BRPI1000567A2 - para-lama dianteiro - Google Patents

para-lama dianteiro Download PDF

Info

Publication number
BRPI1000567A2
BRPI1000567A2 BRPI1000567A BRPI1000567A2 BR PI1000567 A2 BRPI1000567 A2 BR PI1000567A2 BR PI1000567 A BRPI1000567 A BR PI1000567A BR PI1000567 A2 BRPI1000567 A2 BR PI1000567A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fender
pocket portion
mold member
front fender
pocket
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Masanori Nakamura
Jun Hirose
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43044944&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1000567(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI1000567A2 publication Critical patent/BRPI1000567A2/pt
Publication of BRPI1000567B1 publication Critical patent/BRPI1000567B1/pt

Links

Landscapes

  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Axle Suspensions And Sidecars For Cycles (AREA)

Abstract

PARA-LAMA DIANTEIRO. A presente invenção refere-se a um para-lama dianteiro que pode aumentar a flexibilidade do desenho do formato. A Figura 7(b) é uma seção transversal tomada ao longo da linha b-b de um para-lama dianteiro (30) na Figura 7(a) em combinação de um molde (45) para moldagem de resina. No caso de elevação do membro de molde superior (47) relativo ao membro de molde inferior (46) na direção substancialmente vertical, um par de porções de coberta direita e esquerda (32, 32) projetando-se para baixo a partir de uma porção de corpo de para-lama (31) do para-lama dianteiro (30) pode ser feito substancialmente paralelo entre si como mostrado em linha sólida. Por outro lado, no caso da elevação do membro de molde superior (47) ao longo do eixo (26) de cada garfo dianteiro (14) mostrado na Figura 7(a), o membro de molde superior (47) é movido para a porção traseira do para-lama dianteiro (30) enquanto sendo elevado. Neste caso, as porções da coberta direita e esquerda (32) devem ser lateralmente divergentes como mostrado em linha imaginária em vista da separação do membro de molde superior. A limitação da separação do membro de molde superior pode ser reduzida para deste modo aumentar a flexibilidade do desenho do formato para o para-lama dianteiro (30).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PARA-LAMA DIANTEIRO".
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a um para-lama dianteiro apropri- ado para uma motocicleta.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
Em uma motocicleta ou veículo de três rodas, uma roda dianteira é montada em uma porção inferior de cada garfo dianteiro e um para-lama dianteiro é provido de modo a cobrir uma porção superior da roda dianteira.
O para-lama dianteiro serve como um para-lama para prevenir que um con- dutor ou um motor possa ser enlameado por um salpico proveniente da roda dianteira.
A roda dianteira de uma motocicleta é usualmente provida com um para-lama dianteiro (vide Figuras 1 e 2 no Documento de Patente 1).
Uma motocicleta é mostrada na Figura 2 no Documento de Pa- tente 1. Nesta motocicleta, uma roda dianteira (1) (número de referência dentro dos parênteses é o mesmo que aquele usado no Documento de Pa- tente 1 e o mesmo aplica-se na descrição seguinte) é rotativamente montada na extremidade inferior de cada garfo dianteiro (F) e um para-lama dianteiro (9) é provido de modo a cobrir uma porção superior da roda dianteira (1).
Uma vista em planta de uma parte essencial desta motocicleta é mostrada na Figura 1 no Documento de Patente 1. Uma porção de bolso semicircular (não numerado ) é formada no centro de cada porção lateral do para-lama dianteiro (9). Um tubo interno (7) e um tubo externo (8) de cada garfo dianteiro são acomodados nesta porção de bolso.
Como mostrado na Figura 2 no Documento de Patente 1, a por- ção de bolso é formada ao longo de cada garfo dianteiro (F).
Cada garfo dianteiro (F) é inclinado por um ângulo de inclinação, de modo que a extremidade superior de cada garfo dianteiro (F) é deslocada para trás a partir da sua extremidade inferior. Consequentemente, cada por- ção de bolso é inclinada em relação à uma linha vertical (uma linha perpen- dicular à superfície do solo). No caso em que o para-lama (9) é formado por utilizar um molde para moldagem de resina, o molde é desmontado ao longo do eixo de cada garfo dianteiro (F) pela razão que cada porção de bolso pode ser facilmente formada.
Por outro lado, uma porção dianteira do para-lama dianteiro (9) no lado dianteiro de cada porção de bolso deve ser inevitavelmente aumen- tada em largura na direção lateral do veículo do ponto de vista da desmon- tagem do molde. Consequentemente, há uma possibilidade de que a porção dianteira do para-lama dianteiro (9) possa tornar-se mais larga do que ne- cessário, exercendo uma influência no desenho do formato do para-lama dianteiro (9).
O para-lama dianteiro é uma parte externa e é, portanto, deseja- do que se aumente a flexibilidade do desenho do formato. Documento da Técnica Anterior
Documento da Patente
Patente Japonesa aberta à Inspeção pública n° 30477/1997
Sumário da Invenção
Problema a ser Solucionado pela Invenção
É consequentemente um objetivo da presente invenção prover um pa- ra-lama dianteiro que pode aumentar a flexibilidade do desenho do formato.
Meios para Solucionar Problema
De acordo com a invenção como definida na reivindicação 1, é provido um para-lama dianteiro incluindo uma porção de corpo do para-lama interposta entre um par de garfos dianteiros direito e esquerdo que se esten- dem paralelos entre si e encurvados ao longo de uma porção superior da roda dianteira; um par de porções de coberta direita e esquerda projetando- se para os lados da dita porção de corpo do para-lama de modo a cobrir as superfícies laterais direita e esquerda da dita roda dianteira; e uma porção de bolso formada em cada porção de coberta para acomodar cada garfo di- anteiro, de modo a cobrir a superfície dianteira e as superfícies laterais de cada garfo dianteiro; em que a dita porção de bolso possui um formato tal que um molde para formar o dito para-lama dianteiro pode ser desmontado ao longo de uma linha substancialmente vertical.
De acordo com a invenção como definida na reivindicação 2, uma porção dianteira da dita porção de corpo de para-lama no lado dianteiro da dita porção de bolso é gradualmente reduzida em largura para a extremi- dade dianteira do dito para-lama dianteiro.
De acordo com a invenção como definida na reivindicação 3, cada porção de coberta é formada com uma porção de montagem de para- lama adaptada para montar o para-lama dianteiro em cada garfo dianteiro.
De acordo com a invenção como definida na reivindicação 4, cada porção de bolso é composta de uma grande porção de bolso e uma pequena porção de bolso; a dita grande porção de bolso cobre o lado dian- teiro até o lado lateralmente externo de cada garfo dianteiro; e a dita peque- na porção de bolso cobre o lado lateralmente interno até o lado traseiro de cada garfo dianteiro.
De acordo com a invenção como definida na reivindicação 5, como visto em plano superior, a porção de extremidade lateralmente externa de cada grande porção de bolso é formada externamente de cada pequena porção de bolso como uma porção projetante para trás e a porção da extre- midade lateralmente externa de cada pequena porção de bolso é formada como uma porção projetante para frente apontando-se para cada grande porção de bolso.
Efeito da Invenção
Em geral, cada porção de bolso é inclinada em relação à uma linha vertical como similar a cada garfo dianteiro, de modo a cobrir o garfo dianteiro. Consequentemente um molde para formar o para-lama dianteiro é desmontado ao longo do eixo de cada garfo dianteiro.
Em contraste ao mesmo, de acordo com a invenção como defi- nida na reivindicação 1, cada porção de bolso possui um formato tal que o molde pode ser desmontado ao longo de uma linha substancialmente verti- cal.
De acordo com a presente invenção, o para-lama dianteiro pode ser formado utilizando um molde para moldagem de resina e este molde po- de ser montado e desmontado ao longo de uma linha substancialmente ver- tical. Pelo uso de tal molde, cada porção de coberta não é requerida que seja lateralmente divergente. Como resultado, o para-lama dianteiro pode ser facilmente tornado delgado e a flexibilidade do desenho do formato pode ser aumentada.
