BRPI0712751A2 - longarina de reforço para uam asa de avião e um método para sua formação - Google Patents

longarina de reforço para uam asa de avião e um método para sua formação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0712751A2
BRPI0712751A2 BRPI0712751-0A BRPI0712751A BRPI0712751A2 BR PI0712751 A2 BRPI0712751 A2 BR PI0712751A2 BR PI0712751 A BRPI0712751 A BR PI0712751A BR PI0712751 A2 BRPI0712751 A2 BR PI0712751A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
holes
reinforcement
flanges
side panels
reinforcing
Prior art date
Application number
BRPI0712751-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas Childs
Original Assignee
Airbus Uk Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus Uk Ltd filed Critical Airbus Uk Ltd
Publication of BRPI0712751A2 publication Critical patent/BRPI0712751A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C3/00Wings
    • B64C3/18Spars; Ribs; Stringers
    • B64C3/182Stringers, longerons
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49616Structural member making
    • Y10T29/49622Vehicular structural member making

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Connection Of Plates (AREA)
  • Extrusion Of Metal (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Moulding By Coating Moulds (AREA)
  • Pressure Welding/Diffusion-Bonding (AREA)

Abstract

LONGARINA DE REFORçO PARA UMA ASA DE AVIãO E UM MéTODO PARA SUA FORMAçãO. A presente invenção refere-se a uma longarina de reforço (105) para uma asa de avião e a um método de formação dessa longarina de reforço em que a longarina de reforço (105) é formada de uma peça única de material e tem resistência diferencial ao longo de seu comprimento.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "LONGARINA DE REFORÇO PARA UMA ASA DE AVIÃO E UM MÉTODO PARA SUA FORMAÇÃO".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a uma Iongarina de reforço para uma asa de avião e a um método de formação dessa longarina. Antecedentes da Invenção
O núcleo de uma asa de avião é uma seção chamada caixa da asa. A caixa da asa é fabricada na fuselagem do avião e se estende da ori- gem até a ponta da asa. A caixa da asa proporciona as seções centrais das superfícies superior e inferior do aerofólio para a asa, em adição aos pontos de fixação para motores e superfícies de controle, tais como ailerões, flaps de centragem e aerofreios. As superfícies do aerofólio da caixa da asa são proporcionadas por painéis referidos como revestimentos das asas. Os re- vestimentos das asas incluem um número de elementos estruturais chama- dos Iongarinas de reforço, que se estendem dentro da estrutura da caixa da asa da origem em direção à ponta. As Iongarinas de reforço são dispostas para proporcionar as necessárias estabilidade e integridade estrutural para permitir que os revestimentos da asa correspondam às cargas operacionais sobre a asa.
Quando da construção de estruturas de avião, uma das muitas considerações é o equilíbrio entre peso e resistência. Em outras palavras, as estruturas precisam ser tão leves quanto possíveis, ao mesmo tempo em que proporcionam a resistência e a integridade estrutural necessárias para desempenho apropriado sob cargas operacionais. As cargas sobre uma asa variam ao longo de seu vão e, tipicamente, se reduzem em direção à ponta da asa. Portanto, Iongarinas de reforço podem ser construídas para terem uma resistência que varia ao longo do seu comprimento, assim, reduzindo seu peso global. As Iongarinas de reforço são criadas, comumente, pela jun- ção ou união de seções de longarina, cada seção tendo características de peso moldadas a sua carga esperada. Alternativamente, uma única longari- na de reforço pode ser proporcionada e usinada até um grau variável ao Ion- go do vão de modo a redução o peso desnecessário.
Um problema com as seções de união ou junção da longarina de reforço é que isso adiciona peso extra e complexidade à caixa da asa. Um problema com a usinagem de uma única Iongarina de reforço é que a quan- tidade pela qual a longarina de reforço pode ser modificada é limitada.
Sumário da Invenção
Uma modalidade da invenção proporciona uma longarina de re- forço para uma asa de avião compreendendo: dois flanges espaçados para fixação a um painel de revestimento da asa, os flanges tendo extremidades internas opostas; dois painéis laterais, cada um integral com uma respectiva das extremidades internas dos flanges e se estendendo para longe dos flan- ges em planos convergentes; um painel de topo disposto em um plano em geral paralelo aos flanges e sendo integral com e interunindo os painéis late- rais; e pelo menos um dos painéis laterais sendo perfurado para formar um conjunto de furos espaçados ao longo do comprimento da longarina de re- forço.
O volume dos furos pode variar ao longo da longarina de reforço. O volume dos furos pode aumentar em direção à extremidade da ponta da asa da longarina de reforço. O volume dos furos pode diminuir em torno de um ponto de entrada de carga para a Iongarina de reforço. Os furos podem ser centralizados ao longo de uma linha reta. Os furos podem ser centraliza- dos ao longo de uma linha curva. Ambos os painéis laterais podem ser per- furados. O conjunto de furos em cada painel lateral pode ter o mesmo tama- nho e configuração. Os furos podem ser circulares. Os centros dos furos po- dem ser espaçados uniformemente.
Outra modalidade proporciona um método para a criação de uma Iongarina de reforço para uma asa de avião compreendendo as etapas de: a) formação de uma peça bruta de Iongarina de reforço tendo: um par de flanges espaçados para fixação a um painel de revestimento da asa, os flan- ges tendo extremidades internas opostas; um par de painéis laterais, cada um integral com uma respectiva de uma extremidade interna dos flanges e se estendendo para longe dos flanges em planos convergentes; um painel de topo, dispostos em um plano geralmente paralelo aos flanges e sendo integral com e interunindo os painéis laterais; e b) perfuração de pelo menos um dos painéis laterais para formar um conjunto de furos espaçados ao lon- go do comprimento da longarina de reforço.
A peça bruta de longarina de reforço pode ser formada por ex- trusão. A peça bruta de longarina de reforço pode ser formada de um metal ou de uma liga de metal. Breve Descrição dos Desenhos
Modalidades da invenção serão agora descritas, à guisa de e- xemplo apenas, com referência aos desenhos anexos, em que: A figura 1 é uma vista de plano de um avião; a figura 2 é uma vista seccional transversal de uma caixa da asa do avião da figura 1; A figura 3 mostra uma vista em perspectiva lateral de uma longarina de reforço na caixa da asa da figura 2; a figura 4 mostra uma vista lateral da longarina de reforço da figura 3; e a figura 5 mostra uma vista lateral de uma longarina de reforço em outra mo- dalidade.
Descrição Detalhada de Modalidades da Invenção
Com referência à figura 1, um avião 101 compreende asas 102 presas a uma fuselagem 103. As asas 102 compreendem um elemento es- trutural central 104 na forma de uma caixa da asa. A caixa da asa 104 se estende da origem até a ponta de cada asa 102 e entre as bordas dianteira e traseira da asa. A caixa da asa 104 compreende um número de elementos estruturais 105 na forma de longarinas de reforço, que se estendem da ori- gem até a ponta de cada caixa da asa 104.
Com referência à figura 2, a caixa da asa 104 é construída de dois elementos laterais 201 na forma de traves, que proporcionam pontos de fixação para as estruturas de borda dianteira e traseira (não mostradas) da asa 102. As superfícies superior e inferior 202, 203 da caixa da asa 104 são formadas, cada uma delas, de painéis de revestimento de asa, que propor- cionam as superfícies superior e inferior de aerofólio da asa 102. As longari- nas de reforço 105 são presas à superfície interior dos painéis de revesti- mento de asa 202, 203. Com refrigerante à figura 3, as longarinas de reforço 105 são formadas pela extrusão de longarinas de reforço de peças em bruto de liga de alumínio. As longarinas de reforço de peças em bruto têm dois elementos de fixação espaçados 301 na forma de flanges para fornecimento de pontos de fixação a um revestimento de asa 203. Os painéis laterais se estendem para longe das extremidades interiores dos flanges 301 em planos conver- gentes. Os painéis laterais 302 são unidos por um painel de topo 303, que forma uma coroa para a seção transversal da peça em bruto da longarina de reforço. Uma vez que as peças em bruto das longarinas de reforço são ex- trudadas, os flanges 301, os painéis laterais 302 e a coroa 303 são formados integralmente. A longarina de reforço acabada 105 é produzida por usina- gem de furos 304 nos painéis laterais 302 da longarina de reforço em bruto para remover quantidades de material ao longo do seu comprimento. Os fu- ros 301 servem para minimizar o peso da longarina de reforço, enquanto o padrão e o tamanho dos furos 304 são projetados para se moldarem à inte- gridade estrutural transmitida pela longarina de reforço 105 ao longo do comprimento de um painel de revestimento da asa anexo.
Na longarina de reforço da figura 3, o tamanho dos furos 304 aumenta na direção da extremidade de ponta de asa da longarina de reforço 105 indicada pela seta Τ. O padrão dos furos é tal que suas bordas são i- gualmente espaçadas uma da outra e seus centros são alinhados em uma linha reta substancialmente paralela ao plano de fixação com o revestimento de asa 203, conforme mostrado na figura 4. Desse modo, um painel de asa preso à longarina de reforço 105 terá uma capacidade de carga relativamen- te alta em sua extremidade perto da origem da asa e progressivamente me- nos capacidade na direção T para a extremidade da ponta da asa. OS furos 304 removem quantidades crescentes de material dos painéis laterais 302 na direção T, desse modo, minimizando o peso da caixa da asa.
Em outra modalidade mostrada na figura 5, a longarina de refor- ço 105 tem um conjunto de furos 501 formados em seus painéis laterais 302, que são relativamente grandes na extremidade de origem da asa e, então, reduzem em tamanho antes de se tornarem relativamente grandes mais uma vez, em direção à extremidade de ponta da asa da longarina de reforço 105. A porção central da longarina de reforço onde os furos 501 são menores, desse modo, proporcionará maior integridade estrutural a um painel de asa anexo de modo a permitir carga adicional na parte central da asa. Isso pode ser requerido, por exemplo, para proporcionar um ponto de fixação para um motor ou outro equipamento onde há um ponto de entrada de carga para a longarina de reforço.
Em outra modalidade, os furos são centralizados ao longo de uma linha curva no plano dos painéis laterais. Em uma outra modalidade, os furos são centralizados em uma linha que converge com o plano do revesti- mento de asa. Em outra modalidade, os furos são de tamanho ou área ou volume constantes. Em uma outra modalidade, os furos são espaçados por distâncias variadas. Em outra modalidade, a área ou volume ou espaçamen- to dos furos é modificado em torno de um ponto de carga na longarina de reforço. Em outra modalidade, os conjuntos de furos são os mesmos em ca- da painel lateral, mas escalonados em relação um ao outro. Esse escalona- mento facilita a fixação de itens na longarina de reforço, como grampos de nervuras, que podem ser fixados sem usar fixações ocultas. Em outra moda- lidade, os furos são não circulares. Por exemplo, os furos podem ser ovói- des, triangulares, rombóides ou outra forma poliédrica. Em uma outra moda- lidade, os furos são proporcionados em apenas uma parte de um dos painéis laterais para pelo menos uma parte da longarina de reforço.
Os furos proporcionados nas modalidades da invenção também permitem a inspeção das superfícies interiores da longarina de reforço e ca- so contrário, seções ocultas de revestimento de asa. Além disso, os furos proporcionam ventilação para o espaço de outro modo encerrado. A ausên- cia dessa ventilação pode levar à corrosão. O controle ou a modificação do desempenho de uma longarina de reforço na maneira descrita reduz o ta- manho do envoltório de extrusão requerido para formar a longarina de refor- ço. Isso, portanto, reduz o material requerido para produzir uma longarina de reforço, quando comparado com processos de fabricação em que a seção transversal de uma longarina de reforço extrudada é modificada. Como será compreendido por aqueles habilitados na técnica, a usinagem da peça bruta de Iongarina de reforço pode ser realizada por qual- quer processo adequado, tal como laminação, gravação, abrasão, punção ou perfuração. Além disso, as Iongarinas de reforço podem ser formadas de qualquer material adequado, tal como um metal, liga de metal ou outro mate- rial não metálico adequado.
Embora a presente invenção tenha sido ilustrada pela descrição de suas modalidades, e embora as modalidades tenham sido descritas em detalhes consideráveis, não é a intenção do requerente restringir ou limitar de qualquer maneira o escopo das reivindicações anexas a esses detalhes. Vantagens e modificações adicionais prontamente aparecerão para aqueles habilitados na técnica. Portanto, a invenção em seus aspectos mais amplos não está limitada aos detalhes específicos de aparelho e método representa- tivos e exemplos ilustrativos mostrados e descritos. Em conseqüência, afas- tamentos podem ser feitos desses detalhes sem afastamento do espírito ou do escopo do conceito geral da invenção do requerente.

Claims (22)

1. Longarina de reforço para uma asa de avião, compreendendo: dois flanges espaçados para fixação a um painel de revestimento da asa, os referidos flanges tendo extremidades internas opostas; dois painéis laterais, cada um integral com uma respectiva das extremidades internas dos referi- dos flanges e se estendendo para longe dos referidos flanges em planos convergentes; um painel de topo disposto em um plano em geral paralelo aos flanges e sendo integral com e interunindo os referidos painéis laterais; e pelo menos um dos referidos painéis laterais sendo perfurado para formar um conjunto de furos espaçados ao longo do comprimento da longarina de reforço.
2. Longarina de reforço de acordo com a reivindicação 1, em que o volume dos referidos furos varia ao longo da longarina de reforço.
3. Longarina de reforço de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, em que o volume dos referidos furos aumenta em direção à extremidade da ponta da asa da referida longarina de reforço.
4. Longarina de reforço de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, em que o volume dos referidos furos diminui em torno de um ponto de entrada de carga para a longarina de reforço.
5. Longarina de reforço de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, em que os referidos furos são centralizados ao longo de uma linha reta.
6. Longarina de reforço de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, em que os referidos furos são centralizados ao longo de uma linha curva.
7. Longarina de reforço de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, em que ambos os referidos painéis laterais são perfu- rados.
8. Longarina de reforço de acordo com a reivindicação 7, em que o referido conjunto de furos em cada um dos referidos painéis laterais tem o mesmo tamanho e configuração.
9. Longarina de reforço de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, em que os referidos furos circulares.
10. Longarina de reforço de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, em que os centros dos referidos furos são espa- çados uniformemente.
11. Método para criar uma Iongarina de reforço para uma asa de avião compreendendo as etapas de: a) formação de uma peça bruta de Ion- garina de reforço tendo: um par de flanges espaçados para fixação a um painel de revestimento da asa, os flanges tendo extremidades internas opos- tas; um par de painéis laterais, cada um integral com uma respectiva de uma extremidade interna dos flanges e se estendendo para longe dos flanges em planos convergentes; um painel de topo, dispostos em um plano geralmente paralelo aos flanges e sendo integral com e interunindo os painéis laterais; e b) perfuração de pelo menos um dos painéis laterais para formar um conjun- to de furos espaçados ao longo do comprimento da Iongarina de reforço.
12. Método de acordo com a reivindicação 11, em que o volume dos referidos furos varia ao longo da Iongarina de reforço.
13. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 ou 12, em que o volume dos referidos furos aumenta em direção à extremi- dade da ponta da asa da referida Iongarina de reforço.
14. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 11 a 13, em que o volume dos referidos furos diminui em torno de um ponto de entrada de carga para a Iongarina de reforço.
15. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 11 a 14, em que os referidos furos são centralizados ao longo de uma linha reta.
16. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 11 a 15, em que os referidos furos são centralizados ao longo de uma linha curva.
17. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 11 a 16, em que ambos os referidos painéis laterais são perfurados.
18. Método de acordo com a reivindicação 17, em que o referido conjunto de furos em cada um dos referidos painéis laterais tem o mesmo tamanho e configuração.
19. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de -11 a 18, em que os referidos furos são circulares.
20. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de -11 a 19, em que os centros dos referidos furos são uniformemente espaça- dos.
21. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de -11 a 20, em que a referida peça bruta de Iongarina de reforço é formada por extrusão.
22. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de -11 a 21, em que a referida peça bruta de Iongarina de reforço é formada de um metal ou de uma liga de metal.
BRPI0712751-0A 2006-06-15 2007-05-23 longarina de reforço para uam asa de avião e um método para sua formação BRPI0712751A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0611875.6 2006-06-15
GBGB0611875.6A GB0611875D0 (en) 2006-06-15 2006-06-15 A stringer for an aircraft wing and a method of forming thereof
PCT/GB2007/001927 WO2007144563A1 (en) 2006-06-15 2007-05-23 A stringer for an aircraft wing and a method of forming thereof

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0712751A2 true BRPI0712751A2 (pt) 2012-09-11

Family

ID=36775710

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0712751-0A BRPI0712751A2 (pt) 2006-06-15 2007-05-23 longarina de reforço para uam asa de avião e um método para sua formação

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8087614B2 (pt)
EP (1) EP2027013A1 (pt)
JP (1) JP5418775B2 (pt)
CN (1) CN101466596B (pt)
BR (1) BRPI0712751A2 (pt)
CA (1) CA2652661C (pt)
GB (1) GB0611875D0 (pt)
RU (1) RU2424155C2 (pt)
WO (1) WO2007144563A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006002248B4 (de) * 2006-01-17 2008-01-03 Airbus Deutschland Gmbh Strukturgebende Konstruktion für einen Flugzeugrumpf
GB0611875D0 (en) * 2006-06-15 2006-07-26 Airbus Uk Ltd A stringer for an aircraft wing and a method of forming thereof
DE102007029500B4 (de) * 2007-06-25 2013-02-14 Airbus Operations Gmbh Verfahren zum Koppeln von Versteifungsprofilelementen sowie Strukturbauteil
US8100361B2 (en) * 2007-12-20 2012-01-24 Airbus Deutschland Gmbh Hull structure
CN102019592B (zh) * 2009-09-10 2012-07-04 中国航空工业集团公司北京航空制造工程研究所 一种大尺寸复合材料加筋壁板成形的定位装置
DE102009043489A1 (de) 2009-09-30 2011-03-31 Airbus Operations Gmbh Vorrichtung zur Grenzschichtabsaugung und Verbundbauteil hierfür
CN101791821B (zh) * 2010-04-08 2011-09-14 中国航空工业集团公司北京航空制造工程研究所 一种大尺寸复合材料长桁的成形装置
CN102139533A (zh) * 2011-03-14 2011-08-03 沈阳飞机工业(集团)有限公司 复合材料ω长桁与壁板共固化组合工装
JP6100461B2 (ja) * 2011-12-27 2017-03-22 三菱航空機株式会社 ベント部材、航空機の主翼
FR3000018B1 (fr) * 2012-12-21 2016-12-09 Airbus Operations Sas Raidisseur de fuselage d'aeronef, son procede de fabrication, et fuselage d'aeronef equipe d'un tel raidisseur
US11577432B2 (en) * 2014-06-03 2023-02-14 Kenji Kingsford Composite structure reinforcement utilizing thermal properties of forming elements
FR3036684B1 (fr) * 2015-05-29 2019-05-10 Stelia Aerospace Raidisseur monobloc pour structure aeronautique
US10053203B2 (en) * 2015-10-13 2018-08-21 The Boeing Company Composite stiffener with integral conductive element
US10207788B2 (en) * 2016-04-12 2019-02-19 The Boeing Company Structure having joined unitary structures
EP3378788B1 (en) * 2017-03-22 2021-04-28 AIRBUS HELICOPTERS DEUTSCHLAND GmbH An aircraft with a fuselage that comprises at least one hollow beam element
GB2575105A (en) 2018-06-29 2020-01-01 Airbus Operations Ltd A duct stringer
CN114055090B (zh) * 2021-11-19 2023-03-24 北京星航机电装备有限公司 一种预镂空减重蒙皮壁板及其成形方法

Family Cites Families (45)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB132367A (pt) *
GB125748A (en) 1918-04-24 1919-04-24 Dermot Joseph Mooney Improvements in Construction of Metal Spars and Longerons for Aircraft.
US1743327A (en) * 1925-10-10 1930-01-14 Dornier Metallbauten Gmbh Structural metal member
US2083226A (en) * 1931-10-28 1937-06-08 Dornier Metallbauten Gmbh Girder for struts or the like
GB399555A (en) 1932-04-08 1933-10-09 Vickers Aviat Ltd Improvements in the construction of wings for aircraft
GB478855A (en) 1937-01-02 1938-01-26 Fairey Aviat Co Ltd Improved means for securing fabric to aircraft wings and the like
GB500076A (en) 1938-01-12 1939-02-02 Archibald St Clair Barkley Aerofoil structure
GB508992A (en) 1938-10-25 1939-07-10 Oeckl Otto Device for stiffening smooth metal surfaces
GB532603A (en) 1939-09-11 1941-01-28 Budd Edward G Mfg Co Improvements in or relating to aircraft wings
US2483134A (en) * 1945-05-01 1949-09-27 Republic Aviat Corp Airfoil
US2603437A (en) * 1947-04-23 1952-07-15 Sncase Highly sweptback wing for flying machines
GB724753A (en) 1951-02-07 1955-02-23 Ernest Platton King Improvements in or relating to composite metal-fibrous structures
US3034608A (en) * 1959-03-03 1962-05-15 Budd Co Sheet stiffening stringer
JPH0357794A (ja) * 1989-07-27 1991-03-13 Yamaha Motor Co Ltd 航空機の翼構造
JPH04336997A (ja) * 1991-05-14 1992-11-25 Bridgestone Cycle Co 大型パネルの穿孔装置とその穿孔方法
US5560102A (en) 1992-10-13 1996-10-01 The Boeing Company Panel and fuselage assembly
US5354195A (en) * 1992-12-23 1994-10-11 United Technologies Corporation Composite molding apparatus for high pressure co-cure molding of lightweight honeycomb core composite articles having ramped surfaces utilizing low density, stabilized ramped honeycomb cores
EP0653984B1 (en) * 1993-05-04 2007-01-24 Foster-Miller, Inc. Truss reinforced foam core sandwich structure
US5348601A (en) * 1993-06-23 1994-09-20 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Method of making an offset corrugated sandwich construction
US5632940A (en) * 1994-03-29 1997-05-27 Whatley; Bradford L. Method of making an integrally stiffened article
US6170157B1 (en) * 1996-03-22 2001-01-09 The Boeing Company Determinant spar assembly
EP0829552B1 (en) * 1996-09-11 2003-07-16 Aluminum Company Of America Aluminium alloy products suited for commercial jet aircraft wing members
CN1051520C (zh) * 1996-10-07 2000-04-19 王新云 飞行器的预应力结构及制造方法
US6510961B1 (en) * 1999-04-14 2003-01-28 A&P Technology Integrally-reinforced braided tubular structure and method of producing the same
AU7475200A (en) * 1999-09-03 2001-04-10 Lockheed Martin Corporation Friction stir welding as a rivet replacement technology
US7681835B2 (en) * 1999-11-18 2010-03-23 Rocky Mountain Composites, Inc. Single piece co-cure composite wing
US6889937B2 (en) * 1999-11-18 2005-05-10 Rocky Mountain Composites, Inc. Single piece co-cure composite wing
DE60128664T2 (de) * 2000-04-05 2008-01-31 Bell Helicopter Textron, Inc., Fort Worth Gestaltung eines holmes in k-form für eine geklebte flügelstruktur
DE10037307B4 (de) 2000-07-28 2004-02-05 Honsel Gmbh & Co Kg Strukturelement für ein Flugzeug, insbesondere Flugzeugtür
JP4526698B2 (ja) * 2000-12-22 2010-08-18 富士重工業株式会社 複合材成形品及びその製造方法
US6497190B1 (en) * 2001-05-29 2002-12-24 Compsys, Inc. Conformable composite structural member and method therefor
US7134629B2 (en) * 2004-04-06 2006-11-14 The Boeing Company Structural panels for use in aircraft fuselages and other structures
US7159822B2 (en) * 2004-04-06 2007-01-09 The Boeing Company Structural panels for use in aircraft fuselages and other structures
CA2529108C (en) * 2004-12-07 2012-10-30 Airbus Deutschland Gmbh Airplane wing, method for manufacturing an airplane wing and use of a welding process for welding a wing spar
US7960674B2 (en) * 2005-06-28 2011-06-14 Hexcel Corporation Aerospace articles made from quasi-isotropic chopped prepreg
FI118761B (fi) * 2006-02-09 2008-03-14 Patria Aerostructures Oy Ilma-aluksen siipi, kiinnitysjärjestely sekä välituki
GB0611875D0 (en) * 2006-06-15 2006-07-26 Airbus Uk Ltd A stringer for an aircraft wing and a method of forming thereof
GB0615104D0 (en) * 2006-07-28 2006-09-06 Airbus Uk Ltd Aircraft wing box and manufacture thereof
GB2441753B (en) * 2006-09-12 2009-02-11 Gkn Aerospace Services Ltd Rib post
JP4657189B2 (ja) * 2006-11-02 2011-03-23 本田技研工業株式会社 飛行機の翼構造
FI119979B (fi) * 2007-03-12 2009-05-29 Patria Aerostructures Oy Ilma-aluksen kaarielementti ja komposiittilaippa
US7861969B2 (en) * 2007-05-24 2011-01-04 The Boeing Company Shaped composite stringers and methods of making
FR2921899B1 (fr) * 2007-10-04 2011-04-15 Airbus France Procede de renforcement local d'un element en materiau composite, et caisson central de voilure pour aeronef renforce
JP4990177B2 (ja) * 2008-02-14 2012-08-01 本田技研工業株式会社 飛行機の翼構造
US8008625B2 (en) * 2009-09-14 2011-08-30 Muralidhara Subbarao Method and apparatus for high-sensitivity single-photon emission computed tomography

Also Published As

Publication number Publication date
JP2009539696A (ja) 2009-11-19
EP2027013A1 (en) 2009-02-25
CA2652661A1 (en) 2007-12-21
CA2652661C (en) 2014-09-16
US8087614B2 (en) 2012-01-03
RU2009101117A (ru) 2010-07-20
RU2424155C2 (ru) 2011-07-20
GB0611875D0 (en) 2006-07-26
US20100230542A1 (en) 2010-09-16
CN101466596B (zh) 2012-05-30
JP5418775B2 (ja) 2014-02-19
CN101466596A (zh) 2009-06-24
WO2007144563A1 (en) 2007-12-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0712751A2 (pt) longarina de reforço para uam asa de avião e um método para sua formação
BRPI0714583A2 (pt) longarina de asa de aviço e mÉtodo de formaÇço da mesma
CN106335629B (zh) 带有连续整体式一体紧固的上下翼弦区段的机身翼梁结构
US5501414A (en) Structure having an aerodynamic surface for an aircraft
CA2850800C (en) Apparatus and methods for joining composite structures of aircrafts
BR102014009274A2 (pt) conexão de afixação de "winglet" e método para afixação de um "winglet" partido a uma asa
US2211089A (en) Wing and fuselage construction
US11623731B2 (en) Aircraft, aircraft wings and associated shear ties
US3135486A (en) Airfoil construction and method for making the same
US20080042011A1 (en) Cover panel for an aircraft wing and a method of forming thereof
EP3725674A1 (en) Aircraft main landing gear drag brace backup fitting assemblies and related methods
CN220721416U (zh) 一种无人机机翼主梁及其快拆结构
BR102018009917B1 (pt) Aparelho, e, método para reduzir insterstício de levantamento
BR102013030316A2 (pt) pilone de motor para uma aeronave e pilone de motor para prender um motor em uma aeronave

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS LIMITED (GB)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]