BRPI0810275B1 - Equipamento e método de comunicação para rede de área local (lan) sem fio - Google Patents

Equipamento e método de comunicação para rede de área local (lan) sem fio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0810275B1
BRPI0810275B1 BRPI0810275-9A BRPI0810275A BRPI0810275B1 BR PI0810275 B1 BRPI0810275 B1 BR PI0810275B1 BR PI0810275 A BRPI0810275 A BR PI0810275A BR PI0810275 B1 BRPI0810275 B1 BR PI0810275B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
slave
master
wireless
slaves
response
Prior art date
Application number
BRPI0810275-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Masakuni Okada
Kazuto Yamafuji
Hiroaki Kubo
Takehito Sakuragi
Original Assignee
International Business Machines Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40002049&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0810275(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by International Business Machines Corporation filed Critical International Business Machines Corporation
Publication of BRPI0810275A2 publication Critical patent/BRPI0810275A2/pt
Publication of BRPI0810275B1 publication Critical patent/BRPI0810275B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W56/00Synchronisation arrangements
    • H04W56/001Synchronization between nodes
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/28Data switching networks characterised by path configuration, e.g. LAN [Local Area Networks] or WAN [Wide Area Networks]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W40/00Communication routing or communication path finding
    • H04W40/02Communication route or path selection, e.g. power-based or shortest path routing
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W40/00Communication routing or communication path finding
    • H04W40/34Modification of an existing route
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W84/00Network topologies
    • H04W84/18Self-organising networks, e.g. ad-hoc networks or sensor networks
    • H04W84/20Master-slave selection or change arrangements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/04Arrangements for maintaining operational condition

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Small-Scale Networks (AREA)

Abstract

equipamento e método de comunicação para rede de área local (lan) sem fio contornam uma situação onde uma comunicação sem fio se toma impossível em um equipamento de lan sem fio sob a influência de um objeto de obstrução, de ruído causado por uma onda eletromagnética, ou semelhantes. é fornecido um equipamento de lan sem fio que compreende: um relé que possa se comunicar com um equipamento externo; um mestre 1 00 que possa se comunicar com o relé; e uma pluralidade de escravos que possam se comunicar sem fio com o mestre, a pluralidade de escravos compreendendo um primeiro grupo e um segundo grupo, o primeiro grupo compreendendo um escravo alternativo (112) que tem a função de transmitir, quando uma parcela dos escravos não puder receber um sinal de sincronização do mestre, um sinal de informação recebida do mestre para a parcela de escravos, e o segundo grupo compreendendo os escravos não-alternativos ( 122) e ( 124) que não têm a função de transmitir o sinal de informação para a parcela de escravos.

Description

EQUIPAMENTO E MÉTODO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO
CAMPO DA INVENÇÃO [001] A presente invenção se relaciona de modo geral com um equipamento de rede de área local (LAN) sem fio. Mais especificamente, a presente invenção se relaciona com equipamentos de LAN em um espaço relativamente pequeno tal como uma casa ou um escritório.
ESTADO DA TÉCNICA [002] Nos últimos anos, LANs sem fio baseadas no padrão IEEE 802.11a/g/b tornaram-se comum para o uso doméstico. Os padrões de velocidade mais elevada para comunicação sem fio estão igualmente sob desenvolvimento. Na indústria, há tendências de se colocar as LANs sem fio como infra-estrutura de rede doméstica pela distribuição de correntes de AV usando uma LAN sem fio de alta velocidade, um sensor de segurança doméstico (detecção de ruptura de vidro) usando a facilidade da instalação sem fio, e semelhante.
[003] Enquanto isso, devido às características das ondas de rádio, as LANs sem fio ficam suscetíveis a obstrução por objetos, ruído causado por ondas eletromagnéticas, e semelhantes. Particularmente, ondas de milímetro, UWB, etc., para LANs sem fio de alta velocidade são suscetíveis a obstáculos e semelhantes. Para se espalhar o uso de LANs sem fio de alta velocidade como a infra-estrutura de rede doméstica, há necessidade de se tomar medidas de contra tais interferências.
[004] Entretanto, as LANs sem fio são estabelecidas como premissa em uma conexão ad hoc (que não se trata de comunicação contínua, mas, sim, uma conexão de rede dinâmica). Assim, a desconexão sem fio não é reconhecida como uma condição anormal. O padrão 802.15.3 do IEEE e semelhantes nem mesmo consideram um mecanismo para tratar a desconexão sem fio como uma condição anormal. Também, não há nenhum mecanismo para notificar a
Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 9/97
-2 / 13desconexão de uma comunicação em uma camada da rede sem fio. Particularmente, no caso de uma rede onde uma parcela de fios seja escavada um túnel (um pacote de IP ou quadro Ethernet está encapsulado), um dispositivo do lado da Ethernet considera a desconexão sem fio como uma falha de comunicação inexplicada.
[005] O desenvolvimento de LAN sem fio de alta velocidade está ainda em um estágio experimental, na direção do uso prático. Em medidas atuais, medidas para contornar do ponto de vista de planejar estratégias para a prevenção da interferência de rádio, tais como a “emissão das ondas de rádio de uma posição com uma vista desobstruída usando um medidor de ondas” ou “apropriadamente ajustar uma saída” são o que está ocorrendo.
[006] Como uma técnica convencional, a publicação japonesa do pedido de patente (Kokai) no. 2004-282758, não-examinada, revela um método em que, em uma rede sem fio que é controlada por um único controlador, quando o controlador entra em colapso (ou para), o controlador é transferido para um controlador alternativo e o controle da rede é executado usando o controlador alternativo, por meio do qual a rede sem fio é mantida. Entretanto, este método não se destina a contornar uma situação onde uma comunicação sem fio se torne impossível sob a influência de um objeto de obstrução, do ruído causado por uma onda eletromagnética, ou de similares.
DIVULGAÇÃO DA INVENÇÃO
PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS PELA INVENÇÃO [007] É um objeto da invenção atual manter uma comunicação (serviço) automaticamente quando ocorrer interferência de rádio em um equipamento de LAN sem fio.
[008] Um outro objeto da presente invenção é contornar uma situação onde uma comunicação sem fio se torne impossível em um equipamento de LAN sem fio sob a influência de um objeto de obstrução, do ruído causado por uma onda eletromagnética, ou de semelhantes. Note-se que a expressão “a
Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 10/97
-3 / 13comunicação sem fio se torna impossível” como aqui usada envolve não somente o caso de uma comunicação não poder ser de todo executada, mas, também nos casos em que uma comunicação não possa ser executada de forma estável (por exemplo, nos casos em que uma comunicação é perdida, freqüentemente ou intermitentemente).
MEIOS PARA RESOLVER OS PROBLEMAS [009] De acordo com um aspecto da presente invenção, é fornecido um equipamento de LAN sem fio que compreende: um relé que possa se comunicar com um equipamento externo; um mestre que possa se comunicar com o relé; e uma pluralidade de escravos que possam se comunicar sem fio com o mestre, a pluralidade de escravos compreendendo um primeiro grupo e um segundo grupo, o primeiro grupo compreendendo um escravo alternativo que tem a função de transmitir, quando uma parcela dos escravos não puder receber um sinal de sincronização do mestre, um sinal de informação recebido do mestre pela parcela de escravos, e o segundo grupo compreendendo os escravos não-alternativos que não têm a função de transmitir o sinal de informação para a parcela de escravos.
[010] De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é fornecido um método de comunicação sem fio uma entre um mestre e uma pluralidade de escravos que estejam incluídos em equipamento de LAN sem fio, compreendendo as etapas de: transmissão do mestre de um primeiro sinal de sincronização à pluralidade de escravos; transmissão de um primeiro sinal recebido, para o mestre, de um escravo que recebeu o primeiro sinal de sincronização; emissão de um segundo sinal de sincronização de um escravo específico, dentre a pluralidade de escravos, para outros escravos; transmissão de um segundo sinal recebido para o escravo específico dentre os escravos que receberam os segundos sinais de sincronização; transmissão de um sinal de informação do mestre ao escravo específico; e transmissão do sinal de informação do escravo específico para um escravo que não tenha emitido um
Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 11/97
-4 / 13primeiro sinal recebido, dentre os escravos que receberam os segundos sinais de sincronização.
VANTAGENS DA INVENÇÃO [011] De acordo com a presente invenção, mesmo quando uma comunicação se tornar impossível entre um mestre e uma parcela de escravos em um equipamento LAN sem fio devido à falha da comunicação sem fio causada por um obstáculo, ruído, ou semelhantes, uma rota de comunicação alternativa entre o mestre e a parcela de escravos pode ser obtida automaticamente.
[012] De acordo com a presente invenção, quando uma comunicação se tornar impossível entre um mestre e uma parcela de escravos em um equipamento de LAN sem fio devido à falha de comunicação sem fio causada por um obstáculo, ruído, ou semelhantes, um escravo específico dentre escravos substitui automaticamente (relés) o mestre, por meio do que a comunicação entre o mestre e a parcela de escravos pode ser mantida.
[013] De acordo com a presente invenção, quando a falha de comunicação sem fio causada por um obstáculo, ruído, ou semelhantes, em um equipamento LAN sem fio for removida, a rota de uma comunicação pode automaticamente ser revertida para aquela usada antes da ocorrência da falha.
[014] De acordo com a presente invenção, não obstante a ocorrência da falha de comunicação sem fio causada por um obstáculo, ruído, ou semelhante, em um equipamento de LAN sem fio, a comunicação (serviço) entre um mestre e em escravos pode ser mantida.
[015] A presente invenção será descrita abaixo com referência aos desenhos. A seguinte descrição é estabelecida tendo como premissa o uso de PICONET baseada no padrão IEEE 802.15.3. Entretanto, a presente invenção não está limitada a esta premissa e outros padrões, métodos, ou semelhantes, podem naturalmente ser usados.
[016] Em uma concretização da presente invenção atual, é considerado um equipamento para transmitir e receber pacotes da LAN em uma PICONET
Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 12/97
-5 / 13IEEE 802.15.3. PICONET se refere a uma sub-rede de comunicação sem fio definida pelo padrão IEEE 802.15.3. Na concretização atual, os seguintes conteúdos (A e B) são divulgados. Note-se que uma PICONET criança que aparece abaixo refere-se a unidade mínima de uma rede definida pelo padrão IEEE 802.15.3.
[017] A. - Equipamento para obter dinâmicamente uma outra rota usando uma PICONET criança, quando ocorrer uma falha (desconexão sem fio)
A.1 - Configuração de equipamento para obter uma outra rota durante a falha (desconexão sem fio)
A.2 - Método para detectar a ocorrência da falha (desconexão sem fio), por cada dispositivo do equipamento
A.3 - Método para selecionar outra rota
A.4 - Método para detectar a recuperação da falha e reverter à rota original [018] B. Método para reconhecer, em uma camada sem fio, a ocorrência de falha em uma parcela sem fio entre dispositivos específicos e alertar quanto a falha notificada.
[019] A Fig. 1 mostra uma configuração básica de um equipamento de LAN de comunicação de pacote do usando uma PICONET, de acordo com a presente invenção. Nesta configuração, um PNC 10 (coordenador de PICONET) para controlar uma PICONET é conectado sem fio a uma pluralidade de DEVs 20 (dispositivos) e um pacote do LAN é escavado em túnel (ou convertido ao protocolo). O PNC 10 é conectado a um equipamento externo através de um relé (não mostrado). Em uma comunicação óptica (FTTH), um relé inclui um conversor para a conversão de luz em um sinal elétrico (onda de milímetro ou semelhante). Uma linha 30 entre o PNC 10 e cada DEV 20 significa a presença de uma rota de comunicação sem fio.
[020] O significado das linhas 30 é o mesmo, também nos outros desenhos. IP#1 a IP#4 representam os dispositivos da LAN (PCs, vários
Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 13/97
-6 / 13dispositivos elétricos de uso doméstico, ou semelhante) atribuídos aos respectivos DEVs. Ao mesmo tempo, IP#n igualmente representa um endereço MAC da Ethernet ou um endereço IP de um pacote de IP, que corresponde a cada dispositivo. O significado de IP#n é o mesmo, também nos outros desenhos.
[021] O padrão IEEE 802.15.3 define que os dispositivos em uma PICONET podem mutuamente se comunicar. Em uma comunicação que forneça uma conexão de internet a uma residência, a comunicação entre DEVs também usa uma rota de DEV->PNC->DEV pelas seguintes razões:
(a) um PNC é somente uma passagem para a Internet; e (b) os DEVs não estão sempre instalados em áreas comunicáveis.
[022] Embora a conexão para a PICONET seja ad hoc, uma rota de um pacote de LAN é configurada por uma combinação de DEVs e do PNC. A fim de expandir uma cobertura sem fio, o padrão IEEE 802.15.3 igualmente define que uma PICONET criança pode ser usada.
A - Equipamento para se obter dinamicamente outra rota quando uma falha (desconexão sem fio) ocorrer.
A.1 Configuração de equipamento para obter uma outra rota durante a falha (desconexão sem fio) [023] A Fig. 2 mostra uma configuração de equipamento da presente invenção para se obter uma outra rota durante a falha (desconexão sem fio). Há um PNC 100. Os DEVs são de dois tipos: DEV-A e DEV-B. Os DEV-As 110 têm a função de transformar-se em um PNC de uma PICONET criança. Os DEVs-B 120 não tem a função de transformar-se em PNC.
[024] Com referência às Figs. de 3 a 5, é mostrado abaixo um fluxo de processo executado durante a falha (desconexão sem fio).
Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 14/97
-7 / 13[025] (1) Na Fig. 3, em uma PICONET que é normalmente controlada por um PNC 100, o PNC 100, os DEVs-A, e os DEVs-B executam uma comunicação sem fio. Especificamente, uma comunicação de pacote de LAN é executada com os dispositivos de LAN (IP#n). Na Fig. 3, por exemplo, o PNC 100 comunica-se com o IP#3 de um DEV-B 122.
[026] (2) Na Fig. 4, quando um obstáculo 200 ou semelhante for colocado, alguns DEVs-B tornam-se incapazes de se comunicar com o PNC 100. Na Fig. 4, dois DEVs-B, isto é, um DEV-B 122 (IP#3) e um DEV-B 124 (IP#4), não podem se comunicar com o PNC 100.
[027] (3) Na Fig. 5, um DEV-A 112 que tenha detectado que uma falha (desconexão sem fio) opera como um PNC alternativo e cria uma PICONET criança. Na Fig. 5, o DEV-B122 (IP#3) e o DEV-B124 (IP#4) que ficaram incapazes de comunicar com o PNC 100 alternam suas conexões para o DEV-A 112 (PNC). Os pacotes de LAN são transmitidos através de uma rota alternativa de PNC 100 - DEV-A 112 - DEV-B 122/124.
[028] (4) Quando a falha for removida, a rota reverte à original mostrada na Fig. 3.
[029] A operação do equipamento na presente invenção, exemplificada nas Figs. de 2 a 5 têm as duas características seguintes:
[030] (1) em um método convencional para selecionar uma rota alternativa devido a uma falha de rede, executa-se a troca de informação complexa do roteamento baseada em um protocolo do roteamento. Na presente invenção, entretanto, executa-se somente a multi-transmissão de um pacote por um dispositivo para notificar outros dispositivos de sua presença, para se comutar a uma rota alternativa. O método da presente invenção é diferente do convencional no qual a carga da troca de informação do roteamento é pesada e um pedido da rota é feito durante a falha, e assim, a troca rápida para uma rota alternativa é executada.
Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 15/97
-8 / 13[031] (2) na presente invenção, o tratamento de dispositivos que exigem uma conexão estática, distinto dos dispositivos que (ad hoc) que não exigem uma conexão de estática, pode impedir um aumento na carga do equipamento causada pela ativação de uma rota alternativa desnecessária.
(A.2) Método para detectar a ocorrência de falha (desconexão sem fio), por cada dispositivo no equipamento [032] O PNC emite periodicamente uma baliza (sinal de sincronização) para informar cada DEV de sua presença. A emissão de uma baliza é executada baseada no padrão IEEE 802.15.3. Os DEVs-A transmitem periodicamente “um pacote de informação de conexão estática”. O PNC tem (a) a tabela do interruptor e (b) a tabela de conexão mostrada na Fig. 6, a fim controlar o relacionamento de conexão com cada DEV. Na (b) tabela de conexão da Fig. 6, #1 e #2 são incorporados como DEVs (DEVs-A) do tipo A. O termo “estática” na tabela de conexão(b) refere-se uma conexão estática.
[033] (#2) e (#1) mostrados ao lado dos termos “estática” indicam respectivamente que o DEV-A (#1) pode ver (se comunicar com) o DEV-A (#2) e reciprocamente. Se o PNC não recebe “um pacote de informação de conexão estática” por um determinado período de tempo, o PNC determina que os DEVs-A não podem ser vistos.
[034] Entre os DEVs do tipo B, um DEV-B que necessite uma conexão estática faz periodicamente uma multi-transmissão de “um pacote da informação de conexão estática”. “O pacote de informação de conexão estática” é o mesmo que é usado para verificar a presença de um DEV-A. A Fig. 7 mostra que uma tabela para o caso em que um DEV-B (#5) na Fig. 2 é registrado como IP#5. A tabela da conexão (b) na Fig. 7 mostra que a conexão entre DEV-B com #5 é estática e pode ser conectada aos DEVs-A com o #1 e o #2.
[035] Um DEV-B que não necessite uma conexão estática, isto é, um DEV-B usando uma conexão ad hoc, não faz a transmissão múltipla de “um pacote de informação de conexão estática”. Este DEV-B opera-se como definido
Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 16/97
-9 / 13no padrão IEEE 802.15.3. A Fig. 8 mostra uma tabela para o caso em que um DEV-B (#4) na Fig. 2 é registrado como IP#4. Na tabela de conexão (b) da Fig. 8, a informação que o DEV-B com #4 é ad hoc é incorporada. Como tal, usando a tabela de conexão, mesmo quando os dispositivos de estática e ad hoc estão presentes, os dispositivos podem ser apropriadamente controlados.
[036] (A.3) Método para selecionar outra rota [037] A seleção de uma outra rota é executada na maneira mostrada abaixo usando as tabelas de troca controladas pelo PMC/DEV-A.
[038] (1) Na Fig. 9, em um estado normal, baseado (b) na tabela de troca do PNC 100, um pacote do LAN é encapsulado por um protocolo de uma parcela sem fio para executar a escavação em um túnel. A Fig. 9 mostra o estado em que, depois de #4 da Fig. 8 ser reconhecido, os DEVs-B com #3 e #6 serem conectados em seguida.
[039] (2) Nas Figs. 10 e 11, considera-se que as conexões entre o DEVs-B (#3 e #4) e o PNC 100 estarem desconectadas, por exemplo.
2-1) O DEV-B 124 com #4 que não necessita uma conexão estática fecha sua conexão tal como definida no padrão IEEE
802.15.3.
2-2) O DEV-B 122 com #3 que necessita uma conexão estática é conectado ao DEV-A 112 que é uma alternativa PICONET (PICONET criança controlada por #1).
2-3) O DEV-A (#1) 112 registra IP#3 (a) na tabela de troca incluída no #1.
2-4) O DEV-A (#1) 112 notifica o PNC (#0) 100 que #3 está conectado ao DEV-A (#1) 112 como um trajeto alternativo (um processo desta notificação por #0 é assíncrono).
Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 17/97
-10 / 132-5) O PNC 100 tendo detectada a desconexão de #3 e de #4 apaga a informação em #3 e em #4 da tabela de troca (b) (Fig. 10).
2-6) Quando um pacote de LAN destinado para #3 chegar, o PNC 100 faz transmissões do pacote de LAN por toda a PICONET.
2-7) O DEV-A (#1) recebe o pacote da LAN e transmite o pacote da LAN ao #3 registrado na tabela de troca de #1.
2-8) Os DEV-B (#3) emitem/recebem o pacote da LAN através de uma rota alternativa de #0<->#1<->#3.
[040] (3) Quando um processo de #1 em 2-4) acima termina, a informação que indica que esses dados para #3 foram transmitidos através de #1 (DEV#1) é registrada na tabela de troca (b) (Fig. 11) do PNC (#0) 100. Depois disso, quando um pacote da LAN destinado para #3 chegar, os PNC 100 transmite o pacote da LAN para o DEV-A (#1).
[041] (A.4) Método para detectar a recuperação da falha e reverter à rota original [042] Na Fig. 12, o DEV-B (#3) 122 usando a rota alternativa monitora a reassunção de uma baliza do PNC 100. Quando uma baliza é recomeçada pela remoção do obstáculo, por exemplo, a conexão do DEV-B (#3) 122 ao PNC 100 é revertida. Os conteúdos das tabelas de troca do PNC 100 e do DEV-A (#1) 112 são restaurados ao normal e a transmissão e recepção de um pacote de LAN são executadas usando a rota original.
[043] Para que um método reconheça, em uma camada sem fio, a ocorrência da falha em uma parcela sem fio e alerte a falha notificada, primeiro, verifica-se se um pedido de conexão por cada DEV é estática ou ad-hoc é usando-se a tabela de conexão. Quando uma situação diferente da normal ocorre, o PNC ou um DEV fornecem uma notificação. A notificação é executada por um e-mail, por som, por uma ligação telefônica, ou semelhantes. A
Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 18/97
-11 / 13informação de que uma notificação está sendo fornecida é incorporada e controlada pela tabela de conexão.
[044] Um PNC da invenção atual opera como um dispositivo dedicado baseado em PC, por exemplo, através de um “software” que roda no mesmo. Um DEV-A da invenção atual é instalado em um quarto, por exemplo, para ser visto por uma pluralidade de DEVs-B e pelo PNC (em um modo de comunicação sem fio). Um DEV-A é fornecido como um dispositivo em forma de caixa que tem uma interface de Eth/onda de milímetro, por exemplo. Tal dispositivo pode incorporar o software embarcado (SW) para implementar o método da presente invenção. O dispositivo opera baseado em algum tipo de sistema operacional e funções instaladas como um acionador de hardware de operação (HW) da interface de Eth/onda de milímetro incluída no dispositivo.
[045] Quando um DEV-B da presente invenção atual for um terminal de computador pessoal (PC), por exemplo, o DEV-B é operado pelo software que é fornecido com um cartão de LAN sem fio de onda de milímetro. Alternativamente, quando o DEV-B for um dispositivo externo (quando o DEV-B for um dispositivo de segurança compatível com a LAN de ou um dispositivo elétrico doméstico que não possa conter um cartão de expansão como em um PC), o DEV-B é operado por um SW embarcado que opera em um dispositivo em forma de caixa, como no caso do DEV-A.
[046] A invenção atual foi descrita em referência aos desenhos. Entretanto, a invenção atual não é limitada à concretização descrita acima. Será óbvia para os versados na técnica que modificações podem ser feitas à concretização sem que se saia do espírito e do âmbito da presente invenção. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [047] A Fig. 1 é um diagrama que mostra uma configuração básica de um equipamento de comunicação de pacote de LAN usando uma PICONET normal, de acordo com a presente invenção;
Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 19/97
-12 / 13[048] A Fig. 2 é um diagrama que mostra uma configuração de equipamento na presente invenção;
[049] A Fig. 3 é um diagrama que mostra uma configuração de equipamento (antes da ocorrência da falha) na presente invenção;
[050] A Fig. 4 é um diagrama que mostra uma configuração de equipamento (imediatamente depois da ocorrência da falha) na presente invenção;
[051] A Fig. 5 é um diagrama que mostra uma configuração de equipamento (um estado que mostra a obtenção de uma rota alternativa após a ocorrência da falha) na presente invenção;
[052] A Fig. 6 é um diagrama que mostra uma tabela de troca e uma tabela de conexão que estão incluídas em um PNC;
[053] A Fig. 7 é um diagrama que mostra uma tabela para o caso em que um DEV-B (#5) em Fig. 2 é registrado como IP#5;
[054] A Fig. 8 é um diagrama que mostra uma tabela para o caso em que um DEV-B (#4) em Fig. 2 é registrado como IP#4;
[055] A Fig. 9 é um diagrama que mostra um estado em que, depois que #4 em Fig. 8 é reconhecido, DEVs-B com #3 e #6 são em seguida conectados;
[056] A Fig. 10 é um diagrama que mostra um estado em que conexões entre o DEVs-B (#3 e #4) e os PNC estão desconectadas;
[057] A Fig. 11 é um diagrama que mostra um estado em que uma conexão entre o DEV-B (#3) e o PNC é obtida por uma rota alternativa através de um DEV-A (#1); e [058] A Fig. 12 é um diagrama que mostra um estado no qual a interferência foi removida e a conexão original entre o DEV-B (#3) e o PNC foi recuperada.
Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 20/97
-13 / 13[059] Descrição de numerais de referência e 100: PNC
20: DEV
30: ROTA SEM FIO
110, 112, e 114: DEV-A (PNC ALTERNATIVO)
120, 122, e 124: DEV-B
200: OBSTÁCULO

Claims (19)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. MÉTODO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, e em um ambiente de comunicação sem fio compreendendo um mestre e uma pluralidade de escravos, caracterizado por:
    - estabelecimento pelo mestre de uma respectiva conexão sem fio direta entre ele e cada escravo da dita pluralidade de escravos onde as comunicações entre dito mestre e cada escravo da respectiva pluralidade de escravos serem transmitidas através de uma respectiva transmissão sem fio direta entre dito mestre e o respectivo escravo sem retransmissão por meio de outro dispositivo;
    - transmissão, periodicamente, de um sinal de sincronização do mestre, diretamente do dito mestre, para dita pluralidade de escravos, dito sinal de sincronização do mestre sendo transmitido através de respectiva transmissão sem fio direta do dito mestre para cada escravo da dita pluralidade de escravos sem retransmissão por meio de outro dispositivo, dito sinal de sincronização do mestre exigindo um respectivo sinal de resposta de cada escravo da dita pluralidade de escravos onde dita pluralidade de escravos inclui pelo menos um escravo de um primeiro tipo e pelo menos um escravo de um segundo tipo, cada dito escravo de um primeiro tipo sendo capaz de encaminhar um pacote recebido para outro escravo, e cada dito escravo de um segundo tipo sendo incapaz de encaminhar um pacote recebido de outro escravo;
    - em resposta a transmissão periodicamente de um sinal de sincronização do mestre, receber periodicamente um respectivo sinal de resposta de sincronização do mestre de cada escravo da dita pluralidade de escravos que recebeu o sinal de sincronização do mestre, cada respectivo sinal de resposta de sincronização do mestre sendo recebido por meio de uma transmissão sem fio direta do respectivo escravo para o mestre sem retransmissão através de outro dispositivo;
    Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 23/97
  2. 2/9
    - detecção de que nenhum sinal de resposta de sincronização do mestre foi recebida de um primeiro escravo da dita pluralidade de escravos em resposta uma solicitação de transmissão do dito sinal de sincronização do mestre, transmitir um sinal de instrução do dito mestre para um escravo específico de um dos pelo menos um escravo do primeiro tipo de dita pluralidade e escravos para solicitar o escravo específico a mandar um sinal de sincronização de escravo, dito escravo específico sendo outro que não o primeiro escravo;
    - em resposta a transmissão de um sinal de instrução do dito mestre para o escravo específico, receber do escravo específico um sinal de recebimento indicando que o primeiro escravo recebeu o sinal de sincronização;
    - recebimento em seguida no dito mestre de um pacote de informação endereçado ao primeiro escravo; e
    - em resposta ao recebimento do pacote de informação, transmitir para o escravo específico o pacote de informação para encaminhamento ao primeiro escravo.
    2. MÉTODO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por:
    - as comunicações sem fio entre o dito mestre e a dita pluralidade de escravos ser de acordo com o protocolo PICONET IEEE 802.15.3.
  3. 3. MÉTODO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por:
    - compreender ainda a retomada da transmissão de pacotes de informação diretamente do dito mestre para dito primeiro escravo, em resposta a uma solicitação do dito sinal de sincronização do mestre, de que o primeiro escravo está de novo capacitado a receber sinais diretamente do mestre.
  4. 4. MÉTODO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por:
    Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 24/97
    3/9
    - o mestre ter uma primeira tabela e a primeira tabela incluir uma lista de escravos comunicáveis.
  5. 5. MÉTODO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por:
    - o escravo específico ter uma segunda tabela e a segunda tabela incluir uma lista de escravos comunicáveis para a qual o escravo específico é capaz de encaminhar comunicações recebidas de um mestre.
  6. 6. MÉTODO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por:
    - o primeiro escravo ser incapaz de responder ao sinal de sincronização do mestre devido a presença de um obstáculo entre o mestre e o primeiro escravo.
  7. 7. MÉTODO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, sem fio e em um ambiente de comunicação sem fio compreendendo um mestre e uma pluralidade de escravos, caracterizado por:
    - estabelecimento pelo mestre de uma respectiva conexão sem fio direta entre ele e cada escravo da dita pluralidade de escravos onde as comunicações entre dito mestre e cada escravo da respectiva pluralidade de escravos serem transmitidas através de uma respectiva transmissão sem fio direta entre dito mestre e o respectivo escravo sem retransmissão por meio de outro dispositivo;
    - transmissão, periodicamente, de um sinal de sincronização do mestre, diretamente do dito mestre, para dita pluralidade de escravos, dito sinal de sincronização do mestre sendo transmitido através de respectiva transmissão sem fio direta do dito mestre para cada escravo da dita pluralidade de escravos sem retransmissão por meio de outro dispositivo, dito sinal de sincronização do mestre exigindo um respectivo sinal de resposta de cada escravo da dita pluralidade de escravos onde dita pluralidade de escravos inclui pelo menos um escravo de um primeiro tipo e pelo menos um escravo de um segundo tipo, cada dito escravo de um primeiro tipo sendo capaz de encaminhar um pacote recebido
    Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 25/97
    4/9 para outro escravo, e cada dito escravo de um segundo tipo sendo incapaz de encaminhar um pacote recebido de outro escravo; onde dita pluralidade de escravos inclui pelo menos um escravo de um primeiro tipo e pelo menos um escravo de um segundo tipo, cada dito escravo de um primeiro tipo sendo capaz de encaminhar um pacote recebido para outro escravo, e cada dito escravo de um segundo tipo sendo incapaz de encaminhar um pacote recebido para outro escravo;
    - em resposta a transmitir periodicamente um sinal de sincronização do mestre , receber periodicamente um respectivo sinal de resposta de sincronização do mestre de cada escravo da dita pluralidade de escravos que recebeu o sinal de sincronização do mestre , cada respectivo sinal de resposta de sincronização do mestre sendo recebido através de transmissão sem fio direta do respectivo escravo para o dito mestre sem retransmissão através de um outro dispositivo;
    - detecção de que nenhum sinal de resposta de sincronização correspondente foi recebido de um primeiro escravo da dita pluralidade de escravos em resposta a uma solicitação de periodicamente transmitir dito sinal de sincronização do mestre;
    - em tresposta a detecção de que nenhum sinal correspondente de resposta de sincronização do mestre foi recebido de um primeiro escravo da dita pluralidade de escravos em resposta a uma solicitação de escravo específico para enviar um sinal de sincronização de escravo, dito escravo específico sendo outro que não o primeiro escravo;
    - receber em seguida no mestre um pacote de informação endereçado ao dito primeiro escravo; e
    - em resposta ao recebimento do pacote de informação, transmitir ao escravo específico o pacote de informação para encaminhamento ao primeiro escravo;
  8. 8. MÉTODO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por:
    Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 26/97
    5/9
    - as comunicações sem fio entre o dito mestre e a dita pluralidade de escravos ser de acordo com o protocolo PICONET IEEE 802.15.3.
  9. 9. MÉTODO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por:
    - compreender ainda a retomada da transmissão de pacotes de informação diretamente do dito mestre para dito primeiro escravo, em resposta a uma solicitação do dito sinal de sincronização do mestre, de que o primeiro escravo está de novo capacitado a receber sinais diretamente do mestre.
  10. 10. MÉTODO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por:
    - o mestre ter uma primeira tabela e a primeira tabela incluir uma lista de escravos comunicáveis.
  11. 11. MÉTODO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por:
    - o escravo específico ter uma segunda tabela e a segunda tabela incluir uma lista de escravos comunicáveis para a qual o escravo específico é capaz de encaminhar comunicações recebidas de um mestre.
  12. 12. MÉTODO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por:
    - o primeiro escravo ser incapaz de responder ao sinal de sincronização do mestre devido a presença de um obstáculo entre o mestre e o primeiro escravo.
  13. 13. EQUIPAMENTO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO caracterizado por:
    - uma estação transceptora mestre compreender
    - uma interface de rede de comunicação externa que fornece acesso a Internet;
    Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 27/97
    6/9
    - um transceptor sem fio para transmitir e receber comunicações sem fio em um intervalo limitado usando um protocolo de comunicação sem fio pré-determinado para uma pluralidade de dispositivos escravos dentro desse intervalo limitado do dito transceptor sem fio;
    - um mecanismo coordenador que estabelece uma respectiva conexão sem fio direta entre a dia estação transceptora mestre sem fio e cada um dos dispositivos escravos da dita pluralidade de dispositivos escravos onde as comunicações entre a dista estação transceptora mestre sem fio e cada respectivo dito dispositivo escravo da dita pluralidade de dispositivos escravos são transmitidas através de uma respectiva transmissão sem fio direta entre dita estação transceptora mestre sem fio e o respectivo dispositivo escravo sem retransmissão através de outro dispositivo; onde
    - dito mecanismo coordenador transmite periodicamente um sinal de sincronização mestre usando dito transceptor sem fio diretamente para a dita pluralidade de escravos, dito sinal de sincronização mestre sendo transmitido através de uma respectiva transmissão sem fio direta da estação transceptora mestre sem fio para cada dispositivo escravo da dita pluralidade de dispositivos escravos sem retransmissão através de qualquer outro dispositivo, dito sinal de sincronização mestre exigindo um respectivo sinal de resposta de sincronização mestre de cada dispositivo escravo de dita pluralidade de dispositivos escravos;
    - dito mecanismo coordenador monitora as respostas recebidas para dito sinal de sincronização mestre de uma pluralidade de dispositivos escravos e detecta uma falha de um primeiro dispositivo escravo da dita pluralidade de dispositivos escravos em responder uma solicitação do dito sinal de sincronização mestre da dita transmissão periodicamente feita;
    - dito mecanismo coordenador ,em resposta a detecção de uma falha do dito primeiro dispositivo escravo em responder a uma solicitação do dito sinal de sincronização mestre das transmissões feitas periodicamente, transmitir um sinal de instrução usando dito transceptor sem fio para um escravo
    Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 28/97
    7/9 específico dentre a pluralidade de escravos para instar o escravo específico a mandar um sinal de sincronização de escravo, dito escravo específico sendo diferente do dito primeiro escravo;
    - dito mecanismo coordenador, em resposta ao recebimento de m escravo específico, de um sinal de reconhecimento indicando que o primeiro escravo recebeu o sinal de sincronização transmitido pelo escravo específico em resposta ao sinal de instrução, transmite em seguida, usando dito transceptor sem fio, quaisquer pacotes recebidos através de dita interface de rede de comunicação externa e endereçada ao dito primeiro escravo para o escravo específico encaminhar ao primeiro escravo.
  14. 14. EQUIPAMENTO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por:
    - o protocolo de comunicação sem fio pré-determinado ser um protocolo PICONET IEEE 802.15.3.
  15. 15. EQUIPAMENTO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por:
    - dito mecanismo coordenador retomar a transmissão de pacotes de informação diretamente para o dito primeiro dispositivo escravo em resposta ao recebimento de uma indicação do primeiro escravo de que o primeiro escravo é de novo capaz de receber sinais diretamente da estação transceptora sem fio mestre, a indicação sendo recebida em resposta ao dito sinal de sincronização mestre.
  16. 16. EQUIPAMENTO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por:
    - compreender ainda uma tabela que inclui uma lista de dispositivos escravos comunicáveis.
  17. 17. EQUIPAMENTO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO caracterizado por:
    Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 29/97
    8/9
    - um primeiro dispositivo transceptor escravo compreender
    - um transceptor sem fio para receber e transmitir comunicações sem fio dentro de um intervalo limitado usando um protocolo de comunicação sem fio de um dispositivo transceptor sem fio mestre e de pelo menos um outro dispositivo transceptor sem fio escravo da dita pluralidade de transceptores sem fio escravos dentro do dito intervalo limitado do dito transceptor sem fio, o dispositivo mestre fornecendo um acesso a Internet;
    - um mecanismo coordenador que estabelece uma respectiva conexão sem fio direta com a dita estação transceptora sem fio mestre, onde as comunicações entre dita estação transceptora sem fio mestre e cada respectivo dispositivo transceptor sem fio escravo da dita pluralidade de dispositivos transceptores sem fio escravos são transmitidas através de uma respectiva transmissão sem fio direta entre dita estação transceptora sem fio mestre e o respectivo dispositivo transceptor sem fio escravo sem retransmissão através de um outro dispositivo;
    - dito mecanismo coordenador, em resposta a cada solicitação de uma transmissão periódica de um sinal de sincronização mestre recebido do dito dispositivo mestre usando o dito transceptor sem fio, transmitir um respectivo sinal de resposta de sincronização mestre para dito dispositivo mestre usando dito transceptor sem fio, dito sinal de sincronização mestre sendo transmitido através de uma respectiva transmissão sem fio direta da dita estação transceptora sem fio mestre para cada dispositivo transceptor sem fio escavo da dita pluralidade de dispositivos transceptores sem fio escravos sem retransmitir através de um outro dispositivo, dito sinal de sincronização mestre solicitando um respectivo sinal de resposta de sincronização mestre de cada dispositivo escravo da dita pluralidade de transceptores sem fio escravos;
    - dito mecanismo coordenador, em resposta ao recebimento de um sinal de instrução do dito dispositivo mestre usando dito transceptor sem fio, dito sinal de instrução instando dito primeiro transceptor sem fio escravo a
    Petição 870190122617, de 25/11/2019, pág. 30/97
    9/9 enviar um sinal de sincronização escravo, dito sinal de instrução tendo sido transmitido por disto dispositivo mestre para dito primeiro dispositivo escravo ao detectar em disto dispositivo mestre uma falha do segundo dispositivo escravo previamente conectado diretamente ao dito dispositivo mestre para responder a uma solicitação do dito sinal de sincronização mestre transmitido periodicamente, envia um sinal de sincronização escravo;
    - dito mecanismo coordenador, em resposta ao recebimento, no dito primeiro dispositivo escravo, de um sinal de reconhecimento indicando que o segundo dispositivo escravo recebeu o sinal de sincronização escavo, retransmite o sinal de reconhecimento para o dispositivo mestre; e
    - dito coordenador receber em seguida, do dito dispositivo mestre através de uma interface externa e endereçado ao segundo dispositivo escravo, e encaminhar tal pacote de informação para o segundo dispositivo escravo.
  18. 18. EQUIPAMENTO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por:
    - dito protocolo de comunicações sem fio pré-determinado ser um protocolo PICONET IEEE 802.15.3.
  19. 19. EQUIPAMENTO DE COMUNICAÇÃO PARA REDE DE ÁREA LOCAL (LAN) SEM FIO, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por:
    - compreender ainda uma tabela que inclui uma lista de escravos comunicáveis para a qual o primeiro dispositivo escravo é capaz de encaminhar comunicações recebidas do dispositivo mestre.
BRPI0810275-9A 2007-05-08 2008-04-17 Equipamento e método de comunicação para rede de área local (lan) sem fio BRPI0810275B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2007-123906 2007-05-08
JP2007123906 2007-05-08
PCT/JP2008/057532 WO2008139830A1 (ja) 2007-05-08 2008-04-17 無線ローカルエリアネットワーク(lan)システム

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0810275A2 BRPI0810275A2 (pt) 2017-06-06
BRPI0810275B1 true BRPI0810275B1 (pt) 2020-03-31

Family

ID=40002049

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0810275-9A BRPI0810275B1 (pt) 2007-05-08 2008-04-17 Equipamento e método de comunicação para rede de área local (lan) sem fio

Country Status (8)

Country Link
US (2) US8488496B2 (pt)
EP (1) EP2157740A4 (pt)
JP (1) JP5039928B2 (pt)
KR (1) KR101038897B1 (pt)
CN (1) CN101682930B (pt)
BR (1) BRPI0810275B1 (pt)
TW (1) TWI444008B (pt)
WO (1) WO2008139830A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8559380B2 (en) 2008-12-01 2013-10-15 Motorola Solutions, Inc. Method and apparatus for establishing a call in a digital radio communication system
KR101563195B1 (ko) * 2009-08-18 2015-10-27 삼성전자주식회사 호스트 장치 및 슬레이브 장치 제어 방법
US8472437B2 (en) * 2010-02-15 2013-06-25 Texas Instruments Incorporated Wireless chip-to-chip switching
US20130182699A1 (en) * 2010-10-27 2013-07-18 Panasonic Corporation Wireless communication device and wireless communication method
EP3050332B1 (en) 2013-09-27 2019-02-06 Koninklijke KPN N.V. Public safety system
JP6390126B2 (ja) * 2014-03-14 2018-09-19 株式会社リコー 情報処理システム、情報処理装置、情報処理方法、及びプログラム
KR101590272B1 (ko) * 2014-12-31 2016-01-29 엘에스산전 주식회사 Plc 시스템의 메시지 처리장치
US10015744B2 (en) * 2015-01-05 2018-07-03 Qualcomm Incorporated Low power operations in a wireless tunneling transceiver
JP6520766B2 (ja) 2016-03-09 2019-05-29 オムロン株式会社 無線通信装置、無線情報収集システム、及び無線通信方法
CN108990107B (zh) * 2017-06-02 2021-06-22 华为技术有限公司 数据传输方法及设备
CN109831815B (zh) * 2018-12-14 2021-10-08 中磊电子股份有限公司 数据传输协调系统及其方法

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7023833B1 (en) * 1999-09-10 2006-04-04 Pulse-Link, Inc. Baseband wireless network for isochronous communication
US20020044549A1 (en) * 2000-06-12 2002-04-18 Per Johansson Efficient scatternet forming
EP1237335B1 (en) * 2001-02-21 2006-07-05 Nippon Telegraph and Telephone Corporation Multi-hop packet radio communication system
JP3858746B2 (ja) * 2001-05-08 2006-12-20 ソニー株式会社 無線通信システム、無線通信制御装置及び無線通信制御方法、並びにコンピュータ・プログラム
US20030179722A1 (en) * 2001-05-14 2003-09-25 Sunao Takatori Master communication apparatus used in radio lan system, and control method and control program of master communication apparatus
CN1711720A (zh) * 2002-10-17 2005-12-21 松下电器产业株式会社 无线通信系统
JP4618989B2 (ja) 2003-02-18 2011-01-26 三菱電機株式会社 磁気記憶半導体装置
KR100518795B1 (ko) 2003-03-13 2005-10-05 삼성전자주식회사 무선 애드호크 네트워크 환경에서의 재동기화 방법
US7668124B2 (en) * 2003-05-21 2010-02-23 Broadcom Corporation Position based WPAN (Wireless Personal Area Network) management
DE602004010404T2 (de) * 2003-08-06 2008-11-13 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd., Kadoma Master-Station eines Kommunikationssystems und Zugangsregelverfahren
JPWO2005034434A1 (ja) 2003-10-03 2007-11-22 シャープ株式会社 通信装置、その装置の動作モード起動方法、通信方法、通信システム、プログラム、および、そのプログラムを記録した記録媒体
KR100547849B1 (ko) * 2003-12-05 2006-01-31 삼성전자주식회사 고속 개인용 무선 네트워크에서의 브릿지 디바이스를선정하기 위한 프레임 구조와 그에 따른 선정 방법
US7460503B2 (en) * 2004-02-03 2008-12-02 Sharp Laboratories Of America, Inc. Method for beacon rebroadcast in centrally controlled wireless systems
JP4214960B2 (ja) * 2004-06-24 2009-01-28 株式会社日立製作所 無線通信ネットワークシステム
KR100582727B1 (ko) * 2004-12-08 2006-05-22 삼성전자주식회사 무선랜의 송신전력 제어 시스템 및 그 방법
JP2006287477A (ja) * 2005-03-31 2006-10-19 Advanced Telecommunication Research Institute International 無線装置
JP4662353B2 (ja) * 2005-08-12 2011-03-30 キヤノン株式会社 通信システム、通信装置、通信制御デバイス、制御プログラムおよび制御方法
KR100725418B1 (ko) * 2006-01-05 2007-06-07 삼성전자주식회사 무선 통신 장치 및 무선 통신 장치를 검색하는 방법
US8457553B2 (en) * 2007-03-22 2013-06-04 Qualcomm Incorporated Removal of ambiguities in forming new piconet controller (PNC) when the current PNC controller is suddenly unavailable

Also Published As

Publication number Publication date
JP5039928B2 (ja) 2012-10-03
US20130195094A1 (en) 2013-08-01
JPWO2008139830A1 (ja) 2010-07-29
WO2008139830A1 (ja) 2008-11-20
TWI444008B (zh) 2014-07-01
US8873434B2 (en) 2014-10-28
EP2157740A4 (en) 2014-01-22
EP2157740A1 (en) 2010-02-24
CN101682930A (zh) 2010-03-24
BRPI0810275A2 (pt) 2017-06-06
TW200910835A (en) 2009-03-01
KR20090114434A (ko) 2009-11-03
KR101038897B1 (ko) 2011-06-07
US20100214999A1 (en) 2010-08-26
CN101682930B (zh) 2012-11-14
US8488496B2 (en) 2013-07-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0810275B1 (pt) Equipamento e método de comunicação para rede de área local (lan) sem fio
JP3449580B2 (ja) インターネットワーク・ノード及びインターネットワークの構成方法
JP3429107B2 (ja) 通信用ノードおよび通信方法
US20100189041A1 (en) Utilization of the internet protocol to facilitate communication involving mobile devices
US20180097658A1 (en) Virtual local area network mismatch detection in networks
KR20040097368A (ko) 애드-혹 네트워킹된 센서들 및 프로토콜들을 제공하기위한 방법 및 장치
JP2009005053A (ja) パケットリングネットワークシステム、パケット転送方法
JP2006503479A5 (pt)
KR20160042994A (ko) 통신 네트워크 내의 커버리지 홀들의 검출 및 최소화
JP2002141859A (ja) ネットワークシステムおよび中継局装置
KR100930795B1 (ko) 인프라스트럭쳐 무선랜에서의 스테이션간 직접 통신 방법
JP4967664B2 (ja) ネットワーク、ノード装置及びそれらに用いるlldpフレーム転送方法
WO2010131150A1 (en) A method for communicating in a segmented network
CN104539530A (zh) 一种主备倒换转发不中断的方法
WO2001003370A2 (en) Data communication system of forwarding data to wireless devices moving among networks having different ip addresses
US20190132043A1 (en) Wireless signal enhancement device, method, system, and storage medium
KR100532101B1 (ko) 무선 통신 중계 장치 및 방법
CN108135014B (zh) 一种基于ad-hoc网络mac层的通信方法
JP2004349779A (ja) 無線lanの高速ローミング処理手段を備えた無線端末装置
JP3658300B2 (ja) 移動vpnサービス方法及び装置
JP2000156689A (ja) 無線アクセスポイント
JP2817023B2 (ja) ミリ波無線lan方式
JPH01227544A (ja) 中継器
JP3116965B2 (ja) 一斉同報フレームの中継方式
EP2978164B1 (en) Hybrid nurse call system

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04L 12/28 , H04W 84/20

Ipc: H04W 40/34 (2009.01), H04W 84/20 (2009.01), H04W 2

B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 31/03/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.