BRPI1003918A2 - máquina lavadora de resìduos de concreto com cámara de lavagem, mecanismo de transporte e transmissão - Google Patents

máquina lavadora de resìduos de concreto com cámara de lavagem, mecanismo de transporte e transmissão Download PDF

Info

Publication number
BRPI1003918A2
BRPI1003918A2 BRPI1003918-0A BRPI1003918A BRPI1003918A2 BR PI1003918 A2 BRPI1003918 A2 BR PI1003918A2 BR PI1003918 A BRPI1003918 A BR PI1003918A BR PI1003918 A2 BRPI1003918 A2 BR PI1003918A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
washer
water
conveyor
washing
concrete
Prior art date
Application number
BRPI1003918-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Host Brenner
Original Assignee
Brenner & Kloiber Gbr
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Brenner & Kloiber Gbr filed Critical Brenner & Kloiber Gbr
Publication of BRPI1003918A2 publication Critical patent/BRPI1003918A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B03SEPARATION OF SOLID MATERIALS USING LIQUIDS OR USING PNEUMATIC TABLES OR JIGS; MAGNETIC OR ELECTROSTATIC SEPARATION OF SOLID MATERIALS FROM SOLID MATERIALS OR FLUIDS; SEPARATION BY HIGH-VOLTAGE ELECTRIC FIELDS
    • B03BSEPARATING SOLID MATERIALS USING LIQUIDS OR USING PNEUMATIC TABLES OR JIGS
    • B03B5/00Washing granular, powdered or lumpy materials; Wet separating
    • B03B5/48Washing granular, powdered or lumpy materials; Wet separating by mechanical classifiers
    • B03B5/52Spiral classifiers
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B03SEPARATION OF SOLID MATERIALS USING LIQUIDS OR USING PNEUMATIC TABLES OR JIGS; MAGNETIC OR ELECTROSTATIC SEPARATION OF SOLID MATERIALS FROM SOLID MATERIALS OR FLUIDS; SEPARATION BY HIGH-VOLTAGE ELECTRIC FIELDS
    • B03BSEPARATING SOLID MATERIALS USING LIQUIDS OR USING PNEUMATIC TABLES OR JIGS
    • B03B9/00General arrangement of separating plant, e.g. flow sheets
    • B03B9/06General arrangement of separating plant, e.g. flow sheets specially adapted for refuse
    • B03B9/061General arrangement of separating plant, e.g. flow sheets specially adapted for refuse the refuse being industrial
    • B03B9/063General arrangement of separating plant, e.g. flow sheets specially adapted for refuse the refuse being industrial the refuse being concrete slurry
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02WCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
    • Y02W30/00Technologies for solid waste management
    • Y02W30/50Reuse, recycling or recovery technologies
    • Y02W30/58Construction or demolition [C&D] waste

Landscapes

  • Screw Conveyors (AREA)
  • Preparation Of Clay, And Manufacture Of Mixtures Containing Clay Or Cement (AREA)
  • Cleaning By Liquid Or Steam (AREA)
  • On-Site Construction Work That Accompanies The Preparation And Application Of Concrete (AREA)
  • Processing Of Solid Wastes (AREA)
  • Devices For Post-Treatments, Processing, Supply, Discharge, And Other Processes (AREA)

Abstract

A MáQUINA LAVADORA DE RESìDUOS DE CONCRETO COM CáMARA DE LAVAGEM, MECANISMO DE TRANSPORTE E TRANSMISSãO. é uma invenção para restos de concreto fresco ou outro tipo de material com um pequeno volume de água, com uma forte melhora no corte de separação da areia e brita e água de lavagem. Com isso é possível construir um equipamento lavador compacto e financeiramente económico. Os restos de material são descarregados no funil, lavados e em seguida transportados através dos módulos 2 e 3 e no caminho ascendente são desidratados. Através do dispositivo de ajuste, o árvore sem fim pode ser baixado e com isso compensar desgastes da hélice, mantendo a capacidade da lavadora. é possível, também, regular o mesmo de acordo com as exigências de diferentes tipos de material. O equipamento lavador serve para preservar o meio ambiente e para economizar a utilização de espaços de deposição e aumenta a economia nos lucros das empresas produtoras de concreto através da reutilização por reciclagem dos materiais recuperados e a água recuperada.

