BRPI0807170A2 - Adesivo de dois componentes - Google Patents

Adesivo de dois componentes Download PDF

Info

Publication number
BRPI0807170A2
BRPI0807170A2 BRPI0807170-5A BRPI0807170A BRPI0807170A2 BR PI0807170 A2 BRPI0807170 A2 BR PI0807170A2 BR PI0807170 A BRPI0807170 A BR PI0807170A BR PI0807170 A2 BRPI0807170 A2 BR PI0807170A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
component
isocyanate
diamine
polyamine
amine
Prior art date
Application number
BRPI0807170-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Alfred Rasche
Catherine Baron
Fabian Leuthard
Damien Ferrand
Karl Huber
Adrian Schulthess
Original Assignee
Nolax Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nolax Ag filed Critical Nolax Ag
Publication of BRPI0807170A2 publication Critical patent/BRPI0807170A2/pt
Publication of BRPI0807170B1 publication Critical patent/BRPI0807170B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09JADHESIVES; NON-MECHANICAL ASPECTS OF ADHESIVE PROCESSES IN GENERAL; ADHESIVE PROCESSES NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE; USE OF MATERIALS AS ADHESIVES
    • C09J175/00Adhesives based on polyureas or polyurethanes; Adhesives based on derivatives of such polymers
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08GMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
    • C08G18/00Polymeric products of isocyanates or isothiocyanates
    • C08G18/06Polymeric products of isocyanates or isothiocyanates with compounds having active hydrogen
    • C08G18/08Processes
    • C08G18/10Prepolymer processes involving reaction of isocyanates or isothiocyanates with compounds having active hydrogen in a first reaction step

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ADESIVO DE DOIS COMPONENTES".
A presente invenção refere-se a um adesivo de dois componen- tes para ligação de materiais de madeira.
Em tempos recentes, adesivos de poliuretano têm sido frequen- temente usados para a ligação de materiais de madeira, incluindo, mais par- ticularmente, em construção de madeira colada portando carga (construção de madeira de engenharia civil) tal como, por exemplo, para a fabricação de membros de construção (feixes laminados colados, elementos de parede, etc.). Em tais aplicações tanto de dois componentes quanto de um compo- nente, sistemas de curagem de umidade são empregados. No caso dos úl- timos sistemas, a aplicação do adesivo é seguida por uma reação preliminar entre isocianatos e umidade do ar ambiente ou do substrato: de parte do isocianato usado, com eliminação de dióxido de carbono, a amina corres- pondente é formada, e subsequentemente reage com isocianato para produ- zir uma ligação de ureia, eliminando CO2 assim como faz.
A reação de grupos de isocianatos aromáticos e hidroxila (de água ou álcoois) é mais rápida em várias ordens de magnitude do que a cor- respondente reação de isocianatos alifáticos. No entanto, o sistema aromáti- co torna isocianatos aromáticos suscetíveis a oxidação e intrinsecamente menos estável à luz. Em certas aplicações, além do mais, a reação de ure- tano é ainda não-rápida o bastante - como, por exemplo, para produção de massa de partes montadas com alta produtividade. Há limites na aceleração no caso de sistemas de um componente em qualquer caso. Primeiro, a difu- são das moléculas de água do substrato ou do ar é frequentemente determi- nante por taxa. Segundo, formulações altamente aceleradas possuem uma tendência para formar espuma, uma vez que o CO2 formado permaneça confinado. Para numerosas aplicações, particularmente no setor exterior, além do mais, qualidades de resistência a calor elevado e resistência à água são requeridas.
É um objetivo da presente invenção, por esse motivo, evitar as desvantagens da técnica conhecida e desta forma, mais particularmente, fornecer um adesivo de dois componentes para ligação de materiais de ma- deira que permite as ligações serem realizadas as quais muito rapidamente adquirem uma capacidade de porte de carga, as propriedades de força e resistência da ligação resultante sendo pelo menos similares a, se não, na 5 verdade, melhores do que, aquelas tal como conhecido para os adesivos de poliuretano discutido acima. Além do mais, o adesivo de dois componentes deve ser extremamente estável à luz.
Este objetivo é obtido pelo tema das reivindicações independen- tes.
Um adesivo de dois componentes da invenção para ligação de
materiais de madeira compreende um componente A contendo isocianato e um componente B contendo amina. Componente A aqui compreende um prepolímero terminado em isocianato ou mistura de prepolímero possuindo uma funcionalidade de isocianato de > 1,7, de preferência de 1,7 < fNco < 3, 15 mais preferivelmente na faixa de 2 a 3. Com preferência particular, o prepo- límero terminado em isocianato ou mistura de prepolímero é líquido ou pas- toso em temperatura ambiente (20°C), mas não-sólido. O conteúdo de isoci- anato do prepolímero é mais particularmente 6% a 33%, de preferência 8% a 25%, mais preferivelmente 12% a 18% em peso. Componente B compreen- 20 de pelo menos uma diamina e/ou poliamina, de preferência uma polieterdia- mina e/ou polieterpoliamina. Com preferência particular, componente B, mais particularmente a diamina e/ou poliamina, é líquido ou pastoso em tempera- tura ambiente (20°C), mas não-sólido. Com também preferência, componen- te B contém substancialmente nenhum grupo de hidroxila.
A invenção fornece, por conseguinte, um adesivo de dois com-
ponentes no qual a reticulação do prepolímero contendo isocianato de com- ponente A é realizada por meio de aminas que são fornecidas sistematica- mente em componente B. Isto resulta em uma pluralidade de vantagens quando comparado com a técnica anterior: (1.) Em comparação aos siste- 30 mas de poliuretano de um componente descritos acima, não há nenhuma necessidade primeiramente de gerar aminas por hidrólise de isocianato em excesso - ao invés, as aminas são fornecidas como tais, que massivamente acelera a reação. Os conteúdos de umidade dos substratos e/ou do ar são por esse motivo não-relevantes para o processo de ligação. Como um resul- tado, é também possível ligar substratos tais como vidro, metais, etc. sem problemas. A ausência de CO2 é também benéfica para a ligação, uma vez que não há nenhuma necessidade de pressão oposta e não há também ne- nhuma bolha para enfraquecer a coesão da junção. (2.) Em comparação aos sistemas de poliuretano de dois componentes descritos acima, é possível, se firmeza à Iuz é requerida, usar, apropriadamente, aminas exclusivamente alifáticas, que também resulta em reticulação que tende a ser mais rápida, com a formação de pontes de ureia. Em virtude da presente invenção, por esse motivo, sem uma perda de velocidade no sistema de reação, e ao in- vés, na verdade, com aceleração, torna-se possível omitir muito largamente - e de preferência completamente - aminas aromáticas, mais particularmente polímeros contendo aminobenzoato. No caso de processamento mecânico, é possível obter tempos de ciclo muito curtos em ligação. Além do mais, não há nenhuma necessidade na totalidade da presença de monoaminas. Sur- preendentemente, além disso, ceteris paribus, provavelmente por causa da estabilidade termodinâmica maior da ligação de ureia quando comparado com a ligação de uretano, aumentos na estabilidade térmica e resistência à água são obtidos.
Em modalidades particularmente preferidas, o prepolímero ter- minado em isocianato ou mistura de prepolímero em componente A é um prepolímero de poliuretano ou poliureia, onde apropriado como uma combi- nação com isocianatos adicionais, exemplos sendo di-isocianatos monomé- 25 ricos, isocianatos poliméricos, ou isocianatos monofuncionais. Onde apropri- ado, é também possível fazer totalmente sem a presença de prepolímeros e, ao invés, os correspondentes reagentes (di-isocianatos/poli-isocianatos por um lado e dióis/polióis e/ou diaminas/poliaminas por outro lado) para a gera- ção de um prepolímero podem estar presentes no componente A. Prepolí- 30 meros de poliuretano e/ou misturas de prepolímero de poliuretano são prefe- ridos no contexto da invenção: eles permitem a adesão eficaz, conhecida da técnica anterior acima discutida, de composições de poliuretano a materiais de madeira a serem utilizados mais adiante.
Prepolímeros de poliuretano ou poliureia adequados e sua pre- paração são conhecidos de per se à pessoa versada. Menção é feita em particular de:
5 ISOCIANATOS
Poli-isocianatos são essenciais para a preparação de poliureta- nos e poliureias. A fórmula empírica geral de poli-isocianatos é R-(NCO)n, com n > 2, e com R denotando um grupo aromático ou alifático. Poli- isocianatos que reagem com grupos de hidroxila formam poliuretanos; poli- isocianatos que reagem com grupos de amina formam poliureias.
Poli-isocianatos usados são de preferência di-isocianatos, com preferência particular selecionados do grupo consistindo em 4,4-metile- nobis(isocianato de fenila) (MDI); di-isocianato de tolileno (TDI); di-isocianato de m-xilileno (XDI); di-isocianato de hexametileno (HDI); metilenobis(di- 15 isocianato de 4-ciclo-hexila) (HDMI); 1,5-di-isocianato de naftaleno (NDI); di- isocianato de 3,3'-dimetil-4,4'-bifenila (TODI); 1,4-di-isocianatobenzeno (PP- Dl), 1,4-di-isocianato de fenila; di-isocianato de trimetil-hexametileno (TMDI); di-isocianato de isoforona (IPDI); di-isocianato de 1,4-ciclo-hexila (CHDI); 4,4'-di-isocianato de éter de difenila; di-isocianato de ρ,ρ'-difenila; di-isocia- 20 nato de Iisina (LDI); 1,3-bis(isocianatometil)ciclo-hexano; isocianato de poli- metilpolifenila (PMDI); e isômeros e/ou misturas dos mesmos.
Preferência particular é dada a misturas de MDI e poliMDI. Mis- turas de poli-isocianato de polifenila em ponte com metileno normalmente contêm cerca de 20 a cerca de 100 por cento em peso de isômeros de MDI 25 (tipicamente cerca de 20 a cerca de 95 por cento em peso do que são res- ponsáveis pelo isômero de 4,4'), o restante sendo formado por isocianatos de polimetilenopolifenila de funcionalidade elevada (tipicamente aproxima- damente entre 2,1 e 3,5) e peso molecular elevado. Misturas de isocianato deste tipo estão disponíveis comercialmente e/ou podem facilmente ser pre- 30 paradas de acordo com US 3.362.979.
Os isocianatos podem certamente ser usados na forma de ho- mólogos elevados, tais como em forma de isocianurato, carbodi-imida, alo- fanato, biureto ou uretidiona, por exemplo.
PREPOLÍMERQS Prepolímeros de poliuretano
Prepolímeros de poliuretano são preparados por reação de poli- óis com os isocianatos acima mencionados. Polióis adequados são familia- res à pessoa versada. No contexto da invenção eles tipicamente possuem um peso molecular de cerca de 500 a cerca de 6000 e/ou dois a quatro gru- pos de hidroxila. Polióis particularmente preferidos são poliésteres, poliéte- res, politioéteres, poliacetais e policarbonatos possuindo em cada caso dois a quatro grupos de hidroxila. Poliéteres preferidos no contexto da invenção são conhecidos de per se à pessoa versada e podem ser preparados, por exemplo, através de polimerização de epóxidos tais como óxido de etileno, óxido de propileno, óxido de butileno, tetra-hidrofurano, óxido de estireno ou epicloro-hidrina na presença de BF3, ou por adição de epóxidos, mais parti- cularmente de óxido de etileno ou óxido de propileno, a moléculas contendo hidrogênios reativos, tais como água, álcool ou aminas, por exemplo (exem- plos sendo peso molecular baixo de dióis, trióis ou tetraóis; 4,4'-di-hidro- xidifenilpropano; anilina; amônia; etanolamina; etilenodiamina). Polipropileno glicol e politetrametileno glicol (PTMG ou PTMEG) são presentemente prefe- ridos.
Em preparação de prepolímero, é também possível empregar extensores de cadeia que são conhecidos de per se, mais particularmente dióis/polióis de peso molecular baixo (tipicamente menos do que 400 g/mol). Menção pode ser feita em particular de etileno glicol, propileno glicol, butano 25 glicol, pentano glicol, hexano glicol, benzil glicol, xileno glicol, água, 1,4- butanodiol, 1,3-butanodiol, 2,3-dimetil-2,3-butanodiol, dipropileno glicol e tri- propileno glicol, dietileno glicol e trietileno glicol, N-N'-bis(2-hidro- xipropil)anilina (DHPA), 1,4-di(2-hidroxietil)hidroquinona (HQEE), dietanola- mina, trietanolamina, trimetilolpropano e glicerol.
Polialquenilpolióis, polieterpolióis ou poliesterpolióis ou poliester-
polieterpolióis mistos possuindo de preferência 2 ou 3 grupos terminais de hidroxila que podem ser reagidos com um excesso bem definido de isociana- tos para produzir prepolímeros de uretano terminado em NCO. Eles estão também disponíveis comercialmente, por exemplo por BAYER AG, por e- xemplo, sob os nomes de marca registrada comerciais Desmodur® E22 ou E23. Produtos destilados, onde a remoção do di-isocianato em excesso re- 5 sulta em ínco = 2, são também conhecidos e podem ser usados. Prepolímeros de poliureia
Prepolímeros de poliureia são preparados de maneira conven- cional por reação de poliaminas possuindo > 2 grupos de amina com um ex- cesso bem definido de compostos de isocianato difuncionais ou polifuncio- nais para produzir prepolímeros de ureia terminado em NCO.
No contexto da invenção, no entanto, prepolímeros de poliureia são menos preferidos do que prepolímeros de poliuretano, uma vez que eles tendem a gel em temperatura ambiente como um resultado da formação de ligações de hidrogênio.
AMINAS
Polieterpoliaminas
Como um componente de poliamina polimérica, é possível com preferência usar compostos possuindo uma funcionalidade de 2 a 4, com mais do que 50% dos átomos de hidrogênio ativo, mais particularmente, 20 sendo formados por aminas primárias ou secundárias. Menção pode ser fei- ta em particular do seguinte: polioxialquilenoaminas tais como, por exemplo, polioxipropileno-diaminas, polioxietilenodiaminas, diaminas de éter de polite- trametileno, polioxipropilenotriaminas, polioxietilenotriaminas (conhecidas sob a marca registrada Jeffamine® por Huntsman); e também, se compo- 25 nentes aromáticos são toleráveis para uma aplicação específica, o seguinte; di(p-aminobenzoato) de polietileno glicol; di(o-aminobenzoato) de polietileno glicol; di(m-aminobenzoato) de polietileno glicol; di(p-aminobenzoato) de po- Iitetrametileno glicol; di(o-aminobenzoato) de politetrametileno glicol, di(m- aminobenzoato) de politetrametileno glicol. Como poliaminas, é possível u- 30 sar poliéteres de óxido de óxido-polipropileno de polietileno, mais particular- mente aqueles possuindo uma funcionalidade de aproximadamente dois a aproximadamente três e/ou possuindo um peso molecular de aproximada- mente 200 g/mol a aproximadamente 6000 g/mol (descritos, por exemplo, em US 4.433.067). É também possível certamente usar misturas de poliéte- res terminados em amina no contexto da invenção.
Preferência é dada a uso de polioxialquilenodiaminas possuindo 5 um peso molecular médio na faixa de cerca de 150 g/mol a cerca de 7500 g/ mol, de preferência na faixa de cerca de 250 g/mol a cerca de 6000 g/mol. Aminas como extensores de cadeia
No contexto da invenção, é também possível usar extensores de cadeia amínicos, de preferência aqueles possuindo um peso molecular de tipicamente menos do que 400 g/mol. Menção pode ser feita em particular de diaminas alifáticas, tal como descrito por exemplo em US 4.246.363 e US 4.269.945. Adicionalmente, uma diamina alifática de extensão de cadeia po- de ser selecionada do grupo consistindo em etilenodiamina; neopentanodi- amina; 1, 2-e 1, 3-propanodiamina; 1,6-hexametilenodiamina; 1,8-octameti- lenodiamina; 1,12-dodeca-metilenodiamina; ciclo-hexildiamina; 4,4'-bis(para- aminociclo-hexil)metano; 2,2'-dimetil-4,4,-metilenobis(ciclo-hexilamina) (di- metildiciclano); isoforonadiamina; 4,7-dioxadecano-1,10-diamina; 4,7,10-trio- xadecano-1,13-diamina, tetrametiletilenodiamina; pentametildietilenotriami- na; dimetilciclo-hexilamina; tetrametil-1,3-butanodiamina; pentametildipropi- lenotriamina; diamina de bis(dimetilaminoetila eter)trietileno glicol; 4,4'- metilenobis(2-etil-6-metilciclo-hexilamina) (M-MECA); 4,4'-metilenobis(2,6- dietila ciclo-hexilamina) (MDECA); 4,4'-bis(sec-butilamino)diciclo-hexilme- tano (disponível comercialmente como Clearlink® 1000) e monômeros des- tes; 3,3'-dimetil-4,4' -bis(sec-butilamino)diciclo-hexilmetano (disponível co- mercialmente como Clearlink® 3000) e monômeros dos mesmos; N1N'- di- isopropilisoforonadiamina (disponível comercialmente como Jefflink® 754); aminas de ácido aspartâmico tal como, por exemplo, Ν,Ν'-dietila maleato-2- metilpentametilenodiamina (disponível comercialmente como Desmophen® NH-1220), maleato-aminodiciclo-hexilmetano de Ν,Ν'-dietila (disponível co- mercialmente como Desmophen® NH-1420), e maleato-aminodimetildiciclo- hexilmetano de Ν,Ν'-dietila (disponível comercialmente como Desmophen® NH-1520). Diaminas aromáticas também (tal como descrito por exemplo em US 4.659.747) podem ser usadas como extensores de cadeia no contexto da invenção, sujeitas à condição das exigências de estabilidade à Iuz acima mencionadas para certas aplicações. O seguinte pode ser mencionado es- 5 pecificamente: dimetilbenzilamina; dietilbenzilamina; 1,2-dimetilimidazol; 2- metilimidazol; 1,2-, 1,3- ou 1,4-bis(sec-butilamino)benzeno (disponível comer- cialmente como Unilink® 4100); 4,4'-bis(sec-butilamino)difenilmetano (dispo- nível comercialmente como Unilink® 4200); di(p-aminobenzoato) de trimeti- Ieno glicol (disponível comercialmente como Versalink 740M); di(o-ami- 10 nobenzoato) de trimetileno glicol; di(m-aminobenzoato) de trimetileno glicol; di(p-aminobenzoato) de polietileno glicol; di(o-aminobenzoato) de polietileno glicol; di(m-aminobenzoato) de polietileno glicol; di(p-aminobenzoato) de po- litetrametileno glicol; di(o-aminobenzoato) de politetrametileno glicol; di(m- aminobenzoato) de politetrametileno glicol; diaminas aromáticas tais como, 15 por exemplo, 3,5-dietil-2,4-toluenodiamina e 3,5-dietil-2,6-toluenodiamina (disponível comercialmente como Ethacure® 100) e 3,5-dimetiltio-2,4-tolue- nodiamina e 3,5-dimetiltio-2,6-toluenodiamina (disponível comercialmente como Ethacure® 300); 4,4'-metilenobis(2-cloroanilina); dietilenotriaminas; trietilenotetraminas; tetraetilenopentamina; metilenodianilina (MDA); m-feni- 20 leno-diamina; dietiltoluenodiamina; 4,4'-metilenobis(3-cloro-2,6-dietilbenzila- mina) (MCDEA); dietiltoluenodiaminas (DETDA); 4,4'-metilenobis(2-etil-6- metilanilinas) (NMMEA); 4,4'-metilenobis(2,6-dietilanilina) (MDEA); 4,4'-meti- lenobis(2-isopropil-6-metilanilina) (MMIPA); 4,4'-bis(sec-butilamino)difenilme- tanos; fenilenodiaminas; metilenobis-orto-cloroanilina (MBOCA); 4,4-metile- 25 nobis(2-metilanilina) (MMA); 4,4'-metilenobis(2-cloro-6-etilanilina) (MCEA); 1,2-bis(2-aminofeniltio)etano; N,N'-dialquil-p-fenilenodiamina; 4,4’-metileno- bis (2,6-di-isopropilanilina) (MDIPA); e dimetiltiotoluenodiamina (isômeros de 2,4 e 2,6) (DMTDA); éster de isobutila de ácido 4-cloro-3,5-diaminobenzoico (CDABE), e misturas dos mesmos.
A relação de mistura dos extensores de cadeia acima mencio-
nados com as poliaminas pode facilmente ser harmonizada em testes de rotina pelo trabalhador versado à desejada proporção de segmentos duros e segmentos macios. Neste caso, consideração deveria ser tomada das exi- gências técnicas costumeiras no que diz respeito à miscibilidade dos com- ponentes.
As poliaminas primárias acima mencionadas podem ser modifi- 5 cadas também no contexto da invenção de uma maneira que é costumeiro na técnica, tal como, por exemplo, com epóxidos (US 6.723.821), com acrila- tos (por meio de uma adição de Michael, tal como descrito, por exemplo, em US 5.359.123 e US 5.192.814), ou então com alcoxissilanos (de preferência com aminossilanos, tal como descrito, por exemplo, em WO 02059224), e 10 também com isocianatossilanos, epoxissilanos ou acrilatossilanos.
Por meio da incorporação dos compostos de alcoxissilila no componente de isocianato e/ou componente de amina, é possível obter es- tes adesivos de poliureia de 2K com um perfil melhorado de propriedades em termos de adesão, resistência á água ou resistência á ácido.
Aminas particularmente preferidas em componente B são polio-
xipropilenodiaminas, de preferência aquelas possuindo um peso molecular médio de cerca de 2000 g/mol (disponível comercialmente, por exemplo, sob a marca registrada Jeffamine® D-2000 de acordo com CAS 9046-10-0; Huntsman Corporation, Houston, Texas); polietertriaminas ramificadas pri- 20 márias, de preferência possuindo um peso molecular médio de cerca de 5000 g/mol (disponível comercialmente, por exemplo, sob a marca registrada Jeffamine® T-5000 de acordo com CAS 64852-22-8; Huntsman Corporation, Houston, Texas (USA)); diaminas mais particularmente aromáticas substituí- das tais como, por exemplo, dietiltoluenodiamina (disponível comercialmente 25 sob a marca registrada Agente de cura DT ou Agente de cura VP LS 2214; Bayer AG, Leverkusen (DE)) ou Ν,Ν'-dialquilaminodifenilmetano (disponível comercialmente sob a marca registrada Unilink® 4200 Diamine; UOP GmbH, Erkrath (DE)).
A funcionalidade dos prepolímeros terminados em NCO, mais particularmente dos prepolímeros de uretano, é > 1,7, de preferência 1,7 < ínco < 3, mais preferivelmente na faixa de 2 a 3. Funcionalidades > 2 são ex- plicadas não apenas por isocianatos livres adicionalmente presentes mas também por grupos de alofanato, que podem chegar próximo por meio de reação de grupos de uretano com unidades de NCO adicionais; prepolíme- ros deste tipo são por esse motivo frequentemente referidos na técnica como "quasi-prepolímeros". No curso da reação adicional de componente B1 gru- 5 pos de alofanato em componente A são clivados novamente em um uretano e isocianato livre.
Em modalidades preferidas, a relação estequiométrica de grupos de isocianato em componente A para grupos de amina em componente B é cerca de 0,5 a cerca de 2, de preferência cerca de 0,9 a cerca de 1,2, mais preferivelmente cerca de 1.
A título da seleção e, onde apropriado, combinação de diaminas ou poliaminas diferentes é facilmente possível para a pessoa versada, em testes de rotina, ajustar propriedades chave do adesivo de dois componen- tes exclusivamente a título de componente B, tal como, por exemplo, a elas- 15 ticidade, resistência à água, taxa de reação, etc.; componente A, em con- traste, pode ser retido, o que permite considerável flexibilidade tanto do pon- to de vista de produção, para o fabricante, quanto em condição também, pa- ra o usuário (sistema com componentes B diferentes; vide abaixo).
As composições da invenção podem certamente compreender os aditivos adicionais costumeiros na técnica, do tipo geralmente costumeiro na indústria de poliuretano/poliureia. Por exemplo: plastificantes, exemplos sendo ésteres de ácidos carboxílicos orgânicos ou seus anidridos, ftalatos tais como ftalato de dioctila ou ftalato de di-isodecila, por exemplo, adipatos, tais como adipato de dioctila, por exemplo, sebacatos, ésteres fosfóricos e sulfônicos orgânicos, polibutenos e outros compostos que não reagem com isocianatos; solventes; cargas orgânicas e inorgânicas, tais como, por e- xemplo, carbonatos de cálcio moídos ou precipitados, que se apropriado e- ram revestidos com estearatos, ou negros-de-fumo, caulins, aluminas, sílicas e pós de PVC; fibras, feitas de polietileno ou de poliamida, por exemplo; pigmentos; modificadores de reologia tais como, por exemplo, espessantes, exemplos sendo compostos de ureia, ceras poliamida, bentonitas ou sílicas fumadas; promotores de adesão, mais particularmente silanos tais como vi- nilsilanos, isocianatossilanos no componente de isocianato e aminossilanos, reagidos com aldeídos para formar aldiminossilanos, no componente de a- mina; secativos tais como, por exemplo, isocianato de p-tosila e outros mo- noisocianatos reativos, viniltrimetóxi-silano, ésteres ortofórmicos, óxido de 5 cálcio ou peneiras moleculares (por exemplo, zeólitos); estabilizantes de ra- diação de calor, Iuz e UV; retardantes de chama; substâncias tensoativas tais como, por exemplo, agentes umectantes, agentes de controle de fluxo, desvolatizantes ou desespumantes; fungicidas ou inibidores de crescimento fúngico; e também outras substâncias comumente empregadas na indústria 10 de poliuretano.
Com relação a tais aditivos, referência é feita a Polyurethane Handbook 2a Edição, Glinter Oertel (Editor), Hanser Publishers Munich 1994, páginas 98 a 128, cujo conteúdo de descrição com relação a aditivos co- muns na técnica é por meio deste incluído através de referência como parte do conteúdo de descrição da presente invenção.
Com adesivos de dois componentes acima mencionados, é facilmente possível alcançar várias especificações-padrões em construção de madeira como, por exemplo, no contexto do processamento de faia; por exemplo:uma força de ligação Cl a DIN EN 12765 (junção de ajuste preciso) de >
10N/mm2, de preferência de > 12N/mm2; e/ou uma força de ligação Cl a DIN EN 12765 (junção de 0,5mm) de > 7,5N/mm2, de preferência de > 9N/mm2; e/ou uma resistência à água C3 (seqüência 3 de condicionamen- to) a DIN EN 12765 Gunção de ajuste preciso) de > 4N/mm2,
de preferência de > 5N/mm2; e/ou
uma resistência à água C3 a DIN EN 12765 (junção de
0,5mm) de > 3N/mm2, de preferência de > 4N/mm2; e/ou uma resistência a calor a DIN EN 14257 (junção de ajuste preciso) de > 7N/mm2, de preferência de > 9N/mm2.
A invenção também refere-se a um método de ligação de mate- riais de madeira, mais particularmente em construção de madeira estrutural, compreendendo aplicação de um adesivo de dois componentes acima des- crito a pelo menos um dos substratos a ser ligado. Substratos adicionais a- dequados incluem primariamente o seguinte: metais, vidro, cerâmica, plásti- cos, tecidos. Com vantagem particular, é possível usar as composições da invenção para ligar vidro, tal como estabelecido acima, uma vez que quando constituintes aromáticos não são usados muito em grande quantidade, e mais particularmente não na totalidade, é possível obter firmeza à Iuz exce- lente, com aceleração adicional da reação quando comparado com sistemas de poliuretano conhecidos.
Um aspecto adicional da presente invenção refere-se a um mé- todo de produção de um adesivo de dois componentes compreendendo um componente A contendo isocianato e um componente B contendo amina,
componente A compreendendo um prepolímero terminado em isocianato possuindo uma funcionalidade de isocianato de > 1,7, de preferência de 1,7 < ínco < 3, mais preferivel- mente na faixa de 2 a 3; e
componente B compreendendo pelo menos uma diamina e/ou poliamina, de preferência uma polieterdiamina e/ou po- lieterpoliamina,
e onde a razão estequiométrica de grupos de isocianato em componente A para grupos de amina em componente B é determinada a cerca de 0,5 a cerca de 2, de preferência cerca de 0,9 a cerca de 1,2, mais preferivelmente cerca de 1.
A invenção, por conseguinte, refere-se em um aspecto adicional ao uso de um componente A contendo isocianato e um componente B con- tendo amina,
componente A, compreendendo um prepolímero terminado em isocianato possuindo pelo menos dois grupos de isocia- nato, em particular um prepolímero de poliuretano; e componente B compreendendo pelo menos uma diamina e/ou poliamina, de preferência uma polieterdiamina e/ou po- lieterpoliamina, como um adesivo de dois componentes mais particularmente para a ligação de materiais de madeira. Nenhum dos tais usos para estes dois componen- tes foi até agora proposto na técnica; as propriedades vantajosas surpreen- dentes no contexto de seu uso como um adesivo de dois componentes, mais particularmente na ligação de materiais de madeira, foram descritas acima.
A invenção também refere-se a uma montagem de componen- tes, mais particularmente membros de construção para construção de ma- deira estrutural, a montagem tendo sido produzida substancialmente por meio de um adesivo de dois componentes tal como descrito acima.
- Além disso, em um aspecto adicional, a invenção refere-se a um sistema para a condição individualizada de um adesivo de dois componentes mais particularmente para a ligação de materiais de madeira, compreendendopelo menos um com- ponente A, compreendendo um prepolímero terminado em isocianato (ou uma mistura de prepolímeros) possuindo uma funcionalidade de isocianato de > 1,7, de preferência de 1,7 < ínco < 3, mais preferivelmente na faixa de 2 a 3; e pelo menos dois componentes B alternativos, cada um com- preendendo pelo menos uma diamina e/ou poliamina diferen- te, de preferência uma polieterdiamina e/ou polieterpoliami- na.
Por meio de um tal sistema (no sentido de uma condição orde- nada para uso comum (kit de partes)) é possível para um adesivo de dois componentes da invenção ser fornecido de um modo individualizado, sur- preendentemente simplesmente e flexivelmente, exclusivamente por meio do componente B a ser escolhido na parte do usuário de uma maneira específi- ca à aplicação.
A invenção é elucidada em maior detalhe abaixo com referência a exemplos de trabalho, sem o tema da invenção sendo restrito a estas mo- dalidades.
Como componente A, Desmodur® E23 por Bayer AG (Leverku- sen, DE) foi usado. Nas composições descritas em maiores detalhes abaixo, as se- guintes misturas foram usadas como componentes B (viscosidade, Brookfield, 20°C: aproximadamente 250 mPa*s):
Código de identificação: M 3 M 320 M323 Jeffamine D-2000 21,25 21,25 21,25 Jeffamine T-5000 3,75 3,75 3,75 Unilink 4200 75 65 70 Agente de cura DT - 10 5 Total 100,00 100,00 100,00 (Todas as figuras em g)
Os seguintes adesivos de dois componentes foram produzidos:
Exemplo 1:
Desmodur® E23 + M3
Relação de mistura: (Vol.) 100 : 74,2,
(P.) 100:65,7 Potlife de 20 g da mistura no laboratório: 2 min
Potlife com mistura mecânica: 1 min 15 seg
Exemplo 2:
Desmodur® E23 + M323
Relação de mistura: (Vol.) 100 : 71,0,
(P.) 100: 62,8
Potlife de 20 g da mistura no laboratório: 1 min 05 seg Potlife com mistura mecânica: 30 a 35 seg
Exemplo 3:
Desmodur® E23 + M320 Relação de mistura: (Vol.) 100 : 67,9,
(P.) 100 : 60,1 Potlife de 20g da mistura no laboratório: 1 min Potlife com mistura mecânica: 20 a 25 seg
As seguintes ligações (faia) foram implementadas usando os adesivos de dois componentes acima mencionados e em seguida analisa- das: Ex. 1 Ex. 2 Ex. 3 Cl EN 12765 (Alvo >10 N/mm2) 12,7 N/mm2 13,1 N/m2 11,6 N/mm2 aiuste Dreciso valor na quebra 100% MF 100% MF 100% MF aspecto na quebra 8,8 N/mm2 9,2 N/mm2 Não 0.5 mm de iuncão valor na quebra 100% MF 100% MF determinado aspecto na quebra C3 EN 12765 (Alvo > 4 N/mm2) 4,6 N/mm2 4,4 N/m2 3,8 N/mm2 aiuste Dreciso valor na quebra 100% MF 100% MF 100% MF aspecto na quebra 5,42 N/mm2 2,96 N/mm2 Não 0.5 mm de iuncão valor na quebra 100% MF 100% MF determinado aspecto na quebra EN 14257 (Alvo > 7 N/mm2) 8,3 N/mm2 9,2 N/mm2 9,0 N/mm2 1 h em 80°C valor na quebra 95% AF 40% AF 70% AF aspecto na quebra 5% MF 60% MF 30% MF Armazenagem a frio 11,2 N/mm2 12,1 N/mm2 12,0 N/mm2 24h em 20°C, gelado quebrado 95% MF 85% MF 100% MF valor na quebra 5% CF 15% AF aspecto na quebra HDF-HDF Cl EN 12765 3,6 N/mm2 3,9 N/mm2 Não Aiuste Dreciso valor na quebra 100% MF 100% MF determinado aspecto na quebra Chave:
placa de fibra de alta densidade (Pavatex Homadur, ambos os lados lixados de 5 mm não tratados);
DIN EN 14257, versão de setembro de 2006;
DIN EN 12765, versão de setembro de 2001; fratura em material; fratura coesiva da camada adesiva; fratura adesiva entre adesivo e substrato.
Os adesivos de dois componentes da invenção exibem excelen- tes propriedades adesivas não apenas na madeira. Em vidro e alumínio, também, forças elevadas são obtidas, tal como mostrado pelos seguintes exemplos:
Código de identificação: M16 M16b M6 M7 Jeffamine D-2000 21,25 11,58 21,25 12,50 Jeffamine T-5000 3,75 12,50 Unilink 4200 37,50 20,44 37,50 75,00 Agente de cura DT 37,50 20,44 37,50 Jeffamine T-403 3,75 2,04 Aerosil R 202 0,50 Siliporite SA 1720 5,00 Milicarb 40,00 HDF:
EN 14257: EN 12765: MF:
CF:
AF:
onde (a não ser que já indicado anteriormente acima): Desmodur® E 305: prepolímero de NCO largamente linear com base em
di-isocianato de hexametileno e um diol de éter,
Bayer;
Jeffamine® T-403: polioxipropilenotriamina (CAS 39423-51-3),
Huntsman;
Aerosil® R 202: dióxido de silício hidrofóbico sintético,
Degussa;
Siliporite® SA1720: peneira molecular (aluminossilicato de metal de álcali e
metal alcalino terroso; zeólito do tipo A),
CECA1GrupoArkema;
Milicarb®-OG: CaC03 muito fino e facilmente dispersível natural em
forma de pó, preparado de um Iimestone branco puro, Omya AG
Comp. A Desmodur Desmodur Desmodur Desmodur E305 E305 E305 E23 Comp. B M 16 M 16b M 6 M 7 Relação de mistura em peso 40:39,20 41:11,80 40:40,50 41:06,10 Relação de mistura em peso 40:42,70 41:18,30 40:44,10 41:14,70 Potlife aprox. aprox. aprox. aprox. 2 min 30 2 min 25 2 min 2 min 30 Força de cisalhamento de tensão 12,8; AF 18,2; 30% CF 11,8; AF 7,9; AF Al 21d Força de cisalhamento de tensão >6; MF 5,1; AF >6; MF >6; MF Vidro 21 d Força de cisalhamento de tensão 13,2; 75% 10,3; 100% 12,7; 70% 12,6; 60% Madeira 21 d de W de W de W de W Dados de força em MPa W: Quebra em madeira
Equipamento de teste: Máquina de teste de tensão Instron 5567; taxa de separação pela garra de 50 mm/minuto.
Estes testes mostram que a visão comum de que ligações ade- sivas suficientemente robustas não podem ser produzidas usando adesivos 20 que reagem extremamente rapidamente não é correta. Surpreendentemente, os padrões relevantes são alcançados - e, em alguns casos, significante- mente excedidos -pelos adesivos de dois componentes da invenção.

Claims (10)

1. Adesivo de dois componentes para ligação de materiais de madeira, compreendendo um componente A contendo isocianato e um com- ponente B contendo amina, componente A compreendendo um prepolímero terminado em isocianato possuindo uma funcionalidade de isocianato de > 1,7, de preferência de 1,7 < fNco < 3, mais preferivel- mente na faixa de 2 a 3; e componente B compreendendo pelo menos uma diamina e/ou poliamina, de preferência uma polieterdiamina e/ou po- lieterpoliamina.
2. Adesivo de dois componentes de acordo com a reivindicação1, caracterizado pelo fato de que o prepolímero terminado em isocianato em componente A é um prepolímero de poliuretano.
3. Adesivo de dois componentes de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2 caracterizado pelo fato de que a razão estequiomé- trica de grupos de isocianato em componente A para grupos de amina em componente B é cerca de 0,5 a cerca de 2, de preferência cerca de 0,9 a cerca de 1,2, mais preferivelmente cerca de 1.
4. Adesivo de dois componentes de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, também compreendendo um ou mais aditivos cos- tumeiros na indústria de poliuretano e/ou poliureia, de preferência seleciona- dos do grupo consistindo em plastificantes; solventes; cargas orgânicas e inorgânicas; fibras; pigmentos; modificadores de reologia; secativos; estabili- zantes de radiação de calor, Iuz e UV; retardantes de chama; agentes umec- tantes; agentes de controle de fluxo; desvolatilizantes; desespumantes; fun- gicidas ou inibidores de crescimento fúngico; e misturas dos mesmos.
5. Adesivo de dois componentes de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que, no contexto da jun- ção de madeira, mais particularmente faia, é possível obter uma força de ligação Cl a DIN EN 12765 (junção de ajuste preciso) de > 10N/mm2, de preferência de > 12N/mm2; e/ou uma força de ligação Cl a DIN EN 12765 (junção de 0,5mm) de > 7,5N/mm2, de preferência de > 9N/mm2; e/ou uma resistência à água C3 (seqüência 3 de condicionamen- to) a DIN EN 12765 (junção de ajuste preciso) de > 4N/mm2, de preferência de > 5N/mm2; e/ou - uma resistência à água C3 a DIN EN 12765 (junção de0,5mm) de >3N/mm2, de preferência de > 4N/mm2; e/ou uma resistência a calor a DIN EN 14257 (junção de ajuste preciso) de > 7N/mm2, de preferência de > 9N/mm2.
6. Método de ligação de materiais de madeira, mais particularmente em construção de madeira estrutural, compreendendo a aplicação de um adesi- vo de dois componentes como definido em qualquer uma das reivindicações1 a 5 a pelo menos um dos substratos a serem ligados.
7. Método de produção de um adesivo de dois componentes compreendendo um componente A contendo isocianato e um componente B contendo amina, componente A compreendendo um prepolímero terminado em isocianato possuindo uma funcionalidade de isocianato de > 1,7, de preferência de 1,7 < ínco < 3, mais preferivel- mente na faixa de 2 a 3; e - componente B compreendendo pelo menos uma diamina e/ou poliam ina, de preferência uma polieterdiamina e/ou po- lieterpoliamina, caracterizado pelo fato de que a razão estequiométrica de grupos de isocia- nato em componente A para grupos de amina em componente B é determi- nada a cerca de 0,5 a cerca de 2, de preferência cerca de 0,9 a cerca de 1,2, mais preferivelmente cerca de 1.
8. Uso de um componente A contendo isocianato e um compo- nente B contendo amina, - componente A compreendendo um prepolímero terminado em isocianato possuindo pelo menos dois grupos de isocia- nato; e componente B compreendendo pelo menos uma diamina e/ou poliamina, de preferência uma polieterdiamina e/ou po- lieterpoliamina, como um adesivo de dois componentes para ligação de materiais de madei- ra, metais, vidro, cerâmicas, plásticos, tecidos, de preferência materiais de madeira.
9. Interconexão de componentes, mais particularmente membros de construção para construção de madeira estrutural, a interconexão tendo sido produzida substancialmente por meio de um adesivo de dois compo- nentes como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5.
10. Sistema para a condição individualizada de um adesivo de dois componentes mais particularmente para a ligação de materiais de ma- deira, compreendendo pelo menos um componente A1 compreendendo um prepolí- mero terminado em isocianato possuindo uma funcionalidade de isocianato de > 1,7, de preferência de 1,7 < ínco < 3, mais preferivelmente na faixa de 2 a 3; e pelo menos dois componentes B alternativos, cada um com- preendendo pelo menos uma diamina e/ou poliamina diferen- te, de preferência uma polieterdiamina e/ou polieterpoliami-
BRPI0807170-5A 2007-02-06 2008-02-05 Adesivo de dois componentes, seu método de produção. método para ligação de materiais de madeira, uso de um componente a contendo isocianato e um componente contendo amina, interconexão de componentes, e sistema para condição individualizada BRPI0807170B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07101841A EP1958975B1 (de) 2007-02-06 2007-02-06 Zwei-Komponenten Klebstoff
EP07101841.0 2007-02-06
PCT/EP2008/051381 WO2008095915A1 (en) 2007-02-06 2008-02-05 Two-component adhesive

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0807170A2 true BRPI0807170A2 (pt) 2014-05-20
BRPI0807170B1 BRPI0807170B1 (pt) 2019-04-09

Family

ID=38226551

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0807170-5A BRPI0807170B1 (pt) 2007-02-06 2008-02-05 Adesivo de dois componentes, seu método de produção. método para ligação de materiais de madeira, uso de um componente a contendo isocianato e um componente contendo amina, interconexão de componentes, e sistema para condição individualizada

Country Status (11)

Country Link
US (1) US20100108260A1 (pt)
EP (1) EP1958975B1 (pt)
JP (1) JP5392846B2 (pt)
CN (1) CN101657481B (pt)
AT (1) ATE517134T1 (pt)
AU (1) AU2008212895B2 (pt)
BR (1) BRPI0807170B1 (pt)
CA (1) CA2677156A1 (pt)
PL (1) PL1958975T3 (pt)
RU (1) RU2454435C2 (pt)
WO (1) WO2008095915A1 (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8686060B2 (en) 2009-08-03 2014-04-01 Morgan Adhesives Company Adhesive compositions for easy application and improved durability
EP2365011A1 (de) * 2010-03-02 2011-09-14 Sika Technology AG Aminogruppen - terminierter Schlagzähigkeitsmodifikator und dessen Verwendungen in Epoxidharzzusammensetzungen
DE102010019504A1 (de) 2010-05-06 2011-11-10 Bayer Materialscience Ag Polyisocyanatprepolymere und deren Verwendung
ES2882129T3 (es) * 2010-05-07 2021-12-01 Knauf Insulation Aglutinantes de poliamina e hidrato de carbono y materiales fabricados con los mismos
EP2589478A1 (de) 2011-11-07 2013-05-08 nolax AG Verfahren zur In-Situ-Herstellung eines Befestigungselements
EP2602109A3 (de) 2011-12-06 2013-07-10 Alporit AG Styrolpolymerschaumstoff-Verbundkörper
US9708516B2 (en) * 2012-06-26 2017-07-18 Dow Global Technologies Llc Polyurethane adhesives containing alkyl-substituted 4,4′-di(aminocyclohexyl)alkanes, 2,4′-di(aminocyclohexyl)alkanes and/or 2,2′-di(aminocyclohexyl)amines
EP2871194B1 (de) 2013-11-12 2016-08-03 nolax AG Zwei-Komponenten-Klebstoff
JP6634027B2 (ja) * 2014-05-08 2020-01-22 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー ガラスを接合するのに有用な水分硬化性ポリウレタン接着剤組成物の硬化の促進
EP3078799A1 (de) * 2015-04-08 2016-10-12 nolax AG Verfahren zur herstellung von verklotzungen von fenstern
TWI791434B (zh) * 2016-05-10 2023-02-11 美商陶氏全球科技有限責任公司 包括胺起始多元醇的雙組分無溶劑黏著劑組合物
CN109219626A (zh) * 2016-06-03 2019-01-15 巴斯夫欧洲公司 具有n个2-氧代-1,3-二氧戊环-4-甲酰胺单元的化合物在双组分粘合剂中的用途
MX2019000367A (es) * 2016-07-11 2019-06-24 Dow Global Technologies Llc Composiciones adhesivas de dos componentes y métodos para realizar las mismas.
JP6951411B2 (ja) * 2016-07-11 2021-10-20 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー 二成分接着剤組成物およびその製造方法
FR3053977B1 (fr) * 2016-07-12 2018-08-03 Bostik Sa Composition adhesive bicomposante a base de polyurethane
EP3275645A1 (de) * 2016-07-25 2018-01-31 nolax AG Sandwichbauteil, verfahren für die herstellung eines sandwichbauteils und verwendung eines sandwichbauteils
EP3309342A1 (de) * 2016-10-11 2018-04-18 nolax AG Verfahren zur herstellung von verklotzungen und applikationsvorrichtung
CN108865038B (zh) * 2017-05-16 2020-05-08 万华化学集团股份有限公司 异氰酸酯基木质材料粘合剂及其应用方法
EP3415772B1 (de) 2017-06-12 2023-11-29 Nolax AG Verfahren zum verbinden eines anbauteils mit einem sandwichbauteil, verwendung einer polymerzusammensetzung und verbundbauteil
PL3415567T3 (pl) 2017-06-12 2020-09-21 Nolax Ag Element konstrukcyjny, sposób wytwarzania elementu konstrukcyjnego, zestaw oraz sposób łączenia elementów konstrukcyjnych
CN107779157B (zh) * 2017-11-08 2020-08-25 贵州省化工研究院 一种常温快速湿固化木材胶粘剂及其制备方法和应用
RU2663779C1 (ru) * 2017-11-29 2018-08-09 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Российский экономический университет имени Г.В. Плеханова" (ФГБОУ ВО "РЭУ им. Г.В. Плеханова") Полиуретановая клеевая композиция
CN111448236B (zh) * 2017-12-27 2022-10-11 陶氏环球技术有限责任公司 用于黏附到金属和/或金属化基材的双组分无溶剂黏合剂组合物
AR117147A1 (es) * 2018-11-28 2021-07-14 Dow Global Technologies Llc Proceso para formar un laminado con adhesivo sin solvente
JP2023507645A (ja) * 2019-12-19 2023-02-24 ケメタル ゲゼルシャフト ミット ベシュレンクテル ハフツング 燃料タンク外部用シーラントとしてのポリウレアコーティングシステム
EP4107202A1 (en) * 2020-02-18 2022-12-28 DDP Specialty Electronic Materials US, LLC Polyurethane adhesive for bonding crosslinked rubber
JP6904455B1 (ja) * 2020-03-27 2021-07-14 横浜ゴム株式会社 2液硬化型接着剤組成物
CN114479744A (zh) * 2021-12-31 2022-05-13 广州市昌鹏实业有限公司 一种双组分油性光学压敏胶的研制

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3362979A (en) * 1964-01-02 1968-01-09 Jefferson Chem Co Inc Mixtures of methylene-bridged polyphenyl polyisocyanates
US4728710A (en) * 1986-11-28 1988-03-01 Ashland Oil, Inc. Sag resistant urethane adhesives with improved antifoaming property
US4743672A (en) * 1987-02-26 1988-05-10 Ashland Oil, Inc. Sag resistant, two component urethane adhesives
US5171818A (en) * 1990-03-23 1992-12-15 Bruce Wilson Sprayable aliphatic polyurea-polyurethane coating compositions and methods
EP0499206B1 (en) * 1991-02-12 1997-07-02 Nippon Paint Co., Ltd. Polyamine compositions containing secondary amine functions
JP2592724B2 (ja) * 1991-04-30 1997-03-19 日本ペイント株式会社 反応射出成形用ポリウレア樹脂組成物
US5584958A (en) * 1992-08-04 1996-12-17 Imperial Chemical Industries Plc Polyisocyanate adhesive and sealant systems
DE4337236A1 (de) * 1993-10-30 1995-05-04 Huels Chemische Werke Ag Kalthärtende, lösungsmittelarme oder lösungsmittelfreie 2K-Polyurethan-Polyharnstoff-Massen
US6187892B1 (en) * 1995-06-07 2001-02-13 Bayer Corporation Method of making a coated substrate with polyurethane/urea contact adhesive formulations and the coated substrate by this method
US5895806A (en) * 1996-05-06 1999-04-20 Uniroyal Chemical Company, Inc. Polyurethane composition useful for coating cylindrical parts
WO2002068131A1 (en) * 2001-02-17 2002-09-06 Hehr International Inc. Polyamine-epoxide adduct and polyurea prepared therefrom
RU2004125174A (ru) * 2002-01-18 2006-01-27 Зика Текнолоджи Аг (Ch) Двухкомпонентная полиуретановая композиция с высокой начальной прочностью
EP1329469A1 (de) * 2002-01-18 2003-07-23 Sika Schweiz AG Polyurethanzusammensetzung
DE60302141T2 (de) * 2003-07-11 2006-08-03 Siegwerk Benelux Nv Polyurethanharz für weisse Tinten

Also Published As

Publication number Publication date
US20100108260A1 (en) 2010-05-06
ATE517134T1 (de) 2011-08-15
CN101657481A (zh) 2010-02-24
BRPI0807170B1 (pt) 2019-04-09
JP5392846B2 (ja) 2014-01-22
EP1958975B1 (de) 2011-07-20
JP2010518212A (ja) 2010-05-27
WO2008095915A1 (en) 2008-08-14
EP1958975A1 (de) 2008-08-20
CN101657481B (zh) 2013-01-09
RU2009133281A (ru) 2011-03-20
CA2677156A1 (en) 2008-08-14
AU2008212895A1 (en) 2008-08-14
PL1958975T3 (pl) 2011-12-30
AU2008212895B2 (en) 2012-12-20
RU2454435C2 (ru) 2012-06-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0807170A2 (pt) Adesivo de dois componentes
JP6436991B2 (ja) 二成分接着剤
ES2276044T3 (es) Pegamento de poliuretano de un solo componente de color neutro.
US10428251B2 (en) Two-part polyurethane adhesives made using isocyanate-terminated quasi-prepolymers based on poly(butylene oxide)
JP5563482B2 (ja) 無溶媒接着剤に有用な液状ポリウレタンプレポリマー
RU2671849C2 (ru) Жидкость для ремонта конвейерных лент
BRPI0808552A2 (pt) Adesivo com base em poli-isocianato, mistura de reação para preparar o mesmo, e, uso do adesivo com base em poli-isocianato.
KR101475951B1 (ko) 실내 및 실외 설비용 상온 경화성 표면 마감재
CN110172325A (zh) 一种适用于复合地板的无溶剂型双组分聚氨酯胶黏剂
ES2361978T3 (es) Adhesivos para madera a base de prepolímeros terminados en isocianato.
ES2354389T3 (es) Adhesivos y sellantes que endurecen con humedad.
JP5578061B2 (ja) ポリウレア(ウレタン)システム用鎖延長剤
US8003552B2 (en) Polyaspartic polyurethene applications in composite industry
JP2020506256A (ja) 織物用の低溶剤コーティング系
Palaniandy et al. Raw materials, properties, and structure of polyurea
JP2010077326A (ja) 接着剤組成物及び積層体
WO2019038722A1 (en) POLYUREA COMPOSITION COMPRISING A WATER SENSOR AND A HYDROXYL COMPONENT AND METHOD
Czech et al. Pressure-sensitive adhesives based on polyurethanes
CA2640325A1 (en) Moisture cure adhesive for bonding structural wood
TW200720391A (en) Adhesive composition, adhesive sheet, and applications thereof
KR20120033482A (ko) 파이프 라이닝용 속경화성 폴리우레아우레탄 조성물

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/04/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/04/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS