BR0311220B1 - Mancal de cavilha de pistão para motores de combustão - Google Patents

Mancal de cavilha de pistão para motores de combustão Download PDF

Info

Publication number
BR0311220B1
BR0311220B1 BRPI0311220-9A BR0311220A BR0311220B1 BR 0311220 B1 BR0311220 B1 BR 0311220B1 BR 0311220 A BR0311220 A BR 0311220A BR 0311220 B1 BR0311220 B1 BR 0311220B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cube
piston
hub
oval
pin
Prior art date
Application number
BRPI0311220-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0311220A (pt
Inventor
Dieter Weinkauf
Guenter Zugschwert
Original Assignee
Mahle Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mahle Gmbh filed Critical Mahle Gmbh
Publication of BR0311220A publication Critical patent/BR0311220A/pt
Publication of BR0311220B1 publication Critical patent/BR0311220B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16JPISTONS; CYLINDERS; SEALINGS
    • F16J1/00Pistons; Trunk pistons; Plungers
    • F16J1/10Connection to driving members
    • F16J1/14Connection to driving members with connecting-rods, i.e. pivotal connections
    • F16J1/16Connection to driving members with connecting-rods, i.e. pivotal connections with gudgeon-pin; Gudgeon-pins

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Pistons, Piston Rings, And Cylinders (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MANCAL DE CAVILHA DE PISTãO PARA MOTORES DE COMBUSTãO". A presente invenção refere-se a um mancai de cavilha de pistão para motor de combustão, com perfurações de cubo, nos quais está apoiada uma cavilha de pistão.
Perfurações de cubo de pistões para motores de combustão, para serem configurados de forma correspondentes as solicitações e defor- mações, passarão a ser conhecidas por exemplo a partir dos documentos DE 21 52 462 B2, DE 41 41 279 A1 E DE 30 36 062 C2 tanto as perfilações ali mencionadas do cubo resultam do reconhecimento geral que as forças de gás que agem sobre o fundo do pistão são transferidas para cavilha do pis- tão, com o que, em virtude do seu movimento giratório na biela, a cavilha do pistão é periodicamente curvada. De acordo com o estado atual desta ma- neira as perfurações do cubo são sujeitas a tração, e flexão tanto no plano horizontal como também vertical, especialmente no zênite e no nadir da perfuração de cubo. Para poder remediar esta deformação, o documento DE 21 52 462 B2 propõem um formato de cubo, no qual a linha lateral da perfuração do cubo é curvada apresentando o eixo da perfuração do cubo, um traçado ligeiramente curvado na direção do centro do pistão e a sessão transversal da perfuração é de formato oval, sendo que o pequeno semi-eixo da sessão oval projeta-se em paralelo para com o eixo longitudinal do pistão. O documento DE 30 36 062 C2 é proposto que as perfurações do cubo tenham sessão transversal oval e o grande semi-eixo da sessão oval estende-se em paralelo para com o eixo longitudinal do pistão. Além disso, o lado das perfurações do cubo, distanciado do eixo longitudinal do pistão, apresenta uma sessão oval maior, e o lado vizinho do eixo longitudi- nal do pistão apresenta uma sessão oval menor, sendo que em uma outra configuração, a linha lateral está configurada inclinada no vértice da perfura- ção.
Todas perfilações acima mencionadas não evitam todavia na prática que com a crescente solicitação do pistão por forças de ignição crescentes, possam surgir fissuras na haste e na região da borda da conca- vidade, bem como do fundo da concavidade após algumas centenas de ho- ras de operação, cuja causa pode residir na folga demasiado grande entre a cavilha do pistão e a perfuração do cubo, situando-se no zênite e no nadir da perfuração. Para conseguir a menor folga possível, é proposto no docu- mento DE 1650 206 A1 uma perfuração de cubo oval, na qual o grande eixo da sessão oval passa a ficar situada transversalmente para com o eixo lon- gitudinal do pistão. Desta maneira deve ser majorado ao mesmo tempo a segurança contra gripamento e reduzido índice de ruído entre a cavilha do pistão e a perfuração do cubo.
Constitui objeto da invenção propor um formato de perfuração de cubo para um mancai de cavilha de pistão aprimorado em comparação com o estado da técnica, que permite uma nítida redução de tenções mecânicas no pistão e portanto também um prolongamento da durabilidade do próprio pistão. Além disso, com esta perfilação deve ser evitada a formação de ruí- dos no mancai da cavilha do pistão.
De acordo com a invenção, esta tarefa será solucionada pelas características da reivindicação 1.
Pela sessão oval elevada, realizada em um lado apenas na regi- ão do equador -zênite - Equador - Cubo, na qual a linha lateral da sessão oval, situada nos zênite da perfuração do cubo, projeta-se em paralelo para com o eixo da perfuração do cubo, por um lado consegue-se vantajosa- mente que na configuração da invenção, a perfuração de sessão oval eleva- da, se verifique uma solicitação maior nas regiões situadas radialmente na sessão externa da perfuração do cubo, ou seja, as regiões laterais na perfu- ração do cubo. Desta maneira resulta - baseado no maior braço de alavanca referido ao eixo do pino - um momento maior que reduz a flexão do pistão ao redor do eixo da cavilha. Daí resultam, comparado com o estado da técnica, menores tensões tangenciais na borda da concavidade e no fundo da con- cavidade de combustão.
Por outro lado, pelo formato apenas unilateral, circular cilíndrico, realizado na região Equador - nadir - Equador - Cubo, na qual a linha lateral situada no nadir da perfuração de cubo, desloca-se em paralelo para com o eixo da perfuração do cubo, consegue-se vantajosamente que a folga entre a cavilha do pistão e o cubo esteja minimizada na troca da aplicação da ca- vilha do pistão a partir do lado superior do cubo para o lado inferior do cubo.
Ao todo, consegue-se com a perfilação da perfuração do cubo de acordo com a invenção um nítido aumento da durabilidade do pistão, comparado com o estado da técnica conhecido.
Ampliações vantajosas são objetos das reivindicações depen- dentes. A seguir, a invenção será descrita mais detalhadamente com base em um exemplo de execução. A figuras mostram: Figura 1 um corte longitudinal parcial por um pistão;
Figura 2 um corte transversal pela perfuração do cubo ao longo da linha yy;
Figura 3 um pistão em perspectiva, mostrando diferentes ponto A-E altamente solicitados;
Figura 4 uma representação gráfica da influência de diferentes versões da perfuração de cubo sob a durabilidade de acordo com os pontos da figura 3;
Figura 5.1 representação das tensões radiais na perfuração do cubo como ação seqüencial de um formato de cubo cilíndrico entre Equador - zênite - Equador com formato de cubo circular cilíndrico entre Equador - nadir - Equador;
Figura 5.2 uma representação às tensões radiais na perfuração de cubo como ação seqüencial de um formato de cubo com sessão oval ele- vada entre a região Equador - zênite - Equador com formato de cubo circular cilíndrico entre Equador - nadir - Equador;
Figura 5.3 uma representação das diferenças nas tensões com perfuração de cubo e sessão oval elevada e cilíndrica;
Figura 6 representação da modificação da durabilidade.
Como pode ser vista a partir da figura 1, um pistão 1 para um motor de combustão apresenta uma perfuração de cubo 2 com uma região de cubos superior 2.1 e uma região de cubo 2.2 onde está montado uma cavilha de pino circular cilíndrica (não mostrada). De acordo com as figuras 1 e 2, a região superior do cubo está disposto no lado da energia de gás, na face lateral designada com 5 na perfuração de cubo 2 em sentido circunfe- rencial, ao logo de todo o eixo longitudinal do cubo x na região de Equador e cubo - zênite de cubo - Equador de cubo, com perfilação oval elevada e a representação de parâmetro da sessão oval. X = b/2 x cos a} Y = a/2 x sin a} para 0o < α < 180°, Na região inferior 2.2 da perfuração de cubo 2, a face lateral 5 está configurada em formato circular cilíndrico ao longo de todo eixo longitu- dinal do cubo x entre a região Equador de cubo - nadir de cubo - Equador de cubo, sendo que para as duas regiões de cubo se aplica: A : grande diâmetro da sessão oval; b = D : pequeno diâmetro da sessão oval; D : diâmetro da sessão de cubo cilíndrica; α : ângulo que forma um raio aleatório contra o eixo Z.
Aplica-se para toda a perfuração do cubo que as linhas laterais 3 e 4 situados nos zênite e no nadir, se estendem paralelamente para com o eixo longitudinal do cubo aplicado em sentido vertical para com o eixo longi- tudinal do pistão. Convenientemente a sessão oval representa 0,05 até 0,2% do diâmetro da perfuração do cubo D.
Como pode ser vistos nas figuras 3 e 4, pela configuração do cubo de acordo com a invenção pode se verificar o aumento drástico da du- rabilidade que resulta a partir de um teste de estresse de pistão de 1000h para o pistão diesel de metal leve com 190 bar pressão de ignição. Na figura 3 está explicitado o pistão com a haste 6, a biela 7 e a cavilha do pistão 8 bem com os pontos de medição A-E.
As figuras 5.1 e 5.2 apresentam em sessões da região superior do cubo 2.1 as distribuições da pressão superficial em versão cilíndrica e elevada, bem como de acordo com a figura 5.3, apresentam a diferença da distribuição da pressão superficial das figuras 5.1 e 5.2, utilizando um pistão diesel de metal leve com uma pressão de ignição de 175 bar. Como pode ser visto as tensões radiais nas regiões externas da perfuração do cubo são mais altas, de maneira que em virtude do maior braço de alavanca relativa- mente ao eixo da cavilha, resulta em um momento maior que reduz a flexão do pistão ao redor do eixo da cavilha. Daí resultam por exemplo na borda da concavidade menores tensões tangenciais, mais também outras regiões na concavidade de combustão são solicitadas em menores extensões.
Na figura 6 está indicada a modificação da durabilidade partindo de uma perfuração de cubo cilíndrica que corresponde ao valor de 100%.
Desta maneira, as reduções da tensão acima mencionadas, especialmente na base da concavidade, na borda da concavidade na direção da cavilha (Murabori)e na concavidade do canal de refrigeração (Kuka) contribuindo para um acentuado aumento da durabilidade do pistão.

Claims (4)

1. Mancai de cavilha de pistão para motor de combustão com perfurações de cubo nos quais está apoiado uma cavilha de pistão, caracte- rizado pelo fato de que, a face lateral (5) da perfuração de cubo (2) ao longo de todo seu comprimento de cavilha portante, na região de Equador de cubo - zênite de cubo - Equador de cubo tem um formato oval elevado e a repre- sentação de parâmetro da sessão oval é de X = b/2 x cos a} Y = a/2 x sin a} para 0o < α < 180°, sendo que na região de Equador de cubo - nadir de cubo - Equador de cubo apresenta formato circular cilíndrico com A : grande diâmetro da sessão oval; b = D : pequeno diâmetro da sessão oval; D : diâmetro da sessão de cubo cilíndrica; α : ângulo que forma um raio aleatório contra o eixo X.
2. Pistão (1) para motor de combustão de acordo com a reivindi- cação 1, caracterizado pelo fato de que as linhas laterais da perfuração de cubo (2), situadas nos zênite (3) e no nadir (4), estendem-se paralelamente para com o eixo de perfuração do cubo.
3. Pistão (1) para motor de combustão de acordo com a reivindi- cação 1 e 2, caracterizado pelo fato de que a cavilha do pino (8) é de for- mato cilíndrico.
4. Pistão (1) para motor de combustão de acordo com a reivindi- cação 3, caracterizado pelo fato de que a cavilha do pistão (3) apresenta perfurações perfiladas.
BRPI0311220-9A 2002-05-22 2003-05-20 Mancal de cavilha de pistão para motores de combustão BR0311220B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10222463.3 2002-05-22
DE10222463A DE10222463A1 (de) 2002-05-22 2002-05-22 Kolbenbolzenlager für Verbrennungsmotoren
PCT/DE2003/001616 WO2003098078A1 (de) 2002-05-22 2003-05-20 Kolbenbolzenlager für verbrennungsmotoren

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0311220A BR0311220A (pt) 2005-03-01
BR0311220B1 true BR0311220B1 (pt) 2014-09-09

Family

ID=29413998

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0311220-9A BR0311220B1 (pt) 2002-05-22 2003-05-20 Mancal de cavilha de pistão para motores de combustão

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7107893B2 (pt)
EP (1) EP1509712A1 (pt)
JP (1) JP4488511B2 (pt)
KR (1) KR100976642B1 (pt)
CN (1) CN100346093C (pt)
BR (1) BR0311220B1 (pt)
DE (1) DE10222463A1 (pt)
HK (1) HK1077352A1 (pt)
WO (1) WO2003098078A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10231233A1 (de) 2002-07-11 2004-02-05 Mahle Gmbh Kolben für einen Verbrennungsmotor
DE102004008097A1 (de) * 2004-02-18 2005-09-08 Mahle Gmbh Kolbenbolzenlager für Kolben eines Verbrennungsmotors
US20100300397A1 (en) * 2009-06-02 2010-12-02 Lapp Michael T Connecting rod lubrication recess
US8613137B2 (en) 2004-11-16 2013-12-24 Mahle International Gmbh Connecting rod lubrication recess
DE102006015586A1 (de) * 2006-04-04 2007-10-11 Mahle International Gmbh Bolzennaben eines Kolbens für einen Verbrennungsmotor
DE102006055726A1 (de) * 2006-11-25 2008-05-29 Mahle International Gmbh Kolben für einen Verbrennungsmotor
DE102007060473A1 (de) * 2007-12-14 2009-06-18 Mahle International Gmbh Bolzennabe sowie damit versehener Kolben für einen Verbrennungsmotor
US8424445B2 (en) * 2009-06-02 2013-04-23 Mahle International Gmbh Connecting rod bore
DE102009036784A1 (de) 2009-08-11 2011-02-24 Ks Kolbenschmidt Gmbh Bohrungsprofil für eine Kolbenbolzenlagerung
US8245687B2 (en) * 2010-01-07 2012-08-21 Mahle International Gmbh Profiled connecting rod bore with micro-dimples
DE102013215538B4 (de) * 2013-08-07 2015-02-19 Federal-Mogul Nürnberg GmbH Kolben für einen Verbrennungsmotor
DE102018218373A1 (de) * 2018-10-26 2020-04-30 Federal-Mogul Nürnberg GmbH Kolben für Verbrennungsmotoren und Herstellungsverfahren dafür
US11959412B2 (en) 2021-05-04 2024-04-16 Cummins Inc. Pistons and piston assemblies for internal combustion engines

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB851322A (en) 1958-03-05 1960-10-12 Caterpillar Tractor Co Piston
US2990226A (en) * 1958-03-05 1961-06-27 Caterpillar Tractor Co Piston
US3006698A (en) * 1959-11-25 1961-10-31 Gen Motors Corp Bearing assembly
DE1650206A1 (de) 1967-08-18 1970-08-20 Schmidt Gmbh Karl Kolbenbolzenlagerung
GB1362262A (en) * 1971-02-09 1974-08-07 Wellworthy Ltd Pistons
DE2152462B2 (de) * 1971-10-21 1978-09-14 Karl Schmidt Gmbh, 7107 Neckarsulm Kolben für Verbrennungskraftmaschinen
US3789743A (en) * 1972-02-28 1974-02-05 Gen Motors Corp Eccentric pin bearing
DE2607624A1 (de) * 1976-02-25 1977-09-01 Schmidt Gmbh Karl Leichtmetallkolben
DE3036062C2 (de) * 1980-09-25 1984-06-07 Karl Schmidt Gmbh, 7107 Neckarsulm Kolben für Verbrennungskraftmaschinen
US5072654A (en) * 1990-01-18 1991-12-17 Detroit Diesel Corporation Piston and bearing assemblies
DE4141279C5 (de) 1991-12-14 2006-07-27 Mahle Gmbh Leichtmetallkolben für Verbrennungsmotoren mit speziell geformten Nabenbohrungen
WO1996007841A1 (de) * 1994-09-08 1996-03-14 Mahle Gmbh Leichtmetallkolben für hochbelastete verbrennungsmotoren
DE4441450B4 (de) * 1994-11-22 2006-03-09 Ks Kolbenschmidt Gmbh Leichtmetallkolben für Brennkraftmaschinen
EP1327089B1 (en) * 2000-10-18 2009-07-22 Federal-Mogul Corporation Multi-axially forged piston
DE102004008097A1 (de) * 2004-02-18 2005-09-08 Mahle Gmbh Kolbenbolzenlager für Kolben eines Verbrennungsmotors

Also Published As

Publication number Publication date
US20050150374A1 (en) 2005-07-14
WO2003098078A1 (de) 2003-11-27
DE10222463A1 (de) 2003-12-04
HK1077352A1 (en) 2006-02-10
CN1656331A (zh) 2005-08-17
EP1509712A1 (de) 2005-03-02
KR100976642B1 (ko) 2010-08-18
US7107893B2 (en) 2006-09-19
JP2005526218A (ja) 2005-09-02
JP4488511B2 (ja) 2010-06-23
CN100346093C (zh) 2007-10-31
BR0311220A (pt) 2005-03-01
KR20040111667A (ko) 2004-12-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0311220B1 (pt) Mancal de cavilha de pistão para motores de combustão
KR101369037B1 (ko) 내연 기관의 피스톤용 피스톤 핀 베어링
JP4838808B2 (ja) 内燃機関のためのコネクティングロッドアセンブリを製造する方法
ES2390384T3 (es) Accionamiento por manivela
US5060606A (en) Rocker arm
JP2009515109A (ja) クラウニング輪郭
AU592960B2 (en) Crankshaft supporting and lubricating structure for multicylinder internal combustion engines
HUE035087T2 (en) plain bearing
ES2368454T3 (es) Muñones de perno de un pistón para un motor de combustión interna.
BRPI1010032A2 (pt) recesso de lubrificação de uma barra de ligação
US4756240A (en) Piston pin
BRPI0823371B1 (pt) conjunto de um mancal hidrodinâmico e um eixo, bloco de motor e biela
JP4992770B2 (ja) 内燃機関のピストンクランク機構におけるロアリンク
CN210106392U (zh) 一种用于发动机曲轴上的连杆
US7299777B2 (en) Fastening of a bearing bolt to a roller tappet
KR20110058647A (ko) 커넥팅 로드 및 이것을 제조하는 방법
BRPI0820886B1 (pt) Cubo de pino para pistão e pistão para motor de combustão
US5074264A (en) Light alloy piston for internal combustion engines
CN113795656B (zh) 可变压缩比机构、发动机和汽车
KR20020063486A (ko) 내연기관용 피스톤핀
WO2017130457A1 (ja) 連接棒およびこれを備えたクロスヘッド型エンジン
CN220488079U (zh) 一种曲轴
CN213980958U (zh) 一种偏心曲柄连杆结构
CN219388418U (zh) 一种混合动力发动机的连杆
CN220890277U (zh) 一种发动机摇臂组件

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/09/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.