BRPI0614233B1 - Método de fabricar uma lente de contato e conjunto de molde de lente de contato - Google Patents

Método de fabricar uma lente de contato e conjunto de molde de lente de contato Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614233B1
BRPI0614233B1 BRPI0614233-8A BRPI0614233A BRPI0614233B1 BR PI0614233 B1 BRPI0614233 B1 BR PI0614233B1 BR PI0614233 A BRPI0614233 A BR PI0614233A BR PI0614233 B1 BRPI0614233 B1 BR PI0614233B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mold
lens
mold sections
regions
contact
Prior art date
Application number
BRPI0614233-8A
Other languages
English (en)
Inventor
E. Darnton Sarah
G. Goodenough Neil
C. Rogers Richard
Original Assignee
Coopervision International Holding Company, Lp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Coopervision International Holding Company, Lp filed Critical Coopervision International Holding Company, Lp
Publication of BRPI0614233A2 publication Critical patent/BRPI0614233A2/pt
Publication of BRPI0614233B1 publication Critical patent/BRPI0614233B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D11/00Producing optical elements, e.g. lenses or prisms
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D11/00Producing optical elements, e.g. lenses or prisms
    • B29D11/00009Production of simple or compound lenses
    • B29D11/00038Production of contact lenses
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D11/00Producing optical elements, e.g. lenses or prisms
    • B29D11/00009Production of simple or compound lenses
    • B29D11/00038Production of contact lenses
    • B29D11/00125Auxiliary operations, e.g. removing oxygen from the mould, conveying moulds from a storage to the production line in an inert atmosphere
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D11/00Producing optical elements, e.g. lenses or prisms
    • B29D11/00009Production of simple or compound lenses
    • B29D11/0048Moulds for lenses
    • B29D11/0049Double sided moulds
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S425/00Plastic article or earthenware shaping or treating: apparatus
    • Y10S425/808Lens mold

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Casting Or Compression Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Abstract

conjuntos de molde de lentes de contato e sistemas e métodos de produzir os mesmos. métodos e aparelhos são fornecidos para fabricar uma lente oftálmica. aparelhos são fornecidos para preencher cavidades moldadas de lentes de contato de conjuntos de moldagem de lentes de contato. métodos de acoplar e fundir seções de molde de lentes de contato são também fornecidos e geralmente incluem fornecer primeira e segunda seções que quando acopladas juntas são eficazes para formar uma cavidade em forma de lente e regiões de contato entre as seções de molde. uma ou ambas as seções de molde podem incluir uma ou mais regiões rebaixadas ou projeções que fornecem área de não fusão ou áreas de fusão, respectivamente, quando as seções de molde foram preenchidas com um material precursor de lentes de contato e são fundidas juntas, por exemplo, por meio de energia de ultra-som focada.

Description

(54) Título: MÉTODO DE FABRICAR UMA LENTE DE CONTATO E CONJUNTO DE MOLDE DE LENTE DE CONTATO (51) lnt.CI.: B29D 11/00 (30) Prioridade Unionista: 09/08/2005 US 11/200.648 (73) Titular(es): COOPERVISION INTERNATIONAL HOLDING COMPANY, LP (72) Inventor(es): SARAH E. DARNTON; NEIL G. GOODENOUGH; RICHARD C. ROGERS
MÉTODO DE FABRICAR UMA LENTE DE CONTATO E
CONJUNTO DE MOLDE DE LENTE DE CONTATO
Referência Cruzada a Pedidos Relacionados
Esse pedido reivindica prioridade para o Pedido Norte-Americano No. 11/200.648, depositado em 9 de Agosto de 2005, o conteúdo inteiro do qual é aqui incorporado como referência .
Campo da Invenção
A presente invenção geralmente refere-se a dispositivos, sistemas e métodos para produzir lentes de contato, tal como lentes de contato de silicone hidrogel. Ou lentes de contato que compreendem um material de silicone hidrogel. Mais particularmente, a invenção refere-se a sistemas para fornecer composições polimerizáveis para seções de molde, sistemas para fundir seções de molde juntas para formar conjuntos de molde, e conjuntos de molde produzidos a partir delas.
Fundamentos da Invenção
Um método de fabricar lentes oftálmicas, tal como lentes intraoculares e lentes de contato, é por moldagem por derramamento.
A moldagem por derramamento de lentes de contato é bem conhecida. Vê-se, por exemplo, Appleton e outros, Patente Norte-Americana No. 5.466.147, Morris, Patente NorteAmericana No. 6.405.993 e Dean, Patente Norte-Americana No.
6.732.993.
Tipicamente, um único conjunto de molde para moldar um único produto de lente de contato inclui uma seção de molde fêmea que tem uma superfície óptica côncava definindo uma superfície anterior de uma lente a ser feita, e uma seção de molde macho que tem uma superfície óptica convexa definindo uma superfície posterior da lente a ser feita. Assim, quando as seções de molde macho e fêmea são reunidas, uma cavidade em forma de lente de contato é formada entre a superfície côncava da seção fêmea e a superfície convexa da seção macho.
As seções de molde fêmea e macho são usualmente produzidas por técnicas de moldagem por injeção. Um método comum de formar uma seção de molde de lente é utilizar uma inserção de usinagem de metal, que foi tipicamente gravada por máquina para definir uma superfície de lente de contato desejada, para formar a superfície de moldagem da seção de molde.
Um processo para moldar por derramamento uma lente é como segue. Um material de lente polimerizável, por exemplo, um material monomérico ou outro material precursor de lente é localizado em uma superfície côncava de uma seção de molde de lente de contato. Isso é usualmente feito retirando-se manualmente o material precursor de lente de um recipiente de grande volume contendo o material precursor com um tubo eppendorf e dispensando um volume do material precursor em um meio molde ou seção de molde. Tipicamente, uma pessoa pode preencher o tubo eppendorf com o material e dispensar entre aproximadamente 30 μβ a aproximadamente 50 gL na superfície côncava da seção de molde. Esse método pode ser trabalhoso, pode apresentar riscos substanciais às pessoas que manipulam o material precursor, e pode resultar em gasto aumentado do material precursor desde que grandes volumes do material permanecem no jarro por períodos estendidos de tempo, que podem degradar ou deteriorar pelo tempo.
Uma vez que a primeira seção de molde é preenchida, uma segunda seção de molde é localizada no topo da primeira seção de molde para formar uma cavidade em forma de lente contendo o material precursor de lente. O material precursor de lente de contato é curado, por exemplo, aplicando-se calor e/ou luz ou outro meio polimerizante adequado ao conjunto de molde preenchido, desse modo produzindo um produto de lente de contato ou lente de contato entre as seções de molde. 0 produto de lente de contato é então removido das seções de molde. As seções de molde são freqüentemente destruídas durante essa etapa de remoção. O produto de lente de contato é freqüentemente uma lente de contato não terminada que é submetida a uma ou mais etapas de finalização, por exemplo, etapas de finalização convencionais, tal como hidratação, para produzir a lente de contato final.
