BRPI0717396B1 - método e extrator de líquido para esvaziamento da base de uma caldeira de recuperação de soda - Google Patents

método e extrator de líquido para esvaziamento da base de uma caldeira de recuperação de soda Download PDF

Info

Publication number
BRPI0717396B1
BRPI0717396B1 BRPI0717396A BRPI0717396A BRPI0717396B1 BR PI0717396 B1 BRPI0717396 B1 BR PI0717396B1 BR PI0717396 A BRPI0717396 A BR PI0717396A BR PI0717396 A BRPI0717396 A BR PI0717396A BR PI0717396 B1 BRPI0717396 B1 BR PI0717396B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
liquid
extractor
suction
boiler
liquid extractor
Prior art date
Application number
BRPI0717396A
Other languages
English (en)
Inventor
Karjunen Timo
Original Assignee
Boildec Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37232274&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0717396(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Boildec Oy filed Critical Boildec Oy
Publication of BRPI0717396A2 publication Critical patent/BRPI0717396A2/pt
Publication of BRPI0717396B1 publication Critical patent/BRPI0717396B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F27FURNACES; KILNS; OVENS; RETORTS
    • F27DDETAILS OR ACCESSORIES OF FURNACES, KILNS, OVENS, OR RETORTS, IN SO FAR AS THEY ARE OF KINDS OCCURRING IN MORE THAN ONE KIND OF FURNACE
    • F27D3/00Charging; Discharging; Manipulation of charge
    • F27D3/14Charging or discharging liquid or molten material
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21CPRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
    • D21C11/00Regeneration of pulp liquors or effluent waste waters
    • D21C11/12Combustion of pulp liquors

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Gasification And Melting Of Waste (AREA)

Description

“MÉTODO E EXTRATOR DE LÍQUIDO PARA ESVAZIAMENTO DA BASE DE UMA CALDEIRA DE RECUPERAÇÃO DE SODA” Campo Técnico [001] A invenção se refere ao esvaziamento da base de uma caldeira de recuperação de soda. Particularmente, a invenção se refere ao esvaziamento de líquidos fundidos salinos e/ou água de lavagem de uma caldeira de recuperação de soda quando a caldeira está sendo parada.
Fundamentos da Invenção [002] Uma caldeira de recuperação de soda é usada para a combustão do líquido de rejeito gerado em conexão com a manufatura de polpa, contendo vários sais de sódio além de matéria orgânica e água. Durante a operação da caldeira estes sais formam uma poça fundida na base do forno, a qual flui continuamente através do canal de escoamento para um tanque de dissolução. Os canais de fundição estão tipicamente localizados aproximadamente 250 mm acima do nível da base do forno. Tipicamente, há uma camada de líquidos de pelo menos aproximadamente 300 mm na base do forno continuamente durante a operação.
[003] Quando a caldeira de recuperação de soda é parada para manutenção, por exemplo, a base do forno permanece coberta com líquidos. Quando o forno esfria o líquido solidifica e forma um “bolo” duro, que deve ser removido pela água de lavagem ou pela raspagem se o objetivo é limpar a base para trabalho de manutenção ou inspeções. A limpeza da base significativamente estende o período de paragem, assim, um método e aparelho para remoção de líquidos do forno por bombeamento tem sido desenvolvido, de modo a economizar tempo, como revelado no pedido de patente finlandesa no. 974206. O bombeamento é iniciado numa situação onde a superfície do fundido salino tenha atingido o nível da borda inferior da abertura do canal de escoamento quando a caldeira está sendo parada. O aquecimento do líquido é continuado com uma chama a gás ou óleo e uma bomba espiral é usada para o bombeamento.
[004] Quando se utiliza uma bomba espiral, o líquido é bombeado da base do fomo utilizando um tubo reto que possui um bocal numa extremidade e uma bomba de transmissão na outra. Há uma porção curvada em tomo do meio do tubo, formando um tubo de descarga através do qual o fundido salino é descarregado do tubo. Em caldeiras de recuperação de soda, onde o perfil da base é tal que a poça fundida está na sua parte mais profunda próximo do canal de escoamento, pode não ser possível bombear o líquido do local mais profundo da poça com uma bomba espiral; além disso, uma quantidade considerável do líquido pode, em muitos casos, permanecer na base do fomo após o bombeamento. Isto estende o tempo necessário para a lavagem com água e assim toma lenta a paragem da caldeira. Um outro problema associado com o uso de bombas espirais é que sua instalação requer um período bastante longo de trabalho nas proximidades imediatas do canal de escoamento.
Resumo [005] De acordo com um primeiro aspecto da invenção, é fornecido um método para esvaziamento da caldeira de recuperação de soda quando a caldeira está sendo parada, o método compreendendo: [006] Sugar o líquido da caldeira de recuperação de soda com um dispositivo de sucção através de uma abertura disposta numa parede da caldeira.
[007] De acordo com uma realização da invenção, a pressão negativa usada para a extração é gerada no dispositivo de sucção e o líquido é sugado com base na sucção por pressão negativa.
[008] O extrator de líquidos usado de acordo com uma realização da invenção é, como tal, um dispositivo não mecânico. A sucção é gerada por meio de gás descarregado em alta velocidade, por exemplo. Numa realização, o gás é conduzido no dispositivo de sucção e ainda movido dentro do dispositivo de sucção na direção de descarga do dispositivo de sucção. Numa realização, o gás primeiramente tende a mover-se com o gás circundante devido ao atrito e logo depois (quando o extrator de líquido começa a operar no sentido exato da palavra) move o líquido da caldeira de recuperação de soda.
[009] Numa realização da invenção a dita abertura é uma abertura do canal de escoamento ou uma outra abertura disposta com o propósito de esvaziamento. Numa realização da invenção o líquido é sugado com um ex trator de líquidos cujo tubo de sucção c substancialmente oco e livre de obstáculos.
[0010] Numa realização da invenção, o líquido é sugado com um extrator de líquidos dc um tomo de uma caldeira de recuperação de soda em um canal de escoamento, tanto diretamente ou através do canal de escoamento em um tanque de líquidos ou um tanque de dissolução, ou em um outro sistema coletor. O dito líquido a ser sugado pode ser um líquido fundido salino ou água de lavagem, por exemplo.
[0011 ] Numa realização da invenção, o início do esvaziamento c promovido de modo que o esvaziamento da base é iniciado enquanto o líquido ainda flui no canal dc escoamento. Se, neste momento, ainda há sal não fundido sobre a base, nos cantos do forno, por exemplo, a fusão dos sais pode ser continuada simultaneamente por pulverização de lixívia negra no forno e ajuste da pulverização da lixívia negra, de modo que os a lixívia negra se distribui uníformemente em toda a base do fomo.
[0012] Numa realização da invenção, a extração do liquido é continuada até a base do fomo ter sido complelamente esvaziada do líquido fundido salino. Numa realização da invenção, se o tanque dc lixívia negra se toma vazio antes da poça de líquido na base do fomo ser esvaziada, o aquecimento da base é continuado apenas com queimadores a gás ou óleo. O início da extração pode ser programada para iniciar bem antes, que o período durante o qual o aquecimento do sal na base depende apenas dos queimadores a gás ou óleo permanece tão curto, que o líquido fundido salino não tem tempo de solidificar antes da base ser esvaziada.
[0013] Numa realização da invenção, a paragem da caldeira é acelerada pelo posicionamento e projeto dos extratores de modo que o liquido é sugado do local mais fundo da poça de líquido, em que a base pode ser esvaziada mais completamente. Devido a isto, a caldeira esfria mais rapidamente após o esvaziamento da base, tal que o início da lavagem com água do fomo c sobre-aquecedores localizados na porção superior do fomo podem ser promovida.
[0014] Dc acordo com um outro aspecto da invenção, é fornecido um dispositivo de sucção para esvaziamento de uma base de uma caldeira de recuperação dc soda quando a caldeira está sendo parada, cujo dispositivo dc sucção c adaptado para ser instalado numa abertura disposta numa parede da caldeira de recuperação de soda, e que o dispositivo de sucção compreende; um mecanismo para gerar sucção com o qual o líquido é sugado da caldeira de recuperação de soda.
[0015] Numa realização da invenção, um cxtrator de líquido é usado como dispositivo de sucção, compreendendo um tubo de sucção que possui uma extremidade de sucção c uma extremidade de descarga, cujo tubo de sucção é disposto para sugar o líquido através da extremidade de sucção de um forno de uma caldeira de recuperação de soda, e a extremidade de descarga é disposta para descarregar o líquido do extrator.
[0016] Numa realização da invenção, o dispositivo de sucção é projetado de tal forma que, quando instalado no lugar na abertura da caldeira, este será posicionado de modo que a extremidade de sucção do tubo de sucção está num local profundo de unia poça de líquido, próximo da base e extremidade de descarga descarrega o líquido em um canal de escoamento ou diretamente em um tanque de descarga, Numa realização da invenção, o dispositivo de sucção c formado de modo a formar o canal de escoamento da caldcíra de recuperação dc soda,.
[0017] Numa realização da invenção, pelo menos uma curvatura c disposta no tubo de sucção do dispositivo dc sucção, o ângulo do qual determina as posições da extremidade dc sucção e a extremidade dc descarga. A porção do tubo de sucção entre a extremidade de sucção c a curvatura formam uma parte tipo câmara com a qual o líquido pode ser sugado do local desejado sobre a base do forno, Quando o extrator é instalado na abertura na parede da caldeira de recuperação de soda. a parte tipo câmara é adaptada para limitar o movimento do extrator na direção longitudinal do extrator.
[0018] Numa realização da invenção, o extrator de líquido é configurado para gerar sucção por pressão negativa numa maneira, cm que o gás pressurizado é conduzido para dentro do extrator a partir dc uma conexão dc gás pressurizado compreendida pelo extrator, de modo que o gás é descarregado na direção dc descarga do extrator, O extrator pode compreender um tubo dc gás pressurizado conectado ao tubo de sucção por soldagcm, por exemplo, em que o tubo dc gás pressurizado pode ser usado como um braço de instalação, segurando o qual, o extrator pode ser empurrado para o local na abertura da parede da caldeira.
[0019] Numa realização da invenção, o tubo de gás pressurizado é menor em diâmetro do que o tubo de sucção e soldado ao tubo de sucção, tal que este se estende dentro do tubo de sucção e aponta em direção a extremidade de descarga.
[0020] Numa realização da invenção, é usado um extrator de líquido com base na sucção por pressão negativa que pode ser seguramente instalado no local, mesmo enquanto o líquido flui no canal de escoamento e, o qual não é suscetível de falhas mecânicas, uma vez que não há peças em movimento no tubo de sucção do dispositivo.
Breve Descrição dos Desenhos [0021] A seguir, a invenção será descrita, como modo de exemplo, com referência aos desenhos anexos, em que: [0022] Figura 1: mostra uma seção transversal de uma caldeira de recuperação de soda;
[0023] Figura 2: mostra um extrator de líquido de acordo com uma realização da invenção; e [0024] Figura 3: mostra um extrator de líquido de acordo com uma realização da invenção, instalado no local.
Descrição Detalhada [0025] Deve-se notar que as figuras mostradas não estão inteiramente em escala, e servem principalmente, para ilustrar realizações da invenção.
[0026] A figura 1 mostra uma seção transversal de uma caldeira de recuperação de soda 10 na área de um forno da caldeira de recuperação de soda. Existe uma poça salina parcialmente fundida 11 e depósitos fundidos 12 sobre a base da caldeira. A lixívia negra é pulverizada na caldeira com bocais de spray de lixívia negra 13, tipicamente a partir das aberturas em todas as quatro paredes tal que, quando a caldeira é completamente carregada, existem tipicamente 6 a 10 bocais de spray em uso, dependendo do tamanho da caldeira. As aberturas de spray de lixívia negra ficam tipicamente a uma altura de 6 a 7 metros da base. A combustão da lixívia negra no forno da caldeira é controlada pela condução de ar dentro da caldeira a partir das aberturas principais de ar 16, aberturas secundárias de ar 17 e aberturas terciárias de ar (não mostradas). O líquido fundido salino formado na base flui da poça salina 11, através do canal de escoamento 15 para um tanque de dissolução 19.
[0027] Num método de acordo com uma realização da invenção, um objetivo é primeiro fundir o liquido fundido na base do forno na sua integridade quando a caldeira de recuperação de soda está sendo parada pela combustão da lixívia negra c combustível, auxiliar simultaneamente, o combustível auxiliar sendo comumcnte gás ou óleo. O combustível auxiliar é queimado com queimadores de partida 18 instalados nas paredes da caldeira (figura 1).
[0028] A pulverização da lixívia negra é ajustada de modo que o spray de lixívia negra seja distribuído uni formem ente por toda a base do forno, em que os depósitos fundidos sobre as bordas do forno possam também ser fundidos, O ajuste pode ser implementado, por exemplo, usando sempre bocais de spray posicionados em lados opostos da caldeira quando a caldeira está sendo parada, de modo a fornecer fusão simétrica. Um caso dc exemplo envolve o uso de doís bocais de spray de lixívia negra cm duas paredes opostas. Alternativamente ou adicionalmcntc, a direção c a pressão dos bocais de lixívia negra podem ser ajustadas, dc modo que a lixívia negra é distribuída por toda a base c a lixívia negra forma gotas efetiva mente. Os mecanismos dc seleção e controle dos bocais dc spray de lixívia negra a serem usados são assim, conhecidos pelos técnicos versados na arte.
[0029] Numa realização da invenção, a combustão da lixívia negra é ajustada enquanto a caldeira está sendo parada pelo controle da quantidade e distribuição do ar de combustão, tal que, uma quantidade suficiente de ar primário ê conduzido para dentro do forno comparado com os (luxos de ar secundários e terciários, bem como, a lixívia negra e o combustível auxiliar, tal que a lixívia negra é principalmente queimada na parte inferior do forno. Deste modo, a combustão da lixívia negra aquece o sal na base mais cficicntcmcntc do que as chamas a gás, por exemplo, o calor da qual é mais fracamcntc transmitido para a base. O mecanismo de controle da quantidade c distribuição dc ar dc combustão c assim, conhecido por aqueles versados na arte.
[0030] Quando o líquido fundido na base está inteiramente ou parcialmente fundido e uma quantidade adequada de lixívia negra permanece no tanque de lixívia negra (não mostrado), o esvaziamento da base é iniciado pela instalação dos extratores de líquido nas aberturas das paredes da caldeira e abertura das válvulas das linhas de condução de gás pressurizado para os extratores. O fluxo da lixívia negra é ajustado de modo que os extratores de líquido removem uma quantidade de líquido da base do forno maior do que a quantidade de sal carreada para o forno com a lixívia negra, tal que a poça fundida na base do forno começa a esvaziar. Isto é continuado até que o tanque de lixívia negra esteja vazio. Após isto, o aquecimento do forno é continuado apenas com os queimadores á gás ou óleo 18 (figura 1).
[0031] A extração do líquido é continuada até a base ser esvaziada de sais, tal que as bocas das extremidades de sucção dos extratores são parcialmente reveladas, em cujo ponto a sucção não é mais eficiente para remover o líquido. Após isto, os extratores de líquido podem ser removidos para manutenção.
[0032] A figura 2 mostra um exemplo de um extrator de líquido adequado para a extração de líquido. A pressão negativa é gerada no extrator 20 pela condução de gás pressurizado dentro do extrator através de uma tubulação menor 22. A linha de gás pressurizado 22 é adaptada ao extrator 20 de modo que o gás pressurizado é descarregado para o lado de descarga do extrator.
[0033] Como mostrado na figura 2, o extrator 20 compreende um tubo de sucção 21 e um tubo de gás pressurizado 22, que são feitos de aço a prova de ácido, por exemplo. Num caso de exemplo, o diâmetro externo do tubo de sucção é de 76mm e a espessura da parede do tubo é de 3mm. O diâmetro externo do tubo de gás pressurizado 22 é de 15mm e a espessura da parede do tubo é de lmm. Num caso de exemplo, o tubo de sucção 21 é soldado a partir de três partes retilíneas e duas curvadas de modo que os comprimentos das partes retilíneas são de 300mm, 750mm e 250mm, respectivamente, e as partes são unidas pelas curvaturas de 100° e 112°, respectivamente. A extremidade de descarga do extrator consiste de um tubo retilíneo de 250mm de comprimento com um orifício feito na curvatura de 112° anterior, em que o orifício do tubo de gás pressurizado 22 é adaptado por soldagem, de modo que o tubo de gás pressurizado 22 esteja dentro do tubo de sucção 21 na direção da linha de centro do tubo retilíneo que forma a extremidade de descarga do tubo de sucção 21 e a extremidade de descarga do tubo de gás pressurizado 22 esteja no nível do lado de descarga da curvatura. O gás pressurizado é assim descarregado na direção de descarga do extrator 20, gerando deste modo, a sucção que remove o líquido fundido ou a água do forno. Ao mesmo tempo, o gás pressurizado quebra o fluxo do líquido em gotas, tal que nenhuma outra quebra com jatos de vapor seja realmente necessária.
[0034] O tubo de gás pressurizado (ou uma conexão de ar pressurizado) pode ser projetada e sustentada, de modo que esta sirva simultaneamente como um braço de instalação para o extrator, segurando o qual, o extrator pode ser empurrado para o local. Altemativamente, um braço de instalação especial (não mostrado) pode ser adaptado ao extrator (por soldagem, por exemplo) segurando o qual, o extrator 20 pode ser instalado na abertura do canal de escoamento ou uma outra abertura de instalação na parede da caldeira de recuperação de soda.
[0035] O gás pressurizado requerido para o extrator 20 pode ser tomado a partir de uma linha de vapor de baixa pressão ou sistema de ar pressurizado (não mostrado) usado no misturador. O tubo de gás pressurizado 22 é conectado a rede de trabalho do vapor do misturador ou do gás pressurizado com uma mangueira de pressão equipada com adaptadores adequados.
[0036] A figura 3 mostra o extrator de líquido 20 mostrado na figura 2 instalado no local. No caso de exemplo, o tubo de sucção 21 do extrator é instalado no canal de escoamento 15, tal que a extremidade de sucção do extrator é empurrada da abertura do canal de escoamento para dentro da poça de líquido fundido 11 na base do forno 30, abaixo da superfície da poça e próximo da base. Numa realização da invenção, o extrator de líquido é projetado de modo a conformar o canal de escoamento 15. Numa realização da invenção a boca 32 da extremidade de sucção é projetada de modo que esta está num plano substancialmente horizontal na sua posição de operação, de modo a melhorar a sucção. A parte do tubo de sucção 21 entre a curvatura 33 e a boca 32 da extremidade de sucção é projetada tal que esta alcança o local desejado na base do fomo. Numa realização da invenção esta parte curva serve para evitar o movimento lateral do extrator e inclinação do extrator para um lado de modo que a ponta da parte curva tende a virar-se para baixo. A conexão de gás pressurizado que entra no extrator pode também servir para evitar o movimento lateral. Se houver uma cobertura com uma tampa dobradiça 35 acima do canal de escoamento 15, esta pode servir para evitar o movimento lateral do extrator de líquido. Tipicamente, a cobertura 35 apresenta a mesma largura do canal de escoamento 15. As bordas da cobertura 35 limitam a margem para o movimento lateral da conexão de gás pressurizado.
[0037] Numa realização da invenção, o canal de escoamento 15 compreende uma parte que forma um anel 34 na abertura do canal de escoamento na parede do fomo 30. No caso de exemplo ilustrado na figura 3, a parte curva entre a curvatura e a extremidade de sucção (ou a curvatura 33) repousa sobre a borda do anel 34 do canal de escoamento quando o extrator de líquido é instalado na abertura. A parte do tubo de sucção 21 que se estende deste ponto em direção a extremidade de descarga repousa na parte restante do canal de escoamento 15. Em outras palavras, o canal de escoamento 15 forma uma superfície de suporte na qual o extrator de líquido repousa e que mantém o extrator de líquido no lugar.
[0038] Na realização mostrada na figura 3 o líquido cai da abertura da extremidade de descarga 36 do extrator diretamente no tanque de dissolução 19. Altemativamente, o extrator pode ser mais curto e/ou a curvatura no lado da extremidade de descarga pode ser omitida. Neste caso, por exemplo, o líquido pode ser descarregado do extrator primeiro em um canal de escoamento 15 e através do canal de escoamento em um tanque de dissolução 19.
[0039] Quando o extrator de líquido tiver sido instalado no local, este é posto em uso pela conexão do tubo de gás pressurizado 22 com adaptadores adequados 37 a uma linha de gás pressurizado 38 e pela abertura de uma válvula 39 na linha de gás pressurizado tal que o gás sendo descarregado no extrator gere a pressão negativa usada pelo extrator. A válvula 39 da linha de gás pressurizado pode ficar localizada distante do extrator, tal que o uso do extrator não requer trabalhar nas proximidades imediatas.
[0040] Em realizações alternativas da invenção, o esvaziamento da base do caldeira de recuperação de soda é implementado de maneiras que derivam da acima. Por exemplo, ao invés do canal de escoamento, o extrator pode ser instalado nas aberturas feitas nas paredes do fomo, particularmente, com o propósito de esvaziar a base, localizada acima da superfície da poça de líquido próximo ao local onde a poça de líquido sobre a base está na sua parte mais profunda. Deste modo, o extrator alcançará mais facilmente o local mais profundo da poça de líquido e a base pode ser completamente e praticamente esvaziada dos sais.
[0041] Além de remover os líquidos fundidos salinos, o extrator de líquido descrito acima é também adequado para remover água de lavagem coletada na base do fomo quando a caldeira é lavada com água. Quando se remove a água de lavagem, o extrator é, em princípio, instalado do mesmo modo como quando se remove o líquido fundido. Ao invés da poça de líquido fundido, a extremidade de sucção é empurrada para dentro de uma poça de água formada na caldeira.
[0042] A forma e o tamanho do tubo de sucção e o tubo de gás pressurizado do extórator podem ser alterados, de modo a adaptar a potência do extrator a cada necessidade particular necessária e as estruturas existentes. Adicionalmente, ao invés de conectar o extrator diretamente no canal de escoamento ou tanqlue de dissolução, dependendo do propósito de uso, o extrator pode ser conectado a uma extensão de tubo, através da qual o líquido flui para o tanque de dissolução ou um outro sistema coletor.
[0043] Materiais alternativos para o extrator podem incluir, entre outros materiais, vários aços que podem resistir a altas temperaturas, bem como, a erosão e corrosão causada pelo líquido fundido melhor do que o aço a prova de ácido.
[0044] A descrição acima fornece exemplos não limitativos de algumas realizações da invenção. Contudo, fica claro para uma pessoa versada na arte que a invenção não está limitada aos detalhes apresentados; além disso, a invenção também pode ser implementada de outras maneiras equivalentes. Os métodos e o extrator de líquido descrito também podem ser usados para sugar líquido fundido salino em outros possíveis processos industriais em que o líquido fundido salino é gerado. Para os objetivos deste documento, os termos “compreende” e “inclui” são abertos e não são pretendidos para ser limitativos.
[0045] Algumas características das realizações reveladas podem ser utilizadas sem o uso de outras características. A descrição acima, como tal, deverá ser considerada como uma apresentação descritiva dos princípios da invenção e não como limitativa da invenção. Deste modo, o escopo da invenção é apenas limitada pelas reivindicações anexas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (19)

1. Método para esvaziamento da base de uma caldeira de recuperação de soda quando a caldeira está sendo parada, CARACTERIZADO por compreender: gerar, num extrator de líquido (20), a pressão negativa usada para extração,e sugar o líquido fundido (11) da caldeira de recuperação de soda com o extrator de líquido (20) baseado na pressão negativa de sucção através de uma abertura disposta em uma parede da caldeira de recuperação de soda.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pela dita abertura ser uma abertura de um canal de escoamento (15) ou uma outra abertura disposta com o propósito de esvaziamento.
3. Método de acordo com as reivindicações 1 a 2, CARACTERIZADO por compreender sugar o líquido fundido com o extrator de líquido (20) com base na pressão negativa de sucção de um forno (30) da caldeira de recuperação de soda.
4. Método de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO por compreender gerar uma sucção de pressão negativa requerida para o extrator de líquido (20) pela condução do gás pressurizado dentro do extrator de líquido (20) de modo que o gás é descarregado na direção de descarga do extrator.
5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO por compreender sugar o líquido fundido (11) com um extrator de líquido (20) de um forno (30) da caldeira de recuperação de soda com um canal de escoamento (15); diretamente ou através do canal de escoamento (15) para um tanque de líquido fundido ou um tanque de dissolução (19); ou um outro sistema coletor.
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, CARACTERIZADO pelo líquido fundido (11) a ser sugado ser líquido fundido salino ou água de lavagem.
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO por compreender iniciar o esvaziamento da caldeira de recuperação de soda num momento quando o nível de superfície do líquido na caldeira é tal que o líquido ainda flui em um canal de escoamento (15).
8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADO por compreender instalar um extrator de líquido (20) em uma abertura em uma parede de uma caldeira de modo que um tubo de sucção (21) compreendido pelo extrator de líquido (20) se estende abaixo do nível da abertura para dentro de uma poça de líquido (11) na base de um forno (30) da caldeira.
9. Método de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO por compreender utilizar um extrator de líquido (20) cujo tubo de sucção (21) é formado de modo que uma boca (32) do tubo de sucção (21) é posicionada próximo do local mais profundo sobre a base da caldeira.
10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO por compreender utilizar um extrator de líquido (20) que conforma-se a um canal de escoamento (15) da caldeira de recuperação de soda.
11. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, CARACTERIZADO por compreender sugar o líquido fundido (11) com um extrator de líquido (20) cujo tubo de sucção (21) é substancialmente oco e livre de obstáculos.
12. Extrator de líquido (20) para esvaziamento de uma base de uma caldeira de recuperação de soda quando a caldeira está sendo parada utilizando o método da reivindicação 1, CARACTERIZADO por compreender uma extremidade de sucção em um tubo de sucção (21) e uma extremidade de descarga (36) e é disposto para sugar o líquido fundido (11) com a extremidade de sucção da caldeira de recuperação de soda, e a extremidade de descarga (36) é disposta para descarregar o líquido fundido (11) do extrator de líquido (20), e o extrator de líquido (20) é adaptado para ser instalado em uma abertura disposta em uma parede da caldeira e em que o extrator de líquido (20) compreende: um mecanismo para gerar pressão negativa de sucção com a qual o líquido (11) é sugado da caldeira de recuperação de soda.
13. Extrator de líquido (20) de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO por compreender um tubo de sucção (21) que compreende uma extremidade de sucção e uma extremidade de descarga (36) e é disposto para sugar o líquido fundido (11) com a extremidade de sucção de um forno (30) da caldeira de recuperação de soda, e a extremidade de descarga (36) ser disposta para descarregar o líquido (11) do extrator de líquido (20).
14. Extrator de líquido (20) de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO por ser formado de modo que, quando instalado na dita abertura, o extrator de líquido (20) será posicionado de modo que a extremidade de sucção do tubo de sucção (21) está num local fundo de uma poça de líquido (11) próximo da base e a extremidade de descarga (36) descarrega o líquido (11) em um canal de escoamento (15) ou diretamente em um tanque de dissolução (19) ou outro sistema coletor.
15. Extrator de líquido (20) de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 14, CARACTERIZADO por pelo menos uma curvatura (33) ser disposta no tubo de sucção (21), o ângulo do qual determina a posição do tubo de sucção (21) no forno (30) da caldeira.
16. Extrator de líquido (20) de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 15, CARACTERIZADO por ser configurado para gerar pressão negativa de sucção de uma maneira onde o gás pressurizado é conduzido dentro do extrator de líquido (20) a partir de uma conexão de gás pressurizado de modo que o gás é descarregado na direção de descarga do extrator de líquido (20).
17. Extrator de líquido (20) de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 16, CARACTERIZADO por compreender um tubo de sucção (21) e um tubo de gás pressurizado (22) adaptado a este, cujo tubo de gás pressurizado (22) pode ser usado como um braço de instalação, segurando o qual tubo de sucção (21) pode ser empurrado no local na abertura.
18. Extrator de líquido (20) de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo tubo de gás pressurizado (22) ser menor em diâmetro do que o tubo de sucção (21) e ser soldado ao tubo de sucção (21) de modo que este se estende dentro do tubo de sucção (21) e aponta em direção a extremidade de descarga (36) do tubo de sucção (21).
19. Extrator de líquido (20) de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 18, CARACTERIZADO por compreender uma parte tipo câmara disposta para evitar que o extrator de líquido (20) seja puxado da abertura na parede do forno (30) quando o nível da poça de líquido fundido (11) está acima do nível formado pela borda inferior da abertura.
BRPI0717396A 2006-10-18 2007-10-05 método e extrator de líquido para esvaziamento da base de uma caldeira de recuperação de soda BRPI0717396B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FI20065668 2006-10-18
FI20065668A FI120549B (fi) 2006-10-18 2006-10-18 Menetelmä ja laite soodakattilan pohjan tyhjentämiseen
PCT/FI2007/050543 WO2008046959A1 (en) 2006-10-18 2007-10-05 A method and device for emptying the floor of a soda recovery boiler

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0717396A2 BRPI0717396A2 (pt) 2013-10-15
BRPI0717396B1 true BRPI0717396B1 (pt) 2017-05-16

Family

ID=37232274

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0717396A BRPI0717396B1 (pt) 2006-10-18 2007-10-05 método e extrator de líquido para esvaziamento da base de uma caldeira de recuperação de soda

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8152965B2 (pt)
JP (1) JP5740088B2 (pt)
BR (1) BRPI0717396B1 (pt)
CA (1) CA2665721C (pt)
FI (1) FI120549B (pt)
SE (1) SE534070C2 (pt)
WO (1) WO2008046959A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI120549B (fi) 2006-10-18 2009-11-30 Boildec Oy Menetelmä ja laite soodakattilan pohjan tyhjentämiseen
FI122836B (fi) * 2008-12-05 2012-07-31 Boildec Oy Menetelmä ja laite soodakattilan pohjan tyhjentämiseen
US9206548B2 (en) 2011-11-09 2015-12-08 Andritz Inc. Cooled smelt restrictor at cooled smelt spout for disrupting smelt flow from the boiler
FI20125529L (fi) 2012-05-16 2014-01-21 Andritz Oy Talteenottokattilalaitos
FI126348B (fi) * 2015-07-16 2016-10-14 Boildec Oy Menetelmä ja välineet soodakattilan seisokkiin
US10557235B2 (en) 2017-07-21 2020-02-11 Andritz Inc. Ultrasonic semelt dissolving and shattering system
CA3112424A1 (en) 2018-09-12 2020-03-19 Varo Teollisuuspalvelut Oy Cleaning of a recovery boiler
CN110793043B (zh) * 2019-11-20 2021-03-12 上海华谊新材料有限公司 用于焚烧高盐有机废水的系统和废水处理方法
US11274824B2 (en) * 2019-12-05 2022-03-15 Varo Teollisuuspalvelut Oy Furnace floor protection in recovery boilers

Family Cites Families (53)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US461429A (en) 1891-10-20 Mining sulphur
US124700A (en) 1872-03-19 Improvement in the manufacture of cast-steel and refined metals
DE605701C (de) 1934-11-17 Armin Wachsmuth Saugheber zum Entleeren von thermischen Baedern
US1670156A (en) 1925-03-05 1928-05-15 Jr Wallace H Howell Method for cooking wood to form chemical paper stock
US1866682A (en) 1928-11-08 1932-07-12 Lawrence C Turnock Apparatus for and method of handling liquid metal
US2030560A (en) 1934-09-14 1936-02-11 Jr James L Adams Screw pump
US2091829A (en) 1934-10-18 1937-08-31 Texas Gulf Sulphur Co Sulphur recovery
US2137619A (en) 1936-04-10 1938-11-22 Freeport Sulphur Co Process and apparatus for mining sulphur
US2210544A (en) 1938-04-18 1940-08-06 Electric Storage Battery Co Casting
US2391443A (en) * 1941-10-28 1945-12-25 Brassert & Co Removal of deposits from the interior surfaces of coke ovens
GB848572A (en) 1956-09-11 1960-09-21 Jiri Drasky A system of conveying liquids or mixtures of liquids
US2948524A (en) 1957-02-18 1960-08-09 Metal Pumping Services Inc Pump for molten metal
BE631141A (pt) 1962-04-19
US3291473A (en) 1963-02-06 1966-12-13 Metal Pumping Services Inc Non-clogging pumps
US3440026A (en) 1966-10-06 1969-04-22 Dubow Chem Corp Solvent extraction of elemental sulphur from sulphur-bearing materials
NL162721C (nl) 1969-02-12 1980-06-16 Cerpelli Orazio Schroefpomp.
US3867132A (en) 1969-07-11 1975-02-18 Republic Steel Corp Method of deslagging molten metal
US3632096A (en) 1969-07-11 1972-01-04 Republic Steel Corp Apparatus and process for deslagging steel
US3630573A (en) 1969-12-19 1971-12-28 Amoco Prod Co Sulfur mining with steam
SE384805B (sv) 1971-06-03 1976-05-24 I Properzi Forfarande och anordning for avgasning och overforing av smelt metall
US3776660A (en) 1972-02-22 1973-12-04 Nl Industries Inc Pump for molten salts and metals
CA1078559A (en) 1975-11-10 1980-06-03 Ronaldo J. Tremblay Smelt spout for recovery boiler
US4011047A (en) 1975-12-05 1977-03-08 Domtar Limited Smelt spout for recovery boiler
US4105438A (en) 1977-04-19 1978-08-08 Sherwood William L Continuous metal melting, withdrawal and discharge from rotary furnaces
MX151323A (es) 1978-01-18 1984-11-12 British Sulphur Corp Ltd Metodo mejorado para el minado de azufre de un deposito subterraneo
US4456476A (en) 1982-02-24 1984-06-26 Sherwood William L Continuous steelmaking and casting
US4462319A (en) 1982-10-27 1984-07-31 Detector Electronics Corp. Method and apparatus for safely controlling explosions in black liquor recovery boilers
JPS6050380A (ja) 1983-08-29 1985-03-20 住友金属工業株式会社 溶融スラグの回収方法および装置
GB8332266D0 (en) 1983-12-02 1984-01-11 Coal Industry Patents Ltd Ash handling systems for combustion equipment
JPS6170200A (ja) * 1984-02-27 1986-04-10 Yoshinori Matsuki エア−の補給によるエダクタ−ポンプ能力アツプ方法
SE448173B (sv) 1985-06-03 1987-01-26 Croon Inventor Ab Forfarande for utvinning av kemikalier fran cellulosaavlut genom pyrolys
JPS6247468A (ja) 1985-08-23 1987-03-02 Sumitomo Metal Ind Ltd 易酸化性金属表面上の浮遊物の除去回収方法および装置
JPS62248557A (ja) 1986-04-18 1987-10-29 Yuasa Battery Co Ltd 鋳造機における鉛合金の供給方法および装置
US4750649A (en) 1987-07-10 1988-06-14 International Paper Company Recovery boiler smelt spout
US4869555A (en) 1988-01-06 1989-09-26 Pennzoil Sulphur Company Apparatus for recovery of sulfur
US4878441A (en) 1988-08-11 1989-11-07 Ahlstromforetagen Svenska Ab Apparatus and process for generating steam from wet fuel
US5203681C1 (en) 1991-08-21 2001-11-06 Molten Metal Equipment Innovat Submersible molten metal pump
US5121869A (en) 1991-09-30 1992-06-16 General Electric Company Apparatus for solder joining metal tapes
FI89519C (fi) 1992-02-19 1997-08-19 Ahlstrom Machinery Oy Foerfarande och anordning foer oekande av saekerheten i en aotervinningspanna foer avlut
AT399205B (de) 1993-01-26 1995-04-25 Rauch Fertigungstech Gmbh Schneckenpumpe zum fördern von metallschmelzen
US5305990A (en) 1993-02-10 1994-04-26 Sherwood William L Metallurgical furnace vacuum slag removal
US5355844A (en) 1993-05-26 1994-10-18 Kendrick William E System for slag removal and the like
US5437768A (en) * 1993-10-28 1995-08-01 The Babcock & Wilcox Company Non-baffled low pressure drop vacuum cooled inserted smelt spout
US5509791A (en) 1994-05-27 1996-04-23 Turner; Ogden L. Variable delivery pump for molten metal
US5635095A (en) 1995-09-01 1997-06-03 Champion International Corporation Method for opening discharge outlets
DE19541093A1 (de) 1995-11-03 1997-05-07 Michael Heider Pumpvorrichtung für einen Schmelzofen zum Fördern von flüssigen Metallegierungen
FI2933U1 (fi) 1996-12-20 1997-06-10 Ahlstrom Machinery Oy Järjestely talteenottokattilan sulakourun yhteydessä
FI107461B (fi) 1997-11-12 2001-08-15 Timo Juhani Vanhatalo Menetelmä ja laite soodasulan poistamiseksi soodakattilasta
GB2337085B (en) 1998-05-08 2002-03-20 Aea Technology Plc Slurry processing plant
JP2000039133A (ja) * 1998-07-22 2000-02-08 Mitsubishi Heavy Ind Ltd デゾルビングタンク
FI115143B (fi) 1999-09-10 2005-03-15 Kvaerner Power Oy Sovitelma soodakattilassa
JP2001199389A (ja) * 2000-01-18 2001-07-24 Mitsubishi Heavy Ind Ltd バラストタンク内クリーニングシステム
FI120549B (fi) 2006-10-18 2009-11-30 Boildec Oy Menetelmä ja laite soodakattilan pohjan tyhjentämiseen

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0717396A2 (pt) 2013-10-15
FI20065668A0 (fi) 2006-10-18
FI120549B (fi) 2009-11-30
JP5740088B2 (ja) 2015-06-24
SE534070C2 (sv) 2011-04-19
CA2665721C (en) 2015-02-17
US20090266277A1 (en) 2009-10-29
WO2008046959A1 (en) 2008-04-24
US8152965B2 (en) 2012-04-10
CA2665721A1 (en) 2008-04-24
FI20065668A (fi) 2008-04-19
SE0950334L (sv) 2009-05-13
JP2010507061A (ja) 2010-03-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0717396B1 (pt) método e extrator de líquido para esvaziamento da base de uma caldeira de recuperação de soda
CA2745710C (en) A method and device for emptying the floor of a black liquor recovery boiler
JP2012511136A5 (pt)
JP2009500589A (ja) 蒸気装置との使用のためのボイラシステム
JP2010507061A5 (pt)
BRPI0717154A2 (pt) Carcaça de bica de fundido para caldeiras de recuperação química
BR112018000850B1 (pt) Método para a interrupção de caldeira de recuperação, aparelho e seu uso
JP2017227360A (ja) ボイラ設備のスケール除去方法及び洗浄装置
US11828459B2 (en) Cleaning of a recovery boiler
KR101265029B1 (ko) 세탁소용 증기 발생 시스템의 배수 트랩
JP2020200817A (ja) 水中ポンプ装置およびそれを用いた水中ポンプシステム
BR112021002924B1 (pt) Método e aparelho para a limpeza de uma caldeira de recuperação
KR101184179B1 (ko) 폐온수 열회수기의 부유물 및 거품 배출구조
US1888515A (en) Boiler cleaner
CN218014674U (zh) 一种便于清渣的软化罐
CN205146168U (zh) 防扬尘氧化镁粉下料装置
SU296945A1 (ru) Устройство для обдувки поверхностей нагрева
US1933138A (en) Boiler cleaner
SU62125A1 (ru) Устройство дл скважинной разработки ископаемых
JP2009030257A (ja) 管内濁質排出装置並びにその設置方法
JP2009127226A (ja) 温水プールに雪を落し込む手段を持つ融雪装置
JPH01317503A (ja) 気水分離装置
NO761622L (no) Innretning for vasking av gasser.

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]