BRPI0715094A2 - aÇo inoxidÁvel martensÍtico para estruturas soldadas - Google Patents

aÇo inoxidÁvel martensÍtico para estruturas soldadas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0715094A2
BRPI0715094A2 BRPI0715094-6A BRPI0715094A BRPI0715094A2 BR PI0715094 A2 BRPI0715094 A2 BR PI0715094A2 BR PI0715094 A BRPI0715094 A BR PI0715094A BR PI0715094 A2 BRPI0715094 A2 BR PI0715094A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
content
rem
stainless steel
martensitic stainless
less
Prior art date
Application number
BRPI0715094-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Hisashi Amaya
Kazuhiro Ogawa
Akira Taniyama
Masakatsu Ueda
Hideki Takabe
Original Assignee
Sumitomo Metal Ind
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sumitomo Metal Ind filed Critical Sumitomo Metal Ind
Publication of BRPI0715094A2 publication Critical patent/BRPI0715094A2/pt
Publication of BRPI0715094B1 publication Critical patent/BRPI0715094B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C38/00Ferrous alloys, e.g. steel alloys
    • C22C38/02Ferrous alloys, e.g. steel alloys containing silicon
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C38/00Ferrous alloys, e.g. steel alloys
    • C22C38/005Ferrous alloys, e.g. steel alloys containing rare earths, i.e. Sc, Y, Lanthanides
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C38/00Ferrous alloys, e.g. steel alloys
    • C22C38/04Ferrous alloys, e.g. steel alloys containing manganese
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C38/00Ferrous alloys, e.g. steel alloys
    • C22C38/06Ferrous alloys, e.g. steel alloys containing aluminium
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C38/00Ferrous alloys, e.g. steel alloys
    • C22C38/18Ferrous alloys, e.g. steel alloys containing chromium
    • C22C38/40Ferrous alloys, e.g. steel alloys containing chromium with nickel

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Arc Welding In General (AREA)
  • Heat Treatment Of Steel (AREA)
  • Heat Treatment Of Sheet Steel (AREA)
  • Heat Treatment Of Articles (AREA)

Abstract

AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO PARA ESTRUTURAS SOLDADAS. Trata-se de um aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas que inclui % em massa, C: 0,001 a 0,05% a 1%, Mn: 0,05% a 2%, P: 0,03% ou menos, REM: 0,0005 a 0,1%, Cr: 8 a 16%, Ni: 0,1 a 9% e sol. Al: 0,001 a 0,1%; e inclui, ainda, um ou mais elementos selecionados dentre Ti: 0,005 a 0,5%, Zr: 0,005 a 0,5%, Hf: 0,005 a 0,5%, V: 0,005 a 0,5% e Nb: 0,005 a 0,5%; e O: 0,005% ou menos, N: 0,1% ou menos, com o equilíbrio sendo Fe e impurezas; e o conteúdo de P e REM de acordo com: P 0,6 x REM. Este aço possui excelente resistência à SCC (fratura de corrosão por estresse) em seções soldadas em Ambientes Dóceis.

Description

"AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍ TICO PARA ESTRUTURAS
SOLDADAS"
CAMPO DA TÉCNICA
A presente invenção refere-se a aço inoxidável martensítico utilizado em estruturas soldadas e, mais particularmente, a um aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas com excelente resistência à f ratura causada pela corrosão por estresse.
ANTECEDENTES
Petróleo ou gás natural produzido a partir de campos de petróleo e gás contém gases altamente corrosivos como dióxidode carbono (CO2) e sulfeto de hidrogênio (H2S). Exige-se que o aço utilizado em estruturas soldadas como tubulações que conduzem estes tipos de fluidos altamente corrosivos tenha uma resistência à corrosão excelente. Muitos estudos têm sido realizados sobre fratura por estresse de sulfeto (doravante chamada de "S SC") causada por sulfeto de hidrogênio e corrosão total de superfície causada pelo gás dióxido de carbono em material de aço para estruturas soldadas. Tem-se conhecimento da adição de Cr, por exemplo, para se obter uma
velocidade de corrosão mais baixa. Portanto, em ambientes com gás de dióxicb de carbono com alta temperatura, o aço inoxidável martensítico com um conteúdo de Cr aumentado como o aço 13Cr é utilizado no material da tubulação de aço.
Entretanto, a SSC ocorre no aço inoxidável martensítico em ambientes que contêm quantidades-traço de sulfeto de hidrogênio. As fraturas causadas por SSC penetram rapidamente através de uma placa espessa em um curto período de tempo e também são um fenômeno localizado e, dessa forma, o aumento na capacidade de suportar SSC (doravante denominada como "resi stência à SSC") é ainda mais importante que o aprimoramento na resistência à corrosão como um todo. A adição de molibdênio e níquel em quantidades apropriadas ao aço
inoxidável martensítico é eficaz na estabilização da anti-corrosão de películas de revestimento películas de revestimento em ambientes com sulfeto de hidrogênio ambientes para melhorar a resistência à SSC. O documento de patente 1 revela uma tecnologia para adição de Ti, Zr e metais terrosos raros (REM) para fixar Ρ, o que enfraquece a resistência à SSC e, assim, diminui o P na solução sólda para obter essencialmente um conteúdo de P baixo.
O documento 1, literatura não-patente, revela uma tecnologia para diminuir o conteúdo de C no metal base para inibir uma elevação na dureza em seções afetadas pelo calor da soldagem (doravante, esta "zona afetada pelo calor" será chamada de "HAZ") e, dessa forma, melhorar a resistência à SSC na seção soldada.
Nos últimos anos, a fratura de corrosão por estresse (doravante chamada "SCC") tem se tornado um problema drástico em aço inoxidável martensítico usado em ambientes com gás de dióxüo de carbono com alta temperatura (doravante chamado de "Ambiente Doce"), que podem ter altas temperaturas de aproximadamente 80 a 2000C e conter CO2 e íons de cloro. A SCC é um fenôneno similar à SSC tendo em vista que as fraturas penetram rapidamente através de placas espessas em um curto período de tempo e ocorrem localmente.
Uma tecnologia para aprimorar a resistência à fratura de corrosão por estresse (doravante chamada de "resistência à SCC") na HAZ do aço inoxidável martensítico em Ambientes Doce é apresentada, por exemplo, no documento de patente 2 como um método de produção de junta soldada circular em que o conteúdo de P é limitado em 0,010%.
[Documento de patente 1] JP1993-263137A
[Documento de patente 2] JP2006-110585A
[Documento 1 literatura não-patente] M. Ueda et al.: Corrosion/96 Nota n°.
58, Denver
APRESENTAÇÃO DA INVENÇÃO
Problemas a serem solucionados pela Invenção
Conforme mostrado abaixo, as tecnologias descritas nestes documentos não resolvem o problema de SCC que ocorrem em seções soldadas de aço inoxidáve 1 martensítico em Ambientes Dóceis.
Ou seja, para REM, sua ligação com P é forte, mas a ligação com O é extremamente forte e, portanto, REM não pode suficientemente fixar o P, salvo se o conteúdo de O for regulado suficientemente. Entretanto, a invenção descrita no documento de patente 1 não faz alusão ao assunto especí fico do conteúdo de O no aço e mesmo se for alcançada uma resistência à S SC melhor, a invenção não m elhora a Resistência à SCC.
A tecnologia apresentada no documento 1 de literatura não-patente é eficaz em limitar a dureza contra SSC em ambientes com sulfeto de hidrogênio, porém a susceptibilidade à SCC em Ambientes Dóceis não é relacionada à dureza. Ademais, a tecnologia descrita neste documento não trata do assunto referente à limitação da quantidade de P na solução sólida.
Na invenção presente no documento de patente 2, o REM é adicionado simplesmente para que se obtenha trabalhabilidade a quente e produtividade estável na fundição contínua. Este fato pode ser entendido a partir do exame dos exemplos do documento de patente 2. Ou seja, aditivos de REM contendo aço são utilizados como um exemplo para aço L no documento de patente 2, onde os aditivos de REM são adicionados ao aço junto com B e Mg. O propósito destes aditivos é alcançar completamente trabalhabilidade a quente e produtividade estáv el na fundição contínua. A invenção no documento de patente 2 também não faz nenhuma consideração à quantidade de O no aço. Portanto, a eliminação do problema de SCC nas seções soldadas em aço
inoxidável martensítico em Ambientes Dóceis exige contornos extremamente restritos sobre o conteúdo de P na solução sólida.
O objetivo da presente invenção é solucionar os problemas supracitados através do fornecimento de aço inoxidável martensítico para seções soldadas com excelente resistência à S CC.
Meios para solucionar o problema
A causa da SCC é conhecida por ser o que se chama de "sensibilização", que produz uma camada de desprovida de Cr que acompanha o depósitode carboneto de Cr (composto de carboneto de Cr). Esta sensibilização ocorre particularmente em aço inoxidável do t ipo austenita mas, ocasionalmente, também ocorre no tipo ferrita ou no aço inoxidável martensítico. Um método conhecido para evitar a sensibilização consiste em adicionar elementos, como Ti ou Nb, em quantidades apropriadas que geram facilmente compostos de carboneto para inibir o depósit) de carboneto de Cr.
Os presentes inventores realizaram um estudo detalhado dos estados que fazem com que ocorra SCC em Ambientes Dóceis através da utilização de juntas soldadas de aço inoxidável martensítico com e sem aditivos de Ti e chegaram à conclusão dos seguintes itens de (a) a (e).
(a) Quando houverem seções muito pequenas com Cr esgotado em contornos de grãos nas seções da camada externa do metal base de soldagem formada pelas carepas da
oxidação de soldagem, então, estas servem pontos de partida para SCC na HAZ das seções soldadas.
(b) As fraturas de SCC em aço inoxidável martensítico com aditivo Ti ocorrem principalmente próximas às formações de HAZ com alta temperatura junto com linhas de fluxo das seções soldadas, e se propagam ao longo dos contornos de grãos de
austenita anteriores. Entretanto, as fraturas de SCC não ocorrem em formações de HAZ com baixa temperatura afetadas por histerese que formam regiões de sensibilização no aço inoxidável martensítico com aditivos Ti.
(c) Em aço inoxidável martensítico sem aditivos Ti, a SCC ocorre tanto em formações HAZ com baixa temperatura como em formações HAZ com alta temperatura.
(d) As fraturas da SCC não ocorrem quando o metal base da junta soldada
contém REM em quantidades apropriadas, o conteúdo de P é baixo e a relação "P 0,6 REM" é atingida.
(e) B tende a se segregar junto com o contorno de partícula, e é um elemento que aumenta a susceptibilidade à SCC na HAZ e, assim, não deve ser adicionado.
Após a realização de uma avaliação detalhada da relação entre P e REM e
dos contornos de grão anteriores em seções de formações HAZ com alta temperatura, os presentes inventores revelaram os seguintes pontos importantes de (f) a (j) sobre juntas soldadas com aço martensítico com aditivos "est abilizantes de elemento" como Ti.
(f) A fim de inibir a SCC em seções com formações de HAZ com alta
temperatura, a composição do elemento do metal base deve ser ajustada para inibir a
geração de ferrita em formações de HAZ com alta temperatura.
(g) Mesmo se a ferrita for gerada em seções com formações de HAZ com alta temperatura, a SCC pode ser evitada em formações de HAZ com alta temperatura através da adição de REM em quantidades apropriadas ao metal base, fixando assim P e
reduzindo conteúdo de P a 0,03% ou menos. (h) A segregação de P ao longo do contorno de grão de austenita anterior exerce um grande efeito na SCC.
(i) REM se segrega facilmente ao longo do contorno de grão de austenita anterior no processo de resfriamento após a soldagem. O REM proporciona um efeito
extremamente grande na prevenção da ocorrência de SCC devido ao REM e P que segregaram ao longo do contorno de grão de austenita dos compostos REM-P-O ou compostos REM-P, fixando assim o P.
(j) No processo de fusão durante a produção, REM, PeO formam compostos REM-P-O, composto REM-O e compostos REM-P. Entretanto, a formação dos compostos REM-O tem prioridade quando há um grande conteúdo de O no aço. Mesmo que uma porção dos compostos REM-O seja sucumbida temporariamente durante a soldagem, o conteúdo de REM que atua no P é reduzido no processo de resfriamento após a soldagem. Portanto, a redução de conteúdo de O no aço é uma condição essencial para a obtenção do efeito em (i). O efeito na SCC causado pelo P segregado ao longo do contorno do grão de
austenita e a ferrita na "HAZ com alta tempera tura" é considerado a saber.
O estado aço inoxidável martensítico se inverte para austenítico (doravante, também chamado como " ") quando sua temperatura se eleva devido ao calor da soldagem, e quando a temperatura se eleva adicionalmente a ferrita é gerada. A concentração de P, que serve como o elemento para formar a ferrita, é maior na ferrita que na austenita. No processo de resfriamento apósa soldagem, a austenita se inverte voltando à martensita após diminuir abaixo do ponto de Ms, com a ferrita se tornando levemente menor. A razão entre a ferrita e a austenita oscila de acordo com a temperatura durante o resfriamento e o elemento que forma a ferrita se concentra na ferrita . Como resultado, a concentração de P, que serve como o elemento para
formar a ferrita, se torna alta no lado da ferrita no contorno " / ". Conforme o resfriamento procede para atingir a temperatura ambiente, a maioria da formação da HAZ de soldagem se torna novamente martensita, apesar de ter parcialmente a ferrita . O fósforo (P) se concentra na ferrita presente em altas temperaturas e, dessa forma, a concentração de P segregado se torna alta no contorno do grão de austenita anterior nas seções com formações de HAZ com alta temperatura, causando a ocorrência de fraturas SCC.
A presente invenção é realizada com base no conhecimento supracitado e é redigida para um aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas com adição dos seguintes aspectos de (1) a (4).
(1) Um aço inoxidável martensítico for estruturas soldadas que inclui em %
de massa, C: 0,001 a 0,05%, Si: 0,05 a 1%, Mn: 0,05 to 2%, P: 0,03% ou menos, REM: 0,0005 a 0,1%, Cr: 8 a 16%, Ni: 0,1 a 9% e sol. Al: 0,001 a 0,1%; e inclui, ainda, um ou mais elementos selecionados dentre Ti: 0,005 a 0,5%, Zr: 0,005 a 0,5%, Hf: 0,005 a 0,5%, V: 0,005 a 0,5% e Nb: 0,005 a 0,5%; e O: 0,005% ou menos, N: 0,1% ou menos, com o restante sendo Fe e impurezas e o teor de P e REM estando de acordo com: P 0,6 x REM.
(2) O aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas de acordo com (1), inclui adicionalmente Mo + 0,5 W: 7% ou menos em vez de parte de Fe.
(3) O aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas de acordo com (1) ou (2), inclui adicionalmente Cu: 3% ou menos em vez de parte de Fe.
(4) O aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas de acordo com
qualquer um de (1) a (3), inclui adicionalmente um ou mais elementos selecionados dentre Ca: 0,0005 a 0,1 % e Mg: 0,0005 a 0,1 % em vez de parte de Fe.
Os aspectos de (1) a (4) acima para o aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas da presente invenção são chamados respectivamente como "a presente invenção (1)" a "a presente invenção (4)", e ocasional e coletivamente chamados como "a presente invenção".
Efeito da Invenção
O aço inoxidáve 1 martensítico da presente invenção possui excelente resistência à SCC em seções soldadas em Ambientes Dóceis e, portanto, encontra aplicações em, por exemplo, estruturas soldadas como tubulações para transporte de fluidos que incluem petróleoe gás natural contendo gás de dióxicb de carbono em alta temperatura ou íons de cloro, que sã o corrosivos ao metal.
MELHOR MODO PARA REALIZAR A INVENÇÃO
As exigências da presente invenção serão descritas abaixo em detalhes. Nota-se que "%", conforme usado no presente documento, para conteúdo químico significa "% de massa".
C: 0,001 a 0,05%
O carbono (C) é um elemento que forma carbonetos com Cr para diminuir a resistência à corrosão em ambientes com gás de dióxidode carbono com alta temperatura.
O carbono também eleva a dureza da HAZ e, portanto, é um elemento para degradar a resistência à corrosão em HAZ. O carbono também degrada a soldabilidade. Tendo isso em vista, o conteúdo de C é o mais baixo quanto possível, com o limite superior sendo 0,05%. Entretanto, o limite inferior substancialmente controlável do conteúdo de C é aproximadamente 0,001 %. O conteúdo de C é, portanto, usualmente ajustado entre 0,001 e 0,05%.
Si: 0,05 a 1%
O silício (Si) é um elemento adicionado como um desoxidante no processo de refinação do aço. Um conteúdo de Si de 0,05% ou mais é exigido para se obter um efeito de desoxidação suficiente. Entretanto, um conteúdo de Si que excede 1 % irá saturar o efeito. O conteúdo de Si é, portanto, ajustado entre 0,05 e 1 %.
Mn: 0.05 a 2%
O manganês (Mn) é um elemento para aprimorar o processo de trabalho a quente e um conteúdo de Mn de 0,05% ou mais é exigido para que se atinja substancialmente este efeito. Entretanto, o Mn se segrega facilmente no interior dos fragmentos do aço e dos feixes de aço quando o conteúdo de Mn excede 2%. Esta segregação acarreta uma queda na tenacidade ou tende a causar a deterioração na resistência à SSC em ambientes contendo sulfeto de hidrogênio. O conteúdo de Mn é, portanto, ajustado entre 0,05 a 2%.
P: 0,03% ou menos
O fósforo(P) é um elemento crítico na presente invenção e exige-se que seja
limitado a um conteúdo baixo. O conteúdo de P é, portanto, ajustado a 0,03% ou menos. O conteúdo de P é, de preferência, ajustado a 0,013% ou menos. O conteúdo de P é, mais preferencialmente, ajustado a 0,010% ou menos, e um conteúdo de 0,005% ou menos é extremamente preferível. A simples diminuição no conteúdo de P é insuficiente para evitar SCC. É importante primeiro adicionar REM, diminuir O e, então, limitar o conteúdo de P dentro da faixa acima.
REM: 0,0005 a 0,1%
O REM é um elemento crítico na presente invenção. Ou seja, através do uso de um P fixo adicionado a REM no aço onde o conteúdo de P é de 0,03% ou menos e o conteúdo de O é de 0,005% ou menos, torna-se difícil ocorrer SCC em seções soldadas. Este efeito é obtido quando o conteúdo de REM é de 0,0005% ou mais, porém um conteúdo de REM maior que 0,1% irá saturar o efeito e acarretar custos mais altos. O conteúdo de REM é, portanto, ajustado entre 0,0005 e 0,1%. O conteúdo de REM é, de preferência, ajustado entre 0,026 a 0,1 %. Cr: 8 a 16%
O cromo (Cr) é um elemento indispensável para obter resistência à corrosão em ambientes com gás de dióxidode carbono. Um conteúdo de Cr de 8% ou mais é exigido para obter resistência à corrosão em ambientes com gás de dióxidode carbono com alta temperatura. Entretanto, o Cr é um elemento para formar ferrita e, portanto, produz ferrita quando o conteúdo de Cr é muito alto, o que acarreta em uma queda na trabalhabilidade a quente. O conteúdo de Cr é, portanto, ajustado entre 8 e 16%.
Ni: 0,1 a 9%
O níquel (Ni) proporciona o efeito de aprimoramento da tenacidade bem como o aumento na resistência à corrosão. Para conseguir estes efeitos, um conteúdo Ni de 0,1 % ou mais é exigido. Entretanto, Ni é um elemento para formar austenita e, então, um conteúdo de Ni produz austenita residual para diminuir força e a tenacidade. Nota-se esta tendência quando o conteúdo de níquel excede 9%. O conteúdo de Ni é, portanto, ajustado entre 0,1 e 9%.
Sol. Al: 0,001 a 0,1%
O alumínio (Al) é um elemento adicionado para servir como um desoxidante
no processo de refinação do aço. A fim de se obter este efeito, exige-se que o conteúdo de Al seja de 0,001% ou mais como solução de Al. Entretanto, a adição de quantidades maiores de Al aumenta o número de inclusões de Al, o que ocasiona uma queda na tenacidade. A queda na tenacidade se torna notáv el especialmente quando o conteúdo de Al excede 0,1 % de solução de Al. O conteúdo de Al é, portanto, ajustado de 0,001 a 0,1 % de solução de Al.
Um ou mais elementos selecionados dentre Ti: 0,005 a 0,5%, Zr: 0,005 a 0,5%, Hf: 0,005 a 0,5%, V: 0,005 a 0,5% e Nb: 0,005 a 0.5%.
Cada um destes elementos Ti, Zr, Hf, V e Nb possui uma afinidade maior com C que Cr e, portanto, atua na inibição da produção de carbonetos de Cr e inibe a geração de SCC localizada e a corrosão em estruturas de HAZ com baixa temperatura causada pelas camadas com Cr esgotado na proximidade do carboneto de Cr. Estes elementos são chamados de "elementos estabilizantes" no aço inoxidá vel. Estes efeitos podem ser obtidos com qualquer um dentre Ti, Zr, Hf, V e Nb em um conteúdo de 0,005% ou mais. Entretanto, quando o conteúdo de qualquer um destes elementos exceder 0,5%, ocorrem grandes inclusões em estado bruto que podem prejudicar a tenacidade. O conteúdo de um ou mais elementos selecionados dentre Ti, Zr, Hf, V e Nb é, portanto, ajustado entre 0,005 e 0,5%.
Nota-se que há uma exigência por um elemento de qualquer um acima Ti, Zr, Hf, V e Nb ou um compósito de dois ou mais elementos contido.
Pelas razões acima, o aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas da presente invenção (1) é especificado como contendo C, Si, Mn, P, REM, Cr, Ni e sol. Al nas faixas especificadas acima; e também é especificado como contendo um ou mais elementos selecionados dentre Ti, Zr, Hf, V e Nb nas faixas especificadas acima, com o equilíbrio sendo Fe e impurezas.
Pelas razões descritas abaixo, exige-se que O nas impurezas seja limitado a 0,005% e N a 0,1%. Além disso, outras impurezas como S diminuem a resistência à corrosão e a tenacidade, como no caso do aço inoxidável normal e, então, cada conteúdo no aço é mantido, preferencialmente, tão pequeno quanto possível. O: 0,005% ou menos.
O oxigênio (O), junto com REM, forma óxidos. Portanto, quando o aço contém grandes quantidades de O, a quantidade de REM para fixar o P se torna pequena, de modo que a SCC tende a ocorres nas seções soldadas. Portanto, o conteúdo de O é, de preferência, mantido tão pequeno quanto possível, em 0,005%. N: 0,1% ou menos. O nitrogênio (N) faz com que a resistência à corrosão se deteriore na HAZ similarmente ao C e, portanto, o limite superior é ajustado a 1,0%.
Se o aço inoxidável martensítico estiver de acor do com a relação, "P 0,6 x REM" para o conteúdo de P e REM, então a SCC ocorrerá nas seções soldadas em Ambientes Dóceis.
Isto se dá porque o REM segregado nos contornos do grão da austenita anterior no processo de resfriamento após a soldagem forma compostos REM-P ou compostos REM-P-O, com P segregado nos contornos de grão da austenita anterior, dessa forma, fixando o P.
Portanto, o aço inoxidável martensítico da presente invenção (1) para
estruturas soldadas está de acordo co m: P 0.6 x REM.
Para obter características ainda melhores, o aço inoxidável martensítico da presente invenção pode conter, em vez da parte de Fe da presente invenção (1), um ou mais elementos em ao menos um grupo selecionado dentre: Primeiro grupo: Mo + 0,5W: 7% ou menos.
Segundo grupo: Cu: 3% ou menos.
Terceiro grupo: um ou mais elementos selecionados dentre: Ca: 0,01% ou menos e Mg: 0,01% ou menos.
Será feita u ma descrição a cada um dos elementos citados acima. Primeiro grupo: Mo + 0,5W: 7% ou menos
O primeiro grupo pode conter Mo, W e ambos, pois estes, quando coexistem com Cr, funcionam para aprimorar a resistência à SSC e a resistência à corrosão alveolar. Entretanto, um grande conteúdo de Mo e W e, particularmente, um conteúdo que excede 7% em Mo + 0.5W, pode causar a geração de ferrita, deteriorando assim a trabalhabilidade a quente. Portanto, se o conteúdo inclui tanto Mo como W, seu conteúdo único ou combinado é preferencialmente 7% ou menos em Mo + 0.5W. Para assegurar a obtenção do efeito acima, o conteúdo é feito preferencialmente de 0,1 % ou mais.
Nota-se que o conteúdo pode incluir 7% de Mo se não houver W, e o conteúdo pode incluir 14% de W se não houver Mo. Segundo grupo: Cu: 3% ou menos O cobre (Cu) proporciona o efeito de diminuição da velocidade de dissolução em ambientes com pH baixo. Entretanto, a trabalhabilidade a quente se deteriora quando o conteúdo de Cu excede 3%. Portanto, quando se adiciona Cu, seu conteúdo é, de preferência, 3%. Para assegurar que se alcance o efeito acima, o conteúdo é feito preferencialmente de 0,1 % ou mais.
Entretanto, quando o conteúdo contém Cu, o conteúdo de Cu é preferencialmente limitado à metade (1/2) do conteúdo de Ni a fim de evitar a ocorrência da checagem de Cu.
Terceiro grupo: um ou mais elementos selecionados dentre: Ca: 0,01% ou menos e Mg: 0,01 % ou menos.
O cálcio (Ca) proporciona o efeito de aprimoramento da trabalhabilidade a quente do aço. Entretanto, se o conteúdo de Ca for grande e, em particular, exceder 0,01 %, o Ca forma grandes inclusões em estado bruto que fazem com que a resistência à SSC e a tenacidade se deteriorem. Portanto, quando é adicionado Ca, seu conteúdo está, de preferência, dentro da faixa de 0,01%. Para assegurar que se alcance o efeito acima, o conteúdo é feito preferencialmente de 0,0005% ou mais.
O magnésio (Mg) proporciona o efeito de aprimoramento da trabalhabilidade a quente do aço. Entretanto, se o conteúdo de Mg for grande e, em particular, exceder 0,01 %, o Mg forma grandes inclusões em estado bruto que fazem com que a resistência à SSC e a tenacidade se deteriorem. Portanto, quando é adicionado Mg, seu conteúdo é, de preferência, dentro da faixa de 0,01%. Para assegurar que se alcance o efeito acima, o conteúdo é feito preferencialmente de 0,0005% ou mais.
O conteúdo pode incluir Ca, Mg ou os dois elementos combinados.
Por estas razões acima, o aço inoxidável martensítico da presente invenção (2) é especificado como contendo Mo+0,5W a 7% ou menos, em vez de parte de Fe no aço da presente invenção (1).
Um aço inoxidável martensítico da presente invenção (3) para estruturas soldadas contém Cu a 3% ou menos, em vez de parte de Fe no aço da presente invenção (1) ou (2).
Um aço inoxidável martensítico da presente invenção (4) para estruturas soldadas contém um tipo ou mais dentre Ca: 0,01% ou menos e Mg: 0,01% ou menos em vez de parte de Fe no aço de qualquer uma da presente invenção (1) a (3).
A invenção será descrita em detalhe com referência às modalidades.
Modalidades
As peças de aço inoxidável martensítico de A a R com composições
químicas mostradas na Tabela 1 foram derretidas e fabricadas formando placas de aço de 100 mm de largura e 12 mm de espessura.
Os espécimes para um teste de capacidade de tensão da barra redonda com um comprimento de 65 mm e diâmetro de 6 mm em corte reto se retirado da seção central em termos da largura e da espessura das placas de aço. O teste de capacidade de tensão foi executado à temperatura ambiente e a tensão de escoamento < yield strength > (YS) foi medida. Um chanfro em V com um ângulo de sulco de 15 graus foi usinado em sentido perpendicular à direção de chapeamento da placa de aço e múltiplas camadas foram soldadas a partir de um lado do groove através da soldagem MAG para formar uma junta soldada. Uma fase dupla de material de soldagem de aço inoxidável de liga "25Cr-7Ni-3Mo-2W" foi utilizada para a soldagem MAG. A fim de suportar o metal derretido durante a soldagem MAG, uma placa de cobre foi colocada contra o lado traseiro do sulco, conforme mostrado na FIGURA 1. A placa de cobre era de 25 mm em largura e 8 mm em espessura e tinha um sulco com uma profundidade de 2 mm e largura de 5 mm perpendicular à linha de soldagem.
As peças do espécime de SCC com uma espessura de 2 mm, largura de 10 mm e comprimento de 75 mm, com esferas de soldagem e carepa de soldagem sobre a superfície da primeira camada da junta soldada da forma citada acima de modo que o comprimento da peça de teste fosse perpendicular à linha de solda e o teste de SCC executado. A Tabela 2 mostra as condições para o teste de SCC e a Tabela 3 mostra os resultados do teste de capacidade de tensão e do teste de SCC. [Tabela 2]
Solução Gás Temp. Tempo de Teste Método de Teste Estresse da Carga % em peso de NaCl 1013250Pa CCh gás IOO0C 720h teste de flexão 4 pt. 100% de metal base YS (IOatm CO2 gás)
Nota: A primeira camada soldada foi utilizada sem alteração como a peça de teste
[Tabela 3]
Teste YS Ocorrência de SCC Categoria Ne Aço ( MPa ) SIM/NÃO 1 A 648 NÃO Modalidade 2 B* 634 SIM Peça de Comparação 3 c* 612 SIM Peça de Comparação 4 D 669 NÃO Modalidade E 654 NÃO Modalidade 6 p* 632 SIM Peça de Comparação 7 G* 652 SIM Peça de Comparação 8 H* 608 SIM Peça de Comparação 9 I 616 NÃO Modalidade J 650 NÃO Modalidade 11 K 747 NÃO Modalidade 12 L 639 NÃO Modalidade 13 M 638 NÃO Modalidade 14 N 732 NÃO Modalidade O* 672 SIM Peça de Comparação 16 P 705 NÃO Modalidade 17 Q 711 NÃO Modalidade 18 R 689 NÃO Modalidade
* : A marca significa um desvio da faixa especificada para a presente invenção
Conforme mostrado na Tabela 3, as peças de teste n~ 1, 4, 5, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 17 e 18 da presente invenção mantiveram uma tensão de escoamento satisfatória e [Tabela 2]
Solução Gás Temp. Tempo de Teste Método de Teste Estresse da Carga % em peso de NaCl 1013250Pa CCh gás IOO0C 720h teste de flexão 4 pt. 100% de metal base YS (IOatm CCh gás)
Nota: A primeira camada soldada foi utilizada sem alteração como a peça de teste
[Tabela 3]
Teste YS Ocorrência de SCC Categoria N9 Aço ( MPa ) SIM/NÃO 1 A 648 NÃO Modalidade 2 B* 634 SIM Peça de Comparação 3 c* 612 SIM Peça de Comparação 4 D 669 NÃO Modalidade E 654 NÃO Modalidade 6 p* 632 SIM Peça de Comparação 7 G* 652 SIM Peça de Comparação 8 H* 608 SIM Peça de Comparação 9 I 616 NÃO Modalidade J 650 NÃO Modalidade 11 K 747 NÃO Modalidade 12 L 639 NÃO Modalidade 13 M 638 NÃO Modalidade 14 N 732 NÃO Modalidade O* 672 SIM Peça de Comparação 16 P 705 NÃO Modalidade 17 Q 711 NÃO Modalidade 18 R 689 NÃO Modalidade
* : A marca significa um desvio da faixa especificada para a presente invenção
Conforme mostrado na Tabela 3, as peças de teste n- 1, 4, 5, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 17 e 18 da presente invenção mantiveram uma tensão de escoamento satisfatória e - -0,003 0,013* 0,001* -0,004 -0,017 0,001* 0,002* 0,008* -0,008 -0,007 -0,021 -0,001 -0,006 -0,001 -0,001 -0,003 -0,002 -0,007 Outros ι t ι ι • ι ι ι ι I ι 0,001Ca 0,004Mg I I t $ 1,98Cu ζ 0,0083 0,0077 0,0080 0,0083 0,0082 0,0084 0,0087 0,0069 0,0090 0,0084 0,0079 0,0093 0,0087 0,0097 0,0093 0,0100 0,0089 0,0074 O 0,003 0,004 0,003 0,003 CM O O ο" 0,001 0,004 0,004 0,003 0,004 0,001 0,001 0,001 0,002 0,007* 0,002 0,003 0,003 REM 0,026Nd * ι 0,012Nd 0,037Nd 0,049Nd 0,043Nd 0,013Nd 0,031 Nd 0.040Υ ro _ι ο CO O ο" 0,062Ce 0,026Nd 0,036Nd 0,018Nd 0,031 Nd 0,033Nd 0,028Nd 0,041 Nd (Λ CO N CD Nb ι ι ι ι ι ι • ι 1 I ι ι ι 0,10 ι 0,15 ι Γ3 Ql E ω (D U- Φ "c ro W υ Cd ro" (Λ ω ro Φ -σ Ov ro ο > 0,06 0,06 χ— "Ί— ο" 0,10 0,06 0,06 0,06 0,06 0,07 0,07 0,06 0,06 0,07 0,09 0,07 0,05 ι 1 Zr ι ι ι ι ι ι ι ι ι I ι ι I ι ι 0,066 ι I 0,090 0,072 0,081 0,088 0,089 0,084 0,078 0,093 0,097 0,078 0,084 0,092 0,099 0,066 0,078 0,054 ι 0,078 Sol-Al 0,031 0,008 0,025 0,035 0,037 0,033 0,022 0,036 0,035 0,018 0,031 0,034 0,044 0,022 0,014 0,022 0,018 0,015 £ ι ι t t ι ι t I ι ι ι I • ι ι 5,21 ι ι E σ Mo 2,45 2,42 2,34 2,40 2,39 2,40 2,38 2,40 2,43 2,40 2,39 2,40 2,38 2,37 2,44 ι ι χ— ο 'TO O U) O ζ 6,45 6,43 6,51 6,38 6,39 6,41 6,42 6,49 6,32 6,54 6,49 6,45 6,50 6,50 6,28 7,02 6,55 5,88 CL E ο O ο 11,68 11,71 11,92 12,05 12,01 11,99 11,98 12,07 12,15 12,08 12,03 12,07 11,95 CO σ> 12,08 13,81 14,59 12,4 CO 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 0,001 CL 0,013 0,013 0,008 0,018 0,012 0,027 0,010 0,027 0,016 0,029 0,016 0,015 0,016 0,010 0,018 0,017 0,015 0,018 0 D Mn 0,49 0,52 0,46 0,45 0,45 0,46 0,46 0,46 0,45 0,46 0,46 0,46 0,45 0,46 0,45 0,55 0,47 0,48 0 CO 0,22 0,22 0,21 0,21 0,21 0,21 0,20 0,20 0,20 0,21 0,20 0,21 0,18 0,18 0,.21 0,25 0,19 0,21 ο 0,008 0,008 0,024 0,012 0,011 0,011 0,013 0,011 0,012 0,010 0.010 0.014 0.011 0.010 0.011 0.015 0.011 0,02 Aço < * CO * O Q LU * LL * O * χ — _ι Έ ζ * O 0. σ α:
ο
iCO O C
<υ >
c <υ
-I-J
c ω co ω
ν_
CL CO
2 ro Q.
CO TD 05 O
O
ω
Q- CO
ω
CC χ
05
CO TJ
O >
ω α>
TJ
E
3
CO O
'c σ>
CO
co ο
ι_ CO
ε

Claims (5)

1. Aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas CARACTERIZADO pelo fato de que compreende em % de massa, C: 0,001 a 0,05%, Si: 0,05 a 1%, Mn: 0,05 a 2%, P: 0,03% ou menos, REM: 0,0005 a 0,1%, Cr: 8 a 16%, Ni: 0,1 a 9% e sol. Al: 0,001 a 0,1%; e compreende adicionalmente um ou mais elementos selecionados dentre Ti: 0,005 a 0,5%, Zr: 0,005 a 0,5%, Hf: 0,005 a 0,5%, V: 0,005 a 0,5% e Nb: 0,005 a 0,5%; e O: 0,005% ou menos, N: 0,1% ou menos, com o restante sendo Fe e impurezas, o teor de P e REM de acordo com: P 0.6 x REM.
2. Aço inoxidá vel martensítico para estruturas soldadas, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente Mo + 0,5W: 7% ou menos em vez de parte de Fe.
3. Aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente Cu: 3% ou menos em vez de parte de Fe.
4. Aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente um ou mais elementos selecionados dentre Ca: 0,0005 a 0,1% e Mg: 0,0005 a 0,1 % em vez de parte de Fe.
5. Aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um ou mais elementos selecionados dentre Ca: 0,0005 a 0,1% e Mg: 0,0005 a 0,1% em vez de parte de Fe.
BRPI0715094A 2006-08-31 2007-08-28 aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas BRPI0715094B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2006-235424 2006-08-31
JP2006235424 2006-08-31
PCT/JP2007/066674 WO2008026594A1 (fr) 2006-08-31 2007-08-28 Acier inoxydable martensitique pour structure soudee

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0715094A2 true BRPI0715094A2 (pt) 2013-06-04
BRPI0715094B1 BRPI0715094B1 (pt) 2018-09-11

Family

ID=39135877

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0715094A BRPI0715094B1 (pt) 2006-08-31 2007-08-28 aço inoxidável martensítico para estruturas soldadas

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8163233B2 (pt)
EP (1) EP2058412A4 (pt)
JP (2) JP5088323B2 (pt)
CN (1) CN101512032B (pt)
AR (1) AR062599A1 (pt)
AU (1) AU2007289709B2 (pt)
BR (1) BRPI0715094B1 (pt)
CA (1) CA2661655C (pt)
MX (1) MX2009002207A (pt)
NO (1) NO20090419L (pt)
RU (1) RU2421539C2 (pt)
WO (1) WO2008026594A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4577457B2 (ja) * 2008-03-28 2010-11-10 住友金属工業株式会社 油井管に用いられるステンレス鋼
JP2009280850A (ja) * 2008-05-21 2009-12-03 Jfe Steel Corp 溶接部耐食性に優れた構造用ステンレス鋼板および溶接構造物
CN101956146A (zh) * 2010-10-12 2011-01-26 西安建筑科技大学 一种油气管线用高强韧超级马氏体不锈钢及其制备方法
CN104245211B (zh) 2012-03-30 2018-11-20 新日铁住金株式会社 焊接接头的制造方法
CN102994915B (zh) * 2012-11-20 2015-09-02 江苏高博智融科技有限公司 一种耐腐蚀不锈钢金属
CN103526123B (zh) * 2013-10-31 2015-10-28 万宝力不锈钢制品(东莞)有限公司 一种高韧性不锈钢咖啡壶材料及其制备方法
CN104561820B (zh) * 2015-02-10 2016-06-15 苏州劲元油压机械有限公司 一种用于防盗门的不锈钢及其热处理方法
MX2018014132A (es) * 2016-05-20 2019-04-29 Nippon Steel & Sumitomo Metal Corp Barra de acero para miembro de fondo de pozo y el miembro de fondo de pozo.
CN109750219A (zh) * 2017-11-02 2019-05-14 上海梅山钢铁股份有限公司 一种抗拉强度580Mpa级汽车轮辋用热轧双相钢板
CN108085598B (zh) * 2017-12-26 2019-07-19 西华大学 一种车辆车体用不锈钢及其制备方法与应用
CN109778080A (zh) * 2019-01-22 2019-05-21 宋鑫 一种超高强度超高低温冲击压裂泵泵头体
SE543967C2 (en) * 2020-02-11 2021-10-12 Blykalla Reaktorer Stockholm Ab A martensitic steel

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU988502A1 (ru) 1981-07-31 1983-01-15 Центральный Ордена Трудового Красного Знамени Научно-Исследовательский Институт Черной Металлургии Им.И.П.Бардина Состав стали
JPS59208055A (ja) * 1983-05-13 1984-11-26 Kawasaki Steel Corp 継目無鋼管用マルテンサイト系ステンレス鋼
JPH0643626B2 (ja) * 1985-08-31 1994-06-08 川崎製鉄株式会社 油井管用マルテンサイト系ステンレス鋼
SU1340213A1 (ru) 1986-02-04 1991-04-15 Предприятие П/Я Р-6209 Нержавеюща сталь
JP2791804B2 (ja) * 1989-08-16 1998-08-27 新日本製鐵株式会社 高強度かつ耐食性の優れたマルテンサイト系ステンレス鋼
JP2672429B2 (ja) 1992-02-18 1997-11-05 新日本製鐵株式会社 耐食性に優れたマルテンサイト系ステンレス鋼継目無鋼管の製造法
JP3201081B2 (ja) * 1993-07-26 2001-08-20 住友金属工業株式会社 油井用ステンレス鋼およびその製造方法
WO1996010654A1 (fr) * 1994-09-30 1996-04-11 Nippon Steel Corporation Acier inoxydable martensitique tres resistant a la corrosion et a soudabilite excellente et son procede de fabrication
JP3588380B2 (ja) 1995-01-30 2004-11-10 新日本製鐵株式会社 ラインパイプ用マルテンサイト系ステンレス鋼板の製造方法
JP3422877B2 (ja) 1995-07-27 2003-06-30 新日本製鐵株式会社 溶接部硬さの低い高耐食マルテンサイト系ステンレス鋼
JPH09227934A (ja) * 1996-02-20 1997-09-02 Nippon Steel Corp 低温靭性の優れたマルテンサイト系ステンレス鋼の製造方法
CA2296349C (en) 1997-07-18 2004-11-02 Sumitomo Metal Industries, Ltd. High-corrosion-resistant martensitic stainless steel
JPH11256281A (ja) 1998-03-11 1999-09-21 Sumitomo Metal Ind Ltd 溶接施工性に優れたマルテンサイト系ステンレス鋼
JP3506088B2 (ja) 2000-02-03 2004-03-15 住友金属工業株式会社 耐疲労特性に優れたコイルドチュービング用マルテンサイト系ステンレス鋼とそれからの製造法
JP4144283B2 (ja) 2001-10-18 2008-09-03 住友金属工業株式会社 マルテンサイト系ステンレス鋼
JP2003129190A (ja) 2001-10-19 2003-05-08 Sumitomo Metal Ind Ltd マルテンサイト系ステンレス鋼およびその製造方法
AR035109A1 (es) 2002-08-12 2004-04-14 Sumitomo Metal Ind Acero inoxidable martensitico
AR042494A1 (es) 2002-12-20 2005-06-22 Sumitomo Chemical Co Acero inoxidable martensitico de alta resistencia con excelentes propiedades de resistencia a la corrosion por dioxido de carbono y resistencia a la corrosion por fisuras por tensiones de sulfuro
JP4367412B2 (ja) 2003-07-22 2009-11-18 住友金属工業株式会社 マルテンサイト系ステンレス鋼
JP5109222B2 (ja) 2003-08-19 2012-12-26 Jfeスチール株式会社 耐食性に優れた油井用高強度ステンレス継目無鋼管およびその製造方法
JP4400423B2 (ja) 2004-01-30 2010-01-20 Jfeスチール株式会社 マルテンサイト系ステンレス鋼管
JP4997695B2 (ja) 2004-10-13 2012-08-08 Jfeスチール株式会社 耐粒界応力腐食割れ性に優れたラインパイプ用マルテンサイト系ステンレス継目無鋼管円周溶接継手の製造方法およびラインパイプ用マルテンサイト系ステンレス継目無鋼管

Also Published As

Publication number Publication date
JP5088323B2 (ja) 2012-12-05
CA2661655A1 (en) 2008-03-06
EP2058412A4 (en) 2016-02-17
BRPI0715094B1 (pt) 2018-09-11
MX2009002207A (es) 2009-03-16
JPWO2008026594A1 (ja) 2010-01-21
CA2661655C (en) 2014-05-27
NO20090419L (no) 2009-03-17
RU2009111603A (ru) 2010-10-10
AR062599A1 (es) 2008-11-19
CN101512032A (zh) 2009-08-19
AU2007289709B2 (en) 2010-09-16
EP2058412A1 (en) 2009-05-13
US20090232694A1 (en) 2009-09-17
JP5370537B2 (ja) 2013-12-18
CN101512032B (zh) 2012-07-04
AU2007289709A1 (en) 2008-03-06
US8163233B2 (en) 2012-04-24
JP2012177205A (ja) 2012-09-13
RU2421539C2 (ru) 2011-06-20
WO2008026594A1 (fr) 2008-03-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0715094A2 (pt) aÇo inoxidÁvel martensÍtico para estruturas soldadas
AU2003289437B2 (en) High-strength martensitic stainless steel with excellent resistances to carbon dioxide gas corrosion and sulfide stress corrosion cracking
BR112020003067A2 (pt) tubo sem costura de aço inoxidável de alta resistência para produtos tubulares petrolíferos do país, e processo para a fabricação do mesmo
BR112019001287B1 (pt) Tubo de aço inoxidável sem costura de alta resistência para bens tubulares para indústria de petróleo e método para produzir o mesmo
BR112019017105A2 (pt) tubo de aço inoxidável sem costura de alta resistência para produtos tubulares petrolíferos e método de produção do mesmo
BRPI0513430B1 (pt) Aço para tubos de aço
BRPI0519789B1 (pt) um aço austenítico e um produto de aço
BR112019019598B1 (pt) Chapa de aço austenítica resistente ao desgaste
BRPI0919892B1 (pt) tubo de aço inoxidável de alta resistência com capacidade de resistência à fissuração sob tensão em presença de sulfeto e capacidade de resistência à corrosão por gás de ácido carbônico em alta temperatura
BR112019013803A2 (pt) tubo de aço inoxidável sem costura de alta resistência e método de produção do mesmo
BR112016000669B1 (pt) Tubo de aço de alta resistência para poço de petróleo e tubos de poço de petróleo
BR102014005582A2 (pt) tubo de aço sem emendas, método de fabricação de um tubo de aço sem emendas
BRPI0416001B1 (pt) tubo de aço inoxidável sem costura para tubulações de condução
BR0213378B1 (pt) aço inoxidável martensìtico.
BR112012005005B1 (pt) Aço inoxidável dúplex
ES2797553T3 (es) Material de acero y tubería de acero para pozos petrolíferos
BR112014005028B1 (pt) Aço inoxidável dúplex
JP2002529599A5 (pt)
Kumar et al. Structural integrity assessment of Inconel 617/P92 steel dissimilar welds produced using the shielded metal arc welding process
Maurya et al. Structural integrity and corrosion behavior assessment of the dissimilar gas tungsten arc welded joint of sDSS 2507/IN625 superalloy
BRPI0922682B1 (pt) aço de baixa liga com alto limite de escoamento e alta resistencia a trinca induzida por sulfeto sob tensao&#34;
JP3156170B2 (ja) ラインパイプ用マルテンサイト系ステンレス鋼
JP6780426B2 (ja) 二相ステンレス鋼
BR112016029428B1 (pt) Aço inoxidável duplex
BR112020005756B1 (pt) Chapa de aço de alta resistência para tubulações resistentes a ácido, método de produção da mesma e tubo de aço de alta resistência que usa a chapa de aço de alta resistência para tubulações resistentes a ácido

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: NIPPON STEEL AND SUMITOMO METAL CORPORATION (JP)

B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/09/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: NIPPON STEEL CORPORATION (JP)

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2685 DE 21-06-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.