BRPI1005964B1 - unidade para o suporte de produtos cerâmicos - Google Patents

unidade para o suporte de produtos cerâmicos Download PDF

Info

Publication number
BRPI1005964B1
BRPI1005964B1 BRPI1005964A BRPI1005964A BRPI1005964B1 BR PI1005964 B1 BRPI1005964 B1 BR PI1005964B1 BR PI1005964 A BRPI1005964 A BR PI1005964A BR PI1005964 A BRPI1005964 A BR PI1005964A BR PI1005964 B1 BRPI1005964 B1 BR PI1005964B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
product
support
unit
supporting
unit according
Prior art date
Application number
BRPI1005964A
Other languages
English (en)
Inventor
Stefano Scardovi
Santo Monteforte
Original Assignee
Sacmi Cooperativa Meccanici Imola Societa' Cooperativa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sacmi Cooperativa Meccanici Imola Societa' Cooperativa filed Critical Sacmi Cooperativa Meccanici Imola Societa' Cooperativa
Publication of BRPI1005964A2 publication Critical patent/BRPI1005964A2/pt
Publication of BRPI1005964B1 publication Critical patent/BRPI1005964B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B13/00Feeding the unshaped material to moulds or apparatus for producing shaped articles; Discharging shaped articles from such moulds or apparatus
    • B28B13/04Discharging the shaped articles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B11/00Apparatus or processes for treating or working the shaped or preshaped articles
    • B28B11/24Apparatus or processes for treating or working the shaped or preshaped articles for curing, setting or hardening
    • B28B11/248Supports for drying
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F27FURNACES; KILNS; OVENS; RETORTS
    • F27DDETAILS OR ACCESSORIES OF FURNACES, KILNS, OVENS, OR RETORTS, IN SO FAR AS THEY ARE OF KINDS OCCURRING IN MORE THAN ONE KIND OF FURNACE
    • F27D5/00Supports, screens, or the like for the charge within the furnace
    • F27D5/0006Composite supporting structures
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/53Means to assemble or disassemble
    • Y10T29/53961Means to assemble or disassemble with work-holder for assembly

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Ceramic Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Devices For Post-Treatments, Processing, Supply, Discharge, And Other Processes (AREA)
  • Load-Engaging Elements For Cranes (AREA)
  • Drying Of Solid Materials (AREA)
  • Compositions Of Oxide Ceramics (AREA)
  • Manipulator (AREA)

Abstract

unidade para o suporte de produtos cerâmicos. é descrita uma unidade para o suporte de produtos cerâmicos (1 ), em particular produtos (1) cerâmicos feitos por fundição de argila líquida em moldes porosos, a unidade (100) compreendendo um primeiro elemento (2) para agarrar e suportar o produto (1); um segundo elemento (3) para suportar uma primeira porção (1 a) de base do produto (1) e projetado para suportar ao menos parcialmente o peso do produto (1 ); e elementos (4) posicionados e atuando sobre o segundo elemento (3) para reagirem de modo elástico ao longo de um eixo (z) vertical.

