BRPI0510911B1 - Liquid composition - Google Patents

Liquid composition Download PDF

Info

Publication number
BRPI0510911B1
BRPI0510911B1 BRPI0510911-6A BRPI0510911A BRPI0510911B1 BR PI0510911 B1 BRPI0510911 B1 BR PI0510911B1 BR PI0510911 A BRPI0510911 A BR PI0510911A BR PI0510911 B1 BRPI0510911 B1 BR PI0510911B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
starch
composition
liquid
surfactants
surfactant
Prior art date
Application number
BRPI0510911-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Sheng Tsaur Liang
Original Assignee
Unilever N.V
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever N.V filed Critical Unilever N.V
Publication of BRPI0510911A publication Critical patent/BRPI0510911A/pt
Publication of BRPI0510911B1 publication Critical patent/BRPI0510911B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/72Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic macromolecular compounds
    • A61K8/73Polysaccharides
    • A61K8/732Starch; Amylose; Amylopectin; Derivatives thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q19/00Preparations for care of the skin
    • A61Q19/10Washing or bathing preparations
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair
    • A61Q5/02Preparations for cleaning the hair

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Dermatology (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Abstract

composições de limpeza líquidas de produto pessoal a invenção refere-se a limpadores líquidos de lavagem pessoal que compreendem amido solúvel em água ou intumescível em água para estruturar a composição.

Description

“COMPOSIÇÃO LÍQUIDA” Campo da Invenção [001] A presente invenção se refere a composições de limpeza líquidas para produto pessoal que contêm novos sistemas de estruturação para estabilizar (por exemplo, impedir a separação de fases) agentes de benefício para a pele (por exemplo, emolientes e/ou partículas) em tais composições. Em particular, as composições conferem boas propriedades desejáveis ao consumidor (por exemplo, formação de espuma, não viscosidade, aparência não empelotada), sendo que ao mesmo tempo mantêm uma boa estabilidade (por exemplo, são estáveis tanto à temperatura ambiente quanto a 45°C durante três semanas sem separação de fases visível).
Antecedentes da Invenção [002] Além da limpeza, outra característica altamente desejável das composições do tipo gel de banho/de limpeza pessoal, é a transmissão ao consumidor de benefícios perceptíveis (por exemplo, senso riais ou visuais) das composições à pele. Uma maneira importante de atingir este resultado é através da deposição do agente de benefício (por exemplo, óleos emolientes e/ou de partículas inorgânicas insolúveis em tensoativo). Por sua vez, isto pode requerer a incorporação de níveis elevados de tal óleo ou partículas inorgânicas na composição de limpeza/gel de banho.
[003] Infelizmente, tais composições de limpeza e de hidratação duplas são difíceis de formular porque os ingredientes de limpeza, em geral, tendem a ser incompatíveis com os ingredientes hidratantes. Por exemplo, gotas de óleo emulsionadas, em especial gotas de óleo de bidrocarboneto, tendem a separar a fase dos líquidos durante a armazenagem e a formar a uma camada separada na parte superior do limpador líquido.
[004] Além disso, os óleos emolientes tendem frequentemente a diminuir a espuma/formação de espuma dos ingredientes de limpeza, em especial quando o nível de tensoativos no limpador líquido é relativamente baixo (por exemplo, abaixo de cerca de 25% em peso). No entanto, os produtos de limpeza líquidos que contêm um nível de tensoativos relativamente baixo e que têm boas propriedades de formação de espuma são altamente desejados porque os níveis de tensoativos mais baixos tendem a tornar a composição mais suave, a um custo mais baixo, facilitando o processamento.
[005] Por conseguinte, há a necessidade no estado da técnica de composições que contenham um baixo nível de ingredientes de limpeza, que sejam suaves e que possam produzir espuma abundante e que também possam distribuir ingredientes hidratantes ou outros ativos. Além disso, tais composições devem permanecer fisicamente estáveis à temperatura ambiente e à temperatura de armazenagem elevada.
[006] Os produtos de limpeza líquidos, que podem aplicar agentes de benefício para a pele para conferir algum tipo de benefício para a pele, são conhecidos no estado da técnica. Por exemplo, um método de intensificar a aplicação do agente de benefício para a pele ou aos cabelos consiste na utilização de polímeros catiônicos tais como o Polymer JR® da Amerchol ou Jaguar® da Rhone Poulenc. Este método é descrito, por exemplo, na Patente US 3.580.853 concedida a Parran et ai, na Patente US 5.085.857 concedida a Reid et ai, na Patente US 5.439.682 concedida a Wivell et ai; ou no documento WO 94/03152 (cedido a Unilever), no documento WO 92/18100 (cedido a Procter & Gamble) ou no documento WO 97/48378 (cedido a Procter & Gamble).
[007] Outro método de intensificar a aplicação de agentes de benefício para a pele ou aos cabelos consiste na utilização de gotas grandes de óleos viscosos tal como descrito na Patente US 5.661.189 concedida a Grieveson (cedida a Unilever) e na Patente US 5.854.293 (cedida a Procter & Gamble).
[008] Além disso, a técnica descreve que a estabilidade física de, por exemplo, um sistema limpador de óleo emoliente requer a presença de algum tipo de agente de suspensão ou de estabilização. A Patente US 5.308.526 cedida a Dias et al., e a Patente US 5.439.682 cedida a Wivell et ai, por exemplo, mostram o uso de ésteres de cadeia longa de etileno glicol cristalinos (por exemplo, diestearato de etileno glicol) como agentes de suspensão para impedir a separação das gotas de óleo de líquido. Não há nenhuma descrição de um amido solúvel em água ou intumescível em água em combinação com ácido graxo como um sistema de estruturação para conferir uma maior estabilidade.
[009] Outro tipo de agentes de suspensão bem conhecidos usados para estabilizar as gotas de óleo nos produtos de limpeza líquidos são os polímeros solúveis em água de elevado peso molecular tais como o poliacrilato, as celuloses modificadas e os polímeros de guar tal como descrito amplamente, por exemplo, na Patente US 5.661.189 concedida a Grieveson et ai e na Patente US 5.854.293 concedida a R. W. Glenn, Jr. (cedida a Procter & Gamble). Estes estabilizantes poliméricos também são descritos especificamente, por exemplo, na Patente US 5.905.062 concedida a Elliott et ai (P&G), que reivindica a celulose não iônica hidrofobicamente modificada para a estabilidade líquida, na Patente US 6.172.019 BI concedida a Dehan et ai (Colgate-Palmolive) ao utilizar uma combinação de dois polímeros de ácido poliacrílico separados e na Patente US 6.001.344 concedida a Villa et ai (Unilever) ao utilizar a combinação de goma xantana e de Carbopol C como um novo sistema de estruturação para a composição de limpeza líquida estável.
[010] Embora estes materiais poliméricos sejam úteis para a suspensão das gotas de óleo no limpador líquido pessoal, a sua propriedade de espessamento/estruturação depende da composição de limpeza líquida, isto é, do tipo de tensoativo, do nível de tensoativo, do óleo emoliente e outros aditivos. Tal como mostrado nos exemplos comparativos da presente invenção, estes polímeros solúveis em água tendem a se separar da solução de tensoativo e a perder a sua propriedade de espessamento/estruturação em condições de temperatura de armazenagem elevada devido à incompatibilidade destes espessantes poliméricos com os tensoatívos. Para estabilizar o limpador líquido, um nível elevado de polímero é requerido, o que pode, por sua vez, causar dificuldade no processamento e pode conferir uma aparência irregular indesejável e uma sensação viscosa durante o uso do produto.
[011] Sem conferir efeitos negativos às propriedades importantes do limpador (tais como a aparência, a formação de espuma, propriedades sensoriais em uso/após o uso e sua processabilidade), os titulares da patente depositada verificaram que os produtos de limpeza líquidos estáveis em armazenagem que contêm óleos, fluido ou partículas emolientes (por exemplo, de 1 a 30% em peso) podem ser formulados ao utilizar o sistema de estruturação que compreende os polímeros de amido solúveis em água e/ou intumescíveis em água de um nível maior do que 5% em peso (por exemplo, cerca de 6% a 30%) na composição líquida. Ao utilizar o sistema de estruturação de amido tal como descrito em relação a presente invenção, os produtos de limpeza líquidos pessoais com não viscosidade, aparência não empelotada, reologia similar à loção, formação de espuma excelente e estabilidade em armazenagem podem ser facilmente formulados.
Descrição Resumida da Invenção [012] Especificamente, em uma primeira realização, a presente invenção se refere a composições de limpeza líquidas para produto pessoal (por exemplo, para limpeza pessoal ou dos cabelos) que compreendem (em peso): (1) 2% a 30%, de preferência 3% a 25%, com mais preferência 5% a 20% em peso de uma forma de tensoativo selecionado do grupo que consiste em tensoativos aníônicos, tensoativos não iônicos, tensoativos anfotéricos, tensoativos catiônicos ou as misturas destes; (2) 0 a 30% (por exemplo, opcional) de preferência 0,5% a 20% do agente de benefício para a pele (por exemplo, óleo emoliente ou partícula do agente de benefício); e (3) cerca de 6% a 30% de amido modificado ou nâo modificado; sendo que o pH da dita composição é de 4,0 a 9,0, de preferência de 4,5 a 8,0; e em que a dita composição é estável tanto à temperatura ambiente quanto a 45°C por mais de três semanas sem nenhuma separação de fases visível.
[013] Estes e outros aspectos, características e vantagens ficarão evidentes aos técnicos no assunto a partir de uma leitura da seguinte descrição detalhada e das reivindicações em anexo.
Descrição Detalhada da Invenção [014] Para evitar qualquer dúvida, qualquer característica de um aspecto da presente invenção pode ser utilizada em qualquer outro aspecto da invenção. Pode ser observado que os exemplos fornecidos na descrição abaixo se prestam a esclarecer a invenção e não a limitar a invenção a esses exemplos em si. Com exceção dos exemplos experimentais ou onde indicado de alguma outra maneira, todos os números que expressam as quantidades de ingredientes ou as condições de reação usadas na presente invenção devem ser compreendidos como modificados em todos os exemplos pelo termo "cerca de", [015] Analogamente, todas as porcentagens são porcentagens em peso/peso da composição total, a menos que esteja indicado de alguma outra maneira. As faixas numéricas expressas no formato "de x a y" são compreendidas por incluir x e y. Quando forem descritas faixas preferidas múltiplas no formato "de x a y" para uma característica específica, deve ficar compreendido que todas as faixas que combinam as extremidades diferentes também são contempladas. Onde o termo "que compreende" é usado no relatório descritivo ou nas reivindicações, não pretende excluir nenhum termo, etapa ou característica não especificamente recitada. Todas as temperaturas estão em graus Celsius (°C), a menos que esteja especificado de alguma outra maneira. Todas as medidas estão em unidades SI, a menos que esteja especificado de alguma outra maneira. Todos os documentos citados - na parte relevante - são incorporados na presente invenção a título de referência.
[016] A presente invenção se refere a composições de limpeza líquidas para produto pessoal (por exemplo, limpeza pessoal) que compreendem um óleo emoliente e/ou partículas e são muito estáveis. Além disso, a estabilidade não é obtida à custa de uma aparência empelotada e/ou composições com um toque viscoso. Especificamente, o uso de amidos nas faixas definidas (isto é, de 6% a 30% em peso) fornece um sistema de estruturação que resulta em estabilidade ao mesmo tempo em que evita as características negativas do produto.
[017] Especificamente, em uma realização a composição propicia: (1) 2% a 30%, de preferência 3% a 25%, com mais preferência 5% a 20% em peso de uma forma de tensoativo selecionada do grupo que consiste em tensoativos aniônicos, tensoativos não iônicos, tensoativos anfotéricos, tensoativos catiônicos ou as misturas destes; (2) 0 a 30%, de preferência 0,5% a 20% do agente de benefício para a pele (por exemplo, óleo emoliente ou partícula do agente de benefício); e (3) cerca de 6% a 30% de amido modificado ou não modificado; sendo que o pH da dita composição é de 4,0 a 9,0, de preferência de 4,5 a 8,0; e em que a dita composição é estável à temperatura ambiente (por exemplo, 25 Ό) e a 45 Ό por mais de três semanas sem nenhuma separação de fases visível.
[018] A composição é definida em maiores detalhes a seguir.
