BRPI0622016A2 - banda de rodagem, molde para uma banda de rodagem e pneumático recauchutado - Google Patents

banda de rodagem, molde para uma banda de rodagem e pneumático recauchutado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0622016A2
BRPI0622016A2 BRPI0622016-9A BRPI0622016A BRPI0622016A2 BR PI0622016 A2 BRPI0622016 A2 BR PI0622016A2 BR PI0622016 A BRPI0622016 A BR PI0622016A BR PI0622016 A2 BRPI0622016 A2 BR PI0622016A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tread
edge
sole side
layer
generally
Prior art date
Application number
BRPI0622016-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Paul A Mayni
Nathan J Panning
Juan-Pablo Gallego
Original Assignee
Michelin Rech Tech
Michelin Soc Tech
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Michelin Rech Tech, Michelin Soc Tech filed Critical Michelin Rech Tech
Publication of BRPI0622016A2 publication Critical patent/BRPI0622016A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/06Pneumatic tyres or parts thereof (e.g. produced by casting, moulding, compression moulding, injection moulding, centrifugal casting)
    • B29D30/52Unvulcanised treads, e.g. on used tyres; Retreading
    • B29D30/54Retreading
    • B29D30/56Retreading with prevulcanised tread
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C11/00Tyre tread bands; Tread patterns; Anti-skid inserts
    • B60C11/02Replaceable treads

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Tires In General (AREA)
  • Tyre Moulding (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)

Abstract

BANDA DE RODAGEM, MOLDE PARA UMA BANDA DE RODAGEM E PNEUMáTICO RECAUCHUTADO. A presente invenção refere-se a um método de recauchutar um pneumático e a um pneumático recauchutado (40) produzido pelo presente método. O método compreende as etapas de proporcionar uma camada de banda de rodagem (40) dotada de um lado de banda de rodagem (44) e de um lado de solado (46) no qual a superficie do lado de solado (46) inclui uma pluralidade de elementos de banda de rodagem tais como caneluras e/ou ranhuras ou outro vazio. Cada elemento de banda de rodagem (48) tem uma primeira borda (64) e uma segunda borda (66) na superficie do lado de solado (46) da camada de banda de rodagem (40). Pelo menos uma primeira borda (64) e da segunda borda (66) é formada para ter uma borda de separação (84) tal como uma borda arredondada ou uma borda chanfrada de 0,4 mm ou mais.A borda de separação (84) remove a aresta aguda e confere maior duração para o pneumático recauchutado (10).

Description

"BANDA DE RODAGEM, MOLDE PARA UMA BANDA DE RODAGEM E PNEUMÁTICO RECAUCHUTADO"
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Campo da Invenção
A presente invenção reside no campo de pneumáticos recauchutados.
Descrição da Técnica Correlata
Quando os pneumáticos tornam-se gastos, podem ser restaurados com nova banda de rodagem. Pneumáticos de caminhões de grande porte são tipicamente recauchutados como parte de um programa rotineiro de gerenciamento de pneumáticos. A carcaça de um pneumático de caminhão é prevista perdurar por várias centenas de milhares de quilômetros e prestamos-se para receber uma nova banda de rodagem aderida à mesma várias vezes. Pneumáticos novos de caminhão são bastante dispendiosos e, por conseguinte, adquiridos com a previsão de que seus altos custos iniciais sejam compensados pela longa vida útil da carcaça e o custo comparativamente baixo de recauchutagem.
Uma variedade de métodos e diferentes tipos de equipamento são disponíveis para uso no recauchutar pneumáticos. Uma das primeiras etapas no recauchutar um pneumático gasto é remover o material de banda de rodagem existente da carcaça por um método de lixamento conhecido como raspagem. A seguir uma camada do que é conhecido como "camada de borracha intermédia" é aplicada à carcaça. Esta camada de borracha extrudada não vulcanizada pode ser aplicada por rolete ou adesivamente ligada com a carcaça. A seguir, uma camada de banda de rodagem é aplicada por cima da camada de borracha intermédia. No método de recauchutagem a frio, a camada de banda de rodagem é de borracha vulcanizada e tem um perfil de banda de rodagem já estampado na sua superfície externa. O pneumático é então colocado em uma autoclave, e aquecido sob pressão por um tempo apropriado para induzir a vulcanização da camada de borracha intermédia, e a adesão da camada de borracha intermédia ao lado interno ou solado da camada de banda de rodagem e da carcaça. O termo "vulcanização" refere-se à formação de reticulas entre as moléculas de elastômero no composto de borracha. E adicionalmente observado que existem vários métodos de ligar a camada de banda de rodagem tal como o uso de adesivos, agentes de ligação, camadas de borracha intermédia, etc., e que todos os métodos conhecidos na técnica são incluídos ao se reportar ao termo "interface de ligação".
Um problema usual com pneumáticos, inclusive recauchutados, é que a medida que o pneumático se desgasta, os elementos conferidores de tração também se desgastam, até eventualmente os elementos serem substancialmente desgastados. O resultado pode ser uma significativa redução na tração para o pneumático gasto. Esforços foram envidados para desenvolver uma camada de banda de rodagem que tem elementos de banda de rodagem recortados no lado do solado (o lado oposto ao lado de banda de rodagem) da camada de banda de rodagem. O termo "elementos de banda de rodagem" refere-se a caneluras, ranhuras laterais, e/ou ranhuras longitudinais, ou qualquer outro vazio formado na banda de rodagem. Os elementos de banda de rodagem moldados no interior do lado de solado da camada de banda de rodagem se apresentam a medida que o pneumático se desgasta, conferindo tração de uso aperfeiçoada da duração do recauchutagem e permitindo o pneumático ser removido de serviço posteriormente. Um problema identificado nestes esforços anteriores é que um gerador de tensão é criado na borda aguda da interface dos elementos de banda de rodagem/interface de ligação que apresenta um ponto de iniciação de gretas permitindo a separação da banda de rodagem da carcaça do pneumático.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Uma modalidade específica da presente invenção inclui uma banda de rodagem para um pneumático recauchutado compreendendo: um corpo de banda de rodagem tendo um lado de banda de rodagem e um lado de solado; e uma pluralidade de elementos de banda de rodagem formados no lado de solado do corpo de banda de rodagem e tendo pelo menos uma primeira borda e uma segunda borda sobre lados opostos de cada elemento de banda de rodagem da pluralidade de elementos de banda de rodagem na interface do elemento de banda de rodagem e a superfície do lado de solado da banda de rodagem; na qual pelo menos uma da primeira borda e da segunda borda é uma borda de ruptura de pelo menos 0,4 mm.
Oura modalidade específica da presente invenção inclui um molde para uma banda de rodagem que compreende: um lado de impressão de banda de rodagem para formação dos desenhos da banda de rodagem; um lado de solado para formação do lado de solado da banda de rodagem, no qual o lado de solado inclui uma pluralidade de saliências se estendendo da superfície do lado de solado; no qual um raio ou um chanfro é formado na interface do lado de solado e cada uma da pluralidade de saliências.
Outra modalidade específica da presente invenção inclui um pneumático recauchutado compreendendo: uma carcaça de pneu; uma camada de banda de rodagem tendo um lado de banda de rodagem e um lado de solado, uma pluralidade de elementos de banda de rodagem formados no lado de solado do corpo de banda de rodagem e tendo pelo menos uma primeira borda e um segunda borda em lados opostos de cada elemento de banda de rodagem da pluralidade de elementos de banda de rodagem na interface do elemento de banda de rodagem e da superfície do lado de solado da banda de rodagem; no qual pelo menos uma da primeira borda e da segunda borda é uma borda de ruptura de pelo menos 0,4 mm; uma interface de ligação ligando a superfície do lado de solado da banda de rodagem com a carcaça do pneumático.
Outra modalidade específica da presente invenção inclui um método de recauchutagem de um pneumático compreendendo as etapas de apresentar uma camada de banda de rodagem tendo um lado de banda de rodagem e um lado de solado, no qual a superfície do lado de solado inclui uma pluralidade de elementos de banda de rodagem, cada um da pluralidade de elementos de banda de rodagem tendo uma primeira borda e uma segunda borda na interface do elemento de banda de rodagem para ter uma borda de separação de 0,4 mm ou maior.
Estas e outras vantagens se evidenciarão do exame da descrição detalhada da invenção.
DESCRIÇÃO SUCINTA DOS DESENHOS
A FIG. 1 mostra uma vista em seção transversal parcial de um pneumático recauchutado tendo elementos de banda de rodagem formados no lado de solado da camada de banda de rodagem de acordo com uma modalidade da invenção;
A FIG. 2 mostra uma vista em seção transversal parcial de molde de camada de banda de rodagem para formar elementos de banda de rodagem no lado de solado da camada de banda de rodagem;
A FIG. 3 mostra uma vista em perspectiva de um lado de solado da camada de banda de rodagem da FIG. 2 tendo uma pluralidade de elementos de banda de rodagem formados no seu interior;
A FIG. 4 mostra uma vista em seção transversal de um molde de camada de banda de rodagem para formar elementos de banda de rodagem dotadas de bordas arredondadas ou bordas chanfradas no lado de solado da camada de banda de rodagem de acordo com uma modalidade da invenção;
A FIG. 5 mostra uma vista em seção transversal parcial da interface de camada de banda de rodagem/camada amortecedora de um pneumático recauchutado dotado de uma borda de separação sobe as bordas do elemento de banda de rodagem;
A FIG. 6 mostra uma vista em seção transversal parcial da FIG. 5 ainda mostrando limites de parâmetro das bordas; A FIG. 7 mostra uma vista em seção transversal de uma modalidade para arredondar pelo menos uma borda dos elementos de banda de rodagem sobre o lado de solado da camada de banda de rodagem;
A FIG. 8 mostra uma vista em perspectiva parcial da borda arredondada formada sobre os elementos de banda de rodagem do lado de solado da camada de banda de rodagem pela operação mostrada na FIG. 7;
A FIG. 9 mostra uma vista em seção transversal parcial da interface de camada de banda de rodagem/camada amortecedora de um pneumático recauchutado tendo uma borda de separação sobre uma borda dos elementos de banda de rodagem sobre o lado de solado da camada de banda de rodagem; e
A FIG. 10 mostra uma vista em seção transversal de uma modalidade para arredondar ambas as bordas dos elementos de banda de rodagem sobre o lado de solado da camada de banda de rodagem; e
A FIG. 11 mostra uma vista em perspectiva parcial das bordas arredondadas formadas sobre os elementos de banda de rodagem do lado de solado da camada de banda de rodagem.
DESCRIÇÃO DETALHADA DOS DESENHOS
Reportando-se a seguir à FIG. 1, uma vista axial parcialmente explodida de um pneumático recauchutado 10 é mostrada compreendendo uma carcaça de pneumático 20, uma camada amortecedora 30, e uma camada de banda de rodagem 40 de acordo com uma primeira modalidade da invenção. A camada de banda de rodagem 40 compreende uma cinta de borracha vulcanizada tendo um traçado de banda de rodagem 42 formado na sua superfície externa 44. Uma pluralidade de elementos de banda de rodagem 48 é também mostrada formada na superfície interna 46, ou superfície do lado de solado, da camada de banda de rodagem 40. A camada amortecedora 30 é interposta entre a carcaça de pneumático 30 pronta para recauchutar e a camada de banda de rodagem 40. Uma vez que estes elementos sejam montados sob os métodos de recauchutagem normal, o pneumático 10 é então inserido em uma autoclave, e aquecido sob pressão por um tempo apropriado para induzir a vulcanização da camada amortecedora 30, e a ligação da camada amortecedora 30 com a superfície do lado de solado 46 da camada de banda de rodagem 40 e a carcaça de pneumático 30. Observe-se que, nos exemplos aqui descritos, uma camada amortecedora 30 é usada entre a carcaça 30 e a camada de banda de rodagem 40. Isto é para exemplo somente e não é proposto para ser limitativo sobre a invenção. É contemplado que qualquer tipo de interface de ligação possa ser usado entre a camada de banda de rodagem 40 e a carcaça do pneumático 20, e.g. adesivos.
A produção da camada da banda de rodagem 40 é mostrada na FIG. 2. O molde 50 tem um lado de impressão de banda de rodagem 52 parar formar a configuração de banda de rodagem 42 na superfície externa 44 da camada de banda de rodagem 40. O lado interior 54 compreende aletas 56 para formar elementos de banda de rodagem 48 no lado de solado 46 da camada de banda de rodagem 40.
Quando a camada de banda de rodagem 40 é removida do molde 50 como mostrado na FIG. 3, os elementos de banda de rodagem 48 são visíveis na superfície do lado de soldo 46. Reportando-se de retorno à FIG. 2, observa-se que as aletas 56 podem ser perpendiculares à superfície do lado de solado 46 e que cantos vivos 60 são formados na interface da superfície do lado de solado 46 e os elementos de banda de rodagem 48. As aletas 56 também podem ser transversais à superfície do lado de solado 46, todavia, esquinas vivas ainda serão formadas. Os termos "cantos vivos" ou "arestas vivas" aqui se reportam a uma esquina formada entre duas superfícies que se cruzam, onde cada superfície se estende cerca de 0,2 mm ou menos do ponto de interseção projetado da superfície ou se a esquina viva existir como um raio, o raio tem cerca de 0,2 mm ou menos.
As arestas vivas têm um efeito prejudicial sobre a duração do pneumático recauchutado 10. A aresta viva atua como um gerador de tensão que confere um aumento em concentração de tensão na aresta viva que habilita a iniciação de fissura ao longo da interface de ligação da camada amortecedora e a camada de banda de rodagem. De maneira a aperfeiçoar a resistência do pneumático recauchutado 10 o lado de solado da camada de banda de rodagem e quaisquer arestas vivas nos elementos de banda de rodagem devem ser prevenidas ou removidas.
Em uma modalidade da invenção como mostrada na FIG. 4, um molde 50' é usado para conformar os elementos de banda de rodagem 48' de uma maneira que não sejam formadas quaisquer arestas agudas. O molde 50' compreende aletas 56', 56" para formar elementos de banda de rodagem 48' no lado de solado 46' da camada de banda de rodagem 40'. As aletas 56' têm um raio 57 formado na interface das aletas 56' e o topo ou lado interior 54' do molde 50'. A aletas 56" tem um chanfro 57 formado na interface das aletas 56" e o topo ou lado interior 54' do molde 50'. Consequentemente, as arestas do elemento de banda de rodagem 48' são formadas em uma borda viva ou borda arredondada quando removida do molde 50'.
Reportando-se à seguir à FIG. 5, uma vista em corte transversal da camada de banda de rodagem/camada amortecedora de um pneumático recauchutado é mostrada na qual as arestas do lado de solado da camada de banda de rodagem 40 foram arredondadas. Os termos "aresta arredondada", "aresta viva" reporta-se uma esquina formada entre duas superfícies que se cruzam, na qual cada superfície termina 0,4 mm ou mais do ponto de interseção projetado das superfícies ou se a aresta de separação existir como um raio, o raio tem 0,4 mm ou maior. Este valor mínimo é designado como uma "aresta de separação de 0,4 mm". Uma delimitação de ligação 80 é mostrada entre a camada amortecedora 30 e a camada de banda de rodagem 40. A delimitação de ligação 80 é mostrada entre a camada amortecedora 30 e a camada da banda de rodagem 40. Na área limite 80 é mostrado que tanto a primeira borda 64 como a segunda borda 66 do elemento de banda de rodagem 48 formam uma borda mais arredondada 84 com a camada amortecedora vulcanizada 30. As bordas arredondadas 84 comprovaram aperfeiçoar significativamente a durabilidade do pneumático recauchutado 10.
Caso o arredondamento das bordas seja completado por moldagem, as bordas tipicamente terão na forma de um raio ou a forma de um chanfro. Outros métodos de arredondar as bordas ou arestas vivas também podem ser adotados tal como corte, ablação, abrasão, etc. E provável que ao utilizar estes outros métodos, as bordas possam mostrar-se menos uniformes. Por exemplo, em um método de abrasão, tem probabilidade de se mostrarem rompidas durante o método. Nesse caso, a propagação da ruptura será irregular como mostrado pela delimitação 80 da FIG. 5. Embora as esquinas arredondadas tenham sido previamente descritas como uma borda rota, a requerente realizou testes que podem ser usados para mais bem definir a superfície irregular usando aproximações para definir a esquina como um raio ou como uma câmara ou como combinações das duas. Reportando-se a seguir à FIG. 6, que é similar à FIG. 5, porém agora inclui parâmetros relacionados com o arredondamento das arestas vivas. Os parâmetros ilustrados são:
r : o raio da característica de borda arredondada rota ou cortada;
h : a altura radial entre a superfície do lado de solado da camada de banda de rodagem e a extremidade da superfície de parede do elemento de banda de rodagem
θ : o ângulo do material removido com relação à superfície do lado de solado da camada de banda de rodagem
w : a largura do elemento de banda de rodagem;
A requerente conduziu ensaios e determinou diretrizes genéricas para estes parâmetros onde o valor de W está geralmente entre 0,1 mm e 10 mm; o valor de h situa-se entre 0,4 mm e 8 mm, e o ângulo de θ está de modo genérico entre 5o e 85°. Mais especificamente, verificou-se ser a duração do pneumático recauchutado mais longa quando os parâmetros se enquadram dentro das seguintes faixas: w está geralmente entre 1 mm e 5 mm; o valor de h está geralmente entre 15° e 55°.
Reportando-se a seguir à FIG. 7, outra modalidade da invenção é ilustrada para arredondar as arestas dos elementos de banda de rodagem 48 sobre o lado de solado 46 da camada de banda de rodagem 40. Um sistema de abrasão rotativo 70 é mostrado que pode incluir, por exemplo, um rebolo ou escova de arame. A camada de banda de rodagem se desloca unidirecionalmente 72 de passagem pelo sistema de abrasão fixo 70. O sistema de abrasão 70 arredonda pelo menos uma da primeira aresta 64 e da segunda aresta 66. Como mostrado na FIG. 7, a primeira aresta 54 do elemento de banda de rodagem 48 é impelida a se afastar do sistema de abrasão 70 ao passo que a segunda aresta 66 do elemento de banda de rodagem 48 é afastada (marcada no elemento 74) da camada de banda de rodagem 40 criando uma aresta de ruptura 84.
Este resultado é idealmente ilustrado na FIG. 8 que mostra uma vista em perspectiva em detalhe da superfície esmerilhada 76 formada adjacente aos elementos de banda de rodagem 48 do lado de solado da camada de banda de rodagem 40 pela operação do sistema de abrasão da FIG. 7. Como mostrado na FIG. 8, a segunda aresta 66 do elemento de banda de rodagem 48 é desgastada pelo sistema de abrasão 70 para formar uma aresta de ruptura 84 ao passo que a primeira aresta 64 do elemento de banda de rodagem 48 não é desgastada pelo sistema de abrasão 70 e permanece como uma aresta aguda 83. E também observado que a primeira aresta 64 do elemento de banda de rodagem 48 pode ainda ser revestida com agente desprendedor de molde.
Reportando-se a seguir à FIG. 9, uma vista em corte transversal da interface de camada de banda de rodagem/camada amortecedora de um pneumático recauchutado é mostrada na qual o lado de solado da camada de banda de rodagem 40 foi conformado pelo método de sistema de abrasão 70 mostrado na FIG. 7. Um limite de ligação 80 é mostrado entre a camada amortecedora 30 e a camada de banda de rodagem 40. No limite de ligação 80é mostrado que a primeira aresta 64 do elemento de banda de rodagem 48 forma uma aresta viva 8w com a camada amortecedora vulcanizada 30. A segunda aresta 66 do elemento de banda de rodagem 48 forma uma aresta mais arredondada 84 com a camada amortecedora vulcanizada 30.
Reportando-se a seguir à FIG. 10, outra modalidade da invenção é mostrada para arredondar as bordas dos elementos de banda de rodagem 48 no lado de solado 46 da camada de banda de rodagem 40. O sistema de abrasão rotativo 70 é agora mostrado com a camada de banda de rodagem 40, como já processada como mostrada nas figs. 7 e 8. A camada de banda de rodagem 40 é invertida de tal modo que se desloca em uma segunda direção efetiva 72 de passagem pelo sistema de abrasão fixo 70. O sistema de abrasão 70 agora circula a segunda borda 66 criando uma aresta de separação 84.
Este resultado é idealmente ilustrado na FIG. 11 que mostra uma vista em perspectiva parcial da superfície esmerilhada 76 formada adjacente aos elementos de banda de rodagem 48 do lado de solado da camada de banda de rodagem 40 pela operação do sistema de abrasão da FIG. 10. Como mostrado na FIG. 11, tanto a primeira borda 64 como a segunda borda 55 do elemento de banda de rodagem 47 foram desgastados pelo sistema de abrasão 70 para formar uma aresta de ruptura 84 de cada elemento de banda de rodagem 48. E ainda observado que a superfície esmerilhada 70 é tornada áspera ou texturada pelo sistema de abrasão 70 que também contribui para criar uma ligação mais resistente para a camada de banda de rodagem 40. A modificação do método de abrasão para obter esta geometria é uma função da taxa de alimentação, pressão vertical, do instrumento usado para a abrasão (por exemplo, uma escova metálica ou rebolo de esmeril) e coesão de material da camada de banda de rodagem. Com o uso do molde 50' para obter bordas arredondadas 84 para os elementos de banda de rodagem 84 outros métodos de textura podem ser apropriados tais como, porém, sem estar limitados a, jato de plasma, jato de areia, jato de dióxido de carbono, corte, ablação a laser, ou jato de água.
Embora a invenção tenha sido descrita com referência a modalidades preferenciais, será entendido que a dita descrição é apresentada a título de ilustração e não a título de limitação. Por conseguinte, o âmbito e teor da presente invenção são para ser definidos somente pelos termos das reivindicações apensas.

Claims (15)

1. Banda de rodagem para um pneumático recauchutado caracterizado pelo fato de que compreende: um corpo de banda de rodagem tendo um lado de banda de rodagem e um lado de solado; e uma pluralidade de elementos de banda de rodagem formados no lado de solado do corpo de banda de rodagem e tendo pelo menos uma primeira borda e uma segunda borda em lados opostos de cada elemento de banda de rodagem da pluralidade de elementos de banda de rodagem na interface do elemento de banda de rodagem e a superfície do lado de solado da banda de rodagem; em que pelo menos uma da primeira borda e da segunda borda tem uma borda de separação de pelo menos 0,4 mm.
2. Banda de rodagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a primeira borda e a segunda borda são formadas pelo menos em parte como um raio, r, geralmente entre 0,5 mm e 10 mm.
3. Banda de rodagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que pelo menos uma dentre a primeira borda e a segunda borda é formada pelo menos em parte como um chanfro dotado de uma altura, geralmente entre 0,4 mm e 8 mm a um ângulo, 0, entre 5o e 85°.
4. Banda de rodagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a primeira borda e da segunda borda são formadas pelo menos em parte como um raio, r, geralmente entre 1 mm e 5 mm.
5. Banda de rodagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a primeira borda e da segunda borda são formadas pelo menos em parte como um chanfro dotado de uma altura, h, geralmente entre 1 mm e 5 mm a um ângulo, Θ, entre 15° e 55°.
6. Banda de rodagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a primeira borda e a segunda borda têm uma borda de ruptura de pelo menos 0,4 mm.
7. Banda de rodagem de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que cada uma dentre a primeira borda e a segunda borda é formada pelo menos em parte como um raio, r, geralmente entre 0,5 mm e 10 mm.
8. Banda de rodagem de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que cada uma dentre a primeira borda e a segunda borda é formada como um chanfro dotado de uma altura, h, geralmente, entre -0,4 mm e 8 mm a um ângulo, 0, entre 5o e 85°.
9. Banda de rodagem de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que cada uma dentre a primeira borda e a segunda borda é formada pelo menos em parte como um raio, r, geralmente entre 1 mm e 5 mm.
10. Banda de rodagem de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que o elemento de banda de rodagem tem uma largura em seção transversal, w, de 0,4 mm a 5 mm e cada uma da primeira borda e da segunda borda ser formada pelo menos em parte como um chanfro dotado de uma altura, h, geralmente entre 1 mm e 5 mm a um ângulo, Θ, entre -15° e 55°.
11. Molde para uma banda de rodagem caracterizado pelo fato de que compreende: um lado de impressão de banda de rodagem para formar o desenho antiderrapante da banda de rodagem; um lado de solado para formar o lado de solado da banda de rodagem, em que o lado de solado inclui uma pluralidade de saliências geralmente se estendendo da superfície do lado de solado; em que um raio ou chanfro é formado na interface do lado de solado e cada uma da pluralidade de saliências.
12. Molde de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que um raio é formado na interface do lado de solado e cada uma da pluralidade de saliências e o raio estão geralmente entre 1 mm e 5 mm.
13. Molde de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que um chanfro é formado na interface do lado de solado e cada uma da pluralidade de saliências e o chanfro são dotados de uma altura, h, geralmente entre 1 mm e 5 mm a um ângulo, Θ, entre 15° e 55°.
14. Pneumático recauchutado caracterizado pelo fato de que compreende: uma carcaça de pneumático; uma camada de banda de rodagem tendo lado de banda de rodagem e um lado de solado; uma pluralidade de elementos de banda de rodagem formados no lado de solado do coro de banda de rodagem e tendo pelo menos uma primeira borda e uma segunda borda em lados opostos de cada um da pluralidade de elementos de banda de rodagem na interface do elemento de banda de rodagem e da superfície do lado de solado da banda de rodagem; em que pelo menos uma dentre a primeira borda e a segunda borda é uma borda de separação de pelo menos 0,4 mm; uma interface de ligação ligando a superfície do lado de solado da banda de rodagem com a carcaça do pneumático.
15. Pneumático recauchutado de acordo com a reivindicação -14, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma dentre a primeira borda e a segunda borda é formada pelo menos em parte como um raio, r, geralmente entre 0,5 mm e 10 mm.
BRPI0622016-9A 2006-10-31 2006-10-31 banda de rodagem, molde para uma banda de rodagem e pneumático recauchutado BRPI0622016A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2006/042401 WO2008054387A1 (en) 2006-10-31 2006-10-31 Method for improved retread endurance

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0622016A2 true BRPI0622016A2 (pt) 2011-12-20

Family

ID=39344571

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0622016-9A BRPI0622016A2 (pt) 2006-10-31 2006-10-31 banda de rodagem, molde para uma banda de rodagem e pneumático recauchutado

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8267134B2 (pt)
EP (1) EP2086736B1 (pt)
CN (1) CN101528433A (pt)
BR (1) BRPI0622016A2 (pt)
CA (1) CA2665155C (pt)
WO (1) WO2008054387A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8277589B2 (en) * 2006-11-29 2012-10-02 Michelin Recherche Et Technique S.A. Method of retreading a tire
JP5023240B2 (ja) * 2008-08-31 2012-09-12 ミシュラン ルシェルシュ エ テクニーク ソシエテ アノニム 異形フラットモールド
RU2480344C2 (ru) * 2008-11-05 2013-04-27 Мишлен Решерш Э Текник С.А. Элементы для сохранения пустых полостей в протекторе шины
EP2230072A1 (en) * 2009-03-20 2010-09-22 Bridgestone Corporation Tyre retreading method and system
EP2408613B1 (en) * 2009-03-17 2014-03-19 Bridgestone Corporation Tyre production method and system
WO2011002446A1 (en) * 2009-06-30 2011-01-06 Societe De Technologie Michelin Tread band for retreaded tire
US8636044B2 (en) 2009-06-30 2014-01-28 Michelin Recherche Et Technique S.A. Reduced weight precured tread band for retreaded tire
WO2011002448A1 (en) 2009-06-30 2011-01-06 Societe De Technologie Michelin Retread tire having tread band matched to base tread
US8776849B2 (en) 2009-06-30 2014-07-15 Michelin Recherche Et Technique S.A. Retreaded tire
US9370971B2 (en) 2010-12-29 2016-06-21 Compagnie Generale Des Etablissements Michelin Methods for retreading a tire
WO2012091708A1 (en) * 2010-12-29 2012-07-05 Michelin Recherche Et Technique S.A. Custom pre-cured retread
WO2012114549A1 (ja) * 2011-02-23 2012-08-30 株式会社ブリヂストン 台タイヤ製造方法及びタイヤ製造方法並びに台タイヤ
CN104602617A (zh) * 2012-08-27 2015-05-06 克里斯·萨尔维诺 改良式手术刀
EP3006230B1 (en) * 2013-05-31 2017-10-04 Bridgestone Corporation Tire and tire manufacturing method
CN105492194B (zh) 2013-08-30 2017-06-06 米其林集团总公司 用于预固化胎面的可去除连接器和方法
US10717248B2 (en) 2013-08-30 2020-07-21 Compagnie Generale Des Etablissements Michelin Methods for forming a retreaded tire
CA2934227A1 (en) * 2013-12-19 2015-06-25 Bridgestone Bandag, Llc Method of preparing a bottom surface of a precured tire tread

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US650907A (en) * 1899-11-11 1900-06-05 John S Dunn Bicycle-tire.
GB190615401A (en) 1906-07-06 1907-07-06 Celeste Joly Improvements in Pneumatic and Elastic Tyres for Wheels.
US1202968A (en) * 1915-11-27 1916-10-31 Ira W Cole Tire.
US3027926A (en) * 1960-07-18 1962-04-03 Jr Hugh B Speer Pneumatic tire assembly
FR2573001B2 (fr) 1984-11-15 1986-12-26 Michelin & Cie Procede de collage de deux corps en caoutchouc et produits adaptes pour ce procede
EP0159537B1 (fr) * 1984-04-09 1988-05-11 MICHELIN & CIE (Compagnie Générale des Etablissements Michelin) Société dite: Procédé de collage de deux corps en caoutchouc par vulcanisation d'une couche de liaison et produits adaptés pour l'utilisation d'un tel procédé
JPS6422601A (en) 1987-07-20 1989-01-25 Sumitomo Rubber Ind Pneumatic tire
JP2619045B2 (ja) * 1988-03-29 1997-06-11 株式会社ブリヂストン タイヤ用プレキュアトレッドおよびこれを用いたタイヤ
JPH05155202A (ja) 1991-12-09 1993-06-22 Bridgestone Corp タイヤ用プレキュアトレッド及びその製造方法ならびにこれを用いた更生タイヤ
JP2671287B2 (ja) 1993-02-04 1997-10-29 泰太郎 藤井 タイヤ
US5536348A (en) 1995-06-30 1996-07-16 The Goodyear Tire & Rubber Company Method of assembly of a precured tire tread to an unvulcanized casing
EP1090781B1 (en) * 1999-10-06 2005-01-12 Sumitomo Rubber Industries Limited Studless tyre
EP1236753A1 (en) 2001-03-02 2002-09-04 Hycail B.V. Environmentally degradable polymeric compounds, their preparation and use as hot melt adhesive
JP2003154527A (ja) 2001-11-19 2003-05-27 Bridgestone Corp タイヤ加硫金型及びそれを用いて製造したタイヤ
US7143798B2 (en) * 2003-06-23 2006-12-05 The Goodyear Tire & Rubber Company Pneumatic tire having tread with axially adjacent block chamfer and rib chamfer
JP4342874B2 (ja) 2003-08-20 2009-10-14 住友ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ
JP4411975B2 (ja) * 2004-01-09 2010-02-10 横浜ゴム株式会社 空気入りタイヤ及びタイヤ金型

Also Published As

Publication number Publication date
CA2665155C (en) 2013-09-03
US20090205762A1 (en) 2009-08-20
EP2086736A1 (en) 2009-08-12
CN101528433A (zh) 2009-09-09
US8267134B2 (en) 2012-09-18
CA2665155A1 (en) 2008-05-08
WO2008054387A9 (en) 2012-06-07
EP2086736A4 (en) 2011-04-27
EP2086736B1 (en) 2013-03-27
WO2008054387A1 (en) 2008-05-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0622016A2 (pt) banda de rodagem, molde para uma banda de rodagem e pneumático recauchutado
EP2028024B1 (en) Precured tread and retreaded tire
US10099508B2 (en) Airless tyre for vehicles
US8277589B2 (en) Method of retreading a tire
EP2448753B1 (en) Retreaded tire having the tread band matched to a prepared base tread and method of retreading such a tire
EP2448752B1 (en) Reduced weight precured tread band and method of retreading a tire using the same
US8714219B2 (en) Integrated tire section repair
BRPI0925054B1 (pt) pneu recauchutado e método para a sua fabricação
JP5560900B2 (ja) 更生タイヤ及びその製造方法
US20150129097A1 (en) Recessed removable tread portions for retreaded tires
US20170021671A1 (en) Precured tire tread with fabric reinforcing layer
US3025569A (en) Molding inflatable articles
RU2211153C2 (ru) Способ изготовления ошипованной шины, ошипованный ленточный протектор для этой шины
JP5628593B2 (ja) プレキュアトレッド及びプレキュアトレッドを用いた更生タイヤ
JP5884317B2 (ja) プレキュアトレッド、更生タイヤ及びその製造方法
US3036620A (en) Multi-ply tire repair unit
US1330732A (en) Tire
NZ703444B2 (en) An airless tyre for vehicles
AU2527300A (en) Tyre improvements

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: MICHELIN RECHERCHE ET TECHNIQUE S.A (CH) , COMPAGN

B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE. PAGAR RESTAURACAO.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2261 DE 06/05/2014.