BRPI0709873A2 - cubos de pino de um Êmbolo para um motor de combustço interna - Google Patents

cubos de pino de um Êmbolo para um motor de combustço interna Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709873A2
BRPI0709873A2 BRPI0709873-1A BRPI0709873A BRPI0709873A2 BR PI0709873 A2 BRPI0709873 A2 BR PI0709873A2 BR PI0709873 A BRPI0709873 A BR PI0709873A BR PI0709873 A2 BRPI0709873 A2 BR PI0709873A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pin
hole
center
zenith
radially
Prior art date
Application number
BRPI0709873-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Eberhard Fezer
Original Assignee
Mahle Int Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38291193&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0709873(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Mahle Int Gmbh filed Critical Mahle Int Gmbh
Publication of BRPI0709873A2 publication Critical patent/BRPI0709873A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16JPISTONS; CYLINDERS; SEALINGS
    • F16J1/00Pistons; Trunk pistons; Plungers
    • F16J1/10Connection to driving members
    • F16J1/14Connection to driving members with connecting-rods, i.e. pivotal connections
    • F16J1/16Connection to driving members with connecting-rods, i.e. pivotal connections with gudgeon-pin; Gudgeon-pins
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16CSHAFTS; FLEXIBLE SHAFTS; ELEMENTS OR CRANKSHAFT MECHANISMS; ROTARY BODIES OTHER THAN GEARING ELEMENTS; BEARINGS
    • F16C5/00Crossheads; Constructions of connecting-rod heads or piston-rod connections rigid with crossheads

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Pistons, Piston Rings, And Cylinders (AREA)

