BRPI0720955A2 - Dispositivo para refrigeração de uma tira de metal - Google Patents

Dispositivo para refrigeração de uma tira de metal Download PDF

Info

Publication number
BRPI0720955A2
BRPI0720955A2 BRPI0720955-0A BRPI0720955A BRPI0720955A2 BR PI0720955 A2 BRPI0720955 A2 BR PI0720955A2 BR PI0720955 A BRPI0720955 A BR PI0720955A BR PI0720955 A2 BRPI0720955 A2 BR PI0720955A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
strip
openings
transport direction
cooling
spray
Prior art date
Application number
BRPI0720955-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Juergen Armenat
Stephan Fischer
Original Assignee
Sms Siemag Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sms Siemag Ag filed Critical Sms Siemag Ag
Publication of BRPI0720955A2 publication Critical patent/BRPI0720955A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21BROLLING OF METAL
    • B21B45/00Devices for surface or other treatment of work, specially combined with or arranged in, or specially adapted for use in connection with, metal-rolling mills
    • B21B45/02Devices for surface or other treatment of work, specially combined with or arranged in, or specially adapted for use in connection with, metal-rolling mills for lubricating, cooling, or cleaning
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21BROLLING OF METAL
    • B21B45/00Devices for surface or other treatment of work, specially combined with or arranged in, or specially adapted for use in connection with, metal-rolling mills
    • B21B45/02Devices for surface or other treatment of work, specially combined with or arranged in, or specially adapted for use in connection with, metal-rolling mills for lubricating, cooling, or cleaning
    • B21B45/0203Cooling
    • B21B45/0209Cooling devices, e.g. using gaseous coolants
    • B21B45/0215Cooling devices, e.g. using gaseous coolants using liquid coolants, e.g. for sections, for tubes
    • B21B45/0218Cooling devices, e.g. using gaseous coolants using liquid coolants, e.g. for sections, for tubes for strips, sheets, or plates
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21BROLLING OF METAL
    • B21B27/00Rolls, roll alloys or roll fabrication; Lubricating, cooling or heating rolls while in use
    • B21B27/06Lubricating, cooling or heating rolls
    • B21B27/10Lubricating, cooling or heating rolls externally

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Metal Rolling (AREA)
  • Heat Treatment Of Strip Materials And Filament Materials (AREA)
  • Heat Treatments In General, Especially Conveying And Cooling (AREA)
  • Nozzles (AREA)

Description

DISPOSITIVO PARA REFRIGERAÇÃO DE UMA TIRA DE METAL
A invenção refere-se a um dispositivo para a refrigeração de uma tira de metal entre duas armações de laminador, sendo a tira guiada por um elemento de 5 transferência executado plano e disposto abaixo do elemento de transferência está um elemento de pulverização, que por ao menos uma abertura no elemento de transferência conduz o meio de refrigeração para o lado inferior da tira.
Em trens de laminação a quente, para influenciar a temperatura de superfície da tira, entre as armações é empregada uma refrigeração de armação intermediária. A refrigeração de armação intermediária preenche essencialmente duas funções:
De um lado, impede formação posterior de carepa na tira mediante ativação da superfície da tira com uma pequena quantidade de água. Essa modalidade operacional é empregada sobretudo depois das primeiras armações de curso máis lento.
De outro lado, com a refrigeração de armação 20 intermediária é ajustada a temperatura da tira no âmbito da condução tecnológica do processo, para se ajustar determinadas propriedades materiais mediante ativação da tira com a quantidade de água para isso necessária. Essa modalidade operacional se aplica a todas as armações.
0 importante nesse contexto é que seja ativada com
água uma superfície tão grande quanto possível. As típicas quantidades de água necessárias variam na refrigeração de armação intermediária entre cerca de 80 e 280 m3/n com ativação bilateral da tira com água. A pressão da água se 3 0 situa então entre 100 kPa e I MPa. Para se obter, com igual comprimento de um trecho de refrigeração entre duas armações, um efeito de refrigeração elevado da armação de laminador, prevê a EP 0 988 993 Bl uma combinação de uma refrigeração de armação intermediária 5 com uma refrigeração de rolo adicional da região da fenda de laminação do lado de saída com emprego de um fluxo de água pressurizada dirigido ao longo de uma região periférica da superfície de cilindro de cada rolo de trabalho. A refrigeração de armação intermediária e a 10 refrigeração de rolo operam então respectivamente com vedações sem contato relativamente à superfície do material de laminação ou da superfície do rolo.
A DE 37 04 599 Al descreve um processo para refrigeração de tira de laminação quente, movimentada, 15 sobre uma via de transporte horizontal, sendo que meio de refrigeração líquido é aplicado em forma de cortinas de água laminares de cima para baixo sobre a tira de laminação. Para se manter o consumo de água de refrigeração pequeno, está ali previsto que as cortinas de água possam
2 0 ser ajustadas em largura e espessura gradativamente e
independentemente entre si.
Da EP 1 399 277 Bl é conhecido um processo para refrigeração e lubrificação de rolos de uma armação de laminador, em que para efeito de refrigeração e 25 lubrificação econômica dos rolos, dependendo das condições secundárias e dos requisitos, ou é aplicado apenas um meio lubrificante ou é ativada apenas uma refrigeração da tira de laminação.
Da EP 1 624 078 Al é conhecido um dispositivo para
3 0 refrigeração de uma tira de chapa com bocais, dispostos em fileiras transversais à direção de deslocamento da tira abaixo da tira, para um líquido de refrigeração a ser pulverizado sobre o lado inferior da tira. Para se prover condições de refrigeração favoráveis, está ali previsto que 5 os bocais executados como bocais de jato plano formem por fileira transversal uma área de jato central comum e que na região de pulverização dos bocais estejam previstas coberturas contíguas â tira de chapa.
A WO 2005/115851 Al descreve um processo e um 10 dispositivo para refrigeração ou lubrificação de rolos ou material de laminação com emprego de meio refrigerante e óleo básico. Para se obter uma lubrificação aperfeiçoada na fenda de laminação, o meio refrigerante é aplicado, separado do óleo básico, sobre os rolos e exclusivamente o 15 óleo básico sem água é aplicado como meio de suporte em uma quantidade muito pequena em comparação com a quantidade usual sobre o material de laminação por toda a sua largura.
Na EP 1 527 829 Al e na JP 2002239623 A estão descritas soluções, em que dispositivos de refrigeração apresentam um elemento de transferência, em que está incorporado um padrão de furos, para garantir o acesso de líquido refrigerante à tira a ser refrigerada.
Com refrigeração de armação intermediária, coloca-se especialmente o problema de que tanto com pressão mínimo 25 como também com pressão máxima deve ser obtida uma configuração de pulverização do líquido refrigerante sobre a tira a ser refrigerada que garanta uma suficiente cobertura para impedir a formação de listras sobre a superfície da tira.
3 0 Uma atenção especial se concentra então na imagem de pulverização produzida na barra de bocais inferior, isto é ' quando da pulverização da tira com uma barra de bocais no
lado inferior da tira. A barra de bocais inferior se encontra sob uma mesa de transferência, sobre a qual corre a tira a ser refrigerada. A mesa de transferência tem especialmente a função de guiar horizontalmente a tira entre uma guia de saída e uma alça.
A água de pulverização da barra de bocais inferior deve ser guiada pela mesa de transferência. Isso significa 10 que a mesa de transferência deve ser provida de aberturas de passagem para o meio refrigerante. Comprovou-se então que a introdução de aberturas formadas inespecificamente não conduz a um resultado satisfatório. Sem configuração específica das aberturas, não podem ser obtidas ótimas 15 imagens de pulverização. Além disso, no caso de aberturas inespecificamente formadas ocorre um enfraquecimento inadmissível da mesa de transferência.
A invenção tem, portanto, como objetivo implementar uma refrigeração de armação intermediária do tipo 20 mencionado no início de tal maneira que seja possível melhor refrigeração por provisão de uma imagem de pulverização melhorada, especialmente em seu lado inferior, devendo ser obtida uma refrigeração homogênea pela largura e comprimento da tira.
Esse objetivo é alcançado, segundo a invenção, pelo
fato de que ao menos duas aberturas, dispostas lado a lado em direção transversal à direção de transporte da tira, são introduzidas no elemento de transferência, as quais - em vista do alto do elemento de transferência - apresentam uma 3 0 forma alongada, sendo o eixo longitudinal da abertura alinhado em um ângulo para com a direção de transporte da tira e sendo que ao menos duas aberturas se estendem em direção transversal à direção de transporte paralelamente lado a lado pela mesma região de extensão em direção de transporte.
O ângulo importa então, de preferência, entre 10 ° e 50 °, especialmente de preferência entre 20 ° e 40 °.
Em geral, uma pluralidade de aberturas dispostas lado a lado é introduzida no elemento de transferência.
As aberturas no elemento de transferência apresentam,
de preferência, um comprimento, que importa ao menos no dobro, de preferência ao menos no triplo, da largura das aberturas.
Ao longo do eixo longitudinal das aberturas podem estar dispostos vários bocais de injeção no elemento de pulverização.
Pela direção transversal à direção de transporte da tira há, de preferência, uma cobertura das extensões
1 transversais das aberturas. Com isso, é obtida uma ótima 20 imagem de pulverização quando da pulverização do meio refrigerante. A extensão transversal das aberturas é então de tal maneira executada que a extremidade dianteira em direção de transporte de uma abertura, observado em direção transversal à direção de transporte da tira, ultrapassa a 25 extremidade traseira em direção de transporte da abertura vizinha para o lado da abertura vizinha.
O elemento de transferência é, de preferência, uma mesa de transferência conhecida; o elemento de pulverização é executado, vantajosamente, como barra de pulverização.
3 0 Com a configuração de um dispositivo para refrigeração de uma tira de metal segundo a invenção se consegue, de maneira vantajosa, que o dispositivo de refrigeração executado como refrigeração de armação intermediária possibilite um comprimento de ativação maior
da tira com meio refrigerante. É ainda garantida uma suficiente cobertura em direção transversal à direção de transporte ou de laminação a tira, o que vale tanto com pressão baixa como também alta.
No desenho está representado um exemplo de execução
da invenção. Mostram:
Fig. 1 - a vista lateral de um dispositivo para refrigeração de um tira de metal, que está disposta entre duas armações de laminador;
Fig. 2 - a vista "A" segundo a fig. 1, isto é, a vista do alto de uma mesa de transferência do dispositivo, sem representação de uma barra de pulverização disposta acima da tira; e
Fig. 3-o corte B-B segundo a fig. 1.
Na fig. 1 está representado um dispositivo 1 para refrigeração de uma tira de metal 2, que é executada como refrigeração de armação intermediária. Ele está disposto entre duas armações de laminador, sendo que na fig. 1 está indicada apenas uma das armações de laminador 3.
A tira 2 é guiada em direção de laminação ou direção 25 de transporte F por uma mesa de transferência 4 (elemento de transferência) , como é em si conhecido. Para a refrigeração da tira 2 laminada a quente, uma barra de pulverização 13 superior e uma barra de pulverização 5 inferior se encontram acima e abaixo da mesa de
3 0 transferência 4. A barra de pulverização 13 superior pulveriza o lado superior da tira; correspondentemente, a barra de pulverização 5 inferior pulveriza o lado inferior
8 da tira 2. As barras de pulverização 5 e 13 apresentam, respectivamente, uma pluralidade de bocais de pulverização
10, que aplicam o meio lubrificante 7 (água).
São previstos diversos outros componentes, que são em si conhecidos:
Os rolos 14 formam uma fenda de laminação 15, pela qual passa a tira 2. Depois dos rolos 14 se encontram os
raspadores 16, 17. Por aberturas nessas guias 16, 17 é pulverizada água de pulverização sobre a superfície da tira, que provém de uma barra de pulverização superior e uma inferior 18 e 19.
Para a refrigeração dos rolos 14 são previstas
refrigerações de rolo de trabalho 20 e 21.
Depois da mesa de transferência 5 se encontra uma alça 22.
A água de pulverização da barra de pulverização 5 inferior é pulverizada por aberturas 6 na mesa de
transferência 4 sobre a tira 2. 0 essencial é que estejam previstas ao menos duas aberturas 6 na mesa de transferência 4 dispostas em direção Q transversalmente à direção de transporte F da tira 2 lado a lado, as quais apresentam em vista do alto da mesa de transferência 4 uma 25 forma alongada, sendo que o eixo longitudinal 9 da abertura
6 está alinhado sob um ângulo α para com a direção de transporte F da tira. No exemplo de execução, o ângulo importa em cerca de 3 0 °.
Essa configuração está mais detalhadamente representada na fig. 2. Podem ser identificadas várias aberturas 6 dispostas lado a Iada, que apresentam respectivamente uma forma alongada. 0 eixo longitudinal das aberturas 6 está designado com 9 e se estende paralelamente ao plano da superfície da mesa de transferência 4 ou ao plano da tira 2.
0 comprimento L das aberturas 6 é nitidamente maior do que a largura B; o comprimento L deve ser ao menos o dobro, de preferência ao menos o triplo da largura B. Além disso, se pode ver que as distintas aberturas 6 se recobrem em direção Q transversalmente à direção de transporte F. A cobertura b também estar prevista para duas aberturas 6 vizinhas. Isso também pode ser visto com base nas duas aberturas 6' e 6", que estão dispostas lado a lado e apresentam respectivas extremidades dianteiras e traseiras
11 e 12. Projetando-se na extremidade dianteira 11 da abertura 6' a extremidade da abertura em direção Q, resulta que se situa já depois da extensão transversal da abertura 6" vizinha na região extrema 12 traseira. Isso significa que é obtida uma cobertura transversal completa da pulverização da tira 2 com meio refrigerante.
Além disso, a fig. 2 mostra que ao longo do eixo longitudinal 9 das aberturas 6 estão sucessivamente dispostos vários bocais de pulverização 10, de modo que ao longo da extensão longitudinal das aberturas está garantida um fluxo contínuo de meio refrigerante.
Na fig. 3 se pode ver que a barra de pulverização 5 inferior (isso se aplica analogamente à barra de pulverização 13 superior) apresenta uma pluralidade de bocais de pulverização 10, que pulverizam a tira 2 com meio refrigerante. Pela disposição e alinhamento descritas das aberturas, isto é, das fendas de passagem para água refrigerante, é garantida uma suficiente estabilidade da mesa de transferência, isto é, não há um enfraquecimento mecânico essencial da mesa de transferência 4. Em combinação com uma correspondente disposição dos bocais 10 sobre a barra de pulverização 5 pode assim ser obtida uma imagem de pulverização ótima sob todas as condições operacionais típicas.
Lista de referências
1 dispositivo para refrigeração
2 tira de metal
3 armação de laminador
4 elemento de transferência (mesa de transferência)
5 elemento de pulverização (barra de pulverização)
6 abertura
6' abertura
6" abertura
7 meio refrigerante
8 lado inferior
9 eixo longitudinal
10 bocal de pulverização
11 extremidade dianteira da abertura
12 extremidade traseira da abertura
13 barra de pulverização
14 rolo
15 fenda de laminação
16 guia de saída
17 guia de saída
18 barra de pulverização 19 barra de pulverização
refrigeração de rolo de trabalho
21 refrigeração de rolo de trabalho
22 alça
F direção de transporte a tira
Q direção horizontal e transversal à direção de transporte da tira
α ângulo
L comprimento da abertura
B largura da abertura
b cobertura

Claims (10)

1. Dispositivo (1) para a refrigeração de uma tira de metal (2) entre duas armações de laminador (3) , sendo a tira (2) guiada por um elemento de transferência (4) executado plano e disposto abaixo do elemento de transferência (4) está um elemento de pulverização (5), que por ao menos uma abertura (6) no elemento de transferência (4) conduz o meio de refrigeração (7) para o lado inferior (8) da tira (2) , caracterizado pelo fato de que ao menos duas aberturas (6) , dispostas lado a lado em direção (Q) transversal à direção de transporte (F) da tira (2) , são introduzidas no elemento de transferência (4) , as quais apresentam uma forma alongada, sendo o eixo longitudinal (9) da abertura (6) alinhado em um ângulo (a) para com a direção de transporte (F) da tira e sendo que ao menos duas aberturas (6) se estendem em direção (Q) transversal à direção de transporte (F) paralelamente lado a lado pela mesma região de extensão em direção de transporte (F).
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o ângulo (a) importa entre10° e 50 °.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o ângulo (a) importa entre20 ° e 40 °.
4. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicações1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de aberturas (6) dispostas lado a lado ê introduzida no elemento de transferência (4).
5. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicações1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que as aberturas (6) no elemento de transferência (4) apresentam um comprimento (L), que importa ao menos no dobro, de preferência ao menos no triplo, da largura (B) das aberturas(6).
6. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicações1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que ao longo do eixo longitudinal (9) das aberturas (6) estão dispostos vários bocais de injeção (10) no elemento de pulverização (5)
7. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicações1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que pela direção (Q) transversal à direção de transporte (F) da tira (2) há uma cobertura (b) das extensões transversais das aberturas (6).
8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a extensão transversal das aberturas (6) é então de tal maneira executada que a extremidade (11) dianteira em direção de transporte (F) de uma abertura (6'), observado em direção (Q) transversal à direção de transporte (F) da tira (2) , ultrapassa a extremidade (12) traseira em direção de transporte (F) da abertura (6") vizinha para o lado da abertura vizinha (6").
9. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicações1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que o elemento de transferência (4) é executado como mesa de transferência.
10. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicações1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que o elemento de pulverização (5) é executado como barra de pulverização.
BRPI0720955-0A 2007-01-25 2007-12-17 Dispositivo para refrigeração de uma tira de metal BRPI0720955A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102007003826 2007-01-25
DE102007003826.9 2007-01-25
DE102007010375A DE102007010375A1 (de) 2007-01-25 2007-03-03 Vorrichtung zur Kühlung eines Metallbandes
DE102007010375.3 2007-03-03
PCT/EP2007/011050 WO2008089827A1 (de) 2007-01-25 2007-12-17 Vorrichtung zur kühlung eines metallbandes

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0720955A2 true BRPI0720955A2 (pt) 2014-03-18

Family

ID=39106116

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0720955-0A BRPI0720955A2 (pt) 2007-01-25 2007-12-17 Dispositivo para refrigeração de uma tira de metal

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8434338B2 (pt)
EP (1) EP2114585A1 (pt)
JP (1) JP5111521B2 (pt)
KR (1) KR101109462B1 (pt)
BR (1) BRPI0720955A2 (pt)
CA (1) CA2675790C (pt)
DE (1) DE102007010375A1 (pt)
RU (1) RU2417130C1 (pt)
WO (1) WO2008089827A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI20070622L (fi) * 2007-08-17 2009-04-15 Outokumpu Oy Menetelmä ja laitteisto tasaisuuden kontrolloimiseksi ruostumatonta terästä olevan nauhan jäähdytyksessä
JP5328726B2 (ja) 2009-08-25 2013-10-30 三星ディスプレイ株式會社 薄膜蒸着装置及びこれを利用した有機発光ディスプレイ装置の製造方法
JP5646261B2 (ja) * 2010-09-22 2014-12-24 三菱日立製鉄機械株式会社 熱延鋼帯の冷却装置
WO2018055918A1 (ja) 2016-09-23 2018-03-29 新日鐵住金株式会社 熱延鋼板の冷却装置及び冷却方法
CA3086116C (en) * 2017-12-20 2022-05-31 Danieli & C. Officine Meccaniche S.P.A. Apparatus for the thermal treatment of metallic products
JP2023528070A (ja) 2020-06-04 2023-07-03 コンステリウム ヌフ-ブリザック リバース熱間圧延機上での冷却方法および設備
FR3112297B1 (fr) 2020-07-07 2024-02-09 Constellium Neuf Brisach Procédé et équipement de refroidissement sur un Laminoir réversible à chaud
CN116967394A (zh) * 2023-06-27 2023-10-31 浙江万里扬新能源驱动有限公司杭州分公司 一种辊锻机喷淋机构

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3533261A (en) * 1967-06-15 1970-10-13 Frans Hollander Method and a device for cooling hot-rolled metal strip on a run-out table after being rolled
US4400961A (en) * 1981-07-15 1983-08-30 Schaming Edward J Apparatus for removing liquid coolant from metal strips in a rolling mill
US4467629A (en) * 1981-10-02 1984-08-28 Sms Schloemann-Siemag Ag Method of flattening steel strip in rolling mill
JPS59137111A (ja) 1983-01-28 1984-08-07 Nippon Steel Corp 熱鋼板冷却装置
DE3704599A1 (de) 1987-02-13 1988-08-25 Schloemann Siemag Ag Verfahren und vorrichtung zur kuehlung von walzband
JP2892492B2 (ja) * 1990-11-30 1999-05-17 川崎製鉄株式会社 熱間圧延鋼板用下部冷却装置
EP0776710B1 (de) * 1995-11-20 2001-12-19 SMS Demag AG Vorrichtung zur Beeinflussung des Profils von gewalztem Walzband
DE19850739A1 (de) 1998-11-04 2000-05-11 Schloemann Siemag Ag Verfahren und Vorrichtung zum Kühlen von walzwarmem Walzgut, insbesondere Warmbreitband
JP3642031B2 (ja) 2001-02-15 2005-04-27 Jfeスチール株式会社 熱延鋼帯の冷却装置
DE10131369A1 (de) 2001-06-28 2003-01-09 Sms Demag Ag Verfahren und Vorrichtung zum Kühlen und Schmieren von Walzen eines Walzgerüstes
EP1527829B1 (en) * 2002-08-08 2008-10-22 JFE Steel Corporation Cooling device,manufacturing method, and manufacturing line for hot rolled steel band
JP3770216B2 (ja) * 2002-08-08 2006-04-26 Jfeスチール株式会社 熱延鋼帯の冷却装置および熱延鋼帯の製造方法ならびに熱延鋼帯製造ライン
DE102004025058A1 (de) 2004-05-18 2005-12-08 Sms Demag Ag Verfahren und Vorrichtung zur Kühlung und/oder Schmierung von Walzen und/oder Walzgut
JP4029871B2 (ja) 2004-07-22 2008-01-09 住友金属工業株式会社 鋼板の冷却装置、熱延鋼板の製造装置及び製造方法
AT414102B (de) 2004-08-04 2006-09-15 Ebner Ind Ofenbau Vorrichtung zum kühlen eines blechbandes

Also Published As

Publication number Publication date
RU2009131935A (ru) 2011-02-27
EP2114585A1 (de) 2009-11-11
JP5111521B2 (ja) 2013-01-09
US20100024504A1 (en) 2010-02-04
DE102007010375A1 (de) 2008-07-31
CA2675790A1 (en) 2008-07-31
RU2417130C1 (ru) 2011-04-27
KR20090078838A (ko) 2009-07-20
JP2010516473A (ja) 2010-05-20
US8434338B2 (en) 2013-05-07
KR101109462B1 (ko) 2012-01-31
WO2008089827A1 (de) 2008-07-31
CA2675790C (en) 2012-02-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0720955A2 (pt) Dispositivo para refrigeração de uma tira de metal
KR101437801B1 (ko) 열연 강대의 냉각 장치
KR101279387B1 (ko) 열간 압연기에서 금속 스트랜드의 조압연 스트립 또는 스트립을 냉각하기 위한 냉각 방법 및 그 장치
CN105382041B (zh) 一种十八辊冷轧机乳化液喷射装置及其应用
BRPI0720818A2 (pt) "estrutura de laminação para a laminação de um produto e processo de resfriamento de um cilindro de trabalho"
JP6042559B2 (ja) 圧延材の冷却をするための装置
EP2866957A1 (de) VERFAHREN UND VORRICHTUNG ZUR KÜHLUNG VON OBERFLÄCHEN IN GIEßANLAGEN, WALZANLAGEN ODER SONSTIGEN BANDPROZESSLINIEN
RU2009149178A (ru) Прокатный стан с устройством охлаждения и способ прокатки
DE102016101160B4 (de) Vorrichtung zum schwebenden Führen und gleichzeitigem Abkühlen von bahnförmigem Material und Verfahren zum Betreiben einer solchen Vorrichtung
CN101594945B (zh) 用于冷却金属带材的装置
JP2002121616A (ja) 高温被冷却板の水切り方法及び装置
BR112016030683B1 (pt) Dispositivo para desvio de água e método para desvio de água para água de resfriamento de placa de aço em etapa de laminação a quente
DE112008000152B4 (de) Ableitvorrichtung
RU2643751C2 (ru) Устройство для повышения температуры удлиненного металлического прокатного материала и чистовой прокатный стан для изготовления и/или обработки удлиненного металлического прокатного материала
EP1531197B1 (de) Dampfblaskasten
JP4102327B2 (ja) 厚鋼板の調整冷却装置および調整冷却方法
FI113290B (fi) Päällystysasema
CS215222B1 (en) Facility for prevencting the soiling of the surface of
RU2011121581A (ru) Способ охлаждения рабочих валков стана горячей прокатки полосы и устройство для его осуществления
JP4858139B2 (ja) 鋼板の冷却設備および冷却方法
JP2011189393A (ja) 圧延機の液体噴射装置
KR920011597A (ko) 업세팅 프레스의 프레스공구의 냉각장치 및 그 장치의 작동방법
DE102005014254A1 (de) Leiteinrichtung für flächige Bedruckstoffe
JPH05230551A (ja) 薄鋼板の水平流体保持幅可変パッド
JP2015010688A (ja) ローラーガイドおよびこれを備えた相対移動装置

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2285 DE 21/10/2014.