BRPI1007597A2 - "dispositivo dispensador para uma substância dentária e kit de partes" - Google Patents

"dispositivo dispensador para uma substância dentária e kit de partes" Download PDF

Info

Publication number
BRPI1007597A2
BRPI1007597A2 BRPI1007597-6A BRPI1007597A BRPI1007597A2 BR PI1007597 A2 BRPI1007597 A2 BR PI1007597A2 BR PI1007597 A BRPI1007597 A BR PI1007597A BR PI1007597 A2 BRPI1007597 A2 BR PI1007597A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cannula
valve
outlet
dental
fact
Prior art date
Application number
BRPI1007597-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Andreas Boehm
Alexander Walter
Marc Peuker
Peter Müller
Original Assignee
3M Innovative Properties Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by 3M Innovative Properties Company filed Critical 3M Innovative Properties Company
Publication of BRPI1007597A2 publication Critical patent/BRPI1007597A2/pt
Publication of BRPI1007597B1 publication Critical patent/BRPI1007597B1/pt
Publication of BRPI1007597B8 publication Critical patent/BRPI1007597B8/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C5/00Filling or capping teeth
    • A61C5/60Devices specially adapted for pressing or mixing capping or filling materials, e.g. amalgam presses
    • A61C5/62Applicators, e.g. syringes or guns

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DISPENSADOR PARA UMA SUBSTÂNCIA DENTÁRIA A presente invenção refere-se a um dispositivo dispensador para uma substância dentária que tem uma saída para a substância dentária, e uma válvula para abertura e fechamento da saída. O dispositivo é comutável entre um modo de armazenamento e um modo operacionaI. No modo de armazenamento uma cânula é travada no dispositivo e a válvula abre a saída, e no nodo de armazenamento a cânula pode ser liberada a partir do dispositivo e a válvula fe-cha a saída. O dispositivo pode facilitar o manuseio e pode ser relativamente barato.

