BRPI0914276A2 - alimentação de ar secundário para queimadores a gás - Google Patents

alimentação de ar secundário para queimadores a gás Download PDF

Info

Publication number
BRPI0914276A2
BRPI0914276A2 BRPI0914276-2A BRPI0914276A BRPI0914276A2 BR PI0914276 A2 BRPI0914276 A2 BR PI0914276A2 BR PI0914276 A BRPI0914276 A BR PI0914276A BR PI0914276 A2 BRPI0914276 A2 BR PI0914276A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cooking table
air
burner
air inlet
flames
Prior art date
Application number
BRPI0914276-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Gaspari Henrique Cesar De
Silva Marcos Raphael Da
Original Assignee
Whirlpool Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Whirlpool Sa filed Critical Whirlpool Sa
Priority to BRPI0914276-2A priority Critical patent/BRPI0914276A2/pt
Priority to US13/517,017 priority patent/US20120304978A1/en
Priority to PCT/BR2010/000442 priority patent/WO2011072361A2/pt
Publication of BRPI0914276A2 publication Critical patent/BRPI0914276A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23DBURNERS
    • F23D14/00Burners for combustion of a gas, e.g. of a gas stored under pressure as a liquid
    • F23D14/02Premix gas burners, i.e. in which gaseous fuel is mixed with combustion air upstream of the combustion zone
    • F23D14/04Premix gas burners, i.e. in which gaseous fuel is mixed with combustion air upstream of the combustion zone induction type, e.g. Bunsen burner
    • F23D14/06Premix gas burners, i.e. in which gaseous fuel is mixed with combustion air upstream of the combustion zone induction type, e.g. Bunsen burner with radial outlets at the burner head
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23LSUPPLYING AIR OR NON-COMBUSTIBLE LIQUIDS OR GASES TO COMBUSTION APPARATUS IN GENERAL ; VALVES OR DAMPERS SPECIALLY ADAPTED FOR CONTROLLING AIR SUPPLY OR DRAUGHT IN COMBUSTION APPARATUS; INDUCING DRAUGHT IN COMBUSTION APPARATUS; TOPS FOR CHIMNEYS OR VENTILATING SHAFTS; TERMINALS FOR FLUES
    • F23L9/00Passages or apertures for delivering secondary air for completing combustion of fuel 
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24CDOMESTIC STOVES OR RANGES ; DETAILS OF DOMESTIC STOVES OR RANGES, OF GENERAL APPLICATION
    • F24C3/00Stoves or ranges for gaseous fuels
    • F24C3/08Arrangement or mounting of burners
    • F24C3/085Arrangement or mounting of burners on ranges

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Gas Burners (AREA)
  • Air Supply (AREA)

Abstract

ALIMENTAçãO DE AR SECUNDáRIO PARA QUEIMADORES A GáS. A presente invenção refere-se uma alimentação de ar secundário para queimadores a gás de mesa de cocção que compreende uma entrada de ar (2) em contato com o ar ambiente; uma saída de ar (3) junto à base das chamas (9) de um queimador (7); um duto (1) alongado unindo a entrada de ar (2) à saída de ar (3), sendo provido sob uma mesa de cocção (8) e sendo ainda capaz de proporcionar o fluxo de ar da entrada de ar (2) em direção à saída de ar (3) pela convecção gerada pelas chamas (9) do queimador (7). O duto (1) compreende uma seção reta (6) substancialmente paralela à porção plana da mesa de cocção (8) e uma seção ascendente (5) direcionada às chamas (9) do queimador (7), sendo a seção reta (6) unida à seção ascendente (5) por meio de uma região de inflexão (4).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ALIMENTAÇÃO DE AR SE- CUNDÁRIO PARA QUEIMADORES A GÁS"
Campo da Invenção
A presente invenção se refere a uma forma alimentação de ar secundário para queimadores a gás para mesas de cocção.
Descrição do estado da técnica
Fogões são eletrodomésticos largamente utilizados, tendo em vista o papel funda- mental que possuem no preparo de alimentos. Os fogões, como todos sabem, têm por ser- ventia prover meios para aquecer os alimentos, seja por meio de chama aparente, indução magnética, condução térmica ou qualquer outro meio aplicável. No caso dos fogões que fazem uso da chama aparente para aquecer os alimentos, algumas características básicas podem ser percebidas em praticamente todos os modelos do estado da técnica.
Geralmente, estes fogões possuem uma tubulação de gás interna que conecta um reservatório de gás (o conhecido "botijão") a um ou mais queimadores. Junto aos queimado- res existem, em grande parte dos produtos, faiscadores, responsáveis em dar a ignição na mistura ar/gás, gerando chamas que aquecerão o fundo de uma panela ou utensílio similar. Neste caso, os queimadores têm por função espalhar o fluxo das chamas para abranger da melhor forma possível a superfície inferior da panela. Assim, quando um usuário deseja uti- lizar o fogão ou de uma mesa de cocção independente, ele posiciona uma panela ou utensí- lio sobre uma trempe (ou grade), a qual está posicionada sobre um queimador, manipula botões dispostos na interface do fogão ou de uma mesa de cocção independente que regu- lam o fluxo de gás, e aciona o faiscador, quando este está presente. O acionamento do fa- iscador pode ser automático ao manipular o botão de fluxo de gás.
Todavia, muitos fogões a gás apresentam inconvenientes com relação à chama ge- rada para aquecer os alimentos. Primeiramente, pode não haver uma combustão total do gás que está sendo inflamado, o que gera altos níveis de monóxído de carbono liberado no ar e faz a chama ser amarelada. Esta chama amarelada, como os técnicos no assunto sa- bem, cobre a superfície inferior da panela ou utensílio com fuligem. Além disso, um segundo inconveniente diz respeito à estabilidade das chamas, as quais, sem a devida alimentação de ar secundária, podem se tornar instáveis e, então, se extinguirem, resultando em vaza- mento de gás, caso o queimador não seja equipado com um dispositivo sensor de chama.
Neste sentido, tornou-se necessário prover uma alimentação de ar secundário à chama que é provida pelo queimador, para sua melhor estabilização e garantia de combus- tão mais próxima da total. Assim, nota-se que o estado da técnica traz alguns exemplos de soluções para este problema, como pode ser visto a seguir.
O documento DE 19861078 diz respeito a uma alimentação secundária de ar para queimadores de fogão a gás. Na configuração ilustrada e descrita neste documento, a mesa de cocção compreende aberturas, abaixo das quais estão localizados os queimadores. Em função dos queimadores estarem debaixo da mesa de cocção, há um vão entre o corpo dos queimadores e a mesa de cocção, sendo que estes vãos são utilizados como uma entrada secundária de ar. Porém, para fazer o ar fluir até a chama dos queimadores, o objeto deste documento alemão utiliza um pequeno ventilador ("blower") para forçar o ar em direção às chamas.
O documento EP1016823 também se refere a um queimador dotado de uma entra- da auxiliar de ar cuja construção é bem semelhante à construção do objeto do documento DE 19861078. Neste caso, são também providas aberturas na mesa de cocção sendo que a base do queimador fica posicionada em uma dessas aberturas, as quais possuem um diâ- metro maior em relação à base do queimador, de forma a deixar um vão concêntrico. O vão concêntrico está diretamente associado a um espaço vazio disposto logo abaixo da mesa de cocção, sendo que este espaço vazio é provido com uma entrada de ar. Na dita entrada de ar é disposto um pequeno ventilador para forçar o ar a circular neste espaço vazio e em direção ao queimador, através da abertura feita na mesa de cocção. Assim, o ar é provido de baixo para cima às chamas do queimador.
Como pode ser notado, estes dois exemplos do estado da técnica empregam estru- turas particularmente desvantajosas, uma vez que um grande espaço sob a mesa de coc- ção é utilizado para prover um espaço livre para o ar circular até as chamas do queimador.
Além disso, em ambos os casos o ar é forçado em direção às chamas do queimador por meio de um ventilador, o que torna o emprego destas soluções caro.
Sendo assim, nota-se que o estado da técnica carece de uma alimentação de ar secundário para queimadores a gás que compreenda uma estrutura simples, que não exija a ocupação de um grande espaço sob a mesa de cocção e que utilize o menor número de componentes possíveis, dispensando o uso de ventiladores para forçar o ar em direção às chamas do queimador.
Objetivos da Invenção
É, portanto, um objetivo desta invenção prover uma alimentação de de ar secundá- rio para queimadores que compreenda uma estrutura simples e que não exija grande ocu- pação na parte inferior à mesa de cocção, além de também dispensar o uso de ventiladores para forçar o ar em direção à chama do queimador.
Sumário da Invenção
Os objetivos da presente invenção são atingidos por meio de uma alimentação de ar secundário para queimadores a gás que compreende: uma entrada de ar em contato com o ar ambiente; uma saída de ar junto à base das chamas de um queimador; um duto alon- gado unindo a entrada de ar à saída de ar, sendo provido sob uma mesa de cocção e sendo ainda capaz de proporcionar o fluxo de ar da entrada de ar em direção à saída de ar pela convecção gerada pelas chamas do queimador.
Descrição Resumida dos Desenhos
As figuras mostram:
Figura 1 - Uma vista em lateral em corte da alimentação de ar secundário para queimadores a gás;
Figura 2 - uma vista lateral em corte de uma primeira concretização preferencial da alimentação de ar secundário para queimadores a gás da presente invenção;