Description

Unidade para o suporte de produtos cerâmicos.
A invenção refere-se a uma unidade para o suporte de produtos cerâmicos, em particular produtos sanitários cerâmicos.
Como é bem conhecido, produtos sanitários cerâmicos (tal como pias de banheiro, bidês, banheiras, mictórios, lavatórios para mãos, pisos para chuveiro, box de banho, privadas e assemelhados) são feitos por fusão de uma mistura fluida (conhecida como “argila líquida no jargão do comércio, consistindo em uma massa cerâmica em suspensão aquosa) em moldes apropriados com uma estrutura porosa, a qual pode ser dividida em duas ou mais partes.
O molde fornece ao artigo dos ditos produtos sanitários o formato requerido, e após um certo espaço de tempo (necessário para drenar uma parte da água) o artigo é extraído do molde em uma forma sólida, conhecido como “produto verde” (permanecendo com um conteúdo de água entre 16 % e 20 % em peso) e, assim, permanecendo sujeito a deformações plásticas.
O contato do artigo dos produtos sanitários com o ar (etapa de pré-secagem do “produto verde”) traz duas mudanças principais do artigo, a primeira o trazendo a um estado intermediário, conhecido como “dureza de couro” (no qual o conteúdo inicial de água é reduzido em 30 % até 50 % ) e a segunda, até um estado de quase pronto, conhecido como “dureza de branco” (no qual o conteúdo de água é praticamente zero): nesses dois estágios, o artigo sanitário não permanece sujeito a altos níveis de deformação plástica.
Em um ou mais desses três diferentes estágios, o artigo sanitário usualmente sofre uma pluralidade de processos de acabamento, tais como, por exemplo, rebarbação, abertura de furos, entalhadura, usinagem de raios e assim por diante.
Então, uma vez que os produtos cerâmicos tenham sido dês - moldados, ou seja, removidos do molde, tanto se foram fundidos em moldes de resina porosa (em alta pressão) como em moldes de gesso (em baixa pressão), eles precisam ser mantidos em uma posição estável, segura, para possibilitar as etapas subsequentes no processo da fabricação, incluindo tanto a secagem como o acabamento, a ser completado.
Os sistemas de suporte correntemente usados são estruturados em uma maneira, assim dita, “rígida”, ou seja, não se adaptam às variações lineares e de peso dos produtos (causando movimentos com componentes verticais e horizontais) conforme os produtos mudam de um estado para um outro, em particular do estado “verde” para o de “dureza de couro”.
Na verdade, conforme o produto seca, sua diminuição de conteúdo em água resulta em perda de peso e significativo encolhimento de entre 2% e
2/10
4% de seu tamanho original.
Os prendedores e estruturas auxiliares do estado da arte corrente que suportam a base e, por exemplo, as laterais de um produto, são basicamente suportes estáticos e, como tal, são incapazes de se adaptar de modo satisfatório ao rebarbar que o produto deve suportar.
Isto significa que o estado do produto deve ser monitorado de perto e a estrutura de suporte ajustada de acordo com as mudanças no produto; tudo isto é deixado, e dependente, à experiência do pessoal responsável por esse particular estágio do processo de fabricação.
Obviamente, caso a estrutura de suporte não seja ajustada ou, quando necessário, tenha suas partes substituídas, os esforços resultantes por tensão e / ou por deformação podem levar a defeitos irreparáveis, ou mesmo à quebra do produto.
Um exemplo típico destes problemas é o de que um arranjo conhecido no mercado como uma privada de “uma peça”, principalmente, uma privada com descarga (ou seja, um coletor com uma aba adicionada), é feita como uma parte única com um tanque de descarga parcialmente protuberante da traseira do coletor.
Este tipo de arranjo sanitário é muito instável para ser manipulado após ter sido desmoldado: seu centro de gravidade não permite uma requerida posição balanceada sem meios adicionais (escoras) para suportar as suas laterais e parte traseira durante as operações pós-moldagem tais como, por exemplo, retirada de rebarbas (rebarbação).
Isto, como acima mencionado, envolve constante monitoramento do processo da produção e reposição de escoras conforme o produto muda de um estado para um outro. Estas operações tomam tempo, podem interromper o processo de acabamento e envolve altas razões de sucateamento.
A Patente US 5 645 863 descreve uma aparelhagem para a desmoldagem de produtos sanitários fundidos de moldes porosos. Esta aparelhagem compreende um carro o qual inclui um quadro de estrutura superior sobre o qual uma fôrma é montada; dita fôrma é capaz de se acasalar, ao menos em parte, com o formato externo da peça a ser moldada. O molde é conectado ao quadro superior por um meio intermediário de geometria variável de modo a possibilitar uma faixa de mobilidade. Um meio pneumático é incluído para reter a fôrma em contacto com a peça fundida.
A Patente DE 539 825 descreve uma unidade para fazer um produto sanitário cerâmico; dita unidade compreende quatro elementos destinados ao suporte, em duas superfícies, do produto sanitário cerâmico. O primeiro elemento é uma plataforma de base para o suporte de uma porção de base do produto. O segundo elemento compreende uma plataforma de base para o suporte de um terceiro elemento.
