BRPI1000733B1 - Dispositivo tipo mesa giratória indexável para centros de usinagem comandados por cnc e/ou máquinas exclusivamente mecânicas, com redutor baseado no parodoxo de ferguson - Google Patents

Dispositivo tipo mesa giratória indexável para centros de usinagem comandados por cnc e/ou máquinas exclusivamente mecânicas, com redutor baseado no parodoxo de ferguson Download PDF

Info

Publication number
BRPI1000733B1
BRPI1000733B1 BRPI1000733-4A BRPI1000733A BRPI1000733B1 BR PI1000733 B1 BRPI1000733 B1 BR PI1000733B1 BR PI1000733 A BRPI1000733 A BR PI1000733A BR PI1000733 B1 BRPI1000733 B1 BR PI1000733B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
indexable
shaft
cnc
output
ferguson
Prior art date
Application number
BRPI1000733-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Aryoldo Machado
Original Assignee
Am Representações Comerciais, Indústria E Comércio De Máquinas Ltda.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Am Representações Comerciais, Indústria E Comércio De Máquinas Ltda. filed Critical Am Representações Comerciais, Indústria E Comércio De Máquinas Ltda.
Priority to BRPI1000733-4A priority Critical patent/BRPI1000733B1/pt
Publication of BRPI1000733A2 publication Critical patent/BRPI1000733A2/pt
Publication of BRPI1000733B1 publication Critical patent/BRPI1000733B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Machine Tool Units (AREA)

Abstract

dispositivo tipo mesa giratória indexável para centros de usinagem comandados por cnc e/ou máquinas exclusivamente mecânicas, com redutor baseado no paradoxo de ferguson, se refere a um mecanismo compacto que tem a finalidade de perfazer a função de um quarto eixo de trabalho de um centro de usinagem vertical ou em uma máquina de usinagem convencional mecânica do tipo fresadora vertical, e este mecanismo também conhecido com a denominação de mesa giratória ou mesa indexável, sendo a função básica do dispositivo mesa giratória indexável de fixar a peça obra em uma placa, um dispositivo ou mandril que está localizado na linha de centro do eixo árvore do dito dispositivo mesa giratória indexável para ser usinada pelo centro de usinagem vertical, ou na máquina convencional mecânica tipo fresadora vertical; o referido dispositivo tem como conceito básico ter como acionamento do sistema de engrenamento baseado no paradoxo de ferguson, e os eixos árvore de entrada (43) e o eixo árvore de saída (63) são montados em uma mesma linha colineares entre si, dentro da carcaça principal (40) , e usa no sistema de engrenamento engrenagens paralelas e não os pares de coroa e parafuso sem fim montados em eixos perpendiculares, como são utilizados nos dispositivos disponíveis.

Description

CAMPO DE APLICAÇÃO
[001] Este pedido de Patente de Invenção propõe um dispositivo tipo mesa giratória indexável, o qual é voltado a ser utilizado no campo dos equipamentos que incluem os centros de usinagem comandados por CNC ou ainda o das máquinas exclusivamente mecânicas.
PREÂMBULO
[002] O presente pedido de patente de Privilégio de Invenção se refere a um mecanismo compacto que tem a finalidade de perfazer a função de um quarto eixo de trabalho de um Centro de Usinagem Vertical ou em uma máquina de usinagem convencional mecânica do tipo fresadora vertical, e este mecanismo também conhecido com a denominação de mesa giratória ou mesa indexável, sendo que a função básica do Dispositivo de Mesa Giratória Indexável é de fixar a peça obra em uma placa ou mandril que está localizado na linha de centro do eixo árvore do dito Dispositivo Mesa Giratória Indexável para ser usinada pelo Centro de Usinagem Vertical ou na máquina convencional mecânica tipo fresadora vertical.
ESTADO DA TÉCNICA
[003] Centros de Usinagem Vertical são máquinas equipadas com CNC (Controle Numérico Computadorizado) com três movimentos perpendiculares em sua direção, que trabalham sob o comando do CNC.
[004] Nesse tipo de equipamento ocorrem movimentos que podem ser independentes entre si, mas podem ocorrer simultaneamente dois a dois ou os três simultaneamente.
[005] Os Centros de Usinagem Verticais são máquinas capazes de perfazerem as operações de usinagem do tipo “fresar” e do tipo “furar”, tais como: fresar superfícies, fresar canais, fresar entalhes, fresar superfícies complexas em três eixos, furar com brocas, roscar furos com machos, alargar furos com alargadores, calibrar furos com ferramentas micrométricas de acabamento. Como a máquina Centro de Usinagem Vertical possui três movimentos independentes entre si, cada movimento programado é chamado de eixo de programação.
[006] Um eixo de programação para um Centro de Usinagem Vertical é uma direção ao longo da qual ocorre o movimento da ferramenta de forma contínua e controlada em termos de posição e velocidade pelo CNC e pelo trabalho conjugado entre os eixos a ferramenta perfaz movimentos lineares, circulares e com outras formas matemáticas.
[007] Cada eixo de programação é chamado eixo de coordenadas. Ao movimento longitudinal da ferramenta está associado o eixo de programação “x”. Perpendicular ao movimento longitudinal da ferramenta tem-se o movimento transversal, ao qual está associado o eixo de programação “y”.
[008] A composição dos eixos “x” e “y” do Centro de Usinagem Vertical define um plano chamado de plano de trabalho sendo que perpendicular ao plano de trabalho formado pelas direções longitudinal, eixo “x” e transversal “y” existe o terceiro movimento independente do Centro de Usinagem Vertical que é o movimento vertical, que está associado ao eixo de programação “z” que também é conhecido como o eixo das profundidades. Como exemplo simples de trabalho, a máquina se posiciona comandada pelo CNC (Comando Numérico Computadorizado) em seus eixos longitudinal “x” e transversal “y” em um dado par de coordenadas “x” e “y” no plano de trabalho. Em seguida o eixo das profundidades “z”, realiza a operação de furação com a broca helicoidal. Esta operação é feita com precisão e é feita nas corretas coordenadas “x” e “y”. Existem muitas outras possibilidades de trabalhos de usinagem com o Centro de Usinagem Vertical, sempre com o plano de trabalho perpendicular com o eixo das profundidades “z”.
[009] O Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável para Centros de Usinagem comandados por CNC (Comando Numérico Computadorizado) atua nestas operações de usinagem para dar um grau de liberdade a mais possibilitando a inclinação do plano de trabalho com o grau de liberdade que possibilita o giro de 360° do plano de trabalho no sentido horário ou no sentido anti-horário. O Centro de Usinagem Vertical com os três eixos de programação “x”, “y” e “z” passa a ter um quarto eixo programável rotacional podendo o vetor direção que define a direção do eixo estar montado paralelamente ao eixo “x” ou ao eixo “y”. São mais comuns aplicações do quarto eixo montado paralelo ao eixo “x”.
[010] O estado da técnica pertinente ao tipo de assunto tratado no presente pedido de patente de invenção contempla alguns documentos anteriores.
[011] Um dos documentos que integram o estado da técnica é a Patente US 2,622,454, que tem por título: “AUXILIARY TRANSMISSION MECHANISM FOR MILLING MACHINES”.
[012] O objetivo do mencionado documento US 2,622,454 é prover uma fresadora universal convencional horizontal de um mecanismo porta-peças notadamente eixos, fixando o eixo obra em uma extremidade do uma placa de fixação, estando a outra extremidade apoiada em um contra ponto.
[013] O principal objetivo da solução tratada no documento US 2,622,454 é propiciar a peça um movimento combinado e sincronizado entre a rotação da peça com o movimento longitudinal da mesa para obter assim canais em hélice de passos diversos.
[014] Já com relação ao documento JP 2005 297157, este propõe um mecanismo que é uma mesa inclinável e com platô giratório, portanto com dois movimentos, combinados, porém não simultâneos, onde ocorrem a inclinação (“tilt”) e rotação.
[015] No equipamento retratado no documento JP 2005 297157, os movimentos de inclinação e de rotação são obtidos mediante emprego de transmissão que utiliza polias em “V”.
[016] O documento de Patente GB 796,958, que tem por título “REMOVABLE ATTACHEMENT FOR MILLING MACHINES” 7 trata da criação de um cabeçote de fresar removível que pode ser acoplado a uma fresadora universal convencional horizontal para fazer fresados mais delicados ou especiais de trabalhos de fresamento.
[017] Este dispositivo, que é um cabeçote de fresar, vem montado no travessão da fresadora universal e conta com um dispositivo que é acoplado diretamente no eixo árvore da máquina para assim receber o movimento de giro vindo deste eixo árvore.
[018] Essa rotação captada é transmitida ao cabeçote de fresar através de um sistema flexível de cabos especiais para transmitir rotação: “driving flexible shaft” 38, sendo que este cabeçote tem ambém a função de inclinar para que seja conseguido o fresamento em ângulos.
[019] Outra alternativa proposta no documento GB 796,958 para que seja levada rotação ao cabeçote de fresar é de captar a rotação e a utilização de um cabeçote ferramenteiro universal que é montado do lado oposto à saída do eixo árvore principal da máquina, solução essa que pode ser considerada como muito comum e que já equipa as máquinas fresadoras universais convencionais.
[020] O cabo flexível de transmissão de rotação, desta forma, vem montado direto no eixo árvore do cabeçote ferramenteiro e é direcionado ao dispositivo de fresar que está, conforme explicado, montado no lado do eixo árvore, no travessão da máquina. Tudo isto exposto e engenhosamente descrito pela patente é que pode perfeitamente ser substituído pelo cabeçote ferramenteiro existente e que normalmente vem a equipar as fresadoras convencionais.
[021] No documento JP 2005 297157, as polias de transmissão dos movimentos de inclinação e de rotação são polias em “V” e esse tipo de polia tem ajustes de tensão das correias crítico para evitar escorregamento nos movimentos.
PROBLEMAS DO ESTADO DA TÉCNICA
[022] O grande inconveniente da matéria tratada no documento US 2,622,454 diz respeito ao número excessivo de componentes, engrenagens em grande quantidade e muitos mecanismos para propiciar a sincronização entre a rotação da peça e o movimento da mesa.
[023] Para cada variação do passo da hélice tem que se calcular todo o trem de engrenagens, calcular a relação de transmissão e conseguir o fator exato para cada passo de hélice.
[024] Pode ocorrer, entretanto, que o usuário da máquina tenha uma peça com hélice especial que não combine com o trem de engrenagem existente. Em uma situação como a narrada será obrigatório o projeto e a fabricação de novas engrenagens para atender casos especiais de acordo com o cálculo específico, sendo esse um sério fator complicador.
[025] O documento de patente US 2,622,454 apresenta uma solução que é, ao mesmo tempo, engenhosa e complexa em seus mecanismos, mas que peca por não ser prática para trabalhos em produção e em oficinas.
[026] Outro inconveniente da solução apresentada no documento US 2,622,454 diz respeito ao fato de que a regulagem dos limites de início e fim de curso ocorre na base da prática, demandando a busca dos pontos ideais por tentativa e erro e com isso aumentando o tempo de preparação da máquina, sendo esse um sério inconveniente.
