BRPI0719653A2 - Dispositivo de vedação para um eixo de acionamento de um acionamento do limpador de pará-brisa, sistema para a montagem de dispositivos de vedação correspondentes e acionamento do limpador de pára-brisa correspondente - Google Patents

Dispositivo de vedação para um eixo de acionamento de um acionamento do limpador de pará-brisa, sistema para a montagem de dispositivos de vedação correspondentes e acionamento do limpador de pára-brisa correspondente Download PDF

Info

Publication number
BRPI0719653A2
BRPI0719653A2 BRPI0719653-9A BRPI0719653A BRPI0719653A2 BR PI0719653 A2 BRPI0719653 A2 BR PI0719653A2 BR PI0719653 A BRPI0719653 A BR PI0719653A BR PI0719653 A2 BRPI0719653 A2 BR PI0719653A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seal
bearing surface
sealing device
axial
sealing
Prior art date
Application number
BRPI0719653-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Roland Bohn
Original Assignee
Bosch Gmbh Robert
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bosch Gmbh Robert filed Critical Bosch Gmbh Robert
Publication of BRPI0719653A2 publication Critical patent/BRPI0719653A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60SSERVICING, CLEANING, REPAIRING, SUPPORTING, LIFTING, OR MANOEUVRING OF VEHICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60S1/00Cleaning of vehicles
    • B60S1/02Cleaning windscreens, windows or optical devices
    • B60S1/04Wipers or the like, e.g. scrapers
    • B60S1/32Wipers or the like, e.g. scrapers characterised by constructional features of wiper blade arms or blades
    • B60S1/34Wiper arms; Mountings therefor
    • B60S1/3488Means for mounting wiper arms onto the vehicle
    • B60S1/3493Means for mounting the wiper shaft in the wiper bearing

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITI- VO DE VEDAÇÃO PARA UM EIXO DE ACIONAMENTO DE UM ACIONA- MENTO DO LIMPADOR DE PÁRA-BRISA, SISTEMA PARA A MONTA- GEM DE DISPOSITIVOS DE VEDAÇÃO CORRESPONDENTES E ACIO- NAMENTO DO LIMPADOR DE PÁRA-BRISA CORRESPONDENTE".
A presente invenção refere-se a um dispositivo de vedação para um eixo de acionamento de um acionamento do limpador de pára-brisa, com uma capa de proteção e com, pelo menos, uma vedação de formato anular para a passagem vedada do eixo de acionamento através da capa de prote- 10 ção, e com uma parte de inserção, sendo que, a vedação é apoiada na dire- ção axial pela parte de inserção que pode ser inserida no interior da capa de proteção.
Além disso, a invenção refere-se a um sistema para a monta- gem de dispositivos de vedação para eixos de acionamento de acionamen- 15 tos do limpador de pára-brisa, com capas de proteção, com vedações de forma anular, executadas de modo distinto, correspondentes ao seu tipo de vedação, e com partes de inserção, sendo que, cada uma das partes de inserção pode ser empregada para o apoio da, pelo menos uma, vedação na respectiva capa de proteção.
Estado da Técnica
Dispositivos de vedação para eixos de acionamento de um a- cionamento do limpador de pára-brisa, com uma capa de proteção são co- nhecidos, por exemplo, em veículos automotores. Em particular, em acio- namentos do limpador de pára-brisa para limpadores de pára-brisa traseiros 25 o eixo de acionamento é vedado na saída. Do espaço interno do veículo pa- ra a carroceria ou para o pára-brisa, através de uma capa de proteção. A vedação do eixo de acionamento em relação à capa de proteção é uma ve- dação dinâmica e, em geral, ocorre por meio de uma vedação executada como anel em O, a qual é apoiada na direção axial por uma parte de inser- 30 ção introduzida no interior da capa de proteção. A parte de inserção é, por exemplo, um disco de aço comprimido ou um anel de material sintético sol- dado por ultrasom. No caso de altas exigências à vedação, de modo alterna- tivo, essa vedação é executada como anel de vedação em forma de lábio, que é seguro axialmente, do mesmo modo, por meio de uma parte de inser- ção executada como disco de aço comprimido, ou como anel de material sintético soldado por ultrasom.
Em virtude das diversas situações de montagem do acionamen-
to do limpador de pára-brisa, o eixo de acionamento e, com isto, o dispositi- vo de vedação em projetos distintos possui comprimentos distintos, o que torna necessária uma nova capa de proteção para cada novo comprimento. Se, além disso, no caso de acionamentos do limpador de pára-brisa de 10 mesmo comprimento do eixo de acionamento, forem usadas diversas veda- ções, então, para dispositivos de vedação do mesmo comprimento são ne- cessárias capas de proteção distintas, uma vez que, estas são executadas para a recepção de vedação que dependem do tipo da vedação.
Além disso, é conhecido um sistema correspondente para a fa- 15 bricação de dispositivos de vedação para eixos de acionamento de aciona- mentos do limpador de pára-brisa como sistema de caixa de construção, que apresenta todos os componentes necessários para a montagem de dis- positivos de vedação com vedações de diversos tipos de vedação. Neste caso, as capas de proteção são executadas dependentes do tipo de veda- 20 ção, de tal modo que, também para dispositivos de vedação de igual com- primento da capa de proteção, precisam ser mantidas à disposição capas de proteção distintas que dependem do tipo de vedação.
Descrição da Invenção
Para a realização de dispositivos de vedação com capas de pro- 25 teção que dependem do tipo de vedação está previsto que, a parte de inser- ção seja executada como parte de recepção da vedação. Pelo fato de que, o dispositivo de vedação apresenta uma parte de recepção da vedação, a ca- pa de proteção não precisa de nenhuma estrutura específica do tipo de ve- dação e, por isto, podem ser fabricadas de modo mais simples. Além disso, 30 fica excluída, com isto, uma troca de capas de proteção para vedações dis- tintas. Para a respectiva parte de recepção da vedação deve ser considera- da de maneira inequívoca e sem dispêndio para qual vedação ela está pre- vista.
Além disso, com vantagem, está previsto que a parte de recep- ção da vedação forme um espaço para recepção da vedação. No espaço para recepção da vedação da parte de recepção da vedação deve ser reco- nhecido de maneira inequívoca, para qual vedação ou para qual tipo de ve- dação esta parte de recepção da vedação está prevista.
Além disso, está previsto com vantagem que, a parte de recep- ção da vedação pode receber a vedação em seu espaço de recepção da vedação, para a montagem comum na capa de proteção, pelo menos, par- 10 cialmente. Para a montagem comum da parte de recepção da vedação e da vedação correspondente na capa de proteção, a vedação é inserida no es- paço de recepção da vedação da parte de recepção da vedação e, em se- guida, a parte de recepção da vedação com a vedação é inserida na capa de proteção. Neste caso, a inserção pode ser, por exemplo, uma compres- 15 são que fixa a parte de recepção da vedação e a vedação. De modo alterna- tivo a parte de recepção da vedação pode ser soldada na capa de proteção, de preferência, soldada por ultrasom.
De acordo com um aperfeiçoamento da invenção está previsto que a parte de recepção da vedação apresente, pelo menos, uma superfície 20 de apoio radial, para o apoio radial da vedação e, pelo menos, uma superfí- cie de apoio axial, para o apoio axial da vedação, sendo que, a superfície de apoio radial e a superfície de apoio axial formam ou formam em conjunto o espaço de recepção da vedação. Devido ao apoio radial e axial da vedação no dispositivo de vedação através da parte de recepção da vedação esse 25 dispositivo está posicionado durante a montagem e durante a operação do dispositivo de vedação. No estado montado do dispositivo de vedação, a superfície de apoio radial para o apoio radial da vedação é, em particular, uma superfície de apoio radial situada radialmente externa à vedação em forma de anel.
Com vantagem está previsto que, a capa de proteção apresente
no interior, pelo menos, uma superfície de contra-apoio axial para o contra- apoio axial da vedação. Com a vedação montada e a parte de recepção da vedação montada, a vedação se apóia axialmente na superfície de apoio axial da parte de recepção da vedação em um de seus lados e no contra- apoio axial da vedação em seu outro lado. Devido à superfície de apoio axial e à superfície de contra-apoio axial a vedação montada está fixada axial- mente.
Em particular, está previsto que, a vedação de forma anular é um anel em O, um anel em O duplo, um anel quadrado ou um anel de veda- ção em forma de lábio. Estas vedações distintas - conforme as exigências às mesmas - podem ser empregadas no dispositivo de vedação como alter- nativa à vedação dinâmica do eixo de acionamento.
De acordo com a invenção, o sistema para a montagem de dis- positivos de vedação com partes de recepção da vedação executadas de- pendentes do tipo de vedação é caracterizado pelo fato de que, as capas de proteção são executadas todas iguais, e as partes de inserção são partes de 15 recepção da vedação executadas dependentes do tipo de vedação. Com isto, a execução da capa de proteção que depende do tipo de vedação é transferida para a peça de inserção executada como parte de recepção da vedação. Esta execução que depende do tipo de vedação pode ser realiza- da na parte de recepção da vedação de modo mais favorável do que na ca- 20 pa de proteção. Com isto, apesar do emprego de vedações de tipos de ve- dação diferentes, é possível empregar capas de proteção uniformes, de fa- bricação mais em conta e simples. Além disso, o perigo de uma troca de componentes durante a montagem é reduzido, uma vez que, é fácil ver nas partes de recepção da vedação executadas dependentes do tipo de veda- 25 ção (em oposição às capas de proteção que dependem do tipo de vedação) para quais tipos de vedação estas estão previstas.
Além disso, está previsto com vantagem que, as partes de re- cepção da vedação apresentam um contorno de ligação uniforme para a ligação com, respectivamente, uma das capas de proteção. O contorno de 30 ligação uniforme permite introduzir cada uma das partes de recepção da vedação executadas dependentes do tipo de vedação, do mesmo modo, na capa de proteção e fixá-la ali. Em particular, está previsto que, as partes de recepção da ve- dação formem, respectivamente, um espaço de recepção da vedação que depende do tipo de vedação.
De acordo com um aperfeiçoamento da invenção está previsto
que, as partes de recepção da vedação podem receber as vedações corres- pondentes em seus espaços de recepção da vedação, pelo menos, parcial- mente, para a montagem comum nas capas de proteção. Para a montagem de uma parte de recepção da vedação e de uma vedação correspondente em uma capa de proteção, em primeiro lugar a vedação é introduzida no 10 espaço de recepção da vedação da correspondente parte de recepção da vedação, e a parte de recepção da vedação com a vedação é introduzida e fixada na capa de proteção. Esta introdução e fixação pode ser realizada, por exemplo, por meio de compressão ou através de uma soldagem, em particular, uma soldagem por ultrasom.
Com vantagem está previsto que, as partes de recepção da ve-
dação apresentem, respectivamente, pelo menos, uma superfície de apoio radial, para o apoio radial da vedação e, respectivamente, pelo menos, uma superfície de apoio axial, para o apoio axial da vedação, sendo que, a res- pectiva superfície de apoio radial e a respectiva superfície de apoio axial 20 formam ou formam em conjunto o respectivo espaço de recepção da veda- ção das partes de recepção da vedação.
Além disso, está previsto com vantagem que, cada uma das ca- pas de proteção apresente no interior, pelo menos, uma superfície de con- tra-apoio axial para o contra-apoio axial da respectiva vedação. Uma vez 25 que, as capas de proteção são executadas iguais, a superfície de contra- apoio de todas as capas de proteção também é executada igual. A respecti- va vedação, montada na capa de proteção se apóia, por um lado, axialmen- te na superfície de apoio axial da parte de recepção da vedação, e por outro lado, na superfície de contra-apoio axial da capa de proteção e, com isso, é 30 fixada axialmente.
De acordo com um aperfeiçoamento da invenção está previsto queros^ipos de vedação_das“vedações_do~sistema sejam um tipo de anel em O, um tipo de anel em O duplo, um tipo de anel quadrado e/ou um tipo de anel de vedação em forma de lábio.
Além disso, a invenção refere-se a um acionamento do limpador de pára-brisa com um eixo de acionamento e um dispositivo de vedação 5 mencionado anteriormente. O dispositivo de vedação com sua capa de pro- teção para a vedação do eixo de acionamento pode ser montado, em parti- cular, em uma parte da carcaça do acionamento do limpador de pára-brisa, ou pode ser ligado em peça única com a parte da carcaça. A parte da car- caça é, por exemplo, uma parte de uma carcaça da engrenagem do acio- 10 namento do limpador de pára-brisa.
Breve Descrição dos Desenhos
A invenção será explicada em detalhes por meio das figuras que
mostram:
a figura 1um dispositivo de vedação montado de um eixo de a- cionamento de um acionamento do limpador de pára-brisa,
a figura 2uma representação em corte de uma extremidade de um dispositivo de vedação com um anel em O,
a figura 3uma representação em corte de uma extremidade de um dispositivo de vedação com um anel em O duplo e a figura 4uma representação em corte de uma extremidade de
um dispositivo de vedação com um anel de vedação em forma de lábio. Forma(s) de Execução da Invenção
A figura 1 mostra uma unidade de acionamento do limpador de pára-brisa 1 para o acionamento de um braço do limpador de pára-brisa, 25 não representado, em um pára-brisa traseiro de um veículo automotor. A unidade de acionamento do limpador de pára-brisa 1 apresenta um motor elétrico não representado, uma engrenagem 2, uma carcaça da engrena- gem 3 que envolve a engrenagem 2, e um eixo de acionamento 4 para o acionamento de um braço do limpador de pára-brisa não representado. Em 30 uma extremidade 5, o eixo de acionamento 4 apresenta uma área de fixação
6 e uma área 7 executada cônica com um bordeamento, na qual o braço do —Iinnrpattorrter pára-brisa pode ser simplesmente fixado. Por meio do eixo de acionamento 4, a unidade de acionamento do limpador de pára-brisa 1 a- ciona o braço do limpador de pára-brisa não mostrado, de tal modo que, com uma borracha de limpeza, este braço passa em uma área definida do pára-brisa traseiro do veículo.
A unidade de acionamento do limpador de pára-brisa 1 montada
no espaço interno do veículo 8 se projeta para fora do veículo com seu eixo de acionamento 4. No ponto de saída 9 do eixo de acionamento 4, este eixo está vedado em relação a uma parte da carroceria não representada ou a um pára-brisa do veículo não representado, através de um dispositivo de 10 vedação 9 disposto entre a parte da carroceria e o eixo de acionamento 4. O dispositivo de vedação está introduzido com uma extremidade de introdução 10 de sua capa de proteção 11 em um apoio 12 da carcaça da engrenagem
3, do qual sai o eixo de acionamento 4. Para a vedação do eixo de aciona- mento 4, que se movimenta durante a operação da unidade de acionamento do limpador de pára-brisa 1, em relação ao dispositivo de vedação 9 em re- pouso, o dispositivo de vedação 9 apresenta em uma extremidade da veda- ção 13, situada oposta à extremidade de introdução 10, uma vedação 15 de forma anular, executada como anel de vedação em forma de lábio 14. Com um de seus lados 16, a vedação 15 de forma anular se apóia em uma su- perfície de apoio axial 17 de uma peça de inserção 19 executada como par- te de recepção da vedação 18 e, com seu outro lado 20, se apóia em uma superfície de contra-apoio 21 axial de uma alma 22 internamente extensa da capa de proteção 11. Na circunferência, a vedação 15 de forma anular é envolvida por uma superfície de apoio radial 23 da parte de recepção da vedação 18, que está colocada na extremidade de vedação 13 no interior 26 da capa de proteção 11. A parte de recepção da vedação 18 apresenta uma superfície de revestimento 24 que, junto com uma superfície frontal 25 da parte de recepção da vedação 18, forma um contorno de ligação 27 para a ligação com a capa de proteção 11. De modo alternativo, à fixação da capa de proteção 11 na carcaça da engrenagem 3 a capa de proteção 11 e a car- caça da engrenagem 3 podem ser executadas, em particular, também em peça únicarCOntudo7'esta forma de execução^da invenção não está repre- sentada.
Para a montagem do dispositivo de vedação 9, a vedação 15 de forma anular é introduzida em um espaço de recepção da vedação 28 da parte de recepção da vedação 18 formado pela superfície de apoio radial 23 5 e pela superfície de apoio axial 17. Em seguida, a parte de recepção da ve- dação 18 junto com a vedação 15 na extremidade de vedação 13 é introdu- zida no interior 26 de uma capa de proteção 11, até que o outro lado 20 da vedação 15 de forma anular se apóie na superfície de contra-apoio 21 da capa de proteção. A ligação entre a capa de proteção 11 e a parte de recep- 10 ção da vedação 18 ocorre, por exemplo, pelo fato de que, a parte de recep- ção da vedação 18 é comprimida na extremidade de vedação 13 da capa de proteção 11 ou é soldada nâ extremidade de vedação 13.
Em seguida, o dispositivo de vedação 9 é colocado sobre o tubo 10 da carcaça da engrenagem 3. Para a vedação do eixo de acionamento 4 15 da unidade de acionamento do limpador de pára-brisa 1 em relação a uma parte de carroceria, não representada, no ponto de saída do eixo de acio- namento 4 do espaço interno do veículo 8, a capa de proteção 11 é vedada em relação à parte de carroceria com uma vedação não representada.
As figuras 2 a 4 mostram diversas formas de execução do dis- positivo de vedação 9 de acordo com a invenção como representação em corte através da extremidade de vedação 13. Por motivos de simetria, o dis- positivo de vedação 9 está representado apenas até o eixo central longitudi- nal A.
A figura 2 mostra uma extremidade de vedação 13 de um pri- meiro exemplo de execução do dispositivo de vedação 9 de acordo com a invenção com uma vedação 15 executada como anel em O 29. Essa veda- ção está inserida no interior da capa de proteção 11, junto com a parte de recepção da vedação 18. A parte de recepção da vedação 18 se apóia com sua superfície de revestimento 24 na superfície interna 30 da capa de prote- ção 11, na área da extremidade de vedação 13. Neste caso, a parte de re- cepção da vedação 18 e a vedação 15 em forma anular está introduzida na ---capa de proteção l 1de tal modo que, a superfície” frontal_25 da parte de recepção da vedação 18 e o outro lado 20 da vedação 15 se apóiam no es- paço de recepção da vedação 28 da parte de recepção da vedação 18. Ra- dialmente a parte de recepção da vedação 18 se apóia na superfície de a- poio radial 23 da parte de recepção da vedação 18.
A figura 3 mostra um corte através da extremidade de vedação
13 do dispositivo de vedação 9 de acordo com a invenção com uma veda- ção 15 em forma anular executada como anel em O duplo 31. A figura 4 mostra uma representação em corte através de uma extremidade de veda- ção 13 de um dispositivo de vedação 9 de acordo com a invenção em um 10 terceiro exemplo de execução. Neste caso, a vedação 15 em forma anular é executada como anel de vedação em forma de lábio 14. O dispositivo de vedação 9 da figura 4 corresponde ao dispositivo de vedação mostrado na figura 1. As capas de proteção 11 mostradas nas figuras 2 a 4 são executa- das todas iguais. Os dispositivos de vedação 9 correspondentes se distin- 15 guem através de suas vedações 15, que são de tipo de vedação diferente. A vedação 15 da figura 2 é do tipo de anel em O, a vedação 15 da figura 3 é do tipo de anel em O duplo e a vedação 15 da figura 4 é do tipo de anel em forma de lábio. Em um outro exemplo de execução não representado, a ve- dação 15 é um anel quadrado. As respectivas partes de recepção da veda- 20 ção 18 das figuras 2, 3 e 4 são partes de recepção da vedação 18 ajustadas às vedações 15 correspondentes, que apresentam superfícies de revesti- mento executadas iguais e espaços de recepção da vedação 27 executados diferentes.
A respectiva superfície de revestimento 24 de cada parte de re- 25 cepção da vedação 18 apresenta na direção longitudinal um comprimento L sempre igual, e forma o diâmetro D sempre igual das partes de recepção da vedação 18. A superfície de apoio axial 17 de cada uma das partes de re- cepção da vedação 18 apresenta na direção longitudinal um comprimento I específico do tipo de vedação, do espaço de recepção da vedação 28, e 30 forma o diâmetro d específico do tipo de vedação, do espaço de recepção da vedação 28 das partes de recepção da vedação 18.

Claims (14)

1. Dispositivo de vedação para um eixo de acionamento de um acionamento do limpador de pára-brisa, com uma capa de proteção e com, pelo menos, uma vedação de formato anular para a passagem vedada do 5 eixo de acionamento através da capa de proteção, e com uma parte de in- serção, sendo que, a vedação é apoiada, na direção axial, pela parte de in- serção que pode ser inserida no interior da capa de proteção, caracterizado pelo fato de que, a parte de inserção (19) é executada como parte de recep- ção da vedação (18).
2. Dispositivo de vedação de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizado pelo fato de que, a parte de recepção da vedação (18) forma um espaço de recepção da vedação (28) para a recepção da vedação (15).
3. Dispositivo de vedação de acordo com qualquer uma das rei- vindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a parte de recepção da vedação (18) pode receber a vedação (15) em seu espaço de recepção da vedação (28) para a montagem comum na capa de proteção, pelo me- nos, parcialmente.
4. Dispositivo de vedação de acordo com qualquer uma das rei- vindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a parte de recepção da vedação (18) apresenta, pelo menos, uma superfície de apoio radial (23), para o apoio radial da vedação (15) e, pelo menos, uma superfície de apoio axial (17), para o apoio axial da vedação (15), sendo que, a superfície de apoio radial (23) e a superfície de apoio axial (17) formam ou formam em conjunto o espaço de recepção da vedação (28).
5. Dispositivo de vedação de acordo com qualquer uma das rei- vindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a capa de proteção (11) apresenta no interior (26), pelo menos, uma superfície de contra-apoio axial (21) para o contra-apoio axial da vedação (15).
6. Dispositivo de vedação de acordo com qualquer uma das rei- vindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a vedação (15) de forma anular é um anel em O (29), um anel em O duplo (31), um anel qua- drado ou uirranel devedaçãoem forma de íábio (14):---
7. Sistema para a montagem de dispositivos de vedação para eixos de acionamento de acionamentos do limpador de pára-brisa, com ca- pa de proteção, com vedações executadas de modo distinto, de forma anu- lar, correspondente a seu tipo de vedação, e com partes de inserção, sendo 5 que, cada uma das partes de inserção pode ser empregada para o apoio da, pelo menos uma, vedação na respectiva capa de proteção, caracterizado pelo fato de que, as capas de proteção (11) são executadas todas iguais, e as partes de inserção (19) são partes de recepção da vedação (18) execu- tadas dependentes do tipo de vedação.
8. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações an- teriores, caracterizado pelo fato de que, as partes de recepção da vedação (18) apresentam um contorno de ligação uniforme (27) para a ligação com, respectivamente, uma das capas de proteção (11).
9. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações an- teriores, caracterizado pelo fato de que, as partes de recepção da vedação (18) formam, respectivamente, um espaço de recepção da vedação (28) que depende do tipo de vedação.
10. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, as partes de recepção da veda- ção (18) podem receber, pelo menos, parcialmente as vedações (15) cor- respondentes em seu espaço de recepção da vedação (28), pelo menos, parcialmente, para a montagem comum nas capas de proteção (11).
11. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, as partes de recepção da veda- ção (18) apresentam, respectivamente, pelo menos, uma superfície de apoio radial (23), para o apoio radial da vedação (15) e, respectivamente, pelo menos, uma superfície de apoio axial (17), para o apoio axial da vedação (15), sendo que, a respectiva superfície de apoio radial (23) e a respectiva superfície de apoio axial (17) formam ou formam em conjunto o respectivo espaço de recepção da vedação (28) das partes de recepção da vedação (18).
12. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, cada uma das capas de proteção (11) apresenta no interior (26), pelo menos, uma superfície de contra-apoio axial (21) para o contra-apoio axial da respectiva vedação (15).
13. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, os tipos de vedação das veda- ções (15) do sistema são um tipo de anel em O, um tipo de anel em O du- plo, um tipo de anel quadrado e/ou um tipo de anel de vedação em forma de lábio.
14. Acionamento do limpador de pára-brisa com um eixo de a- cionamento e um dispositivo de vedação como definido em uma das reivin- dicações anteriores.
BRPI0719653-9A 2006-12-15 2007-10-18 Dispositivo de vedação para um eixo de acionamento de um acionamento do limpador de pará-brisa, sistema para a montagem de dispositivos de vedação correspondentes e acionamento do limpador de pára-brisa correspondente BRPI0719653A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006059345.6 2006-12-15
DE102006059345A DE102006059345A1 (de) 2006-12-15 2006-12-15 Abdichtvorrichtung für eine Antriebswelle eines Wischerantriebs, System zum Aufbau entsprechender Abdichtungsvorrichtungen und entsprechender Wischerantrieb
PCT/EP2007/061121 WO2008071491A1 (de) 2006-12-15 2007-10-18 Abdichtvorrichtung für eine antriebswelle eines wischerantriebs, system zum aufbau entsprechender abdichtvorrichtungen und entsprechender wischerantrieb

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0719653A2 true BRPI0719653A2 (pt) 2013-12-17

Family

ID=38951271

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0719653-9A BRPI0719653A2 (pt) 2006-12-15 2007-10-18 Dispositivo de vedação para um eixo de acionamento de um acionamento do limpador de pará-brisa, sistema para a montagem de dispositivos de vedação correspondentes e acionamento do limpador de pára-brisa correspondente

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2114737B1 (pt)
JP (1) JP5054783B2 (pt)
BR (1) BRPI0719653A2 (pt)
DE (1) DE102006059345A1 (pt)
PL (1) PL2114737T3 (pt)
WO (1) WO2008071491A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007029152A1 (de) * 2007-06-25 2009-01-08 Robert Bosch Gmbh Scheibenwischerantrieb
DE102007037042A1 (de) * 2007-08-06 2009-02-12 Robert Bosch Gmbh Schutzkappe
DE102009054721B4 (de) * 2009-12-16 2017-07-06 Robert Bosch Gmbh Welle in einem Wellenlager, insbesondere Antriebswelle für eine Scheibenwischvorrichtung
DE102015122094A1 (de) * 2015-12-17 2017-06-22 Valeo Systèmes d'Essuyage Wischermotor und Verfahren zum Herstellen eines Wischermotors
WO2023021707A1 (ja) * 2021-08-20 2023-02-23 株式会社ジェイテクト シール構造

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0544217Y2 (pt) * 1987-07-08 1993-11-09
JPH061047U (ja) * 1992-06-18 1994-01-11 アスモ株式会社 ワイパピボットの防水構造
DE4229496C1 (de) * 1992-09-04 1993-09-30 Swf Auto Electric Gmbh Verfahren zum axialen Fixieren einer Welle in deren Lagergehäuse bei Wischeranlagen, sowie Wischeranlage, insbesondere zur Scheibenreinigung des Kraftfahrzeugs
DE4229495C1 (de) * 1992-09-04 1993-11-25 Swf Auto Electric Gmbh Verfahren zum Fixieren einer Welle in deren Lagergehäuse bei Wischeranlagen, sowie Wischeranlage, insbesondere zur Scheibenreinigung eines Kraftfahrzeugs
US5694812A (en) * 1995-04-28 1997-12-09 United Technologies Automotive, Inc. Multi-functional apparatus employing an electromagnetic device and an intermittent motion mechanism
DE19804135B4 (de) * 1998-02-03 2011-06-30 Robert Bosch GmbH, 70469 Wischerlager
US6317918B1 (en) * 1998-04-24 2001-11-20 Honda Giken Kogyo Kabushiki Kaisha Windshield wiper device for vehicle
JP3716157B2 (ja) * 2000-04-14 2005-11-16 アスモ株式会社 ワイパピボット
DE10045393A1 (de) * 2000-09-14 2002-03-28 Roemheld A Gmbh & Co Kg Abstreifkombination
EP2290267B1 (en) * 2001-06-04 2018-04-11 NOK Corporation Sealing device
DE102005062719A1 (de) * 2005-12-28 2007-07-05 Robert Bosch Gmbh Schutzkappe für eine Scheibenwischerwelle
DE102006013696A1 (de) * 2006-03-24 2007-09-27 Robert Bosch Gmbh Scheibenwischerantriebsanordnung

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008071491A1 (de) 2008-06-19
EP2114737B1 (de) 2012-10-10
DE102006059345A1 (de) 2008-06-26
PL2114737T3 (pl) 2013-03-29
JP2010512275A (ja) 2010-04-22
EP2114737A1 (de) 2009-11-11
JP5054783B2 (ja) 2012-10-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN101410279B (zh) 刮水器驱动装置
ES2381983T3 (es) Mecanismo de accionamiento del limpiaparabrisas, así como un vehículo a motor con un mecanismo de accionamiento del limpiaparabrisas
BRPI0719653A2 (pt) Dispositivo de vedação para um eixo de acionamento de um acionamento do limpador de pará-brisa, sistema para a montagem de dispositivos de vedação correspondentes e acionamento do limpador de pára-brisa correspondente
ES2257941B1 (es) Dispositivo de tope de desembrague.
BRPI0904883A2 (pt) sistema de enchimento dos pneus com vedante de roda integrado
ES2700252T3 (es) Protección de un árbol de eje montado
US7832765B2 (en) Sealing device of steering column
ES2279899T3 (es) Fijacion de una instalacion de limpiaparabrisas.
MXPA06011352A (es) Arreglo para la union de un mecanismo limpiador.
BRPI0716244A2 (pt) motor elÉtrico, em particular, para o acionamento de limpador de parabrisa de veÍculo automotor, com recepÇço aperfeiÇoada do apoio do eixo do induzido
BRPI0618722A2 (pt) cobertura de proteção para um eixo de limpador de pára-brisa
KR101187529B1 (ko) 자동차용 앵글드 오프셋 볼타입 등속조인트
ES2206430T3 (es) Disposicion de rueda loca para vehiculo sobre carriles.
BRPI0411993B1 (pt) sistema de freios, especialmente para um acionamento de roda hidráulico
CN105937827A (zh) 风门装置
KR20170035728A (ko) 차량 조향장치용 더스트 커버
JP2009019710A (ja) 軸方向変位吸収構造
JP2009067117A (ja) ステアリング装置
CN111664253B (zh) 密封装置和轮毂电机驱动系统
JPH115545A (ja) コラムホールカバー
KR20070062873A (ko) 랙바를 지지하는 서포트 요크를 구비한 조향장치
KR101027026B1 (ko) 차량용 조향장치의 기어박스
JP4042921B2 (ja) プロペラシャフトの衝撃吸収構造
ES2460568T3 (es) Disposición de carcasa de una instalación de limpiaparabrisas con unión de tornillo
KR20100115084A (ko) 자동차 조향장치의 더스트 커버

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.