipientes com produto lìquido
CN109695824B (zh) 一种阀阵结构及应用该阀阵结构的制药系统
CN218884712U (zh) 一种大型清洗机的排水冷却系统
CN210313492U (zh) 药品灌装生产线及其药品灌装设备
JP6022095B1 (ja) 追い炊き用配管の洗浄方法
CN106819758B (zh) 一种实验型复合式杀菌系统
CN108120560A (zh) 净水装置密封性测试方法,测试装置和套件
CN204520342U (zh) 常温饮水机高温杀菌的直接进冷水装置
KR20150095246A (ko) 냉온음료 공급기
CN218565901U (zh) 快速制冷快速加热转换一体机
CN107047808A (zh) 一种人造奶油巴氏灭菌设备
US20160369215A1 (en) Tank Connection
CN214484256U (zh) 饮水机的灭菌装置
CN101816895B (zh) 一种反渗透膜管系统
CN205252087U (zh) 医药用水控制系统

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06T Formal requirements before examination
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/04/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.