[027] O inconveniente da solução proposta no documento GB 796,958, diz respeito ao fato de que o mecanismo nela tratado é de difícil adaptação na máquina, demanda montagem no eixo árvore e tem que ser montado no travessão, sendo que tudo isso pode ser perfeitamente substituído pelo cabeçote ferramenteiro universal existente.
[028] Deve ser ressaltado também que enquanto esse cabeçote de fresar estiver montado na máquina fresadora universal esta ficará limitada a trabalhar somente com esse cabeçote de fresar, de modo que se for preciso realizar outra operação de fresar que não necessite do referido cabeçote de fresar, este terá que ser desmontado.
[029] Portanto, a solução tratada no documento GB 796,958 limita a utilização da máquina, sendo que ao ser empregado o cabeçote ferramenteiro existente as operações da máquina não ficam limitadas para o trabalho.
[030] Com relação ao referido documento JP 2005 297157 pode ser ressaltado que o mesmo não mostra ou sugere a incorporação de um dispositivo para ajustar a tensão nas correias.
[031] Deve ser ressaltado que mesmo com as correias montadas de início bem ajustadas, com o tempo as mesmas tendem a perder a tensão e com movimento podem sofrer escorregamento induzindo assim a perda da precisão de posicionamento tanto de inclinação como de rotação, sendo esse um sério inconveniente. O documento JP 2005 297157 falha por não explicar o dispositivo de inclinação 20 (“Driven Device for Inclination”).
[032] Com relação ao equipamento tratado no documento JP 2005 297157, faltam também elementos visores que indiquem os ângulos, ou visores/mostradores dos ângulos de inclinação, sendo tais deficiências certamente representativas de inconvenientes para a sua operação.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[033] Em face dos inconvenientes verificados no estado da técnica, consiste como um dos objetivos deste pedido de patente de invenção propor um dispositivo tipo mesa giratória indexável para centros de usinagem comandados por CNC e/ou máquinas exclusivamente mecânicas, com redutor baseado no paradoxo de Ferguson, o qual apresenta um projeto simples que emprega um número reduzido de componentes.
[034] Constitui outro objetivo deste pedido de patente de invenção propor um dispositivo tipo mesa giratória indexável para centros de usinagem comandados por CNC e/ou máquinas exclusivamente mecânicas, com redutor, eu por estar baseado no paradoxo de Ferguson represente uma alternativa viável e mais eficiente se comparado aos dispositivos convencionais.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[035] Para que se obtenha uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte: A figura 1 trata do centro de usinagem vertical equipado com CNC (controle numérico computadorizado); A figura 2 ilustra os planos de trabalho “a” e “b” possíveis em uma gama grande de posições para se trabalhar peças; A figura 2A ilustra os planos de trabalho “b” e “c” possíveis em uma gama grande de posições para se trabalhar peças; A figura 3 é uma vista lateral de um dispositivo tipo mesa giratória indexável; A figura 3A é uma vista frontal de um dispositivo tipo mesa giratória indexável; A figura 4 é o detalhamento da montagem do par coroa e rosca sem fim e seu mancal de apoio em corte; A figura 5 é a vista em perspectiva de um divisor universal de acionamento manual aplicado às máquinas ferramenta convencional mecânica; A figura 6 mostra a aplicação do dispositivo tipo mesa giratória indexável ou divisor universal em máquina ferramenta universal mecânica tipo fresadora universal ou horizontal; A figura 7 ilustra uma vista lateral do dispositivo elaborado segundo o paradoxo de Ferguson, tal como proposto nesta patente; A figura 7A ilustra uma outra vista esquemática do dispositivo tal como apresentado na figura 7; A figura 8é um corte horizontal da montagem geral do dispositivo tipo mesa giratória indexável com servo motor; A figura 9 é uma vista em perspectiva das engrenagens e eixos árvores e braço transmissor; e A figura 10 é um corte horizontal da montagem geral do dispositivo tipo mesa giratória indexável com acionamento manual.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[036] Com referências aos desenhos ilustrados, a presente invenção “DISPOSITIVO TIPO MESA GIRATÓRIA INDEXÁVEL PARA CENTROS DE USINAGEM COMANDADOS POR CNC E TAMBÉM PODENDO SER APLICADO À MÁQUINAS CONVENCIONAIS EXCLUSIVAMENTE MECÂNICAS, COM REDUTOR BASEADO NO PARADOXO DE FERGUSON” mostra, mais particularmente, na figura 2/2A, a aplicação do Dispositivo Tipo Mesa Giratória indexando a peça para trabalhar em um plano na posição angular genérica “A” e depois indexando a peça para um plano genérico “B”.
[037] Como o Dispositivo Tipo Mesa Giratória é para os Centros de Usinagem Verticais CUV um dispositivo que disponibiliza um eixo de programação não só de posicionamento, mas também como um eixo para trabalhar conjugado com os três eixos de programação originais, ditos eixos “x”; “y” e “z” da máquina permitindo interpolações combinadas.
[038] Com o auxílio do Dispositivo Tipo Mesa Giratória pode-se fazer interpolação conjugada com os movimentos de rotação do 4° Eixo com um movimento linear “x” que forma uma hélice em uma peça cilíndrica colocadas na linha de centro do 4° Eixo.
[039] Os Dispositivos Tipos Mesa Giratória Indexável são largamente aplicados na indústria mecânica adaptados e integrados aos Centros de Usinagem Vertical CNC e têm o conceito mecânico baseado em um eixo árvore acionado para girar, e acoplado a este eixo árvore, por uma coroa que por sua vez é engrenada em uma rosca sem fim, cujos eixos da rosca sem fim e o eixo árvore são perpendiculares entre si para permitir o engrenamento do par sem fim.
[040] Para peças longas, como é o caso da peça mostrada nas Figuras 2 e 2A, normalmente usa-se um mancal de apoio da peça na outra extremidade ou também um contra ponto dito mancal de apoio.
[041] As Figuras 3 e 3A mostram por dois ângulos diferentes uma vista geral do dispositivo tipo mesa giratória indexável 4, onde se destaca a placa giratória 2 do quarto eixo, a qual esta montada no eixo árvore 3 através de um círculo de parafusos. A placa giratória 2 é também chamada de mesa giratória que dá nome ao equipamento.
[042] Perpendicular à linha de centro do eixo árvore 3 está a localização do alojamento da rosca sem fim 1. O servo motor que fica alojado dentro do compartimento 5 que aciona o eixo que contém vinculado a rosca sem fim está montado no mesmo eixo da rosca sem fim 1 dentro da estrutura do mecanismo, no alojamento.
[043] A rosca sem fim 1 é montada ou construída em um eixo de acionamento e a coroa 7 é montada no eixo árvore 3 do dispositivo através de parafusos que fazem o vínculo entre a coroa 7 e o eixo árvore 3.
[044] Portanto, todos os Dispositivos Tipo Mesa Giratória Indexável, quer aplicados aos Centros de Usinagem Vertical CUV equipados com CNC, ou aplicados às máquinas ferramentas de usinagem convencional mecânica do tipo fresadora vertical ou universal, têm o mesmo conceito de projeto, baseado em um par de coroas 7 e rosca sem fim 1, a rosca sem fim 1 sendo vinculada a um servo motor 9 caso a aplicação seja em uma máquina equipada com CNC, ou em caso de aplicação em máquinas convencionais, a rosca sem fim 1 é vinculada a um sistema de manivela mecânica que permite o giro da dita rosca sem fim 1.
[045] A Figura 4 mostra o interno do engrenamento entre a rosca sem fim 1 e a coroa 7, mostrando que a linha de centro da rosca sem fim 1 é perpendicular à linha de centro da coroa 7, fazendo o engrenamento que se acionado pelo servo motor 9, vai transmitir o movimento ao eixo árvore 3 que está vinculado à coroa 7.
[046] Do lado oposto ao servo motor 9 está um conjunto de mancais de apoio 6 para completar o mecanismo. A vantagem do par formado pela coroa 7 e rosca sem fim 1 aplicado largamente nestes mecanismos chamados de Mesa Giratória Indexável resulta da possibilidade de se obter altas taxas de redução e ainda travar o movimento no sentido inverso. Mas as peças: coroa 7 e rosca sem fim 1 são de extrema dificuldade para sua fabricação exigindo processos especiais e montagem com acasalamento bem como materiais especiais para a coroa 7, o que aumenta o custo deste par de peças.
[047] Os Dispositivos Tipo Mesa Giratória Indexável, quando aplicados às máquinas operatrizes ou máquinas ferramenta convencionais mecânicas são também chamados de Divisores Universais 18.
