BRPI0813741A2 - Ceifadeira combinada com ventilador espalhador e método de espalhamento - Google Patents

Ceifadeira combinada com ventilador espalhador e método de espalhamento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0813741A2
BRPI0813741A2 BRPI0813741-2A BRPI0813741A BRPI0813741A2 BR PI0813741 A2 BRPI0813741 A2 BR PI0813741A2 BR PI0813741 A BRPI0813741 A BR PI0813741A BR PI0813741 A2 BRPI0813741 A2 BR PI0813741A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fan
straw
spreading
spreader
combined harvester
Prior art date
Application number
BRPI0813741-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Bengt Holmen
Original Assignee
Rekordverken Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40156458&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0813741(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Rekordverken Ab filed Critical Rekordverken Ab
Priority to BR122012011545-2A priority Critical patent/BR122012011545B1/pt
Publication of BRPI0813741A2 publication Critical patent/BRPI0813741A2/pt
Publication of BRPI0813741B1 publication Critical patent/BRPI0813741B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D41/00Combines, i.e. harvesters or mowers combined with threshing devices
    • A01D41/12Details of combines
    • A01D41/1243Devices for laying-out or distributing the straw
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01FPROCESSING OF HARVESTED PRODUCE; HAY OR STRAW PRESSES; DEVICES FOR STORING AGRICULTURAL OR HORTICULTURAL PRODUCE
    • A01F12/00Parts or details of threshing apparatus
    • A01F12/40Arrangements of straw crushers or cutters

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Threshing Machine Elements (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Combines (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)
  • Outside Dividers And Delivering Mechanisms For Harvesters (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CEIFADEIRA COMBINADA COM VENTILADOR ESPALHADOR E MÉTODO DE ESPA- LHAMENTO".
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a uma ceifadeira combinada
compreendendo um cortador de palha tendo uma entrada para palha não- cortada, uma saída para palha cortada em uma direção essencialmente ho- rizontal, e um ventilador espalhador, conectado a jusante da saída do corta- dor de palha e tendo um plano de rotação essencialmente horizontal, para espalhar a palha cortada sobre uma superfície do solo. ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Ceifadeiras combinadas estão se tornando cada vez maiores e com mesas de corte mais largas para permitir que um campo seja debulhado em uma maneira eficaz. A mesa de corte, em si mesma, é essencialmente mais larga que a ceifadeira real. Durante o debulhamento, resíduos de co- lheita, tais como palhiço e palha, são gerados. A menos que a palha deva ser coletada, é usualmente cortada em pequenos pedaços em um cortador de palha, antes dele e do palhiço serem distribuídos no campo para ajudar a fornecer nutriente para próximas colheitas. Por uma variedade de razões, é desejável espalhar os resíduos de colheita atrás da ceifadeira combinada e para os lados, tão uniformemente quanto possível sobre uma região que cor- responde essencialmente com a largura da mesa de corte. Quando as me- sas de corte se tornam mais largas, se tornam cada vez mais difíceis de es- palhar sobre a totalidade da largura pretendida. O cortador de palha gera energia cinética no corte, que é utilizada para espalhar os resíduos sobre o campo, e esta energia é suficiente para uma largura de cerca de 8-9 m. Quando as mesas de corte se estendem além de 9 m, esta energia cinética não é mais suficiente.
Dispondo os ventiladores a jusante do cortador de palha, é pos- sível manipular e espalhar uma quantidade maior de resíduos de colheita e fazer assim sobre uma largura maior. EP 1 031 273 mostra uma ceifadeira combinada do tipo descrito acima, que tem ventiladores para espalhar os resíduos de colheita. Nesta solução, a saída do cortador de palha está no mesmo plano que as entradas dos ventiladores de modo a não perder ener- gia cinética do cortador de palha. Um problema com esta solução é que a palha cortada pode ser forçada de volta dos ventiladores para o cortador de palha e assim impedir a palha cortada de ser soprada. A fim de evitar isto, ventiladores de diâmetro grande, portanto, foram fornecidos para evitar que palha cortada seja soprada de volta ao cortador. Somente metade da largura do ventilador pode assim ser utilizada e, a princípio, os ventiladores, portan- to, precisam ser duas vezes mais largos. Com ventiladores duas vezes mais largos, o equipamento se torna não somente mais incômodo, mas também mais oneroso e mais complexo.
O objetivo da invenção é, portanto, fornecer um cortador de pa- lha tendo um dispositivo de saída para permitir que a palha seja espalhada pelo menos sobre uma largura de cerca de 9 m, mas que, pelo menos em parte, não é afligido pelos problemas acima mencionados. SUMÁRIO DA INVENÇÃO
O objetivo da presente invenção é alcançado por uma ceifadeira combinada que compreende um cortador de palha tendo uma entrada para palha não-cortada, uma saída para palha cortada em uma direção essenci- almente horizontal, e um ventilador espalhador, conectado a jusante da saí- da do cortador de palha e tendo um plano de rotação essencialmente hori- zontal, para espalhar a palha cortada sobre uma superfície de solo. A ceifa- deira combinada tem um elemento de guia, que está disposto para defletir pelo menos uma parte da corrente de material de palha cortada para uma entrada axial do ventilador espalhador tal que a dita parte do material de pa- lha cortada encontra as lâminas do ventilador espalhador na direção de transporte do material de palha cortada através do ventilador espalhador, a um ângulo agudo com relação ao plano de rotação do ventilador espalhador, pelo qual a dita parte da corrente de material de palha cortada contribui para o movimento de material através do ventilador espalhador.
Tal ventilador espalhador exige que uma certa quantidade de energia seja suprida para permitir que resíduos de colheita sejam bem espa- Ihados sobre a largura ceifada. O elemento de guia deflete a corrente de pa- lha cortada antes que flua para dentro do ventilador espalhador de tal manei- ra que uma certa parte da energia cinética da corrente de palha cortada seja utilizada no espalhamento de resíduos de colheita, por exemplo, palhiço e palha cortada. Um componente de movimento essencialmente horizontal da corrente de palha cortada é assim mantido, o que ajuda no espalhamento dos resíduos de colheita, em virtude do fato que o fluxo já contém dentro dele um certo movimento do cortador de palha na direção traseira, calculado em relação à direção de deslocamento da ceifadeira combinada. Em adição, este movimento pode ajudar a acionar o ventilador espalhador. Esta utiliza- ção do movimento da palha do cortador de palha, no entanto, não significa que o ventilador espalhador é completamente dependente de um suprimento adicional de energia do cortador de palha. Baseado nas exigências do usuá- rio no caso individual, pode existir uma necessidade de acionar o cortador de palha e/ou outro transporte de material dentro da ceifadeira combinada em velocidade diferente, desse modo afetando o movimento da palha cortada dentro, através e fora do ventilador espalhador. A contribuição que é, contu- do, feita pelo movimento é, no entanto, sempre positiva de acordo com a presente invenção. Desde que uma parte da energia cinética da palha corta- da é utilizada no espalhamento, a energia necessária para acionamento do ventilador de saída pode ser reduzida, isto é, um motor de ventilador mais compacto com energia inferior pode ser usado. Desde que a corrente de ma- terial de palha cortada é deixada axialmente no ventilador espalhador, a lar- gura completa do ventilador espalhador pode ser utilizada sem a palha cor- tada sendo retornada no cortador de palha, que pode resultar em uma cons- trução simples e compacta do ventilador espalhador. Um cortador de palha em combinação com um ventilador espalhador para espalhar resíduos de colheita em uma ceifadeira combinada pode, portanto, ser dimensionado em uma maneira de economia de recurso e compacto e simples. O elemento de guia é de preferência formado por uma placa defletora, que está disposta, como visto na direção vertical, abaixo ou acima do ventilador espalhador.
De preferência, outra parte da corrente de material de palha cor- tada é defletida em um ângulo mais obtuso em relação ao plano de rotação do ventilador do que na região em que a ação de transporte do ventilador é equidirecional com a corrente que entra de material de palha cortada. É, por- tanto, possível frear a palha que flui para dentro antes que encontre as lâmi- nas de ventilador em uma região em que a palha de outro modo teria freado, isto é, em uma região em que a ação de transporte do ventilador é direcio- nada de modo oposto na corrente de material de palha cortada do cortador de palha. A palha, portanto, encontra as lâminas de ventilador, a princípio, sem qualquer velocidade, quase somente verticalmente para baixo para a entrada axial do ventilador espalhador. A largura completa do ventilador es- palhador pode ser assim utilizada sem perdas de energia desnecessárias. Uma disposição compacta e de baixo recurso para espalhar resíduos de co- lheita é, portanto, fornecida em uma ceifadeira combinada. Neste caso, o elemento de guia é de preferência configurado como uma placa defletora tendo uma primeira parte para defletir uma parte da corrente da palha corta- da e uma segunda parte para defletir outra parte da corrente da palha corta- da.
O dito ângulo agudo em relação ao plano de rotação do ventila- dor espalhador é de preferência 10-40°, mais preferivelmente 20-30° e mais preferivelmente 23-28°, que por teste completo provou ser adequado para utilizar uma parte da energia cinética da corrente de material de palha corta- da.
O dito ângulo mais obtuso relativo ao plano de rotação do venti- lador espalhador é de preferência 30-60°, mais preferivelmente 40-50° e mais preferivelmente 43 - 48°, que, por teste completo, provou ser adequado para frear outra parte da palha que flui para dentro, tal que não inibe as lâ- minas do ventilador espalhador em uma região em que a ação de transporte do ventilador espalhador é direcionada de modo oposto à corrente do mate- rial de palha cortada do cortador de palha. Uma parte da corrente do materi- al de palha cortada pode assim ser defletida tal que encontra as lâminas de ventilador, a princípio, sem qualquer velocidade.
De preferência, o ventilador espalhador tem uma proteção dian- teira disposta ao longo de uma parte da periferia do ventilador espalhador, como visto na direção circunferencial. A proteção ajuda a palha cortada a deixar o ventilador espalhador na direção de espalhamento desejada e, por- tanto, impede a palha de ser retornada para dentro do cortador de palha e/ou outras partes da ceifadeira combinada.
De preferência, o ventilador espalhador tem uma entrada perifé- rica dianteira situada tal que a ação de transporte do ventilador é equidire- cional com o fluxo de material alimentando através da dita entrada periférica. Por exemplo, a entrada pode ser utilizada para alimentar palhiço de uma unidade de crivo no ventilador espalhador para permitir que ele seja espa- lhado junto com a palha cortada. É assim possível utilizar o ventilador espa- lhador também para espalhamento uniforme, por exemplo, de palhiço.
De preferência, o ventilador espalhador tem uma mesa de coleta fixada de modo firme nas lâminas de ventilador em seu lado voltado para longe da entrada axial. A mesa de coleta, portanto, forma um fundo do venti- lador espalhador e pode impedir os resíduos de colheita de ser axialmente transportados para fora do ventilador, independente do outro posicionamento espacial do ventilador espalhador.
De preferência, a ceifadeira combinada adicionalmente tem um elemento de espalhamento, que é disposto pivotantemente a jusante do ven- tilador espalhador, o dito elemento de espalhamento sendo pivotável entre uma primeira e uma segunda posições externas. Na primeira posição exter- na, a corrente de resíduos de colheita encontra o elemento de espalhamento a um ângulo que é maior que o ângulo em que a corrente de resíduos de colheita encontra o elemento de espalhamento na segunda posição externa. Quando o elemento de espalhamento está na primeira posição externa, a corrente de resíduos de colheita é defletida na maior parte na direção cor- respondente em relação à ceifadeira combinada. Quando o elemento de es- palhamento está na segunda posição externa, a corrente de resíduos de co- Iheita é defletida na maior parte na outra direção correspondente. Desta ma- neira, o elemento de espalhamento, quando oscila entre suas posições ex- ternas, ajuda os resíduos de colheita a serem distribuídos em uma maneira determinada pelo usuário da ceifadeira combinada. O elemento de espalha- mento assim aperfeiçoa o espalhamento pelo ventilador espalhador, ambos em uniformidade e em largura sobre o campo. Como um resultado de sua construção simples e, portanto, baixo peso, o elemento de espalhamento pode oscilar mais rápido que variantes previamente conhecidas, de modo que o espalhamento da palha pode ser quase contínuo a despeito de seu movimento oscilante. Além do mais, a freqüência de oscilação pode ser ajus- tada de modo que o espalhamento uniforme é obtido em diferentes veloci- dades de operação da ceifadeira combinada e do ventilador espalhador res- pectivamente. Em adição, o elemento de espalhamento pode ser feito oscilar entre outras posições que as ditas posições externas para levar em conta, por exemplo, as condições de vento.
De preferência, a ceifadeira combinada compreende um segun- do ventilador espalhador, que é disposto ao lado e no mesmo plano que o primeiro ventilador espalhador. O segundo ventilador espalhador de prefe- rência atua na direção de movimento oposta com relação ao primeiro venti- lador espalhador. Como um resultado desta solução, uma aparência simétri- ca é obtida, o que pode ser vantajoso em virtude do fato que o ventilador espalhador respectivo somente serve à metade correspondente da ceifadei- ra combinada e que os dois ventiladores espalhadores podem interagir. A interação entre dois ventiladores espalhadores simetricamente colocados pode resultar em uma construção mais simples. Em adição, outras partes que os ventiladores espalhadores podem ser construídas mais simplesmen- te. Uma vantagem adicional é que cada ventilador espalhador é controlado individualmente, onde condições de vento podem ser levadas em conta.
De preferência, o elemento de espalhamento é em formato de cunha e disposto essencialmente entre dois ventiladores espalhadores, que permite a corrente de material de palha cortada de dois ventiladores espa- lhadores mutuamente adjacentes ser guiada simultaneamente. Quando o elemento de espalhamento neste caso está em uma posição externa, a cor- rente de um dos ventiladores espalhadores é defletida na maior parte nesta direção, enquanto a corrente do outro ventilador espalhador é defletida na maior parte em relação ao "seu" ventilador espalhador. Este último significa, em virtude da disposição de dois ventiladores espalhadores, que a corrente do material de palha cortada deste segundo ventilador espalhador é defletida diretamente para trás em torno do eixo central ou linha de simetria da ceifa- deira combinada. Quando o elemento de espalhamento está em vez disto em outra posição externa, a corrente é defletida do primeiro ventilador espa- lhador diretamente para trás em torno do eixo central da ceifadeira combina- da, enquanto a corrente do segundo ventilador espalhador é na maior parte defletida. Fazendo o elemento de guia oscilar entre estas duas posições ex- ternas, o espalhamento uniforme e o espalhamento de largura completa da palha cortada dos dois ventiladores espalhadores são obtidos.
O elemento de espalhamento de preferência tem duas superfí- cies de espalhamento essencialmente planas, que são dispostas para oscilar em tandem, cada superfície sendo disposta, em relação à ceifadeira combi- nada, no lado externo do ventilador espalhador respectivo, individualmente.
As superfícies de espalhamento do elemento de espalhamento podem ser dispostas para serem individualmente ajustáveis em relação ao ventilador espalhador respectivo, que torna possível controlar a descarga do ventilador espalhador respectivo em uma variedade de maneira. A superfície de espalhamento respectiva pode assim fornecer várias posições externas em relação a seu ventilador espalhador respectivo. Isto pode ser vantajoso na eventualidade de, por exemplo, vento lateral.
De preferência, a velocidade de rotação do ventilador espalha- dor respectivo está disposta para ser controlada individualmente, que torna possível, por exemplo, ajustar o espalhamento em dependência das condi- ções de vento.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A invenção será agora descrita em maior detalhe com base nos desenhos seguintes. Os desenhos devem ser vistos como puramente para propósitos ilustrativos e não têm efeito limitante. Nos desenhos:
a figura 1 mostra em vista lateral uma ceifadeira combinada ten- do um cortador de palha de acordo com a presente invenção, a figura 2 mostra em vista lateral em seção a parte traseira da ceifadeira combinada da figura 1,
a figura 3 mostra uma vista em perspectiva de partes seleciona- das da ceifadeira combinada na figura 1, a figura 4 mostra uma vista em perspectiva de partes seleciona-
das da ceifadeira combinada na figura 1,
a figura 5 mostra em vista plana a parte traseira da ceifadeira combinada na figura 1,
a figura 6 mostra esquematicamente como resíduos de colheita são espalhados sobre um campo,
a figura 7 mostra em vista plana partes da parte traseira da cei- fadeira combinada na figura 1,
a figura 8 mostra uma vista lateral esquemática de uma modali- dade alternativa da presente invenção, a figura 9 mostra em vista plana uma modalidade alternativa adi-
cional da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE UMA MODALIDADE PREFERIDA
A ceifadeira combinada 1 mostrada na figura 1 é do tipo conven- cional, tendo uma mesa de corte 4 com um tambor de colheita 3 para coletar forragem de palha 5. A mesa de corte 4, junto com o tambor de colheita 3, tem 9 m e acima de largura, o que atualmente está se tornando cada vez mais comum de modo a permitir que um campo 9 seja ceifado de modo rá- pido e eficaz. Dentro da ceifadeira combinada 1 existem então dispositivos para separar grão dos caules (palha), palhiço e outros resíduos de colheita. Estes dispositivos compreendem, por exemplo, um crivo 6 (ver figura 2) para peneirar o palhiço do grão, um agitador de palha 7 (ver figura 2) para guiar a palha para trás na direção de deslocamento da ceifadeira combinada 1, e um compartimento de coleta (não mostrado) para o grão separado.
Neste pedido de patente, uma referência às direções "atrás" e "na frente de" se refere a uma posição atrás e na frente, como visto na dire- ção normal para frente de deslocamento A da ceifadeira combinada 1.
Na parte traseira da ceifadeira combinada 1 assenta o cortador de palha 2 disposto com dois ventiladores espalhadores simetricamente co- locados 8 de acordo com a presente invenção. O cortador de palha 2 é de tipo convencional e está disposto verticalmente abaixo da extremidade tra- seira do agitador de palha 7. O cortador de palha 2 tem a tarefa de cortar a palha se esta não deve ser enfileirada para coleta subseqüente, mas em vez disto deve ser espalhada uniformemente sobre o campo 9. Se a palha é cor- tada em pedaços menores, é mais facilmente arada de volta para o solo e não gruda tão facilmente em um arado. Além do mais, é mais facilmente fragmentado e forma humo e contribui com nutrientes para a colheita seguin- te. É, portanto, importante que o espalhamento da palha seja uniforme sobre o campo e sobre uma largura que corresponde à largura de corte represen- tada pela mesa de corte 4.
Os dois ventiladores espalhadores 8 têm a tarefa de espalhar a palha na maneira acima estabelecida. Ceifadeiras combinadas anteriores 1 de largura mais estreita não têm estas necessidades, desde que o cortador de palha 2, na operação de corte, forneceu a velocidade suficiente de palha, ou energia cinética, a ser espalhada sobre a largura pretendida. Com as no- vas ceifadeiras combinadas mais largas 1, esta energia cinética é insuficien- te, mas em vez disto a velocidade adicional é fornecida à palha nos ventila- dores espalhadores 8. Na modalidade preferida da invenção, os ventiladores espalhadores 8 são dispostos em um nível verticalmente abaixo e atrás do cortador de palha 2. As setas 11 representam a trajetória da palha cortada do cortador de palha 2 e dentro dos ventiladores espalhadores 8, e para fora dos ventiladores espalhadores 8. Abaixo do agitador de palha 7, como visto na direção vertical, é
colocado um crivo 6. Não somente a palha pode precisar ser espalhada uni- formemente sobre o campo 9, mas também o palhiço precisa ser distribuído. Abaixo da parte terminal traseira do crivo 6, como visto na direção vertical, assentam dois ventiladores espalhadores de palhiço simetricamente coloca- dos 10. As setas indicadas por 12 referem-se à trajetória do palhiço para fora dos ventiladores espalhadores de palhiço 10 e para fora dos ventiladores espalhadores 8, se os últimos são também utilizados para o espalhamento do mesmo. Em uma modalidade alternativa, mas não ilustrada, os ventilado- res espalhadores de palhiço 10 podem ser pivotados em torno de seus eixos e podem em vez disto espalhar o palhiço a um ângulo maior ou menor a par- tir dos lados da ceifadeira combinada 1. Nesta modalidade, o palhiço, por- tanto não passa através dos ventiladores espalhadores 8.
A figura 3 mostra uma vista em perspectiva de partes dos venti- ladores espalhadores 8 a fim de ilustrar seu funcionamento. Os ventiladores espalhadores 8 assentam lado a lado e no mesmo plano. Eles assentam suspensos por um eixo essencialmente vertical 17. Os ventiladores compre- endem lâminas de ventilador 16, que se estendem radialmente para fora do eixo 17, e em seu plano axial inferior, como visto na direção vertical, um dis- co 15 está disposto nas bordas de fundo respectivas das lâminas de ventila- dor 16. Durante o uso é fornecida uma cobertura, que não é mostrada na figura. Uma abertura 20 nesta cobertura está presente na borda dianteira da cobertura e, portanto, a borda voltada para o cortador de palha 2. Esta aber- tura 20 forma uma entrada 20 para a palha cortada. A abertura 20 se esten- de para trás e termina perto de uma placa de guia 13 assentando transver- salmente os ventiladores espalhadores 8. Quando a placa de guia 13 está conectada na abertura 20, a extensão da cobertura é tal que cobre as partes restantes dos ventiladores espalhadores 8. Esta placa de guia 13 se estende continuamente de um nível acima da abertura 20 para baixo e para trás na direção dos ventiladores espalhadores 8. Seu nível superior, quando visto na direção vertical, é colocado acima da abertura de saída 21 do cortador de palha 2, como visto na direção vertical, como mostrado na figura 2. A placa de guia 13 é dividida em três partes 13a, 13b, e 13a. A
primeira parte 13a se estende de um lado da ceifadeira combinada 1 para, mas não direto para, a linha de simetria da ceifadeira combinada 1. Esta primeira parte 13a se estende pelo menos além do eixo 17 do ventilador es- palhador 8. A segunda seção 13b começa onde a primeira parte 13a termina e se estende para o outro lado da ceifadeira combinada 1, mas não mais do que até o eixo 17 do segundo ventilador espalhador 8 no máximo. Lá então começa a terceira partes 13a, que se estende até o outro lado da ceifadeira combinada 1. Em termos de formato e colocação, a primeira e a terceira par- te 13a, portanto, se correspondem mutuamente. Juntas com a segunda par- te 13b, formam uma placa de guia 13 simétrica em torno da linha de simetria da ceifadeira combinada 1. A diferença entre as três partes 13a e 13b é que formam ângulos diferentes α, β com os ventiladores espalhadores 8. A pri- meira e a terceira partes 13a assim formam essencialmente o mesmo ângulo β com os ventiladores espalhadores 8, enquanto a segunda parte 13b forma um ângulo mais raso α que as primeira e terceira partes 13a com os ventila- dores espalhadores 8. Nas transições entre as partes diferentes 13a e 13b existe uma placa de vedação 23, que está disposta para assegurar que ne- nhuma palha cortada do cortador de palha 2 seja espalhada de outro modo do que para baixo dentro de ventiladores espalhadores 8. O ângulo β com respeito à primeira e à terceira partes 13a forma um ângulo de 40-50° com o plano de rotação dos ventiladores espalhadores, enquanto a segunda parte 13b forma um ângulo α de 20-30° com o plano de rotação dos ventiladores espalhadores.
Ao longo da periferia do ventilador espalhador respectivo 8, está disposta uma placa defletora 18. Ela se estende de um nível unindo os dis- cos 15, mas não fixamente encaixada nestes, e verticalmente para cima pa- ra o nível unindo as aberturas de entrada 20. Elas assim protegem os venti- ladores espalhadores 8 na direção radial. As placas defletoras 18 se deslo- cam ao longo dos lados dos ventiladores espalhadores 8, voltados para lon- ge um do outro, isto é, nos lados externos da ceifadeira combinada 1, e ao longo dos lados voltados na direção de deslocamento da ceifadeira combi- nada, e seguem essencialmente o formato arredondado dos ventiladores espalhadores 8. Uma parte terminal das placas defletoras 18 está situada em uma posição diretamente além do eixo respectiva 17 na direção do se- gundo ventilador espalhador 8 e vista na direção lateral da ceifadeira combi- nada 1. As placas defletoras 18 se estendem ao longo da periferia dos venti- Iadores espalhadores 8 para a outra parte terminal respectiva das mesmas. Esta outra parte terminal está situada diretamente além dos eixos respecti- vos 17 dos ventiladores espalhadores 8 vistos na direção de deslocamento da ceifadeira combinada 1, isto é, atrás dos ditos eixos 17. Isto é ilustrado melhor na figura 5. Na modalidade preferida da invenção, esta posição é ocupada pelas placas defletoras 18 e se refere a uma situação onde os ven- tiladores espalhadores rodam tal que a palha é liberada das lâminas de ven- tilador 16 na parte entre os ventiladores espalhadores 8 e que espalham a palha para trás.
Na figura 3 é também ilustrado um elemento de espalhamento 14, que é colocado entre os ventiladores espalhadores 8, essencialmente na linha de simetria entre eles e diretamente atrás do ponto onde os ventilado- res espalhadores 8 são colocados mais perto. O elemento de espalhamento 14 está disposto como uma placa em formato de V ou em formato de cunha, com o seu ápice colocado para frente e pivotantemente suspenso em torno de um eixo 22. O ângulo da placa é formado pelas pernas do V e é fixado e ajustado para formar o padrão de espalhamento, ver figura 6 e como descri- to em maior detalhe abaixo. Na modalidade preferida, os lados da placa são planos tanto na direção vertical e para trás ao longo de suas pernas, mas podem concebivelmente ser côncavos em construção e seguem pelo menos parcialmente a curvatura da periferia dos ventiladores espalhadores 8. Para estabilização do elemento de espalhamento 14, os dois lados representados pelas pernas do V são conectados a uma placa adicional. Na figura 5, o e- Iemento de espalhamento 14 é mostrado com uma linha sólida em sua pri- meira posição externa e com uma linha tracejada em sua outra posição ex- terna, entre cujas posições externas está disposto para oscilar, como é ilus- trado com a seta 19.
A figura 4 mostra em uma vista em perspectiva um pouco dife-
rente da figura 3 os ventiladores espalhadores 8 e a placa de guia 13. A figu- ra ilustra os ângulos α, β entre as partes diferentes 13a, 13b da placa de guia 13, em relação ao plano de rotação dos ventiladores espalhadores 8. O funcionamento dos ventiladores espalhadores 8 e da placa de guia 13 será agora descrito em maiores detalhes. Palha não-cortada é guiada para trás na ceifadeira combinada 1 com a ajuda do agitador de palha 7 e cai no cor- tador de palha 2. Lá, é cortada por meio de facas em pedaços menores de palha cortada. O cortador de palha fornece à palha cortada uma certa velo- cidade para trás em uma direção essencialmente horizontal, como é ilustra- do na figura 2 pela setas 11. Encontra nesta posição a placa de guia 13 e é defletida de modo a ser guiada para baixo e para trás nos ventiladores sepa- radores 8 através da entrada 20 dos mesmos. Os ventiladores espalhadores 8 fornecem à palha cortada velocidade adicional na direção traseira. As par- tes diferentes 13a e 13b da placa de guia asseguram que a palha cortada das partes transversas diferentes do cortador de palha 2 encontre as lâmi- nas de ventilador 16 tal que tanta velocidade quanto possível do cortador de palha 2 é preservada e utilizada para aperfeiçoar o espalhamento e reduzir a energia exigida para acionar os ventiladores espalhadores 8. Com a ajuda da placa de guia 13, a palha cortada é, portanto, fornecida um ângulo agudo a, falando relativamente, em relação às lâminas de ventilador 16 na parte 13b em que o momentum da palha não deve ser detido, mas em vez disto a rotação R dos ventiladores espalhadores 8 deve interagir com a velocidade e direção da palha, isto é, entre dois eixos 17, para o espalhamento da palha. Nas duas partes 13a em que a rotação R das lâminas de ventilador 16 em vez disto seria conferida ou inibida por tal ângulo agudo α, o ângulo é em vez disto significantemente mais obtuso β para permitir a palha encontrar as lâminas de ventilador 16 sem, em princípio, qualquer velocidade, quase so- mente verticalmente para baixo para os discos 15, de modo que os ventila- dores espalhadores 8 possam executar o espalhamento em uma maneira ótima sem perdas de energia desnecessárias. Dessa maneira, os ventilado- res espalhadores 8 podem ser dimensionados e produzidos em uma manei- ra econômica, e sua largura completa pode ser utilizada, o que os torna compactos e não desnecessariamente volumosos.
Na figura 5, as setas 24 mostram a trajetória do palhiço abaixo do cortador de palha 2 e através dos ventiladores espalhadores 8 se o palhi- ço deve ser misturado na palha. A placa defletora 18 também termina na posição descrita acima, de modo que a entrada periférica é formada para permitir que o palhiço seja soprado dentro dos ventiladores espalhadores 8, e guiados adicionalmente para trás para espalhamento adicional. A fim de ainda aperfeiçoar o espalhamento da palha cortada so- bre o campo 9, pelo menos uma parte da palha se choca com o elemento de espalhamento 14, que em operação normal está disposto para oscilar entre suas posições externas em freqüência adequada. O elemento de espalha- mento 14 pode também oscilar de modo mais concebível na direção de sua primeira posição externa, se as condições de tempo ou outros fatores torna- rem isso apropriado. Em um caso extremo, pode ser colocado em uma posi- ção fixa. A figura 6 mostra esquematicamente como a palha cortada é espa- lhada sobre o campo 9. O fato do espalhamento da palha ser controlado pe- Io elemento de espalhamento 14 após a palha deixar os ventiladores espa- Ihadores 8 em um movimento oscilatório pendular sobre o campo 9, como é representado pelas fileiras esquematizadas 25a e 25b, uma fileira a partir de cada ventilador espalhador 8, permite um controle bastante preciso do espa- lhamento da palha. Elementos de espalhamento previamente conhecidos 14 podem ser volumosos e, portanto lentos e de grande consumo de energia para funcionar, com o resultado que também ficaram mais lentos em sua oscilação. Com o elemento de espalhamento 14 de acordo com a presente invenção, que é simples e leve, a oscilação pode se tornar mais rápida e pode, portanto, espalhar a palha melhor. Um grande número de movimentos oscilatórios do elemento de espalhamento 14 significa que duas posições correspondentes das fileiras esquemáticas 24a, 25b podem se reunir muito estreitamente.
A figura 7 mostra esquematicamente como o elemento de espa- lhamento 14 está disposto para pivotar em torno de seu eixo 22. Um volante 27 é acionada rotativamente em uma maneira conhecida, mas não ilustrada, por exemplo, por meio de um acionamento de correia. Um sistema de eixo Cardan 26 está disposto excentricamente no volante 27 tal que a rotação do volante 27 é convertido pelo sistema de eixo Cardan 26 em um movimento oscilante da haste 22. A rotação do volante 27 pode ser ajustada tal que a freqüência é adequada para o uso pretendido.
O elemento de espalhamento 14 pode ser descrito como um dispositivo 14 para espalhar resíduo de colheita sobre um campo 9 e que, durante o uso, é colocado depois de um cortador de palha 2 em uma ceifa- deira combinada 1, o dispositivo 14 tendo dois lados verticais colocados a um ângulo um com o outro, cujos lados são pivotantemente dispostos em torno da haste vertical 22. Deve ser apontado que o elemento de espalha- mento 14 não é dependente dos ventiladores espalhadores 8 para seu fun- cionamento e construção, mas pode também funcionar sem ventiladores espalhadores 8 na medida em que estes são descritos na presente inven- ção. O mesmo também se aplica às várias modalidades do elemento de es- palhamento 14 que são descritas na presente aplicação. No entanto, existem vantagens adicionais se estas são fornecidas juntas.
A figura 8 mostra uma vista esquemática de uma modalidade alternativa da presente invenção. Nesta, os ventiladores espalhadores 8 não são colocados, calculados verticalmente, abaixo da saída 21 do cortador de palha 2, mas acima do mesmo. A placa de guia 13 é, em vez disto, colocada abaixo da saída 21 e a corrente da palha cortada é deixada em ângulos cor- respondentes α e β nos ventiladores espalhadores 8, as aberturas de entra- da 20 dos quais, nessa modalidade, são, portanto, colocadas no lado de fun- do, enquanto os discos 15 são colocados no lado de topo.
A figura 9 mostra uma modalidade alternativa adicional. Nesta modalidade, os dois ventiladores espalhadores 8 rodam na direção oposta R àquela mostrada nas figuras prévias. Em vez de um elemento de espalha- mento em formato de cunha 14 simetricamente entre os dois ventiladores espalhadores 8, duas placas verticais essencialmente retas 14 são assim dispostas em colocação correspondente na direção de deslocamento A da ceifadeira combinada 1, mas uma em cada lado externo dos ventiladores espalhadores 8. Nesta modalidade, o palhiço é admitido em cada lado exter- no dos ventiladores espalhadores 8. Assim, a placa defletora 18 e sua cone- xão ao longo da periferia dos ventiladores espalhadores 8 é tal que fecha completamente os ventiladores espalhadores 8 na direção radial em seus lados voltados mutuamente. Por outro lado, permite que o palhiço seja admi- tido na direção radial nos ventiladores espalhadores 8 em seus lados volta- dos para longe um do outro, isto é nos lados externos da ceifadeira combi- nada.
As modalidades descritas acima não são limitadas ao conceito da invenção, mas descrevem somente as modalidades preferidas corrente- mente. Dentro do escopo da invenção, muitas outras variantes podem ser consideradas e, por exemplo, os ângulos da placa de guia 13 não são limita- dos àqueles especificados acima, na medida em que o princípio de sua con- tribuição para manter a velocidade da palha entre os eixos 17 é mantida. Outras diferenças são o tipo de ceifadeira combinada 1 e cortador de palha 2, que, em si mesmo, não tem qualquer propósito maior na presente inven- ção. Por exemplo, em vez de um agitador de palha 7 podem ser rotores. A- lém do mais, a largura completa dos ventiladores espalhadores 8 não ne- cessariamente precisa ser utilizada, mas em vez disso uma parte maior da palha cortada pode ser alimentada neles para a linha de simetria se isto for considerado vantajoso. O uso de apenas um ventilador espalhador 8 pode também ser considerado. Em adição, é possível controlar os ventiladores espalhadores 8 e o elemento de espalhamento 14 individualmente.

Claims (14)

1. Ceifadeira combinada (1) que compreende um cortador de palha (2) tendo uma entrada para palha não-cortada, uma saída (21) para palha cortada em uma direção essencialmente horizontal, e um ventilador espalhador (8), conectado a jusante da saída (21) do cortador de palha e tendo um plano de rotação essencialmente horizontal, para espalhar a palha cortada sobre uma superfície de solo (9), caracterizada por um elemento de guia (13), que está disposto para defletir pelo menos uma parte da corrente de material de palha cortada para uma entrada axial (20) do ventilador espa- Ihador (8) tal que a dita parte do material de palha cortada encontra as lâmi- nas (16) do ventilador espalhador (8) na direção de transporte de material de palha cortada através do ventilador espalhador (8), na região em que a ação de transporte do ventilador espalhador (8) é equidirecional com a corrente que entra de material de palha cortada, a um ângulo agudo (a) com relação ao plano de rotação do ventilador espalhador (8), pelo qual a dita parte da corrente de material de palha cortada contribui para o movimento de material através do ventilador espalhador (8).
2. Ceifadeira combinada (1), de acordo com a reivindicação 1, na qual outra parte da corrente de material de palha cortada é defletida em um ângulo mais obtuso (β) com relação ao plano de rotação do ventilador espalhador (8) do que na região em que a ação de transporte do ventilador espalhador (8) é equidirecional com a corrente que entra de material de pa- lha cortada.
3. Ceifadeira combinada (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, na qual o dito ângulo agudo (a) com relação ao plano de rotação do ventilador espalhador (8) é de preferência 10 a 40°, mais pre- ferivelmente 20 a 30° e mais preferivelmente 23 a 28°.
4. Ceifadeira combinada (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 3, na qual o dito ângulo mais obtuso (β) relativo ao plano de rotação do ventilador espalhador (8) é de preferência 30 a 60°, mais pre- ferivelmente 40 a 50° e mais preferi velmente 43 a 48°.
5. Ceifadeira combinada (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, na qualo ventilador espalhador (8) tem uma proteção dianteira (18) disposta ao longo de uma parte da periferia do ventilador espa- lhador (8), como visto na direção circunferencial.
6. Ceifadeira combinada (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, na qual o ventilador espalhador (8) tem uma entrada periférica dianteira situada tal que a ação de transporte do ventilador é equi- direcional com o fluxo de material alimentando através da dita entrada perifé- rica.
7. Ceifadeira combinada (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, na qual o ventilador espalhador (8) tem uma mesa de coleta (15) fixada de modo firme nas lâminas de ventilador (16) em seu lado voltado para longe da entrada axial (20).
8. Ceifadeira combinada (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, na qual compreende um segundo ventilador espalhador (8).
9. Ceifadeira combinada (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, ainda compreendendo um elemento de espalhamento (14), que é disposto pivotantemente a jusante do ventilador espalhador (8), o dito elemento de espalhamento (14) sendo pivotável entre uma primeira e uma segunda posição externa.
10. Ceifadeira combinada (1), de acordo com a reivindicação 9, na qual o dito elemento de espalhamento (14) é em formato de cunha e dis- posto essencialmente entre dois ventiladores espalhadores (8).
11. Ceifadeira combinada (1), de acordo com a reivindicação 9, na qual o dito elemento de espalhamento (14) compreende duas superfícies de espalhamento essencialmente planas, que são dispostas para oscilar em tandem, cada superfície sendo disposta, em relação à ceifadeira combinada (1), no lado externo do ventilador espalhador respectivo (8).
12. Ceifadeira combinada (1), de acordo com a reivindicação 11, na qual as superfícies de espalhamento do dito elemento de espalhamento (14) são dispostas para serem individualmente ajustáveis em relação ao ventilador espalhador respectivo (8).
13. Ceifadeira combinada (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, na qual a velocidade de rotação do ventilador espa- Ihador respectivo (8) está disposta para ser controlada individualmente.
14. Método para espalhar resíduos de colheita com um ventila- dor espalhador (8) em uma ceifadeira combinada (1), cujo método compre- ende defletir a corrente de material de palha cortada de um cortador de pa- lha (2) tal que a corrente de material de palha cortada encontra as lâminas (16) do ventilador espalhador (8), na região em que a ação de transporte do ventilador espalhador (8) é equidirecional com a corrente que entra de mate- rial de palha cortada, a um ângulo agudo (a) com relação ao plano de rota- ção do ventilador espalhador (8).
BRPI0813741A 2007-06-20 2008-06-17 ceifadeira combinada com ventilador espalhador e método de espalhamento BRPI0813741B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR122012011545-2A BR122012011545B1 (pt) 2007-06-20 2008-06-17 Combined sparkling and coving device

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0701510A SE531230C2 (sv) 2007-06-20 2007-06-20 Skördetröska med utloppsfläktar
SE0701510-0 2007-06-20
PCT/SE2008/050725 WO2008156419A1 (en) 2007-06-20 2008-06-17 Combine harvester with spreader fans and method of spreading

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0813741A2 true BRPI0813741A2 (pt) 2014-01-28
BRPI0813741B1 BRPI0813741B1 (pt) 2017-05-30

Family

ID=40156458

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR122012011545-2A BR122012011545B1 (pt) 2007-06-20 2008-06-17 Combined sparkling and coving device
BRPI0813741A BRPI0813741B1 (pt) 2007-06-20 2008-06-17 ceifadeira combinada com ventilador espalhador e método de espalhamento

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR122012011545-2A BR122012011545B1 (pt) 2007-06-20 2008-06-17 Combined sparkling and coving device

Country Status (8)

Country Link
US (5) US8210915B2 (pt)
EP (2) EP2157846B1 (pt)
AT (1) ATE542406T1 (pt)
BR (2) BR122012011545B1 (pt)
CA (2) CA2684937C (pt)
DE (2) DE202008018219U1 (pt)
SE (1) SE531230C2 (pt)
WO (1) WO2008156419A1 (pt)

Families Citing this family (44)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE531230C2 (sv) 2007-06-20 2009-01-27 Rekordverken Ab Skördetröska med utloppsfläktar
CA2702753A1 (en) * 2007-11-01 2009-05-07 Iowa State University Research Foundation, Inc. Air movement unit for biomass conveyance, separation, or combine performance enhancement
DE202009010907U1 (de) 2009-03-26 2009-11-19 Deere & Company, Moline Erntegutrestehäcksel und -verteilanordnung für einen Mähdrescher
ATE548902T1 (de) * 2009-05-14 2012-03-15 Deere & Co Erntegutrestehäcksel und -verteilanordnung für einen mähdrescher
DE102009028765A1 (de) 2009-05-14 2010-11-25 Deere & Company, Moline Erntegutrestehäcksel und -verteilanordnung für einen Mähdrescher
EP2266381A1 (en) * 2009-06-23 2010-12-29 Agro-Ingenjör AB Improved spreader for spreading straw and harvest residues
US20110023440A1 (en) * 2009-07-31 2011-02-03 Agco Corporation Method For Projecting Biomass From A Combine Harvester
US8490375B2 (en) 2009-07-31 2013-07-23 Agco Corporation Baler collector for collecting biomass from a combine harvester
US8464508B2 (en) 2009-07-31 2013-06-18 Agco Corporation Biomass baler
US20110023439A1 (en) * 2009-07-31 2011-02-03 Agco Corporation Biomass Deflector
US8443580B2 (en) 2009-07-31 2013-05-21 Agco Corporation Baler pickup for collecting biomass from a combine harvester
DE102009028766A1 (de) 2009-08-20 2011-03-03 Deere & Company, Moline Erntegutrestehäcksel und -verteilanordnung für einen Mähdrescher
DE102009028764A1 (de) 2009-08-20 2011-03-03 Deere & Company, Moline Erntegutrestehäcksel und -verteilanordnung für einen Mähdrescher
DE102009042002A1 (de) * 2009-09-21 2011-03-24 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Verfahren und Verteilen eines Gutstromes auf einem Feld sowie Häcksel- und Verteilvorrichtung
US8876583B2 (en) * 2009-12-02 2014-11-04 Cnh Industrial America Llc Regulator of residue flow for spreading devices on agricultural combines
US8961284B2 (en) 2012-09-14 2015-02-24 Cnh Industrial America Llc System and method for controlling spreader output from a harvester
US9370141B2 (en) * 2012-12-11 2016-06-21 Cnh Industrial America Llc Spreader system for an agricultural harvester
US9686916B2 (en) * 2013-05-10 2017-06-27 Agco Corporation Cleaning shoe MOG discharge system
DE102013105836A1 (de) * 2013-06-06 2014-12-11 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Mähdrescher
US20150264864A1 (en) * 2014-03-20 2015-09-24 Deere & Company Mog sensing system for a residue spreader
US20160150727A1 (en) * 2014-07-21 2016-06-02 Dean Mayerle Apparatus for Chopping and Discharging Straw from a Combine Harvester
US9497903B2 (en) * 2014-10-16 2016-11-22 Agco Corporation Combine harvester residue management system
US9743573B2 (en) * 2014-10-21 2017-08-29 Cnh Industrial America Llc Weight transfer and residue spreading apparatus for an agricultural vehicle
US10306834B2 (en) * 2014-11-17 2019-06-04 Cnh Industrial America Llc Chopper and spreader for an agricultural harvester
BR102016008762B1 (pt) * 2015-04-30 2021-06-22 Cnh Industrial America Llc aparelho de resíduo de cultura para distribuição de resíduo de cultura e colheitadeira combinada
EP3106015A1 (en) * 2015-06-17 2016-12-21 Rekordverken Sweden Ab A spreading arrangement and a combine harvester comprising a spreading arrangement
US9730390B2 (en) * 2015-06-23 2017-08-15 Cnh Industrial America Llc Chaff spread assisted by cross-blown airflow
AU2017228663B2 (en) * 2015-07-14 2018-08-30 Tritana Intellectual Property Ltd. Weed seed destruction
US10492369B2 (en) * 2015-07-14 2019-12-03 Dean Mayerle Weed seed destruction
CA3101755C (en) * 2015-07-14 2023-03-28 Dean Mayerle Weed seed destruction with a discharge which combines with a straw spreader
US9743586B2 (en) * 2015-09-17 2017-08-29 Agco Corporation Mounting arrangement for a straw chopper and chaff spreader in a combine harvester residue management system
BE1023146B1 (nl) * 2015-10-05 2016-11-29 Cnh Industrial Belgium Nv Oogstrestantenstrooier
DE102015220561A1 (de) * 2015-10-21 2017-04-27 Deere & Company Mähdrescher mit Reinigungsentlüftung durch ein von der Strohhäckslerwelle angetriebenes Sauggebläse
US10595506B2 (en) * 2016-05-26 2020-03-24 Harry H. Becker Material spreader bucket for loaders
US10398081B2 (en) * 2016-12-22 2019-09-03 Cnh Industrial America Llc Straw spreader and chaff spreader for a combine harvester
US10271477B2 (en) 2017-01-09 2019-04-30 Cnh Industrial America Llc Crop residue spreader for a combine harvester
EP3583761A4 (en) * 2017-02-14 2020-09-02 Systems and Software Enterprises, LLC DYNAMIC AND DISTRIBUTED MESH NETWORK FOR INBOARD ENTERTAINMENT SYSTEMS IN AIRCRAFT
BE1025043B1 (nl) * 2017-03-09 2018-10-11 Cnh Industrial Belgium Nv Strooisysteem voor een oogstmachine voor landbouwtoepassingen met een heen- en weergaande deflector
BE1025301B1 (nl) * 2017-06-09 2019-01-18 Cnh Industrial Belgium Nv Kaf/strostrooisysteem van een oogstmachine voor landbouwtoepassingen
US10477762B2 (en) 2017-06-27 2019-11-19 Cnh Industrial America Llc Residue management system with a selection door for an agricultural vehicle
CA3194639A1 (en) * 2017-09-11 2019-03-14 Tritana Intellectual Property Ltd. Weed seed destruction with operational control
US10531611B2 (en) * 2017-10-11 2020-01-14 Deere & Company Adjustable chopping assembly outlet for an agricultural combine
AU2020235767B2 (en) 2019-03-14 2023-11-30 Tritana Intellectual Property Ltd. Weed seed destruction
DE102019107840A1 (de) * 2019-03-27 2020-10-01 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Verfahren zum Betrieb eines Mähdreschers sowie selbstfahrender Mähdrescher

Family Cites Families (43)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3954089A (en) 1971-07-16 1976-05-04 Deere & Company Diesel engine
DE2234567A1 (de) 1972-07-14 1974-01-31 Josef Tenkhoff Maehdrescher
DE2529019A1 (de) 1975-06-28 1977-01-20 Fahr Ag Maschf Anbauhaecksler
DE2815936A1 (de) 1978-04-13 1979-10-18 Bisco Bitter Gmbh & Co Kg Maehdrescher mit angebautem strohhaecksler
DE3544157C1 (de) * 1985-08-20 1987-07-30 Biso Bitter Gmbh & Co Kg Vorrichtung fuer Maehdrescher zum Verteilen der Spreu
DE4134136A1 (de) 1991-10-16 1993-04-22 Deere & Co Verteilvorrichtung
DE4321905C2 (de) 1993-07-01 1996-09-05 Claas Ohg Anbauhäcksler mit Breitverteileraustrag für Stroh-/Spreu-Gemisch für/an einem Mähdrescher
DE4419421C2 (de) 1994-06-03 1996-03-28 Claas Ohg Verteilvorrichtung für Häcksler
DE4431802A1 (de) * 1994-09-07 1996-03-14 Claas Ohg Anbauhäcksler mit Breitverteileraustrag für zu zerkleinerndes Gut, insbesondere Stroh/Spreu-Gemisch für/an einem Mähdrescher
US5797793A (en) * 1996-03-07 1998-08-25 Case Corporation Residue spreading apparatus for agricultural combines
DE19733722B4 (de) * 1997-08-04 2008-04-24 Claas Kgaa Mbh Verfahren und Vorrichtung zum Auswerfen eines Gutes
DE19750393A1 (de) * 1997-11-14 1998-04-30 Jakobi Wilhelm Dipl Ing Fh Mähdrescher-Spreuverteiler mit Radial-Sauggebläsen
US5976011A (en) * 1997-12-31 1999-11-02 Hartman; Everett A. Straw and chaff spreader assembly
DE19908111C1 (de) 1999-02-25 2000-07-27 Claas Selbstfahr Erntemasch Mähdrescher mit Breitverteileraustrag für gehäckseltes Stroh-Spreu-Gemisch
US6343986B1 (en) * 1999-05-26 2002-02-05 David A. Hofer Combine straw and chaff spreader
US6209808B1 (en) * 2000-01-07 2001-04-03 Gvm, Incorporated Spreader attachment
DE10029715C2 (de) 2000-06-16 2003-04-17 Deere & Co Verteilvorrichtung für eine Zerkleinerungsvorrichtung
SE0003842L (sv) * 2000-10-24 2002-04-23 Rekordverken Ab Skördetröska med agnutmatare och halmhack
SE0101154D0 (sv) 2001-03-29 2001-03-29 St Jude Medical An electrically conductive lead and a method of producing such a lead
DE10133965A1 (de) 2001-07-17 2003-02-13 Claas Selbstfahr Erntemasch Mähdrescher mit zugehörigem Häcksler und daran anschließenden Wurfgebläsen
US6602131B2 (en) * 2001-12-12 2003-08-05 Case Corporation Multi-tier crop residue flow guide for an agricultural combine
SE519007C2 (sv) * 2002-02-27 2002-12-17 Rekordverken Ab Agnutmatare för skördetröska
US6769980B2 (en) * 2002-12-30 2004-08-03 Case, Llc Crop residue flow guide with flow-through capability for a rotary crop residue spreader of an agricultural combine
DE10342922A1 (de) * 2003-09-15 2005-05-19 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Häcksel- und Verteilvorrichtung
DE10354783A1 (de) 2003-11-21 2005-07-14 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Verfahren und Vorrichtung zum Zerkleinern und Verteilen von Erntegut
US7306174B2 (en) 2004-03-04 2007-12-11 Deere & Company Broadcast width and location control for a combine spreader
US7331855B2 (en) * 2005-07-15 2008-02-19 Deere & Company Wide-spread impeller spreader for harvesting combine
US7223168B2 (en) 2005-08-01 2007-05-29 Cnh America Llc Adjustable crop residue flow distributor for a vertical spreader of an agricultural combine
DE102005056115A1 (de) * 2005-11-23 2007-05-24 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Mähdrescher mit Sauggebläse
DE102005056553A1 (de) * 2005-11-25 2007-05-31 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Verteileinrichtung für Gutstrom
US7390253B2 (en) 2006-05-25 2008-06-24 Cnh America Llc Flow distributor apparatus for controlling spread width of a straw spreader
DE102006042553A1 (de) * 2006-09-07 2008-03-27 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Häcksel- und Verteilvorrichtung
SE531230C2 (sv) 2007-06-20 2009-01-27 Rekordverken Ab Skördetröska med utloppsfläktar
DE102007037485B3 (de) 2007-08-08 2009-01-22 Deere & Company, Moline Mähdrescher mit einem Strohhäcksler, zwei Wurfgebläsen und einem sich kontinuierlich bewegenden Gutstromtrennelement
US7635299B2 (en) * 2007-09-28 2009-12-22 Cnh America Llc Windrow forming construction
US7553227B2 (en) * 2007-10-31 2009-06-30 Cnh America Llc Residue splitter
US7896732B2 (en) * 2007-12-13 2011-03-01 CNH America Crop residue chopping and spreading system for an agricultural combine
EP2138024B1 (en) * 2008-06-25 2011-08-17 CNH Belgium N.V. Active spreader for an agricultural combine
JP5170842B2 (ja) 2008-10-14 2013-03-27 株式会社リコー 定着装置及び画像形成装置
DE102009003123A1 (de) * 2009-05-14 2010-11-18 Deere & Company, Moline Erntegutrestehäcksel und-verteilanordnung für einen Mähdrescher
EP3106015A1 (en) * 2015-06-17 2016-12-21 Rekordverken Sweden Ab A spreading arrangement and a combine harvester comprising a spreading arrangement
US10694667B2 (en) * 2015-06-24 2020-06-30 Cnh Industrial America Llc Spreader arrangement with vertically pivoting spread deflector
DE202016102139U1 (de) * 2016-04-22 2016-05-25 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Gutverteileinrichtung für eine selbstfahrende Erntemaschine

Also Published As

Publication number Publication date
EP2308280A1 (en) 2011-04-13
US8939830B2 (en) 2015-01-27
CA2762122A1 (en) 2008-12-24
BRPI0813741B1 (pt) 2017-05-30
EP2308280B1 (en) 2013-07-31
EP2157846A1 (en) 2010-03-03
US20150038202A1 (en) 2015-02-05
US9545055B2 (en) 2017-01-17
WO2008156419A1 (en) 2008-12-24
CA2762122C (en) 2013-02-05
US10881048B2 (en) 2021-01-05
SE0701510L (sv) 2008-12-21
BR122012011545B1 (pt) 2017-06-13
US20170231154A1 (en) 2017-08-17
US20120302300A1 (en) 2012-11-29
EP2157846B1 (en) 2012-01-25
DE202008017864U1 (de) 2010-09-30
DE202008018219U1 (de) 2012-02-08
SE531230C2 (sv) 2009-01-27
CA2684937A1 (en) 2008-12-24
US10136578B2 (en) 2018-11-27
BR122012011545A2 (pt) 2015-07-14
US20100120482A1 (en) 2010-05-13
CA2684937C (en) 2012-07-31
US20190090419A1 (en) 2019-03-28
ATE542406T1 (de) 2012-02-15
EP2157846A4 (en) 2011-03-02
US8210915B2 (en) 2012-07-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0813741A2 (pt) Ceifadeira combinada com ventilador espalhador e método de espalhamento
EP1461994A1 (en) Chaff discharge device for a combine harvester
CN207185228U (zh) 联合收割机
BR102018007646A2 (pt) combinada agrícola
US6910321B2 (en) Air-assisted, topper/shredder for sugar cane harvester
US4137923A (en) Chaff spreading attachment for harvesters
US10420277B2 (en) Spreading arrangement and a combine harvester comprising a spreading arrangement
CA1156531A (en) Combined chopper and impeller for an axial flow combine
WO2013148647A1 (en) Oscillating pan of an agricultural combine having a flow control guide vane
BR112019009460B1 (pt) Disco espalhador e espalhador de resíduo de colheita com formas de pá diferentes
RU128446U1 (ru) Зерноуборочный комбайн
EP2266381A1 (en) Improved spreader for spreading straw and harvest residues
US2712944A (en) Straw cutter and distributor
RU162404U1 (ru) Ботводробитель
JP2011147406A (ja) コンバインの排藁処理装置
JPS5832591Y2 (ja) コンバインにおける細断藁放出装置
RU152223U1 (ru) Ботводробитель
Needham Chop It, Distribute It And Do It Evenly.

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.