BRPI0718454A2 - Emulsão - Google Patents

Emulsão Download PDF

Info

Publication number
BRPI0718454A2
BRPI0718454A2 BRPI0718454-9A BRPI0718454A BRPI0718454A2 BR PI0718454 A2 BRPI0718454 A2 BR PI0718454A2 BR PI0718454 A BRPI0718454 A BR PI0718454A BR PI0718454 A2 BRPI0718454 A2 BR PI0718454A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
product
water
sunscreen
range
spf
Prior art date
Application number
BRPI0718454-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Flora Faiyaziannasab
Original Assignee
Riemann Trading Aps
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37964529&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0718454(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Riemann Trading Aps filed Critical Riemann Trading Aps
Publication of BRPI0718454A2 publication Critical patent/BRPI0718454A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/33Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing oxygen
    • A61K8/34Alcohols
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/72Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic macromolecular compounds
    • A61K8/73Polysaccharides
    • A61K8/731Cellulose; Quaternized cellulose derivatives
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q17/00Barrier preparations; Preparations brought into direct contact with the skin for affording protection against external influences, e.g. sunlight, X-rays or other harmful rays, corrosive materials, bacteria or insect stings
    • A61Q17/04Topical preparations for affording protection against sunlight or other radiation; Topical sun tanning preparations

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Dermatology (AREA)
  • Emergency Medicine (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "EMULSÃO". Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um produto tipo emulsão está- vel. Em particular a presente invenção refere-se a um produto tipo emulsão estável compreendendo um monoálcool, água, colóide hidrófilo e um com- ponente imiscível em água, que é útil como um portador, em particular um portador de filtro(s) de proteção solar.
Antecedentes da Invenção
É um fato bem estabelecido de que a radiação luminosa de 10 comprimentos de onda que estão dentro da faixa UV de 280 nm a 400 nm é desejável pelo fato de que promove o bronzeamento da pele humana. No entanto, a irradiação UV também causa queimaduras na pele, perda de elas- ticidade da pele e a aparência de rugas, promovendo o envelhecimento prematuro da pele. Além disso, a irradiação UV promove a ativação da rea- 15 ção eritemal ou acentua esta reação em certos indivíduos e pode ainda ser a fonte de reações fototóxicas ou fotoalérgicas. Por último, mas não menos importante, a irradiação UV possui efeitos carcinogênicos. Por estas razões, existe uma necessidade contínua com relação a meios para o controle do bronzeamento natural e, assim, para o controle da coloração da pele.
Numerosos requisitos existem com relação às composições
dermatológicas para fotoproteção da pele humana: As composições são pre- feridas que tenham um proveito agradável e sejam formuladas como loções e cremes não oleosos que são facilmente espalhados. Em particular, os pro- dutos para uso no sol são preferivelmente produtos que serão percebidos 25 como leves, transparentes e, se possível, também com um efeito refrescan- te. É ainda preferível que as composições apresentem não aderência em areia, visto que crianças estão frequentemente em contato com a areia em praias e áreas de divertimento.
Além de ser conveniente para o usuário, as composições devem conter solvente adequado para manter a quantidade necessária de filtro de UV, necessidade continua a existir para composições que são simultanea- mente livres de conservantes, embora apresentando uma estabilidade ideal que é mantida em todo o tempo de armazenagem e uso final dos produtos. Finalmente, nos exemplos onde uma proteção particularmente elevada e duradoura é desejável, como para a pele de crianças ou para pele sensível, também é preferível empregar composições que apresentam boa persistên- 5 cia em água e que desse modo retenha uma força foto protetora muito boa mesmo após banhos repetitivos.
Em particular para os tipos de pele sensível, também existe um desejo de minimizar o risco de sensibilização enquanto se evita, tanto quan- to possível, a presença dentro das formulações de agentes ativos capazes 10 de causar reações na pele. Assim, necessidade continua a existir com rela- ção a composições que são simultaneamente livres de conservantes, en- quanto apresenta uma estabilidade ideal que é mantida em todo o tempo de armazenagem e uso final dos produtos.
Muitas composições dermatológicas fotoprotetoras são emul- 15 sões de óleo em água. No entanto, uma das desvantagens das emulsões de óleo em água tradicionais é que elas perdem muito facilmente a sua eficácia com respeito à proteção UV assim que elas entram em contato com a água; isto porque os agentes de proteção que elas contêm em sua fase aquosa são removidos pela água, durante o banho no mar ou em piscinas, por e- 20 xemplo, ou, alternativamente, sob o banho de chuveiro ou quando se execu- ta esportes aquáticos, e a força fotoprotetora total destas composições desta maneira é grandemente reduzida.
As microemulsões têm sido preparadas, em que a fase dispersa é essencialmente solubilizada na fase contínua pela ação de um tensoativo. 25 Ordinariamente, entretanto, estes sistemas requerem quantidades razoa- velmente grandes de tensoativo visto que, normalmente, é desejável manter níveis de tensoativo baixos em composições cosméticas porque eles podem reduzir a barreira lipídica natural da pele, e assim deixar a pele mais suscetí- vel aos irritantes.
Os veículos correntemente usados para agentes foto protetores
são nanoemuisões contendo gotículas de óleo de tamanho pequeno forma- das pelo processamento dos componentes sob pressão elevada. Embora forneça um veículo que é elegante em sua aparência, a nanoemulsão é um sistema de equilíbrio muito delicado, sujeito ao rompimento se o componente errado for adicionado. Além disso, o processo de fabricação de uma nanoe- mulsão é relativamente caro e os sistemas de nanopartícula conhecidos po- 5 dem contar com a presença de níveis relativamente elevados de emulsifican- tes que são considerados irritativos, tais como éteres e ésteres graxos etoxi- lados.
Portanto, um produto melhorado para ser utilizado como um veí- culo para agentes de proteção solar e outros agentes cosméticos seria aquele que combina facilidade de fabricação, estabilidade, segurança e conveniência para o usuário final quando avaliado na base das considerações acima. Sumário da Invenção
Assim, um objetivo da presente invenção refere-se a um produto tipo emulsão que compreende pelo menos 10 % (p/p) de um monoálcool tendo de 2 a 8 átomos de carbono, no máximo 10 % (p/p) de água, um co- lóide hidrófilo e pelo menos um componente imiscível em água.
Em particular, pode ser visto como um objetivo da presente in- venção fornecer um produto tipo emulsão, em que o produto é um produto de proteção solar.
É um outro objetivo da presente invenção fornecer um produto
tipo emulsão, em que o produto é um cosmético.
Um outro aspecto da presente invenção refere-se ao produto de proteção solar tendo um fator de proteção solar estático após o produto de proteção solar ter sido aplicado na pele de um ser humano, onde o fator de 25 proteção solar do produto de proteção solar é capaz de ser aumentado para um fator de proteção solar úmido mais elevado quando o produto de prote- ção solar estiver em contato com a água.
Mais um outro aspecto da presente invenção é fornecer um mé- todo para a produção de um produto tipo emulsão compreendendo pelo me- nos 10 % (p/p) de um monoálcool tendo de 2 a 8 átomos de carbono, no máximo 10 % (p/p) de água, um colóide hidrófilo e pelo menos um compo- nente imiscível em água, dito método compreende as etapas de: (i) fornecer uma fase imiscível em água que compreende um ou mais componentes imiscíveis em água
(ii) misturar o pelo menos 10 % (p/p) de monoálcool tendo de 2 a 8 átomos de carbono com o no máximo 10 % (p/p) e o colóide hidrófilo que
fornece uma mistura de água/álcool, e
(iii) misturar a fase imiscível em água da etapa (i) com a mistura de água/álcool da etapa (ii) e obter o produto tipo emulsão.
Ainda um outro aspecto da presente invenção pertence a uma formulação que compreende um produto tipo emulsão compreendendo pelo menos 10 % (p/p) de um monoálcool tendo de 2 a 8 átomos de carbono, no máximo 10 % (p/p) de água, um colóide hidrófilo e pelo menos um compo- nente imiscível em água, e um ingrediente ativo.
Outros aspectos da invenção incluem:
O uso de um produto tipo emulsão de acordo com a invenção, em combinação com pelo menos um agente de proteção solar como um produto de proteção solar.
O uso de um produto tipo emulsão de acordo com a presente invenção, como uma substância portadora para um ingrediente ativo. Definições
Antes de debater a presente invenção com maiores detalhes, os
seguintes termos e convenções serão definidos em primeiro lugar:
No presente contexto o termo "produto tipo emulsão" refere-se à mistura de dois ou mais tipos de líquido que como tais não são intermisturáveis para fornecer uma solução estável de ditos líquidos não intermisturáveis. Em 25 uma forma de modalidade da presente invenção a solução estável dos dois ou mais tipos de líquido que como tais não são intermisturáveis, pode ser fornecida sem o uso de técnicas de nanoemulsão ou coisa parecida.
No presente contexto o termo "emoliente" se refere a uma subs- tância adicionada a uma formulação que fornece capacidade amaciante. Por exemplo, óleos que podem amaciar a pele são adicionados como emolientes em alguns cremes de pele.
No presente contexto o termo "no máximo" por exemplo, em co- nexão com o teor de água no produto, diz respeito à concentração mais ele- vada de água, assim como a presença de água. Assim, no presente contexto o termo "no máximo" não significa que o teor de água pode ser 0 %.
No presente contexto o termo "álcool" refere-se a um álcool ten- do de 2 a 8 átomos de carbono. Preferivelmente, o álcool aqui compreendido pode ser um álcool tendo uma cadeia de carbono não ramificada.
Além disso, quando usado em relação à presente invenção o termo "álcool" se refere a um composto orgânico em que um grupo de hidro- xila (-OH) é ligado a um átomo de carbono saturado. Os álcoois possuem a 10 fórmula geral ROH, onde R pode ser um alifático inferior ou cíclico e pode incluir anéis aromáticos. Os álcoois são ainda classificados como primários, secundários ou terciários, de acordo com a posição do grupo de hidroxila na cadeia de carbono alifático inferior.
Os álcoois também podem ser classificados pelo número de grupos de hidroxila presentes na molécula; por exemplo, um composto com dois grupos de hidroxila (um diol), e com três grupos de hidroxila (um triol).
No presente contexto o termo "Álcool desnaturado" diz respeito ao álcool etílico que é desnaturado com um ou mais agentes de desnatura- ção. Um tal agente de desnaturação pode ser Benzoato de Denatônio.
Os álcoois podem ser amplamente usados em cosméticos. Os
álcoois de peso molecular baixo, por exemplo, álcool isopropílico, butílico e especialmente etílico, são empregados como solventes, assim como para a sua ação adstringente em, por exemplo, pós-barbas, águas de colônia, an- tissépticos bucais, e produtos similares.
No presente contexto o termo "fase imiscível em água" refere-se
a um composto químico ou uma mistura de compostos químicos que é subs- tancialmente não miscível com água, e que está em um estado líquido em temperaturas ambientes. No contexto da presente invenção o termo com- preende álcoois alcoxilados, álcoois alifáticos, siloxanos; silanos; colóides 30 hidrófilos; polímeros sintéticos e óleos incluindo ésteres, assim como combi- nações destes.
O termo "componente imiscível em água" refere-se a um mem- bro de uma "fase imiscível em água" como definido acima. Em particular, o componente imiscível em água pode ser um óleo, tal como um éster ou um siloxano ou um silano ou combinação destes.
No presente contexto o termo "álcool alifático superior" refere-se 5 a compostos orgânicos não-aromáticos, em que os átomos de carbono são unidos entre si em cadeias retas ou ramificadas diferentes dos anéis de ben- zeno. Os álcoois alifáticos superiores incluem não apenas alcanos satura- dos, mas também compostos insaturados, tais como alquenos ou alquinas.
No contexto da presente invenção, o termo "álcool alcoxilado" se refere a um composto orgânico, tal como um grupo de alquila, compreen- dendo um grupo de álcool e ligado a um átomo de oxigênio. Preferivelmente, o álcool alcoxilado é um éter PPG-15 Estearílico, PPG15 ou uma combina- ção destes.
O termo "colóide hidrófilo" se refere a uma dispersão coloidal em que as partículas dispersas são mais ou menos líquidas e exercem uma cer- ta atração e absorvem uma certa quantidade do fluido em que elas são colo- cadas em suspensão.
O termo "polímero sintético" refere-se às moléculas orgânicas consistindo NAS unidades estruturais e um grande número de unidades de 20 repetição conectadas por ligações químicas covalentes que são colocadas juntas mediante planejamento ou por processos naturais. Em uma forma de modalidade preferida da presente invenção o polímero sintético é um copo- límero. No presente contexto o termo "copolímero" refere-se a um polímero formado quando dois (ou mais) tipos diferentes de monômero são ligados na 25 mesma cadeia polimérica, quando opostos a um homopolímero onde apenas um monômero é usado. Em uma forma de modalidade da presente invenção os dois tipos diferentes de monômeros usados no copolímero da presente invenção são um acrilato e uma octilacrilamida.
No presente contexto o termo "dose de eritema mínimo (MED)" refere-se à quantidade de energia efetiva do eritema (expresso como Joules por metro quadrado) requerida para produzir a primeira reação de vermelhi- dão perceptível na pele com bordas claramente definidas. A "designação de categoria do produto" (PCD) é uma designa- ção de rotulagem para produtos medicamentosos de proteção solar par auxi- liar na seleção do tipo do produto mais adequado para uma compleição (pigmentação) do indivíduo e resposta desejada para a radiação ultravioleta 5 (UV). A designação é de acordo com as recomendações pelo US Food and Drug Administration.
(1) Produto de proteção solar mínima. Um produto de proteção solar que fornece um valor do fator de proteção solar (SPF) de 2 até abaixo de 12.
(2) Produto de proteção solar moderada. Um produto de prote-
ção solar que fornece um valor de SPF de 12 até abaixo de 30.
(3) Produto de proteção solar elevada. Um produto de proteção solar que fornece um valor de SPF de 30 ou acima.
As normas ligeiramente diferentes para a rotulagem do número
de SPF e categorias de produto são sugeridas pela COLIPA (The European Cosmetic Toiletry and perfumery Association) da Europa como ilustrado no Exemplo 4 do presente pedido.
No presente contexto o termo "valor do fator de proteção solar (SPF)" refere-se à energia requerida para produzir uma MED sobre a pele
protegida dividida pela energia UV requerida para produzir uma MED sobre a pele não protegida. O termo "fator de proteção solar" também pode ser definida como a relação da dose eritemal mínima sobre a pele protegida (MEDp) para a dose eritemal mínima sobre a pele não protegida (MEDu):
SPF = MEDp/MEDu
O valor do Fator de Proteção Solar sobre um objeto individual
(SPF1), para qualquer produto, antes ou após a imersão em água, pode ser determinado como a relação da dose eritemal mínima sobre a pele protegida (MEDp) para a dose eritemal mínima sobre a pele não protegida (MEDu) do mesmo objeto.
Além disso, o termo "fator de proteção solar estático", (SPFs),
refere-se ao fator de proteção solar antes da imersão em água, enquanto o termo "fator de proteção solar úmido" (SPFw) refere-se ao fator de proteção solar após a imersão em água.
Os SPFs estáticos e úmidos são determinados de acordo com o Método de Teste do Fator de Proteção Solar (SPF) Internacional publicado corrente (COLIPA document number 001-2003; February 2003).
O termo "ingrediente ativo" refere-se a um ou mais componentes
presentes no produto tipo emulsão capaz de executar uma função desejada, por exemplo, quando aplicados na pele de um ser humano. Em uma forma de modalidade preferida da presente invenção o ingrediente ativo é um filtro de proteção solar.
O termo "produto de proteção solar" refere-se a uma formulação
compreendendo um ou mais agentes de proteção solar. O termo "agente de proteção solar" se refere a um ingrediente ativo que absorve ou reflete a ra- diação na faixa UIV em comprimentos de onda de 290 a 400 nanômetros.
O termo "produto cosmético" refere-se a uma substância desti- 15 nada a ser aplicada ao corpo humano para limpeza, embelezamento, pro- mover atração ou alterar a aparência sem afetar a estrutura do corpo ou fun- ções. Incluídos nesta definição estão os cremes de pele, loções, perfumes, batons, polimento de unhas, preparações de maquilagem para os olhos ou facial, ondas permanentes, tinturas de cabelo, pastas de dente e desodoran- 20 tes, assim como qualquer material destinado par uso como um componente de um produto cosmético.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO Produto tipo emulsão
Em um primeiro aspecto a presente invenção fornece um produ- 25 to tipo emulsão compreendendo pelo menos 10 % (p/p) de um monoálcool tendo de 2 a 8 átomos de carbono, no máximo 10 % (p/p) de água e na fase imiscível em água. Como demonstrado no presente pedido os inventores têm surpreendentemente observado que o monoálcool, água, um colóide hidrófilo e componentes imiscíveis em água combinados nas quantidades 30 relativas específicas formam um produto tipo emulsão que é estável e não forma qualquer precipitado. O produto é facilmente aplicado em uma super- fície tal como a pele humana ou de animal e é conveniente quando usado, por exemplo, como um veículo para agentes que devem ser aplicados na superfície.
Nas formas de modalidade particulares o monoálcool do produto tipo emulsão possui de 2 a 7 átomos de carbono, tal como 2a 6, 2a 5, 2a4 5 ou 2 a 3 átomos de carbono. Especificamente, pode ser preferível que o mo- noálcool tenha 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 átomos de carbono. Em uma forma de modalidade específica de acordo com a invenção o monoálcool é um álcool tendo de 2 a 4 átomos de carbono. Ficará entendido que a escolha específi- ca de monoálcool pode depender do propósito particular para o qual o pro- 10 duto tipo emulsão é contemplado.
De acordo com uma outra forma de modalidade específica o ál- cool é um álcool tendo uma cadeia de carbono não ramificada.
Nas formas de modalidade preferidas o álcool é selecionado do grupo consistindo em etanol, 1-propanol, 2-propanol, etileno glicol, 1-butanol, 2-butanol ou qualquer combinação destes.
Pode ainda ser preferível que o teor de álcool do produto tipo emulsão da invenção esteja na faixa de 10 a 90 % (p/p), tal como na faixa de 15 a 90 % (p/p), por exemplo, na faixa de 20 a 85 % (p/p), tal como na faixa de 30 a 80 % (p/p), por exemplo, na faixa de 40 a 75 % (p/p), tal como na 20 faixa de 50 a 70 % (p/p), por exemplo, na faixa de 55 a 65 % (p/p), tal como ao redor de 60 % (p/p).
Nas formas de modalidade igualmente preferidas da invenção o teor de água de dito produto tipo emulsão está na faixa de 0,01 a 10 % (p/p), por exemplo, na faixa de 0,01 a 9,5 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 9 % 25 (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 8,5 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 8 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 7,5 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 7 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 6,5 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 6 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 5,5 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 5 % (p/p) tal como na faixa de 1 a 10 % (p/p), por exemplo, na faixa 30 de 1 a 9 % (p/p), 1 a 8 % (p/p), 1 a 7 % (p/p), 1 a 6 % (p/p), 1 a 5 % (p/p), tal como na faixa de 2 a 10 % (p/p), 2 a 9 % (p/p), 2 a 8 % (p/p), 2 a 7 % (p/p), 2 a 6 % (p/p), 2 a 5 % (p/p), tal como na faixa de 3 a 10 % (p/p), por exemplo, na faixa de 3 a 9 % (p/p), por exemplo, na faixa de 3 a 8 % (p/p), por exem- plo, na faixa de 3 a 7 % (p/p), por exemplo, na faixa de 3 a 6 % (p/p), por exemplo, na faixa de 3 a 5 % (p/p), tal como na faixa de 4 a 10 % (p/p), por exemplo, na faixa de 4 a 9 % (p/p), por exemplo, na faixa de 4 a 8 % (p/p), 5 por exemplo, na faixa de 4 a 7 % (p/p), por exemplo, na faixa de 4 a 6 % (p/p), por exemplo, na faixa de 4 a 5 % (p/p).
Em particular, pode ser preferível que o teor de água de dito produto tipo emulsão seja pelo menos 0,01 % (p/p) ou pelo menos 0,1 % (p/p), ou pelo menos 0,5 % (p/p), ou pelo menos 1 % (p/p), tal como pelo 10 menos 2 % (p/p), por exemplo, pelo menos 3 % (p/p), tal como pelo menos 4 % (p/p), por exemplo, pelo menos 5 % (p/p), tal como pelo menos 6 % (p/p), por exemplo, pelo menos 7 % (p/p), tal como pelo menos 8 % (p/p).
Adicionalmente, os produtos tipo emulsão preferidos da inven- ção podem compreender um teor de água de menos do que 9 % (p/p), tal 15 como menos do que 8 % (p/p), tal como menos do que 7 % (p/p), tal como menos do que 6 % (p/p), tal como menos do que 5 % (p/p), tal como menos do que 4 % (p/p), tal como menos do que 3 % (p/p), tal como menos do que 2 % (p/p).
De acordo com as formas de modalidade adicionalmente prefe- 20 ridas da invenção o produto tipo emulsão de acordo com a invenção possui uma condutividade de menos do que 4 ms/cm, tal como uma condutividade de 3 ms/cm ou menos, por exemplo, uma condutividade de 2 ms/cm ou me- nos, tal como uma condutividade de 1 ms/cm ou menos, por exemplo, uma condutividade de 500 ps/cm ou menos, tal como uma condutividade de 250 25 ps/cm ou menos, por exemplo, uma condutividade de 100 ps/cm ou menos, tal como uma condutividade de 50 ps/cm ou menos, quando medida em uma mistura de 50 % (p/p) de produto e 50 % (p/p) de água a 20°C.
Em outras formas de modalidade o produto tipo emulsão da in- venção compreende mais do que um componente imiscível em água, tal como pelo menos dois componentes imiscíveis em água, por exemplo, pelo menos 3 componentes imiscíveis em água, 4 componentes imiscíveis em água, tal como pelo menos 5 componentes imiscíveis em água. Em certas formas de modalidade da invenção pelo menos um dos componentes imiscí- veis em água presentes no produto é caracterizado pelo fato de que não é miscível com pelo menos um outro componente imiscível em água presente no produto. Em outras palavras, o produto compreende, de acordo com as 5 mesmas formas de modalidade da invenção, pelo menos dois componentes imiscíveis em água que não são intermisturáveis ou mutuamente solúveis.
Nas formas de modalidade similarmente preferidas da invenção o produto tipo emulsão possui um pH de 4 ou acima, por exemplo, um pH de ou acima, tal como pH 6 ou acima, por exemplo, pH 7 ou acima, tal como pH 8 ou acima, quando medido em uma mistura de 50 % (p/p) de produto e 50 % (p/p) de água a 20°C.
Consequentemente, pode ser preferível que o produto tenha um pH na faixa de 4 a 10, tal como na faixa de 5 a 10, tal como na faixa de 6 a
10, tal como na faixa de 5 a 9, tal como na faixa de 5 a 8, tal como na faixa de 5 a 7, tal como na faixa de 6 a 9, tal como na faixa de 6 a 8, tal como na faixa de 6 a 7, por exemplo, na faixa de 7 a 9 ou na faixa de 7 a 8, quando medido em uma mistura de 50 % (p/p) de produto e 50 % (p/p) de água a 20°C.
Para os propósitos específicos pode ser desejável obter um pH mais baixo ou mais elevado e a adição de componentes ácidos ou alcalinos para ajustar o pH pode ser contemplada.
O produto tipo emulsão de acordo com a invenção pode ainda compreender um álcool alcoxilado. Exemplos adequados de álcoois alcoxi- Iados são Éter PPG-15 estearílico, PPG-15 e Éter PPG-11 estearílico. Nas formas de modalidades preferidas da invenção o álcool alcoxilado é Éter PPG-15 estearílico ou PPG-15 ou uma combinação destes.
Como para a quantidade de álcoois alcoxilados presentes no produto tipo emulsão de acordo com a invenção, pode ser preferível que o álcool alcoxilado seja adicionado em uma quantidade na faixa de 0,1 a 20 % 30 (p/p), tal como na faixa de 0,5 a 15 % (p/p), por exemplo, na faixa de 1 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 2 a 7 % (p/p), por exemplo, ao redor de 5 % (P/P)· Em outras formas de modalidade preferidas de acordo com a invenção o produto tipo emulsão ainda compreende um álcool alifático supe- rior tendo 10 átomos de carbono ou mais. Exemplos de álcoois alifáticos su- periores adequados são hexildecanol e hexildeciloctadecanol.
De acordo com as formas de modalidade preferidas da invenção
o álcool alifático superior tendo 10 átomos de carbono ou mais é adicionado em uma quantidade na faixa de 0,1 a 20 % (p/p), tal como na faixa de 0,5 a % (p/p), por exemplo, na faixa de 1 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 2 a 7 % (p/p), por exemplo, ao redor de 6 % (p/p).
Nas formas de modalidade preferidas adicionais da invenção o produto tipo emulsão ainda compreende um siloxano ou um silano. Exem- plos adequados de silanos e siloxanos são ciclometicona, cicloexassiloxano, cicloeptassiloxano, ciclotrissiloxano e ciclotetrassiloxano. Nas formas de mo- dalidade correntemente mais preferidas da invenção, o siloxano é dimetil polisiloxano cíclico ou ciclopentassiloxano.
De acordo com a invenção é preferível que o siloxano ou o sila- no seja adicionado em uma quantidade na faixa de 0,1 a 20 % (p/p), tal co- mo na faixa de 0,5 a 15 % (p/p), por exemplo, na faixa de 1 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 2 a 7 % (p/p), por exemplo, na faixa de 2,5 a 5 % (p/p). Preferivelmente, o siloxano ou o silano é adicionado em uma quantidade acima de 2,5 % (p/p), por exemplo, acima de 3 % (p/p), tal como acima de 4 % (p/p), por exemplo, acima de 5 % (p/p), tal como acima de 7 % (p/p), por exemplo, acima de 8 % (p/p). Alternativamente, o siloxano ou o silano é adi- cionado em uma quantidade abaixo de 20 % (p/p), por exemplo, abaixo de % (p/p), tal como abaixo de 10 % (p/p).
De acordo com as formas de modalidade correntemente mais preferidas da invenção o produto tipo emulsão da invenção compreende uma combinação de um álcool alcoxilado, um álcool alifático superior tendo átomos de carbono ou mais e/ou um siloxano ou um silano.
Em outras formas de modalidade da invenção o produto tipo emulsão ainda compreende um colóide hidrófilo (colóide hidrófilo e derivados ou gomas). Neste contexto os colóides hidrófilos adequados podem ser se- lecionados do grupo consistindo em: éter hidroxipropílico e hidroxipropilcelu- Iose ou combinações destes. Nas formas de modalidade particularmente preferidas o colóide hidrófilo é Hidroxipropilcelulose.
De acordo com a invenção, o colóide hidrófilo é preferivelmente adicionado em uma quantidade na faixa de 0,01 a 5 % (p/p), tal como na faixa de 0,1 a 2 % (p/p), por exemplo, na faixa de 0,2 a 1 % (p/p), tal como na faixa de 0,2 a 0,7 % (p/p), por exemplo, ao redor de 0,4 % (p/p).
Em mais outras formas de modalidade da invenção o produto tipo emulsão compreende um polímero sintético. Os polímeros sintéticos 10 adequados podem ser selecionados do grupo consistindo em: acrilato, octi- Iacrilamida e um ou mais monômeros consistindo em ácido acrílico, ácido metacrílico e um de seus ésteres, ou combinações destes. Nas formas de modalidade ainda mais preferidas o polímero sintético é um acrilato e/ou um copolímero de octilacrilamida.
De acordo com a invenção, é preferível que o polímero sintético
seja adicionado em uma quantidade na faixa de 0,1 a 20 % (p/p), tal como na faixa de 0,5 a 15 % (p/p), por exemplo, na faixa de 1 a 10 % (p/p), tal co- mo na faixa de 1,5 a 5 % (p/p), por exemplo, ao redor de 2 % (p/p).
Um produto tipo emulsão de acordo com qualquer uma das rei- 20 vindicações precedentes, em que o produto ainda compreende um éster (ou aminas ou fenóis). Nas formas de modalidade correntemente mais preferidas da invenção o éster é selecionado do grupo consistindo em: etilexil metoxici- namato, benzoato de dietilamino hidroxibenzoil hexila, e octocrileno e qual- quer combinação destes.
Em outras formas de modalidade preferidas da invenção o éster
é adicionado a dito produto tipo emulsão em uma quantidade na faixa de 0,1 a 20 % (p/p), tal como na faixa de 0,5 a 15 % (p/p), por exemplo, na faixa de
1 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 2 a 7 % (p/p), por exemplo, ao redor de 5 % (p/p).
Em uma forma de modalidade preferida da presente invenção o
produto tipo emulsão compreende um monoálcool tendo de 2 a 8 átomos de carbono, água, um colóide hidrófilo, pelo menos um componente imiscível em água e pelo menos um componente selecionado de um siloxano ou um silano, álcool alifático superior tendo 10 átomos de carbono ou mais e um álcool alcoxilado, tal como pelo menos dois destes componentes, por exem- plo, três destes componentes. Preferivelmente, o produto tipo emulsão com- 5 preende um monoálcool tendo de 2 a 8 átomos de carbono, água, um colói- de hidrófilo, pelo menos um componente imiscível em água e um siloxano ou um silano. O siloxano e o silano também podem ser considerados sendo um componente imiscível em água. O siloxano e o silano podem ser miscíveis nos álcoois inferiores e vários solventes orgânicos, preferivelmente, o siloxa- 10 no e o silano podem ser completamente miscíveis nos álcoois inferiores e vários solventes orgânicos. As concentrações dos componentes são simila- res às concentrações mencionadas no princípio da descrição.
O produto tipo emulsão de acordo com a invenção é preferivel- mente um produto de proteção solar ou um produto cosmético. De acordo
com uma forma de modalidade particular o produto de proteção solar é um protetor labial de proteção solar. De acordo com outras formas de modalida- de particulares, o produto cosmético é selecionado do grupo consistindo em brilhos labiais, uma base, batons e umectantes labiais.
De acordo com outras formas de modalidade o produto cosméti- co da invenção é um produto de tratamento de cabelo.
Na forma de modalidade correntemente mais preferida da inven- ção o produto tipo emulsão é um produto de proteção solar. Quando desen- volvido como um produto de proteção solar, o produto tipo emulsão de acor- do com a presente invenção fornece várias vantagens importantes incluindo o fato de que é fácil de se aplicar, não oleoso e possui um efeito refrescante.
Quando usado como um produto de proteção solar, o produto tipo emulsão da invenção pode compreender qualquer composto corrente- mente conhecido capaz de funcionar como um agente de proteção solar co- mo definido mais acima. Uma faixa de agentes de proteção solar aprovados 30 pelo U.S. Food and Drug Administration são listados no Code of Federal Re- gulations title 21 (21 CFR 352.10). Estes incluem: ácido aminobenzóico (PABA), Avobenzona, Cinoxato, Dioxibenzona, Homosalato, Mentil antranila- to, Octocrileno, Octil metoxicinamato, Octil salicilato, Oxibenzona, Padimato O, ácido Fenilbenzimidazol sulfônico, Sulisobenzona, dióxido de titânio, sali- cilato de trolamina, óxido de zinco, Benzofenona-3, Etilexil Metoxicinamato, Octocrileno, 4-terc-Butil-4'-metóxi-dibenzoilmetano (BMBM) ou Benzoato de 5 Dietilamino Hidroxibenzoil Hexila.
Preferivelmente a Benzofenona-3 é usada em concentrações de no máximo 10 % (p/p), por exemplo, na faixa de 0,1 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 0,5 a 8 % (p/p), por exemplo, na faixa 1 a 6 % (p/p), tal como na faixa de 3 a 5 % (p/p), por exemplo, na faixa 6 a 10 % (p/p), tal como na fai- 10 xa de 8 a 10 % (p/p) e/ou Benzoato de Dietilamino Hidroxibenzoil Hexila é usado em concentrações de no máximo 10 % (p/p), por exemplo, na faixa de 0,1 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 0,5 a 8 % (p/p), por exemplo, na faixa
1 a 6 % (p/p), tal como na faixa de 3 a 5 % (p/p), por exemplo, na faixa 6 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 8 a 10 % (p/p) e/ou Etilexil Metoxicinamato é
usado em concentrações de no máximo 10 % (p/p), por exemplo, na faixa de 0,1 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 0,5 a 8 % (p/p), por exemplo, na faixa
1 a 6 % (p/p), tal como na faixa de 3 a 5 % (p/p), por exemplo, na faixa 6 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 8 a 10 % (p/p) e/ou Octocrileno é usado em concentrações de no máximo 10 % (p/p), por exemplo, na faixa de 0,1 a 10 20 % (p/p), tal como na faixa de 0,5 a 8 % (p/p), por exemplo, na faixa 1 a 6 % (p/p), tal como na faixa de 3 a 5 % (p/p), por exemplo, na faixa 6 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 8 a 10 % (p/p) e/ou 4-terc-Butil-4'-metoxi- dibenzoilmetano (BMBM) é usado em concentrações de no máximo 5 % (p/p), por exemplo, no máximo 2 % (p/p), tal como no máximo 1 % (p/p), por
exemplo, na faixa de 0,1 a 5 % (p/p), tal como na faixa de 0,1 a 2 % (p/p), por exemplo, na faixa 0,1 a 1,5 % (p/p), tal como na faixa de 0,1 a 1 % (p/p), por exemplo, na faixa 0,1 a 0,5 % (p/p), tal como na faixa de 0,5 a 5 % (p/p), por exemplo, na faixa 1 a 5 % (p/p), tal como na faixa de 2 a 4 % (p/p), por exemplo, na faixa 2 a 3 % (p/p), tal como na faixa de 3 a 4 % (p/p), tal como 30 na faixa de 4 a 5 % (p/p).
Os agentes de proteção solar adicionais que podem ser usados em conexão com o produto tipo emulsão da invenção incluem os agentes de proteção solar que são correntemente aprovados para uso dentro da Comu- nidade Européia.
A proteção que os produtos contendo agentes de proteção solar fornecem contra a queimadura solar não é nem absoluta nem permanente.
5 Um dos muitos fatores que podem ter um efeito sobre o nível de proteção fornecido por estes produtos é o contato com a água. Os absorventes de UV na formulação podem Iixiviar ou ser fisicamente removidos pela ação de la- vagem no mar ou piscina.
Consideráveis esforços, portanto, têm sido colocados na produ- 10 ção dos produtos de proteção solar mais eficazes incluindo o desenvolvi- mento de formulações que são mais substantivas na pele durante a imersão em água. Estes produtos têm sido variadamente rotulados como resistentes a água e muito resistentes a água. Geralmente, e no contexto da presente invenção, um produto de proteção solar é dito ser resistente a água se 50 % 15 do fator de proteção solar estático permanece após imersão em água duas vezes de 20 minutos de acordo com o protocolo aqui descrito. Similarmente, um produto de proteção solar é definido como muito resistente a água se 50 % do fator de proteção solar estático permanece após a imersão em água quatro vezes de 20 minutos de acordo com o protocolo aqui descrito.
As formulações da técnica anterior usadas como produtos de
proteção solar são na melhor das hipóteses muito resistentes a água no sen- tido de que seu fator de proteção solar estático diminuí após imersão em água, mas ainda permanece acima 50 % do valor inicial. No entanto, é uma característica do produto tipo emulsão de acordo com as formas de modali- 25 dade preferidas da presente invenção que, quando na forma de um produto de proteção solar, possui um fator de proteção solar estático após o produto de proteção solar ter sido aplicado na pele de um ser humano, onde o fator de proteção solar do produto de proteção solar é capaz de ser aumentado para um fator de proteção solar mais elevado (úmido) quando o produto de 30 proteção solar estiver em contato com a água.
Nas formas de modalidade igualmente preferidas da invenção o produto tipo emulsão, assim que for aplicado a uma superfície, tal como a pele de um ser humano, possui um teor não saturado de água. Sem ser limi- tado pela teoria, é contemplado que o produto tipo emulsão de acordo com as formas de modalidade preferidas da presente invenção é capaz de absor- ver água adicional após ter sido aplicado na pele. É ainda contemplado que 5 a absorção de água adicional leva a um espessamento da camada ou pelí- cula formada pelo produto e, consequentemente, a um aumento significativo na distância que a radiação UV percorreria através da película contendo pro- teção solar antes de alcançar a pele. Dito espessamento da película não possui nenhum impacto negativo sobre a percepção na pele e a maioria dos 10 raios UV é simplesmente convertida em calor antes de alcançar a pele.
Consistente com esta teoria, as formas de modalidade preferidas da invenção fornecem um produto tipo emulsão que, assim que for aplicado a uma superfície, possui um teor de água que é de até 10 % (p/p) menor do que o teor de saturação, tal como até 5 % (p/p) menor do que o teor de satu- 15 ração, por exemplo, até 3 % (p/p) menor do que o teor de saturação, tal co- mo até 1 % (p/p) menor do que o teor de saturação, por exemplo, até 0,5 % (p/p) menor do que o teor de saturação. Quando a superfície for a pele de um ser humano, a percepção na pele do produto é significativamente melho- rada e quando o produto for aplicado na pele, deixado secar (preferivelmente 20 durante cerca de 15 minutos) e subsequentemente submetido à água, pode parecer como se o produto ainda não esteja sobre a pele. Assim, o produto não dá a impressão de oleoso ou pegajoso.
De acordo com estas formas de modalidade, é ainda preferível que o produto tipo emulsão logo que aplicado a uma superfície, tenha uma capacidade de absorver até 10 % (p/p) de água, tal como até 5 % (p/p) de água, por exemplo, até 3 % (p/p) de água, tal como até 1 % (p/p) de água, por exemplo, até 0,5 % (p/p) de água.
Coerente com o US Food e Drug Administration que rotula a de- signação para os produtos de proteção solar mencionados mais acima, o produto de proteção solar da invenção pode ser designado como um produto de proteção solar mínima, fornecendo um valor de fator de proteção solar (SPF) de 2 a abaixo de 12, tal como de 4 a 10, de 6 a 10, de 10 a 12, de 4 a 8 ou de 8 a 10.
Alternativamente, o produto de proteção solar pode ser um pro- duto de proteção solar moderado, com um valor de SPF de 12 a abaixo de 30, tal como de 15 a 25, de 20 a 30, de 10 a 20 ou de 25 a 30.
5 O produto de proteção solar também pode ser um produto de
proteção solar elevado, com um valor de SPF de 30 ou acima, tal como de a 50+, de 30 a 50, de 30 a 40, de 40 a 50, ou de 50 a 50+. Como será evidente para a pessoa versada, as características exatas do produto tipo emulsão sob esse aspecto depende, inter alia, dos agentes de proteção so- Iar específicos que são incorporados no produto.
De acordo com as normas da COLIPA o produto de proteção solar da presente invenção pode ser designado como um produto tipo "Bai- xo", "Médio", "Elevado", "Muito Elevado" ou "Ultra". As normas da COLIPA para a rotulagem do produto são apresentadas no Exemplo 4 do presente 15 pedido. O produto de proteção solar da invenção pode, deste modo, ter um valor de SPF de 2 a 50+, tal como um valor de SPF de 2, 4, 6, 8, 10, 12, 15, 20, 25, 30, 40, 50 ou 50+.
Finalmente, de acordo com uma forma de modalidade específica o produto tipo emulsão de acordo com a invenção é um produto cosmético. Produto de proteção solar
Em um segundo aspecto da invenção um produto de proteção solar é fornecido o qual possui um fator de proteção solar estático após o produto de proteção solar ter sido aplicado na pele de um ser humano, onde o fator de proteção solar do produto de proteção solar é capaz de ser au- 25 mentado para um fator de proteção solar mais elevado (úmido) quando o produto de proteção solar for colocado em contato com a água. Coerente com a teoria explicada acima o fator de proteção solar do produto é aumen- tado para um fator de proteção solar mais elevado (úmido) subsequente ao contato com qualquer fonte de água, incluindo nadar em água doce, água 30 salgada, banho de chuveiro e suor. O aumento no fator de proteção solar ainda ocorre independente se a superfície a qual o produto foi aplicado é subsequentemente deixado secar, preferivelmente por secagem ao ar. Nas formas de modalidade preferidas o fator de proteção solar mais elevado (úmido) do produto de proteção solar é aumentado em pelo menos 5 % em relação ao fator de proteção solar estático, tal como aumen- tado em pelo menos 10 % em relação ao fator de proteção solar estático, por 5 exemplo, aumentado em pelo menos 15 % em relação ao fator de proteção solar estático, tal como aumentado em pelo menos 20 % em relação ao fator de proteção solar estático, por exemplo, aumentado em pelo menos 25 % em relação ao fator de proteção solar estático, tal como aumentado em pelo menos 30 % em relação ao fator de proteção solar estático, por exemplo, 10 aumentado em pelo menos 35 % em relação ao fator de proteção solar está- tico, tal como aumentado em pelo menos 40 % em relação ao fator de prote- ção solar estático, por exemplo, aumentado em pelo menos 50 % em rela- ção ao fator de proteção solar estático.
Em uma outra forma de modalidade preferida, a invenção forne- ce um produto de proteção solar, em que o fator de proteção solar úmido é aumentado em pelo menos 5 % em relação ao fator de proteção solar estáti- co, tal como aumentado em pelo menos 10 % em relação ao fator de prote- ção solar estático, por exemplo, aumentado em pelo menos 15 % em rela- ção ao fator de proteção solar estático, tal como aumentado em pelo menos 20 % em relação ao fator de proteção solar estático, por exemplo, aumenta- do em pelo menos 25 % em relação ao fator de proteção solar estático, tal como aumentado em pelo menos 30 % em relação ao fator de proteção so- lar estático, por exemplo, aumentado em pelo menos 35 % em relação ao fator de proteção solar estático, tal como aumentado em pelo menos 40 % em relação ao fator de proteção solar estático, por exemplo, aumentado em pelo menos 50 % em relação ao fator de proteção solar estático, quando submetido à água durante 10 minutos, tal como 20 minutos, por exemplo, 30 minutos, tal como 40 minutos, por exemplo, 50 minutos, tal como 60 minu- tos, por exemplo, 70 minutos, tal como 80 minutos, por exemplo, 90 minutos, tal como 100 minutos.
Nas formas de modalidade particulares da invenção o produto de proteção solar é deixado secar após o produto de proteção solar ter sido aplicado na pele de um ser humano antes de ser colocado em contanto com a água. Nas formas de modalidade preferidas, o produto de proteção solar é deixado secar durante 1 minuto ou mais, tal como durante 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8,
9 ou 10 minutos ou mais. Nas formas de modalidade igualmente preferidas 5 da invenção o produto é deixado secar para permitir a evaporação de 70 % ou mais do monoálcool inicialmente presente no produto, tal como para per- mitir a evaporação de 75 % ou mais, 80 % ou mais, 85 % ou mais, 90 % ou mais, 95 % ou mais, ou tal como para permitir a evaporação de 98 % ou mais do monoálcool inicialmente presente no produto.
Em uma forma de modalidade preferida o produto de proteção
solar de acordo com a invenção compreende pelo menos 10 % (p/p) de um monoálcool tendo de 2 a 8 átomos de carbono. De acordo com a descrição acima das formas de modalidade preferidas, pode ainda ser preferível que o teor de monoálcool do produto tipo emulsão da invenção esteja na faixa de 15 10 a 90 % (p/p), tal como na faixa de 15 a 90 % (p/p), por exemplo, na faixa de 20 a 85 % (p/p), tal como na faixa de 30 a 80 % (p/p), por exemplo, na faixa de 40 a 75 % (p/p), tal como na faixa de 50 a 70 % (p/p), por exemplo, na faixa de 55 a 65 % (p/p), tal como ao redor de 60 % (p/p).
Preferivelmente o produto de proteção solar de acordo com a 20 invenção compreende no máximo 10 % (p/p) de água. Os produtos tipo e- mulsão mais preferidos da invenção podem compreender um teor de água de menos do que 9 % (p/p), tal como menos do que 8 % (p/p), tal como me- nos do que 7 % (p/p), tal como menos do que 6 % (p/p), tal como menos do que 5 % (p/p), tal como menos do que 5 % (p/p), tal como menos do que 3 % 25 (p/p), tal como menos do que 2 % (p/p), tal como menos do que 1 % (p/p) ou tal como menos do que 0,5 % (p/p).
Também preferível é um produto de proteção solar, em que o produto compreende pelo menos um componente imiscível em água. De acordo com a descrição acima o produto de proteção solar pode compreen- 30 der mais do que um componente imiscível em água, tal como pelo menos dois componentes imiscíveis em água, por exemplo, pelo menos 3 compo- nentes imiscíveis em água, 4 componentes imiscíveis em água, tal como pelo menos 5 componentes imiscíveis em água. Em certas formas de moda- lidade da invenção pelo menos um dos componentes imiscíveis em água presentes no produto é caracterizado pelo fato de que não é miscível com pelo menos um outro componente imiscível em água presente no produto.
Em outras palavras, o produto compreende, de acordo com algumas formas de modalidade da invenção, pelo menos dois componentes imiscíveis em água que não são intermisturáveis.
Ainda preferível é um produto de proteção solar como descrito acima, em que o monoálcool é um álcool tendo de 2 a 4 átomos de carbono. Nas formas de modalidade mais preferidas o monoálcool do produto de pro- teção solar possui de 2 a 7 átomos de carbono, tal como de 2 a 6, 2 a 5, 2 a
4 ou 2 a 3 átomos de carbono. Especificamente, pode ser preferível que o monoálcool tenha 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 átomos de carbono.
De acordo com uma forma de modalidade atualmente preferida da invenção o álcool em dito produto de proteção solar é um álcool tendo uma cadeia de carbono não ramificada.
Em outras formas de modalidade preferidas da invenção o álcool é selecionado do grupo consistindo em etanol, 1-propanol, 2-propanol, etile- no glicol, 1-butanol, 2-butanol ou qualquer combinação destes.
Em outras formas de modalidade da invenção preferidas o teor
de álcool de dito produto de proteção solar está na faixa de 10 a 90 % (p/p), tal como na faixa de 15 a 90 % (p/p), por exemplo, na faixa de 20 a 85 % (p/p), tal como na faixa de 30 a 80 % (p/p), por exemplo, na faixa de 40 a 75 % (p/p), tal como na faixa de 50 a 70 % (p/p), por exemplo, na faixa de 55 a 65 % (p/p), tal como ao redor de 60 % (p/p).
Nas formas de modalidade igualmente preferidas da invenção, o teor de água de dito produto de proteção solar está na faixa de 0,01 a 10 % (p/p), por exemplo, na faixa de 0,01 a 9,5 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 9 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 8,5 % (p/p), tal como na faixa de 30 0,01 a 8 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 7,5 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 7 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 6,5 % (p/p), tal como na fai- xa de 0,01 a 6 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 5,5 % (p/p), tal como na faixa de 0,01 a 5 % (p/p) tal como na faixa de 1 a 10 % (p/p), por exemplo, na faixa de 1 a 9 % (p/p), 1 a 8 % (p/p), 1 a 7 % (p/p), 1 a 6 % (p/p), 1 a 5 % (p/p), tal como na faixa de 2 a 10 % (p/p), 2 a 9 % (p/p), 2 a 8 % (p/p), 2 a 7 % (p/p), 2 a 6 % (p/p), 2 a 5 % (p/p), tal como na faixa de 3 a 10 % (p/p), por 5 exemplo, na faixa de 3 a 9 % (p/p), por exemplo, na faixa de 3 a 8 % (p/p), por exemplo, na faixa de 3 a 7 % (p/p), por exemplo, na faixa de 3 a 6 % (p/p), por exemplo, na faixa de 3 a 5 % (p/p), tal como na faixa de 4 a 10 % (p/p), por exemplo, na faixa de 4 a 9 % (p/p), por exemplo, na faixa de 4 a 8 % (p/p), por exemplo, na faixa de 4 a 7 % (p/p), por exemplo, na faixa de 4 a 10 6 % (p/p), por exemplo, na faixa de 4 a 5 % (p/p).
Um produto de proteção solar de acordo com qualquer uma das reivindicações de 37 a 43, em que o teor de água é pelo menos 8 % (p/p), tal como pelo menos 7 % (p/p), por exemplo, pelo menos 6 % (p/p), tal como pelo menos 5 % (p/p), por exemplo, pelo menos 4 % (p/p), tal como pelo 15 menos 3 % (p/p), por exemplo, pelo menos 2 % (p/p), tal como pelo menos 1 % (p/p), por exemplo, 0,05 % (p/p).
De acordo com outras formas de modalidade da invenção o pro- duto de proteção solar possui uma condutividade menos do que 4 ms/cm, tal como uma condutividade de 3 ms/cm ou menos, por exemplo, uma conduti- 20 vidade de 2 ms/cm ou menos, tal como uma condutividade de 1 ms/cm ou menos, por exemplo, uma condutividade de 500 ps/cm ou menos, tal como uma condutividade de 250 ps/cm ou menos, por exemplo, uma condutivida- de de 100 ps/cm ou menos, tal como uma condutividade de 50 ps/cm ou menos, quando medida em uma mistura de 50 % (p/p) de produto e 50 % 25 (p/p) de água a 20°C.
Nas formas de modalidade similarmente preferidas da invenção o produto de proteção solar possui um pH de 4 ou acima, por exemplo, um pH de 5 ou acima, tal como pH 6 ou acima, por exemplo, pH 7 ou acima, tal como pH 8 ou acima, quando medido em uma mistura de 50 % (p/p) de pro- duto e 50 % (p/p) de água a 20°C.
Consequentemente, pode ser preferível que o produto tenha um pH na faixa de 4 a 8, tal como na faixa de 5 a 8, tal como na faixa de 6 a 8, tal como na faixa de 5 a 8, tal como na faixa de 5 a 8, tal como na faixa de 5 a 7, tal como na faixa de 6 a 9, tal como na faixa de 6 a 8, tal como na faixa de 6 a 7, por exemplo, na faixa de 7 a 9 ou na faixa de 7 a 8, quando medido em uma mistura de 50 % (p/p) de produto e 50 % (p/p) de água a 20°C.
O produto de proteção solar de acordo com a invenção podde
ainda compreender um álcool alcoxilado. Exemplos adequados de álcoois alcoxilados são Éter PPG-15 estearílico, PPG-15 e Éter PPG-11 estearílico. Nas formas de modalidade preferidas da invenção o álcool alcoxilado é Éter PPG-15 estearílico ou PPG-15 ou uma combinação destes.
Como para a quantidade de álcoois alcoxilados presentes no
produto de proteção solar de acordo com a invenção, pode ser preferível que o álcool alcoxilado seja adicionado em uma quantidade na faixa de 0,1 a 20 % (p/p), tal como na faixa de 0,5 a 15 % (p/p), por exemplo, na faixa de 1 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 2 a 7 % (p/p), por exemplo, ao redor de 5 % (p/p). Em outras formas de modalidade preferidas de acordo com a
invenção, o produto de proteção solar ainda compreende um álcool alifático superior tendo 10 átomos de carbono ou mais. Exemplos de álcoois alifáti- cos superiores adequados são hexildecanol e hexildeciloctadecanol.
De acordo com outras formas de modalidade preferidas da in- venção, o álcool alifático superior tendo 10 átomos de carbono ou mais é adicionado em uma quantidade na faixa de 0,1 a 20 % (p/p), tal como na faixa de 0,5 a 15 % (p/p), por exemplo, na faixa de 1 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 2 a 7 % (p/p), por exemplo, ao redor de 6 % (p/p).
Como mencionado mais acima, o produto de proteção solar po- 25 de ainda compreender um siloxano ou um silano. Exemplos adequados de silanos e siloxanos são ciclometicona, cicloexassiloxano, cicloeptassiloxano, ciclotrissiloxano e ciclotetrassiloxano. Nas formas de modalidade corrente- mente preferidas da invenção o siloxano é polissiloxano ou ciclopentassilo- xano de dimetila cíclico.
De acordo com a invenção, é preferível que o siloxano ou o sila-
no seja adicionado em uma quantidade na faixa de 0,1 a 20 % (p/p), tal co- mo na faixa de 0,5 a 15 % (p/p), por exemplo, na faixa de 1 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 2 a 7 % (p/p), por exemplo, na faixa de 2 a 5 % (p/p), tal como na faixa de 2,5 a 5 % (p/p). Preferivelmente, o siloxano ou o silano é adicionado em uma quantidade acima de 2,5 % (p/p), por exemplo, acima de 3 % (p/p), tal como acima de 4 % (p/p), por exemplo, acima de 5 % (p/p), tal 5 como acima de 7 % (p/p), por exemplo, acima de 8 % (p/p). Alternativamen- te, o siloxano ou o silano é adicionado em uma quantidade abaixo de 20 % (p/p), por exemplo, abaixo de 15 % (p/p), tal como abaixo de 10 % (p/p).
De acordo com uma forma de modalidade da invenção corren- temente muito preferida, o produto tipo emulsão da invenção compreende uma combinação de um álcool alcoxilado, um álcool alifático superior tendo átomos de carbono ou mais e/ou um siloxano ou um silano.
De acordo com a invenção é preferível que o polímero sintético seja adicionado em uma quantidade na faixa de 0,1 a 20 % (p/p), tal como na faixa de 0,5 a 15 % (p/p), por exemplo, na faixa de 1 a 10 % (p/p), tal co- mo na faixa de 1,5 a 5 % (p/p), por exemplo, ao redor de 2 % (p/p).
Em outras formas de modalidade da invenção o produto de pro- teção solar ainda compreende um colóide hidrófilo (colóide hidrófilo e deri- vados e gomas). Neste contexto os colóides hidrófilos adequados podem ser selecionados do grupo consistindo em: éter hidroxipropílico e hidroxipropilce- 20 lulose. Nas formas de modalidade particularmente preferidas o colóide hidró- filo é Hidroxipropilcelulose.
De acordo com a invenção, o colóide hidrófilo é preferivelmente adicionado em uma quantidade na faixa de 0,01 a 5 % (p/p), tal como na faixa de 0,1 a 2 % (p/p), por exemplo, na faixa de 0,2 a 1 % (p/p), tal como na faixa de 0,2 a 0,7 % (p/p), por exemplo, ao redor de 0,4 % (p/p).
Em outras formas de modalidade da invenção o produto de pro- teção solar compreende um polímero sintético. Os polímeros sintéticos ade- quados podem ser selecionados do grupo consistindo em: acrilato, octilacri- Iamida e um ou mais monômeros consistindo em ácido acrílico, ácido meta- 30 crílico e um de seus ésteres, ou combinações destes. Nas formas de moda- lidade ainda mais preferidas o polímero sintético é um acrilato e/ou um copo- límero de octilacrilamida. De acordo com a invenção é preferível que o polímero sintético é adicionado em uma quantidade na faixa de 0,1 a 20 % (p/p), tal como na faixa de 0,5 a 15 % (p/p), por exemplo, na faixa de 1 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 1,5 a 5 % (p/p), por exemplo, ao redor de 2 % (p/p).
Outras formas de modalidade preferidas referem-se a um produ-
to de proteção solar que ainda compreende um éster, uma benzofenona, uma cetona e/ou um éter. Nas formas de modalidade correntemente mais preferidas da invenção o éster, a benzofenona, a cetona e/ou o éter é sele- cionado do grupo consistindo em: etilexil metoxicinamato, benzoato de dieti- 10 lamino hidroxibenzoil hexila, benzofenona-3, BMBM e octocrileno e qualquer combinação destes.
Nas formas de modalidade da invenção adicionalmente preferi- das o éster é adicionado a dito produto tipo emulsão em uma quantidade na faixa de 0,1 a 20 % (p/p), tal como na faixa de 0,5 a 15 % (p/p), por exemplo, na faixa de 1 a 10 % (p/p), tal como na faixa de 2 a 7 % (p/p), por exemplo, ao redor de 5 % (p/p).
De acordo com as formas de modalidade preferidas o produto de proteção solar, assim que for aplicado a uma superfície, tal como a pele de um ser humano, possui um teor de não saturação de água.
Estas formas de modalidade preferidas fornecem um produto de
proteção solar que, assim que for aplicado a uma superfície, possui um teor de água que é de até 10 % (p/p) menor do que o teor de saturação, tal como até 5 % (p/p) menor do que o teor de saturação, por exemplo, até 3 % (p/p) menor do que o teor de saturação, tal como até 1 % (p/p) menor do que o 25 teor de saturação, por exemplo, até 0,5 % (p/p) menor do que o teor de satu- ração.
De acordo com estas formas de modalidade é ainda preferível que o produto de proteção solar logo que aplicado a uma superfície tal como a pele de um ser humano, possui uma capacidade de absorção de até 10 % (p/p) de água, tal como até 5 % (p/p) de água, por exemplo, até 3 % (p/p) de água, tal como até 1 % (p/p) de água, por exemplo, até 0,5 % (p/p) de água.
Está dentro do escopo da presente invenção fornecer um produ- to de proteção solar que fornecerá foto proteção suficiente da pele de um indivíduo, embora aplicado apenas uma vez ao dia. Em particular, o indiví- duo tendo aplicado o produto de proteção solar na pele uma vez durante as horas da manhã, subsequentemente permanecerá protegido contra os raios 5 UV-A e/ou UV-B durante o tempo gasto no sol no dia particular. De acordo com as formas de modalidade particulares da invenção, o indivíduo tendo aplicado o produto de proteção solar cedo durante o dia será capaz de per- manecer no sol durante um tempo tão longo quanto a proteção persistente com um valor de SPF de 20 permitirá. Na prática, a quantidade de tempo 10 durante a qual o indivíduo pode permanecer temporariamente no sol será de pelo menos 3 horas, tal como pelo menos 4, pelo menos 5 pelo menos 6, pelo menos 7, pelo menos 8, pelo menos 9, pelo menos 10, pelo menos 11 ou pelo menos 12 horas. Como a pessoa versada compreenderá a quanti- dade exata de tempo dependerá do tipo de pele e clima. Nas formas de mo- 15 dalidade preferidas a proteção persistirá mesmo embora o indivíduo se ocu- pe com atividades físicas que envolvam contato com a água, tal como nata- ção, banho e tomar banho de chuveiro uma vez ou múltiplas vezes durante o dia.
Está ainda dentro do escopo da aplicação fornecer um produto de proteção solar em que um ou mais dos fltros de UV-A e/ou UV-B presen- tes são muito resistentes contra a irradiação UV. Nas formas de modalidade particulares o teor de uma ou mais das substâncias de filtro UV-A e/ou UV-B são reduzidas em 50 % ou menos, tal como em 45 % ou menos, tal como em 40 % ou menos, tal como em 35 % ou menos, tal como em 30 % ou me- nos, tal como em 25 % ou menos, tal como em 20 % ou menos, por exem- plo, em 15 % ou menos, tal como em 12 % ou menos, tal como em 10 % ou menos, tal como em 8 % ou menos, ou tal como em 5 % ou menos após o produto ter sido irradiado durante duas horas com uma lâmpada de xenônio e em uma dose de 3 MED/duas horas e sob as condições especificadas no exemplo 4 do presente pedido.
Da mesma forma, está dentro do escopoo da presente invenção fornecer um produto de proteção solar em que o fator de proteção solar (SPF) é reduzido em 40 % ou menos, tal como 35 % ou menos, por exem- plo, 30 % ou menos, tal como 28 % ou menos ou em 25 % ou menos quan- do o SPF for determinado 10 horas após o produto ter estado na pele de um indivíduo. Neste contexto, os valores de SPF são determinados como reco- 5 mendados pela COLIPA e como descritos no Exemplo 4.
De acordo com outras formas de modalidade preferidas a inven- ção fornece um produto de proteção solar que possui um fator de proteção solar estático (SPFestático) de 10 ou mais, tal como de 11 ou mais, por exemplo, 12 ou mais, 13 ou mais, 14 ou mais, 15 ou mais, 16 ou mais, 17 ou mais, 18 10 ou mais, 19 ou mais, 20 ou mais, 21 ou mais, 22 ou mais, 23 ou mais, 24 ou mais, 25 ou mais ou 30 ou mais. É ainda preferível que o fator de proteção solar estático especificado possa ser observado 1 hora ou mais após a apli- cação do produto de proteção solar, tal como 2 horas, 3 horas, 4 horas, 5 horas, 6 horas, 7 horas, 8 horas, 9 horas, 10 horas, 11 horas ou 12 horas ou 15 mais após a aplicação do produto de proteção solar.
As formas de modalidade similarmente preferidas da invenção fornecem um produto de proteção solar, que possui um fator de proteção solar úmido (SPFwet) de 10 ou mais, tal como de 11 ou mais, por exemplo, 12 ou mais, 13 ou mais, 14 ou mais, 15 ou mais, 16 ou mais, 17 ou mais, 18 20 ou mais, 19 ou mais, 20 ou mais, 21 ou mais, 22 ou mais, 23 ou mais, 24 ou mais ou 25 ou mais. É ainda preferível que o fator de proteção solar úmido específico possa ser observado 1 hora ou mais após a aplicação do produto de proteção solar, tal como 2 horas, 3 horas, 4 horas, 5 horas, 6 horas, 7 horas, 8 horas, 9 horas, 10 horas, 11 horas ou 12 horas ou mais após a apli- 25 cação do produto de proteção solar.
Igualmente preferidos são os produtos de proteção solar de a- cordo com a invenção que possuem uma porcentagem de retenção de resis- tência a água de 70 % ou mais, tal como de 75 % ou mais, por exemplo, de 80 % ou mais, 85 % ou mais, 90 % ou mais, 95 % ou mais, 98,5 % ou mais, 30 100 % ou mais, 102,5 % ou mais, 105 % ou mais, 107,5 % ou mais, 110 % ou mais, 112,5 % ou mais, 115 % ou mais, 117,5 % ou mais, 120 % ou mais, 122,5 % ou mais, 125 % ou mais, 127,5 % ou mais, 130 % ou mais, 132,5 % ou mais, 135 % ou mais, ou 137,5 % ou mais, tal como uma porcentagem de retenção de resistência a água de 140 % ou mais.
Adicionalmente, é preferível que o fator de proteção solar úmido específico e a porcentagem de resistência a água possam ser observados 5 após o contato com a água pelo menos uma vez, tal como pelo menos duas vezes, por exemplo, pelo menos 3 vezes, pelo menos 4 vezes, pelo menos 5 vezes, pelo menos 6 vezes, pelo menos 7 vezes, pelo menos 8 vezes, pelo menos 9 vezes ou tal como pelo menos 10 vezes. Deve ficar entendido que o comprimento de cada intervalo durante o qual a pele em que o produto de 10 proteção solar foi aplicado, pode ser de 1 a 10 minutos, de 1 a 15 minutos, tal como de 1 a 20, 1 a 30, 1 a 40 ou de 1 a 60 minutos.
Método para a produção de um produto tipo emulsão
Um terceiro aspecto da invenção fornece um método para a pro- dução de um produto tipo emulsão compreendendo pelo menos 10 % (p/p) de um monoálcool tendo de 2 a 8 átomos de carbono, no máximo 10 % (p/p) de água, um colóide hidrófilo e pelo menos um componente imiscível em água. O método compreende as etapas de:
(i) Fornecer uma fase imiscível em água compreendendo um ou mais componentes imiscíveis em água (ii) misturar pelo menos 10 % (p/p) de monoálcool tendo de 2 a 8
átomos de carbono com o no máximo 10 % (p/p) de água, um colóide hidrófi- lo fornecendo uma mistura de água/álcool, e
(iii) misturar a composição de fase óleo imiscível em água da e- tapa (i) com a mistura de água/álcool da etapa (ii) e obter o produto tipo e- mulsão.
Em muitas formas de modalidade a fase imiscível em água com- preende mais do que um componente imiscível em água. Se este for o caso, é preferível incluir uma etapa adicional de mistura dos componentes da eta- pa (i), preferivelmente mediante agitação.
Nas formas de modalidade preferidas da invenção é preferível
que todas as etapas (i), (ii) e (iii) como especificadas acima, sejam executa- das sob agitação. Para cada etapa o tempo e a velocidade de agitação po- dem ser otimizados como requerido pelas condições exatas, tais como a temperatura e a quantidade e volume desejados do produto e em considera- ção do equipamento particular utilizado. Pode ser preferível que, para cada etapa, o tempo de agitação possa ser de pelo menos 30 segundos, tal como 5 pelo menos 45 segundos, pelo menos 1 minuto, pelo menos 1,5 minuto, pelo menos 2 minutos, pelo menos 3 minutos, pelo menos 4 minutos, pelo menos 5 minutos, pelo menos 6 minutos, pelo menos 7 minutos, pelo menos 8 mi- nutos, pelo menos 9 minutos, pelo menos 10 minutos, pelo menos 15 minu- tos, pelo menos 20, minutos, pelo menos 30 minutos, pelo menos 1 hora, 10 pelo menos 2 horas, pelo menos 3 horas, tal como pelo menos 4 horas.
Em uma forma de modalidade da presente invenção o tempo de agitação na etapa (i) pode ser executado durante pelo menos 20 minutos, tal como pelo menos durante 40 minutos, por exemplo, durante pelo menos 60 minutos, por exemplo, durante pelo menos 90 minutos, tal como na faixa de 15 10 a 90 minutos, por exemplo, na faixa de 30 a 80 minutos, tal como na faixa de 45 a 70 minutos, por exemplo, ao redor de 60 minutos.
Em uma forma de modalidade da presente invenção o tempo de agitação na etapa (ii) pode ser executado durante pelo menos 30 minutos, tal como pelo menos durante 60 minutos, por exemplo, durante pelo menos 20 2 horas, tal como durante pelo menos 3 horas, por exemplo, durante pelo menos 4 horas, por exemplo, durante pelo menos 5 horas, tal como na faixa de 30 minutos a 5 horas, por exemplo, na faixa de 2 a 5 horas, tal como na faixa de 2 a 4 horas, por exemplo, na faixa de 3 a 5 horas, tal como na faixa de 4 a 5 horas, por exemplo, ao redor de 5 minutos.
Em uma forma de modalidade da presente invenção o tempo de
agitação na etapa (iii) pode ser executado durante pelo menos 30 minutos, tal como pelo menos durante 60 minutos, por exemplo, durante pelo menos 2 horas, tal como durante pelo menos 3 horas, por exemplo, durante pelo menos 4 horas, tal como na faixa de 30 minutos a 4 horas, por exemplo, na 30 faixa de 2 a 4 horas, tal como na faixa de 2 a 3 horas, por exemplo, na faixa de 3 a 4 horas, tal como na faixa de 1 a 4 horas, por exemplo, ao redor de 2 minutos. A velocidade de agitação é preferivelmente de 100 a 3000 10000 rotações per minuto (rpm), tal como de 200 a 9000 rpm, por exemplo, de 225 a 8050 rpm, tal como de 250 a 8000 rpm.
Nas formas de modalidade mais preferidas, é preferível que o 5 tempo de agitação na etapa i) seja de 1 a 20 minutos. Nas formas de moda- lidade similarmente preferidas a velocidade de agitação na etapa i) é de 1000 a 3000 rpm. Além disso, durante a etapa ii) é preferível que o tempo de agitação seja de 2 a 20 minutos. É similarmente preferível que a velocidade de agitação na etapa ii) seja de 2000 a 10000 rpm) rpm. Finalmente, na eta- 10 pa iii) é preferível que o tempo de agitação seja de 30 minutos e que a velo- cidade de agitação seja 3000 rpm.
Outras formas de modalidade preferidas da invenção pertencem a um método em que pelo menos dois componentes imiscíveis em água são misturados na etapa (i), tal como pelo menos 3 componentes imiscíveis em 15 água, por exemplo, pelo menos 4 componentes imiscíveis em água, tal como pelo menos 5 componentes imiscíveis em água, tal como pelo menos 6 componentes imiscíveis em água.
Em outras formas de modalidade preferidas os componentes imiscíveis em água são misturados separadamente na mistura.
Consistente com a descrição acima do produto semelhante a
emulsão da invenção, certas formas de modalidade fornecem um método, em que pelo menos dois dos componentes imiscíveis em água misturados são mutuamente não solúveis, tal como pelo menos 3 dos componentes i- miscíveis em água são mutuamente não solúveis, por exemplo, 4 dos com- 25 ponentes imiscíveis em água são mutuamente não solúveis, tal como pelo menos 5 do componentes imiscíveis em água são mutuamente não solúveis, por exemplo, 6 dos componentes imiscíveis em água são mutuamente não solúveis.
Outras formas de modalidade fornecem um método de acordo com a invenção, em que pelo menos um éster é adicionado, dito éster, ben- zofenona, cetona e/ou éter sendo selecionados do grupo consistindo em um cinamato, tal como etilexil metoxicinamato, um benzoato, tal como benzoato de dietilamino hidrobenzoil hexila, um crileno, tal como octocrileno, benzofe- nona, tal como benzofenona-3 e uma cetona, tal como BMBM.
As formas de modalidade adicionais fornecem um método, em que a mistura de água/álcool da etapa (ii) é adicionada à mistura de óleo da etapa (i).
Outras formas de modalidade fornecem um método, em que um copolímero de acrilato, tal como copolímero de octilacrilamida, é adicionado à fase imiscível em água obtida na etapa (i) antes da adição da mistura de água/álcool na etapa (iii).
Ainda outras formas de modalidade fornecem um método em
que um éter estearílico, tal como éter PPG-15 estaarílico, PPG15 ou uma combinação destes, é adicionado na fase imiscível em água obtida na etapa
(i) antes da adição da mistura de água/álcool na etapa (iii).
Em outras formas de modalidade que se relacionam ao método descrito, hexildecanol é adicionado na fase imiscível em água obtida na eta- pa (i) antes da adição da mistura de água/álcool na etapa (iii).
Da mesma forma, um polissiloxano, tal como dimetil polissiloxa- no cíclico ou ciclopentassiloxano, pode preferivelmente ser adicionado na fase imiscível em água obtida na etapa (i) antes da adição da mistura de á- gua/álcool na etapa (iii).
Finalmente, algumas formas de modalidade correntemente pre- feridas da invenção fornecem um método, em que um composto de celulose, tal como hidroxipropilcelulose, é adicionado à pelo menos 10 % (p/p) de mo- noálcool tendo 2 a 8 átomos de carbono na etapa (ii) antes da adição de no máximo 10 % (p/p) de água.
Uso de um produto tipo emulsão
Um outro aspecto da invenção diz respeito ao uso de um produ- to tipo emulsão como descrito acima, em combinação com pelo menos um agente de proteção solar como um produto de proteção solar. Em relação a este aspecto o leitor é aludido às descrições acima das formas de modalida- de preferidas em relação a um produto de proteção solar.
Nas formas de modalidade particularmente preferidas, entretan- to, o produto de proteção solar compreende pelo menos dois agentes de proteção solar, tal como 3 agentes de proteção solar, por exemplo, 4 agen- tes de proteção solar, tal como 5 agentes de proteção solar, por exemplo, 6 agentes de proteção solar.
Além disso, ficará entendido que pelo menos um agente de pro-
teção solar reduz os raios UVA e os raios UVB. Pode ainda ser preferível combinar, no produto tipo emulsão da invenção, um ou mais agentes de pro- teção solar que são capazes de reduzir os raios UV-A com um ou mais a- gentes de proteção solar que são capazes de reduzir os raios UV-B.
Deve ser observado que, de acordo com a presente invenção,
as formas de modalidade e aspectos descritos no contexto de um dos as- pectos da presente invenção também se aplicam a outros aspectos da in- venção.
Todas as referências de patente e não-patente citadas no pre- sente pedido, são por meio desta incorporadas por referência em sua totali- dade.
Em todo este relatório descritivo a palavra "compreender", ou variações tais como "compreende" ou "compreendendo", serão compreendi- das por implicar a inclusão de um elemento mencionado, inteiro ou etapa, ou grupo de elementos, inteiros ou etapas, mas não a exclusão de qualquer outro elemento, inteiro ou etapa, ou grupo de elementos, inteiros ou etapas.
Adicionalmente, embora os aspectos individuais possam ser in- cluídos em diferentes reivindicações, estes possivelmente podem ser vanta- josamente combinados, e a inclusão em diferentes reivindicações não impli- 25 ca que uma combinação de aspectos não é praticável e/ou vantajosa. Além disso, referências singulares não excluem uma pluralidade. Assim, referên- cias a "um", "uma", "primeiro", "segundo" etc. não excluem uma pluralidade. Além disso, os sinais de referência nas reivindicações não serão interpreta- dos como Iimitativos do escopo.
As seguintes figuras e exemplos são incluídos para demonstrar
as formas de modalidade particulares da invenção. No entanto, aqueles versa- dos na técnica devem, em vista da presente descrição, observar que muitas mudanças podem ser feitas nas formas de modalidade específicas que são descritas e ainda obter um resultado semelhante ou similar sem divergir do es- pírito e escopo da invenção. Os seguintes exemplos são oferecidos por meio de ilustração e não são destinados a limitara invenção de qualquer maneira.
Figura 1: mostra a transmissão e absorção de Iuz UV como uma
função do fator de proteção solar (SPF).
Figura 2: mostra o fator de proteção solar (SPF) como uma fun- ção do tempo de espera.
EXEMPLOS
Exemplo 1: Preparação de um produto tipo emulsão compreendendo filtros UVA e UVB.
Ingredientes
Etapas Ingredientes Masngde p/p % 2.1 Álcool desnat. (solvente) 56 a 58 2.3 Água (Solvente) 4,0 a 5,0 2.2 Hidroxipropilcelulose (agente estabilizante de emulsao/for- 0,3 a 0,5 mador de película/espessante, um colóide hidrófilo) 1.4 Acrilatos/Copolímero de Octilacrilamida (Formador de pelícu¬ 1,8 a 2,2 la, um polímero sintético) 1.2 Éter PPG-15 estearílico (Emoliente/emulsificante fraco, um 4,5 a 5,5 álcool alcoxilado) 1.3 Hexildeeanol (Emoliente, um álcool alifático superior) 5a 7 1.1 Ciclopentassiloxano (Emoliente, um Siloxano/silano) 4,5 a 5,5 1.5 Etilexil Metoxieinamato (Agente de proteção solar, um éster) 4,7 a 5,0 1.6 Etilexil Metoxieinamato (e) Benzoato de Dietilamino Hidroxi- 3,5 a 4,5 benzoil Hexila (agente de proteção solar, um agente de pro¬ teção solar/éster + amina/éster/fenol) 1.7 Octocrileno (Agente de proteção solar, um éster) <10 Total 100 SPF 21 % de WRR (retenção de resistência a água) 71 Método de preparação:
Etapa 1.
Equipamento: Laboratory- and pilot planet dis¬ Período de rpm solver Dispermat AE04-C1, 80 mm propeller agitação 1. Adição de Ciclopentassiloxano ao recipiente de mistura, iniciar a agitação 2. Éter PPG-15 estearílico é adicionado sob con¬ 1 min. dições de agitação 3. Hexildecanol é adicionado sob condições de 1 min. 230 agitação 4. Acrilato/Copolímero de Octilacrilamida é adicio¬ 4 min. 300 nado lentamente sob condições de agitação 5. Etilexil Metoxicinamato é adicionado sob condi¬ 3 min. 300 ções de agitação 6. Etilexil Metoxicinamato (e) Benzoato de Dieti- 3 min. 350 Iamino Hidroxibenzoil Hexila é adicionado sob condições de agitação 7. Octocrileno é adicionado sob condições de agi¬ 10 min. 450 tação Etapa 2.
Equipamento: Silverson L4RT Período de rpm agitação 1 Adição de Alcool Desnat. Ao recipiente de mis¬ tura 2. Adição de Hidroxipropilcelulose 2 min. 8100 3. Adição de Água 4 min. 8100 Etapa 3
Equipment Laboratory- and pilot planet dissol¬ Período de Rpm ver Dispermat AE04-C1, 80 mm propeller agitação 1. A mistura da etapa 1 foi transferida para um recipiente transparente e a agitação foi iniciada 2. A mistura da etapa 2 foi adicionada lentamente 7 min. 700 sob condições de agitação. Exemplo 2:
Determinação do fator de proteção solar para um produto tipo emulsão compreendendo filtros UVA e UVB como fornecidos no exemplo 1.
O princípio do teste de resistência a água é comparar o Fator de proteção solar para um produto de proteção solar após um período de imer- são em água com o SPF estático original do produto determinado de acordo 5 com o International Sun Protection Factor (SPF) Test Method. O valor de Fator de proteção solar em um sujeito individual (SPFi)1 para qualquer pro- duto, antes ou após a imersão em água, é definido como a relação da dose eritemal mínima na pele protegida (MEDp) pela dose eritemal mínima na pe- le desprotegida (MEDu) do mesmo sujeito.
O SPF estático (SPFs) foi determinado de acordo com o docu-
mento publicado corrente intitulado "International Sun Protection Factor (SPF) Test Method" de 2003. Todas as referências em "The International Sun Proteetion Factor (SPF) Test Method" inclusas, se referem a este do- cumento.
Para determinar o SPF úmido (SPFw)1 o International Sun Pro-
tection Faetor (SPF) Test Method foi seguido até o ponto onde o produto sob teste foi aplicado na pele de voluntários. A pele tratada com o produto é de- pois imersa em água de acordo com o seguinte plano:
• Deixar um tempo de secagem de 15 a 30 minutos após a apli-
cação do produto.
• Primeira imersão de 20 minutos em água
•Deixar um tempo de secagem de 15 minutos (Sem enxugar
com toalha)
• Segunda imersão de 20 minutos em água
«Deixar secar durante 15 minutos ou até completamente seco
(Sem enxugar com toalha)
O método para determinar a resistência em água utilizou uma banheira. O uso de uma banheira no procedimento de imersão em água é preferível sobre o uso de uma piscina quando esta apresenta dificuldade
para padronizar o procedimento. O equipamento que foi usado cumpriu com as normas que descrevem o procedimento com relação a imersão em água. O procedimento de medição do SPF foi aquele descrito pelo International Sun Protection Factor.
Na conclusão do procedimento de imersão em água, o Internati- onal Sun Protection Factor (SPF) Test Method é resumido no ponto imedia- tamente após o produto ter sido aplicado e deixado secar na pele de voluntá- 5 rios. Isto depois completa a determinação do SPF úmido. Este SPF úmido pode depois ser comparado com o SPF obtido para a pele tratada com o produto, não imersa em água (o SPF estático).
Seleção do Indivíduo de Teste
Membros do grupo de voluntários foram selecionados para reali- 10 zar os critérios de seleção com referência ao tipo de pele, condição de pele, condição médica e tempo depois do último teste, como planejado no Interna- tional Sun Protection Factor (SPF) Test Method. Para cada indivíduo de tes- te existiu um período de repouso mínimo de dois meses antes da participa- ção em um novo teste de retenção de resistência em água ou qualquer outro 15 teste que envolve a exposição da pele à radiação ultravioleta (por exemplo, teste de SPF).
Área de Teste
A área de teste anatômica foi restrita às costas, entre a linha da escápula e a cintura, com os locais exatos selecionados para garantir sub- mersão completa no equipamento de imersão. A aplicação do produto de teste nos locais de teste foi ao acaso em cada pessoa individual e sobre to- do o grupo de teste.
Fonte de Radiação Ultravioleta (UV)
Uma fonte artificial de radiação UV (simulador solar) foi usado, em conformidade com o relatório descritivo com relação a uma fonte de UV artificial apropriada como definido no International Sun Protection Factor (SPF) Test Method. O controle da qualidade da fonte de UV era de acordo com as COLIPA Guidelines for Monitoring UV-Light Sources.
Produto Solar Resistente a Água de Referência Os procedimentos como descrito neste exemplo foram confirma-
dos mediante o teste do Produto Solar Resistente a Água Padrão codificado P2. Uma amostra nova de P2, não mais velha do gue 12 meses de idade, foi usada. O nível esperado de resistência a água foi > 50 %. De acordo com as normas de confirmação é requerido pelo menos a cada quatro meses.
A fórmula, instruções de fabricação, estabilidade e especifica- ções fisioquímicas para o produto de referência resistência a água (P2) fo- ram como se segue: (P2)
Detalhes da Fórmula de P2:
Ingredientes Nome de INCI % P/P Fase 1 Lanolina 4,5 Cacau Teobroma 2,0 Estearato Glicerila ("Monoestearato de Glicerila SE") 3,0 Ácido Esteárico 2,0 Octil Dimetil PABA 7,0 Benzofenona-3 ("Oxibenzona") 3,0 Fase 2 Água 71,6 Sorbitol 5,0 Trietanolamina 1,0 Metilparabeno 0,3 Propilparabeno 0,1 Fase 3 Álcool Benzílico 0,5 Processo de Fabricação
i. Fundir os ingredientes da Fase graxa 1 e aquecer para 80 a
85°C.
ii. Aquecer a Fase 2 para 80 a 85°C, até que completamente
solubilizada.
iii. Adicionar a Fase 1 na Fase 2, enquanto se agita a Fase 2 com um homogeneizador (tipo Moritz).
iv. Esfriar para 50°C enquanto se agita, depois adicionar Álcool Benzílico e completar o esfriamento. Compensar com relação a perda de
água e homogeneizar Especificações Fisioquímicas Aparência: Emulsão fluida branca amarelada. pH: 8,6 ± 0,5 Viscosidade: 2,5 poises (em 10 mn, reômetro Contraves NB, corpo rotativo N0 3) Densidade: 0,95 g/ml Dados Analíticos
HPLC: Octil Dimetil PABA 6,9 a 7,1 % p/p Benzofenona-3 2,8 a 3,2 % p/p
Dados Fotométricos
Dados típicos para uma solução de 100 mg/l em Isopropanol:
λιτ^χ.: 309,4 nm Abs. Max.: 0,909 λ: 290,0 nm Abs.: 0,540 λ: 320,0 nm Abs.: 0,671 λ: 340,0 nm Abs.: 0,120 λ: 400,0 nm Abs.: 0,000 A formulação era estável durante pelo menos dois meses a 45°C e 12 meses a 20°C.
O SPF e os valores de Resistência a Água esperados da formu-
lação são: SPF de 12 a 15, Resistência a Água > 50 %
Quantidade e Aplicação do Produto
O produto tipo emulsão como descrito no Exemplo 1 foi aplicado em uma taxa de aplicação exata de 2,0 mg/cm2 (± 2,5 %). A quantidade de 20 produto aplicada e a uniformidade de dispersão nos locais de teste são co- nhecidas de afetar a magnitude e variabilidade dos resultados de teste. As recomendações apresentadas no International Sun Protection Factor (SPF) Test Method com relação à quantidade de aplicação do produto, técnica de aplicação do produto e área mínima do local de aplicação do produto foram, 25 portanto, rigorosamente seguidas.
Determination da Dose Eritemal Mínima (MED)
As doses eritemais míminas (MEDs) foram determinadas de a- cordo com a seção apropriada do International Sun Protection Factor (SPF) Test Method corrente. O aumento de dose usado para determinar as MEDs não protegidas e protegidas para o SPF úmido foi o mesmo como usado pa- ra determinar as MEDs com relação ao SPF estático.
As medições do SPF antes e após a imersão em água (SPF ‘es- tático’ e ‘úmido’) foram determinadas no mesmo laboratório sobre o mesmo grupo de voluntários como parte da mesma seqüência de teste. Para cada teste do produto tipo emulsão de 12 a 16 voluntários foram selecionados e todos os indivíduos completaram o teste.
Procedimento de Imersão em Água
O procedimento para a imersão em água requereu que o local tratado com produto inteiro fosse completamente submerso em água durante vários períodos de tempo definidos. Os estudos correntes empregaram uma banheira, que juntamente com uma Jacuzzi ou banheira com circulação de água foram os únicos equipamentos recomendados.
Equipamento Específico para o procedimento (equipamento de
imersão):
Banheira com capacidade suficiente para permitir a imersão completa de todas as áreas de teste sem contato entre o indivíduo e qual- quer superfície.
Meios de controle da temperatura de água.
Facilidade de limpeza, saneamento, enchimento e esvaziamento devem ser assegurados.
Segurança: revestimentos não deslizantes foram usados e os voluntários foram supervisionados em todo o tempo.
Qualidade da Água
O equipamento de imersão foi enchido com água cumprindo com a EC Council Directive 98/83/EC (ld November 1998) que governa a qualidade da água destinada para o consumo humano. Os níveis de magné- 25 sio e cálcio estavam abaixo do nível máximo permitido para o magnésio e o cálcio (combinados) de 500 mg/l e acima do nível mínimo de 50 mg/l. A tem- peratura da água era 29°C ± 2°C.
A água no equipamento de imersão foi saneada com brometo ou cloro de acordo com as recomendações do fabricante. Alternativamente, on- de nenhum procedimento de saneamento foi adotado, o equipamento foi esvaziado, limpo e enchido novamente entre cada voluntário que usou a ba- nheira. A banheira foi esvazada e enchida novamente todo dia durante a atividade de teste.
Condições de Imersão
O produto de teste foi aplicado na área de teste (costas) desig- nada para imersão em água de acordo com o International Sun Protection Factor (SPF) Test Method corrente. Tempo de secagem de 15 a 30 minutos foi transcorrido após a aplicação do produto de teste na pele e antes da imersão em água.
O equipamento de imersão foi suprido com um meio de circula- ção de água contínua que não direciona a água sobre as áreas de teste e produz uma taxa de fluxo que adequadament simula atividade moderada.
O voluntário foi depois imerso no equipamento de imersão du- rante 20 minutos garantindo imersão completa dos locais de teste sob a á- gua e evitando o contato entre qualquer local de teste e qualquer parte do equipamento de imersão.
O voluntário saiu do equipamento de imersão após os primeiros
20 minutos de imersão e o local tratado com produto foi deixado secar ao ar (sem enxugar com toalha) durante mais um período de 15 minutos.
O voluntário foi depois imerso no equipamento de imersão du- rante um segundo período de 20 minutos, novamente garantindo imersão completa dos locais de teste sob a água e que não existiu nenhum contato entre qualquer local de teste e qualquer parte do equipamento de imersão.
O voluntário saiu do equipamento de imersão após a segunda imersão de 20 minutos e o local tratado com o produto foi deixado secar ao ar (sem enxugar com toalha) durante mais um período de 15 minutos ou até que completamente seco. Foi determinado que não existiu nenhuma gota de água visível sobre o local de teste no final deste período de secagem.
Assim que a pele estava completamente seca, o SPF do produto aplicado nos locais de teste e imerso em água foi então determinado de a- cordo com o International Sun Protection Factor (SPF) Test Method.
Outros voluntários foram recrutados e o mesmo procedimento
seguido até que voluntários suficientes tivessem gerados dados suficientes para cumprir com os critérios padrão. Procedimento e cronologia de teste
A seguência em gue os SPFs estático e úmido são determina- dos pode ser crítica e, portanto, os SPFs estático e úmido foram determina- dos na seqüência descrita no gue segue:
Cronologia e Procedimento de Teste
O seguinte procedimento foi seguido para cada voluntário e foi repetido entre 10 e até 20 voluntários, até gue os critérios estatísticos fos- sem satisfeitos.
• Dia 1
(i) A MED estática não protegida (MEDs) foi determinada na pele
anteriormente não exposta.
(ii) O produto foi aplicado aos locais de SPF estático designados (MEDp, [Produto(a)); MEDP, [Produto(b)] ...etc.).
(iii) de 15 a 30 minutos foi deixado para o produto secar.
(iv) Os locais estáticos tratados com o produto (MEDP, [Produ-
to(a)), MEDP, [Produto(b)) ...etc.) foram expostos a doses de UV progressi- vas de acordo com o International Sun Protection Factor (SPF) Test Method.
• Dia 2
(i) As reações eritemais das exposições a UV do dia anterior so- bre os locais de MEDus estática não protegidas foram avaliadas e a MEDus
estática para a pele não imersa não protegida foi determinada.
(ii) As reações eritemais das exposições a UV do dia anterior sobre os locais de MEDps estática protegidas foram avaliadas e a MEDps estática para a pele não imersa em água protegida pelo produto foi determi-
nada.
(iii) O SPF estático individual (SPFis) foi calculado.
(iv) Produto foi aplicado aos locais de teste designados para i- mersão em água (MEDpw [Produto(a)], MEDpw [Produto(b)] ...etc.).
(v) O produto foi deixado secar durante 15 a 30 minutos.
(vi) O voluntário foi imerso em água durante 20 minutos com cir-
culação de água contínua.
(vii) O voluntário foi removido do eguipamento de imersão e os locais de teste foram deixados secar ao ar sem enxugar com toalha durante 15 minutos.
(viii) O voluntário retornou ao equipamento de imersão e imergiu em água durante mais 20 minutos com circulação contínua de água.
(ix) O voluntário foi removido do equipamento de imersão e os
locais de teste foram deixados secar ao ar sem enxugar com toalha durante minutos ou até que o local de teste ficasse completamente seco. Foi ga- rantido que todos os locais de teste ficasse livres de gotículas de água. Se as gotículas de água estivessem presentes, o tempo de secagem ao ar era prolongado.
(x) Os locais de imersão em água tratados com o produto (MEDpw, [Produto(a)), MEDPw, [Produto(b)) ...etc.) foram expostos a doses de UV progressivas de acordo com o International Sun Protection Factor (SPF) Test Method.
(xi) A MED não protegida (MEDUW) foi repetida. Esta MED não
protegida é pós imersão em água, de modo a ser compatível com a MEDpw úmida não protegida.
• Dia 3
(i) As reações eritemais das exposições a UV do dia anterior so- bre os locais de MEDuw úmida desprotegida e determinar a MEDuw para a
pele desprotegida, foram avaliadas após a imersão em água.
(ii) As reações eritemais das exposições a UV do dia anterior sobre o produto protegido, os locais de MEDpw úmida foram avaliados e a MEDpw para a pele imersa em água protegida pelo produto.
(iii) O SPF úmido individual (SPFpw) foi calculado de acordo com
o International Sun Protection Factor (SPF) Test Method.
Cálculo e manipulação de dados
Os seguintes cálculos foram executados:
SPF estático médio (SPFs)
O SPF estático (SPFs) foi calculado como a média dos valores
de SPF estático individuais totais (SPFis), determinado sobre todos os indiví- duos que completaram o procedimento. Um intervalo de confiança bilateral de 95 % correspondente (95 % Cl) também foi calculado. Tanto os SPFs quanto o 95 % Cl foram calculados de acordo com as normas descritas no International Sun Protection Factor (SPF) Test Method. Um teste foi conside- rado aceitável se o intervalo de confiança de 95 % sobre a média do SPF 5 estático (SPFs) estivesse dentro de ± 17 % do SPF estático médio (SPFs).
Para outros detalhes de definições estatísticas, referência é feita ao International Sun Protection Factor (SPF) Test Method.
Porcentagem Individual de Retenção da Resistência a Água
Uma porcentagem individual do valor de retenção da resistência de água (% WRR1) foi calculada para cada sujeieto individual de acordo com a fórmula abaixo de:
% WRRi = ((SPFiw -1 )/(SPFis -1)) x 100 Onde: SPFjw = SPF úmido individual após a imersão de água SPFis = SPF estático individual Porcentagem Média de Retenção da Resistência a Água
A porcentagem média de retenção da resistência a água (% WRR) foi expressa como a média aritmética dos valores %WRR individuais ‘n’ (% WRR;).
Cálculo do Limite Inferior de Confiança sobre a Porcentagem Média de Re- tenção da Resistência a Água
A confiança no valor para a porcentagem média de retenção de resistênci a água ( %WRR) foi expressa por meio de um intervalo de confi- ança de 90 % unilateral. O intervalo de confiança unilateral foi usado porgue foi apenas necessário para prognosticar o nível de confiança inferior para a 25 %WRR média, visto gue é tudo gue foi necessário para ser confiado de gue o produto funciona em um nível mínimo de resistência a água. Um limite de confiança superior não foi requerido, porque não era importante saber o ní- vel superior do desempenho de resistência a água neste teste. O nível de confiança foi fixado como 90 % em vez do convencional 95 % para levar em 30 conta a variabilidade biológica aumentada que surgiria a partir das duas eta- pas principais no procedimento de medição. Além da variabilidade que se eleva a partir da determinação do SPF (que é geralmente designado uma 10
confiança de 95 %) existe a variabilidade adicional que surgiria a partir do procedimento de imersão em água. Em reconhecimento desta variabilidade esperada aumentada, um nível de confiança de 90 % foi selecionado em vez de 95 %.
O intervalo de confiança unilateral de 90 % para o %WRR médio foi calculado como:
[média %WRR-d]
com d calculado como:
d = ^s
-Jn
onde s = desvio padrão
n = número total de voluntários em teste
tu= valor t da tabela de distribuição Student-t de ‘um lado’ m um nível de probabilidade p = 0,10 e com n-1 graus de Iiberdada
n 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Valores tu 1,383 1,372 1,363 1,356 1,350 1,345 1,341 1,337 1,333 1,330 1,328 15
20
25
Critérios de Aceitação para o teste de resistência em água
Um produto é considerado resistente a água se o valor para o limite de confiança unilateral inferior de 90 % [média %WRR - d] é maior do gue ou igual ao 50 % AND o intervalo de confiança de 95 % sobre o SPF estático medido estava dentro de ± 17 % do SPF estático médio.
Muitas Reivindicações Resistentes a Água
Além de ser testado de acordo com o processo para produtos resistentes a água como delineado acima, os produtos gue são designados para fornecer resistência a água extra, também devem ser testados median- te a dição de mais dois períodos de imersão em água de vinte minutos com o procedimento de imersão em água descrito acima, no parágrafo "Condi- ções de Imersão". O procedimento de imersão em água revisto para o teste de muita resistência em água é então:
• Permitir um tempo de secagem de 15 a 30 minutos após a apli- cação do produto.
• Primeira imersão de 20 minutos em água • Permitir um tempo de secagem de 15 minutos (Sem enxugar
com toalha)
• Segunda imersão de 20 minutos em água
• Permitir um tempo de secagem de 15 minutos (Sem enxugar
com toalha)
• Terceira imersão de 20 minutos em água
• Permitir um tempo de secagem de 15 minutos (Sem enxugar
com toalha)
• Quarta imersão de 20 minutos em água
· Permitir a secagem durante 15 minutos ou até completamente
seco (Sem enxugar com toalha)
Após conclusão do procedimento de imersão em água, o teste de SPF é resumido tal como para o teste de resistência em água padrão e os cálculos descritos na seção 4 são executados. Um produto será conside- 15 rado muito resistente a água se o valor para o limite de confiança unilateral inferior de 90 % [média %WRR - d] for maior do que ou igual a 50 % AND, o intervalo de confiança de 95 % sobre o SPF estático médio estava dentro de ± 17 % do SPF estático médio.
Resultados
International - SPF - Test Method 2003/Sun Product Water Resistance 2004 Ctfa-COLIPA-JCIA
Imersão em Água de 4 x 20 minutos Dados de análise
Institut Dr. Schrader Hautphysiologie, April 7th, 2006
Caracterização dos Indivíduos Padrão Europeu P2 Critério de Rejeição de Dados No Iniciais Idade Sexo Tipo O MEDp SPF < (mJ/cm2) 1 S.S. 22 f I 57 354,0 17,0 2 J.O. 51 f Il 52 376,9 21,3 3 S.B. 21 f I 58 247,5 15,2 Sem valor de MEDp 4 E.K. 64 f Il 50 311,2 17,0 Sem valor de MEDp Caracterização dos Indivíduos Padrão Europeu P2 Critério de Rejeição de Dados No Iniciais Idade Sexo Tipo O MEDp SPF < (mJ/cm2) I--- E.P. 44 f Il 43 303,4 13,6 6 C.P. 44 f Il 42 307,4 12,1 Sem valor de MEDp 7 U.R. 49 f Il 44 336,0 15,2 8 M.M. 44 f Il 48 253,4 12,1 Sem valor de MEDp 9 N.S. 31 f Il 54 370,3 19,0 C.C. 45 f Il 46 365,6 17,0 11 L1D. 40 f Il 50 346,3 17,0 12 M1G. 45 f Il 45 370,6 21,3 13 K.C. 35 f Il 48 284,9 12,1 14 L.UM. 25 f Il 47 267,2 10,8 UM.B. 38 f il 44 297,5 12,1 16 P.H. 35 f Il 52 379,2 17,0 Número 16 16 Média 322,6 15,6 Desvio Padrão 46,0 3,3 Intervalo de Confiança (CI) - Desvio da Média 1.8 Intervalo de Confiança (CI) - Desvio da Média 11,3 [%] Limite Inferior de Cl 13,8 Limite Superior de Cl 17,4 Rótulo SPF/WRR Tabela 1: Mostra a informação sobreo os voluntários individuais e o efeito do produto de referência P2.
Indivíduo Estático Úmido (Banheira) Resistência No. em Água [%] MEDu MEDp SPF MEDu MEDp SPF (mJ/cm) (mJ/cm2) estático (mJ/um) (mJ/cm) úmido 1 20,8 371,8 17,9 20,8 419,8 20,2 113,7 2 17,7 443,4 25,1 17,7 447,0 25,3 100,8 3 16,3 260,0 15,9 14,6 - >25 > 163 4 16,3 326,9 17,9 18,3 --- >25 > 144 22,4 447,7 20,0 22,4 451,3 20,2 100,8 6 25,4 508,0 20,0 25,4 --- >20 > 101 7 22,1 442,7 20,0 22,1 499,8 22,6 113,6 8 20,9 373,9 17,9 20,9 - > 23 > 128 9 19,5 435,7 22,4 19,5 435,7 22,4 100,0 21,5 384,0 17,9 21,5 481,7 22,4 126,9 11 20,4 363,7 17,9 20,4 511,0 25,1 142,9 12 17,4 488,4 28,1 15,5 547,0 35,2 128,4 13 23,5 527,3 22,4 21,0 527,3 25,1 112,6 14 23,8 476,2 20,0 18,9 476,2 28,1 142,6 24,6 491,7 20,0 22,0 605,8 27,6 140,0 16 22,3 398,3 17,9 19,9 490,7 24,6 140,2 Número 16 16 16 16 12 12 12 Média 21,1 421,2 20,1 19,9 491,1 24,9 121,7 Desvio 2,7 72,1 3,1 2,8 52,3 4,1 17,0 Padrão Intervalo 1,7** 2,6** 6,7* de Confi¬ ança (CI) - Desvio da Média Intervalo 8,3 10,5 5,5 de Confi¬ ança (CI) - Desvio da Média [%] Limite 18,4 22,2 115,0 Inferior de Indivíduo Estático Úmido (Banheira) Resistência No. em Água [%] MEDu MEDp SPF MEDu MEDp SPF (mJ/cm) (mJ/cm2) estático (mJ/um) (mJ/cm) úmido Cl Limite 21,8 27,6 128,4 Superior de Cl Rótulo 20 115 SPF/WRR Tabela 2: mostra o Fator de proteção solar (SPF) estático e úmido com base nos mesmos 16 voluntários individuais como na tabela 1 e o efeito do produ- to de acordo com a presente invenção e como fornecido no exemplo 1. O Fator de proteção solar úmido (SPFw) foi avaliado após a imersão em água durante 4 χ 20 minutos.
WRR - Retenção da Resistência a Água; * 90 % um lado; ** 95 % dois lados Conclusão
A experiência acima demonstra que o Fator de proteção solar do produto de acordo com a presente invenção pode ser aumentado quando submetido a água (ver a tabela 2 - SPFestático e SPFúmido)·
Além disso, a experiência demonstra que o produto de proteção solar de acordo com a presente invenção e como preparado no exemplo 1 possui uma retenção da resistência a água elevada por meio da qual é sufi- ciente para aplicar o produto de proteção solar apenas uma vez ao dia, for- necendo um produto de "uma vez ao dia".
Exemplo 3:
Determinação do pH, condutividade e aparência do produto da presente invenção. Diluições diferentes do produto tipo emulsão com água e álcool são fornecidas.
As seguintes diluições do produto tipo emulsão com água e ál-
cool (etanol) foram preparadas em 100 ml de tubos Bluecap. As diluições foram misturadas por agitação manual.
Todos os valores percentuais são % p/p.
Todas as quantidades pesadas estão dentro de ± 0,01 g da quantidade desejada.
Quantidade Densi¬ Temperatura PH Tempera¬ Condu¬ Aparência de água dade quando se mede tura quan¬ tividade adicionada a densidade do se me¬ de o pH 0 % 0,8645 23,9 0C 6,95 23,6 0C 18,7 Líquido amarelo g/ml μθ/οηι claro % 0,8747 24,2 0C 6,55 25,1 0C 25,9 Líquido amarelo g/ml μβ/οΓη claro 6 % 0,8768 24,5 0C 6,68 24,6 0C 26,9 Líquido amare¬ g/ml μβ/οηι lo, aparência turva 7 % 0,8786 24,75 0C 6,69 24,7 0C 28,3 Líquido amare¬ g/ml MS/cm lo, aparência turva % 0,8840 24,7 0C 6,67 24,4 0C 31,4 Precipitado é g/ml μβ/οιη formado % 0,8967 27,2 0C 7,18 27,0 0C 43,7 Precipita, apa¬ g/ml μθ/οιτι rência branca/ amarela clara % 0,9109 27,2 0C 7,22 27,1 0C 48,6 Precipita, apa¬ g/ml pS/cm rência branca/ amarela clara 40 % 0,8989 27,4 0C 7,18 27,1 0C 46,3 Precipita, apa¬ g/ml μβ/οηι rência bran¬ ca/amarela clara 50 % 0,9440 27,8 0C 7,40 27,4 0C 49,3 Precipita, apa¬ g/ml μ S/cm rência bran¬ ca/amarela clara % 0,8954 25,8 0C 6,96 26,3 0C 43,9 Precipita, apa¬ g/ml μ S/cm rência bran¬ ca/amarela clara % 0,9081 25,9 0C 7,09 27,0 0C 45,5 Precipita, apa¬ g/mi μ S/cm rência bran¬ ca/amarela clara 40 % 0,9307 25,6 0C 7,27 26,9 0C 46,6 Precipita, apa¬ g/ml μθ/οιη rência bran¬ ca/amarela clara 50 % 0,9453 25,7 0C 7,38 26,4 0C 47,3 Precipita, apa¬ g/ml μ S/cm rência bran¬ ca/amarela clara Tabela 3: Ilustra o pH, condutividade e aparência do produto da presente invenção. O produto testado tinha a composição básica como descrito no Exemplo 1 e foi ainda diluído com teores variáveis de água.
Quantidade Densidade Temperatura PH Tempera¬ Conduti¬ Aparên¬ de etanol quando se tura quan¬ vidade cia adicionada mere a den¬ do se me¬ sidade de o pH 0 % 0,8645 g/ml 23,9 0C 6,95 23,6 0C 18,7 Líquido pS/cm amarelo claro % 0,8613 g/ml 24,7 0C 6,78 25,6 0C 18,2 Líquido pS/cm amarelo claro 6 % 0,8602 g/ml 24,8 0C 6,86 24,4 0C 18,3 Líquido pS/cm amarelo claro 7 % 0,8597 g/ml 25,0 0C 6,87 22,8 0C 18,4 Líquido pS/cm amarelo claro % 0,8577 g/ml 25,0 0C 6,88 23,4 0C 18,5 Líquido pS/cm amarelo claro % 0,8494 g/ml 25,1 0C 6,91 24,1 0C 17,9 Líquido pS/cm amarelo claro % 0,8413 g/ml 25,1 0C 6,99 24,4 0C 17,5 Líquido pS/cm amarelo claro 40 % 0,8337 g/ml 25,1 0C 7,03 24,7 0C 16,7 Líquido pS/cm amarelo claro 50 % 0,8255 g/ml 25,2 0C 7,11 24,2 0C 15,5 Líquido pS/cm amarelo claro Tabela 4: Ilustra o pH, condutividade e aparência do produto da presente invenção. O produto testado tinha a composição básica como descrito no
Exemplo 1 e foi ainda diluído com teores variáveis de álcool desnaturado.
Os dados ilustram que o produto tipo emulsão pode conter até 6 % de água, enquanto continua a ser totalmente clara. Em um teor de 6% de água o produto começa a aparecer turvo, mas ainda é estável. Quando al- cança um teor de 10% de água precipitados começam a se formar. Além disso, os dados ilustram que a condutividade do produto é baixa, ou seja, menor do que 50 μβ/ατι e que o valor de pH do produto é bastante constan- te em torno do pH 7 (± 0,5).
Exemplo 4: Determinação da foto estabilidade Preparação da Amostra
As amostras de teste são pesadas e distribuídas uniforme e ho- mogeneamente com um pincel na área marcada de uma placa de vidro. Configuração da Lâmpada de Irradiação
Para a irradiação, usamos uma lâmpada de arco de Xenônio porque o espectro contínuo na região UV é quase idêntico a aquele da Iuz natural. A Iuz é transformada em cerca de uma hora antes da irradiação. Irradiação
A placa de vidro é posicionada sob a lâmpada de modo que o quadrado com a amostra de teste seja maximamente iluminado.
A distância (lâmpada - placa de vidro) é adquirida com a ajuda
de um radiômetro manual calibrado (PMA 2100) com detector de UV-B. A In- tensidade radiante da lâmpada sobre a amostra é criada de modo que uma dose de Irradiação de 3 MED (Dose Eritemal Mínima) é dada após duas horas. Determinação da Concentração das Substâncias de Filtro UV A fim de verificar em gue medida cada um dos filtros UV indivi-
duais nas formulações testadas foi fotometricamente degradada, eles são analiticamente guantificados antes e depois da irradiação.
O método instrumental-analítico utilizado é HPLC A amostra é preparada como descrito no Exemplo 1
Resultados:
Substâncias de filtro UV Teor de substâncias de filtro UV Antes da irradiação Após a irradiação [3MED/2h) Declarado Observado Observado Rei. [%] [%] [%] octocrileno 10,0 9,98 9,35 93,7 etilexila metoxicinamato 4,6+ (4-x) 7,61 4,65 61,1 Substâncias de filtro UV Teor de substâncias de filtro UV Antes da irradiação Após a irradiação f3MED/2h) Declarado Observado Observado Rei. [%] [%] [%] benzoato de dietilamino x 1,29 1,21 93,8 hidroxibenzoil hexila Debate
Em ambas as formulações é observado uma degradação relati- vamente forte do filtro UV-B etilexil metoxicinamato. Isto é confirmado atra- vés de uma série de outras experiências que mostram os mesmos resulta- 5 dos com uma degradação mais forte ou forte dos compostos cinâmicos. No entanto, convém notar que existe normalmente uma forte degradação medi- ada por UV dos compostos cinâmicos e quando a degradação deste com- posto for testada em formulações de proteção solar apenas uma quantidade relativa de aproximadamente 30% será esperada permanecer após a irradi- 10 ação como especificada. O outro filtro UV-B (OctocriIeno) e o filtro UV-A (benzoato de dietilamino hidroxibenzoil hexila) mostram sob as condições experimentais específicas, muito bom valor de foto estabilidade.
Determinação do fator de proteção solar de acordo com o Inter- national Substituído Factor Test Method.
Resumo
Fatores de proteção solar para o produto de teste de acordo com a I-SPF- TM, n = 12
Produto Tempo de Medição Valor Médio Reivindicação Recomendada SPF SPF Proteção Categori 30/6 a 2005 BI. 5e Linha de base 20,1 20 Alta Protection 30/6 a 2005 BI. 5e 2 h 20,1 20 Alta 30/6 a 2005 BI. 5e 4 h 17,4 15 Alta 30/6 a 2005 BI. 5e 6 h 17,1 15 Alta 30/6 a 2005 BI. 5e 8 h 16,6 15 Alta Produto Tempo de Medição Valor Médio Reivindicação Recomendada SPF SPF Proteção Categori 30/6 a 2005 BI. 5e 10 h 17,4 15 Alta Pessoas de teste: 12 Sexo: 9 fêmeas, 3 machos
Idade: 18 a 53 anos
Detalhes da experiência Seleção de voluntários
Os voluntários que tomam parte neste teste foram selecionados na base da tabela do tipo de pele de Fitzpatrick e na base da cor da pele que representa pelas medições colorimétricas respectivamente. Eles correspon- deram a maioria dos usuários tanto quanto a sua classificação de sensibili- dade da pele está envolvida. Os seguintes tipos resultaram:
Representação da cor da pele
Fotótipo Representação da cor da pele Valor ITA°* Tipo I Muito clara >55° Tipo Il Clara de 42 a 55° Tipo Ill Intermediária de 29 a 41° Tipo IV Bronzeada (ou mate) de 11 a 28° Tipo V Marrom -30 a 10° Tipo Vl Preta <-30° * ITA0 = [Arco Tangente (L’ a 50/b’)]] 180/3,14159
O produto de teste foi testado em um grupo, que consistia de nove mulheres e três homens voluntários com idade entre 18 e 53 anos.
Determinação dos fatores de proteção solar
O teste foi baseado no InternationaI-SPE-Test Method (l-SPF- TM), como definido em 2003 (2, 3).
As áreas de teste sobre as costas dos voluntários de 6 x 6 cm são revestidas com 2 ± 0,05 mg/cm2 do produto de teste. A quantidade apli- cada é controlada pela nova pesagem. Entre a aplicação e irradiação do produto existe um tempo de espera de 15 minutos. 20 + 4 horas após o tér- mino da irradiação, o eritema resultante é utilizado para determinar a dose eritemal mínima (MED). O fator de proteção solar individual é determinado a partir da relação de MEDu (MED da pele não tratada) e MED da área tratada com o produto em questão.
Número de voluntários
O número de voluntários está limitado a um mínimo de 10 e um máximo de 20 resultados válidos no International SPF-Test Method. Um mí- nimo de 10 voluntários é suficiente se o intervalo de confiança 95 0/0 do fa- tor de proteção solar médio for de ± 17 0/0 da média. Caso contrário, o nú- 10 mero de voluntários é aumentado a partir de 10 até que o critério estatístico seja cumprido.
Um máximo de cinco resultados individuais pode ser excluído do cálculo SPF médio, mas cada exclusão tem de ser justificada. Todos os re- sultados individuais são incluídos no presente relatório.
Quantidade da aplicação
O I-SPF-TM recomenda uma quantidade de aplicação de 2,0 ±
0,05 mg/cm2. As quantidades de aplicação são determinadas com o auxílio de um equilíbrio de precisão antes e depois da aplicação do produto. Condições ambientais A aplicação do produto, exposições a UV e avaliação da MED
foram realizadas em condições ambientais estáveis. O teste foi realizado em um laboratório de ar condicionado com uma temperatura ambiente de 24 ± 1°C.
Progressão incrementai da dose de UV Uma progressão geométrica de 1,25 ou 1,12 pode ser usada. Se
o 5PF esperado estiver acima de 25, uma progressão geométrica de 1,12 deve ser utilizada.
Dados dos critérios de rejeição
Os dados de teste são rejeitados nas seguintes circunstâncias:
i)A série de exposição sobre um indivíduo não consegue obter
uma resposta eritemal em qualquer sublocal, 20 ± 4 horas após a exposição.
ii) As respostas eritemais dentro de uma série de exposição são aleatoriamente ausentes 20 ±4 horas após a exposição.
iii) Todos os sublocais na série de exposição mostram uma res- posta eritemal 20 ± 4 horas após a exposição.
Apresentação dos dados De modo a levar em conta a variação estatística de um teste de
triagem, os resultados são apresentados com base no intervalo de confiança de 95 % (950/0-CI).
Cinético
Em uma regime de tempo especial a excitação das áreas de tes- te é realizada 20 min (padrão), 2h, 4, 11,6 h, 8he10h após a aplicação do produto. Os voluntários permaneceram no laboratório sem qualquer cobertu- ra de roupas da área de teste. Nenhuma atividade especida é permitida du- rante o tempo de espera desta invenstigação.
Um resultado obtido a partir do InternationaI-SPF-Test Method.
Os resultados obtidos utilizando o método Internacional SPF-TM
para a medição do SPF foram expressos como um SPF médio com intervalo de confiança de 95 % de probabilidade.
Rotulagem do Número do SPF e Categorias Opcionais do Produto
Com base na COLIPA Recommendation n° 19 (April 2005) a rotulagem dos protectores solares deve ser realizada como se segue:
O SPF médio observado deve ser usado como base para a rotu- lagem. Quando se rotula números do SPF muito elevados (isto é, acima de SPF 25), consideração deve ser dada ao potencial para variabilidade nos números de SPF.
O valor médio do teste é arredondado para o número mais pró-
ximo na Tabela de Classificação do SPF mostrada abaixo (Tabela 5), e este número é o SPF máximo a ser rotulado. Um número de SPF mais baixo do gue o valor de SPF arredondado mais próximo pode ser usado para identifi- car o produto, mas o valor rotulado deve levar em conta o intervalo de confi- 30 ança de 95 % mais baixo. Os resultados de teste de SPF não devem ser arredondados para o número mais próximo na tabela de classificação.
O limite de SPF mais baixo é 2. Qualguer proteção solar deve fornecer um FPS mínimo de pelo menos 2.
O SPF máximo rotulado deve ser SPF 50 + (para um produto a ser rotulado como o SPF 504- o SPF médio seria o SPF 60 ou acima).
Os números de SPF retulados são restritos a estes e somente aqueles mostrados na tabela.
As seguintes categorias e números de SPF são recomendados pela COLIPA. A indicação de Categorias de produto pode ser útil e deve ser facultativa.
Tabela 5: Categorias de possíveis números de SPF
Tipo SPF Baixo 2/4/6 Médio 8/10/12 Elevado 15/20/25 Muito Elevado 30 140 / 50 Ultra 50+ Diferença de fator de proteção solar
O princípio de protectores solares é baseado na redução da transmissão de radiação UV nas camadas mais profundas da pele por meio de absorção ou reflexão. É essencial levar os processos de absorção não lineares em consideração. Desta maneira, um SPF 5 significa uma transmis- 15 são remanescente d de Iuz UV de 20 %, SPF 10 significa 10 %, SPF 20 sig- nifica 5 % etc.
Diferenças nos fatores de proteção solar elevados (SPF 15) são frequentemente interpretadas da mesma forma que para os fatores de prote- ção solar mais baixos. A não linearidade do SPF não é levada em conside- 20 ração, conforme a Fig. 1 mostra. A diferença na transmissão com relação aos fatores de proteção solar que são uma unidade à parte, por exemplo, SPF 5 e SPF 6, é aprox. 3,3 0/0_ se esta diferença 3,3 0/0 na transmissão for transferida para os fatores de proteção solar mais elevados, então a dife- rença entre SPF 5 e SPF 6 é idêntica àquela entre SPF 10 e SPF 15, ou 25 SPF 15 e SPF 30. O exemplo dado acima mostra que as diferenças nos fa- tores de proteção solar são, em virtude da reciprocidade, relativamente de- pendentes do nível absoluto do SPF em questão.
Espectro de excitação
Uma fonte de Iuz Xenon 300 W é utilizada pelo sistema Multi- port-601 (Solar Light Company) para excitação. Mediante a filtragem especi- 5 al com um filtro WG 320 e um UG 11a precisão do InternationaI-SPF-Test Method com relação a fonte de excitação é garantida. Estes critérios são verificados com frequência. O espectro de excitação é registrado com um sistema de detecção de PMT (tubo foto-multiplicador e monocromador du- plo). A partir disto, a eficácia eritemal de cada faixa de comprimento de onda 10 é calculada como uma porcentagem da eficácia total de eritema de <290 a 400 nm (Relative Cumulative Erythemal Effectiveness) e comparada com as normas. O sistema de detecção é verificado frequentemente com uma fonte de padronização tendo um espectro conhecido. Isto garante um espectro do InternacionaI-SPF-Test Method preciso em qualquer momento (4, 5).
Resultados e debate
Fator de protecção solar
Uma média foi formada a partir do fator de protecção solar indi- vidual para o produto de teste, os detalhes são resumidos na tabela a seguir.
Produto Medição Média Value Reivindicação Recomendada SPF SPF Proteção Categori 30/6 a 2005 BI. 5e Baseline 20,1 20 Alta Proteção 30/6 a 2005 BI. 5e 2 h 20,1 20 Alta Proteção 30/6 a 2005 BI. 5e 4 h 17,4 15 Alta Proteção 30/6 a 2005 BI. 5e 6 h 17,1 15 Alta Proteção 30/6 a 2005 BI. 5e 8 h 16,6 15 Alta Proteção 30/6 a 2005 BI. 5e 10 h 17,1 15 Alta Proteção Tabela 6: Fatores de proteção solar para o produto de test 30/6 a 2005 BI. 5e Nesta investigação o produto de teste alcança um SPF médio de
20,1 com um Intervalo de Confiança 95 % de 17,7 - 22,5. Mediante isto um rótulo de SPF de 20 pode ser recomendado.
Nesta investigação o produto de teste (2 h) alcança um SPF médio de 20,1 com um Intervalo de Confiança 95 % de 18,1 - 22,0. Median- te isto um rótulo de SPF de 20 pode ser recomendado.
Nesta investigação o produto de teste (4 h) alcança um SPF médio de 17,4 com um Intervalo de Confiança 95 % de 15,5-191. Mediante isto um rótulo de SPF de 15 pode ser recomendado.
Nesta investigação o produto de teste (6 h) alcança um SPF
médio de 17,1 com um Intervalo de Confiança 95 % de 15,6 - 18,6. Median- te isto um rótulo de SPF de 15 pode ser recomendado.
Nesta investigação o produto de teste (8 h) alcança um SPF médio de 16,6 com um Intervalo de Confiança 95 % de 15,0 - 18,2. Median- te isto um rótulo de SPF de 15 pode ser recomendado.
Nesta investigação o produto de teste (10 h) alcança um SPF médio de 17,1 com um Intervalo de Confiança 95 % de 15,5 - 18,6. Median- te isto um rótulo de SPF de 15 pode ser recomendado.
Uma apresentação gráfica do comportamento do SPF cinético é fornecida na figura 2. Como pode ser visto na figura 2 apenas um declínio leve do SPF é obtido para o produto de teste. Com base nesta investigação cinética para o produto, apenas uma ligeira diminuição no SPF de SPF 20 para SPF 17 é medida 10 h após a aplicação do produto.
Exemplo 5: Esta experiência é fornecida para demonstrar o efeito da água e do hidroxipropilcelulose sobre a estabilidade dos produtos tipo emulsão da presente invenção.
Produtos tipo emulsão testados
O produto tipo emulsão de teste 1 possui a mesma composição como descrita no Exemplo 1.
O produto tipo emulsão de teste 2 possui a mesma composição
como descrita no Exemplo 1 exceto que o produto não contém água (teor de água é 0 % (p/p)).
O produto tipo emulsão de teste 3 possui a mesma composição como descrita no Exemplo 1 exceto que o teor de água é 12 % (p/p).
O produto tipo emulsão de teste 4 possui a mesma composição
como descrita no Exemplo 1 exceto que o produto não contém hidroxipropil- celulose (teor de hidroxipropilcelulose é 0 % (p/p)). Todos os produtos tipo emulsão de teste são misturados em um frasco de vidro de um litro em temperatura ambiente no laboratório sem Iuz solar direta e sem agitação.
As amostras foram visualmente investigadas com relação a sua
5 aparência.
Resultados observados
Mistura Aberração do produ¬ Descrição da apa¬ Descrição da aparência duas se¬ to no Exemplo 1 rência imediatamen¬ manas após a preparação te após a prepara¬ ção 1 O mesmo como no Gel transparrente e Gel transparente e homogêneo Exemplo 1 amarelo; 2 Água = 0 % (p/p) Gel nitidamente não Gel não transparente heterogê¬ transparente neo: várias partículas de gel pe¬ quenas estão flutuando na mistura 3 Água = 12 % (p/p) Mistura nitidamente Mistura nitidamente não transpa¬ não transparente rente com uma porção maior de com precipitado precipitado sólido, que é difícil de macio não sedimentar 4 hidroxipropilcelulose Mistura transparen¬ Mistura transparente; líquido muito = 0 % (p/p) te; líquido muito fino fino Conclusão
Como evidente dos resultados acima, a água e o hidroxipropilce- lulose necessitam estar presente no produto tipo emulsão presente para for- 10 necer um produto de gel transparente. Se o teor de água for reduzido para 0 % (p/p) o produto se torna não transparente, instável, quando várias partícu- las são formadas. Por outro lado, quando o teor de água for aumentado para 12 % (p/p) o produto também é instável e a partícula sólida uniforme começa a se formar. Se o teor de hidroxipropilcelulose for reduzido para 0 % (p/p) o 15 produto tipo emulsão parece ser estável, no entanto, o produto se torna um líquid muit fino e o efeito de proteção solar foi demonstrado ser reduzido sig- nificativamente a partir de um SPF acima de 21 para um SPF de aproxima- damente 16, desta maneira, o efeito de proteção solar é significativamente reduzido.

Claims (15)

1. Produto tipo emulsão compreendendo pelo menos 10 % (p/p) de um monoálcool tendo de 2 a 8 átomos de carbono, um teor de água na faixa de 1 a 6 % (p/p), um colóide hidrófilo e pelo menos um componente imiscível em água.
2. Produto tipo emulsão de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, em que o produto possui uma condutividade me- nor do que 4 ms/cm, quando se mede em uma mistura de 50 % (p/p) de pro- duto e 50 % (p/p) de água a 20°C, ou em que o produto possui um pH de 4 ou acima quando se mede em uma mistura de 50 % (p/p) de produto e 50 % (p/p) de água a 20°C.
3. Produto tipo emulsão de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, em que o produto ainda compreende um álcool alcoxilado, um álcool alifático superior tendo 10 átomos de carbono ou mais, e/ou um siloxano ou um silano.
4. Produto tipo emulsão de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, em que o colóide hidrófilo é hidroxipropilcelulose.
5. Produto tipo emulsão de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, em que o produto ainda compreende um polímero sintético, um éster, uma benzofenona, uma cetona e/ou um éter.
6. Produto tipo emulsão de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, em que o produto é um produto protetor solar, um produto cosmético ou um portador para um ingrediente ativo.
7. Produto tipo emulsão de acordo com a reivindicação 6, em que o produto protetor solar tendo um fator de proteção solar estático após o produto protetor solar ter sido aplicado na pele de um ser humano, onde o fator de proteção solar do produto protetor solar é capaz de ser aumentado para um fator de proteção solar em umidade mais elevado quando o produto protetor solar for colocado em contato com a água.
8. Método para a produção de um produto tipo emulsão compre- endendo pelo menos 10 % (p/p) de um monoálcool tendo de 2 a 8 átomos de carbono, um teor de água na faixa de 1 a 6 % (p/p), um colóide hidrófilo e pelo menos um componente imiscível em água, dito método compreende as etapas de: (i) fornecer uma fase imiscível em água que compreende um ou mais componentes imiscíveis em água (ii) misturar pelo menos 10 % (p/p) de monoálcool tendo de 2 a8 átomos de carbono com o no máximo 6 % (p/p) de água e o colóide hidrófi- lo que fornece uma mistura de água/álcool, e (iii) misturar a fase imiscível em água da etapa (i) com a mistura de água/álcool da etapa (ii) e obter o produto tipo emulsão.
9. Método de acordo com a reivindicação 8, em que pelo menos dois componentes imiscíveis em água são misturados na etapa (i) ou em que os componentes imiscíveis em água são misturados separadamente na mistura.
10. Método de acordo com as reivindicações 8 ou 9, em que pe- lo menos dois dos componentes imiscíveis em água misturados são mutua- mente não solúveis.
11.Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de8 a 10, em que pelo menos um éster, pelo menos uma benzofenona, pelo menos uma cetona e/ou pelo menos um éter são adicionados, ditos éster, benzofenona, cetona e/ou éter sendo selecionados do grupo consistindo em um cinamato, um benzoato, um crileno, uma benzofenona, uma cetona, e/ou qualquer combinação destes.
12. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de8 a 11, em que um copolímero de acrilato, tal como copolíero de octilacrila- mida, e/ou éter estearílico, tal como éter de PPG-15 estearílico, PPG15 ou uma combinação destes, e/ou hexildecanol, e/ou um polissiloxano, tal como dimetil polissiloxano cíclico ou ciclopentassiloxano, e/ou é adicionado na fa- se imiscível em água obtida na etapa (i) antes da adição da mistura á- gua/álcool da etapa (iii).
13. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de8 a 12, em que o composto de celulose, é hidroxipropilcelulose, é adicionado ao pelo menos 10 % (p/p) de monoálcool tendo de 2 a 8 átomos de carbono na etapa (ii) antes da adição ao no máximo 6 % (p/p) de água.
14. Uso de um produto tipo emulsão como definido nas reivindi- cações de 1 a 13, em combinação com pelo menos um agente de proteção solar como um produto protetor solar.
15. Uso de um produto tipo emulsão como definido nas reivindica- ções de 1 a 14, como uma substância portadora para um ingrediente ativo.
BRPI0718454-9A 2006-09-20 2007-09-20 Emulsão BRPI0718454A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US84575306P 2006-09-20 2006-09-20
DKPA200601213 2006-09-20
US60/845,753 2006-09-20
DKPA200601213 2006-09-20
PCT/DK2007/050131 WO2008034447A1 (en) 2006-09-20 2007-09-20 Emulsion

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0718454A2 true BRPI0718454A2 (pt) 2013-11-26

Family

ID=37964529

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0718454-9A BRPI0718454A2 (pt) 2006-09-20 2007-09-20 Emulsão

Country Status (12)

Country Link
US (1) US20100040566A1 (pt)
EP (2) EP2066286B1 (pt)
JP (1) JP2010504291A (pt)
CN (1) CN101557794A (pt)
AT (1) ATE536166T1 (pt)
AU (1) AU2007299376B2 (pt)
BR (1) BRPI0718454A2 (pt)
CA (1) CA2673743A1 (pt)
MX (1) MX2009003060A (pt)
NO (1) NO20091517L (pt)
NZ (1) NZ575783A (pt)
WO (1) WO2008034447A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2497457A1 (en) * 2009-11-06 2012-09-12 Kao Corporation Emulsion cosmetic
US8673329B2 (en) * 2009-11-06 2014-03-18 Kao Corporation Oil-in-water-type emulsion cosmetic
JP2015505243A (ja) 2011-12-20 2015-02-19 ザ プロクター アンド ギャンブルカンパニー 皮膚色素沈着を引き起こす機構についての仮説を検証するためのヒト皮膚サンプリング方法及びモデル
US9089536B2 (en) 2012-06-06 2015-07-28 Brian J. Smith Ophthalmic solution for absorbing ultraviolet radiation and method for absorbing ultraviolet radiation
DE102013215831A1 (de) 2013-08-09 2015-02-12 Beiersdorf Ag Gelförmiges, alkoholisches Sonnenschutzmittel
DE102013215828A1 (de) 2013-08-09 2015-02-12 Beiersdorf Ag Gelförmiges Sonnenschutzmittel mit Fettalkoholen
JPWO2016068300A1 (ja) * 2014-10-31 2017-08-10 株式会社 資生堂 日焼け止め化粧料

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3529055A (en) * 1966-03-18 1970-09-15 Nat Starch Chem Corp Suntan composition and method containing alkali soluble polymeric sun screening agents
US4193989A (en) * 1976-09-27 1980-03-18 Anheuser-Busch, Incorporated Sunscreen gel
US4686099A (en) * 1985-12-10 1987-08-11 Victor Palinczar Aerosol waterproof sunscreen compositions
US4731242A (en) * 1986-03-21 1988-03-15 Victor Palinczar Waterproof sunscreen compositions
JPS63225312A (ja) * 1986-10-02 1988-09-20 Kao Corp 透明ないし半透明のジエリー状の化粧料
US5017366A (en) * 1988-12-29 1991-05-21 Stiefel Laboratories, Inc. Pharmaceutical compositions
FR2650824B1 (fr) * 1989-07-18 1993-01-22 Cird Thioesters bi-aromatiques, leur procede de preparation et leur utilisation en medecine humaine ou veterinaire et en cosmetique
EP0741559B1 (en) * 1994-11-03 2004-09-29 Estee Lauder Inc. Sprayable compositions containing dispersed powders and methods for using the same
US5630723A (en) * 1994-11-30 1997-05-20 Nihon Plast Co., Ltd. Cable type electric connector
US5993787A (en) * 1996-09-13 1999-11-30 Johnson & Johnson Consumer Products, Inc. Composition base for topical therapeutic and cosmetic preparations
FR2758982B1 (fr) * 1997-02-06 1999-12-10 Oreal Emulsions eau-dans-huile a base de deux emulsionnants particuliers et apllications cosmetiques
US5908631A (en) * 1997-02-27 1999-06-01 L'oreal S.A. Monohydric alcohol-free composition for topical use comprising solubilized ethylcellulose
DE19748921C2 (de) * 1997-10-30 2001-02-22 Stockhausen Chem Fab Gmbh Hautverträgliche Handreiniger, insbesondere Grobhandreiniger
DE19950711A1 (de) * 1999-10-21 2001-05-03 Wella Ag Klares Wasser-in-Silikonöl Haarkonditioniermittel
AU784586B2 (en) * 1999-12-13 2006-05-04 Ethicon Inc. Stabilized antimicrobial systems and methods of making the same
BR0110660A (pt) * 2000-05-12 2003-02-11 Unilever Nv Composição em emulsão múltipla de água-em-óleo-em-água retirável por enxágue, e método para tratar pele ou cabelo
US20030228267A1 (en) * 2001-07-09 2003-12-11 Aust Duncan T. Suncreen composition wit enhanced spf and water resistant properties
US6540987B2 (en) * 2001-03-15 2003-04-01 Ethox Chemicals Llc Polyesters based on hydroxy fatty acids and lower hydroxy alkyl acids and uses thereof
DE10162697A1 (de) * 2001-12-19 2003-07-03 Cognis Deutschland Gmbh Kosmetische und/oder pharmazeutische Sonnenschutzmittel
JP3515559B2 (ja) * 2002-01-09 2004-04-05 日本アンテナ株式会社 多周波用アンテナ
JP2003212747A (ja) * 2002-01-15 2003-07-30 Nisshin Oillio Ltd 油中水型乳化皮膚外用剤
US20040115159A1 (en) * 2002-03-29 2004-06-17 Tadlock Charles C Novel nanoemulsions
DE10238649A1 (de) * 2002-08-23 2004-03-11 Beiersdorf Ag Dünnflüssige kosmetische oder dermatologische Zubereitungen von Typ Öl-in Wasser
DE102004014704A1 (de) * 2004-03-25 2005-10-13 Wacker-Chemie Gmbh Partikelstabilisierte Emulsionen
DE602006006598D1 (de) * 2005-12-29 2009-06-10 Riemann Trading Aps Emulsion vom alkohol-in-öl-typ mit einem mehrwertigen metallsalz
US20070274932A1 (en) * 2006-05-15 2007-11-29 The Procter & Gamble Company Water in oil emulsion compositions containing sunscreen actives and siloxane elastomers
US20080014155A1 (en) * 2006-05-31 2008-01-17 Christopher Marrs Clear sunscreen compositioin

Also Published As

Publication number Publication date
ATE536166T1 (de) 2011-12-15
WO2008034447A1 (en) 2008-03-27
CA2673743A1 (en) 2008-03-27
EP2066286A1 (en) 2009-06-10
AU2007299376A1 (en) 2008-03-27
NZ575783A (en) 2011-04-29
EP2397119A1 (en) 2011-12-21
JP2010504291A (ja) 2010-02-12
AU2007299376B2 (en) 2011-05-12
US20100040566A1 (en) 2010-02-18
NO20091517L (no) 2009-06-05
EP2066286B1 (en) 2011-12-07
CN101557794A (zh) 2009-10-14
MX2009003060A (es) 2009-06-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0718454A2 (pt) Emulsão
Couteau et al. Study of the photostability of 18 sunscreens in creams by measuring the SPF in vitro
JP6023614B2 (ja) 化粧組成物中の日光遮断剤の安定化
TWI771377B (zh) 用於藍光過濾與紫外光阻隔的化妝品組合物
US20030228267A1 (en) Suncreen composition wit enhanced spf and water resistant properties
JP2001527032A5 (pt)
CA2604906A1 (en) Personal care compositions comprising silicone resins with enhanced properties, method of manufacture, and method of use thereof
KR20120125340A (ko) 자외 방사선-흡수 중합체를 포함하는 썬스크린 조성물
CN102712744A (zh) Uv吸收性复合聚酯聚合物,包含uv吸收性复合聚酯聚合物的组合物,和相关方法
Velasco et al. Novas metodologias analíticas para avaliação da eficácia fotoprotetora (in vitro)–revisão
JPH1072328A (ja) 脂肪相と組み合わせて固体状のエラストマー性ポリオルガノシロキサンと微小顔料を含有する髪または皮膚の保護用組成物
JP6494626B2 (ja) 脂肪アルコールを含有するゲル状のサンスクリーン剤
JPH092929A (ja) ジベンゾイルメタン誘導体及び酸化チタンナノピグメントを含む組成物及びその使用
US20190290560A1 (en) High SPF, Photo-protective Zinc Oxide Sunscreen Emulsions
JPH07330568A (ja) 遮蔽剤の相乗的混合物をベースとした光保護性化粧品組成物とその使用方法
Teixeira et al. Development and characterization of photoprotective formulations containing keratin particles
EP2999521B1 (en) Synergistic photoprotective compositions
WO2015189630A1 (en) Composition
KR101944236B1 (ko) 화장 조성물
KR101444086B1 (ko) 자외선차단제를 포함하는 다층상 화장료 조성물
Hashim et al. Enhancing the sunscreen efficacy of bemotrizinol micropigment by using o/w nanoemulsion topical preparations
BR102017014814A2 (pt) Composições tingidas de filtro solar com controle de oleosidade
JP5765969B2 (ja) 日焼け止め用皮膚外用剤
Ghasemi et al. Development and optimization of surfactants and UV filters formulation in sunscreens based on organic and nanocomposite molecules using experimental design and nanodispersion techniques
EP1937206A1 (en) Mixtures of ethylhexyl p-methoxycinnamate and ethylhexyl salicylate

Legal Events

Date Code Title Description
B08L Patent application lapsed because of non payment of annual fee [chapter 8.12 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DAS 6A E 7A ANUIDADES.

B08I Publication cancelled [chapter 8.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.12 NA RPI NO 2277 DE 26/08/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 6A, 7A, 8A, 9A, 10A, 11A, 12A E 13A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2602 DE 17-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.