BRPI0909554A2 - Métodos para reduzir a viscosidade - Google Patents

Métodos para reduzir a viscosidade Download PDF

Info

Publication number
BRPI0909554A2
BRPI0909554A2 BRPI0909554-3A BRPI0909554A BRPI0909554A2 BR PI0909554 A2 BRPI0909554 A2 BR PI0909554A2 BR PI0909554 A BRPI0909554 A BR PI0909554A BR PI0909554 A2 BRPI0909554 A2 BR PI0909554A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
viscosity
components
perfume
weight
polarity
Prior art date
Application number
BRPI0909554-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Prem Chandar
Alexander Lips
Anthony John Weir
Chandra Shekar Palla-Venkata
Matin Swanson Vethamuth
Prabhjyot Singh
Yuntao Thomas Hu
Original Assignee
Unilever N.V
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever N.V filed Critical Unilever N.V
Publication of BRPI0909554A2 publication Critical patent/BRPI0909554A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/50Perfumes
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D17/00Detergent materials or soaps characterised by their shape or physical properties
    • C11D17/0008Detergent materials or soaps characterised by their shape or physical properties aqueous liquid non soap compositions
    • C11D17/0026Structured liquid compositions, e.g. liquid crystalline phases or network containing non-Newtonian phase

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Crystallography & Structural Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Abstract

métodos para produzir a viscosidade a presente invenção se refere a um método para reduzir a viscosidade de um limpador con-centrado liquido com alto teor de ativos pela adição de perfumes, componentes de perfumes, componentes de perfume individuais, ou misturas dos componentes.