3/10
O terceiro elemento, interposto entre o primeiro e segundo elementos, pode se mover de modo livre, com sua extremidade superior, em um movimento de balanço. O terceiro elemento compreende um corpo central que tem uma seção de formato triangular e dois braços. Estes braços são dispostos em lados opostos com relação ao corpo central e em contacto com uma superfície do produto sanitário cerâmico. Estes braços são configurados para oscilarem ao longo de um eixo vertical. O quarto elemento é um braço que tem uma extremidade superior em contacto com uma segunda superfície do produto cerâmico. Este braço fica oscilando ao longo de um trecho horizontal e de um trecho vertical.
Esta invenção, por isso, tem por alvo o de superar as acima mencionadas desvantagens pelo provimento de uma unidade para o suporte de produtos cerâmicos e a qual se ajusta de modo automático às mudanças dimensionais de um produto sem deformação ou quebra do produto conforme ele mude de um estado para um outro.
Um outro objetivo da invenção é o de prover um suporte estruturado de uma tal maneira que possibilite uma ventilação correta e balanceada do produto que ele suporta, assim como um manuseio e um rebarbar.
Ainda um outro alvo da invenção é o de prover uma unidade de suporte versátil a qual ao lado de suportar produtos cerâmicos de diferentes espécies possa ser usada tanto em fábricas de fundição em alta pressão e alta produtividade como em fábricas de fundição em baixa pressão e produção padrão.
De acordo com a invenção, estes alvos são atingidos por uma unidade de suporte, em particular por uma unidade de suporte compreendendo as características técnicas demonstradas em uma ou mais das reivindicações anexas.
As características técnicas da invenção, com referência aos objetivos acima, são descritas com clareza nas reivindicações anexas e suas vantagens são evidentes a partir da descrição detalhada, a qual vem a seguir, com referência nos desenhos anexos, os quais mostram uma configuração preferida da invenção e providos meramente como exemplo sem restringir o escopo do conceito inventivo, e nos quais;
- a Figura 1 é uma vista explodida em perspectivam com algumas partes removidas para melhor mostrar outras, de uma unidade para o suporte de produtos cerâmicos de acordo com a invenção;
- a Figura 2 é uma vista lateral com algumas partes removidas e outras em secção transversal mostrando a unidade de suporte da fig. 1, em um estado montado;
- a Figura 3 é uma vista em planta desde cima mostrando a unidade mostrada nas figuras acima listadas;
- a Figura 4 é uma vista da secção transversal através da linha IV -1V da fig. 3;
- a Figura 5 é uma vista posterior da unidade da fig. 2;
4/10
- a Figura 6 mostra uma outra configuração a unidade de suporte de acordo com a invenção em uma vista lateral esquemática com algumas partes em secção transversal para melhor mostrar certos detalhes.
Com referência nos desenhos anexos, em particular na fig. 1, a unidade de acordo com a invenção, etiquetada como (100) em sua integralidade, é usada para suportar produtos (1) cerâmicos, em particular produtos cerâmicos (1) feitos por fundição de argila líquida em moldes, por exemplo, do tipo poroso.
A unidade (100) deve suportar o produto (1) ao menos desde a etapa de removê-lo do molde (não mostrada) até o final da etapa de secagem ao ar (também referida como secagem ao estado de “dureza de couro”) onde o produto passa do “estado verde” ao estado de “dureza de couro” perdendo quantidade considerável de seu conteúdo em água e sofrendo encolhimento dimensional.
Em particular, mas sem limitar o escopo do conceito da invenção, o suporte de acordo com a invenção pode ser usado para produtos sanitários cerâmicos e o exemplo usado na configuração aqui mostrada é conhecido no mercado como uma privada de “uma - peça”, principalmente, uma bacia de privada (ou seja, um coletor com uma aba adicionada) feita como uma parte única com um tanque de descarga parcialmente protuberante da traseira do coletor.
Obviamente, a invenção descrita pode ser usada para arranjos sanitários de outros tipos, tais como bacias de privada sem o tanque de descarga, bidês, banheiras, mictórios, lavatórios para mãos, pisos para chuveiro, box de banho, e assemelhados sem por isso limitar o escopo do conceito inventivo.
Permanecendo com a referência na fig. 1, a unidade (100) de suporte compreende os seguintes componentes:
- um primeiro elemento (2) para agarrar e suportar o produto (1);
- um segundo elemento (3) para suportar uma primeira porção (1 a) de base do produto (1) - no caso mostrado, a base da carga - e projetado para ao menos parcialmente suportar o peso do produto (1);
- elementos (4) posicionados e atuando sobre o segundo elemento (3) para reagirem de modo elástico ao longo de um eixo (Z) vertical.
Mais especificamente, na configuração não limitante mostrada, o primeiro elemento (2) é usado para agarrar e mover o produto (1) desde uma estação de fundição até colocá-lo sobre o segundo elemento (3).
Obviamente, no exemplo mostrado, o primeiro elemento é fisicamente separado do segundo elemento (3).