De acordo com a invenção como definida na reivindicação 2, a porção dianteira da porção de corpo do para-lama no lado dianteiro de cada porção de bolso é gradualmente reduzida em largura para a extremidade dianteira do para-lama dianteiro. Pelo uso do molde acima mencionado que pode ser montado e desmontado ao longo de uma linha substancialmente vertical, o para-lama dianteiro tendo a porção dianteira cônica no lado dian- teiro de cada porção de bolso pode ser facilmente fabricado. Assim, a pre- sente invenção é de preferência aplicável a tal para-lama dianteiro tendo uma porção dianteira cônica no lado dianteiro de cada porção de bolso.
De acordo com a invenção conforme definida na reivindicação 3, cada porção de coberta é formada com a porção de montagem de para-lama. Consequentemente, quaisquer membros de fixação tais como parafusos pa- ra montagem da porção de montagem de para-lama de cada porção de co- berta do para-lama dianteiro em cada garfo dianteiro podem ser apertados ou desapertados dos lados direito e esquerdo do veículo, melhorando deste modo a praticabilidade.
De acordo com a invenção como definida na reivindicação 4, cada porção de bolso é composta de grande porção de bolso e pequena por- ção de bolso, em que a grande porção de bolso cobre o lado dianteiro até o lado lateralmente externo de cada garfo dianteiro e a pequena porção de bolso cobre o lado lateralmente interno até o lado traseiro de cada garfo di- anteiro. Consequentemente, uma porção requerida de cada garfo dianteiro pode ser apropriadamente acomodada por cada porção de bolso. Ainda, a propriedade de montagem do para-lama dianteiro em cada garfo dianteiro pode ser melhorada e a qualidade de aparência pode também ser aperfeiço- ada.
De acordo com a invenção como definida na reivindicação 5, como visto em plano superior, a porção da extremidade lateralmente externa de cada grande porção de bolso é formada externamente de cada pequena porção de bolso como porção projetante para trás e a porção da extremida- de lateralmente externa de cada pequena porção de bolso é formada como a porção projetante para frente apontada para cada grande porção de bolso.
Consequentemente, embora o molde seja desmontado na direção vertical, cada porção de bolso composta de grande porção de bolso e pequena por- ção de bolso pode ser formada e o formato de cada porção de bolso capaz de acomodar cada garfo dianteiro pode ser provido.
Breve Descrição dos Desenhos
Figura 1 é uma vista lateral de uma parte essencial de uma mo- tocicleta incluindo um para-lama dianteiro de acordo com a presente inven- ção.
Figura 2 é uma vista em perspectiva do para-lama dianteiro de acordo com a presente invenção.
Figura 3 é é uma vista em planta do para-lama dianteiro de a - cordo com a presente invenção.
Figura 4 é uma vista em secção transversal tomada ao longo da linha 4 - 4 na Figura 3.
Figura 5 é uma vista de referência.
Figura 6 - as Figuras 6(a) a 6(c) são vistas esquemáticas mos- trando um molde para moldagem de resina.
Figura 7 - as Figuras 7(a) a 7(c) são vistas explanatórias mos- trando um molde para moldagem de resina.
Figura 8 é uma vista ampliada de uma parte essencial da Figura 3.
Figura 9 é uma vista em planta do fundo da Figura 8. Modalidade para Realizar a Invenção
Uma modalidade preferida da presente invenção, a seguir, será descrita com referência aos desenhos em anexo. A orientação de cada de- senho é a mesma que aquela dos números de referência incluídos aqui. Modalidade Como mostrado na Figura 1, os garfos dianteiros 14 são monta- dos de modo dirigível através de uma ponte do topo 12 e uma ponte do fun- do 13 em um tubo dianteiro 11 da motocicleta 10. Uma roda dianteira 15 é rotativamente montada nas extremidades inferior dos garfos dianteiros 14.
Um disco de freio 16 é montado na roda dianteira 15 e uma pinça de freio 17 para frenagem do disco de freio é montada em uma porção inferior do garfo frontal esquerdo 14. Um para-lama dianteiro 30 para cobrir uma porção su- perior da roda dianteira 15 é montada nos garfos dianteiros 14. Um farol di- anteiro 18 é provido no lado dianteiro do tubo dianteiro 11. Uma manivela de direção 19 é montada nas extremidades superiores dos garfos dianteiros 14. Um tanque de combustível 21 é provido no lado traseiro da manivela de di- reção 19. Um motor 22 é provido no lado inferior do tanque de combustível 21.
Cada garfo dianteiro 14 é provido com uma suspensão telescópi- ca incluindo um tubo externo 23 e um tubo interno 24 inserido no tubo exter- no 23. Uma porção cônica 25 é formada na extremidade superior de cada tubo externo 23 e o para-lama dianteiro 30 é montado em cada tubo externo 23 na vizinhança da porção cônica 25.
Na motocicleta 10,cada garfo dianteiro 14 possui um eixo 26 in- clinado por um ângulo de inclinação θ com respeito a uma superfície do solo 27. Isto é, o garfo dianteiro 14 é inclinado com respeito à uma linha vertical 28 da superfície do solo 27.
O para-lama dianteiro 30 é montado em cada garfo dianteiro 14 por meio de quaisquer membros de fixação 29 tais como parafusos. Os membros de fixação 29 podem ser apertados e desapertados na direção perpendicular à folha da Figura 1, isto é, dos lados direito e esquerdo do veí- culo, melhorando deste modo a sua capacidade de trabalho.
Como mostrado na Figura 2, o para-lama dianteiro 30 inclui uma porção de corpo de para-lama 31 encurvada ao longo da porção superior da roda dianteira 15 (vide Figura 1), um par de porções de coberta direita e es- querda 32 projetando-se lateralmente da porção de corpo de para-lama 31, de modo a cobrir as superfícies laterais direita e esquerda da roda dianteira e uma grande porção de bolso 33 formada em cada porção de coberta 32 para acomodar cada garfo dianteiro 14 de modo a cobrir a superfície diantei- ra e superfícies laterais de cada garfo dianteiro 14. A porção de corpo do para-lama 31 é interposta entre os garfos dianteiros direito e esquerdo 14 que se estendem em paralelos entre si.
Cada porção de coberta 32 é formada com as porções de mon- tagem de para-lama 39 adaptadas para serem montadas em cada garfo di- anteiro 14 utilizando os membros de fixação 29 tal como parafusos (vide Fi- gura 1). Por exemplo, cada porção de montagem de para-lama 39 é com- posta de um recesso 39a rebaixado para trás na Figura 1 e um furo de para- fuso 39b aberto através da superfície de fundo do recesso 39a. A superfície de fundo do recesso 39a é uma superfície substancialmente vertical, de mo- do que a desmontagem de um molde para moldagem por injeção pode ser assegurada e os membros de fixação tais como parafusos podem ser aper- tados e desapertados em uma direção substancialmente horizontal.
Como mostrado na Figura 3, uma porção dianteira 34 da porção de corpo de para-lama 31 no lado dianteiro das grandes porções de bolso 33 é gradualmente reduzida em largura para a extremidade dianteira do para- lama dianteiro.
Uma pequena porção de bolso 36 é formada no lado traseiro de cada grande porção de bolso 33 de modo a ser oposta a mesma. Cada pe- quena porção de bolso 36 é formada por uma porção projetante para frente 37 e cada grande porção de bolso 33 é formada por uma porção projetante para trás 38. A moldagem de resina para fabricação do para-lama dianteiro 30 é difícil devido à presença de cada porção projetante para frente 37 e ca- da porção projetante para trás 38. As medidas contra este problema serão, a seguir, descritas com referência às Figuras 8 e 9.
A Figura 4 é uma seção transversal tomada ao longo da linha 4 - 4 na Figura 3. Como mostrado na Figura 4, a porção da borda da grande porção de bolso 33 é encurvada para baixo a partir da porção de corpo de para-lama 31 na direção vertical para formar uma porção afrouxada 35. Isto é, esta porção afrouxada 35 estende-se substancialmente ao longo da linha vertical 28 e substancialmente paralela à superfície dianteira da porção côni- ca 25 de cada garfo dianteiro 14.
Figura 5 é uma vista de referência. Como mostrado na Figura 5, o para-lama dianteiro convencional 100 possui uma porção de bolso 101 e a porção de borda da porção de bolso IOI é formada como uma porção afrou- xada 102. Esta porção afrouxada 102 estende-se paralela ao eixo 104 de cada garfo dianteiro 103. Isto é, a porção afrouxada 102 é inclinada em rela- ção à linha vertical 105.
Um processo de fabricação do para-lama dianteiro 30 será, a seguir, descrito.
