BRPI0719819B1 - Composição de vidro transparente compreendendo óxido de zinco e óxido de estrôncio com transmissão visível alta e/ou completamente transparente ou de cor neutra - Google Patents

Composição de vidro transparente compreendendo óxido de zinco e óxido de estrôncio com transmissão visível alta e/ou completamente transparente ou de cor neutra Download PDF

Info

Publication number
BRPI0719819B1
BRPI0719819B1 BRPI0719819-1A BRPI0719819A BRPI0719819B1 BR PI0719819 B1 BRPI0719819 B1 BR PI0719819B1 BR PI0719819 A BRPI0719819 A BR PI0719819A BR PI0719819 B1 BRPI0719819 B1 BR PI0719819B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
glass
color
oxide
iron
neutral
Prior art date
Application number
BRPI0719819-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Ksenia A. Landa (Falecida)
Scott V. Thomsen
Richard Hulme
Leonid M. Landa
Original Assignee
Guardian Glass, LLC
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38921777&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0719819(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Guardian Glass, LLC filed Critical Guardian Glass, LLC
Publication of BRPI0719819A2 publication Critical patent/BRPI0719819A2/pt
Publication of BRPI0719819B1 publication Critical patent/BRPI0719819B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C03GLASS; MINERAL OR SLAG WOOL
    • C03CCHEMICAL COMPOSITION OF GLASSES, GLAZES OR VITREOUS ENAMELS; SURFACE TREATMENT OF GLASS; SURFACE TREATMENT OF FIBRES OR FILAMENTS MADE FROM GLASS, MINERALS OR SLAGS; JOINING GLASS TO GLASS OR OTHER MATERIALS
    • C03C3/00Glass compositions
    • C03C3/04Glass compositions containing silica
    • C03C3/076Glass compositions containing silica with 40% to 90% silica, by weight
    • C03C3/095Glass compositions containing silica with 40% to 90% silica, by weight containing rare earths
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C03GLASS; MINERAL OR SLAG WOOL
    • C03CCHEMICAL COMPOSITION OF GLASSES, GLAZES OR VITREOUS ENAMELS; SURFACE TREATMENT OF GLASS; SURFACE TREATMENT OF FIBRES OR FILAMENTS MADE FROM GLASS, MINERALS OR SLAGS; JOINING GLASS TO GLASS OR OTHER MATERIALS
    • C03C1/00Ingredients generally applicable to manufacture of glasses, glazes, or vitreous enamels
    • C03C1/004Refining agents
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C03GLASS; MINERAL OR SLAG WOOL
    • C03CCHEMICAL COMPOSITION OF GLASSES, GLAZES OR VITREOUS ENAMELS; SURFACE TREATMENT OF GLASS; SURFACE TREATMENT OF FIBRES OR FILAMENTS MADE FROM GLASS, MINERALS OR SLAGS; JOINING GLASS TO GLASS OR OTHER MATERIALS
    • C03C4/00Compositions for glass with special properties
    • C03C4/02Compositions for glass with special properties for coloured glass

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)

Abstract

COMPOSIÇÃO DE VIDRO TRANSPARENTE. A presente invenção refere-se a um vidro que possui uma transmissão visível alta e/ou completamente transparente ou de cor neutra. Em determinadas concretizações exemplares, o vidro transparente inclui uma pequena quantidade de ferro acoplado ao óxido de zinco e/ou óxido de érbio em quantidades projetadas para proverem uma cor neutra. Embora o óxido de érbio seja usado para prover a cor neutra, o óxido de zinco liga-se ao enxofre dentro do sulfeto de zinco esbranquiçado, pelo que, reduzindo a quantidade de enxofre que se liga ao ferro no vidro para formar sulfetos de ferro que são de cor marrom. Assim, o uso de óxido de zinco ajuda a fabricar o vidro de cor mais neutra. Em determinadas concretizações exemplares, o uso do óxido de érbio traz o valor de cor a* do vidro resultante mais próximo de zero, considerando-se que o uso do óxido de zinco traz o valor b* do vidro resultante mais próximo de zero.

Description

[001] A presente invenção refere-se a uma composição de vidro transparente. Em determinadas concretizações exemplares desta invenção, é provido um vidro possuindo alta transmitância de luz na faixa visível e/ou cor completamente neutra. Em determinadas concretizações exemplares, o vidro inclui uma pequena quantidade de ferro acoplado ao zinco e/ou érbio de modo a prover uma cor neutra. Tais composições de vidro são assim úteis, por exemplo, para janelas arquitetônicas, aplicações de vidro padronizado, baterias solares e/ou janelas para automóveis.
Antecedentes da Invenção
[002] Os vidros que são completamente transparentes e que possuem alta transmissão de luz visível (por exemplo, pelo menos 75% de transmissão ou mesmo preferivelmente pelo menos 80% de transmissão) são algumas vezes desejáveis. Um modo de se obter tal vidro é pelo emprego de materiais vítreos de base muito pura (por exemplo, substancialmente isentos de corantes, tais como o ferro). Contudo, os materiais de base com um alto grau de pureza são caros e assim nem sempre desejáveis e/ou convenientes. Em outras palavras, por exemplo, a remoção do ferro das matérias-primas do vidro possui determinados limites práticos e/ou econômicos.
[003] Conforme pode ser apreciado do exposto acima, matérias- primas de vidro (por exemplo, sílica, carbonato de sódio, dolomita e/ou pedra calcária) incluem tipicamente determinadas impurezas, tais como ferro. A quantidade total de ferro presente é expressa neste documento em termos de Fe2O3 de acordo com a prática padrão.
[004] Contudo, tipicamente, nem todo o ferro está na forma de Fe2O3. Ao invés disto, o ferro está presente em ambos, o estado ferroso (Fe2+; expresso neste documento como FeO, mesmo embora todo o ferro no estado ferroso no vidro possa não estar na forma de FeO) e o estado férrico (Fe3+). O ferro no estado ferroso (Fe2+; FeO) é um corante azul-esverdeado, enquanto o ferro no estado férrico (Fe3+) é um corante amarelo-esverdeado. O corante azul-esverdeado do ferro ferroso (Fe2+; FeO) é uma questão importante quando busca-se encontrar um vidro de cor neutra ou completamente transparente, uma vez que, como um corante forte, ele introduz cor significativa ao vidro. Embora o ferro no estado férrico (Fe3+) também seja um corante, ele é menos importante quando busca-se obter um vidro completamente transparente, uma vez que o ferro no estado férrico tende a ser mais fraco como corante que no estado ferroso.
[005] Em vista do acima, fica claro que existe a necessidade de uma nova composição vítrea que permita ao vidro possuir cor completamente transparente e/ou transmissão altamente visível, sem precisar recorrer a matérias-primas de vidro extremamente puros (isto é, isentos de ferro).
[006] Um vidro transparente conhecido é o vidro PPG’s Starphire; vide a composição do mesmo apresentada na figura 1. Infelizmente, o vidro PPG Starphire (em 6 mm de espessura) pode obter apenas um valor de cor a* de -0,29 e um valor de b* de 0,11. Esta cor não é neutra o suficiente para determinadas aplicações. Em outras palavras, valor(es) de a* e/ou b* mais próximos de zero são desejados em determinadas aplicações.
[007] Outro vidro transparente desejado é apresentado como vidro "de transparência média" na figura 1. Novamente, infelizmente, este vidro pode apenas obter um valor de cor a* de -1,54 e um valor de b* de 0,37. Esta cor não é neutra o suficiente para determinadas aplicações. Em outras palavras, valor(es) de a* e/ou b* mais próximos de zero são desejados em determinadas aplicações.
[008] A Patente US número 6.949.484 (de propriedade comum e desta forma incorporada a este documento como referência) descreve outra composição de vidro transparente. Contudo, os exemplos estabelecidos na Patente não pode obter uma combinação de transmissão altamente visível (por exemplo, pelo menos cerca de 90%) e valores de cor a* e b* muito neutros. Além disto, são necessárias grandes quantidades de óxido de cério caro em determinados exemplos da Patente ‘484.
[009] A Patente US número 6.716.780 (de propriedade comum e desta forma incorporada a este documento como referência) descreve uma composição de vidro verde. Infelizmente, os exemplos estabelecidos na Patente ‘780 não podem obter uma combinação de transmissão altamente visível (por exemplo, pelo menos cerca de 90%) e valores de cor a* e b* muito neutros.
[0010] Em vista do exposto acima, fica claro que existe a necessidade na técnica de uma composição de vidro transparente capaz de realizar uma combinação de transmissão altamente visível (por exemplo, pelo menos cerca de 90%) e valores de cor a* e b* muito neutros, de modo a prover cor muito transparente aos visualizadores e similares, caso desejado. Sumário das Concretizações Exemplares da Invenção
[0011] Em determinadas concretizações exemplares desta invenção, é provida uma composição de vidro transparente que é capaz de realizar uma combinação de (a) transmissão altamente visível (por exemplo, pelo menos cerca de 90%), e (b) valores de cor a* e b* muito neutros de modo a prover aos visualizadores e similares uma cor muito transparente.
[0012] Em determinadas concretizações exemplares desta invenção, é provido um vidro possuindo transmissão visível (Tvis) de pelo menos 80% (mais preferivelmente pelo menos 85%, mesmo mais preferivelmente pelo menos 90%, e mais preferivelmente pelo menos cerca de 91% ou 91,5%). Tais valores de transmissão podem ser obtidos, por exemplo, em uma espessura de vidro de referência não- limitante de cerca de 6 mm. Em determinadas concretizações exemplares, o vidro também pode apresentar um valor de cor a* transmissível de cerca de -0,20 a +0,15, mais preferivelmente de cerca de - 0,15 a +0,10, mesmo mais preferivelmente de cerca de -0,10 a +0,05, e algumas vezes de cerca de -0,06 a +0,02. Em determinadas concretizações exemplares, o vidro também pode apresentar um valor de cor b* transmissível de cerca de -0,15 a +0,20, mais preferivelmente de cerca de - 0,10 a +0,15, mesmo mais preferivelmente de cerca de -0,10 a +0,10, e algumas vezes de cerca de -0,05 a +0,06. Estes valores de cor a* e b* muito neutros fornecem um vidro muito transparente, substancialmente não possuindo coloração em determinadas concretizações exemplares desta invenção.
[0013] Em determinadas concretizações exemplares desta invenção, o vidro transparente inclui uma pequena quantidade de ferro acoplado ao óxido de zinco e/ou óxido de érbio em quantidades de modo a prover uma cor neutra. Foi verificado que o óxido de érbio é empregado para prover cor neutra. Além disso, foi verificado que o óxido de zinco liga enxofre (S, ou S2-) (por exemplo, o S, ou S2 vindo do sulfato de sódio ou bolo de sal, ou similar usado na batelada de vidro) ao ZnS que possui cor branca. O emprego de óxido de zinco para ligar sulfetos em sulfeto de zinco de cor branca (por exemplo, ZnS) é vantajoso uma vez que reduz a quantidade de enxofre (S) que se liga ao ferro no vidro para formar sulfetos de ferro que possuem cor marrom. Assim, o emprego do óxido de zinco ajuda a fabricar um vidro de cor mais neutra. Em determinadas concretizações exemplares, o emprego do óxido de érbio traz o valor de cor a* do vidro resultante mais próximo de zero, considerando-se que o emprego do óxido de zinco traz o valor b* do vidro resultante mais próximo de zero. Tais composições de vidro são úteis, por exemplo, em janelas arquitetônicas, aplicações de vidro padronizado, baterias solares e/ou janelas para automóveis.
[0014] Em determinadas concretizações exemplares desta invenção, é provido um vidro compreendendo:
Figure img0001
em que o vidro possui transmissão visível de pelo menos 85%, um valor de cor a* transmissível de -0,20 a +0,15, e um valor de cor b* transmissível de -0,15 a +0,20,
[0015] Em outras concretizações exemplares desta invenção, é provido um vidro compreendendo: Ingrediente % em peso SiO2 67-75% Na2O 10-20% CaO 5-15% ferro total (expresso como Fe2O3) 0,0005 a 0,20% óxido de érbio 0,0001 a 0,20% óxido de zinco 0,01 a 3% em que o vidro possui transmissão visível de pelo menos 90%, um valor de cor a* transmissível de -0,20 a +0,15, e um valor de cor b* transmissível de -0,15 a +0,20, Breve Descrição dos Desenhos
[0016] A figura 1 é uma tabela comparando as composições de batelada de vidro e características dos vidros resultantes das mesmas dos exemplos 1-5 da presente invenção, em comparação ao vidro de "limpidez média" e "PPG Starphire". Descrição Detalhada de Determinadas Concretizações Exemplares da Invenção
[0017] Os vidros de acordo com as diferentes concretizações desta invenção podem ser usados, por exemplo, na indústria de automóveis (por exemplo, para-brisas, lanternas traseiras, janelas laterais, etc.), em aplicações de janelas arquitetônicas, para aplicações de vidro padronizado, aplicações de baterias solares e/ou em outras aplicações apropriadas.
[0018] Determinados vidros de acordo com concretizações exemplares desta invenção utilizam vidro plano de sílica-cal de soda como sua composição de base/vidro. Além da composição de base/vidro, uma porção única de corante é provida de modo a obter um vidro que seja de cor clara e/ou tenha uma transmissão altamente visível. Um vidro de base de cal de soda-sílica exemplar de acordo com determinadas concretizações desta invenção, em uma base de porcentagem em peso, inclui os seguintes ingredientes básicos: Tabela 1: Vidro base exemplar Ingrediente % em peso SiO2 67 - 75% Na20 10 - 20% CaO 5 - 15% MgO 0 - 7 Al2O3 0 - 5 (ou 0 - 1%) K2O 0 - 5 BaO 0 - 1
[0019] Outros ingredientes minoritários, incluindo vários adjuvantes de refino convencionais, tais como, SO3, carbono e similares podem também ser incluídos no vidro base. Em determinadas concretizações, por exemplo, o vidro neste documento pode ser fabricado da batelada de matérias-primas sílica, areia, carbonato de sódio, dolomita, pedra calcária, com o emprego de bolo de sal (SO3) e/ou sais de Epsom como agentes de refino. Preferivelmente, vidros de base cal de soda-sílica neste documento incluem, em peso, cerca de 10-15% de Na2O e cerca de 6-12% de CaO.
[0020] Além do vidro base (por exemplo, vide tabela 1 acima), na fabricação do vidro de acordo com determinadas concretizações exemplares da presente invenção, a batelada de vidro inclui materiais (incluindo corantes e/ou oxidantes ou similares) que fazem com que o vidro resultante seja de cor neutra e/ou tenha uma transmissão de luz visível alta. Estes materiais podem tanto estar presentes nas matérias- primas (por exemplo, pequenas quantidades de ferro) ou podem ser adicionados aos materiais do vidro base na batelada (por exemplo, érbio, zinco e/ou similares). Em determinadas concretizações exemplares desta invenção, o vidro resultante possui transmissão visível (Tvis) de pelo menos 80% (mais preferivelmente pelo menos 85%, mesmo mais preferivelmente pelo menos 90%, e mais preferivelmente pelo menos cerca de 91% ou 91,5%); tais valores de transmissão podem ser obtidos, por exemplo, em uma espessura de vidro de referência, não-limitante de 6 mm.
[0021] Em determinadas concretizações exemplares desta invenção, o vidro fundido pode ser refinado e reduzido usando compostos que contêm água ligada quimicamente; por exemplo, ácido cítrico, C6H8O7 • H2O como um agente de redução com ou ao invés de carbono e/ou outros compostos carbonáceos orgânicos e/ou inorgânicos; sal de Epsom, MgSO4 • 7H2O e/ou gesso, CaSO4 2H2O em combinação ou ao invés do bolo de sal, NaSO4.
[0022] Em determinadas concretizações desta invenção, além do vidro base, a batelada de vidro compreende ou consiste essencialmente nos materiais estabelecidos na Tabela 2 a seguir (em termos de porcentagem em peso da composição de vidro total): Tabela 2: Exemplo de batelada de vidro
Figure img0002
[0023] A batelada é fundida e o vidro formado usando o processo de flutuação conhecido. Opcionalmente, em determinadas concretizações exemplares da invenção, pequenas quantidades de outros materiais também podem ser adicionadas à batelada. Em determinadas concretizações exemplares, o vidro também pode ter um valor de cor a* transmissível de cerca de -0,20 a +0,15, mais preferivelmente de cerca de - 0,15 a +0,10, mesmo mais preferivelmente de cerca de -0,10 a +0,05, e algumas vezes de cerca de -0,06 a +0,02. Em determinadas concretizações exemplares, o vidro também pode ter um valor de cor b* transmissível de cerca de - 0,15 a +0,20, mais preferivelmente de cerca de - 0,10 a +0,15, mesmo mais preferivelmente de cerca de -0,10 a +0,10, e algumas vezes de cerca de -0,05 a +0,06. Estes valores de cor a* e b* muito neutros fornecem um vidro muito transparente não possuindo substancialmente coloração em determinadas concretizações exemplares desta invenção.
[0024] A quantidade total de ferro presente na batelada de vidro e no vidro resultante, isto é, na porção colorida do mesmo, é expressa neste documento em termos de Fe2O3 de acordo com a prática padrão. Isto, contudo, não implica no fato de todo o ferro estar realmente na forma de Fe2O3 (vide discussão acima com relação a isto). Da mesma forma, a quantidade de ferro no estado ferroso (Fe+2) é reportada neste documento como FeO, mesmo que todo o ferro no estado ferroso na batelada de vidro não esteja na forma de FeO. Conforme mencionado acima, o ferro no estado ferroso (Fe2+; FeO) é um corante azul-esverdeado, enquanto o ferro no estado férrico (Fe3+) é um corante amarelo-esverdeado; e o corante azul-esverdeado do ferro ferroso é de importância específica, uma vez que como um corante forte, ele introduz cor significativa no vidro que pode algumas vezes ser indesejável quando se busca uma cor neutra ou clara.
[0025] A proporção de ferro total no estado ferroso (FeO) é usada para determinar o estado redox do vidro, e redox é expresso como a razão FeO/Fe2O3, que é a porcentagem em peso (%) do ferro no estado ferroso (FeO) dividida pela porcentagem em peso (%) do ferro total (expresso como Fe2O3) no vidro resultante. Em determinadas concretizações exemplares desta invenção, o vidro pode ter um valor redox de vidro (isto é, FeO/Fe2O3) de cerca de 0,05 a 0,30, mais preferivelmente de cerca de 0,05 a 0,20, e mais preferivelmente de cerca de 0,05 a 0,15.
[0026] A fim de compensar a cor causada pelo ferro férrico resultante da presença opcional de um ou mais oxidantes na batelada, foi verificado que a adição de óxido de érbio (por exemplo, Er2O3 ou qualquer outra forma estequiométrica apropriada) em determinados exemplos faz com que a cor do vidro resultante torne-se mais clara (por exemplo, o érbio faz com que a* se mova na direção neutra 0). O óxido de érbio atua como um corante rosa. Especificamente, o óxido de érbio aparentemente atua para compensar fisicamente a cor do ferro, pelo que, tornando a cor do vidro mais neutra que a desejável em determinadas concretizações exemplares desta invenção, enquanto permitindo que o vidro ainda tenha transmissão altamente visível. Especificamente, foi verificado que o emprego de tal óxido de érbio no vidro permite a obtenção de um vidro com alta transmissão e cor completamente neutra sem precisar eliminar completamente o ferro do vidro.
[0027] Além disso, foi verificado que o óxido de zinco (por exemplo, ZnO) liga de enxofre (S) (por exemplo, o S vindo do sulfato de sódio ou bolo de sal, ou similar usado na batelada do vidro) ao ZnS. ZnS apresenta cor substancialmente branca. O emprego de óxido de zinco para ligar sulfetos aos sulfetos de zinco de cor branca (por exemplo, ZnS) é vantajoso, pelo que reduz consistentemente a quantidade em enxofre (S, ou S2-) que se liga ao ferro no vidro para formar sulfetos de ferro que possuem cor marrom. Assim, o emprego do óxido de zinco ajuda a fabricar um vidro de cor mais neutra. Em determinadas concretizações exemplares, embora o emprego do óxido de érbio traga o valor de cor a* do vidro resultante mais próximo de zero, o emprego do óxido de zinco traz o valor b* do vidro resultante mais próximo de zero.
[0028] Opcionalmente, um óxido de estrôncio (Sr) pode ser provido para aperfeiçoar a durabilidade do vidro. As quantidades exemplares de SrO que podem ser usadas são estabelecidas acima. Em determinadas concretizações exemplares, o óxido de estrôncio pode ser empregado no lugar do óxido de alumínio ou uma porção do mesmo, a fim de aperfeiçoar a durabilidade do vidro. Matérias-primas com alto teor de ferro, tais como, nefelina sienita e/ou feldspato podem ser usados na batelada, contudo, eles não podem ser usados em determinados exemplos desta invenção para reduzir o teor d alumina, de modo a aperfeiçoar a durabilidade em determinadas concretizações exemplares desta invenção. Em determinadas concretizações exemplares, a alumina pode ser opcionalmente introduzida como alumina calcinada e/ou pura e hidratada, de modo que o vidro contenha cerca de 0-1% alumina (A12O3) em determinadas concretizações exemplares. Novamente, o estrôncio pode ser introduzido (por exemplo, 0-0,6%) ao invés da alumina, a fim de aperfeiçoar a durabilidade química do vidro.
[0029] De acordo com determinadas concretizações exemplares desta invenção, a presença opcional de uma pequena quantidade de óxido de cério, (por exemplo, CeO2) como um oxidante na batelada de vidro pode atuar como um descolorizador químico uma vez que durante a fusão da batelada de vidro, ele faz com que o ferro no estado ferroso (Fe2+; FeO) seja oxidado para o estado férrico (Fe3+). Consequentemente, uma porção significativa de CeO2 que pode ser adicionada à batelada de vidro original antes da fusão pode ser transformada durante a fusão em Ce2O3 o que pode estar presente no vidro resultante. A oxidação mencionada anteriormente do ferro tende a reduzir a coloração do vidro, e não diminui significativamente a transmissão de luz visível do vidro resultante (em determinados momentos, isto pode até mesmo causar o aumento da transmissão visível). É observado que, como Fe2O3, a frase "óxido de cério" usada neste documento refere-se ao óxido de cério total (isto é, incluindo óxido de cério em ambos os estados Ce4+ e Ce3+).
[0030] É observado que o vidro, de acordo com determinadas concretizações exemplares desta invenção, é frequentemente fabricado através do processo de flutuação conhecido onde um banho de estanho é utilizado. Será apreciado pelos versados na técnica que, como resultado da formação do vidro no estanho fundido, em determinadas concretizações exemplares, pequenas quantidades de estanho ou óxido de estanho podem migrar para as áreas de superfície do vidro no lado que estava em contato com o banho de estanho durante a fabricação (isto é, tipicamente, o vidro flutuante pode ter uma concentração de óxido de estanho de 0,05% ou mais (peso) nos primeiros micra abaixo da superfície que estava em contato com o banho de estanho).
[0031] Em vista do acima, os vidros de acordo com determinadas concretizações exemplares desta invenção obtêm uma cor neutra ou transparente e/ou transmissão visível alta. Em determinadas concretizações, os vidros resultantes de acordo com determinadas concretizações exemplares desta invenção podem ser caracterizados por uma ou mais das características de transmissão óptica ou de cor que se seguem, quando medidos em uma espessura de cerca de 1 mm - 6 mm (mais preferivelmente uma espessura de cerca de 5,6 ou 6 mm); esta sendo uma espessura não-limitante usada para fins de referência, apenas) (Lta é % de transmissão visível): Tabela 3: Características de determinadas concretizações exemplares
Figure img0003
Figure img0004
[0032] Conforme pode ser visto da tabela 3 acima, os vidros de determinadas concretizações desta invenção obtêm os aspectos desejados de cor transparente e/ou transmissão altamente visível, enquanto não requerem a eliminação do ferro da composição do vidro. Isto pode ser obtido através da provisão de combinações únicas de material descritas neste documento. Exemplos 1-5
[0033] A figura 1 ilustra as composições para os vidros dos Exemplos 1-5 de acordo com determinados exemplos desta invenção. Exemplos 1-5 na figura 1 são providos apenas como exemplo e não pretendem ser limitantes. Os Exemplos 1-5 estão nas cinco colunas à direita da figura 1. Os Exemplos 1-5 mostram que os exemplos desta invenção foram capazes, de modo surpreendente, de realizar mais coloração neutra (por exemplo, a* e/ou b* mais próximo de zero) em relação aos vidros convencionais PPG Starphire e de transparência média (estes dois vidros convencionais não incluem érbio ou zinco). Estes exemplos foram obtidos usando um redox de batelada de cerca de +3 a +8. Determinados vidros transparentes incluem uma baixa quantidade de ferro acoplada ao óxido de zinco e/ou óxido de érbio em quantidades projetadas para prover uma cor neutra. O óxido de érbio provê cor neutra e o óxido de zinco liga, vantajosamente, o enxofre (S) no vidro ou batelada de vidro ao ZnS que possui cor branca. O emprego de óxido de zinco para ligar S em sulfeto de zinco de cor branca (por exemplo, ZnS) é vantajoso uma vez que reduz a quantidade de enxofre (S) que se liga ao ferro no vidro para formar sulfetos de ferro que possuem cor marrom. Assim, o emprego do óxido de zinco ajuda a fabricar um vidro de cor mais neutra. Em determinadas concretizações exemplares, o emprego do óxido de érbio traz o valor de cor a* do vidro resultante mais próximo de zero, considerando-se que o emprego do óxido de zinco traz o valor b* do vidro resultante mais próximo de zero. Por exemplo, o exemplo 3 possui 0,0015% de FeO e 0,021% de ferro total (Fe2O3) e, assim, possui um redox de vidro de 0,07. Como outro exemplo, o exemplo 5 possui 0,0008% de FeO e 0,014% de ferro total (Fe203) e assim possui um redox de vidro de cerca de 0,06.
[0034] Em determinadas concretizações exemplares desta invenção, o vidro é substancialmente isento de um, dois, três, ou todos dentre selênio, cobalto, níquel e/ou cério (incluindo óxidos dos mesmos). Em determinadas concretizações exemplares desta invenção, os vidros incluem de 0 a 0,01% em peso de um, dois, três ou todos estes elementos (incluindo óxidos dos mesmos), mais preferivelmente não mais de 0,0010% dos mesmos, e mais preferivelmente não mais de 0,0007% dos mesmos, e mesmo mais preferivelmente não mais de 0,0005% (ou não mais de 0,0001%) de um, dois, três ou todos estes elementos (incluindo óxidos dos mesmos).
[0035] Os termos e características da transmitância da luz ultravioleta (% UV) e similares são termos bem conhecidos na técnica assim como suas técnicas de medição. Tais termos são empregados neste documento, de acordo com seu significado bem conhecido, por exemplo, vide a Patente US número 5.308.805. Especificamente, transmitância de ultravioleta (% UV) é medida neste documento usando Massa de Ar Parry Moon = 2 (300 - 400 nm inclusive, integrada usando Regra de Simpson em intervalos de 10 nm).
[0036] Uma vez fornecida a descrição acima, muitos outros aspectos, modificações e aperfeiçoamentos ficarão claros aos versados na técnica. Tais aspectos, modificações e aperfeiçoamentos são, portanto, considerados como parte desta invenção, o escopo da mesma sendo determinado pelas reivindicações que se seguem.

Claims (10)

1. Vidro, caracterizado pelo fato de que compreende: Ingrediente % em peso SiO2 67 - 75% Na2O 10 - 20% CaO 5 - 15% ferro total (expresso como Fe2O3) 0,0005 a 0,20% óxido de érbio 0,0001 a 0,20% óxido de zinco 0,01 a 3% em que o vidro possui transmissão visível de pelo menos 85%, um valor de cor a* transmissível de -0,20 a +0,15, e um valor de cor b* transmissível de -0,15 a +0,20, e em que o vidro possui um valor redox (FeO/Fe2O3) de 0,05 a 0,15.
2. Vidro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o vidro possui transmissão visível de pelo menos 91%.
3. Vidro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o vidro possui um valor de cor a* transmissível de - 0,10 a +0,05, e um valor de cor b* transmissível de -0,10 a +0,10.
4. Vidro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o vidro compreende, adicionalmente, de 0-1% óxido de alumínio e de 0,1 a 3% de um óxido de estrôncio.
5. Vidro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o vidro compreende, adicionalmente, de 0,1 a 1,5% de um óxido de estrôncio, particularmente de 0,1 a 0,6% de um óxido de estrôncio.
6. Vidro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o vidro compreende: ferro total (expresso como 0,001 a 0,08% Fe2O3) óxido de érbio óxido de zinco 0,0005 a 0,10% 0,01 a 2% em que o vidro compreende particularmente:
7. Vidro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o vidro compreende:
8. Vidro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o vidro compreende de 0 a 0,07% de óxido de cério, particularmente de 0 a 0,003% de óxido de cério, e em particular 0% óxido de cério.
9. Vidro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o vidro é substancialmente isento de cério, níquel e selênio.
10. Vidro de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o vidro é substancialmente isento de cobalto.
BRPI0719819-1A 2006-10-06 2007-10-04 Composição de vidro transparente compreendendo óxido de zinco e óxido de estrôncio com transmissão visível alta e/ou completamente transparente ou de cor neutra BRPI0719819B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/543,999 2006-10-06
US11/543,999 US7560402B2 (en) 2006-10-06 2006-10-06 Clear glass composition
PCT/US2007/021284 WO2008045271A1 (en) 2006-10-06 2007-10-04 Clear glass compostition

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0719819A2 BRPI0719819A2 (pt) 2014-05-06
BRPI0719819B1 true BRPI0719819B1 (pt) 2022-05-10

Family

ID=38921777

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0719819-1A BRPI0719819B1 (pt) 2006-10-06 2007-10-04 Composição de vidro transparente compreendendo óxido de zinco e óxido de estrôncio com transmissão visível alta e/ou completamente transparente ou de cor neutra

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7560402B2 (pt)
EP (1) EP2074069B1 (pt)
BR (1) BRPI0719819B1 (pt)
DK (1) DK2074069T3 (pt)
ES (1) ES2644399T3 (pt)
PL (1) PL2074069T3 (pt)
WO (1) WO2008045271A1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2007094373A1 (ja) * 2006-02-14 2007-08-23 Nippon Sheet Glass Company, Limited ガラス組成物
US20070207912A1 (en) * 2006-03-02 2007-09-06 Guardian Industries Corp. Method of making glass including use of boron oxide for reducing glass refining time
US7560403B2 (en) * 2006-10-17 2009-07-14 Guardian Industries Corp. Clear glass composition with erbium oxide
FR2921357B1 (fr) * 2007-09-21 2011-01-21 Saint Gobain Composition de verre silico-sodo-calcique
FR2928145A1 (fr) * 2008-03-03 2009-09-04 Saint Gobain Procede d'elaboration de verre
GB0810525D0 (en) * 2008-06-09 2008-07-09 Pilkington Group Ltd Solar unit glass plate composition
US8304358B2 (en) * 2008-11-21 2012-11-06 Ppg Industries Ohio, Inc. Method of reducing redox ratio of molten glass and the glass made thereby
US20100255980A1 (en) 2009-04-03 2010-10-07 Guardian Industires Corp. Low iron high transmission glass with boron oxide for improved optics, durability and refining, and corresponding method
US8863345B2 (en) * 2009-12-18 2014-10-21 Colgate-Palmolive Company Oral care implement having a closed-loop arrangement of cleaning elements
US8664132B2 (en) 2010-09-03 2014-03-04 Ppg Industries Ohio, Inc. High transmittance glass
FR2972446B1 (fr) * 2011-03-09 2017-11-24 Saint Gobain Substrat pour cellule photovoltaique
GB201105946D0 (en) 2011-04-08 2011-05-18 Pilkington Deutschland Ag Spandrel panel
BE1020610A3 (fr) * 2012-04-04 2014-01-07 Agc Glass Europe Feuille de verre a haute transmission energetique.
US11261122B2 (en) 2013-04-15 2022-03-01 Vitro Flat Glass Llc Low iron, high redox ratio, and high iron, high redox ratio, soda-lime-silica glasses and methods of making same
US20140309099A1 (en) 2013-04-15 2014-10-16 Ppg Industries Ohio, Inc. Low iron, high redox ratio, and high iron, high redox ratio, soda-lime-silica glasses and methods of making same
EP3272719A1 (en) * 2016-07-20 2018-01-24 AGC Glass Europe Glass sheet approaching neutrality irrespective of its thickness
EP3272718A1 (en) * 2016-07-20 2018-01-24 AGC Glass Europe Glass sheet with a high luminous transmittance and warm-toned edges
US11214509B2 (en) * 2016-12-19 2022-01-04 Agc Glass Europe Glass sheet having edges which are achromatic and luminous
US10590031B2 (en) 2018-05-11 2020-03-17 Guardian Glass, LLC Method and system utilizing ellipsometry to detect corrosion on glass
RU2755517C1 (ru) * 2020-12-16 2021-09-16 Федеральное государственное унитарное предприятие "Производственное объединение "Маяк" Стекло для активной части источников ионизирующего излучения на основе цезия-137 и метод формирования активной части источников излучения

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0597469A (ja) * 1991-10-11 1993-04-20 Nippon Sheet Glass Co Ltd 車両用ガラス
JPH07109147A (ja) 1993-10-15 1995-04-25 Nippon Sheet Glass Co Ltd 紫外線吸収灰色ガラス
CZ279603B6 (cs) 1993-11-03 1995-05-17 Vysoká Škola Chemicko-Technologická Křišťálové bezolovnaté sklo s indexem lomu vyšším než 1,52
JPH10226534A (ja) 1997-02-17 1998-08-25 Central Glass Co Ltd 紫外線吸収性ガラス
JP3079506B2 (ja) 1997-08-06 2000-08-21 東洋ガラス株式会社 紫外線吸収無色透明ガラス
AU755014B2 (en) 1998-08-26 2002-11-28 Nihon Yamamura Glass Co., Ltd. Ultraviolet-absorbing, colorless, transparent soda-lime silica glass
CA2342910C (en) 1998-09-04 2008-08-05 Nippon Sheet Glass Co., Ltd. Light-colored high-transmittance glass and method of manufacturing the same, glass sheet with conductive film using the same and method of manufacturing the glass sheet, and glassarticle
JP2001316128A (ja) 2000-03-02 2001-11-13 Nippon Sheet Glass Co Ltd 淡色着色高透過ガラスおよびその製造方法
WO2001066477A1 (fr) 2000-03-06 2001-09-13 Nippon Sheet Glass Co., Ltd. Verre plat a coefficient de transmission eleve
JP4731086B2 (ja) 2000-03-14 2011-07-20 日本山村硝子株式会社 紫外線吸収無色透明ソーダライムシリカ系ガラス
US6573207B2 (en) 2001-01-23 2003-06-03 Guardian Industries Corp. Grey glass composition including erbium
US6716780B2 (en) * 2001-09-26 2004-04-06 Guardian Industries Corp. Grey glass composition including erbium, holmium, and/or yttrium
US6610622B1 (en) 2002-01-28 2003-08-26 Guardian Industries Corp. Clear glass composition
US7037869B2 (en) 2002-01-28 2006-05-02 Guardian Industries Corp. Clear glass composition
US7144837B2 (en) * 2002-01-28 2006-12-05 Guardian Industries Corp. Clear glass composition with high visible transmittance
US6927186B2 (en) 2002-12-04 2005-08-09 Guardian Industries Corp. Glass composition including sulfides having low visible and IR transmission
US7135425B2 (en) 2002-12-13 2006-11-14 Guardian Industries Corp. Grey glass composition
US7601660B2 (en) 2004-03-01 2009-10-13 Guardian Industries Corp. Clear glass composition
US7560403B2 (en) * 2006-10-17 2009-07-14 Guardian Industries Corp. Clear glass composition with erbium oxide

Also Published As

Publication number Publication date
PL2074069T3 (pl) 2018-04-30
DK2074069T3 (da) 2017-11-27
EP2074069A1 (en) 2009-07-01
ES2644399T3 (es) 2017-11-28
EP2074069B1 (en) 2017-08-23
US7560402B2 (en) 2009-07-14
BRPI0719819A2 (pt) 2014-05-06
US20080085827A1 (en) 2008-04-10
WO2008045271A1 (en) 2008-04-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0719819B1 (pt) Composição de vidro transparente compreendendo óxido de zinco e óxido de estrôncio com transmissão visível alta e/ou completamente transparente ou de cor neutra
CA2466902C (en) Clear glass composition
US7037869B2 (en) Clear glass composition
ES2676312T3 (es) Vidrio de alta transmisión y bajo contenido de hierro con óxido de boro para mejorar la óptica, la durabilidad y la refinación
KR100320696B1 (ko) 유리조성물
US7562538B2 (en) Method of making clear glass composition
CZ56296A3 (en) Glass composition for producing glass panels and glass panel per se
RU2441852C2 (ru) Состав для прозрачного стекла с оксидом эрбия
SK33193A3 (en) High visible, low uv and low ir transmittance green glass composition
IE63124B1 (en) Infrared and ultraviolet radiation absorbing green glass composition
WO2004018375A2 (en) Glass composition with low visible and ir transmission
BRPI0809363A2 (pt) Vidro plano no formato de chapa, e vidraça
US7601660B2 (en) Clear glass composition
BR0215205B1 (pt) composiÇço de vidro azul de tipo sÍlico-sodo-cÁlcico, folha de vidro formada por flutuaÇço em um banho de metal em fusço, e, vidraÇa, notadamente automotiva.
RU2585327C2 (ru) Прозрачная литий-алюмосиликатная стеклокерамика, изготовленная с использованием экологически приемлемых осветителей
RU2448917C2 (ru) Натриево-кальциево-силикатное стекло, пропускающее ультрафиолет
JPH06345482A (ja) 紫外線吸収着色ガラス
JP2005528311A5 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: GUARDIAN EUROPE S.A.R.L. (LU)

B25L Entry of change of name and/or headquarter and transfer of application, patent and certificate of addition of invention: publication cancelled

Owner name: GUARDIAN INDUSTRIES CORP. (US)

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 25.1 NA RPI NO 2583 DE 07/07/2020 POR TER SIDO INDEVIDA.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: GUARDIAN GLASS, LLC (US)

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/10/2007, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.