Em uma configuração equivalente, os dois elementos (2) e (3) podem ser feitos como uma parte única, sem por isso limitar o escopo da invenção.
Adicionalmente aos dois elementos (2) e (3) há também
5/10 uma primeira superfície (5) de suporte sobre o primeiro elemento (2) de agarre e suporte. A primeira superfície (5) suporta uma segunda porção (1 b) do produto (1) - neste caso, a base do tanque de descarga, que é protuberante.
A primeira superfície (5) de suporte é operada por elementos (6) para o ajuste da própria primeira superfície (5) de suporte ao menos ao longo de um primeiro eixo horizontal (X).
Mais especificamente, os elementos (6) para o ajuste da primeira superfície (5) de suporte pode também atuar ao longo e um segundo eixo horizontal (Y) e, preferentemente, como descrito com mais detalhe abaixo, os elementos de ajuste (6) podem operar ao longo de dois ou mais eixos horizontais que ficam entre os primeiro e segundo eixos horizontais (X, Y) ortogonais.
Visando agora o segundo elemento (3) de suporte, este compreende um segundo topo (7) de suporte em um nível mais alto, para suportar uma seção de extremidade da segunda porção (1 b) do produto (1) suportado pela primeira superfície (5) do primeiro elemento (2). O segundo topo (7) de suporte pode ser equipado com meios (8) para ajustar a altura em relação a uma plataforma (3 a) para o suporte da primeira porção (1 a) do produto de um tal modo que ele pode permanecer substancialmente no mesmo plano que o da primeira superfície (5).
Visando de mais perto os detalhes técnicos, o segundo elemento (3) compreende um quadro (21) de suporte de carga.
O quadro (21) é equipado com:
- a plataforma (3 a) para o suporte da primeira porção (1 a) de base do produto (1); a plataforma (3 a) sendo provida de elementos (4) para reagirem de modo elástico, interpostos entre a plataforma (3 a) e uma superfície ( P ) fixa, ou volante, e conectados ao quadro (21);
- uma primeira pluralidade de colunas verticais (22) equipada com berços (23) para acomodar pinos (24) de acoplamento estável providos sobre o primeiro elemento (2);
- uma segunda pluralidade de colunas verticais (25) a qual acomoda os meios (8) ajustáveis para o suporte de uma placa (7) que fica no mesmo plano que o da primeira superfície (5) de suporte.
Como mostrado na fig. 2, cada elemento (4) de reação de modo elástico ( neste particular exemplo não limitativo há três ) pode compreender um corpo (27) tubular oco para alojar uma mola (4 m) e um pino (28) de oposição inserido na mola (4 m).
Em uma de suas extremidades, cada pino (28) está associado com a acima mencionada plataforma (3 a) e, na outra extremidade, está em contacto com a superfície (P) fixa, ou volante.
Entre cada pino (28) e o corpo (27) tubular há meios (29)
6/10 ajustáveis interpostos para o controle do movimento para baixo do pino (28), então comprimindo a mola (4 m) de acordo com parâmetros pré-ajustáveis que dependem tanto do tipo de produto suportado como do peso inicial do produto.
Graças a esta estrutura, cada um dos elementos (4) de reação de modo elástico pode ser ajustado de modo independente dos outros.
Visando agora as colunas verticais (25) da segunda pluralidade, estas são tubulares, no formato, e ocas para alojar os meios (8) ajustáveis que suportam a placa (7) de suporte (constituindo o acima mencionado segundo topo de suporte) para a segunda superfície (5).
Os meios (8) ajustáveis compreendem respectivos cilindros (26) que deslizam nas colunas (25) - veja as fig. 2 e 5 - e podem ser travados em uma posição requerida usando parafusos (26 b) de retenção.
Cada cilindro (26) tem uma peça terminal (26 t) semi esférica que suporta o topo (7) - veja a fig. 2.
Como mostrado nas fig. 1, 3 e 4, o primeiro elemento (2) compreende um quadro (16) de base em formato de um U ou de um garfo, no qual se montam:
- meios (17) para o acoplamento a uma unidade (18) de tipo robô (mostrada como um bloco nos desenhos, uma vez que é de tipo conhecido e não cai estritamente no escopo da invenção) para mover o primeiro elemento (2), os meios (17) sendo dispostos na extremidade aberta do U;
- um cilindro (19) para deslizar e centrar os braços do garfo (16) e montado na extremidade fechada do garfo para possibilitar que os dois braços sejam movidos na direção e na direção contrária um do outro sob a ação da unidade (18) de tipo robô (veja a seta F 16 na fig. 3 );
- meios (20), dispostos nas suas extremidades, para o acoplamento estável com o segundo elemento (3);
- a primeira superfície (5) de suporte da segunda porção (1 b) do produto (1);
- os elementos (6), posicionados entre o quadro (16) e a primeira superfície (5), para o ajuste da primeira superfície (5) de suporte ao longo de dois ou mais eixos horizontais que ficam entre um primeiro e um segundo eixos horizontais (X) e (Y) ortogonais;
- uma segunda superfície (9) de suporte formada para acasalar com uma terceira porção (1 c) do produto (1), a qual, neste caso, é a porção externa frontal, convexa, da bacia de privada.
Em mais detalhe, e iniciando desde o primeiro item da lista elaborada acima, os meios (17) para acoplamento à unidade (18) de tipo robô são configurados por placas (17 c) verticais, as quais são também equipadas com os acima mencionados pinos (24) de acoplamento nos berços (23) do quadro (21) de suporte de