As Figuras 6(a) a 6 (c) são vistas esquemáticas mostrando um molde para moldagem de resina. A Figura 6(b) é uma seção transversal to- mada ao logo da linha b - b do para-lama dianteiro 30 na Figura 6(a) em combinação com um molde para a moldagem de resina. Como mostrado na Figura 6(b), a seção transversal do para-lama dianteiro 30 é uma seção transversal substancialmente em formato de U tendo uma porção arredon- dada com um raio r. A linha descontínua fora desta seção transversal em formato de U mostra uma seção transversal tomada ao longo da linha b2-b2 na Figura 6(a), em que esta seção transversal mostrada pela linha desconti- nua é também uma seção transversal substancialmente em formato de U tendo uma porção arredondada com um raio r2 maior do que o raio r.
O molde 40 é composto de um membro de molde inferior fixo 41 e um membro de molde superior móvel 42. O membro de molde superior 42 pode ser separado do membro de molde inferior 41 ao longo de uma linha divisória 43.
Se o membro de molde superior 42 for elevado de modo a ser movido na direção perpendicular à folha da Figura 6(b) (para trás do para- lama dianteiro 30) na condição em que o membro de molde inferior 41 é fi- xado, o membro de molde superior 42 entra em contato com as porções de coberta 32, 32 do para-lama dianteiro 30 uma vez que o para-lama dianteiro 30 é aumentado em largura para a porção traseira do para-lama dianteiro 30. Como um resultado, o membro de molde superior 42 não pode ser movido para a porção traseira do para-lama dianteiro 30. Isto é, o membro de molde superior 42 pode ser simplesmente elevado na direção vertical, porém não pode ser movido para a porção traseira do para-lama dianteiro 30 enquanto sendo elevado.
A Figura 6 (c) é uma vista de referência e mostra um caso que a seção transversal do para-lama dianteiro 30 é uma seção transversal arque- ada menor do que uma seção transversal semicircular. Neste caso, o mem- bro de molde superior 42 pode ser movido para a porção traseira do para- lama dianteiro 30 enquanto sendo elevado. Isto é, a seção transversal ar- queada mostrada na Figura 6(C)é obtida pela remoção das porções de co- berta 32, 32 da seção transversal substancialmente em formato de U mos- trada na Figura 6(b), de modo que o movimento do membro de molde supe- rior 42 para a porção traseira do para-lama dianteiro 30 é permitido.
Nesta maneira, no caso de mover o membro de molde superior 42 em uma direção inclinada em relação à linha vertical, as extremidades inferiores do para-lama dianteiro 30 devem ser lateralmente divergentes, como mostrado na Figura 6(c). Por outro lado, no caso de simplesmente ele- var o membro de molde superior 42 na direção vertical, a presença das por- ções de coberta 32, 32 não causam qualquer problema.
As Figuras 7(a) a 7(c) são vistas explanatórias mostrando um molde para moldagem de resina. A Figura 7(b) é uma seção transversal to- mada ao longo da linha b- b do para-lama dianteiro 30 mostrado na Figura 7(a) em combinação com um molde 45 para a moldagem de resina. O mem- bro de molde superior 47 pode ser separado do membro de molde inferior 46 ao longo de uma linha divisória 48.
No caso de elevação do membro de molde superior 47 na dire- ção substancialmente vertical em relação ao membro de molde inferior 46, as porções de coberta direita e esquerda 32,32 projetando-se para baixo da porção de corpo de para-lama 31 do para-lama dianteiro 30 podem ser feitas substancialmente paralelas entre si como mostrado pela linha sólida pela mesma razão que aquela acima mencionada com referência às Figura 6(b).
Por outro lado, no caso da elevação do membro de molde supe- rior 47 ao longo do eixo 26 de cada garfo dianteiro 14 mostrado na Figura 7(a), o membro de molde superior 47 é movido para a porção traseira do para-lama dianteiro 30 enquanto sendo elevado. Neste caso, as porções de coberta direita e esquerda 32, 32 devem ser lateralmente divergentes como mostrado pela linha imaginária, considerando a separação do membro de molde superior. Este caso é similar aquele mostrado na Figura 6(c), de modo que o membro de molde superior 47 pode ser movido para a porção traseira do para-lama dianteiro 30.
A Figura 7(c ) é uma vista ampliada de uma porção cercada C mostrada na Figura 7(b). Como mostrado na Figura 7(c), cada porção de coberta 32 pode ser tornada perpendicular ou substancialmente perpendicu- lar à linha divisória horizontal ou substancialmente horizontal 48 como mos- trada pela linha sólida de acordo com a presente invenção em que o mem- bro de molde superior 47 é elevado ao longo da linha vertical 28. Por outro lado, no caso de elevar obliquamente o membro de molde superior 47 ao longo do eixo 26 de cada garfo dianteiro 14, cada porção de coberta 32 deve ser mais lateralmente divergente como mostrado pela linha imaginária do que cada porção de coberta 32 mostrada em linha sólida.
Como é evidente da Figura 7(b), a largura do para-lama dianteiro 30 mostrado pela linha sólida pode ser reduzida quando comparado com aquela mostrado pela linha imaginária, de modo que o para-lama dianteiro 30 pode ser tornado delgado e sua qualidade em termos da aparência pode ser melhorada. Em adição, a limitação pela separação do membro de molde superior 47 pode ser reduzida para deste modo aumentar a flexibilidade do desenho do formato para o para-lama dianteiro 30.
A grande porção de bolso 33 e a pequena porção de bolso 36 mostradas na Figura 3 são complicadas em estrutura do ponto de vista da moldabilidade da resina. Estas porções serão, a seguir, descritas.
Com referência à Figura 8, que é uma vista ampliada da parte essencial da Figura 3, a linha em negrito mostra uma linha divisória 51. A área sombreada transversal na porção projetante para trás 38 mostra uma superfície moldada 52 obtida pelo membro de molde superior e a área som- breada transversal na porção projetante para frente 37 mostra uma superfí- cie moldada 53 obtida pelo membro de molde superior.
Com referência à Figura 9 que é uma vista em planta do fundo da Figura 8, a linha em negrito mostra uma linha divisória 51 e a área som- breada ao longo da borda da grande porção de bolso 33 mostra uma super- fície moldada 54 obtida pelo membro de molde inferior.
Esta superfície moldada 54 é conectada à superfície moldada 53 nos arredores da porção projetante para frente 37 e a linha divisória 51 é oblíqua nesta porção conectada quando visto na Figura 9. Isto é, a linha di- visória 51 não é uma linha simples, que se estende do lado dianteiro para o lado traseiro, de modo a realizar a moldagem da estrutura complicada da presente invenção.
Cada porção de bolso é composta de grande porção de bolso 33 e pequena porção de bolso 36, em que a grande porção de bolso 33 cobre o lado dianteiro até o lado lateralmente externo de cada garfo dianteiro e a pequena porção de bolso 36 cobre o lado lateralmente interno até o lado traseiro de cada garfo dianteiro. Consequentemente, uma porção requerida de cada garfo dianteiro pode ser apropriadamente acomodada por cada por- ção de bolso. Ainda, a capacidade de montagem do para-lama dianteiro no garfo dianteiro pode ser melhorada e a qualidade em termos de aparência pode também ser melhorada.
Quando visto em planta do topo (vista em planta), a porção da extremidade lateralmente externa de cada grande porção de bolso 33 é for- mada como porção projetante de modo a recuar (as porções projetantes pa- ra trás) 38, e, a porção da extremidade lateralmente externa de cada peque- na porção de bolso 36 é formada como porção projetante de modo a avan- çar (porção projetante para frente) 37 na direção da grande porção de bolso 33. Consequentemente, embora o molde seja desmontada na direção verti- cal (ao longo da linha vertical 28 mostrada na Figura 7(a), cada porção de bolso composta de grande porção de bolso e pequena porção de bolso pode ser formada e o formato de cada porção de bolso capaz de acomodar cada garfo dianteiro pode ser provido. Embora o para-lama dianteiro da presente invenção esteja de preferência aplicado à uma motocicleta, a presente invenção é também apli- cável a um veículo de três rodas.
Aplicabilidade Industrial
O para-lama dianteiro da presente invenção é apropriado para uma motocicleta.
Listagem de Referência
10: motocicleta
14:garfo ou forquilha dianteira
15:roda dianteira
25:porção cônica do garfo dianteiro
26:eixo do garfo dianteiro
28:linha vertical
30:para-lama dianteiro
31:porção de corpo do para-lama 32:porção de coberta
33:porção de bolso(grande porção de bolso)
34:porção dianteira da porção de corpo do para-lama
35:porção afrouxada
36:porção de bolso (pequena porção de bolso )
37:porção projetante para frente
38:porção projetante para trás
39:porção de montagem de para-lama
45:molde para moldagem de resina
46:membro de molde inferior
47:membro de molde superior
48:linha divisória Θ: ângulo de inclinação

Claims (5)

1. Para-lama dianteiro (30) compreendendo: uma porção de corpo do para-lama (31) interposta entre um par de garfos (14) dianteiros direito e esquerdo estendendo-se em paralelo entre si e encurvados ao longo de uma porção superior da roda dianteira (15); um par de porções de coberta direita e esquerda (32, 32) proje- tando-se lateralmente da dita porção de corpo do para-lama (31) de modo a cobrir as superfícies laterais direita e esquerda da dita roda dianteira (15); e uma porção de bolso (33, 36) formada em cada porção de co- berta para acomodar cada garfo dianteiro, de modo a cobrir a superfície di- anteira e superfícies laterais de cada garfo dianteiro; caracterizado pelo fato de que a dita porção de bolso possui um formato tal que um molde para conformar o dito para-lama dianteiro (30) po- de ser desmontado ao longo de uma linha substancialmente vertical.
2. Para-lama dianteiro (30), de acordo com a reivindicação I, ca- racterizado pelo fato de que uma porção dianteira (34) da dita porção de corpo (31) do para-lama no lado dianteiro da dita porção de bolso é gradu- almente reduzida em largura para a extremidade dianteira do dito para-lama dianteiro (30).
3. Para-lama dianteiro (30), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada porção de coberta (32) é formada com uma porção de montagem de para-lama (39) adaptada para montar o para- lama dianteiro (30) em cada garfo dianteiro.
4.Para-lama dianteiro (30), de acordo com a reivindicação I, ca- racterizado pelo fato de que cada porção de bolso é composta de uma gran- de porção de bolso (33) e uma pequena porção de bolso (36); a dita grande porção de bolso (33) cobre o lado dianteiro até o lado lateralmente externo de cada garfo dianteiro; e a dita pequena porção de bolso (36) cobre o lado lateralmente interno até o lado traseiro de cada garfo dianteiro.
5. Para-lama dianteiro (30), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que como visto em planta do topo, a porção da extremidade lateralmente externa de cada grande porção de bolso (33) é formada externamente de cada pequena porção de bolso (36) como uma porção projetante para trás (38) e a porção da extremidade lateralmente ex- terna de cada pequena porção de bolso é formada como uma porção proje- tante para frente (37) apontando-se para cada grande porção de bolso (33).
BRPI1000567-6A 2009-03-30 2010-03-11 Para-lama dianteiro BRPI1000567B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009-081490 2009-03-30
JP2009081490A JP5469895B2 (ja) 2009-03-30 2009-03-30 フロントフェンダ

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1000567A2 true BRPI1000567A2 (pt) 2012-01-17
BRPI1000567B1 BRPI1000567B1 (pt) 2020-08-04

Family

ID=43044944

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1000567-6A BRPI1000567B1 (pt) 2009-03-30 2010-03-11 Para-lama dianteiro

Country Status (3)

Country Link
JP (1) JP5469895B2 (pt)
BR (1) BRPI1000567B1 (pt)
PE (1) PE20100752A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6930315B2 (ja) * 2017-09-11 2021-09-01 スズキ株式会社 鞍乗型車両のフロントフェンダ構造
JP6663949B2 (ja) 2018-03-30 2020-03-13 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5844288U (ja) * 1981-09-19 1983-03-24 本田技研工業株式会社 フロントフエンダ装置
JPH0789474A (ja) * 1993-09-21 1995-04-04 Suzuki Motor Corp 自動二輪車のブレーキ冷却装置
JP4313590B2 (ja) * 2003-03-14 2009-08-12 本田技研工業株式会社 フロントフェンダの取付構造

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1000567B1 (pt) 2020-08-04
JP2010228719A (ja) 2010-10-14
PE20100752A1 (es) 2010-11-11
JP5469895B2 (ja) 2014-04-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2579174T3 (es) Vehículo del tipo de montar a horcajadas
US10625802B2 (en) Rear fender supporting structure of saddle-type vehicle
JP2014124974A (ja) 自動二輪車
US20210031867A1 (en) Motorcycle front suspension
JP6301141B2 (ja) 不整地走行車両の懸架構造
EP2871121B1 (en) Saddle riding type vehicle
US10093378B2 (en) Side mirror for straddle vehicle
BRPI1000567A2 (pt) para-lama dianteiro
US9440697B1 (en) Motorcycle front structure
ES2606661T3 (es) Vehículo del tipo de montar a horcajadas
EP2792583B1 (en) Motorcycle
BR102013009666B1 (pt) Veículo do tipo de montar no selim
US9855989B2 (en) Saddle type vehicle
JP2015085743A (ja) フロントフェンダーの補強構造
ES2578163T3 (es) Vehículo del tipo de montar a horcajadas
JP2009046016A (ja) フォークプロテクタ及びフォークプロテクタを備える鞍乗型車両
BRPI1104645A2 (pt) motocicleta
JP6883063B2 (ja) 鞍乗り型車両
JP2009234531A (ja) マフラー固定用ブラケット及びそれを備えた鞍乗型車両
JP6984225B2 (ja) 鞍乗型車両の車体フレーム
JP2017520465A (ja) フロントガラス安全組立体
JP2007302109A (ja) 鞍乗型車両
CN103183084A (zh) 骑乘型车辆
JP7211053B2 (ja) 鞍乗型車両のフロントフェンダ構造
US824574A (en) Mud-guard.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/08/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2713 DE 03-01-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.