Abstract

<B>CUBOS DE PINO DE UM ÊMBOLO PARA UM MOTOR DE COMBUSTçO INTERNA<D>A presente invenção refere-se a cubos de pino (1), para o êmbo- lo (2), de um motor de combustão interna, com cada vez um furo de pino (3), que apresenta na região (15) do centro do furo (7), uma forma oval no lado do zênite, sendo que a forma oval no lado do zênite do furo de pino (3), cresce partindo do centro do furo (7) de maneira radial para fora e de maneira radial para dentro, e a forma oval no lado do nadir, cresce partindo do centro do furo (7) de maneira radial para dentro. Desta maneira, a forma do furo de pino (3), está ajustada a qualquer deformação da cavilha do êmbolo em dependência da solicitação. Além disso, melhora-se desta maneira a lubrificação da cavilha do êmbolo na região do centro do furo (7).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CUBOS DEPINO DE UM EMBOLO PARA UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA"
A presente invenção refere-se a cubos de pino de um êmbolo,para um motor de combustão interna, com furos de pino para o apoio deuma cavilha do êmbolo cilíndrica.
Da publicação DE 44 41 150 A1, são conhecidos cubos de pinode um êmbolo para um motor de combustão interna, os quais apresentamcada vez um furo de pino, cuja forma oval no lado do zênite assim como nolado do nadir, cresce partindo do centro do furo de maneira radial para den-tro. Neste caso é desvantajoso, que o centro do furo esteja configurado demaneira cilíndrica, assim que a lubrificação da cavilha do êmbolo estiver de-ficiente na região do centro do furo, e neste caso existe, especialmente naocasião da partida a frio, o risco da danificação do furo de pino e da cavilhado êmbolo.
Do requerimento de patente PCT, WO 2004/008006 A1, é co-nhecido prover os furos de pino dos cubos de pino de maneira radial parafora com uma forma oval no lado do zênite. No entanto, nem o centro do furonem a região de nadir que está situada de maneira radial dentro do furo depino, apresenta uma forma de seção transversal oval, o que, além de pro-blemas de lubrificação da cavilha do êmbolo na região do centro do furo,implica em outra desvantagem, que na ocasião de uma solicitação de traçãosobre a cavilha do êmbolo, na qual sua parte central sofre uma deformaçãoem direção afastada do fundo do êmbolo, a cavilha do êmbolo é forçada so-bre a região do nadir interna do furo de pino, o que pode leva a uma danifi-cação desta região do furo e, especialmente na ocasião da partida a frio, agrimpagens de cubo.
É tarefa da invenção, evitar as desvantagens mencionadas doestado da técnica.
A tarefa é solucionada com furos de pino, que apresentam naregião do centro do furo uma forma oval no lado do zênite, sendo que a for-ma oval no lado do zênite dos furos de pino, cresce partindo do centro dofuro de maneira radial para fora e radial para dentro, e que além disso a forma oval no lado do nadir, cresce partindo do centro do furo de maneira radialpara dentro. Neste caso, a forma do furo de pino está adaptada a qualquerdeformação do êmbolo e da cavilha do êmbolo, devido à temperatura e de-pendendo da solicitação. Além disso, no caso da cavilha do êmbolo não soli-citada e com isso não deformada, permanece no centro do furo por causa darestante forma oval lá existente do zênite, uma fenda entre a cavilha do êm-bolo e o furo de pino, na qual se acumula óleo lubrificante, que garante umaboa lubrificação do pino, especialmente quando da partida a frio.
Aperfeiçoamentos úteis da invenção são objeto das reivindica-ções dependentes.
Alguns dos exemplos de execução da invenção serão descritosem seguida através dos desenhos. Mostram:
figura 1, um exemplo de execução de um cubo de pino com umfuro de pino em corte, no qual a forma oval do zênite do furo, partindo docentro do furo, cresce de maneira radial para dentro e radial para fora, e a-lém disso cresce linearmente a forma oval do nadir do furo de pino de ma-neira radial para dentro, e
figura 2, um exemplo de execução de um cubo de pino com umfuro de pino em corte, no qual a forma oval do zênite do furo, partindo docentro do furo, cresce de maneira radial para dentro e radial para fora, e a-lém disso cresce a forma oval do nadir do furo de pino de maneira radial pa-ra dentro de tal modo, que tanto o zênite como também o nadir em corte sãoconfigurados cada vez em forma de curva e, respectivamente, têm a formade uma linha de polígono.