[019] O sistema de tensoativo pode compreender um tensoatívo aniônico que pode ser, por exemplo, um sulfonato alifático, tal como um sulfonato de alcano primário (por exemplo, 08-022), disulfonato de alcano primário (por exemplo, C8-C22), sulfonato de alceno Ca-C22, sulfonato de hidróxi alcano CrC^ ou éter sulfonato de alquil glicerila (AGS); ou um sulfonato aromático tal como 0 sulfonato de alquil benzeno.
[020] O tensoativo aniônico também pode ser um sulfato de alquíla (por exemplo, sulfato de alquila C12-C18) ou éter sulfato de alquila (incluindo éter sulfatos de alquil glicerila). Entre os éter sulfatos de alquila estão aqueles que têm a fórmula; em que R é uma alquila ou alquenila que tem 8 a 18 carbonos, de preferência 12 a 18 carbonos, n tem um valor médio maior do que 0,5, de preferência entre 1 e 3; e M é um cátion solubilizante tal como 0 sódio, potássio, amônio ou amônio substituído. Os lauril éter sulfatos de amônio e de sódio são os preferidos.
[021] O tensoatívo aniônico também pode incluir sulfosuccinatos (incluindo de mono- e dialquila, por exemplo, sulfosuccinatos Ce-C22); tauratos de alquila e de acila, s arcos inatos de alquíla e de acila, sulfoacetatos, glicinato de alquila, glutamato de alquila, fosfatos de alquila Ca-C22, ésteres de fosfato de alquila e ésteres de fosfato de alcóxi alquila, lactatos de acila, suco inatos e maleatos de monoalquila C8-C22, sulfoacetatos e isetionatos de acila.
[022] Os sulfosucci natos podem ser sulfosucci π atos de monoalquila que têm a fórmula: sulfosuccinatos de amido-MEA da fórmula: em que R4 varia de alquila Cg-C22 e M é um eátion solubilizante; e sulfosuccinatos de amido-MIPA da fórmula: em que M é tal como definido acima.
[023] Também são incluídos os sulfosuccinatos de citrato alcoxilados; e os sulfosuccinatos alcoxilados tais como o seguinte: em que n = 1 a 20; e M é tal como definido acima.
[024] Os sarcosinatos são em geral indicados pela fórmula em que R varia de alquila Ce a C» e M é um eátion solubilizante, [025] Os tauratos são em geral identificados pela fórmula: em que R2 varia de alquila C8-C20, R3 varia de C1-C4 e M é um eátion solubilizante.
[026] Outro tipo de tensoativo aniônico apropriado são os carboxilatos tal como segue: em que R é alquila C8 a C20; n é 0 a 20; e M é tal como definido acima.
[027] Outro carboxilato apropriado que pode ser usado inclui os carboxilatos de polipeptídeo de amido alquila tais como, por exemplo, Monteine LCQ(R) da Seppic.
[028] Outro tensoativo que pode ser usado inclui os isetionatos de acila Ce-Cie- Estes ésteres são preparados através da reação entre o isetionato de metal alcalino com os ácidos graxos alifáticos misturados que têm 6 a 18 átomos de carbono e um valor de iodo menor do que 20. Pelo menos 75% dos ácidos graxos misturados têm 12 a 18 átomos de carbono e até 25% têm 6 a 10 átomos de carbono.
[029] Os isetionatos de acila, quando presentes, irão variar geralmente de cerca de 0,5% a 15% em peso da composição total. De preferência, este componente está presente de cerca de 1% a cerca de 10%.
[030] O isetionato de acila pode ser um isetionato alcoxilado tal como descrito por llardi et al. na Patente US 5.393.466, incorporada a título de referência no presente pedido.
[031] O tensoativo aniônico também pode ser um sal de ácido carboxílico C8-C22 (também conhecido como sabonete de ácido graxo). O sabonete de ácido graxo é conhecido como mais irritante à pele do que outros tensoativos aniônicos moderados, tal como o glicinato de cocoila potássico. Dessa maneira, as formulações para limpeza da pele reivindicadas pela presente invenção irão em geral compreender menos de 10%, de preferência menos de 6%, do dito sal de ácido graxo na composição de limpeza líquida da invenção. De preferência, qualquer sabonete usado é de ácidos graxos C10 a Cisde cadeia linear saturados total ou parcialmente neutralizados.
[032] Em geral, 0 componente aniônico irá compreender de cerca de 1% a 25% em peso da composição, e de preferência 2% a 15% em peso da composição.
[033] Os lensoatívos zwiteríônicos são exemplificados por aqueles que podem ser amplamente descritos como derivados de compostos de amônio» fosfônio e de sulfônio quaternários alifáticos, em que os radicais alífáticos podem ser de cadeia linear ou ramificada e em que um dos substituintes alifáticos contém de cerca de 8 a cerca de 18 átomos de carbono e um substituinte contém um grupo aniónico, por exemplo, carbóxi, sulfonato, sulfato, fosfato ou fosfonato, Uma fórmula geral para estes compostos é: em que R2 contém um radical alquila, alquenila ou hidróxi alquila de cerca de 8 a cerca de 18 átomos de carbono, de 0 a cerca de 25 de dez porções de oxido de etíleno e de 0 a cerca de 1 porção de glicerila; Y é selecionado do grupo que consiste em átomos de nitrogênio, fósforo e enxofre; R3 é um grupo alquila ou monoidroxialquila que contém cerca de 1 a cerca de 3 átomos de carbono; X é 1 quando Y é um átomo de enxofre e 2 quando Yé um átomo de nitrogênio ou de fósforo; R4 é um alquileno ou hidroxialquileno de cerca de 1 a cerca de 4 átomos de carbono e Z é um radical selecionado dos grupos que consistem em carboxilato, sulfonato, sulfato, fosfonato e fosfato, [034] Os exemplos de tais tenso ativos incluem: 4- [N, N-di (2-hid rox i eti I) - N -octad eci I am ô n ío]-buta no-1 -carboxilato; 5- [S -3 -h i d rox i p rop ί I - S -he xadeci Isu lfónio]-3-hidroxipentano-1 -sulfato; 3 -[P, P -d i eti I- P -3,6,9 -tri oxatet radexoci Ifosfôn io] -2 - h i d rox i p ropano-1 -fosfato; 3-[N, N-di prop il-N-3-d odecóx i-2-h id ro xi pro pi lamôn i o]-pro pano-1 -fo sfonato; 3-{ N, N -d i met ί I - N-hex adeci lamô n i o) pro pano -1 -s u If o n ato; 3- {N,N-dimeíil-N-hexadecilamônio)-2-hidroxipropano-l-sulfonato; 4- [N, N-di(2-hidroxietíl)-N-{2-hidroxidodecíl)amônio-1 -butano-1 -carboxilato; 3-[S -et i I-S-(3-dod ecóxi-2-hid rox ipropil)su Ifô n io]-p ropano-1 -fo sf ato; 3 -[Ρ, P -d i m eti I- P -d odeci I fosfô n io]- propa no-1 -fosfo n ato; e 5-[N,N-dÍ(3-hidroxipropíl)-N-hexadecÍlamónio]-2-hidróxi-pertano-1-sulfato.
[035] Os detergentes anfotéricos que podem ser usados na presente invenção incluem pelo menos um grupo ácido. Este pode ser um grupo ácido carboxílíco ou sulfônico. Eles incluem o nitrogênio quaternário e são, portanto, ácidos de amido quaternários. Eles devem em geral incluir um grupo alquila ou alquenila de 7 a 18 átomos de carbono, Eles obedecem em geral a uma fórmula estrutural total: na qual R1 é alquila ou alquenila de 7 a 18 átomos de carbono; cada um de R2 e R3 é independentemente alquila, hidróxi alquila ou carbóxi alquila de 1 a 3 átomos de carbono; né2a4;mé0al;Xé alquileno de 1 a 3 átomos de carbono substituídos opcionalmente por hidroxila; e Y é -SO2- ou - SO3-.
[036] Os detergentes anfotéricos apropriados dentro da fórmula geral acima incluem as betai nas simples da fórmula: e as betaínas de amido da fórmula: em que m é 2 ou 3.
[037] Nas fórmulas R1, R2 e R3 são tal como definido previamente. R’ pode ser em particular uma mistura de grupos alquila C12 e Ch derivados de coco, de modo que pelo menos parciaimente, de preferência pelo menos trés quartos dos grupos R\ tenham 10 a 14 átomos de carbono. R2 e R3 são de preferência metila.
[038] Uma possibilidade adicional é que 0 detergente anfotérico seja uma sulfobetaína da fórmula: ou onde m é 2 ou 3 ou variantes destes em que -(CH2)3S03 é substituído por: [039] Nessas fórmulas, R1, R2 e R3 são tal como discutido acima.
[040] Os anfoacetatos e os dianfoacetatos também devem ser cobertos pelos compostos zwiteríônicos e/ou anfotéricos possíveis que podem ser usados.
[041] O tenso ativo an foté ri co/zw i teri ô n ico, quando usado, compreende em geral de 0 a 25%, de preferência de 1% a 10% em peso, e com maior preferência de 5% a 15% da composição.
[042] Além de um ou mais tensoativos zwiteriônicos e/ou anfotéricos aniônicos e opcionais, o sistema de tensoativo pode opcionalmente compreender um tensoativo não iônico.
[043] O tensoativo não iônico que pode ser usado inclui em particular os produtos da reação dos compostos que têm um grupo hidrofóbico e um átomo de hidrogênio reativo, por exemplo, álcoois, ácidos, amidos ou fenóis de alquila alifáticos com óxidos de alquileno, especialmente óxido de etileno sozinho ou com óxido de propileno. Os compostos detergentes não iônicos específicos são condensados de oxido de fenóis-etileno de alquila (Οβ-C22). os produtos da condensação de álcoois lineares ou ramificados primários ou secundários alifáticos (Ce-Cis) com óxido de etileno e os produtos obtidos pela condensação do óxido de etileno com os produtos da reação do óxido de propileno e de etilenodiamina. Outros compostos denominados detergentes não iônicos incluem óxidos de amina terciária de cadeia longa, óxidos de fosfina terciária de cadeia longa e sulfóxidos de dialquila.
[044] O tensoativo não iônico também pode ser uma amida de açúcar, tal como uma amida de polissacarídeo. Especificamente, o tensoativo pode ser uma das lactobionamidas descritas na Patente US 5.389.279 concedida a Au et ai, a qual é incorporada na presente invenção a título de referência, ou pode ser uma das amidas de açúcar descritas na Patente US 5.009.814 concedida a Kelkenberg, incorporada no presente pedido a título de referência.
[045] Outros tensoativos que podem ser usados são descritos na Patente US 3.723.325 concedida a Parran Jr. e os tensoativos não iônicos de polissacarídeo de alquila tal como descrito na Patente US 4.565.647 concedida a Llenado, ambas as quais também são incorporadas no presente pedido a título de referência.
[046] Os polissacarídeos de alquila preferidos são os alquilpoliglicosídeos da fórmula: R20(CnH2nO) t(glycosyl)x em que R2 é selecionado do grupo que consiste em alquila, alquil fenila, hidróxi alquila, hidróxi alquil fenila e as misturas destas, sendo que os grupos alquila contêm de cerca de 10 a cerca de 18, de preferência de cerca de 12 a cerca de 14 átomos de carbono; n é 0 a 3, de preferência 2; t é de 0 a cerca de 10, de preferência 0; e x é de 1,3 a cerca de 10, de preferência de 1,3 a cerca de 2,7. A glicosila é derivada de preferência da glicose. Para preparar estes compostos, o álcool ou o álcool de alquil polietóxi são formados primeiramente e são reagidos então com a glicose ou com uma fonte de glicose para formar o glicosídeo (fixação na posição 1). As unidades glicosila adicionais podem então ser unidas entre sua posição 1 e as unidades de glicosila precedentes das posições 2, 3, 4 e/ou 6, de preferência predomínantemente os tensoativos da posição 2.
[047] Os tensoativos totais na composição de limpeza líquida podem estar na faixa de 2% a 30% em peso, de preferência 3% a 25%, com a máxima preferência 5% a 20%. Para uma boa formação de espuma, a combinação de tensoativos aniônicos e de tensoativos de a nfoté ri cos/zwi ter tônicos é a preferida em mais de 40% em peso dos tensoativos totais, com a máxima preferência mais de 60% em peso do tensoativo total na composição de limpeza líquida da presente invenção.
[048] O componente chave da composição de limpeza pessoal líquida da invenção é o sistema de agente de espessamento/estabiliza, O sistema de espessamento/estabilização da presente invenção é um grânulo de amido modificado ou não modificado. Este novo sistema de espessamento/estabilização funciona para uma ampla faixa de tensoativos sintéticos e de produtos de limpeza líquidos e permite que as composições tenham uma viscosidade que varia de escoável a similar a loção, as quais podem ser facilmente formuladas ao simplesmente alterar a quantidade de amido ou de ácido graxo a ser adicionado ao sistema.
[049] Além de espessar/estabilizar a composição líquida pessoal, o sistema de estabilização de amido também ajuda nas propriedades de formação de espuma dos tensoativos sintéticos. Por exemplo, os produtos de limpeza que contêm este novo sistema de espessamento/estabilização produzem uma formação de espuma mais cremosa do que um limpador sem o novo sistema de estabilização da presente invenção.
[050] Os amidos da invenção são de preferência polissacarídeos de elevado peso molecular derivados de plantas tais como milho, milho ceroso, tapioca, batata, trigo ou arroz. As plantas sintetizam o amido e acumulam o mesmo em partículas distintas pequenas, chamadas grânulos de amido, que têm um tamanho na faixa de 1 a 100 micrômetros, dependendo da fonte da planta. Os grânulos de amido não modificado são insolúveis em água a uma temperatura abaixo de 40 °C. Eles podem funcionar como agente de espessamento ou de estruturação somente depois que os grânulos de amido são dissolvidos ou são altamente intumescidos pela água. Isto pode ser conseguido pelo aquecimento ou pela modificação química ou física dos grânulos de amido.
[051] A temperatura que é requerida para dissolver ou intumescer totalmente os grânulos de amido varia de acordo com a fonte de planta ou a modificação, se houver, de um amido particular. Para os grânulos de amido não modificado, em geral, o amido de batata é transformado em gel a uma temperatura mais baixa (em torno de 65 °C) do que o amido de milho ceroso (em torno de 70 °C) que, por sua vez, é transformado em gel a uma temperatura mais baixa do que para o amido de milho normal (em torno de 75 °C). A temperatura de formação de gel (uma temperatura crítica acima da qual as ligações de hidrogênio intermoleculares que mantêm os grânulos juntos são mais fracas e os grânulos são submetidos a um intumescimento irreversível rápido pela água) de um grânulo de amido pode ser drasticamente reduzida ao modificar fisicamente ou quimicamente o grânulo de amido para tornar o mesmo apropriado para o processamento em baixa temperatura.
[052] Por exemplo, os amidos PureGel® da Grain Processing Corporation são grânulos de amido de milho quimicamente modificados que têm uma temperatura de formação de gel de cerca de 53°C que é bem mais baixa do que a temperatura de formação de gel de um amido de milho não modificado, tipicamente de cerca de 75°C.
[053] Os grânulos de amido modificado ou não modificados com uma temperatura de formação de gel entre 30°C e 85°C, de preferência de 30 °C a 70 °C, são os mais preferidos como agente de espessamento/estruturação da presente invenção. Esses tipos de grânulos de amido são fáceis de processar. Ele pode ser manuseado como uma pasta aquosa concentrada (30% a 60% de sólidos) que é fluível e bombeável à temperatura ambiente até a pasta ser aquecida até uma temperatura acima de sua temperatura de formação de gel.
[054] Na presente invenção, o intumescimento ou a dissolução dos grânulos de amido pode ser feita com ou sem a presença de tensoativos a uma temperatura mais elevada do que a temperatura de formação de gel do grânulo de amido específico. Temperaturas de processamento superiores, em geral, produzem produtos de limpeza líquidos com uma viscosidade mais elevada ou melhores propriedades de suspensão devido a um intumescimento mais elevado ou a uma melhor solubilização destes grânulos de amido.
[055] É preferível processar os grânulos ou os pós de amido na presença de tensoativos. Na presença de tensoativos, estes grânulos ou pós de amido intumescem para formar partículas de gel de amido após o processamento a uma temperatura mais elevada do que a sua temperatura de formação de gel para espessar, estruturar e estabilizar a composição de limpeza líquida da presente invenção. Devido à maneira com que o limpador líquido é estabilizado pelas partículas de gel de amido intumescidas, o limpador líquido da presente invenção tem uma reologia pseudoplástica elevada, uma aparência não viscosa, não empelotada e lisa, e é fácil de dispersar em água durante o uso do produto.
[056] Em geral, sem importar qual amido seja usado, é preferível que o grânulo de amido, quando do uso na composição final, intumesça pelo menos 200% em volume, de preferência pelo menos 400%, com mais preferência pelo menos 600% e com a máxima preferência pelo menos 800% em volume para formar partículas de gel de amido intumescidas com um tamanho na faixa de 2 a 300 micrômetros.
[057] Os exemplos de grânulos de amido modificados ou não modificados que requerem aquecimento para intumescer ou para se dissolver em água para espessar a composição de limpeza líquida são os amidos PureGel B990, PureGel B992, PureGel B980 ou PureDent da Grain Processing. Os exemplos de outros grânulos de amido comercialmente disponíveis são: National 1545, amido de milho Amioca, Structure Soaln (um amido de batata modificado), Clearjel, Hi Fio, National 1333, Colflo 67, National Frige, Novation 1600, Novation 2700 ou Purity 420 da National Starch and Chemical Company. Especialmente, os grânulos de amido modificados com grupos hidrofílicos não iônicos, tais como hidroxietil ou hidroxipropil, e/ou grupos iônicos, tais como fosfato, carboxilato, sulfato, sulfonato e dialquil/trialquil amino ou íons de amônio quaternário são altamente preferidos.
[058] As soluções aquosas de amidos, em especial aquelas que contêm moléculas de amilose, tendem a formar agregados com aparência empelotada durante o envelhecimento do produto. O problema de estabilidade das soluções aquosas que contêm amido pode ser evitado ou minimizado através da modificação dos grânulos de amido com grupos hidrofílicos não iônicos e/ou iônicos. Além de uma melhor estabilidade, a temperatura de formação de gel do amido pode ser reduzida drasticamente pelo nível de grupos hidrofílicos ligados às moléculas de amido. Em geral, a temperatura de formação de gel diminui com o aumento do nível de substituição. A um elevado grau de substituição, o grânulo de amido quimicamente modificado fica intumescível em água fria.
[059] Grânulos de amido modificados, em especial grânulos de fosfato de hidróxi propil amido com uma temperatura de formação de gel na faixa de 30 °C a 70 °C, tais como os amidos PureGel, são altamente preferidos.
[060] Além dos grânulos de amido descrito acima, há amidos solúveis em água fria pré-transformados em gel que se dispersam e dissolvem facilmente na água fria sem a necessidade de aquecimento. Esses amidos solúveis em água fria foram transformados em gel e secados, de modo que irão se dispersar e intumescer na água fria. Os exemplos de amidos solúveis em água fria pré-transformados em gel incluem o amido de tapioca Ultra-Sperse ou de milho ceroso, o amido de tapioca Stir-N-set, o amido de milho ceroso modificado pré-transformado em gel National 5717, o amido de milho ceroso não modificado pré-transformado em gel National 1215, Structure ZEA, um amido de milho modificado com hidróxi propila, ou Structuire XL, um fosfato de hidróxi propil amido pré-transformado em gel reticulado. Todos os amidos acima mencionados são comercialmente disponíveis junto à National Starch and Chemical Company.
[061] Os amidos solúveis em água fria também podem ser usados na presente invenção. No entanto, não é preferível o uso destes sozinhos como agente de espessamento para a composição de limpeza líquida da invenção. A composição de limpeza líquida espessada apenas com amido solúvel em água fria pré-transformado em gel, tal como Ultra-Sperse A ou Structure XL, fica empelotada depois de ser envelhecida à temperatura ambiente por mais de três semanas. O amido solúvel em água fria, se for usado, deve ser combinado com os grânulos de amido descritos acima ou com outros polímeros solúveis em água tais como goma de xantana, carbopol, hidróxi etil celulose, hidróxi propil metil celulolse, hidróxi etil celulose hidrofobicamente modificada, ou Carbopol® hidrofobicamente modificado, para produzir uma composição de limpeza líquida não empelotada.
[062] Dependendo da temperatura de processamento, da eficiência do espessamento do amido, da quantidade e da composição dos tensoativos usados no limpador, do pH do líquido, dos aditivos da composição de limpeza líquida e da viscosidade líquida final desejada, a quantidade de grânulos de amido modificado e/ou não modificado no líquido podem estar na faixa de 6% a 30% em peso, de preferência de 6% a 25% da composição. A viscosidade final do líquido deve estar na faixa de 10 a 400 Pascal, de preferência na faixa de 20 a 300 Pascal, e com a máxima preferência na faixa de 40 a 200 Pascal em 1 sec-1 quando medida a 25°C ao utilizar o Reômetro Haake RV20 Rotovisco com eixo SV1ST. Se a viscosidade for mais baixa do que 10 Pascais, a composição preparada não é estável à temperatura ambiente e as partículas de gel de amido se precipitam para fora da composição para formar uma fase de gel separada no fundo do líquido. Se for mais elevada do que 400 Pascal, o líquido é muito pastoso para um fácil processamento e se dispersa durante o uso do produto.
[063] Os agentes de benefício para a pele opcionais que podem ser usados nas composições líquidas estruturadas com amido da invenção são definidos como materiais do tipo cosmético orgânicos, inorgânicos ou poliméricos que não são solúveis (isto é, são menos do que 1% solúveis na composição líquida) na composição de limpeza líquida. Os exemplos de agentes de benefício podem compreender vários tipos de óleos tal como indicado a seguir: [064] Óleos vegetais: Óleo de amendoim, óleo de rícino, manteiga de cacau, óleo de coco, óleo de milho, óleo de semente de algodão, azeite de oliva, óleo de semente de palma, óleo de semente de colza, óleo de semente de açafroa, óleo de semente de gergelim, óleo de soja e óleo de abacate.
[065] Esteres: Miristato de butila, palmitato de cetila, oleato de decila, laurato de glicerila, ricinoleato de glicerila, estearato de glicerila, isoestearato de glicerila, laurato de hexila, palmitato de isobutila, estearato de isocetila, isoestearato de isopropila, laurato de isopropila, linoleato de isopropila, miristato de isopropila, palmitato de isopropila, estearato de isopropila, monolaurato de propileno glicol, ricinoleato de propileno glicol, estearato de propileno glicol e isoestearato de propileno glicol.
[066] Gorduras Animais: Álcoois de lanolina acetilados, lanolina, banha de porco, óleo de vison e sebo.
[067] Ácidos e álcoois graxos: Ácido beênico, ácido palmítico, ácido esteárico, álcool behenílico, álcool cetílico, álcool eicosanílico e álcool isocetílico.
[068] Outros exemplos de óleo/emolientes incluem a cera natural ou sintética, aloe vera, e o agente de benefício polimérico tal como o polisiloxano de dimetila, o elastômero de silicone, os polímeros de alquileno ou de isoalquileno hidrogenados ou não hidrogenados tais como polibutenos, polialfaolefinas, poliésteres ou poliacrilatos e misturas do que foi mencionado acima.
[069] O agente também pode incluir partículas inorgânicas tais como mica, sílica e dióxido de titânio modificados ou não modificados.
[070] O agente de benefício para a pele (por exemplo, emoliente/óleo), se for usado, em geral está em uma quantidade de cerca de 0,1% a 30%, e de preferência de 0,5% a 20% em peso da composição.
[071] O tamanho da partícula do agente de benefício pode estar na faixa de 0,01 até 500 micrômetros, de preferência de 0,1 a 200 micrômetros.
[072] Além disso, as composições da invenção podem incluir ingredientes opcionais tal como segue: Agente de benefício para a pele solúvel em água, um ingrediente opcional essencial que é preferido para ser incluído na composição líquida. Uma variedade de agentes de benefício para a pele solúveis em água pode ser usada e o nível pode ser de 1 % a 30% em peso, e de preferência de 1 % a 20% em peso. O efeito de condicionamento da pele dos óleos depositados pode ser intensificado pela adição destes agentes de benefício para a pele solúveis em água. Os materiais incluem, mas sem ficar a eles limitados, poliidróxi álcoois tais como glicerol, propileno glicol, sorbitol, pantenol e açúcar; uréia; alfa-hidróxi ácidos e seus sais tais como o ácido glicólico ou láctico; e polietileno glicóis de baixo peso molecular com um peso molecular menor do que 20.000. Os agentes de benefício para a pele solúveis em água preferidos para o uso na composição líquida são o glicerol, o sorbitol e o propileno glicol.
[073] O polímero catiônico, um outro ingrediente opcional altamente desejável, pode ser usado nas composições para conferir uma sensação à pele preferida e intensificar a deposição do agente de benefício para a pele com tamanho de partícula menor do que 10 micrômetros. Os exemplos de polímeros catiônicos apropriados são os polissacarídeos modificados incluindo o guar catiônico disponível junto à Rhone Poulenc sob o nome comercial Jaguar C13S, Jaguar C14S, Jaguar C17 ou Jaguar C16; a celulose modificada catiônica tal como o UCARE Polymer JR 30 ou JR 40 junto à Amerchol; N-Hance 3000, N-Hance 3196, N-Hance GPX 215 ou N-Hance GPX 196 junto a Hercules; o polímero catiônico sintético tal como MerQuat 100, MerQuat 280, Merquat 281 e Merquat 550 da Nalco; amidos catiônicos tais como por exemplo, StaLok(R) 100, 200, 300 e 400 feitos pela Staley Inc.; galactomananas catiônicas à base de goma guar da série Galactasol 800 pela Henkel, Inc.; Quadrosoft Um-200; e Polyquaternium-24.
[074] Espessantes auxiliares, tais como a carbóxi metil celulose, silicato de alumínio e magnésio, hidróxi etil celulose, hidróxi etil celulose hidrofobicamente modificada, hidróxi propil metil celulose, carbopols, carbopols hidrofobicamente modificados, goma de xantana, poliacrilato, glucamidas ou Antil(R) da Rhone Poulenc; perfumes; agentes seqüestrantes, tais como o etileno diamina tetraacetato tetrassódico (EDTA), EHDP ou as misturas destes, em uma quantidade de 0,01% a 1%, de preferência de 0,01% a 0,05%; e agentes corantes, opacificantes e perolizantes tais como estearato de zinco, estearato de magnésio, T1O2, EGMS (monoestearato de etileno glicol) ou Lytron 621 (copolímero de Estireno/Acrilato); sendo que todos são úteis para intensificar a aparência ou as propriedades cosméticas do produto.
[075] As composições também podem compreender microbicidas tais como éter 2-hidróxi-4,2,4,triclorodifenílico (DP300); conservantes tais como dimetilol dimetil hidantoína (Glydant XL1000), parabenos, ácido sórbico, etc.
[076] As composições também podem compreender amidas de mono- ou dietanol acila de coco como intensificadores de formação de espuma, e sais fortemente ionizáveis tais como cloreto de sódio e sulfato de sódio também podem ser usados com vantagem, vantajosamente nas quantidades de cerca de 0,01% ou mais, se apropriado.
[077] Os polietileno glicóis que podem ser usados incluem: Polyox WSR-205 PEG 14M, Polyox WSR-N-60k PEG 45M, ou Polyox WSR-N-750 PEG 7M.
[078] Um outro ingrediente que pode ser incluído inclui os esfoliantes tais como grânulos de polioxietileno, folhas de noz e sementes de damasco e partículas inorgânicas sólidas tais como talco e silicato. As cápsulas similares a cápsulas de perfume ou cápsulas de óleo também podem ser usadas.
[079] Exceto nos exemplos práticos e comparativos, ou onde indicado de alguma outra maneira explícitamente, todos os números nesta descrição que indicam quantidades ou relações de materiais ou condições de reação, propriedades físicas de materiais e/ou uso devem ser compreendidos como modificados pela palavra "cerca de".
[080] Onde usado no relatório descritivo, o termo "que compreende" se presta a incluir a presença de características indicadas, números inteiros positivos, etapas, componentes, mas não impossibilita a presença ou a adição de um ou mais características, números inteiros positivos, etapas, componentes ou grupos dos mesmos.
Exemplos [081 ] Os seguintes exemplos se prestam a ilustrar adicionalmente a invenção e não se prestam a limitar a invenção de nenhuma maneira.
[082] A menos que esteja indicado de alguma outra maneira, todas as porcentagens são porcentagens em peso. O restante de cada composição na Tabela 1 é a água.
Exemplos 1 a 7 - Efeito po Nível de Amido e da Composição pe Tensoativo na Estabilidade Líquida Tabela 1 [083] Todos os exemplos foram preparados ao misturar em primeiro lugar água deionizada, tensoativos e amido em um banho de água a 70 - 75¾ por 10 a 15 minutos para intumescer ou dissolver os grânulos ou pós de amido, Uma pré-mistura de emulsões de óleos emolientes, ou seja, uma emulsão de petrolato e polibutileno, Merquat 100, talco e Ti02l foi preparada e adicionada ao reator e misturada por mais dez minutos a 70 - 75¾. Glicerina, ácido láurico e Jaguar C13S foram previamente misturados a 70¾ para derreter o ácido láurico.
[084] A pré-mistura foi a seguir adicionada ao reator e misturada por dez minutos a 70 - 75¾. Uma quantidade calculada de uma solução de hidróxido de sódio ou de ácido cítrico foi então adicionada para ajustar o pH do líquido. O líquido foi então resfriado em um banho de água fria. O restante dos ingredientes, tais como Glydant plus, EDTA, mica e perfume, foi adicionado durante o resfriamento da composição de limpeza líquida. Depois de o líquido ter sido resfriado abaixo de 35¾. o pH foi medido e ajustado com uma solução de KOH ou então com ácido cítrico até a faixa de 6,8 a 7,0, [085] A emulsão de petrolato/polibutileno foi preparada ao misturar em primeiro lugar o petrolato e o polibutileno a 70*0 até ser formada uma mistura uniforme. A pré-mistura de petrolato/políbutileno foi então misturada com uma quantidade igual de uma solução a 5% em peso de lauril etóxi sulfato de sódio (2) a um elevado cisalhamento para formar a emulsão com mais de 60% em peso de petrolato/políbutileno com um tamanho na faixa de 0,5 a 10 micrômetros.
[086] Todas as composições líquidas mostradas na Tabela 1, exceto no Exemplo 4 e no Exemplo 7, tinham uma viscosidade de mais de 30 Pascais a 1 s ' a 25Ϊ e são estáveis a 45¾ e à temperatura ambiente por mais de trinta dias. Dois exemplos comparativos, os Exemplos 4 e 7, com uma viscosidade de menos de 20 Pascais a 1 s'1 a 25*0, exibiram separação de fases com uma camada clara em cima do líquido depois da armazenagem ã temperatura ambiente por três semanas. Tal como mostrado nesses exemplos, a quantidade de amido requerida para estabilizar a solução de limpeza líquida depende da composição de tensoativo. O Exemplo 3 contendo lauril anfoacetato de sódio (Exemplo 3) é muito mais estável do que aquele com taurato de N-cocil N-metiia sódico (Exemplo 7) até mesmo a um nível mais baixo de amido.
Exemplos 8-16: Efeito da Composição de Temsqativo Tabela 2 ____________________ [087] Outra vez, o restante de cada um dos exemplos na Tabela 2 é a água. Os Exemplos 8 a 16 mostram que o polímero de amido é robusto e trabalha para uma ampla faixa de composições de tensoativos e níveis de tensoativos. Todos os exemplos foram preparados ao empregar o mesmo método descrito nos Exemplos 1 a 7. O pH dos Exemplos 8 a 15 fica na faixa de 6,8 a 7,0. O pH para o Exemplo 16, que contém a mistura de sabonete de ácido lá uri co e um tensoativo sintético, fica na faixa de 8,5 a 8,8. Todos os exemplos mostrados na Tabela 2 são estáveis a 45°C e à temperatura ambiente por mais de três semanas.
Exemplos 17-23: Efeito dos Óleos Emolientes e Amidos Tabela 3 [088] Analogamente, o restante de cada um dos exemplos na Tabela 3 é a água. Os Exemplos 17 a 23 mostram o efeito dos óleos emolientes e dos amidos nas propriedades da solução de limpeza líquida da presente invenção. Todos os exemplos foram preparados ao usar o método descrito nos Exemplos 1 a 7, exceto os Exemplos 20 e 21, os quais foram processados a 80 - 85°C ao invés de a 70 - 75 °C. Todos os exemplos são estáveis a 45 °C e à temperatura ambiente por mais de três semanas, exceto o Exemplo 22. O Exemplo 22 é estável à temperatura ambiente. No entanto, ele desenvolveu uma aparência empelotada depois da armazenagem à temperatura ambiente por mais de três semanas. O UltraSperse A usado no Exemplo 22 é um amido de milho ceroso pré-transformado em gel solúvel em água fria. Na composição de limpeza líquida, esse amido formou amido solúvel ao invés de partículas de gel de amido intumescidas tais como os amidos PureGel B990, National 1545 ou Tapioca. Acredita-se que a aparência empelotada do Exemplo 22 seja devida à agregação do amido UltraSperse A solúvel durante a armazenagem. Esse problema da aparência empelotada pode ser solucionado ao usar a combinação de UltraSperse A e um grânulo de amido tal como Pure Gel B1990, tal como mostrado no Exemplo 23.
Exemplo 24: Avaliação da Espuma [089] As propriedades da espuma dos Exemplos 8, 9 e 10 preparados acima foram avaliadas por uma junta de examinadores senso riais que continha 20 componentes, mulheres com idades entre 33 e 55 anos. Uma composição de limpeza líquida estabilizada sem amido foi usada como exemplo comparativo no estudo da junta, O exemplo comparativo contém principalmente 17% de g liei nato de cocoila sódico, 0,6% de taurato de cocoil metila sódico, 0,9% de cocamido propil betaína, 2,7% de diacetato de lauril amido sódico, 1,5% de ácido esteárico, 2,5% de díestearato de etileno glícol, 21,67% de glicerina, 1,0% de éter cetílico de polioxietileno 20EO e 0,18% de ácido poliacrílico, e o restante é a água. Os resultados da junta estão resumidos na Tabela 4. Uma contagem média maior indica mais ou melhor para cada atributo sensoríal.
[090] Tal como mostrado na tabela, todas as composições de limpeza líquidas estabilizadas com amido da presente invenção (Exemplos 8, 9 e 10) têm melhores propriedades de formação de espuma do que o exemplo comparativo. Foi percebido que todas as três composições de limpeza líquidas da presente invenção são mais cremosas (menor tamanho de bolhas e aparência mais branca), e tinham uma maior consistência de espuma e maior estabilidade de espuma do que o exemplo comparativo.
Tabela 4: Contagens Médias dos Atributos de Formação de Espuma * contagem maior da "quantidade de bolhas pequenas* e contagem menor da "quantidade de bolhas grandes" significam uma espuma mais cremosa.
Reivindicações

Claims (7)

1. COMPOSIÇÃO LÍQUIDA, caracterizada pelo fato de que compreende (em peso): (1) 2% a 30% de um tenso ativo selecionado a partir de do grupo que consiste em tensoativos aníônícos, tenso ativos não iô ricos, tensoatívos anfotéricos, tensoativos eationícos ou as misturas destes, (2) 0 a 30% de um agente de benefício, definido como um material do tipo cosmético orgânico, inorgânico ou polimérico não solúvel na composição de limpeza líquida, em que não solúvel é definido como menos de 1% de solubilidade do ativo na composição de limpeza líquida; (3) 6% a 30% de amido modificado ou não modificado; em que o pH da composição é de 4,0 a 9,0; em que a viscosidade final do líquido está na faixa de 10 a 400 Pascal em 1 s 1 quando medida a 25°C utilizando o Reômetro Haake RV20 Rotovísco com eixo SV1ST; em que o amido está na forma de partículas de gel de amido intumescidas formadas pelo intumescimento de grânulos de amido através de modificação química com grupo ou grupos hidrofílicos iônicos e/ou não iônicos, selecionados a partir de hidroxipropil, hidroxietil, fosfato, sulfato, sulfonato, carboxilato, dialquil/trialquil amino, amônio quaternário e as misturas destes, para que o amido tenha uma temperatura de formação de gel entre 30 9G e 85 -C, em que a modificação química intensifica a dissolução ou o intumescimento do amido em água; em que as partículas de gel têm uma tamanho na faixa de 2 a 300 micrômetros.
2. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende 3% a 25% em peso de tensoativo.
3. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que compreende 5% a 20% em peso de tensoativo.
4. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que os grânulos de amido são modificados quimicamente com grupo ou grupos hidrofílicos iônicos e/ou não iônicos para que tenham uma temperatura de formação de gel na faixa de 30°C a 75°C.
5. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o pH da composição líquida está na faixa de 5,0 a 8,0.
6. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que a viscosidade da composição líquida está na faixa de 20 a 300 Pascais a 1 s'1 quando medida a 25 °C usando um Reômetro Haake RV20 Rotovisco com eixo SV1ST.
7. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que compreende 0,5% a 20% de um agente de benefício.
BRPI0510911-6A 2004-05-19 2005-05-09 Liquid composition BRPI0510911B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/849,627 US6903057B1 (en) 2004-05-19 2004-05-19 Personal product liquid cleansers stabilized with starch structuring system
US10/849,627 2004-05-19
PCT/EP2005/005128 WO2005110356A1 (en) 2004-05-19 2005-05-09 Personal liquid cleanser composition stabilized with a starch structuring system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0510911A BRPI0510911A (pt) 2007-11-13
BRPI0510911B1 true BRPI0510911B1 (pt) 2017-10-24

Family

ID=34620806

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0510911-6A BRPI0510911B1 (pt) 2004-05-19 2005-05-09 Liquid composition

Country Status (12)

Country Link
US (1) US6903057B1 (pt)
EP (1) EP1755534B1 (pt)
JP (1) JP5552210B2 (pt)
CN (1) CN1997341B (pt)
AR (1) AR048967A1 (pt)
AU (1) AU2005244429B2 (pt)
BR (1) BRPI0510911B1 (pt)
CA (1) CA2566912C (pt)
ES (1) ES2557441T3 (pt)
MX (1) MXPA06013371A (pt)
WO (1) WO2005110356A1 (pt)
ZA (1) ZA200609591B (pt)

Families Citing this family (54)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8951947B2 (en) * 2003-12-24 2015-02-10 The Procter & Gamble Company Multi-phase personal cleansing compositions comprising a lathering cleansing phase and a non-lathering structured aqueous phase
JP4696507B2 (ja) * 2004-09-13 2011-06-08 味の素株式会社 洗浄剤組成物
DE102004048752A1 (de) * 2004-10-05 2006-04-06 Cognis Ip Management Gmbh Flüssige Tensidmischungen
EP1874408A1 (en) * 2005-04-13 2008-01-09 The Procter and Gamble Company Mild, structured, multiphase personal cleansing compositions
US7820609B2 (en) 2005-04-13 2010-10-26 The Procter & Gamble Company Mild, structured, multi-phase personal cleansing compositions comprising density modifiers
US20120015009A9 (en) * 2005-06-07 2012-01-19 The Procter & Gamble Company Multi-phased personal care composition comprising a blooming perfume composition
US20070032393A1 (en) * 2005-08-04 2007-02-08 Conopco, Inc. D/B/A Unilever Rinse-off conditioner comprising non-pregelatinized starch and fatty acid system for improved properties
EP1942861A2 (en) * 2005-11-01 2008-07-16 The Procter and Gamble Company Multi-phase personal care composition comprising a stabilizing perfume composition
CN101326106A (zh) * 2005-12-08 2008-12-17 宝洁公司 包括邻近表面形貌定位的模内标签的容器
US20070141001A1 (en) * 2005-12-15 2007-06-21 The Procter & Gamble Company Non-migrating colorants in multi-phase personal cleansing compositions
US20070167338A1 (en) * 2006-01-09 2007-07-19 Mchugh Colin M Multiphase personal care compositions comprising beads
US8104616B2 (en) 2006-02-11 2012-01-31 The Procter & Gamble Company Clamshell package for holding and displaying consumer products
US8153144B2 (en) * 2006-02-28 2012-04-10 The Proctor & Gamble Company Stable multiphase composition comprising alkylamphoacetate
US7476395B2 (en) 2006-04-11 2009-01-13 Conopco, Inc. Cosmetic composition with soft focus properties
US20080081776A1 (en) * 2006-09-28 2008-04-03 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Mild foaming personal cleansing composition with high levels of hydrocarbon wax and oil emollients
US7723278B2 (en) 2007-05-15 2010-05-25 Conopco Inc. Stable, substantially surfactant-free liquid compositions comprising hydrophobic phase
US20090324520A1 (en) * 2007-07-27 2009-12-31 Jonathan Robert Cetti Personal-care article for sequentially dispensing compositions with variable concentrations of partitioned benefit or suspended benefit agents
US20090028808A1 (en) * 2007-07-27 2009-01-29 The Procter & Gamble Company Personal care article for sequentially dispensing compositions with variable concentrations of partitioned benefit or suspended benefit agents
US20090062389A1 (en) * 2007-09-05 2009-03-05 Conopco, Inc., D/B/A Unilever In-Shower Lotion Compositions Comprising Up to 10% Free Fatty Acids Wherein Ratio of Unsaturated to Saturated Fatty Acids is at Least 1:1
US8691197B2 (en) * 2007-09-05 2014-04-08 Conopco, Inc. In-shower lotion compositions comprising up to 10% free fatty acids wherein ratio of unsaturated to saturated fatty acids is at least 1:1
US20090208443A1 (en) * 2008-02-19 2009-08-20 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Cationic copolymer and starches formulated cosmetic compositions exhibiting radiance with soft focus
US20090280073A1 (en) * 2008-05-06 2009-11-12 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Method of Enhancing Deposition of Benefit Agents and Providing and/or Enhancing Associated Benefits
US7977289B2 (en) * 2008-05-06 2011-07-12 Conopco, Inc. Substantially surfactant free in-shower gel compositions comprising hydrophilic and hydrophobic benefit agents
US9237972B2 (en) * 2008-12-16 2016-01-19 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Liquid surfactant compositions that adhere to surfaces and solidify and swell in the presence of water and articles using the same
JP5522832B2 (ja) * 2009-09-18 2014-06-18 株式会社マンダム 皮膚洗浄剤組成物
DE102010041660A1 (de) * 2010-09-29 2012-03-29 Henkel Ag & Co. Kgaa Kosmetisches Reinigungsmittel
CN103458756B (zh) 2011-04-04 2018-09-14 宝洁公司 个人护理制品
EP2744883B1 (en) 2011-08-15 2018-12-26 The Procter and Gamble Company Personal care articles having multiple zones with compliant personal care compositions
MX2014001896A (es) 2011-08-15 2014-05-27 Procter & Gamble Metodos para el cuidado personal.
BR112014029758A2 (pt) 2012-05-30 2017-06-27 Clariant Finance Bvi Ltd composição contendo n-metil-n-acilglucamina
WO2013178671A2 (de) 2012-05-30 2013-12-05 Clariant International Ltd. Verwendung von n-methyl-n-acylglucaminen als solubilisatoren
WO2014070689A1 (en) 2012-10-29 2014-05-08 The Procter & Gamble Company Personal care compositions having a tan delta of 0.30 or more at 10°c
DE102012021647A1 (de) 2012-11-03 2014-05-08 Clariant International Ltd. Wässrige Adjuvant-Zusammensetzungen
US9499772B2 (en) * 2013-03-13 2016-11-22 Battelle Energy Alliance, Llc Methods of decontaminating surfaces and related compositions
WO2014170025A1 (de) * 2013-04-20 2014-10-23 Clariant International Ltd Zusammensetzung enthaltend ölkörper, fettsäuren, aminosäuretenside und n-methyl-n-acylglucamine
EP3013433B1 (en) 2013-06-27 2019-04-17 The Procter and Gamble Company Preserving personal care compositions
RU2625433C1 (ru) * 2013-12-03 2017-07-13 Кимберли-Кларк Ворлдвайд, Инк. Влажные салфетки для личной гигиены
CN105828800B (zh) * 2013-12-27 2019-06-04 莱雅公司 具有淀粉磷酸酯和高吸收性聚合物的低密度组合物
DE102014005771A1 (de) 2014-04-23 2015-10-29 Clariant International Ltd. Verwendung von wässrigen driftreduzierenden Zusammensetzungen
WO2015179599A1 (en) * 2014-05-21 2015-11-26 Rhodia Operations Sulfate-free personal care compositions
JP6591745B2 (ja) * 2014-12-08 2019-10-16 ロレアル ケラチン繊維のための化粧用組成物及びその製造方法
CN105738244B (zh) * 2014-12-10 2018-10-16 中国石油天然气股份有限公司 定量测定清洗剂对石油磺酸盐结焦物溶解率的方法
EP3283048A4 (en) * 2015-04-13 2018-10-03 Rhodia Operations Sulfate-free formulations for skin cleansing
DE102015219608B4 (de) 2015-10-09 2018-05-03 Clariant International Ltd Universelle Pigmentdispersionen auf Basis von N-Alkylglukaminen
DE102015219651A1 (de) 2015-10-09 2017-04-13 Clariant International Ltd. Zusammensetzungen enthaltend Zuckeramin und Fettsäure
JP6728378B2 (ja) 2015-12-10 2020-07-22 ロレアル すすぎ性が改善された、ケラチン物質を洗浄するための組成物
DE102016207877A1 (de) 2016-05-09 2017-11-09 Clariant International Ltd Stabilisatoren für Silikatfarben
EP3519549A4 (en) 2016-09-30 2020-06-03 Novaflux, Inc. COMPOSITIONS FOR CLEANING AND DECONTAMINATION
CN107184407B (zh) * 2017-05-24 2020-10-20 云南贝泰妮生物科技集团股份有限公司 一种柔滑保湿造粒洁颜粉及其制备方法
KR102008060B1 (ko) * 2017-09-05 2019-10-21 (주)프랜드 전분 항균스크럽비드의 제조방법
WO2019195403A1 (en) 2018-04-03 2019-10-10 Novaflux, Inc. Cleaning composition with superabsorbent polymer
WO2020033649A1 (en) 2018-08-10 2020-02-13 The Procter & Gamble Company Rinse-off cleansing compositions
US11918677B2 (en) 2019-10-03 2024-03-05 Protegera, Inc. Oral cavity cleaning composition method and apparatus
CN114306131A (zh) * 2022-01-27 2022-04-12 广州百孚润化工有限公司 一种基于改性玉米淀粉的洗涤组合物及其制备方法

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3580853A (en) 1967-09-27 1971-05-25 Procter & Gamble Detergent compositions containing particle deposition enhancing agents
US3867549A (en) * 1969-02-10 1975-02-18 Colgate Palmolive Co Stable starch compositions
FR2172803A1 (en) * 1972-02-22 1973-10-05 Borax Francais Sa Skin cleaning creams - contg biodegradable surfactants and powder
CA2031382C (en) 1989-12-04 1995-09-19 Euan Stuart Reid Hair treatment composition
JP3041716B2 (ja) * 1990-09-10 2000-05-15 関西酵素株式会社 浴用剤組成物
BR9205895A (pt) 1991-04-15 1994-09-27 Procter & Gamble Limpador antibacteriano liquido suave para a pele.
CA2122272A1 (en) 1991-11-22 1993-05-27 Susan C. Wivell Combined personal cleansing and moisturizing compositions
US5308526A (en) 1992-07-07 1994-05-03 The Procter & Gamble Company Liquid personal cleanser with moisturizer
GB9216758D0 (en) 1992-08-07 1992-09-23 Unilever Plc Detergent composition
GB9414574D0 (en) 1994-07-19 1994-09-07 Unilever Plc Detergent composition
US5905062A (en) 1994-12-03 1999-05-18 The Procter & Gamble Company Cleansing compositions technical field
WO1996017582A1 (en) * 1994-12-05 1996-06-13 Permethyl Specialties L.L.C. Water soluble, biodegradable polymeric materials for skin care, hair care and cosmetic applications
ATE212535T1 (de) * 1995-04-04 2002-02-15 Ici Plc Tensidzusammensetzungen
FR2734831B1 (fr) * 1995-05-29 1997-07-11 Oreal Composition solide expansee dont la matrice est constituee d'un reseau alveolaire amidonne et contenant des particules de polyamide spheroidales calibrees et utilisations en application topique
GB9602611D0 (en) * 1996-02-09 1996-04-10 Unilever Plc Cosmetic composition
US6001344A (en) 1996-03-06 1999-12-14 Lever Brothers Company Liquid cleansing compositions comprising xanthan gum and cross-linked polyacrylic acid polymers for enhanced suspension of large droplet oils
US5891833A (en) 1996-06-20 1999-04-06 The Procter & Gamble Company Process for preparing liquid personal cleansing compositions which provide enhanced perfume deposition
DE19627498A1 (de) * 1996-07-08 1998-01-15 Nat Starch Chem Invest Stärkehaltige Reinigungs- und Pflegemittel
US5854293A (en) 1996-09-23 1998-12-29 The Procter & Gamble Company Liquid personal cleansing composition which contain a lipophilic skin moisturizing agent comprised of relatively large droplets
JP3570602B2 (ja) * 1997-03-27 2004-09-29 株式会社ノエビア クレンジング化粧料
JPH11193228A (ja) * 1997-12-26 1999-07-21 Kao Corp 皮膚及び毛髪洗浄剤
US6172019B1 (en) 1999-09-09 2001-01-09 Colgate-Palmolive Company Personal cleanser comprising a phase stable mixture of polymers
DE10032118B9 (de) * 2000-07-01 2006-12-07 Wella Ag Antithixotropes kosmetisches Mittel
FR2827515B1 (fr) * 2001-07-20 2005-06-03 Oreal Composition moussante a base de silice et de polymere cationique
DE10216497A1 (de) * 2002-04-11 2003-10-30 Beiersdorf Ag Haarshampoo
DE10216510A1 (de) * 2002-04-11 2003-10-23 Beiersdorf Ag Schäumende Reinigungsemulsionen mit Stärke
DE10229812A1 (de) * 2002-07-03 2004-01-15 Beiersdorf Ag Nachschäumendes kosmetisches Gel
US7361363B2 (en) * 2003-05-29 2008-04-22 Unilever Home & Personal Care Usa, Division Of Conopco, Inc. Silky feel cosmetic emulsion chassis based on glycerin and chemically modified starch

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0510911A (pt) 2007-11-13
CN1997341B (zh) 2012-10-31
EP1755534A1 (en) 2007-02-28
MXPA06013371A (es) 2007-03-01
AR048967A1 (es) 2006-06-14
ES2557441T3 (es) 2016-01-26
AU2005244429B2 (en) 2008-08-07
CA2566912A1 (en) 2005-11-24
AU2005244429A1 (en) 2005-11-24
CN1997341A (zh) 2007-07-11
EP1755534B1 (en) 2015-10-28
JP5552210B2 (ja) 2014-07-16
US6903057B1 (en) 2005-06-07
JP2007538023A (ja) 2007-12-27
ZA200609591B (en) 2008-07-30
WO2005110356A1 (en) 2005-11-24
CA2566912C (en) 2015-06-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0510911B1 (pt) Liquid composition
BRPI0510908B1 (pt) composições líquidas para produto de limpeza de uso pessoal
CN102159176B (zh) 采用高含量多元醇的、包含具有大于10重量%的脂肪酸/脂肪皂含量的脂肪酰基羟乙基磺酸盐表面活性剂产品的稳定的清洁组合物及其方法
ES2529710T3 (es) Limpiadores líquidos suaves formadores de espuma que comprenden niveles bajos de un producto de isetionato graso y un bajo contenido en ácidos grasos totales y/o jabón de ácidos grasos
KR20100061662A (ko) 지방 아실 이세티오네이트 계면활성제를 함유하는 안정한 액체 세정 조성물
KR20070023752A (ko) 배합된 지방산 및 수용성 또는 수팽윤성 전분 구조화시스템을 포함하는 개인용 제품 액상 세정제

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 8, 11, 13, 25 DA LPI

B12B Appeal: appeal against refusal
B16A Patent or certificate of addition of invention granted
B25A Requested transfer of rights approved