Description

"MÁQUINA LAVADORA DE RESÍDUOS DE CONCRETO COM CÂMARA DE LAVAGEM, MECANISMO DE TRANSPORTE E TRANSMISSÃO"
Setor técnicos
A invenção corresponde a uma máquina lavadora de resíduos de concreto fresco, argamassa fresca ou qualquer outro tipo de material que não se encontra em estado curado. Segundo o conceito geral de reivindicação 1 que se enquadra no setor técnico ou na indústria de concreto, mais precisamente relacionado a reciclagem de resíduos de concreto fresco e água provenientes da produção, do transporte, do bombeamento e de outras aplicações do concreto.
Tecnologia embutida
A tecnologia deste tipo de máquina é bem conhecida. O mesmo é utilizado para a lavagem de resíduos de concreto ou argamassa não curados, e o material lavado volta a ser utilizado no processo de produção. Os resíduos de concreto são despejados no interior da máquina e com adição de água a brita e a areia são separadas do concreto. 0 material lavado é transportado mecanicamente e descarregado ao lado da máquina.
Deste ponto o material pode retornar ao processo de produção cumprindo assim um ciclo de produção fechada. A água residual da lavagem flui da máquina até um tanque especifico equipado com um agitador para evitar a sedimentação de sólidos e a formação de lodo de cimento no fundo.
A reutilização de restos de concreto não curado esta cada dia mais importante na industria concreteira. Os grandes volumes de resíduos podem ser reutilizados protegendo o meio ambiente de descartes de águas poluídas e evitando aterros descontrolados de restos de concreto.
A capacidade produtiva e a qualidade de lavagem de uma máquina lavadora dependem diretamente do corte eficiente da separação de água, areia e brita. Quanto mais eficaz a separação, mais rápida será a descarga. Isto reduz o tempo de ocupação da máquina e antecipa o descarregamento. È importante salientar que uma lavagem de boa qualidade pode ser alcançada com uma pequena quantidade de água. Essa máquina pode ser compacta com uma fabricação mais econômica.
Para manter a capacidade produtiva da máquina lavadora ao longo do tempo de uso a construção e o desenho são importantes para compensar o desgaste do transportador. Ainda mais importante, são os pontos de apoio ou rolamentos do eixo do transportador que são construídos de tal maneira que, quando recebem o banho de água com partículas abrasivas, garantem uma vida útil maior.
Para aumentos de volume da produção na planta a máquina precisa responder às necessidades e se adaptar facilmente. Nesse caso, e de acordo com o equipamento modular, a parte inferior, câmara de lavagem, transportador e motor redutor para propulsão. Dessa maneira é possível trocar ou agregar um módulo intermediário poupando investimentos significativos.
A P 3928528.6-24 corresponde a uma máquina lavadora, que apresenta uma esteira em semicírculo e uma na qual o material é retirado e descarregado pra fora da máquina. Uma desvantagem desse tipo de máquina é que existe a necessidade de um segundo transportador que gera maiores custos na produção e exige uma área maior.
A De 3906645 C2 corresponde uma máquina lavadora que através de uma esteira cilíndrica e outra cônica com um eixo ascendente inclinado para cima em todo o comprimento. A desvantagem desse tipo de máquina é o volume muito baixo de água na máquina e a necessidade de colocar mais água de enxágüe para obter uma boa lavagem de resíduos dos materiais. Além disto, é necessário utilizar um funil externo e água para enxaguar o funil e empurrar o material para introduzi-lo na máquina, sendo que a distância do funil até a borda frontal da máquina é maior que 0,5m. A altura de descarga dos materiais lavados é pequena. Não é possível utilizar um xisto para classificar a areia e a brita devido à pequena altura de descarga dos materiais lavados.
Como a tampa da máquina é muito grande e muito pesada é necessário usar um guindaste para removê-la. Como são chapas de dimensões grandes, a galvanização não é possível.
Uma máquina lavadora desenhada em forma de rosca sem fím. Dessa forma os restos de concreto lavado são movidos em todo o comprimento do transportador ao sem fím do eixo giratório inclinado com o ângulo para cima com a horizontal. Um funil de descarga é usado no local onde fica a abertura para a entrada do material. O corte de separação não é muito bom e com isso o material lavado não pode ser reutilizado para a produção de concreto, e isso apresenta uma desvantagem, bem como o ajuste e o tamanho.
Descrição detalhada da invenção
A invenção é uma máquina lavadora para restos de concreto fresco ou outro tipo de material com um pequeno volume de água, com uma forte melhora no corte de separação da areia e brita e água de lavagem. Com isso é possível construir uma equipamento lavador compacto e financeiramente econômico. Além disso, a máquina lavadora pode ser construída em forma modular. A máquina cumpre com todos os requerimentos operativos de trabalho segundo a necessidade de cada planta.
A função intrínseca da invenção apresentado consta na criação de uma máquina lavadora compacta, que evita as desvantagens técnicas apresentados acima.
Essa função é descrita através das notas de reivindicação 1, onde em uma esteira com uma rosca sem fim transportadora, com ângulo para cima com a horizontal, com um banho de água na a parte inferior construído de tal maneira que conta com uma lâmina fixa semi-aberta no banho de água, evitando a entrada de parte dos restos de concreto na parte inferior e deixando somente a passagem de água com uma pequena quantidade de partículas. Lá flui pela saída até as bacias de sedimentação ou bacia com agitador. A abertura da lâmina separadora se encontra do lado do transportador sem fim, que com a extração da areia e brita evita, que através da abertura da lâmina separadora ingressam restos de concreto até hasta a parte inferior. A hélice da rosca sem fim na parte onde se encontra a lâmina separadora é projetada para que a lâmina separadora chegue até o eixo arvore da rosca sem fim.
O transportador sem fim pode, em todo o seu desenvolvimento, paralelo ou ao longo de sua extensão levantar o baixar dependendo das mudanças em diâmetro por desgaste. A invenção também conta com um desenho especial para o apoio dos rolamentos, no banho de água cinzenta, onde os rolamentos são colocados nesse eixo interno fixo dentro do eixo tubular oco, dessa maneira os rolamentos são internos e protegidos permanentemente da água cinzentos com partículas e pelo decorrer do tempo.
Além disso, o projeto se destaca por que a máquina lavadora pode ser construída e montada em forma modular e pode ser separado nos seus flanges. A segmentação conta com a unidade de lavagem, de transporte e de propulsão, onde é possível estender a qualquer momento abrindo a parte central e acrescentando um outro módulo assim estendendo a máquina e assim tendo uma máquina que cumpre com os requerimentos operativos de trabalho da planta.
Outras vantagens da invenção são as reivindicações relacionadas.
O conjunto funciona da seguinte maneira: Os materiais são descarregados no funil, lavados e em seguida transportados através dos módulos 2 e 3 e no caminho ascendente são desidratados. Através do dispositivo de ajuste, a árvore do sem fim pode ser abaixado e com isso compensar desgastes da hélice, mantendo a capacidade da lavadora. È possível, também, regular o mesmo de acordo com as exigências de diferentes tipos de material.
O equipamento lavador serve para preservar o meio ambiente e também para economizar no uso de locais de deposição. As empresas produtoras de concreto podem economizar grandes quantias com a reutilização através da reciclagem dos materiais recuperados e da água recuperada.
O projeto se destaca diante do seguinte exemplo de construção, descrito por 4 figuras correspondentes que se ilustra adicionalmente mediante o seguinte exemplo de construção, descrito por 4 figuras correspondentes, que não se destinam a limitar o seu âmbito.
Figura 1 mostra em esquema um corte longitudinal através do equipamento lavador com tampa (1) com funil integrado para a entrada do material (2) e abertura de ingresso à câmara lavadora (3) um ponto de saída para restos de concreto e argamassa (15) e uma saída de água de lavagem (4), a parte inferior da esteira (5), pode se observar claramente que o piso da esteira se desenvolve de forma contínua, inclinada para cima. A lâmina separadora é em parte aberta (6), o banho de água (7), construído com quebra ondas.
A tampa (1.1) é dobrável por segmentos. O sinfín de diâmetro cilíndrico pode ser reconhecido facilmente (8) com eixo tubular oco (9) e com eixo interno (10) e rolamentos (11). O eixo tubular oco (9) é colocado em movimento através de uma transmissão elétrica (12). Na parte extrema inferior e extrema superior está previsto o dispositivo de ajuste vertical (13+13.1) para a árvore do sem fim. Os módulos desmontáveis são unidos em um conjunto (14). A saída de material (19) está na parte superior.
Figura 2 mostra um corte pelo do banho de água no setor de saída (15), a lâmina separadora fixa com abertura (6) que está fixada à carcaça (1) e ao mesmo tempo removível. O eixo tubular oco para a árvore do sem fim (9), as hélices da rosca sem fim (16), o funil (2) e a saída da água de lavagem (4).
Figura 3 mostra num corte transversal ao longo da lâmina separadora (6) até o eixo tubular oco (9) com eixo interno (10), com rolamento (11) e hélice do sem fim descontínuo (16) na seção da lâmina separadora (6).
Figura 4 mostra uma visão, corte transversal do dispositivo de ajuste (13) com ajuste de fixação (17) para o eixo interno (10).

