BRPI0905136B1 - guia de broca, conjunto com molde e conjunto com guias de broca - Google Patents

guia de broca, conjunto com molde e conjunto com guias de broca Download PDF

Info

Publication number
BRPI0905136B1
BRPI0905136B1 BRPI0905136-8A BRPI0905136A BRPI0905136B1 BR PI0905136 B1 BRPI0905136 B1 BR PI0905136B1 BR PI0905136 A BRPI0905136 A BR PI0905136A BR PI0905136 B1 BRPI0905136 B1 BR PI0905136B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
drill
guide
guide sleeve
sleeve
drill guide
Prior art date
Application number
BRPI0905136-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Suter Edmund
Streff Patrick
Kuehne Steffen
Original Assignee
Straumann Holding Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Straumann Holding Ag filed Critical Straumann Holding Ag
Publication of BRPI0905136A2 publication Critical patent/BRPI0905136A2/pt
Publication of BRPI0905136B1 publication Critical patent/BRPI0905136B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C1/00Dental machines for boring or cutting ; General features of dental machines or apparatus, e.g. hand-piece design
    • A61C1/08Machine parts specially adapted for dentistry
    • A61C1/082Positioning or guiding, e.g. of drills
    • A61C1/084Positioning or guiding, e.g. of drills of implanting tools
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C3/00Dental tools or instruments
    • A61C3/02Tooth drilling or cutting instruments; Instruments acting like a sandblast machine

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Dental Prosthetics (AREA)

Abstract

guia de broca. a presente refere-se a presente invenção de uma guia de broca (1) para uso no campo dental, que compreende um cabo (10), uma superficie de apoio destinada a se apoiar ao menos parcialmente em um molde (50) ou uma luva de broca (55), e ao menos uma luva de guia (20). o cabo (10) tem face de topo e um lado de fundo. ao menos uma luva de guia (20) é essencialmente cilíndrico-oca, tem uma extremidade superior e outra inferior, e se projeta do lado de fundo do cabo (10). a guia de broca (1) caracteriza-se pelo fato de ao menos uma luva de guia (20) compreender uma fenda longitudinal (30).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para GUIA DE BROCA, CONJUNTO COM MOLDE E CONJUNTO COM GUIAS DE BROCA.
[0001] A presente invenção refere-se a uma guia de broca para uso no campo dental.
[0002] Para se obter um eixo de implante otimizado proteticamente, emprega-se com frequência um molde, também chamado de gabarito de broca, por exemplo, um gabarito OP ou aparelho CT. Moldes são conhecidos por guiarem brocas de implantes dentais para preparar o osso maxilar e destinados a receber um ou mais implantes dentais. Moldes desse tipo são modelados manualmente ou fabricados com a ajuda de um computador (CAM). Eles têm orifícios de broca que servem para guiar a broca de implante dental ou o implante durante uma intervenção cirúrgica. Luvas de brocas padronizadas (de agora em diante luvas de brocas padrão) são incluídas frequentemente nos moldes, por exemplo, neles polimerizadas ou pressionadas, de forma a aumentar a precisão das operações de perfuração. Durante uma intervenção cirúrgica, guia-se a broca de implante dental por tal luva. Serve assim o molde para assegurar que a perfuração seja executada de forma precisa, de acordo com os eixos de implante mais favoráveis determinados no estágio de planejamento.
[0003] Na maioria dos métodos de implante, executa-se a perfuração em várias etapas. Por exemplo, realiza-se uma primeira etapa de perfuração com uma broca piloto de pequeno diâmetro, seguida de uma etapa de perfuração que usa uma broca helicoidal com o diâmetro final do implante a inserir. Dependendo do método empregado, também podem ser necessárias outras brocas, por exemplo, brocas de perfil, com diâmetros intermediários ou com outras geometrias de corte.
[0004] Para aplicar esse método, encaixam-se sucessivamente
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 7/29
2/14 luvas de redução adequadas, que correspondem ao diâmetro das brocas dentais usadas, dentro dos furos ou de luvas de brocas padrão dentro dos moldes. No curso do processo de perfuração, insere-se cada uma das brocas dentais através da correspondente luva de redução dentro do orifício ou da luva de broca.
[0005] O fato de as luvas de redução ser também trocadas durante o processo de perfuração e de ter tipicamente diâmetros menores que 6 mm, resulta em dificuldades de manuseio e até no risco de aspiração pelo paciente.
[0006] Luvas de redução com extensões tipo cabo são conhecidas da patente WO 06/130067. Obtém-se uma gradativa redução no diâmetro através de várias luvas de redução amontoadas uma dentro da outra.
[0007] A patente WO 06/014130 descreve uma luva de redução que se conecta a um cabo por intermédio de uma articulação universal de forma a ser conduzida a diferentes localizações de espaço na boca do paciente.
[0008] A patente WO 97/49351 descreve um dispositivo apoiado de implante para guiar uma broca com uma inserção auxiliar da qual se projetam duas luvas de redução de diâmetros idênticos e que são seguras em posição paralela através de uma conexão chata.
[0009] De modo a se obter o mais favorável guiamento da broca e, em consequência, uma ótima precisão no processo de perfuração, as luvas de redução necessitam ter certa altura. Isto pode levar a problemas se o espaço acima do local de implante é limitado; devido ao bloqueio estérico, pode ser difícil ou até mesmo impossível inserir as brocas dentais através das luvas de redução dentro do molde.
[0010] Em adição, a parte de perfuração de certas brocas dentais, em particular das brocas de perfil, pode ser demasiado larga para a luva de redução. Neste caso, não é possível inserir a broca através da luva
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 8/29
3/14 de redução e a perfuração será executada sem guiamento. Isto pode resultar em perfuração imprecisa e eixos de implante imperfeitos.
[0011] O objetivo da presente invenção é tornar disponível um recurso fácil de manusear, que pode ser usado para reduzir o diâmetro dos orifícios em moldes, e que, em particular, pode ser empregado em locais de implante bloqueados estericamente e para brocas dentais que têm largas partes de perfuração.
[0012] O objeto é satisfeito pela guia de broca de acordo com a reivindicação 1. Outras modalidades preferenciais compõem o assunto das reivindicações de 2 até 20.
[0013] A guia de broca de acordo com a presente invenção destinase ao uso no campo dental. Ela compreende um cabo, uma superfície de apoio destinada a se apoiar ao menos parcialmente sobre um molde - também chamado de gabarito de broca - ou uma luva de broca, e ao menos uma luva de guia. O cabo tem uma face de topo e um lado de fundo. Ao menos uma luva de guia é essencialmente cilíndrico-oca, tem uma extremidade superior e uma extremidade inferior, e se projeta do lado de fundo do cabo. A guia de broca caracteriza-se pelo fato de ao menos uma luva de guia compreender uma fenda longitudinal, que se estende da extremidade superior à extremidade inferior da luva de guia. A fenda é de preferência paralela ao eixo geométrico longitudinal da luva de guia. Tipicamente, a largura da fenda é constante em toda a sua extensão. No entanto, também é possível que a largura da fenda seja variável, por exemplo, a fenda sendo mais larga em sua extremidade superior e estreitando-se em direção à sua extremidade inferior.
[0014] Por intermédio da luva de broca da presente invenção, é possível trabalhar com várias brocas de diferentes diâmetros em um orifício de broca ou luva de broca, sem a necessidade de manuseio complicado de pequenas luvas de redução. O que é mais importante, a guia de broca da presente invenção adequa-se também a brocas
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 9/29
4/14 dentais que tem uma parte perfurante mais larga do que o diâmetro interno da luva de guia: o eixo, ou ao menos uma área de inserção do eixo, de semelhante broca dental é usualmente mais estreito que a parte de perfuração propriamente dita. Portanto, torna-se possível inserir a broca dental, por exemplo, uma broca de perfil, lateralmente dentro da guia de broca ao se introduzir a área de inserção da broca dental através da fenda longitudinal da luva de guia. Deste modo, mesmo brocas dentais com a parte de perfuração particularmente larga podem ser guiadas pela guia de broca da presente invenção.
[0015] Em adição, torna-se possível garantir um eixo de implante proteticamente otimizado mesmo para locais de implante bloqueados estericamente: graças à fenda longitudinal na luva de guia, é possível inserir a broca dental lateralmente dentro da luva de guia. Assim, o espaço requerido acima do local do implante pode ser diminuído, o que é particularmente desejável se o espaço acima da área de implante é limitado e a inserção axial da broca torna-se difícil ou mesmo impossível.
[0016] Instrumentos operacionais usados em cirurgia precisam estar aptos a uma limpeza segura e esterilizados. Por esta razão, preferem-se guias de broca em uma só peça, com superfícies suaves e acessíveis. Dá-se particular preferência a guias de broca fabricadas em uma peça única, uma vez que não têm quaisquer pontos de conexão. No entanto, são também concebíveis guias de broca de múltiplas partes com pontos de conexão que não formem intervalos e que sejam fáceis de limpar.
[0017] Também é vantajosa a capacidade de usar instrumentos operacionais que não requerem ajustamento ou modificação durante o processo de perfuração. As guias de broca de acordo com a presente invenção preenchem essas condições. Em adição, elas não possuem rasgos por baixo e são fáceis de esterilizar.
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 10/29
5/14 [0018] A guia de broca da presente invenção pode compreender uma ou várias luvas de guia, de preferência uma ou duas. Uma guia de broca com apenas uma luva de guia pode ser ajustada de modo mais eficiente à boca do paciente em relação ao comprimento, ângulos e exigências de espaço. Por outro lado, uma guia de broca que compreende duas luvas de guia oferece maior flexibilidade em relação a diâmetro e altura: por exemplo, se as duas luvas de guia possuem diâmetro interno diferentes, uma simples volta da guia de broca permite ao cirurgião inserir uma luva de guia de maior diâmetro dentro do molde. Com o conjunto combinado de duas guias de broca da presente invenção que compreende cada uma das duas luvas de guia, cobre-se quatro diferentes diâmetros de broca, o que é suficiente para a maior parte dos métodos de perfuração dental.
[0019] Prefere-se que a luva de guia seja disposta em uma extremidade do cabo, e, no caso de uma guia de broca que compreenda duas luvas de guia, dispõem-se de preferência as luvas de guia nas extremidades opostas do cabo. Isto permite ao cirurgião empregar a guia de broca da presente invenção mesmo na parte de trás da boca do paciente, onde frequentemente o espaço é muito limitado.
[0020] Ao menos uma luva de guia que se projeta do lado de fundo do cabo pode também se projetar da face de topo do cabo. É possível produzir separadamente ao menos uma luva de guia e inseri-la no cabo, caso em que a extremidade superior da luva de guia conecta-se ao cabo. Contudo, prefere-se que a guia de broca seja feita em peça única, de modo a assegurar a melhor esterilização.
[0021] A altura de ao menos uma luva de guia determina, junto com a geometria da ferramenta de perfuração, a precisão da operação de perfuração. Luvas de guia longas aumentam a precisão da guia de broca, porém, ao mesmo tempo, também aumentam a altura total daquelas partes do molde, guia de broca e ferramenta de perfuração
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 11/29
6/14 que se apoiam uma à outra. Obtém-se resultados satisfatórios com luvas de guia que têm a altura inicial de 5 mm. Idealmente, no entanto, a altura não deve ser maior que 20 mm.
[0022] A extremidade superior de ao menos uma luva de guia serve como batente de broca para a ferramenta de perfuração, isto é, ela assegura que o cirurgião não vai perfurar demasiado profundo. Isto impede danos aos nervos durante a perfuração. Determina-se a profundidade de perfuração pela distância d da superfície de apoio da guia de broca à extremidade superior de ao menos uma luva de guia. Quanto menor a distância d, mais profundamente pode ser inserida a broca dentro do molde e, em consequência, dentro do osso do paciente. Em adição, no caso em que se usa a guia de broca em combinação com uma luva de broca, determina-se também a profundidade de perfuração pela distância da extremidade superior da luva de broca à superfície do osso: quanto mais próximo dispõe-se a luva de broca em relação à superfície do osso, maior a profundidade de perfuração obtida. Em consequência, o uso de duas ou mais guias de broca da presente invenção com diferentes distâncias d permite:
[0023] a preparação de furos de broca com diferentes profundidades de perfuração, se as luvas de broca forem dispostas na mesma distância da superfície do osso; ou [0024] a preparação de furos de broca com a mesma profundidade de perfuração, se as luvas de broca forem dispostas em diferentes distâncias da superfície do osso e se as distâncias d das guias de broca forem escolhidas de acordo.
[0025] Tipicamente, a guia de broca da presente invenção apresenta a distância d de 1 mm até 10 mm, de preferência de 2,5 mm, 4,5 mm, ou 6,5 mm.
[0026] Para guias de broca que compreendem duas luvas de guia, prefere-se que as duas luvas de guia tenham diferentes distâncias d da
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 12/29
7/14 superfície de apoio à extremidade superior da luva de guia. De preferência, selecionam-se ambas as distâncias d do grupo que consiste em 2,5 mm, 4,5 mm, e 6,5 mm.
[0027] A fenda longitudinal na luva de guia é de preferência mais estreita que um terço e, de forma mais preferível, mais estreita que um quarto da circunferência da luva de guia. Ao mesmo tempo, a fenda longitudinal tem de ser mais larga do que ao menos parte do eixo da broca dental, de preferência sendo mais larga que a parte de perfuração da broca dental. Em uma modalidade preferencial, a fenda longitudinal tem uma largura de 1,2 mm até 2,2 mm, mais preferivelmente de 1,6 mm até 1,8 mm, por exemplo, em torno de 1,7 mm.
[0028] Em uma modalidade preferencial, a fenda longitudinal de ao menos uma luva de guia dispõe-se vizinha ao cabo. Isto permite o melhor posicionamento da guia de broca e a inserção lateral da broca dental dentro da luva de guia pelo lado externo da mandíbula do paciente. Se um dente molar deve ser reposto, pode ser possível usar uma guia de broca na qual se dispõe a fenda longitudinal vizinha ao cabo na direção horária ou anti-horária, dependendo do lado da face. Em consequência, no caso de uma guia de broca que compreende duas luvas de guia, prefere-se particularmente que a fenda longitudinal de uma luva de guia seja disposta vizinha ao cabo na direção horária, e a fenda longitudinal da outra luva de guia seja disposta vizinha ao cabo na direção anti-horária.
[0029] Ao menos uma luva de guia é essencialmente cilíndrico-oca e tem um diâmetro externo tal que ela se encaixa exatamente dentro dos orifícios de broca do molde ou dentro das correspondentes luvas de broca padrão.
[0030] Em uma modalidade, o diâmetro interno da luva de guia adapta-se ao diâmetro da broca dental. Assim, para cada diâmetro de broca dental escolhe-se uma guia de broca diferente, com o diâmetro
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 13/29
8/14 interno da luva de guia correspondendo ao diâmetro da broca. Em uma modalidade preferencial, o diâmetro interno de ao menos uma luva de guia corresponde aos diâmetros padronizados de brocas para implantes dentais com diâmetros entre 2 e 5 mm. São particularmente preferidos os diâmetros internos de 2,2, 2,8, 3,5, e 4,2 mm.
[0031] Para guias de broca que compreendem duas luvas de guia, prefere-se que as duas luvas de guia tenham diâmetros internos diferentes. Por exemplo, uma luva de guia pode ter um diâmetro interno de 3,5 mm e a outra luva de guia pode ter um diâmetro interno de 4,2 mm.
[0032] De forma alternativa, também é possível que todas as brocas dentais compreendam uma área de guiamento, cujo diâmetro é idêntico e independente do diâmetro de perfuração da broca. Durante a perfuração, guia-se a broca dental pela guia de broca da presente invenção, na qual a área de guiamento da broca interage com a luva de guia da guia de broca. Neste caso, não é necessário adaptar o diâmetro interno da luva de guia ao diâmetro da broca, podendo ser usada uma única guia de broca para todas as brocas usadas no curso do processo de perfuração.
[0033] O cabo da guia de broca da presente invenção pode ser de peça única ou com múltiplas partes. Ele pode ser rígido ou maleável. Pode também ter um perfil chato, semicircular ou redondo. De modo a assegurar uma melhor esterilização, a superfície é de preferência suave. Escolhe-se o comprimento da guia de broca de acordo com a presente invenção de forma que os locais potenciais de perfuração no osso da mandíbula possam ser alcançados e o cabo possa ser geralmente seguro fora da cavidade oral. O cabo preferido da guia de broca da presente invenção tem comprimento entre 5 e 12 cm.
[0034] Os instrumentos usados na implantologia dental precisam, em particular, levar em consideração as dimensões e a fisiologia da
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 14/29
9/14 boca do paciente. Em consequência, pode ser vantajoso o cabo da guia de broca ser disposto obliquamente e, em particular, que o cabo tenha uma parte em forma de S. Desse modo, dá-se espaço suficiente à língua do paciente debaixo dele, sendo mantida afastada do local de perfuração pelo cabo que se situa acima dela. Adicionalmente, a guia de broca é de preferência também moldada de uma forma tal que também pode ser usada sem qualquer problema em qualquer lugar de uma mandíbula parcialmente com dentes. Em consequência, a parte em forma de S do cabo é de preferência disposta próxima de ao menos uma luva de guia, tão próxima quanto possível dessa luva de guia. De acordo com uma modalidade adicional, o cabo pode ser curvado manualmente, o que assim permite o exato ajustamento da guia de broca à fisiologia do paciente.
[0035] Em guias de broca que compreendem duas luvas de guia, as luvas de guia são de preferência paralelas uma à outra no cabo. Dessa forma, a altura total da guia de broca permanece menor. Também é concebível, contudo, para o cabo ser angulado, que esta configuração angulada seja de preferência disposta na parte do meio do cabo. Tal configuração angulada significa que as luvas de guia estão também em ângulo uma em relação à outra.
