BRPI0821028B1 - Parts for milk collection with dockable chambers - Google Patents

Parts for milk collection with dockable chambers Download PDF

Info

Publication number
BRPI0821028B1
BRPI0821028B1 BRPI0821028-4A BRPI0821028A BRPI0821028B1 BR PI0821028 B1 BRPI0821028 B1 BR PI0821028B1 BR PI0821028 A BRPI0821028 A BR PI0821028A BR PI0821028 B1 BRPI0821028 B1 BR PI0821028B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
milk
part according
collecting part
outlet
chamber
Prior art date
Application number
BRPI0821028-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Auburger Markus
Original Assignee
Gea Farm Technologies Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gea Farm Technologies Gmbh filed Critical Gea Farm Technologies Gmbh
Publication of BRPI0821028A2 publication Critical patent/BRPI0821028A2/pt
Publication of BRPI0821028B1 publication Critical patent/BRPI0821028B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01JMANUFACTURE OF DAIRY PRODUCTS
    • A01J5/00Milking machines or devices
    • A01J5/04Milking machines or devices with pneumatic manipulation of teats
    • A01J5/041Milk claw

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • External Artificial Organs (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PEÇAS PARA A COLETA DE LEITE COM CÂMARAS FECHÁVEIS” A presente invenção refere-se a uma peça para a coleta de leite compreendendo uma parte superior de alojamento com pelo menos dois bicos de admissão e uma parte inferior de alojamento com pelo menos duas câmaras, cada uma das quais conectada em fluxo a um bico de descarga através de uma saída. São utilizados implementos de ordenha para a ordenha de animais, em especial vacas. Um implemento de ordenha compreende uma peça para a coleta de leite, que é conectada a um copo de teta através de uma respectiva mangueira de ordenha curta. O copo de teta compreende uma luva na qual uma borracha de teta é disposta. A borracha de teta é conectada à mangueira de ordenha curta. É sabido que a borracha de teta e a mangueira de ordenha curta são utilizadas em uma peça, que é conhecida como monobloco. A mangueira de ordenha curta é conectada a um bico de admissão. O leite que escoa para a peça para a coleta de leite através das mangueiras de ordenha é transportado da peça para a coleta de leite através de um bico de descarga. A peça para a coleta de leite é conectada a uma linha de transporte de leite. Uma mangueira de ordenha longa é usada para conexão.
Para a ordenha de ovinos e caprinos, as peças de coleta de leite são conhecidas tendo dois bicos de admissão. Para a ordenha de vacas, as peças de coleta de leite são conhecidas tendo quatro bicos de admissão. O número de bicos de admissão corresponde ao número de tetas do animal que fornece leite. O documento US 4 434 744 descreve uma peça para a coleta de leite tendo um alojamento. O alojamento é formado por uma parte superior de alojamento e uma parte inferior de alojamento. Pelo menos dois bicos de admissão são providos. Pelo menos duas câmaras, cada qual conectada em fluxo a um bico de descarga através de uma saída, são providas dentro do alojamento. O documento DE 10 2005 017 094 A1 descreve uma outra mo- dalidade posterior de uma peça para a coleta de leite. Este documento descreve uma peça para a coleta de leite com um alojamento no qual são providas quatro câmaras. As câmaras são ligadas aos bicos de admissão. O leite que entra nas câmaras escoa da peça para a coleta de leite através de um bico de descarga. O documento WO 98/04118 A1 descreve uma peça para a coleta de leite compreendendo um alojamento que define um espaço interno. No alojamento são providas quatro peças de entradas, nas quais, cada uma, por meio de uma respectiva linha curta de leite, é conectada a uma respectiva teta. O leite extraído das tetas é conduzido por meio das peças de entrada até o espaço interno da peça de conexão e depois é transportado por meio de um tubo de saída e uma linha de leite para um contêiner de coleta de leite. O espaço interno é dotado de um corpo de válvula. Esse corpo de válvula é provido de um elemento conector que se estende através da parede do espaço interno do coletor. O membro conector é conectado a um elemento de operação. Há um meio de acoplamento que opera com o elemento de operação, de tal maneira que o corpo de válvula pode estar em uma posição aberta.
Durante um processo de ordenha, pode ocorrer uma situação na qual um copo de ordenha cai da teta ou é separado pelo animal a ser orde-nhado. Quando o copo de ordenha cai da teta, o ar, neste caso, flui através do copo de ordenha e da mangueira de ordenha curta para a peça para a coleta de leite. Com o ar, sujeira pode entrar na peça para a coleta de leite e, em última instância, no recipiente de coleta de leite. A fim de fechar o fluxo de ar, é sabido que os bicos de admissão são configurados de tal modo que a mangueira de ordenha se torça na extremidade livre do bico de admissão, de modo que o suprimento de ar seja interrompido. No entanto, a função de válvula do agrupamento de bico de descarga/mangueira de ordenha não é satisfatória. Esse problema já tornou-se conhecido. A patente US-A-4.483.272 ou CH-A5.667.973 provê no copo de ordenha uma válvula que pode ser usada para evitar que o leite escoe do copo de ordenha. A válvula é formada por um corpo de válvula que entra em justaposição contra o as- sento de válvula, como resultado da redução da pressão reduzida ou sob a ação da força gravitacional. A presente invenção baseia-se no objetivo de desenvolver a peça para a coleta de leite conhecida de tal maneira que a operação da peça para a coleta de leite torna-se ainda mais aperfeiçoada.
De acordo com a presente invenção, esse objetivo é obtido por uma peça para a coleta de leite tendo as características da reivindicação 1. Desenvolvimentos e configurações vantajosas da presente invenção formam a matéria das reivindicações dependentes. A peça para a coleta de leite de acordo com a presente invenção tem um alojamento. O alojamento é formado por uma parte superior de alojamento e uma parte inferior de alojamento. A peça para a coleta de leite tem pelo menos dois bicos de admissão. Cada bico de admissão abre-se para uma respectiva câmara, que é formada no alojamento. Cada câmara está fluidicamente comunicada com um bico de descarga através de uma saída. Na peça para a coleta de leite de acordo com a presente invenção, pelo menos uma câmara tem um fundo no qual uma calha é formada. Um corpo de fechamento é provido e localiza-se, em uma primeira posição, na calha, a-baixo da saída e, em uma segunda posição, acima da calha.
Quando o corpo de fechamento assume a primeira posição, a saída da câmara, neste caso, fica vazia, de modo que o leite que escoa para dentro da câmara através do bico de admissão possa entrar no bico de descarga através da saída. Na segunda posição, que o corpo de fechamento pode assumir, o dito corpo de fechamento localiza-se antes da saída, de tal modo que a dita saída fique substancialmente fechada, para que a conexão em fluxo entre a câmara e o bico de descarga seja substancialmente interrompida.
Durante um processo de ordenha, os copos de ordenha são fixados às tetas. As borrachas de teta dos copos de ordenha cobrem a teta da forma mais completa possível. Durante a ordenha, o leite ou a mistura de leite/ar escoa para dentro da peça para a coleta de leite. O leite ou a mistura de leite/ar deixa a câmara através da saída e entra no bico de descarga. O corpo de fechamento localiza-se na calha. Neste caso, o leite ou a mistura de leite/ar escoa sobre o corpo de fechamento.
Se o copo de ordenha cai da teta, o ar, na pressão atmosférica ambiente, neste caso, escoa de repente e em alta velocidade para a borracha de teta e, de lá, através da mangueira de ordenha curta para a câmara associada. O fluxo de ar provoca um efeito de sucção sobre o corpo de fechamento que está localizado na calha. O dito corpo de fechamento é removido da calha por meio de sucção e passa para a sua segunda posição em uma borda de vedação da saída da câmara. O diferencial de pressão entre a pressão reduzida no bico de descarga e a pressão atmosférica ambiente na borracha de teta e, portanto, também na câmara, gera uma força de compressão, que é suficientemente grande para manter o corpo de vedação antes da saída da câmara.
Uma vantagem significativa da peça para a coleta de leite de a-cordo com a presente invenção pode também ser observada no fato de que uma função de fechamento é preservada, mesmo no caso de situações ou posições desvantajosas da peça para a coleta de leite, o que não é o caso das peças de coleta de acordo com a técnica anterior. O corpo de fechamento é de preferência incorporado de tal forma a ser substancialmente esférico. Isto tem, entre outras coisas, a vantagem de o corpo de fechamento não ter de ser orientado de uma maneira predefinida.
De acordo com uma configuração vantajosa da peça para a coleta de leite de acordo com a presente invenção, é proposto que o corpo de fechamento tenha uma superfície que consiste em pelo menos um material compatível com alimento. Neste caso, é particularmente preferível uma configuração na qual o corpo de fechamento é feito de um aço de alta qualidade, de preferência de um aço inoxidável de alta qualidade.
De acordo com uma outra configuração ainda mais vantajosa da peça para a coleta de leite de acordo com a presente invenção, é proposto que o corpo de fechamento tenha uma massa entre 5 g a 10 g, de preferência de 7 g. Verificou-se que um corpo de fechamento tendo essa massa, por um lado, não flutua no leite e, por outro lado, é suficientemente leve para ser arrastado para a saída por sucção.
Uma abertura é provida entre o corpo de fechamento e o revestimento da calha. Na operação da peça para a coleta de leite, o leite escoa para a abertura durante o processo de ordenha, de modo que um filme líquido seja formado entre o corpo de fechamento e a superfície de calha. A tensão superficial deste filme líquido tem um efeito adesivo sobre o corpo de fechamento. A força de adesão resultante neutraliza a força de sucção que atua sobre o corpo de fechamento, como resultado do escoamento, sobre a parte de superfície do corpo de fechamento, que fica posicionado no fluxo, permitindo, assim, um fluxo de leite relativamente alto, sem que o corpo de fechamento seja removido da calha por meio da sucção durante o fluxo de leite e arrastado antes da saída.
Neste caso, é particularmente preferível uma configuração na qual a abertura tenha uma largura entre 0,1 mm e 1 mm, em especial, de 0,25 mm.
Será particularmente vantajoso se a abertura for incorporada de uma forma substancialmente anular.
Para obter-se uma abertura tendo uma largura substancialmente constante, uma configuração vantajosa da peça para a coleta de leite propõe que um meio seja provido por meio do qual é produzida uma centralização do corpo de fechamento na calha. O pelo menos um meio pode ter estruturas que são formadas sobre o revestimento. Será particularmente vantajoso que as estruturas sejam pelo menos três mantas. Se forem providas mantas, neste caso, as mantas são, de preferência, vistas na direção circunferencial da calha, dispostas equidistantes uma da outra.
As mantas ou os meios são incorporados de tal forma que o corpo de fechamento possa movimentar-se no sentido longitudinal da calha.
Se o copo de ordenha cai da teta, neste caso, o ar na pressão atmosférica ambiente flui para a câmara. O dito ar flui através da câmara e sai da dita câmara pela saída. O ar arrasta o leite situado entre o corpo de fechamento e a calha. Isso reduz o efeito de adesão do filme de leite, de modo que o corpo de fechamento seja arrastado para a saída da câmara por sucção. A fim de reduzir a quantidade de ar que flui pela peça para a coleta de leite e, assim, diminuir o tempo necessário para o fechamento, uma configuração mais vantajosa da peça para a coleta de leite de acordo com a presente invenção propõe que pelo menos um canal seja provido e ligue a calha à câmara. Como resultado do canal, o transporte de leite para fora da calha torna-se maior. Isso diminui o tempo de fechamento, como resultado do que a quantidade de ar que flui pela peça para a coleta de leite também pode ser vantajosamente reduzida.
De acordo com uma outra configuração mais vantajosa da peça para a coleta de leite, propõe-se que a calha tenha pelo menos uma parede que seja elasticamente deformável. Neste caso, a calha elasticamente de-formável faz com que o corpo de vedação fique preso abaixo do diferencial de pressão. Se o diferencial de pressão é reduzido, a calha deve, até certo ponto, ser desmoldada, como resultado do que o corpo de fechamento é liberado. O corpo de fechamento pode passar para a saída. A fim de fixar um copo de ordenha a uma teta, é necessário que uma pressão reduzida prevaleça no copo de ordenha. Esta pressão reduzida é também aplicada à peça para a coleta de leite. Para este efeito, a saída, contra a qual assenta-se o corpo de fechamento, tem uma abertura, permitindo, assim, que uma certa quantidade de ar seja removida da câmara da peça para a coleta de leite, da mangueira de ordenha e da borracha de teta, por meio de sucção. Este fluxo de ar deve, por um lado, ser tão baixo quanto possível, mas, por outro lado, tão alto quanto for necessário de modo a permitir a fixação do copo de ordenha por um tempo aceitável. A fim de assegurar a estabilidade do vácuo aplicado e a boa qualidade do leite, o fluxo de leite deve ser tão pequeno quanto possível. No entanto, uma fixação rápida e conveniente de um copo de ordenha é, por outro lado, obtida quando uma pressão reduzida no copo de ordenha pode ser rapidamente gerada. Isto é possível em um fluxo de ar elevado, uma vez que o copo de ordenha só pode ser liberado apenas quando o corpo de fechamento é localizado por um tempo não maior antes da saída de vácuo e um vácuo adesivo suficiente- mente elevado é construído. A abertura é de preferência selecionada de tal forma que o corpo de fechamento caia da saída em menos de 5 segundos. De preferência, as dimensões da abertura são de tal ordem que o corpo de fechamento caia da saída dentro de menos de 1 segundo. O processo de fixação ou a construção do vácuo no copo de ordenha ou na câmara pode ser acelerado ainda mais como o resultado do fato de que pelo menos um elemento resiliente, que, na segunda posição do corpo de fechamento, exerce sobre o dito corpo uma força direcionada substancialmente para longe da saída, seja provido adjacente à saída.
Outros detalhes e vantagens da peça para a coleta de leite de acordo com a presente invenção serão descritos com referência às modalidades exemplares ilustradas nos desenhos.
Nos desenhos: a figura 1 é uma seção esquemática de uma peça para a coleta de leite; a figura 2 é uma vista plana da peça para a coleta de leite de acordo com a figura 1; a figura 3 é uma vista ampliada de uma câmara da peça para a coleta de leite com um corpo de fechamento; a figura 4 é uma seção esquemática da peça para a coleta de leite com a de mangueira de ordenha e o copo de ordenha em uma primeira posição do corpo de fechamento; a figura 5 é uma vista esquemática da peça para a coleta de leite de acordo com a invenção, com a mangueira de ordenha e o copo de ordenha em uma segunda posição do corpo de fechamento; a figura 6 é uma seção transversal de uma outra modalidade e-xemplar de uma configuração de uma calha; a figura 7 é uma vista ampliada ao longo da linha transversal A -A de acordo com a figura 6; a figura 8 mostra a variação temporal no fluxo de volume ao longo do tempo, e a figura 9 é uma seção de uma outra modalidade exemplar de uma peça para a coleta de leite conectada a uma mangueira de ordenha e a um copo de ordenha.
As figuras 1 e 2 são vistas esquemáticas de uma modalidade exemplar de uma peça para a coleta de leite de acordo com a presente invenção. A peça para a coleta de leite tem um alojamento 1. O alojamento 1 é incorporado em duas partes. O mesmo tem uma parte de alojamento superior 2 e uma parte inferior de alojamento 3. A parte superior de alojamento 2 e a parte inferior do alojamento 3 são juntadas através de um meio de conexão (não-mostrado). Tanto a parte superior do alojamento 2 como a parte inferior de alojamento 3 tem superfícies de vedação, permitindo, assim, que as partes de alojamento 2, 3 sejam juntadas de uma forma hermética.
Na modalidade ilustrada exemplar, a parte superior de alojamento 2 é conectada aos bicos de admissão 4, 5. Os bicos de admissão 4, 5 têm bocas dentro das quais câmaras correspondentes da peça para a coleta de leite abre-sem. Para a ordenha de uma vaca, a peça para a coleta de leite tem quatro bicos de admissão. Uma mangueira de ordenha (não-mostrada) é conectada a cada um dos bicos de admissão. Não é obrigatório que os bicos de admissão sejam formados na parte superior de alojamento 2. É igualmente possível que os bicos de admissão possam ser formados sobre a parte inferior de alojamento. O termo "um bico de admissão" pode também se referir a uma abertura de admissão. Quando uma abertura de admissão é provida, uma região de extremidade de uma mangueira de ordenha pode ser introduzida na mesma. A região de extremidade pode ter uma ranhura anular dentro da qual uma região de borda da abertura de admissão se projeta.
Na modalidade exemplar ilustrada, a parte inferior de alojamento tem quatro câmaras 8, 9, 18 e 19, como pode-se observar a partir da vista de acordo com a figura 2. Cada uma das câmaras 8, 9, 18 e 19 conecta-se a um copo de ordenha por meio de um bico de admissão que é conectado a uma mangueira de ordenha, de modo que a produção de leite de um quarto dos úberes entre em uma câmara.
Cada câmara 8, 9, 18 e 19 tem um fundo respectivo 12, 13, 20 e 21. A calha 14 é formada no fundo 12 da câmara 8. Calhas correspondentes 15, 22 e 23 são providas nas câmaras 9, 18 e 19.
Adjacente às calhas, cada câmara tem uma saída 10, 11, 16 e 17, de modo o leite ordenhado possa fluir para fora das câmaras para uma câmara de coleta 24 através das saídas. O leite sai da câmara de coleta 24 através de um bico de descarga 25, que é conectado a uma mangueira de ordenha longa 26.
Um corpo de fechamento respectivo 27 localiza-se em cada calha. O corpo de fechamento assume na calha uma primeira posição. Em uma segunda posição, o corpo de fechamento situa-se antes da saída da câmara em questão. A figura 3 é uma vista em seção e lateral de uma câmara 8. Duas posições do corpo de fechamento 27 são ilustradas nas linhas tracejadas. O corpo de fechamento 27 localiza-se em uma posição na calha e na outra acima da calha. O corpo de fechamento pode assumir esta posição superior se, por exemplo, a peça para a coleta de leite é girada. O corpo de fechamento 27 é incorporado de uma forma substancialmente esférica. Particularmente preferido é, neste caso, um corpo de fechamento, cuja superfície consiste em pelo menos parcialmente um material compatível a um alimento. Particularmente preferida é a modalidade de um corpo de fechamento na forma de uma esfera de aço com um peso de aproximadamente 7 g. A calha 14 é adaptada ao contorno do corpo de fechamento 27. A razão da profundidade da calha para o diâmetro do corpo de fechamento é dentre 0,4 e 0,9, de preferência 0,7. No caso da configuração preferida, a saliência do corpo de fechamento para fora da calha é de aproximadamente 30% do diâmetro da esfera. A saída 10 tem uma seção transversal substancialmente circular. O diâmetro da saída é menor que o diâmetro do corpo de fechamento esférico 27. A saída 10 tem uma superfície de vedação 28. Na segunda posição, o corpo de fechamento 27 assenta-se sobre a superfície de vedação 28 da saída 10, de modo que a saída 10 seja fechada. A figura 3 mostra uma câmara modificada 8. Uma parede 29, que restringe o movimento do corpo de fechamento 27, é provida na câmara 8. A parede 29 tem de preferência uma seção transversal em forma de cunha/circular. A parede 29 estende-se na direção ao fundo 12 e termina antes do dito fundo de modo a formar uma abertura 30. A abertura 30 tem de preferência uma altura que é um pouco menor que o diâmetro do corpo de fechamento 27, de modo que o corpo de fechamento fique móvel substancialmente dentro do espaço delimitado pela parede 29 e também a parede lateral da câmara. Isto tem a vantagem de o corpo de fechamento poder entrar na calha 14 a qualquer momento.
Duas posições do corpo de fechamento 27 são ilustradas nas linhas tracejadas. Na primeira posição, o corpo de fechamento localiza-se na calha 14. Na segunda posição (ilustrada nas linhas tracejadas), o corpo de fechamento passa por cima da saída de 10, o movimento do corpo de fechamento sendo delimitado pela parede 29. A superfície de vedação 28 possui, de preferência, pelo menos um conduto 31. Um vazamento desejado entre a câmara 8 e a câmara de coleta 24 é gerado através do conduto 31. No caso de uma redução de pressão na câmara de coleta e na posição ilustrada do corpo de fechamento 27 antes da saída 10, um fluxo de ar de baixa definição flui de forma permanente, sem reduzir substancialmente a pressão na câmara de coleta 24.
Quando um copo de ordenha é aplicado à teta de um animal e quando a borracha de teta envolve a teta de uma maneira substancialmente hermética, a câmara 8, neste caso, é fechada em função da pressão externa. Como resultado do vazamento da superfície de vedação 28, a força que atua sobre o corpo de fechamento 27 torna-se reduzida. No caso de um corte de um diferencial de pressão definido, que é dependente do peso do corpo de fechamento, o corpo de fechamento cai da superfície de vedação 28 e entra na calha 14. A saída 10 fica, portanto, livre. A figura 4 é uma seção esquemática da câmara 8 da peça para a coleta de leite conectada a uma mangueira de ordenha curta 32 e um copo de ordenha 33. A mangueira de ordenha 32 é conectada à câmara 8 através de um bico de admissão 4. A vista de acordo com a figura 4 mostra o corpo de fechamento 27 em uma primeira posição na qual o corpo de fechamento 27 fica situado na calha 14.
Durante um processo de ordenha, uma teta fica localizada dentro do copo de ordenha. A teta é de preferência disposta na borracha de teta de tal forma que, entre a teta e a borracha de teta, nenhum ar ou apenas uma pequena entrada de ar seja possível. O corpo de fechamento 27 situa-se na calha 14, de modo que a saída 10 fique livre. A vista da figura 4 revela que a maior parte do corpo de fechamento 27 fica localizada na calha 14. Durante um processo de ordenha, o leite ou uma mistura de leite/ar flui diretamente sobre apenas uma pequena parte da superfície do corpo de fechamento 27.
Se o copo de ordenha 33 é removido da teta, o ar flui para a câmara 8, fazendo com que o corpo de fechamento 27 passe de sua primeira posição na calha 14 para uma segunda posição antes da saída 10 até a superfície de vedação 28. Esta posição do corpo de fechamento 27 é ilustrada na figura 5. Uma seta ilustra a fuga do ar que flui através do conduto 31 na superfície de vedação 28.
As figuras 6 e 7 ilustram ainda uma outra modalidade exemplar de uma peça para a coleta de leite de acordo com a presente invenção. A modalidade ilustrada na figura 6 corresponde substancialmente à configuração da câmara 8. A figura 6 e a figura 7 mostram uma calha 14 tendo uma porção substancialmente cilíndrica. Uma abertura 36 é formada entre o corpo de fechamento 27 e o revestimento 35 da porção cilíndrica 34.
As vistas nas figuras 6 e 7 revelam que um meio 39 é provido. O meio 39 é da forma de mantas que estendem na direção longitudinal da calha. A vista de acordo com a figura 6 mostra que as mantas são formadas na porção substancialmente cilíndrica 34. A vista na figura 7 mostra a provisão de três mantas dispostas substancialmente equidistante entre si. Em contrapartida às mantas, o meio 39 pode ser formado também por estruturas, por exemplo, saliências em forma de botão. O meio centraliza o corpo de fechamento 27 na calha 14. Como resultado, a abertura 36 mantém-se substancialmente constante. O meio 39 é direcionado radialmente para dentro, o meio tendo uma extensão radialmente direcionada para dentro de modo a permitir o movimento do corpo de fechamento no sentido longitudinal da calha.
Durante o processo de ordenha, o leite entra na abertura 36. A tensão de superfície do filme de leite na abertura 36 tem um efeito adesivo com relação a uma força de sucção sobre a parte de superfície do corpo de fechamento 27, o qual fica posicionado no fluxo de leite e, portanto, permite um maior fluxo de leite, sem que o corpo de fechamento 27 seja pressionado durante o processo de ordenha contra a superfície de vedação 28 da saída 10.
As vistas nas figuras 6 e 7 mostram também que um canal 37 é provido no revestimento 35.
Se, em vez do leite, ar flui para dentro da câmara 8, o fluxo de ar, neste caso, arrasta o leite localizado na calha 14. Como resultado do canal 37, o transporte do leite para fora da calha 14 é acelerado, de modo que o tempo de reação, ou seja, o tempo de fechamento da saída 10 é também reduzido. A abertura 36 entre o corpo de fechamento 27 e o revestimento 35 da calha 14 permite o amortecimento dos picos de velocidade. Se um fluxo escoa sobre o corpo de fechamento 27, neste caso, uma determinada força de sucção atua sobre o dito corpo. A força de sucção aumenta em tandem com a velocidade de escoamento do fluido. A força de sucção neutraliza o peso do corpo de fechamento 27. Quando a força de sucção atua sobre o corpo de fechamento 27, uma pressão reduzida que arrasta o corpo de fechamento para baixo, neste caso, é formada abaixo do corpo de fechamento. Esta pressão reduzida é também interrompida no sentido de que um fluido é adicionado à abertura. Quando a abertura é completamente coberta pelo leite, somente o leite poderá continuar a correr. Isso permite que os picos de velocidade a serem interrompidos sem que o corpo de fechamento seja arrastado completamente para fora da calha pela sucção, de modo que os picos de velocidade do leite não tenham substancialmente nenhuma influência sobre o comportamento de fechamento do corpo de fechamento. O curso exemplar dos fluxos de volume é ilustrado na figura 8.
Para fixar o copo de ordenha à teta de um animal, o copo de ordenha, na medida em que não é fixado automaticamente por meio de um robô de ordenha, é fixado ao animal com as mãos. Durante o processo de fixação, o corpo de fechamento 27 fica situado antes da saída 10 ou sobre a superfície de vedação 28. A quantidade de ar que flui através do conduto 31 é relativamente baixo quando comparado à quantidade de ar que teria de ser removida por sucção da câmara 8, da mangueira de ordenha 32 e do copo de teta 33, a fim de interromper um certo diferencial de pressão entre a câmara 8 e a câmara de coleta de 24, de modo que o corpo de fechamento 27 entre na calha 14. Um elemento resiliente 38, contra o qual o corpo de fechamento 27 assenta-se, como também pode ser visto na figura 9, é provido no sentido de acelerar este processo. O elemento resiliente 38 exerce uma força sobre o corpo de fechamento 27, que é direcionado, em oposição à saída 10. Como resultado, o corpo de fechamento 27 entra na calha 14 em um momento anterior no tempo.
Listagem de Referência 1 - alojamento 2 - parte superior de alojamento 3 - parte inferior de alojamento 4 - bico de admissão 5 - bico de admissão 6 - boca 7 - boca 8 - câmara 9 - câmara 10 - saída 11 - saída 12 - fundo 13 - fundo 14 - calha 15 - calha 16 - saída 17 - saída 18 - câmara 19 - câmara 20 - fundo 21 - fundo 22 - calha 23 - calha 24 - câmara de coleta 25 - bico de descarga 26 - mangueira de ordenha longa 27 - corpo de fechamento 28 - superfície de vedação 29 - parede 30 - abertura 31 - conduto 32 - mangueira de ordenha curta 33 - copo de ordenha 34 - porção 35 - revestimento 36 - abertura 37 - canal 38 - elemento resiliente 39 - meio REIVINDICAÇÕES

Claims (20)

1. Peça para a coleta de leite compreendendo: um alojamento (1) para a coleta de leite que define uma pluralidade de câmaras (8, 9, 18, 19) e pelo menos uma câmara (8, 9, 18, 19) possui um fundo (12, 13, 20, 21) que define uma calha (14,15, 22, 23); um bico de admissão (4, 5) em comunicação fluida com pelo menos uma câmara (8, 9, 18, 19); um bico de descarga (25) em comunicação fluida com pelo menos uma câmara (8, 9, 18,19); e caracterizado pelo fato de que compreende ainda um corpo de fechamento (27) móvel entre uma primeira posição que é inteiramente na calha (14, 15, 22, 23) e pelo menos abaixo de uma saída (10, 11, 16, 17) e uma posição superior que é pelo menos acima da calha (14, 15, 22, 23).
2. Peça para a coleta de leite de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o corpo de fechamento (27) é esférica.
3. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o corpo de fechamento (27) tem uma superfície que compreende pelo menos um material compatível a um alimento.
4. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizada pelo fato de que o corpo de fechamento (27) tem uma massa entre 5 g e 10 g.
5. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a calha (14, 15, 22, 23) possui uma seção transversal formada para combinar com pelo menos uma porção de uma seção transversal do corpo de fechamento (27).
6. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o corpo de fechamento (27) e a calha (14, 15, 22, 23) definem uma abertura (36) entre eles quando o corpo de fechamento (27) está na primeira posição.
7. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a abertura (36) tem uma largura entre 0,1 mm e 1 mm.
8. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende ainda um meio (39)que centraliza o corpo de fechamento (27) na calha (14,15, 22, 23).
9. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que o meio (39) compreende uma estrutura disposta pelo menos da calha (14,15, 22, 25).
10. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que as estruturas compreendem pelo menos três mantas.
11. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que as mantas são equidistantes entre si.
12. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende ainda pelo menos um canal (37), e a calha (14, 15, 22, 23) se comunica com uma das câmaras através do pelo menos um canal (37).
13. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a calha (14, 15, 22, 23) tem pelo menos uma parede que é elasticamente deformável.
14. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende ainda pelo menos um elemento resiliente (38) que enviesa o corpo de fechamento (27) para fora da saída (10, 11, 16, 17).
15. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o corpo de fechamento (27) tem uma massa de 7 g.
16. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a abertura (36) tem uma largura de 0,25 milímetros.
17. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a calha (14, 15, 22, 23) possui uma seção transversal constante.
18. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o corpo de fechamento (27) na posição superior está em contato com uma superfície de vedação (28) da saída (10, 11, 16, 17) para fechar a saída (10, 11, 16, 17).
19. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o corpo de fechamento (27) na posição superior está pelo menos acima da saída (10,11,16,17).
20. Peça para a coleta de leite, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a calha (14, 15, 22, 23) possui uma seção transversal circular.
BRPI0821028-4A 2007-12-19 2008-12-18 Parts for milk collection with dockable chambers BRPI0821028B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102007061275 2007-12-19
DE102007061275.5 2007-12-19
PCT/EP2008/067939 WO2009077607A1 (en) 2007-12-19 2008-12-18 Milk collecting pieces with closable chambers

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0821028A2 BRPI0821028A2 (pt) 2015-02-18
BRPI0821028B1 true BRPI0821028B1 (pt) 2017-12-26

Family

ID=40473608

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0821028-4A BRPI0821028B1 (pt) 2007-12-19 2008-12-18 Parts for milk collection with dockable chambers

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8438992B2 (pt)
EP (1) EP2234477B1 (pt)
CN (1) CN101932230B (pt)
BR (1) BRPI0821028B1 (pt)
DE (1) DE102008063715B4 (pt)
ES (1) ES2421181T3 (pt)
NZ (1) NZ585871A (pt)
PL (1) PL2234477T3 (pt)
RU (1) RU2465768C2 (pt)
WO (1) WO2009077607A1 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10874084B2 (en) 2004-06-12 2020-12-29 Gea Farm Technologies, Inc. Safety valve for a dairy system component
US8033247B2 (en) 2004-06-12 2011-10-11 Gea Farm Technologies, Inc. Automatic dairy animal milker unit backflusher and teat dip applicator system and method
US8117989B2 (en) 2008-06-27 2012-02-21 Gea Farm Technologies, Inc. Milk tube dome with flow controller
US8025029B2 (en) 2004-06-12 2011-09-27 Gea Farm Technologies, Inc. Automatic dairy animal milker unit backflusher and teat dip applicator system and method
US8342125B2 (en) 2004-06-12 2013-01-01 Gea Farm Technologies, Inc. Safety valve for an automatic dairy animal milker unit backflusher and teat dip applicator
WO2010053577A1 (en) 2008-11-10 2010-05-14 Gea Farm Technologies Gmbh Method and device for automatically bringing a fluid into contact with the teats of an animal
WO2011028293A2 (en) 2009-09-04 2011-03-10 Gea Farm Technologies, Inc. Safety valve for an automatic dairy animal milker unit backflusher and teat dip applicator
US11723341B2 (en) 2009-09-04 2023-08-15 Gea Farm Technologies, Inc. Safety valve for an automated milker unit backflushing and teat dip applicator system
US8770146B2 (en) 2009-09-04 2014-07-08 Gea Farm Technologies, Inc. Methods and apparatus for applying teat dip to a dairy animal
US20120097107A1 (en) 2010-02-22 2012-04-26 Gea Farm Technologies, Inc. Dairy animal milking preparation system and methods
US8925483B2 (en) 2010-02-22 2015-01-06 Gea Farm Technologies, Inc. Dairy harvesting facility with milk line protection system and methods
DK2665356T3 (en) * 2011-01-21 2016-12-19 Pharming Intellectual Property B V The milking
US9968069B2 (en) 2011-03-18 2018-05-15 Gea Farm Technologies Gmbh Milking cluster and milking parlor having such a milking cluster
ITMI20111414A1 (it) * 2011-07-28 2013-01-29 Milkline Srl Dispositivo di afferraggio per un gruppo di mungitura
DE102012110502A1 (de) 2012-03-14 2013-09-19 Gea Farm Technologies Gmbh Platzteiler einer Melkstandanordnung und Melkstandanordnung
ES2647875T3 (es) * 2012-12-19 2017-12-27 Delaval Holding Ab Una boca para una máquina de ordeñar
US9526224B2 (en) 2013-12-20 2016-12-27 Gea Farm Technologies Gmbh Safety valve device
DE102013114595A1 (de) 2013-12-20 2015-06-25 Gea Farm Technologies Gmbh Sicherheitsventil
DE102016108300A1 (de) 2016-05-04 2017-11-09 Gea Farm Technologies Gmbh Sicherheitsventil
EP3703490A1 (en) 2017-11-03 2020-09-09 GEA Farm Technologies, Inc. Automated milking system safety valve arrangement
DE102022117866A1 (de) * 2022-07-18 2024-01-18 Gea Farm Technologies Gmbh Vorrichtung und Verfahren zur Kontrolle eines Melkprozesses

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1299165B (de) * 1966-06-06 1969-07-10 Maier Jakob Melkbecher fuer Melkmaschinen
DK119141B (da) * 1969-01-23 1970-11-16 Christensen & Co As S A Malkemaskinegrenrør.
US3696790A (en) * 1970-01-08 1972-10-10 Zero Manufacturing Co Teat cup assembly
GB2057845B (en) * 1979-09-11 1983-01-19 Nat Res Dev Multi-valve clawpiece
SE8201338L (sv) 1982-03-04 1983-09-05 Alfa Laval Ab Spenkopp for mjolkningsmaskin
US4434744A (en) 1982-04-19 1984-03-06 Ahi Operations Limited Methods of and/or apparatus for milking animals
CH667973A5 (en) 1984-07-04 1988-11-30 Fritz Happel Valve for milking machine - connects milk receptacle to or shuts off from source of vacuum
GB2182534B (en) * 1985-11-12 1989-10-04 Ambic Equip Ltd Improvements in or relating to automatic milking apparatus and methods
GB2191076A (en) * 1986-06-02 1987-12-09 Thomas Leslie Seaborne Milking machine claw
NL8700249A (nl) 1987-02-02 1988-09-01 Multinorm Bv Werkwijze voor het reinigen van een tepel van een vrouwelijk dier, melkwerkwijze en beker ten gebruike bij bovengenoemde werkwijzen.
US4807566A (en) * 1987-10-05 1989-02-28 Alfa-Laval, Inc. Milk claw
SE9602876D0 (sv) * 1996-07-26 1996-07-26 Tetra Laval Holdings & Finance Spenkoppscentral
EP1089615B1 (en) * 1998-06-22 2003-03-26 Rieberjo B.V. Milking device provided with cleansing means
SE515686C2 (sv) * 1999-10-08 2001-09-24 Delaval Holding Ab Ventil, spenkoppscentral och mjölksystem
DE10132132A1 (de) * 2001-07-03 2003-01-16 Jun Jakob Maier Milchsammeleinheit
CN2580753Y (zh) * 2002-09-20 2003-10-22 李明永 挤乳器
IL163585A (en) * 2004-08-17 2011-11-30 P & P Milker Ltd Milking cup liner
SE527747C2 (sv) * 2004-09-14 2006-05-30 Delaval Holding Ab Spenkopp och spenkoppsdel
DE102005017094A1 (de) 2005-04-13 2006-10-19 Werner Happel Milchsammelstück
US20070272160A1 (en) * 2006-05-10 2007-11-29 Michael Berentzen Modified milk-collecting component
RU61088U1 (ru) * 2006-07-31 2007-02-27 Станислав Владимирович Дорофеев Коллектор доильного аппарата

Also Published As

Publication number Publication date
PL2234477T3 (pl) 2013-09-30
RU2010129273A (ru) 2012-01-27
DE102008063715A1 (de) 2009-07-09
EP2234477A1 (en) 2010-10-06
NZ585871A (en) 2011-12-22
CN101932230A (zh) 2010-12-29
WO2009077607A1 (en) 2009-06-25
ES2421181T3 (es) 2013-08-29
BRPI0821028A2 (pt) 2015-02-18
US20110185974A1 (en) 2011-08-04
RU2465768C2 (ru) 2012-11-10
DE102008063715B4 (de) 2021-05-20
CN101932230B (zh) 2013-04-17
EP2234477B1 (en) 2013-04-10
US8438992B2 (en) 2013-05-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0821028B1 (pt) Parts for milk collection with dockable chambers
KR102085749B1 (ko) 모유 착유기
US6308655B1 (en) Device and method for milking animals
AU2015238033B2 (en) A teat cup with nozzle means
BR112012013449B1 (pt) Insuflador de copo de teteira ventilado por bocal
US20110220160A1 (en) Cleaning arrangement
WO2015150807A1 (en) A clawbowl for a milking cluster
BR112015001568B1 (pt) Equipamento de ordenha
US20070272160A1 (en) Modified milk-collecting component
WO2023137105A1 (en) Short milk tube vent plug for a dairy animal milker unit
JP4187533B2 (ja) 搾乳ポンプ組立体
US5590622A (en) Claw of a milking machine
US4434744A (en) Methods of and/or apparatus for milking animals
CA2348209C (en) An implement for milking animals
JPWO2020059692A1 (ja) 搾乳装置
US20190216039A1 (en) Device for joining milk flows and method for using said device
JPS60501938A (ja) テイ−トカップのクロ−装置
CN209120954U (zh) 一种宠物喂奶器
JP6960675B2 (ja) 搾乳機のティートカップ接続構造
US20220346343A1 (en) Liner, teat cup, and milking device
JP2016073300A (ja) ミルククロー
SU1727722A1 (ru) Доильный аппарат
CN108703081A (zh) 一种宠物喂奶器
CZ458U1 (cs) Sběrač mléka pro dojící stroje
Appleman et al. Guidelines for the installation, maintenance, and analysis of a pipeline milking system

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/12/2008, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2753 DE 10-10-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.