BRPI0806310A2 - conjunto de eixo de direção do veìculo, trator e conjunto da junta de direção do veìculo - Google Patents

conjunto de eixo de direção do veìculo, trator e conjunto da junta de direção do veìculo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806310A2
BRPI0806310A2 BRPI0806310-9A BRPI0806310A BRPI0806310A2 BR PI0806310 A2 BRPI0806310 A2 BR PI0806310A2 BR PI0806310 A BRPI0806310 A BR PI0806310A BR PI0806310 A2 BRPI0806310 A2 BR PI0806310A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
steering
vehicle steering
feature
axle
vehicle
Prior art date
Application number
BRPI0806310-9A
Other languages
English (en)
Inventor
James F Ziech
Original Assignee
Dana Heavy Vehicle Sys Group
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dana Heavy Vehicle Sys Group filed Critical Dana Heavy Vehicle Sys Group
Publication of BRPI0806310A2 publication Critical patent/BRPI0806310A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D7/00Steering linkage; Stub axles or their mountings
    • B62D7/18Steering knuckles; King pins

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Steering-Linkage Mechanisms And Four-Wheel Steering (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)

Abstract

CONJUNTO DE EIXO DE DIREçãO DO VEìCULO, TRATOR E CONJUNTO DA JUNTA DE DIREçãO DO VEìCULO. Em um aspecto, um eixo de direção do veículo (11, 21) tem um membro horizontal do eixo (12, 22) que tenham uma feição macho do eixo de direção (13, 23) formado integralmente em uma extremidade, onde uma junta de direção do veículo (14, 24), que forma uma feição fêmea do eixo de direção do veículo (15,15'), é acoplada diretamente rotativamente ao eixo de direção do veículo. Em outro aspecto, uma junta de direção do veículo (36) tem um membro horizontal da junta de direção (38) que tem uma feição macho do eixo de direção (37) formada integralmente em uma extremidade, onde a junta de direção do veículo é acoplada diretamente rotativamente a um eixo de direção do veículo (31), que forma uma feição fêmea do eixo de direção do veículo (15' '). Nenhum destes aspectos utilizam um pino mestre separável.

Description

CONJUNTO DE EIXO DE DIREÇÃO DO VEÍCULO, TRATOR E CONJUNTO DA JUNTA DE DIREÇÃO DO VEÍCULO
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere a um conjunto do eixo de direção do veículo.
Mais particularmente, a presente invenção se refere a um conjunto do eixo de direção do veículo que não utiliza um pino mestre separável.
FUNDAMENTO DA INVENÇÃO
Em um conjunto convencional do eixo de direção do veículo, uma junta de direção inclui um corpo, braços de direção, uma placa de montagem do freio, e um fuso para um cubo da roda, mancais, e um conjunto de pneu (veja, por exemplo, a patente US. n°. 6.623.019 que é incorporada neste por referência). A junta de direção é acoplada a um eixo de direção usando um pino mestre separável e os braços de direção são conectados aos componentes de direção de um veículo.
Tipicamente, a junta de direção tem uma forquilha bifurcada que define as primeiras e segundas saliências com furos alinhados. A forquilha cerca uma extremidade do eixo de direção que define uma saliência do eixo tendo um furo do eixo alinhado com os furos da forquilha da junta. O pino mestre se estende através de um ou vários furos da junta, através do furo do eixo, e através do furo restante da junta para acoplar rotativamente a junta de direção e o eixo de direção. Nestes conjuntos convencionais do eixo de direção, a junta gira sobre o pino mestre em um eixo de direção verticalmente inclinado. Tipicamente, as buchas são dispostas (por exemplo, pressionadas) dentro dos furos alinhados da junta para permitir que a junta gire em relação ao pino mestre.
Os conjuntos convencionais do eixo de direção sofrem de diversas desvantagens. Tipicamente, os conjuntos convencionais do eixo de direção permitem relativamente uma grande quantidade de movimento axial e radial da junta em relação ao pino mestre, o que resulta nas junções do pino mestre sendo sujeitas ao desgaste adicionado. Em conseqüência, maiores folgas são criadas, permitindo que o pino mestre se desloque e oscile dentro dos furos da junta o que reduz a vida útil dos componentes do conjunto.
Os projetos convencionais do pino mestre também exigem freqüentemente o calçamento manual dos membros do conjunto do eixo de direção a fim de limitar o movimento axial e radial acima indicado da junta em relação pino mestre.
Conseqüentemente, estes projetos exigem etapas e custos de fabricação adicionais. Tipicamente, as buchas resultam em tolerâncias relativamente grandes e exigem freqüentemente operações de mandrilagem ou alargamento das buchas. Estas operações podem ser necessárias para manter as tolerâncias de ajuste perto do diâmetro interno da bucha para o diâmetro exterior do pino mestre.
As juntas, tais como aquelas descritas acima são complexas e, assim resultam em custos de material, fabricação e laborais altos. Estas juntas também são desvantajosas já que o pino mestre pode ser de difícil remoção para reparos e o próprio pino mestre aumenta o tamanho e peso do conjunto do eixo de direção. Além disso, o pino mestre para a junta do eixo de direção é altamente carregado e, conseqüentemente, exige uma tolerância de ajuste de precisão e um mecanismo robusto para travar o pino mestre na trave do eixo. O esforço localizado nesta junção também exige tipicamente que os materiais de grande resistência sejam usados para o pino mestre.
Procura-se fornecer conjuntos de eixo de direção de veículo que não utilizam um pino mestre separável, onde a junta entre o eixo de direção e a junta de direção é eliminada. Isto deve pelo menos resultar no fornecimento dos conjuntos de eixo de direção do veículo com menores custos material e laborais, com uma eliminação da folga axial, com uma redução do esforço mecânico na área do acoplamento, e uma eliminação do calçamento manual.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Um conjunto do eixo de direção do veículo compreendendo um eixo de direção do veículo e uma junta de direção do veículo, onde o eixo de direção do veículo ou a junta de direção do veículo compreendem um membro substancialmente horizontal e uma feição macho do eixo de direção do veículo formados integralmente em uma parte da extremidade do membro horizontal. Onde, a junta de direção do veículo é acoplada diretamente rotativamente ao eixo de direção do veículo, sem utilizar um pino mestre separável.
Vantagens adicionais serão aparentes a partir da seguinte descrição e das reivindicações anexas, da referência feita aos desenhos de acompanhamento que fazem parte de uma especificação, onde caracteres de referência iguais designam partes correspondentes de diversas vistas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Fig. 1 é uma vista secional e de elevação de um primeiro eixo de direção do veículo com uma primeira junta de direção do veículo;
Fig. 2 é uma vista secional e de elevação de um segundo eixo de direção do veículo com uma segunda junta de direção do veículo; Fig. 3 é uma vista secional e de elevação de uma terceira junta de direção do veículo com um terceiro eixo de direção do veículo; e
Fig. 4 é uma vista tridimensional de um veículo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Deve-se compreender que a invenção pode assumir várias orientações e seqüências de etapa alternativas, exceto onde expressamente especificado o contrário. Deve-se compreender também que os dispositivos e os processos específicos ilustrados nos desenhos anexos, e descritos na seguinte especificação são modalidades simplesmente exemplares dos conceitos inventivos definidos nas reivindicações anexas. Daqui, as dimensões específicas, direções ou outras características físicas em relação às modalidades descritas não devem ser consideradas como limitantes, a menos que as reivindicações expressamente indiquem outra maneira.
A Fig. 1 ilustra um primeiro conjunto do eixo de direção do veículo 10 compreendendo um primeiro eixo de direção do veículo 11 e uma primeira junta de direção do veículo 14 que inclui os braços de direção 32, 34 que são parte do sistema de direção (não mostrado). Os braços de direção 32, 34 são mostrados na Fig. 1 para serem unidos a um corpo 40 da primeira junta de direção 14 em uma posição que é geralmente oposta a um eixo 35 que tenha um ombro do fuso superior 35'; e um ombro do fuso inferior 35". O primeiro eixo de direção do veículo 11 compreende um primeiro membro do eixo substancialmente horizontal 12, que pode ser de uma construção de uma peça só, que tem uma primeira feição macho do eixo da direção do veículo 13 (que é substancialmente vertical) que são formados integralmente em uma parte da extremidade disso e que é inclinado com o primeiro eixo de direção SA1. Por ser formado integralmente, significa que os dois itens 12, 13 são, por exemplo, formados pelo metal forjado, formados pelo metal fundido, são soldados e/ou ligados adesivamente como um único membro.
Embora a Fig. 1 ilustre a estrutura de uma primeira feição macho do eixo da direção do veículo 13 única, tipicamente, há uma primeira feição macho do eixo de direção do veículo 13 (isto é, uma estrutura dupla) essencialmente idêntica unida a outra parte de extremidade do membro do eixo de direção horizontal 12 (veja Fig. 4). Esta estrutura dupla das características similares, que também são discutidas abaixo, aplica-se a outros conjuntos 20, 30 que são ilustrados nas Figs. 2 e 3. Todos estes conjuntos 10, 20, 30 podem ser utilizados em grandes caminhões (veja outra vez a Fig. 4) ou em uma grande variedade de outros veículos.
A primeira junta de direção do veículo 14, que forma uma primeira feição fêmea do eixo de direção do veículo 15, é acoplada diretamente rotativamente, através dos mancais 18, 18', ao primeiro eixo de direção do veículo 11. Este acoplamento rotatório é conseguido sem a necessidade de um pino mestre separável. A feição macho do eixo de direção do veículo 13 se estende ascendentemente a partir do membro horizontal do eixo de direção 12 até a feição fêmea do eixo de direção do veículo 15. Na Fig. 1, a primeira feição macho do eixo de direção do veículo 13 é mostrada na seção transversal para ilustrar melhor que não há nenhum pino mestre separável neste conjunto 10. Ao contrário, o primeiro membro do eixo horizontal 12 não é mostrado na seção transversal.
A Fig. 1 também mostra vários elementos como os mancais superiores 18 e mancais inferiores 18' (limitando seus canais do mancal correspondentes, os mancais 18, 18' também se aplicam aos conjuntos 20, 30), uma porca 25, um espaçador 27 e uma arruela 29 (que também se aplica ao conjunto 30), que são utilizadas em maneiras similares como aqueles elementos divulgados na patente US. n°. 6.623.019. Os mancais 18, 18' podem, por exemplo, ser os mancais de rolo afunilados ou os mancais de esferas que são comuns na técnica.
Em conseqüência da eliminação do pino mestre, uma junta do pino mestre é eliminada entre o primeiro eixo de direção 11 e a primeira junta de direção 14. Também, como descrito nas modalidades das Figs. 1 e 2, os mancais afunilados 18, 18' são extensamente separados axialmente (quando comparados, por exemplo, à patente US. n°. 6.623.019) e mostrados como sendo alinhados com seus eixos de direção correspondentes SA1-2. Especificamente, a extremidade inferior 51 do rolamento superior 18 é posicionada acima do ombro do fuso superior 35'; e a extremidade superior 52 do rolamento inferior 18' é posicionada abaixo do ombro do fuso inferior 35". No primeiro conjunto 10, a porca 25 é apertada para baixo na arruela 29 que extrai a feição macho do eixo de direção 13 para cima dentro da primeira feição fêmea do eixo de direção 15 da primeira junta de direção 14 do veículo, aplicando assim uma carga compressiva entre a arruela 29 e o espaçador 27.
O calçamento manual é eliminado devido a uma soma da tolerância pequena entre a feição macho 13 do eixo de direção, um espaçador do cone do mancal 16, ombros do mancal da junta (isto é, onde o espaçador do cone 16 entra em contato internamente com a junta 14), e os mancais 18, 18'. A pré-carga do primeiro mancai afunilado 18 e segundo mancai afunilado 18' é ajustada automaticamente pelas dimensões dos mancais 18, 18' e as partes casadas 13, 14, 16. A pré-carga nos mancais 18, 18' é significativamente reduzida pela separação axial mais larga dos mancais 18, 18', ao longo do eixo de direção SA1.
Além disso, como uma conseqüência da pré-carga dos mancais do eixo de direção 18', há uma eliminação da folga axial. Estas características do primeiro conjunto 10 aplicam-se aproximadamente da mesma maneira aos segundos e terceiros conjuntos 20, 30.
Nos conjuntos 10 20, 30, o diâmetro interno (ID) do furo do cone dos mancais 18,18' é maior do que os conjuntos convencionais de eixos de direção do pino mestre. Como resultado, um esforço mecânico menor nas feições macho do eixo de direção do veículo 13, 23, 37 é percebido, desse modo vantajosamente produzindo os eixos de direção 11,21,31 que compreendem um metal fundido ou um metal forjado (por exemplo, aço) sem tratamento térmico especial ou ligas de metais caras. Por sua vez, os eixos de direção 11, 21, 31 exigiriam somente usinagem mínima.
Economias de custo adicionais para produzir o primeiro eixo de direção 11 resultam de sua construção acima-mencionada, desde que não há nenhum pino mestre separável para produzir ou usinar. Também, os mancais 18, 18' são as peças úteis separadas que permitem que a primeira junta de direção 14 e o primeiro eixo de direção 11 seja reutilizados. Estas vantagens associadas ao conjunto 10 também se aplicam aos conjuntos 20, 30 que são ilustrados respectivamente nas Figs. 2 e 3 e descritas mais detalhadamente abaixo.
É ilustrado na Fig. 2 um segundo conjunto do eixo de direção do veículo 20 que compreende um segundo eixo de direção 21 e uma segunda junta de direção do veículo 24 que inclui os braços de direção 32, 34 que são parte do sistema de direção. Os braços de direção 32, 34 são mostrados na Fig. 2 para serem unidos a um corpo 40' da segunda junta de direção 24 e posicionados geralmente opostos ao fuso que tem ombros dos fusos superiores/inferiores 35', 35". Embora não exigido, os braços de direção 32, 34 são mostrados atravessando verticalmente o fuso 35. O segundo eixo de direção do veículo 21 compreende um segundo membro do eixo substancialmente horizontal 22 (possivelmente de uma construção de uma peça) tendo uma segunda feição macho do eixo de direção do veículo 23 (de que é substancialmente vertical), que é formado integralmente em uma parte de extremidade do segundo membro do eixo substancialmente horizontal 22 e é inclinado com o segundo eixo de direção SA2. A segunda junta de direção do veículo 24, que forma uma segunda feição fêmea do eixo de direção do veículo 15', é acoplada diretamente rotativamente, através dos mancais 18, 18', ao segundo eixo de direção do veículo 21. Este acoplamento rotativo é conseguido sem a necessidade de um pino mestre separável. Na Fig. 2, o segundo eixo de direção do veículo 21 não é mostrado na seção transversal, a fim de ilustrar melhor que não há nenhum pino mestre separável nesta modalidade 20. Ao contrário, a segunda junta de direção do veículo 24 é mostrada na seção transversal.
Igualmente são mostradas na Fig. 2 as tampas 33, parafusos 25', mancais 18, 18', e pinos graxeiros 39. A segunda feição macho do eixo de direção do veículo 23 é posicionada entre as tampas 33 que são utilizadas na disposição da feição macho do eixo de direção do veículo 23 dentro de uma parte da segunda junta de direção 24. Os parafusos superiores 25' e a tampa superior 33 unem uma parte superior da segunda feição fêmea do eixo de direção 15' a uma parte superior da feição macho do eixo de direção 23. Esta união pode ser por um furo rosqueado (não mostrado, mas comum na técnica) que seja definido dentro da segunda junta de direção 24 ou possivelmente porcas rosqueadas (não mostradas, mas comum na técnica) que são externas à segunda junta de direção 24.
Similarmente, os parafusos inferiores 25' e a tampa inferior 33 unem a parte inferior da feição fêmea do eixo de direção 15' a uma parte inferior da feição macho do eixo de direção 23. Assim, a feição macho do eixo de direção 23 é unida entre a feição fêmea do eixo de direção 15', onde a feição macho do eixo de direção 23 pode radialmente se estreitar em sua parte superior e em sua parte inferior. Os pinos graxeiros 39 são utilizados para fornecer o lubrificante aos mancais 18, 18'. O calçamento manual é eliminado devido a uma soma da tolerância pequena entre a junta 24, a feição macho do eixo de direção 23, e os mancais 18, 18'.
É ilustrado na Fig. 3 um conjunto de junta de direção do veículo 30 que tem um terceiro eixo de direção do veículo 31 e uma terceira junta de direção do veículo 36. A terceira junta de direção do veículo 36 compreende um membro substancialmente horizontal 38 da junta de direção e uma terceira feição macho do eixo de direção do veículo 37 que é substancialmente vertical. A terceira feição macho do eixo de direção do veículo 37 é formada integralmente em uma parte da extremidade do membro horizontal da junta de direção 38. A terceira feição macho do eixo de direção do veículo 37 pode radialmente estreitar-se entre uma parte superior da feição macho do eixo de direção 37 e uma parte inferior da feição macho do eixo de direção 37.
Onde, a terceira junta de direção do veículo 36 é acoplada diretamente rotativamente, através dos mancais 18, 18', ao terceiro eixo de direção do veículo 31 que forma uma terceira feição fêmea do eixo de direção do veículo 15". Este acoplamento rotatório é conseguido sem a necessidade de um pino mestre separável.
A terceira feição macho do eixo de direção do veículo 37 se estende descendentemente a partir do membro horizontal da junta de direção 38 e na terceira feição fêmea do eixo de direção do veículo 15". A terceira junta de direção do veículo 36 tem pelo menos um braço de direção 32, 34 unido a um corpo 40" da terceira junta de direção do veículo 36. O corpo 40" pode ser a terceira feição macho do eixo de direção do veículo 37. O membro horizontal da junta de direção 38 compreende um fuso 35 que pode estar horizontalmente em linha com os braços de direção 32, 34, como ilustrado na Fig. 3.
No terceiro conjunto 30, a porca 25 é apertada acima na arruela 29 que extrai a feição macho do eixo de direção 37 para baixo dentro da terceira feição fêmea do eixo de direção 15" da terceira junta de direção do veículo 36 que aplica uma carga compressiva entre a arruela 29 e o espaçador 27. O calçamento manual é eliminado devido a uma construção unitizada dos mancais 18, 18'. Na Fig. 3, a terceira feição macho do eixo de direção do veículo 37 é mostrada na secção transversal para ilustrar melhor que não há nenhum pino mestre separável nesta modalidade 30. Para contrastar, o membro horizontal da junta de direção 38 não é mostrado na secção transversal.
Para todos os três conjuntos 10, 20, 30, cada um dos eixos de direção SA1-3 atravessam o centro axial respectivo da feição macho do eixo de direção 13, 23, 37. Conseqüentemente, um eixo pivô de direção é formado em cada um destes conjuntos 10, 20, 30 porque a feição macho do eixo de direção respectivo 13, 23, 37 são alinhadas concentricamente com o furo interior da respectiva junta casada 14, 24 ou o eixo de direção casado 31.
Como um exemplo de onde os conjuntos de direção 10, 20, 30 podem ser utilizados, a Fig. 4 descreve um grande caminhão 42 (conhecido geralmente como um trator ou semi- trator) com um compartimento 43. O trator 42 é mostrado conectado a um trailer 44 onde o trator 42 tem os conjuntos da roda dianteira 45 e os conjuntos da roda traseira 46. O trailer 44 tem os conjuntos de roda de trailer 47. Os conjuntos de direção 10, 20, 30 são mostrados como parte dos conjuntos da roda dianteira onde tipicamente a direção do trator-trailer 42, 44 ocorre. Os eixos de direção horizontais correspondentes 12, 22, 31 são mostrados pela linha tracejada horizontal entre os conjuntos da roda dianteira 45.
Tipicamente, os conjuntos da roda traseira do caminhão 46 e os conjuntos da roda do reboque 47 não são utilizados para a direção, mas os conjuntos 10, 20, 30 não são limitados pela posição dos conjuntos de direção.
Deve-se compreender que os desenhos da patente não são destinados a definir proporções precisas dos elementos da invenção, mas que os desenhos da patente são destinados a serem utilizados conjuntamente com o resto da especificação. A menos que expressamente especificado o contrário, também deve-se compreender que as diferenças ilustradas entre os vários elementos, que podem estar nas frações de uma unidade de medida, não são destinadas a serem utilizadas para medir precisamente aquelas diferenças entre os vários elementos.
De acordo com as provisões dos estatutos de patente, os princípios e modos de operação desta invenção foram descritos e ilustrados em suas modalidades preferidas. Entretanto, deve-se compreender que a invenção pode ser praticada de outra maneira que não a explicada e ilustrada especificamente sem sair de seu espírito ou escopo.

Claims (22)

1. Conjunto de eixo de direção do veículo (10, 20), compreendendo: um eixo de direção do veículo (11,21) compreendendo um membro do eixo de direção substancialmente horizontal de uma peça (12, 22) tendo uma feição macho do eixo de direção do veículo (13, 23) formada integralmente em uma porção de extremidade do mesmo; uma junta de direção do veículo (14, 24) formando uma feição fêmea do eixo de direção do veículo (15, 15'), tal junta de direção do veículo (14, 24) tendo pelo menos um braço de direção (32, 34) e um fuso (35) unido a isso, tal fuso (35) tendo um ombro superior do fuso (35') e um ombro inferior do fuso (35"); um primeiro mancai afunilado (18) tendo uma extremidade inferior (51) posicionada acima do ombro superior do fuso referido (35'); e um segundo mancai afunilado (18') tendo uma extremidade superior (52) posicionada abaixo do ombro inferior do fuso (35"); caracterizado pelo fato de que, a junta de direção do veículo (14, 24) é acoplada diretamente rotativamente, através do primeiro segundo mancais afunilados (18, 18'), ao eixo de direção do veículo (11, 21).
2. Conjunto do eixo de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a feição macho do eixo de direção do veículo (13, 23) se estende ascendentemente a partir do membro do eixo de direção horizontal referido (12, 22) e para a feição fêmea do eixo de direção do veículo (15, 15').
3. Conjunto do eixo de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma pré-carga do primeiro mancal afunilado (18) e do segundo mancai afunilado (18') é ajustada automaticamente pelas dimensões das partes casadas (13, 14, 16 ou 23, 24).
4. Conjunto do eixo de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ainda compreender uma porca (25), uma arruela (29), e um espaçador (27), onde tal porca (25) é apertada para baixo na arruela (29) para puxar a feição macho do eixo de direção (13) para cima dentro da feição fêmea do eixo de direção (15), assim aplicando uma força compressiva entre a arruela (29) e o espaçador (27).
5. Conjunto do eixo de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ainda compreender as tampas (33) e os parafusos (25'), onde pelo menos dois dos parafusos (25') e uma das tampas (33) unem uma parte superior da feição fêmea do eixo de direção (15') a uma parte superior da feição macho do eixo de direção (23) que se estende ascendentemente e pelo menos dois outros dos parafusos (25') e outras das tampas (33) unem uma parte inferior da feição fêmea do eixo de direção (15') a uma parte inferior da feição macho do eixo de direção (23) que se estende descendentemente, unindo assim a feição macho do eixo de direção (23) entre a feição fêmea do eixo de direção (15').
6. Conjunto do eixo de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de ainda compreender um fuso (35), onde dois dos braços de direção (32, 34) atravessam verticalmente o eixo (35).
7. Conjunto do eixo de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a feição macho do eixo de direção referido (23) se estreita radialmente em uma parte superior da feição macho do eixo de direção referido (23) e em uma parte inferior da feição macho do eixo de direção referido (23).
8. Conjunto do eixo de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o membro do eixo horizontal (12, 22) e a feição macho do eixo de direção do veículo (13, 23) são formados integralmente por um forjamento de metal ou uma fundição de metal.
9. Conjunto do eixo de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o membro do eixo horizontal (12, 22) e a feição macho do eixo de direção do veículo (13, 23) são formados integralmente por a solda e/ou ligação adesiva.
10. Conjunto do eixo de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ainda compreender uma porca (25), um espaçador (29), e uma arruela (27) utilizada para dispor a feição macho do eixo de direção do veículo (13) dentro da feição fêmea do eixo de direção do veículo (15).
11. O conjunto do eixo de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ainda compreender as tampas (33), as tampas (33) utilizadas para dispor a feição macho do eixo de direção do veículo (23) entre uma parte superior da feição fêmea dita do eixo de direção do veículo (15') e uma parte inferior da feição fêmea do eixo de direção do veículo (15·).
12. Trator, caracterizado pelo fato de compreender o conjunto do eixo de direção do veículo (10, 20) da reivindicação 1.
13. Conjunto da junta de direção do veículo, compreendendo: uma junta de direção do veículo (36) compreendendo um membro de junta de direção horizontal (38) tendo uma feição macho do eixo de direção do veículo (37) formado integralmente em uma parte da extremidade do mesmo e tendo pelo menos um braço de direção (32, 34) unido a isso; um eixo de direção do veículo (31) formando uma feição fêmea do eixo de direção do veículo (15"); e um primeiro mancai afunilado (18) e um segundo mancai afunilado (18'); caracterizado pelo fato de que a junta de direção do veículo (36) é acoplada diretamente rotativamente, através do primeiro mancai afunilado (18) e do segundo mancai afunilado (18'), ao eixo de direção do veículo (31).
14. Conjunto da junta de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de ainda compreender uma porca (25), uma arruela (29), e um espaçador (27), onde a porca (25) é apertada acima na arruela dita (29) para extrair a feição macho do eixo de direção referido (37) para baixo dentro da feição fêmea do eixo de direção referido (15"), aplicando assim uma força compressiva entre a arruela dita (29) e o espaçador dito (27).
15. Conjunto da junta de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de ainda compreender um fuso (35).
16. Conjunto da junta de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que os braços de direção referidos (32, 34) estão em linha com a junta referida (35).
17. Conjunto da junta de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a feição macho do eixo de direção referido (37) se estreita radialmente de uma parte superior da feição macho do eixo de direção referido (37) para dentro da feição fêmea do eixo de direção referido (15").
18. Conjunto da junta de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o membro de junta de direção horizontal (38) e a feição macho do eixo de direção do veículo (37) são formados integralmente por um forjamento de metal ou uma fundição de metal.
19. Conjunto da junta de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o membro horizontal da junta de direção (38) e a feição macho do eixo de direção do veículo (37) são formados integralmente por solda e/ou ligação adesiva.
20. Conjunto da junta de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a feição macho do eixo de direção do veículo (37) se estende descendentemente do membro horizontal da junta de direção (38) e para a feição fêmea do eixo de direção do veículo (15").
21. Conjunto da junta de direção do veículo, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que uma pré-carga do primeiro mancai afunilado (18) e do segundo mancai afunilado (18') é ajustada automaticamente pelas dimensões das partes casadas (27, 37, 29).
22. Trator, caracterizado pelo fato de compreender o conjunto da junta de direção (30) da reivindicação 13.
BRPI0806310-9A 2007-01-08 2008-01-03 conjunto de eixo de direção do veìculo, trator e conjunto da junta de direção do veìculo BRPI0806310A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/650.682 2007-01-08
US11/650,682 US7740253B2 (en) 2007-01-08 2007-01-08 Vehicle steer axle assembly
PCT/US2008/000050 WO2008085839A1 (en) 2007-01-08 2008-01-03 Vehicle steer axle assembly

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0806310A2 true BRPI0806310A2 (pt) 2011-09-06

Family

ID=39233025

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806310-9A BRPI0806310A2 (pt) 2007-01-08 2008-01-03 conjunto de eixo de direção do veìculo, trator e conjunto da junta de direção do veìculo

Country Status (8)

Country Link
US (2) US7740253B2 (pt)
CN (2) CN101547826B (pt)
BR (1) BRPI0806310A2 (pt)
DE (1) DE112008000108T5 (pt)
GB (1) GB2458226B (pt)
HU (1) HUP0900469A2 (pt)
MX (1) MX2009007281A (pt)
WO (1) WO2008085839A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7740253B2 (en) * 2007-01-08 2010-06-22 Dana Heavy Vehicle Systems Group Llc Vehicle steer axle assembly
US8123240B2 (en) * 2009-07-10 2012-02-28 Bombardier Recreational Products Inc. Control system for leaning vehicle
DE102010036417A1 (de) * 2010-07-15 2012-01-19 Bpw Bergische Achsen Kg Lenkachse
CN102107676A (zh) * 2011-01-04 2011-06-29 安徽福马车桥有限公司 带键槽的汽车前桥弯形直拉杆臂
WO2014018373A1 (en) 2012-07-27 2014-01-30 Roller Bearing Company Of America, Inc. Steering axle assembly with self-lubricated bearings
US20140042723A1 (en) * 2012-08-07 2014-02-13 Arvinmeritor Technology, Llc Axle Beam and Method of Manufacture
US8777241B1 (en) * 2013-03-08 2014-07-15 Ford Global Technologies, Llc Suspension component with tapered spindle joint
CN103982554B (zh) * 2014-06-11 2016-01-27 吴银辉 一种轴承箱及其应用
US20180290488A1 (en) * 2017-04-06 2018-10-11 James Kaplan Dual-direction actuating axle assembly with enhanced durability
BR112019027514A2 (pt) * 2017-06-21 2020-07-07 Hendrickson Usa, L.L.C. junta de eixo de direção automática
US10253805B2 (en) 2017-08-14 2019-04-09 Dana Heavy Vehicle Systems Group, Llc Self-lubricating king pin joint with hollow king pin
US10793189B2 (en) * 2018-02-19 2020-10-06 Dana Heavy Vehicle Systems Group, Llc King-pin joint assembly
CN108583736B (zh) * 2018-04-20 2020-11-03 广州电力机车有限公司 自卸车前桥组装方法
DE102019209915A1 (de) * 2019-07-05 2021-01-07 Zf Friedrichshafen Ag Radaufhängung für ein Fahrzeug

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1471575A (en) 1923-10-23 Automobile sfikble mounting
US876104A (en) 1907-02-13 1908-01-07 Hinsdale Smith Steering-knuckle for automobiles.
US877835A (en) 1907-03-12 1908-01-28 Paul Daniel Combined steering and driving axle.
US1146008A (en) 1914-10-15 1915-07-13 Howard C Marmon Automobile-axle.
US1288574A (en) 1915-03-04 1918-12-24 George W Harper Front akle for vehicles.
US1184416A (en) 1915-04-05 1916-05-23 Alanson P Brush Steering-axle for automobiles.
US1367894A (en) 1920-05-17 1921-02-08 George L Schofield Wheel-axle for motor-vehicles
US1438214A (en) 1921-04-28 1922-12-12 Brady Hugh Thomas Front axle for motor vehicles
US1536597A (en) 1921-10-17 1925-05-05 Lyndon Lamar Steering knuckle
US1582455A (en) * 1924-07-25 1926-04-27 Fabrizio Charles Vending machine
US1866724A (en) 1929-05-21 1932-07-12 Clifford T Raule Steering knuckle bearing
US2385170A (en) 1944-03-04 1945-09-18 James R Tedd Steering spindle bearing for automobiles
US2582455A (en) 1947-02-24 1952-01-15 Kelsey Hayes Wheel Co Steering mechanism
DD154864A3 (de) 1980-07-14 1982-04-28 Kurt Stemmler Kombinierte vorgespannte achsschenkellagerung fuer kraftfahrzeuge
US4690418A (en) 1985-05-07 1987-09-01 V. W. Kaiser Engineering, Inc. Steering knuckle and kingpin assembly
US4798394A (en) 1986-10-15 1989-01-17 Dana Corporation Kingpin assembly for a vehicle steering axle
JP3005951B2 (ja) 1994-11-28 2000-02-07 ティー・シー・エム株式会社 アクスル装置
US6499752B1 (en) 2000-08-07 2002-12-31 Dana Corporation Steer axle assembly
NL1018301C2 (nl) 2001-06-15 2002-12-17 Skf Ab Sensor in King-pin.
US6902176B2 (en) * 2003-02-03 2005-06-07 The Boler Company Steering knuckle and adjustable boss
US7093843B2 (en) 2003-05-14 2006-08-22 Arvinmeritor Technology Llc King pin arrangement for steering knuckle
DE102005018792A1 (de) * 2005-04-22 2006-10-26 Patent-Treuhand-Gesellschaft für elektrische Glühlampen mbH Elektronisches Vorschaltgerät mit Blindstromschwingungsreduzierung
US7740253B2 (en) * 2007-01-08 2010-06-22 Dana Heavy Vehicle Systems Group Llc Vehicle steer axle assembly

Also Published As

Publication number Publication date
US7740253B2 (en) 2010-06-22
CN101547826B (zh) 2012-06-13
GB2458226A (en) 2009-09-16
HUP0900469A2 (en) 2009-11-30
CN101941461A (zh) 2011-01-12
GB2458226B (en) 2011-06-29
WO2008085839A1 (en) 2008-07-17
US20100219598A1 (en) 2010-09-02
MX2009007281A (es) 2009-07-10
GB0904949D0 (en) 2009-05-06
US20080164670A1 (en) 2008-07-10
CN101941461B (zh) 2012-11-28
CN101547826A (zh) 2009-09-30
DE112008000108T5 (de) 2009-11-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0806310A2 (pt) conjunto de eixo de direção do veìculo, trator e conjunto da junta de direção do veìculo
US11097768B2 (en) Supplemental turning function-equipped hub unit and vehicle
US7182169B2 (en) Steering system for small-sized vehicle
JP2004505839A (ja) ステア車軸アセンブリ
JP2004532760A (ja) ステアリングナックル
US20050280241A1 (en) Suspended, articulated and powered front axle for work vehicle
US10421488B2 (en) Axle assembly with tapered kingpin interface
BR112019021402B1 (pt) Suspensão de veículo, e, sistema para adaptar uma suspensão de veículo a capacidades de suspensão diferentes
CN110667703A (zh) 一种用于商用车的独立悬架车桥系统
WO2018235892A1 (ja) 補助転舵機能付ハブユニットおよび車両
EP3689711A1 (en) Hub unit equipped with steering function, and vehicle provided with same
US20140042722A1 (en) Axle Assembly
WO2013095207A1 (en) Vehicle axle housing and a vehicle comprising such an axle housing
KR20040010665A (ko) 트럭 코너 모듈
US11891141B2 (en) Knuckle for a self-steering axle/suspension system
WO2018235893A1 (ja) 補助転舵機能付ハブユニットおよび車両
DE102006025555A1 (de) Radkopf
Kumar et al. Study on the front axle and rear axle attached to differential system
CN112319137A (zh) 一种锥销配合转向桥前轴总成
CN221114071U (zh) 前束杆结构、底盘总成和车辆
JP4973450B2 (ja) スタビライザ取り付け構造
JP6515847B2 (ja) 車両用サスペンション構造
CN219295508U (zh) 一种后轮主动转向器带横拉杆总成及其汽车转向系统
US2370098A (en) Motor vehicle
CN210063106U (zh) 一种前置架转向节总成系统

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 3A E 4A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE AS 3A E 4A ANUIDADES.