Figura 3 - uma vista lateral em corte de uma segunda concretização preferencial da alimentação de ar secundário para queimadores a gás da presente invenção; e
Figura 4 - uma vista lateral em corte de uma terceira concretização preferencial da alimentação de ar secundário para queimadores a gás da presente invenção.
Descrição Detalhada da Invenção
A figura 1 da presente invenção ilustra genericamente as concretizações preferen- ciais da presente invenção, as quais estão mais detalhadamente ilustradas nas figuras 2, 3 e 4. Como pode ser visto na figura 1, a alimentação de ar secundário da presente invenção é instalada sob uma mesa de cocção 8 e é idealizada para ser disposta junto às chamas 9 de um queimador 7 a gás.
No contexto da presente invenção, a mesa de cocção diz respeito tanto a uma me- sa de cocção 8 incorporada a um fogão quanto a uma mesa de cocção separada, isto é, como um eletrodoméstico independente. Portanto, toda vez que, durante a descrição da invenção, for feita referência à mesa de cocção, deve-se interpretar este termo de maneira ampla, pois a presente invenção pode ser aplicada a um fogão, ou, ainda, a uma mesa de cocção 8 independente.
A alimentação de ar secundário da presente invenção compreende uma entrada de ar 2 em contato com o ar ambiente. Esta entrada de ar 2 pode compreender diversos forma- tos, como, por exemplo, um formato retangular ou elíptico. Preferencialmente, o formato da entrada de ar 2 é retangular acompanhando o desenho da região lateral da mesa de cocção.
Em uma primeira concretização preferencial da presente invenção, a entrada de ar 2 é uma abertura provida na mesa de cocção 8, como pode ser visto a partir da figura 2. Neste caso, a entrada de ar 2 é um pequeno furo feito na superfície da mesa de cocção 8, sendo que este furo pode ser posicionado em qualquer região da mesa de cocção 8. Outras formas e disposições da entrada de ar 2 podem ser possíveis de serem implantadas, dentro desta concretização.
Em uma segunda concretização preferencial da presente invenção, a entrada de ar 2 é uma abertura provida no painel frontal 10 do fogão ou de uma mesa de cocção inde- pendente, como ilustra a figura 3. Assim, a entrada de ar 2 pode ser concretizada como um orifício no painel frontal 10 do fogão ou de uma mesa de cocção independente, sem trazer prejuízos à estética do eletrodoméstico. Ainda assim, deve ser entendido que a entrada de ar 2, nesta segunda concretização preferencial, pode estar provida em qualquer região do painel frontal 10 do fogão ou de uma mesa de cocção independente.
Em uma terceira concretização preferencial da presente invenção, a entrada de ar 2 é uma abertura provida na parede externa 11 do fogão ou de uma mesa de cocção inde- pendente, como ilustra a figura 4. Desse modo, a entrada de ar 2 pode, por exemplo, ser um furo ou orifício disposto em uma parede lateral do fogão ou de uma mesa de cocção independente, ou, ainda, disposto junto à parede traseira do fogão ou de uma mesa de coc- ção independente.
Como pode ser percebido, a entrada de ar 2 não precisa ser uma abertura grande, podendo ser concretizada sob a forma de um orifício pequeno disposto em qualquer parte do fogão ou de uma mesa de cocção independente, isto é, a entrada de ar 2 pode estar em qualquer superfície externa do fogão ou da mesa de cocção 8, incluindo, por exemplo: pai- nel frontal 10 (já mencionado), paredes laterais, porção traseira, superfície superior, entre outras dentro do escopo da presente invenção. Além disso, a presente invenção prevê uma série de possibilidades de disposição para a entrada de ar 2, de modo que esta entrada 2 não interfere na estética do produto.
A alimentação de ar secundário para queimadores a gás da presente invenção compreende também uma saída de ar 3, como pode ser visto por meio das figuras 1 a 4. A saída de ar 3 é idealizada para ser disposta junto à base das chamas 9 de um queimador 7. Preferencialmente, a saída de ar 3 possui um formato circular, porém deve ser entendido que a presente invenção abrange outros formatos possíveis.
A alimentação secundária de ar da presente invenção compreende ainda um duto alongado 1 que une a entrada de ar 2 à saída de ar 3, permitindo a passagem de fluídos entre estas áreas. Desse modo, o duto 1 é capaz de proporcionar um fluxo de ar da entrada 2 em direção à saída 3 pela convecção gerada pelas chamas 9 do queimador 7. O duto 1 pode possuir qualquer forma de seção transversal, porém, na concretização preferencial da presente invenção, este duto possui uma seção transversal de formato retangular. Depen- dendo de onde estiverem dispostas a entrada de ar 2 e a saída de ar 3, o duto 1 poderá ter o formato de seu contorno alterado, ou seja, o duto 1 poderá ter um ou mais trechos sinuo- sos dependendo da localização da entrada de ar 2 como pode ser visto na figura 3, na qual o duto 1 compreende uma pequena curva 12.
Como pode ser visto por meio das figuras, o duto 1 é disposto logo abaixo da mesa de cocção 8, de modo que a espessura da mesa de cocção 8 que separa o duto 1 do ambi- ente externo é notavelmente pequena.
Como pode ser visto a partir das figuras 1 a 4, o duto 1, independentemente da po- sição em que se encontrar a entrada de ar 2, compreende duas seções distintas, sendo uma seção reta 6 e uma seção ascendente 5. A seção reta 6 é substancialmente paralela à porção plana da mesa de cocção 8 ao passo que a seção ascendente 5 é direcionada às chamas 9 do queimador 7, sendo a seção reta 6 unida à seção ascendente 5 por meio de uma região de inflexão 4.
Deve ser entendido que a seção reta 6 e a seção ascendente 5 podem possuir qualquer extensão ou contorno, contanto que mantidas as suas características de inclina- ção, isto é, a seção reta 6 deve ser substancialmente paralela à porção plana da mesa de cocção 8 e a seção ascendente 5 deve ser inclinada em relação à seção reta 6 e direciona- da às chamas 9 do queimador 7.
Desse modo, como pode ser percebido, a presente invenção não faz uso de venti- ladores ou de qualquer outro meio para forçar o ar que vai em direção às chamas 9 do queimador 7. Contrariamente, a presente invenção utiliza a convecção natural criada pelo calor das chamas 9 junto à saída de ar 3, que, desse modo, estabelece um fluxo de ar no interior do duto 1. Assim, pelo fato de dispensar o ventilador e utilizar os meios naturais para estabelecer o fluxo de ar em direção às chamas 9, a presente invenção apresenta uma van- tagem considerável frente às técnicas anteriores.
Além disso, nota-se também que a presente invenção não é invasiva, no sentido de ocupar pouco espaço no interior da mesa de cocção 8. Consequentemente, a presente in- venção possui uma estrutura simples, que resulta em facilidade de elaboração de projeto e de instalação.
Por fim, a partir das vantagens citadas origina-se mais uma, qual seja: baixo custo, em função do fato de não empregar o ventilador e pelo fato de ser estruturalmente simples.
Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.

Claims (5)

1. Alimentação de ar secundário para queimadores a gás, CARACTERIZADA pelo fato de compreender: uma entrada de ar (2) em contato com o ar ambiente; uma saída de ar (3) junto à base das chamas (9) de um queimador (7); um duto (1) alongado unindo a entrada de ar (2) à saída de ar (3), sendo provido sob uma mesa de cocção (8) e sendo ainda capaz de proporcionar o fluxo de ar da entrada de ar (2) em direção à saída de ar (3) pela convecção gerada pelas chamas (9) do queima- dor (7).
2. Alimentação de ar secundário para queimadores a gás, de acordo com a reivin- dicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o duto (1) compreende uma seção reta (6) substancialmente paralela à porção plana da mesa de cocção (8) e uma seção ascendente (5) direcionada às chamas (9) do queimador (7), sendo a seção reta (6) unida à seção as- cendente (5) por meio de uma região de inflexão (4).
3. Alimentação de ar secundário para queimadores a á gás, de acordo com a rei- vindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a entrada de ar (2) é uma abertura provi- da na mesa de cocção (8).
4. Alimentação de ar secundário para queimadores a á gás, de acordo com a rei- vindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a entrada de ar (2) é uma abertura provi- da no painel frontal de fogão ou de uma mesa de cocção independente.
5. Alimentação de ar secundário para queimadores a á gás, de acordo com a rei- vindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a entrada de ar (2) é provida na parede externa de um fogão ou de uma mesa de cocção independente.
BRPI0914276-2A 2009-12-18 2009-12-18 alimentação de ar secundário para queimadores a gás BRPI0914276A2 (pt)

Priority Applications (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0914276-2A BRPI0914276A2 (pt) 2009-12-18 2009-12-18 alimentação de ar secundário para queimadores a gás
US13/517,017 US20120304978A1 (en) 2009-12-18 2010-12-16 Gas burner secondary air feed
PCT/BR2010/000442 WO2011072361A2 (pt) 2009-12-18 2010-12-16 Alimentação de ar secundário para queimadores a gás

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0914276-2A BRPI0914276A2 (pt) 2009-12-18 2009-12-18 alimentação de ar secundário para queimadores a gás

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0914276A2 true BRPI0914276A2 (pt) 2012-01-17

Family

ID=44246850

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0914276-2A BRPI0914276A2 (pt) 2009-12-18 2009-12-18 alimentação de ar secundário para queimadores a gás

Country Status (3)

Country Link
US (1) US20120304978A1 (pt)
BR (1) BRPI0914276A2 (pt)
WO (1) WO2011072361A2 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2668806T3 (es) * 2011-11-10 2018-05-22 Electrolux Home Products Corporation N.V. Rejilla de quemador, placa de cocinado de gas, parte superior de cocina de gas y cocina de gas

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS6186521A (ja) * 1984-10-02 1986-05-02 Matsushita Electric Ind Co Ltd コンロ
FR2693256B1 (fr) * 1992-07-01 1994-08-05 Dietrich Europ Electromenager Foyer a gaz plat et table de cuisson en comportant.
DE19861078C2 (de) 1998-09-29 2001-05-03 Schott Glas Gaskochgerät
FR2788111B1 (fr) 1998-12-30 2001-03-16 Cepem Bruleur a gaz alimente en air secondaire force
EP1830133A4 (en) * 2004-11-15 2008-02-20 Paloma Kogyo Kk GAS COOKERS

Also Published As

Publication number Publication date
US20120304978A1 (en) 2012-12-06
WO2011072361A3 (pt) 2011-09-22
WO2011072361A2 (pt) 2011-06-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0914276A2 (pt) alimentação de ar secundário para queimadores a gás
US20110209694A1 (en) Reflector and gas oven range comprising the same
US20100242944A1 (en) Multi-burner head
JP2008057842A (ja) グリル
JP6709614B2 (ja) こんろ
JP5180607B2 (ja) グリル付きガスこんろ
US11268692B2 (en) Gas cooking grate with integral burner
CN108518711B (zh) 进气管组件和燃气灶
EP2161503A2 (en) Reflector and gas oven range comprising the same
US7210475B2 (en) Low profile gas burner for a cooking appliance
US11002449B2 (en) Smokeless safe combustion device
JP4747764B2 (ja) ストーブの枠体取付け構造
CA2876823C (en) Home appliance with gas igniter having heating element and shroud
JP5941828B2 (ja) ガスコンロ
JP7321060B2 (ja) ガス炊飯器
CN220169501U (zh) 双功能燃气炉芯及燃气炉
BR112019015838A2 (pt) Queimador em fileiras
KR101751059B1 (ko) 빌트인 타입 가스오븐레인지
JP6853070B2 (ja) グリル用の調理容器
KR200394246Y1 (ko) 휴대용 가스버너용 바람막이
KR200455759Y1 (ko) 열효율 향상을 위한 가스레인지버너의 보조 장치
KR200451089Y1 (ko) 불판겸용석쇠받침대.
CN109268879A (zh) 一种改进型中餐燃气炒菜灶
RU29361U1 (ru) Газовая плита
JP3080177U (ja) 卓上小型ガスコンロ装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2494 DE 23-10-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.