[048] A Figura 5 mostra a perspectiva de um Dispositivo do Tipo Mesa Giratória para máquinas ferramenta convencionais mecânicas, também chamado, nesta aplicação, de Divisor Universal 18, e este dito dispositivo tem o mesmo conceito mecânico interno de acionamento sendo que, no eixo da linha de centro da manivela 20, internamente está vinculada a rosca sem fim 1, conforme mostrado na Figura 4, e na linha de centro do eixo árvore 3 está vinculada a coroa 7 e as duas linhas de centros do eixo árvore 3 e do eixo da rosca sem fim 1 que está centrado com a manivela 20 são perpendiculares entre si. Desta forma é feito o engrenamento entre a coroa 7 e a rosca fim 1 mostrado na Figura 4.
[049] Para acionar o eixo que contém a rosca sem fim 1 existe a manivela 20 e o Disco Divisor 21 que serve para contagem dos graus para o giro do eixo árvore 3.
[050] Internamente, ao Divisor Universal 18, e acoplada ao eixo árvore 3, está montada a coroa 7, e para peças longas são usados o ponto de apoio 22 e o dispositivo de arraste 23.
[051] Para peças curtas é usada a placa giratória 2 que aparece nas Figuras 3 e 3A, acoplada ao eixo árvore 3.
[052] A figura 6 mostra uma aplicação em uma fresadora convencional universal ou horizontal 12, de um Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável ou Divisor Universal 18, com o uso do contra ponto 11 para sustentar entre centros a peça obra 13 que está sendo cortada pela ferramenta de formar dentes de envolvente de engrenagem 14.
[053] A presente invenção se refere a um mecanismo que permite a indexação do Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável 4 ou Divisor Universal 18 com precisão e resolução iguais ou maiores aos Dispositivos do Tipo Mesa Giratória Indexável existentes que são fundamentados na montagem de uma rosca sem fim 1 e uma coroa 7 de alta precisão.
[054] A presente invenção é baseada no mecanismo chamado de Paradoxo de Ferguson mostrado nas figuras 7 e 7A que esquematizam este mecanismo de engrenamento externo, que possui a alavanca manivela 33 e nesta está vinculado o eixo 37 radialmente e paralelamente deslocado do eixo central 31 da alavanca manivela 33, sendo que neste eixo 37 está montada a engrenagem planetária 36 que possui dezoito dentes.
[055] A referida engrenagem planetária 36 está engrenada com as outras três engrenagens 32, 34 e 35 do mecanismo que estão montadas no eixo central 31 da alavanca manivela 33. A engrenagem estática de guia 32 que possui sessenta e um dentes está fixada na estrutura do mecanismo e isso faz com que ela não gire.
[056] A engrenagem estática de guia 32 serve de guia para o rolamento livre (não ilustrado) da engrenagem planetária 36 por sobre ela, fazendo com que a engrenagem planetária 36, pela ação da alavanca manivela 33, faça o movimento de um planetário.
[057] Como a engrenagem girante 34 que tem sessenta dentes e a engrenagem girante 35 que tem sessenta e dois dentes estão livremente montadas no eixo central 31 e estão constantemente engrenadas com a engrenagem 36, então a cada volta da Alavanca manivela 33 levando a engrenagem planetária 36 que está orbitando na engrenagem estática de guia 32, resulta no fato de que, a engrenagem girante 34 por ter um dente a menos vai rodar no sentido negativo na relação de engrenamento de 1/60, e a engrenagem girante 35 por ter um dente a mais, vai rodar no sentido positivo na relação de engrenamento de 1/62.
[058] O mecanismo mostrado nas figuras 7 e 7A representa, portanto, um paradoxo na medida em que apresenta, no mesmo engrenamento, sentidos de giro diferentes.
[059] As quantidades de dentes das engrenagens, tal como descritas com relação às figuras 7 e 7A devem ser tomadas como um exemplo, visto que, dependendo de uma possível aplicação, essas quantidades de dentes podem sofrer alterações.
[060] As engrenagens estática de guia 32, 34 e 35 conseguem engrenar com a engrenagem planetária 36 apesar do número diferente de dentes, devido às correções que são aplicadas aos perfis dos dentados de cada uma delas.
[061] O objeto da presente patente é o mecanismo do Paradoxo de Ferguson aplicado a Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável para Centros de Usinagem Comandados por CNC (Comando Numérico Computadorizado) ou para Máquinas Ferramenta convencionais, portanto pode ser feito de duas formas, uma para atender a aplicação em máquinas comandadas por CNC e de outra forma para atender às aplicações convencionais.
[062] O Dispositivo do Tipo Mesa Giratória Indexável 4 tem as mesmas aplicações e funções de operações dos mecanismos similares que existem hoje no mercado, tanto para máquinas equipadas com CNC, quanto para máquinas ferramenta convencionais, mecanismos esses conhecidos como Disco Divisor 21, Divisor Universal 18, Dispositivo tipo Mesa Giratória Indexável 4, Mesas Giratórias Eletromecânicas, Quarto Eixo para Centros de Usinagem, Quarto e Quinto Eixos para Centros de Usinagem, etc.
[063] É a aplicação do mecanismo do Paradoxo de Ferguson que faz o diferencial inventivo do presente objeto de patente, colocando o dito Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável 4, em um novo patamar de inovação e inventividade.
[064] O mecanismo do Paradoxo de Ferguson pode ser incorporado e adaptável a qualquer tipo de Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável podendo ter sua configuração horizontal ou vertical e ainda ter acionamento motorizado comandados por servo acionamento ligado ao CNC da máquina ferramenta ou por acionamento manual para aplicações convencionais.
[065] O Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável permite que seja incorporado no seu projeto outros equipamentos que venham agregar recursos na sua aplicação, como placas porta peças de sujeição pneumáticas ou hidráulicas, contra ponto pneumático, hidráulico e manual para suporte de peças longas e ainda, lunetas suportadoras de peças longas e delgadas. Pode ser incorporado ao Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável, um outro grau de liberdade para inclinar o eixo árvore 3 em relação a uma referência fixa, que pode ser a base do próprio mecanismo.
[066] O objeto da presente patente, da mesma forma que são constituídos os mecanismos existentes, tem uma carcaça principal 40 que abriga todo o mecanismo interno, que diferentemente dos mecanismos existentes, tem como principio de transmissão o Paradoxo de Ferguson, simplificado com a composição da Engrenagem Girante 34 com sessenta dentes, da Engrenagem Estática de Guia 32 com sessenta e um dentes, da Engrenagem Planetária 36 com dezoito dentes, montada no Eixo 37 da Engrenagem Planetária 36 eixo esse que é vinculado em mancais na Manivela de Acionamento 33, que por sua vez gira vinculada ao Eixo central de Transmissão 31, mostrados na figura 7 e 7A.
[067] A dita aplicação é chamada de simplificada, pois não carece da Terceira Engrenagem Girante 35, por não ser utilizada ao mecanismo objeto da patente.
[068] O número de dentes da Engrenagem Estática de Guia 32, de sessenta e um dentes, e número de dentes da Engrenagem Girante 34 de sessenta dentes é importante para se ter a relação de transmissão de 1/60, dita relação de redução de 1 para 60 vezes, ou seja, a cada volta da Manivela de Acionamento 33 levando com a dita Manivela a Engrenagem Planetária 36, que rola guiada pela Engrenagem Estática de Guia 32, isto faz com que a Engrenagem Girante 34 desloque de um dente, portanto, a cada 60 voltas da Manivela de Acionamento 33 a Engrenagem Girante 34 gira de uma volta. A relação de 1/60 foi escolhida por ser fração exata de 360° (graus) que corresponde a uma volta em graus completa da Mesa Giratória Indexável.
[069] Outros números de dentes podem ser escolhidos dependendo da conveniência do projeto ou da aplicação. As engrenagens componentes do mecanismo são engrenagens paralelas e podem ser de dentes retos ou helicoidais.
[070] Como vantagem na aplicação do mecanismo tipo Paradoxo de Ferguson no objeto da patente do dito Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável, é a diminuição da complexidade em projeto e fabricação em comparação aos mecanismos utilizados atualmente baseados no par de coroas dentadas e de uma rosca sem fim, consequentemente trazendo à aplicação redução de custos de fabricação, facilidade de montagem e de manutenção, e aumentando a possibilidade de precisão para o conjunto final e sensibilidade de comandos de indexação.
[071] Ainda incrementa ao projeto a compactação dos mecanismos, a redução de peso e aumento de rigidez. Os materiais aplicados na fabricação da coroa que engrena com o sem fim é material nobre como liga de bronze, o que aumenta muito o custo da aplicação do par de coroa e rosca sem fim.
[072] A figura 8, que é um corte horizontal da montagem geral do Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável, com servo motor, versão própria para Centros de Usinagem Vertical equipados com CNC (Comando Numérico Computadorizado), que em seqüência de montagem é composto de peças contidas dentro de uma carcaça principal 40 que envolve e apóia todos os mecanismos para o funcionamento para atender os objetivos de segurar a peça obra para as diversas operações de usinagem em diversas faces de trabalho conforme figuras 2 e 2A.
[073] O Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável, com servo motor para perfazer as operações de indexação da mesa e de interpolação conjugada com os eixos de programação lineares, “x” do movimento longitudinal, “y” do movimento transversal e “z” do movimento vertical, o dito Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável é comandado pelo CNC (Comando Numérico Computadorizado) que através de um programa pré-elaborado, executa através deste CNC todas as operações requeridas para a operação.
[074] O comando para o Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável, vem do CNC, para um servo acionamento que é um componente eletrônico do CNC que serve para controlar os servos motores da máquina, e neste caso para controlar o servo motor 41 do dito Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável.
[075] Cada eixo de programação da máquina, neste Centro de Usinagem Vertical especificamente, eixo “x” para movimento longitudinal, eixo “y” para movimento transversal e eixo “z” para movimento vertical, tem um correspondente servo motor e um correspondente servo acionamento para controlá-los.
[076] Para comunicação entre o servo motor 41 com o servo acionamento do CNC, existe o encoder 42 que normalmente é parte integrante do servo motor 41.
[077] O emprego do CNC (Comando Numérico Computadorizado) é largamente conhecido no campo das máquinas ferramenta, da automação industrial e em todos os tipos de máquinas de fabricação e de processos, consequentemente é largamente conhecido o emprego dos servo acionamentos e servo motores que compõem o conjunto integrado para máquinas equipadas com CNC.
[078] O movimento do servo motor 41 comandado pelo CNC através do servo acionamento e monitorado pelo encoder 42 vai transmitindo ao eixo árvore de entrada 43, através de um par de polias sincronizadoras 45 e 46 e de uma correia dentada de precisão 44, sendo que, a polia sincronizadora 45 de saída do servo motor 41 passa o movimento para a correia dentada de precisão 44 que transmite à polia sincronizadora 46 do eixo árvore de entrada 43.
[079] A transmissão das polias sincronizadoras 45 e 46 pode produzir uma relação de transmissão de redução ou de multiplicação convenientes à aplicação de cada projeto.
[080] O servo motor 41 é vinculado à carcaça principal 40 através de um suporte do motor 47 que é preso na carcaça principal por parafusos e o servo motor 41 é fixado ao suporte do motor 47 através de parafusos.
[081] O movimento de rotação e o torque entram para o eixo árvore de entrada 43, através da polia sincronizadora 46 que está vinculada ao referido eixo árvore de entrada 43 através de chaveta ou estrias padronizadas.
[082] Para proteção do conjunto servo motor 41, encoder 42 do servo motor 9, a polia sincronizadora 45 de saída do motor 41, a correia dentada de precisão 44, a polia sincronizadora 46 do eixo árvore de entrada 43 que são componentes do mecanismo de transmissão de rotação e torque são cobertos por tampa de cobertura 48.
[083] A montagem do eixo árvore de entrada 43 é na mesma linha de centro do eixo árvore de saída 63 e equivale dizer que os ditos eixos árvores são colineares, e diferentemente aos Dispositivos Tipos Mesa Giratória Indexada que existem hoje no mercado, atendendo a todos os tipos de aplicação em máquinas ferramenta, tem o eixo de entrada montado à 90° devido ao conceito de engrenamento por sem fim e a coroa 7 da figura 4.
[084] Este conceito facilita muito a fabricação da carcaça principal 40, pois possui uma linha única de furação de precisão, ao passo que as carcaças para montagem do par coroa e parafuso sem fim necessitam de duas linhas de furos posicionadas com precisão perpendicularmente entre si.
[085] Para sustentar o eixo árvore de entrada 43 este está montado sobre dois rolamentos de esfera 49 que ficam alojados precisamente em um cilindro flangeado 50 que por sua vez é montado com precisão na carcaça principal 40, e fixado por parafusos na dita carcaça.
[086] Para evitar e não permitir entrada de sujidades e fluídos de corte para dentro da carcaça principal 40 que aloja internamente em seu bojo todo o mecanismo de cinematismo e força, é montado o retentor de entrada 51 em uma tampa porta retentor de entrada 52 que está vinculada e parafusada no cilindro flangeado 50.
[087] Os rolamentos de esfera 49 são escorados pela porta retentor de entrada 52, pelo braço transmissor 53 e pelo espaçador da entrada 39. O eixo árvore de entrada 43 roda livremente para transmitir rotação e torque nos rolamentos de esfera 49.
[088] A peça que corresponde à peça alavanca manivela 33 nas figuras 7 e 7A que ilustra o paradoxo de Ferguson é, no Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável, a peça braço transmissor 53 que sustenta, através do eixo do planetário 54, a engrenagem planetária 55 que corresponde à engrenagem planetária 36 nas figuras 7 e 7A.
[089] O braço transmissor 53 está vinculado ao eixo árvore de entrada 43 através da chaveta de ligação 56, e está montado ao dito eixo árvore de entrada 43 de forma precisa dimensional e geometricamente para garantir o giro da engrenagem planetária 55 orbitando sobre as engrenagens fixa 57 e engrenagem girante 58. A engrenagem fixa 57 corresponde à engrenagem estática de guia 32 e a engrenagem girante 58 pode corresponder às engrenagens girantes 34 ou 35 das figuras 7 e 7A.
[090] O eixo do planetário 54 é montado no braço transmissor 53 em um alojamento no mesmo e sustentado por dois rolamentos de esfera 59 do braço separados e escorados pelo espaçador 80 e a engrenagem planetária 55 está solidária a este dito eixo planetário 54 através da chaveta do planetário 60.
[091] Para evitar o desbalanceamento do giro do braço transmissor 53 que tem a engrenagem planetária 55 girando solidária ao braço transmissor 53, constituindo uma massa deslocada e induzindo desbalanceamento é montado fixamente um contra peso 72 ao lado oposto da engrenagem planetária 55 no braço transmissor 53.
[092] Para isolar o eixo árvore de entrada 43 com o eixo árvore de saída 63 está a tampa porta retentor 61 que aloja o retentor 62 do eixo e a dita tampa porta retentor 61 está fixada por parafusos à engrenagem fixa 57.
[093] O retentor 62 do eixo evita que sujeiras e fluido de corte penetrem dentro da carcaça principal 40 através da micro folga de montagem axial que existe entre o eixo árvore de entrada 43 e o eixo árvore de saída 63.
[094] A engrenagem fixa 57 está montada através de parafusos na tampa guia 79, que por sua vez, é fixada por parafusos no cilindro de saída flangeado 64. O dito cilindro de saída flangeado 64 está solidário e montado à carcaça principal 40 por parafusos e está precisamente montado no furo de alojamento da dita carcaça principal 40 garantindo a perfeita concentricidade entre o eixo árvore de entrada 43 e o eixo árvore de saída 63.
[095] Para sustentar o eixo árvore de saída 63, este está montado sobre dois rolamentos de contato angular 65 de alta precisão para garantir o giro concêntrico e preciso do eixo árvore de saída 63. Os rolamentos de contato angular 65 são travados pela porca SKF 67 e pela tampa retentora de saída 68 e pelo espaçador 69.
[096] A engrenagem girante 58 que transmite o movimento de rotação e o torque para o eixo árvore de saída 63 está vinculada e precisamente de forma geométrica e dimensional ao eixo árvore de saída 63 através da chaveta de ligação da girante 70.
[097] A grande vantagem em usar para alojamento dos rolamentos tanto do eixo árvore de entrada 43 como para o eixo árvore de saída 63 o cilindro flangeado 50 e o cilindro flangeado de saída 64 é de que se simplifica, em muito, a fabricação da carcaça principal 40, pois a linha de furos aonde vão alojados o cilindro flangeado 50 e o cilindro de saída flangeado 64 tem um processo de fabricação de usinagem muito mais simples devido à pouca espessura da parede da carcaça principal 40.
[098] Para não permitir entrada de sujidades, fluido de corte e cavacos para dentro da carcaça principal 40 está montada a tampa retentora de saída 68 que aloja o retentor de saída 71. A dita tampa retentora de saída 68 tem a função de ancorar os rolamentos de contato angular 65.
[099] No eixo árvore de saída 63 é onde o usuário final vai montar seus dispositivos de usinagem porta peça no flange padronizado 73 do dito eixo árvore de saída 63. O flange padronizado 73 permite ser adaptado e acoplado com facilidade e com precisão, qualquer tipo de dispositivo ou equipamento para a execução de um trabalho.
[0100] A Figura 9 mostra em perspectiva o eixo árvore de entrada 43, o eixo árvore de saída 63, o flange padronizado 73, a engrenagem fixa 57, a engrenagem girante 58, a engrenagem planetária 55, o contra peso 72 e o braço transmissor 53.
[0101] O encoder 74 de medição do ângulo de trabalho está montado em uma estrutura de apoio 75 e, está vinculada em seu eixo, a polia sincronizadora 76 do referido encoder 74. A estrutura de apoio 75 está montada por parafusos na carcaça principal 40.
[0102] No eixo árvore está montada a polia sincronizadora 77 do eixo de saída 63 que transmite a rotação do eixo árvore de saída 63 através da correia dentada de precisão de saída 78, para a polia sincronizadora do encoder 76, e com isso gerar o sinal de controle do encoder 74 de medição do ângulo de trabalho.
[0103] O CNC (Comando Numérico Computadorizado) controla o movimento do servo motor 41 através de um servo acionamento que é um equipamento eletrônico de governo de servo motores e monitora o posicionamento através do encoder do servo motor 42 e tem como retorno de posicionamento, o encoder de medição do ângulo de trabalho 74.
[0104] A resolução do retorno do posicionamento vai depender da aplicação do projeto que tem como variáveis, a resolução de medida do equipamento eletrônico encoder e da relação de transmissão entre a polia sincronizadora 77 do eixo de saída e da polia sincronizadora do encoder de medição do ângulo de trabalho 76.
[0105] Todo ciclo de funcionamento para o CNC (Comando Numérico Computadorizado) para atuar em um Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável é conhecido e aplicado largamente em todos os modelos de Centros de Usinagem Verticais e todos os modelos de Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável existentes atualmente e será o mesmo conceito de comando para o mecanismo dito Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável objeto desta patente.
[0106] A Figura 10 é um corte horizontal da montagem geral do Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável, ou Divisor Universal 18, versão própria para máquinas ferramenta convencionais mecânicas e de aplicação para operação de giro manual, sob o controle do operador.
[0107] É uma alternativa da aplicação do objeto da patente Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável para operações manuais e que acrescenta um salto de qualidade aos dispositivos existentes no mercado.
[0108] Esta solução alternativa da aplicação do objetivo da patente similar ao da figura 6 mostra a aplicação do Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável ou Divisor Universal 18 em Máquina Ferramenta Universal Mecânica Tipo Fresadora Universal ou Horizontal. O dito Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável, ou neste caso também chamado de Divisor Universal, tem como na versão para Centros de Usinagem Verticais equipados com CNC (Comando Numérico Computadorizado) que em seqüência de montagem é composto de peças contidas dentro de uma carcaça principal 40 que envolve e apóia todos os mecanismos para o funcionamento para atender os objetivos de segurar a peça obra 13 para as diversas operações de usinagem em diversas faces de trabalho conforme figuras 2 e 2A.
[0109] Todo o mecanismo interno à carcaça principal 40 é exatamente o mesmo. O mecanismo alternativo com acionamento manual deixa de ter o servo motor 41 com o encoder 42 do servo motor e passa a ter um mecanismo de acionamento manual 82 que permite o giro para obter o ângulo de trabalho com a ação do operador.
[0110] O elemento 94 constitui a base que fixa o mecanismo de acionamento manual 82, o qual é composto por uma caixa de acionamento 89 do dial graduado de indicação do ângulo de giro 84 da manivela de giro e trava 83.
[0111] A manivela de giro e trava 83 tem duas funções: a função de girar o dial graduado de indicação do ângulo de giro 84 pela ação do operador e uma vez o ângulo de giro ter sido alcançado a manivela de giro e trava 83 tem a função de travar o dito dial graduado de indicação do ângulo de giro 84 na posição de trabalho definido pelo ângulo alcançado.
[0112] O travamento é feito, visto que a manivela de giro e trava 83 é roscada no corpo do dial graduado de indicação do ângulo de giro 84 e a dita manivela de giro e trava 83 girando até tocar a caixa de acionamento 89 faz o efeito de frenagem, não permitindo mais o giro. Ao desroscar a manivela de giro e trava 83 se libera o mecanismo para girar tirando a ação de freio, em busca de uma nova posição angular para o trabalho.
[0113] A dita manivela de giro e trava 83 tem como restrição o anel de retenção 95 que não permite que a manivela de giro e trava 83 saia do dial graduado de indicação do ângulo de giro 84. Dentro do mecanismo de acionamento manual 82 para permitir que o giro da polia sincronizadora 81 de saída da manivela o dial graduado de indicação do ângulo de giro 84 está vinculado ao eixo da manivela 85 pela chaveta do dial 90.
[0114] O dito eixo da manivela 85 está apoiado para giro nos rolamentos de esfera 87 da caixa de acionamento 89 que estão separados pelo separador 88 e protegidos contra sujidades pelos retentores 86 da caixa de acionamento 89 que estão ancorados na caixa de acionamento 89 pelas tampas dos retentores 93.
[0115] A polia sincronizadora de saída da manivela 81 está vinculada ao eixo da manivela 85 pela chaveta da polia de saída 91. O movimento de giro vindo da polia sincronizadora de saída da manivela 81 é transmitido pela correia dentada de precisão 44 que transmite o movimento para a polia sincronizadora do eixo árvore de entrada 46 que está vinculada ao eixo árvore de entrada 43 através da chaveta 92 da polia do eixo árvore 43. A partir desse movimento todos os demais mecanismos seguintes têm a mesma descrição já feita ao mecanismo descrito pela figura 8, que é um corte horizontal da montagem geral do Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável, com servo motor 41, versão própria para Centros de Usinagem Vertical equipados com CNC (Comando Numérico Computadorizado), que em seqüência de montagem é composto de peças contidas dentro de uma carcaça principal 40 que envolve e apóia todos os mecanismos para o funcionamento para atender os objetivos de segurar a peça obra para as diversas operações de usinagem em diversas faces de trabalho conforme figuras 2 e 2A.
[0116] Para o Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável, com servo motor 41, versão própria para Centros de Usinagem Vertical equipados com CNC (Comando Numérico Computadorizado), o dito CNC controla o movimento do servo motor 41 através de um servo acionamento que é um equipamento eletrônico de governo de servo motores e monitora o posicionamento através do encoder 42 do referido servo motor e tem como retorno de posicionamento o encoder de medição do ângulo de trabalho 74.
[0117] Para o Dispositivo Tipo Mesa Giratória Indexável, ou Divisor Universal 18, versão própria para máquinas ferramenta convencionais mecânicas e de aplicação para operação de giro manual, sob o controle do operador o controle do ângulo de trabalho é monitorado por um PLC (Programador Lógico Controlador Digital) (não ilustrado) que capta a posição indicada no encoder 74 e leva os sinais para uma IHM (Interface homem máquina) que é uma tela digital onde o valor do ângulo presente fica mostrado. O sistema do PLC (Programador Lógico Controlador Digital) (não ilustrado) mais a IHM (Interface Homem Máquina) e mais o encoder 74 são alimentados por meio de uma fonte de energia compatível com a necessidade do sistema.
[0118] Outra característica do objeto da patente, é o sistema de captação do sinal do ângulo de posição que, de acordo com a descrição, deixa para trás qualquer erro devido à folgas mecânicas do sistema. O encoder 74 de medição do ângulo de trabalho está montado, captando o movimento de giro na saída do eixo árvore de saída 63, através da polia sincronizadora 45 do referido eixo árvore de saída 63 que está vinculada ao eixo árvore de entrada 43 através de montagem por interferência ou por chaveta 92, e esta polia sincronizadora 45 do eixo árvore de saída 63 transmite movimento a correia dentada 78 de precisão de saída que, por sua vez, aciona a polia sincronizadora 76 do encoder 74, que está vinculada ao referido encoder de medição do ângulo de trabalho 74, e isto proporciona uma leitura correta do ângulo de posição, pois todas as folgas que possam existir ficaram para trás desta captação do movimento.