7/10 carga do segundo elemento (3).
Na parte posterior do quadro (16) em formato de um garfo, por outro lado, há assentos (20 a) para o acoplamento a respectivos pinos (20 b) verticais de centragem dispostos no fundo do quadro (21) do segundo elemento (3); deste modo, o 5 primeiro elemento (2) é posicionado de modo preciso e mantido de modo rígido na configuração fechada durante as etapas de secagem e acabamento do produto (1).
A primeira superfície (5) de suporte (veja novamente as fig. de 1 até 5) compreende duas meia partes (5 a, 5 b) simétricas idênticas, cada uma das quais compreende uma pluralidade de travessas (10) espaçadas para entrarem em 10 contacto com a segunda porção (1 b) do produto (1).
Cada travessa (10) é provida preferentemente de um material (M) de baixa fricção complacente de modo elástico (borracha ou esponja) para entrar em contacto com o produto (1).
Cada uma das partes (5 a, 5 b) é suportada por uma 15 pluralidade de pinos (11) - neste caso há três por cada parte - conectados com o quadro (16) e equipada, na extremidade de topo, com uma respectiva bucha de bola (12) de contacto alojada em um soquete (13) feito sobre vigas (14) horizontais que suportam as partes (5 a, 5 b).
Como claramente mostrado nas fig. 3 e 4, as dimensões de 20 perímetro de cada soquete (13) são maiores do que o diâmetro da bucha de bola (12) de modo a possibilitar um movimento limitado de cada parte (5 a, 5 b) ao longo de_dois_ou mais eixos horizontais-que-ficam-entre_os'’já~rhenciõõãdos primeiro e segundo eixos horizontais (X) e (Y) ortogonais - veja as setas X e Y, e as linhas tracejadas que representam as meia - partes (5 a, 5 b).
Ainda, entre um dos pinos (11) de cada parte (5 a, 5 b) neste caso particular, aquele disposto próximo à extremidade posterior do quadro (16) e uma viga (10) de suporte respectiva, há um membro (15) elástico interposto e projetado para possibilitar que a respectiva parte (5 a, 5 b) retorne a uma posição predeterminada quando o produto seco é retirado.
A acima mencionada segunda superfície (9) de suporte que é formada para acasalar com a terceira porção (1 c) do produto (1) tem dois meio berços (9 a, 9 b) rígidos de face um para o outro para formar um perfil de fundo para o acoplamento com a terceira porção (1 c) do produto (1).
Como fica claro a partir da descrição do quadro (16) acima, 35 as primeira e segunda superfícies (5) e (9) são divididas em duas meia - partes de uma tal maneira a possibilitar que o quadro (16) abra e feche como um garfo durante o posicionamento, agarrando e transportando o produto à zona de secagem onde o segundo elemento (3) está disposto.
8/10
Como acima mencionado, a unidade de acordo com a invenção pode ser configurada em vários modos diferentes de acordo com as requisições de construção e o tipo do produto.
A fig. 6, por exemplo, mostra uma outra possível configuração (100’) estruturada para suportar um box de banho onde o primeiro elemento (2’) compreende meia - partes, similares àquelas acima descritas, para obter-se uma superfície (5’) de suporte a qual, neste caso, suporta uma (e, este caso, única) primeira porção (1 a’) de base do produto (1’) a ser seco.
Esta superfície é equipada com elementos (6’) - similares àqueles descritos acima - dispostos entre um quadro (16’) e a superfície (5’) para o ajuste ou compensação da superfície (5’) ao longo de dois ou mais eixos horizontais que ficam entre um primeiro e um segundo eixos horizontais (X) e (Y) ortogonais: deste modo, o encolhimento do produto (1) é “seguido” pela superfície (5’).
Em outras palavras, o primeiro elemento (2’) é suportado por uma pluralidade de pinos (11’) conectados ao quadro (16’) e equipados, na extremidade de topo, com uma respectiva bucha (12’) de bola alojada em um soquete (13’) feito sobre uma viga (14’) horizontal que suporta as diferentes partes que formam a superfície (5’).
Como claramente mostrado na fig. 6, as dimensões de perímetro de cada um dos soquetes (13’) são maiores do que o diâmetro da bucha (12’) de bola de modo a possibilitar uma movimentação limitada da parte, ou partes, da superfície (5’) ao longo de dois ou mais eixos horizontais que ficam entre os já mencionados primeiro e segundo eixos horizontais (X) e (Y) ortogonais.
Neste caso, também, a invenção contempla a provisão, entre um dos pinos (11’) e uma respectiva viga (10’) de suporte, de um membro (15’) elástico interposto e projetado para possibilitar que a respectiva parte da superfície (5’) retorne a uma pré - determinada posição quando o produto (1’) seco é retirado.
Ainda, na frente e atrás do quadro (16’), o primeiro elemento (2’) pode ser equipado com dois ou mais assentos (20 a') para o acoplamento a respectivos pinos (20 b’) de travamento de centragem vertical dispostos no fundo do quadro (21’) de um segundo elemento (3’): deste modo, o primeiro elemento (2’) é posicionado precisamente e mantido rigidamente na configuração estável durante as etapas de secagem e acabamento do produto (1’).
Isto não significa que o primeiro elemento (2’) não pode ser posto diretamente sobre a superfície ( P ) volante, no qual caso ela própria constituiría o segundo elemento de suporte.
Uma unidade (100) configurada como a de cima pode ser usada na maneira descrita, por meio de exemplo não limitativo, abaixo.
A unidade (18) do tipo de um robô, associada com o
9/10 primeiro elemento (2), move este elemento para fora dos garfos do quadro (16) - veja a seta F 16 - para receber o produto (1) o qual é estável na estação de fundição e da qual as partes do molde foram removidas.
A unidade (18) do tipo de um robô põe o elemento (2) “em modo semelhante a um colar” ao redor do produto (1) e então move os garfos do quadro (16) juntos mais próximos de um tal modo que as meia - partes que formam as primeira e segunda superfícies (5) e (9) se movem para perto e em contacto com as respectivas segunda e terceira porções (1 b) e (1 c) do produto (1).
A unidade (18) do tipo de um robô então pega o primeiro elemento (2) e o produto (1) e os coloca sobre o segundo elemento (3) de modo preciso graças aos pinos que se ajustam dentro dos berços e assentos acoplados com os pinos de centragem.
Quando o primeiro elemento (2) é posicionado, a primeira porção (1 a) de base do produto (1) é descansada sobre a plataforma (3 a) e então sobre os elementos (4) para reagirem de modo elástico os quais suportam a estrutura inteira.
As molas (4 m), sendo pré-carregadas, cedem sob o peso do produto (1) de uma tal maneira que o posicionamento do produto (1) é também referido à placa (7), a qual suporta uma porção de extremidade do tanque de descarga, assim como à posição do primeiro elemento (2) sobre o segundo elemento (3).
Neste ponto, o produto (1) está posicionado de modo estável sobre a unidade (100) e pode secar ao estado verde, exposto ao ar.
A perda de peso resultante da considerável perda de água é compensada pelas molas da plataforma ( as quais levantam o produto ao longo do eixo vertical Z ) de uma tal maneira a manter o produto na posição correta, suportado pelas duas superfícies superiores do primeiro elemento.
Em adição à perda de peso, o processo de secagem leva ao encolhimento global do produto, o qual é compensado graças à liberdade de movimento tanto ao longo do eixo (Z) vertical, como acima mencionado, assim como ao longo dos eixos (X) e (Y), permitido pelo movimento da primeira superfície a qual se ajusta ao encolhimento do produto.
Obviamente, caso os elementos (2) e (3) formem uma única estrutura, todas as partes do produto são posicionadas e totalmente suportadas tão logo é agarrado da estação de fundição.
A configuração da fig. 6 trabalha muito semelhante ao mesmo modo. Diferente da primeira configuração, o produto pode ser descansado sobre a superfície (5’) do primeiro elemento (2’), a qual, por sua vez, pode ser disposta sobre o segundo elemento (3) ou diretamente sobre uma superfície (P) de suporte fixo, ou volante.
10/10
Uma unidade de suporte feita como acima descrito atinge completamente os já mencionados alvos, graças à presença de dois elementos, com um auto - ajuste, os quais interagem um com cada outro para prover as seguintes vantagens:
- ajuste ao longo do eixo vertical que compensa de modo automático a perda de peso e encolhimento graças às molas com pré-carga e possibilita que os ΔΖ sejam controlados de um tal modo que o peso do produto é sempre referido às superfícies superiores, então evitando esforços no produto devido ao escorregamento;
- ajuste ao longo dos eixos horizontais que possibilita a primeira superfície “seguir” e se adaptar aos movimentos causados pelo encolhimento do produto sem causar esforço das partes do produto enquanto ele seca;
- as superfícies complacentes ou deformáveis de modo elástico das vigas evitam deformação e, ao mesmo tempo, evitam adesões/aderências enquanto o produto não está seco;
- ajuste em todas as três dimensões para adaptação às mudanças em peso e tamanho do produto substancialmente “automático” e que não tem que ser monitorado muito de perto por pessoas;
- a estrutura inteira, especialmente as superfícies de contacto, é projetada para permitir ventilação uniforme de todas as partes do produto, para assim minimizar os riscos de uma não - uniformidade nas extremidades do processo;
- a estrutura de suporte também possibilita que certas operações de acabamento sejam conduzidas no estado “verde” e também no estado de “dureza de couro com segurança e enquanto o produto está mantido no lugar de modo firme.
A unidade de acordo com a invenção assim posiciona e prende o produto de modo estável e de modo seguro, e, se comparada com as soluções tradicionais, agiliza o processo da secagem.
Além disso, a solução de acordo com a invenção pode ser adaptada a todos os tipos de processos de fundição, especialmente a fundição em alta pressão, onde a fundição é muito rápida e os suportes devem ser tais que evitem a necessidade de intervenção humana para os monitorar e ajustar de acordo com as mudanças do estado do produto fundido.
A invenção acima descrita é susceptível de aplicação industrial e pode ser modificada e adaptada de várias maneiras sem por isso fugir - se do escopo do conceito inventivo. Além disso, todos os detalhes da invenção podem ser substituídos por elementos tecnicamente equivalentes.

Claims (16)

  1. Reivindicações
    1. Unidade para o suporte de produtos cerâmicos (1) feitos por fundição de argila líquida e tendo ao menos uma primeira porção (1 a) de base e uma segunda porção (1 b), compreendendo:
    - um primeiro elemento (2) para agarrar e suportar o produto (1) na segunda porção (1 b);
    - um segundo elemento (3) tendo uma plataforma (3 a) para suportar dita primeira porção (1 a) de base do produto (1) e projetado para suportar ao menos de modo parcial o peso do produto (1);
    - elementos (4) elásticos de reação, posicionados e atuando sobre o segundo elemento (3), para reagirem de modo elástico ao longo de um eixo (Z) vertical, caracterizada pelo fato de ditos elementos (4) elásticos de reação serem interpostos entre a plataforma (3 a) e uma superfície (P) fixa, ou volante, e compreenderem molas (4 m) pré - carregadas, as quais são configuradas para ceder sob o peso do produto (1) e para levantar o produto (1) ao longo do eixo (Z) vertical de uma tal maneira a manter o produto (1) na posição correta, suportadas por duas superfícies (5) superiores do primeiro elemento (2), por meio de que é provido o ajuste ao longo do eixo (Z) vertical para, de modo automático, compensar a perda de peso e o encolhimento do produto (1), graças às molas (4 m) pré - carregadas, de um tal modo que a altura do produto (1) seja sempre a referida às superfícies (5) superiores, então evitando que o produto seja forçado devido ao escorregamento, onde o segundo elemento (3) tem um quadro (21) equipado com uma primeira pluralidade de colunas verticais (22) equipadas com berços (23) para acomodar os pinos (24) de acoplamento estável providos sobre o primeiro elemento (2).
  2. 2. Unidade, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do primeiro elemento (2) para agarrar e suportar ter ao menos uma superfície (5) para suportar uma segunda porção (1 b) do produto (1); elementos (6) sendo providos para ajustar a primeira superfície (5) de suporte ao menos ao longo de um primeiro eixo horizontal (X) e operando sobre a superfície (5) de suporte.
  3. 3. Unidade, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do primeiro elemento (2) para agarrar e suportar ter ao menos uma superfície (5) para suportar uma segunda porção (1 b) do produto (1); elementos (6) sendo providos para ajustar a primeira superfície (5) de suporte ao menos ao longo de um segundo eixo horizontal (Y) e operando sobre a superfície (5) de suporte.
  4. 4. Unidade, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do primeiro elemento (2) para agarrar e suportar ter ao menos uma superfície (5) para suportar uma segunda porção (1 b) do produto (1); elementos (6), operando sobre a superfície (5) de suporte, sendo providos para ajustar a primeira superfície (5) de suporte ao longo de dois ou mais eixos horizontais que ficam entre um primeiro e um
    2/4 segundo eixos horizontais (X, Y) ortogonais.
  5. 5. Unidade, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do segundo elemento (3) de suporte, ou plataforma, compreender um topo (7) de suporte em um nível mais alto, para suportar uma seção de extremidade da segunda porção (1 b) do produto (1) e que fica no mesmo plano de uma superfície (5) do primeiro elemento (2); o segundo topo (7) de suporte sendo equipado com meios (8) para ajustar sua altura em relação à plataforma (3).
  6. 6. Unidade, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato do primeiro elemento (2) para agarrar compreender uma segunda superfície (9) de suporte formada para acasalar com uma terceira porção (1 c) do produto (1).
  7. 7. Unidade, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato da primeira superfície (5) de suporte compreender duas meia - partes (5 a, 5 b) simétricas idênticas, cada uma das quais compreendendo uma pluralidade de travessas (10) espaçadas para entrar em contacto com a segunda porção (1 b) do produto (1); cada travessa (10) sendo provida de um material (M) de baixa fricção complacente de modo elástico para entrar em contacto com o produto (1).
  8. 8. Unidade, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de cada parte (5 a, 5 b) da primeira superfície (5) ser suportada por uma pluralidade de pinos (11) equipados, na extremidade de topo, com uma respectiva bucha (12) de bola de contacto alojada em um soquete (13) feito sobre vigas (14) horizontais que suportam as partes (5 a, 5 b); o tamanho de cada soquete (13) sendo tal que possibilita um movimento limitado de cada parte (5 a, 5 b) ao longo de dois ou mais eixos horizontais que ficam entre um primeiro e um segundo eixos horizontais (X, Y) ortogonais.
  9. 9. Unidade, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que, entre ao menos um dos pinos (11) de cada parte (5 a, 5 b) e uma respectiva viga (10) de suporte, há um membro (15) elástico interposto e projetado para possibilitar que a parte (5 a, 5 b), respectiva, retorne a uma posição pré - determinada quando o produto (1) é retirado.
  10. 10. Unidade, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato da segunda superfície (9), do primeiro elemento (2), ter dois meio - berços (9 a, 9 b) rígidos de face um para o outro para formar um perfil de fundo para acoplar com a terceira porção (1 c) do produto (1).
  11. 11. Unidade, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do primeiro elemento (2) compreender um quadro (16) de base no formato de um U no qual se montam:
    - meios (17) para o acoplamento a uma unidade (18) de tipo robô para mover o primeiro elemento (2), os meios (17) sendo dispostos na extremidade aberta do U;
    3/4
    - um cilindro (19), para o deslizamento e a centragem dos braços do U, montado na extremidade fechada do U para possibilitar os dois braços serem movidos em direção e na direção contrária um do outro sob a ação da unidade (18) de tipo robô;
    - meios (20), dispostos na extremidade equipada com os meios (17) para o acoplamento, para estabilizar o acoplamento com o segundo elemento (3);
    - uma primeira superfície (5) para o suporte da segunda porção (1 b) do produto (1);
    - elementos (6), posicionados entre o quadro (16) e a primeira superfície (5), para o ajuste da primeira superfície (5) de suporte ao longo de dois ou mais eixos horizontais que ficam entre um primeiro e um segundo eixos horizontais (X, Y) ortogonais;
    - uma segunda superfície (9) de suporte formada para acasalar com uma terceira porção (1 c) do produto (1).
  12. 12. Unidade, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do segundo elemento (3) compreender um quadro (21) de suporte de carga no qual se montam:
    - uma plataforma (3 a), para o suporte da primeira porção (1 a) de base do produto (1) e provida de elementos (4) de reação de modo elástico interpostos entre a própria plataforma (3 a) e uma superfície (P) fixa, ou volante, e conectados ao quadro (21);
    - uma primeira pluralidade de colunas verticais (22) equipada com berços (23) para acomodar pinos (24) de acoplamento estável providos sobre o primeiro elemento (2);
    - uma segunda pluralidade de colunas verticais (25) a qual acomoda meios (8) ajustáveis para o suporte de uma placa (7) de referência e que suporta de modo parcial uma segunda porção (1 b) do produto (1).
  13. 13. Unidade, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de cada elemento (4) de reação de modo elástico compreender ao menos uma mola (4 m) interposta entre a plataforma (3 a) e a superfície (P) fixa, ou volante.
  14. 14. Unidade, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de cada elemento (4) de reação de modo elástico compreender um corpo (27) tubular oco para alojar uma mola (4 m) e um pino (28) de oposição inserido na mola (4 m); o pino (28) sendo, em uma sua extremidade, associado com a plataforma (3 a) e, na outra extremidade, estando em contacto com a superfície (P) fixa, ou volante.
  15. 15. Unidade, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de entre o pino (28) e o corpo (27) tubular haver meios (29) ajustáveis interpostos para controlar o movimento para baixo do pino (28), então comprimindo a mola (4 m) de acordo com parâmetros pré-ajustáveis.
  16. 16. Unidade para o suporte de produtos cerâmicos tendo uma única porção (1 a’) de base e feitos por fundição de argila líquida, onde:
    - um primeiro elemento (2’) para agarrar e suportar dita única porção (1 a’) de base do
    4/4 produto (T); dito primeiro elemento (2’) compreendendo meia - partes para obter uma superfície (5') de suporte de dita única porção (1 a’) de base do produto (1');
    - um segundo elemento (3’, P) para o suporte do primeiro elemento (2’) com o produto (Γ) sobre ele,
    5 caracterizada pelo fato de compreender elementos (6’) sendo posicionados e operativos sobre o primeiro elemento (2’) para agarrar e suportar, entre um quadro (16’) e a superfície (5’) de suporte para o ajuste ou compensação da superfície (5’) ao longo de dois ou mais eixos horizontais que ficam entre um primeiro e um segundo eixos horizontais (X) e (Y) ortogonais, de uma tal maneira que o encolhimento do produto (1 ’) é 10 seguido ela superfície (5’), onde o primeiro elemento (2’) é suportado por uma pluralidade de pinos (1T) conectados ao quadro (16’).
BRPI1005964A 2009-02-27 2010-02-05 unidade para o suporte de produtos cerâmicos BRPI1005964B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITBO2009A000117A IT1392876B1 (it) 2009-02-27 2009-02-27 Unita' di supporto per manufatti ceramici.
PCT/IB2010/050529 WO2010097723A1 (en) 2009-02-27 2010-02-05 Unit for supporting ceramic products.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1005964A2 BRPI1005964A2 (pt) 2018-04-24
BRPI1005964B1 true BRPI1005964B1 (pt) 2019-09-10

