Relatório Descritivo da Patente de Invenção para ANEL DE GARGALO PARA MOLDAR UM ACABAMENTO DE GARGALO DE RECIPIENTE DE VIDRO E MÉTODO DE FABRICAÇÃO DO MESMO.
[001] A presente invenção refere-se a um anel de gargalo para moldar um acabamento de gargalo de recipiente de vidro que tem pelo menos um recurso de fixação de fechamento, e a um método para fabricar tal anel de gargalo.
ANTECEDENTES E SUMÁRIO DA DESCRIÇÃO [002] Em máquinas de formação de recipiente de vidro, os recipientes tipicamente são formados em dois estágios. Em um primeiro estágio ou de molde de peça bruta, uma carga ou esfera de vidro fundido é formada em um molde de peça bruta em uma parison ou pré-forma. Um anel de gargalo é posicionado adjacente ao molde de peça bruta, e o acabamento de gargalo de recipiente é formado contra o anel de gargalo no tamanho e geometria final. A parison então é transferida por meio do anel de gargalo para um molde de sopro, em que o corpo de recipiente é formado no tamanho e geometria final. O anel de gargalo tipicamente consiste em dois corpos de anel de gargalo semicirculares de construção de bronze ou aço fundido.
[003] Foi proposto montar inserções pré-fabrica em corpos de anel de gargalo pré-fundidos para obter tolerâncias mais precisas e propriedades de resistência ao desgaste nas partes do anel de gargalo que contatam o vidro derretido e formam o recurso(s) de fixação de fechamento do acabamento de gargalo de recipiente. No entanto, ainda permanece uma necessidade de eliminar uma variação comercial específica no recipiente de vidro como formado no primeiro estágio ou de molde de peça bruta, conhecida como uma variação de gargalo oco, que é causada quando calor insuficiente e removido da área de acabamento de gargalo de vidro no estágio de formação de parison.
Petição 870190040778, de 30/04/2019, pág. 4/17
2/6
Um objetivo geral da descrição presente é fornecer um anel de gargalo e método de fabricação que obtém boa resistência de desgaste no anel de gargalo onde é mais necessário enquanto retira calor o acabamento de gargalo e minimiza o gradiente de temperatura entre o anel de gargalo e a placa de guia para reduzir verificações ou outras variações nesta área. Os corpos de anel de gargalo devem também fornecer a rápida remoção de calor do vidro na área de não fixação do acabamento sendo formado para desse modo eliminar os defeitos de gargalo oco.
[004] A descrição presente incorpora um número de aspectos que podem ser implementados separadamente de ou em combinação um com o outro.
[005] Um anel de gargalo para uma máquina de formação de recipiente de vidro, de acordo com um aspecto da presente descrição inclui duas seções de anel de gargalo bimetálicas semianular. Cada seção de anel de gargalo inclui uma inserção feita de construção resistente ao desgaste, tal como níquel, bronze ou aço, e um corpo de construção de metal condutor de calor, tal como bronze ou aço, em que a inserção é incorporada. A face de cavidade do anel de gargalo assim inclui uma primeira parte formada pelas inserções resistentes ao desgaste que são configurados para moldar os recursos de fixação de fechamento no acabamento de gargalo de recipiente, e uma segunda parte formada pelos corpos de anel de gargalo configurados para moldar partes do acabamento de gargalo de recipiente que não incluem os recursos de fixação de fechamento. O material de corpo de anel de gargalo exposto na segunda parte da face de cavidade fornece extração de calor rápida do vidro derretido para reduzir ou eliminar variações de gargalo oco nos recipientes moldados, enquanto o material das inserções na primeira parte da face de cavidade fornece boa resistência ao desgaste.
Petição 870190040778, de 30/04/2019, pág. 5/17
3/6 [006] Um método para fazer um anel de gargalo para uma maquina de formação de recipiente de vidro, de acordo com outro aspecto da presente descrição inclui, em primeiro lugar, formar um componente de formação de recurso de fixação de acabamento como uma pré-forma separada de material resistente ao desgaste tal como níquel, bronze ou aço, e então embutir este componente de formação de recurso em um corpo de construção de metal condutor de calor, tal como bronze ou aço, que é fornecido com uma superfície para formação em molde da parte do acabamento de gargalo de recipiente que não inclui os recursos de fixação de fechamento.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [007] A descrição presente, junto com objetivos, aspectos e vantagens adicionais da mesma, será entendida melhor a partir da descrição detalhada seguinte, as reivindicações anexas e os desenhos anexos ilustrando uma modalidade exemplar, mas presentemente preferida da descrição, em que:
[008] a figura 1 é uma vista em perspectiva de um anel de gargalo de acordo com uma modalidade exemplar da presente descrição;
[009] a figura 2 é uma vista em elevação de uma das metades de anel de gargalo no anel de gargalo da figura 1;
[0010] a figura 3 é uma ilustração esquemática do anel de gargalo na modalidade da figura 1 formando o acabamento de gargalo de um recipiente de vidro; e [0011] a figura 4 é uma vista em perspectiva da metade de anel de gargalo parcialmente em seção para ilustrar o encaixe da inserção de anel de gargalo no corpo de anel de gargalo.
DESCRIÇÃO DETALHADAS DAS MODALIDADES PREFERIDAS [0012] A figura 1 ilustra um anel de gargalo anular 10 para uma máquina de formação de recipiente de vidro incluindo duas seções de anel de gargalo semicirculares 12, 14. A figura 1 ilustra as seções 12,
Petição 870190040778, de 30/04/2019, pág. 6/17
4/6 em contato para formar um acabamento de gargalo de recipiente e transportar a parison de recipiente de uma estação de molde de peça bruta para a estação de molde de sopro como descrito previamente. As figuras 2 e 4 ilustram a seção de anel de gargalo 14 em maior detalhe, enquanto a figura 3 ilustra a seção de anel de gargalo 12. As seções de anel de gargalo 12, 14 são essencialmente imagens de espelho uma da outra. As geometrias ilustradas dos anéis de gargalo 12, 14 são exemplares.
[0013] As seções de anel de gargalo 12, 14 incluem corpos de anel de gargalo semicirculares 16, 18. Os corpos de anel de gargalo 16, 18 de preferência são de construção de metal em pó formada em matriz em formato near-net ou fundições de precisão, tal como uma construção de bronze ou aço. Cada região de anel de gargalo 12, 14 também inclui uma inserção semianular associada 20, 22. As inserções 20, 22 de preferência são pré-formadas e moldadas em inserção no corpo de anel de gargalo associado 16, 18. As inserções 20, 22 têm superfícies internas que formam o recurso de fixação de fechamento no acabamento de gargalo de recipiente, tal como recessos espirais internos 24 para formar segmentos de rosca externa no acabamento de gargalo de recipiente ou uma ranhura interna para formar um acabamento de coroa. As inserções 20, 22 de preferência também têm abas ou orelhas 26, 28 (figura 4) que se tornam encaixadas e presas nos corpos de anel de gargalo quando os corpos de anel de gargalo são formados em torno das inserções. As inserções pré-formadas são assim presas firmemente no lugar nos corpos de anel de gargalo formados. As inserções 20, 22 podem ser fundidas ou usinadas de um metal adequado, de preferência diferente do metal dos corpos de anel de gargalo, 16, 18, tal como níquel, bronze ou aço, por exemplo.
[0014] É correntemente preferido para inserções de fundição de precisão 20, 22, e então para fundir com precisão as inserções préPetição 870190040778, de 30/04/2019, pág. 7/17
5/6 formadas nos corpos de anel de gargalo 16, 18 formando as seções de anel de gargalo 12, 14. As seções de fundição de precisão podem então ser usinadas nas dimensões desejadas. Um método alternativo seria a fundição de precisão ou formação em matriz das inserções, e então a colocação das inserções pré-formadas em uma matriz na qual os corpos 16, 18 são formados em torno das inserções. Uma terceira opção seria formar as seções de anel de gargalo 12, 14 em uma etapa única, em que pós para a inserção e o corpo são colocados em uma matriz, e a parte é pressionada e sinterizada.
[0015] Será notado em particular nos desenhos que as superfícies internas das inserções 20, 22 formam a face de cavidade de contato com vidro somente onde os recursos de fixação de acabamento são formados, neste exemplo segmentos de rosca externa no acabamento de gargalo de recipiente. Assim, a superfície de contato com o vidro de cada metade de anel de gargalo inclui uma primeira parte 30 ou 32 formada pelas superfícies internas das inserções 20 ou 22, e uma segunda parte 34 ou 36 formada pelas superfícies internas do corpo de anel de gargalo 16 ou 18 excluindo as inserções 20, 22. Dito de outra forma, a face de cavidade de contato com vidro de cada metade de anel de gargalo inclui uma primeira parte de superfície 30 ou 32 formada pelas inserções para moldar o recurso(s) de fixação de fechamento no acabamento de gargalo do recipiente, e uma segunda parte 34 ou 36 formada pelos corpos de anel de gargalo para moldas as partes do acabamento de gargalo do recipiente que excluem o recurso(s) de fixação de fechamento. Esta construção permite que cada metade de anel de gargalo obtenha um desempenho ótimo desejado no estágio de formação de parison da fabricação de recipiente de vidro. O material usado nas superfícies de moldagem 30, 32 que fornecem o recurso(s) de fixação de fechamento fornece boa resistência ao desgaste de modo que os recursos de fixação são bem definidos. Por ou
Petição 870190040778, de 30/04/2019, pág. 8/17
6/6 tro lado, o material empregado pelos corpos 16, 18 que formam as superfícies 34, 36 pode ser selecionado para fornecer extração de calor rápida do material de vidro na párea de acabamento de gargalo do recipiente, que reduz ou elimina o problema de produção de variação de gargalo oco previamente discutido, que é causado quando calor insuficiente é removido do vidro derretido quando solidifica na área de acabamento de gargalo. O material resistente ao desgaste das inserções 20, 22 também minimiza o gradiente de temperatura ente as metades de anel de gargalo e a placa de guia associada da seção de anel de gargalo, que reduz as variações de verificações nesta área.
[0016] O uso de metalurgia de pó para formar as seções de anel de gargalo 12, 14 fornece economia significante sobre a tecnologia corrente. As inserções 20, 22 podem ser pré-formadas e então presas dentro dos corpos 16, 18, ou seções 12, 14 podem ser formadas em uma operação única. Além do mais, metais em pó permitem o uso de metais diferentes ou ligas metálicas nos corpos de anel de gargalo. [0017] Assim foi descrita uma construção de anel de gargalo para uma máquina de formação de recipiente de vidro e um método para fazer um anel de gargalo de duas partes. A descrição foi apresentada em conjunto com uma modalidade exemplar e várias modificações e variações foram discutidas. Outras modificações e variações serão facilmente sugeridas a pessoas versadas na técnica em vista da descrição precedente e desenhos.