Claims (8)

1. “DISPOSITIVO TIPO MESA GIRATÓRIA INDEXÁVEL PARA CENTROS DE USINAGEM COMANDADOS POR CNC E/OU MÁQUINAS EXCLUSIVAMENTE MECÂNICAS, COM REDUTOR BASEADO NO PARADOXO DE FERGUSON”, tanto o dispositivo tipo mesa giratória indexável dotado com servo motor (41), como também o dispositivo tipo mesa giratória indexável dotado com mecanismo de acionamento manual (82) sendo dotados com um eixo árvore de entrada (43) e um eixo árvore de saída (63), caracterizado por usar internamente um mecanismo baseado no paradoxo de Ferguson, sendo o eixo árvore de entrada (43) e o eixo árvore de saída (63) sendo colineares e montados em uma mesma linha de furos na carcaça principal (40); os ditos eixos árvores de entrada (43) e eixo árvore de saída (63) sendo rigidamente vinculados para girar apoiados em rolamentos, que para o eixo árvore de entrada (43) são os rolamentos de esfera (49) montados no cilindro flangeado (50) que por sua vez está montada à carcaça principal (40), ao passo que para o eixo árvore de saída (63) são os rolamentos de contato angular (65) que estão montados no cilindro de saída flangeado (64), que por sua vez está montado na carcaça principal (40) ;o eixo árvore de entrada (43) tem vinculado através da chaveta de ligação (56), o braço transmissor (53), que gira por consequência deste vínculo com a mesma rotação do eixo árvore de entrada (43), e o dito braço transmissor (53) carrega, em uma extremidade um conjunto de rolamentos de esfera (49) do braço transmissor (53) aos quais está montado para girar o eixo do planetário (54) no qual está montada e vinculada através da chaveta (60) do planetário a engrenagem planetária (55), que desta forma a dita engrenagem planetária (55) orbita na linha de centro do eixo árvore de entrada (43) pela ação de giro do braço transmissor (53), e a dita engrenagem planetária (55) está engrenada com as engrenagens fixa (57) e engrenagem girante (58); as engrenagens componentes do mecanismo são engrenagens paralelas e podem ser de dentes retos ou helicoidais; o eixo árvore de saída (63) ter vinculado através da chaveta de ligação da girante (70), a engrenagem girante (58) que recebe o movimento de giro da engrenagem planetária (55) e transmite esse giro pelo vínculo da chaveta de ligação da girante (70) para o dito eixo árvore de saída (63); a taxa de giro do eixo árvore de saída (63) é diferente da taxa de giro do eixo árvore de entrada (43) e modificada pela relação de transmissão dada pelo mecanismo dito paradoxo de Ferguson; o dito mecanismo chamado de paradoxo de Ferguson é conseguido pela montagem do braço transmissor (53), vinculado pela chaveta de ligação (56) ao eixo árvore de entrada (43), que leva em sua extremidade a engrenagem planetária (55), montada pelo eixo da planetária (54), e a dita engrenagem planetária (55), está engrenada à engrenagem girante (58) e à engrenagem fixa (57), e que pela diferença do número de dentes da engrenagem girante (58) e a engrenagem fixa (57), se consegue a relação de transmissão necessária para fazer a redução do movimento de giro entre o eixo árvore de entrada (43) e o eixo árvore de saída (63).
2. “DISPOSITIVO TIPO MESA GIRATÓRIA INDEXÁVEL PARA CENTROS DE USINAGEM COMANDADOS POR CNC E/OU MÁQUINAS EXCLUSIVAMENTE MECÂNICAS, COM REDUTOR BASEADO NO PARADOXO DE FERGUSON”, de acordo com o reivindicado em 1, caracterizado pelo eixo árvore de entrada (43) e eixo árvore de saída (63) apresentarem movimento próprio, mas dependente pela ação do mecanismo de engrenagens planetário.
3. “DISPOSITIVO TIPO MESA GIRATÓRIA INDEXÁVEL PARA CENTROS DE USINAGEM COMANDADOS POR CNC E/OU MÁQUINAS EXCLUSIVAMENTE MECÂNICAS, COM REDUTOR BASEADO NO PARADOXO DE FERGUSON”, de acordo com o reivindicado em 1 e 2, caracterizado pelo fato de que a engrenagem fixa (57) está fixa e ancorada à carcaça principal (40) através da tampa de guia (79) que por sua vez está fixada no cilindro de saída flangeado (64) e este montado e vinculado à carcaça principal (40).
4. “DISPOSITIVO TIPO MESA GIRATÓRIA INDEXÁVEL PARA CENTROS DE USINAGEM COMANDADOS POR CNC E/OU MÁQUINAS EXCLUSIVAMENTE MECÂNICAS, COM REDUTOR BASEADO NO PARADOXO DE FERGUSON”, de acordo com o reivindicado em 1 e 2, caracterizado pelo fato de que o braço transmissor (53) tem, em uma das extremidades oposta, a extremidade onde está montado o conjunto para a engrenagem planetária (55), tem montado o contra peso (72), para fazer o balanceamento dinâmico do braço transmissor (53), montado com todos seus componentes
5. “DISPOSITIVO TIPO MESA GIRATÓRIA INDEXÁVEL PARA CENTROS DE USINAGEM COMANDADOS POR CNC E/OU MÁQUINAS EXCLUSIVAMENTE MECÂNICAS, COM REDUTOR BASEADO NO PARADOXO DE FERGUSON”, de acordo com o reivindicado em 1 e 2, caracterizado pelo fato de que, para as aplicações em máquinas com CNC (Comando Numérico Computadorizado) o eixo árvore de entrada (43) é acionado pelo servo motor (41), através da polia sincronizadora de saída do motor (45), que por sua vez está conectada com a correia dentada de precisão (44), que está vinculada para transmitir movimento à polia sincronizadora do eixo árvore de entrada (43) que passa a girar de acordo com a rotação transmitida pelo servo motor (41).
6. “DISPOSITIVO TIPO MESA GIRATÓRIA INDEXÁVEL PARA CENTROS DE USINAGEM COMANDADOS POR CNC E/OU MÁQUINAS EXCLUSIVAMENTE MECÂNICAS, COM REDUTOR BASEADO NO PARADOXO DE FERGUSON”, de acordo com o reivindicado em 1 e 2, caracterizado pelo fato de que se a aplicação for para máquinas convencionais tipo fresadora universal, fresadoras horizontais e verticais ou outro tipo de máquinas ferramenta convencional é previsto um mecanismo de acionamento manual (82) dotado de manivela de giro e trava (83) que está roscada ao dial graduado de indicação do ângulo (84) e este dito dial graduado de indicação do ângulo (84) está vinculado ao eixo da manivela (85); o eixo da manivela (85) transmite o movimento de giro para a polia sincronizadora de saída da manivela (81) que está conectada com a correia dentada de precisão (44), que por sua vez está conectada ao eixo árvore de entrada (43) través da polia sincronizadora (46) do eixo árvore de entrada (43).
7. “DISPOSITIVO TIPO MESA GIRATÓRIA INDEXÁVEL PARA CENTROS DE USINAGEM COMANDADOS POR CNC E/OU MÁQUINAS EXCLUSIVAMENTE MECÂNICAS, COM REDUTOR BASEADO NO PARADOXO DE FERGUSON”, de acordo com o reivindicado em 1 e 2, caracterizado pelo fato de que o monitoramento da posição pode ser feita por uma solução puramente mecânica, seja pela graduação contida do dial graduado de indicação do ângulo (84) e também por um dial graduado montado no lugar do encoder de medição do ângulo de trabalho (74) usando as mesmas peças de acionamento como a polia sincronizadora (77) do eixo de saída, a correia dentada (78) de precisão de saída e a polia sincronizadora (76) do encoder.
8. “DISPOSITIVO TIPO MESA GIRATÓRIA INDEXÁVEL PARA CENTROS DE USINAGEM COMANDADOS POR CNC E/OU MÁQUINAS EXCLUSIVAMENTE MECÂNICAS, COM REDUTOR BASEADO NO PARADOXO DE FERGUSON”, de acordo com o reivindicado em 1 e 2, caracterizado pelo fato de que o encoder (74) de medição do ângulo de trabalho está montado captando o movimento de giro na saída do eixo árvore de saída (63), através da polia sincronizadora (77) do eixo árvore de saída (63) que está vinculada ao eixo árvore de saída (63) através de montagem por interferência ou por chaveta, e esta polia sincronizadora (77) do eixo árvore de saída (63) transmite movimento a correia dentada de precisão de saída (78) que por sua vez aciona a polia sincronizadora do encoder (76), que está vinculada ao encoder de medição do ângulo de trabalho (74), e isto proporciona uma leitura correta do ângulo de posição, pois todas as folgas que possam existir ficaram para trás desta captação do movimento.
BRPI1000733-4A 2010-03-02 2010-03-02 Dispositivo tipo mesa giratória indexável para centros de usinagem comandados por cnc e/ou máquinas exclusivamente mecânicas, com redutor baseado no parodoxo de ferguson BRPI1000733B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1000733-4A BRPI1000733B1 (pt) 2010-03-02 2010-03-02 Dispositivo tipo mesa giratória indexável para centros de usinagem comandados por cnc e/ou máquinas exclusivamente mecânicas, com redutor baseado no parodoxo de ferguson

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1000733-4A BRPI1000733B1 (pt) 2010-03-02 2010-03-02 Dispositivo tipo mesa giratória indexável para centros de usinagem comandados por cnc e/ou máquinas exclusivamente mecânicas, com redutor baseado no parodoxo de ferguson

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1000733A2 BRPI1000733A2 (pt) 2011-10-25
BRPI1000733B1 true BRPI1000733B1 (pt) 2021-05-18

Family

ID=44838074

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1000733-4A BRPI1000733B1 (pt) 2010-03-02 2010-03-02 Dispositivo tipo mesa giratória indexável para centros de usinagem comandados por cnc e/ou máquinas exclusivamente mecânicas, com redutor baseado no parodoxo de ferguson

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1000733B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1000733A2 (pt) 2011-10-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN101332524B (zh) 数控展成磨齿机及展成磨齿机的数控装置和驱动方法
CN102009371A (zh) A、b轴摆头结构附加装置及其制造方法
CN111098169A (zh) 钻铣加工中心的刀塔总成
JP5891107B2 (ja) 工作機械
CN103111646A (zh) 复合数控车床及其动力刀塔
CN204277480U (zh) 一种机床数控回转工作台
KR100794453B1 (ko) 동일 축상에 서로 다른 회전을 가지는 이중 스핀들 구조
JP2012210690A (ja) 工作機械
KR101157326B1 (ko) 각도조절장치가 형성된 크로스공구대
CN103072011A (zh) 一种切削加工设备
BRPI1000733B1 (pt) Dispositivo tipo mesa giratória indexável para centros de usinagem comandados por cnc e/ou máquinas exclusivamente mecânicas, com redutor baseado no parodoxo de ferguson
JPH06226510A (ja) 旋盤の角度可変回転工具
CN212635180U (zh) 一种蜗轮蜗杆间隙可调节的数控分度盘
CN212240202U (zh) 钻铣加工中心的刀塔总成
CN204486883U (zh) 全自动铣槽机
CN110064934B (zh) 一种加工端面蜗杆用机床
CN201378098Y (zh) 非圆齿轮误差单面啮合滚动点扫描测量装置
JP2002011616A (ja) 歯切工具及び歯切加工方法
CN201824203U (zh) A、b轴摆头结构附加装置
JP2000158260A (ja) 工作機械のテーブル
CN214868748U (zh) 一种非等分角度的多轴刀盘
CN103836159A (zh) 一种斜齿轮啮合时轴间相位角的调整方法
JPH0628840B2 (ja) 工具径可変形主軸装置における内側主軸の回転角制御方法
JPH05301150A (ja) 工作機械の工具アタッチメント
JP4027486B2 (ja) 歯切り装置を備えたnc旋盤

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: AM REPRESENTACOES COMERCIAIS, INDUSTRIA E COMERCIO

Free format text: NOME ALTERADO DE: AM REPRESENTACOES E ASSESSORIA EM MAQUINAS E FERRAMENTAS LTDA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/03/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF