BRPI0709870A2 - dispositivo de detecÇço de estado de um interruptor, sistema de controle de vâo, e, aeronave - Google Patents

dispositivo de detecÇço de estado de um interruptor, sistema de controle de vâo, e, aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709870A2
BRPI0709870A2 BRPI0709870-7A BRPI0709870A BRPI0709870A2 BR PI0709870 A2 BRPI0709870 A2 BR PI0709870A2 BR PI0709870 A BRPI0709870 A BR PI0709870A BR PI0709870 A2 BRPI0709870 A2 BR PI0709870A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
switch
value
threshold
circuit
resistance
Prior art date
Application number
BRPI0709870-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Guillaume Bonnet
Mathieu Dulaur
Original Assignee
Airbus France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus France filed Critical Airbus France
Publication of BRPI0709870A2 publication Critical patent/BRPI0709870A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H1/00Contacts
    • H01H1/60Auxiliary means structurally associated with the switch for cleaning or lubricating contact-making surfaces
    • H01H1/605Cleaning of contact-making surfaces by relatively high voltage pulses
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H9/00Details of switching devices, not covered by groups H01H1/00 - H01H7/00
    • H01H9/16Indicators for switching condition, e.g. "on" or "off"
    • H01H9/167Circuits for remote indication
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H71/00Details of the protective switches or relays covered by groups H01H73/00 - H01H83/00
    • H01H71/04Means for indicating condition of the switching device
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02HEMERGENCY PROTECTIVE CIRCUIT ARRANGEMENTS
    • H02H3/00Emergency protective circuit arrangements for automatic disconnection directly responsive to an undesired change from normal electric working condition with or without subsequent reconnection ; integrated protection
    • H02H3/02Details
    • H02H3/04Details with warning or supervision in addition to disconnection, e.g. for indicating that protective apparatus has functioned

Landscapes

  • Electronic Switches (AREA)
  • Keying Circuit Devices (AREA)
  • Manipulation Of Pulses (AREA)

Abstract

<B>DISPOSITIVO DE DETECÇçO DE ESTADO DE UM INTERRUPTOR, SISTEMA DE CONTROLE DE VâO, E, AERONAVE<D> O processo de acordo com a presente invenção refere-se a um dispositivo de detecção de um interruptor (1). O dispositivo compreende um circuito (4) de detecção gerando um sinal de valor determinado (VpullUp)quando o valor de uma grande elétrica (Rint) caracterizando o estado do interruptor é inferior a um limiar chamado limiar inferior (Rfechado) e/ou um sinal de valor diferente quando o valor da referida grande elétrica é superior a um limiar diferente do limiar inferior, chamado limiar superior (Raberto). A presente invenção refere-se igualmente aos sistemas de controle de vôo em que o referido dispositivo é implementado e a aeronave compreende os referidos sistemas.

Description

DE DETECÇÃO DE ESTADO DE UM INTERRUPTOR,SISTEMA DE CONTROLE DE VÔO, E, AERONAVE"
A presente invenção refere-se a um dispositivo de detecção deestado de um interruptor permitindo detectar com precisão o fechamento e/oua abertura de um interruptor.
DOMÍNIO TÉCNICO
Um interruptor na presente invenção é um dispositivo eletrônicopermitindo interromper ou autorizar a passagem de uma corrente. Existemdiferentes tipos de interruptores, como os interruptores com acionamentomecânico, eletromagnético, relês. A presente invenção se aplica a qualquertipo de interruptor para o qual existe, entre o estado aberto e fechado, umadiferença mensurável no valor de uma grandeza elétrica, como, por exemplo,a tensão nos terminais do interruptor, a resistência do interruptor, a correnteatravessando o interruptor, a potência consumida pelo interruptor ... Areferida grandeza elétrica caracteriza o estado do interruptor.
TÉCNICA ANTERIOR
No estado normal, quando um interruptor 1 aberto (figura 1) sefecha (figura 2), a tensão U em seus terminais é nula (U+0) ou praticamentenula. Ora, quando um interruptor não é usado com freqüência, pode acontecerdele não funcionar mais corretamente: como mostrado na figura 3, ointerruptor 1 apresenta em seus terminais uma resistência 2 chamada Rint nãonegligenciável no estado fechado. As causas são múltiplas: umidade, contatossujos... Como mostrado na figura 3, a tensão U nos terminais do interruptor éigual segundo a lei de Ohm ao produto de sua resistência Rint pelaintensidade de corrente I que o atravessa (U=Rint*I).
Decorre daí conseqüências sobre a leitura da informaçãotransmitida pelo interruptor. Assim, a informação relativa ao fechamento docontato não é transmitida no momento desejado ou mesmo não é transmitidade todo. A título ilustrativo, captores tipo "Pitch trim" (interruptores)implantados na alavanca de manobras de um piloto ou co-piloto em umacabine do avião permitindo restabelecer a tangagem do avião; em caso de malfuncionamento destes captores, a informação proveniente da manipulação daalavanca de comando não alcança ou chega errada aos computadores de vôo epodem notadamente induzir problemas de segurança.
Um objetivo da invenção é detectar a abertura e/ou o fechamentodo interruptor de modo preciso a fim de que as informações transmitidas pelointerruptor sejam confiáveis e utilizáveis pelo sistema que recebe as referidas informações.
EXPOSIÇÃO DA INVENÇÃO
O princípio da solução proposta consiste em definir o estadofechado como o estado aberto pela passagem de um limiar no valor de umagrandeza elétrica caracterizando o estado do interruptor e, por exemplo, novalor da resistência do interruptor : o interruptor é considerado como fechadoquando o valor da resistência do interruptor é inferior a Rfechado (porexemplo 5kohms) e aberto quando o valor da resistência do interruptor ésuperior a Raberto (por exemplo, 10kohms).
A presente invenção poderia igualmente utilizar o valor da tensão nos terminais da resistência do interruptor : o interruptor é considerado comofechado quando o valor da tensão nos terminais do interruptor é inferior aVfechado e aberto quando o valor da tensão nos terminais do interruptor ésuperior a Vaberto.
A presente invenção refere-se a um dispositivo de detecção deestado de um interruptor compreendendo um interruptor, um circuito dealimentação do referido interruptor caracterizado em que ele compreende umcircuito de detecção gerando um sinal de valor determinado (VpullUp)quando o valor de uma grandeza elétrica (Rint) caracterizando o estado dointerruptor é inferior a um limiar chamado limiar inferior (Rfechado) e/ou umsinal de valor diferente quando o valor da referida grandeza elétrica é superiora um limiar diferente do limiar inferior, chamado limiar superior (Raberto).
Uma das vantagens do dispositivo de acordo com a presenteinvenção é a precisão de detecção da abertura e fechamento do interruptorqualquer que seja a degradação física do interruptor. Mesmo se o interruptorapresentar uma resistência no estado fechado, o dispositivo detecta, pelapassagem da corrente, o referido estado.
De acordo com uma forma particular do dispositivo da presenteinvenção, a referida grandeza elétrica é a resistência Rint do interruptor e ocircuito (4) de detecção gera um sinal quando o valor da resistência é inferiora um limiar inferior de resistência (R<Rfechado) e/ou um sinal de valordiferente quando o valor da resistência é superior a um limiar superior deresistência (R>Raberto).
Um dos sinais indica o estado de fechamento e o outro sinal oestado de abertura.
Assim, o dispositivo de acordo com a presente invenção indicade modo claro e preciso o estado de abertura e de fechamento do interruptor.
De acordo com a referida forma particular, o circuito de detecçãogera na saída dois valores de grandezas diferentes, um primeiro valor para oqual o interruptor é considerado no estado fechado, quando a resistência Rinté inferior a um primeiro limiar de resistência (R<Rfechado), um segundovalor para o qual o interruptor é considerado no estado aberto, quando aresistência Rint é superior a um segundo limiar de resistência (R>Raberto).
De acordo com uma forma particular do dispositivo de acordocom a presente invenção, o dispositivo compreende um circuito de adaptaçãogerando uma tensão função do valor da resistência do interruptor na entradado referido circuito de detecção.De acordo com uma forma particular do circuito de detecção, deacordo com a presente invenção, o circuito de detecção compreende umcircuito de histerese gerando um primeiro valor de tensão em saída(VD=VpullUp) para uma tensão de entrada inferior a um primeiro limiar detensão (VHyHigh) e um segundo valor de tensão em saída (VD=O) para umatensão em entrada superior a um segundo limiar de tensão (VhyLow). Ocircuito de histerese compreende uma alimentação e resistências de valorestais que ele fornece uma corrente permitindo limpar o contato do interruptor.
De acordo com uma forma particular do circuito de adaptação de acordo com a presente invenção, o circuito de adaptação compreende umaponte resistiva gerando uma tensão em saída função do valor da resistência dointerruptor, resistências e uma alimentação.
De acordo com uma aplicação particular, a presente invençãorefere-se a um sistema de controle de vôo equipado com um dispositivo dedetecção de estado de um interruptor de acordo com a presente invenção.
De acordo com uma aplicação particular, a presente invençãorefere-se a uma aeronave equipada com um dispositivo de detecção do estadode um interruptor de acordo com a presente invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Outros fins, vantagens e características da invenção aparecerãona leitura da seguinte descrição do dispositivo de acordo com a invenção,dada a título de exemplo não limitativo com referência aos desenhos anexosem que:
• as figuras 1 e 2 são uma representação esquemática e teórica deum interruptor, respectivamente no estado aberto e no estado fechado;
• a figura 3 representa de modo esquemático um interruptor noestado fechado apresentando em situação real uma resistência nãonegligenciável;• a figura 4 é uma representação esquemática simplificada dosdiferentes circuitos que compreende o dispositivo de acordo com a presenteinvenção;
• a figura 5 é uma representação esquemática eletrônica de umaforma de realização do circuito de detecção representado na figura 4;
• a figura 6 é um diagrama representando o funcionamento daforma de realização do circuito de detecção representado na figura 5, a saberos valores de tensão em saída em função dos valores de tensão em entrada doreferido circuito de detecção;
· a figura 7 é uma representação esquemática eletrônica de umaforma de realização do circuito de adaptação representado na figura 4;
• a figura 8 é uma representação esquemática eletrônica de umaparte do circuito de adaptação complementar à representada na figura 7;
• a figura 9 é uma representação esquemática eletrônica de umaforma de realização do circuito de formatação representado na figura 4;
• a figura 10 é um diagrama representando o funcionamento daforma de realização do circuito de formatação representado na figura 9, asaber os valores de tensão em saída em função dos valores de tensão ementrada do referido circuito de formatação;
· a figura 11 é uma representação esquemática eletrônica de umaforma de realização do dispositivo de acordo com a presente invenção;
MODO DE REALIZAR A INVENÇÃO
O dispositivo 3 de acordo com a invenção visa a detectar ecomunicar os estados de um interruptor 1 : o estado fechado e o estado aberto.Para tanto, o dispositivo 3 de acordo com a presente invenção se baseia sobrea grandeza elétrica caracterizando o estado do interruptor 1 como, porexemplo, a tensão nos terminais do interruptor 1 (U = O quando o interruptor éfechado; U < > 0 quando o interruptor é aberto), a resistência do interruptor(Rint=O quando o interruptor é fechado; Rint< >0 quando o interruptor éaberto), a corrente atravessando o interruptor (i = 0 quando o interruptor éaberto; U< >0 quando o interruptor é fechado) ...
Como ilustrado na figura 4, a presente invenção compreende um circuito 4 de detecção gerando um sinal de valor determinado indicando oestado aberto (ou fechado) quando o valor da referida grandeza é inferior aum limiar e/ou um sinal de valor diferente indicando o estado fechado (ouaberto) quando o valor da referida grandeza elétrica é superior a um segundolimiar diferente do primeiro. Deste modo, apesar da existência de umaresistência ou de uma tensão não nula nos terminais de um interruptorfechado, o dispositivo detecta o estado fechado do interruptor porintermediário de um limiar (IKUlimiar ou R<Rlimiar).
O dispositivo 3, representado na figura 4, compreende umcircuito 4 de detecção de um interruptor 1 alimentado pelo circuito 5 dealimentação e, de modo opcional, um circuito 6 de adaptação / filtro, umcircuito 7 de formatação e um circuito 8 de proteção.
O circuito 6 de adaptação permite notadamente fazer depender osinal transmitido ao circuito 4 de detecção da grandeza caracterizando oestado do interruptor. O circuito 7 de formatação modifica o sinal gerado pelo circuito 4 de detecção para ser lido pelo circuito devendo receber ainformação relativa ao estado do interruptor. O circuito 8 de proteção protegeo circuito 5 de alimentação do interruptor 1.
Na forma de realização particular ilustrada nas figuras 5 a 11, apresente invenção comporta um circuito 4 de detecção permitindo gerar um primeiro sinal correspondendo ao estado fechado quando o valor daresistência do interruptor é inferior a um limiar Rfechado (Rint<Rfechado) egerar um segundo sinal correspondendo ao estado aberto quando o valor daresistência do interruptor é superior a um limiar Raberto (Rint>Raberto)diferente do referido limiar Rfechado. Existe um patamar de valores deresistência de interruptor para o qual o estado é indefinido, entre Rfechado eRaberto. Os circuitos podem ser concebidos para indicar o estado fechadoquando o valor da resistência do interruptor é superior a um limiar Raberto(Rint>Raberto) e o estado aberto quando o valor da resistência do interruptoré inferior a um limiar Rfechado (Rint<Rfechado), diferente do referido limiarRaberto. Na forma de realização detalhada abaixo, e como será entendido aseguir, basta, por exemplo, inverter o circuito disparador (trigger)representado na figura 9.
Como representado na figura 4, o interruptor 1 é alimentado porum circuito 5 de alimentação.
Para detectar o valor da resistência do interruptor, a presenteinvenção compreende um circuito 6 de adaptação permitindo, com o circuito5 de alimentação, fazer depender a grandeza (por exemplo uma tensão VA)transmitida ao circuito 4 de detecção, da resistência do interruptor Rint. Ocircuito de adaptação adapta a grandeza caracterizando o estado do interruptor(no exemplo ilustrado Rint) para a transmissão ao circuito 4 de detecção (noexemplo ilustrado através de uma tensão VA). O circuito 6 de adaptação temigualmente por função fazer passar suficientemente corrente na resistência dointerruptor Rint no estado fechado para "limpar o contato do interruptor".
O circuito 6 de adaptação é opcional: com efeito, em algumasformas de realização da presente invenção, o circuito 4 de detecção podedetectar diretamente a grandeza caracterizando o estado do interruptor(quando a grandeza utilizada é uma tensão, por exemplo).
O dispositivo 3 compreende de modo opcional um circuito 7 deformatação permitindo a adaptação da informação comunicada pelo circuito 4de detecção (por exemplo, uma tensão VD) com o sistema destinado a receber,como por exemplo no caso previamente mencionando do captor "Pitch Trim",a adaptação às limitações impostas pelo computador. No exemplo ilustrado, ocaptor é conectado ao computador de bordo através de um FPGA (FieldProgrammable Gate Array - rede de portas programáveis in situ): o circuito 7formata o sinal gerado pelo circuito 6 de adaptação Va para ser lido peloFPGA. Com efeito, o FPGA requer bordas de subida e de descida rápidasdependendo do tipo de componente. O circuito de formatação redireciona asbordas para a leitura de FPGA.
De acordo com uma forma ilustrativa de realização particular dainvenção representada na figura 5, o circuito 4 de detecção compreende umcomparador 9 de histerese. A figura 6 representa a tensão V0 gerada pelocomparador de histerese em função da tensão de entrada VA. O circuito 4 dedetecção gera uma tensão em saída V0 que depende da tensão presente ementrada VA. Na presente forma de realização, como será descrito em detalhesabaixo, o circuito 6 de adaptação e o circuito 5 de alimentação permitem geraruma tensão Va em entrada do circuito 4 de detecção que é função daresistência do interruptor (Rint).l Assim, o circuito 4 de detecção gera, emsaída, um sinal Vd que é função da resistência do interruptor Rint. Os valoresdos componentes, e em particular das resistências e das alimentaçõesincluídas nos dois circuitos, são selecionados de modo a detectar asresistências desejadas para definir os estados de abertura e de fechamento.
A descrição que segue descreve em maiores detalhes ofuncionamento de cada um dos circuitos nas formas representadas nas figuras5 a 11.
Como mostrado na figura 7, os circuitos 8 de proteção e 6 deadaptação não são dissociados, como ilustrado na figura 4. De acordo com asformas de realização, os circuitos realizando as funções ilustradas na figura 4podem ser organizados de modo diferente. O interruptor 1 é alimentado porum circuito 5 de alimentação de +15V. A tensão de alimentação e/ou osvalores das resistências 10 (Rl) e 11 (R2) são ajustados de modo a fornecersuficientemente corrente para "limpar o contato do interruptor". O circuito 6de adaptação permite a leitura da resistência do interruptor 1 Rint através deuma ponte resistiva constituída pelas resistências 10 (RI), 2 (Rint) e 11 (R2),a alimentação 5 e a tensão gerada no circuito 4 de detecção VA.
A tensão Va de modo conhecido vale para uma ponte resistiva detipo ilustrado na figura 7:
<table>formula see original document page 10</column></row><table>
A tensão Va gerada no circuito 4 de detecção é assim função daresistência 2 do interruptor Rint.
O circuito 6 de adaptação compreende um diodo 12compreendido entre a alimentação 5 do interruptor e a entrada do interruptor1. Na forma de realização ilustrada, o diodo 12 se encontra entre a saída daresistência 10 e a entrada do interruptor 1. O diodo protege a alimentação 5 dointerruptor 1 contra eventuais tensões Va de valor muito elevado (no casopresente, superior a +15V) aplicado por descuido sobre o diodo 12 quando ointerruptor 1 não se encontra ramificado no circuito 4 de detecção. A tensãoVa gerada na entrada do circuito 4 de detecção tem então por valor:
<table>formula see original document page 10</column></row><table>
e depende portanto sempre da resistência 2 do interruptor (Rint).A alimentação 5 deve igualmente ser protegida contra umaconexão à massa do diodo 12: trata-se, neste caso, de um curto-circuito àmassa de alimentação. A este efeito, os valores das resistências sãoselecionados a fim de evitar que a resistência 10 não dissipe muita potência.
Os valores das resistências Rl e R2 são selecionados para teruma corrente mínima dita "corrente de limpeza" (por exemplo da ordem deIOmA) circulando no interruptor 1 em posição fechada e uma tensão Va nãomuito grande com relação à tensão admissível pelo circuito de histerese (porexemplo, da ordem de 5V). Ora, a corrente I circulando no interruptor é:
<formula>formula see original document page 11</formula>
As resistências 10 e 11 (RI e R2) são portanto selecionadas noexemplo ilustrado para que I>10ma e U<5V quando a resistência dointerruptor tende a ser próxima de zero. E efetivamente necessário que atensão Va não seja superior à tensão admissível para o comparador dehisterese.
O circuito 6 de adaptação pode igualmente suprir a função defiltro. A figura 8 representa o sub-conjunto de filtro a conectar à saída docircuito representado na figura 7.
A resistência R2 do circuito representado na figura 8 correspondeà representada na figura 7; como visto previamente, ela entra no cálculo datensão VA. A rede R3C apresentada na figura 8 é um filtro de freqüência decorte:
<formula>formula see original document page 11</formula>
De acordo com a forma de realização particular, a resistência R3é fixada a 100 kQ. De modo que a freqüência de corte em saída deste blocoesteja compreendido entre 50 Hz e 100 Hz, o valor da capacidade C deve serportanto igual a 22 nF. A freqüência de corte obtida é fraca de modo a filtraros ruídos eventuais do interruptor ou provenientes de erros de manipulações.
A tensão Va que é função do valor da resistência 2 do interruptorcomo visto previamente é aplicada à entrada do circuito 9 de histerese. Comomostrado na figura 6, representando os valores de tensão em saída em funçãodos valores de tensão em entrada do circuito de histerese, a tensão de saída V0toma dois valores diferentes segundo a tensão de entrada Va: quando a tensãoem entrada Va é inferior a VHy High, a tensão em saída do circuito Vd éigual a Vpullup e quando a tensão em entrada Va é superior a VHy Low5 atensão em saída do circuito é igual a zero. O circuito de histerese permite,portanto, detectar a abertura e o fechamento do interruptor com precisão:como visto previamente, o interruptor é considerado como fechado quando aresistência Rint do interruptor é inferior ao valor limiar Rfechado (ligado aVhy High) (por exemplo 5kohms). Quando a resistência Rint do interruptor éinferior ao valor limiar Rfechado (ligado a Vhy Low),
- a tensão em entrada do circuito de histerese, sendo igual àtensão Va de saída do circuito de adaptação e, portanto, função da resistênciado interruptor Rint (e mais precisamente de 1/Rint de acordo com a fórmulaexplicitada previamente), é superior a uma tensão limiar VHy Low;
- a tensão em saída do circuito de histerese é então igual a 0.Assim, quando a tensão de saída do circuito 9 de histerese é iguala 0, o interruptor é considerado como fechado porque ele envia um sinal emsaída do circuito 7 de formatação (disparador 18), como será visto a seguir naforma de realização descrita, correspondendo a um estado elevado.
Considerando que a resistência Rint do interruptor permaneceinferior ao segundo valor limiar Raberto, ou seja, enquanto a tensão ementrada do circuito de histerese é superior à tensão limiar VHy High, a tensãoem saída do circuito de histerese é igual a 0. O interruptor é consideradocomo fechado.
Do mesmo modo, o interruptor é considerado como abertoquando a resistência Rint do interruptor é superior ao valor limiar Raberto(por exemplo, IOkohms). Quando a resistência Rint do interruptor é superiorao valor limiar Raberto,
- a tensão em entrada do circuito de histerese, sendo igual àtensão Va de saída do circuito de adaptação e, portanto, função da resistênciado interruptor Rint (e mais precisamente de 1/Rint de acordo com a fórmulaexplicitada previamente), é inferior a uma tensão limiar VHy High;
- a tensão em saída do circuito de histerese é então igual aVPullUp.
Assim, quando a tensão de saída do circuito 7 de histerese é iguala VPullUp, o interruptor é considerado como fechado porque ele envia umsinal em saída do circuito 7 de formatação (disparador 18), como será vistoabaixo na forma de realização descrita, correspondendo a um estado baixo.
Considerando que a resistência Rint do interruptor permanecesuperior ao segundo valor limiar Rfechado, seja enquanto que a tensão ementrada do circuito de histerese é inferior à tensão limiar VHy Low, a tensãoem saída do circuito de histerese é igual a VPullUp. O interruptor éconsiderado como aberto.
Assim, quando a resistência Rint do interruptor estácompreendida entre o valor limiar fechado Rfechado e o valor limiar abertoRaberto ou igual a estes valores de limiar, a tensão em saída do circuito dehisterese conversa o valor do estado precedente.
Se quando da partida ou de uma reinicialização ou equivalente, aresistência toma um valor compreendido entre Raberto e Rfechado, o circuitogera um valor por defaut. Uma temporização é prevista a jusante do presentedispositivo para deixar o tempo para este gerar um sinal correspondendo aoestado do interruptor.
A tabela abaixo associa a tensão de saída do circuito 4 Vd aosvalores da tensão de entrada, suprindo assim uma informação sobre o valor daresistência do interruptor:<table>table see original document page 14</column></row><table>
Vd (t-1) significa o valor de V0 no instante precedente.
As resistências Rfechado e Raberto são selecionadas de modo agerar um sinal correspondendo ao estado preciso do interruptor. Assim, separa o interruptor selecionado o valor limiar Rfechado, além daquele em queo interruptor é considerado como fechado pelo fabricante, for 4kQ, o valorselecionado poderá ser, por exemplo, 5kQ para assegurar uma margem deerro. Ao contrário, os valores de limiar serão selecionados de modo que nãose tem nenhuma recuperação possível entre os mesmos: Não será possível terRfechado<Raberto. Assim, cada valor de resistência é representativo de umestado único do interruptor. Deste modo, o dispositivo gera uma informaçãoprecisa e confiável sobre a abertura ou o fechamento do interruptor.
De modo conhecido, os limiares de histerese VHy Low e VHyHigh são obtidos por fórmulas clássicas dependentes das resistências ealimentação do circuito 9 de histerese representado na figura 5:
<formula>formula see original document page 14</formula>
Os valores das resistências 13 (R4), 14 (R5) e 15 (R6) e dealimentação 16 (aqui, +5V) do circuito de histerese são, portanto,selecionados de modo a ter uma tensão VHy Low correspondendo a umaresistência do interruptor de Rfechado=5kQ e uma tensão VHy Highcorrespondendo a uma resistência do interruptor de Raberto=IOkQ. Osvalores de limiar de 5 kQ e 10 kQ são selecionados de modo a caracterizar omelhor possível o estado de abertura e de fechamento da referida resistênciaapós testar a mesma. Estes valores são portanto dados a título ilustrativo e nãodevem ser, em nenhum caso, limitativos. Os valores das tensões VHy Low eVHy High são obtidos com a fórmula dada acima:
<formula>formula see original document page 15</formula>
A resistência 17 Rpullup (figura 5) deve ser inferior à resistência15 (R6) de modo a não fazer cair a tensão em saída do comparador dehisterese Vd quando ele está em um estado elevado (igual a Vpullup).
De acordo com uma forma de realização ilustrativa da presenteinvenção, o circuito 7 de formatação (figura 4) compreende um circuito 18disparador de Schmitt: uma representação do circuito 18 de tipo conhecido édada na figura 9. O circuito 18 eleva o nível de tensão V0 de saída do circuito4 de detecção de modo a torná-lo compatível se necessário com o circuitorecebendo, em entrada, a tensão de saída VD. NO exemplo usado acima napresente descrição, o interruptor é um captor de posição conectado a umcomputador de vôo através de um FPGA: a tensão de saída Vd do circuito dedetecção é realçada com a ajuda do circuito 18 disparador a fim de otimizar otratamento dos dados e no exemplo ilustrado, como visto previamente paramelhorar as bordas de subida e de descida. Os níveis de tensão de saída delimiar do disparador dependem da alimentação 19 que pode ser de +3,3 Voltsou outro. O limiar Velevado do circuito 18 disparador é selecionado de modoque VPunUp>Veievado.
A figura 10 representa os valores de tensão em saída dodisparador em função dos valores de tensão em entrada. Quando a tensão ementrada é igual a 0, a tensão em saída é igual a Vadapt^ o interruptor 1 éconsiderado como fechado. Quando a tensão em entrada é igual a VpullUp(VpullUp sendo superior a VeieVado), a tensão em saída é igual a 0: ointerruptor é considerado como aberto. A tensão Vadapt é realçada em relaçãoà tensão VpullUp para adaptar a mesma quando da transmissão do circuitorecebendo a tensão Vm.
A figura 11 representa um exemplo de forma de realização dodispositivo 3. O dispositivo 3 compreende um circuito 5 de adaptação, umcircuito 4 de detecção, e um circuito 6 de formatação.

Claims (11)

1. Dispositivo de detecção de estado de um interruptorcompreendendo um interruptor (1), um circuito de alimentação (5) do referidointerruptor (1) caracterizado pelo fato de que ele compreende um circuito (4)de detecção gerando um sinal de valor determinado (VpullUp) quando o valorde uma grandeza elétrica (Rint) caracterizando o estado é inferior a um limiarchamado limiar inferior (Rfechado) e/ou um sinal de valor diferente quando ovalor da referida grandeza elétrica é superior a um limiar diferente do limiarinferior, chamado limiar superior (Raberto).
2. Dispositivo de detecção de estado de um interruptor,caracterizado pelo fato de que quando o valor da referida grandeza elétrica(Rint) está compreendido entre o valor limiar inferior e o valor limiar superiorou igual a estes valores de limiar, o circuito gera um sinal idêntico ao doestado precedente.
3. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que a referida grandeza elétrica é a resistência (2)Rint do interruptor (1) e em que o circuito (4) de detecção gera um sinalquando o valor da resistência (2) é inferior a um limiar inferior de resistência(R<Rfechado), e/ou um sinal de valor diferente quando o valor da resistência(2) é superior a um limiar superior de resistência (R>Raberto).
4. Dispositivo de detecção de acordo com uma das reivindicações-1 a 3, caracterizado pelo fato de que um dos sinais indica o estado defechamento e o outro sinal o estado de abertura.
5. Dispositivo de detecção de acordo com uma das reivindicações-1 a 4, caracterizado pelo fato de que o circuito (4) de detecção gera, na saída,dois valores de grandezas diferentes, um primeiro valor para o qual ointerruptor é considerado no estado fechado, quando a resistência Rint éinferior a um primeiro limiar de resistência (R<Rfechado), um segundo valorpara o qual o interruptor é considerado no estado aberto, quando a resistênciaRint é superior a um segundo limiar de resistência (R>Raberto).
6. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 3 a 5,caracterizado pelo fato de que ele compreende um circuito de adaptação (5)gerando uma tensão função do valor da resistência (2) do interruptor ementrada do referido circuito (4) de detecção.
7. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 3 a 6,caracterizado pelo fato de que o circuito (4) de detecção compreende umcircuito (7) de histerese gerando um primeiro valor de tensão em saída(VD=VpullUp) para uma tensão em entrada inferior a um primeiro limiar detensão (VHyHigh) e um segundo valor de tensão em saída (VD=O) para umatensão em entrada superior a um segundo limiar de tensão (WhyLow).
8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de que o circuito (5) de adaptação compreende uma ponte resistivagerando uma tensão em saída função do valor da resistência (2) dointerruptor, resistência (10, 11) e de uma alimentação (9).
9. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de que o circuito de histerese compreendeuma alimentação e as resistências de valores tais que ele fornece uma correntepermitindo limpar o contato do interruptor.
10. Sistema de controle de vôo, caracterizado pelo fato de que elecompreende um dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 9.
11. Aeronave, caracterizada pelo fato de que ela compreende odispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 10.
BRPI0709870-7A 2006-04-04 2007-04-03 dispositivo de detecÇço de estado de um interruptor, sistema de controle de vâo, e, aeronave BRPI0709870A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0602915A FR2899373B1 (fr) 2006-04-04 2006-04-04 Dispositif de detection d'etat d'un interrupteur
FR0602915 2006-04-04
PCT/EP2007/053231 WO2007113295A1 (fr) 2006-04-04 2007-04-03 Dispositif de detection d'etat d'un interrupteur

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0709870A2 true BRPI0709870A2 (pt) 2011-07-26

Family

ID=37460038

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709870-7A BRPI0709870A2 (pt) 2006-04-04 2007-04-03 dispositivo de detecÇço de estado de um interruptor, sistema de controle de vâo, e, aeronave

Country Status (9)

Country Link
US (1) US9064649B2 (pt)
EP (1) EP2002455B1 (pt)
JP (1) JP5312316B2 (pt)
CN (1) CN101410918B (pt)
BR (1) BRPI0709870A2 (pt)
CA (1) CA2645960A1 (pt)
FR (1) FR2899373B1 (pt)
RU (1) RU2443035C2 (pt)
WO (1) WO2007113295A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102010026919A1 (de) * 2010-07-13 2012-01-19 Leopold Kostal Gmbh & Co. Kg Verfahren zur Erfassung einer Schaltstellung einer Schalteinrichtung
JP5842123B2 (ja) * 2011-03-22 2016-01-13 パナソニックIpマネジメント株式会社 電磁開閉装置
DE102011015220B4 (de) * 2011-03-25 2014-01-23 Phoenix Contact Gmbh & Co. Kg Kommunikationssystem mit überwachtem Eingangszustand einer Eingangseinrichtung sowie Stromerhöhungseinrichtung
CN102866351B (zh) * 2012-09-13 2014-07-09 十堰科纳汽车电器有限公司 一种开关状态检测电路
CN107015106A (zh) * 2017-06-02 2017-08-04 广州思壮电气股份有限公司 接地状态检测单元、接地装置及接地状态检测方法
DE102018101517A1 (de) * 2018-01-24 2019-07-25 Ebm-Papst Mulfingen Gmbh & Co. Kg Kontaktschutzbestromung

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3281829A (en) * 1963-12-20 1966-10-25 Burroughs Corp Contact wetter and encoder
US4602134A (en) * 1983-03-29 1986-07-22 Sace, Incorporated Telephone tester
US4588978A (en) * 1984-06-21 1986-05-13 Transensory Devices, Inc. Remote switch-sensing system
CN87211222U (zh) * 1987-09-24 1988-05-25 王刚 一种任意多联串接式电开关
RU2006123C1 (ru) * 1989-10-17 1994-01-15 Вячеслав Сергеевич Пилюшенко Устройство автоматического повторного включения быстродействующего выключателя
US5488323A (en) * 1994-12-14 1996-01-30 United Technologies Corporation True hysteresis window comparator for use in monitoring changes in switch resistance
DE69514090T2 (de) * 1995-03-31 2000-05-25 St Microelectronics Srl Oszillatorschaltung mit einer versorgungsspannungsunabhängigen Oszillatorfrequenz
JPH1122980A (ja) 1997-07-04 1999-01-26 Rinnai Corp スイッチ状態判定装置
JP3587802B2 (ja) 2001-05-21 2004-11-10 富士通テン株式会社 スイッチの接点腐食防止装置
DE10124910B4 (de) * 2001-05-22 2005-07-07 Robert Bosch Gmbh Vorrichtung und Verfahren zum Erfassen von Schaltzuständen und zum Reduzieren von Ruheströmen von Schalteinrichtungen
US6593758B2 (en) * 2001-08-02 2003-07-15 Honeywell International Inc. Built-in test system for aircraft indication switches
DE10347979A1 (de) * 2003-10-15 2005-05-19 Voith Turbo Gmbh & Co. Kg Diagnostizierbare Schalteranordnung

Also Published As

Publication number Publication date
RU2008143327A (ru) 2010-05-10
FR2899373B1 (fr) 2013-03-15
EP2002455A1 (fr) 2008-12-17
CN101410918A (zh) 2009-04-15
US9064649B2 (en) 2015-06-23
RU2443035C2 (ru) 2012-02-20
US20100052705A1 (en) 2010-03-04
CN101410918B (zh) 2013-07-31
WO2007113295A1 (fr) 2007-10-11
CA2645960A1 (fr) 2007-10-11
JP2009532835A (ja) 2009-09-10
FR2899373A1 (fr) 2007-10-05
JP5312316B2 (ja) 2013-10-09
EP2002455B1 (fr) 2013-12-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP7227677B2 (ja) パイロヒューズ回路
BRPI0709870A2 (pt) dispositivo de detecÇço de estado de um interruptor, sistema de controle de vâo, e, aeronave
CN103235614B (zh) 一种热定影器的安全控制电路
BRPI1105402A2 (pt) Circuito de comutação e método de teste de um circuito de comutação
BRPI1105399A2 (pt) Método de teste de um dispositivo protetor de tensão e equipamento de teste para dispositivo de proteção
BR102015019233B1 (pt) Circuito de interface de sensor, e, método para detectar vazamento de corrente dentro de um circuito de interface de sensor
WO2008030498A3 (en) Identification with temperature dependent resistive device
JP6789387B2 (ja) 電子制御装置
BR112015001081B1 (pt) conjunto de circuito para detectar um tipo de válvula magnética
KR20100075403A (ko) 온도 검출 회로
KR102303674B1 (ko) 제어 유닛을 위한 전력 공급 디바이스 및 전력 공급 모니터링 방법
CN104567947A (zh) 磁性传感器电路
US20110194217A1 (en) Power supplies with testable current limiters, and methods of operating same
JP2009532835A5 (pt)
JP2008164519A (ja) スイッチングトランジスタの故障検出方法、及び、故障検出回路
EP3081950B1 (en) Method for electronically testing integrity of ideal diode components used in or&#39;d voltage bus
US10386425B2 (en) Method and system for managing power faults
JP6702780B2 (ja) 保護回路自己診断装置及び保護回路診断方法
CN109416992A (zh) 监测飞行器的控制手柄的控制接触器的状态的非相似冗余监测系统
JP2015175759A (ja) 電流測定装置
US9690643B2 (en) Engine-control computer and method for detecting failures of such a computer
JP2015021954A (ja) 電流制御装置
JP2007198927A (ja) 抵抗検査方法
Leilei et al. Research and development for landing gear test interface unit for one type aircraft
KR20140004353A (ko) 고장 검출 가능한 스위치 회로

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS SAS (FR)

Free format text: TRANSFERIDO POR INCORPORACAO DE: AIRBUS FRANCE

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2307 DE 24/03/2015.