Na figura 1, está representada a imagem em corte de um cubode pino 1, de um êmbolo 2, para um motor de combustão interna, com umfuro de pino 3. O zênite 4, do furo de pino 3, apresenta uma região 5, situadade maneira radial para fora, e uma região 6, situada de maneira radial paradentro. Partindo do centro do furo 7, a forma oval da região 5, cresce de ma-neira radial para fora, e a forma oval da região 6, cresce linearmente de ma-neira radial para dentro. Na região do centro do furo 7, o zênite 4, do furo 3,apresenta uma restante forma oval.O nadir 8, do furo de pino 3 apresenta, partindo do centro do furo7, uma região 9 situada de maneira radial para fora, a qual, no corte trans-versal em relação ao furo de pino 3, está configurada de maneira semicircu-lar. Além disso, o nadir 8, apresenta uma região 10 situada de maneira radialpara dentro, cuja forma oval, partindo do centro do furo 7, cresce linearmen-te de maneira radial para dentro. Neste caso, as formas ovais das regiões 5,6 e 10, do furo de pino 3, podem crescer de maneira diferentemente forte.
Na figura 1, a forma oval das regiões 5, 6 e 10, do furo do cubo3, está representada de maneira fortemente ampliada e apresenta na super-fície de frente externa em termos radiais 11, e na superfície de frente internaem termos radiais 12, do cubo de pino 1, em relação à forma circular umaumento do eixo grande da forma oval de 10 pm até 50 μιη. Em dependên-cia do tipo e do tamanho do êmbolo, o aumento do eixo grande da formaoval em relação à forma circular, também pode ser maior que 50 pm ou me-norquelOpm.
Com 13, está marcada uma vista de cima sobre a superfície defrente externa 11, do cubo de pino 1, a qual mostra o canto superior 14, dofuro de pino 3, com forma oval máxima da região 5 situada de maneira radialpara fora, do zênite 4 do furo de pino 3, o furo de pino 3 na região 15 do cen-tro do furo 7, com restante forma oval no lado do zênite, a região do nadir 9do furo de pino 3, a qual tem forma de semicírculo e está situada de maneiraradial para fora, e de maneira tracejada o canto inferior 16 do furo de pino 3,que está situado de maneira radial para dentro, com forma oval máxima nolado do nadir.
Mediante linha com traços e pontos está desenhada na figura 1,uma cavilha do êmbolo disposta no furo de pino 3, cujas deformações quan-do de solicitações diferentes do êmbolo 2, são representadas de maneirafortemente ampliada. Deste modo, as linhas 17, 17', mostram a cavilha doêmbolo deformada quando da solicitação de pressão máxima do êmbolo 2,durante o tempo de explosão, sendo que o centro do pino sofre uma defor-mação em direção ao fundo do êmbolo. As linhas 18, 18', mostram a cavilhado êmbolo, quando esta durante o tempo de admissão, devido à força deinércia da massa do êmbolo 2, está exposta a uma solicitação de tração par-tindo da biela, assim que seu centro se deforma na direção afastada do fun-do do êmbolo. As linhas 19, 19', mostram uma cavilha do êmbolo não solici-tada. Neste caso, a forma do furo de pino 3, está adaptada a cada deforma-ção da cavilha do êmbolo, em dependência da solicitação. Quando a cavilhado êmbolo está deformada de acordo com as linhas 17, 17', devido à solici-tação de pressão que ocorre na ocasião do tempo de explosão, então a cavi-lha do êmbolo se ajusta bem à forma oval da região do zênite 6, a qual cres-ce do centro do furo 7 de maneira radial para dentro, pelo qual é impedido,que do canto 20 no lado do zênite que está situado de maneira radial paradentro, do furo do cubo de cavidade de combustão 3, partam tensões domaterial, as quais, junto com as solicitações de pressão muito alto especial-mente no caso do motor Diesel, podem levar a uma danificação do fundo doêmbolo e da cavidade de combustão disposta no fundo do êmbolo.
No caso de uma deformação da cavilha do êmbolo em virtude deuma solicitação de tensão partindo da biela, sobre a cavilha do êmbolo, deacordo com as linhas 18, 18', a cavilha do êmbolo se ajusta bem à formaoval da região do nadir 10 que se situa de maneira radial para dentro, cujaforma oval cresce partindo do centro do furo 7. Desta maneira se evita, queneste caso se exerça pela cavilha do êmbolo uma tensão do material sobreo canto 16 que esteja situado de maneira radial para dentro, da região donadir do furo de pino, cuja tensão do material possa levar a uma danificaçãoda região interna do furo de pino. No entanto, neste caso é evitado um con-tato direto entre a cavilha do êmbolo e o furo de pino 3, assim que entre acavilha do êmbolo e o furo de pino permaneça sempre uma fenda suficien-temente grande, dentro da qual se acumule óleo lubrificante e garanta umalubrificação suficiente da cavilha do êmbolo.
A restante forma oval do zênite 4 , do furo de pino 3, existenteno centro do furo 7, tem a vantagem, que aqui entre a cavilha do êmbolo 19,19' não solicitada, e o zênite 4 do furo 3 se forma uma fenda, na qual se a-cumula óleo lubrificante que garante, especialmente na ocasião da partida afrio, uma lubrificação boa da cavilha do êmbolo, quando neste caso se de-forma a cavilha do êmbolo, como representado por meio das linhas 17,17'.
A figura 2, mostra em corte um exemplo de execução do cubode pino 21, com um furo de pino 22, no qual a forma oval do zênite do furo4', cresce partindo do centro do furo 7 de maneira radial para dentro e demaneira radial para fora e, além disso, cresce a forma oval do nadir 8', dofuro de pino 22, de maneira radial para dentro de tal maneira, que tanto ozênite 4', como também o nadir 8', são configurados em corte ao longo doeixo do furo 23 cada vez em forma de curva e, respectivamente, têm a formade um linha de polígono. Neste caso, as formas ovais do nadir 8' e do zênite4', do furo de pino 22, podem crescer de maneira diferentemente forte.
Uma vez que com alta solicitação de pressão sobre o êmbolo 2,no âmbito do tempo de explosão e na ocasião de uma deformação da cavi-lha do êmbolo de acordo com as linhas 17, 17', a região do zênite 15 que sedesenvolve no sentido de terminar em ponta, do furo de pino 3 de acordocom a figura 1, assim como a região do zênite 15' em forma de curva emcorte ao longo do eixo do furo 23, do furo de pino 22 de acordo com a figura2, são forçadas com grande força sobre a região superior da cavilha do êm-bolo, então se obtém nas regiões 15 e 15', uma deformação plástica do ma-terial do êmbolo, assim que aqui a cavilha do êmbolo e o furo de pino 3, 22,se ajustam em termos de forma um ao outro. Uma vez que a região de con-tato 15, no caso da execução do furo de pino de acordo com a figura 1, estáconfigurada mais provavelmente de maneira puntiforme, então se obtém a-qui uma pressão superficial muito grande do zênite 4, do furo de pino 3, so-bre a cavilha do êmbolo. Uma vez que o furo de pino 22, de acordo com afigura 2, está configurado na região central 15' em forma de curva ou emforma de uma linha de polígono, então aumenta desta maneira a superfíciede contato que se obtém na região deformada 15', pelo qual também diminuia pressão superficial da região 15' do cubo de pino 21, e da cavilha do êm-bolo, o que traz como conseqüência uma diminuição do risco de uma danifi-cação do cubo de pino 21 na região central 15'.
Lista de Referência
1 Cubo de pino2 Embolo
3 Furo de pino
4, 4' Zênite do furo de pino
5 Região do furo de pino situada de maneira radial para fora
6 Região do furo de pino situada de maneira radial dentro
7 Centro do furo
8, 8' Nadir do furo de pino 3
9 Região do nadir do furo de pino 3, situada de maneira radial para fora
10 Região do nadir do furo de pino 3, situada de maneira radial para den-tro
11 Superfície de frente radialmente externa, do cubo de pino 1
12 Superfície de frente radialmente interna, do cubo de pino 1
13 Vista de cima sobre a superfície de frente radialmente externa, do cubode pino 1
14 Canto situado de maneira radial para fora do zênite do furo de pino 3
15,15' Região central do zênite do furo de pino 3
16 Canto situado de maneira radial para dentro do nadir do furo de pino 3
17,17' Cavilha do êmbolo depois da deformação quando do tempo de explo-são
18,18' Cavilha do êmbolo depois da deformação quando da solicitação detração
19,19' Cavilha do êmbolo não solicitada
20 Canto situado de maneira radial dentro do zênite do furo de pino 3
21 Cubo de pino
22 Furodepino
23 Eixo do furo

Claims (5)

1. Cubos de pino (1, 21), de um êmbolo (2), para um motor decombustão interna, com cada vez um furo de pino (3, 22), para o apoio deuma cavilha do êmbolo (17, 18, 19) configurada de maneira cilíndrica, o qualapresenta na região (15, 15') do centro do furo (7), uma forma oval no ladodo zênite, sendo que a forma oval no lado do zênite do furo de pino (3, 22),cresce partindo do centro do furo (7) de maneira radial para fora e de manei-ra radial para dentro, e a forma oval no lado do nadir, cresce partindo docentro do furo (7) de maneira radial para dentro.
2. Cubos de pino (1), de acordo com a reivindicação 1, caracte-rizados pelo fato, de a forma oval no lado do zênite do furo de pino (3), cres-cer partindo do centro do furo (7), de maneira radial para fora e de maneiraradial para dentro, e a forma oval no lado do nadir crescer linearmente demaneira radial para dentro.
3. Cubos de pino (21), de acordo com a reivindicação 1, caracte-rizados pelo fato, de o zênite (4') e o nadir (8'), do furo de pino (22), visto emcorte ao longo do eixo do furo (23), serem configurados em forma de curva.
4. Cubos de pino (21), de acordo com a reivindicação 1, caracte-rizados pelo fato, de o zênite (4') e o nadir (8'), do furo de pino (22), visto emcorte ao longo do eixo do furo (23), apresentarem a forma de uma linha depolígono.
5. Cubos de pino (1, 21), de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizados pelo fato, de as formas ovais no lado do zênite e a for-ma oval no lado do nadir crescerem de maneira diferentemente forte.
BRPI0709873-1A 2006-04-04 2007-03-23 cubos de pino de um Êmbolo para um motor de combustço interna BRPI0709873A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006015586.6 2006-04-04
DE102006015586A DE102006015586A1 (de) 2006-04-04 2006-04-04 Bolzennaben eines Kolbens für einen Verbrennungsmotor
PCT/DE2007/000535 WO2007115527A1 (de) 2006-04-04 2007-03-23 Bolzennaben eines kolbens für einen verbrennungsmotor

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0709873A2 true BRPI0709873A2 (pt) 2011-07-26

Family

ID=38291193

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709873-1A BRPI0709873A2 (pt) 2006-04-04 2007-03-23 cubos de pino de um Êmbolo para um motor de combustço interna

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8011287B2 (pt)
EP (1) EP2002159B1 (pt)
JP (1) JP2009532611A (pt)
BR (1) BRPI0709873A2 (pt)
DE (1) DE102006015586A1 (pt)
ES (1) ES2368454T3 (pt)
WO (1) WO2007115527A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007060473A1 (de) * 2007-12-14 2009-06-18 Mahle International Gmbh Bolzennabe sowie damit versehener Kolben für einen Verbrennungsmotor
DE102009056920A1 (de) 2009-12-03 2011-06-09 Mahle International Gmbh Bolzennaben eines Kolbens für einen Verbrennungsmotor
DE102012022913A1 (de) * 2012-11-23 2014-05-28 Mahle International Gmbh Kolben für einen Verbrennungsmotor
CN103016195A (zh) * 2012-12-28 2013-04-03 淄博柴油机总公司 船用柴油机及活塞
DE102015220261A1 (de) * 2015-10-19 2017-04-20 Mahle International Gmbh Kolben
CN105781777A (zh) * 2016-01-04 2016-07-20 马勒技术投资(中国)有限公司 一种设有卸荷槽的内燃机活塞
DE102018218373A1 (de) 2018-10-26 2020-04-30 Federal-Mogul Nürnberg GmbH Kolben für Verbrennungsmotoren und Herstellungsverfahren dafür
US11959412B2 (en) 2021-05-04 2024-04-16 Cummins Inc. Pistons and piston assemblies for internal combustion engines

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2152462B2 (de) * 1971-10-21 1978-09-14 Karl Schmidt Gmbh, 7107 Neckarsulm Kolben für Verbrennungskraftmaschinen
US4124010A (en) * 1976-12-20 1978-11-07 Dana Corporation Piston pin bore and method of finishing
DE3036062C2 (de) * 1980-09-25 1984-06-07 Karl Schmidt Gmbh, 7107 Neckarsulm Kolben für Verbrennungskraftmaschinen
JPS62184274A (ja) * 1986-02-07 1987-08-12 Izumi Jidosha Kogyo Kk 内燃機関用ピストン
US5112145A (en) * 1990-01-18 1992-05-12 Detroit Diesel Corporation Piston and bearing assemblies
DE4111368C2 (de) * 1990-07-07 1998-11-26 Mahle Gmbh Tauchkolben für Verbrennungsmotoren
DE4327772A1 (de) * 1993-08-18 1995-02-23 Mahle Gmbh Leichtmetallkolben für hochbelastete Verbrennungsmotoren
JP3909085B2 (ja) * 1994-09-08 2007-04-25 マーレ ゲゼルシヤフト ミツト ベシユレンクテル ハフツング 高負荷内燃機関用の軽金属ピストン
DE4441150A1 (de) 1994-11-18 1996-05-23 Teves Gmbh Alfred Druckregelventil
DE4441450B4 (de) * 1994-11-22 2006-03-09 Ks Kolbenschmidt Gmbh Leichtmetallkolben für Brennkraftmaschinen
JPH10103513A (ja) * 1996-09-25 1998-04-21 Izumi Ind Ltd 内燃機関用ピストン
JP4039539B2 (ja) * 1998-04-17 2008-01-30 ヤマハ発動機株式会社 内燃機関用ピストン
DE10222463A1 (de) * 2002-05-22 2003-12-04 Mahle Gmbh Kolbenbolzenlager für Verbrennungsmotoren
JP2004028025A (ja) * 2002-06-27 2004-01-29 Aisin Seiki Co Ltd 内燃機関用ピストン
DE10231233A1 (de) 2002-07-11 2004-02-05 Mahle Gmbh Kolben für einen Verbrennungsmotor
DE102004008097A1 (de) * 2004-02-18 2005-09-08 Mahle Gmbh Kolbenbolzenlager für Kolben eines Verbrennungsmotors
DE102005041907A1 (de) 2005-09-03 2007-03-08 Ks Kolbenschmidt Gmbh Verlaufende Bolzenbohrungsgeometrie für einen Kolben einer Brennkraftmaschine

Also Published As

Publication number Publication date
US8011287B2 (en) 2011-09-06
WO2007115527A1 (de) 2007-10-18
EP2002159A1 (de) 2008-12-17
DE102006015586A1 (de) 2007-10-11
US20090114087A1 (en) 2009-05-07
EP2002159B1 (de) 2011-08-03
ES2368454T3 (es) 2011-11-17
JP2009532611A (ja) 2009-09-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0709873A2 (pt) cubos de pino de um Êmbolo para um motor de combustço interna
US10415630B2 (en) Connecting rod lubrication apparatus
US10145409B2 (en) Bearing apparatus of crankshaft for internal combustion engine
BRPI0507779A (pt) mancal do pino do êmbolo para êmbolos de um motor de combustão interna
BR0312589B1 (pt) Pistão para motor de combustão
US10408256B2 (en) Half thrust bearing
CN105114287A (zh) 往复式压缩机及其活塞连杆机构
US8936398B2 (en) Bearing device
US20140369632A1 (en) Bearing device
BR0311220B1 (pt) Mancal de cavilha de pistão para motores de combustão
US10072705B2 (en) Bearing device for crankshaft of internal combustion engine
US7140272B2 (en) Assembly type crankshaft
CN204239255U (zh) 多缸旋转式压缩机及其曲轴组件
JP4744825B2 (ja) クランクシャフト
BRPI0718955B1 (pt) pistão para motor de combustão interna
JP6398934B2 (ja) 内燃機関のクランクシャフト支持構造
CN109057984B (zh) 用于通用内燃机的气缸盖
JP2884777B2 (ja) 内燃機関用ピストン
CN108194480A (zh) 适用于曲位信号盘的固定件
JP2005105934A (ja) エンジンのブローバック抑制構造及びその製造方法
JPH0231557Y2 (pt)
KR101986059B1 (ko) 피스톤
JP2016056744A (ja) 内燃機関のピストンの冷却機構
JP2006125595A (ja) コンロッド
JP2001003988A (ja) 可搬式エンジンの支持台

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL