BRPI0812757A2 - método e aparelho para descongelar gás aquecido - Google Patents

método e aparelho para descongelar gás aquecido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0812757A2
BRPI0812757A2 BRPI0812757-3A BRPI0812757A BRPI0812757A2 BR PI0812757 A2 BRPI0812757 A2 BR PI0812757A2 BR PI0812757 A BRPI0812757 A BR PI0812757A BR PI0812757 A2 BRPI0812757 A2 BR PI0812757A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
evaporator
compressor
refrigerant
condenser
flow
Prior art date
Application number
BRPI0812757-3A
Other languages
English (en)
Inventor
David L. Hall
Original Assignee
Electroluux Home Products, INC.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Electroluux Home Products, INC. filed Critical Electroluux Home Products, INC.
Publication of BRPI0812757A2 publication Critical patent/BRPI0812757A2/pt
Publication of BRPI0812757B1 publication Critical patent/BRPI0812757B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25BREFRIGERATION MACHINES, PLANTS OR SYSTEMS; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS
    • F25B47/00Arrangements for preventing or removing deposits or corrosion, not provided for in another subclass
    • F25B47/02Defrosting cycles
    • F25B47/022Defrosting cycles hot gas defrosting
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25BREFRIGERATION MACHINES, PLANTS OR SYSTEMS; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS
    • F25B2400/00General features or devices for refrigeration machines, plants or systems, combined heating and refrigeration systems or heat-pump systems, i.e. not limited to a particular subgroup of F25B
    • F25B2400/04Refrigeration circuit bypassing means
    • F25B2400/0403Refrigeration circuit bypassing means for the condenser
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25BREFRIGERATION MACHINES, PLANTS OR SYSTEMS; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS
    • F25B2400/00General features or devices for refrigeration machines, plants or systems, combined heating and refrigeration systems or heat-pump systems, i.e. not limited to a particular subgroup of F25B
    • F25B2400/04Refrigeration circuit bypassing means
    • F25B2400/0411Refrigeration circuit bypassing means for the expansion valve or capillary tube

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Defrosting Systems (AREA)

Abstract

MÉTODO E APARELHO PARA DESCONGELAR GÁS AQUECIDO. São fornecidos método e aparelho para descongelamento de um evaporador em um sistema de resfriamento. O sistema de resfriamento inclui um compressor, um condensador, um evaporador e um refrigerante que é circulado em sequencia a partir do compressor para o condensador, para o evaporador e novamente para o compressor durante operação de rotina do sistema de resfriamento. O método e o aparelho compreendem desligamento do fluxo de refrigerante a partir do compressor para o evaporador através do condensador, enquanto continuando a operar o compressor, de modo a aplicar sucção ao refrigerante no evaporador e, após isto, direcionando o refrigerante comprimido a partir do compressor para o evaporador, enquanto desviando o condensador e continuando a desligar o fluxo de refrigerante a partir do compressor para o evaporador através do condensador.

Description

Í gq 1/17
MÉTODO E APARELHO PARA DESCONGELAR GÁS AQUECIDO 4
FÁ C~ HISTÓRICO DA INVENÇÃO ' Esta invenção se refere, de modo geral, aos sistemas .- de resfriamento que empregam evaporadores refrigerantes e 5 especificamente, a invenção se refere ao método e aparelho para.descongelar tais evaporadores.
Sistemas de resfriamento típicos para aparelhos de refrigeração tais como, refrigeradores e congeladores, por exemplo, incluem um evaporador, frequentemente na forma de 10 uma bobina, onde geada e gelo podem ser formados e se acumulam por um período de tempo. O acúmulo de geada e gelo no evaporador resulta em operação ineficaz e mais cara do sistema de resfriamento. Consequentemente é necessário - remover o acúmulo de geada e gelo, de modo que o sistema de .
15 resfriamento possa operar de modo eficaz.
Uma prática frequentemente empregada para descongelamento e remoção da geada e do gelo que se acumularam ou se formaram sobre o evaporador a serpentina é a provisão de um aquecedor, geralmente de alta tensão, para 20 aquecer o evaporador a serpentina e derreter o gelo acumulado. Tipicamente, um aquecedor resistivo é empregado e o aquecedor tende a dissipar o calor em todas as direções, de modo que, não apenas o evaporador a serpentina é aquecido, porém, também os arredores do evaporador a 25 serpentina são aquecidos. Como resultado, o compartimento onde o evaporador está localizado, tal como, o compartimento do congelador ou compartimento para alimentos frescos de um refrigerador, por exemplo, podem ser aquecidos a um determinado grau.
30 A frequência com a qual os ciclos de descongelamento í' 2/17 são realizados pode ser basear no decorrer do tempo usando ê j- um dispositivo mecânico de temporização que ambos, inicia e ' termina o ciclo de descongelamento. Alternativamente, um circuito eletrônico pode ser provido para controlar o ciclo 5 de descongelamento usando um termostato ou semelhante para medir a temperatura no evaporador e empregando algoritmos de descongelamento.
BREVE SUMÁRIO DA INVENÇÃO De acordo com um aspecto da invenção, um método para 10 descongelamento de um evaporador em um sistema de resfriamento que inclui um compressor, um condensador, um evaporador e um refrigerante que é circulado em sequencia do compressor para o condensador para o evaporador e de volta para o condensador durante operação de rotina do , 15 sistema de resfriamento, compreende fechamento do fluxo do refrigerante do compressor para c) evaporador através do condensador, enquanto continuando a operar o compressor de modo a aplicar sucção ao refrigerante no evaporador e direcionamento do refrigerante comprimido do cornpressor 20 para o evaporador, enquanto desviando do condensador e continuando a fechar o fluxo do refrigerante do compressor para o evaporador através àcj condensador.
De acordo com outro aspecto é provido um método para descongelamento de um evaporador em um sistema de 25 resfriamento, conforme descrito no parágrafo anterior, onde o método compreende, inicialmente, o fechamento do fluxo de refrigerante do compressor para o evaporador através do condensador por um primeiro período de tempo, enquanto continuando a operar o compressor, de modo a aplicar sucção 30 ao refrigerante no evaporador. O compressor é então
4" 3 /17 desligado por um segundo período de ternpo na expiração do tò primeiro período de tempo e o .refrigerante é circulado '0 entre o compressor e o evaporador, enquanto desviando do condensador e continuando a fechar o fluxo do refrigerante 5 do compressor para o evaporador através do condensador.
Após isto, o compressor é desligado na expiração do segundo período de tempo e o refrigerante comprimido é direcionado do compressor para o evaporador por um terceiro período de tempo, enquanto desviando do conderrsador e continuando a 10 fechar o fluxo de refrigerante do compressor para o evaporador através do condensador.
Ainda de acordo com outro aspecto, um sistema de resfriamento incluindo componentes de descongelarnento compreende um compressor possuindo uma entrada e uma saída, 15 um condensador possuindo uma entrada e uma saída, um evaporador possuindo uma entrada e uma saída e um refrigerante. A saída do compressor se encontra em ' comunicação de fluxo com a entrada do condensador, ao longo de uma primeira passagem de fluxo, pelo que, o refrigerante 20 pode escoar do compressor para o condensador. Também, a saída do condensador está em comunicação de fluido com a entrada do evaporador ao longo de uma segunda passagern de fluxo, pelo que, o refrigerante pode escoar do condensador para o evaporador. Além disto, a saída do evaporador está 25 em comunicação de fluido com a entrada do compressor ao longo de uma terceira passagem de fluxo, pelo que, o refrigerante pode escoar do evaporador para o ccmpressor.
Adicionalmente, a saída do compressor está em comunicação de fluxo com a entrada do evaporador, ao longo da quarta 30 passagem de fluxo que desvia do condensador, pelo que, o refrigerante pode fluir do compressor para o evaporador e .t desviar do condensador. Uma primeira disposição de válvula " está localizada na segunda passagem de fluxo para abrir e f fechar, seletivamente, a segunda passagem de fluxo para o 5 fluxo do refrigerante do compressor para o evaporador através do condensador. Uma segunda disposição de válvula está localizada na quarta passagem de fluxo para abrir e fechar, seletivamente, a quarta passagem de fluxo para o fluxo do refrigerante do compressor para c) evaporador ao 10 longo da quarta passagem de fluxo.
BREVE DESCRIÇÃO DO DESENHO
G A figura 1 do desenho é uma ilustração esquemática de uma concretização de um método de descongelamento e aparelho de acordo com a invenção.
15 DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A figura 1 ilustra um sistema de resfriamento, indicado geralmente em 10, do tipo que pode ser usado, por exemplo, com o aparelho de refrigeração. O sistema de resfriamento compreende um compressor 12, urn condensador 14 20 e um evaporador 16. O sistema de resfriamento também pode incluir um acumulador 18 e um dispositivo de restrição de fluxo 20, tal como, por exemplo, um tubo capilar. Um refrigerante, algumas vezes em estado líquido, algumas vezes no estado gasoso e algumas vezes em ambos o estado 25 líquido e o gasoso, está contido dentro do sistema de resfriamento 10 e provê os rneios pelos quais um efeito de resfriamento é produzido no evaporador 16. O compressor 12 inclui uma entrada 22 e urna saída 24; o condensador inclui uma entrada 26 e uma saída 28; e o evaporador inclui uma 30 entrada 30 e uma saída 32.
A saída 24 do compressor 12 está em comunicação de
Ü · fluido comh a entrada 26 do condensador 14, através do ·0 conduto 34, ao longo da primeira passagem de fluxo, pelo . que o refrigerante pode escoar do primeiro compressor para 5 o condensador. A saída 28 do condensador 14 está em comunicação de fluido com a entrada 30 do evaporador 16 através do conduto 36, ao longo da segunda passagem de fluxo, pelo que, o refrigerante pode escoar do condensador para c) evaporador. A saída 32 do evaporador 16 está em 10 comunicação de fluido com a entrada·22 do compressor 12 através de urn conduto 38, ao longo da terceira passagem de fluxo, pelo que, o refrigerante pode fluir do evaporador para o compressor. A saída 24 do compressor 12 também está em comunicação de fluido com a entrada 30 do evaporador 16, 15 através do conduto 39, ao longo da quarta passagem de escoamento que desvia do condensador 14, pelo que, o refrigerante sob circunstâncias selecionadas pode fluir do compressor para o evaporador e desviar do condensador.
Durante a operação de rotina do sistema de 20 resfriamento 10 ou quando o sistema de resfriamento está em um modo de resfriamento da operação, c) compressor 12 bombeia o vapor refrigerante carregado de calor do evaporador 16 através da saída do evaporador 32 e conduto ou tubo de sucção 38 no compressor através da entrada do 25 compressor 22. Isto faz com que uma pressão baixa seja mantida no evaporador. O vapor refrigerante carregado de , calor é comprimido pelo cornpressor 12 e a temperatura e pressão do vapor são aumentadas. O vapor refrigerante de alta pressão e aquecido resultante do compressor 12 sai do 30 compressor através da saída do compressor 24 e passa através do conduto 34, ao longo da primeira passagem de
U fluxo no condensador 14, através da entrada do condensador '" 26. O condensador 14 pode compreender uma série de tubos na forma de uma serpentina em tubo através da qual c) vapor 5 refrigerante de alta pressão e aquecido passa a partir do compressor. O ar é forçado através do condensador em serpentina por uma ventoinha de sopro, não mostrada, por exemplo, e o aquecimento é fornecido ao ar, pelo refrigerante vaporoso, fazendo com que o vapor refrigerante 10 seja condensado em um líquido. O refrigerante líquido resultante de uma temperatura média e em alta pressão é então direcionado do condensador 14 através da saída do condensador 28 e para o conduto 36, ao longo da segunda passagem de fluxo.
15 Pelo menos naqueles rnomentos nos quais o sistema de resfriamento é empregado com um refrigerador e o evaporador está localizado no compartirnento do congelador do refrigerador, pode ser empregado um tubo eliminador 40.
Naquele caso, o eliminador forneceria aquecimento ao 20 perímetro do flange do congelador, de modo a prevenir a condensação de água, naquele local. Além disto, um receptor 42 para armazenamento de refrigerante líquido após o mesmo deixar o condensador 14 pode estar em comunicação de fluxo com o condensador 36 a montante do tubo eliminador 40.
25 Um dispositivo de medição 20, tal como, tubo capilar, por exemplo, está localizado na segunda passagem de fluxo no condutor 36, entre a saída 28 do compressor 14 e a entrada 30 do evaporador 16. Outros tipos de dispositivos de medição tais corno, válvula de expansão termostática, por 30 exemplo, podem ser usados ao invés do tubo capilar. O tubo capilar controla o fluxo de refrigerante adicionalmente ao 4 longo do conduto 36, no evaporador, através da entrada do " evaporador 30. O tubo capilar reduz primeiramente, a " pressão do refrigerante líquido a uma pressão que 5 corresponde à temperatura do evaporador em uma condição saturada. No evaporador 16, o refrigerante saturado absorve o calor do entorno do evaporador, resfriando a vizinhança e ferve em um vapor de pressão baixa. Uma ventoinha pode ser provida para arrasto do ar resfriado para locais fora do 10 evaporador. O vapor de pressão baixa carregado de calor é então drenado para o compressor 12 através da saída do evaporador 32 e ao longo da terceira passagem de fluxo no conduto 38 e através do compressor 22.
Um acumulador 18 pode estar em comunicação de fluxo 15 com o conduto 38 para armazenamento de refrigerante líquido, de modo a garantir que o evaporador 16 seja completamente inundado com refrigerante conforme é conhecido pelos versados na técnica comum.
A presente invenção não está limitada ao sistema de 20 esfriamento possuindo ou limitado às estruturas e componentes específicos descritos acima e pode ser empregada com outros sistemas de resfriamento, conforme será entendido pelos versados na técnica comum. Por exemplo, os sistemas de resfriamento aos quais a presente 25 invenção possui aplicabilidade podem incluir condensadores resfriados a água e evaporadores ao invés de condensadores resfriados a ar. Adicionalmente, o sistema de resfriamento da invenção pode ser aplicado de várias formas. Assim, o sistema refrigerante pode ser empregado em aparelhos de 30 refrigeração, tais como, por exemplo, refrigeradores,
congeladores e combinações dos mesmos. Também, o sistema de % resfriamento da invenção pode ser empregado com sistemas de 0 condicionamento de ar, e, de modo geral, em qualquer efeito de resfriamento que for desejada a utilização de um efeito 5 de resfriamento. Em qualquer evento, este sendo c) caso com tais sistemas de resfriamento que condensam água na forma de geada, gelo ou semelhante que constituirão o evaporador do sistema. A geada e o gelo atuam como um isolador, pelo que, inibindo a transferência térmica entre o evaporador e 10 o entorno do rnesmo e reduzindo a eficiência da operação do sistema de resfriamento. Conseqüentemente, é necessário descongelar ou fundir as formações de geada ou gelo, de rnodo a descongelar o evaporador.
De acordo com a presente invenção, a forrnação de 15 geada, gelo ou semelhante no evaporador de um sistema de resfriamento é fundida ou descongelada e o evaporador descongelado pelo refrigerante aquecido circulante através do evaporador. Conforme ilustrado na concretização da invenção, figura 1, a fusão da geada ou gelo é realizada 20 por fechamento do fluxo de refrigerante do condensador 14 para o evaporador 16 e direcionando refrigerante aquecido do compressor 12 diretamente para o evaporador e desviando do condensador 14. Mais especialmente com referência à figura 1, uma primeira disposição de válvula 50 está 25 localizada na segunda passagem de fluxo através do conduto 36 para abrir e fechar seletivamente a segunda passagem de fluxo para escoamento do refrigerante do compressor 12 para o evaporador 16 através do condensador 14. E uma segunda disposição de válvula 52 está localizada em uma quarta 30 passagem de fluxo através do conduto 39 para abrir e fechar
9/17 " seletivamente a quarta passagem de fluxo para o escoamento
S do refrigerante do compressor para o evaporador juntamente 0 com a quarta passagem de fluxo.
Neste momento, como o sistema de resfriamento está 5 operando em seu modo de resfriamento, conforme descrito acima, a primeira disposição de válvula 50 é adaptada para abrir seletivamente a segunda passagem de fluxo para o escoamento do refrigerante do condensador 14 para o evaporador 16 através do conduto 36 e a segunda disposição 10 de válvula 52 está adaptada para fechar seletivamente a quarta passagern de fluxo, para o escoamento do refrigerante do compressor 12 para c) evaporador 16 através do conduto
39. Durante o modo de resfriamento, o compressor 12 está adaptado para estar em operação. Quando a formação de geada 15 e gelo sobre o evaporador 16 precisar ser fundida e o evaporador descongelado, tal que o sistema de resfriamento esteja no modo de descongelarnento, a primeira disposição de válvula 50 será adaptada para fechar seletivamente a segunda passagem de fluxo para o escoamento do refrigerante 20 do condensador 14 para o evaporador 16, através do conduto 36 e, a segunda disposição de vàivuia 52 será adaptada para abrir seletivamente a quarta passagem de fluxo para escoamento do refrigerante do condensador 12 para o evaporador através do conduto 39. O compressor 12 é 25 adaptado para estair em operação durante o modo de operação de descongelamento. Além do modo de operação de resfriamento e do modo de operação de descongelamento, a invenção apresenta o modo de operação de vaporização e pode apresentar o modo de 30 operação de equilíbrio. No modo de operação de vaporização,
que se segue ao modo de operação de resfriamento e precede b ambos o modo de operação de descongelamento e modo de b operação de equilíbrio, a primeira disposição de válvula 50 é adaptada para fechar seletivamente a segunda passagem de 5 fluxo para o escoamento do refrigerante do condensador 14 para o evaporador 16, através do conduto 36, a segunda disposição de válvula 52 sendo adaptada para fechar seletivamente a quarta passagem de fluxo para o escoamento do refrigerante do compressor 12 para o evaporador 16 10 através do conduto 39 e o compressor 12 é adaptado para estar operante. No modo de operação de equilíbrio, que segue o modo de operação de vaporização e precede o modo de operação de descongelamento, a primeira disposição de válvula 50 é 15 adaptada para fechar seletivamente a segunda passagem de fluxo para o escoamento do refrigerante do condensador 14 para o evaporador 16 através do conduto 36, a segunda . disposição de válvula 52 é adaptada para abrir seletivamente a quarta passagem de fluxo para o escoamento 20 do refrigerante do compressor 12 para o evaporador 16 através do conduto 36 e o compressor 12 é adaptado para permanecer inoperante. Uma descrição adicional da operação da concretização da invenção ilustrada na figura 1 é melhor apresentada, com r 25 referência aos vários modos operacionais pelos quais o sistema de resfriamento passa. Começando com o modo de operação de resfriamento, uma descrição do sistema de resfriamento em um modo de operação de resfriamento é estabelecida em detalhes acima e não será repetida aqui.
30 Considerando-se os outros modos operacionais pelos quais o
G sistema de resfriamento passa em tal momento durante o curso do modo de operação de resfriamento, uma vez que a 0 geada ou gelo tenha se formado no evaporador, a um grau que o evaporador necessite de descongelamento, o sistema de 5 resfriamento prossegue para o modo de operação de vaporização onde, conforme indicado, a primeira disposição de válvula 50 é ativada para avançar da posição aberta que ela mantém durante o modo de operação de resfriamento para uma posição fechada, pelo que, o refrigerante não pode 10 passar do condensador 14 para o evaporador. Ao mesrno tempo, a segunda disposição de válvula 52 mantém a posição fechada que ela tinha durante o modo de operação de resfriamento e o compressor 12 continua a operar. Como resultado da operação contínua do compressor 12, a pressão no evaporador 15 16 é progressivamente reduzida e o refrigerante na forma líquida vaporiza no evaporador. Ao mesmo tempo em que a pressão no evaporador está sendo reduzida, a temperatura diminui no evaporador, o que resulta em queda do ponto de saturação do refrigerante. O ponto de saturação continua a 20 dirninuir até o calor latente disponível no refrigerante líquido, no evaporador, ser suficiente para manter o ponto de saturação reduzido. Naquele ponto, o ponto de saturação do refrigerante líquido começa a aumentar, pelo que, aumentando a temperatura do evaporador. Concorrentemente, o 25 refrigerante líquido continua a vaporizar, até o refrigerante no evaporador se transformar substancialmente em vapor.
Seguindo-se o modo de operação de vaporização do sistema de resfriamento, o mesmo pode prosseguir para um 30 modo de operação de equilíbrio ou diretamente para o modo de operação de descongelamento, conforme descrito a seguir.
Õ No modo de operação de equilíbrio, a primeira disposição de 0 válvula 50 fecha o fluxo do refrigerante do condensador 12 para o evaporador 16, através do conduto 36, a segunda 5 disposição de válvula 52 abre o fluxo do refrigerante do compressor 12 para o evaporador 16 através do conduto 39 e o compressor 12 é desligado. Durante o modo de operação de equilíbrio do sistema de resfriamento, o refrigerante vaporizado circulará entre o compressor 12 e o evaporador . 10 16 sob pressão e diferenciais de temperatura que existem no sistema, até as pressões e temperaturas no sistema serem . substancialmente igualadas.
Seguindo-se o modo de operação de equilíbrio, se um for realizado, o sistema de resfriamento prossegue para o 15 modo de operação de descongelamento. Durante o modo de operação de descongelamento, a primeira disposição" de válvula 50 continua a fechar o fluxo do refrigerante do condensador 14 para o evaporador 16, a segunda disposição de válvula abre c) fluxo do refrigerante do compressor 12 20 para o evaporador 16 através do conduto 39 e o cornpressor 12 é ligado. No modo de operação de descongelamento, a compressão do refrigerante no compressor aquece o refrigerante e o refrigerante aquecido, substancialmente na forma gasosa, conforme passa através do evaporador 16 25 fundirá a geada ou gelo que tenha se formado no evaporador.
Ao término do modo de operação de descongelamento do sistema de resfriarnento, o mesmo retorna para o modo de operação de resfriamento onde a primeira disposição de válvula 50 abre o fluxo de refrigerante do condensador 14 30 para o evaporador 16, através do conduto 36, a segunda f ..
13/17 disposição de válvula 52 fecha o fluxo de refrigerante do
O compressor para o evaporador através do conduto 39 e o 0 compressor 12 continua a operar.
O sequenciamento do sistema de resfriamento 10 do modo 5 de operação de resfriamento para o modo de operação do vaporizador, para um rnodo de operação de equilíbrio, para um modo de operação de descongelamento e de volta para um modo de operação de resfriamento pode ser realizado de variadas formas. Por exemplo., um microprocessador pode ser 10 provido para controlar as operações de vários componentes do sistema de resfriamento e um mecanismo de temporização pode ser associado operativamente ao microprocessador para fazer com que o sistema de resfriamento prossiga para seus vários modos de operação em intervalos de tempo 15 selecionados. Assim, após o sistema de resfriamento ter funcionado no modo de operação de resfriamento, por um período de tempo definido, o sistema de resfriamento pode prosseguir para o rnodo de operação de vaporização por urri primeiro período de tempo, conforme delineado pelo 20 mecanismo de temporização. Após isto, o sistema de resfriamento pode prosseguir para o modo de operação de equilíbrio por um segundo período de tempo, conforme delineado pelo mecanismo de temporização, após c) que o sistema de resfriamento pode prosseguir para o modo de 25 operação de descongelamento, por um terceiro período de tempo, conforme delineado pelo mecanismo de temporização. Ao término do terceiro período de tempo, o microprocessador faria com que tais funções fossem realizadas entre os componentes do sistema de resfriamento que são necessários 30 para que o sistema de resfriamento volte para o modo de
€ operação de resfriamento.
O microprocessador também poderia ser usado para 0 controlar o funcionamento dos componentes do sistema de resfriamento, em resposta às condições do sistema, ao invés 5 de meramente para medir a passagem de tempo. Por exemplo, um dispositivo sensor de temperatura estaria localizado no evaporador do sistema de resfriamento e a temperatura conforme detectada pelo dispositivo sensor de ternperatura e transportada para c) microprocessador seria usada para 10 disparar determinados modos de operação do sistema de resfriamento. Como um exemplo adicional, o microprocessador pode ser programado para ser sensível à energia que está sendo consumida pelo sistema de resfriamento, tal como, no compressor e desta forma controlando o sequenciamento dos 15 modos de operação do sistema de resfriamento. Assim, por exemplo, quando a geada ou gelo se formar sobre o evaporador, a energia consumida para continuar a operação do sistema de resfriamento no modo de resfriamento aumenta e esta circunstância pode ser usada como o sinal para que o 20 microprocessador termine o modo de resfriarnento e prossiga para os modos operacionais que resultam no descongelamento do evaporador. Adicionalmente, combinações destes esquemas de controle podem ser implementadas, de modo que a sequencia operacional do sistema de resfriamento funciona 25 em resposta à passagem do tempo e condições do sistema conforme ficará claro aos versados na técnica comum.
Com relação à primeira disposição de válvula e segunda disposição de válvula podern ser empregadas válvulas solenóides, por exemplo, que possuem a capacidade de abrir 30 e fechar automaticamente. As válvulas solenóides podem funcionar em resposta às diretrizes do microprocessador ou
W elas podem ser controladas de outra forma, tal como, por 0 exemplo, por um termostato.
Com base nas descrições e explicações precedentes, 5 será apreciado que a presente invenção provê um método para descongelamento de um evaporador em um sistema de resfriarnento compreendendo um compressor, um evaporador e um refrigerante, isto é, circulado em sequencia do compressor para o condensador, para o evaporador e de volta 10 para o compressor durante operação de rotina do sistema de resfriamento. O método compreende o desligamento do fluxo de refrigerante do compressor para o evaporador através do condensador, enquanto continuando a operar o compressor, de modo a aplicar sucção ao refrigerante no evaporador e 15 direcionamento do refrigerante comprimido do compressor para o evaporador, enquanto desviando do condensador e continuando para fechar o fluxo do refrigerante do compressor para c) evaporador através do condensador.
Em outro aspecto, o método da invenção pode 20 compreender, adicionalmente, fechamento do fluxo do refrigerante do compressor para o evaporador através do condensador por um primeiro período de tempo, enquanto continuando a operar o compressor, de modo a aplicar sucção ao refrigerante no evaporador; desligamento do compressor 25 por um segundo período de tempo quando da expiração do primeiro período de tempo e circulando o refrigerante entre o compressor e c) evaporador, enquanto desviando do condensador e continuando para fechar o fluxo do refrigerante a partir do compressor para o evaporador 30 através do condensador; e acionamento do compressor quando da expiração do segundo período de tempo e direcionamento 0 do refrigerante comprimido do compressor para o evaporador €' durante um terceiro período de tempo, enquanto desviando do condensador e continuando para fechar o fluxo do 4 5 refrigerante a partir do compressor para o evaporador através do condensador.
Nq método da invenção, a aplicação de sucção ao refrigerante no evaporador por um primeiro período de tempo resulta na diminuição da pressão e da temperatura no 10 evaporador, enquanto desligando o compressor quando da expiração do primeiro período de tempo e circulando o refrigerante entre o compressor e o evaporador, enquanto desviando do condensador e continuando para o fechamento do fluxo do refrigerante do compressor para o evaporador 15 através do condensador, o que resulta em um aumento na temperatura do refrigerante no evaporador. O acionamento do compressor quando do término do segundo período de tempo e direcionamento do refrigerante comprimido do compressor para o evaporador enquanto desviando do condensador e 20 continuando para o fechamento do fluxo do refrigerante do compressor para o evaporador através do condensador resulta no aumento da temperatura do refrigerante no evaporador e descongelamento do evaporador.
O primeiro período de tempo pode ser ajustado para 25 expirar substancialmente naquele momento, uma vez que a quantidade de calor latente na fase líquida do refrigerante no evaporador é insuficiente para converter a fase líquida do refrigerante no evaporador na fase gasosa do refrigerante. Isto pode ser realizado por expiração do · 30 primeiro período de tempo, quando um tempo preselecionado tiver sido alcançado, quando a temperatura do evaporador alcançar uma temperatura preselecionada ou quando a energia 0 que for consumida no compressor estiver em um nível preselecionado. O segundo período de tempo pode ser 5 ajustado para explicar quando a temperatura no evaporador alcançar um nível predeterminado. O terceiro período de tempo pode ser ajustado para expirar quando tanto a temperatura no evaporador tiver sido alcançada ou o nível preselecionado ou um período de tempo preselecionado tiver 10 sido alcançado.
Em geral, a interrupção do modo de operação de resfriarnento do sistema de resfriamento em virtude do fechamento do fluxo do refrigerante do compressor para o evaporador através do condensador, enquanto continuando a 15 operar o compressor, de modo a aplicar sucção ao refrigerante no evaporador, pode ser inicializada quando urn tempo preselecionado tiver sido alcançado, quando a temperatura no evaporador tiver alcançado um nível preselecionado ou quando a energia que é consumida no 20 compressor estiver em um nível preselecionado.
Ernbora as concretizações específicas da invenção tenham sido descritas aqui, deve ser entendido que a invenção não está limitada àquelas concretizações, mas cobre e inclui todas tais modificações e variações que 25 estão englobadas pelas reivindicações anexas.
.
,

Claims (15)

REIVINDICAÇÕES 0
1. Método para descongelamento de um evaporador em um % sistema de resfriamento, que inclui um compressor, um condensador, um evaporador e um refrigerante que é 5 circulado em sequencia do compressor para o condensador, para o evaporador e de volta para o compressor durante operação de rotina do sistema de resfriamento, o método £a,r,a,c.t.e,r,i.z.a,d,o, pelo fato de que compreende : fechamento do fluxo do refrigerante do compressor para 10 o evaporador através do condensador, enquanto continuando a operar o compressor de modo a aplicar sucção ao refrigerante no evaporador; e direcionamento do refrigerante comprimido do compressor para o evaporador, enquanto desviando do 1,5 condensador e continuando a fechar o fluxo do refrigerante do compressor para o evaporador através do condensador.
2. Método para descongelamento de um evaporador em um sistema de resfriamento compreendendo um compressor, um condensador, um evaporador e um refrigerante que é 20 circulado em sequencia do compressor para o condensador, para o evaporador e de volta para c) compressor durante operação de rotina do sistema de resfriamento, o método caracterizado pelo fato de que compreende: fechamento do fluxo do refrigerante do compressor para 25 o evaporador através do condensador por um primeiro período de tempo, enquanto continuando a operar o compressor, de modo a aplicar sucção ao refrigerante no evaporador; desligamento do compressor por um segundo período de tempo quando da expiração do primeiro período de tempo e 30 circulando o refrigerante entre o compressor e o
2 /7 evaporador, enquanto desviando do condensador e continuando
G para fechar o fluxo do refrigerante a partir do compressor
G · - para o evaporador através do condensador; e acionamento do compressor quando da expiração do 5 segundo período de tempo e direcionamento do refrigerante comprimido do compressor para o evaporador durante um terceiro período de tempo, enquanto desviando do condensador e continuando para fechar o fluxo do refrigerante a partir do compressor para o evaporador 10 através do condensador.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que: a aplicação de sucção ao refrigerante no evaporador por um primeiro período de tempo resultando na diminuição 15 da pressão e da temperatura no evaporador; e o primeiro período de tempo expira substancialmente naquele momento, uma vez que a quantidade de calor latente na fase líquida do refrigerante no evaporador é insuficiente para converter a fase líquida do refrigerante 20 no evaporador para fase gasosa do refrigerante.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, £a,r,a,c.t.e.r,i.z.a,do, pelo fato de que : .
o desligamento do compressor na expiração do primeiro período de tempo e circulação do refrigerante entre o 25 compressor e o evaporador, enquanto desviando do condensador e continuando o fechamento do fluxo do refrigerante a partir do compressor para o evaporador, através do condensador resultando em um aumento na temperatura do refrigerante no evaporador; 30 e o segundo período de tempo expira quando a temperatura no evaporador alcança urn nível preselecionado.
O
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, ii caracteri.z.a,d,o, pelo fato de qtie: o acionarnento do compressor na expiração do segundo 5 período de tempo e direcionamento do refrigerante comprimido do compressor para o evaporador, enquanto desviando do condensador e continuação do fechamento do fluxo do refrigerante do compressor para o evaporador, através do condensador resultando no aumento da temperatura 10 do refrigerante no evaporador e o descongelamento do evaporador; e o terceiro período de tempo expira quando a temperatura no evaporador tiver alcançado tanto um nível preselecionado ou um tempo preselecionado.
15 6. Método, de acordo com a reivindicação 2, £a,r,a,c.t,e,r,i.z.a,d,o, pelo fato de que : o primeiro período de tempo expira quando um tempo preselecionado tiver sido alcançado, quando a temperatura no evaporador alcançar uma temperatura preselecionada cju 20 quando a energia sendo consumida no compressor estiver em um nível preselecionado.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que: o segundo período de tempo expira quando a temperatura 25 no evaporador alcançar um nível preselecionado.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, ça,r,a,c.t.e.r.i.z.a,do, pelo fato de que : o terceiro período de tempo expira quando tanto a temperatura no evaporador alcançar um nível preselecionado 30 ou um tempo preselecionado tiver sido alcançado.
4 /7 y
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que: ,4 o desligamento do fluxo do refrigerante é iniciado a partir do compressor para c) evaporador através do 5 condensador enquanto continuando a operar c) compressor, de modo a aplicar sucção ao refrigerante no evaporador, quando ' um tempo preselecionado tiver sido alcançado, quando a temperatura no evaporador tiver alcançado um nível preselecionado ou a energia que é consurriida no compressor 10 estiver a um nível preselecionado.
10. Sistema de resfriamento ,c.a,r,a,c.t.e.r.i.z.a,do, pelo fato de que compreende: um compressor possuindo uma entrada e uma saída; um condensador possuindo uma entrada e uma saída; 15 um evaporador possuindo uma entrada e uma saída; um refrigerante; uma saída do compressor que está em comunicação de fluxo com a entrada do condensador ao longo de uma primeira passagem de fluxo, pelo que, c) refrigerante pode escoar do 20 compressor para c) condensador; a saída do condensador que está em comunicação de fluxo com a entrada do evaporador ao longo de uma segunda passagem de fluxo, pelo que, o refrigerante pode escoar do condensador para o evaporador; 25 a saída do evaporador que está em comunicação de fluxo com a entrada do compressor ao longo de uma terceira passagem de fluxo, pelo que, o refrigerante pode escoar do evaporador para o compressor; a saída do compressor que está em comunicação de fluxo 30 com a entrada do evaporador ao longo de uma quarta passagem
5 /7 de fluxo, pelo que, o refrigerante pode escoar do * ' compressor e desviar do condensador; 0 uma primeira disposição de válvula localizada na segunda passagem de fluxo para abrir e fechar seletivamente 5 a segunda passagem de fluxo para escoamento do refrigerante do compressor para o evaporador através do condensador; e uma segunda disposição de válvula localizada na quarta passagem de fluxo para abrir e fechar seletivamente a quarta passagem de fluxo para o escoamento do refrigerante 10 do compressor para o evaporador ao longo da quarta passagem de fluxo.
11. Sistema de resfriamento, de acordo com a reivindicação 10, ,c.a,r,a,c.t.eri,z.a,d,o, pelo fato de que no modo de operação de resfriamento: 15 a primeira disposição de válvula é adaptada para abrir seletivamente a segunda passagem de fluxo para o escoamento do refrigerante a partir do condensador para o evaporador, a segunda disposição de válvula sendo adaptada para fechar seletivamente a quarta passagem de fluxo para escoamento do 20 refrigerante do compressor para o evaporador e o compressor sendo adaptado para estar em operação.
12. Sistema de resfriamento, de acordo com a reivindicação 11, ,c.a,r,a,c.t.e.r,i.z.a,do, pelo fato de que no modo de operação de vaporizaçãcc 25 a primeira disposição de válvula é adaptada para fechar seletivamente a segunda passagem de fluxo para o escoamento do refrigerante a partir do condensador para o evaporador, a segunda disposição de válvula sendo adaptada para fechar seletivamente a quarta passagem de fluxo para 30 escoamento do refrigerante do compressor para o evaporador
, e o compressor sendo adaptado para estar em operação.
13. Sistema de resfriamento, de acordo com a 6 reivindicação 12, carac.t.e.r.i.z.a,d,o, pelo fato de que no modo de operação de equilíbrio: 5 a primeira disposição de válvula é adaptada para fechar seletivamente a segunda passagem de fluxo para o escoamento do refrigerante a partir do condensador para c) evaporador, a segunda disposição de válvula sendo adaptada para abrir s.eletivamente a quarta passagem de fluxo para K 10 escoamento do refrigerante do compressor para c) evaporador e o compressor sendo adaptado para estar fora de operação.
14. Sistema de resfriamento, de acordo com a reivindicação 13, ,c.a,r,a,c.t.e.r,i.z.a,d,o, pelo fato de que no modo de operação de descongelamento: 15 a primeira disposição de válvula é adaptada para fechar seletivamente a segunda passagem de fluxo para o escoamento do refrigerante a partir do condensador para o evaporador, a segunda disposição de válvula sendo adaptada para abrir seletivamente a quarta passagem de fluxo para 20 escoamento do refrigerante do compressor para o evaporador e c) compressor sendo adaptado para estar em operação.
15. Sistema de resfriamento, de acordo com a reivindicação 12, ,c.a,r,a,c.t.e.r.i.z.a,d,o, pelo fato de que no modo de operação de descongelamento: 25 a primeira disposição de válvula é adaptada para fechar seletivarnente a segunda passagem de fluxo para o escoamento do refrigerante a partir do condensador para o evaporador, a segunda disposição de válvula sendo adaptada para abrir seletivamente a quarta passagem de fluxo para 30 escoamento do refrigerante do compressor para o evaporador
, e o compressor sendo adaptado para estar em operação.
0 ,
BRPI0812757-3A 2007-06-29 2008-06-25 método para descongelamento de um evaporador em um sistema de resfriamento e sistema de resfriamento BRPI0812757B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/771,578 US7836718B2 (en) 2007-06-29 2007-06-29 Hot gas defrost method and apparatus
US11/771,578 2007-06-29
PCT/US2008/068120 WO2009006139A2 (en) 2007-06-29 2008-06-25 Hot gas defrost method and apparatus

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0812757A2 true BRPI0812757A2 (pt) 2020-08-18
BRPI0812757B1 BRPI0812757B1 (pt) 2021-05-11

Family

ID=39870521

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0812757-3A BRPI0812757B1 (pt) 2007-06-29 2008-06-25 método para descongelamento de um evaporador em um sistema de resfriamento e sistema de resfriamento

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7836718B2 (pt)
EP (1) EP2165128B1 (pt)
JP (1) JP2010532462A (pt)
KR (1) KR101516843B1 (pt)
CN (1) CN101743449B (pt)
AU (1) AU2008270655B2 (pt)
BR (1) BRPI0812757B1 (pt)
MX (1) MX2009013873A (pt)
RU (1) RU2480684C2 (pt)
WO (1) WO2009006139A2 (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7920906B2 (en) 2005-03-10 2011-04-05 Dexcom, Inc. System and methods for processing analyte sensor data for sensor calibration
US9247900B2 (en) 2004-07-13 2016-02-02 Dexcom, Inc. Analyte sensor
US7713574B2 (en) 2004-07-13 2010-05-11 Dexcom, Inc. Transcutaneous analyte sensor
US8631666B2 (en) 2008-08-07 2014-01-21 Hill Phoenix, Inc. Modular CO2 refrigeration system
CN102388279B (zh) * 2009-04-09 2014-09-24 开利公司 带有热气体旁路的制冷剂蒸气压缩系统
TR200908821A2 (tr) 2009-11-20 2011-06-21 Vestel Beyaz Eşya Sanayi̇ Ve Ti̇caret Anoni̇m Şi̇rketi̇@ Soğutucu cihazlar için buz çözme sistemi.
US9541311B2 (en) 2010-11-17 2017-01-10 Hill Phoenix, Inc. Cascade refrigeration system with modular ammonia chiller units
US9664424B2 (en) 2010-11-17 2017-05-30 Hill Phoenix, Inc. Cascade refrigeration system with modular ammonia chiller units
US9657977B2 (en) 2010-11-17 2017-05-23 Hill Phoenix, Inc. Cascade refrigeration system with modular ammonia chiller units
CN102564014A (zh) * 2011-01-04 2012-07-11 梅宝军 冰箱除霜装置
CN102759238A (zh) * 2011-04-26 2012-10-31 梅宝军 三通阀除霜装置
US9494360B2 (en) 2012-05-21 2016-11-15 Honda Motor Co., Ltd. Air conditioner for vehicle
JP6440006B2 (ja) * 2014-01-28 2018-12-19 株式会社ノーリツ ヒートポンプ式熱源機
DE102014001929A1 (de) * 2014-02-13 2015-08-13 Liebherr-Hausgeräte Lienz Gmbh Kühl- und/oder Gefriergerät
CN105466112B (zh) * 2014-09-03 2018-06-22 青岛海尔开利冷冻设备有限公司 热气融霜节能制冷系统
US9755932B1 (en) * 2014-09-26 2017-09-05 Juniper Networks, Inc. Monitoring packet residence time and correlating packet residence time to input sources
TR201815100T4 (tr) * 2014-11-24 2018-11-21 Carrier Corp Serbest ve pozitif buz çözmeye yönelik sistemler ve yöntemler.
CN105485988A (zh) * 2016-01-14 2016-04-13 广东美的制冷设备有限公司 空调系统及其除霜控制方法
WO2017157512A1 (de) * 2016-03-16 2017-09-21 Liebherr-Hausgeräte Lienz Gmbh Kühl- und/oder gefriergerät
JP6320456B2 (ja) * 2016-05-27 2018-05-09 三菱電機株式会社 冷蔵庫
WO2018080150A1 (en) * 2016-10-25 2018-05-03 Samsung Electronics Co., Ltd. Air conditioner
CN107940873B (zh) * 2017-11-17 2020-12-04 合肥美的电冰箱有限公司 化霜方法、化霜系统、计算机可读存储介质和制冷设备
ES2894502T3 (es) * 2018-06-22 2022-02-14 Danfoss As Un procedimiento para finalizar la descongelación de un evaporador
EP3587962B1 (en) 2018-06-22 2020-12-30 Danfoss A/S A method for terminating defrosting of an evaporator by use of air temperature measurements
CN110260582A (zh) * 2019-06-05 2019-09-20 合肥华凌股份有限公司 化霜系统及具有该化霜系统的制冷设备
CN110285616B (zh) * 2019-06-06 2021-04-23 青岛海尔电冰箱有限公司 冰箱的控制方法
CN110926094B (zh) * 2019-12-09 2021-05-28 荏原电产(青岛)科技有限公司 一种负压式自动除霜系统及其方法
CN111207534A (zh) * 2020-01-09 2020-05-29 珠海格力电器股份有限公司 制冷系统、制冷设备以及制冷系统的控制方法
JP2022103989A (ja) * 2020-12-28 2022-07-08 アクア株式会社 冷蔵庫
JP2022103988A (ja) * 2020-12-28 2022-07-08 アクア株式会社 冷蔵庫

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3392542A (en) * 1966-10-14 1968-07-16 Larkin Coils Inc Hot gas defrostable refrigeration system
SU546764A1 (ru) * 1975-10-01 1977-02-15 Предприятие П/Я А-7075 Способ оттаивани испарител компрессионной холодильной машины
GB1505711A (en) * 1976-03-03 1978-03-30 Stuckey T Refrigeration evaporator
US4095438A (en) 1977-03-04 1978-06-20 Kramer Daniel E Refrigeration system with hot gas defrost
US4318277A (en) 1978-10-02 1982-03-09 Carrier Corporation Non-reverse hot gas defrost system
SU1016636A1 (ru) * 1981-11-20 1983-05-07 Московский Специализированный Комбинат Холодильного Оборудования Холодильна машина
US4942743A (en) 1988-11-08 1990-07-24 Charles Gregory Hot gas defrost system for refrigeration systems
US4979371A (en) 1990-01-31 1990-12-25 Hi-Tech Refrigeration, Inc. Refrigeration system and method involving high efficiency gas defrost of plural evaporators
US5050400A (en) 1990-02-26 1991-09-24 Bohn, Inc. Simplified hot gas defrost refrigeration system
US5056327A (en) 1990-02-26 1991-10-15 Heatcraft, Inc. Hot gas defrost refrigeration system
JPH05187745A (ja) * 1992-01-09 1993-07-27 Daikin Ind Ltd 冷凍装置の運転制御装置
US5363669A (en) * 1992-11-18 1994-11-15 Whirlpool Corporation Defrost cycle controller
JP3158787B2 (ja) * 1993-06-30 2001-04-23 ダイキン工業株式会社 冷凍装置の運転制御装置
JP3349251B2 (ja) * 1994-03-11 2002-11-20 三洋電機株式会社 冷凍装置
US5575158A (en) 1994-10-05 1996-11-19 Russell A Division Of Ardco, Inc. Refrigeration defrost cycles
KR19990005704A (ko) 1997-06-30 1999-01-25 배순훈 냉장고의 제상장치
US6286322B1 (en) 1998-07-31 2001-09-11 Ardco, Inc. Hot gas defrost refrigeration system
US6427463B1 (en) 1999-02-17 2002-08-06 Tes Technology, Inc. Methods for increasing efficiency in multiple-temperature forced-air refrigeration systems
US6170272B1 (en) 1999-04-29 2001-01-09 Systematic Refrigeration, Inc. Refrigeration system with inertial subcooling
RU2287119C2 (ru) * 2000-11-03 2006-11-10 Синвент Ас Способ и устройство для оттаивания в системе сжатия пара
US20040168451A1 (en) * 2001-05-16 2004-09-02 Bagley Alan W. Device and method for operating a refrigeration cycle without evaporator icing
NZ538621A (en) * 2002-08-05 2007-11-30 Bbc Entpr Inc Device and method for operating a refrigeration cycle without evaporator icing using a hot gas bypass system
JP3933613B2 (ja) 2002-08-06 2007-06-20 三星電子株式会社 冷蔵庫及び除霜装置
CN2594737Y (zh) * 2003-01-06 2003-12-24 浙江盾安人工环境设备股份有限公司 风冷热泵机组热气旁通除霜装置
JP4405433B2 (ja) * 2005-06-01 2010-01-27 三菱電機株式会社 冷凍サイクル装置
EP1907770A1 (en) * 2005-06-23 2008-04-09 Carrier Corporation Method for defrosting an evaporator in a refrigeration circuit
CN2828678Y (zh) * 2005-09-03 2006-10-18 珠海格力电器股份有限公司 带热气直通结构的空调器

Also Published As

Publication number Publication date
EP2165128A2 (en) 2010-03-24
US7836718B2 (en) 2010-11-23
WO2009006139A2 (en) 2009-01-08
AU2008270655A1 (en) 2009-01-08
US20090000321A1 (en) 2009-01-01
BRPI0812757B1 (pt) 2021-05-11
EP2165128B1 (en) 2018-03-21
AU2008270655B2 (en) 2011-09-01
CN101743449B (zh) 2012-11-14
RU2010102953A (ru) 2011-08-10
KR101516843B1 (ko) 2015-05-04
KR20100051053A (ko) 2010-05-14
JP2010532462A (ja) 2010-10-07
RU2480684C2 (ru) 2013-04-27
CN101743449A (zh) 2010-06-16
WO2009006139A3 (en) 2009-04-09
MX2009013873A (es) 2010-04-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0812757A2 (pt) método e aparelho para descongelar gás aquecido
US5669222A (en) Refrigeration passive defrost system
US10495368B2 (en) Refrigerator and operation method of the same
ES2396589T3 (es) Máquina de refrigeración y procedimiento para el funcionamiento de la misma
BR112015022343B1 (pt) Dispositivos e métodos para pré-aquecimento de água com unidade condicionadora de ar ou bomba de calor
US2713249A (en) Liquid defrosting system and the like
BR112015017789B1 (pt) Sistema de descongelamento para aparelho de refrigeração e unidade de resfriamento
JP5641875B2 (ja) 冷凍装置
JP2004093020A (ja) ヒートポンプエアコンの除霜運転制御方法
JP7416238B2 (ja) 冷凍サイクル装置
JP2009109110A (ja) 冷凍装置
RU2708761C1 (ru) Холодильное и/или морозильное устройство
KR101079230B1 (ko) 이슬맺힘 방지장치가 포함된 히트펌프 시스템 및 이의 제어방법
JPH04217754A (ja) 空気調和機
KR101485061B1 (ko) 중고압 열을 팽창시켜 제상 기능을 갖는 히트펌프용 냉, 난방장치
JP2005030606A (ja) 冷蔵庫
JP7422948B2 (ja) 空気調和機
JP2004162998A (ja) 車両用冷凍装置、およびその制御方法
ES2856092B2 (es) Método y sistema de desescarche para frigorificos de secaderos
JP7065279B2 (ja) 冷蔵庫
JP5070773B2 (ja) 冷却装置
JPH04194564A (ja) 冷凍冷蔵庫
WO2018001504A1 (en) Refrigeration appliance having a heat exchange circuit with improved thermal performance
JPH0810097B2 (ja) 冷凍装置の運転制御装置
JPH074792A (ja) 冷蔵庫

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: ELECTROLUUX HOME PRODUCTS, INC. (US)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/05/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.