BRPI0619334A2 - arranjo para bagagens, cabine de aeronave e aeronave - Google Patents

arranjo para bagagens, cabine de aeronave e aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI0619334A2
BRPI0619334A2 BRPI0619334-0A BRPI0619334A BRPI0619334A2 BR PI0619334 A2 BRPI0619334 A2 BR PI0619334A2 BR PI0619334 A BRPI0619334 A BR PI0619334A BR PI0619334 A2 BRPI0619334 A2 BR PI0619334A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
luggage
compartment
face
housing
lower face
Prior art date
Application number
BRPI0619334-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas-Mathias Bock
Original Assignee
Airbus
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus filed Critical Airbus
Publication of BRPI0619334A2 publication Critical patent/BRPI0619334A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D11/00Passenger or crew accommodation; Flight-deck installations not otherwise provided for
    • B64D11/003Stowage devices for passengers' personal luggage

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Purses, Travelling Bags, Baskets, Or Suitcases (AREA)
  • Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)

Abstract

ARRANJO PARA BAGAGENS, CABINE DE AERONAVE E AERONAVE Este arranjo para bagagens (2) destina-se especialmente a uma cabina de aeronave. Ele comporta um compartimento apresentando uma face inferior (8) e uma face superior (12) , uma face aberta permitindo o acesso ao compartimento para o depósito e a retirada de bagagens (22) no interior do mesmo e um fundo (10) , oposto à face aberta do compartimento. A face inferior (8) do compartimento é sensivelmente plana do lado da face aberta e se eleva na proximidade do fundo (10) .Uma ranhura (28) , cuja concavidade é orientada em direção da face superior (12) do compartimento, é realizada na zona de junção entre a parte elevada (26) da face inferior e o fundo (10)

Description

"ARRANJO PARA BAGAGENS, CABINE DE AERONAVE E AERONAVE"
Campo da invenção
A presente invenção refere-se a um arranjo para bagagens destinado especialmente a uma cabina de aeronave e mais particularmente, a um gabinete de bagagens.
Antecedentes da invenção
O domínio da presente invenção é o transporte de passageiros em uma aeronave. No transcurso de uma viagem, as bagagens dos viageiros são dispostas em depósitos de bagagens da aeronave enquanto que as bagagens mais ligeiras podem acompanhar os viageiros na cabine da aeronave. Em nessa cabine, arranjos são previstos para essas bagagens, chamadas igualmente de bagagens de mão. Geralmente, esses arranjos são dispostos na parte alta da cabine da aeronave, sob o teto dessa cabine e acima das poltronas destinadas a acomodar os passageiros. Existem dois grandes tipos de arranjos para bagagens tais como descritos precedentemente. Há, por um lado, os compartimentos de bagagens e, pelo outro lado, os gabinetes de bagagens. Um compartimento de bagagens é um compartimento fixo em relação à cabine da aeronave e uma porta, geralmente pivotante, permite a abertura e o fechamento do acesso ao compartimento de bagagens. Um gabinete de bagagens apresenta, ele mesmo, também um compartimento destinado a receber as bagagens e comporta um acesso. Esse compartimento é aqui um compartimento móvel entre uma primeira posição de saída na qual o acesso ao compartimento é aberto, permitindo a introdução e a retirada de bagagens, e uma posição escondida no interior do teto da cabine da aeronave na qual o acesso do compartimento é fechado.
A tendência atual, ditada pelas companhias aéreas, é de aumentar o volume de arranjo para as bagagens a mão no interior das cabinas de aeronave. Contudo, o volume no interior de uma cabine de aeronave é limitado. Convém então aproveitar melhor o espaço disponível no interior de uma dada cabina. Além disso, no que se refere aos gabinetes e aos compartimentos de bagagens, suas dimensões são limitadas na medida em que as normas prevêem que esses arranjos, na posição aberta ou na posição fechada, não devem atrapalhar a circulação dos passageiros nos corredores da cabine da aeronave.
A presente invenção tem então o objetivo de fornecer um compart imento de bagagens que, para um dado congestionamento exterior, permite um volume de arranjo mais significativo para as bagagens que os arranjos conhecidos da técnica anterior.
Para isso, ela propõe um arranjo para bagagens, destinado especialmente a uma cabina de aeronave, comportando um compartimento apresentando uma face inferior e uma face superior, uma face aberta permitindo o acesso ao compartimento para o depósito e a retirada de bagagens ou similares do interior do mesmo e um fundo, oposto à face aberta do compartimento.
Segundo a presente invenção, a face inferior do compartimento é sensivelmente plana do lado da face aberta, a face inferior do compartimento se eleva na proximidade do fundo, e uma ranhura, cuja concavidade é orientada na direção da face superior do compartimento, é realizada na zona de junção entre a parte elevada da face inferior e o fundo.
Com um arranjo tal, uma mala com rodinhas pode ser alojada no compartimento de bagagens no sentido do comprimento e não horizontalmente, mas na diagonal. As rodinhas da mala são introduzidas, primeiro, quando o compartimento é aberto. Elas vão rodar sobre a parte plana da face inferior e a parte inclinada dessa face vá guiá-las em seguida até a ranhura que é destinada para recebê-las. A mala é então mantida no compartimento do arranjo de bagagens graças à cooperação das rodinhas da mala com a ranhura.
Para manter melhor uma mala disposta no arranjo de bagagens, ou para reter uma eventual mala que não comporta rodinhas, a borda livre da face inferior do compartimento encontrando-se do lado da face aberta de acesso ao compartimento apresenta vantajosamente um parapeito realizando uma saliência da face inferior do compartimento na direção da face superior do mesmo. Esse parapeito pode ser formado, por exemplo, por uma peça perfilada. De preferência, para evitar ferir um usuário ou danificar uma bagagem, esse parapeito, perfilado ou não, é arredondado.
Para facilitar a colocação de uma mala no compartimento, a parte elevada da face inferior do compartimento eleva- se progressivamente da parte plana até a ranhura. Em uma variante de concretização, a parte elevada da face inferior do compartimento representa entre 15 e 40% da face inferior do compartimento. Assim, o volume ocupado pela parte elevada não é muito importante e essa parte elevada pode apresentar um declive que não é muito importante de maneira a facilitar o alojamento das bagagens.
A título de exemplo ilustrativo, é indicado aqui que a ranhura se encontra, por exemplo, entre 5 e 3 0 cm acima do nível da parte plana da face inferior do compartimento.
Em uma forma de concretização preferida do arranjo para bagagens segundo a invenção, esse gabinete é móvel entre uma posição inferior aberta e uma posição elevada escondida no interior de um teto de cabine de aeronave. Em uma variante de concretização desse arranjo (que é aqui um gabinete de bagagens) , a parte plana da face inferior do compartimento, na posição aberta do compartimento é sensivelmente horizontal, ou seja, sensivelmente paralela ao chão da cabine de aeronave. Essas características permitem limitar a altura do limiar de entrada do compartimento recebendo as bagagens e facilita, portanto, a utilização desse gabinete de bagagens.
A presente invenção refere-se igualmente a uma cabina de aeronave e uma aeronave, caracterizadas por comportar um arranjo para bagagens tal como o descrito acima, e mais particularmente um tal gabinete de bagagens.
Descrição das figuras
Os detalhes e vantagens da presente invenção ressaltarão melhor na descrição que se segue, feita com referência aos desenhos esquemáticos anexados, nos quais:
A Figura 1 é uma vista esquemática de um gabinete, conforme a invenção, em posição fechada, enquanto que
A Figura 2 mostra esse gabinete esquematicamente em posição aberta.
Descrição da invenção
0 gabinete de bagagens 2 representado nos desenhos é um gabinete montado pivotando em trono de um eixo de pivotamento 4. Trata-se aqui de um gabinete de bagagens 2 montado em uma cabine de aeronave. Esse gabinete é montado na parte superior dessa cabine, acima das poltronas de passageiros, não representadas. 0 eixo de pivotamento 4 é um eixo longitudinal em relação à cabine de aeronave. Reconhece-se nos desenhos o fundo 6 dessa cabina.
0 gabinete de bagagens 2 comporta uma face inferior 8, um fundo 10, uma face superior 12 e as paredes laterais 14. A forma global desse gabinete é sensivelmente um paralelepípedo. A face oposta ao fundo 10 é uma face inteiramente aberta.
Na Figura 1, o gabinete de bagagens 2 é representado na sua posição fechada. Ele está, portanto, escondido no teto 6 da cabine de aeronave. No interior desse teto, uma persiana fixa 16 vem fechar a face aberta, oposta ao fundo 10, do gabinete de bagagens. Essa persiana fixa 16 toma, por exemplo, como representado nos desenhos, a forma de um troço cilíndrico circular cujo eixo corresponde ao eixo de pivotamento 4.
Por razões estéticas, uma carenagem é prevista para mascarar o gabinete de bagagens. Na posição fechada desse último, a carenagem esconde completamente o gabinete de bagagens 2 da vista dos passageiros que se encontram na cabine de aeronave. Essa carenagem compreende uma carenagem fixa 18 ligando uma borda da persiana fixa 16 no teto 6 e uma carenagem móvel 2 0 recobrindo especialmente a face inferior 8 desse gabinete de bagagens 2.
A figura 2 representa o gabinete de bagagens em uma posição aberta. Para passar da posição fechada representada na Figura 1 para a posição aberta da Figura 2, o gabinete de bagagens 2 pivota para baixo em torno de seu eixo de pivotamento 4. Nessa posição, a persiana fixa 16 não recobre mais a face aberta do gabinete e essa face aberta é inteiramente liberada. Um passageiro pode então colocar no interior do gabinete uma mala 22 ou retirá-la. A face inferior 8 do gabinete de bagagens 2 apresenta uma parte plana do lado da face aberta do gabinete. Essa parte plana 24, na forma de concretização representada nos desenhos, se estende aproximadamente sobre 70% da profundidade do gabinete de bagagens. Em seguida, se aproximando do fundo 10 do gabinete de bagagens 2, a face inferior 8 apresenta uma parte elevada 26 orientada para a face superior 12. Assim, nas Figuras anexas correspondendo sensivelmente a um corte transversal, a face inferior 8 do gabinete de bagagens 2 apresenta uma forma curvada.
A extremidade livre da parte elevada 26 tem uma ranhura 28. Estrutura última se encontra, portanto, na proximidade imediata do fundo 10. Essa ranhura 28 é de forma cilíndrica circular. Sua concavidade é orientada na direção da face superior 12 do gabinete de bagagens 2. Essa ranhura 2 8 é de dimensão adaptada para receber uma rodinha 30 de mala 22. Assim, o raio de curvatura da ranhura 2 8 é, por exemplo, da ordem de 3 a 10 cm. Atualmente, uma grande maioria de malas apresenta as rodinhas 30. A colocação de uma mala 22 com rodinhas 30 se efetua então da maneira seguinte. O gabinete de bagagens 2 é disposto em sua posição aberta representada na Figura 2 . A mala 22 é então apresentada de tal modo que suas rodas 3 0 são introduzidas primeiro no interior do gabinete de bagagens 2 e rodam sobre a parte plana 24 da face inferior 8 do gabinete de bagagens 2. Chegando ao fundo 10 do gabinete de bagagens, a parte elevada 2 6 da face inferior 8 guia as rodinhas 30 na direção da ranhura 28. A mala 22 está então em posição no gabinete de bagagens 2. Ela é retida em esse gabinete graças à cooperação das rodinhas 30 e da ranhura 28. Esse processo de carregamento é para ser feito naturalmente pelo passageiro que prefere colocar a alça de sua bagagem do lado acessível do gabinete.
A parte plana 24 da face inferior 8 do gabinete de bagagens 2 é, de preferência, sensivelmente horizontal quando o gabinete de bagagens 2 está na sua posição aberta. Considera-se aqui que a aeronave está no chão. Nesse caso, o chão da cabina da aeronave é ele mesmo sensivelmente horizontal. Assim, em relação à cabine da aeronave pode-se considerar que a parte plana 24 da face inferior 8 do gabinete de bagagens 2 é sensivelmente paralela, quando o gabinete de bagagens está na posição aberta, ao chão (e/ou ao teto) da cabine de aeronave. Para reter melhor a mala 22 no interior do gabinete de bagagens 2, é igualmente previsto prover a borda livre da face inferior 8 encontrando-se do lado da face aberta do gabinete de bagagens 2 com um trilho perfilado 32 formando uma ligeira saliência acima da parte plana 24 da face inferior 8 do gabinete de bagagens 2. Esse trilho perfilado 32 forma assim um obstáculo para todo objeto se encontrando sobre a face inferior 8 do gabinete de bagagens 2. A fim de evitar danificar as bagagens ou outros objetos encontrando seu lugar no gabinete de bagagens 2, e sobretudo para evitar qualquer ferimento dos passageiros que se servem o gabinete de bagagens 2, o trilho perfilado apresenta uma forma de preferência arredondada.
Uma forma tal de concretização de um gabinete de bagagens permite, para um mesmo volume exterior, alojar as bagagens de tamanho mais significativo. Em relação a um gabinete de bagagens da técnica anterior, o gabinete de bagagens 2 descrito acima permite um ganho da ordem de 3" (aproximadamente 7 a 8 cm) de dimensão transversal. È necessário lembrar aqui que os gabinetes de bagagens, em uma cabine de aeronave, mesmo em posição aberta, não devem então sobressair além das poltronas da cabine, sobre os corredores de circulação. Graças o ganho de espaço realizado, deve ser possível colocar uma mala 22 correspondente no formato máximo aceitado pelas companhias aéreas na cabine de aeronave (chamada geralmente de "travaller pro"), transversalmente no gabinete de bagagens enquanto que nos gabinetes de bagagens da técnica anterior o arranjo de tais malas devia ser realizado longitudinalmente. O ganho de espaço é muito significativo. O espaço, suficiente para acolher quatro malas de formato "traveller pro" em um gabinete conforme a invenção, não pode receber mais do que apenas dois malas do mesmo formato, com um gabinete da técnica anterior.
O volume 34 que se encontra entre a face inferior 8 do gabinete de bagagens 2 conforme a invenção e a mala 22 não é um espaço perdido, pelo contrário. Um passageiro poderá se beneficiar desse volume para colocar com total segurança diversos objetos de pequeno tamanho e especialmente um casaco ou similar. Esse volume 34 é bem delimitado, os objetos que são colocados nele também são retidos.
A presente invenção não se limita à forma de concretização preferida descrita acima a título de exemplo não limitante. Ela refere-se também a todas variantes que possam ser desenvolvidas por aqueles com conhecimentos da técnica, dentro do escopo das reivindicações anexadas.
Assim por exemplo, o arranjo descrito acima é representado no desenho é um gabinete de bagagens apresentando um compartimento destinado a receber as bagagens, o qual é móvel. Esse arranjo poderia igualmente ser um compartimento de bagagens com um compartimento fixo, fechado, por exemplo, por uma porta de acesso.

Claims (11)

1. Arranjo para bagagens, destinado especialmente a uma cabine de aeronave, comportando um compartimento apresentando uma face inferior (8) e uma face superior (12) , uma face aberta permitindo o acesso ao compartimento para depósito e retirada de bagagens (22) no interior do mesmo e um fundo (10) , oposto à face aberta do compartimento, caracterizado pelo fato da face inferior (8) do compartimento ser sensivelmente plana do lado da face aberta, sendo que a face inferior (8) do compartimento se eleva η proximidade do fundo (10), e sendo que uma ranhura (28), cuja concavidade é orientada na direção da face superior (12) o compartimento, é realizada na zona de junção entre a parte elevada (2 6) da face inferior e o fundo (10).
2. Arranjo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da borda livre da face inferior (8) do compartimento se encontrando do lado da face aberta de acesso ao compartimento apresentar um parapeito (32) realizando uma saliência da face inferior (8) do compartimento na direção da face superior (12) do mesmo.
3. Arranjo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato do parapeito (32) ser formado por uma peça perfilada.
4. Arranjo, de acordo com qualquer uma das reivindicações -2 ou 3, caracterizado pelo fato do parapeito (32) ser arredondado.
5. Arranjo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 até 4, caracterizado pelo fato da parte elevada (26) da face inferior (8) do compartimento se elevar progressivamente da parte plana (24) até a ranhura (28).
6. Arranjo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 até 5, caracterizado pelo fato da parte elevada (26) da face inferior (8) do compartimento representar entre -15 e 40% da face inferior (8) do compartimento.
7. Arranjo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 até 6, caracterizado pelo fato da ranhura (28) se encontrar entre 5 até 30 cm acima do nível da parte plana (24) da face inferior (8) do compartimento.
8. Arranjo, de acordo com uma das reivindicações de 1 até 7, caracterizado pelo fato do compartimento se móvel entre uma posição inferior aberta e uma posição elevada escondida no interior de um teto (6) da cabine de aeronave.
9. Arranjo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato da parte plana (24) da face inferior (8) do compartimento na posição aberta do compartimento ser sensivelmente horizontal, ou seja, sensivelmente paralela ao chão da cabine de aeronave.
10. Cabine de aeronave, caracterizada pelo fato de comportar pelo menos um arranjo para bagagens (2) de acordo com uma das reivindicações 1 até 9.
11. Aeronave, caracterizada pelo fato de comportar uma cabina de acordo com a reivindicação 10.
BRPI0619334-0A 2005-10-28 2006-10-24 arranjo para bagagens, cabine de aeronave e aeronave BRPI0619334A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0511027 2005-10-28
FR0511027A FR2892702B1 (fr) 2005-10-28 2005-10-28 Rangement pour bagages destine notamment a une cabine d'aeronef
PCT/FR2006/002379 WO2007048915A1 (fr) 2005-10-28 2006-10-24 Rangement pour bagages destine notamment a une cabine d'aeronef

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0619334A2 true BRPI0619334A2 (pt) 2011-09-27

Family

ID=36870150

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0619334-0A BRPI0619334A2 (pt) 2005-10-28 2006-10-24 arranjo para bagagens, cabine de aeronave e aeronave

Country Status (10)

Country Link
EP (1) EP1948508B1 (pt)
JP (1) JP4871360B2 (pt)
CN (1) CN100577516C (pt)
AT (1) ATE469825T1 (pt)
BR (1) BRPI0619334A2 (pt)
CA (1) CA2627694C (pt)
DE (1) DE602006014716D1 (pt)
FR (1) FR2892702B1 (pt)
RU (1) RU2415782C2 (pt)
WO (1) WO2007048915A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2956360B1 (en) * 2013-02-12 2017-08-16 C&D Zodiac, Inc. Pivot bin assembly
US9630718B2 (en) * 2015-02-06 2017-04-25 The Boeing Company Variable opening overhead stowage bins and related methods
US10936879B2 (en) * 2016-12-19 2021-03-02 The Boeing Company System for displaying the status of use of aircraft overhead luggage storage bins

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9721360D0 (en) * 1997-10-08 1997-12-10 Transmatic Europ Limited Rack unit
DE10001038B4 (de) * 2000-01-13 2004-01-29 Airbus Deutschland Gmbh Gepäckablage mit einem absenkbaren Gepäckfach, insbesondere für eine Flugzeugpassagierkabine
AT410536B (de) * 2001-10-17 2003-05-26 Fischer Adv Components Gmbh Aufhängevorrichtung für absenkbare gepäckablagebehälter
AT413812B (de) * 2001-10-17 2006-06-15 Fischer Adv Components Gmbh Aufhängevorrichtung für absenkbare gebäckablagebehälter
JP4046554B2 (ja) * 2002-06-12 2008-02-13 嘉信 香取 飛行機の手荷物収納庫

Also Published As

Publication number Publication date
EP1948508B1 (fr) 2010-06-02
JP4871360B2 (ja) 2012-02-08
FR2892702B1 (fr) 2008-01-11
JP2009513431A (ja) 2009-04-02
CN100577516C (zh) 2010-01-06
RU2008121230A (ru) 2009-12-10
CA2627694C (en) 2014-09-30
RU2415782C2 (ru) 2011-04-10
ATE469825T1 (de) 2010-06-15
FR2892702A1 (fr) 2007-05-04
DE602006014716D1 (de) 2010-07-15
CN101296844A (zh) 2008-10-29
WO2007048915A1 (fr) 2007-05-03
CA2627694A1 (en) 2007-05-03
EP1948508A1 (fr) 2008-07-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8011618B2 (en) Storage device for baggage for an aircraft cabin
US7883055B2 (en) Pivoting baggage rack intended for an aircraft cabin
EP1281614B1 (en) Retractable closet
US7377467B2 (en) Aircraft luggage locker
US20120037083A1 (en) Pet Kennel
US9669930B2 (en) Galley cart with multi-capacity support
US10668870B2 (en) Storage drawer assembly for vehicle tray
US20130248309A1 (en) Luggage With Rechargeable Power Supply and Storage Shelves
BR102014024199A2 (pt) montagens de compartimento para armazenagem superior para veículos de transporte, especialmente cabines de aeronave
RU2008101679A (ru) Медицинский пункт для кабины воздушного судна, конструктивно совмещенный с кушеткой
BRPI0619301A2 (pt) gabinete para bagagens, cabine de aeronave e aeronave
US20140224929A1 (en) Aircraft area with a storage cabinet for emergency equipment objects
BRPI0615496A2 (pt) parede de separação para cabine de aeronave, unidade, divisória de separação para cabine de aeronave, cabine de aeronave e aeronave
BRPI0619334A2 (pt) arranjo para bagagens, cabine de aeronave e aeronave
EP2883794A1 (en) Aircraft area comprising a luggage compartment
RU2219080C1 (ru) Багажная полка самолета
ES2236469T3 (es) Revestimiento para el suelo de un vehiculo.
JP3168972U (ja)
HUE034079T2 (hu) Zárható rekesz, különösen gépjármu lábterébe
BRPI0613831A2 (pt) seção de cabine de aeronave, cabine de aeronave e aeronave
CN208993576U (zh) 一种方便取放行李的客运车辆
US1539764A (en) Vehicle-body construction
CN215125073U (zh) 一种桌子行李箱
KR0131117Y1 (ko) 아암레스트 겸용 물건 보관장치
JPH09328039A (ja) 自動車用ラック

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]