BRPI0708812A2 - utensÍlio domÉstico para lavagem e/ou secagem de roupas - Google Patents

utensÍlio domÉstico para lavagem e/ou secagem de roupas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708812A2
BRPI0708812A2 BRPI0708812-4A BRPI0708812A BRPI0708812A2 BR PI0708812 A2 BRPI0708812 A2 BR PI0708812A2 BR PI0708812 A BRPI0708812 A BR PI0708812A BR PI0708812 A2 BRPI0708812 A2 BR PI0708812A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
heating
drying
household appliance
electrodes
moisture content
Prior art date
Application number
BRPI0708812-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Elisabetta Bari
Nicola Reid
Maurizio Ugel
Original Assignee
Eletrolux Home Products Corp N V
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eletrolux Home Products Corp N V filed Critical Eletrolux Home Products Corp N V
Publication of BRPI0708812A2 publication Critical patent/BRPI0708812A2/pt
Publication of BRPI0708812B1 publication Critical patent/BRPI0708812B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F58/00Domestic laundry dryers
    • D06F58/16Domestic laundry dryers having heatable surfaces for contacting the laundry
    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F58/00Domestic laundry dryers
    • D06F58/20General details of domestic laundry dryers 

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Control Of Washing Machine And Dryer (AREA)
  • Drying Of Solid Materials (AREA)
  • Accessory Of Washing/Drying Machine, Commercial Washing/Drying Machine, Other Washing/Drying Machine (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Abstract

UTENSÍLIO DOMÉSTICO PARA LAVAGEM E/OU SECAGEM DE ROUPAS. A presente invenção refere-se a utensílio doméstico para lavagem e/ou secagem de roupas compreendendo um invólucro externo (2) dotado de uma mesa de trabalho (3) e meios de aquecimento (7) para secagem de roupas colocadas na mesa de trabalho (3), em que a mesa de trabalho (3) ou os meios de aquecimento (7) compreendem meios sensores (8) adaptados para detectar o teor de umidade das referidas roupas, os meios de controle sendo proporcionados para operar os referidos meios de aquecimento (7) em resposta ao teor de umidade que está sendo detectado pelo referidos meios sensores (8).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "UTENSÍLIODOMÉSTICO PARA LAVAGEM E/OU SECAGEM DE ROUPAS".
A presente invenção refere-se a um utensílio doméstico paralavagem e/ou secagem de roupas.
O pedido de patente europeu N9 05102644.1 descreve um uten-sílio doméstico para lavagem e/ou secagem de roupas, que compreende uminvólucro externo dotado de um de uma mesa de trabalho e meios de aque-cimento para secar roupas dispostas na mesma mesa de trabalho.
Essa disposição permite que roupas feitas de materiais têxteisdelicados, tais como casimira, que não estão adaptados para sujeição à se-cagem regular em uma secadora de roupas devido às tensões mecânicas,principalmente na forma de impactos, aos quais as fibras têxteis serão lásubmetidas, sejam secas em uma maneira adequadamente suave, ao mes-mo tempo em que afasta a necessidade de que processos consumidores detempo conhecidos, tais como a secagem em linha ou a secagem plana, se-jam usados com essa finalidade.
O tempo necessário para que uma roupa fique completamenteseca é determinado pela espécie de material de que a roupa é feita, juntocom a forma da mesma roupas e o seu teor de umidade. Uma vez que essesparâmetros, usualmente, variam em grande parte de roupa para roupa, ébastante difícil, realmente, que ciclos de secagem temporal predeterminadossejam estabelecidos e planejados de antemão para, efetivamente, levar emconta todos esses parâmetros de modo a assegurar, para cada tempo, umasecagem adequada de cada roupa separada.
Há circunstâncias, realmente, em que esse fato, praticamente,envolve a possibilidade de que as roupas que estão sendo manipuladas - oupelo menos algumas delas - alcancem o grau de secagem desejado bemantes do final do ciclo de secagem ter sido selecionado pelo usuário. Nessecaso, portanto, elas serão submetidas a aquecimento excessivo que, prova-velmente, afetará as fibras têxteis e até mesmo as danificará ao ponto emque a roupa não mais é apropriada para uso.
Uma situação como aquela citada acima ainda implica em usoexcessivo de energia, uma vez que - como qualquer um, certamente, é ca-paz de apreciar - o meio de aquecimento, nesse caso, se manterá sendoenergizado por um período de tempo mais longo do que estritamente neces-sário para possibilitar que as roupas sejam completamente secas ou o grauselecionado de secagem seja alcançado.
Portanto, surge para o usuário a necessidade - embora selecio-nando, adequadamente, um dado ciclo de secagem temporal para as roupasa serem manipuladas - de, continuamente, monitorar e verificar as roupaspara o seu estado de secagem real, a fim de impedi-las de passarem poraquecimento excessivo, desnecessário ou - vice-versa - para, possivelmen-te, repetir o ciclo de secagem no caso em que as roupas não estão adequa-damente secas no final daquele recém-concluído.
Portanto, é um objetivo da presente invenção proporcionar umutensílio doméstico aperfeiçoado do tipo citado acima, o qual é eficaz paraafastar as desvantagens citadas acima de utensílios da técnica anterior damesma espécie.
Dentro desse objetivo geral, é uma finalidade da presente inven-ção proporcionar um utensílio doméstico de tipo citado acima que permiteque todos os riscos sejam seguramente evitados, os quais estão, em geral,relacionados com uma roupa que está sendo seca sob aquecimento exces-sivo.
Outra finalidade da presente invenção é proporcionar um utensí-lio doméstico do tipo citado acima que permite que as roupas sejam secas,de modo eficaz, sem que seja requerido que o usuário verifique, diretamen-te, as mesmas roupas quanto ao seu estado de secagem real.
De acordo com a presente invenção, esses objetivos, junto comoutros que se tornarão evidentes da exposição seguinte, são alcançados emuma disposição que incorpora as características conforme definido e citadonas reivindicações de 1 a 12 anexas.
As características e vantagens da presente invenção serão maiscompletamente compreendidas a partir da descrição que é dada no modoabaixo de exemplo não limitativo, com referência aos desenhos anexos, emque:
a figura 1 é uma vista em alçado lateral seccional transversal doutensílio doméstico de acordo com a presente invenção;
a figura 2 é uma vista em perspectiva do utensílio doméstico deacordo com a presente invenção;
a figura 3 é uma vista em perspectiva do utensílio doméstico deacordo com outra modalidade da presente invenção;
a figura 4 é uma vista em perspectiva do utensílio doméstico deacordo com uma outra modalidade da presente invenção;
a figura 5 é uma vista em perspectiva do utensílio domésticomostrado na figura 4, com a esteira de aquecimento em uma condição es-tendida, em que ela é puxada para fora da mesa de trabalho.
O utensílio doméstico para lavagem e/ou secagem de roupas deacordo com a presente invenção - como geralmente indicado com o numeraide referência 1 nas figuras - compreende um invólucro externo 2 com umamesa de trabalho 3 e um painel dianteiro 4 conduzindo controles de entradaoperacionais 5, um tambor giravelmente suportado no interior do invólucroexterno 2 e adaptado para ser carregado com os itens a serem lavados e/ousecos, uma abertura para carregamento e descarregamento dos itens no edo tambor e uma porta 6 para fechamento da abertura.
O utensílio doméstico compreende meios de aquecimento 7, queestão associados com a mesa de trabalho e são adaptados para secar quesão colocadas sobre a mesa de trabalho 3.
A mesa de trabalho 3 ou os próprios meios de aquecimento 7compreendem meios sensores 8 para detectar o teor de umidade das rou-pas. Meios de controle adicionais são proporcionados para operar os referi-dos meios de aquecimento 7 em resposta ao teor de umidade detectado pe-los referidos meios sensores 8.
Os meios de aquecimento 7 compreendem pelo menos umacamada de aquecimento, tal como um elemento de aquecimento elétrico ouresistor, que é integrado na mesa de trabalho 3, de modo que esta última éconvertida em uma superfície de secagem 9 adaptada para suportar roupasque são colocadas em seguida em uma condição plana.
Os meios sensores 8 compreendem um sensor condutimétrico,que é proporcionado perto da superfície de secagem 9 da mesa de trabalho3, de modo a ser adaptado para detectar o valor da condutividade elétrica,conforme medido entre uma pluralidade de seções condutoras adjacentesque formam a superfície de secagem 9 e determinado pelo teor de umidadeda roupa que está sendo colocada para secar na superfície de secagem 9.
Basicamente, o teor de umidade da roupa que está sendo secadetermina o valor da condutividade que está sendo medida entre as diferen-tes seções condutoras da superfície de secagem 9, de modo que uma dimi-nuição no teor de umidade da roupa durante o processo de secagem provo-cará uma diminuição correspondente no valor da condutividade elétrica exis-tente entre as seções condutoras da superfície de secagem 9.
O sensor condutimétrico pode, por exemplo, ser compreendidode uma pluralidade de elementos condutores conectados eletricamente, quesão dispostos na superfície de secagem 9 da mesa de trabalho 3 enquantoentram em contato com a roupa que é colocada sobre a superfície de seca-gem 9.
Através de um circuito elétrico apropriado, o sensor condutimé-tricô é adaptado para detectar e monitorar as variações na condutividadeelétrica que ocorrem entre os vários elementos condutores em seguida àremoção gradual no seu teor de umidade durante o processo de secagem.
Os diferentes valores de condutividade elétrica medida entre asseções condutoras da superfície de secagem 9 podem, portanto, ser postosem relação mútua com graus de secagem correspondentes alcançados acada momento pela roupa que está sendo manipulada.
Os meios de controle são adaptados para comparar os valoresda condutividade elétrica medidos entre as seções condutoras da superfíciede secagem com valores-limite predeterminados, que terão sido, preliminar-mente, derivados de modo experimental para representar diferentes grausfinais de secagem da roupa. Esses graus de secagem final são selecioná-veis pelo usuário pelo estabelecimento de ciclos de secagem corresponden-tes, via o painel de controle do utensílio doméstico. No começo de cada ci-clo, os meios de controle são, de fato, capazes de recuperar de uma memó-ria de armazenamento os valores-limites de condutividade correspondentesao ciclo de secagem que está sendo selecionado pelo usuário.
Além disso, os meios de controle são adaptados para desener-gizar os meios de aquecimento 7 logo que os valores da condutividade me-didos entre as várias seções condutoras da superfície de secagem alcancemos valores-limite correspondentes ao ciclo selecionado.
A condição de fim de ciclo, isto é, a condição em que o grau desecagem desejado é alcançado e o ciclo de secagem tem que ser termina-do, portanto, é determinado automaticamente pelos meios de controle combase nos valores de condutividade detectados pelo sensor condutimétrico eos valores-limite referentes ao ciclo selecionado.
O risco da roupa que está sendo seca ser submetida ao supera-quecimento, portanto, é afastado completamente, enquanto o usuário não émais forçado a verificar continuamente as roupas para o seu estado real desecagem.
Em uma segunda modalidade da presente invenção, os meiossensores 8 compreendem um sensor capacitivo, que é proporcionado emuma disposição em ou sobre a mesa de trabalho e é adaptado para sentir emedir o carregamento capacitivo gerado pelo teor de umidade na roupa co-locada na mesa de trabalho para secar.
Devido à condutividade elétrica da água, uma roupa carregadade umidade, isto é, uma roupa que está impregnada com água de lavagematé um certo ponto, de fato, produzirá um carregamento capacitivo maior doque aquele gerado pela mesma roupa em um estado seco, isto é, uma roupacuja condutividade elétrica é praticamente devido ao material dielétrico únicodo qual é feita. A variação no carregamento capacitivo que é provocada pelaremoção gradual de umidade da roupa, enquanto esta última prossegue nasecagem, naturalmente, pode ser correlacionada com o grau de secagemalcançado pela própria roupa.
O sensor capacitivo compreende uma pluralidade de eletrodos10 proporcionados na mesa de trabalho 3 ao longo da superfície de contatoentre a roupa a ser seca e a mesma mesa de trabalho, isto é, portanto, aolongo da superfície de secagem 9 definida pela mesa de trabalho 3.
Esses eletrodos são conectados aos meios de circuito 11, quepodem, por exemplo, ser compreendidos de um circuito oscilatório ou umdivisor de tensão, embora - como aqueles versados na técnica prontamenteserão capazes de apreciar - nesta conexão, possa ser feito uso de outrostipos de circuito que são, em geral, conhecidos como tal, na técnica. Dequalquer maneira, os meios de circuito 11 são adaptados para detectar emedir o valor da capacitância em cada eletrodo 10 ou, em uma disposiçãodiferente, os meios de circuito 11 são, assim, dispostos para serem capazesde ativar um único eletrodo 10 em um momento, durante aterramento dosrestantes, que podem ser conectados a um potencial de referência ou nãoconectados, em absoluto; dessa maneira, eventualmente eles ativam todosos eletrodos em uma seqüência. Então, os mesmos meios de circuito me-dem o valor da capacitância entre o eletrodo de medição que está sendoativado de cada vez e os outros eletrodos que são aterrados, ao contrário,assim, obtendo um valor da capacitância para cada um dos eletrodos 10.
De preferência, esses eletrodos 10 são cobertos com uma ca-mada fina de isolamento adaptada para impedir os eletrodos 10 de seremcapazes de entrar em contato direto com a umidade, visto que isso, natural-mente, afetará a precisão das medições de capacitância feitas nos mesmoseletrodos. Em uma modalidade alternativa, os próprios eletrodos 10 são in-tegrados ou embutidos dentro da espessura da mesa de trabalho 3, de modoa se revelarem como sendo posicionados nas proximidades da superfície damesa de trabalho, a qual é proporcionada para suportar uma roupa a sercolocada em seguida para secagem. Essa disposição é eficaz para assegu-rar que os eletrodos 10 estão isolados seguramente, enquanto, ao mesmotempo, mantém a sensitividade de detecção nos mesmos eletrodos 10 emum nível adequadamente alto.
O sensor capacitivo está adaptado para detectar em cada ele-trodo único o valor da capacitância que é causado pelo acoplamento capaci-tivo de cada eletrodo único com o teor de água da roupa, em que altos valo-res de capacitância são indicativos de um alto teor de água na roupa.
A remoção gradual de água da roupa, isto é, a diminuição gra-dual no seu teor de umidade à medida que o processo continua, faz com queos valores de capacitância que estão sendo medidos no eletrodo 10 diminu-am, correspondentemente.
Mais uma vez, os meios de controle estão adaptados para com-parar os valores de capacitância medidos nos eletrodos 10 com valores-Iimite predeterminados que terão sido derivados previamente, de modo ex-perimental, para representar diferentes graus finais de secagem da roupa.
Esses graus de secagem final são selecionáveis pelo usuário através do a-juste de ciclos de secagem correspondentes através do painel de controle doutensílio doméstico. No começo de cada ciclo, os meios de controle são, defato, capazes de recuperar de uma memória de armazenamento os valoresde limite de capacitância correspondentes ao ciclo de secagem que estásendo, assim, selecionado pelo usuário.
Os meios de controle são adaptados para desenergizar os meiosde aquecimento 7 logo que os valores de capacitância medidos nos eletro-dos, eventualmente, alcancem ou diminuam abaixo dos valores-limite cor-respondentes ao ciclo selecionado.
Neste caso particular, por exemplo, os meios de controle podemdesligar os meios de aquecimento 7 com base em quantos ou em quais den-tre os eletros 10 distribuem um valor da capacitância que se compara com ovalor-limite correspondente.
Em uma outra modalidade da presente invenção, os meios sen-sores 8 são compreendidos de um sensor de campo elétrico, que é conheci-da, de um modo geral, na técnica como dispositivo de formação de imagemde campo elétrico e é adaptado para detectar o carregamento de campo elé-trico causado pela variação no teor de umidade condutora da roupa coloca-da dentro do campo elétrico gerado pelo sensor.
O sensor de campo elétrico é compreendido de eletrodos distri-buídos na mesa de trabalho, bem como meios de circuito, conforme neces-sário, para aplicar um sinal de CA a um primeiro eletrodo e medir a saída decorrente daquele eletrodo e a entrada de corrente em um conjunto de outroseletrodos conectados ao eletrodo CA- acoplado. A roupa intercepta parte docampo elétrico que se estende do eletrodo de envio CA-acoplado aos outroseletrodos de recebimento de uma maneira que é proporcional à quantidadede água ainda contida na roupa.
Os meios de circuito são adaptados para ativar um único eletro-do de uma vez pela aplicação do sinal de CA ao mesmo, enquanto os outroseletrodos atuam como eletrodos de recebimento; dessa maneira, os meiosde circuito, eventualmente, ativam todos os eletrodos em uma seqüência.
De maneira similar, conforme aqui antes descrito em conexãocom o sensor capacitivo, os meios de controle são capazes de desligar osmeios de aquecimento 7, quando os valores de corrente medidos nos eletro-dos são detectados terem alcançado ou se movido além de valores-limitecorrespondentes ao ciclo de secagem selecionado, em que esses valores-limite, mais uma vez, terão sido determinados experimentalmente comosendo representativos de diferentes graus de secagem finais das roupas.
Ainda em uma outra modalidade da presente invenção, os meiosde aquecimento 7 são considerados compreender uma pluralidade de ele- mentos de aquecimento elétrico, ou resistores, que são operáveis indepen-dentemente um do outro em resposta ao teor de umidade que está sendodetectado, pelos meios sensores 8, existir durante o ciclo de secagem nasdiferentes zonas ou regiões da roupa, onde os elementos de aquecimentosão dispostos.
Durante o ciclo de secagem, de fato, pode ocorrer que algumasporções da roupa sequem mais rápido do que outras porções. Os meiossensores 8, e em particular o sensor capacitivo e o sensor de campo elétri-co, são capazes - via os eletrodos - de identificar as áreas da mesa de traba-lho onde um teor de umidade inferior é detectado do que aquele verificadoexistir em outras áreas. Os meios de controle 8, portanto, são capazes dedesenergizar ou, conforme possa ser o caso, reduzir o suprimento de ener-gia para os elementos de aquecimento que ficam em correspondência comos eletrodos que detectam um baixo teor de umidade. Isso, praticamente,permite que a roupa seja seca em uma maneira extremamente uniforme,bem como que o uso e a operação dos elementos de aquecimento 7 sejamfeitos, ao mesmo tempo, tão racionais quanto possíveis, assim, reduzindoainda mais o uso de energia.
Vantajosamente, os referidos meios de aquecimento 7 são pro-porcionados na forma de uma esteira de aquecimento, compreendendo umou mais elementos de aquecimento elétrico ou resistores 12 embutidos emum envoltório ou embalagem de isolamento capaz de assegurar uma distri-buição uniforme de calor e uma baixa temperatura de superfície. A esteira deaquecimento, de preferência, pode incluir um elemento de aquecimento elé-trico flexível disposto em um envoltório de uma material elastomérico, talcomo borracha de silicone, neopreno ou poliamida, em que, porém será a-preciado que outros tipos de materiais poliméricos ou mesmo borracha natu-ral podem, naturalmente, ser usados com essa finalidade.
Com relação a isso, mesmo o uso de polímeros condutores podeser considerado com vantagem para fazer a esteira de aquecimento.
O utensílio doméstico incorpora a referida esteira de aquecimen-to em vista de permitir que roupas colocadas em sua mesa de trabalho 3sejam submetidas à secagem.
A mesa de trabalho 3 pode incluir a esteira de aquecimento inte-gralmente, como está ilustrado na figura 2, em que uma reentrância centralou assento 9, nesse caso proporcionado na mesa de trabalho 3, para aco-modar e suportar a esteira de aquecimento em uma posição operativa, emque a esteira de aquecimento, de preferência, pode ficar em nível com umaporção periférica da mesma mesa de trabalho.
A mesa de trabalho 3 pode definir uma espécie de invólucro 14,como mostrado nas figuras 4 e 5, adaptada para conter a esteira de aqueci-mento, quando esta última não está em uso, esse invólucro sendo dotado deuma abertura 15, através da qual a esteira de aquecimento é acessível porum usuário. A própria esteira de aquecimento é associada, deslizavelmente,à mesa de trabalho 3 de modo a ser capaz de ser puxada para forma do in-vólucro 14 e colocada deslizavelmente em uma porção de topo 16 da mesade trabalho 3. Vantajosamente, a esteira de aquecimento compreende arti-culações deslizantes, adaptadas para encaixar meios de guia proporciona-dos no invólucro 14 da mesa de trabalho 3, de modo que a esteira de aque-cimento pode ser puxada para fora do invólucro 14 e girada para ser posi-cionada, devidamente, na porção de topo 16 da mesa de trabalho 3. Os e-Lementos de aquecimento 12 da esteira de aquecimento podem ser conecta-dos a uma cabo de suprimento de energia extensível 17, proporcionado noinvólucro 14 ou os próprios meios deslizantes podem ser dotados, integral- mente, de terminais de fornecimento de energia adaptados para energizar aesteira de aquecimento.
Por outro lado, a esteira de aquecimento pode ser associadamecanicamente ao utensílio doméstico por meio de um dispositivo de resfri-amento 18 associado com a mesa de trabalho 3, como é melhor mostradona figura 3. O dispositivo de resfriamento 18 pode ser formado integralmenteem uma borda externa 19 da mesa de trabalho 3 e a esteira de aquecimentoé associada, removivelmente, com esse dispositivo de resfriamento 18 demodo a ser adaptada para deslizar - graças as suas propriedades resilientes entre uma primeira posição, em que a esteira de aquecimento é enroladaem torno do dispositivo de resfriamento 18 e uma segunda posição, em quea esteira de aquecimento fica plana na mesa de trabalho 3.
Os meios sensores 8 citados acima para detectar o teor de umi-dade da roupa a ser seca, nesse caso, não são mais proporcionadosem/sobre a mesa de trabalho, mas antes em/sobre a própria esteira de a-quecimento.
Em uma primeira modalidade, é considerado o uso de sensorcondutimétrico adaptado para detectar o valor da condutividade elétrica, con-forme medido entre uma pluralidade de seções condutoras adjacentes, for-mando a superfície de secagem da esteira de aquecimento projetada paraestar em contato com a roupa a ser seca e suportar a mesma.
Esse sensor condutimétrico, bem como seu modo de operaçãoem conexão com a determinação automática da condição de final de curso,para parar, automaticamente, o processo de secagem, são completamentesimilares ao que foi descrito aqui antes, no caso do sensor condutimétrico damesa de trabalho.
Desse modo, o sensor condutimétrico pode compreender umapluralidade de elementos condutores conectados eletricamente, dispostos nasuperfície de secagem 9 da esteira de aquecimento, de modo a entrar emcontato com a roupa a ser seca.
Através de meios de circuito apropriados, o sensor condutimétri-co é adaptado para detectar e monitorar, continuamente, a diminuição novalor da condutividade elétrica entre os vários elementos condutores, que écausado pela umidade sendo gradualmente removida da roupa, isto é, o teorde umidade na roupa diminuindo, gradualmente, durante o processo de se-cagem.
Em uma outra modalidade da presente invenção, a esteira deaquecimento pode compreender meios sensores 8 na forma de um sensorcapacitivo, que é adaptado pára detectar e medir o carregamento capacitivogerado pelo teor de umidade na roupa que está sendo colocada na esteirade aquecimento para secagem.
Esse sensor capacitivo, bem como seu modo de operação emconexão com a determinação automática da condição de final de ciclo paraparar, automaticamente, o processo de secagem, são completamente simila-res ao que foi descrito aqui antes no caso do sensor capacitivo aplicado àmesa de trabalho.
De qualquer maneira, esse sensor capacitivo compreende meiosde circuito 11 conectados a uma pluralidade de eletrodos 10 proporcionadosno interior do envoltório de isolamento ou embalagem da esteira e situadosem proximidade da superfície de secagem da esteira de aquecimento que éprojetada para estar em contato com e suportar a roupa a ser seca, de modoa assegurar um acoplamento capacitivo estreito entre cada eletrodo único 10e a umidade contida na roupa.
Ainda em uma outra modalidade da presente invenção, a esteirade aquecimento pode compreender meios sensores 8 na forma de um sen-sor de campo elétrico, que é adaptado para detectar o carregamento decampo elétrico como causado pela variação no teor de umidade condutorada roupa colocada dentro do campo elétrico gerado pelo sensor.
Esse sensor de campo elétrico, bem como seu modo de opera-ção em conexão com a determinação automática da condição de final deciclo, para parar, automaticamente o processo de secagem, são completa-mente similares ao que foi aqui descrito antes, no caso do sensor de campoelétrico aplicado à mesa de trabalho.
De qualquer maneira, o sensor de campo elétrico compreendemeios de circuito conectados a uma pluralidade de eletrodos proporcionadosno interior do envoltório de isolamento ou embalagem da esteira. Esses mei-os de circuito são adaptados para aplicar um sinal de CA a um primeiro ele-trodo e medir a saída de corrente daquele eletrodo e a entrada de correnteem um conjunto de outros eletrodos conectados ao eletrodo CA -acoplado. Aroupa intercepta parte do campo elétrico que se estende do eletrodo de en-vio CA- acoplado para os outros eletrodos de recebimento de maneira que éproporcional à quantidade de água ainda contida na roupa.
Em outra modalidade da presente invenção, a esteira de aque-cimento é considerada compreender uma pluralidade de elementos de a-quecimento elétrico, ou resistores, que são operáveis independentementeum do outro em resposta ao teor de umidade que está sendo detectado pe-los meios sensores 8 para sair durante o ciclo de secagem nas diferenteszonas ou regiões da roupa, onde os elementos de aquecimento são dispos-tos.
Durante o ciclo de secagem pode, de fato, ocorrer que algumasporções da roupa sequem mais rápido do outras porções da mesma. Osmeios sensores e, em particular, o sensor capacitivo e o sensor de campoelétrico, são capazes - via os eletrodos - de identificar as áreas da mesa detrabalho onde um teor de umidade mais baixo é detectado do que aqueleverificado existir em outras áreas. Os meios de controle são, portanto, capa-zes de desenergizar ou, conforme possa ser ocaso, reduzir o suprimento deenergia para os elementos de aquecimento que ficam em correspondênciacom os eletrodos que detectam um baixo teor de umidade. Isso, praticamen-te, permite que a roupa seja seca em uma maneira extremamente uniforme,bem como que o uso e a operação dos elementos de aquecimento, aomesmo tempo, sejam feitos tão racionais quanto possível, assim, reduzindoainda mais o uso de energia.
O utensílio doméstico de acordo com a presente invenção permi-te que os meios de aquecimento sejam desligados, automaticamente, isto é,desenergizados, logo que as roupas a serem secas colocadas na mesa detrabalho alcancem um dado grau de secagem, conforme selecionado a cadavez pelo usuário, assjm, portanto, afastando, completamente, o risco de quea própria roupa seja exposta ao superaquecimento. Ao mesmo tempo, o per-fil do uso de energia é consideravelmente aperfeiçoado, uma vez que essesmeios são energizados apenas pelo que tempo que é estritamente necessá-rio para o grau selecionado de secagem a ser alcançado.
Uma outra vantagem do usuário de acordo com a presente in-venção deriva do fato de que o usuário não tem mais que verificar a roupaque está sendo seca quanto ao estado de secagem em vista de ter certezaque ela está sendo seca de maneira adequada e não será exposta a supe-raquecimento desnecessário.
Os meios de aquecimento e secagem como descritos acima po-dem, naturalmente, ser aplicados também utensílio de lavagem e/ou seca-gem do tipo carregamento pelo alto.

Claims (12)

1. Utensílio doméstico para lavagem e/ou secagem de roupas,compreendendo um invólucro externo (2) dotado de uma mesa de trabalho(3) e meios de aquecimento (7) para secagem de roupas colocadas sobre amesa de trabalho (3), caracterizado pelo fato de a referida mesa de trabalho(3) ou os referidos meios de aquecimento (7) compreenderem meios senso-res (8) adaptados para detectar o teor de umidade das referidas roupas,meios de controle sendo proporcionados para operar os referidos meios deaquecimento (7) em resposta ao teor de umidade que está sendo detectadopelos referidos meios sensores (8).
2. Utensílio doméstico, de acordo com a reivindicação 1, em queos referidos meios de aquecimento (7) são proporcionados na forma de umaesteira de aquecimento compreendendo um ou mais elementos de aqueci-mento elétrico (12) embutidos em um envoltório de isolamento.
3. Utensílio doméstico, de acordo com a reivindicação 1 ou 2,em que os referidos meios sensores (8) compreendem um sensor conduti-métrico adaptado para detectar o valor da capacitância elétrica sendo medi-do entre uma pluralidade de seções condutoras adjacentes proporcionadasna mesa de trabalho (3) ou na esteira de aquecimento, conforme determina-do pelo teor de umidade da roupa que está sendo colocada na mesa de tra-balho (3) ou na esteira de aquecimento para secar.
4. Utensílio doméstico, de acordo com a reivindicação 3, em queos referidos meios de controle são adaptados para desenergizarem os meiosde aquecimento (7), quando os valores de condutividade elétrica sendo me-dida entre as várias seções condutoras adjacentes alcançam ou diminuemabaixo de valores-limite predeterminados, representando diferentes graus desecagem final da roupa.
5. Utensílio doméstico, de acordo com a reivindicação 4, em queo referido sensor condutimétrico compreende uma pluralidade de elementoscondutores conectados eletricamente, dispostos na mesa de trabalho (3) ouna esteira de aquecimento de modo a entrar em contato com a roupa a serseca, o referido sensor condutimétrico sendo adaptado para, continuamente,detectar e monitorar, via meios de circuito, as variações no valor da conduti-vidade elétrica entre os vários elementos condutores sendo causadas porumidade que é gradualmente removida da roupa, à medida que o processode secagem prossegue em direção ao término.
6. Utensílio doméstico, de acordo com a reivindicação 1 ou 2,em que os referidos meios sensores (8) compreendem um sensor capacitivoadaptado para detectar e medir a carga capacitiva que é provocada pelo teorde umidade na roupa colocada na mesa de trabalho ou na esteira de aque-cimento para aquecimento.
7. Utensílio doméstico, de acordo com a reivindicação 6, em queo referido sensor capacitivo compreende uma pluralidade de eletrodos (10)associadas com a mesa de trabalho (3) ou ao envoltório isolante da esteirade aquecimento e conectadas aos meios de circuito (11) de modo a ser ca-paz de detectar o valor da capacitância em cada um desses eletrodos, con-forme determinado pelo acoplamento capacitivo estreito entre cada eletrodoúnico e a umidade contida na roupa colocada na mesa de trabalho ou naesteira de aquecimento para secagem.
8. Utensílio doméstico, de acordo com a reivindicação 7, em queos referidos meios de controle são adaptados para desenergizar os meios deaquecimento (7), quando os valores da capacitância medidos nos eletrodos(10) são sentidos terem descido até ou abaixo de valores-limite predetermi-nados, representando diferentes graus de secagem final da roupa.
9. Utensílio doméstico, de acordo com a reivindicação 1 ou 2,em que os referidos meios sensores (8) compreendem um sensor de campoelétrico adaptado para detectar a carga de campo elétrico causada pela va-riação no teor de umidade condutora da roupa colocada dentro do campoelétrico gerado pelo sensor.
10. Utensílio doméstico, de acordo com a reivindicação 9, emque o referido sensor de campo elétrico compreende uma pluralidade deeletrodos associados à mesa de trabalho ou ao envoltório isolante da esteirade aquecimento, bem como os meios de circuito adaptados para aplicar umsinal de CA a um primeiro eletrodo e medir a saída de corrente daquele ele-trodo e a entrada de corrente em um conjunto de outros eletrodos conecta-dos ao eletrodo CA -acoplado, a referida roupa interceptando parte do cam-po elétrico que se estende do eletrodo de envio CA -acoplado para os outroseletrodos de recebimento de maneira que é proporcional à quantidade deágua ainda contida na roupa.
11. Utensílio doméstico, de acordo com a reivindicação 10, emque os referidos meios de controle são adaptados para desenergizar osmeios de aquecimento (7), quando os valores de corrente medidos nos ele-trodos são sentidos terem alcançado ou estarem abaixo de valores-limitepredeterminados, representando diferentes graus finais de secagem final daroupa.
12. Utensílio doméstico, de acordo com qualquer uma das rei-vindicações precedentes, em que os referidos meios de aquecimento (7) oua referida esteira de aquecimento compreendem uma pluralidade de elemen-tos ou resistores de aquecimento elétrico, que são operáveis independente-mente um do outro, em resposta ao teor de umidade que está sendo detec-tado pelos referidos meios sensores (8) existir durante o ciclo de secagemnas diferentes zonas ou regiões da roupa, onde os elementos de aqueci-mento são dispostos.
BRPI0708812-4A 2006-03-17 2007-03-03 Household utensils for washing and / or drying clothes BRPI0708812B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06111357.7 2006-03-17
EP06111357A EP1835066B1 (en) 2006-03-17 2006-03-17 Household appliance for washing and/or drying clothes
PCT/EP2007/001901 WO2007107237A1 (en) 2006-03-17 2007-03-06 Household appliance for washing and/or drying clothes

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0708812A2 true BRPI0708812A2 (pt) 2011-06-14
BRPI0708812B1 BRPI0708812B1 (pt) 2017-10-10

Family

ID=36143176

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0708812-4A BRPI0708812B1 (pt) 2006-03-17 2007-03-03 Household utensils for washing and / or drying clothes

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8499472B2 (pt)
EP (1) EP1835066B1 (pt)
KR (1) KR20090003259A (pt)
CN (1) CN101405448B (pt)
AT (1) ATE403771T1 (pt)
BR (1) BRPI0708812B1 (pt)
DE (1) DE602006002107D1 (pt)
ES (1) ES2308655T3 (pt)
MX (1) MX2008011808A (pt)
PL (1) PL1835066T3 (pt)
WO (1) WO2007107237A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2912224B1 (fr) * 2007-02-02 2009-07-24 Atlantic Ind Soc Par Actions S Dispositif de detection et de commande pour appareil de chauffage
CN102489455B (zh) * 2011-12-08 2014-10-22 深圳市辰尔技术有限公司 不良品电容屏的剥胶方法以及该方法使用的设备
US20140317954A1 (en) * 2012-05-10 2014-10-30 Norgren Automation Solutions, Llc Method and apparatus for automatically drying wet floors
US9441884B2 (en) * 2012-05-10 2016-09-13 Norgren Automation Solutions, Llc Method and apparatus for automatically drying wet floors
US9541330B2 (en) 2013-07-17 2017-01-10 Whirlpool Corporation Method for drying articles
WO2015016795A1 (en) * 2013-07-31 2015-02-05 Arcelik Anonim Sirketi A laundry dryer comprising a lint filter
US20150047218A1 (en) 2013-08-14 2015-02-19 Whirlpool Corporation Appliance for drying articles
US9784499B2 (en) 2013-08-23 2017-10-10 Whirlpool Corporation Appliance for drying articles
US9410282B2 (en) 2013-10-02 2016-08-09 Whirlpool Corporation Method and apparatus for drying articles
US9645182B2 (en) 2013-10-16 2017-05-09 Whirlpool Corporation Method and apparatus for detecting an energized E-field
US9546817B2 (en) 2013-12-09 2017-01-17 Whirlpool Corporation Method for drying articles
CN105671858B (zh) * 2015-01-04 2018-02-23 海信(山东)冰箱有限公司 一种滚筒洗衣机的控制方法和滚筒洗衣机
US9605899B2 (en) 2015-03-23 2017-03-28 Whirlpool Corporation Apparatus for drying articles
KR20180065449A (ko) * 2016-12-08 2018-06-18 삼성전자주식회사 의류 건조기
CN115429143A (zh) * 2021-06-04 2022-12-06 深圳绿米联创科技有限公司 一种织物干湿检测模块、织物干燥系统、方法和织物架

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1140786A (fr) * 1955-02-04 1957-08-13 Dispositif électrotechnique pour sécher le linge
FR2613735A1 (fr) * 1987-04-08 1988-10-14 Aaa Telec Appareil de chauffage et de sechage de linge, notamment de vetements
US5220813A (en) * 1988-06-13 1993-06-22 Chen Haw Renn Unified washing-drying machine
US5023433A (en) * 1989-05-25 1991-06-11 Gordon Richard A Electrical heating unit
JP3600106B2 (ja) * 2000-03-01 2004-12-08 株式会社日立製作所 衣類乾燥機
US20040035853A1 (en) * 2002-08-26 2004-02-26 Aaron Pais Heating mat
US6784673B2 (en) * 2002-09-13 2004-08-31 Whirlpool Corporation Condition sensor for a dryer
DE10259346A1 (de) * 2002-12-18 2004-07-08 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Vorrichtung zum Trocknen von Wäschestücken in Verbindung mit einem Kondensations-Haushaltswäschetrockner
US7451657B2 (en) * 2004-01-16 2008-11-18 Jentek Sensors, Inc. Material condition monitoring with multiple sensing modes
US8044665B2 (en) * 2004-07-06 2011-10-25 Marimils Oy Sensor product for electric field sensing
KR20070026921A (ko) * 2005-08-27 2007-03-09 엘지전자 주식회사 건조 장치의 건조방법
JP4539614B2 (ja) * 2006-02-07 2010-09-08 株式会社デンソー 乗員検知システム

Also Published As

Publication number Publication date
ES2308655T3 (es) 2008-12-01
BRPI0708812B1 (pt) 2017-10-10
KR20090003259A (ko) 2009-01-09
WO2007107237A1 (en) 2007-09-27
EP1835066B1 (en) 2008-08-06
CN101405448A (zh) 2009-04-08
US20090119945A1 (en) 2009-05-14
DE602006002107D1 (de) 2008-09-18
PL1835066T3 (pl) 2009-01-30
ATE403771T1 (de) 2008-08-15
CN101405448B (zh) 2011-12-14
US8499472B2 (en) 2013-08-06
MX2008011808A (es) 2008-10-02
EP1835066A1 (en) 2007-09-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0708812A2 (pt) utensÍlio domÉstico para lavagem e/ou secagem de roupas
US20200256006A1 (en) Laundry appliance with capacitive laundry drying degree sensing function
US6784673B2 (en) Condition sensor for a dryer
US3402478A (en) Dryer control
KR20200085105A (ko) 의류처리장치 및 그 제어방법
KR20180045323A (ko) 의류처리장치의 제어방법
KR100499525B1 (ko) 의류건조기의 건조도 검출 장치 및 이를 이용한 건조기제어방법
EP1744152B1 (en) Method of operating a dryer with a humidity sensor
US8716628B2 (en) Household appliances for washing and/or drying clothes
JP5957685B2 (ja) ドラム式乾燥機
KR102511833B1 (ko) 용량형 습도 센서를 갖는 기기
KR20080032379A (ko) 히터를 이용한 드럼세탁기의 건조장치

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]