Claims (5)

1. A MÁQUINA LAVADORA DE RESÍDUOS DE CONCRETO COM CÂMARA DE LAVAGEM, MECANISMO DE TRANSPORTE E TRANSMISSÃO (1) como dispositivo para reciclagem de restos de concreto fresco ou outro tipo de materiais, com um funil para a descarga dos restos de material (2), uma câmara lavadora (3) com banho de água (7) com um setor de água de lavagem (15) um transportador a rosca sem fim (8,1), onde a parte da saída de água (15) a câmara de lavagem (3) e a parte de transporte (18) são encontradas em uma mesma esteira inclinada dirigida para cima, que no final, em seu extremo superior se encontra a saída e descarga de material (19) Identifica-se, que - A máquina lavadora (1) entre o setor de saída de água (15) e a câmara de lavagem (3) apresenta uma lâmina separadora na parte aberta e fixa (6) nessa parte a hélice do sem fim (16) se encontra interrompida e a lâmina separadora chega até o eixo tubular oco (9) onde a lâmina separadora (6) removível esta associada ao recipiente que contém a água. - A abertura da lâmina separadora (6) se encontra do lado direito no caso de uma rotação para o transporte em sentido anti-horário no relógio da árvore da rosca sem fim, o do lado esquerdo no caso de giro direito em sentido horário. - A hélice do sem fim (16) está fixada a um eixo tubular oco (9) que, na sua parte inferior, conta com um eixo interno (10) e rolamentos (11) correspondentes.
2. Máquina lavadora com reivindicação 1, se identifica que - A árvore do sem fim com eixo interno (10) e com transmissão (12) em seu conjunto e através de um dispositivo de ajuste (13) é possível levantar ou abaixar paralelamente.
3. Máquina lavadora com reivindicação 1, se identifica que - A máquina é construída em forma modular, com um módulo lavador, um módulo transportador e um módulo de transmissão, que são unidos nos setores através de flanges (14).
4. Máquina lavadora com reivindicação 1, se identifica que - O dispositivo elevador transportador é transmitido através de um motor elétrico.
5. Máquina lavadora com reivindicação 1, se identifica que - Existe uma distância entre o giro da hélice (8+16) e a parte baixa ou piso da esteira do equipamento lavador (1).
BRPI1003918-0A 2009-03-20 2010-03-19 máquina lavadora de resìduos de concreto com cámara de lavagem, mecanismo de transporte e transmissão BRPI1003918A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE200910014173 DE102009014173B4 (de) 2009-03-20 2009-03-20 Restbetonauswaschmaschine mit Wascheinheit, Fördereinheit und Antriebseinheit

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1003918A2 true BRPI1003918A2 (pt) 2012-02-22

Family

ID=42628912

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1003918-0A BRPI1003918A2 (pt) 2009-03-20 2010-03-19 máquina lavadora de resìduos de concreto com cámara de lavagem, mecanismo de transporte e transmissão

Country Status (7)

Country Link
AR (1) AR077736A1 (pt)
BR (1) BRPI1003918A2 (pt)
CL (1) CL2010000205A1 (pt)
DE (1) DE102009014173B4 (pt)
EC (1) ECSP10010023A (pt)
ES (1) ES2385908B1 (pt)
PE (1) PE20100768A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN109499741A (zh) * 2017-09-15 2019-03-22 张家港贸安贸易有限公司 砂石洗选装置

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3906645A1 (de) 1989-03-02 1990-09-13 Emil Sandau Auswaschvorrichtung fuer restbeton
DE8904400U1 (de) * 1989-04-08 1989-07-13 Brenner, Horst, 7141 Beilstein Auswaschtrog
DE4143029C2 (de) * 1991-01-09 1995-11-30 Horst Brenner Auswaschtrog für Restbeton
DE9405470U1 (de) * 1994-03-31 1994-06-30 Brenner, Horst, 71717 Beilstein Vorrichtung zum Wiederaufbereiten von Restbeton mit einer Förderschnecke
DE19527464C1 (de) * 1995-07-27 1996-09-12 Horst Brenner Einrichtung zur Wiederaufbereitung von Restbeton
DE19601262C2 (de) * 1996-01-16 1998-10-01 Horst Brenner Vorrichtung zur Trennung von Sand und Kies aus ausgewaschenem Restbeton
DE19621136B4 (de) * 1996-05-24 2010-12-09 Liebherr-Mischtechnik Gmbh Hebevorrichtung für Restmaterial wie Restbeton o. dgl.
DE19750296C2 (de) * 1997-11-13 2000-12-07 Joachim Betontechnik Gmbh Auswascheinrichtung für Restbeton

Also Published As

Publication number Publication date
ECSP10010023A (es) 2010-07-30
ES2385908B1 (es) 2013-06-14
DE102009014173B4 (de) 2014-06-26
ES2385908A1 (es) 2012-08-02
PE20100768A1 (es) 2010-11-21
CL2010000205A1 (es) 2011-02-25
AR077736A1 (es) 2011-09-21
DE102009014173A1 (de) 2010-09-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101823975B1 (ko) 건설폐기물 내 부유물의 다단 선별 및 순환골재 회수 시스템
KR20100138730A (ko) 건축폐기물에서 순환골재와 이물질의 선별 분리장치
KR101067584B1 (ko) 폐플라스틱 재생시스템 및 여기에 적용되는 물의 재활용 방법
KR101219286B1 (ko) 재활용 플라스틱용 절수형 세척장치
CN106512489B (zh) 石材切割污水资源化处理系统
KR100534680B1 (ko) 건설폐기물의 이물질 선별 제거장치 및 이에 사용되는보충수의 재사용 방법
KR102395318B1 (ko) 회수된 폐어망의 세척분리장치
KR200416997Y1 (ko) 침전조의 부유물 제거장치
KR100765852B1 (ko) 건설폐기물 재생장치
BRPI1003918A2 (pt) máquina lavadora de resìduos de concreto com cámara de lavagem, mecanismo de transporte e transmissão
KR101762830B1 (ko) 폐레미콘의 골재선별과 재활용장치
KR100764136B1 (ko) 소각로 폐열을 이용한 고온고압 스팀분사방식의 순환골재미립분 제거장치
KR100922231B1 (ko) 협잡물 처리기의 유분 제거장치
KR100985277B1 (ko) 암석 미사 회수장치
KR100650737B1 (ko) 침전조의 부유물 제거장치
KR100850372B1 (ko) 재생 골재용 분리 세척 수조장치
KR100939805B1 (ko) 폐기물 분리 방법
KR20030078574A (ko) 재활용 모래 선별기
KR100428498B1 (ko) 이물질 분리장치
KR100422340B1 (ko) 건축폐기물 습식 분류장치
KR100557493B1 (ko) 파분쇄된 건설폐기물의 이물질 선별장치
KR200353052Y1 (ko) 초음파 발진원리를 이용한 건설폐기물 세척 및 이물질제거장치
KR200337189Y1 (ko) 건설폐기물 재활용 골재 생산을 위한 쓰레기의 분류 및세척장치
KR100685856B1 (ko) 건설폐기물의 이물질 분리제거용 세퍼레이션 리뮤버 탱크
KR100466404B1 (ko) 재생골재의 세척 선별장치

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2307 DE 24/03/2015.