Description

"DISPOSITIVO DISPENSADOR PARA UMA SUBSTÁNCIA DENTÁRIA”
CAMPO DA INVENÇÃO A invenção refere-se a um dispositivo dispensador para uma substância dentária, em particular para um dispositivo dispensador que é —comutável entre um modo de armazenamento e um modo de uso, e que pode ser usado com uma cânula substituível.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO As substâncias dentárias são comumente fornecidas em embalagens que retêm uma quantidade suficiente de substância para múltiplas aplicações, Um dentista tipicamente usa porções de tais substâncias pára aplicação na boca de um paciente. Um dentista pode, por exemplo, colocar uma porção de uma substância dentária em um bloco ou em uma cavidade e usar um instrumento dental para aplicar isso dentro da boca do paciente. Os materiais de impressão dentária podem, por exemplo, ser preenchidos em uma bandeja de impressão dentária que é então colocada na boca de um paciente para obter uma impressão dentária à partir dos dentes do paciente. Entretanto, em muitas situações as substâncias dentárias podem, também, Ser colocadas em uma boca de um paciente diretamente a partir de uma embalagem na qual a substância está contida.
205 Hoje em dia há uma variedade de embalagens que peímitem a aplicação direta de substâncias na boca dé um paciente.
As substâncias dentárias adicionalmente são comumente preparadas a partir de dois ou mais componentes que são misturados um ao outro logo antes do uso. Comumente os componentes individuáis são obtidos como porções de embalagens maiores, por exemplo, de tubos, bolsas ou cartuchos. Há embalagens no mercado que permitem a dispensação manual ou autómática de dois ou mais componentes em quantidades desejadas e em Uma razão adequada para mistura. Além disso, há embalagens que permitem a
. 2 dispensação das porções de substâncias prontamente misturadas a partir dos componentes individualmente armazenados.
Um sistema de dispensação e mistura automático é, por exemplo, disponível sob a designação da 3MTY ESPE” Pentamix"º disponível junto à : 58 3M ESPE AG, Alemanha, e permite a dispensação e mistura automática de materiais de impressão dentária de dois componentes.
O sistema 3MT' ESPE'T" Pentamix'“ é tipicamente usado como um dispositivo de tampo da mesa para preencher as bandejas de impressão dentária.
Entretanto, o sistema SMT ESPE“ Pentamix"“ adicionalmente têm uma interface que permite que uma seringa portátil seja preenchida com uma porção de uma substância dentária prontamente misturada.
Uma seringa reutilizável para uso com o sistema 3M'Y ESPE" Pentamix'" é, por exemplo, disponível sob a designação de Seringa de Elastómero de 3M ESPE AG, Alemanha.
Um dispositivo de dispensação manual é disponível sob a designação dispensador SMT” ESPET” Garant"” da 3M ESPE AG, Alemanha, e ele permite à dispensação manual de substâncias de dois componentes através de um misturador estático de mode que uma substância prontamente misturada pode ser obtida.
O dispensador 3MTº ESPETY Garant'" permite a aplicação direta da substância misturada na boca de um páciente porque ele é fomecido b a forma deum aplicador portátil que carrega o material de impressão dentária, e isto inclui uma ponta de mistura.
A ponta de mistura é dimensionada de modo que ela pode ser colocada mesmo em espaços relativamente estreitos na boca de um paciente.
WO 2007/104037 apresenta outro disposítivo dispensador para armazenar e dispensar substâncias dentárias, O dispositivo compreende um cartucho para a substância dentária, e um bocal.
O bocal é pivotante em relação ao cartucho entre uma primeira pósição na qual a cápsula é fechada para armazenamento e uma segunda posição em que a cápsula é aberta para dispensar a substância dentária.
Embora haja uma variedade de soluções para pedido de substâncias dentárias em uma boca de um paciente, ainda há um desejo por um dispositivo de aplicação que permite o fácil manuseio, e que tem custo relativamente baixo,
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO A invenção referese a um dispositivo dispensador para uma substância dentária. O dispositivo dispensador compreende uma saída pará à substância dentária, e uma válvula para abertura e fechamento da saída. O disposítivo é óperável entre um modo de armazenamento e um modo operacional, eé adaptado para recepção de uma cânula para conexão com a saída.
O dispositivo é, em uma primeira alternativa, adaptado de modo que no modo operacional; a válvula abre a saída, e a cânula, quando ela está presente, é fechada no dispositivo.
O dispositivo é, em uma segunda alternativa, adaptado de modo quenomodo de armazenamento, a válvula fecha a saída, e a cânula, quando ela está presente, é liberada do dispositivo.
O dispositivo pode, ainda, ser adaptado de modo que no modo operacional, a válvula abre a saída, e a cânula, quando ela está presente, é travada no dispositivo, é de modo que no modo de armazenamento a válvula fechaasaida,eacânula, quando ela está presente, é liberada do dispositivo, Em particular, o dispositivo pode ser adaptado de modo que a ativação do modo operacional faz com que a válvula abra à saída, e O fechamento da cânula, quando ela está presente, no dispositivo. E o dispositivo pode ser adaptado de modo que a ativação do modo de armazenamento faz com que a válvula feche a saída, e liberando a cânula, quando ela está presente, do dispositivo.
Com 0a propósito desta invenção "fechamento" de preferência envolve uma forma de ajuste ou fechamento posítivo de pelo menos duas partes, . : : o
|
| O dispositivo da invenção pode ser vantajoso pelo fato de que ele pode ajudar à manter às substâncias dentárias encapsuladas mesmo quando à | cânula é removida do dispositivo.
Por exemplo, um usuário do dispositivo pode ser apenas capaz de remover à cânula no modo de armazenamento, em que a saída é fechada.
As substâncias podem, então, ser encerradas no interior do dispositivo.
Portanto, o dispositivo pode ser vantajosamente utilizável em rtombinação com as substâncias que são sensíveis à umidade, ar e/ou luz.
O dispositivo pode, deste modo, ser vantajoso para armazenar substâncias em um certo tempo de armazenamento, O dispositivo pode permitir que uma cânula seja substituida por uma cânula nova uma vez que o disposítivo foi usado.
Deste modo, o dispositivo pode ajudar a atender a requisitos de higiene relativamente rigorosos porque ele pode permitir que uma cânula nova seja usada para cada uso, por exemplo, se diferentes pacientes tiverem que ser tratados com o mesmo dispositivo.
Adicionalmente, o dispositivo pode ser usado como uma embalagem contendo múltiplas doses de substâncias com dois ou múltiplos componentes, por exemplo, substâncias endurecíveis.
Naquele caso, os componentes individuais da substância podem ser co-dispensados e misturados ha cânula.
O dispositivo da invenção pode permitir que a cânula, que após o uso tipicamente fica bloqueada quando as substâncias misturadas endurecem, seja substituida por uma nova para o uso seguinte.
O dispositivo pode, ainda, fornecer um design de cânula que tem um tamanho minimo e um número mínimo de partes.
Portanto, o desperdício pode ser minimizado, em particular em vista da eliminação de cânulas trocáveis, O disposítivo, deste modo, pode ser relativamente ambientalmente compatível e pode ajudar a economizar custos párao usuário, Adicionalmente, o dispositivo pode ser em geral leve e/ou pode fornecer um manuseio relativamente conveniente.
De preferência, o dispositivo dispensador compreende um recipiente para recepção da substância dentária, O dispositivo pode
Ss compreender adicionalmente um pistão para impulsionar a substância dentária em direção à saída.
O pistão é, de preferência, móvel ão longo de um eixo longitudinal do dispositivo ne interior do recipiente.
De preferência o recipiente tem uma câmara para recepção da substância.
A câmara pode se estendér ao & longodo eixo longitudinal do dispositivo com uma seção transversal geralmente uniforme, por exemplo circular, oval ou com formato em D em pelo menos parte do seu comprimento, Adicionalmente à câmara de preferência abre na sáida, O pistão pode ser adaptado para se ajustar de modo vedável dentro da câmara, de preferência na extremidade oposta da saída, e pode ser móvel ao longo do eixo longitudinal do dispositivo dentro da câmara.
O pistão pode ser conectado a um êmboio, ou pode ser parte de um êmbolo.
O êmbolo pode ter uma placa de pressão.
A placa de pressão pode permitir o avanço manual do êmbolo de modo relativamente conveniente, por exemplo pelo polegar ou dedo de um usuário.
Entretanto, o pistão ou êmbolo pode, também, ser adaptado para avançarpor um aplicador manual ou equipado com motor separado, Em uma modalidade, o recipiente tem pelo menos duas câmaras.
Cada uma das câmaras pode ser fornecida para recepção de pelo menos um componente de uma substância dentária, Cada uma das câmaras pode se estender so longo do eixo longitudinal com uma seção transversal geralmente uniforme.
Adicionalmente, as áreas em seção transversal podem ser dimensionadas para foriecer uma razão de 1:1, 1:2, 14, 1:5 ou 1:10, por | exemplo.
Cada uma das câmaras pode se abrir em uma saída.
O dispositivo desta modalidade pode, ainda, ter um êmbolo que compreende dois pistões sendo recebidos nas câmaras, respectivamente, para extrusão da substância dentária da cámara.
Os pistões são de preferência recebiveis em uma extremidade das câmaras oposta às saídas.
Nesta modalidade da invenção, o êmbolo pode ter uma placa de pressão comum para avançar simultaneamente os pistões avançando a placa de pressão, O êmbolo, os pistões e a placa de pressão podem
| formar uma peça única, por exemplo, uma peça integralmente formada. Esta modalidade do dispositivo da invenção pode permiítir a dispensação de dois componentes individuais a partir do dispositivo. Por exemplo, 6 dispositivo pode ser usado para dispensar dois componentes de uma substância que quando misturadasreagem quimicamente, por exemplo, endurecem. Com à dispositivo da presente invenção, tais componentes que reagem mutuamente podem ser mantidos em separado no dispositivo, até que eles sejam dispensados à partir do dispositivo. Portanto, o tenpo de armazenamento dos componentes armazenados pode ser aumentado em relação à mistura dos mesmos componentes.
Em outra modalidade, o disposítivo dispensador tem pelo menos duas piacas de dedo que são dispostas ao longo do eixo longitudinal do dispositivo e espaçadas entre si. Um dispositivo que tem duas placas de dedo ! é, por exemplo, apresentado no pedido de patente co-pendente nº UK l 0902354.0 que estã incorporado a fítulo de referência na presente invenção. Às duas placas de dedo podem permitir o manuseio mais conveniente do dispositivo. Por exemplo, quando o dispositivo é preenchido com uma substância e, portanto, o êmbolo é retraído, a distância entre a placa de pressão é um primeiro disco dentado pode ser disposto para o avanço manual | do pistão por um usuário. Entretanto, em um estágio ónde certa quantidade da substância armazenada no dispositivo foi dispensada a partir do dispositivo a distância éntre à placa de pressão é um primeiro disco dentado foi tipicamente reduzido e, portanto, pode ser menos conveniente. Nesse caso, o usuário pode Mudar da primeira para a segunda plaça e dedo que é adicionalmente remota a partir da placa de pressão, Com a distância entre o segundo disco dentado e a plãcade pressão sendo aumentada em relação à distância entre o primeiro disco dentado e a placa de pressão, um manuseio efícaz pode ser fornecido.
Em uma outra modalidade, o dispositivo dispensador pode ter um acoplamento para conexão de uma embalagem contendo pelo menos dois | 2 e o componentes de uma substância dentária com as câmaras, de modo que cada câmara pode ser preenchida por um componente individual. O acoplamento pode, por exemplo, compreender dois bocais de entrada para conexão com os respectivos bocais de saída da embalagem. A embalagem pode ser adaptada de modo que um componente pode ser dispensado através de cada bocal de saída. Deste modo, cada uma das câmaras pode ser preenchida com um componente individual a partir da embalagem. Uma modalidade de tal dispositivo é apresentada, também, no pedido de patente UK nº 0902354.0 que particularmente está incorporado a título de referência na presente invenção. O dispositivo da invenção, portanto, pode ser recarregável e, portanto, reutilizável. Isto também pode ajudar a economizar custos, por exemplo, em relação aos dispositivos de uso único.
O dispositivo pode conter uma substância dentária selecionadas dentre um material de enchimento dentário, um material de impressão dentária, um selante dentário e um adesivo dentário, por exemplo.
Em outra modalidade, o dispositivo dispensador da invenção está em combinação com um aplicador para dispensação da substância dentária do dispositivo. Um aplicador como pode ser usado com a presente invenção é, por exemplo, disponível sob a designação de dispensador de cápsula 3M'TY ESPETY disponível junto à 3M ESPE AG, Alemanha.
Em uma modalidade, o dispositivo dispensador compreende um corpo da válvula. O corpo da válvula pode ser parte do recipiente, em particular o corpo da válvula pode ser integralmente formado com o recipiente. O corpo da válvula pode compreender a(s) saída(s) do dispositivo e pode receber um elemento de válvula. Portanto, a válvula pode ser parte do dispositivo dispensador. Adicionalmente, a válvula pode não ser parte da cânula, por exemplo. O elemento da válvula compreende, de preferência, uma superfície vedante para vedar com o corpo da válvula e pelo menos um conduto. O
. 8 elemento da válvula pode compreender dois ou mais condutos em modalidades do dispositivo que tem duas ou mais saídas. Entretanto, em uma modalidade preferencial o elemento de válvula pode ter um conduto que está pelo menos sobre uma seção moldada para se conectar com duás ou mais saídas. Por exemplo, o conduto pode ter uma seção em formato de funil com a abertura do funil sendo dimensionada para circundar pelo menos duas saídas, O conduto pode compreender, ainda; duas ou mais seções de conduto que dentro do elemento da válvula se integram em uma seção de conduto comum.
O corpo da válvula e 6 elemento da válvula são de preferência móveisum em relação ao outro entre uma posição aberta, em que o conduto está em comunicação fluida com a(s) saida(s) de modo que à(s) saida(s) estejam) aberta(s), e uma posição fechada, em que aís) capaís) de superficie(s) cobre(m) ou veda(m) a(s) saida(s) de modo que a(s) saida(s) | esteja(m) fechada(s). O elemento de válvula pode ter uma superfície extema | 15 genericamente cilíndrica, e o corpo da válvula pode ter uma superfície interna | genericamente cilindrica correspondente. A superfície externa do elemento da válvula e a superfície interna do corpo da válvula são de preferência encaixados um no outro, de modo que o corpo da válvula e o elemento da válvula sejam rotatórios um em relação ao outro ao redor de um eixo de 2o rotação.
Em uma modalidade da invenção, o elxo de rotação é genericamente transversal do eixo longitudinal do dispositivo. Em outra modalidade, 6 eixo de rotação pode ser genericamente paralelo a ou alinhado com o eixo langitudinal do dispositivo. Adicionalmente, o eixo de rotação pode —serinclnado em relação ao eixo longitudinal, por exémplo, pode ser disposto am qualquer ângulo entre 6 transversal a e alinhado com o eixo longitudinal.
Em uma modalidade, pelo ménos parte da superíície extema do elemento de válvula pode formar a superficie vedante. A superfície vedante - o ai—
. 8 pode, ainda, ser disposta em um lado da face do elemento da válvula que é genericamente transversal ao eixo de rotação. Qualquer disposição da superfície vedante pode ser usada com qualquer orientação do eixo de rotação em relação ao eixo longitudinal do dispositivo.
Uma modalidade do dispositivo pode ter pelo menos duas válvulas, ou pelo menos dois elementos de válvula em um corpo da válvula comum. Cada uma das válvulas ou dos elementos de válvula podem cooperar com uma ou mais vias diferentes do dispositivo. Tal dispositivo pode, também, ter duas ou mais válvulas de acordo com diferentes modalidades, conforme descrito na presente invenção.
Em ouira modalidade, o elemento de válvula é adaptado para receber uma extremidade da cânula, de modo que a cânula esteja em comunicação fluida com o conduto, Portanto, no estágio áberto do dispositivo a(s) saida(s) pode(m) estar em comunicação fluida com o conduto e o conduto pódeestarem comunicação fluida com à cânula. Deste modo, à cânula pode ser conectada à(s) salda(s) do dispositivo, e as substáncia(s) dispensadas a partir da(s) saída(s) pode(m) ser guiada(s) através do conduto para dentro da cânula.
Em uma modalidade, 0 dispositivo dispensador compreende à cânula. A cânula pode, por exemplo, ser conectada ao dispositivo, Adicionalmente, o recipiente pode ter um retentor, e a cânula pode ter um elemento de retenção. O elemento de retenção pode ser parte da cânula ou parte de um elemento separado que forma um adaptador pará fechar a cânula aó dispositivo. O versado na técnica pode perceber diferentes possibilidades de conectar indiretamente o elemento de retenção à cânula, por exemplo, por um ou mais adaptadores. Embora a seguir possa ser em geral chamado de um elemento de retenção como parte da cânula, uma conexão indireta entre o elemento de retenção e a cânula deve ser incluída.
De preferência, o retentor é o elemento de retenção são adaptados
| para cooperar para o travamento da cânula no dispositivo.
O retentor e o | elemento de retenção podem ser móveis um em relação ao outro.
Em particular, a cânula (ou um adáptador) que pode carregar o elemento de retenção pode ser conectada de forma móvel ao dispositivo que pode transportar o retentor.
O retentoreoelemento de retenção podem ser móveis um em relação ao outro entre uma primeira e uma segunda posição.
Um movimento da primeira para a segunda posição do retentor em relação ao elemento de retenção pode causar o fechamento da cânula é o movimento oposto pode causar o destravamento da cânula.
A cânula é, de preferência, apenas removível quando ela está destravada.
Em particular, o "destravamento" de preferência resulta na cânula perimanecêndo receptiva no dispositivo, porém tomá a cânula femovivel em relação à cânula quando fechada.
Isto pode facilitar o travamento e o destravamento da cânula porque ela pode ser pré-fixada no dispositivo.
Na primeira posição do retentor em relação ao elemento de retenção,os elementos de retenção podem ser desengatados dos retentores, e na segunda posição do retentor em relação ao elemento de retenção os elementos de retenção podem ser engatados com os retentores.
O elemento de retenção pode ser formado por uma borda anular, por exemplo uma borda que é disposta adjacente a uma extremidade posterior da cânula, O elemento de retenção pode, — ainda, ser formado por pelo menos uma projeção de asa para os lados da cânula.
Outras estruturas são possíveis, como um pino, ou uma rosca, por exemplo. | Em outra modalidade a cânula tem um soquete para receber uma : extremidade frontal do recipiente.
Nesta modalidade, o elemento de retenção : pode ser disposto no soquete, por exemplo, em uma parede lateral interna do soquete O retentor do dispositivo pode, nesta modalidade, ser disposto em umaã parede lateral axtema do recipiente.
O soquete pode ser uma parte da cânula ou uma parte separada que forma um adaptádor para travar a cânula no dispositivo, A cânula (ou um adaptador) com à extremidade posterior pode engatar o elemento de válvula ou o corpo da válvula de modo que mover a cânula também causa o em movimento da válvula é o corpo da válvula um em relação ao outro.
Em uma modalidade, a cânula compreende um misturador estático.
Portanto, dois ou mais componentes coextrudados através da cânula podem ser misturados, de modo que uma mistura dos componentes seja dispensada a partir do dispositivo.
A invenção adiclonalmente refere-se a um kit de partes, O kit compreende uma pluralidade de cânulas e pelo menos um dispositivo de acordo coma invenção, O kit pode compreender adicionalmente um aplicador dentário para recepção de um dispositivo de acordo com à invenção O kit pode compreender, ainda, pelo menos dois tipos diferentes de cânulas, por exemplo, cânulas que têm diferentes comprimentos, e/ou diferentes diâmetros internos, e/ou diferentes misturadores com diferentes quantidades de pás de mistura.
O Kit pode compreender, ainda, pelo menos uma embalagem com uma substância dentária.
A figura 1 é uma vista em perspectiva de um dispositivo dispensador | no modo de armazenamento de acordo com uma modalidade da invenção; A figura 2 é uma vista em perspéctiva do dispositivo dispensador 26 dafigura1nomodo operacional de acordo com uma modalidade da invenção; A figura 3 é uma vista de seção transversal parcial do dispositivo da figura 1 com uma cânula desconectada do dispositivo de acordo com uma modalidade da invenção; A figura 4 é ma vista em seção transversal parcial do dispositivo dafigura1 coma cânula conectada ao dispositivo e o dispositivo no modo de armazenamento de acordo com uma modalidade da invenção; A figura 5 é uma vista de seção transversal parcial do dispositivo da figura 1 com o disposítivo no modo em operação de acordo com uma
. 12 modalidade da invenção;
A figura 6 é uma vista inferior parcial de outro dispositivo no modo de armazenamento de acordo com uma modalidade da invenção;
A figura 7 é uma vista frontal do dispositivo da figura 6 no modo operacional de acordo com uma modalidade da invenção;
A figura 8 é uma vista em seção transversal parcial de um dispositivo com uma cânula desconectada do dispositivo de acordo com outra modalidade da invenção;
A figura 9 é uma vista em seção transversal parcial de um dispositivo com uma cânula conectadá ao dispositivo e com à dispositivo no modo de armazenamento de acordo com uma modalidade da invenção adicional;
A figura 10 é uma vista em seção transversal parcial de um dispositivo em que o elemento da válvula tem um elemento vedante de acordo com outra modalidade da invenção;
| 16 A figura 11 é uma vista em perspectiva de um dispositivo dispensador no modo de armazenamento de acordo com aínda uma modalidade adicional da invenção;
A figura 12 é uma vista em perspectiva do dispositivo dispensador da figura 11 no modo operacional de acordo com uma modalidade da invenção;
A figura 13 é uma vista em seção transversal parcial do dispositivo da figura 11 no modo de armazenâmento de acordo com uma modalidade da invenção;
A figura 14 é uma vista em seção transversal parcial do dispositivo da figura 11 nó modo operacional de acordo com uma modalidade da invenção;
A figura 15 é uma vista em perspectiva de uma cânula, por exemplo, para o dispositivo mostrado na figura 11, de acordo com uma modalidade da invenção;
A figura 16 é uma vista em seção transversal parcial de um pr—»g———»——a dt tido LÕ>———————— E
: 18 dispositivo com uma cânula desconectada do dispositivo de acordo com uma modalidade da invenção adicional; A figura 16A é uma vista em detalhe em uma extremidade frontal do dispositivo mostrado na figura 16; A figura 17 é uma visia em seção transversal parcial de um dispositivo com uma cânula colocada no dispositivo de acordo com uma modalidade da invenção; A figura 18 é uma vista Em seção transversal parcial do dispositivo da figurá 17 no modo de armazenamento de acordo com uma modalidadeda invenção; e À figura 19 é uma vista em seção transversal parcial do dispositivo da figura 17 no modo operacional de acordo com uma modalidade da invenção,
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO À figura 1 mostra uma modalidade do dispositivo dispensador 10 dainvençãono modo de armazenamento. O dispositivo é mostrado com uma cânula 11 recebida no dispositivo. No modo de armazenamento ilustrado a cânula 11 é montada de modo liberáve! no dispositivo. Portanto, este modo do dispositivo permite a remoção e/ou substituição da cânula 14, por exemplo, por um usuário. O dispositivo adicionalmente tem um recipiente 12 que tem duas câmaras para conter dois componentes de uma substância dentária (não mostrada) é pistões 13a, 13b colocados nas câmaras. Os pistões 13a, 13b são móveis dentro das câmaras para extrusão da substância dentária a partir das câmaras em direção à uma saida. Adicionalmente uma válvula (não mostrada) techa à saída do dispositivo no modo de armazenamento.
Embora o exemplo mostra o dispositivo 10 com duas câmaras com dois pistões, o versado na técnica irá peceber que um dispositivo que tem apenas uma câmara com um pistão, ou um dispositivo tendo múltiplas câmaras com múltiplos pistões pode, da mesma forma, ser usado com a presente invenção.
— ms à a Somme
: 14 A figura 2 mostra o dispositivo 10 em um modo operacional. No modo operacional, a válvula é aberta para à saída e, deste modo, adicionalmente de preferência estabelece uma comunicação fluida entre à saída e a cânula 11. Deste modo, no modo operacional o dispositivo 10 pode ser usado para extrusar a — substância do recipiente 12 através da cânula 11. No módo operacional a cânula 11 é travada no disposítivo 10, de modo que se evita que ele seja removido, por exemplo, por um usuário, do dispositivo. No modo operacional a cânula 11 é particularmente travada no dispositivo 10 de modo que ele não pode se soltar do dispositivo, por exemplo devido às forças que resultam de impulsionar à substância através da cânula 11. Várias modalidades do dispositivo, tal como é ilustrado nas figuras 1 e 2 apenas a títuio de exemplo, são descritas a seguir.
A figura 3 uma vista em seção transversal de uma porção frontal do dispositivo 10 no modo de armazenamento. A cânula 11 é mostrada separadamente do dispositivo 10. O dispositivo 10 fem uma câmara 14 ao Jongode um eixo longitudinal À que se abre dentro da saída 15. A câmara 14 pode ser fechada por um pistão (não mostrado) recebido na câmara 14 oposta à saída 15. Um elemento de válvula 16 e um corpo da válvula 17 juntos formam uma válvula que, no modo de armazenamento ilustrado, facha ou veda à saída
15. O elemento da válvula 16 e o corpo da válvula 17 são giratórios um em relação ão outro. O eixo de rotação R (ortogonalmente ao plano da figura) do elemento de válvula 16 em relação ao corpo da válvula 17 neste exemplo está disposto transversalmente ao eixo longitudinal A da câmara 14. Esta disposição permite uma vedação relativamente boa da saída pelo elemento da válvula se um ajuste da prensa entre o elemento da válvula e o corpo da válvula for —fomecido devido ao ajuste da prensa que o elemento de válvula pode ser pressionado contra a saída fimemente e, portanio, proporcionar uma boa vedação para a saída. Tal ajuste da prensa pode ser alcançado fornecendo um tamanho demasiado do elemento de válvula em relação ao tamanho do corpo
. 15 da válvula, que adicionalmente pode ser fabricado de moo relafivamente fácil a à um custo relativamente baixo, Por exemplo, o elemento de válvula é o corpo da válvula podem ser produzidos pela modelagem por injeção de dois disparos.
Particularmente o elemento de válvula pode ser pré-moldado e & — subsequentemente supermoldado para formar o corpo da válvula.
Deste modo, o corpo da válvula durante a solidificação pode encolher no elemento de válvula já soliditicado de modo que um ajuste da prensa é formado.
O elemento de válvula 16 no exemplo tem um conduto 18. No exemplo mostrado o conduto tem uma porção mais larga 18a que é adaptada para receber à extremidade posterior 19 da cânula 11. A transição entre o conduio 18 e a porção alargada 18a no exemplo forma uma etapa cuja extremidade posterior 19 da cânula 11 toca quando inserida na porção alargada, Partanto, a cânula pode ser posicionada no dispositivo de maneira relativamente conveniente quando inserida no disposítivo.
O conduto pode, ao invés disso, ter uma seção transversal uniforme sem uma porção alargada que, por exemplo, pode facilitar a fabricação.
Em outro exemplo o conduto pode ter uma porção constrita para recepção da cânula, por exemplo, para receber uma cânula de um tamanho menor.
Às seções transversais do conduto 18, particularmente da porção alargada 182, e a extremidade posterior 19 da cânula 11 podem ser 26 moldadas e dimensionadas para permitir que a extremidade posterior 19 seja inserida dentro do conduto 18 (ou da porção alargada 18a), Deste modo, um plugue e uma conexão de soquete podem ser formados.
Por exemplo, as seções transversais do conduto 18 (ou da porção alargada 183) e a extremidade posterior 19 da cânula 11 podem corresponder em geral em tamanho e formato um ao outro, de modo que elas podem ser encaixadas.
Embora não seja mostrado, o versado na técnica irá perceber outras configurações para encaixar a cânula é à válvula, como por exemplo com o soquete disposto na cânula e o
| plugue correspondente no elemento da válvula.
. 16 A figura 4 mostra o dispositivo 10 no modo de armazenamento, ' porém com à cânula 11 recebida no conduto 18 do elemento da válvula 16. À extremidade posterior 19 da cânula 11 no exemplo é dotada de um elemento de retenção 20, No exemplo mostrado, o elemento de retenção é formado por umaetapaentreuma seção transversal alargada na extremidade posterior da cânula 19 e o restante da cânula 11. A extremidade posterior 19 pode, por exemplo, ter uma borda anular de um diâmetro maior do que pelo menos uma seção da cânula adicionalmente à extremidade frontal, ou a cânula pode na extremidade posterior 19 ter pelo menos um, de preferência dois pinos ou asaslateralmente salientes, ou estruturas similares, No modo de annazenamento do dispositivo, conforme mostrado na figura 4 o elemento de retênção 20 da cânula 11 é desengatado a partir de um retentor 21 do dispositivo, de modo que àá cânula 11 seja reliberável ou removível do disposítivo 10. A cânula 11 pode, entretanto, ser retida de maneira liberável também no modo de armazenamento do dispositivo, por exemplo, por um ajuste apertado ou encaixe por pressão entre 2 extremidade posterior da cânula 196 9 conduto 18, Deste mado, no modo de armazenamento a cânula 11 pode ser suficiente retida nó dispositivo de modo que ela seja impedida de se destacar exatamente devido ao manuseio do dispositivo, porém pode ser destaçada em forças relativamente baixas, por exemplo, por um usuário. Isto pode proporcionar um manuseio mais conveniente do dispositivo.
Na figura 5 o dispositivo 10 é mostrado com a cânula 11 e o elemento da válvula 16 (bem como a cânula 11) posicionada em cerça de 90º em sentido horário em relação à fígura 4. Isto pode ser conseguido pela fotação da cânula 11, que faz com que o elemento de válvula 16 gire e, portanto; também faz com que à válvula abra a saída 15. Nesta posição, 6 elemento de retenção 20 da cânula 11 está engatado com o retentor 21 do dispositivo 10, A cânula 11, particularmente o elemento de retenção 20, toca o 17 ainda mais a etapa formada no conduto 18. Portanto, a cânula 11 é travada entre a etapa no conduto 18 e o retentor 21. Em uma modalidade que tem um conduto de seção transversal geralmente uniforme, à cânula pode estar em posição contígua em uma superfície interna do corpo da válvula ao invés de no passo, assim sendo travada entre o corpo da válvula e o retentor do dispositivo.
A cânula 11 pode ter uma vedação 26 (indicada pelo número de referência porém não ilustrado) na extremidade posterior 19 que é adaptada para proporcionar uma vedação entre a saída 15 e a cânula 11. No exemplo a cânula 11 é o elemento de válvula 16 são configurados de modo que a exiremidade posterior da cânula 19 pode se estender totalmente através do elemento da váivuia 165. Deste modo, a vedação 26 pode entrar em contato com a superfície interna do corpo da válvula 17 e na posição operacional proporcionar uma vedação entre a saída 15 e a cânula 11, Portanto, à substituição da cânula por uma cânula nova também fornece Uma vedação nova. A vedação pode, também, forecer um efeito de enxugamento quando o elemento da válvula e o corpo da válvula se moem um em relação ao outro. Por exemplo, a vedação pode limpar esfregando a substância da saída e limpar a superfície interna do corpo da válvula quando a válvula é fechada e, portanto, evitar que à substância seja carregada entre o elemento da válvula e o corpo daválvula.O vazamento do dispositivo entre a cânula e a saída pode, pottanto, ser evitado mesmo quando o disposítivo é usado várias vezes.
O elemento de retenção 20 e o retentor 21 juntos preferivelmente formam um ajuste positivo. A retenção no modo operacional, particularmente a retenção fornecida ou confribuída pelo elemento de retenção em cooperação 20 e o retentor 21 é, de preferência, maior do que uma retenção possivelmente fornecida no modo de armazenamento. A retenção no modo operacional de preferência pelo menos compensa as forças na cânula resultantes da substância de extrusão através da cânula.
— e -
: 18 A figura 6 ê uma vista inferior de um dispositivo 10' no modo de amazenamento, O dispositivo 10' corresponde ão dispositivo 10 mostrado nas figuras 3 a 5, porém apenas varia no fato de que o dispositivo 10' é adaptado para cooperar com uma cânula 11º que tem um elemento de retenção 20' de um formato diferente.
A cânula 11' tem asas que lateralmente salientes que formam elementos de retenção 20'. O corpo da válvula 17' é rebaixado para proporcionar uma janela áberta 23' que é ámpla o suficiente para permitir que a extremidade posterior da cânula 19' incluíndo os elementos de retenção 20' seja passada através disso.
Deste modo, a extremidade posterior da cânula 19' pode se mover paradentroeser removida do disposítivo 10' através da janela 23', Â janeia 23' adicionalmente se estende em direção à frente do dispositivo 10' (na figura adicionalmente para o topo) de modo que a cânula 11, que estende-se através da janela 23', é deixada se mover para dentro da janela 23' para comutar o dispositivo 11º do modo de armazenamento para o modo operacional.
A figura 7 é uma vista frontal do dispositivo 10' no modo operacional com a cânula 11' posicionada em cerca de 90º em relação à posição na figura 6. A cânula 11' pode ser girada na posição mostrada na fídura 7 à partir da posição mostrada na figura 6. Girar a cânula 11' para colocar o dispositivo 10' do modo de armazenamento para o modo operacional também faz com que o elemento da válvula 16º gire e, portante faz com que a válvula abra a abertura (não mostrado nesta vista) do disposítivo.
Conforme mostrado na figura 7 a janela 23' na área em direção à frente do dispositivo 10' é lateralmente constrita em relação à área da janela 23' em direção as lado inferior conforme mostrado na figura 6, As porções do dispositivo que constringem a janela 23' na posição da cânula 11º mostrada engatam os elementos de retenção 20' da cânula 11' e, portanto, formam retentores 21'. Os retentores 21' retêm a cânula 11' em uma direção, N =: —
. 19 Adicionalmente, a cânula 11º toca o lado interno do dispositivo, de modo que a cânula 11' também esteja retida na direção oposta.
A cânula 17º é adicionalmente lateralmente restringida no conduto do dispositivo 10', de modo que a cânula 11º seja totalmente travada no dispositivo 10, Deste modo, na posição operacional uma remoção da cânula 11' é desabilitada.
Embora não seja mostrado em detalhes, a modalidade mostrada nas figuras 3 a 5 fornêce características e funções equivalentes, Nas modalidades mostradas nas figuras 3 a 7, o disposítivo é adaptado de modo que a cânula pode ser montada ao dispositivo pela inserção da cânula dentro do dispositivo com a extremidade posterior princípal.
Existem, no entanio, modalidades adicionais em que cánula pode ser inserída deniro do dispositivo com a extremidade frontal principal.
Tais modalidades podem particularmente variar das modalidades nas figuras 3 a 7 devido ao principio de montagem diferente da cânula, porém podem, de outro modo, ser equivalentes ouidênticasàs modalidades mostradas nas figura 3 a 7. ' A figura 8 mostra um dispositivo 110 que é adaptado de modo que a cânula 111 possa ser inserida com a extremidade frontal principal! e a extremidade posterior traseira.
Tal configuração pode ser em geral usada como uma alternativa da configuração, conforme é ilustrado com os exemplos nas fíguras3a7. O dispositivo 110 tem um corpo da válvula 117 com uma primeira janela 128 é uma segunda janela 124, A primeira janela 123 é dimensionada de modo que à extremidade frontal da cânula 111 possa passar através disso, porêm a extremidade posterior 119 é retida pelo corpo da : válvula 117. A segunda janela 124 é dimensionada de modo que ambas, tanto aexiremidade frontal quanto a extremidade posterior da cânula 111 possam passar através disso.
Portanto, a cânula 111 pode ser inserida com à extremidade frontal principal em uma direção a partir da segunda janela 124 em direção à primeira janela 123, com a extremidade posterior 119 finalmente ! Cu nano Pe ————
. 20 | chegando entre a primeira e a segunda janelas 123, 124. Na modalidade mostrada na figura 8 à extremidade posterior 119 da cânula 111 forma o elemento de válvula 116. O elemento de válvula 116 no exemplo tem um formato externo genericamente cilíndrico, e o corpo da válvula 117 tem um formato interno genericamente cilíndrico. Deste modo, o elemento de válvula 116 é o corpo da válvula 117 são adaptados para cooperar para formar uma válvula em combinação, no exemplo para formar uma válvula de deslizamento giratória. Quando a cânula 111 é recebida na posição final no dispositivo 110 io (não mostrado, porêm a cânula 111 na figura 8 se moveu adicionalmente em direção ao fundo da página), o dispositivo 111 está no modo de armazenamento. No modôó de armazenamento, a válvula fecha a saída 115, e a cânula 111 é de modo liberável recebida nó dispositivo 110. No exemplo mostrado, à extremidade posterior 119 é levemente maior do quê a segunda janela 124 de | 15 modo que a cânula 111, recebida nesta posição final é encaixada por pressão | com o dispositivo 110. Deste modo à cânula 111 é retida de maneira liberável no dispositivo 116 quando no modo de armazenamento, Entretanto, o versado na técnica vai perceber que para fornecer um ajuste solto uma janela mais larga 124 elou uma extremidade posterior menor 119 pode ser fomecida. Um ajuste — solto pode facilitar a inserção e a remoção da cânula, por exemplo.
A figura 9 mostra outro exemplo de um dispositivo que é adaptado de modo que a cánula possa ser inserida no dispositivo com a extremidade frontal principal e a extremidade posterior traseira. O disposítivo 210 tem um elemento de válvula 216 e um corpo da válvula 217 que juntos formam uma válvula para abertura e fechamento de uma saída 215. O elemento de válvula tem um conduto 218 com uma porção ampliada 218a, e no exemplo é orientado com a porção alargada 2184 abrindo em uma janela 224 no corpo da válvula, A janela 224 no exemplo é dimensionada para abrir totalmente a porção ampliada 2188 do | A
. 21 conduto 218 de modo que uma extremidade posterior 219 de uma cânula 211 pode ser inserida ná porção alargada 218a através da janela 224, À cânula 211 corresponde genericamente à cânula 11 mostrada nas figuras 3 a 5, e portanto tem uma extremidade posterior 2149 que tem uma borda anular formando um elementoderetenção220, O elemento de retenção 220 pode, entretanto, também ser formado por pelo menos uma ou duas asas, conforme descrito acima.
O conduto no lado oposto da porção alargada 218a abre em uma janela 223 no corpo da válvula 117. O conduto 218 é menor do que a porção alargada 218a de modo que à transição éntre o conduto 218 e a porção 16 alargada 216a forma uma etapa que atua como um retentor 221º para à cooperação com o elemento de retenção 220 da cânula 211, Neste exemplo, 5 elemento de retenção 220 é o retentor 221 estão em engafe quando o dispositivo está no modo de armazenamento bem como quando o dispositivo está no modo operacional, Entretanto, a cânula 211 no modo de 1 armazenamento do dispositivo é de modo liberável recebida de modo que a cânula 211 pode ser retraída a partir do dispositivo. No modo operacional do dispositivo a cânula e, deste modo, o elemento de válvula é posicionado de modo que a abertura da porção alargada 218a está coberta pelo corpo da válvula 217. Na posição operacional a cânula 219 toca na superfície interna do corpo da válvula 217 em uma direção, é retida pelo retentor 221 na direção oposta e é restrita no conduto lateralmente. Portanto, na posição operacional a cânula 211 é fechada ou conectada de forma não liberável com o disposítivo.
A figura 10 mostra um dispositivo 310 que tem um elemento de válvula 316 de pelo menos dois materiais diferentes, O elemento de válvula 26 316 pode compreender um primeiro material 330, por exemplo; fornecendo uma estabilidade mecânica adequada para o elemento de válvula, e pode compreender um segundo material 331 que proporciona, por exemplo, boa vedação da saída. O segundo material 331 pode ser um material relativamente
: 22 macio e/ou elástico, por exemplo, borracha ou um elastômera termoplástico. O exemplo adicionalmente mostra uma cânula 311 que tem uma vedação 326, À vedação 326 na posição de armazenamento do dispositivo estende-se através do elemento de válvula 316 dentro de uma janela 323 no corpo da válvula 317, Portanto, quando o dispositivo é operado em direção à posição operacional, a vedação é pressurizada pelo corpo da válvula. Deste modo, na posição operacional uma boa vedação entre a cânula e a saída 315 pode ser alcançada. Uma configuração idêntica ou similar pode, também, ser usada com outras modalidades descritas neste relatório descritivo.
As figuras 11 e 12 mostram outra modalidade da invenção que tem uma válvula giratória que varia a partir das madalidades mostradas nas figuras 1 a 10 em que o eixo de rotação R' da válvula é genericamente paralelo ou em linha com um eixo longitudinal B do dispositivo.
A figura 11 mostra o dispositivo 410 no modo de armazenamento em que á válvula fecha uma saída do dispositivo de modo que a substância contida no dispositivo seja vedada. Uma cânula 411 é mostrada separadamente do dispositivo 410.
À figura 12 mostra o dispositivo 410 com a cânula 411 colocada no dispositivo 410.
A figura 13 mostra uma seção transversal do dispositivo 410 no modo de armazenamento, O dispositivo 410 tem um elemento de válvula 416 e um corpo da válvula 417 que em combinação forma uma válvula para as saidas 415a, 415b. No modo de armazenámento a válvula fecha as saídas 4153, 415b. A cânula 411 é recebida no dispositivo 410. O dispositivo 410 tem | 25 —retentores 421, e à cânula tem elementos de retenção (não mostrados nesta figura) para engate com os retentores 421. No modo de armazenamento os elementos de retenção 420 é os retentores 421 são desengatados conforme mostrado. Portánto, no modo de armazenamento à cânula 411 é liberável eu
: 23 | removível do dispositivo 410, embora ela sêja recebida no dispositivo 410. A figura 14 mostra o disposítivo 410 em um Modo operacional.
Nó modo operacional a cânula 411 é posicionada em cerca de 90º (outros ângulos são possíveis) ao redor do eixo R' em relação a posição no meio de armazenamento (mostrado na fígura 13). Isto pode ser conseguido rodando à cânula, por exemplo, por um usuário. Um acoplamento é fornecido entre a cânula 411 e o elemento de válvula (não visível na vista mostrada na figura 14) que pode ser colocada em engate assim que a cânula 411 é recebida no dispositivo de modo que o movimento subsequentemente da cânula faz com que o elemento de válvula também gire. Portanto, a rotação da cânula 411 para colocar o dispositivo do modo de armazenamenio no modo operacionaál também faz com que ó elemento de válvula gire e, portanto, faz com que à válvula abra as aberturas do dispositivo, Uma pluralidade de modalidades de um acoplamento adequado ficará evidente para o versado na técnica. No exemplo mostrado o elemento de válvula tem uma fenda (visível na figura 11) que pode ser engatada por uma barra 425 (também indicada na figura 15) na cânula 411. No modo operacional do dispositivo 410 o retentores 421 e os elementos de retenção 420 são adicionalmente engatados um ão outro de modo que a cânula seja travada no dispositivo 410.
zo A figura 15 mostra a extremidade posterior da cânula 411 em mais detalhes, A barra 425 tem uma vedação 426 para fomecer proporcionar um lacre entre a cânula 411 e às saídas do dispositivo. A cânula 411 pode, ainda, ter entradas 427a, 427b para cónexão com as respectivas Saídas do disposítivo. Cada uma das entradas 427a, 427b pode ser circundada pelas vedações de entrada 428a, 426b, respectivamente. As vedações de entrada 4282, 428b de preferência evitam que substâncias dispensadas a parir das saídas do dispositivo, por exemplo, diferentes componentes para formar um material endurecivel, se integrem em uma área da cânula em contato com o
. 24 dispositivo. As substâncias dispensadas a partir das saídas do dispositivo podem, consequentemente, apenas se integrar dentro da cânula. Portanto, as substâncias fundidas podem ser removidas efetivamente juntas com a substituição da cânula. Por exemplo, as porções do material endurecido podem serremovidas ántés quê uma cânula nova seja colocada no dispositivo de modo que o dispositivo possa ser adicionalmente usado.
As figuras 16 e 17 mostram outro exemplo que tem uma válvula que tem um eixo de rotação R” que é genericamente paralelo ou em linha com um eixo longitudinal C do dispositivo. À figura 16 mostra o dispositivo 510 e ww uma cânula 511 quando desmontado, e a figura 17 mostra o dispositivo 510 com à cânula 511 colocado no dispositivo 310. O dispositivo 510 compreende um elemento de válvula 516, e um corpo da válvula 517. O elemento de válvula tem um conduto 518 para recepção de uma extremidade posterior 519 da cânula 511. Também esta modalidade pode ser comutada entre um modo de armazenamento é um modo operacional girando a cânula 511 ao redor do eixo R" quando colocado no dispositivo. No modo de armazenamento à cânula 511 é removível do dispositivo 510, e no modo operacional o dispositivo pode ser usado para dispensar uma substância do dispositivo 810 através da cânula
511. Após o uso o disposítivo pode ser comutado de volta para o modo de 29 armazenamento, e à cânula pode ser deixada colocada no disposítivo até ela ser substituída por uma nova cânula para o uso seguinte.
A figura 16A mostra em maiores detalhes uma extremidade frontal do dispositivo na posição de armazenamento. O elemento de válvula 516 fecha as saídas 5159, 515b (escondidas pelo elemento de válvula) Na posição de 26 armazenamento mostrada o conduto 518 é acessível para recepção da extremidade posterior (mostrada na figura 16 em referência ao nº 519) da cânula.
A figura 18 mostra uma seção transversal do disposítivo 510 no Modo de armazenamento. O elemento de válvula 516 e o corpo da válvula 517
- 25 | em combinação forma uma válvula para as saídas (mostradas como | referências 515a, 515b ná figora 19). No modo de armazenamento à válvula fecha as sajdas (não visíveis na vista da figura 18). O disposítivo pode ter, | conforme mostrado, reentrâncias 529a, 529b em que as vedações 5282, 528b | 5 apredordas entradas 527a, 527b na cânula 511 podem ser recebidas, As reentrâncias 529a, 529b podem permitir que as vedações 528a, 528b se projetem da cânula 511 na posição de armazenamento, e na posição operacional (figura 19) as vedações podem ser comprimidas. Portanto, uma boa vedação entre à cânula e o dispositivo pode ser conseguida, Por outro lado, quando a vedação se move de volta a partir da posição operácional para a posição de armazenamento as vedações podem remover à substância das ! saídas do dispositivo e podem se desconectar do dispositivo nas reentrâncias.
| As feentrâncias, deste modo, podem ser mantidas substancialmente isentas das substâncias. Portanto, a contaminação cruzada entre diferentes substâncias contidas no dispositivo pode ser evitada. O dispositivo 510 tem retentores (mostrados na figura 18 como o nº de referência 521), e a cânula 511 tem elementos de retenção 520 para o | engate com os retentores. No modo de armazenamento os elementos de retenção 520 e os retentores são desengatados conforme mostrado. Portanto, no modo de armazenamento a cânula 511 é liberável do disposítivo 510, embora ela seja recebida no disposítivo 510.
A figura 19 mostra ó dispositivo 510 em um modo operacional. No modo operâácional à cânula 511 é posicionado em cerca de 90 graus (outros ángulos são possíveis) ao rédor do eixo R" em relação a posição no meio de 26 armazenamento (mostrado na figura 18), Isto pode ser conseguido rodando à cânula, por exemplo, por um usuário. Na figura 19 o dispositivo é mostrado girado por cérca de 90 graus ao redor do eixo R”. Uma vez quê o elemento de válvula 516 é engatado com a cânula 511 o movimento da cânula 511 faz com / O O A O
| 26 que 5 elemento de válvula 416 gire, Portanto, a rotação da cânula para colocar o dispositivo do modo de armazenamento no modo operacional também faz tom que o elemento de válvula gire e, portanto, faz com que à válvula abra as aberturas 515a, 515b do dispositivo, No modo operacional do disposítivo 510 os retentores 521 e os elementos de retenção 520 são adicionalmente eêngatados de modo que à cânula seja travada no dispositivo.
A invenção agora foi descrita a título de exemplos. O versado na técnica irá peceber modalidades adicionais em que as características descritas são combinadas de maneira diferente. Adicionalmente, as to caracteristicas podem ser substituídas por caracteristicas equivalentes para alcançar um dispositivo equivalente. É destacado que as caracteristicas descritas para uma certa modalidade podem ser usadas em qualquer uma das outras modalidades conforme for adequado.
As modalidades apresentadas na presente invenção podem ainda tercertas características em comum. Por exemplo, à cânula pode compreender um misturador estático. O dispositivo pode ter uma, duas ou mais câmaras para conter uma substância ou componentes de uma substância, e cada uma das tais câmaras pode compreender um pistão para extrusão da substância do pistão.
O dispositivo pade compreender adicionalmente, em geral, pêlo menos um disco dentado. O pistão pode compreender uma placa de pressão correspondente, de modo que 6 pistão pode ser impelido dentro do dispositivo forçando o disco dentado e a placá de pressão um em direção ao outro. Dois (ou mais) pistões podem ser combinados para formar um êmbolo que compreende adicionalmente uma placá de pressão comum.
O dispositivo, a cânula, o elemento de válvula, o corpo da válvula e o pistão ou éêmbolo podem ser produzidos a partir de plástico.
Materiais plásticos adequados podem ser polipropileno, polietileno, | palioximetileno, poliamida, tereftalato de polietileno, policarbonato, tereftalato —- | e .
. 27 de polibutadieno.
Tais materiais plásticos podem ser combinados conforme | for adequado.
Uma combinação exemplificadora é: | = Dispositivo: Polipropileno, - Cânula: Policarbonato; s Elemento de válvula: Polioximetileno, - Corpo de válvula: Polipropileno, & | - Pistão ou êmbolo: Polioximetileno.
Um dispositivo de acordo com à invenção pode ser adaptado para | conter um volume de enchimento total entre cerca de 0,5 mL à cerca de 10 mL,

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. DISPOSITIVO DISPENSADOR PARA UMA SUBSTÂNCIA DENTÁRIA, caracterizado pelo fato de que compreende: - uma saída para a substância dentária, e - uma válvula para abertura é fechamento da saída, e em que é adaptado para recepção de uma cânula para conexão com a saida, o disposítivo sendo operável entre um modo de armazenamento e um modo operacional, em que o dispositivo é adicionalmente adaptado de modo que no modo operacional: - a válvula abre a saída, e - à cânula, quando está presente, é travada no dispositivo; e em que o dispositivo é adaptado de modo que no modo de armazenamento: - a válvula fecha a saída, e - à cânula, quando está presente, é liberada do dispositivo.
    2. DISPOSITIVO DISPENSADOR, de acordo com à reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende um recipiente para recepção da substância dentária, e um pistão que é móvel ac longo de um eixo longitudinal do dispositivo no interior do recipiente para impelir a substância dentária em direção à saída.
    3. DISPOSITIVO DISPENSADOR, de scordo com à reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que à válvula compreende um corpo da válvula, que compreende a saída, e um elemento de válvula, que compreende uma superfície vedante e um conduto, em que o corpo da válvula 26 eoelementode válvula são móveis um em relação ao outro entre uma posição aberta, em que o conduto está em comunicação fluida com a saída de modo que a saída seja aberta, é uma posição fechada em que a superfície vedante veda à saida de modo que a saída seja fechada.
    . 2
    4. DISPOSITIVO DISPENSADOR, de acordo com à reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o elemento de válvula tem uma superfície externa genericamente cilíndrica, e o corpo da válvula tem uma superficie interna genericamente cilindrica, com a superfície externa do elemento de válvula é à superfície intemma do corpo da válvula sendo encaixadas uma à outra, de modo que o corpo da válvula e o elemento de válvula são rotatórios um em relação ao outro ao redor de um eixo de rotação, e em que o eixo de rotação é genericamente transversal ao eixo longitudinal do dispositivo.
    5. DISPOSITIVO DISPENSADOR, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o eixo de rotação é genericamente paralelo a ou alinhado ao eixo longitudinal do dispositivo.
    8. DISPOSITIVO DISPENSADOR, de acórdo com à reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a superfície vedante é disposta em um lado da face do elemento dé válvula que é genericamente transversal ao eixo de rotação.
    7. DISPOSITIVO DISPENSADOR, de acordo com uma das. reivindicações 3 a 6, caracterizado pelo fato de que compreende a cânula. i
    8. DISPOSITIVO DISPENSADOR, de acordo com à reivindicação ?7, caracterizado pelo fato de que o recipiente tem um retentor, e em que a cânula tem um elemento de retenção que é adaptado para cooperar com 6 retentor para travar à cânula no dispositivo.
    9 DISPOSITIVO DISPENSADOR, de acordo com à reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o elemento de retenção da cânula 26 —&formado por uma borda anular adjacente à extremidade posterior da cânula ou por pelo menos uma asa se projetando lateralmente a partir da cânula.
    10. DISPOSITIVO DISPENSADOR, de acordo com àa reivindicação 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que a cânula tem um colar para hs PM MÂXÔÂ “o A“ OÂPP“ Op” “”. 2 ip» “—> cs s < — 2 nm tF- A . 3 receber uma extremidade frontal do recipiente.
    11. DISPOSITIVO DISPENSADOR, de acordo com uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de que à cânula compreende um misturador estático,
    12. DISPOSITIVO DISPENSADOR, de acordo com uma das reivindicações 2 a 11, caracterizado pelo fato de que 0 recipiente tem duas câmaras, cada uma para receber pelo menos um componente de uma substância dentária, e em que o dispositivo dispensador possui um êmbolo que compreende dois pistões sendo recebidos nas câmaras, respectivamente, para extrusão da substância dentária da câmara.
    18. DISPOSITIVO DISPENSADOR, de acordo com à reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que possui um acoplamento para conectar uma embalagem contendo dois componentes de uma substância dentária com as câmaras, de medo que cada câmara pode ser preenchida por 1 um componente individual.
    14, DISPOSITIVO DISPENSADOR, de acordo com uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que contém uma substância dentária selecionada dentre um material de preenchimento dentário, um material de impressão dentária, um selante dentário e um ádesivo dentário,
    £ ão 13a
    É 12 í
    Y FIG.1
    2 n | ” fFIG.2
    : 2/1 210 R 17 14 16 (SNS oro At We EI III777 18a Eae EIA t 8 Boato (Be Ed
    AB L) ps FIG. 3
    ES
    . 3/11 210 18 FAFE NA ZE EEE I 2 2 ” FEZ CC 18 ABS e / o / Ip Ex IITITITAA js 1 AÁBa P 1 FIG. 4
    E RW Cs A :
    SS 6 410 MART o 7 Fá DEDE EI III III IEA Vá 5 II IIRo É 19 "= fd 7 * FIG. 5 o. 4/11 | vw o to
    IEA OT ” FIG. 6 1 1 N PT ; 2 O 21 21 jL 292 20 É 20 HG. 7
    + 5/11
    UE ATINAHO Cd 10 mm É 124 | E 15 á SO & WEZ
    RA 7- & o Es Fo o 1237 - Ss
    SW HG
    W 224 o 217 sa
    PATA ó PA [ZZZZZZZ) 218 EA OR 219 A N/ | NB NI aaa 220 SN. DS 221 NESND, >218 NES 223
    FEZ
    NE an Ne ú 6 Ne
    NW
    N
    NNW | o o
    317 LX C as 407310 330 FE Ú XE E (A SS ASA AA AAA 1 ASI ; Ás XXX f SANA de 31 ; ; 1H ( IJ G. 10 bh Kd
    NS
    SS
    BR
    AR ) . . | FIG. 1 4 B=R' o Pá o FIG. 12 AM,
    Á
    É
    - 8/11 NO 416. 421 FZ LUI gorro A SE — 415h MC OEA Ez EE EI EE, VA JN 4152 14 41 Egg 1 Á ALALLIDA, d 417 421 FIG. 13 | 410 A 425 420 FS am 411 BE AAA re 0A | Sã p É
    A (ATA RE ATA AO A E É) 421 420 FIG. 14
    Ú 9/11 426 n ? O RD 27427 a ADS (SE.
    WA NW7 28 4276 o 4282 FIG. 15 16Ã 5º 516 517 So su : gar Ea ES nm | TER FERAS | | | TR VE sl 518 Sisa 516 SS s" 5150 FIG. 16A e 10/11 0a, 311 Nx . FIG. 17 |
    + 11111 | ADA A "AN NAS 7 PARA (VA, SS õ sé E NS 529h " Ns ST 528h
    YU Ea NOEL CEA FIG. 18 510 a 516 620 NE
    NEAR NS 52 NNIL 515a ENS SS f e DADA rz22 e
    VN ZE FZ
    SIND SN É su MN IE 5156 Se ADD Ada * FIG. 19
    É o p:Ê:2?,.> = 2 É . ici" "o S = “o c- =“ “O iaE ii UJS |O“). :sS Ê Ú ij *OO6iúo -—-P“úocu)“o " 1 Resumo “DISPOSITIVO DISPENSADOR PARA UMA SUBSTÂNCIA DENTÁRIA"
    A presente invenção refere-se a um dispositivo dispensador para uma substância dentária que tem uma saída para à substância dentária, e uma válvula para abertura e fechamento da saída.
    O dispositivo é comutável entre um modo de armazenamento e um modo operacional, No modo de armazenamento uma cânula é travada no dispositivo e a válvula abre a saída,
    e no modo de armazenamento a cânula pode ser liberada à partir do dispositivo e a válvula fecha a saída.
    O dispositivo pode facilitar o manuseio e
    106 pode ser relativamente barato.
BRPI1007597A 2009-04-23 2010-04-19 dispositivo dispensador para uma substância dentária BRPI1007597B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0906925.3 2009-04-23
GBGB0906925.3A GB0906925D0 (en) 2009-04-23 2009-04-23 Dispensing device for a dental substance
PCT/US2010/031561 WO2010123800A1 (en) 2009-04-23 2010-04-19 Dispensing device for a dental substance

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI1007597A2 true BRPI1007597A2 (pt) 2020-08-18
BRPI1007597B1 BRPI1007597B1 (pt) 2021-03-30
BRPI1007597B8 BRPI1007597B8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=40774794

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1007597A BRPI1007597B8 (pt) 2009-04-23 2010-04-19 dispositivo dispensador para uma substância dentária

Country Status (8)

Country Link
US (1) US9427290B2 (pt)
EP (1) EP2421464B1 (pt)
JP (1) JP5688408B2 (pt)
CN (1) CN102413789B (pt)
BR (1) BRPI1007597B8 (pt)
GB (1) GB0906925D0 (pt)
RU (1) RU2508916C2 (pt)
WO (1) WO2010123800A1 (pt)

Families Citing this family (34)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0906925D0 (en) 2009-04-23 2009-06-03 3M Innovative Properties Co Dispensing device for a dental substance
EP2380925A1 (en) 2010-04-22 2011-10-26 3M Innovative Properties Company Radiation curable composition, process of production and use thereof
EP2468209A1 (en) 2010-12-22 2012-06-27 3M Innovative Properties Co. Dispensing device for a dental substance and method of making such a device
US9737686B2 (en) * 2012-03-12 2017-08-22 Becton, Dickinson And Company Catheter adapter port valve
WO2013176870A1 (en) * 2012-05-25 2013-11-28 3M Innovative Properties Company Application tip and system for dispensing a dental material
US10716747B2 (en) 2012-11-01 2020-07-21 Henkel IP & Holding GmbH Serum for reducing the time needed to dry wet hair
EP2818133A1 (en) 2013-06-26 2014-12-31 3M Innovative Properties Company A device for dispensing dental material
EP2883512A1 (en) * 2013-12-13 2015-06-17 3M Innovative Properties Company A container for a dental paste and a mold for making the container
WO2016007453A1 (en) 2014-07-10 2016-01-14 3M Innovative Properties Company Two-component self-adhesive dental composition, process of production and use thereof
JP6835816B6 (ja) 2015-07-21 2021-03-24 スリーエム イノベイティブ プロパティズ カンパニー グラスアイオノマーセメントを製造するためのパーツキット、その製造方法及びその使用
BR112018011683B1 (pt) 2015-12-08 2021-08-10 3M Innovative Properties Company Kit de partes para uso dental e composição dental autoadesiva, autocurável e autocondicionante para uso dental ou ortodôntico
US10799429B2 (en) 2016-02-25 2020-10-13 3M Innovative Properties Company Kit of parts for producing a paste type glass ionomer cement, process of production and use thereof
EP3299082A1 (en) 2016-09-21 2018-03-28 3M Innovative Properties Company Mixer assembly and device for dispensing a dental material
EP3595616B1 (en) 2017-03-15 2022-11-30 3M Innovative Properties Company Glass ionomer compositions including inorganic fibers
EP3624754A1 (en) 2017-05-18 2020-03-25 3M Innovative Properties Company Glass ionomer compositions and methods including water-miscible, silane-treated, nano-sized silica particles
EP3406331A1 (en) 2017-05-24 2018-11-28 3M Innovative Properties Company A mixer for dispensing a multi-component material
WO2019123260A2 (en) 2017-12-19 2019-06-27 3M Innovative Properties Company Multi-part composition having staged viscosity prior to hardening
DE102017130944A1 (de) * 2017-12-21 2019-06-27 Kulzer Gmbh Nachlauffreie Spritze, insbesondere zur Verabreichung dentaler pastöser Zusammensetzungen
CN111565700B (zh) 2017-12-21 2023-06-09 3M创新有限公司 包括硅烷处理过的表面的无机牙科用填充剂
US20200368117A1 (en) 2018-02-06 2020-11-26 3M Innovative Properties Company Microcapsule with a porous or hollow core and ph-sensitive shell and use thereof
EP3773420A1 (en) 2018-04-03 2021-02-17 3M Innovative Properties Company Storage stable glass ionomer composition and use thereof
WO2019234633A1 (en) 2018-06-06 2019-12-12 3M Innovative Properties Company Two-part dental sealant, method of applying with a syringe device, and kit
WO2019234661A1 (en) 2018-06-06 2019-12-12 3M Innovative Properties Company Hardenable dental compositions comprising basic core material encapsulated in an inorganic shell and dispensing devices therewith
EP3880156A1 (en) 2018-11-14 2021-09-22 3M Innovative Properties Company Storage stable two-component dual cure dental composition
JP2022535814A (ja) 2019-06-04 2022-08-10 スリーエム イノベイティブ プロパティズ カンパニー 多孔質又は中空であるコアと、酸と接触するとガスを放出する成分を含有するシェルとを有するマイクロカプセル
WO2021165785A1 (en) 2020-02-19 2021-08-26 3M Innovative Properties Company Dispensing device for a dental substance
WO2021165795A1 (en) 2020-02-19 2021-08-26 3M Innovative Properties Company Ascorbic acid component for use in a method of treating the surface of a prepared tooth
ES2968105T3 (es) * 2020-10-02 2024-05-07 Capsugel Belgium Nv Dispositivo para dispensar gotas individuales en una tapa o cuerpo de una cápsula
WO2022118125A1 (en) 2020-12-04 2022-06-09 3M Innovative Properties Company Ph-sensitive microcapsule for dental use
WO2022229739A1 (en) 2021-04-29 2022-11-03 3M Innovative Properties Company Calcium and fluorine ions releasing dental composition
WO2022229734A1 (en) 2021-04-29 2022-11-03 3M Innovative Properties Company Initiator system with polymerizable thiourea component, dental composition and use thereof
WO2023275637A1 (en) 2021-06-28 2023-01-05 3M Innovative Properties Company Dental cement composition, kit of parts and use thereof
WO2024121658A1 (en) 2022-12-06 2024-06-13 Solventum Intellectual Properties Company Surface-treated filler, dental composition containing such a filler, process of production and use thereof
EP4389305A1 (en) 2022-12-21 2024-06-26 Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL Dispensing device with independent dual compartment and a double channel tip

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3318494A (en) * 1965-10-04 1967-05-09 Product Design & Engineering I Dispensing closure cap for container having frangible sealing means
SU705266A1 (ru) * 1976-04-26 1979-12-25 Ереванский Государственный Институт Усовершенствования Врачей Устройство дл дозировани и смешивани компонентов пломбировочной массы
SE465181B (sv) * 1989-06-29 1991-08-05 Atlas Copco Tools Ab Snabbkoppling med vridventil
US5562273A (en) * 1989-09-27 1996-10-08 Han Oetiker Ag Maschinen- & Apparatefabrik Plug-in coupling for pressure lines
US4993948A (en) * 1989-10-30 1991-02-19 Cameron Frederick J Applicator for dental material
DE29502783U1 (de) * 1995-02-20 1996-06-20 THERA Patent GmbH & Co. KG Gesellschaft für industrielle Schutzrechte, 82229 Seefeld Behälter zum Lagern und Ausbringen einer Dentalmasse
DE19961485C2 (de) * 1999-12-20 2002-08-22 3M Espe Ag Behälter zum Ausbringen von Dentalmassen
US6375460B1 (en) * 2000-02-17 2002-04-23 Voco Gmbh Capsule for mixing and applying dental cement
US7198619B2 (en) * 2002-03-26 2007-04-03 Ultradent Products, Inc. Valve syringe
DE10337789A1 (de) * 2003-08-14 2005-09-15 3M Espe Ag Einzeldosisspritze für ein mehrkomponentiges Material
DE10337790A1 (de) * 2003-08-14 2005-03-17 3M Espe Ag Kapsel für Zwei-Komponenten-Materialien
EP1656309B1 (en) * 2003-08-14 2014-11-19 3M Deutschland GmbH Capsule for two-component materials
US7530808B2 (en) * 2004-03-10 2009-05-12 Cao Group, Inc Binary dental bleaching using switch-closable double barrel syringe
DK1763405T3 (da) 2004-07-08 2012-01-30 Sulzer Mixpac Ag Afgivelsesindretning, omfattende en sprøjte eller patron, en lukkekappe og en blander
US7179085B2 (en) * 2004-11-16 2007-02-20 Denteque Apparatus for dispensing dental solutions
ATE484257T1 (de) * 2005-07-01 2010-10-15 3M Innovative Properties Co System zur zuführung von dentalen werkstoffen
FR2898112A1 (fr) * 2006-03-02 2007-09-07 Abdel Kader Rezli Bouchon de bouteille avec bec verseur.
CA2647030C (en) * 2006-03-09 2016-10-25 3M Innovative Properties Company Device for dispensing material
GB0906925D0 (en) 2009-04-23 2009-06-03 3M Innovative Properties Co Dispensing device for a dental substance

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1007597B8 (pt) 2021-06-22
RU2011142432A (ru) 2013-05-27
RU2508916C2 (ru) 2014-03-10
JP5688408B2 (ja) 2015-03-25
CN102413789A (zh) 2012-04-11
EP2421464B1 (en) 2017-06-07
EP2421464A1 (en) 2012-02-29
JP2012524617A (ja) 2012-10-18
BRPI1007597B1 (pt) 2021-03-30
US20120064482A1 (en) 2012-03-15
WO2010123800A1 (en) 2010-10-28
CN102413789B (zh) 2014-12-10
GB0906925D0 (en) 2009-06-03
US9427290B2 (en) 2016-08-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1007597A2 (pt) &#34;dispositivo dispensador para uma substância dentária e kit de partes&#34;
EP1656309B1 (en) Capsule for two-component materials
PT732952E (pt) Inalador de po
JP5575814B2 (ja) 多成分材料を分配するシリンジ
ES2660849T3 (es) Dispositivo de administración de medicamentos que tiene un cartucho con extremo distal agrandado
EP1991155B1 (en) Device for dispensing material
EP1762213B1 (en) Sealedbody containing medicine
ES2702111T3 (es) Cargador de almacenamiento de conjuntos de agujas
BRPI0621269A2 (pt) dispositivo de distribuição para uso único
JP6566980B2 (ja) ペースト状セメント成分用の収納混合システムおよびそのための方法
WO2010108080A2 (en) Vial for delivering contents onto a substrate
WO2011073306A1 (en) Inhaler device
JP2000500106A (ja) 二室式分配容器用接続装置
JP2004509669A5 (pt)
HU187406B (en) Cartridge for storing a fixed dose of solid medicines and intravenous dosing
TWI621432B (zh) 復水裝置
WO2017112513A1 (en) Syringes with mixing chamber in a removable cap
KR101808318B1 (ko) 마스크팩 파우치
BRPI0507361B1 (pt) Dispositivo e processo para a colocação de uma rolha obturadora em um conector de paciente para diálise peritonial
BR112021004964A2 (pt) aplicador com uma só mão com válvula de detenção dupla
WO2011079057A1 (en) A dispensing device for a dental material and a method of filling the device
ES2774903T3 (es) Recipiente para productos líquidos, particularmente productos farmacéuticos, cosméticos, médicos o similares
JP6417007B2 (ja) 接続具および医療用キット
WO2014209853A1 (en) A device for dispensing a dental material
CN110072482A (zh) 具有分离元件的模块化的排出设备

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: A61C 5/06 , B65D 47/30

Ipc: A61C 5/62 (2017.01), B65D 47/30 (2006.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/03/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/04/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO