BRPI0923292B1 - Processo e sistema de correção de um sinal de medição de uma temperatura de fluido fornecido por um sensor, e, turborreator - Google Patents

Processo e sistema de correção de um sinal de medição de uma temperatura de fluido fornecido por um sensor, e, turborreator Download PDF

Info

Publication number
BRPI0923292B1
BRPI0923292B1 BRPI0923292-3A BRPI0923292A BRPI0923292B1 BR PI0923292 B1 BRPI0923292 B1 BR PI0923292B1 BR PI0923292 A BRPI0923292 A BR PI0923292A BR PI0923292 B1 BRPI0923292 B1 BR PI0923292B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sensor
signal
time constant
modeled
measurement signal
Prior art date
Application number
BRPI0923292-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Cedrik Djelassi
Original Assignee
Snecma
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Snecma filed Critical Snecma
Publication of BRPI0923292A2 publication Critical patent/BRPI0923292A2/pt
Publication of BRPI0923292B1 publication Critical patent/BRPI0923292B1/pt
Publication of BRPI0923292B8 publication Critical patent/BRPI0923292B8/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01KMEASURING TEMPERATURE; MEASURING QUANTITY OF HEAT; THERMALLY-SENSITIVE ELEMENTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G01K13/00Thermometers specially adapted for specific purposes
    • G01K13/02Thermometers specially adapted for specific purposes for measuring temperature of moving fluids or granular materials capable of flow
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01KMEASURING TEMPERATURE; MEASURING QUANTITY OF HEAT; THERMALLY-SENSITIVE ELEMENTS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G01K7/00Measuring temperature based on the use of electric or magnetic elements directly sensitive to heat ; Power supply therefor, e.g. using thermoelectric elements
    • G01K7/42Circuits effecting compensation of thermal inertia; Circuits for predicting the stationary value of a temperature

Abstract

processo e sistema de correção de um sinal de medição (t1) de uma temperatura fornecido por um sensor, e, turborreator o processo de acordo com a invenção compreende: uma etapa de modelação digital, por um sinal modelado (t2), de uma temperatura medida pelo sensor (1 o); uma etapa de estimativa de um sinal de erro de arrasto (e1ag) para esse sensor, a partir do sinal modelado (t2) e de um sinal (t3) obtido por filtragem do sinal modelado, essa filtragem sendo parametrizada por uma estimativa de uma constante de tempo ( 1) do senso r; e uma etapa de correção do sinal de medição (t1) fornecido pelo sensor (10) com o auxílio do sinal de erro de arrasto estimado; o dito processo sendo caracterizado pelo fato de que a estimativa da constante de tempo do sensor é realizada em função do tempo a partir do sinal de medição (t1) e do sinal modelado (t2).

Description

“PROCESSO E SISTEMA DE CORREÇÃO DE UM SINAL DE MEDIÇÃO DE UMA TEMPERATURA DE FLUIDO FORNECIDO POR UM SENSOR, E, TURBORREATOR”
Plano de Fundo da Invenção [0001] A invenção se refere ao domínio geral das medições realizadas com o auxílio de sensores de parâmetros, tais como, por exemplo, a temperatura de um fluido.
[0002] Ela se refere mais especialmente à correção de um sinal de medição fornecido por um sensor de temperatura.
[0003] A invenção tem assim uma aplicação privilegiada, mas não limitativa no domínio da aeronáutica, e notadamente no domínio dos sistemas de comando de motores de aeronave, tais como turborreatores.
[0004] De modo conhecido, é necessário, para regular e adaptar o comando de um turborreator às diversas restrições de um vôo, medir a temperatura de diferentes fluxos gasosos que atravessam o turborreator (fala-se de temperaturas de correntes). Com essa finalidade, são utilizados sensores de temperatura, tais como sondas ou termopares, posicionados em diferentes locais das correntes de escoamento dos fluxos gasosos.
[0005] Esses sensores de temperatura sofrem geralmente, por ocasião de uma medição, de uma certa inércia, própria a cada sensor, e que depende notadamente da massa (ou do tamanho) desse sensor. Essa inércia se traduz por uma decalagem temporal entre o momento em que a medição é realizada pelo sensor e o momento em que esse último fornece um sinal em resposta a essa medição. Fala-se de “efeito de arrasto” da medição. Um tal efeito pode provocar disfunções do turborreator devido a uma má adaptação desse último, e isso notadamente por ocasião de variações rápidas das temperaturas dos fluxos gasosos.
[0006] Para corrigir esse inconveniente, existem técnicas que permitem corrigir os sinais de medição fornecidos por um sensor de temperatura, compensando para isso o efeito de arrasto induzido pela inércia desse sensor. Uma tal técnica é, por exemplo, descrita no documento US 5,080,496.
Petição 870190024360, de 14/03/2019, pág. 5/34
2/13 [0007] De modo geral, essas técnicas se apóiam em uma modelação digital do sensor com o auxílio de um filtro parametrizado por uma estimativa da constante de tempo desse sensor. De modo conhecido em si, a constante de tempo de um sensor de medição caracteriza seu tempo de resposta, quer dizer sua inércia.
[0008] Para estimar a constante de tempo de um sensor de temperatura, as técnicas da arte anterior utilizam ábacos fixos, que dependem de um ou vários parâmetros, como por exemplo a vazão de escoamento do fluido no qual se encontra o sensor. Esses ábacos indicam valores médios de constantes de tempos para gabaritos de tempos de resposta e condições predeterminadas. Dito de outro modo, eles não levam realmente em consideração a dispersão da inércia de um sensor de temperatura em relação a um outro.
[0009] Ora, as tecnologias de fabricação atuais não permitem fabricar a um menor custo, sensores de temperatura para o comando dos turborreatores que respeitem um gabarito de tempo de resposta pouco disperso. Conseqüentemente, é difícil ter ábacos adaptados aos diferentes sensores de temperatura considerados. E numerosos problemas foram colocados em evidência quando as constantes de tempo dos sensores embarcados em um turborreator estão afastadas dos valores dados por esses ábacos.
[0010] Uma solução poderia ser testar cada sensor de temperatura, por exemplo em túnel aerodinâmico, tendo em vista determinar sua constante de tempo em condições predefinidas e extrapolar os ábacos em função da constante assim determinada. No entanto, um tal teste é especialmente custoso e representa cerca de um terço do preço do sensor de temperatura. Conseqüentemente, ele não pode ser executado para cada sensor de temperatura, o que significa que um sensor de temperatura fora de um gabarito de aceitação para o qual um ábaco está disponível, poderia não ser detectado.
[0011] Por outro lado, tais testes são com freqüência realizados para vazões de escoamento de fluidos limitadas pelas capacidades do túnel aerodinâmico, e não permitem geralmente cobrir a faixa de vazões úteis para as aplicações de um turborreator. Ora, a extrapolação dos ábacos de modo a cobrir toda a faixa das
Petição 870190024360, de 14/03/2019, pág. 6/34
3/13 vazões introduz imprecisões na cadeia de aquisição do sensor de temperatura. [0012] Por outro lado, como mencionado precedentemente, a constante de tempo de um sensor de temperatura depende de parâmetros tais como a vazão de escoamento do fluido no qual se encontra o sensor. Isso significa que para estimar a constante de tempo de um sensor de temperatura, é necessário, previamente, estimar essa vazão de escoamento de fluido. Conseqüentemente, a utilização de estimadores complementares no turborreator é necessária, o que torna ainda mais complexa a correção das medições.
[0013] Conseqüentemente, existe uma necessidade de um processo de correção dos sinais de medições realizadas por um sensor de temperatura, que seja simples e permita uma compensação de qualidade do efeito de arrasto introduzido por esse sensor, e isso qualquer que seja a constante de tempo do sensor.
Objetivo e Sumário da Invenção [0014] A presente invenção responde a essa necessidade propondo para isso um processo de correção de um sinal de medição de uma temperatura fornecido por um sensor, que compreende:
- uma etapa de modelação digital, por um sinal modelado, da temperatura medida pelo sensor;
- uma etapa de estimativa de um sinal de erro de arrasto para esse sensor, a partir do sinal modelado e de um sinal obtido por filtragem do sinal modelado, essa filtragem sendo parametrizada por uma estimativa de uma constante de tempo do sensor; e
- uma etapa de correção do sinal de medição fornecido pelo sensor com o auxílio do sinal de erro de arrasto estimado.
[0015] De acordo com a invenção, a estimativa da constante de tempo do sensor é realizada em função do tempo a partir do sinal de medição e do sinal modelado.
[0016] A invenção permite, portanto, estimar em tempo real a constante de tempo do sensor de temperatura considerado, e corrigir em conseqüência disso os sinais de medição fornecidos por esse sensor. A correção trazida aos sinais de medição (i.e., compensação do efeito de arrasto) é assim adaptada ao sensor de
Petição 870190024360, de 14/03/2019, pág. 7/34
4/13 temperatura utilizado, qualquer que seja sua inércia.
[0017] Assim, a invenção torna vantajosamente possível a utilização de sensores de temperatura dos quais as constantes de tempo respectivas apresentam uma dispersão grande. O relaxamento da exigência de pouca dispersão das constantes de tempo em relação a um gabarito dado se traduz por uma baixa dos custos de fabricação dos sensores de temperatura.
[0018] Por outro lado, sensores de temperatura que têm constantes de tempo maiores podem ser considerados. Isso permite fabricar sensores de temperatura mais sólidos mecanicamente, aumentando-se para isso notadamente a qualidade de matéria que circunda os elementos sensíveis desses sensores.
[0019] Além disso, no domínio da aeronáutica, a determinação em túnel aerodinâmico da constante de tempo dos sensores de temperatura é evitada, diminuindo devido a isso o custo de qualificação desses sensores para a regulação dos turborreatores.
[0020] Por outro lado, de modo vantajoso, a invenção não necessita da utilização de estimador suplementar para avaliar a vazão do fluido no qual se encontra mergulhado o sensor. A estimativa da constante de tempo do sensor é realizada de modo adaptativo, a partir de sinais classicamente avaliados para a consideração do efeito de arrasto nas medições de temperatura efetuadas por esse sensor, a saber o sinal de medição fornecido pelo sensor e um sinal modelado representativo da temperatura medida pelo sensor.
[0021] Em um modo especial de realização da invenção, para estimar a constante de tempo do sensor, executa-se as etapas seguintes;
(a) obtenção de um primeiro sinal, respectivamente de um segundo sinal, por derivação do sinal de medição, respectivamente do sinal modelado;
(b) avaliação de uma diferença entre o valor absoluto do primeiro sinal e o valor absoluto do segundo sinal; e (c) estimativa da constante de tempo do sensor a partir dessa diferença. [0022] Assim, é possível se livrar das imperfeições, em termos de estimativa absoluta da temperatura, do modelo digital utilizado para estimar a temperatura
Petição 870190024360, de 14/03/2019, pág. 8/34
5/13 medida pelo sensor. De fato, devido à utilização das derivadas do sinal de medição e do sinal modelado na invenção, é suficiente dispor de um modelo digital que oferece uma boa representatividade das diferenças relativas da temperatura medida. [0023] Em um modo especial de realização da invenção, estima-se a constante de tempo do sensor a partir da diferença com o auxílio de um filtro de tipo corretor integral parametrizado por um ganho predeterminado.
[0024] Um tal filtro é conhecido em si, e apresenta bons desempenhos para a correção dos sinais de medição.
[0025] Em variante, outros estimadores podem ser utilizados, empregando por exemplo filtros de ordens mais elevadas.
[0026] De acordo com um aspecto da invenção, previamente à etapa de estimativa (c) da constante de tempo, compara-se o valor absoluto do primeiro sinal em relação a um limite predeterminado.
[0027] Essa comparação permite notadamente detectar se o valor da derivada do sinal de medição é baixo, e, se for o caso, não estimar o valor da constante de tempo a partir da diferença.
[0028] De fato, um valor baixo da derivada do sinal de medição significa que se encontra em uma fase de estabilidade térmica, fase no decorrer da qual a constante de tempo não varia ou varia muito pouco. Ora de um ponto de vista de implementação material, um valor perfeitamente nulo da diferença não pode ser obtido devido à presença de ruídos de medição inerentes ao sensor de medição e à cadeia de aquisição associada. Conseqüentemente, a estimativa da constante de tempo pode ser levada a divergir, notadamente quando essa última é executada com o auxílio de um filtro de tipo corretor integral.
[0029] De acordo com um outro aspecto da invenção, depois da etapa de estimativa (c) da constante de tempo, verifica-se que a constante de tempo estimada é compreendida entre um valor mínimo e um valor máximo predefinidos.
[0030] Desse modo, assegura-se que a estimativa da constante de tempo não diverge. É possível notadamente utilizar como valor mínimo e valor máximo, valores de tolerância predefinidos para o sensor de temperatura especificados por exemplo
Petição 870190024360, de 14/03/2019, pág. 9/34
6/13 pelo construtor do sensor de temperatura.
[0031] Correlativamente, a invenção visa também um sistema de correção de um sinal de medição de uma temperatura fornecido por um sensor, que compreende:
- meios de modelação digital, por um sinal modelado, da temperatura medida pelo sensor;
- meios de estimativa de uma constante de tempo do sensor;
- meios de filtragem do sinal modelado, parametrizados pela constante de tempo do sensor estimada;
- meios de estimativa de um sinal de erro de arrasto para o sensor, a partir do sinal modelado e do sinal filtrado; e
- meios de correção do sinal de medição fornecido pelo sensor com o auxílio do sinal de erro de arrasto estimado;
[0032] Esse sistema sendo notável pelo fato de que os meios de estimativa da constante de tempo do sensor são adaptados para estimar essa constante em função do tempo a partir do sinal de medição e do sinal modelado.
[0033] Como mencionado precedentemente, devido a suas características e vantagens precitadas, a invenção tem uma aplicação privilegiada mas não limitativa no domínio da aeronáutica e mais especialmente no domínio da regulação do comando de motores de aeronave.
[0034] Assim, a invenção visa também um turborreator que compreende pelo menos um sistema de correção de um sinal de medição fornecido por um sensor de temperatura de acordo com a invenção.
Breve Descrição dos Desenhos [0035] Outras características e vantagens da presente invenção se destacarão da descrição feita abaixo, em referência aos desenhos anexos que ilustram um exemplo de realização da mesma, desprovido de qualquer caráter limitativo. Nas figuras:
- a figura 1 representa, de modo esquemático, um sistema de correção de um sinal de medição de acordo com a invenção assim como as principais etapas de
Petição 870190024360, de 14/03/2019, pág. 10/34
7/13 um processo de correção de acordo com a invenção, em um modo especial de realização;