Family

ID=41165506

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1005964A BRPI1005964B1 (pt) 2009-02-27 2010-02-05 unidade para o suporte de produtos cerâmicos

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8640317B2 (pt)
JP (1) JP2012519091A (pt)
CN (1) CN102333626B (pt)
BR (1) BRPI1005964B1 (pt)
IT (1) IT1392876B1 (pt)
MX (1) MX2011009004A (pt)
WO (1) WO2010097723A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105293054A (zh) * 2015-11-30 2016-02-03 苏州研高自动化科技有限公司 一种o型圈错位装配装置
CN105300441A (zh) * 2015-11-30 2016-02-03 苏州研高自动化科技有限公司 一种过滤片方向检测装置
EP3431421B1 (de) * 2017-07-20 2022-08-31 Becton Dickinson Rowa Germany GmbH Bediengerät für eine kommissioniervorrichtung
US10322505B2 (en) 2017-07-20 2019-06-18 Becton Dickinson Rowa Germany Gmbh Controller for a commissioning device
CN109955185A (zh) * 2019-03-19 2019-07-02 桐城市畅润电力工程有限公司 一种通信设备安装用辅助装置
CN111422619B (zh) * 2020-04-29 2021-09-17 唐山贺祥智能科技股份有限公司 一种连体坐便器坯体输送系统

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE539825C (de) * 1929-02-05 1931-12-04 James Michael Teahen Verfahren und Vorrichtung zur Herstellung von keramischen Gebilden
US5645863A (en) * 1995-06-02 1997-07-08 American Standard Inc. Equipment for unmolding sanitary ware
GB2387169B (en) * 2002-04-05 2005-09-28 Qualcer Ltd A method and apparatus for glazing
DE10339834B4 (de) * 2002-08-22 2007-03-29 Maschinen- Und Stahlbau Julius Lippert Gmbh & Co. Kg Roboter-Greifvorrichtung
DE102005003500A1 (de) * 2005-01-25 2006-07-27 Saint-Gobain Industriekeramik Rödental GmbH Brennguttragevorrichtung mit elastischer Stützenfixierung
DE102005003501B4 (de) * 2005-01-25 2014-09-04 Saint-Gobain Industriekeramik Rödental GmbH Vorrichtung zum Stützen, Stapeln und Transportieren von Brenngut
ITBO20060660A1 (it) * 2006-09-27 2008-03-28 Sacmi Cooperativa Meccanici Imola Soc Coop Stampo per la produzione di manufatti sanitari in materiale ceramico.

Also Published As

Publication number Publication date
WO2010097723A1 (en) 2010-09-02
US8640317B2 (en) 2014-02-04
MX2011009004A (es) 2011-09-21
BRPI1005964A2 (pt) 2018-04-24
IT1392876B1 (it) 2012-04-02
ITBO20090117A1 (it) 2010-08-28
CN102333626A (zh) 2012-01-25
CN102333626B (zh) 2013-12-11
US20110297813A1 (en) 2011-12-08
JP2012519091A (ja) 2012-08-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1005964B1 (pt) unidade para o suporte de produtos cerâmicos
BR0015686B1 (pt) mÉtodo para moldar um acessàrio de encanamento tendo um vaso e um rebordo, e, aparelho de moldagem apropriado para moldar um vaso sanitÁrio tendo um vaso e um rebordo.
US20190224883A1 (en) Molding unit for the production of sanitary wares
US5622727A (en) Automatic pressure-casting bench
RU2651685C2 (ru) Способ регулировки модуля боковой стенки и модуль боковой стенки
CN201338075Y (zh) 整体芯下芯装置
KR101942191B1 (ko) 프리캐스트 구조물 천단부 자동 각도 조절이 가능한 멀티 금형 몰드
CN207465476U (zh) 大型方涵内模自动缩放装置
CN210617102U (zh) 一种便于拆装的鞋底模具
CN205799838U (zh) 一种预制墙板的脱模设备
KR102496318B1 (ko) 하지의지 정렬장치
US5645863A (en) Equipment for unmolding sanitary ware
JP2017514721A (ja) セラミック製品を製造するための機械
US4268001A (en) Mold for casting ceramic materials
ITRE990096A1 (it) Stampo di colatura perfezionato per la formatura di apparecchi igienico sanitari.
CN218347312U (zh) 一种用于钢结构厂房施工的安全挂梯
CN219703483U (zh) 一种浇铸模具
CN219855704U (zh) 用于眼镜生产的注塑模具
CN219328693U (zh) 自应力混凝土输水管水压试验装置
CN108758299B (zh) 加热器悬挂支架及成膜设备
CN202706280U (zh) 一种玻璃幕墙的水平安装装置
CN219075722U (zh) 便于调节的工业机器人的抓取装置
KR200147089Y1 (ko) 에어 리프터
CN114729543A (zh) 模板
CN116537546A (zh) 一种土建施工用浇灌装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/02/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/02/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS