BRPI0817594B1 - degraus e paletes para um dispositivo de deslocamento e dispositivo de deslocamento - Google Patents

degraus e paletes para um dispositivo de deslocamento e dispositivo de deslocamento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0817594B1
BRPI0817594B1 BRPI0817594-2A BRPI0817594A BRPI0817594B1 BR PI0817594 B1 BRPI0817594 B1 BR PI0817594B1 BR PI0817594 A BRPI0817594 A BR PI0817594A BR PI0817594 B1 BRPI0817594 B1 BR PI0817594B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
plate
pallet
eye
face
axis
Prior art date
Application number
BRPI0817594-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Lunardi Gerhard
Gössl Harald
Matheisl Michael
Novacek Thomas
Original Assignee
Inventio Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inventio Ag filed Critical Inventio Ag
Publication of BRPI0817594A2 publication Critical patent/BRPI0817594A2/pt
Publication of BRPI0817594B1 publication Critical patent/BRPI0817594B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66BELEVATORS; ESCALATORS OR MOVING WALKWAYS
    • B66B23/00Component parts of escalators or moving walkways
    • B66B23/08Carrying surfaces
    • B66B23/12Steps

Abstract

degraus e paletes para um dispositivo de deslocamento e dispositivo de deslocamento a presente invenção refere-se à face de degrau (20.1, 20.2), para um dispositivo de deslocamento (1), com vários degraus (2), ou paletes, sendo que cada degrau (2) ou palete, apresenta duas faces de degrau laterais (20.1, 20.2), que em essência ficam de maneira perpendicular em relação a um elemento de piso (9), e a um elemento de assentamento (14), do degrau (2), ou do palete. a face de degrau (20.1, 20.2), consiste em uma chapa embutida profundamente, em uma só peça, sendo que a chapa tem uma forma tridimensional com um rebordo (26) pelo menos parcialmente circundante, e apresenta um olhal do degrau (32), o qual está envolvido e circundado, respectivamente, pela chapa.

Description

CAMPO DA TÉCNICA [001] A presente invenção refere-se a degraus ou paletes, respectivamente, com faces de degrau especiais e, respectivamente, faces especiais para dispositivos de deslocamento e dispositivos de deslocamento com degraus ou paletes, respectivamente, deste gênero. ESTADO DA TÉCNICA [002] Dispositivos de deslocamento no sentido da invenção, que também podem ser denominados como dispositivos de transporte, são escadas rolantes e esteiras rolantes com um grande número de unidades de piso ou paletes de esteira rolante, as quais são ligadas para um transportador sem fim. Usuários dos dispositivos de deslocamento ficam em pé sobre superfícies de piso das unidades de piso ou andam sobre os paletes de esteira rolante na mesma direção de movimento, como os dispositivos de deslocamento se movem e se locomovem, respectivamente.
[003] No caso de escadas rolantes, as unidades de piso são degraus da escada rolante, daqui em diante denominados como degraus, e no caso de esteiras rolantes, as unidades de piso são paletes de esteira rolante, daqui em diante denominados como paletes. Escadas rolantes vencem, com ângulo de inclinação relativamente grande, diferenças de altura maiores, como andares inteiros. Em contrapartida, esteiras rolantes passam de maneira horizontal ou levemente inclinada, no entanto, em geral com ângulos de inclinação menores que escadas rolantes.
[004] Dispositivos de deslocamento deste gênero compreendem tipicamente conjuntos propulsores, os quais são figurados como correntes de degraus ou correntes de paletes. Para efeitos de simplicida
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 4/25
2/15 de, daqui em diante só se fala de conjuntos propulsores. Estes conjuntos propulsores são acionados com o intuito de movimentar os degraus ou paletes em direção de transporte, e de acordo com o estado da técnica, estes são providos em distâncias uniformes com chamadas roldanas. Estas roldanas movem-se e rolam, respectivamente, ao longo de trilhos de guia dedicados e previstos, respectivamente. Na região das extremidades dos dispositivos de deslocamento, os conjuntos propulsores com as roldanas passam em volta de rodas de desvio (por exemplo, rodas de corrente), e executam desta maneira uma mudança de direção. No lugar das roldanas ou dos rolos de corrente também podem ser utilizados elementos de deslize. Os elementos de deslize ou os elementos de rolagem (roldanas ou rolos de corrente) são fixados diretamente em uma corrente de degraus ou corrente de paletes, que serve como conjunto propulsor, como foi descrito mais acima.
[005] Adicionalmente às correntes de degraus ou de paletes incluindo os elementos de deslize ou elementos de rolagem fixados nestas, são necessários por cada degrau ou palete, respectivamente, dois outros rolos, que se denominam como rolos de arrasto e que rolam e se movem, respectivamente, ao longo de trilhos de guia separados.
[006] Até agora, os degraus ou paletes, respectivamente, são relativamente dispendiosos em termos de fabricação e de fundição, respectivamente, uma vez que estes em si têm que ser estáveis e rígidos à torção. Além disso, os degraus ou paletes, respectivamente, têm que ser fabricados com muita precisão, com o intuito de garantir uma operação tranquila e sem solavancos. Um elemento essencial dos degraus ou paletes, respectivamente, são as faces laterais ou faces de degrau laterais, respectivamente, as quais têm uma função de suporte essencial. Até agora se fabricam faces de degrau ou faces, respectivamente, tipicamente de alumínio, o que na verdade leva a um peso mais baixo, no entanto, implica em custos altos, uma vez que os mol
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 5/25
3/15 des de fundição e os moldes para moldagem sob pressão, respectivamente, são muito caros. Como alternativa se utilizam parcialmente faces de degrau ou faces, respectivamente, as quais se juntam por aparafusamento de várias peças de chapa diferentes e de diversas peças fundidas ou peças prensadas, respectivamente. Estas faces de degrau ou faces, respectivamente, usualmente têm aproximadamente o dobro do peso que uma face (de degrau) de alumínio.
[007] A JP 2004/292106 A, descreve um degrau para um dispositivo de deslocamento, o qual apresenta faces laterais. Estas apresentam uma forma tridimensional com rebordo parcialmente circundante. Deste modo se obtém desta publicação as características da invenção. Em contrapartida à figura 1, nas figuras 7 a 12 desta publicação se vê um círculo nas faces laterais, o qual pode ser interpretado como olhal da face. No entanto, este círculo não está denominado e não está explicado na descrição. No entanto, o lugar do círculo exclui que lá pode ser apoiado um eixo do pino de corrente.
[008] A JP 01308388 A e, respectivamente, a GB 2216825 A equivalente a esta, mostra, na figura 1, um degrau com faces laterais, que apresentam uma forma bidimensional e são executadas sem borda circundante. Estas faces laterais configuradas de material grosso, apoiam de maneira usual eixos do pino de corrente e eixos de rolos de arrasto. Na figura 18, se veem faces laterais, as quais são formadas de chapa fina com borda parcialmente circundante. No entanto, estas faces laterais não têm olhais, que poderiam servir para o apoio de eixos do pino de corrente ou eixos de rolos de arrasto. Evidentemente, estes eixos se apoiam em peças construtivas mais estáveis, as quais têm que ser ligadas com estas faces.
[009] A DD 69443, refere-se a um degrau para escadas rolantes, no qual as faces laterais são ligadas em uma só peça com uma parte frontal. Neste caso a parte frontal está coberta por um elemen
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 6/25
4/15 to de assentamento. Um elemento de piso que cobre o degrau apresenta um desvio angular, o qual termina o degrau no lado situado de maneira oposta ao elemento de assentamento. Neste caso, a parte frontal e as faces são configuradas de maneira plana, nas quais também não é previsto nenhum olhal para a recepção de eixos. Também aqui os eixos se apoiam provavelmente em peças construtivas mais estáveis, as quais têm que ser ligadas com as faces. [0010] Especialmente para um primeiro equipamento mais favorável em termos de custos existe o desejo de substituir os degraus e paletes por partes mais favoráveis, no entanto, sem prejudicar neste caso a tranquilidade da operação, as características do movimento, a estabilidade, a robustez e a fiabilidade, assim como a durabilidade. Além disso, deve ser simplificado e acelerado o processo de fabricação.
REPRESENTAÇÃO DA INVENÇÃO TAREFA TÉCNICA [0011 ] Por conseguinte, é tarefa da invenção,
- criar uma face de degrau e face, respectivamente, mais favorável em termos de custos, para um degrau ou palete, respectivamente, do gênero inicialmente mencionado, que, no entanto, mesmo assim possa satisfazer todas as exigências e perfis de exigência, respectivamente, e possibilite uma operação tranquila e sem solavancos, não seja suscetível de falhas, e garanta um tempo de funcionamento longo e uma vida útil longa. Além disso, as faces ou faces de degrau, respectivamente, não devem ser essencialmente mais pesadas que as faces (de degrau) de alumínio;
- um dispositivo de deslocamento mais favorável em termos de custos do gênero inicialmente mencionado, o qual possibilite uma operação tranquila e sem solavancos, não seja suscetível de falhas, e garanta um tempo de funcionamento longo e uma vida útil longa.
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 7/25
5/15
SOLUÇÃO TÉCNICA [0012] Esta tarefa se soluciona de acordo com a invenção por meio das características da invenção.
[0013] Faces de degrau ou faces, respectivamente, de acordo com a invenção, são projetadas especialmente para a utilização em um dispositivo de deslocamento, que apresentam vários degraus ou paletes, sendo que cada degrau ou palete dispõe de duas faces de degrau laterais ou faces laterais, respectivamente, que em essência ficam de maneira perpendicular em relação a um elemento de piso ou uma superfície de piso, respectivamente, e no caso de um degrau também em relação a um elemento de assentamento ou uma superfície de assentamento, respectivamente, ou um degrau de assentamento, respectivamente. Entre ambas as faces de degrau laterais ou faces laterais, respectivamente, podem ser evidentemente previstas ainda faces de degrau centrais ou faces centrais, respectivamente. A face de degrau ou a face, respectivamente, consiste em uma chapa embutida profundamente, em uma só peça, sendo que a chapa tem uma forma tridimensional com pelo menos um rebordo parcialmente circundante. Além disso, a face de degrau ou a face, respectivamente, apresenta um olhal do degrau ou olhal do palete, respectivamente, o qual é configurado por meio de embutidura profunda. Além disso, o olhal do degrau ou olhal do palete, respectivamente, da face de degrau ou da face, respectivamente, está envolvido e circundado, respectivamente, pela chapa ou chapa de aço, respectivamente, ou chapa de aço inoxidável, respectivamente. A face de degrau ou a face, respectivamente, circunda com o olhal do degrau o olhal do palete, respectivamente, um eixo do pino de corrente, de uma corrente ou corrente transportadora, respectivamente.
[0014] Um dispositivo de deslocamento de acordo com a invenção dispõe pelo menos de um degrau ou palete, respectivamente, deste
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 8/25
6/15 gênero.
EFEITOS VANTAJOSOS [0015] Surpreendentemente se descobriu no âmbito da presente invenção, que um olhal embutido profundamente é suficientemente estável, assim que dentro deste pode ser colocado o mancal para o eixo do pino de corrente. Desta maneira se facilita evidentemente de maneira bastante essencial a fabricação, uma vez que a face de degrau ou a face, respectivamente, é fabricada por embutidura profunda de uma só peça. Considerando que a totalidade da força motriz é transmitida através deste eixo do pino de corrente, então isso não é evidente de maneira nenhuma. O olhal pode ser eventualmente reforçado por meio de uma chapa de fechamento, no entanto, isso é ainda essencialmente mais simples que apoiar o eixo em uma peça construtiva adicional, estável e com isso pesada, a qual em seguida tem que ser unida firmemente com a face.
[0016] É especialmente estupendo que isso é mesmo possível, quando o eixo do pino de corrente é um eixo encaixável do pino de corrente ou, respectivamente, os eixos do pino de corrente não são contínuos ao longo da largura total da escada rolante ou da esteira rolante, respectivamente. Neste caso é que não só as forças de propulsão atuam, mas também forças de torção bastante significativas atuam sobre os olhais da face, uma vez que os olhais da face ficam claramente entre ambos os conjuntos propulsores.
[0017] Aperfeiçoamentos preferidos, de acordo com a invenção, da face de degrau ou da face, respectivamente, e do dispositivo de deslocamento, são definidos por meio das concretizações. Em especial seja mencionado, que é evidentemente favorável, fixar analogamente os eixos dos rolos de arrasto.
DESCRIÇÃO REDUZIDA DOS DESENHOS [0018] A invenção será descrita detalhadamente em seguida atraPetição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 9/25
7/15 vés de exemplos e com referência aos desenhos. Mostram:
a figura 1 - um dispositivo de deslocamento em forma de uma escada rolante, em uma vista lateral, parcialmente cortado;
a figura 2 - uma região parcial A, do dispositivo de deslocamento de acordo com a figura 1, em uma vista ampliada;
a figura 3A - uma vista da perspectiva de um degrau completo, com duas faces de degrau de acordo com a invenção, de baixo.
a figura 3B - uma vista da perspectiva da subestrutura de um degrau, com duas faces de degrau de acordo com a invenção, de cima;
a figura 4A - uma vista da perspectiva de uma face de degrau de acordo com a invenção, de dentro;
a figura 4B - uma vista da perspectiva de uma face de degrau de acordo com a invenção, de fora;
a figura 5A - uma vista lateral da chapa embutida profundamente, de uma face de degrau de acordo com a invenção, de dentro;
a figura 5B - uma vista lateral da chapa embutida profundamente, de uma face de degrau de acordo com a invenção, de fora;
a figura 5C - uma vista da perspectiva da chapa embutida profundamente, de uma face de degrau de acordo com a invenção, de dentro, depois que foram unidos por soldadura elementos da face de degrau;
a figura 5D - uma vista da perspectiva ampliada da chapa embutida profundamente, de uma face de degrau de acordo com a invenção, de dentro.
MELHOR MODO PARA A EXECUÇÃO DA INVENÇÃO [0019] O dispositivo de deslocamento 1, representado na figura 1, é uma escada rolante, a qual liga um plano E1 inferior, com um plano E2 superior. O dispositivo de deslocamento 1, apresenta balaustradas
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 10/25
8/15 laterais, e chapas de base 3, e um transportador sem fim com conjuntos propulsores. Como conjuntos propulsores se utilizam tipicamente duas correntes de degraus ou correntes transportadoras, respectivamente, que passam de maneira paralela uma em relação à outra, com rolos de corrente, com o intuito de colocar em movimento os degraus 2.
[0020] Além disso, é previsto um corrimão sem fim 10. O corrimão sem fim 10, se move de maneira solidária ou levemente avançando, respectivamente, com os conjuntos propulsores e os conjuntos de correntes, respectivamente, e os degraus 2 ou paletes. Com o símbolo de referência 7, está denominada a estrutura de sustentação ou a estrutura em treliça, e com o símbolo de referência 3, a chapa de base do dispositivo de deslocamento 1.
[0021] O transportador sem fim do dispositivo de deslocamento 1, compreende em essência um grande numero de unidades de piso (degraus 2), assim como ambos os conjuntos propulsores dispostos lateralmente, respectivamente correntes de degraus, entre os quais são dispostos os degraus 2, e com os quais são ligados mecanicamente os degraus 2. Além disso, o transportador sem fim compreende um acionamento não representado, assim como um dispositivo de desvio 12 superior, e um dispositivo de desvio 13 inferior, os quais se encontram na região extrema superior e inferior, respectivamente, do dispositivo de deslocamento 1. Os degraus 2, apresentam elementos de piso 9 (superfícies de piso).
[0022] Como indicado na figura 1, os degraus 2, passam do dispositivo de desvio 13 inferior, que se encontra na região do plano E1 inferior, de maneira oblíqua para cima para o dispositivo de desvio 12 superior dali, o qual se encontra na região do plano E2 superior. Esta região, que passa do dispositivo de desvio 13 inferior, para o dispositivo de desvio 12 superior, se denomina daqui em diante também como
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 11/25
9/15 região de transporte ou região de avanço do dispositivo de deslocamento 1, uma vez que nesta região as superfícies de piso 9, dos degraus 2, apontam para cima e por conseguinte podem receber e transportar pessoas. A condução de volta dos degraus 2, do dispositivo de desvio 12 superior, para o dispositivo de desvio 13 inferior, se realiza em uma região de condução de volta, que no presente caso também se denomina como região de retorno 11. Esta região de retorno 11 se encontra embaixo da região de avanço mencionada. Durante o retorno, isto é, na região de retorno 11, os degraus 2, ficam pendurados com as superfícies de piso 9, para baixo.
[0023] De acordo com uma primeira modalidade da invenção, que é mostrada mais detalhadamente na figura 2, só se utilizam degraus 2, os quais, no lugar das faces de degrau usuais, apresentam faces de degrau 20 embutidas profundamente, com rolos de arrasto e roldanas 6, respectivamente, fixados nestas. Estes rolos 6, são ligados mecanicamente com as respectivas faces de degrau 20, e são executados de tal maneira, que estes na região de avanço movem-se e rolam, respectivamente, ao longo de um primeiro trilho de guia 5.1, quando o transportador sem fim do dispositivo de deslocamento 1, se encontra em movimento, como se observa na figura 2. Os primeiros trilhos de guia 5.1, se denominam na presente associação também como trilhos de guia de avanço, com o intuito de destacar sua função. O decurso, respectivamente, a posição da corrente de degraus, com os rolos de corrente que se encontram nesta (não mostrados na figura 2), é indicado na figura 2, somente pela linha 8.
[0024] Outros detalhes e pormenores da invenção se descrevem agora em associação com as figuras que seguem. Na figura 3A, é representada uma vista da perspectiva de um degrau 2 completo, com duas faces de degrau 20.1, 20.2 de acordo com a invenção. Visto em sentido do andamento, quando os degraus 2, se movem do plano E1,
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 12/25
10/15 para o plano E2, a face de degrau 20.1, é disposta à direita do elemento de piso 9, e a face de degrau 20.2, à esquerda. Cada face de degrau 20.1, 20.2, apresenta um rolo de arrasto 6.1, 6.2, e um eixo de corrente 21.1, 21.2. Na face de degrau 20.1 e 20.2, existe pelo menos um rebaixo 29 central ou, respectivamente, uma abertura. Além disso, cada face de degrau 20.1 e 20.2, apresenta um rebordo de chapa 26, ou um colar de chapa ou uma parede de chapa ou uma borda de chapa, os quais foram configurados quando da embutidura profunda. Este rebordo de chapa 26 se estende em essência de maneira perpendicular em relação à superfície da face de degrau 20.1, assim como da face de degrau 20.2. O rebordo de chapa 26, não tem que circundar necessariamente ao longo da totalidade a face de degrau 20.1 e 20.2, respectivamente. Este pode existir também só parcialmente ou por seções. O rebordo de chapa 26 circundante, pode der visto bem nas figuras 4B e 5D.
[0025] Na figura 3A, podem ser observados outros detalhes da subestrutura. A subestrutura compreende além das mencionadas faces de degrau 20.1 e 20.2, também um suporte transversal posterior 22, um suporte transversal anterior 24, e um suporte longitudinal central 23 (suporte central e suporte do centro, respectivamente). Também estes suportes 22, 23, 24, podem ser fabricados de chapas embutidas profundamente. Os suportes e as faces de degrau configuram juntamente a subestrutura do degrau ou a chamado armação de suporte ou o quadro de suporte, respectivamente.
[0026] Na subestrutura ou sobre esta são fixados o elemento de piso 9, e o elemento de assentamento 14.
[0027] Na figura 3B, podem ser observados outros detalhes da subestrutura e da armação de suporte, respectivamente. Os suportes 22, 23, 24, e as faces de degrau 20.1, 20.2, são juntos uns com os outros por soldadura ou são rebitados ou ligados ou aparafusados ou colados
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 13/25
11/15 ou unidos por conexão por agarramento (do tipo clincher). De preferência se realizam soldaduras por pontos, com o intuito de unir uns com os outros estes elementos de suporte ou peças construtivas ou elementos, respectivamente. Aqui se mostra uma outra vantagem da invenção. Uma vez que as faces de degrau 20.1, 20.2, são fabricadas de chapa ou de chapa de aço, respectivamente, ou de chapa de aço inoxidável, respectivamente, ou de chapa de zinco, respectivamente, ou de chapa de cobre, respectivamente, estas podem ser juntas sem problemas com outros elementos de chapa (por exemplo, com os suportes 22, 24, ou com uma chapa de fechamento 27, 34), por soldadura ou são rebitadas ou ligadas ou aparafusadas ou coladas ou unidas por conexão por agarramento (do tipo clincher). Em contrapartida, a soldadura de elementos de alumínio é cara e dispendiosa, assim como de grande intensidade em termos de tempo.
[0028] Na figura 4A e 4B, podem ser vistos outros detalhes de uma face de degrau 20.2 esquerda. A face de degrau 20.2, está guarnecida com todos os elementos, e na forma mostrada pode ser integrada e colocada por soldadura, respectivamente, na subestrutura. Pode observar-se, que na região de um olhal do degrau 32 (também denominado como olhal do pino de corrente), está colocado e encaixado, respectivamente, um eixo do pino de corrente 21.2 ou eixo da roldana de corrente 21.2, respectivamente. No olhal do degrau 32, também pode ser colocada por montagem forçada uma bucha de mancal de deslize (não pode ser vista nas figuras), para então receber o eixo do pino de corrente 21.2. No caso do eixo do pino de corrente ou eixo da roldana de corrente 21.2, respectivamente, trata-se de preferência de um eixo encaixável. O eixo encaixável pode ser executado com um furo de recepção calibrado. O eixo da roldana de corrente ou eixo do pino de corrente 21.1, respectivamente, serve como dispositivo de arrasto ou fixação, respectivamente, para o degrau ou palete na
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 14/25
12/15 corrente ou corrente transportadora, respectivamente (não mostrada). [0029] O olhal do degrau 32 está completamente definido pela chapa ou chapa de aço, respectivamente ou chapa de aço inoxidável, respectivamente, embutida profundamente. O olhal do degrau é configurado inteiramente, exata e completamente por meio do processo de embutidura profunda. Não é necessária nenhuma peça construtiva adicional. Além disso, o olhal do degrau da face de degrau está evolvido e circundado, respectivamente, pala chapa.
[0030] Além disso, a face de degrau 20.2, apresenta um olhal do rolo de arrasto 30. Também aqui pode ser colocada por montagem forçada uma bucha de mancal de deslize (não pode ser vista nas figuras), para então receber um eixo do rolo de arrasto 25, ou um pino de roldana. O eixo do rolo de arrasto 25, ou o pino de roldana pode ser segurado com uma porca ou pode ser colocado por soldadura ou, respectivamente, pode ser segurado por costuras de solda. No caso do eixo do rolo de arrasto 25, ou do pino de roldana, trata-se de preferência de um eixo encaixável ou de um pino encaixável. O eixo do rolo de arrasto 25, ou o pino de roldana serve como eixo para o rolo de arrasto
6.2.
[0031] De preferência, também o olhal do rolo de arrasto 30, é definido completamente por meio da chapa embutida profundamente e, respectivamente, é completamente envolvido ou circundado, respectivamente, pela chapa, como se observa, por exemplo, na figura 5D.
[0032] Na região do olhal do rolo de arrasto 30, a face de degrau
20.2, pode ser reforçada em termos de rigidez ou sustentada, respectivamente, ou coberta, respectivamente, partindo de dentro, com uma chapa de fechamento 27. Esta chapa de fechamento 27 (também denominada com 1. chapa de fechamento) pode ser colocada por soldadura em uma cavidade ou parte oca, respectivamente, ou filete oco, respectivamente, ou longarina (de face) de degrau, respectivamente,
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 15/25
13/15 que se obtém pela embutidura profunda. Uma 2. chapa de fechamento 34 parecida, pode ser prevista na região do olhal do degrau 32 (veja a figura 4A). A segunda chapa de fechamento 34 pode ser configurada ou formada, respectivamente, como adicional recepção do mancal.
[0033] Nas figuras 5A a 5D se mostram outros detalhes e pormenores, respectivamente, de uma face de degrau 20.2, de acordo com a invenção. Como se observa, a chapa embutida profundamente, com o rebaixo 29, está respectivamente provida com a abertura. Este rebaixo se produz de preferência depois da embutidura profunda por meio de corte ou estampagem, respectivamente, da chapa. Além disso, os olhais 30 e 32 mencionados podem ser pré-estampados, antes que estes recebem pela embutidura profunda um colar de chapa 31 e 33 circundante, respectivamente. Os chamados olhais 30 e 32 se produzem de preferência depois da embutidura profunda por meio de corte ou encurtamento, respectivamente, ou perfuração, respectivamente. Uma usinagem depois da embutidura profunda oferece a vantagem de uma espessura de colar uniforme. Isto é, os olhais têm e, respectivamente, o olhal tem a uniformidade do apoio e do apoio de mancal, respectivamente, e comprimento de mancal, respectivamente, e profundidade de mancal, respectivamente, e largura de mancal, respectivamente, e a uniformidade da espessura de parede e grossura de parede, respectivamente, assim como a centricidade exata. Os colares de chapa 31 e 33 circundantes, respectivamente, facilitam a colocação estável da bucha de deslize ou das buchas de deslize, respectivamente, para os respectivos eixos 21.2 e 21.1, ou para o pino 25 ou para o eixo do rolo de arrasto, respectivamente.
[0034] Além disso, à face de degrau se proporciona estabilidade suficiente, um que existem moldagens 28 adicionais, assim como acanaladuras 28 adicionais. Também o rebordo de chapa 26, proporciona à chapa fina de embutidura profunda uma estabilidade muito alta e
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 16/25
14/15 muito grande, respectivamente.
[0035] De preferência se utiliza uma chapa de embutidura profunda H380 ou H400 ou, respectivamente, uma chapa, sendo que os números 380 e 400, respectivamente, indicam o limite de elasticidade aparente em N/mm2. Estas chapas são especialmente adequadas, uma vez que existe uma resistência à ruptura por tensão de pelo menos 900 N/mm2. Além disso, é especialmente vantajoso quando as chapas apresentam uma resistência à ruptura por tensão de pelo menos 1100 N/mm2.
[0036] A chapa de embutidura profunda utilizada dispõe de preferência de uma grossura entre 0,9 mm e 1,9 mm. Especialmente preferida é uma grossura de 1,5 mm a 1,8 mm.
[0037] Caso a chapa de embutidura profunda seja escolhida de acordo com as indicações acima, então as faces de degrau, respectivamente o degrau ou os degraus satisfazem todos os testes de valores limite da norma EN 115: Regras de segurança para a construção e a montagem de escadas rolantes e esteiras rolantes, assim como da AN - American National Standard - ASME A17.1-2004: Safety code for elevators and escalators.
[0038] De preferência a chapa de embutidura profunda apresenta um revestimento de superfície. Especialmente preferidos são revestimentos de superfície, os quais são produzidos por pintura por imersão. [0039] Especialmente adequada é a pintura por imersão catódica (KTL).
[0040] O resultado da KTL é um revestimento muito uniforme da chapa de embutidura profunda com grossuras de camada muito uniformes e boas qualidades de superfície. Depois do tratamento mediante KTL, a chapa de embutidura profunda apresenta uma camada de pintura uniforme e contínua. Resultados especialmente bons se obtêm, quando o tratamento mediante KTL se aplica depois da embutidura
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 17/25
15/15 profunda da chapa.
[0041] Também é imaginável uma aplicação do tratamento mediante KTL antes da embutidura profunda. Além disso, pode ser realizada uma utilização ou, respectivamente, uma aplicação com chapas (pré-)galvanizadas ou chapas de aço inoxidável ou chapas de cobre.
[0042] Como descrito, a invenção pode utilizar-se em escadas rolantes e esteiras rolantes.

Claims (12)

1. Degrau ou palete para um dispositivo de deslocamento (1), sendo que cada degrau (2) ou palete apresenta duas faces de degrau laterais ou faces laterais (20.1, 20.2), que em essência ficam de maneira perpendicular em relação a um elemento de piso (9) e a um elemento de assentamento (14) do degrau (2), ou em relação a um elemento de piso do palete, sendo que a face de degrau ou a face (20.1, 20.2) consiste em uma chapa embutida profundamente, em uma só peça, e a chapa tem uma forma tridimensional com um rebordo (26) pelo menos parcialmente circundante, caracterizado pelo fato de a face de degrau ou a face (20.1, 20.2) compreender um eixo do pino de corrente (21.1, 21.2) de uma corrente ou corrente transportadora, sendo que a face de degrau ou a face (20.1, 20.2) apresenta pelo menos um olhal de degrau (32) ou olhal do palete embutido profundamente para o eixo do pino de corrente (21.1, 21.2), olhal este que está envolvido ou circundado pela chapa.
2. Degrau ou palete de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o eixo do pino de corrente (21.1, 21.2) ser um eixo encaixável do pino de corrente.
3. Degrau ou palete de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de os eixos do pino de corrente (21.1, 21.2) não serem contínuos ao longo da largura total da escada rolante ou da esteira rolante.
4. Degrau ou palete de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de na chapa na região do olhal do degrau (32) ou do olhal do palete, existir um colar de chapa (33) circundante.
5. Degrau ou palete de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de este compreender pelo menos um eixo do rolo de arrasto (25) e pelo menos um rolo de arras
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 19/25
2/3 to (6.1,6.2), sendo que o eixo do rolo de arrasto (25) está colocado em pelo menos um olhal do rolo de arrasto (30) e que no caso do eixo do rolo de arrasto (25) se trata de preferência de uma peça moldada sob pressão ou de uma peça torneada.
6. Degrau ou palete de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de na chapa na região do olhal do rolo de arrasto (3) existir um colar de chapa (31) circundante.
7. Degrau ou palete de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de na chapa ser colocada pelo menos uma chapa de fechamento (27; 34), por meio de costuras de solda ou pontos de solda ou pontos por agarramento (do tipo clincher) ou superfícies de cola ou parafusos autoatarraxantes ou parafusos FDS- que formam o furo por fricção e avanço- ou parafusos de ponta furadora, sendo que a chapa de fechamento (27; 34), junto com uma região da chapa, envolve uma região de recepção para pelo menos um eixo (21.1, 21.2; 25).
8. Degrau ou palete de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de tratar-se de uma chapa de embutidura profunda, especialmente de uma chapa (fina) de aço H380 ou H400.
9. Degrau ou palete de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de a chapa apresentar um revestimento de superfície, de preferência um revestimento de superfície, produzido por pintura por imersão catódica ou uma prégalvanização ou uma galvanização a fogo, ou consiste em aço inoxidável ou de cobre.
10. Degrau ou palete de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de a chapa ter uma espessura entre 1,0 mm e 1,9 mm, de preferência de 1,5 mm a 1,8 mm.
11. Degrau ou palete de acordo com qualquer uma das rei
Petição 870190038601, de 24/04/2019, pág. 20/25
3/3 vindicações anteriores, caracterizado pelo fato de a chapa apresentar pelo menos uma acanaladura (28) e/ou pelo menos uma abertura (29).
12. Dispositivo de deslocamento (1), caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos um degrau (2) ou palete, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11.
BRPI0817594-2A 2007-10-01 2008-09-26 degraus e paletes para um dispositivo de deslocamento e dispositivo de deslocamento BRPI0817594B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07117644 2007-10-01
EP07117644.0 2007-10-01
PCT/EP2008/062968 WO2009047145A1 (de) 2007-10-01 2008-09-26 Stufen bzw. paletten für eine fahreinrichtung sowie fahreinrichtung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0817594A2 BRPI0817594A2 (pt) 2018-05-29
BRPI0817594B1 true BRPI0817594B1 (pt) 2019-10-29

Family

ID=38820266

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0817594-2A BRPI0817594B1 (pt) 2007-10-01 2008-09-26 degraus e paletes para um dispositivo de deslocamento e dispositivo de deslocamento

Country Status (15)

Country Link
US (1) US8251200B2 (pt)
EP (1) EP2200924B1 (pt)
JP (1) JP5686599B2 (pt)
KR (1) KR101495382B1 (pt)
CN (1) CN101815669B (pt)
AU (1) AU2008309743B2 (pt)
BR (1) BRPI0817594B1 (pt)
CA (1) CA2700420C (pt)
ES (1) ES2584910T3 (pt)
HK (1) HK1145487A1 (pt)
IL (1) IL204672A0 (pt)
MX (1) MX2010003483A (pt)
MY (1) MY155098A (pt)
PL (1) PL2200924T3 (pt)
WO (1) WO2009047145A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102838025A (zh) * 2011-06-21 2012-12-26 苏州奔一机电有限公司 自动扶梯踏板用支撑装置
CN107662867B (zh) * 2016-07-29 2021-03-30 奥的斯电梯公司 乘客运输机的梯级滚轮监测和维修操作人员监测

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DD69443A (pt) *
DE69443C (de) FÖRSTE & TROMM in Leipzig, Nürnbergerstr. 22 Bogenzuführungsvorrichtung an Liniirmaschinen
US617788A (en) * 1899-01-17 Elevator
US2033308A (en) * 1934-08-04 1936-03-10 Harold W Shonnard Step for moving stairways
JPS4727349Y1 (pt) * 1967-04-14 1972-08-21
JPS499917Y1 (pt) * 1969-07-11 1974-03-08
JPS54122596U (pt) * 1978-02-16 1979-08-27
JPS54140391A (en) * 1978-04-24 1979-10-31 Hitachi Ltd Man-conveyor
JPS57137282A (en) * 1981-02-13 1982-08-24 Mitsubishi Electric Corp Step for escalator
US4984673A (en) * 1988-03-07 1991-01-15 Hitachi, Ltd. Step of passenger conveyor method of manufacturing same, and wavy metal plate
JPH0747458B2 (ja) 1988-03-07 1995-05-24 株式会社日立製作所 乗客コンベア用踏板体
JPH06321473A (ja) * 1993-05-17 1994-11-22 Toshiba Corp 動く歩道
JPH08245152A (ja) 1995-03-16 1996-09-24 Toshiba Elevator Prod Kk エスカレータあるいは動く歩道の踏段装置
US5785167A (en) * 1995-04-28 1998-07-28 Escalator Advertising Limited Escalators
DE19525827C2 (de) * 1995-07-15 1998-05-14 Kone Oy Palettenkörper für Rollsteige
US5988350A (en) * 1996-05-30 1999-11-23 Invento Ag Escalator step
JPH1111844A (ja) * 1997-06-19 1999-01-19 Nippon Fillester Co Ltd 搬送装置
US6978876B1 (en) * 1999-09-07 2005-12-27 Otis Elevator Company Step for escalator
DE10055356A1 (de) * 2000-11-08 2002-05-16 Georg Fischer Moessner Gmbh Fahrstufe für Rolltreppen
JP2004292106A (ja) 2003-03-27 2004-10-21 Hitachi Ltd 乗客コンベア
ATE380775T1 (de) * 2003-10-30 2007-12-15 Inventio Ag Reinigungseinheit zum reinigen einer fahreinrichtung, fahreinrichtung mit einer reinigunseinheit und verfahren zur durchführung einer reinigungssequenz zum reinigen der fahreinrichtung
CN2716225Y (zh) * 2004-06-28 2005-08-10 冯国兴 安全式自动扶梯梯级
CN2769233Y (zh) * 2005-02-04 2006-04-05 褚雪华 安全式自动扶梯梯级
JP2007238328A (ja) * 2006-03-03 2007-09-20 Inventio Ag 新規な非常案内手段を有するエスカレータ
CN101511720B (zh) * 2006-09-27 2011-07-27 奥蒂斯电梯公司 用于在自动扶梯上工作的装置

Also Published As

Publication number Publication date
WO2009047145A1 (de) 2009-04-16
KR20100063134A (ko) 2010-06-10
EP2200924B1 (de) 2016-04-13
CN101815669B (zh) 2013-07-10
EP2200924A1 (de) 2010-06-30
US20100206691A1 (en) 2010-08-19
HK1145487A1 (zh) 2011-04-21
PL2200924T3 (pl) 2016-09-30
AU2008309743A1 (en) 2009-04-16
KR101495382B1 (ko) 2015-02-24
JP5686599B2 (ja) 2015-03-18
MY155098A (en) 2015-09-15
CA2700420A1 (en) 2009-04-16
BRPI0817594A2 (pt) 2018-05-29
US8251200B2 (en) 2012-08-28
ES2584910T3 (es) 2016-09-30
IL204672A0 (en) 2010-11-30
JP2010540378A (ja) 2010-12-24
AU2008309743B2 (en) 2014-06-19
MX2010003483A (es) 2010-04-14
CA2700420C (en) 2016-07-26
CN101815669A (zh) 2010-08-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8322508B2 (en) Step support or plate support for tread units of a conveying device, tread units and conveying device
RU2660102C2 (ru) Паллета траволатора
JP2009263062A (ja) 乗客コンベア
JP5950809B2 (ja) 乗客コンベア
BRPI0817594B1 (pt) degraus e paletes para um dispositivo de deslocamento e dispositivo de deslocamento
US723325A (en) Moving spiral stairway or elevator.
US8701861B2 (en) Passenger conveyor with movable lateral panel members
JP6433624B1 (ja) 乗客コンベアのステップ持上げ支援装置
EP0497877A1 (en) Circular escalator
JP4860485B2 (ja) 動く歩道、動くスロープ、またはエスカレータ
ITMC20090131A1 (it) Dispositivo montascale mobile.
JP2012001290A (ja) 乗客コンベア
JP6818856B1 (ja) 乗客コンベア用非常制動装置
JP5085672B2 (ja) 乗客コンベア
CN108046104B (zh) 用于重载型自动扶梯的扶手头部结构、装配方法及扶梯
CN211110582U (zh) 升降机用配重装置及升降机
JP6441442B1 (ja) 乗客コンベアの製造方法
CN201485160U (zh) 自动扶梯梯级
JP2017202928A (ja) 乗客コンベア
CN101648671A (zh) 自动扶梯梯级
JP2019001607A (ja) 乗客コンベア

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS