BRPI0614512A2 - sistema de segurança em um veìculo motorizado - Google Patents
sistema de segurança em um veìculo motorizado Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0614512A2 BRPI0614512A2 BRPI0614512-4A BRPI0614512A BRPI0614512A2 BR PI0614512 A2 BRPI0614512 A2 BR PI0614512A2 BR PI0614512 A BRPI0614512 A BR PI0614512A BR PI0614512 A2 BRPI0614512 A2 BR PI0614512A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- motor vehicle
- fire
- security system
- containers
- extinguisher
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A62—LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
- A62C—FIRE-FIGHTING
- A62C3/00—Fire prevention, containment or extinguishing specially adapted for particular objects or places
- A62C3/07—Fire prevention, containment or extinguishing specially adapted for particular objects or places in vehicles, e.g. in road vehicles
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Business, Economics & Management (AREA)
- Emergency Management (AREA)
- Fire-Extinguishing By Fire Departments, And Fire-Extinguishing Equipment And Control Thereof (AREA)
Abstract
SISTEMA DE SEGURANçA EM UM VEìCULO MOTORIZADO. A presente invenção refere-se a um sistema de segurança em um veículo motorizado é disposto em um compartimento de motor (1) fechável por meio de um elemento de palheta (2). A fim de aumentar a segurança passiva do veículo motorizado, os recipientes (4) enchidos com um meio extintor são dispostos sobre um lado interno do compartimento de motor (1) e, no caso de uma temperatura limite ser excedida, liberam o meio extintor.
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SISTEMA DESEGURANÇA EM UM VEÍCULO MOTORIZADO".
Descrição da Invenção
A presente invenção refere-se a um sistema de segurança emum veículo motorizado dotado de um compartimento de motor fechável pormeio de um elemento de palheta.
Com referência à prática da engenharia automotiva, é sabidoque, apesar dos sistemas de segurança passivos atuais e através do uso demateriais não combustíveis ou pelo menos retardadores de fogo em umaconstrução de veículo motorizado, não é possível determinar de uma formacompleta a ocorrência de fogo, particularmente em um compartimento demotor de um veículo motorizado. Tal fogo pode ser provocado, entre outrascoisas, por um vazamento na linha de combustível, a partir da qual um com-bustível, por exemplo petróleo, pode vazar e se auto-infIamar sobre as peçasquentes do motor. Além disso, no caso de um acidente, por exemplo, umalinha de combustível ou o próprio tanque de gasolina pode desenvolver umvazamento ou permitir o escape de combustível, o que pode, provavelmente,provocar um incêndio.
A fim de poder extinguir um fogo que se inicia desta forma, umextintor de incêndio portátil é, com freqüência, carregado no veículo motori-zado, sendo este usado por um motorista ou qualquer outra pessoa no sen-tido de extinguir o incêndio. Em tal situação, no entanto, o choque ou a inex-periência, normalmente, resulta em uma operação incorreta do extintor deincêndio ou a uma ação imprópria no combate de um incêndio que se inicia,o resultado sendo freqüentemente a perda total do veículo motorizado. Ofogo também pode colocar em risco outros usuários da estrada.
O documento DE 103 33 382 A1 descreve um dispositivo paracombater um incêndio particularmente em um veículo comercial, que con-vencionalmente possui um sistema de freio operado pneumaticamente. Nes-30 te caso, um líquido extintor armazenado em um reservatório é distribuídocom a ajuda do ar comprimido operante contido em um ou mais tanques dear comprimido no veículo motorizado por meio de dispositivos conhecidospor si, por exemplo, no compartimento de motor do veículo motorizado para,desta maneira, rebelar um início de incêndio. Neste mesmo caso, no entan-to, pode surgir uma situação, por exemplo, como o resultado de um aciden-te, na qual o próprio tanque de ar comprimido pode ser danificado e, conse-qüentemente, o meio extintor não mais poderá ser liberado com a ajuda doar comprimido.
O documento DE 90 12 180 U1 descreve uma unidade de con-trole para sistemas extintores de incêndio em veículos motorizados compre-endendo uma chave de três vias a fim de poder verificar a capacidade ope-racional de todo o sistema extintor de incêndio em um veículo motorizadocom a ajuda de um modo de teste.
O documento DE 87 15 208 U1 descreve um kit de instalaçãopara um dispositivo extintor de incêndio para veículos motorizados compre-endendo um recipiente de meio extintor, linhas de conexão que se encami-nham para bocais de borrifação, por exemplo, em um compartimento de mo-tor do veículo motorizado, assim como válvulas associadas aos bocais deborrifação para a abertura das linhas. O kit de instalação é instalado em umveículo motorizado, no qual os bocais de borrifação são dispostos no com-partimento de motor de modo que os mesmos possam ser usados no senti-do de rebelar um início de incêndio.
A falha destes sistemas ativos é que os mesmos sempre redun-dam em um número grande de componentes mecânicos e elétricos a fim de,por exemplo, poder detectar automaticamente um início de incêndio e tomaras devidas providências. Estes mesmos componentes, no entanto, podemfalhar no caso de um acidente, deste modo impedindo uma contenção efeti-va do fogo.
O objetivo da presente invenção é indicar um sistema de segu-rança em um veículo motorizado do tipo inicialmente descrito, com o qual uminício de incêndio no compartimento de motor de um veículo motorizado po-de ser colocado sob controle de uma forma confiável.
De acordo com a presente invenção, o objetivo é obtido no sen-tido de que os recipientes enchidos com um meio extintor são dispostos so-bre o lado interno do compartimento de motor e, no caso de uma temperatu-ra limite ser excedida, liberam o meio extintor.
A idéia básica da presente invenção é usar um sistema passivoeficaz no combate ao incêndio. Este sistema compreende substancialmenteum ou mais recipientes que são enchidos com qualquer meio extintor dese-jado, por exemplo, um líquido, ou um gás, ou um gel, conforme descrito a-baixo. Neste caso, os recipientes e/ou suas paredes são desenhados de talforma que, no caso de uma temperatura limite ser excedida, conforme ne-cessariamente acontece no caso de um início de incêndio no compartimentode motor de um veículo motorizado, o meio extintor é liberado. Para este fim,as paredes dos recipientes são feitas, por exemplo, de um material que, nocaso de uma temperatura limite ser excedida, se funde e, deste modo, per-mite que o líquido, o gás, ou o gel vazem a partir dos recipientes.
Neste caso, encontra-se também dentro do âmbito da presenteinvenção dispor um ou mais recipientes no compartimento de motor do veí-culo motorizado, em que seus respectivos formatos, números, e tamanhospodem ser selecionados por uma pessoa versada na técnica dependendo domeio extintor necessário para extinguir um incêndio e de acordo com as di-mensões do compartimento de motor e/ou do motor.
Quanto aos recipientes, se faz uso preferido de corpos ocos deformato esférico que são enchidos com um gel extintor, em que os recipien-tes são desenhados de preferência na forma de receptáculos de cera esféri-cos que se fundem no caso de um início de incêndio. Neste caso, o gel ex-tintor é desenhado de tal forma que, por um lado, o mesmo contenha águapara a remoção do calor do local de incêndio através da evaporação da á-gua e, por outro lado, o gel extintor contém substâncias formadoras de es-puma, que, por exemplo, gotejam sobre um bloco de motor e formam umacamada de espuma até hermética ao ar sobre o metal quente do bloco demotor, isolando o bloco de motor do oxigênio atmosférico ambiente. O gelextintor, além disso, de preferência contém agentes de saponificação, porexemplo, na forma de substâncias alcalinas, que, com as frações de carbonono óleo lubrificante e/ou de combustível em conjunto com a água contida nogel extintor, entram em uma reação endotérmica e saponificam os hidrocar-bonetos, de modo que outros suprimentos e calor sejam removidos do localde incêndio.
A vantagem da presente invenção reside no fato de que nenhumcomponente elétrico ou mecânico seja necessário para atuar o sistema desegurança, e, sendo assim, mesmo no caso de uma falha total do sistemaeletrônico do veículo, um início de incêndio no compartimento de motor doveículo motorizado pode ser confiavelmente colocado sob controle por meioda liberação automática do meio extintor a partir dos recipientes dispostosno compartimento de motor.
Os recipientes são com vantagem de um desenho esférico e/ouem forma de coxim, e são dispostos, de preferência, distribuídos sobre todaa superfície do interior do compartimento de motor do veículo. Neste caso,mais recipientes e/ou recipientes de maiores volumes podem ser dispostosem locais particularmente problemáticos, por exemplo, diretamente acima dobloco de motor.
Em um desenvolvimento vantajoso, o lado interno e/ou o ladoinferior de um capô do veículo motorizado é provido com tais recipientes.Neste caso, estes recipientes podem substituir os materiais de isolamento desom de outra forma providos.
Para se aumentar ainda mais a segurança do veículo motoriza-do, de preferência, além do sistema passivo, um sistema de segurança ativo,conhecido por si, é provido, o qual substancialmente compreende um reser-vatório de meio extintor, dispositivos para a distribuição do meio extintor,sensores para a detecção de um incêndio, e uma unidade de controle. Noreservatório de meio extintor, podem ser armazenados meios extintores sóli-dos, líquidos ou gasosos, por exemplo, pó ou CO2. O meio extintor é, de pre-ferência, liberado por meio de bombas através de linhas, assim como pormeio de bocais e, opcionalmente, através de válvulas associadas aos bocaisem locais adequados para este fim no compartimento de motor do veículomotorizado, para, desta maneira, extinguir um incêndio. Por meio dos senso-res, um início de incêndio ou um fogo já existente pode ser detectado, e umsinal correspondente liberado para uma unidade de controle do sistema desegurança, por exemplo, através de arquiteturas de barramento de dados,conhecidas por si. Neste caso, a unidade de controle pode também ser inte-grada em um dispositivo de controle de modo a controlar cada função doveículo motorizado.
Os sensores para a detecção de um incêndio podem ser senso-res de temperatura e/ou sensores de colisão e/ou sensores de airbag. Ossensores de temperatura detectam uma temperatura elevada no comparti-mento de motor usando quaisquer princípios de medição desejados, os sen-sores de colisão detectam, por exemplo, uma deformação de um corpo doveículo motorizado, e um sensor de airbag detecta a utilização do airbag.
Neste caso, a partir dos sinais correspondentes, a unidade de controle con-clui que um incêndio pode surgir ou se já irrompeu e toma as providênciascorrespondentes.
É ainda possível que o sistema de segurança ativo, por exemplo,dependendo de apenas uma pequena elevação de temperatura, tome so-mente providências graduais, tais como, por exemplo, a liberação do meioextintor somente em uma região limitada do compartimento de motor ou a-penas uma pequena quantidade do meio extintor.
Em uma forma preferida de construção, o sistema de segurançaativo compreende ainda um dispositivo de corte de combustível de modo ainterromper o suprimento de mais combustível do tanque de combustívelpara o compartimento de motor. Tal dispositivo de corte pode, por exemplo,assumir a forma de uma válvula solenóide, que é igualmente conectada àunidade de controle.
No caso de a unidade de controle falhar como resultado de umdano, o sistema de segurança é provido ainda com um dispositivo de atua-ção manual de modo que o sistema de segurança possa ser atuado, por e-xemplo, por meio da operação de uma chave sobre o painel de instrumentospor parte de um ocupante do veículo motorizado. De maneira análoga, umdispositivo de atuação correspondente pode ser provido sobre um lado externodo corpo do veículo motorizado, por exemplo, na região do pilar A, a fim depermitir que forças de salvamento façam atuar o sistema de segurança.
O sistema ativo acima foi descrito com relação a um sistema desegurança passivo. É, no entanto, óbvio a uma pessoa versada na técnicaque o sistema de segurança ativo pode também ser instalado sozinho emum veículo motorizado.
Torna-se evidente que os aspectos descritos acima e os ainda aserem descritos abaixo podem ser usados não apenas na combinação indi-cada em cada caso, mas também em outras combinações. O âmbito da pre-sente invenção é definido somente pelas reivindicações.
Segue abaixo uma descrição detalhada de uma modalidade dapresente invenção com referência ao desenho em anexo. A única figura dodesenho mostra em uma representação esquemática um compartimento demotor de um veículo motorizado em seção transversal, porém, para fins declareza, sem o motor em questão.
O compartimento de motor 1 é fechável por meio de um elemen-to de palheta 2 na forma de um capô, em que o capô é aberto a fim de, porexemplo, se poder fazer uma inspeção do motor. No compartimento de mo-tor 1, há um sistema de segurança ativo 3, conhecido por si, que compreen-de, entre outras coisas, um reservatório de meio extintor, dispositivos para adistribuição do meio extintor, sensores para a detecção de um incêndio, euma unidade de controle, em que os componentes correspondentes são co-nhecidos na técnica anterior e sua disposição no compartimento de motor ouem qualquer outro ponto adequado no veículo motorizado é possível parauma pessoa versada na técnica. Neste caso, a unidade de controle é dese-nhada de tal forma que, por exemplo, dependendo de um sinal de um sensorde temperatura ou de um sensor de colisão, a mesma ativa uma bomba paraa liberação do meio extintor a partir do reservatório de meio extintor atravésde linhas de conexão para os bocais de saída do compartimento de motor 1a fim de, desta maneira, rebelar um início de incêndio.
Quanto a um sistema de segurança passivo, é disposta uma plu-ralidade de recipientes esféricos ou, conforme aqui mostrado, em forma decoxim 4 para um meio extintor, por exemplo, fixamente aderidos ao, sobre olado interno e/ou no lado inferior do, elemento de palheta 2, em que as pare-des dos recipientes 4 são desenhadas de tal forma que, no caso de umatemperatura limite ser excedida à maneira típica de um início de incêndio nocompartimento de motor 1 do veículo motorizado, as paredes liberem o meioextintor. Por exemplo, as paredes dos recipientes 4 podem ser feitas de ummaterial adequado do tipo cera, o qual, no caso de uma temperatura ser ex-cedida, se funde e, deste modo, libera o meio extintor, por exemplo, um gel,um líquido ou um gás. Neste caso, o gel extintor é particularmente desenhadode tal maneira que o fogo seja combatido tanto física como quimicamente.
Listagem de Referência
1 - compartimento de motor
2 - elemento de palheta
3 - sistema de segurança ativo
4 - recipiente
Claims (8)
1. Sistema de segurança em um veículo motorizado tendo umcompartimento de motor (1) fechável por meio de um elemento de palheta(2), caracterizado pelo fato de que os recipientes (4) enchidos com um meioextintor são dispostos sobre um lado interno do compartimento de motor (1)e, no caso de uma temperatura limite ser excedida, liberam o meio extintor.
2. Sistema de segurança de acordo com a reivindicação 1, ca-racterizado pelo fato de que os recipientes (4) são esféricos ou em forma decoxim.
3. Sistema de segurança de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que os recipientes (4) são dispostos sobre umlado interno de um capô.
4. Sistema de segurança de acordo com uma das reivindicações-1 a 3, caracterizado pelo fato de que um sistema de segurança ativo (3) éprovido, compreendendo um reservatório de meio extintor, um dispositivopara a distribuição de um meio extintor, sensores para a detecção de fogo, euma unidade de controle.
5. Sistema de segurança de acordo com a reivindicação 4, ca-racterizado pelo fato de que os sensores são sensores de temperatura e/oude colisão e/ou de airbag.
6. Sistema de segurança de acordo com a reivindicação 4 ou 5,caracterizado pelo fato de que, por meio do sistema de segurança ativo (3),diferentes intensidades ou distribuições de extinção podem ser implementadas.
7. Sistema de segurança de acordo com uma das reivindicações-4 a 6, caracterizado pelo fato de que um dispositivo de corte de combustívelé provido.
8. Sistema de segurança de acordo com uma das reivindicações-4 a 7, caracterizado pelo fato de que um dispositivo de atuação manual éprovido, em particular sobre um lado externo do veículo motorizado.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE102005035994.9 | 2005-08-01 | ||
DE102005035994A DE102005035994A1 (de) | 2005-08-01 | 2005-08-01 | Sicherheitssystem in einem Kraftfahrzeug |
PCT/EP2006/006752 WO2007014628A1 (de) | 2005-08-01 | 2006-07-11 | Sicherheitssystem in einem kraftfahrzeug |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0614512A2 true BRPI0614512A2 (pt) | 2011-03-29 |
Family
ID=36969167
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0614512-4A BRPI0614512A2 (pt) | 2005-08-01 | 2006-07-11 | sistema de segurança em um veìculo motorizado |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US20080264652A1 (pt) |
EP (1) | EP1912709A1 (pt) |
JP (1) | JP2009502376A (pt) |
BR (1) | BRPI0614512A2 (pt) |
DE (1) | DE102005035994A1 (pt) |
WO (1) | WO2007014628A1 (pt) |
Families Citing this family (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB2469340A (en) * | 2009-04-09 | 2010-10-13 | Graviner Ltd Kidde | Combined passive and active vehicle fire prevention system |
JP2011019893A (ja) * | 2009-07-17 | 2011-02-03 | Kozo Hatakeyama | 消火薬剤設備(自然浸透・水没システム) |
DE102009035908A1 (de) * | 2009-08-03 | 2011-02-10 | Robert Bosch Gmbh | Verfahren zur Bekämpfung und/oder Vorbeugung eines Brandes von Lithium-Ionen-Zellen und Lithium-Ionen-Polymer-Zellen |
US8527817B2 (en) | 2010-11-19 | 2013-09-03 | International Business Machines Corporation | Detecting system component failures in a computing system |
ITTO20130107A1 (it) * | 2013-02-08 | 2014-08-09 | Carlo Cavezzale | Dispositivo per l'estinzione di fiamma |
DE102014215036A1 (de) * | 2014-07-31 | 2016-02-04 | Robert Bosch Gmbh | Neutralisation von Batteriemodulen oder Batterie-Packs mit mehreren Batteriezellen |
CN104124410A (zh) * | 2014-08-04 | 2014-10-29 | 奇瑞汽车股份有限公司 | 一种电动汽车电池包的自动阻燃灭火系统 |
US9555814B2 (en) * | 2014-09-29 | 2017-01-31 | Ford Global Technologies, Llc | Unexpected thermal event assist |
CZ34028U1 (cs) * | 2020-03-31 | 2020-05-26 | Ases Group, Se | Automatický ochlazovací a hasicí systém |
DE202020004437U1 (de) * | 2020-10-22 | 2020-11-10 | Theodor Kettling | Schutzeinrichtung für Fahrzeuge gegen Feuer und Verletzung von Passanten bei Kollisionen |
Family Cites Families (30)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US1633254A (en) * | 1926-07-09 | 1927-06-21 | Internat Fire Equipment Corp | Fire extinguisher |
US1838655A (en) * | 1930-03-17 | 1931-12-29 | Wilhelm B Bronander | Fire extinguisher |
GB391166A (en) * | 1931-10-19 | 1933-04-19 | Francis Warren | Improvements in or relating to fire extinguishing arrangements and apparatus therefor |
US2841228A (en) * | 1957-05-28 | 1958-07-01 | Robert F Porterfield | Fire extinguisher for vehicles |
US3387662A (en) * | 1966-08-31 | 1968-06-11 | Frank A. Molgano Jr. | Fire extinguishing apparatus |
US3889752A (en) * | 1971-04-05 | 1975-06-17 | Byron G Dunn | Motor vehicle fire extinguisher |
JPS5086900A (pt) * | 1973-12-06 | 1975-07-12 | ||
GB2160760B (en) * | 1984-06-29 | 1987-07-15 | Glasdon Ltd | Improvements in or relating to waste bins |
DE8715208U1 (de) | 1987-11-16 | 1988-03-10 | Feldhoff, Horst, 5810 Witten | Bausatz für eine Feuerlöscheinrichtung für Kraftfahrzeuge |
US4986365A (en) * | 1989-03-27 | 1991-01-22 | Shieh Kuo Chen | Automatic fire extinguisher system for a vehicle |
DE9012180U1 (de) | 1990-08-24 | 1990-10-25 | Heilmann, Helmut, 8702 Kist | Steuergerät für Feuerlöschsysteme in Kraftfahrzeugen |
GR1000817B (el) | 1990-10-16 | 1993-01-25 | Ioannis Mpouranis | Συστημα πυρανιχνευσης και πληρως αυτοματης η ημιαυτοματης η με τηλεχειρισμο η χειροκινητης πυροσβεσης για καθε αυτοκινουμενο μεσο. |
US5119878A (en) * | 1991-03-11 | 1992-06-09 | Lee Robey M | Impact activated vehicle-based fire extinguisher |
US6918459B2 (en) * | 1994-05-23 | 2005-07-19 | Automotive Technologies International, Inc. | Method and apparatus for deploying airbags |
US5551517A (en) * | 1995-09-05 | 1996-09-03 | Arsenault; Joseph | Automatic fire extinguishing discharge valve |
US5722452A (en) * | 1996-08-27 | 1998-03-03 | Gilmore; Dolores H. | Disguised fuel cut-off theft prevention device |
DE19653781A1 (de) * | 1996-12-21 | 1998-06-25 | Dynamit Nobel Ag | Fahrzeug mit Feuerlöschvorrichtung |
US5909776A (en) * | 1997-04-16 | 1999-06-08 | Powsus Inc. | Fire extinguishers |
US5960888A (en) * | 1998-04-23 | 1999-10-05 | Moore, Sr.; Garry L. | Engine fire suppression system |
DE20004430U1 (de) | 1999-10-19 | 2000-09-21 | Hogl, Peter, 71154 Nufringen | Brandbekämpfungseinrichtung in Kraftfahrzeugen |
US6161624A (en) * | 1999-11-29 | 2000-12-19 | The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force | Linear fire extinguisher |
US6334490B1 (en) * | 2000-06-07 | 2002-01-01 | Tommy A. Dille | Passenger and cargo area safety system for vehicles |
US20020020536A1 (en) * | 2000-08-15 | 2002-02-21 | Bennett Joseph Michael | Method of extinguishing vehicle fires |
US6644415B1 (en) * | 2001-11-30 | 2003-11-11 | Weam S. Mohamed | Automatic engine fire extinguishing system |
DE60328246D1 (de) * | 2002-09-02 | 2009-08-20 | Cie Centrale Sicli S A | Einrichtung zur Feuerbekämpfung bei Kraftfahrzeugen |
DE10251794A1 (de) * | 2002-11-07 | 2004-07-15 | Hans Raue | Feuerlöschsystem für Fahrzeuge |
US7182143B2 (en) * | 2003-03-24 | 2007-02-27 | Neal Hall | Automatic appliance fire extinguisher system |
EP1613400A4 (en) * | 2003-04-15 | 2008-05-14 | Aerojet General Co | VEHICLE FIRE EXTINGUISHER |
DE10333382B4 (de) | 2003-07-23 | 2012-04-12 | Man Truck & Bus Ag | Vorrichtung zur Brandbekämpfung in einem Kraftfahrzeug insbesondere Nutzfahrzeug |
US7451829B2 (en) * | 2005-03-22 | 2008-11-18 | Ford Global Technologies, Llc | Automotive fire suppression system with a composite reservoir having a combination lower closure and propellant base |
-
2005
- 2005-08-01 DE DE102005035994A patent/DE102005035994A1/de not_active Withdrawn
-
2006
- 2006-07-11 WO PCT/EP2006/006752 patent/WO2007014628A1/de active Application Filing
- 2006-07-11 US US11/997,085 patent/US20080264652A1/en not_active Abandoned
- 2006-07-11 BR BRPI0614512-4A patent/BRPI0614512A2/pt not_active Application Discontinuation
- 2006-07-11 JP JP2008524384A patent/JP2009502376A/ja active Pending
- 2006-07-11 EP EP06776182A patent/EP1912709A1/de not_active Withdrawn
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
WO2007014628A1 (de) | 2007-02-08 |
EP1912709A1 (de) | 2008-04-23 |
DE102005035994A1 (de) | 2007-02-08 |
JP2009502376A (ja) | 2009-01-29 |
US20080264652A1 (en) | 2008-10-30 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0614512A2 (pt) | sistema de segurança em um veìculo motorizado | |
KR101292008B1 (ko) | 타이어 화재 진압 장치 및 그것을 구비한 차량 | |
US9573005B2 (en) | Protection device | |
US5590718A (en) | Anti-fire system for vehicles | |
US6352121B1 (en) | Vehicle fire extinguisher system | |
CZ288962B6 (cs) | Způsob automatické detekce nebezpečí poľáru a jeho likvidace a zařízení k provádění tohoto způsobu | |
EP1782861A1 (en) | Fire extinguishing apparatus and method with gas generator and extinguishing agent | |
BR102013001170A2 (pt) | sistema extintor de incêndio | |
US8978778B2 (en) | Fire extinguishing system for an airplane and method for firefighting in an airplane | |
KR20140003853A (ko) | 엔진룸 화재 자동 소화장치 | |
US5551517A (en) | Automatic fire extinguishing discharge valve | |
US6578639B1 (en) | Disabler and storage system for hazardous substances | |
JP4768856B2 (ja) | 消火液用の耐寒容器 | |
GB2362099A (en) | Automatic fire extinguishing system e.g. for vehicles | |
JP4537275B2 (ja) | 油タンク消火設備 | |
CA2904914C (en) | Safety railcar | |
US20220331627A1 (en) | Engine's anti-combustion method | |
RU2745664C1 (ru) | Система пожаротушения колесного транспортного средства | |
JP5547014B2 (ja) | ガス系消火剤貯蔵容器用容器弁 | |
KR20210088774A (ko) | 자동차의 대시 패널에 장착하는 화재진압 장치 | |
TR2022001167U5 (tr) | Taşitlar i̇çi̇n yangin söndürmede geli̇şti̇rme | |
KR20140006249A (ko) | 엔진룸 화재 자동 소화장치 | |
GB2431455A (en) | Fire extinguisher valve | |
KR20140006250A (ko) | 엔진룸 화재 진압방법 | |
JP2003088594A (ja) | 自動車用防災設備 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B25M | Limitations in changing the proprietorship |
Free format text: ANOTADO O GRAVAME - CONTRATO DE GARANTIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CELEBRADO ENTRE: O TITULAR E THE UNITED STATES DEPARTMENT OF THE TREASURY, CONFORME REQUERIDO NA PETICAO NO 018090007406/SP DE 13/02/2009, DE ACORDO COM O ART. 59, II DA LPI. |
|
B25M | Limitations in changing the proprietorship |
Free format text: LIBERADO O GRAVAME - CONTRATO DE GARANTIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CELEBRADO ENTRE: O TITULAR E UNITED STATES DEPARTMENT OF THE TREASURY, CONFORME REQUERIDO NA PETICAO NO 018100004508/SP DE 11/02/2010, DE ACORDO COM O ART. 59, II DA LPI. |
|
B11A | Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing | ||
B11Y | Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired |