BRPI0713245A2 - método para o relaxamento do cabelo - Google Patents

método para o relaxamento do cabelo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0713245A2
BRPI0713245A2 BRPI0713245-0A BRPI0713245A BRPI0713245A2 BR PI0713245 A2 BRPI0713245 A2 BR PI0713245A2 BR PI0713245 A BRPI0713245 A BR PI0713245A BR PI0713245 A2 BRPI0713245 A2 BR PI0713245A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hair
composition
relaxation
basic amino
lysine
Prior art date
Application number
BRPI0713245-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Teresa Robinson
Cheryl Anne Taylor
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BRPI0713245A2 publication Critical patent/BRPI0713245A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/40Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing nitrogen
    • A61K8/44Aminocarboxylic acids or derivatives thereof, e.g. aminocarboxylic acids containing sulfur; Salts; Esters or N-acylated derivatives thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair
    • A61Q5/12Preparations containing hair conditioners

Abstract

MéTODO PARA O RELAXAMENTO DO CABELO. A presente invenção se refere a uma composição pós-tratamento que compreende pelo menos um aminoácido básico, em que dita composição pós-tratamento é aplicada ao cabelo após a aplicação de uma composição de relaxamento.

Description

"MÉTODO PARA O RELAXAMENTO DO CABELO"
Campo da Invenção
A presente invenção está direcionada à composição para o relaxamento do cabelo e a um método para o relaxamento do cabelo.
Antecedentes da Invenção
Os relaxadores de cabelo são composições utilizadas para relaxar ou alisar o cabelo cacheado ou crespo. A maioria dos relaxadores alisa o cabelo ao romper as ligações dissulfeto das fibras do cabelo com um agente alcalino ou agente redutor. O rompimento químico das ligações dissulfeto é geralmente combinado com o alisamento mecânico do cabelo (por exemplo, ao pentear). O processo de alisamento é geralmente finalizado pelo enxágüe e/ou pela aplicação de uma composição neutralizante.
Uma fonte de íons hidróxido é geralmente o agente alcalino preferido utilizado para alisar o cabelo. O termo "lantionização" é utilizado quando se refere ao cabelo relaxado ou alisado pelos íons hidróxido, à medida que a seqüência de reação de alisamento com íons hidróxido resulta na formação do resíduo lantionina.
Freqüentemente, as composições de relaxamento comerciais estão na forma de géis ou emulsões e contêm proporções variadas de bases hidrossolúveis fortes, tais como o hidróxido de sódio (NaOH). Também são utilizados os hidróxidos metálicos levemente solúveis, tais como o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), que pode ser convertido in situ em bases solúveis, tais como o hidróxido de guanidina.
Um problema principal dos relaxadores de cabelo é que eles deixam o cabelo tratamento com os mesmos com a sensação de áspero e não condicionado.
O documento WO 02/085317 descreve as composições e os método para a lantionização das fibras de queratina utilizando pelo menos um nucleófilo orgânico e pelo menos um gerador de íon hidróxido. O documento WO 02/085317 descreve que o nucleófilo orgânico é especialmente eficaz quando utilizado na composição de pós-tratamento.
A presente invenção se refere aos sistemas de relaxamento do cabelo que deixam o cabelo com a sensação de macio e suave ao toque, e fácil de pentear.
Descrição Resumida da Invenção
Em um aspecto, a presente invenção se refere a uma composição de pós-tratamento que compreende pelo menos um aminoácido básico, em que dita composição de pós-tratamento é aplicada ao cabelo após a aplicação de uma composição de relaxamento.
Em um segundo aspecto, a presente invenção se refere a um método para o relaxamento do cabelo que compreende as seguintes etapas:
(I) aplicação no cabelo de uma composição de relaxamento por um período dé tempo suficiente para Iantionizar o cabelo;
(II) finalizar o processo de lantionização; e
(III) aplicar ao cabelo lantionizado uma composição que compreende um aminoácido básico.
Um aspecto adicional da presente invenção é a utilização de um aminoácido básico na composição de pós-tratamento para melhorar a sensação suave, a aparência macia ou a facilidade de pentear o cabelo.
Descrição Detalhada da Invenção
Conforme descrito acima, a presente invenção se refere à composição de pós-tratamento para a aplicação após a aplicação de uma composição de relaxamento. No contexto da presente invenção, "composição de relaxamento" significa uma composição que compreende pelo menos um gerador de íon hidróxido em uma quantidade suficiente para realizar a lantionização das fibras de queratina. O termo pós-tratamento se refere a um tratamento aplicado ao cabelo após o processo de lantionização e, de preferência, após qualquer processo de finalização subseqüente.
O aminoácido básico se refere aos aminoácidos básicos naturais e sintéticos, suas formas isoméricas e racêmicas e aos seus derivados. É preferível se o aminoácido básico for selecionado a partir da lisina, arginina, ornitina ou histidina, que podem estar em uma forma não iônica (tal como a lisina) e/ou na forma de seus derivados, por exemplo, uma forma de amônio (tal como o cloreto de lisina) e/ou uma forma carboxilato. São particularmente preferidas a lisina, histidina, ornitina ou arginina em sua forma iônica, a lisina é a de maior preferência.
O aminoácido básico está, de preferência, presente na composição de pós-tratamento em uma quantidade que varia de 0,5% a 10,0% em peso com relação ao peso total da composição de pós-tratamento, de maior preferência, em um nível superior a 3% em peso, de maior preferência, ainda, em um nível de 3,5 a 7,5% em peso. O gerador de íon hidróxido pode ser selecionado a partir daquelas composições que produzem os íons hidróxido apropriados para a lantionização do cabelo. Conforme utilizado no presente, "gerador de íon hidróxido" se refere a ambos os compostos e composições que geram íons hidróxido, e aos compostos e composições que compreendem os íons hidróxido. Os geradores de íon hidróxido podem, por exemplo, ser selecionados a partir das composições de relaxamento do cabelo de "lixívia" e "não lixívia" tradicionais e outras fontes de íon hidróxido solúveis ou levemente solúveis. Os geradores de íon hidróxido preferidos são as bases hidrossolúveis fortes, particularmente, o hidróxido de sódio.
As composições de acordo com a presente invenção podem compreender pelo menos um constituinte adicional, tal como o álcool, água e propelentes; conservante; perfumes; tensoativos aniônicos, catiônicos, anfóteros, não iônicos e zwitteriônicos; agentes de condicionamento do cabelo, tais como fluidos de silicone, ésteres graxo, álcool graxo, hidrocarbonetos de cadeia graxa, emolientes, lubrificantes e penetrantes, tais como os compostos de lanolina, hidrolisados de proteína e outros derivados de proteína; polímeros aniônicos, catiônicos, anfóteros, não iônicos e zwitteriônicos; colorantes; alvejantes; agentes redutores; agentes de ajuste do pH; filtros solares; polímeros de estilização e agentes espessantes.
Esta composição de pós-tratamento pode estar em qualquer forma, de preferência, na forma selecionada a partir de emulsões, soluções, suspensões, géis, cremes e pastas.
As composições da presente invenção também podem ser fornecidas como um kit multicomponente para o alisamento do cabelo que compreende pelo menos dois componentes separados. Um primeiro componente do kit compreende pelo menos uma composição para gerar os íons hidróxido para relaxar o cabelo. O segundo componente compreende pelo menos uma composição que compreende pelo menos um aminoácido básico.
O processo para o tratamento do cabelo compreende as etapas de:
(i) aplicação no cabelo de uma composição de relaxamento por um período de tempo suficiente para Iantionizar o cabelo;
(ii) finalizar o processo de lantionização; e
(iii) aplicar ao cabelo Iantionizado uma composição que compreende um aminoácido básico.
Um método preferido para a finalização do processo de lantionização é através do enxágüe do cabelo com água.
A presente invenção será agora ilustrada pelos seguintes Exemplos não limitantes.
Exemplos
Uma série de tranças foi tratada com Iisina antes do relaxamento, durante o relaxamento ou após o relaxamento e foram avaliadas quanto aos atributos sensoriais em comparação direta com as tranças que foram tratadas apenas com o hidróxido de sódio.
Pré-Tratamento
As tranças mulatas de 2,5 g e 6" de largura cortadas fornecidas pela International Hair Importer foram tratadas para um pré-tratamento de solução de Iisina a 5%. As tranças foram lavadas em solução de 150 mL de lisina a 5% por 15 minutos antes de serem tratadas com uma solução aquosa de hidróxido de sódio por 30 minutos. As tranças não foram enxaguadas quando elas foram transferidas da solução de Iisina pra a solução de hidróxido de sódio. Após as tranças terem sido imersas em solução de hidróxido de sódio, as mesmas foram então removidas e enxaguadas ao serem mantidas sob água corrente tépida por 1 minuto. As tranças foram então ensaboadas com um xampu neutralizante preparado em laboratório por 30 segundos antes de serem enxaguadas e então secas em um forno por 45 minutos a 50° C.
Condições do Controle As tranças mulatas de 2,5 g e 6" de largura cortadas fornecidas pela International Hair Importerforam lavadas em 150 mL de hidróxido de sódio aquoso a 3,5% por 30 minutos nas condições ambiente. Após as tranças terem sido imersas em solução de hidróxido de sódio aquosa, as mesmas foram então removidas e enxaguadas ao serem mantidas sob água corrente tépida por 1 minuto. As tranças foram então ensaboadas com um xampu neutralizante preparado em laboratório por 30 segundos antes de serem enxaguadas e então secas em um forno por 45 minutos a 50° C.
Pós-Tratamento
As tranças mulatas de 2,5 g e 6" de largura cortadas fornecidas pela International Hair Importerforam lavadas em 150 mL de hidróxido de sódio aquoso a 3,5% por 30 minutos em condições ambiente. Em seguida, as tranças foram então removidas e enxaguadas ao serem mantidas sob água corrente tépida por 1 minuto. Estas tranças foram então imediatamente lavadas em 150 mL de uma solução de lisina a 5% por 15 minutos. Estas tranças foram então enxaguadas, ensaboadas utilizando um xampu neutralizante preparado em laboratório por 30 segundos antes de serem enxaguadas e então secas em forno por 45 minutos a 50°C.
Relaxamento in situ
As tranças mulatas de 2,5 g e 6" de largura cortadas fornecidas pela International Hair Importer foram lavadas em 150 mL de uma solução contendo hidróxido de sódio aquoso a 3,5% e Iisina a 5% por 30 minutos nas condições ambiente. Após as tranças terem sido imersas na solução, as mesmas foram então removidas e enxaguadas ao serem mantidas sob água corrente tépida por 1 minuto. As tranças foram então ensaboadas com um xampu neutralizante preparado em laboratório por 30 segundos e enxaguadas novamente. As tranças foram então secas no forno por 45 minutos a 50°C.
Todas as substâncias químicas foram fornecidas pela Sigma Aldrich Chemicals.
Todas as tranças foram avaliadas quando aos seguintes atributos sensoriais; maciez, facilidade de pentear e suavidade utilizando as análises de Bradley - T erry de comparação em pares (3 testes do produto).
Teste 1
Os seguintes foram diretamente comparados ao grupo controle (tratados com hidróxido de sódio a 3,5%), pré-tratado com Iisina e pós-tratado com lisina. Para as pontuações preferenciais para o Teste 1, vide Tabela 1.
Tabela 1
Pontuações preferenciais para a análise do pré-tratamento comparado com o controle e as tranças pós-tratadas. <table>table see original document page 8</column></row><table>
Para todos os atributos, o grupo controle foi pontuado como o pior e nunca foi selecionado.
Teste 2
Os seguintes foram diretamente comparados com o grupo controle (tratado com hidróxido de sódio a 3,5%), pós-tratado com Iisina e a combinação in situ da Iisina e do hidróxido de sódio. Para a preferência, vide a Tabela 2.
Tabela 2
<table>table see original document page 8</column></row><table>
Para todos os atributos, o grupo controle foi pontuado como o pior e nunca foi selecionado.
As formulações abaixo são exemplos de acordo com a presente invenção dos produtos para a utilização após o procedimento de alisamento.
<table>table see original document page 8</column></row><table> <table>table see original document page 9</column></row><table> <table>table see original document page 10</column></row><table>

Claims (5)

1. MÉTODO PARA O RELAXAMENTO DO CABELO, que compreende as seguintes etapas: (i) aplicação no cabelo de uma composição de relaxamento por um período de tempo suficiente para Iantionizar o cabelo; (ii) finalizar o processo de lantionização; (iii) aplicar ao cabelo Iantionizado uma composição de pós- tratamento que compreende de 0,5 a 10% em peso da composição total de um aminoácido básico.
2. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, em que o nível total do aminoácido básico é de 3,5 a 7,5% em peso da composição de pós-tratamento total.
3. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que os aminoácidos básicos são selecionados a partir do grupo que consiste em lisina, arginina, histidina, ornitina ou suas misturas.
4. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 3, em que o aminoácido básico é a lisina.
5. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a composição de relaxamento compreende pelo menos um gerador de íon hidróxido que gera íons hidróxido in situ.
BRPI0713245-0A 2006-07-14 2007-06-29 método para o relaxamento do cabelo BRPI0713245A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06253701 2006-07-14
EP06253701.4 2006-07-14
PCT/EP2007/056593 WO2008006721A1 (en) 2006-07-14 2007-06-29 Hair care composition

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0713245A2 true BRPI0713245A2 (pt) 2012-04-03

Family

ID=37487665

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0713245-0A BRPI0713245A2 (pt) 2006-07-14 2007-06-29 método para o relaxamento do cabelo

Country Status (4)

Country Link
US (1) US20100028281A1 (pt)
BR (1) BRPI0713245A2 (pt)
WO (1) WO2008006721A1 (pt)
ZA (1) ZA200900033B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20100008885A1 (en) * 2008-07-09 2010-01-14 Susan Daly Methods and kits imparting benefits to keratin-containing substrates
WO2014185464A1 (ja) * 2013-05-15 2014-11-20 ライオン株式会社 乳化系毛髪化粧料
JP7330965B2 (ja) * 2017-11-17 2023-08-22 リビング プルーフ インコーポレイテッド ケラチン含有物質の共有結合処理

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2587900B1 (fr) * 1985-10-01 1988-10-07 Morelle Jean Associations acides gras-acides amines basiques, douees de proprietes emollientes, emulsifiantes et antioxydantes, destinees a la cosmetique, la dermatologie et l'alimentation
JPH0372413A (ja) * 1989-08-10 1991-03-27 Japan Happy:Kk 毛髪のコールドパーマネントウエーブ処理剤と染毛剤
US6013250A (en) * 1995-06-28 2000-01-11 L'oreal S. A. Composition for treating hair against chemical and photo damage
JP3382821B2 (ja) * 1997-07-11 2003-03-04 株式会社ミルボン パーマネントウェーブ前処理剤およびその使用方法
FR2769219B1 (fr) * 1997-10-03 2000-03-10 Oreal Composition oxydante et utilisations pour la teinture, pour la deformation permanente ou pour la decoloration des fibres keratiniques
TWI225793B (en) * 1997-12-25 2005-01-01 Ajinomoto Kk Cosmetic composition
US6432394B2 (en) * 1999-04-19 2002-08-13 Unilever Home & Personal Care Usa, Division Of Conopco, Inc Hair conditioning compositions comprising one or more dibasic amino acids
DE10109730A1 (de) * 2001-02-28 2002-09-05 Schwarzkopf Gmbh Hans Verfahren zur dauerhaften Verformung keratinischer Fasern und Mittel
US20020189027A1 (en) * 2001-04-20 2002-12-19 Cannell David W. Composition and methods for lanthionizing keratin fibers using at least one organic nucleophile and at least one hydroxide ion generator
DE10162143A1 (de) * 2001-12-18 2003-07-10 Henkel Kgaa Verfahren zur dauerhaften Verformung keratinischer Fasern und Mittel
WO2005079731A1 (en) * 2004-02-06 2005-09-01 Unilever Plc Hair care composition

Also Published As

Publication number Publication date
ZA200900033B (en) 2010-03-31
WO2008006721A1 (en) 2008-01-17
US20100028281A1 (en) 2010-02-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101368829B1 (ko) 일욕식 퍼머넌트 웨이브용 및 스트레이트너용 용제 조성물
BR102014019313A2 (pt) estereoisômeros de metionil-metionina e uso dos mesmos em cosméticos
JP5823202B2 (ja) 毛髪処理剤、及び当該毛髪処理剤を使用した毛髪処理方法
JP5514551B2 (ja) 縮毛矯正組成物
BRPI0713245A2 (pt) método para o relaxamento do cabelo
JP2019123701A (ja) 毛髪処理剤
JP2003081785A (ja) パーマネントウェーブ処理剤およびこれを用いるパーマ方法
JP6799096B2 (ja) シスタミン誘導体を用いた損傷毛髪回復のためのトリートメント組成物
EP0356508A4 (en) Permanent wave process and compositions
BRPI0620529B1 (pt) composição de alisamento do cabelo
JP6346399B2 (ja) 毛髪変形用処理剤および毛髪変形処理方法
KR20200023769A (ko) 모발 손상을 최소화하는 펌 시술방법
JP7309183B2 (ja) 毛髪処理剤、酸・熱トリートメント処理方法、およびシャンプー・トリートメント処理方法
JP5112836B2 (ja) 毛髪形状制御剤第1剤
JP2003055168A (ja) パーマネントウェーブ用第2剤組成物及び二浴式パーマネントウェーブ用剤
JP6902829B2 (ja) 毛髪変形用第1剤、毛髪変形用剤及び毛髪変形方法
JP2021528501A (ja) 酵素系、毛細血管線維の治療のための化粧品組成物、毛細血管線維の化粧品処理の方法、毛細血管タンパク質のペプチドリンクのクリッピングのための方法、および全身の使用。
JP7474731B2 (ja) システアミンチオグリコレートを用いた損傷毛髪専用酸性パーマ剤
WO2018079478A1 (ja) 毛髪処理剤及び毛髪浸透促進剤
WO2009052536A2 (en) A neutralising composition for hair
JP6929620B2 (ja) 毛髪変形用第2剤、毛髪変形用剤及び毛髪変形方法
BRPI0620478B1 (pt) composição para alisamento do cabelo e método para lantionizar as fibras queratínicas
JP6190796B2 (ja) 毛髪処理用第二剤、及び当該毛髪処理用第二剤を使用した毛髪処理方法
JP2002047156A (ja) 毛髪脱色の前処理方法
JP2000169349A (ja) パーマ剤用添加剤

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal: dismissal of application maintained