Description

: : ! 1 ! “MÉTODO PARA REDUZIR A VISCOSIDADE DA COMPOSIÇÃO LÍQUIDA E à COMPOSIÇÃO” " : . o CAMPODAINVENÇÃO — É Ss. fe A presente invenção se refere aos limpadores líquidos — concentrados com alto teor de ativos (por exemplo, composições com 15% em peso ou mais, de preferência, de 20 a 60% em peso de tensoativo), e à . utilização de perfumes ou fragrâncias nessas composições. Especificamente, a presente invenção se refere a como e quando os componentes específicos do E perfume e/ou dos produtos de perfume que compreendem uma mistura de componentes (por exemplo, definidos pelo volume molecular e pela polaridade dos componentes individuais e/ou pela porcentagem dos componentes em uma mistura definida pelas classes selecionadas de acordo com o volume molecular e a polaridade; e que por sua vez define o efeito dos componentes ou mistura na reologia/ viscosidade) são utilizados nas composições limpadoras E 15 concentradas com alto teor de ativos (isto é, limpadores com 15% em peso ou * mais, de preferência, de 20 a 60% em peso ou mais de tensoativo), o componente e/ou a mistura dos componentes podem ser utilizados para ajudar . a controlar a estrutura (por exemplo, a viscosidade de cisalhamento zero) e a É reologia das composições líquidas com alto teor de ativos. Em particular, eles auxiliam na redução da viscosidade de tais líquidos concentrados.
A presente invenção se refere aos limpadores líquidos concentrados com alto teor de ativos, em que os componentes específicos do perfume (especificado pelo volume molecular e polaridade dos componentes individuais e/ou as misturas com os componentes individuais das classes . 25 definidas pelas classes selecionadas de acordo com o volume molecular e a polaridade, e as misturas definidas em porcentagem (%) de cada classe dentro da mistura) são utilizados para controlar a estrutura e/ou a reologia dos líquidos f concentrados. Em particular, o produto ou componentes do perfume são r 2 utilizados para reduzir a viscosidade da formulação do concentrado... : ANTECEDENTES DA INVENÇÃO : í: í Normalmente, a estrutura é regulamentada/ definida por fatores Saci É E que incluem, por exemplo, a concentração de tensoativo e os polímeros de estruturação ou espessamento (ambos os quais ajudam a aumentar a viscosidade fixa). No entanto, nas composições com alta concentração de tensoativo (por exemplo, 15% ou mais em peso da formulação), seria extremamente vantajoso encontrar outras maneiras de regular (por exemplo, reduzir) a viscosidade.
De forma inesperada e imprevisível, os Depositantes descobriram que a seleção dos componentes do perfume e/ou as misturas desses componentes podem atingir precisamente este objetivo. f Sabe-se que, com base no tipo de composto de fragrância utilizado, o composto irá localizar-se em diferentes partes de um monômero ou micela tensoativa.
Diversos artigos de jornal, por exemplo, se referem à localização dos compostos de perfume em relação às estruturas (por exemplo, micelas, fases formadas a partir de micelas, tais como fases lamelar ou hexagonal) encontradas nas soluções.
Estes artigos incluem os seguintes: : - Kayali Ibrahim, Khawla Qamhieh, Bjorn Lindman (Physical Chemistry, Lund University, Sweden) “Effect of Type of Fragrance Compounds on Their Location in Hexagonal Liquid Crystal”, Journal of Dispersion Science and Technology, Vol. 27, 1151, 2006; - Monzer Fanun, Wail Salah Al-Diyn, “Structural Transitions in the System Water/Mixed Nonionic Surfactants/R (+) Limonene Studied by Electrical Conductivity and Self-Diffusion-NMR", Journal of Dispersion Science and Technology, 28: 165-174, 2007; - Samuel A.
Vona, Stig E.
Friberg, Andre-Jean Brin, “Location of Fragrance Moleécules within Lamellar Liquid Crystals”, Colloids and Surfaces A: Physicochemical and Engineering Aspecis, 137, 79, 1998.
" 3 Estas referências se referem ao local em que os perfumes irão se s localizar e nenhuma destas referências descreve ou sugere que as fragrâncias À e/ou componentes das fragrâncias possam ser especificamente selecionados É ó Â para o uso em composições concentradas líquidas com um teor especificamente elevado de ativos, por exemplo, para reduzir a viscosidade . das composições. Há também uma série de referências relacionadas à utilização de hidrótropos (compostos que aumentam a solubilidade em água dos compostos insolúveis) sobre o comportamento reológico das soluções tensoativas (vide, por exemplo, Varade et al., Effect of Hydrotropes on the Aqueous Solution Behavior of Surfactants, Journal of Surfactants and Detergents, vol. 7, No. 3, 257, 2004). É Novamente, isto não se relacionado à utilização de perfumes para modificar a estrutura (por exemplo, reduzir a viscosidade), particularmente em sistemas tensoativos com alto teor de ativos.
Inesperadamente, os Depositantes descobriram que os próprios componentes do perfume (e/ou compostos do perfume que compreendem misturas de componentes) podem ser utilizados para ajudar a estruturar composições, especificamente composições de limpadores líquidos concentrados : com alto teor de ativos. Mais especificamente, quando os componentes são selecionados de forma definida (por exemplo, pelo volume molecular, polaridade), eles podem ser utilizados para controlar a estrutura (por exemplo, a viscosidade) e/ou a reologia das composições com alto teor de ativos.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO A presente invenção se refere às composições limpadoras líquidas com alto teor de ativos (isto é, 15% em peso ou mais, de preferência, 20% em peso ou mais, de maior preferência, de 20 a 60% em peso) que compreendem os componentes de perfume individuais, em que o componente possui um volume molecular V (em que V = comprimento vezes a largura vezes
À : 4 F a profundidade da molécula) > 400 A? e uma polaridade (calculada utilizando o o software de modelagem molecular) > 1 MPa'?. Alternativamente, a composição Ses possui uma mistura de componentes, em que > 50%, de preferência, > 60% aa dos componentes que compõem a mistura do perfume possui um volume molecular V > 400 A? e polaridade > 1 MPa'?. Em particular, a presente invenção se refere a um método para reduzir a viscosidade das composições muito tensoativas (por exemplo, não contendo perfume) com uma viscosidade que varia de 200 a 1.000 Pa.s a uma viscosidade de 150 Pa.s (no cisalhamento zero), de preferência, < 100, de maior preferência, < 150 a 10 Pas. Em uma É realização preferida, haverá uma redução do início ao fim da viscosidade de pelo menos 50, de maior preferência, pelo menos 100 Pa.s, e pode haver uma redução de 200 a 800 Pa.s. O método compreende misturar o componente ou a mistura de componentes, conforme definido acima, em ditas composições muito tensoativas.
15. Em uma segunda realização da presente invenção, a presente invenção se refere a um método para reduzir os limpadores líquidos com alto teor de ativos que não contem perfume e com uma viscosidade de 200 a 1.000 Pa.s a uma viscosidade de 300 ou menos, de preferência, de 300 a 10 Pa.s. Obviamente, se a viscosidade final for, por exemplo, de 300 Pas, a viscosidade inicial seria acima de 300 Pa.s uma vez que a presente invenção é ; sobre a redução da viscosidade. Tipicamente, nesta realização, a redução da viscosidade é de pelo menos 50 Pa.s. O método compreende misturar um componente com um volume molecular V < 400 A? e uma polaridade > 1 MPa“? (ou mistura de componentes, conforme definida, em que > 50%, de preferência > 60% dos componentes satisfazem esta definição) em composições muito tensoativas. Estes e outros aspectos, características e vantagens se tornarão evidentes para os técnicos no assunto a partir da leitura da seguinte descrição
: 5 detalhada e das reivindicações anexas. Para evitar dúvidas, qualquer ” característica de um aspecto da presente invenção pode ser utilizada em y qualquer outro aspecto da, presente invenção. Note que os exeniplos dados na É É : descrição abaixo estão destinados a esclarecer a presente invenção e não — estão destinados a limitar a presente invenção a esses exemplos, per se. Além dos exemplos experimentais, ou quando indicado em contrário, todos os números que expressam quantidades de ingredientes ou condições de reação utilizados no presente devem ser entendidos como modificados em todos os casos pelo termo “cerca de”. Da mesma forma, todas as porcentagens são porcentagens em peso/peso da composição total, exceto quando indicado.
Os intervalos numéricos expressos no formato “de x para y" são entendidos como incluindo x e y. Quando, por uma característica específica, múltiplos intervalos preferidos são descritos no formato “de x para y”", entende- se que todos os intervalos que combinam os diferentes pontos finais também são contemplados. Se o termo “que compreende" for utilizado no relatório descritivo ou nas reivindicações, não se pretende excluir quaisquer termos, etapas ou características não especificamente citadas. Todas as temperaturas estão em graus .Celsius (ºC), salvo indicação em contrário. Todas as medidas =, estão em unidades SI, salvo indicação em contrário. Todos os documentos —citadossão-na parte relevante — incorporados no presente como referência.
: BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS A presente invenção será ainda descrita a título de exemplo apenas com referência às Figuras anexas, em que - A Figura 1 mostra como a viscosidade de cisalhamento estável é — efetuada pelo componente particular do perfume selecionado. Em particular, é observado como o salicilato de benzila e o linalo! (com volume molecular > 400 A? e polaridade > 1 MPa'?) reduzem significativamente a viscosidade (antes da adição a viscosidade era de 200 a 1.000 Pa.s).
; 6
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO * A presente invenção está direcionada às composições líquidas ; com alto teor de ativos que compreendem os-componentes de perfume : À especialmente selecionados e/ou às misturas desses componentes. — Especificamente, ela está direcionada a um método para reduzir a reologia-dos limpadores com alto teor de ativos (em relação à sua viscosidade de cisalhamento zero ou viscosidade “estável”, na ausência de perfume), ao selecionar os componentes específicos do perfume e/ou as misturas dos componentes (com base nas considerações do volume molecular e da . polaridade). Dependendo da classe do(s) perfume(s) selecionado(s), a redução da viscosidade pode variar da viscosidade inicial de 200 a 1.000 Pa.s, por : exemplo, a viscosidade de 10 a 150 Pa.s (“grande” redução); ou da viscosidade inicial de 200 a 1.000 Pa.s, por exemplo, da viscosidade de 20 a 300 Pa.s (redução intermediária). Obviamente, se a viscosidade final for de 300 Pa.s, a viscosidade inicial seria acima de 300 Pa.s, uma vez que a presente invenção se refere à redução da viscosidade. A presente invenção é descrita com mais detalhes conforme apresentado abaixo. LíqQuiDOS COM ALTO TEOR DE ATIVOS As composições da presente invenção são composições de limpeza concentradas 15% em peso e, de maior preferência, de 20 a 60% em peso de tensoativo(s) selecionado(s) a partir do grupo que consiste em * — tensoativos aniônicos, não iônicos, anfóteros, catiônicos e suas misturas. O detergente aniônico ativo que pode ser utilizado pode ser sulfonado alifático, tais como alcanina primária (por exemplo, Cg-C22) ' sulfonada, alcanina primária (por exemplo, Cs-C22) deslocada, alcenos Csg-C22 sulfonados, hidroxialcano Cg-C22 sulfonato ou alquil gliceril éter sulfonato (AGS); ou sulfonados aromáticos, tal como o sulfonato de alquil benzeno.
Os aniônicos também podem ser um sulfato de alquila (por * exemplo, sulfato de alquila Ci2-C13) ou sulfato de alquil éter (incluindo alquil e. gliceril éter sulfatos). Entre os sulfatos de alquil éter estão aqueles de fórmula: ananaaa: f RO(CH2CH20),SO3;M em que R é uma alquila ou alquenila com 8 a 18 carbonos, de preferência, 12 a 18 carbonos, n tem um valor médio superior a 1,0, de preferência, superior a 3; e M é um cátion de solubilização, tal como o sódio, potássio, amônio ou amônio substituído.
O lauril éter sulfato de amônio e de sódio são os preferidos.
Os aniônicos também podem ser os sulfosuccinatos de alquila E (incluindo o mono- e dialquila, por exemplo, os sulfosuccinatos Cs-C22); tauratos de alquila e acila, sarcosinatos de alquila e acila, sulfoacetatos, fosfatos de alquila Cg-C2> e fosfatos, alquil fosfato ésteres e alcoxil alqui! fosfato ésteres, lactatos de acila, succinatos e maleatos de monoalquila Cg-C22, —sulfoacetatos, glicosídeos de alquila e isetionatos acila, e outros.
Os sulfosuccinatos podem ser sulfosuccinatos de monoalquila de e fórmula: ; - f : : RºOCCH;CH(SO3M)CO2M; do e.sulfosuccinatos de amida MEA de fórmula; Rº*CONHCH2CH;0.CCHaCH(SO3aM)CO2M À em que Rº varia de alquila Cg-Co> e M é um cátion de solubilização.
Em geral, os sarcosinatos são indicados pela fórmula: . * RICON(CH3)CH2CO2M, em que R' varia de alquila Cg-Cxy e M é um cátion de solubilização.
Em geral, os taurates são identificados pela fórmula: RºCONRºCH2CH2SO;M em que R? varia de alquila Ca-Cao, R? varia de alquila C1-Ca e M é * um cátion de solubilização. : Meda 1 A composição de limpeza inventiva pode conter isetionatos de : É acila Ca-C18. Estes ésteres são preparados pela reação entre o isetionato de metal alcalino com a mistura de ácidos graxos alifáticos com 6 a 18 átomos de Ê carbono e um valor de iodo inferior a 20. Pelo menos 75% dos ácidos graxos misturados apresentam de 12 a 18 átomos de carbono e até 25% possuem de 6 a 10 átomos de carbono. ã Um ou mais tensoativos anfóteros podem ser utilizados na presente invenção.
Os tensoativos anfóteros são, de preferência, utilizados em níveis tão baixos como quanto cerca de 0,5 ou 0,8% em peso e em níveis tão altos quanto cerca de 8 a 20% em peso.
Tais tensoativos incluem pelo menos um grupo ácido.
Este pode ser um grupo de ácido carboxílico ou sulfônico.
Estes incluem o nitrogênio quaternário e, portanto, são aminoácidos quaternários.
Em geral, devem incluir um. grupo alquila ou alquenila de 7 a 18 átomos de carbono.
Em geral, cumprem com uma õ fórmula estrutural global: fp . . À f É o R? 1 | R-[-C-NH (CH2)QN-Jm-N*-X-Y bs em que R' é uma alquila ou alquenila de 7 a 18 átomos de carbono; R? e Rº são cada um independentemente alquila, hidroxialquila ou —carboxialquila de 1 a 3 átomos de carbono; n é 2 a 4; m é de 0a1i1Xé alquileno de 1 a 3 os átomos de carbono opcionalmente substituído por hidroxila, e Y de -CO, ou -SOs-. Os tensoativos anfóteros apropriados dentro da fórmula geral acima incluem as betaínas simples de fórmula:
R? | : R'-N*-CH20Oz7 e as amido betaínas de fórmula: R? É | R' - CONH(CH2)-N*-CH2CO2" ha em que né 2 ou 3. Em ambas as fórmulas, R(, RR e R? são conforme definido anteriormente. R* pode ser, em particular, uma mistura de grupos alquila C12 e . 5 Ci derivada do óleo de coco tal que pelo menos metade, de preferência, pelo menos três quartos dos grupos R' tenham de 10 a 14 átomos de carbono. Re R? são, de preferência, metila. À Uma outra possibilidade é que o detergente anfótero é uma , sulfobetaína.
Os anfoacetatos e dianfoacetatos também pretendem serem englobados nos compostos zwitteriônicos e/ou anfóteros possíveis que podem ser utilizados tais como, por exemplo, o lauroanfoacetato de sódio, cocoanfoacetato de sódio, e as misturas dos mesmos, e similares.
Um ou mais tensoativos não iônicos também podem ser utilizados na composição de limpeza da presente invenção. Os tensoativos não iônicos são, de preferência, utilizados em níveis tão baixos quanto cerca de 0,5 ou 0,8% em peso e em níveis tão elevados quanto cerca de 3 a 8% em peso.
Os não-iônicos que podem ser utilizados incluem, em particular, os produtos da reação dos compostos com um grupo hidrofóbico e um átomo de hidrogênio reativo, por exemplo, os alcoóis alifáticos, ácidos, amidas ou alquilfenóis com óxido de alquileno, especialmente o óxido de etileno, sozinho
10 | ou com óxido de propileno.
Os compostos específicos de detergentes não + iônicos são os condensados de óxido de etileno alquil (Ces-C22) fenóis, os : PESAeaA produtos. de condensação -de alcoóis lineares ou “Tamiíficados, primários ou : fe secundários, alifáticos (Ca-C18) com óxido de etileno e os produtos fabricados —pelacondensação do óxido de etileno com os produtos da reação do óxido de É propileno e etilenodiamina.
Outros denominados compostos detergentes não iônicos incluem os óxidos de aminas terciárias de cadeia longa, óxidos de fosfina terciária de cadeia longa e sulfóxido de dialquila, e outros. ; O não-iônico também pode ser uma amida de açúcar, tal como uma amida de polissacarídeo.
Especificamente, o tensoativo pode ser uma das Ê lactobionamidas descritas na patente US 5.389.279 de Au et al. intitulada Compositions Comprising Nonionic Glycolipid Surfactants, depositada em 14 de fevereiro de 1995; que é incorporada no presente como referência, ou pode ser uma das amidas de açúcar descritas na patente US 5.009.814 de Kelkenberg, intitulada Use of N-Poly Hydroxyalkyl Fatty Acid Amides as Thickening Agents for Liquid Aqueous Surfactant Systems, depositada em 23 abril de 1991; incorporada no presente como referência. . : NE iii . Um ou mais tensoativos catiônicos também pode ser utilizado na composição de limpeza.
Os tensoativos catiônicos podem ser utilizados em níveis tão baixos quanto cerca de 0,1, 0,3, 0,5 ou 1% em peso, e em níveis tão É altos quanto 2 a 20% em peso.
Os exemplos de detergentes catiônicos são compostos de amônio quaternário tais como alquildimetilamônio de halogênio.
Outros tensoativos adequados que podem ser utilizados são descritos na patente US 3.723.325 de Parran Jr, intitulada Defergent Compositions Containing Particle Deposition Enhancing Agents, depositada em 27 março de 1973 e Surface Active Agents and Detergents (Vol. | e Il ) de Schwartz, Perry & Berch, ambas as quais também são incorporadas no presente como referência.
í Em uma realização preferida da presente invenção, o sistema E — tensoativo pode compreender uma mistura de metal álcalino ou sulfato de É amonioalquila (por exemplo, laurila) (por exemplo, em cerca de 3 a 40% em — peso)e alquilamidopropilbetaína (por exemplo, em cerca de 1 a 20% em peso), a mistura total compreendendo, de preferência, 20% em peso a 60% em peso da composição.
Em geral, o comportamento reológico de todas as soluções tensoativas, incluindo as soluções líquidas de limpeza, é fortemente dependente da microestrutura, ou seja, da forma e concentração das micelas ou outras estruturas auto-organizadas na solução.
Quando há tensoativo suficiente para formar micelas (concentrações acima da concentração micelar crítica ou CMC), por exemplo, podem ser formadas micelas esférica, cilíndricas (do tipo bastão ou discoidal), esferocilíndricas ou elipsoidais. A medida que a concentração do tensoativo aumenta, as fases líquidas cristalinas ordenadas, tal como a fase lamelar, fase hexagonal, fase cúbica ou fase de esponja L? podem se formar. A fase hexagonal não isotrópica consiste em micelas cilíndricas longas dispostas em uma estrutura hexagonal. Em geral, a microestrutura da maioria dos produtos de cuidados pessoal é composta por uma dispersão isotrópica, incluindo micelas esféricas; e micelas do tipo bastão; ou uma fase líquida cristalina ordenada, tal como uma dispersão lamelar.
Conforme mencionado acima, as micelas podem ser esféricas ou — ' do tipo bastão. As formulações com miícelas esféricas tendem a apresentar uma baixa viscosidade e exibem um comportamento de cisalhamento newtoniano (ou seja, a viscosidade permanece constante em função da taxa de cisalhamento); assim, se for desejado um derramamento fácil do produto, a solução é menos viscosa. Nestes sistemas, a viscosidade aumenta linearmente com a concentração do tensoativo. * i As soluções micelares do tipo bastão tendem a ser mais viscosas : porque o movimento das micelas mais longas é restrito.
Em uma taxacííticade = fera! cisalhamento, as micelas se alinham e a solução se torna pseudoplástica.
A adiçãode sais aumenta o tamanho das micelas do tipo bastão aumentando sua viscosidade de cisalhamento zero (ou seja, a viscosidade quando em repouso na garrafa), que ajuda a suspender partículas, mas também aumenta a taxa de cisalhamento crítica (por exemplo, o ponto em que o produto se torna pseudoplástico; maiores taxas críticas de cisalhamento significa que o produto É émais difícil de derramar). As dispersões lamelares diferem das micelas esféricas e do tipo bastão, porque podem ter uma alta viscosidade de cisalhamento zero (devido ao arranjo estreito das gotículas lamelares constituintes), mas estas soluções são muito pseudoplásticas (por exemplo, dispensam facilmente no ; 15 derramamento). Ou seja, as soluções podem se tornar mais finas do que as soluções micelares do tipo bastão em taxas moderadas de cisalhamento.
F E Portanto, na formulação das composições líquidas de limpeza há : a opção de utilizar as fases micelares isotrópicas, tal como as soluções micelares do tipo bastão ou dispersões lamelares.
Quando as soluções —micelares do tipo bastão são utilizadas, muitas vezes elas também requerem o uso de estruturantes externos para aumentar a viscosidade e para suspender as partículas.
Por isso, os carbômeros e as argilas são frequentemente utilizados.
Em maiores taxas de cisalhamento (como na dispensação do produto, na aplicação do produto no corpo ou ao esfregar com as mãos), uma vez que as soluções micelares do tipo bastão são menos pseudoplásticas, a viscosidade da solução permanece elevada e o produto pode ser pegajoso e É » * espesso.
Uma forma de caracterizar os concentrados da presente invenção
- inclui a medida da viscosidade em cone e placa, conforme descrito abaixo. As ? composições possuem uma viscosidade no intervalo de cerca de 200 a cerca eo de 1.000 Pascal.segundo (Pa.s) a uma taxa de' cisalhamento “de 0,01 s' Â Mana: medido a 25º C, conforme medido por uma técnica de cone e placa, conforme descrito abaixo.
Na presente invenção, já que há uma grande quantidade de ativos utilizados, seria desejável reduzir a viscosidade para ajudar no processamento/ fabricação do produto, bem como para escorrer o produto para fora do recipiente durante a utilização Surpreendentemente, os Depositantes descobriram que os componentes de perfumes/ fragrâncias podem ser utilizados para reduzir a viscosidade dos líquidos com alto teor de ativos. O principal é compreender como a estrutura (definida pelo volume da molécula e pela polaridade) dos componentes da fragrância funciona de modo que, se o componente da fragrância ou mistura dos componentes for adequadamente
1. 15. selecionado, a estrutura e a reologia (por exemplo, à viscosidade de cisalhamento zero) podem ser controladas. Na presente invenção, o(s) : componente(s) é(são) selecionado(s) para reduzir a.viscosidade (viscosidade VC É de cisalhamento zero) a partir de uma viscosidade inicial abaixo de 200 Pas a
1.000 Pa.s (quando não há perfume presente) para uma viscosidade de 150 a 10 (“grande”); ou para uma viscosidade de 300 a 20 Pa.s (“intermediária”) em função dos critérios de seleção. PERFUMES/ COMPONENTES DOS PERFUMES As composições da presente invenção compreendem cerca de 0,1 a 3% em peso, de preferência, de 0,2 a 2% em peso de óleo de perfume. 26 Apesar de uma única composição de perfume poder ser utilizada, as misturas compreendem, tipicamente, dois ou mais componentes. De fato, um óleo típico | é uma mistura de cerca de 30 a 100 compostos com propriedades físico- químicas diferentes.
Em geral, os compostos de fragrâncias em uma mistura do * perfume podem ser classificados nos seguintes grupos: . t . (1) perfume com grupo principal polar e cadeia hidrofóbica Edo relativamente linear (polar e “delgado”); (2) perfume com grupo principal polar e cadeia hidrofóbica volumosa (polar e volumosa); e : (3) perfume que é totalmente hidrofóbico, tal como alguns dos compostos de hidrocarbonetos (não polares). , Os óleos de perfume podem ainda compreender co-solventes —hidrossolúveis, tais como o dipropileno glicol.
De acordo com a presente invenção, foi descoberto que os compostos de perfume dentro de grupos diferentes afetam a reologia das composições líquidas, em particular, das composições muito tensoativas, de modo significativamente diferente.
Surpreendentemente, os Depositantes descobriram que a polaridade, proveniente do cálculo de parâmetro de solubilidade de Hansen, assim como o volume da molécula, se relacionam com o efeito dos Ê componentes individuais sobre ;o comportamento estrutural/ reológico da formulação. Portanto, estas quantidades podem ser utilizadas como critério de seleção para os componentes do perfume.
A polaridade é definida pelo Parâmetro de Solubilidade Hansen e é calculada pela adição constante do fragmento, em unidade MPa'?. Os valores dos fragmentos foram determinados a partir do trabalho de Hansen. O volume molecular (V) é calculado pela fórmula: V = L * W* D, em que L, We D sãoo comprimento, largura e profundidade da molécula, respectivamente C igual a multiplicação). A polaridade, L, W e D são calculados por um software de modelagem molecular disponível comercialmente, tal como o seguinte: Molecular Modeling Pro?m Revision 3.33, publicada pela ChemSWº Inc.
Vide Charles M.
Hansen, capítulo |, Hansen Solubility Parameters j pela CRC Press em 1999. õ Ô Ea.
Mais especificamente, em uma realização da presente invenção, nã E Á a presente invenção compreende composições com 15% ou mais de ativos e em que os componentes do perfume são selecionados tal que o volume molecular (V) > 400 A? e a polaridade média > 1 MPa'?. Quando os componentes individuais ou mistura de componentes são utilizados, foi descoberto que estes reduzem a viscosidade de uma formulação com alto teor de ativos que apresenta uma viscosidade inicial de 200 a 1.000 Pa.s (antes da adição do perfume) a uma com viscosidade final de < 150 Pas (no cisalhamento zero), de preferência, 150 a 10 Pa.s. :
Embora normalmente > 50% dos componentes em uma mistura de perfume sejam obrigados a ver este efeito, os componentes específicos podem ser utilizados individualmente para proporcionar o mesmo efeito.
Os
. 15 exemplos de componentes individuais que obedecem aos critérios definidos são apresentados no Exemplo 1 (por exemplo, polisantol, a-hexilcinamaldeído, etc.). E E f f Em uma segunda realização da presente invenção, a presente invenção compreende as composições com 15% ou mais de ativo, e em que os componentes de perfume são selecionados de tal forma que os componentes individuais do perfume, ou > 50% dos componentes dentro de uma mistura de componentes, possui um volume molecular (V) < 400 A? (angstroms ao cubo) e uma polaridade média > 1. Descobriu-se que o uso dos componentes ou mistura dos componentes reduz a viscosidade da composição com alto teor de ativos com uma viscosidade inicial de 200 a 1.000 Pa.s (antes da adição do perfume) para uma com viscosidade final de 300 a 20, de preferência, < 200 a 60 Pa.s (no cisalhamento zero). Os exemplos de compostos que satisfazem os critérios definidos da segunda realização se encontram no Exemplo 2.
A água normalmente compreende cerca de 30 a 80% em peso da eo composição. ' V 2... .. - - Tipicamente, o pH-éde cercade3 à 11, de preferência, ded4a10.
OUTROS COMPONENTES COMPOSICIONAIS Conforme indicado, a presente invenção está relacionada à utiização dos componentes de perfume individuais ou misturas desses componentes para aumentar a viscosidade das composições pouco ativas. As composições podem compreender outros ingredientes opcionais conforme descrito abaixo. Embora a viscosidade das composições, conforme observado, sejam preferencialmente reduzidas pela utilização dos componentes individuais f * do perfume ou as misturas desses, de preferência, podem estar presentes de O a 3% dos moduladores da viscosidade, de maior preferência, menos de 2%, de maior preferência, ainda, menos de 1%, de maior preferência, ainda, menos de 0,5% e, de maior preferência, ainda, todos ausentes.
Os agentes moduladores da viscosidade adequados que podem ser utilizados incluem os polacrilatos; sílicas naturais espumadas e ceras sintéticas, ceras de silicone de alquila, tal como a cera de silicone de behenila; silicato de alumínio; derivados da lanolina, tal como o lanesterol; alcoóis graxos Cs a Cx; copolímeros de polietileno; estearato de poliamônio; ésteres de sacarose; argilas hidrofóbicas; vaselina; hidrotalcitas; e suas misturas, e similares. É Os materiais adicionais que podem ser utilizados incluem as argilas expansivas, por exemplo, a laponita; ácidos graxos e seus derivados e, em particular, os ácidos graxos de monoglicerídeo poliglico! éteres; poliacrilatos reticulados, tal como o Carbopol? (polímeros disponíveis pela Goodrich); acrilatos e seus copolímeros, por exemplo, Aqua SF-1 disponível pela Noveon (Cleveland, Ohio), polivinilpirrolidona e seus copolímeros; iminas de polietileno;
; 17 sais tais como o cloreto de sódio e sulfato de amônio, ésteres de sacarose; F gelantes; gomas naturais, incluindo os alginatos, guar, xantana, e derivados de faaaça , polissacarídeos, . incluindo a carboximetilcelulóse “e hidroxipropil guar; faeces propilenoglicóis e oleatos de propilenoglico!; tallowatos de glicerol, e suas misturas, esimilares.
À As argilas particularmente preferidas são as argilas de hectorita sintéticas (laponita) utilizado em conjunto com um sal eletrólito capaz ocasionar o espessamento da argila.
Os eletrólitos adequados incluem sais alcalinos e alcalinos terrosos, tais como haletos, sais de amônio e sulfatos, suas misturas esimilares.
Outros exemplos de agentes moduladores da viscosidade são ; dados no Cosméetic Ingredient International Dictionary, 5º edição, 1993, publicado pelo CTFA (The Cosmetic, Toilettry & Fragrance Association), incorporado no presente como referência.
Os agentes moduladores da viscosidade podem compreender de ; 0,1% em peso até tanto quanto 65% da composição.
Tipicamente, o intervalo é de 1 a 30% em peso. ; h : i.
É h Em uma realização, as composições da presente invenção podem compreender de 0,1 a 1,596 em peso de um agente catiônico de condicionamento da pele, de preferência, utiizado em combinação com 01a 1% em peso de um sólido, modificador óptico das partículas, geralmente de cerca de 50 a cerca de 300, de maior preferência, de 50 a 150 um de diâmetro médio.
Os exemplos de polímeros catiônicos incluem os polissacarídeos —catiônicos e celulósicos catiônicos.
A celulose catiônica está disponível pela Amerchol Corp (Edison, NJ, EUA) em sua Polymer JR (marca) e série de polímeros LR (marca), como os sais de hidroxietil celulose reagidos com epóxido substituído por trimetil
18 à amônio, referidos na indústria (CTFA) como Polyquaternium 10. Outro tipo de + celulose catiônica inclui os sais de amônio quaternários poliméricos de . : hidroxietil celulose reagidos com epóxido substituído por laufil dimetil amônio, : : referidos na indústria (CTFA) como Polyquaternium 24. Estes materiais estão disponíveis pela Amerchol Corp (Edison, NJ, EUA) sob a marca polímero LM- i
200. Um tipo particularmente adequado de polímero de polissacarídeo catiônico que pode ser utilizado é um derivado catiônico de goma guar, tal como o cloreto de hidroxipropiltrimônio guar (comercialmente disponível pela Rhone-Poulenc na sua série da marca Jaguar). Os exemplos são o JAGUAR a C138S, que tem um baixo grau de substituição dos grupos catiônicos e alta fr viscosidade, JAGUAR C15, com um grau moderado de substituição e uma baixa viscosidade, JAGUAR C17 (alto grau de substituição, alta viscosidade), É JAGUAR C16, que é um derivado de guar catiônico hidroxipropilado contendo um nível baixo de grupos substituintes, bem como grupos de amônio quaternário catiônico, e JAGUAR 162, que é um guar de viscosidade média de alta transparência, com baixo grau de substituição. -- É : g ã Os polímeros catiônicos particularmente preferidos são o JAGUAR C13S, JAGUAR C15, JAGUAR C17, JAGUAR C16 e JAGUAR C162, em especial, o Jaguar C13S. Outros agentes catiônicos da pele conhecidos no estado da técnica podem ser utilizados contanto que sejam compatíveis com a formulação inventiva. O modificador óptico deve ser utilizado em concentrações eficazes para expor um conjunto específico de propriedades ópticas da pele caracterizado por um conjunto de Valores de Cores Tristímulo L, a * e b *; uma mudança na refletividade, e uma mudança de opacidade, que prevê pelo menos uma alteração de 5% em pelo menos uma das propriedades ópticas específicas, quando dita composição de limpeza é aplicada na pele e, em
, seguida, enxaguada utilizando o Protocolo de Avaliação Visual /n-vitro. % Vantajosamente, o atributo visual orientado pelo modificador : óptico é selecionado a partir do.brilho da pele, cor de pele ou a uniformidade a óptica da pele e suas combinações.
De preferência, no caso de conferir um benefício de brilho da pele, a mudança no valor L está no intervalo de cerca de O a +10, a mudança na refletância no intervalo de cerca de O a +300%, e a variação da opacidade no intervalo de cerca de O a +20%, com a ressalva de que a mudança no valor de L, a mudança de refletância e a mudança na opacidade não são todas zero, | de modo a fornecer um brilho da pele perceptível quando dita composição de limpeza é aplicada sobre a pele e, em seguida, enxaguada utilizando o i Protocolo de Avaliação Visual In-vitro. Para o brilho da pele, de preferência, superior a cerca de 10% (de preferência, superior a cerca de 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 ou 95%) em peso do modificador óptico de partículas é ainda definido por um índice de refração de superfície externa, geometria e dimensões específicas em que: (i) a superfície externa tem um índice de refração de cerca de 1,8 a4,0; : (ii) a geometria é plana, cilíndrica ou uma mistura dos mesmos; e (iii) as dimensões específicas são de cerca de 10 a 200 pum de diâmetro médio, no caso de uma partícula plana, ou de cerca de 10 a 200 um de comprimento médio e cerca de 0,5 a 5,0 um de diâmetro médio, no caso de uma partícula cilíndrica. De preferência, no caso de atribuir um clareamento da pele ou —mudança de cor na pele perceptível, a mudança no valor L está no intervalo de cerca de O a +10, a mudança no valor a * está no intervalo de cerca de O a +10, uma mudança no valor b* está no intervalo de cerca de O a +10, a mudança na opacidade está no intervalo de cerca de O a +50%, e a mudança na refletância
20 E está dentro do intervalo de refletividade normal! da pele de cerca de +10%, com a . ressalva de que a mudança no valor de L, b* e a mudança na opacidade não são : todos zero de modo a fornecer um -clareamento da pele ou mudança decor = f sã perceptível quando dita composição de limpeza é aplicada na pele e, em seguida, enxaguada utilizando o Protocolo de Avaliação Visual In-vitro.
Para o clareamento da pele ou mudança de cor, de preferência, mais do que cerca de 10% (de preferência, mais do que cerca de 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 ou 95%) em peso do modificador óptico de partículas é ainda definido por um índice de refração da superfície externa, geometria e dimensões específicas, em que: () a supeifície externa possui um índice de refração de cerca de 1,83 a4,0, (ii) a geometria é esferoidal, plana, ou uma mistura dos mesmos, (iii) as dimensões específicas são cerca de 1 a 30 um de diâmetro médio no caso de uma partícula plana, ou cerca de 0,1 a 1 um de diâmetro —- —médio.nocaso de uma partícula esférica, e (iv) opcionalmente, com uma fluorescência da cor, absorção de cor, interferência na cor ou uma combinação dos dois. ã Á Além disso, a composição de limpeza inventiva da presente : invenção pode incluir de O a 15% em peso dos ingredientes opcionais da seguinte forma: agentes sequestrantes, tais como tetrasódio — etileno diaminotetra acetato (EDTA), EHDP ou as misturas em uma quantidade de 0,01 a 1%, de preferência, de 0,01 a 0,05%; e agentes corantes, opacificantes e perolizantes, tal como o estearato de Zinco, estearato de magnésio TiO,, EGMS (monoestearato de etileno glico!l) ou Lytron 621 (copolímero de estireno/ . 25 —acrilato) e similares, todos os quais são úteis na melhora da aparência ou das propriedades cosméticas do produto. t As composições podem ainda compreender antimicrobianos, tais como o 2-hidroxi-4,2',4"-triclorodifeniléter (DP300); conservantes tais como o dimetiloldimetil hidantoína (Glydant-XL1000), parabenos, ácido sórbico, e . similares. : F i As composições também podem compreender o coco acil mono- À É ou dietano| amidas como intensificadores da espuma e os sais fortemente ionizantes, tais bamo o cloreto de sódio e sulfato de sódio, também podem ser , vantajosamente utilizados.
Os antioxidantes, tais como, por exemplo, o hidroxitolueno butilado (BHT) e similares podem ser vantajosamente utilizados em . quantidades de cerca de 0,01% em peso ou mais, se apropriado.
Os hidratantes que também são umectantes, tais como os alcoóis poliídricos, por exemplo, a glicerina e o propilenoglicol, e similares; e polióis, tais como os polietilenos glicóis listados abaixo e similares podem ser utilizados.
Polyox WSR-205 PEG 14M, Polyox WSR-N-60K PEG 45M, ou Polyox WSR-N-750 PEG 7M.
Os emolientes hidrofóbicos e/ou hidrofílicos (isto é, umectantes) mencionados acima podem ser utilizados. De preferência, os emolientes hidrofílicos são utilizados em excesso de emolientes hidrofóbicos na composição de limpeza inventiva. De maior preferência, um ou mais emolientes hidrofílicos são utilizados sozinhos. Os emolientes hidrofílicos estão presentes, de preferência, em uma concentração superior a cerca de 0,01% em peso, de maior preferência, superior a cerca de 0,5% em peso. De preferência, a composição inventiva contém menos de cerca de 10, 5, 3, 2, 1, 0,7, 0,5, 0,3, 0,2,0,1,0,050u0,01% em peso de um emoliente hidrofóbico.
O termo “emoliente” é definido como uma substância que suaviza ou melhora a elasticidade, aparência e juventude da pele (estrato córneo), quer pelo aumento do seu teor de água, adição ou substituição de lipídios e outros
22 Ã nutrientes da pele; ou ambos, e mantém-a macia, retardando a diminuição do s seu teor de água. : PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO VISUAL IN VITRO (ENSAIO EM PELE DE Suínos! Porco) = = À Ê Pegue um pedaço de pele de porco preto (L = 40 + 3) com as dimensões de 5,0cmX 10 cm e monte-o em papel cartão de fundo preto. As medidas iniciais são realizadas na pele não tratada. A pele montada é, em seguida, lavada por 1 a 2 minutos com esfregaço “normal” com a composição a ser testada e enxaguada por cerca de % minuto com água da torneira a 45º C. É Após duas horas de secagem a 25º C, as medidas finais de cor L, a*, bt; reflexividade e opacidade são realizadas.
MEDIDAS DA COR As medidas de cor inicial e final em pele de suínos ou humana in- vivo são realizadas com um espectrocolorímetro Lab Hunter utilizando uma É fonte de luz a 0º e geometria do detector de 45º. O espectrocolorímetro é calibrado com os padrões preto e branco apropriados. As medições são realizadas antes e após o tratamento de lavagem. Três medidas são obtidas por vez e feita a média. Os valores obtidos são L, a*, b*, que vêm da ii representação do espaço da eo b*La*b*. . . : DETERMINAÇÃO DA OPACIDADE A opacidade da pele tratada pela composição de limpeza pode ser derivada a partir das medidas de cor Hunter Lab. O valor do contraste de opacidade é calculado a partir do delta L (que é a mudança na brancura após a deposição) dividido por 60 (que é a diferença no valor de L da pele e uma cor branca pura).
DETERMINAÇÃO DA REFLETÂNCIA OU RADIAÇÃO A medida inicia! e final de refletância/ radiação em pele de suíno ou humana in-vivo é realizada com um medidor de brilho antes e após o tratamento com a composição de limpeza. O medidor de brilho é primeiro ajustado tanto com o detector e a fonte de luz a 85º da normal. Em seguida, o
À 23 medidor de brilho é calibrado com um padrão de reflexão adequado. As É medições são realizadas antes e após a aplicação e o enxágue da composição ã da limpeza e a diferença percentual é calculada... - - | E É Co À E Uma vez que uma mudança notável na pele quando tratada com a composição inventiva poderá fornecer apenas áreas dispersas de melhora da aparência da pele (tal como ponto de brilho, cintilante, etc) ao invés de uma i mudança contínua ao longo uma grande expansão da pele mais adequada para a análise instrumental utilizando o medidor de brilho, etc; com o propósito de definir o nível de alteração da aparência da pele necessária para ser mostrado para a composição inventiva, um “sim” resulta em um método de Telha, o método do Consumidor, o método de lavagem da Mão (de laboratório), ou qualquer combinação deles deve ser considerado equivalente a pelo menos uma mudança de 5% na refletividade quando a composição de limpeza inventiva é aplicada sobre a pele e, em seguida, enxaguada utilizando o Protocolo de Avaliação Visual In-vitro.
MEDIDA DA VISCOSIDADE POR CONE E PLACA EscoPo - + Eãa: Este método abrange a medida da viscosidade da composição de fimaera de fase isotrópica.
EQUIPAMENTOS Viscosimetro Brookfield Cone e Placa DV-Il+; Eixo S41.
PROCEDIMENTO
1. Ligar a Água de Banho anexa ao copo de amostra do —viscosímetro. Certificar que está ajustada para 25º C. Deixar a leitura da temperatura estabilizar a 25º C antes de prosseguir. .
2. Com o viscosímetro desligado, retirar o eixo (S41) girando no sentido anti-horário.
24 :
3. Ligar e pressionar qualquer tecla, conforme solicitado para > zerar o viscosímetro. E E R 4. Quando a.função autozero estiver completa, substituir o eixo E iss. E (girando no sentido horário) e pressionar qualquer tecla.
5. Fixar o copo de amostra. Usando as teclas de seta para cima/ baixo, mudar lentamente a velocidade para 10 rpm e pressionar a tecla SET SPEED. Use a tecla SELECT DISPLAY para que o monitor esteja no modo %. . . 6. Ligar o motor. Se a tela subir para 0,4% ou mais ou não configurar em O + 0,1%, gire o anel de ajuste no sentido horário até configurar.
7. Girar o anel de ajuste no sentido anti-horário até que a leitura esteja variando entre 0,0 e 1,0%. A variação deve ocorrer aproximadamente a * " cada6 segundos. :
8. Gire o anel de ajuste no sentido horário exatamente na largura de uma divisão a partir da configuração obtida na etapa 7.
9. Desligar o motor. Utilizar as teclas de seta para cima/ baixo, mudar lentamente a velocidade para 0,5 rpm e pressionar a tecla SET SPEED. Utilizar o comando SELECT DISPLAY até que o mostrador esteja em cP. ;
10. Colocar 2 + 0,1 g do produto a ser medido no copo de ' amostra. Fixar o copo no viscosímetro. : 20 11. Deixar o produto permanecer no copo com o motor desligado por 2 minutos.
12. Ligar o motor e permitir que o eixo gire por 2 minutos antes de observar à leitura no display.
EXEMPLOS EXEMPLO 1 : EFEITO DOS COMPOSTOS DE PERFUME SOBRE A REOLOGIA DA FORMULAÇÃO Os compostos de perfumes que espera-se que apresentem um efeito mais significativo na redução da viscosidade do concentrado; volume molecular > 400 A?, polaridade > 1 MPa'?. Espera-se que estes componentes, > individualmente (ou, se parte de um produto, como por exemplo> 50% da a. mistura) reduzam a viscosidade de uma composição concentrada sem perfume O com viscosidade inicial de 200 a 1.000 Pa.s para a viscosidade final de 150 a 10Pas.
Os exemplos a seguir são os seguintes: TABELA 1 i molecular (A?) | (MPA'?) Fenil etil acetato (2-fenil etil 103-45-7 711,03 3,12 Aa o a ad dad Fenoxietil isobutirato (2- 103-60-6 965,99 RA o EE Te ecieamenadeido — — =| 103957 | 5se67 | 249 | ! : eta nv açao | see | 208 | | propanal 4,39 :
TEA molecular (Aº) | (MPA'”?)
:
e ÍlMãior = | 13628370 | 655876 | 285 | : éster | É : Hidroxiisohexil 3-ciclohexeno —| 31906-04-4 | Sr aa
& molecular (A?) | (MPA'?) |
É : [4isopropilbenzaldeido — — | 122032 | 4352621 | 5 | EXEMPLO 2 Entre os compostos listados no Exemplo 1, os seguintes compostos apresentaram um efeito diluente significativo na base concentrada (Uniblend ativa 24% + CAPB + PPG-9 0,2% e balanço de água). A
28 á concentração do composto do perfume é de 1%. : s Quando uma base única (sem perfume) é utilizada, a viscosidade a . de cisalhamento zero é de 289 Pa.s.
Quando o componente do perfume é da adicionado, a viscosidade de cisalhamento zero da base + perfume 1% é
— conforme observado na Tabela 2 abaixo.
TABELA 2 É cisalhamento zero (Pa.s) Metil-(metilenodioxifenil)-
Conforme claramente demonstrado, a adição de perfumes reduziu >» a viscosidade de 289 Pa.s para tão baixo quanto 15 nos exemplos medidos. ; eee a EXEMPLOB- | i EFEITO DOS COMPOSTOS DE PERFUME SOBRE A REOLOGIA DA FORMULAÇÃO Os compostos de perfumes que possuem um efeito intermediário na redução da viscosidade da formulação do concentrado (Uniblend ativa 24% + CAPB + PPG-9 0,2% e balanço de água): volume molecular < 400 po, polaridade > 1 MPa'?. Espera-se que estes componentes reduzam individualmente (ou, se presentes, por exemplo, como > 50% da mistura) a viscosidade de uma composição sem perfume concentrada a partir da : viscosidade inicial de 200 a 1.000 Pa.s para a viscosidade final de 300 a 20 Pa.s (A viscosidade final sendo menor do que a viscosidade inicial). Os exemplos estão a seguir: TABELA 3 molecular (A) | (MPa?) |etwanova — — | 789683 | 184 | s | [Bsraideido — | 123728 | 16207 | 6526 | o molecular (A?) | (MPa'? , [aneptanoa — == | 110450 | 2612525 | 6 | |peesor — | 106445 | 27234 | = | : |panisaeido — = == | 128118 | 317 | 66 | |vanina — | 1214336 | 33062] | 99 | ol-3-metil) [Heron zosiro | ams | 390 |
EXEMPLO 4 >» Entre os compostos listados no Exemplo 3, os seguintes ; compostos apresentaram um efeito diluente intermediário para á base = É concentrada (Uniblend ativa 24% + CAPB + PPG-9 0,2% e balanço de água). À concentração do composto de perfume é de 1%. É * Novamente, quando a base sozinha é utilizada, a viscosidade de cisalhamento zero é de 289 Pas. Quando o perfume é adicionado, a viscosidade de cisalhamento zero é conforme observada na Tabela 4 abaixo. TABELA 4 cisalhamento zero (Pa.s) 289 - mao TP raro | ss EXEMPLO 5 O efeito dos compostos de perfume na viscosidade da formulação da formulação concentrada (Uniblend ativa 24% + CAPB + PPG-9 0,2% e balanço de água) sem qualquer sal adicional além dos trazidos pelos tensoativos conforme observado na Figura 1.
EXEMPLO 6 As misturas de perfume com diferentes composições de compostos de perfume são testadas quanto ao seu efeito sobre a reologia da base concentrada (Uniblend ativa 24% + CAPB + PPG-9 0,2% e balanço de água). A concentração da mistura do perfume na base é de 1%. Cada mistura
DRA A O a : 32 | tem uma composição diferente de linalol e/ou lilial (diluição do composto do Ss perfume); limoneno (composto do perfume não diluente que não tem efeito às diluente) e PEA (composto de perfume que tem um efeito intermediário de Ms * — diluição) em diferentes composições como líquido.
Quando a base sozinha é utilizada, a viscosidade de cisalhamento zero é de 289 Pa.s. Quando o perfume em questão é adicionado, a viscosidade de cisalhamento zero é conforme observada.
TABELA 5 Ex. Linalol Lilial Limone PEA Viscosidade de
MF FINIFINCASAA [ease gg [| 7 ao [ao di o] seo | [A ds ses s |) 2234 Este exemplo mostra que, quando > 50%, de preferência, > 60% do componente de qualquer mistura compreende os componentes de um determinado grupo (por exemplo, o volume molecular > 400 A? e a polaridade > 1 MPa'?), então, eles têm o mesmo efeito que qualquer componente individual no grupo na redução da viscosidade. Assim, por exemplo, se os componentes individuais do perfume tiverem um volume molecular V > 400 A? e uma polaridade > 1, estes irão reduzir os concentrados com alto teor de tensoativos de 200 a 1.000 Pa.s para 150 a 10 Pa.s. Conforme observado acima, uma mistura do perfume com dois componentes desse grupo compreendendo > 50% da mistura também irá reduzir a viscosidade nesta quantidade (vide 7a e 7b). O exemplo 7c possui 40% dos compostos de “grande” redução e 30% de intermediário e reduz levemente a viscosidade menos que 7b. O exemplo 7d É possui 85% de perfume não diluente e, conforme observado, mostra resultados significativamente piores.

Claims (6)

  1. NR o A a o 1
    REIVINDICAÇÕES % 1. MÉTODO PARA REDUZIR A VISCOSIDADE DA E COMPOSIÇÃO LÍQUIDA que compreende 15% em peso ou mais de um tensoativo selecionado a partir do grupo que consiste em tensoativos aniônicos, não iônicos, anfóteros, catiônicos e suas misturas; substancialmente sem perfume, e viscosidade de cisalhamento zero de 200 a 1.000 Pa.s para uma viscosidade de 10 a 150 Pa.s; em que dito método compreende a adição de um componente de perfume individual com volume molecular (V) > 400 A? e uma polaridade > 1 MPa'? ou a adição de uma mistura de componentes, em que os componentes com ditos valoresde volume e polaridade compreendem > 50% da mistura do perfume. .
  2. 2. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, que compreende de 0,1 a 65% de viscosidade ou agente modulador. '
  3. 3. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, que ' compreende de 0,1 a 1,5% em peso de polímero catiônico e de 0 a 3% em pesode modificador particulado sólido.
  4. 4. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações de 1 a 3, que compreende de 20 a 60% em peso de tensoativo. : ã
  5. 5. MÉTODO para reduzir a viscosidade da composição líquida que compreende 15% em peso ou mais de um tensoativo selecionado a partir do grupo que consiste em tensoativos aniônicos, não iônicos, anfóteros, catiônicos e suas misturas; substancialmente sem perfume, e viscosidade de É cisalhamento zero de 200 a 1.000 Pa.s para uma viscosidade de 300 a 20 Pa.s; em que dito método compreende a adição de um componente de t perfume individual com volume molecular (V) < 400 A? e uma polaridade > 1 —“MPa'?ou misturas de componentes, em que os componentes com dito volume e valor ou polaridade compreendem > 50% da mistura do perfume. É
  6. 6. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 5, que compreende de 20 a 60% em peso de tensoativo. E i 111
    E NM - S | E Naa: NEDSCEs ear | : O | - . / É / f / : / E ! o / oO / .
    DD DA Es DA Fo TS 5 rr 1 Oo E 5 7 o ê DD 7 Ss -. ã 8 : Sd & f E À 8 A Ã : + 5- - : : A ar o SS [, ow Ss : F x o / & o E E ses ás e É = 17 3 8xQq ; & SS Em LN Í < O 3 o oO A : ' Í ó * É Oo 8 8 : =
    S Q Dra Viscosidade de cisalhamento estável a 0,01 rad/s
BRPI0909554-3A 2008-06-13 2009-06-04 Métodos para reduzir a viscosidade BRPI0909554A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/138,805 2008-06-13
US12/138,805 US20090312224A1 (en) 2008-06-13 2008-06-13 Method of Reducing Viscosity of Concentrated Liquid Cleansers by Selection of Perfume Components
PCT/EP2009/056887 WO2009150096A1 (en) 2008-06-13 2009-06-04 Method of reducing viscosity of concentrated liquid cleansers by selection of perfume components

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0909554A2 true BRPI0909554A2 (pt) 2021-01-12

Family

ID=40977874

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0909554-3A BRPI0909554A2 (pt) 2008-06-13 2009-06-04 Métodos para reduzir a viscosidade

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20090312224A1 (pt)
EP (1) EP2300590B1 (pt)
AU (1) AU2009256735B2 (pt)
BR (1) BRPI0909554A2 (pt)
CA (1) CA2727582C (pt)
MX (1) MX2010013839A (pt)
WO (1) WO2009150096A1 (pt)

Families Citing this family (38)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8207100B1 (en) 2011-03-24 2012-06-26 Conopco, Inc. Specific perfumes having enhanced efficacy when used in specific liquid concentrate compositions
US8207101B1 (en) 2011-03-24 2012-06-26 Conopco, Inc. Methods for enhancing perfume efficacy
JP6408590B2 (ja) * 2013-09-25 2018-10-17 高砂香料工業株式会社 フレグランス原料及び香料原料としての(6z)−6−ノネンニトリル
WO2016172409A1 (en) 2015-04-23 2016-10-27 The Procter & Gamble Company Delivery of surfactant soluble anti-dandruff agent
JP6564878B2 (ja) 2015-04-23 2019-08-21 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニーThe Procter & Gamble Company エアゾールヘアケア組成物
US10952949B2 (en) 2015-04-23 2021-03-23 The Procter And Gamble Company Concentrated personal cleansing compositions
CN107530249B (zh) 2015-04-23 2021-09-07 宝洁公司 浓缩型个人清洁组合物及方法
US10952950B2 (en) 2015-04-23 2021-03-23 The Procter And Gamble Company Concentrated personal cleansing compositions and methods
MX371306B (es) 2015-04-23 2020-01-24 Procter & Gamble Composiciones concentradas para la limpieza personal y usos.
JP6633076B2 (ja) 2015-04-23 2020-01-22 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニーThe Procter & Gamble Company エアゾールヘアケア組成物
JP6813586B2 (ja) 2016-03-03 2021-01-13 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニーThe Procter & Gamble Company エアゾールフケ防止組成物
WO2017165191A2 (en) 2016-03-23 2017-09-28 The Procter & Gamble Company Imaging method for determining stray fibers
US20180110688A1 (en) 2016-10-21 2018-04-26 The Procter & Gamble Company Concentrated Shampoo Dosage of Foam for Providing Hair Care Benefits
WO2018075846A1 (en) 2016-10-21 2018-04-26 The Procter & Gamble Company Concentrated shampoo dosage of foam designating hair conditioning benefits
EP3528774A1 (en) 2016-10-21 2019-08-28 The Procter and Gamble Company Concentrated shampoo dosage of foam designating hair volume benefits
US11185486B2 (en) 2016-10-21 2021-11-30 The Procter And Gamble Company Personal cleansing compositions and methods
US10888505B2 (en) 2016-10-21 2021-01-12 The Procter And Gamble Company Dosage of foam for delivering consumer desired dosage volume, surfactant amount, and scalp health agent amount in an optimal formulation space
WO2018075832A1 (en) 2016-10-21 2018-04-26 The Procter & Gamble Company Stable compact shampoo products with low viscosity and viscosity reducing agent
US10441519B2 (en) 2016-10-21 2019-10-15 The Procter And Gamble Company Low viscosity hair care composition comprising a branched anionic/linear anionic surfactant mixture
US11179301B2 (en) 2016-10-21 2021-11-23 The Procter And Gamble Company Skin cleansing compositions and methods
EP3528899B1 (en) 2016-10-21 2024-04-10 The Procter & Gamble Company Dosage of foam for delivering consumer desired dosage volume and surfactant amount in an optimal formulation space
CN109843381A (zh) 2016-10-21 2019-06-04 宝洁公司 用于提供毛发护理有益效果的浓缩型洗发剂泡沫剂型
US10675231B2 (en) 2017-02-17 2020-06-09 The Procter & Gamble Company Packaged personal cleansing product
US10806686B2 (en) 2017-02-17 2020-10-20 The Procter And Gamble Company Packaged personal cleansing product
US11224567B2 (en) 2017-06-06 2022-01-18 The Procter And Gamble Company Hair compositions comprising a cationic polymer/silicone mixture providing improved in-use wet feel
US11141370B2 (en) 2017-06-06 2021-10-12 The Procter And Gamble Company Hair compositions comprising a cationic polymer mixture and providing improved in-use wet feel
US11679073B2 (en) 2017-06-06 2023-06-20 The Procter & Gamble Company Hair compositions providing improved in-use wet feel
MX2020003315A (es) 2017-10-10 2021-12-06 Procter & Gamble Método para tratar el cabello o la piel con una composición para el cuidado personal en forma de espuma.
JP6945746B2 (ja) 2017-10-10 2021-10-06 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニーThe Procter & Gamble Company サルフェートフリーの界面活性剤を含有するコンパクトなシャンプー組成物
CN111278418A (zh) 2017-10-10 2020-06-12 宝洁公司 具有基于氨基酸的阴离子表面活性剂和阳离子聚合物的致密型洗发剂组合物
EP4104812A1 (en) 2017-10-10 2022-12-21 The Procter & Gamble Company Sulfate free clear personal cleansing composition comprising low inorganic salt
US10912732B2 (en) 2017-12-20 2021-02-09 The Procter And Gamble Company Clear shampoo composition containing silicone polymers
CN112367963A (zh) 2018-06-29 2021-02-12 宝洁公司 低表面活性剂气溶胶去头皮屑组合物
WO2021113583A1 (en) 2019-12-06 2021-06-10 The Procter & Gamble Company Sulfate free composition with enhanced deposition of scalp active
JP7481470B2 (ja) 2020-02-27 2024-05-10 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニー 有効性及び美観が強化された硫黄含有フケ防止組成物
MX2023005963A (es) 2020-12-04 2023-06-07 Procter & Gamble Composiciones para el cuidado del cabello que comprenden materiales de reduccion del mal olor.
US11771635B2 (en) 2021-05-14 2023-10-03 The Procter & Gamble Company Shampoo composition
US11986543B2 (en) 2021-06-01 2024-05-21 The Procter & Gamble Company Rinse-off compositions with a surfactant system that is substantially free of sulfate-based surfactants

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3305430A1 (de) * 1983-02-17 1984-08-23 Henkel KGaA, 4000 Düsseldorf Verwendung von alkoholen und deren derivaten als viskositaetsregler fuer hochviskose technische tensid-konzentrate
US4933371A (en) * 1984-07-26 1990-06-12 Shirlo, Inc. Controlling ticks and fleas with linalool
US4758377A (en) * 1985-09-24 1988-07-19 The Proctor & Gamble Company Viscous phase stable liquid scouring cleansers containing solvent
EP0601020B1 (en) * 1991-08-21 1997-07-09 The Procter & Gamble Company Detergent compositions containing lipase and terpene
WO1997016517A1 (en) * 1995-10-30 1997-05-09 The Procter & Gamble Company Thickened, highly aqueous, cost effective liquid detergent compositions
US5861370A (en) * 1996-03-22 1999-01-19 The Procter & Gamble Company Concentrated, stable, premix for forming fabric softening composition
US5733560A (en) * 1996-12-12 1998-03-31 Colgate-Palmolive Company Method of improving retention time of volatile organic chemical coated on a surface
EP0958342B1 (en) * 1996-12-31 2003-07-09 The Procter & Gamble Company Thickened, highly aqueous liquid detergent compositions
EP0991615B1 (en) * 1997-06-27 2002-08-14 The Procter & Gamble Company Pro-fragrance linear acetals and ketals
US6827795B1 (en) * 1999-05-26 2004-12-07 Procter & Gamble Company Detergent composition comprising polymeric suds enhancers which have improved mildness and skin feel
US6495498B2 (en) * 1999-05-27 2002-12-17 Johnson & Johnson Consumer Companies, Inc. Detergent compositions with enhanced depositing, conditioning and softness capabilities
DE60031571D1 (de) * 1999-12-22 2006-12-07 Procter & Gamble Riechstoffkompositionen mit erhöhter viskosität und verfahren zu ihrer herstellung
DE10013765A1 (de) * 2000-03-20 2001-10-18 Henkel Kgaa Verwendung von Duftalkoholalkoxylaten als Solubilisierhilfsmittel
US7048205B2 (en) * 2000-07-12 2006-05-23 S.C. Johnson & Son, Inc. Lavatory freshening and/or cleaning system and method
DE60106272T2 (de) * 2000-07-19 2006-02-23 The Procter & Gamble Company, Cincinnati Reinigungsmittelzusammensetzungen
US20030104963A1 (en) * 2001-08-16 2003-06-05 The Procter & Gamble Company Clear fabric conditioner with alkyleneoxide substituted cationic charge booster
US6858574B2 (en) * 2002-02-28 2005-02-22 Unilever Home & Personal Care Usa, Division Of Conopco, Inc. Process for making perfume containing surfactant compositions having perfume burst when diluted
US20040101505A1 (en) * 2002-11-21 2004-05-27 Colgate-Palmolive Company Composition
EP1711231A1 (en) * 2003-10-31 2006-10-18 Firmenich Sa Fragrance delivery system for surface cleaners and conditioners
US7381693B2 (en) * 2004-06-14 2008-06-03 Unilever Home & Personal Care Usa, Divison Of Conopco, Inc. Fibrous elastic gel cleansing article
GB0424891D0 (en) * 2004-11-11 2004-12-15 Boots Co Plc Topical compositions
CA2587666C (en) * 2004-11-12 2012-09-25 Takasago International Corporation Optically active muscone composition and fragrances or cosmetics containing the same
US20080247960A1 (en) * 2005-09-16 2008-10-09 Reckitt Benckiser Inc. Foaming Tropical Compositions
ES2530689T3 (es) * 2006-09-04 2015-03-04 Takasago Perfumery Co Ltd Encapsulación de moléculas de fragancia voluminosas
AU2007324791A1 (en) * 2006-12-01 2008-06-05 Organobalance Gmbh Compositions, kits and uses for protecting the skin against pathogenic microorganisms
EP2155850B1 (en) * 2007-05-18 2014-04-16 Raffinerie Notre Dame - Orafti S.A. Method for providing fragrance to a substrate; fragrance-containing substrate
US20080299054A1 (en) * 2007-05-30 2008-12-04 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Personal care compositions with enhanced fragrance delivery
US20100322878A1 (en) * 2009-06-18 2010-12-23 Qing Stella Personal Care Composition Comprising a Synthetic Cationic Polymer

Also Published As

Publication number Publication date
EP2300590B1 (en) 2016-11-16
MX2010013839A (es) 2011-01-14
CA2727582C (en) 2016-12-13
CA2727582A1 (en) 2009-12-17
EP2300590A1 (en) 2011-03-30
US20090312224A1 (en) 2009-12-17
AU2009256735A1 (en) 2009-12-17
WO2009150096A1 (en) 2009-12-17
AU2009256735B2 (en) 2012-11-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0909554A2 (pt) Métodos para reduzir a viscosidade
JP5639472B2 (ja) 脂肪アシルイセチオネート界面活性剤を含有する安定な液体クレンジング組成物
WO2009150097A1 (en) Method of controlling structure and rheology of low active liquid cleansers by selecting perfume components
KR101617058B1 (ko) 높은 농도의 폴리올을 사용한 10 중량% 초과의 지방산/지방 비누 함량을 갖는 지방 아실 이세티오네이트 계면활성제 생성물을 함유하는 안정한 세정 조성물 및 그의 방법
BRPI0910515B1 (pt) Composição líquida
ES2529710T3 (es) Limpiadores líquidos suaves formadores de espuma que comprenden niveles bajos de un producto de isetionato graso y un bajo contenido en ácidos grasos totales y/o jabón de ácidos grasos
BR112015013023B1 (pt) composição para limpeza da pele
BRPI0510908B1 (pt) composições líquidas para produto de limpeza de uso pessoal
BR0014025B1 (pt) composição lìquida estruturada lamelar aquosa.
BRPI0510911B1 (pt) Liquid composition
BRPI0719457B1 (pt) &#34;composição de limpeza líquida pessoal&#34;
US8017566B2 (en) Liquid personal cleansing composition
CA2652105C (en) Personal cleansing composition thickened by dilution

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]