- a figura 2 representa, sob forma esquemática, um exemplo de módulo de modelação digital que pode ser utilizado no sistema de correção representado na figura 1, para modelar a temperatura medida pelo sensor;
- a figura 3 representa, sob a forma de organograma, as principais etapas executadas para estimar a constante de tempo de um sensor de temperatura no decorrer de um processo de correção de um sinal de medição de acordo com a invenção, em um modo especial de realização, quando ele é executado pelo sistema representado na figura 1; e
- a figura 4 representa, sob forma esquemática, um exemplo de meios de estimativa da constante de tempo de um sensor em função do tempo que executam as etapas representadas na figura 3.
Descrição Detalhada de um Modo de Realização [0036] A figura 1 representa, em um modo especial de realização, um sistema 1 e um processo de correção de acordo com a invenção, e que permitem a correção de um sinal de medição T1 fornecido por um sensor de temperatura 10 que apresenta uma inércia térmica, e utilizado para a regulação de um turborreator de um avião.
[0037] Essa hipótese não é, entretanto, limitativa, a invenção podendo ser executada para outras aplicações suscetíveis de utilizar um sensor de temperatura que apresenta uma inércia térmica.
[0038] Assim, no modo de realização descrito aqui, a totalidade ou parte do sistema de correção 1 é acoplado ou integrado ao dispositivo de regulação plena autoridade do avião propulsado pelo turborreator, conhecido também sob o nome FADEC (Full Authority Digital Engine Control).
[0039] Mais especialmente no exemplo descrito aqui, é considerada a correção de um sinal de medição representativo da temperatura T25, na entrada do compressor de alta pressão do turborreator. Naturalmente, a invenção se aplica também a outras temperaturas que podem ser medidas no turborreator.
Petição 870190024360, de 14/03/2019, pág. 11/34
8/13 [0040] Na seqüência da descrição, são considerados sinais e parâmetros escolhidos como amostra em um período de amostragem Te. Esse período de amostragem Te é, por exemplo, da ordem de 20 a 40 ms. De modo conhecido, ele depende notadamente da dinâmica da temperatura medida.
[0041] Será notado, no entanto, que a invenção pode também ser executada com sinais e parâmetros contínuos.
[0042] De acordo com a invenção, o sistema de correção 1 compreende um módulo de modelação digital 20, utilizado para modelar a temperatura T25 medida pelo sensor de temperatura 10. Dito de outro modo, o módulo de modelação digital 20 é adaptado para modelar o sinal de medição que seria fornecido pelo sensor de temperatura 10 se esse último funcionasse sem defeito ligado a sua constante de tempo ou de modo equivalente se esse último tivesse uma constante de tempo nula. [0043] A figura 2 representa sob forma esquemática, um exemplo de módulo de modelação digital que pode ser utilizado.
[0044] De acordo com esse exemplo, o módulo de modelação digital 20 compreende uma entidade 21 adaptada para fornecer uma estimativa da relação de temperaturas T25/T12 a partir de uma medição (N)m da velocidade de rotação da ventoinha do turborreator, T12 designando a temperatura na entrada dessa ventoinha. Essa estimativa é calculada pela entidade 21 com o auxílio de uma curva predeterminada que representa a evolução da relação adiabática de temperaturas T25/T12 em função da velocidade de rotação da ventoinha. Uma tal curva é conhecida pelo profissional e não será descrita mais em detalhes aqui.
[0045] A estimativa da relação T25/T12, anotada (T25/T12)e, é em seguida enviada para um circuito multiplicador 22, adaptado para multiplicar essa relação por uma medição da temperatura T12, anotada (T12)m. Obtém-se assim, na saída do circuito multiplicador 22, o sinal modelado T2.
[0046] A medição (T12)m da temperatura T12 e a medição (N)m da velocidade de rotação da ventoinha são obtidas com o auxílio de sensores situados no turborreator conhecidos em si e que não serão mais detalhados aqui.
[0047] Em variante, um modelo digital mais elaborado e mais preciso da
Petição 870190024360, de 14/03/2019, pág. 12/34
9/13 temperatura medida pelo sensor pode ser utilizado. Um tal modelo é descrito notadamente no documento US 5,080,496.
[0048] Será notado, que no modelo descrito aqui, é considerada a correção de um sinal de medição realizado na temperatura T25. No entanto, como mencionado precedentemente, a invenção se aplica a outras temperaturas que podem ser medidas no turborreator com a condição de dispor de um modelo de evolução dessas temperaturas.
[0049] O sinal T2 assim modelado pelo módulo 20 é em seguida filtrado por um módulo 30 que modela a inércia do sensor de temperatura. Esse módulo 30 é, por exemplo, um filtro da primeira ordem do qual a função de transferência Hw(p) é dada por:
H10 (p) = + τρ na qual τ é um parâmetro que representa a constante de tempo do sensor
10. O parâmetro τ é estimado por um módulo de estimativa 40, detalhado ulteriormente em referência às figuras 3 e 4.
[0050] Um módulo de cálculo 50 estima então o sinal de erro de arrasto elag introduzido pelo sensor 10 de temperatura, calculando para isso um sinal de diferença entre o sinal modelado T2 e o sinal modelado filtrado T3.
[0051] O erro de arrasto elag é em seguida acrescentado por um módulo de correção 60 ao sinal de medição T1 fornecido pelo sensor 10. Obtém-se assim um sinal de medição corrigido T4, no qual o efeito de arrasto introduzido pelo sensor 10 de temperatura foi compensado.
[0052] Agora serão descritas, em referência às figuras 3 e 4, as principais etapas assim como os meios empregados pelo módulo de estimativa 40 para estimar a constante de tempo τ do sensor de temperatura em função do tempo.
[0053] No exemplo de realização descrito aqui, o módulo de estimativa 40 emprega um algoritmo adaptativo para estimar τ em tempo real. Mais precisamente, a constante de tempo τ é avaliada em um instante dado t = nTe (n sendo um inteiro) a partir de um valor dessa constante estimado em um instante precedente.
Petição 870190024360, de 14/03/2019, pág. 13/34
10/13 [0054] De acordo com a invenção, para estimar a constante de tempo τ do sensor 10, é utilizado o sinal de medição T1 e o sinal modelado T2. Mais especialmente, no modo de realização descrito aqui, avalia-se por um lado, um primeiro sinal S1 por derivação do sinal de medição T1 (etapa E10), e por outro lado, um segundo sinal S2 por derivação do sinal modelado T2 (etapa E20).
[0055] A derivada S2 do sinal de medição é obtida com o auxílio de um primeiro módulo derivador 41. Esse último é, por exemplo, um filtro de ordem 1 adaptado para avaliar o sinal S1 no instante t = nTe de acordo com a equação seguinte:
r Ti[^7e]- τι[(,
Sl[^Te]=—[---]--Te na qual S1[nTe] respectivamente T1[nTe], representa o sinal S1, respectivamente o sinal T1, escolhido como amostra no instante nTe.
[0056] Com essa finalidade, de modo conhecido, o módulo derivador 41 compreende:
- uma célula de atraso 41a que fornece o sinal de medição no instante precedente (n-1)Te;
- um elemento subtrator 41b que permite subtrair ao sinal de medição T1 [nTe], o sinal medido atrasado T1 [(n-1)Te]; e
- um elemento divisor 41c adaptado para dividir a soma assim obtida pelo período de amostragem Te.
[0057] Em variante, o módulo derivador 41 pode ser um filtro de ordem superior. [0058] O sinal S2 é obtido de modo similar a partir do sinal modelado T2, com o auxílio de um segundo módulo derivador 41, adaptado para avaliar o sinal S2 no instante nTE de acordo com a equação seguinte:
na qual S2[nTe] respectivamente T2[nTe], representa o sinal S2, respectivamente o sinal T2, escolhido como amostra no instante nTe.
[0059] Avalia-se em seguida o valor absoluto | S1[nTe] | do sinal S1 (etapa E30), respectivamente o valor absoluto | S2[nTe] | do sinal S2 (etapa E40), com o auxílio
Petição 870190024360, de 14/03/2019, pág. 14/34
11/13 de um módulo de cálculo 42 apropriado, conhecido pelo profissional e não detalhado aqui.
[0060] Um sinal de diferença, anotado EPS, é então calculado por um modelo subtrator 43, a partir dos sinais | S1[n7e] | e |S2[n7e]| (etapa E50), por exemplo aqui de acordo com a equação seguinte:
EPS = |S1[n7e]| - |S2[n7e]| [0061] No modo de realização descrito aqui, compara-se o sinal |S1[n7e] | obtido a partir da derivada do sinal de medição T1, com um limite predefinido s com o auxílio de um comparador 44 (etapa E60). Essa comparação é destinada a detectar um valor baixo do sinal S1, representativo de uma fase de estabilidade térmica. O limite predefinido s será escolhido de modo a permitir essa detecção.
[0062] Em razão de ruídos de medição inerentes à cadeia de aquisição do sensor de temperatura 10, é de fato difícil e mesmo impossível obter um valor EPS nulo por ocasião de uma tal fase de estabilidade térmica. Ora, isso pode causar uma divergência do algoritmo adaptativo. Conseqüentemente, para corrigir esse inconveniente, é proposto vantajosamente aqui forçar o valor da diferença EPS a zero quando o valor absoluto do primeiro sinal S1 é inferior a um certo limite s (etapa E70).
[0063] Essa operação é realizada por um módulo 45 do qual a ação é condicionada pela saída do comparador 44, a saber, por exemplo:
- a saída do módulo 45 é orientada para EPS se | S1[n7e] | > s;
- senão a saída do módulo 45 é orientada para 0.
[0064] Será notado que no modo de realização descrito aqui, a comparação E60 é executada depois da avaliação da diferença EPS. Em variante, ela pode ser realizada previamente à avaliação da diferença EPS, a execução da avaliação do sinal S2 podendo ser condicionada pelo resultado da comparação.
[0065] A saída do módulo 45 é em seguida enviada para um estimador 46, adaptado para estimar o parâmetro τ no instante nTe, em função da diferença EPS e de um valor precedente estimado do parâmetro τ. O estimador 46 é por exemplo um estimador de tipo corretor integral (ou filtro corretor integral), parametrizado por um
Petição 870190024360, de 14/03/2019, pág. 15/34
12/13 ganho K (K sendo um número real), conhecido pelo profissional e realizando a operação seguinte (etapa E80):
t[nTe] = t[(n-1)Te] + K x EPS na qual t[nTe] designa o valor da constante τ no instante ntE.
[0066] Dito de outro modo, quando na etapa E60 é detectado que | S1[nTe] | < s, o fato de forçar o valor da diferença EPS a zero no decorrer da etapa E70 é o mesmo que “suspender” de algum modo a estimativa da constante de tempo τ tomando-se como valor da constante de tempo τ no instante nTe o valor da constante de tempo τ estimado no instante precedente (n-1)Te. Evita-se assim uma divergência do algoritmo adaptativo.
[0067] De modo conhecido, o estimador corretor integral 46 compreende um elemento multiplicador 46a, adaptado para multiplicar o sinal de diferença EPS pelo ganho K, uma célula de atraso 46b fornecendo o valor t[(n-1)Te], e um elemento adicionador 46c adaptado para calcular o valor t[nTe] de acordo com a equação indicada precedentemente.
[0068] Será notado que, de modo conhecido em si, a escolha do valor inicial da constante de tempo t0, do período de amostragem Te e do valor do ganho K resulta de um compromisso entre desempenho da estimativa e rapidez de convergência do algoritmo adaptativo. Será possível, por exemplo, escolher o valor inicial da constante de tempo τ0 em um ábaco fornecido pelo construtor do sensor de temperatura 10 e tal como utilizado nas técnicas da arte anterior.
[0069] Em variante, outros estimadores diferentes de um estimador de tipo corretor integral podem ser utilizados, tais como, por exemplo, estimadores que empregam filtros de ordens mais elevadas.
[0070] No modo de realização descrito aqui, a constante de tempo t[nTe] estimada pelo estimador corretor integral 46 é em seguida enviada para um módulo 47, encarregado de se assegurar que o valor da constante é compreendido entre um valor mínimo tmin e um valor máximo tmax predeterminados, e de ajustar esse valor em caso de divergência em relação aos valores mínimo e máximo.
Petição 870190024360, de 14/03/2019, pág. 16/34
13/13 [0071] Com essa finalidade, o módulo de ajuste 47 compreende um primeiro módulo 47a, adaptado para forçar o valor da constante de tempo t[n7e] a tmin se t[n7e] < tmin, e um segundo módulo 47b adaptado para forçar o valor da constante de tempo t[n7e] a tmax se t[n7e] > tmax (etapa E90). Os valores mínimo e máximo terão sido escolhidos previamente, por exemplo em função das tolerâncias mínima e máxima do sensor de temperatura indicadas pelo construtor do sensor.
[0072] A constante de tempo eventualmente ajustada é em seguida enviada para o filtro 30 (etapa 100), de modo a ser utilizada para a geração do sinal filtrado T3.

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Processo de correção de um sinal de medição (T1) de uma temperatura de fluido fornecido por um sensor (10), o dito processo compreendendo:
    - uma etapa de modelação digital, por um sinal modelado (T2), da temperatura medida pelo sensor (10);
    - uma etapa de estimativa de um sinal de erro de arrasto (elag) para esse sensor, a partir do sinal modelado (T2) e de um sinal (T3) obtido por filtragem do sinal modelado, essa filtragem sendo parametrizada por uma estimativa de uma constante de tempo (τ) do sensor; e
    - uma etapa de correção do sinal de medição (T1) fornecido pelo sensor (10) com o auxílio do sinal de erro de arrasto estimado;
    o dito processo sendo caracterizado pelo fato de que a estimativa da constante de tempo do sensor é realizada em função do tempo a partir do sinal de medição (T1) e do sinal modelado (T2).
  2. 2. Processo de correção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, para estimar a constante de tempo do sensor, executa-se as etapas seguintes:
    (a) obtenção (E10, E20) de um primeiro sinal (S1), respectivamente de um segundo sinal (S2), por derivação do sinal de medição (T1), respectivamente do sinal modelado (T2);
    (b) avaliação (E50) de uma diferença (EPS) entre o valor absoluto do primeiro sinal e o valor absoluto do segundo sinal; e (c) estimativa (E80) da constante de tempo do sensor a partir dessa diferença.
  3. 3. Processo de correção de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que se estima a constante de tempo do sensor a partir da diferença com o auxílio de um filtro (46) de tipo corretor integral parametrizado por um ganho predeterminado (K).
  4. 4. Processo de correção de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que, previamente à etapa de estimativa (c) da constante
    Petição 870190024360, de 14/03/2019, pág. 18/34
    2/2 de tempo, compara-se (E60) o valor absoluto do primeiro sinal em relação a um limite predeterminado.
  5. 5. Processo de correção de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de que, depois da etapa (c) de estimativa da constante de tempo, verifica-se (E90) que a constante de tempo estimada está compreendida entre um valor mínimo e um valor máximo predefinidos.
  6. 6. Sistema de correção (1) de um sinal de medição de uma temperatura de fluido fornecido por um sensor (10), o dito sistema compreendendo:
    - meios (20) de modelação digital, por um sinal modelado, da temperatura medida pelo sensor (10);
    - meios (40) de estimativa de uma constante de tempo do sensor (10);
    - meios (30) de filtragem do sinal modelado, parametrizados pela constante de tempo estimada do sensor;
    - meios (50) de estimativa de um sinal de erro de arrasto para o sensor, a partir do sinal modelado e do sinal filtrado; e
    - meios (60) de correção do sinal de medição fornecido pelo sensor (10) com o auxílio do sinal de erro de arrasto estimado;
    o dito sistema sendo caracterizado pelo fato de que os meios de estimativa (40) da constante de tempo do sensor são adaptados para estimar essa constante em função do tempo, a partir do sinal de medição (T1) e do sinal modelado (T2).
  7. 7. Turborreator caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos um sistema de correção de um sinal de medição de uma temperatura de fluido fornecido por um sensor como definido na reivindicação 6.
BRPI0923292A 2008-12-09 2009-12-08 processo e sistema de correção de um sinal de medição de uma temperatura de fluido fornecido por um sensor, e, turborreator BRPI0923292B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0858380A FR2939508B1 (fr) 2008-12-09 2008-12-09 Procede et systeme de correction d'un signal de mesure d'une temperature.
FR0858380 2008-12-09
PCT/FR2009/052447 WO2010067009A1 (fr) 2008-12-09 2009-12-08 Procede et systeme de correction d'un signal de mesure d'une temperature

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0923292A2 BRPI0923292A2 (pt) 2016-01-26
BRPI0923292B1 true BRPI0923292B1 (pt) 2019-07-16
BRPI0923292B8 BRPI0923292B8 (pt) 2020-03-03

Family

ID=40922124

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0923292A BRPI0923292B8 (pt) 2008-12-09 2009-12-08 processo e sistema de correção de um sinal de medição de uma temperatura de fluido fornecido por um sensor, e, turborreator

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8924190B2 (pt)
EP (1) EP2373964B1 (pt)
CN (1) CN102239394B (pt)
BR (1) BRPI0923292B8 (pt)
CA (1) CA2745974C (pt)
FR (1) FR2939508B1 (pt)
RU (1) RU2509991C2 (pt)
WO (1) WO2010067009A1 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2921155B1 (fr) * 2007-09-19 2009-10-23 Renault Sas Procede d'estimation de la temperature d'un capteur de pression de gaz fixe sur une paroi d'un moteur diesel,et utilisation d'un tel procede.
US8301408B2 (en) * 2010-03-09 2012-10-30 Invensys Systems, Inc. Temperature prediction transmitter
CN102455245B (zh) * 2010-10-25 2014-06-18 北京卫星环境工程研究所 一种采用滞后温度补偿的压力变化检漏方法
US20120283849A1 (en) * 2011-05-06 2012-11-08 Kureemun Ridwan Sensor system having time lag compensation
CN102928121B (zh) * 2012-08-28 2015-08-19 沈阳黎明航空发动机(集团)有限责任公司 一种航空发动机温度修正器修理方法
FR3007152B1 (fr) * 2013-06-18 2015-07-03 Snecma Procede et systeme de recalage d'un modele numerique
JP6123741B2 (ja) * 2014-06-20 2017-05-10 トヨタ自動車株式会社 冷却器
CN106257253B (zh) * 2015-06-19 2019-01-15 中国航发商用航空发动机有限责任公司 温度传感器信号修正方法和系统
US10323965B2 (en) 2015-11-10 2019-06-18 Pratt & Whitney Canada Corp. Estimating system parameters from sensor measurements
US20180238741A1 (en) * 2017-02-21 2018-08-23 Rosemount Inc. Process transmitter isolation compensation
US11226242B2 (en) 2016-01-25 2022-01-18 Rosemount Inc. Process transmitter isolation compensation
US10830171B2 (en) * 2016-02-23 2020-11-10 Ford Global Technologies, Llc Vehicle sensor output processing
CN107782466B (zh) * 2016-08-31 2020-02-21 联合汽车电子有限公司 油温传感器的合理性故障诊断及处理系统及方法
US11226255B2 (en) 2016-09-29 2022-01-18 Rosemount Inc. Process transmitter isolation unit compensation
RU2664897C1 (ru) * 2017-03-03 2018-08-23 Федеральное государственное унитарное предприятие "Государственный космический научно-производственный центр им. М.В. Хруничева" Способ измерения тепловой постоянной времени термодатчика
CN109100051B (zh) * 2017-06-20 2021-01-08 中国航发商用航空发动机有限责任公司 温度传感器的动态响应的温度修正方法及装置
CN107990929B (zh) * 2017-11-28 2020-08-28 漳州科华技术有限责任公司 滤波时间常数的控制方法及装置、计算机装置、存储介质
CN110006548B (zh) * 2018-01-04 2021-02-19 中国航发商用航空发动机有限责任公司 温度传感器信号补偿方法和装置、计算机可读存储介质
FR3080680B1 (fr) * 2018-04-26 2020-05-08 Safran Aircraft Engines Procede et systeme de traitement d'un signal de mesure d'une temperature delivre par un capteur
CN109031942B (zh) * 2018-07-31 2020-08-11 清华大学 一种利用传递函数修正量热仪量热过程延迟环节的方法
CN113412477A (zh) * 2019-02-04 2021-09-17 西门子股份公司 用于测试和验证应用程序的系统和方法
CN110851771A (zh) * 2019-10-08 2020-02-28 联合汽车电子有限公司 电机最高工作温度的监控方法、装置和存储介质
TWI780913B (zh) * 2021-09-15 2022-10-11 長聖儀器股份有限公司 可不斷改善風扇評估邏輯之方法及使用該方法之風扇評估裝置

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1316498A (en) * 1970-05-26 1973-05-09 Ultra Electronics Ltd Temperature compensation arrangements
US4215412A (en) * 1978-07-13 1980-07-29 The Boeing Company Real time performance monitoring of gas turbine engines
US5080496A (en) * 1990-06-25 1992-01-14 General Electric Company Method and apparatus for compensated temperature prediction
US6270252B1 (en) * 1999-05-18 2001-08-07 Alaris Medical Systems, Inc. Predictive temperature measurement system
US6564109B1 (en) * 1999-11-26 2003-05-13 General Electric Company Methods and systems for compensation of measurement error
SE519036C2 (sv) * 2001-05-30 2002-12-23 Thermometric Ab Metod och anordning för mätning av absolut temperatur
US7200538B2 (en) * 2003-01-15 2007-04-03 General Electric Company Methods and apparatus for modeling gas turbine engines
JP4119803B2 (ja) * 2003-07-18 2008-07-16 三菱重工業株式会社 燃焼温度高速検知装置
JP4434815B2 (ja) * 2004-03-31 2010-03-17 本田技研工業株式会社 ガスタービン・エンジンの制御装置
JP4373909B2 (ja) * 2004-12-28 2009-11-25 本田技研工業株式会社 プラントの温度制御装置
US20060212281A1 (en) * 2005-03-21 2006-09-21 Mathews Harry Kirk Jr System and method for system-specific analysis of turbomachinery
US7318004B2 (en) * 2005-04-01 2008-01-08 Cardinal Health 303, Inc. Temperature prediction system and method
US7742904B2 (en) * 2005-09-27 2010-06-22 General Electric Company Method and system for gas turbine engine simulation using adaptive Kalman filter
CN101093177A (zh) * 2006-06-23 2007-12-26 鸿富锦精密工业(深圳)有限公司 热电偶温度采集系统及方法
DE102006042874A1 (de) * 2006-09-13 2008-03-27 Ford Global Technologies, LLC, Dearborn Verfahren und Vorrichtung zur Schätzung der Temperatur im Ansaugkrümmer eines Verbrennungsmotors
US7853392B2 (en) * 2007-01-26 2010-12-14 General Electric Company Systems and methods for initializing dynamic model states using a Kalman filter
US7822512B2 (en) * 2008-01-08 2010-10-26 General Electric Company Methods and systems for providing real-time comparison with an alternate control strategy for a turbine
UA37415U (uk) * 2008-06-19 2008-11-25 Володимир Миколайович Буценко Процес для передвіщення відповіді датчика параметра
US8478473B2 (en) * 2008-07-28 2013-07-02 General Electric Company Method and systems for controlling gas turbine engine temperature

Also Published As

Publication number Publication date
FR2939508A1 (fr) 2010-06-11
CA2745974C (fr) 2017-11-21
BRPI0923292A2 (pt) 2016-01-26
CN102239394B (zh) 2014-05-28
US8924190B2 (en) 2014-12-30
CN102239394A (zh) 2011-11-09
RU2011128423A (ru) 2013-01-27
FR2939508B1 (fr) 2011-01-07
BRPI0923292B8 (pt) 2020-03-03
WO2010067009A1 (fr) 2010-06-17
EP2373964A1 (fr) 2011-10-12
EP2373964B1 (fr) 2016-11-16
CA2745974A1 (fr) 2010-06-17
US20110238351A1 (en) 2011-09-29
RU2509991C2 (ru) 2014-03-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0923292B1 (pt) Processo e sistema de correção de um sinal de medição de uma temperatura de fluido fornecido por um sensor, e, turborreator
Baars et al. Spectral stochastic estimation of high-Reynolds-number wall-bounded turbulence for a refined inner-outer interaction model
CN105208922B (zh) 用于确定主体的核心温度的方法和装置
RU2640126C2 (ru) Способы и устройства для обнаружения тока утечки в резистивном датчике температуры
CN102213708B (zh) 空气预热器漏风率的测试方法
BR112013009044B1 (pt) processo de controle da posição de um distribuidor de um dispositivo de dosagem de combustível para turbomáquina, unidade eletrônica para o controle de uma turbomáquina e motor de aeronave
KR20160145022A (ko) 온도 보상을 특징으로 하는 션트 전류 측정
BR112012002328B1 (pt) Método para operar um sistema de medidor de fluxo vibratório, e, eletrônica de medidor
CN109000879A (zh) 一种风洞天平温度漂移修正方法
TW201546422A (zh) 流量感測器的檢查方法、檢查系統、以及存儲有檢查系統用程式的程式存儲介質
KR100823832B1 (ko) 전력계통의 주파수 추정장치 및 그 방법
CN110006554A (zh) 一种温度计校准装置和方法
US20240014766A1 (en) Apparatus and method for determining a temperature of a rotor
CN102879421A (zh) 导热系数的测量装置及其测量方法
BRPI0922329B1 (pt) processo e sistema de estimativa de uma temperatura de corrente em um turborreator, e, turborreator
BR112012026229B1 (pt) método e dispositivo de produção para produzir um sinal de ponto de ajuste, método e sistema de fornecimento para fornecer um sinal de ponto de ajuste, e, turbomáquina
BR112015031709B1 (pt) Método e sistema para redefinir um modelo digital básico, turbojato, e, uso de um método para redefinir
US20230104465A1 (en) Estimation device, estimation method, and non-transitory computer-readable recording medium for thickness of precipitate
US20160003757A1 (en) Gas measurement device and measurement method thereof
Mohammed-Taifour et al. A detailed procedure for measuring turbulent velocity fluctuations using constant-voltage anemometry
US20210048351A1 (en) Method and system for processing a temperature measurement signal delivered by a sensor
Mertens et al. Unsteady boundary layer transition detection with local infrared thermography
Eklund et al. Application of the hot wire anemometer to temperature measurement in transient gas flows
JP2019100182A (ja) 吸入空気量計測装置
Mrosek et al. Parameter estimation for physical based air path models of turbocharged diesel engines–An experience based guidance

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06T Formal requirements before examination
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: G01K 7/42 , G01K 13/02

Ipc: G01K 13/02 (1968.09), G01K 7/42 (1995.01)

B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/12/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/12/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B16C Correction of notification of the grant

Free format text: REF. RPI 2532 DE 16/07/2019 QUANTO A DATA DA PUBLICACAO INTERNACIONAL.