BRPI0911775B1 - Composições de desenvolvimento da cor e material de registro contendo o mesmo - Google Patents

Composições de desenvolvimento da cor e material de registro contendo o mesmo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0911775B1
BRPI0911775B1 BRPI0911775-0A BRPI0911775A BRPI0911775B1 BR PI0911775 B1 BRPI0911775 B1 BR PI0911775B1 BR PI0911775 A BRPI0911775 A BR PI0911775A BR PI0911775 B1 BRPI0911775 B1 BR PI0911775B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
bis
color development
reaction
formula
Prior art date
Application number
BRPI0911775-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Satoshi Kodama
Toshiyuki Fukami
Hiroshi Fujii
Tadashi Kawakami
Toshio Aihara
Original Assignee
Nippon Soda Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nippon Soda Co., Ltd. filed Critical Nippon Soda Co., Ltd.
Publication of BRPI0911775A2 publication Critical patent/BRPI0911775A2/pt
Publication of BRPI0911775B1 publication Critical patent/BRPI0911775B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41MPRINTING, DUPLICATING, MARKING, OR COPYING PROCESSES; COLOUR PRINTING
    • B41M5/00Duplicating or marking methods; Sheet materials for use therein
    • B41M5/26Thermography ; Marking by high energetic means, e.g. laser otherwise than by burning, and characterised by the material used
    • B41M5/30Thermography ; Marking by high energetic means, e.g. laser otherwise than by burning, and characterised by the material used using chemical colour formers
    • B41M5/333Colour developing components therefor, e.g. acidic compounds
    • B41M5/3333Non-macromolecular compounds
    • B41M5/3335Compounds containing phenolic or carboxylic acid groups or metal salts thereof
    • B41M5/3336Sulfur compounds, e.g. sulfones, sulfides, sulfonamides
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C317/00Sulfones; Sulfoxides
    • C07C317/16Sulfones; Sulfoxides having sulfone or sulfoxide groups and singly-bound oxygen atoms bound to the same carbon skeleton
    • C07C317/22Sulfones; Sulfoxides having sulfone or sulfoxide groups and singly-bound oxygen atoms bound to the same carbon skeleton with sulfone or sulfoxide groups bound to carbon atoms of six-membered aromatic rings of the carbon skeleton
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41MPRINTING, DUPLICATING, MARKING, OR COPYING PROCESSES; COLOUR PRINTING
    • B41M2205/00Printing methods or features related to printing methods; Location or type of the layers
    • B41M2205/04Direct thermal recording [DTR]

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Heat Sensitive Colour Forming Recording (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Color Printing (AREA)

Abstract

composições de desenvolvimento da cor e material de registro contendo o mesmo a presente invenção refere-se a uma composição de desenvolvimento da cor para os materiais de registro tendo uma excelente resistência ao calor. a composição de desenvolvimento da cor é uma composição de reação contendo uma mistura dos compostos representada pela fórmula (iii) obtida por reagir um derivado de di-hidroxidifenilsulfona representada pela fórmula (1) com um di-haleto representado pela fórmula (li) x-y-x (li), em que, em uma composição em que o teor de um composto com n = 1 na referida composição de reação é de 5 a 80 % em massa do conteúdo de sólidos totais da composição, pelo menos 1 o % em massa do composto com n = 1 é um material cristalino.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DA COR E MATERIAL DE REGISTRO CONTENDO O MESMO".
Campo Técnico A presente invenção refere-se a composições de desenvolvimento da cor contendo os compostos de reticulação de difenilsulfona e para as composições de desenvolvimento da cor contendo compostos de reticulação de difenilsulfona e tendo uma excelente resistência ao calor. O presente pedido reivindica a prioridade para Pedido de Patente Japonês N°. 2008-121604 arquivado em 7 de maio de 2008 e Pedido de Patente Japonês N°. 2008-199680 arquivado em 01 de agosto de 2008. Os conteúdos destes pedidos são aqui incorporados por referência em sua totalidade.
Antecedente da Técnica Os compostos de reticulação de difenilsulfona representados pela seguinte fórmula (IV) são conhecidos como um agente de desenvolvimento da cor ou um estabilizador de armazenamento de imagem (por exemplo, veja Documento de Patente 1). em que X e Y podem cada um ser diferente um do outro, e cada um também representa um grupo de hidrocarboneto Ci-C12 o qual pode ser linear ou ramificado, saturado ou não saturado e que pode ter uma ligação éter, ou representa a seguinte fórmula T (em que R' representa um grupo de metileno ou um grupo de etileno e T representa um átomo de hidrogênio ou grupo de alquila CrC4); Ri-R6 cada um independentemente representa um átomo de halogênio, grupo de alquila Ci-C6 ou grupo de alquenila C2-C4; m, n, p, q, r e t cada um representa um número inteiro de 0 a 4 e quando representando um número inteiro de 2 ou mais, Ri-R6 podem cada um ser diferente; e “um” representa um número inteiro de 0 a 10.
Estas composições, entretanto, tiveram insuficiente resistência ao calor, se bem que, exercendo uma propriedade de armazenamento extraordinariamente superior comparada às composições convencionais quando empregadas para um material de registro. Da mesma forma, de acordo com uma mistura de compostos de reticulação de difenilsulfona produzida por, por exemplo, reação de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona com bis(2-cloroetil)éter, não foi fácil remover a matéria-prima de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona que permaneceu não reagida.
Visto que 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona referida acima é atualmente designada como um Monitoramente Tipo II de Substância Química apresentado na “Law Concerning the Examination and Regulation of Manufacture, etc. of Chemical Substances”, é desejado para remover este composto tanto quanto possível.
Documento de Patente 1- Pedido de Patente Japonês Depositado em Aberto N°. 10-29969 Descrição da Invenção Objeto a ser resolvido pela invenção O objetivo da presente invenção é fornecer um material de registro com uma excelente resistência ao calor, e também fornecer uma composição de desenvolvimento da cor com baixo teor de um derivado de di-hidroxidifenilsulfona que é uma matéria-prima.
Meios para resolver o Objeto Porque uma composição de desenvolvimento da cor produzida pela reação de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona e bis(2-cloroetil)éter é uma mistura de compostos de reticulação de difenilsulfona com diferentes graus de po-limerização, o produto obtido após o resfriamento é amorfo. Os presentes inventores, entretanto, têm constatado que a resistência ao calor na parte antecedente é consideravelmente melhorada quando uma composição, que contém um composto n=1 tendo uma cristalinidade melhorada, é empregada como um agente de desenvolvimento da cor para um material de registro. Os presentes inventores têm, da mesma forma, constatado que a matéria-prima restante de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona, a qual foi incorporada na composição amorfa e não poderia ter sido facilmente removida, pode ser consideravelmente reduzida melhorando-se a cristalinidade de um composto n=1 contido na composição por causar uma reação de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona e bis(2-cloroetil)éter, misturando a solução da reação com um solvente orgânico e em seguida separando o produto por filtragem, etc. A presente invenção foi, por conseguinte, completada.
Especificamente, a presente invenção se refere a: (1) uma composição de desenvolvimento da cor que é uma composição de reação contendo uma mistura de compostos representada pela fórmula (III) (em que R, Y e m têm o mesmo significado como definido abaixo e n representa um número inteiro de 1 a 6) que são obtidos por reagir um derivado de di-hidroxidifenilsulfona representado pela fórmula (I) (em que cada R independentemente representa um átomo de halogênio, grupo de alquila C1-C6 ou grupo de alquenila C2-C6, e m representa um número inteiro de 0 a 4) com um di-haleto representado pela fórmula (II) X-Y-X (II) em que X representa um átomo de halogênio, Y também representa um grupo de hidrocarboneto CrCi2 cíclico, linear ou ramificado o qual tem uma ligação éter ou representa a seguinte fórmula em que R' representa um grupo de metileno ou grupo de etileno, e T representa um átomo de hidrogênio ou grupo de alquila C1-C4, em que 0 conteúdo de um composto n=1 na composição de reação é de 5 a 80% em massa em relação ao conteúdo de sólidos na composição total e em que 10% em massa ou mais do composto n=1 é um material cristalino; e (2) a composição de desenvolvimento da cor de acordo com (1), em que o composto representado pela fórmula (I) é 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona, o di-haleto representado pela fórmula (II) é bis(2-cloroetil)éter, e o composto n=1 da fórmula (III) em que está em uma quantidade de 5 a 80 % em massa em relação ao conteúdo de sólidos da composição de reação total é 2,2'-bis[4-(4-hidroxifenilsufonil)fenóxi]dietiléter. A presente invenção, também se refere a: (3) uma composição de desenvolvimento da cor que é uma composição de reação de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona e bis(2-cloroetil)éter, em que o teor de 2,2'-bis[4-(4-hidroxifenilsulfonil)fenóxi]dietiléter na composição de reação é de 5 a 80% em massa em relação ao conteúdo de sólidos na composição total e em que a composição de reação tem um pico a 20 = 17,4 em uma difração de raios X; e (4) a composição de desenvolvimento da cor de acordo com (3), a qual tem picos a 20 = 13,3, 17,4, 18,4 e 21,0 na difração de raios X. A presente invenção, entretanto, ainda se refere a: (5) a composição de desenvolvimento da cor de acordo com (1) ou (2), em que o teor do derivado de di-hidroxidifenilsulfona representado pela fórmula (I) no conteúdo de sólidos da composição da reação é de 2% em massa ou menos; e (6) a composição de desenvolvimento da cor de acordo com (3) ou (4), em que o teor de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona no conteúdo de sólidos da composição da reação é de 2% em massa ou menos. A presente invenção também se refere a: (7) um método para a produção da composição de desenvolvimento da cor de acordo com qual- quer um de (1), (2) e (5), em que o método compreende reagir o derivado de di-hidroxidifenilsulfona representado pela fórmula (I) com o di-haleto representado pela fórmula (II) em um solvente, misturando a solução da reação com um solvente orgânico, e separando um produto por filtragem; (8) um método para a produção da composição de desenvolvimento da cor de a-cordo com qualquer um de (3), (4) e (6), em que o método compreende reagir 4,4'-di-hidroxidifenilsuifona com bis(2-cloroetil)éter em um solvente, misturando a solução da reação com um solvente orgânico, e separando um produto por filtragem; e (9) um material de registro compreendendo a composição de desenvolvimento da cor de qualquer um de (1) a (6).
Breve Explicação dos Desenhos A figura 1 mostra o resultado da difração de raios X realizada pela composição de reação do exemplo 1 da presente invenção.
Afigura 2 mostra o resultado da difração de raios X realizada pela composição de reação do exemplo 2 da presente invenção.
Afigura 3 mostra o resultado da difração de raios X realizada pela composição de reação do exemplo 3 da presente invenção.
Afigura 4 mostra o resultado da difração de raios X realizada pela composição de reação do exemplo 4 da presente invenção.
Afigura 5 mostra o resultado da difração de raios X realizada pela composição de reação do exemplo 5 da presente invenção.
Afigura 6 mostra o resultado da difração de raios X realizada pela composição de reação do exemplo comparativo 1 da presente invenção.
Afigura 7 mostra o resultado da difração de raios X realizada pela composição de reação do exemplo comparativo 2 da presente invenção.
Afigura 8 mostra o resultado da difração de raios X realizada pela composição de reação do exemplo comparativo 3 da presente invenção. Modo de Realizada da Invenção Composição de desenvolvimento da cor Uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção é uma composição de reação produzida, por exemplo, como segue em um solvente de água (por exemplo, veja, Pedido de Patente Japonês Aberto a Inspeção Pública N°. 10-29969 e WO95/33714).
Na fórmula de reação acima, cada R independentemente representa um átomo de halogênio, grupo de alquila Ci-C6 ou grupo de alquenila C2-C6. Cada Y também representa um grupo de hidrocarboneto C1-C12 cíclico, linear ou ramificado o qual tem uma ligação éter ou representa a seguinte fórmula em que R' representa um grupo de metileno ou um grupo de eti-leno, e T representa um átomo de hidrogênio ou um grupo de alquila C1-C4. X representa um átomo de halogênio. M representa um número inteiro de 0 a 4, e em que m é 2 ou mais, eles podem ser diferentes um do outro. N representa um número inteiro de 1 a 6.
Os exemplos específicos do substituinte para os compostos representados pelas fórmulas acima são mostrados a seguir.
Os exemplos de R incluem um grupo de metila, grupo de etila, grupo de n-propila, grupo de isopropila, grupo de n-butila, grupo de sec-butila, grupo de terc-butila, grupo de n-pentila, grupo de isopentila, grupo de neopentila, grupo de terc-pentila, grupo de n-hexila, grupo de iso-hexila, grupo de 1-metilpentila, grupo de 2-metilpentila, grupo de vinila, grupo de alila, grupo de isopropenila, grupo de 1-propenila, grupo de 2-butenila, grupo de 3-butenila, grupo de 1,3-butanodienila, e grupo de 2-metil-2-propenila.
Os exemplos de X incluem cloro, bromo, flúor e iodo.
Os exemplos de Y incluem grupo de metileno, grupo de etileno, grupo de trimetileno, grupo de tetrametileno, grupo de pentametileno, grupo de hexametileno, grupo de heptametileno, grupo de octametileno, grupo de nonametileno, grupo de decametileno, grupo de undecametileno, grupo de dodecametileno, grupo de metilmetileno, grupo de dimetilmetileno, grupo de metiletileno, grupo de metilenoetileno, grupo de etiletileno, grupo de 1,2-dimetiletileno, grupo de 1-metiltrimetileno, grupo de 1-metiltetrametileno, grupo de 1,3-dimetiltrimetileno, grupo de 1-etil-4-metil-tetrametileno, grupo de vinileno, grupo de propenileno, grupo de 2-butenileno, grupo de etinileno, grupo de 2-butinileno, grupo de 1-viniletileno, grupo de etileno-oxietileno, grupo de tetrametileno-oxitetrametileno, grupo de etileno-oxietileno-oxietileno, grupo de etileno-oximetileno-oxietileno, grupo de 1,3-dioxano-5,5-bismetileno, grupo de 1,2-xilila, grupo de 1,3-xilila, grupo de 1,4-xilila, grupo de 2-hidroxitrimetileno, grupo de 2-hidróxi-2-metiltrimetileno, grupo de 2-hidróxi-2-etiltrimetileno, grupo de 2-hidróxi-2-propiltrimetileno, grupo de 2-hidróxi-2-isopropiltrimetileno e grupo de 2-hidróxi-2-butiltrimetileno. De preferência exemplificado é um grupo de alquileno tendo uma ligação éter, tal como, um grupo de etileno-oxietileno.
Uma composição de reação é consistida em uma mistura dos produtos de reação com diferentes graus de polimerização, e é preferido que a composição de reação contenha todos os compostos de n=1 a n=6 representados pela fórmula (III). Entretanto, porque as relações de produção diferem entre estes compostos dependendo das condições da reação e assim por diante, basta se ao menos um tipo dos compostos seja contido em relação aos compostos em que n é 2 ou mais. Um composto de bis em que n=1 é essencial e é contido de 5 a 80 % em massa, de preferência de 10 a 60 % em massa, particularmente de preferência de 20 a 50 % em massa em rela- ção ao conteúdo de sólidos da composição da reação. A composição de reação é de preferência uma composição de reação de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona e bis(2-cloroetil)éter, em que o composto n=1 é 2,2'-bis[4-(4-hidroxifenilsulfonil)fenóxi]dietiléter.
De acordo com uma composição de reação da presente invenção, 10 % em massa ou mais, de preferência 20 % em massa ou mais, mais de preferência 30 % em massa ou mais e até mesmo mais de preferência 40 % em massa ou mais de um composto n=1 é um material cristalino. Particularmente preferido é quando 90 % em massa ou mais de um composto n=1 é um material cristalino. No caso da composição da reação de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona e bis(2-cloroetil)éter, significam que 10 % em massa ou mais de 2,2'-bis[4-(4-hidroxifenilsulfonil)fenóxi]dietiléter é um material cristalino. Além disso, a produção de uma composição de reação por meio de um método de produção como mostrado abaixo rende uma composição de reação contendo o material cristalino do composto n=1 acima mencionado, e ao mesmo tempo, uma composição de reação pode ser obtida em que a matéria-prima derivada de di-hidroxidifenilsulfona representada pela fórmula (I) é contida por 2 % em massa ou menos ou até mesmo 1 % em massa ou menos em relação ao conteúdo de sólidos da composição da reação.
Na presente invenção, basta que o material cristalino de um composto n=1 seja contido em uma certa quantidade ou mais na composição de reação. Se o material cristalino está contido em uma certa quantidade ou mais pode ser confirmado por empregar um dispositivo de difração de raios X. Por exemplo, no caso da composição da reação de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona e bis(2-cloroetil)éter, o material cristalino de 2,2'-bis[4-(4-hidroxifenilsufonil)fenóxi]dietiléter o qual é um composto n=1 tendo picos nítidos pelo menos a 2Θ = 13,3, 17,4, 18,4 e 21,0, especialmente a 2Θ = 17,4. A existência destes picos pode ser confirmada, porque não coincide com os picos de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona e outros produtos tendo diferentes graus de polimerização. Além disso, a relação do material cristalino em um composto n=1 pode ser calculada de acordo com a intensidade ou a área dos picos.
No caso de uma composição de desenvolvimento da cor compreendendo, dessa forma, a composição de reação obtida, especificamente no caso da composição da reação de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona e bis(2-cloroetil)éter, um material de registro com uma consideravelmente excelente resistência ao calor comparada aos materiais de registro convencionais pode ser obtida quando o material de registro é produzido empregando uma composição de desenvolvimento da cor em que 10 % em massa ou mais de 2,2'-bis[4-(4-hidroxifenilsufonil)fenóxi]dietiléter é um material cristalino e/ ou que tem um pico nítido a 20 = 17,4. Método para a produção de uma composição de desenvolvimento da cor Uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção pode ser obtida por empregar uma composição de reação a qual foi produzida de um modo similar àquela no Pedido de Patente Japonês Aberto a Inspeção Pública N°. 10-29969, em que tal composição de reação é ajustada para o pH, se necessário, e misturada com um solvente orgânico, cuja mistura é em seguida resfriada ou deixada esfriar e submetida à separação por filtragem para obter uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção. Isto pode ser realizado ou antes ou após a separação da composição de reação do sistema de reação por filtragem. Uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção pode ser de preferência obtida conduzindo-se uma reação em um solvente de água, ajustando-se o pH da solução da reação, adicionando-se um solvente orgânico à solução da reação, aquecendo-se a solução resultante que é em seguida resfriada ou deixada esfriar, e em seguida submetendo, por conseguinte, a composição de reação produzida à separação por filtragem. Além disso, uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção pode, da mesma forma, ser obtida por separar uma composição de reação obtida por meio de um método de produção comum por filtragem, subsequentemente, submetendo, por conseguinte, a composição obtida a um tratamento alcalino em um solvente de água mais uma vez e ajuste de PH, e em seguida misturando a composição com um solvente orgânico, que é em seguida aquecida, resfriada ou deixada esfriar, seguida pela separação por filtragem.
Um solvente orgânico a ser misturado após a reação não está particularmente limitado uma vez que é um solvente capaz de cristalizar um composto n=1, ao mesmo tempo que, um solvente de álcool e um solvente de cetona são os preferidos. A quantidade a ser adicionada é de 5 % em massa ou mais em relação à solução total. O solvente de álcool é exemplificado por alcoóis cíclicos ou de cadeia, tais como, metanol, etanol, propanol e isopropanol, em que estes podem ser empregados sozinhos ou como um solvente misturado de duas ou mais espécies dos mesmos. O solvente de cetona é exemplificado por cetonas cíclicas ou de cadeia, tais como, acetona, metilisobutilcetona, ciclopentanona, ciclo-hexanona e isoforona, em que estes podem ser empregados sozinhos ou como um solvente misturado de duas ou mais espécies dos mesmos.
Material de registro Quando empregando uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção para os papéis de gravação térmicos, estes podem ser empregados de um modo similar a um método de uso de agentes de desenvolvimento da cor ou de estabilizadores de armazenamento de imagem conhecidos. Por exemplo, um material de registro pode ser produzido como segue. As soluções da suspensão são misturadas e aplicadas em um suporte, tal como, um papel, e secas, em que as soluções da suspensão são preparadas por, respectivamente, dispersão das micropartículas de um composto da presente invenção e as micropartículas de um composto de formação de cor nas soluções aquosas compreendendo um aglutinante solúvel em água, tal como, polivinilálcool e celulose. Além disso, com exceção dos métodos como descrito acima em que a composição de desenvolvimento da cor está contida na camada de formação da cor, a composição de desenvolvimento da cor pode, da mesma forma, estar contida em qualquer camada, tal como, uma camada de proteção e camada de subrevestimento quando o papel de gravação térmico compreende uma estrutura de multicamada. A relação de uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção a ser empregada em relação a um composto de formação de cor é de 0,01 a 100 partes em massa em relação a 1 parte em massa do composto de formação de cor. Quando empregado como um adjuvante de desenvolvimento da cor, a relação é de preferência de 0,01 a 10 partes em massa e particularmente de preferência de 0,2 a 5 partes em massa em relação a 1 parte em massa do composto de formação de cor. Quando empregado como um agente de desenvolvimento da cor, a relação é de preferência de 1 a 10 partes em massa, particularmente de preferência de 1,5 a 5 partes em massa em relação a 1 parte em massa do composto de formação de cor.
Duas ou mais espécies de uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção podem ser empregadas em combinação para um material de registro da presente invenção. Por exemplo, entre as composições de desenvolvimento da cor da presente invenção, uma pode ser empregada como um estabilizador de armazenamento de imagem e outra como um agente de desenvolvimento da cor, ao mesmo tempo que, duas ou mais espécies das composições da presente invenção podem ser empregadas em combinação como um estabilizador de armazenamento de imagem ou um agente de desenvolvimento da cor. Uma mistura das duas ou mais espécies pode ser preparada por misturar as composições de desenvolvimento da cor com antecedência ou pode ser misturada no ponto de uso. Além disso, uma composição de desenvolvimento da cor pode ser misturada com um composto de formação de cor ou o tipo em que um tal modo em que as composições são misturadas como pó, ou adicionada no ponto da preparação e da dispersão da solução de aplicação, ou adicionada na forma de uma solução da dispersão.
Além disso, os compostos n=1 da presente invenção incluem aqueles tendo diferentes formas cristalinas dependendo das condições em relação aos cristais de precipitação, tal como, tipos de solvente e a temperatura da precipitação, ou aqueles formam uma adução com o solvente, em que todos estes pertencem aos compostos da presente invenção. Além disso, estes compostos n=1 podem ser demonstrados baseado no ponto de fusão do cristal, uma análise espectroscópica de infravermelho, análise de di- fração de raios X, etc.
Um material de registro da presente invenção pode conter quando necessário um ou mais do seguinte: outro agente de desenvolvimento da cor, outro estabilizador de armazenamento de imagem, sensibilizante, material de sobrecarga, dispersante, antioxidante, dessensibilizante, agente anti-adesivo, desespumante, estabilizador de luz, clareador fluorescente, etc. Estes são respectivamente empregados em uma quantidade geralmente dentro de uma faixa de 0,01 a 15 partes em massa, de preferência de 1 a 10 partes em massa, em relação a 1 parte em massa do composto de formação de cor. Estes agentes podem estar contidos na camada de formação da cor, ao mesmo tempo que, eles podem estar contidos em qualquer camada, tal como, uma camada de proteção quando o material de registro compreende uma estrutura de multicamada. Especialmente quando uma camada de so-brerrevestimento ou camada de subrevestimento é fornecida na parte superior e/ ou na parte inferior da camada de formação da cor, tal camada de subrevestimento e sobrerrevestimento pode conter um antioxidante, estabilizador de luz, etc. Além disso, um antioxidante e um estabilizador de luz podem estar contidos nestas camadas de um tal modo como sendo encapsulado em uma microcápsula de acordo com a necessidade.
Os exemplos do composto de formação de cor a serem empregados para um material de registro da presente invenção incluem: um corante leuco, tal como, corante com base em fluorano, com base em ftaleto, com base em lactam, com base em trifenilmetano, com base em fenotiazina e com base em espiropirano. O composto de formação de cor, entretanto, não está limitado a estes exemplos e qualquer composto de formação de cor pode ser empregado uma vez que desenvolve cor por contato com uma substância ácida. Além disso, embora seja uma questão de curso para uso destes compostos de formação de cor singularmente para preparar um material de registro da cor desenvolvida pelo corante empregado, os compostos de formação de cor podem, da mesma forma, ser empregados em combinação de duas ou mais espécies dos mesmos. Por exemplo, é possível produzir um material de registro que desenvolve um preto real por empregar corantes desenvolvendo três cores primárias (vermelho, azul, verde) e um corante preto em combinação.
Os exemplos do composto de formação de cor incluem: 3-dietilamino-6-metil-7-anilinofluorano, 3-di(n-butil)amino-6-metil-7-anilinofluorano, 3-(N-metil-N-ciclo-hexilamino)-6-metil-7-anilinofluorano, 3-(N-etil-N-isobutilamino)-6-metil-7-anilinofluorano, 3-(N-metil-N-propilamino)-6-metil-7-anilinofluorano, 3-(N-etil-N-isoamilamino)-6-metil-7-anilinofluorano, 3-(N-etil-p-toluidino)-6-metil-7-anilinofluorano, 3-dietilamino-7-(m-trifluorometilanilino)fluorano, 3-di(n-pentil)amino-6-metil-7-anilinofluorano, 3-(N-etil-N-etoxipropilamino)-6-metil-7-anilinofluorano, 3-dietilamino-6-metil-7-n-octilaminofluorano, 3-dietilamino-6-metil-7-(m-metilanilino)fluorano, 3-dietilamino-6-metil-7-(o,p-dimetilanilino)fluorano, 3-dietilamino-6-cloro-7-anilinofluorano, 3-dietilamino-7-(o-cloroanilino)fluorano, 3-dibutilamino-7-(o-cloroanilino)fluorano, 3-(N-etil-N-tetra-hidrofurfurilamino)-6-metil-7-anilinofluorano, 3-dibutilamino-7-(o-fluoroanilino)fluorano, 3-dietilamino-7-(o-fluoroanilino)fluorano, 2,4-dimetil-6-[(4-dimetilamino)anilino]fluorano, 2- cloro-3-metil-6-p(p-fenilaminofenil)aminoanilinofluorano, 3.3- bis[1-(4-metoxifenil)-1-(4-dimetilaminofenil)etileno-2-il]-4,5,6,7-tetracloroftaleto, S.e.e-trisídimetilaminoJespiroIfluoreno-O.S-ftaleto], 3.3- bis(p-dimetilaminofenil)-6-dimetilaminoftaleto, 10-benzoil-3,7-bis(dimetilamino)fenotiazina, 3- (4-dietilamino-2-hexiloxifenil)-3-(1-etil-2-metil-3-indolil)-4- azaftaleto, 3-(4-dietilamino-2-metilfenil)-3-(1-etil-2-metil-3-indolil)-4- azaftaleto, 3-(4-dietilamino-2-etoxifenil)-3-(1-etil-2-metil-3-indolil)-4- azaftaleto, 3-(4-dietilamino-2-etoxifenil)-3-(1-octil-2-metil-3-indolil)-4- azaftaleto, 3-dietilamino-5-metil-7-dibenzilaminofluorano, 3-dietilamino-7-dibenzilaminofluorano, 3-(N-etil-p-tolil)amino-7-N-metilanilinofluorano, 3.3- bis(4-dietilamino-2-etoxifenil)-4-azaftaleto, 3-[2,2-bis(1-etil-2-metilindol-3-il)vinil]-3-[4- (dietilamino)fenil]isobenzofurano-1-ona, S.ô.GMrisídimetilaminoJespirotfluoreno-O.S-ftaleto], lactam do ácido 2-[3,6-bis(dietilamino)-9-(o- cloroanilino)xantil]benzoico, 3-dietilamino-7-clorofluorano, 3,6-bis-(dietilamino)fluoran-D-(4'-nitro)-anilinolactam, 3-dietilamino-benzo[a]fluorano, 3-(N-etil-N-isopentilamino)-benzo[a]fluorano, 2- metil-6-(N-etil-N-p-tolilamino)fluorano, 3.3- bis(1-butil-2-metil-3-indolil)ftaleto, 3- dietilamino-6-metil-7-clorofluorano, 3-dibutilamino-6-metil-7-bromofluorano, 3-ciclo-hexilamino-6-clorofluorano, 3-dietilamino-6,8-dimetilfluorano, e 4,4'-isopropilidenodi(4-fenóxi)bis[4-(quinazolina-2-il)-N,N- dietilanilina].
Os exemplos preferidos do corante preto incluem: 3-dietilamino-6-metil-7-anilinofluorano, 3-di(n-butil)amino-6-metil-7-anilinofluorano, 3-(N-metil-N-ciclo-hexilamino)-6-metil-7-anilinofluorano, 3-(N-metil-N-propilamino)-6-metil-7-anilinofluorano, 3-(N-etil-N-isoamilamino)-6-metil-7-anilinofluorano, 3-(N-etil-p-toluidino)-6-metil-7-anilinofluorano, 3-dietilamino-7-(m-trifluorometilanilino)fluorano, 3-di(n-pentil)amino-6-metil-7-anilinofluorano, 3-(N-etil-N-etoxipropilamino)-6-metil-7-anilinofluorano, 3-dietilamino-6-metil-7-n-octilaminofluorano, 3-dietilamino-6-metil-7-(m-metilanilino)fluorano, 3-dietilamino-6-cloro-7-anilinofluorano, 3-dietilamino-7-(o-cloroanilino)fluorano, 3-dibutilamino-7-(o-cloroanilino)fluorano, 3-(N-etil-N-tetra-hidrofurfurilamino)-6-metil-7-anilinofluorano, e 3-dibutilamino-7-(o-fluoroanilino)fluoran.
Os exemplos especialmente preferidos incluem: 3-dietilamino-6-metil-7-anilinofluorano, 3-di(n-butil)amino-6-metil-7-anilinofluorano, 3-(N-etil-N-isoamilamino)-6-metil-7-anilinofluorano, 3-(N-etil-p-toluidino)-6-metil-7-anilinofluorano, e 3-di(n-pentil)amino-6-metil-7-anilinofluorano. O corante de absorção infravermelho próximo pode ser exempli- ficado por 3,3-bis[1 -(4-metoxifenil)-1 -(4-dimetilaminofenil)etileno-2-il]-4,5,6,7-tetracloroftaleto, e S.e.e-trisídimetilaminojespirotfluorene-ÍÍ.S-ftaleto].
Além disso, os exemplos do corante azul, corante verde, corante vermelho e corante amarelo incluem: 3.3- bis(p-dimetilaminofenil)-6-dimetilaminoftaleto, 3-(4-dietilamino-2-etoxifenil)-3-(1-etil-2-metil-3-indolil)-4- azaftaleto, 3-(4-dietilamino-2-etoxifenil)-3-(1-octil-2-metil-3-indolil)-4- azaftaleto, 3-dietilamino-7-dibenzilaminofluorano, 3-(N-etil-p-tolil)amino-7-N-metilanilinofluorano, 3.3- bis(4-dietilamino-2-etoxifenil)-4-azaftaleto, 3,6,6'-tris(dimetilamino)espiro[fluoreno-9,3'-ftaleto], 3-dietilamino-7-clorofluorano, 3-dietilamino-benzo[a]fluorano, 3-dietilamino-6-metil-7-clorofluorano, 3-ciclo-hexilamino-6-clorofluorano, 3-dietilamino-6,8-dimetilfluorano, e 4,4'-isopropilidenodi(4-fenóxi)bis[4-(quinazolina-2-il)-N,N- dietilanilina].
Quando uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção é empregada em combinação com outro agente de desenvolvimento da cor, os exemplos de tal agente de desenvolvimento da cor a ser empregado inclui o seguinte e podem ser empregados sozinhos ou em combinação de duas ou mais espécies dos mesmos de acordo com necessidade: um composto de bisfenol, tal como, bisfenol A, 4,4'-sec-butilidenobisfenol, 4,4'-ciclo-hexilidenobisfenol, 2,2'-bis(4-hidroxifenil)-3,3'-dimetilbutano, 2,2'-di-hidroxidifenila, pentameti leno-bis(4-h id roxibenzoato), 2,2'-dimetil-3,3'-di(4-hidroxifenil)pentano, 2,2'-di(4-di-hidroxifenil)hexano, 2.2- bis(4-hidroxifenil)propano, 2.2- bis(4-hidroxifenil)butano, 2.2- bis(4-hidróxi-3-metilfenil)propano, 4,4'-(1-feniletilideno)bisfenol, 4.4- etilidenobisfenol, (hidroxifenil)metilfenol, 2.2- bis(4-hidroxifenil)-4-metilpentano, 4.4- isopropilidenobis-o-cresol, 4,4'-di-hidróxi-difenilmetano, 2,2'-bis(4-hidróxi-3-fenil-fenil)propano, 4.4- (1,3-fenilenodi-isopropilideno)bisfenol, 4.4- (1,4-fenilenodi-isopropilideno)bisfenol, e acetato de 2,2-bis(4-hidroxifenil)butila; um enxofre contendo bisfenol, tal como, 4,4'-di-hidroxidifeniltioéter, 1,7-di(4-hidroxifeniltio)-3,5-dioxa-heptano, 2,2'-di(4-hidroxifeniltio)dietiléter, 4,4'-di-hidróxi-3,3'-dimetilfeniltioéter, 1,5-di(4-hidroxifeniltio)-3-oxapentano, bis(4-hidroxifeniltioetóxi)metano, e uma mistura de condensação principalmente compreendendo um condensado binuclear de 2,2'-metilenobis(4-t-butilfenol) descrito no Pedido de Patente Japonês Depositado em Aberto N°. 2003-154760; um éster de ácido 4-hidroxibenzoico, tal como, benzil de ácido 4-hidroxibenzoico, etil de ácido 4-hidroxibenzoico, propil de ácido 4-hidroxibenzoico, isopropil de ácido 4-hidroxibenzoico, butil de ácido 4-hidroxibenzoico, isobutil de ácido 4-hidroxibenzoico, clorobenzil de ácido 4-hidroxibenzoico, metilbenzil de ácido 4-hidroxibenzoico e difenilmetil de ácido 4-hidroxibenzoico; um sal de metal de ácido benzoico, tal como, benzoato de zinco e 4-nitrobenzoato de zinco; um condensado de ácido 4-hidroxibenzoico e álcool poli-hídrico; ácidos salicílicos, tais como, bis(4-(2-(4-metoxifenóxi)etóxi))salicilato, 3,5-bis(a-metilbenzil)salicilato, e 3,5-bis-terc-butilsalicilato; um sal de metal salicilato, tal como, salicilato de zinco, e zinco-bis(4-(octiloxicarbonilamino)-2-hidroxibenzoato); hidrossulfonas, tais como, 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona, 4-hidróxi-4'-isopropoxidifenilsulfona, 4-hidróxi-4'-butoxidifenilsulfona, 4-hidróxi-4'-fenilsulfonilóxi-3,3'-fenilsulfonildifenilsulfona, 4,4'-di-hidróxi-3,3'-dialildi-fenilsulfona, 3,4-di-hidróxi-4'-metildifenilsulfona, 4,4'-di-hidróxi-3,3,,5,5'-tetrabromodifenilsulfona, 2-(4-hidroxifenilsulfonil)fenol, uma mistura de 2-(4-hidroxifenilsulfonil)fenol e 4,4-sulfonildifenol, uma mistura equivalente de 4-(4-metilfenilsulfonil)fenol e 2-(4-metilfenilsulfonil)fenol, 4,4'-sulfonilbis(2-(2-propenil))fenol, 4-((4-(propóxi)fenil)sulfonil)fenol, 4-((4-(alilóxi)fenil) sulfonil)fenol, 4-((4-(benzilóxi)fenil)sulfonil)fenol, e 2,4-bis(fenilsulfonil)-5-metil-fenol; sais de metais multivalentes, tais como, zinco de 4-fenilsulfonilfenóxi, magnésio de 4-fenilsulfonilfenóxi, alumínio de 4-fenilsulfonilfenóxi e titânio de 4-fenilsulfonilfenóxi; diésteres de ácido 4-hidroxiftálico, tais como, 4-hidroxiftalato de dimetila; 4-hidroxiftalato de dici-clo-hexila, e 4-hidroxiftalato de difenila; ésteres de ácido de naftaleno hidróxi, tais como, 2-hidróxi-6-carboxinaftaleno; hidroxiacetofenona; p-fenilfenol; acetato de benzil de 4-hidroxifenila; p-benzilfenol; hidroquinona-monobenziléter; tri-halometilsulfonas; 4,4'-bis((4-metilfenilsulfonil)amino- carbonilamino)difenilmetano; sulfonilureias, tais como, N-(4-metilfenilsulfonil)-N'-(3-(4-metilfenilsulfonilóxi)fenil)ureia, tetracianoquinodi-metanos; 2,4-di-hidróxi-2'-metoxibenzanilida; N-(2-hidroxifenil)-2-((4-hidroxifenil)tio)acetamida; N-(4-hidroxifenil)-2-((4-hidroxifenil)tio)acetamida; 4-hidroxibenzenossulfonanilida; 4'-hidróxi-4-metilbenzenossulfonanilida; 4,4'-bis((4-metil-3-fenoxicarbonil)aminofenilureída))difenilsulfona; 3-(3- fenilureída)benzenossulfonamida; fosfato de octadecila; e fosfato de dodeci-la.
De preferência exemplificado são 4,4'-isopropilidenodifenol, 2.2- bis(4-hidroxifenil)-4-metilpentano, 4,4'-isopropilidenobis-o-cresol, 4.4- (1-feniletilideno)bisfenol, 4,4'-ciclo-hexilidenobisfenol, 2.2- bis(4-hidróxi-3-fenil-fenil)propano, 4,4'-(1,3-fenilendi-isopropilideno)bisfenol, 4.4- (1,4-fenilendi-isopropilideno)bisfenol, acetato de bis(p-hidroxifenil)butila, 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona, 2,4'-di-hidroxidifenilsulfona, bis(3-alil-4-hidroxifenil)sulfona, 4-hidróxi-4'-isopropoxidifenilsulfona, 4-hidróxi-4'-n-propoxidifenilsulfona, 4-hidróxi-4'-aliloxidifenilsulfona, 4-hidróxi-4'-benziloxidifenilsulfona, 3.4- di-hidroxifenil-4'-metilfenilsulfona, N-(2-h id roxifen i I )-2-[ (4-h id roxifen il)tio]acetam ida, N-(4-hidroxifenil)-2-[(4-hidroxifenil)tio]acetamida, uma mistura equivalente de N-(2-hidroxifenil)-2-[(4-hidroxifenil)tio]acetamida e N-(4-hidroxifenil)-2-[(4-hidroxifenil)tio]acetamida, p-hidroxibenzoato de benzila, di(4-hidróxi-3-metilfenil)sulfeto, sulfonanilida de 4-hidroxibenzeno, éter de hidroquinonamonobenzila, uma mistura de condensação principalmente compreendendo um condensado binuclear de 2,2'-metilenobis(4-t-butilfenol) descrito no Pedido de Patente Japonês Depositado em Aberto N°. 2003-154760, 4,4'-bis(N-p-tolilsulfonilaminocarbonilamino)difenilmetano, N-p-tolilsulfonil-N'-3-(p-tolilsulfonilóxi)fenilureia, 4,4'-bis[(4-metil-3-fenoxicarbo-nilaminofenilureída)]difenilsulfona, 3-(3-fenilureída)benzenossulfonamida, zinco-bis[4-(n-octiloxicarbonilamíno)salicilato]dihidrato, zinco 4-[2-(4-metoxifenóxi)etóxi]salicilato, e zinco 3,5-bis(a-metilbenzil)salicilato.
Mais especificamente, estes agentes de desenvolvimento da cor podem ser apropriadamente empregados em uma relação, tal como, de 0,1 a 10 partes em massa em relação a 1 parte em massa de uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção. Por exemplo, um papel de gravação térmico pode ser produzido por combinar 1 parte em massa de uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção e 1 parte em massa de 4-hidróxi-4'-isopropoxidifenilsulfona como outro agente de desenvolvimento da cor, em relação a 1 parte em massa de 3-di(n-butil)amino-6-metil-7-anilinofluorano como um corante. Da mesma maneira, os agentes de desenvolvimento da cor referidos acima tal como 4-hidróxi-4'-n-propoxidifenilsulfona, 4-hidróxi-4'-aliloxidifenilsulfona, e 2,4'-di-hidroxidifenilsulfona podem ser combinados.
Quando uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção é empregada em combinação com outro estabilizador de armazenamento de imagem, os exemplos de tal estabilizador de armazenamento de imagem incluem o seguinte e podem ser empregados sozinhos ou em combinação de duas ou mais espécies destes de acordo com a necessidade: 1.1.3- tris(2-metil-4-hidróxi-5-t-butilfenil)butano, 1.1.3- tris(2-metil-4-hidróxi-5-t-ciclo-hexilfenil)butano, 4,4'-butilidenobis(6-t-butil-3-metilfenol), 2,2'-metilenobis(6-t-butil-4-metilfenol), 2,2'-metilenobis(6-t-butil-4-etilfenol), 4,4'-tiobis(6-t-butil-3-metilfenol), 1.3.5- tris(2,6-dimetil-4-t-butil-3-hidroxibenzil)isocianurato, 1.3.5- tris[[3,5-bis(1,1-dimetiletil)-4-hidroxifenil]metil]-1,3,5-triazina-2,4,6(1H,3H,5H)-triona, 2-metil-2-[[4-[[4-(fenilmetóxi)fenil]sulfonil]fenóxi]metil]-oxirano, sal de sódio de 2,4,8,10-(tetra(t-butil)-6-hidróxi-12H- dibenzo[d,g][1,3,2] dioxafosfocin-6-óxido, 2.2- bis(4'-hidróxi-3',5,-dibromofenil)propano, 4,4'-sulfonilbis(2,6-dibromofenol) 2-(2'-hidróxi-5'-metilfenil)benzotriazol, 4-benzilóxi-4-(2-metilglicidilóxi)-difenilsulfona, 4,4'-diglicidiloxidifenilsulfona, 1,4-diglicidiloxibenzeno, 4-(a-(hidroximetil)benzilóxi)-4'-hidroxidifenilsulfona, e 2.2- metilenobis(4,6-terc-butilfenil)fosfato.
De preferência exemplificado são 1,1,3-tris(2-metil-4-hidróxi-5-t-butilfenil)butano, 1,1,3-tris(2-metil-4-hidróxi-5-t-ciclo-hexilfenil)butano, 4,4'-butilidenobis(6-t-butil-3-metilfenol), 2,2'-metilenobis(4-etil-6-t-butilfenol), 1.3.5- tris(2,6-dimetil-4-t-butil-3-hidroxibenzil) isocianurato, 2-metil-2-[[4-[[4-(fenilmetóxi)fenil]sulfonil]fenóxi]metil]-oxirano, 4,4'-sulfonilbis(2,6-dibromofenol), e 2-(2'-hidróxi-5'-metilfenil)benzotriazol.
Os exemplos do sensibilizante incluem o seguinte e podem ser empregados sozinhos ou em combinação de duas ou mais espécies dos mesmos de acordo com a necessidade de uma amida de ácido graxo superior, tal como, amida de ácido esteárico; benzamida; anilida de ácido esteári-co; acetoacetanilida; tioacetanilida; oxalato de dibenzila; di(4-metilbenzil)oxalato; di(4-clorobenzila)oxalato; ftalato de dimetila; tereftalato de dimetila; tereftalato de dibenzila; isoftalato de dibenzila; bis(terc-butilfenol); difenilsulfona e seu derivado, tal como, 4,4'-dimetoxidifenilsulfona, 4,4'-dietoxidifenilsulfona, 4,4'-dipropoxidifenilsulfona, 4.4- di-isopropoxidifenilsulfona, 4.4- dibutoxidifenilsulfona, 4,4'-di-isobutoxidifenilsulfona, 4.4- dipentiloxidifenilsulfona, 4,4'-di-hexilfenilsulfona, 2,4'-dimetoxidifenilsulfona, 2,4'-dietoxidifenilsulfona, 2,4'-dipropoxidifenilsulfona, 2,4'-di-isopropoxidifenilsulfona, 2,4'-dibutoxidifenilsulfona, 2,4'-dipentiloxidifenilsulfona, 2,4'-di-hexiloxidifenilsulfona; diéteres de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona; diéteres de 2,4'-di-hidroxidifenilsulfona; 1.2- bis(fenóxi)etano; 1.2- bis(4-metilfenóxi)etano; 1.2- bis(3-metilfenóxi)etano; difenilamina; carbazol; 2.3- di-m-tolilbutano; 4-benzilbifenila; 4,4'-dimetilbifenial; m-terfenila; di-p-naftilfenilenodiamina; éster de fenil de ácido 1-hidróxi-2-naftoico; éter de 2-naftilbenzila; 4-metilfenil-bifeniIéter; 1,2-bis(3,4-dimetilfenil)etano; 2,3,5,6-tetrametil-4’-metildifenilmetano; 1,2-bis(fenoximetil)benzeno; amida de ácido acrílico; difenilsulfona; 4-acetilbifenila; e defenil de ácido carbônico.
De preferência exemplificado são 2-naftilbenziléter, m-terfenil, p-benzilbifenil, oxalato de benzila, di(p-clorobenzila)oxalato, uma mistura equivalente de oxalato de benzila e di(p-clorobenzila)oxalato, di(p-metilbenzil)oxalato, uma mistura equivalente de di(p-clorobenzila)oxalato e di(p-metilbenzil)oxalato, éster de fenil de ácido 1-hidróxi-2-naftoico, 1,2-difenoxietano, 1,2-di-(3-metilfenóxi)etano, 1,2-bis(fenoximetil)benzeno, tereftalato de dimetila, amida de ácido esteárico, “amida AP-Γ (uma mistura de amida de ácido esteárico e amida de ácido palmítico a 7:3), difenilsulfona, e 4-acetilbifenila.
Mais especificamente, estes sensibilizantes podem ser apropriadamente empregados em uma relação de 0,1 a 10 partes em massa em relação a 1 parte em massa de um corante. Por exemplo, um papel de gravação térmico pode ser produzido por combinar 2 partes em massa de uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção e 1 parte em massa de di(p-metilbenzil)oxalato como um sensibilizante, em relação a 1 parte em massa de 3-di(n-butil)amino-6-metil-7-anilinofluorano como um corante. Da mesma maneira, os sensibilizantes referidos acima, tais como, 1,2-di-(3-metilfenóxi)etano, 1,2-bis(fenoximetil)benzeno e difenilsulfona podem ser combinados.
Como um material de sobrecarga, os seguintes podem ser empregados: sílica, argila, caulim, caulim aquecido, talco, branco acetinado, hidróxido de alumínio, carbonato de cálcio, carbonato de magnésio, óxido de zinco, óxido de titânio, sulfato de bário, silicato de magnésio, silicato de alumínio, pigmento plástico, etc. Particularmente preferido para um material de registro da presente invenção é um sal de metal alcalinoterroso. Um sal de carbonato é, também, preferido, e carbonato de cálcio, carbonato de magnésio, etc. são preferíveis. A relação de material de sobrecarga para uso é de 0,1 a 15 partes em peso, de preferência de 1 a 10 partes em peso em relação a 1 parte em peso do composto de formação de cor. Além disso, o material de sobrecargas referidos acima podem ser misturados para uso.
Os exemplos do dispersante incluem ésteres de ácido sulfossu-cínico, tais como, sulfossucinato de sódio de dioctila, sódio de ácido dodecil-benzenossulfônico, sal de sódio de éster de sulfato de álcool de laurila, e um sal de ácido graxo.
Os exemplos do antioxidante incluem 2,2'-metilenobis(4-metil-6-terc-butilfenol), 2,2'-metilenobis(4-etil-6-terc-butilfenol), 4,4'-propilmetilenobis(3-metil-6-terc-butilfenol), 4,4'-butilidenobis(3-metil-6-terc-butilfenol), 4,4'-tiobis(2-terc-butil-5-metilfenol), 1.1.3- tris(2-metil-4-hidróxi-5-terc-butilfenol)butano, 4-[4-{1,1-bis(4-hidroxifenil)etil}-a, a'-dimetilbenzil]fenol, 1.1.3- tris(2-metil-4-hidróxi-5-ciclo-hexilfenil)butano, 2,2'-metilenobis(6-terc-butil-4-metilfenol), 2,2'-metilenobis(6-terc-butil-4-etilfenol), 4,4'-tiobis(6-terc-butil-3-metil-fenol, 1.3.5- tris((4-(1,1 -dimetiletil)-3-hidróxi-2,6-dimetilfenil)metiI-1,3,5-triazina-2,4,6(1 H,3H,5H)-triona, e 1.3.5- tris((3,5-bis( 1,1 -dimetiletil)-4-hidroxifenil)metil)-1,3,5-triazina-2,4,6(1H,3H,5H)-triona. O dessensibilizante é exemplificado por meio de um álcool graxo superior, polietilenoglicol e derivado de guanidina. O agente antiadesivo é exemplificado por ácido esteárico, estearato de zinco, estearato de cálcio, cera de carnaúba, cera de parafina e cera de éster.
Os exemplos do estabilizador de luz incluem: um absorvente ultravioleta com base em ácido salicílico, tal como, fenilsalicilato, p-terc-butilfenilsalicilato, e p-octilfenilsalicilato; um absorvente ultravioleta com base em benzofenona, tal como, tal como 2,4-di-hidroxibenzofenona, 2-hidróxi-4-metoxibenzofenona, 2-hidróxi-4-benziloxibenzofenona, 2-hidróxi-4-dodeciloxibenzofenona, 2,2'-di-hidróxi-4-metoxibenzofenona, 2,2'-di-hidróxi-4,4'-dimetoxibenzofenona, 2-h id róxi-4-metóxi-5-su Ifobenzofenona, e bis(2-metóxi-4-hidróxi-5-benzoilfenil)metano; um absorvente ultravioleta com base em benzotriazol, tal como, 2-(2'-hidróxi-5'-metilfenil)benzotriazol, 2-(2'-hidróxi-5,-terc-butilfenil)benzotriazol, 2-(2'-hidróxi-3,,5'-di-terc-butilfenil)benzotriazol, 2-(2'-hidróxi-3-terc-butil-5'-metilfenil)-5-cloro-benzotriazol, 2-(2'-h id róxi-3', 5'-d i-terc-am i Ifen il)benzotriazol, 2-(2'-h id róxi-3', 5'-d i-terc-butilfen il)-5-clorobenzotriazol, 2-(2'-hidróxi-5'-terc-butilfenil)benzotriazol, 2-(2'-h id róxi-5'-(1", 1 ",3",3"-tetrametilbutil)fenil)benzotriazol, 2-[2'-hidróxi-3'-(3",4",5",6"-tetra-hidroftalimidometil)-5'- metilfeniljbenzotriazol, 2-(2'-hidróxi-5'-terc-octilfenil)benzotriazol, 2-[2'-hidróxi-3',5'-bis(a,a'-dimetilbenzil)fenil]-2H-benzotriazol, 2-(2'-hidróxi-3'-dodecil-5'-metilfenil)benzotriazol, 2-(2'-hidróxi-3'-undecil-5'-metilfenil)benzotriazol, 2-(2,-hidróxi-3'-tridecil-5'-metilfenil)benzotriazol, 2-(2'-hidróxi-3'-tetradecil-5'-metilfenil)benzotriazol, 2-(2'-hidróxi-3'-pentadecil-5'-metilfenil)benzotriazol, 2-(2'-hidróxi-3'-hexadecil-5'-metilfenil)benzotriazol, 2-[2'-hidróxi-4'-(2"-etil-hexil)oxifenil]benzotriazol, 2-[2'-hidróxi-4'-(2"-etil-heptil)oxifenil]benzotriazol, 2-[2'-hidróxi-4'-(2"-etiloctil)oxifenil]benzotriazol, 2-[2'-hidróxi-4'-(2"-propiloctil)oxifenil]benzotriazol, 2-[2'-hidróxi-4'-(2"-propil-heptil)oxifenil]benzotriazol, 2-[2'-hidróxi-4'-(2"-propil-hexil)oxifenil]benzotriazol, 2-[2,-hidróxi-4'-(1"-etil-hexil)oxifenil]benzotriazol, 2-[2'-hidróxi-4'-(r,-etil-heptil)oxifenil]benzotriazol, 2-[2'-hidróxi-4,-(1"-etiloctil)oxifenil]benzotriazol, 2-[2'-hidróxi-4,-(1"-propiloctil)oxifenil]benzotriazol, 2-[2'-hidróxi-4'-(2"-propil-heptil)oxifenil]benzotriazol, 2-[2'-hidróxi-4,-(2"-propil-hexil)oxifenil]benzotriazol, 2,2'-metilenobis[4-(1,1,3,3-tetrametilbutil)-6-(2H-benzotriazol-2- il)fenol, e um condensado de polietilenoglicol e metil-3-[3-terc-butil-5-(2H-benzotriazol-2-il)-4-hidroxifenil]propionato; um absorvente ultravioleta com base em cianoacrilato, tal como, 2'-etil-hexil-2-ciano-3,3-difenilacrilato, e etil-2-ciano-3,3-difenilacrilato; um absorvente ultravioleta com base em amina impedida, tal como, bis(2,2,6,6-tetrametil-4-piperidil)sebacato, - éster bis(2,2,6,6-tetrametil-4-piperidil) de ácido succínico e éster bis(1,2,2,6,6-pentametil-4-piperidil) de ácido 2-(3,5-di-terc-butil)malônico; e 1,8-di-hidróxi-2-acetil-3-metil-6-metoxinaftaleno e seus compostos relacionados.
Os exemplos do corante fluorescente incluem Sal de dissódio de ácido 4,4'-bis[2-anilino-4-(hidroxietil)amino- 1,3,5-triazinil-6-amino]estilbeno-2,2'-dissulfônico, Sal de dissódio de ácido 4,4'-bis[2-anilino-4-bis(hidroxietil)amino- 1,3,5-triazinil-6-amino]estilbeno-2,2'-dissulfônico, Sal de dissódio de ácido 4,4'-bis[2-metóxi-4-(hidroxietil)amino- 1,3,5-triazinil-6-amino]estilbeno-2,2'-dissulfônico, Sal de dissódio de ácido 4,4'-bis[2-anilino-4-(hidroxipropil)amino- 1,3,5-triazinil-6-amino]estilbeno-2,2'-dissulfônico, Sal de dissódio de ácido 4,4'-bis[2-m-sulfoanilino-4- bis(hidroxietil)amino-1,3,5-triazinil-6-amino]estilbeno-2,2'-dissulfônico, Sal de tetrassódio de ácido 4-[2-p-sulfoanilino-4-bis(hidroxietil)amino-1,3,5-triazinil-6-amino]-4'-[2-m-sulfoanilino-4-bis(hidroxietil)amino-1,3,5-triazinil-6-amino]estilbeno-2,2'-dissulfônico, Sal de tetrassódio de ácido 4,4'-bis[2-p-sulfoanilino-4-bis(hidroxietil)amino-1,3,5-triazinil-6-amino]estilbeno-2,2'-dissulfônico, Sal de hexassódio de ácido 4,4'-bis[2-(2,5-dissulfoanilino)-4-fenoxiamino-1,3,5-triazinil-6-amino]estilbeno-2,2'-dissulfônico, Sal de hexassódio de ácido 4,4'-bis[2-(2,5-dissulfoanilino)-4-(p-metoxicarbonilfenóxi)amino-1,3,5-triazinil-6-amino]estilbeno-2,2'-dissulfônico, Sal de hexassódio de ácido 4,4'-bis[2-(p-sulfofenóxi)-4-bis(hidroxietil)amino-1,3,5-triazinil-6-amino]estilbeno-2,2'-dissulfônico, Sal de hexassódio de ácido 4,4'-bis[2-(2,5-dissulfoanilino)-4-formalinilamino-1,3,5-triazinil-6-amino]estilbeno-2,2'-dissulfônico, e Sal de hexassódio de ácido 4,4'-bis[2-(2,5-dissulfoanilino)-4-bis(hidroxietil) amino-1,3,5-triazinil-6-amino]estilbeno-2,2'-dissulfônico.
Quando uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção é empregada para um papel de cópia sensível à pressão, a produção do papel de cópia sensível à pressão pode ser realizada similarmente a quando um estabilizador de armazenamento de imagem, agente de desenvolvimento da cor ou conhecido é empregado. Por exemplo, um composto de formação de cor que é formada nas microcápsulas por meio de um método conhecido é disperso empregando um dispersante apropriado e aplicado em um papel para preparar uma folha anterior a cor. Da mesma forma, uma solução do dispersante de um agente de desenvolvimento da cor é a-plicada em um papel para preparar uma folha do agente de desenvolvimento da cor. Fazendo assim, quando uma composição de desenvolvimento da cor da presente invenção é empregada como um estabilizador de armazenamento de imagem, este pode ser empregado por ser disperso na solução da dispersão de cada uma da folha anterior a cor e da folha do agente de desenvolvimento da cor. Um papel de cópia sensível à pressão é preparado por combinar ambas as folhas, por conseguinte preparadas. Um papel de cópia sensível à pressão pode ou ser uma unidade ou um papel de conteúdo próprio assim chamado. Aqui, a unidade consiste em papel superior que é revestido com e carregando as microcápsulas encapsulando uma solução de solvente orgânico de um composto de formação de cor na superfície inferior, e o papel inferior que é revestido com e carregando um agente de desenvolvimento da cor (uma substância ácida) na superfície superior. O papel de conteúdo próprio é um papel que é revestido com as microcápsulas e o a-gente de desenvolvimento da cor na mesma superfície de um papel. Exemplos A presente invenção é explicada mais especificamente abaixo I com referência aos exemplos, ao mesmo tempo que o escopo técnico da presente invenção não será limitada a estas exemplificações.
As abreviações nos exemplos significam como segue. 4,4'-BPS: 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona DCEE: bis(2-cloroetil)éter Síntese de uma composição de desenvolvimento da cor Exemplo 1 A um frasco de recuperação de quatro gargalos de 1 L equipado com um agitador e um termômetro,água (29,0 g) e 16,0 g (0,40 mol) de NaOH foram adicionados e dissolvidos a 90 °C. A isto, 50,0 g (0,20 mol) de 4,4'-BPS foi adicionado. A solução resultante foi aquecida a 110 °C e adicionada gota a gota com 12,7 g (0,09 mol) de DCEE. Após a conclusão da adição gota a gota, a solução foi mantida a 110 °C e submetida a uma reação de condensação durante 6 horas. Após a conclusão da reação, 400,0 g de água foi adicionada à solução da reação a qual foi em seguida mantida em temperatura ambiente e ajustada em relação ao Ph pela adição de 164,0 g de 5% de HCl. Após o ajuste do pH, 60 mL de MeOH foi adicionado à solução da reação a qual foi em seguida refluxada durante 1 hora a 90 °C e deixada esfriar. Um cristal foi separado por filtragem e seco sob pressão reduzida a 70 °C para obter-se a produção de 38,2 g. O resultado da análise da cromatografia líquida de alto desempenho conduzida para este cristal é mostrado na Tabela 1. Na tabela, os valores de análise quantitativa para 4,4-BPS foram obtidos por meio de um método de calibração absoluta e esses valores para outros compostos foram obtidos por meio de um método de referência interna. O mesmo procedimento foi seguido para obter-se os resultados analíticos nos exemplos subsequentes.
Exemplo 2 A um frasco de recuperação de quatro gargalos de 1 L equipado com um agitador e um termômetro, água (89,1 g) e 16, 0 g (0,40 mol) de NaOH foram adicionados e dissolvidos a 90 °C. A isto, 50,0 g (0,20 mol) de 4,4-BPS foi adicionado. A solução resultante foi aquecida a 110 °C e adicionada gota a gota com 12,7 g (0,09 mol) de DCEE. Após a conclusão da adição gota a gota, a solução foi mantida a 110 °C e submetida a uma reação de condensação durante 6 horas. Após a conclusão da reação, 400,0 g de água foi adicionada à solução da reação a qual foi em seguida mantida em temperatura ambiente e ajustada em relação ao pH pela adição de 69,0 g de 5 % de HCl. Após o ajuste do pH, 20 mL de MeOH foi adicionado à solução da reação a qual foi em seguida refluxada durante 1 hora a 90 °C e deixada esfriar. Um cristal foi separado por filtragem e seco sob pressão reduzida a 70 °C para obter-se a produção de 38,2 g. O resultado da análise da cromatografia líquida de alto desempenho conduzida para este cristal é mostrado na Tabela 1.
Exemplo 3 A um frasco de recuperação de quatro gargalos de 1 L equipado com um agitador e um termômetro, água (89,1 g) e 16,0 g (0,40 mol) de NaOH foram adicionados e dissolvidos a 90 °C. A isto, 50,0 g (0,20 mol) de 4,4'-BPS foi adicionado. A solução resultante foi aquecida a 110 °C e adicionada gota a gota com 12,7 g (0,09 mol) de DCEE. Após a conclusão da adição gota a gota, a solução foi mantida a 110 °C e submetida a uma reação de condensação durante 6 horas. Após a conclusão da reação, 400,0 g de água foi adicionada à solução da reação a qual foi em seguida mantida em temperatura ambiente e ajustada em relação ao pH pela adição de 69,0 g de 5% de HCl. Após o ajuste do pH, 40 mL de MeOH foi adicionado à solução da reação a qual foi em seguida refluxada durante 1 hora a 90 °C e deixada esfriar. Um cristal foi separado por filtragem e seco sob pressão reduzida a 70 °C para obter-se a produção de 38,2 g. O resultado da análise da cromatografia líquida de alto desempenho conduzida para este cristal é mostrado na Tabela 1.
Exemplo 4 A um frasco de recuperação de quatro gargalos de 1 L equipado com um agitador e um termômetro, água (89,1 g) e 16,0 g (0,40 mol) de NaOH foram adicionados e dissolvidos a 90 °C. A isto, 50,0 g (0,20 mol) de 4,4'-BPS foi adicionado. A solução resultante foi aquecida a 110 °C e adicionada gota a gota com 7,2 g (0,05 mol) de DCEE. Após a conclusão da adição gota a gota, a solução foi mantida a 110 °C e submetida a uma reação de condensação durante 6 horas. Após a conclusão da reação, 440,0 g de água foi adicionada à solução da reação a qual foi em seguida mantida em temperatura ambiente e ajustada em relação ao pH pela adição de 65,0 g de 5% de HCl. Após o ajuste do pH, 200 mL de MeOH foi adicionado à solução da reação a qual foi em seguida refluxado durante 3 horas a 90 °C e deixada esfriar. Um cristal foi separado por filtragem e seco sob pressão reduzida a 70 °C para obter-se a produção de 21,2 g. O resultado da análise da cromatografia líquida de alto desempenho conduzida para este cristal é mostrado na Tabela 1. Exemplo 5 A um frasco de recuperação de quatro gargalos de 1 L equipado com um agitador e um termômetro, água (89,1 g) e 16, 0 g (0,40 mol) de NaOH foram adicionados e dissolvidos a 90 °C. A isto, 50,0 g (0,20 mol) de 4,4'-BPS foi adicionado. A solução resultante foi aquecida a 110 °C e adicionada gota a gota com 15,7 g (0,11 mol) de DCEE. Após a conclusão da adição gota a gota, a solução foi mantida a 110 °C e submetida a uma reação de condensação durante 13 horas. Após a conclusão da reação, 440,0 g de água foi adicionada à solução da reação a qual foi em seguida mantida em temperatura ambiente e ajustada em relação ao pH pela adição de 5% de HCl. Após o ajuste do pH, 300 mL de MeOH foi adicionado à solução da reação a qual foi em seguida refluxada durante 1 hora a 90 °C e deixada esfriar. Um cristal foi separado por filtragem e seco sob pressão reduzida a 70 °C para obter-se a produção de 40,2 g. O resultado da análise da cromatografia líquida de alto desempenho conduzida para este cristal é mostrado na Tabela 1. Exemplo Comparativo 1 A um frasco de recuperação de quatro gargalos de 1 L equipado com um agitador e um termômetro, água (29,0 g) e 16,0 g (0,40 mol) de NaOH foram adicionados e dissolvidos a 90 °C. A isto, 50.0 g (0,20 mol) de 4,4'- BPS foi adicionado. A solução resultante foi aquecida a 110 °C e adicionada gota a gota com 12,7 g (0,09 mol) de DCEE. Após a conclusão da adição gota a gota, a solução foi mantida a 110 °C e submetida a uma reação de condensação durante 6 horas. Após a conclusão da reação, 400,0 g de água foi adicionada à solução da reação a qual foi em seguida mantida em temperatura ambiente e ajustada em relação ao pH pela adição de 164,0 g de 5% de HCl. Após o ajuste do pH, a solução da reação foi refluxada durante 1 hora a 90 °C e deixada esfriar. Um cristal foi separado por filtragem e seco sob pressão reduzida a 70 °C para obter-se a produção de 39,3 g. O resultado da análise da cromatografia líquida de alto desempenho conduzida para este cristal é mostrado na Tabela 1.
Exemplo Comparativo 2 A um frasco de recuperação de quatro gargalos de 1 L equipado com um agitador e um termômetro, água (89,1 g) e 16,0 g (0,40 mol) de NaOH foram adicionados e dissolvidos a 90 °C. A isto, 50,0 g (0,20 mol) de 4,4-BPS foi adicionado. A solução resultante foi aquecida a 110 °C e adicionada gota a gota com 7,2 g (0,05 mol) de DCEE. Após a conclusão da adição gota a gota, a solução foi mantida a 110 °C e submetida a uma reação de condensação durante 6 horas. Após a conclusão da reação, 440,0 g de água foi adicionada à solução da reação a qual foi em seguida mantida em temperatura ambiente e ajustada em relação ao pH pela adição de 65,0 g de 5% de HCl. Após o ajuste do pH, a solução da reação foi refluxada durante 3 horas a 90 °C e deixada esfriar. Um cristal foi separado por filtragem e seco sob pressão reduzida a 70 °C para obter-se a produção de 23,3 g. O resultado da análise da cromatografia líquida de alto desempenho conduzida para este cristal é mostrado na Tabela 1.
Exemplo Comparativo 3 A um frasco de recuperação de quatro gargalos de 1 L equipado com um agitador e um termômetro, água (89,1 g) e 16,0 g (0,40 mol) de NaOH foram adicionados e dissolvidos a 90 °C. A isto, 50,0 g (0,20 mol) de 4,4-BPS foi adicionado. A solução resultante foi aquecida a 110 °C e adicionada gota a gota com 15,7 g (0,11 mol) de DCEE. Após a conclusão da adição go- ta a gota, a solução foi mantida a 110 °C e submetida a uma reação de condensação durante 8 horas. Após a conclusão da reação, 440,0 g de água foi adicionada à solução da reação a qual foi em seguida mantida em temperatura ambiente e ajustada em relação ao pH pela adição de 5% de HCl. Após o ajuste do pH, a solução da reação foi refluxada durante 1 hora a 90 °C e deixada esfriar. Um cristal foi separado por filtragem e seco sob pressão reduzida a 70 °C para obter-se a produção de 42,2 g. O resultado da análise da cromatografia líquida de alto desempenho conduzida para este cristal é mostrado na Tabela 1.
Tabela 1 Nota 1) Na tabela, os compostos de n = 1 a n = 6 representam aqueles compostos em que n na fórmula abaixo é de 1 a 6.
Nota 2) Os valores numéricos para os produtos indicam % em peso de cada componente na quantidade total dos produtos.
Exemplos de Teste Exemplo de Teste 1 Difração de raios X em Pó Os exemplos de 1 a 5 e os exemplos comparativos de 1 a 3 foram respectivamente analisados empregando um dispositivo de difração de raios X, Ultima IV (Rigaku). Os resultados são mostrados nas figuras de 1 a 8.
Exemplo de Teste 2 Avaliação da cristalinidade Os picos foram separados por meio de um método de múltiplos picos baseado nos resultados da medição do raio X em pó no exemplo de teste 1. A área inteira foi calculada a partir dos picos separados, e as áreas de picos maior derivadas de um elevado composto cristalino n=1 (sendo cristalino) foi calculado. E em seguida um relação da área do conteúdo que serve como um índice para avaliar a elevada cristalinidade (sendo cristalino) foi calculado. Os valores foram calculados de acordo com a seguinte fórmula. Os picos maiores referem-se a 11 picos no total: 2D = 13,3, 14,3, 17,4, 17,9, 19,7, 20,1, 21,1, 22,9, 25,4, 27,5 e 28,9. Estes foram reconhecidos como um pico somente quando a amplitude do próprio valor foi de 0,4° ou menos. Os resultados são coletivamente mostrados na tabela 2 a seguir.
Relação da área dos picos maiores = Área dos picos maiores/ Área de todos os picos Além disso, uma curva de calibração foi preparada com base na relação da área dos picos maiores quando o elevado composto cristalino n=1 ocupou 100 % e a relação da massa do HPLC. E em seguida, a relação do conteúdo de um elevado composto cristalino n=1 (relação do conteúdo do material cristalino) entre o composto inteiro n=1 foi calculada a partir da relação da área dos picos maiores das amostras. Os resultados são mostrados na tabela 2. • As espécimens para a preparação da curva de calibração foram preparadas por carregar as reações sob as condições similares para cada uma. O exemplo em seguida removendo somente o composto n=1, e subsequentemente adicionando a isto o composto n=1 (relação cristalina de 100 %) que tem sido recentemente sintetizado separadamente.
Tabela 2 HPLC: % em peso do composto n=1 na quantidade total do produto, quando obtido pela cromatografia líquida A : A relação da área dos picos maiores do elevado composto cristalino n=1 = A
B : A relação da área dos picos maiores quando o elevado composto cristalino n=1 ocupou 100 % = B A/B : A relação do conteúdo do elevado cristalino n=1 entre o n=1 inteiro em uma amostra.
Exemplo da produção de um papel de gravação térmico Exemplo 6 □ Solução da dispersão do corante (solução A) 3-di-n-butilamino-6-metil-7-anilinofluorano 16 partes Solução aquosa de 10 % de polivinilálcool 84 partes □ Solução da dispersão do agente de desenvolvimento da cor (solução B) Composição de reação do exemplo 1 16 partes Solução aquosa de 10 % de polivinilálcool 84 partes □ Solução da dispersão do material de sobrecarga (solução C) Carbonato de cálcio 27,8 partes Solução aquosa de 10 % de polivinilálcool 26,2 partes Água 71 partes Primeiro, a mistura de cada uma das soluções de A a C consistindo em partes composicionais respectivas foram respectivamente moídas bem com um moedor de areia e as soluções da dispersão das soluções de A a C com os respectivos componentes foram preparados. Uma solução de aplicação foi preparada por misturar 1 parte em massa da solução A, 2 partes em massa da solução B e 4 partes em massa da solução C. Esta solução de aplicação foi aplicada em papel branco empregando um vara de a-rame (Webster, Wire bar N°. 12) e o papel foi seco. O papel foi em seguida submetido a um tratamento de calendário para preparar um papel de gravação térmico (solução de aplicação foi empregada em cerca de 5,5 g/m2 como massa seca).
Exemplo Comparativo 4 Um papel de gravação térmico foi produzido pelo método descrito no exemplo 6, exceto aquele da composição de reação do exemplo comparativo 1 foi empregado ao invés da composição de reação do exemplo 1 na solução da dispersão do agente de desenvolvimento da cor (solução B) no exemplo 6.
Exemplos de 7 a 10 e os exemplos comparativos 5 e 6 Um papel de gravação térmico foi produzido pelo método descrito no exemplo 6, exceto aqueles das composições da reação dos exemplos de 2 a 5 e as composições da reação dos exemplos comparativos 2 e 3 foram empregados na solução da dispersão do agente de desenvolvimento da cor (solução B) no exemplo 6.
Exemplo de Teste Avaliação do papel de gravação térmico - Teste antecedente de resistência ao calor Uma parte dos papéis de gravação térmico respectivamente preparada nos exemplos de 6 a 10 e os exemplos Comparativos de 4 a 6 foi cortada e mantida em um dispositivo de termostato (YAMATO, Nome do produto: DK-400) durante 24 horas a 80 °C, 90 °C e 100°C, e a densidade antecedente (valor de Macbeth) de cada papel de teste foi medida. A Tabela 3 coletivamente mostra os resultados.
Exemplo 11 □ Solução da dispersão do corante (solução A) 3- di-n-butilamino-6-metil-7-anilinofluorano 16 partes Solução aquosa de 10 % de polivinilálcool 84 partes □ Solução da dispersão do agente de desenvolvimento da cor (solução B) Composição de reação do exemplo 1 16 partes Solução aquosa de 10 % de polivinilálcool 84 partes □ Solução da dispersão do adjuvante de desenvolvimento da cor (solução D) 4- {[4-(1-metiletóxi)fenil]sulfonil}fenol 16 partes Solução aquosa de 10 % de polivinilálcool 84 partes □ Solução da dispersão do material de sobrecarga (solução C) Carbonato de cálcio 27,8 partes Solução aquosa de 10 % de polivinilálcool 26,2 partes Água 71 partes Primeiro, a mistura de cada uma das soluções A, B e D consistindo em partes composicionais respectivas foram respectivamente moídas bem com um moedor de areia e as soluções da dispersão das soluções de A, B e D com os respectivos componentes foram preparados. Uma solução de aplicação foi preparada por misturar 1 parte em massa da solução A, 1 parte em massa da solução B, 1 parte em massa da solução D, e 4 partes em massa da solução C. Esta solução de aplicação foi aplicada a um papel branco empregando uma vara de arame (Webster, Wire bar N°. 12) e o papel foi seco. O papel foi em seguida submetido a um tratamento por calendário para preparar um papel de gravação térmico (solução de aplicação foi empregada em cerca de 5,5 g/m2 como massa seca).
Exemplo 12 Um papel de gravação térmico foi produzido pelo método descrito no exemplo 11, exceto aquele 4-{[4-(propóxi)fenil]sulfonil}fenol foi empregado ao invés de 4-{[4-(1-metiletóxi)fenil]sulfonil}fenol na solução da dispersão de adjuvante de desenvolvimento da cor (solução D) no exemplo 11. Exemplo 13 Um papel de gravação térmico foi produzido pelo método descrito no exemplo 11, exceto aquele 2-(4-hidroxifenilsulfonil)fenol foi empregado ao invés de 4-{[4-(1-metiletóxi)fenil]sulfonil}fenol na solução da dispersão de adjuvante de desenvolvimento da cor (solução D) no exemplo 11.
Exemplo 14 Um papel de gravação térmico foi produzido pelo método descrito no exemplo 11, exceto aquele 4-{[4-(alilóxi)fenil]sulfonil}fenol foi empregado ao invés de 4-{[4-(1-metiletóxi)fenil]sulfonil}fenol na solução da dispersão de adjuvante de desenvolvimento da cor (solução D) no exemplo 11.
Exemplo Comparativo 7 Um papel de gravação térmico foi produzido pelo método descrito no exemplo 11, exceto aquele da composição de reação do exemplo comparativo 1 foi empregado ao invés da composição de reação do exemplo 1 na solução da dispersão do agente de desenvolvimento da cor (solução B) no exemplo 11.
Exemplo Comparativo 8 Um papel de gravação térmico foi produzido pelo método descrito no exemplo 12, exceto aquele da composição de reação do exemplo comparativo 1 foi empregado ao invés da composição de reação do exemplo 1 na solução da dispersão do agente de desenvolvimento da cor (solução B) no exemplo 12.
Exemplo Comparativo 9 Um papel de gravação térmico foi produzido pelo método descrito no exemplo 13, exceto aquele da composição de reação do exemplo comparativo 1 foi empregado ao invés da composição de reação do exemplo 1 na solução da dispersão do agente de desenvolvimento da cor (solução B) no exemplo 13.
Exemplo Comparativo 10 Um papel de gravação térmico foi produzido pelo método descrito no exemplo 14, exceto aquele da composição de reação do exemplo comparativo 1 foi empregado ao invés da composição de reação do exemplo 1 na solução da dispersão do agente de desenvolvimento da cor (solução B) no exemplo 14.
Exemplo de Teste Avaliação do papel de gravação térmico - Teste antecedente de resistência ao calor Uma parte dos papéis de gravação térmico respectivamente produzida nos exemplos de 11 a 14 e os exemplos Comparativos de 7 a 10 foi cortada e mantida em um dispositivo de termostato (YAMATO, Nome do produto: DK-400) durante 24 horas a 80 °C e 90 °C, e a densidade antecedente (valore de Macbeth) de cada papel de teste foi medida. Tabela 4 coletivamente mostra os resultados.
Aplicabilidade Industrial A presente invenção permite a provisão de um material de registro que tem uma excelente resistência ao calor na parte antecedente, assim como, permitindo a redução do teor de um derivado de di-hidroxidifenilsulfona, tal como, 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona, em uma composição de desenvolvimento da cor para 2 % em massa ou menos ou até mesmo para 1 % em massa ou menos.
REIVINDICAÇÕES

Claims (9)

1. Composição de desenvolvimento de cor, caracterizada pelo fato de ser uma composição de reação contendo uma mistura de compostos representada pela fórmula (III) em que R, Y e m têm o mesmo significado como definido abaixo e n representa um número inteiro de 1 a 6 que são obtidos por reagir um derivado de di-hidroxidifenilsulfona representado pela fórmula (I) em que cada R independentemente representa um átomo de halogênio, grupo de alquila C1-C6 ou grupo de alquenila C2-C6, e m representa um número inteiro de 0 a 4 com um di-haleto representado pela fórmula (II) X-Y-X (II) em que X representa um átomo de halogênio, Y também representa um grupo de hidrocarboneto C1-C12 cíclico, linear ou ramificado o qual tem uma ligação éter ou representa a seguinte fórmula em que R' representa um grupo de metileno ou grupo de etileno, e T representa um átomo de hidrogênio ou grupo de alquila C1-C4, em que o teor de um composto n=1 na composição de reação é de 5 a 80% em massa em relação ao conteúdo de sólidos na composição total e em que 10 % em massa ou mais do composto n=1 é um material cristalino.
2. Composição de desenvolvimento de cor de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o composto representado pela fórmula (I) é 4,4'- di-hidroxidifenilsulfona, o di-haleto representado pela fórmula (II) é bis(2-cloroetil)éter, e o composto n=1 da fórmula (III) em que está em uma quantidade de 5 a 80 % em massa em relação ao conteúdo de sólidos da composição de reação total é 2,2'-bis[4-(4-hidroxifenilsufonil)fenóxi]dietilé-ter.
3. Composição de desenvolvimento de cor de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de ser uma composição de reação de 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona e bis(2-cloroetil)éter, em que o teor de 2,2'-bis[4-(4-hidroxifenilsulfonil)fenóxi]dietiléter na composição de reação é de 5 a 80 % em massa em relação ao conteúdo de sólidos na composição total e em que a composição de reação tem um pico a 2Θ = 17,4 em uma difração de raios X.
4. Composição de desenvolvimento de cor de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que tem picos a 2Θ = 13,3, 17,4, 18,4 e 21,0 na difração de raios X.
5. Composição de desenvolvimento de cor de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que o teor do derivado de di-hidroxidifenilsulfona representado pela fórmula (I) no conteúdo de sólidos da composição da reação é de 2 % em massa ou menos.
6. Composição de desenvolvimento de cor de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizada pelo fato de que o teor de 4,4'-di-hidroxidife-nilsulfona no conteúdo de sólidos da composição da reação é de 2 % em massa ou menos.
7. Método para a produção da composição de desenvolvimento de cor como definida em qualquer uma das reivindicações 1,2 e 5, caracterizada pelo fato de que o método compreende reagir o derivado de di-hidroxi-difenilsulfona representado pela fórmula (I) com o di-haleto representado pela fórmula (II) em um solvente, misturando a solução da reação com um solvente orgânico, e separando um produto por filtragem.
8. Método para a produção da composição de desenvolvimento de cor como definida em qualquer uma das reivindicações 3, 4 e 6, caracterizada pelo fato de que o método compreende reagir 4,4'-di-hidroxidifenilsulfona com bis(2-cloroetil)éter em um solvente, misturando a solução da reação com um solvente orgânico, e separando um produto por filtragem.
9. Material de registro, caracterizado pelo fato de que compreende a composição de desenvolvimento de cor como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 6.
BRPI0911775-0A 2008-05-07 2009-05-01 Composições de desenvolvimento da cor e material de registro contendo o mesmo BRPI0911775B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008-121604 2008-05-07
JP2008121604 2008-05-07
JP2008-199680 2008-08-01
JP2008199680 2008-08-01
PCT/JP2009/001989 WO2009136491A1 (ja) 2008-05-07 2009-05-01 顕色性組成物及びそれを含有する記録材料

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0911775A2 BRPI0911775A2 (pt) 2016-08-02
BRPI0911775B1 true BRPI0911775B1 (pt) 2020-03-17

Family

ID=41264548

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0911775-0A BRPI0911775B1 (pt) 2008-05-07 2009-05-01 Composições de desenvolvimento da cor e material de registro contendo o mesmo

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8420568B2 (pt)
EP (1) EP2272682B1 (pt)
JP (1) JP5107424B2 (pt)
KR (1) KR101196273B1 (pt)
CN (1) CN102015320B (pt)
AT (1) ATE554942T1 (pt)
AU (1) AU2009245244B2 (pt)
BR (1) BRPI0911775B1 (pt)
ES (1) ES2382723T3 (pt)
RU (1) RU2456165C2 (pt)
WO (1) WO2009136491A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8546299B2 (en) 2008-06-18 2013-10-01 Nippon Soda Co., Ltd. Color-developing composition and recording material containing the same
RU2546675C2 (ru) * 2013-04-11 2015-04-10 Федеральное казённое предприятие "Государственный научно-исследовательский институт химических продуктов" (ФКП "ГосНИИХП") Способ определения степени кристалличности составов на основе дифениламина
US11192395B2 (en) 2017-09-08 2021-12-07 Crayola Llc Color development writing compositions and writing instruments
TWI729370B (zh) * 2019-03-25 2021-06-01 中國石油化學工業開發股份有限公司 一種二苯碸衍生物的組成物及其製法

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3717083B2 (ja) 1994-06-06 2005-11-16 日本曹達株式会社 ジフェニルスルホン誘導体及びそれを用いた記録材料
DE69526078T2 (de) * 1994-06-06 2002-08-14 Nippon Soda Co. Ltd., Tokio/Tokyo Diphenylsulfonderivate und daraus hergestelltes aufzeichnungsmaterial
JP3913820B2 (ja) 1995-10-31 2007-05-09 日本曹達株式会社 ジフェニルスルホン架橋型化合物及びそれを用いた記録材料
WO1997016420A1 (fr) * 1995-10-31 1997-05-09 Nippon Soda Co., Ltd. Composes du type a reticulation de diphenyle sulfone et materiaux d'enregistrement les utilisant
JP3743987B2 (ja) * 1996-06-18 2006-02-08 日本曹達株式会社 発色性記録材料
RU2245873C2 (ru) * 2000-03-02 2005-02-10 Асахи Касеи Кабусики Кайся Новые цветообразующие композиции и записывающий материал
JP3806338B2 (ja) 2001-11-21 2006-08-09 日本製紙株式会社 感熱記録体
WO2004039770A1 (ja) * 2002-10-30 2004-05-13 Nippon Soda Co., Ltd. ジフェニルスルホン誘導体を用いた記録材料及び新規ジフェニルスルホン誘導体化合物
WO2005087504A1 (ja) * 2004-03-11 2005-09-22 Api Corporation 感熱記録材料用顕色剤混合物及び感熱記録材料
JP4221435B2 (ja) 2006-11-14 2009-02-12 三菱電機株式会社 燃料噴射装置
WO2008093506A1 (ja) * 2007-02-01 2008-08-07 Nippon Soda Co., Ltd. ジフェニルスルホン架橋型化合物を含有する記録材料用組成物
JP2008199680A (ja) 2008-05-20 2008-08-28 Fujitsu Ltd サーバ、およびプログラム

Also Published As

Publication number Publication date
EP2272682B1 (en) 2012-04-25
AU2009245244A1 (en) 2009-11-12
EP2272682A1 (en) 2011-01-12
KR101196273B1 (ko) 2012-11-06
BRPI0911775A2 (pt) 2016-08-02
RU2456165C2 (ru) 2012-07-20
KR20100125463A (ko) 2010-11-30
JP5107424B2 (ja) 2012-12-26
WO2009136491A1 (ja) 2009-11-12
US8420568B2 (en) 2013-04-16
EP2272682A4 (en) 2011-04-27
ES2382723T3 (es) 2012-06-12
US20110045973A1 (en) 2011-02-24
CN102015320B (zh) 2013-01-09
CN102015320A (zh) 2011-04-13
AU2009245244B2 (en) 2011-10-27
JPWO2009136491A1 (ja) 2011-09-08
ATE554942T1 (de) 2012-05-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2289704B1 (en) Color-developing composition and recording material containing the same
KR100567617B1 (ko) 기록 재료 및 기록 시트
BR112017016837B1 (pt) Modificação cristalina de um composto material de gravação, e, lâmina de gravação
JPH10297090A (ja) 発色性記録材料
ES2397770T3 (es) Composición de revelado de color que contiene un compuesto molecular, y material de registro
BRPI0911775B1 (pt) Composições de desenvolvimento da cor e material de registro contendo o mesmo
JPH10297089A (ja) 記録材料
JP5441248B2 (ja) 顕色性組成物及びそれを含有する記録材料
JP3835749B2 (ja) フェノール性化合物を用いた記録材料
EP2394820B1 (en) Rewritable recording material
JP4583688B2 (ja) フェノール性化合物及びそれを用いた記録材料
JP3743987B2 (ja) 発色性記録材料
JP4252221B2 (ja) ビスフェノール化合物及びそれを用いた記録材料
JP4226366B2 (ja) フェノール性化合物及びそれを用いた記録材料
JP4204881B2 (ja) フェノール性化合物及びそれを用いた記録材料
JP4104355B2 (ja) フェノール性化合物及びそれを用いた記録材料
JP4217514B2 (ja) フェノール性化合物及びそれを用いた記録材料
JP4149182B2 (ja) フェノール性化合物及びそれを用いた記録材料
JP2004203790A (ja) (チオ)ウレア性化合物及びそれを用いた記録材料
JP2004066621A (ja) 記録材料及び記録シート
JPH09254556A (ja) 発色性記録材料
JP2008280302A (ja) ジフェニルスルホン架橋型化合物及びそれを用いた記録材料
JPH1035104A (ja) 発色性記録材料

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/03/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.