[0036] A guia de broca da presente invenção compreende uma superfície de apoio, isto é, uma área essencialmente chata, destinada a se apoiar sobre o molde ou a luva de broca durante o processo de perfuração de forma a proporcionar maior estabilidade e impedir o deslocamento da guia de broca durante a perfuração. Se a superfície de apoio descansa sobre o molde, ela de preferência se apoia sobre o molde diretamente adjacente ao local de implante.
[0037] Em uma modalidade da presente invenção, a superfície de descanso da guia de broca é formada por uma parte do lado de fundo do cabo diretamente adjacente à luva de guia. Assim, ao se perfurar o
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 15/29
10/14 orifício, o lado de fundo do cabo da guia de broca descansa ao menos parcialmente no molde ou na luva de broca. Deste modo, proporcionase ao dentista estabilidade ainda maior durante a perfuração tal que a broca não pode deslizar.
[0038] Em uma modalidade alternativa, a superfície de apoio da guia de broca é formada por uma projeção radial, essencialmente circular, na luva de guia. Dispõe-se esta projeção radial a uma distância predeterminada l da extremidade inferior da luva de guia e compreende uma fenda longitudinal que corresponde à fenda longitudinal da luva de guia. Assim, proporciona-se também ao dentista maior estabilidade durante a perfuração, pelo que é ainda possível inserir a broca lateralmente dentro da luva de guia. De preferência, a projeção radial estende-se à extremidade superior da luva de guia.
[0039] Os materiais preferenciais com que se fazem as guias de broca da presente invenção incluem aço inoxidável, titânio, além de outros metais costumeiramente usados em cirurgia. Para aumentar a vida útil da guia de broca, partes da guia de broca, por exemplo, a luva de guia, podem ser tratadas adicionalmente com técnicas de têmpera superficial com chama. Kolsterizing é uma técnica eficaz para o endurecimento do aço inoxidável.
[0040] Ao se usar uma pluralidade de guias de broca de acordo com a presente invenção, pode ser empregada uma disposição codificada. O código de cores usado frequentemente em brocas dentais pode ser adotado para as guias de broca, podendo ser aplicado em uma localização adequada, por exemplo, no cabo próximo à correspondente luva de guia. De forma alternativa, pode-se pintar a própria luva de guia na cor apropriada.
[0041] A presente invenção também se relaciona a um conjunto que compreende um molde com orifícios de broca e uma guia de broca de acordo com a presente invenção. O molde contém opcionalmente uma
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 16/29
11/14 ou mais luvas de broca padrão que se inserem dentro dos orifícios de broca. Neste conjunto, as luvas de guia das guias de broca ajustam-se de forma mais eficiente aos orifícios de broca ou às luvas de broca considerando os seus diâmetros externos e alturas. Assim, o diâmetro externo de pelo menos uma luva de guia em sua extremidade inferior corresponde ao diâmetro dos orifícios de broca no molde ou ao diâmetro das luvas de broca padrão contidas nos orifícios de broca do molde, respectivamente.
[0042] Da mesma forma, é possível a várias guias de broca da presente invenção, que possuem diferentes diâmetros internos, distâncias d ou alinhamentos da fenda longitudinal, tornarem-se disponíveis em um conjunto. Neste caso, de preferência todas as luvas de guia possuem diâmetros internos diferentes, distâncias d da superfície de apoio à extremidade superior da luva de guia diferentes, e/ou alinhamentos das fendas longitudinais diferentes.
[0043] Descrevem-se modalidades da presente invenção apenas como forma de exemplificação, tomando como referência os desenhos anexados, nos quais:
[0044] a figura 1 mostra esquematicamente uma vista lateral de uma primeira modalidade da guia de broca da presente invenção;
[0045] a figura 2 mostra esquematicamente uma vista de topo da guia de broca da figura 1;
[0046] a figura 3 mostra uma representação esquemática de uma segunda modalidade da guia de broca da presente invenção;
[0047] a figura 4 mostra uma representação esquemática de uma terceira modalidade da guia de broca da presente invenção;
[0048] a figura 5 mostra uma representação esquemática de uma quarta modalidade da guia de broca da presente invenção;
[0049] a figura 6 mostra esquematicamente a inserção de uma broca dental dentro de uma guia de broca da presente invenção; e
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 17/29
12/14 [0050] a figura 7 mostra uma representação esquemática de um processo de perfuração que usa uma guia de broca da presente invenção.
[0051] A guia de broca 1 mostrada nas figuras 1 e 2 é feita em uma única peça e consiste totalmente em aço inoxidável. Ela compreende um cabo 10 e uma luva de guia 20 disposta em uma extremidade do cabo 10. O cabo 10 tem uma face de topo 12 e um lado de fundo 14. A luva de guia 20, que se projeta do lado de fundo 14 do cabo 10, é essencialmente cilíndrico-oca e tem uma extremidade superior 22 e uma extremidade inferior 24. A luva de guia 20 da guia de broca 1 compreende uma fenda longitudinal 30 que se estende da extremidade superior 22 à extremidade inferior 24 da luva de guia 20. Dispõe-se a fenda longitudinal 30 vizinha ao cabo 10, na direção horária. A guia de broca 1 ainda compreende uma superfície de apoio 16, formada por uma parte do lado de fundo 14 do cabo 10.
[0052] As figuras de 3 até 5 mostram modalidades adicionais da guia de broca 1 da presente invenção com um cabo 10 que compreende uma ou duas partes em forma de S 18, 18', dispostas próximas da(s) luva(s) de guia 20, 20'. Adicionalmente, projeta-se o cabo 19 de forma ergonômica para facilitar o seu manuseio. As luvas de guia 20, 20' das guias de broca 1 mostradas nas figuras de 3 até 5 compreendem uma projeção radial, essencialmente circular, 28, 28', disposta a uma distância l da extremidade inferior 24, 24' da luva de guia 20, 20' e que também compreende uma fenda longitudinal que corresponde à fenda longitudinal 30, 30' da luva de guia 20, 20'. A projeção radial 28, 28' forma a superfície de apoio 26 e se estende à extremidade superior 22, 22' da luva de guia 20, 20'. Em contraste com a luva de guia 20 da guia de broca 1 mostrada na figura 3, a luva de guia 20 da guia de broca 1 mostrada na figura 4 também se projeta da face de topo 12 do cabo 10. Por outro lado, a guia de broca 1 mostrada na figura 5 compreende duas
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 18/29
13/14 luvas de guia 20, 20', dispostas em extremidades opostas do cabo 10. A fenda longitudinal 30 de uma luva de guia 20 dispõe-se vizinha ao cabo 10 na direção horária, enquanto a fenda longitudinal 30' da outra luva de guia 20' dispõe-se vizinha ao cabo 10 na direção anti-horária.
[0053] A figura 6 mostra de forma esquemática a inserção de uma broca dental 40 dentro da luva de guia 20 da guia de broca 10. A extremidade frontal da broca dental 40 representada compreende uma extremidade de perfuração 42, uma área de inserção 44, uma área de guiamento 46, e um batente de broca 48. A área de inserção 44 é mais estreita que a fenda longitudinal 30 da luva de guia 20 de modo a permitir a inserção lateral da broca 40 dentro da guia de broca 1. O diâmetro da área de guiamento 46 da broca dental 40 corresponde ao diâmetro interno da luva de guia 20. Durante a perfuração, a área de guiamento 46 da broca dental 40 será guiada pela guia de broca 1. O batente de broca 48 é mais largo que a área de guiamento 46. Durante a perfuração, o batente de broca 48 interagirá com a extremidade superior 22 da luva de guia 20, impedindo, em consequência, que a broca dental 40 seja inserida demasiado longe dentro da guia de broca 1 e, dessa forma, dentro do molde.
[0054] A figura 7 mostra uma representação esquemática de um molde 50, colocado sobre a dentição 60 de um paciente. O molde 50 compreende um orifício de broca dentro do qual se insere uma luva de broca padrão 55 em posição de implante. Em torno do local de implante, dobra-se o tecido macio 70 para trás e se expõe o osso da mandíbula 80, no qual foi preparado um furo piloto 85. De modo a ainda trabalhar o furo da broca no osso da mandíbula 80 do paciente até a largura desejada, a guia de broca 1 é segurada pelo seu cabo 10 e colocada sobre a luva de guia 55 com a superfície de apoio 26 repousando sobre a extremidade superior da luva de broca 55, sendo a parte inferior da luva de guia 20 inserida dentro da luva de broca 55. Insere-se então a
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 19/29
14/14 broca dental 40 através da luva de guia 20 e da luva de broca 55 dentro do furo piloto 85. Durante o processo de perfuração, guia-se então a broca dental 40 pela guia de broca 1, a luva de broca 55, e o molde 50, de forma a garantir o melhor eixo de perfuração.
Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 20/29

Claims (18)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Guia de broca (1) para uso no campo dental, que compreende um cabo (10), uma superfície de apoio (26) destinada a se apoiar ao menos parcialmente sobre um molde (50) ou uma luva de broca (55), e ao menos uma guia de broca (20, 20') essencialmente cilíndrico-oca e que tem uma extremidade superior (22) e uma extremidade inferior (24), tendo o cabo (10) uma face de topo (12) e um lado de fundo (14) e ao menos uma luva de guia (20, 20') que se projeta do lado de fundo (14) do cabo (10), caracterizada pelo fato de que ao menos uma luva de guia (20, 20') compreende uma fenda longitudinal (30) que se estende da extremidade superior (22) à extremidade inferior (24) da luva de guia (20) e a superfície de apoio (26) é formada por uma projeção radial (28), essencialmente circular, em ao menos uma luva de guia (20), sendo a projeção radial (28) disposta a uma distância predeterminada () da extremidade inferior (24) da luva de guia (20) e compreendendo uma fenda longitudinal que corresponde à fenda longitudinal (30) da luva de guia (20).
  2. 2. Guia de broca (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a guia de broca (1) é feita em uma única peça.
  3. 3. Guia de broca (1), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que compreende exatamente uma luva de guia (20).
  4. 4. Guia de broca (1), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que compreende duas luvas de guia (20, 20').
  5. 5. Guia de broca (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que se dispõe a luva de guia (20) em uma extremidade do cabo (10).
  6. 6. Guia de broca (1), de acordo com qualquer uma das
    Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 21/29
    2/3 reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que ao menos uma luva de guia (20) também se projeta da face de topo (12) do cabo (10).
  7. 7. Guia de broca (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a distância (d) da superfície de apoio (26) à extremidade superior (22) de ao menos uma luva de guia (20) é 2,5 mm, 4,5 mm, ou 6,5 mm.
  8. 8. Guia de broca (1), de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a distância (d) da superfície de apoio (26) à extremidade superior (22) de uma luva de guia (20) difere da distância (d) da superfície de apoio (26') à extremidade superior (22') da outra luva de guia (20'), ambas as distâncias (d) selecionadas do grupo que consiste em 2,5 mm, 4,5 mm, e 6,5 mm.
  9. 9. Guia de broca (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a fenda longitudinal (30) de ao menos uma luva de guia (20) tem uma largura de 1,2 mm até 2,2 mm, de preferência de 1,6 mm até 1,8 mm.
  10. 10. Guia de broca (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a fenda longitudinal (30) de ao menos uma luva de guia (20) dispõe-se vizinha ao cabo (10).
  11. 11. Guia de broca (1), de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a fenda longitudinal (30) de uma luva de guia (20) dispõe-se vizinha ao cabo (10) na direção horária, e a fenda longitudinal (30') da outra luva de guia (20') dispõe-se vizinha ao cabo (10) na direção anti-horária.
  12. 12. Guia de broca (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que ao menos uma luva de guia (20) tem um diâmetro interno de 2,8 mm, de 3,5 mm, ou de 4,2 mm.
    Petição 870190053231, de 11/06/2019, pág. 22/29
    3/3
  13. 13. Guia de broca (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o cabo (10) tem uma parte em forma de S (18) próxima de ao menos uma luva de guia (20).
  14. 14. Guia de broca (1), de acordo com uma das reivindicações de 1 a 12, caracterizada pelo fato de que o cabo (10) pode ser curvado manualmente.
  15. 15. Guia de broca (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a projeção radial (28) estende-se até a extremidade superior (22) da luva de guia (20).
  16. 16. Guia de broca (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que é feita de aço inoxidável.
  17. 17. Conjunto caracterizada pelo fato de que compreende um molde (50) com orifícios de broca, que contém opcionalmente luvas de broca padrão (55) e uma guia de broca (1), como definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 16, em que o diâmetro externo de ao menos uma luva de guia (20) em sua extremidade inferior (24) iguala-se ao diâmetro das luvas de broca dental padrão (55) contidas nos orifícios de broca do molde (50), respectivamente.
  18. 18. Conjunto caracterizada pelo fato de que compreende várias guias de broca (1), como definidas em qualquer uma das reivindicações de 1 a 16, caracterizado pelo fato de que todas as luvas de guia (20) possuem diferentes distâncias (d) da superfície de apoio (26) à extremidade superior (22) da luva de guia (20).
BRPI0905136-8A 2008-12-15 2009-12-15 guia de broca, conjunto com molde e conjunto com guias de broca BRPI0905136B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP08021712.8A EP2196162B1 (en) 2008-12-15 2008-12-15 Drill guide

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0905136A2 BRPI0905136A2 (pt) 2010-11-03
BRPI0905136B1 true BRPI0905136B1 (pt) 2019-11-12

Family

ID=40607560

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0905136-8A BRPI0905136B1 (pt) 2008-12-15 2009-12-15 guia de broca, conjunto com molde e conjunto com guias de broca

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8708699B2 (pt)
EP (1) EP2196162B1 (pt)
JP (2) JP5678342B2 (pt)
KR (2) KR101663045B1 (pt)
CN (1) CN101744662B (pt)
AU (1) AU2009245841A1 (pt)
BR (1) BRPI0905136B1 (pt)
CA (1) CA2686191A1 (pt)
MX (1) MX2009012921A (pt)
ZA (1) ZA200908557B (pt)

Families Citing this family (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2355741B1 (en) * 2008-08-29 2012-09-26 Zimmer Dental Inc. Dental drill guide system
EP2196162B1 (en) * 2008-12-15 2016-10-12 Straumann Holding AG Drill guide
US20120109140A1 (en) * 2009-09-01 2012-05-03 Implantdent Co., Ltd. Implant Instrument and Guide System for the Implant Instrument
WO2012039017A1 (ja) * 2010-09-21 2012-03-29 株式会社インプラントデント サージカルガイド作製具及びサージカルガイドの作製方法
CN102475580B (zh) * 2010-11-26 2014-01-22 郑伯堃 牙齿定位模板及其制造方法与组件
TWI448276B (zh) 2010-11-26 2014-08-11 Po Kun Cheng 牙齒定位模板及其製造方法
JP2012147845A (ja) * 2011-01-17 2012-08-09 Yasuhiro Saimiya 治療治具
CN102302382B (zh) * 2011-09-06 2013-11-06 天津市亨达升科技发展有限公司 一种口腔种植定位器钻孔的制作方法及装置
TW201325563A (zh) * 2011-12-16 2013-07-01 Metal Ind Res & Dev Ct 植牙導引裝置
JP6153721B2 (ja) * 2012-11-15 2017-06-28 医療法人社団清友会 ガイド治具
CN103876805B (zh) * 2012-12-21 2016-03-09 林协兴 骨骼钻孔用定位导引装置
DE202013000576U1 (de) 2013-01-22 2014-04-23 Bego Implant Systems Gmbh & Co. Kg Hülsensystem für die schablonengeführte dentale Implantologie
DE202013001415U1 (de) 2013-01-22 2013-03-05 Bego Implant Systems Gmbh & Co. Kg Hülsensystem für die schablonengeführte dentale Implantologie
JP5771670B2 (ja) 2013-11-22 2015-09-02 タキロン株式会社 ドリルガイド
US9078723B1 (en) 2013-12-20 2015-07-14 Armor Dental, Corp. Dental oral shield device and system
FR3018040B1 (fr) * 2014-03-03 2016-03-25 Matthieu Siadous Outil de forage pour chirurgie dentaire implantaire, comprenant un guide etage
US9283055B2 (en) 2014-04-01 2016-03-15 FPJ Enterprises, LLC Method for establishing drill trajectory for dental implants
KR101631261B1 (ko) * 2015-03-09 2016-06-16 주식회사 디오 개구부를 가지는 치과 임플란트용 서지컬 가이드
EP3069681A1 (en) 2015-03-19 2016-09-21 Drs. Bettens - De Pooter BVBA Surgical guiding tool, method and kit for placing dental implants
CN106473823B (zh) * 2015-08-25 2019-04-05 林协兴 牙医用可置换式骨骼钻孔定位导引装置
KR102560700B1 (ko) 2016-07-19 2023-07-28 주식회사 에이치엘클레무브 차량의 주행 지원장치 및 방법
WO2018049332A1 (en) * 2016-09-11 2018-03-15 Perioendoscopy, Llc Housing assembly for periodontal endoscopic probe
US11896449B2 (en) * 2016-11-19 2024-02-13 Sohail M. Ebrahimi Snapon adjustable implant surgical drill stop and surgical guide
CN107174361A (zh) * 2017-06-12 2017-09-19 四川大学 牵张牙槽骨成骨的导板及其制作方法和使用方法
CN107374695B (zh) * 2017-08-22 2023-06-30 山东大学齐鲁医院(青岛) 一种骨平台打孔装置
CN108371562B (zh) * 2018-02-12 2023-08-08 佛山科学技术学院 一种牙科种植导板
US20220168066A1 (en) 2019-03-08 2022-06-02 Straumann Holding Ag A dental drill guiding system
JP7197852B1 (ja) 2021-10-25 2022-12-28 株式会社ルッキン 歯科治療用のオステオトーム、穴形成器具、テストポスト、ストッパーエクステンション、歯根膜ガード、水流チューブ
JP7112138B1 (ja) 2021-10-25 2022-08-03 株式会社ルッキン 歯科治療用のオステオトーム、穴形成器具、テストポスト、ストッパーエクステンション、歯根膜ガード、水流チューブ

Family Cites Families (53)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0159113U (pt) * 1987-10-07 1989-04-13
US5133660A (en) * 1989-08-07 1992-07-28 Fenick Thomas J Device for locating the optimum position for a tooth implant
US5015183A (en) * 1989-08-07 1991-05-14 Fenick Thomas J Locating device and method of placing a tooth implant
US5743916A (en) * 1990-07-13 1998-04-28 Human Factors Industrial Design, Inc. Drill guide with removable ferrules
GB9213194D0 (en) * 1992-06-20 1992-08-05 Univ Manchester Apparatus for guiding implants
US5320529A (en) * 1992-09-09 1994-06-14 Howard C. Weitzman Method and apparatus for locating an ideal site for a dental implant and for the precise surgical placement of that implant
US5302122A (en) * 1993-04-05 1994-04-12 Milne Robert H Dentistry implant paralleling device and method of installing implants
IT1270942B (it) * 1993-05-14 1997-05-26 Antonio Cascione Dima radiografico-chirurgica orientabile per ipianti nelle ossa mascellari.
US5718579A (en) * 1995-12-05 1998-02-17 Kennedy; Brent D. Drill guide kit
US5741133A (en) * 1995-12-07 1998-04-21 Gordils; Antonio Jose Apparatuses and process for parallel placement of bone-integrated cylindrical type implants in dentistry
IL118371A (en) 1996-05-22 2000-06-29 Conley Roy Drill guide
US5769856A (en) * 1996-06-24 1998-06-23 Osteonics Corp. Drill guide and implant method
SE506850C2 (sv) * 1996-06-27 1998-02-16 Medevelop Ab Tandprotessystem, komponenter för tandprotessystem jämte förfaranden vid dylika tandprotessystem
US5769636A (en) * 1996-08-16 1998-06-23 Di Sario; Francesco System for diagnosis, placement and prosthetic restoration of root form implant
US5915962A (en) * 1997-11-03 1999-06-29 Rosenlicht; Joel L. Dental implant and prosthesis positioning
US5954769A (en) * 1997-12-05 1999-09-21 Rosenlicht; Joel L. Surgical drill positioning guide
US6022356A (en) * 1998-03-18 2000-02-08 Smith & Nephew, Inc. Cruciate ligament reconstruction template
US5888065A (en) * 1998-07-30 1999-03-30 Sussman; Harold I. Dental implant hole guide arrangement
US6062856A (en) * 1999-05-05 2000-05-16 Sussman; Harold I. Dental implant hole guide extension
DE29909616U1 (de) 1999-06-03 1999-11-25 Fromhagen Harald Bohrvorrichtung
IT1309530B1 (it) 1999-07-06 2002-01-23 Emidio Paolo Di Strumento chirurgico per l'esecuzione di fori paralleli negliimpianti dentali
US6390814B1 (en) * 1999-08-18 2002-05-21 Vernon Gardiner Endodontic appliance which stops instruments from extending too far into a root canal during treatment
US6869283B2 (en) * 2002-01-16 2005-03-22 Harold I. Sussman Implant hole guide
US6913463B2 (en) * 2002-02-20 2005-07-05 Gordon D. Blacklock Drilling guide for dental implantation
FR2836372B1 (fr) 2002-02-28 2004-06-04 Obl Procede et dispositif pour la mise en place d'implants dentaires
US20040048225A1 (en) * 2002-09-09 2004-03-11 Fletcher Gayle J. Dental drill guide and method
US7021934B2 (en) * 2003-01-21 2006-04-04 Zimmer Dental, Inc. Multi-adjustable drill guide and framework system for dental prosthetics
US7014461B2 (en) * 2003-01-23 2006-03-21 Tactile Technologies Llc Hard tissue surface geometry determination
ATE462369T1 (de) 2003-02-28 2010-04-15 Materialise Dental Nv Bohrschablone
US6966772B2 (en) * 2003-05-02 2005-11-22 Leo J. Malin Method of adjusting a drill bushing for a dental implant
US20040219477A1 (en) * 2003-05-02 2004-11-04 Harter Robert J. Spherical drill bushing for installing a dental implant
US20040219479A1 (en) * 2003-05-02 2004-11-04 Malin Leo J. Tool for installing a dental implant
US7473259B2 (en) * 2003-06-30 2009-01-06 Depuy Products, Inc. Implant stabilizing instrument, kit and method
US7097451B2 (en) * 2003-11-14 2006-08-29 Brian Tang Thermoplastic surgical template for performing dental implant osteotomies and method thereof
US20070154862A1 (en) 2003-12-03 2007-07-05 Kim Jong-Pil Assistant for implant stent
WO2005053566A1 (en) 2003-12-03 2005-06-16 Jong-Pil Kim Assistant for implant stent and using method thereof
US7594918B2 (en) * 2004-04-28 2009-09-29 Brock David L Implant placement locator instrument
SE527504C2 (sv) 2004-08-05 2006-03-21 Nobel Biocare Ab Styranordning samverkbar med ett antal i tandmall anordnade hylsor
DE102005023028A1 (de) 2005-05-13 2006-11-16 Frank, Elmar, Dr. Medizinische Schablone, insbesondere für Implantationsmaßnahmen und medizinischer Referenzkörper für eine medizinische Schablone
US7153132B2 (en) * 2005-05-23 2006-12-26 Tedesco James L Mini-dental implant surgical stent
SE528724C2 (sv) * 2005-06-03 2007-01-30 Nobel Biocare Services Ag Anordning vid i mun anordnad borrmall
WO2007067105A1 (en) 2005-12-08 2007-06-14 Lars Jonsson A surgical tool for a dental implant procedure, a tool kit for a dental implant procedure and a method for making a dental implant
EP3115016B1 (en) * 2006-01-06 2019-02-27 Dentsply Implants NV Dental handpiece
JP3149000U (ja) 2006-01-12 2009-03-12 マテリアライズ・デンタル・ナムローゼ・フエンノートシャップMaterialise Dental N.V. 歯科用穿孔アセンブリ
FR2898485B1 (fr) 2006-03-15 2008-05-30 Obl Sa Dispositif de guidage d'un foret implantaire
DE202006004954U1 (de) 2006-03-28 2006-06-01 Bauer, Florian, Dr.med.dent. Medizinisches Bohrführungssystem
EP1894539A1 (en) 2006-09-04 2008-03-05 Bio-Micron S.A.S. di Campetti Emilio Template for drilling the mandibular or maxillary bone
US7845943B2 (en) * 2006-09-07 2010-12-07 Meitner Sean W Method for making and using a template for locating a dental implant and components relating thereto
US20080166681A1 (en) * 2007-01-04 2008-07-10 Tactile Technologies Llc Apparatuses for dental implantation and methods for using same
RU2449759C2 (ru) * 2007-01-26 2012-05-10 Фриадент Гмбх Устройство с инструментом для подготовки или выполнения закрепления имплантата
WO2008149822A1 (ja) * 2007-06-01 2008-12-11 Wakayoshi Seisakusho Co., Ltd. 医療用切削具及びそのガイド部材並びに切除骨採取具
US8777612B2 (en) 2007-11-16 2014-07-15 Biomet 3I, Llc Components for use with a surgical guide for dental implant placement
EP2196162B1 (en) * 2008-12-15 2016-10-12 Straumann Holding AG Drill guide

Also Published As

Publication number Publication date
EP2196162B1 (en) 2016-10-12
BRPI0905136A2 (pt) 2010-11-03
KR20160091297A (ko) 2016-08-02
KR101663045B1 (ko) 2016-10-06
JP5678342B2 (ja) 2015-03-04
EP2196162A1 (en) 2010-06-16
CN101744662A (zh) 2010-06-23
US8708699B2 (en) 2014-04-29
ZA200908557B (en) 2010-12-29
KR20100069600A (ko) 2010-06-24
KR101663047B1 (ko) 2016-10-06
CA2686191A1 (en) 2010-06-15
MX2009012921A (es) 2010-09-30
US20100151411A1 (en) 2010-06-17
JP2010137050A (ja) 2010-06-24
JP2015024161A (ja) 2015-02-05
JP5931156B2 (ja) 2016-06-08
CN101744662B (zh) 2015-01-07
AU2009245841A1 (en) 2010-07-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0905136B1 (pt) guia de broca, conjunto com molde e conjunto com guias de broca
US10820964B2 (en) Drill guide having a limit stop
US9039413B2 (en) Dental tools for guided surgery
US8770974B2 (en) Set of dental drills
US8535055B2 (en) Method and kit for producing dental implant drilling guides
EP2010094B1 (en) Orthodontic implant device
KR100611946B1 (ko) 임플란트용 스텐트
KR101993970B1 (ko) 치과용 임플란트의 정밀 시술을 위한 유도 부싱 어셈블리
ES2581403B9 (es) GUÍA QUIRÚRGICA PARA LA COLOCACIÓN DE IMPLANTES DENTALES Y HERRAMIENTA PARA EL MONTAJE y DESMONTAJE DE DICHA GUÍA
IT202100030149A1 (it) Fresa sinusale e kit per l’esecuzione di interventi di implantologia dentaria trans-sinusale
AU2011100551A4 (en) System for guiding a dental arch osteotomy
KR20190029114A (ko) 치과용 임플란트의 정밀 시술을 위한 임플란트 수술용 드릴 세트
IT201800005435A1 (it) Dispositivo di guida monouso specifico per la chirurgia spinale
ITFI20130206A1 (it) Dispositivo telescopico di allineamento per utensili perforanti per applicazioni medicali

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/12/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/12/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS