BRPI0902025A2 - dispositivo de controle de uma unidade de distribuição elétrica que compreende um dispositivo para indicar soldagem dos contatos e uma unidade de distribuição elétrica que compreende tal dispositivo - Google Patents

dispositivo de controle de uma unidade de distribuição elétrica que compreende um dispositivo para indicar soldagem dos contatos e uma unidade de distribuição elétrica que compreende tal dispositivo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902025A2
BRPI0902025A2 BRPI0902025-0A BRPI0902025A BRPI0902025A2 BR PI0902025 A2 BRPI0902025 A2 BR PI0902025A2 BR PI0902025 A BRPI0902025 A BR PI0902025A BR PI0902025 A2 BRPI0902025 A2 BR PI0902025A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cable
contacts
contact
ratchet
indicator
Prior art date
Application number
BRPI0902025-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Yves Belin
Original Assignee
Schneider Electric Ind Sas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Schneider Electric Ind Sas filed Critical Schneider Electric Ind Sas
Publication of BRPI0902025A2 publication Critical patent/BRPI0902025A2/pt
Publication of BRPI0902025B1 publication Critical patent/BRPI0902025B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H71/00Details of the protective switches or relays covered by groups H01H73/00 - H01H83/00
    • H01H71/10Operating or release mechanisms
    • H01H71/50Manual reset mechanisms which may be also used for manual release
    • H01H71/501Means for breaking welded contacts; Indicating contact welding or other malfunction of the circuit breaker
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H71/00Details of the protective switches or relays covered by groups H01H73/00 - H01H83/00
    • H01H71/04Means for indicating condition of the switching device
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H71/00Details of the protective switches or relays covered by groups H01H73/00 - H01H83/00
    • H01H71/10Operating or release mechanisms
    • H01H71/50Manual reset mechanisms which may be also used for manual release
    • H01H71/52Manual reset mechanisms which may be also used for manual release actuated by lever
    • H01H71/526Manual reset mechanisms which may be also used for manual release actuated by lever the lever forming a toggle linkage with a second lever, the free end of which is directly and releasably engageable with a contact structure

Landscapes

  • Breakers (AREA)
  • Mechanisms For Operating Contacts (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE CONTROLE DE UMA UNIDADE DE DISTRIBUIçãO ELéTRICA QUE COMPREENDE UM DISPOSITIVO PARA INDICAR SOLDAGEM DOS CONTATOS E UMA UNIDADE DE DISTRIBUIçãO ELéTRICA QUE COMPREENDE TAL DISPOSITIVO. A presente invenção refere-se a um dispositivo de controle de uma unidade de distribuição elétrica abrigada em um estojo isolante que compreende no mínimo um contato móvel (3) suportado por um contato suporte (2) projetado para operar em conjunto com no mínimo um contato estacionário (4) que é fixo em relação ao estojo, dito contato móvel sendo capaz de ser atuado, seja de maneira manual por meio de um cabo (7), ou de maneira automática, e um dispositivo de fechamento de alta velocidade que compreende uma catraca (25) montada rotativa ao redor do pino giratório X do cabo (7), dita catraca (25) sendo deslocada por uma mola contra um batente do cabo (7) que é acionado pelo cabo (7) na direção de fechamento dos contatos estacionário e móvel, e que opera em conjunto com o contato suporte de modo a realizar fechamento em alta velocidade de dito contato móvel. Este dispositivo é caracterizado pelo fato de a catraca acima mencionada (25) compreender um indicador (31), dito indicador apenas sendo visível do exterior através de uma abertura (5) do estojo quando os contatos estacionário (3) e móvel (4) estão abertos.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVODE CONTROLE DE UMA UNIDADE DE DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICA QUECOMPREENDE UM DISPOSITIVO PARA INDICAR SOLDAGEM DOSCONTATOS E UMA UNIDADE DE DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICA QUE COMPREENDE TAL DISPOSITIVO".
A presente invenção refere-se a um dispositivo de controle parauma unidade de distribuição elétrica abrigada em um estojo isolante, quecompreende no mínimo um contato móvel suportado por um contato suporteprojetado para operar em conjunto com no mínimo um contato estacionárioque é fixo em relação ao estojo, dito contato móvel sendo capaz de ser atu-ado seja de forma manual por meio de um cabo montado rotativo ao redorde um pino giratório do estojo, ou de forma automática, entre uma posiçãoaberta e uma posição fechada dos contatos estacionário e móvel, e um dis-positivo de fechamento de alta velocidade, dito dispositivo sendo projetadopara reter o contato móvel na posição aberta armazenando energia no inícioda operação de fechamento manual do cabo e sobre um certo deslocamentodeste último, e para liberar dito contato móvel depois deste deslocamento docabo, de modo que a energia armazenada previamente provoca fechamentoem alta velocidade dos contatos estacionário e móvel, dito dispositivo defechamento da alta velocidade compreendendo uma catraca montada rotati-va ao redor do pino giratório do cabo, dita catraca sendo deslocada por umamola contra um batente do cabo que é acionada pelo cabo na direção defechamento dos contatos estacionário e móvel, e operando em conjunto como contato suporte de modo a realizar fechamento em alta velocidade de ditocontato móvel, e também relativo a uma unidade de distribuição elétrica quecompreende um tal dispositivo.
O documentou FR 2 616 583 é conhecido descrevendo um me-canismo de operação de um disjuntor elétrico em miniatura, dito mecanismocompreendendo um cabo acoplado a uma haste de transmissão para formaruma cavilha, o dispositivo suporte de contato móvel que tem uma placa mon-tada rotativa sobre um pivô e uma articulação mecânica capaz de quebrarpela ação de uma alavanca móvel. A articulação é formada por uma pega deretenção da alavanca móvel, que opera em conjunto com um gancho de tra-vamento montado pivotante sobre um pino giratório da placa. A haste é aco-plada diretamente ao gancho de travamento, o conjunto formando um está-gio de engrenamento de redução que possibilita que a força de deslocamen-to seja reduzida. Este mecanismo compreende, de maneira vantajosa, umdispositivo para fechamento em alta velocidade dos contatos, que compre-ende um braço de bloqueio arranjado na alavanca de suporte isolante dobraço de contato e que opera em conjunto com uma catraca montada pivo-tante no pino giratório do cabo. Esta catraca está associada com uma molade retorno que desloca a catraca na direção anti-horária contra um batentedo cabo. Este dispositivo não compreende qualquer dispositivo para indicara soldagem dos contatos.
O documento EP 0 342 133 é também conhecido descrevendoum disjuntor em miniatura que opera o mecanismo de controle, com um indi-cador de contatos soldados. Neste documento, o dispositivo para indicarsoldagem dos contatos compreende um batente fornecido no contato supor-te e projetado para interferir com um nariz de bloqueio fornecido na base docabo de modo a reter o cabo em uma posição intermediária no caso de sol-dagem dos contatos. Este mecanismo também compreende um indicadorvisual de abertura do disjuntor arranjado na base do cabo ou próximo à juntada cavilha de tal maneira a ser visível do exterior do estojo através da aber-tura, quando o cabo alcançar a posição aberta. Neste documento, quando oscontatos estão soldados e o operador comprime no cabo, o operador atuadiretamente na indicação. A indicação pode ser tornada visível enquanto oscontatos estão soldados. Isto pode induzir o operador a erro e conduzi-lo ase colocar em uma situação perigosa.
O documento FR 2 660 794 é também conhecido descrevendoum mecanismo disjuntor em miniatura que compreende um indicador biestá-vel montado rotativo livremente sobre o pino giratório do cabo entre uma po-sição ativa e uma posição inativa. O indicador compreende um primeiro bra-ço indicador equipado com um indicador, e um segundo braço de aciona-mento móvel entre dois batentes de final de curso e tendo uma borda queopera em conjunto com o nariz do contato suporte para travar o indicador naposição inativa quando o cabo é atuado a partir da posição fechada para aposição aberta, em caso de soldagem dos contatos.
A presente invenção soluciona os problemas descritos acima epropõe um dispositivo de controle de uma unidade de distribuição elétricaque compreende um dispositivo para indicar soldagem dos contatos de pro-jeto simples, que compreende um pequeno número de peças e para cujaoperação do cabo quando os contatos estão soldados não move o indicadorde maneira errada para a posição aberta dos contatos.
Para esta finalidade, um objetivo da presente invenção é fornecer umdispositivo de controle do tipo acima mencionado, este dispositivo sendocaracterizado pelo fato de a catraca acima mencionada compreender umindicador, dito indicador apenas sendo visível do exterior através de umaabertura do estojo quando os contatos estacionado e móvel estão abertos.
De acordo com uma modalidade particular da invenção, a catra-ca acima mencionada é moldada juntamente com o indicador.
De acordo com um aspecto particular, esta catraca apresentauma superfície externa chamada primeira superfície na forma de uma porçãode cilindro que opera em conjunto com uma rampa que pertence ao contatosuporte, de modo que este último é mantido na posição aberta dos contatosdurante o fechamento do cabo por uma certa duração que corresponde aotempo durante o qual a catraca desliza ao longo da rampa do contato supor-te. De acordo com um outro aspecto, em uma das extremidades de sua su-perfície externa acima mencionada chamada primeira superfície, a catracaacima mencionada compreende uma porção de superfície chamada segun-da superfície que se estende de maneira substancialmente perpendicular àprimeira superfície e projetada para operar em conjunto com uma parte queforma um nariz na extremidade da tampa do contato suporte acima mencio-nado, de modo a manter a catraca em uma posição na qual o indicador nãoé visível do exterior quando o cabo é acionado para a posição aberta doscontatos quando os contatos estão soldados.
De acordo com um outro aspecto, o indicador acima mencionadoé formado por uma tira de material que se estende desde a porção acimamencionada de superfície chamada segunda superfície.
De acordo com um outro aspecto, a base do cabo apresentauma superfície externa também na forma de uma porção de cilindro, e estabase apresenta uma folga de material cuja forma externa é complementaràquela da superfície interna direcionada no sentido do pino giratório do cabo,da tira de material que forma o indicador, de modo que na posição abertados contatos estas últimas duas superfícies são superpostas, dita tira de ma-terial formando o indicador que apresenta uma superfície externa situada naextensão da superfície externa da base acima mencionada.
De acordo com um outro aspecto, este dispositivo de controleque compreende uma haste de transmissão acoplada ao cabo, um dispositi-vo suporte de contato móvel que compreende uma placa montada rotativasobre um pivô e que tem uma articulação mecânica que pode ser quebradacom a haste de transmissão, uma alavanca de deslocamento controlada poruma unidade de deslocamento para provocar a quebra da articulação mecâ-nica no caso de uma falha, resultando em deslocamento automático do me-canismo independentemente do cabo e a separação dos contatos, a articu-lação mecânica que pode ser quebrada compreendendo uma pega de reten-ção da alavanca de deslocamento que opera em conjunto com um ganchode travamento montado pivotante em um pino giratório da placa, a quebra daarticulação mecânica correspondendo à liberação do gancho de travamento,este dispositivo caracterizado pelo fato de ainda compreender um batenteunido de maneira segura à placa e projetado para operar em conjunto com ogancho de travamento, de modo a garantir a posição do cabo em uma posi-ção intermediária do cabo na qual os contatos estão soldados.
É um outro objetivo da invenção fornecer uma unidade de distri-buição elétrica que compreende um dispositivo de controle que compreendeos aspectos acima mencionados tomados sozinhos ou em combinação.
Porém, outras vantagens e aspectos da invenção se tornarãomais claramente evidentes a partir da descrição detalhada a seguir que serefere aos desenhos anexos fornecidos para finalidades de exemplo apenas,e nos quais:
a figura 1 é uma vista em perspectiva que ilustra a parte internade uma unidade de distribuição de acordo com a invenção, compreendendoum dispositivo de controle de acordo com a invenção na posição aberta doscontatos,
a figura 2 é uma vista em perspectiva parcial, que ilustra de ma-neira mais particular o cabo nesta posição dos contatos da unidade de distri-buição,
a figura 3 é uma vista de topo da unidade de distribuição nestamesma posição dos contatos,
a figura 4 é uma vista em perspectiva que ilustra a parte traseirada mesma unidade de distribuição nesta mesma posição,
a figura 5 é uma vista em perspectiva que ilustra a parte internada mesma unidade de distribuição em uma posição que corresponde ao iní-cio de fechamento da unidade de distribuição,
a figura 6 é uma vista idêntica à figura precedente, em uma po-sição do dispositivo que corresponde ao fechamento em alta velocidade daunidade de distribuição,
a figura 7 é uma vista idêntica às figuras precedentes, a unidadede distribuição estando em uma posição fechada,
a figura 8 é uma vista em planta que ilustra a parte interna daunidade de distribuição em uma posição desta última na qual seus contatosestão soldados,
a figura 9 é uma vista parcial que compreende uma vista cortadae afastada, mais particularmente ilustrando o cabo em uma posição soldadados contatos, e
a figura 10 é uma vista de topo de uma unidade de distribuiçãoem uma posição soldada dos contatos depois que uma força foi aplicadasobre o cabo.
Nas figuras 1 e 4 até 8, um disjuntor elétrico em miniatura podeser visto como um estojo de isolamento moldado B que compreende um dis-positivo de controle 1 de acordo com a invenção. Este dispositivo de controle1 é do tipo descrito no Pedido de Patente Europeu n° 86 402 267 depositadopelo requerente. O dispositivo atua um contato suporte 2 que compreendeuma parte contato 3 que opera em conjunto com um contato estacionário 4.Uma abertura 5 é arranjada no painel frontal 6 do estojo, para a passagemde um cabo 7 montado com pivotamento limitado em um pino giratório X en-tre uma posição fechada na qual contatos 3, 4 estão fechados e uma posi-ção aberta que corresponde à separação de contatos 3, 4. O cabo 7 é equi-pado com uma base interna 8 acoplada a uma haste de transmissão 9 paraformar um dispositivo cavilha, a junta de articulação 10 de cuja cavilha é ex-cêntrica em relação ao eixo do pino giratório X do cabo 7.
O cabo 7 é deslocado em uma direção que corresponde à aber-tura dos contatos por meio de uma mola de retorno 11 ilustrada na figura 2.O contato estacionário 4 é fixado de maneira segura no núcleo da carcaçade uma unidade de deslocamento eletromagnética 12. Contato suporte 2feito de material isolante é articulado ao redor de um pivô 14 que pertence auma placa rotativa 15 que aciona o contato suporte 2.
Uma alavanca de deslocamento 16 acionada pelo batedor 17 daunidade de deslocamento eletromagnética e a tira de metálica 18 do disposi-tivo de deslocamento térmico é montada giratória sobre um pino giratório Ysuportado pela placa 15 com um deslocamento predeterminado em relaçãoao pivô acima mencionado 14.
Uma articulação mecânica que pode ser quebrada é arranjadaentre a haste de transmissão 9 e a placa de acionamento 15 do contato su-porte 2. Na posição travada a articulação possibilita controle manual do me-canismo por meio do cabo 7. Movimento da alavanca de deslocamento 16para a posição deslocada devido à ação da unidade de deslocamento pro-voca quebra momentânea da articulação mecânica resultando em desloca-mento automático do mecanismo, independentemente do cabo. A alavancade deslocamento 16 é associada com uma mola de retorno 19, projetadapara realizar restabelecimento automático da articulação mecânica quando ocabo 7 é atuado para a posição aberta em seguida a deslocamento do me-canismo em uma falha.A articulação mecânica que pode ser quebrada, compreende umgancho de travamento 20 montado pivotante sobre um pino giratório Z daplaca 15. Em oposição a este pino giratório Z um nariz 21 do gancho de tra-vamento (não-visível nas figuras) opera na posição travada da articulação,em conjunto com uma pega de retenção 22 (não-visível nas figuras) e situa-da no braço da alavanca de deslocamento 21. A haste de transmissão 9 éacoplada ao gancho de travamento 20 e à placa 15 em um ponto de articu-lação que é responsável por mover em duas aberturas consecutivas 23, 24da placa 15 quando o deslocamento tem lugar. Este ponto de articulaçãoestá colocado localizado entre o pino giratório Z que articula o gancho detravamento 20 sobre a placa 15 e nariz 21 do gancho de travamento.
Também deveria ser observado que o dispositivo ainda compre-ende um batente 33 (figura 8) fixado de maneira segura à placa 15 e proje-tado para operar em conjunto com o gancho de travamento 20, de modo agarantir a posição do cabo 7 em uma posição intermediária do cabo 7 naqual contatos 3, 4 estão soldados.
O dispositivo de controle 1 também compreende uma catraca 25montada rotativa ao redor do pino giratório X do cabo 7 e deslocado pelamola 11 acima mencionada na direção anti-horária contra um batente 7a dabase 8 do cabo 7 (figura 2).
Como ilustrado na figura 9, esta mola 11 compreende um primei-ro ramal 11a fixado no recinto 26 e um segundo ramal 11b que compreendeum batente 25a da catraca e também projetado para deslocar o cabo 7 paraa posição aberta comprimindo no batente 7a do cabo e no batente 25b dacatraca (figura 2).
Esta catraca 25 apresenta uma superfície externa 27, chamadaprimeira superfície, na forma de uma porção de cilindro projetada para ope-rar em conjunto com uma rampa 28 fornecida na extremidade do contatosuporte 2 de modo que este contato suporte 2 é mantido na posição abertados contatos durante fechamento do cabo 7 por uma certa duração que cor-responde ao tempo durante o qual a catraca 25 desliza ao longo da rampa28 do contato suporte 2.Na extremidade 29 da superfície externa acima mencionada 27na forma de uma porção de cilindro, esta catraca 25 comprime uma porçãoda superfície 30, chamada segunda porção de superfície, que se estende demaneira substancialmente perpendicular à porção de superfície 27 chamadaprimeira porção de superfície, a partir da qual uma tira de material que formao indicador 31 se estende. Esta porção de superfície 30, chamada segundaporção de superfície, compreende uma parte 30a (figura 2) projetada paraoperar em conjunto com uma parte que conforma um nariz 32 formado naextremidade da rampa 28 do contato suporte acima mencionado 2, de modoa reter a catraca contra sua mola de retorno 11 em uma posição na qual oindicador 31 não é visível do exterior quando o cabo 7 é acionado a partir daposição fechada dos contatos para a posição aberta dos contatos quando oscontatos estão soldados.
Como ilustrado na figura 2, a base 8 do cabo 7 apresenta umasuperfície externa 34 também na forma de uma porção de cilindro, e estabase apresenta uma folga de material 35 cuja forma externa é complementaràquela da superfície interna 37 da tira de material 31 que forma o indicador,de modo que na posição aberta dos contatos estas últimas duas superfíciessão superpostas, dita tira de material 31 formando um indicador que apre-senta uma superfície externa 38 situada na extensão da superfície externa34 da base acima mencionada 8.
A operação do dispositivo de controle de acordo com a invençãoserá descrita daqui em diante com referência às figuras:
Nas figuras 1 até 4, contatos 3, 4 da unidade de distribuição es-tão abertos. A mola de retorno 11 do cabo desloca a catraca 25 e seu indi-cador associado 31 contra a base 8 do cabo 7, o conjunto formado pelo cabo7 e a catraca 25 sendo deslocado para a posição aberta por dita mola 11.Nesta posição o cabo 7 está situado para a esquerda da unidade distribuido-ra e o indicador 31 aparece através da abertura 5 do estojo.
Na figura 5, o cabo 7 começou a ser movido manualmente paraa posição fechada por um movimento da esquerda para a direita.
No início do deslocamento de fechamento o sistema de articula-ção cinemática do cabo 7 até a placa 15 aciona o contato suporte 2 nosentido do contato estacionário 4. Ao mover, o cabo 7 aciona a catraca 25em seu movimento quando o indicador 31 está comprimindo sobre a base 8do cabo 7 na posição aberta. A catraca 25 gira com o cabo 7 move maispróxima ao contato suporte que gira na direção oposta. Engatamento dacatraca 25 com a rampa 28 do contato suporte 2 interrompe a rotação docontato suporte e mantém a parte contato 3 do contato suporte 2 em umadistância predeterminada do contato estacionário 4. O contato suporte 2 en-tão permanece imóvel, porém a catraca 25 pode, não obstante, deslizar aolongo da rampa 28 permitido o movimento de fechamento do cabo 7. Duran-te este movimento do cabo 7 este último continua a atuar um mecanismoque estica a mola de pressão de contato. Isto resulta em uma energia serarmazenada na mola de pressão de contato até a extremidade do movimen-to de deslizamento da catraca sobre a rampa, uma posição representada nafigura 6.
Movimento final do cabo 7 até a posição fechada ilustrada nafigura 7 faz com que o contato suporte 2 seja liberado pela catraca 25 segui-do pelo fechamento em alta velocidade do contato suporte 2 devido à açãodo sistema cinemático, em particular da mola de pressão de contato. Duran-te movimento do cabo 7 da posição aberta ilustrada na figura 1 para a posi-ção fechada ilustrada na figura 7, o indicador 31 se move da posição na qualele é visível do exterior para a posição retraída dentro da unidade distribui-dora. Quando a abertura manual do disjuntor é realizada como representadona figura 8, a catraca volta novamente para o batente formado pelo nariz 32do contato suporte sem prejudicar o giro livre da placa e do contato suporte.A catraca então permanece em posição, e o cabo e seu mecanismo continu-am sua rotação. Quando a distância de abertura entre os contatos 3 e 4 émaior do que 1,5 mm a catraca escapa do batente 32 e é forçada para com-primir contra a face 7a da base 8 do cabo, devido ao efeito da mola de retor-no 11, até que a posição aberta do cabo ilustrada na figura 5 seja alcançadae o indicador 31 se torne aparente através da abertura 5 do estojo, comorepresentado na figura 1.Quando os contatos estão soldados, se for desejado mover daposição fechada representada na figura 7 para a posição aberta representa-da na figura 1, o cabo 7 pode mover para cima até um certo ponto, porémnão acionar a placa quando os contatos estão soldados. Durante este movi-mento a catraca 25 é forçada no sentido do cabo na direção horária por suamola de retorno 11. Quando este movimento de catraca 25 tem lugar, estaúltima entra em contato com o nariz 32 do contato suporte por meio da suasuperfície chamada segunda superfície que forma a rampa 30 e é mantidapor este contato suporte em uma posição intermediária na qual o indicador31 é retraído dentro da unidade, como representado na figura 8. Quandouma força é aplicada no cabo 7 para tentar mover este último para a posiçãoaberta, o indicador 31 permanece em sua posição intermediária desde queos contatos estejam soldados.
De acordo com a invenção, o indicador 31 é assim suportadopela catraca 25 que serve à finalidade de fechamento em alta velocidade.Esta catraca é desabilitada na posição intermediária pelo contato suporte 2quando os contatos estão soldados. O sistema cinemático de indicadora éassim independente de ações externas sobre o cabo.
A presente invenção se aplica a qualquer unidade de distribuiçãoelétrica tais como um disjuntor, um comutador ou um comutador de desco-nexão etc, cujos contatos podem ser atuados por um cabo ou similar e quecompreende um dispositivo de fechamento de alta velocidade, dito dispositi-vo de fechamento de alta velocidade compreendendo uma catraca montadarotativa ao redor do pino giratório do cabo.
Um dispositivo de controle foi assim conseguido de acordo coma invenção, no qual o sistema cinemático do indicador é independente deações do operador no cabo, sem peças adicionais deverem ser fornecidas.Qualquer que seja a força aplicada no cabo, o indicador apenas se tornaaparente quando os contatos estão soldados.
Naturalmente a invenção não está limitada às modalidades des-critas e ilustradas, as quais foram fornecidas apenas para a finalidade deexemplo.Ao contrário, a invenção se estende para abranger todos osequivalentes técnicos dos dispositivos descritos bem como combinaçõesdeles, se estas últimas são realizadas de acordo com o espírito da invenção.

Claims (8)

1. Dispositivo de controle de uma unidade de distribuição elétricaabrigada em um estojo isolante que compreende no mínimo um contato mó-vel suportado por um contato suporte projetado para operar em conjuntocom no mínimo um contato estacionário que é fixado em relação ao estojo,dito contato móvel sendo capaz de ser atuado, seja manualmente por meiode um cabo montado rotativo ao redor de um pino giratório do estojo, ou demaneira automática entre uma posição aberta e uma posição fechada doscontatos estacionário e móvel, e um dispositivo de fechamento de alta velo-cidade, dito dispositivo sendo projetado para reter o contato móvel na posi-ção aberta armazenando energia no início da operação de fechamento ma-nual do cabo e sobre um certo deslocamento deste último, e para liberar ditocontato móvel depois deste deslocamento do cabo, de modo que a energiaarmazenada previamente provoca o fechamento em alta velocidade dos con-tatos estacionário e móvel, dito dispositivo de fechamento em alta velocidadecompreendendo uma catraca montada rotativa ao redor do pino giratório docabo, dita catraca sendo deslocada por uma mola contra um batente do ca-bo, que é acionada pelo cabo na direção de fechamento dos contatos esta-cionário e móvel, e que opera em conjunto com o contato suporte de modo arealizar fechamento em alta velocidade de dito contato móvel, caracterizadopelo fato de a catraca acima mencionada (25) compreender um indicador(31), dito indicador (31) sendo apenas visível do exterior através de umaabertura (5) do estojo quando os contatos estacionário (3) e móvel (4) estãoabertos.
2. Dispositivo de controle de acordo com a reivindicação 1, ca-racterizado pelo fato de a catraca acima mencionada (25) ser moldada jun-tamente com o indicador (31).
3. Dispositivo de controle de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizado pelo fato de a catraca acima mencionada (25) apresentar umasuperfície externa (27) chamada primeira superfície, na forma de uma por-ção de cilindro que opera em conjunto com uma rampa (28) que pertence aocontato suporte (2) de modo que este último é mantido na posição abertados contatos (3, 4) durante fechamento do cabo (7) por uma certa duraçãoque corresponde ao tempo durante o qual a catraca (25) desliza ao longo darampa (28) do contato suporte (2).
4. Dispositivo de controle de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 1 até 3, caracterizado pelo fato de na extremidade (29) de suasuperfície externa acima mencionada (27), chamada primeira superfície, acatraca acima mencionada (25) compreender uma porção de superfície (30),chamada segunda superfície, que se estende de maneira substancialmenteperpendicular à primeira superfície e projetada para operar em conjunto comuma parte que forma um nariz (32) na extremidade da rampa (28) do contatosuporte (2) acima mencionado, de modo a manter a catraca (25) em umaposição na qual o indicador (31) não é visível do exterior quando o cabo (7)é acionado para a posição aberta dos contatos quando os contatos estãosoldados.
5. Dispositivo de controle de acordo com a reivindicação 4, ca-racterizado pelo fato de o indicador acima mencionado (31) ser formado poruma tira de material que se estende desde a porção acima mencionada desuperfície chamada segunda superfície (30).
6. Dispositivo de controle de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 1 até 5, caracterizado pelo fato de a base (8) do cabo (7) apre-sentar uma superfície externa (34) também na forma de uma porção de ci-lindro e esta porção base apresentar uma folga de material (35) cuja formaexterna é complementar àquela da superfície interna (37) direcionada nosentido do pino giratório do cabo (7) da tira de material (31) que formam oindicador, de modo que na posição aberta dos contatos estas últimas duassuperfícies são superpostas, dita tira de material (31) formando o indicadorque apresenta uma superfície externa (38) situada na extensão da superfícieexterna (34) da base acima mencionada (8).
7. Dispositivo de controle de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 1 até 6, que compreende uma haste de transmissão (9) acopla-da ao cabo (7), um dispositivo de suporte de contato móvel que compreendeuma placa (15) montada rotativa sobre um pivô (14) e que tem uma articula-ção mecânica que pode ser quebrada com a haste de transmissão (9), umaalavanca de deslocamento (16) controlada por uma unidade de deslocamen-to para provocar a quebra da articulação mecânica no caso de uma falha,resultando em deslocamento automático do mecanismo independentementedo cabo e separação dos contatos, a articulação mecânica que pode serquebrada compreendendo uma pega de retenção (22) da alavanca de des-locamento (16) que opera em conjunto com um gancho de travamento (20)montado pivotante sobre um pino giratório X da placa, a quebra da articula-ção mecânica correspondendo à liberação do gancho de travamento, carac-terizado pelo fato de compreender um batente (33) unido de maneira seguraà placa (15) e projetado para operar em conjunto com o gancho de trava-mento (20) de modo a garantir a posição do cabo (7) em uma posição inter-mediária do cabo (7) na qual os contatos estão soldados.
8. Unidade de distribuição elétrica que compreende um dispositi-vo de controle como definido em qualquer uma das reivindicações preceden-tes.
BRPI0902025-0A 2008-06-03 2009-06-02 Dispositivo de controle de uma unidade de distribuição elétrica que compreende um dispositivo para indicar soldagem dos contatos e uma unidade de distribuição elétrica que compreende tal dispositivo BRPI0902025B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0803045 2008-06-03
FR0803045A FR2931998A1 (fr) 2008-06-03 2008-06-03 Dispositif de commande d'un appareil de coupure electrique comportant un dispositif de signalisation de la soudure des contacts, et appareil de coupure electrique comportant un tel dispositif

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0902025A2 true BRPI0902025A2 (pt) 2010-04-13
BRPI0902025B1 BRPI0902025B1 (pt) 2020-03-31

Family

ID=40229771

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902025-0A BRPI0902025B1 (pt) 2008-06-03 2009-06-02 Dispositivo de controle de uma unidade de distribuição elétrica que compreende um dispositivo para indicar soldagem dos contatos e uma unidade de distribuição elétrica que compreende tal dispositivo

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP2131378B1 (pt)
CN (1) CN101599394B (pt)
AU (1) AU2009202174B9 (pt)
BR (1) BRPI0902025B1 (pt)
EG (1) EG25279A (pt)
ES (1) ES2534633T3 (pt)
FR (1) FR2931998A1 (pt)
RU (1) RU2502149C2 (pt)
ZA (1) ZA200902898B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8395063B2 (en) * 2010-12-29 2013-03-12 General Electric Company Locking device for use with a circuit breaker and method of assembly
FR3030871B1 (fr) 2014-12-17 2019-05-10 Schneider Electric Industries Sas Dispositif de declenchement thermique pour un disjoncteur basse tension et disjoncteur comportant un tel dispositif
FR3030870B1 (fr) * 2014-12-19 2018-01-05 Schneider Electric Industries Sas Dispositif de commutation electrique muni de moyens de signalisation de la presence de blocs auxiliaires
FR3051593B1 (fr) * 2016-05-23 2019-10-04 Schneider Electric Industries Sas Dispositif de signalisation d'un defaut electrique dans un appareil de protection electrique, et appareil de protection electrique comportant un tel dispositif.
CN207367899U (zh) * 2017-11-07 2018-05-15 施耐德电气工业公司 能够检测预定状态的低压配电装置
CN109755078B (zh) * 2017-11-07 2020-05-29 施耐德电气工业公司 低压配电装置及用于控制低压配电装置脱扣的方法
CN108227825B (zh) * 2018-01-25 2023-09-22 柳工常州机械有限公司 操作手柄助停装置
FR3087273B1 (fr) * 2018-10-15 2020-11-06 Schneider Electric Ind Sas Dispositif de mesure et appareil de commutation electrique
CN214254320U (zh) * 2021-02-09 2021-09-21 施耐德电器工业公司 适用于直流断路器的快速闭合结构和直流断路器

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2616583B1 (fr) 1987-06-09 1995-01-06 Merlin Gerin Mecanisme de commande d'un disjoncteur electrique miniature
FR2631485B1 (fr) 1988-05-13 1995-06-02 Merlin Gerin Mecanisme de commande de disjoncteur miniature a indicateur de soudure des contacts
FR2660794B1 (fr) * 1990-04-09 1996-07-26 Merlin Gerin Mecanisme de commande d'un disjoncteur electrique.
DE19735415A1 (de) * 1997-08-14 1999-02-18 Siemens Ag Schaltmechanismus für einen Schutzschalter
FR2795860B1 (fr) * 1999-07-02 2001-09-14 Schneider Electric Ind Sa Module auxiliaire de signalisation pour un appareil electrique a declencheur
FR2859816B1 (fr) * 2003-09-11 2006-04-07 Legrand Sa Dispositif de coupure de courant electrique a discrimination complete d'etats
FR2863403B1 (fr) * 2003-12-08 2006-01-20 Schneider Electric Ind Sas Dispositif de signalisation du declenchement d'un appareil de protection electrique et appareil de protection electrique le comportant

Also Published As

Publication number Publication date
EG25279A (en) 2011-12-05
RU2502149C2 (ru) 2013-12-20
CN101599394A (zh) 2009-12-09
EP2131378A1 (fr) 2009-12-09
AU2009202174B2 (en) 2014-12-04
FR2931998A1 (fr) 2009-12-04
BRPI0902025B1 (pt) 2020-03-31
AU2009202174A1 (en) 2009-12-17
RU2009120937A (ru) 2010-12-10
EP2131378B1 (fr) 2015-01-14
CN101599394B (zh) 2015-05-20
AU2009202174B9 (en) 2015-04-23
ES2534633T3 (es) 2015-04-27
ZA200902898B (en) 2009-12-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0902025A2 (pt) dispositivo de controle de uma unidade de distribuição elétrica que compreende um dispositivo para indicar soldagem dos contatos e uma unidade de distribuição elétrica que compreende tal dispositivo
PT83627B (pt) Mecanismo de comando para disjuntor electrico de baixa tensao
AU2008201424B2 (en) Operating device of an electrical protection apparatus and electrical protection apparatus comprising same
BRPI0804970A2 (pt) dispositivo de operação de unidade elétrica distribuidora e unidade elétrica distribuidora compreendendo o dispositivo de operação
BR102017002738B1 (pt) Dispositivo de comutação para instalações elétricas de baixa tensão
BR102015015736A2 (pt) dispositivo para sinalizar um defeito elétrico em uma unidade de proteção elétrica e unidade que possui tal dispositivo
ES2399686T3 (es) Dispositivo de control de un aparato de corte eléctrico y aparato de corte eléctrico que lo incluye
BRPI0809744A2 (pt) "fechadura de porta"
BR102012033766A2 (pt) Interruptor proporcionado com mecanismo de disparo mecânico
JP4618961B2 (ja) 遮断器の投入制御装置
PT82563B (pt) Mecanismo de fecho manual brusco de um disjuntor electrico miniatura
BRPI1100236A2 (pt) aparelho de comutaÇço
CN103258669B (zh) 一种断路器分闸位置闭锁装置
BRPI1001616A2 (pt) unidade auxiliar de acionamento para um interruptor de potÊncia
US4137433A (en) Bolted pressure switch with side operator mechanism and door assembly interlock
JPH09320408A (ja) 回路遮断器収納箱のインタ−ロック装置
PT1321609E (pt) Dispositivo de abertura de porta de acordo com o princípio de corrente de repouso
KR20080047549A (ko) 회로 차단기
BR112014008936B1 (pt) disjuntor
BRPI1000820A2 (pt) dispositivo de disparo térmico para um aparelho de proteção elétrica
CN213704948U (zh) 一种具有防开盖功能的打印机
JPS6136038Y2 (pt)
KR100323738B1 (ko) 기중차단기의 안전장치
CN213341407U (zh) 一种带防护功能的中压断路器活门机构
CN211182075U (zh) 负荷开关的输出轴分闸限位结构

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: SCHNEIDER ELECTRIC INDUSTRIES SAS (FR)

Free format text: SEDE ALTERADA CONFORME SOLICITADO NA PETICAO NO 020100001625/RJ DE 08/01/2010.

B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 31/03/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.