Um obstáculo associado com processos de moldagem por derramamento é a localização e fixação apropriadas das seções de molde, particuiarmente depois do material precursor de lente ter sido localizado entre as seções de molde e antes da polimerização desse. Por exemplo, pode ser difícil segurar duas seções de molde juntas para formar um conjunto de molde sem opacificação, marcas, ou formação de bolhas na concha da lente (por exemplo, a região da seção de molde que contém o material precursor de lente). Ademais, pode ser também difícil formar um conjunto de molde no qual o material precursor de lente tem uma espessura substancialmente uniforme, ou em outras palavras, a lente não tem um prisma indesejado devido à espessura do material precursor de lente em uma região da concha da lente em relação a uma outra região diferente.
Em adição, por causa da natureza potencialmente frágil do produto de lente de contato polimérizavel, as seções de molde deveríam ser separáveis sem causar quebra ou dano do produto de lente.
Uma variedade de métodos tradicionais é usada em uma configuração de laboratório de produção não automatizada para colocar uma seção de molde sob a outra e então manter as duas seções em uma posição relativamente fixa tal como por pesagem ou aperto. Enquanto essa pode ser uma prática de alguma forma aceitável com base em uma produção em pequena escala, ela pode não satisfazer todas as exigências de produção de lentes de contato com fabricação em alta velocidade automatizada e/ou em grande escala.
Técnicas de energia direcionada, tal como soldagem ultra-sônica, são conhecidas na técnica para materiais permanentemente se unindo tal como polímeros sem consideração por separação posterior.
Galas, Patente Norte-Americana No. 5.759.318, descreve um aparelho e um método que inclui o uso de energia ultra-sônica para fixar de forma liberável seções unidas de um conjunto de moldagem de lente usando um anulo produzido de forma ultra-sônica de fusão completamente circunscrevendo o material de formação de lente de contato contido entre as seções unidas.
Métodos e sistemas mais efetivos e mais confiáveis para fabricar lentes, por exemplo, preencher e acoplar seções de molde durante a fabricação de lentes de contato, são necessários.
Sumário da Invenção
Os presentes sistemas e métodos são direcionados para preencher seções de molde de lente de contato individuais com um material precursor de lente de contato, por exemplo, uma composição polimerizável iniciada com luz, fechar as seções de molde preenchidas com uma outra seção de molde de encaixe, e levar as seções de molde unidas a se tornarem fundidas juntas tal que as seções de molde preenchidas e unidas permanecem durante uma ou mais etapas de fabricação de lente de contato posteriores.
Os sistemas e os métodos são adequados para fabricação automatizada de lentes de contato, tal como lentes de contato de silicone hidrogel, incluindo lentes de contato de uso diário e estendido ou de uso contínuo. Por exemplo, os presentes sistemas podem preencher seções de molde de lente de contato usando um conjunto incluindo um reservatório de bloqueio ultravioleta (UV) substituível removível que mantém uma quantidade relativamente grande de uma composição de precursor de lente de contato, e um mecanismo de dispensa diretamente conectado ao reservatório que mantém uma quantidade relativamente pequena da composição de precursor de lente de contato. O reservatório pode ser o cilindro de uma seringa. Uma válvula de diafragma pode ser operacionalmente localizada entre o reservatório e o conjunto de dispensa. O mecanismo de dispensa inclui uma ponta de dispensa. Um condutor é fornecido para passar seções de molde não preenchidas embaixo do mecanismo de dispensa. Um motor de passo pode ser usado para levar o mecanismo de dispensa a automaticamente dispensar uma quantidade substancialmente precisa e acurada de composição de precursor a partir de uma ponta de dispensa em cada concha de lente desejada ou seção de molde fêmea que é passada embaixo da ponta de dispensa. Quando o aparelho de dispensa está vazio, uma válvula é aberta entre o reservatório e o mecanismo de dispensa conectado a esse para re-preencher o mecanismo de dispensa. Quando o próprio reservatório se torna vazio, o reservatório pode ser fácil e rapidamente substituído por um reservatório preenchido.
Conseqüentemente, em um amplo aspecto da invenção, métodos e sistemas para fabricar lentes, por exemplo, lentes de silicone hidrogel, tal como lentes de contato, são fornecidos .
De acordo com vários aspectos da presente invenção, cavidades em forma de lente de seções de molde de lente de contato são preenchidas com materiais polimerizáveis, as seções de molde preenchidas são unidas com seções de molde de lente de contato de encaixe, e as seções de molde unidas são mantidas juntas para formar um conjunto de molde. Em certas modalidades, as seções de molde são fundidas ou soldadas juntas usando energia vibracional, tal como energia ultra-sônica para formar um sítio de soldagem circunferenci7 al não anular e não contínuo em torno do material polimerizável. Em outras modalidades nas quais métodos e dispositivos não ultra-sônicos são usados para formar conjuntos de molde, as seções de molde podem ser acopladas juntas em um anel anular contínuo.
Cada seção de molde de lente de contato compreende uma parte ou superfície(s) em forma de lente e uma região de flange circunscrevendo a parte ou superfície(s) em forma de lente. Por exemplo, um conjunto de molde para formar uma lente de contato pode compreender primeira e segunda seção de molde, onde a primeira seção de molde inclui uma superfície em forma de lente geralmente côncava definindo uma superfície anterior de uma lente de contato, e a outra das seções de molde inclui uma superfície em forma de lente geralmente convexa definindo uma superfície posterior de uma lente de contato. Quando acopladas juntas, a primeira e a segunda seção de molde formam uma cavidade em forma de lente entre a superfície em forma de lente da primeira seção de molde e a superfície em forma de lente da outra seção de molde, e uma ou mais regiões onde superfícies dos flanges das seções de molde unidas estão uma em contato com a outra. De acordo com uma modalidade da invenção, a primeira e a segunda seção de molde são fornecidas, as quais, quando acopladas juntas, formam regiões de contato não circunferenciais ao longo dos flanges e uma ou mais lacunas separando as regiões de contato não circunferenciais. Uma região de contato não circunferencial ou região fundida refere-se a uma parte ou partes de um conjunto de molde de lente de contato na qual duas seções de molde estão em contato ou fundidas juntas e que não se estende completamente em torno da circunferência de uma cavidade em forma de lente do conjunto de molde sem interrupção.
Em uma modalidade especialmente vantajosa da invenção, pelo menos uma, preferencialmente ambas, da primeira e da segunda seção de molde são seções de molde universais. Em outras palavras, cada uma da primeira seção de molde e da segunda seção de molde pode ser substancialmente idêntica, tal como tendo menos do que aproximadamente uma diferença de 5% em peso ou raio, ou outra propriedade uma com a outra. Nessa modalidade, as seções de molde incluem ambas uma primeira superfície em forma de lente definindo uma superfície anterior de uma lente de contato e uma segunda superfície em forma de lente substancialmente oposta definindo uma superfície posterior de uma lente de contato.
Para formar uma lente de contato de acordo com a invenção, uma composição polimerizável é depositada na superfície em forma de lente côncava de seções de molde individuais à medida que uma pluralidade de tais seções de molde é movida ao longo de uma linha de produção. A composição polimerizável pode compreender um material precursor de lente de contato tendo pelo menos um componente monomérico, por exemplo, um componente monomérico contendo silicone.
De acordo com um aspecto da invenção, aparelhos de dispensa são fornecidos, os quais são úteis no fornecimento de uma composição polimerizável a uma superfície em forma de lente de uma seção de molde de lente de contato. O aparelho de dispensa geralmente compreende uma unidade de dispensa tendo uma ponta de dispensa de tamanho a dispensar uma quantidade de uma composição polimerizável em uma seção de molde ou uma parte dessa, e um conjunto de seringa estruturado para conter uma quantidade da composição polimerizável e acoplável à unidade de dispensa e desacoplável dela. A unidade de dispensa pode incluir uma válvula de diafragma. 0 conjunto de seringa é estruturado para fornecer a composição polimerizável à unidade de dispensa quando diretamente acoplado a ela.
Em algumas modalidades, o aparelho de dispensa inclui um conjunto de controle operacionalmente acoplado à unidade de dispensa e estruturado para controlar a dispensa da composição polimerizável através da ponta de dispensa. Preferencialmente, o aparelho de dispensa adicionalmente compreende um encaixe localizado entre a unidade de dispensa e o conjunto de seringa e conectando-os. O encaixe é estruturado e posicionado para facilitar o acoplamento e o desacoplamento do conjunto de seringa e da unidade de dispensa. O encaixe pode compreende um conduto em forma de cotovelo.
conjunto de seringa pode compreender um cilindro adequado para manter uma composição polimerizável e um pistão posicionado e móvel no cilindro. Em algumas modalidades, o cilindro inclui um espaço oco tendo um volume, ou uma capacidade, em uma faixa entre aproximadamente 20 cm3 e aproximadamente 200 cc, ou entre aproximadamente 40 cm3 e aproximadamente 100 cc. Em uma modalidade específica, o cilindro mantém aproximadamente 55 cm3 de uma composição polimerizável.
Em algumas modalidades, o conjunto de seringa, encaixe e/ou a unidade de dispensa preferencialmente compreendem um ou mais materiais efetivos para bloquear a passagem de radiação polimerizável, por exemplo, luz efetiva para causar ou iniciar polimerização da composição polimerizável contida ou passando através do aparelho de dispensa. Por exemplo, o conjunto de seringa, encaixe e/ou unidade de dispensa podem compreender um material efetivo para substancialmente bloquear a passagem de luz ultravioleta.
Uma vez que a seção de molde foi preenchida com a composição polimerizável, uma seção de molde de encaixe é localizada na seção de molde preenchida para formar um conjunto de molde de lente de contato.
Em um outro aspecto da invenção, métodos e sistemas são fornecidos para unir, por exemplo, causar fusão entre, as seções de molde acopladas.
Em uma modalidade preferencial, as seções de molde são estruturadas tal que as seções de molde unidas podem ser fundidas juntas usando energia vibracional, por exemplo, energia ultra-sônica. De acordo com um aspecto, energia ultra-sônica focada é irradiada por meio de uma corneta ultrasônica em regiões de contato nos flanges de seção de molde de encaixe.
As seções de molde podem compreender materiais que podem ser efetivamente unidos usando tal energia ultrasônica focada. Em algumas modalidades, as seções de molde compreendem polietileno vinil álcool (EVOH) que é um material adequado para soldagem ultra-sônica. É para ser apreciado que outros materiais podem ser usados para fabricar as seções de molde de lente da presente invenção. Por exemplo, materiais úteis na presente invenção incluem materiais poliméricos, por exemplo, materiais poliméricos termoplásticos, por exemplo, materiais poliméricos amorfos tal como polistireno, policarbonato, composições de acrilonitrilo/butadieno/estireno, copolímeros de olefina cíclica, acrílicos e/ou polisulfona. Resinas semicristalinas, tal como acetal, polipropileno, polietileno, náilon, polietileno tereftalato, poliéter éter cetona, outras poliolefinas e polímeros de cristal líquido são também adequados. Em certos materiais, um ou mais aditivos podem ser fornecidos na seção de molde para aperfeiçoar propriedades das lentes de contato. Vantajosamente, seções de molde que compreendem EVOH não exigem aditivos tal como agentes de aperfeiçoamento de molhabilidade, e seus similares.
Outros métodos da invenção podem empregar o direcionamento de diferentes tipos de energia nos conjuntos de molde para causar fusão das seções de molde, por exemplo, radiação infravermelha focada, energia de radiofreqüência, e/ou outras formas por atrito de aquecimento. Em adição, em certas modalidades, as seções de molde podem ser mantidas juntas usando dispositivos alternativos ou métodos, tal como por aperto mecânico usando lâminas ou outras estruturas adequadas, ou fornecendo um encaixe de interferência entre seções de molde macho e fêmea. Em modalidades que empregam energia ultra-sônica, a fusão ou soldagem não está em um anel continuo em torno da concha da lente da seção de molde. Em modalidades que usam uma técnica de acoplamento de energia não ultra-sônica, o contato entre as seções de molde macho e fêmea pode ser contínuo em torno da concha de lente.
Por exemplo, as seções de molde podem incluir uma ou mais projeções se estendendo longitudinalmente localizadas radialmente para fora da superfície em forma de lente. Em algumas modalidades, pelo menos uma projeção se estendendo longitudinalmente está localizada radialmente para forma de somente uma parte da superfície em forma de lente da seção de molde. Por exemplo, as projeções podem compreender uma pluralidade de projeções se estendendo longitudinalmente, por exemplo, três ou mais projeções se estendendo longitudinalmente, as projeções sendo espaçadas circunferencialmente, por exemplo, espaçadas circunferencialmente de forma eqüidistante, uma da outra.
Em outras modalidades, pelo menos uma projeção compreende uma projeção substancialmente inteiramente anular circunscrevendo substancialmente inteiramente a superfície em forma de lente da primeira seção de molde.
As projeções são efetivas em facilitar fusão das seções de molde fornecendo regiões de contato discretas entre a seção de molde às quais energia vibracional será efetivamente focada.
Outras modalidades das seções de molde podem incluir um ou mais recessos localizados em uma parte da seção de molde. Por exemplo, um flange da seção de molde pode com13 preender uma pluralidade de recessos espaçados radialmente para fora da concha da lente. Quando uma parte da seção de molde, tal como uma parte de cume, está em contato com a superfície de flange que tem os recessos localizados nesta, a união ultra-sônica da superfície de flange à parte de cume fornece uma região de contato não contínua em torno do perímetro da concha de lente mesmo quando usando um dispositivo ultra-sônico tendo um dispositivo de entrega ultra-sônico anular, tal como uma corneta ultra-sônica anular ou contínua .
Os métodos da invenção podem incluir a etapa de levar a primeira seção de molde e a segunda seção de molde a serem acopladas juntas tal que a projeção ou projeções está ou estão em grande proximidade, ou em contato direto com a segunda seção de molde. De acordo com algumas modalidades, as seções de molde acopladas são fundidas pelo menos uma parte da projeção ou projeções para formar pelo menos uma região fundida entre a primeira e a segunda seção de molde.
Vantajosamente, a região ou regiões focadas mantêm as seções de molde juntas suficientemente fixadamente para habilitar o conjunto de molde a ser submetido a um ou mais procedimentos pós-fusão sem os conjuntos de molde se tornarem mal alinhados ou separados de forma inadvertida. Tais procedimentos pós-fusão podem incluir, por exemplo, submeter o conjunto de molde à radiação de polimerização para polimerizar o material precursor de lente na cavidade em forma de lente, e elevação mecânica e outro transporte do conjunto de molde entre várias estações de processamento pós-fusão.
Por exemplo, uma vez que as seções de molde foram preenchidas, montadas e unidas, a composição polimerizável na cavidade em forma de lente do conjunto de molde é levada a polimerizar para formar um produto de lente de contato polimerizado. Em algumas modalidades, a etapa de levar a composição polimerizável a polimerizar compreende expor o conjunto de molde preenchido a luz de polimerização, por exemplo, luz ultravioleta. As seções de molde podem então se desacopladas ou separadas para expor o produto de lente de contato, por exemplo, passando um dispositivo de corte, por exemplo, uma lâmina, através da região ou regiões focadas e removendo uma das seções de molde do produto de lente de contato.
Como discutido aqui, em uma modalidade particularmente vantajosa da invenção, a região de flange das seções de molde inclui uma ou mais regiões rebaixadas, preferencialmente em pelo menos uma região rebaixada não circunferencial que não se estende no comprimento circunferencial completo do flange. Por exemplo, três regiões rebaixadas espaçadas podem ser fornecidas ao longo de uma superfície circunferencial do flange.
Tais regiões rebaixadas podem ser fornecidas em adição a, ou como um substituto para, as projeções se estendendo longitudinalmente.
Tipicamente, de acordo com a invenção, onde as projeções são preferencialmente fornecidas na lateral de superfície em forma de lente da seção de molde, as regiões rebaixadas são fornecidas na lateral da seção de molde oposta à lateral de superfície em forma de lente da seção de molde. Por exemplo, uma projeção, tal como um cume anular, pode ser fornecida em uma superfície superior de um flange da seção de molde em torno da parte de concha da lente, e os recessos podem ser fornecidos em uma superfície inferior do flange da seção de molde.
Quando duas de tais seções de molde tendo tais regiões rebaixadas são montadas juntas para formar um conjunto de molde, as regiões rebaixadas fornecem lacunas dividindo a região de contato entre as seções de molde. Embora não se deseje limitar por qualquer teoria específica da invenção, as lacunas podem ser vantajosas em impedir a cavitação de material de lente não polimerizável durante a etapa de fusão ultra-sônica, possivelmente permitindo que gases escapem dentre superfícies de flange não focadas em contato. Outros benefícios podem ser também alcançados pela presença de lacunas nas regiões de contato.
Em um aspecto adicional da presente invenção, dispositivos úteis em fundir juntas seções de molde de lentes de contato acopladas são fornecidos. Os dispositivos geralmente compreendem um conjunto de energia estruturado para ser eficaz em fornecer energia vibracional, por exemplo, energia ultra-sônica, e um conjunto de contato operacionalmente acoplado ao conjunto de energia e eficaz para transferir a energia vibracional do conjunto de energia na primeira e na segunda seção de molde montadas para causar fusão entre elas.
Mais especificamente, o conjunto de contato pode compreender uma corneta ultra-sônica incluindo uma extremidade distai estruturada para contatar uma ou mais partes espaçadas discretas de uma área circunferencial de uma das seções de molde em torno da cavidade em forma de lente. Por exemplo, a extremidade distai da corneta ultra-sônica pode incluir uma pluralidade de regiões se projetando distalmente, por exemplo, aproximadamente três ou mais regiões se projetando distalmente. Em algumas modalidades da invenção, a extremidade distai do conjunto de contato pode ser descrita como tendo uma aparência de alguma forma castelada, na qual a extremidade distai tem uma configuração definida por múltiplas regiões se projetando, por exemplo, regiões se projetando em forma retangular, separadas por entalhes rebaixados . A corneta ultra-sônica irradia energia de ultrasom no conjunto de molde em interfaces das regiões de projeção e o conjunto de molde acoplado a elas, causando fusão entre seções de molde em uma pluralidade de localizações espaçadas discretas no conjunto de molde.
Entretanto, como discutido aqui, outros dispositivos ultra-sônicos podem ter uma corneta ultra-sônica de anel anular contínuo, ou uma corneta ultra-sônica tendo uma superfície de extremidade distai plana, e ainda alcançar uma fusão não contínua desejada entre as seções de molde devido à presença dos recessos descritos aqui.
Cada uma e todas as características descritas aqui, e cada uma e todas as combinações de duas ou mais tais características, estão incluídas no escopo da presente in17 venção fornecido que as características incluídas em tal combinação não são mutuamente inconsistentes. Em adição, qualquer característica ou combinação de características pode ser especificamente excluída de qualquer modalidade da presente invenção.
Esses e outros aspectos da presente invenção são aparentes na seguinte descrição detalhada e reivindicações, particularmente quando considerados em conjunto com os desenhos em anexo nos quais partes similares usam números de referência similares.
Breve Descrição dos Desenhos
A FIG. 1 é um diagrama esquemático explodido que mostra um dispositivo de acordo com a invenção útil para fundir duas seções de molde de lente de contato juntas.
A FIG. IA é uma vista plana de uma extremidade distai do dispositivo mostrado na FIG. 1.
A FIG. 1B é uma vista em perspectiva de uma parte do conjunto de moldagem, de acordo com um outro aspecto da invenção, em alinhamento com a extremidade distai do dispositivo mostrado na FIG. 1 e IA.
A FIG. 1C é uma vista plana de uma extremidade distai alternativa do dispositivo mostrado na FIG. 1.
A FIG. 2 é uma vista em perspectiva da parte do conjunto de moldagem mostrado na FIG. 1B.
A FIG. 3 é uma vista transversal do conjunto de moldagem obtida ao longo das linhas 3-3 da FIG. 2, o conjunto de moldagem mostrado antes da fusão ultra-sônica das seções de molde.
A FIG. 4 é uma vista de topo plana de uma seção de molde do conjunto de moldagem mostrado na FIG. 2.
A FIG. 5 é uma vista inferior plana da seção de molde mostrada na FIG. 4, mostrando a seção de molde à medida que incluindo três projeções espaçadas se estendendo longitudinalmente .
A FIG. 5A é uma vista inferior plana de uma seção de molde de acordo com uma outra modalidade da invenção, onde a seção de molde inclui seis projeções espaçadas se estendendo longitudinalmente.
A FIG. 6 é uma vista transversal similar à FIG. 3,
em engate com a extremidade distai do dispositivo mostrado
nas FIGs. 1 e 1B
A FIG. 7 é uma vista transversal similar à FIG. 6,
que mostra o conjunto de molde depois de ser fundido com o dispositivo mostrado nas FIGs, 1 e 1B.
A FIG. 8 é uma vista transversal de um outro conjunto de moldagem de acordo com a invenção.
A FIG. 9 é uma vista transversal de um conjunto de moldagem adicional de acordo coma invenção.
As FIGs. 9A e 9B são uma vista de topo e uma vista transversal, respectivamente, de um conjunto de moldagem de acordo com uma modalidade da invenção, onde o conjunto de moldagem inclui um par de seções de molde, cada uma tendo três projeções espaçadas fornecendo regiões de fusão entre as seções de molde, onde regiões de fusão são indicadas por linhas tracejadas na FIG. 9A.
As FIGs. 10A e 10B são uma vista de topo e uma vista transversal, respectivamente, de um conjunto de moldagem de acordo com uma outra modalidade da invenção, onde o conjunto de moldagem inclui um par de seções de molde, cada uma tendo três regiões rebaixadas espaçadas fornecendo lacunas entre regiões de fusão entre as seções de molde, onde as lacunas são indicadas por linhas tracejadas na FIG. 10A.
A FIG. 11 é uma vista esquemática de um sistema de dispensa de monômero de acordo com um outro aspecto da invenção .
Descrição Detalhada da Invenção
A presente invenção tipicamente será descrita aqui com relação a métodos e sistemas úteis para a fabricação de lentes de contato, apesar de que é apreciado que, com a modificação apropriada nessa, os presentes métodos e sistemas podem ser úteis para a fabricação de outros tipos de lentes oftálmicas e outros artigos polimerizáveis com luz em geral. Em uma modalidade preferencial, os presentes sistemas, métodos e componentes desses são úteis na fabricação de lentes de contato de silicone hidrogel, ou lentes de contato que compreendem um material de silicone hidrogel. Por exemplo, os presentes sistemas, métodos e componentes desses podem ser particularmente úteis na produção de lentes de contato de silicone hidrogel de uso estendido, e/ou lentes de contato de silicone hidrogel de uso diário.
Em um amplo aspecto da invenção, métodos de fabricar lentes de contato são fornecidos, os métodos geralmente compreendem pelo menos uma das etapas seguintes de fornecer primeira e segunda seção de molde, cada seção de molde inclui uma superfície em forma de lente, a primeira e a segunda seção de molde são estruturadas para serem acopladas ou localizadas juntas para formar uma cavidade em forma de lente entre elas, fornecendo uma composição polimerizável na cavidade em forma de lente de uma seção de molde, levando a primeira e a segunda seção de molde a serem acopladas ou localizadas juntas, fundindo a primeira e a segunda seção de molde acopladas juntas, e levando a composição polimerizável na cavidade em forma de lente a polimerizar para formar um produto em forma de lente.
Voltando agora para a FIG. 1, um método de acordo com a invenção geralmente compreende fornecer um dispositivo útil em fundir juntas seções de molde acopladas definindo uma cavidade em forma de lente de contato. O dispositivo 10 geralmente compreende um conjunto de energia 12 estruturado e eficaz para fornecer energia vibracional, por exemplo, energia de ultra-som, e um conjunto de contato 14 operacionalmente acoplado ao conjunto de energia 12 e eficaz para transferir a energia vibracional a partir do conjunto de energia 12 a um par de seções de molde acopladas formando uma cavidade em forma de lente. Preferencialmente, o conjunto de contato 14 é estruturado para irradiar energia vibracional nas seções de molde acopladas de tal maneira a causar fusão em regiões preferencialmente espaçadas discretas entre as seções de molde acopladas.
O conjunto de contato 14 compreende uma corneta 18 tendo uma extremidade distai estruturada para ser acoplável ou localizável em um conjunto de molde de lente de contato ou uma parte desse. A corneta 18 é preferencialmente estruturada para ser eficaz em transmitir energia ultra-sônica no par de seções de molde tal como para causar fusão ou soldagem de regiões espaçadas discretas em superfícies em contato das seções de molde.
O dispositivo 10 pode adicionalmente compreender uma fonte de alimentação 20 conectada ao conjunto de energia
12. Por exemplo, a fonte de alimentação 20 pode ser uma fonte de alimentação eficaz para converter 60 Hz em corrente contínua a uma faixa de freqüência de aproximadamente 20 KHz a aproximadamente 40 kHz pelo uso de dispositivos de energia em estado sólido. Essa energia elétrica de alta freqüência é fornecida para um conversor 22. O conversor 22 muda a energia elétrica em energia vibratória mecânica ultra-sônica na freqüência da fonte de alimentação elétrica convertida que é tipicamente aproximadamente 20 kHz a aproximadamente 40 kHz.
A energia acústica ultra-sônica vibratória pode então ser transmitida através de um dispositivo de modificação de amplitude ou um intensificador 24. O intensificador 24 é um dispositivo passivo (isto é, não energizado) que é usado para modificar a amplitude de saída do conversor 22 antes que ele alcance a corneta 18.
Em pelo menos uma modalidade da presente invenção, a corneta 18 é estruturada para fornecer regiões substancialmente discretas de energia vibratória, por exemplo, regiões discretas de ultra-sônicos focados. Por exemplo, a corneta 18 do conjunto de contato 14 pode ser vantajosamente estruturada para contatar, ou mais precisamente, ser acusticamente acoplada com, somente uma parte de uma área circunferencial das seções de molde acopladas.
Por exemplo, a FIG. IA mostra uma vista plana da extremidade distai da corneta 18 mostrada na FIG. 1. Nessa modalidade, o conjunto de contato 14 inclui uma extremidade distai 18a tendo regiões protuberantes 18b espaçadas por regiões rebaixadas 18c. Uma área de acoplamento acústico entre a extremidade distai 18a da corneta 18 e um par de seções de molde de lente de contato não é definida por uma região em anel sólida ou circunferencial de acoplamento acústico.
A FIG. 1B mostra a extremidade distai 18a do conjunto de contato 14 alinhado com um conjunto de moldagem de lente de contato 40 compreendendo um par de seções de molde de lente de contato acopladas 42a e 42b, de acordo com uma modalidade da invenção. A estrutura de alguma forma castelada da corneta de ultra-som 18 é eficaz em fundir juntas as seções de molde 42a e 42b de conjunto de moldagem 40 em localizações espaçadas discretas geralmente em superfícies de interface das seções de molde 42a e 42b. A estrutura da extremidade distai 18a da corneta 18 pode ser feita usinando uma extremidade distai de uma corneta de ultra-som convencional de tamanho adequado, tal como uma corneta que tem uma superfície de extremidade distai plana, tal como uma corneta de anel contínuo.
Quando a extremidade distai da corneta 18 está localizada em contato com o conjunto de molde 40 a ser fundido, somente as superfícies de extremidade distai das regiões de projeção 18b da corneta 18 são acopladas ao conjunto de moldagem 40. Energia ultra-sônica transmitida a partir do conjunto de energia (não mostrado na FIG. 1B, na corneta e no conjunto de molde), será focada em regiões espaçadas discretas, por exemplo, regiões localizadas no conjunto de moldagem 40, geraimente como regiões longitudinalmente alinhadas com as regiões protuberantes 18b da corneta 18.
Embora somente três profusões 18b são mostradas na FIG. IA, é para ser apreciado que outras modalidades da invenção podem incluir menos do que três profusões, ou mais do que três profusões. Por exemplo, em outras modalidades da invenção, a extremidade distai da corneta pode incluir uma única profusão não anular, por exemplo, uma profusão tendo uma seção transversal substancialmente em forma de C, eficaz para causar uma região não anular de fusão, por exemplo, uma região de fusão em forma de C. Como um outro exemplo, uma vista de extremidade (similar à vista da FIG. IA) de uma outra modalidade da invenção tendo seis profusões 18b é mostrada na FIG. 1C.
Em uma modalidade preferencial da presente invenção, o conjunto de molde 40 e as seções de molde 42a e 42b desse, compreendem polietileno vinil álcool (EVOH) que é um material adequado para soldagem ultra-sônica. É para ser apreciado que outros materiais podem ser usados para fabricar as seções de molde de lente da presente invenção. Por exemplo, tais outros materiais incluem materiais poliméricos, por exemplo, materiais poliméricos termoplásticos, materiais poliméricos amorfos tal como polistireno, policarbo24 nato, composições acrilonitrilo/butadieno/estireno, copolímeros de olefina cíclica, acrílicos e polisulfona. Resinas semicristalinas, tal como acetal, polipropileno, polietileno, náilon, polietileno tereftalato, poliéter éter cetona, outras poliolefinas e polímeros de cristal líquido são também unidos com energia ultra-sônica.
Vários esforços podem afetar a soldabilidade de um material por energia vibracional, por exemplo, energia ultra-sônica. Um fator é a temperatura de derretimento ou amolecimento do material de seção de molde, quanto maior a temperatura de derretimento ou amolecimento de um material, mais energia é exigida para causar soldagem. Um outro fator é a dureza do material a ser soldado que geralmente influencia a capacidade do material de transmitir energia a uma interface de junção. Tipicamente, um material mais duro tem melhores capacidades de transmissão.
Embora a presente invenção seja geralmente descrita aqui à medida que utiliza energia vibracional, mais especificamente, energia ultra-sônica, para fundir ou soldar juntas seções de molde de lente de contato, um número de outras técnicas de energia direcionada e aparelhos pode alternativa ou adicionalmente ser aplicado.
Por exemplo, soldagem de vibração linear pode ser usada com materiais de molde adequados para unir seções de molde juntas. Soldagem de vibração linear é executada por um aparelho onde as seções de molde são mantidas juntas com uma força apropriada, uma seção mantida estacionária enquanto a outra é vibrada em uma direção perpendicular à direção da força de contato. Atrito gerado pela vibração derrete ou amolece o material no ponto de contato e as seções se fundem juntas. Freqüências típicas do emissor de soldagem de vibração linear são de 200 Hz a 300 Hz. Materiais preferenciais para fabricar seções de molde adequadas para soldagem de vibração linear incluem poliamida, polistireno ou uma composição contendo polistireno.
Um outro método para unir seções de molde de um material adequado é soldagem laminada a quente que usa um aparelho contendo um porta-moldes aquecido de temperatura controlada e transferência de calor onde uma das seções a ser moldada é localizada no emissor de porta-moldes aquecido ou próxima a ele. As superfícies da seção de molde ou seções são amolecidas ou derretidas e então rapidamente forçadas juntas em uma pressão depois de remoção do porta-moldes. Materiais preferenciais para soldagem laminada a quente e adequados para uso como seções de molde de lente de contato incluem polietileno, polipropileno e polivinil cloreto.
Um outro método e aparelho no escopo da presente invenção é soldagem por radiofreqüência onde seções de molde de material adequado são localizadas no campo de um emissor produzindo energia eletromagnética em uma freqüência, na faixa de aproximadamente 1 MHz a aproximadamente 200 MHz. A energia eletromagnética aumenta a vibração molecular de certas moléculas no material a ponto de criar calor suficiente para amolecer ou derreter a seção de molde. As seções de molde são apertadas juntas sob pressão e a energia liberada é controlada a uma profundidade específica ou personalizada para um material específico usado como parte da seção de molde de lente para levar as seções de molde a se fundirem juntas. Um material adequado para fabricar seções de molde de lente para soldagem por radiofreqüência é polivinil cloreto .
Um outro método adequado para soldar seções de molde de lente é um aparelho que emite e foca energia infravermelha em regiões discretas em um plano comum, desse modo derretendo ou amolecendo regiões espaçadas discretas em um plano particular de material, mas não amolecendo a seção de molde plana inteira. A soldagem infravermelha focada causa amolecimento ou derretimento do material de molde de lente pela energia radiante. Enquanto a fonte de energia radiante está no local ou imediatamente depois que ela é removida, as seções de molde são apertadas em uma prensa até que é fundida. Materiais de molde de lente preferenciais adequados para soldagem infravermelha focada incluem polietileno, polipropileno, polivinil cloreto, polistireno ou uma composição contendo polistireno.
Em um outro aspecto da presente invenção, um conjunto de molde 40 é fornecido, o qual é útil para fabricar uma lente oftálmica, tal como uma lente de contato de silicone hidrogel. Em ainda um outro aspecto relacionado da invenção, uma seção de molde é fornecida que, mediante ser acoplada com uma outra seção de molde, forma um conjunto de molde que pode ser fundido junto usando energia ultrasônica .
Por exemplo, o conjunto de moldagem 40 mostrado na FIG. 1B, e mostrado mais claramente nas FIGs. 2 e 3, geralmente compreende uma primeira seção de molde 42a tendo uma região em forma de lente convexa 46 e uma segunda seção de molde 42b tendo uma região em forma de lente côncava 48. A região em forma de lente convexa 46 é um negativo de uma superfície anterior de uma lente oftálmica, e a região em forma de lente côncava 48 é um negativo de uma superfície posterior de uma lente oftálmica. Ambas são soldadas juntas, ambas dessas seções de molde 42a e 42b podem ser substancialmente idênticas em estrutura e forma. A região em forma de lente pode também ser referida como uma concha de lente de uma seção de molde.
A FIG. 2 mostra uma superfície de topo do conjunto de molde 40. A primeira seção de molde 42a inclui uma região de flange 49 que circunscreve a cavidade em forma de lente preenchida com monômero dentro do conjunto de molde 40. É essa região de flange 49 à qual a corneta de ultra-som é preferencialmente acoplada ou localizada durante a fusão das seções de molde 42a e 42b. Como mostrado mais claramente na FIG. 3, quando a primeira seção de molde 42a é acoplada com a segunda seção de molde 42b, a região em forma de lente convexa 46 da primeira seção de molde 42a e a região em forma de lente côncava 48 da segunda seção de molde definem uma cavidade em forma de lente preenchida com monômero 50.
A FIG. 4 e a FIG. 5 representam vistas de topo e inferior, respectivamente, da seção de molde 42a. Deveria ser apreciado com as FIGs. 4 e 5 poderiam se referir à seção de molde 42b, à medida que a seção de molde 42a e a seção de molde 42b são substancialmente idênticas uma a outra, antes da fusão, na modalidade mostrada.
A seção de molde 42a inclui ambas uma impressão negativa de uma superfície posterior de uma lente e uma impressão negativa de uma superfície anterior de uma lente. Por exemplo, a seção de molde 42a inclui uma superfície definindo lente côncava 48' (mostrada na FIG. 4) que substancialmente se opõe à superfície definindo lente convexa 46 (mostrada na FIG. 5).
A região de flange 49 que circunscreve as superfícies definindo a lente 46 e 48' geralmente compreende uma primeira superfície de flange 58 que circunscreve e está localizada radialmente para fora da superfície definindo lente côncava 48' (ver FIG. 4). A região de flange 49 adicionalmente compreende uma segunda superfície de flange substancialmente oposta 59 circunscrevendo e localizada radialmente para fora da superfície definindo lente convexa 46 (ver FIG. 5). Na modalidade ilustrada, a primeira superfície de flange 58 pode ser entendida como sendo uma superfície superior ou superfície de topo da seção de molde, e a segunda superfície de flange 59 pode ser entendida como sendo uma superfície inferior ou superfície base da seção de molde.
Em algumas modalidades, pelo menos uma primeira superfície de flange 58 e a segunda superfície de flange 59 incluem uma projeção se estendendo longitudinalmente, por exemplo, uma ou mais projeções se estendendo longitudinalmente tal como mostrado na FIG. 1B, ou alternativamente, uma projeção se estendendo longitudinalmente que é substancialmente anular e circunscreve a superfície em forma de lente.
Por exemplo, como mostrado na FIG. 1B, as projeções se estendendo longitudinalmente podem compreender pelo menos três projeções espaçadas individuais 60 (aqui algumas vezes referidas como protuberâncias 60). Nessa modalidade particular, essas protuberâncias 60 são fornecidas, as quais são projeções se estendendo longitudinalmente localizadas radialmente para fora de somente uma parte da superfície definindo lente convexa 48. Como mostrado na FIG. 5, as protuberâncias 60 estão localizadas na segunda superfície de flange 59 que circunscreve a superfície definindo lente convexa 46. As protuberâncias 60 são espaçadas e definem áreas de relevo elevado em relação a partes da superfície radial entre as protuberâncias 60. Embora as protuberâncias 60 sejam mostradas como sendo geralmente circulares em estrutura, as protuberâncias podem alternativamente compreender áreas lineares de relevo elevado, ou formas além da circular. Por exemplo, as protuberâncias podem compreender segmentos arqueados, cada segmento arqueado parciaimente circunscreve a superfície em forma de lente. Muitas outras formas, tamanhos e números de protuberâncias 60 podem ser fornecidos onde coletivamente as protuberâncias 60 não definem uma circunferência completa circunscrevendo a superfície em forma de lente, por exemplo, as protuberâncias não definem um anel anular contínuo circunscrevendo a superfície em forma de lente.
As protuberâncias 60 ou outras projeções que se estendem longitudinalmente podem ser uma altura entre aproximadamente 0,2 mm e aproximadamente 1,2 mm, preferencialmente, aproximadamente 0,6 mm medidos a partir da superfície do flange entre as protuberâncias 60. Na modalidade da invenção mostrada, as três protuberâncias 60 são circunferencialmente substancialmente espaçadas de forma eqüidistante
120° uma da outra.
Voltando brevemente à FIG. 2, o conjunto de moldagem 40 pode compreender um par de seções de molde universal já que as seções de molde 42a e 42b são substancialmente idênticas. Cada seção de molde 42a e 42b inclui uma pluralidade de protuberâncias 60, onde as protuberâncias 60 da primeira seção de molde 42a estão em alinhamento substancial com as protuberâncias 60 da segunda seção de molde 42b quando as seções de molde estão montadas.
A FIG. 5A ilustra uma outra seção de molde 140 de acordo com a presente invenção que é similar à seção de molde 40, exceto que a seção de molde 140 é fornecida com seis protuberâncias (ao invés de três) localizadas radialmente para fora da superfície de formação de lente 154. Essa seção de molde 140 pode ser efetivamente fundida em seis regiões definidas por protuberâncias 160, usando uma corneta de ultra-som de acordo com a invenção, tendo a extremidade distai mostrada na FIG. 1C e descrita em algum lugar aqui.
Deveria ser apreciado que as seções de molde de acordo com outras modalidades da invenção podem ser fornecidas com qualquer número de protuberâncias tendo qualquer al31 tura, largura e forma adequadas. Por exemplo, a presente invenção pode fornecer seções de molde tendo menos do que três protuberâncias, mais do que três protuberâncias, por exemplo, quatro ou mais.
Vantajosamente, cada protuberância 60 é estruturada e posicionada para ser eficaz como uma região de fusão discreta ou localizada entre as seções de molde 42a e 42b quando energia ultra-sônica é aplicada a elas.
Propósitos, aspectos e vantagens das estruturas da presente invenção serão mais claramente entendidos com relação à FIG. 1, 1B e 6. Como mostrado, a corneta de ultra-som castelada 18 do dispositivo 10 é estruturada para fundir de forma liberável juntas as seções de molde de um conjunto de moldagem de lente oftálmica, por exemplo, as seções de molde 42a e 42b do conjunto de moldagem 40. A corneta ultra-sônica 18 pode ser de tamanho e estruturada tal que a região de saída 18a da corneta 18 se encaixa intimamente na parte periférica 58 da seção de molde 42a. Por exemplo, a corneta ultra-sônica 18 pode ter um diâmetro externo aproximadamente igual ao diâmetro externo de cada uma das seções de molde 42a e 42b, por exemplo, aproximadamente 20 mm de diâmetro. Mais preferencialmente, a região de saída 18a da corneta 18 é de tamanho e estruturada tal que as regiões de projeção 18b se alinharão substancialmente com as projeções de seção de molde 60.
Métodos de fabricar uma lente de contato são também fornecidos pela presente invenção. Por exemplo, um método de acordo com a presente invenção geralmente compreende uma etapa de fornecer uma primeira seção de molde tendo uma superfície em forma de lente convexa e uma região de flange localizada circunferencialmente em torno da superfície em forma de lente, e uma segunda seção de molde tendo uma superfície em forma de lente côncava e uma região de flange localizada circunferencialmente em torno da superfície em forma de lente. Pelo menos uma da primeira e da segunda seção de molde inclui uma projeção, por exemplo, e uma projeção substancialmente anular circunscrevendo a região em forma de lente tal como descrito em algum lugar aqui. O método adicionalmente compreende fornecer um componente de monômero na superfície em forma de lente côncava da segunda seção de molde e unir as seções de molde juntas tal que pelo menos uma parte da região de flange de uma das seções de molde está em contato substancial com pelo menos uma parte da região de flange da outra seção de molde.
Mais especificamente, a primeira e a segunda seção de molde são acopladas juntas tal que uma ou mais projeções se estendendo longitudinalmente são localizadas entre as seções de molde e fornecem pontos de contato entre as seções de molde. O método adicionalmente compreende aplicar energia vibracional, por exemplo, energia ultra-sônica, a uma ou mais regiões discretas da primeira e da segunda seção de molde acopladas incluindo pelo menos uma parte de uma ou mais projeções de modo a amolecer e fundir a primeira e a segunda seção de molde juntas em regiões espaçadas discretas preferencialmente, a região de fusão em torno da cavidade em forma de lente. 0 método adicionalmente pode incluir a etapa de levar o componente de monômero na cavidade em forma de lente a polimerizar para formar um produto de lente.
Por exemplo, com relação agora especificamente às FIGs. 1B e 6, um conjunto de molde 40 é fornecido, onde o conjunto de molde compreende duas seções de molde universal similares ou idênticas que incluem ambas as superfícies de moldagem macho e fêmea. Cada seção de molde 42a e 42b inclui três projeções ou protuberâncias 60 separadas de forma eqüidistante. Nessa modalidade, a corneta ultra-sônica 18 está posicionada no conjunto 40 tal como para alinhar as regiões de projeção 18b da corneta 18 com as protuberâncias 60. A seção de molde 42a próxima à corneta ultra-sônica 18 vibra com a energia acústica emitida a partir da corneta ultra-sônica 18. A outra seção de molde 42b é mantida em uma posição relativamente fixa tal que um movimento relativo das seções de molde 42a e 42b na interface acontece nas protuberâncias 60. O conjunto de molde pode ser restrito, de qualquer maneira adequada, durante o processo de soldagem. Energia vibratória em regiões discretas do conjunto de moldagem 40 que inclui as protuberâncias 60 é convertida em calor através de atrito, que amolece e deforma o material plástico das seções de molde unidas, desse modo levando as protuberâncias 60 a amolecerem.
Voltando agora especificamente à FIG. 1B, pode ser apreciado que as regiões 66 localizadas entre as protuberâncias 60 (que geralmente se alinham com regiões rebaixadas 18c da corneta 18) não são expostas a nível significante de energia vibratória, e assim essas regiões 66 não são fundi34 das juntas, ou pelo menos não são fundidas juntas em qualquer grau significante.
Quando o estado amolecido é alcançado nas projeções de seção de molde 60, a vibração acústica pode ser parada. Pressão pode ser mantida brevemente no conjunto de molde (na direção da seta 70 nas FIGs. 1B e 6) enquanto o material polimérica solidifica para criar uma ligação molecular entre as seções de molde 42a e 42b em regiões separadas discretas. O círculo inteiro pode ser executado em um tempo muito curto. Por exemplo, em algumas modalidades da invenção, a fusão entre as seções é executada de aproximadamente 0,3 segundo a aproximadamente um segundo. A força da junção nas regiões discretas é aproximadamente aquela do material matriz, o derretimento e subseqüente solidificação do material não substancialmente afeta as propriedades mecânicas desse.
Como pode ser prontamente apreciado por um no campo de lentes oftálmicas, é importante que as seções de molde 42a e 42b sejam apropriadamente alinhadas uma em relação a outra.
Voltando agora para a FIG. 7. o conjunto de moldagem 40 compreendendo as seções de molde fundidas 42a e 42b é mostrado. Protuberâncias derretidas 60' da seção de molde 42a se solidificaram e fornecem regiões separadas e discretas de fusão entre as seções de molde 42a e 42b.
A cavidade preenchida 50 entre as seções de molde fundidas 42a e 42b preferencialmente não foi alterada através do processo de fusão. Tipicamente, não é desejável cau35 sar qualquer deformação da cavidade preenchida com monômero 50. A profusão 74 da seção de molde 42b faz intimo contato com a seção de molde 42a formando a margem periférica da lente sem deformação ou fusão da protusão 74. Uma outra profusão, por exemplo, a protusão anular 76, localizada radialmente para fora da protusão 74, é também fornecida como mostrado. Em algumas modalidades da invenção, essa estrutura fornece um encaixe de interferência contra uma estrutura 78 da seção de molde adjacente 42a, e/ou essa estrutura é útil para facilitar alinhamento apropriado das seções de molde mediante a montagem desses. A projeção anular 76 estabiliza a posição das seções de molde 42a e 42b uma em relação à outra .
Os conjuntos de moldagem da presente invenção são vantajosamente estruturados à medida que fornecem um dispositivo de fundir de forma ultra-sônica as seções de molde 42a e 42b sem causar quaisquer efeitos negativos significante que podem ser causados como um resultado de energia ultra-sônica sendo transmitida à cavidade preenchida com monômero 50. Por exemplo, é desejável aplicar a energia vibratória em uma localização separada da cavidade 50 tal como para não causar cavitação da composição polimerizável. Vantajosamente, a projeção 74 e a projeção 76 definem uma área de retenção de rebarba 82 localizada entre as protuberâncias 60' e a cavidade preenchida 50. Descrição adicional para uma área de retenção de rebarba é fornecida em Morris, Patente
Norte-Americana No. 6.405.993.
Conjuntos de moldagem alternativos 240 e 340 são mostrados nas FIGs. 8 e 9, respectivamente. Esses conjuntos de moldagem 240 e 340 são substancialmente similares ao conjunto de moldagem 40, com a diferença primária sendo a forma das protuberâncias e a localização das protuberâncias. Mais especificamente, o conjunto de moldagem 240 inclui seções de molde 242a e 242b que são substancialmente idênticas uma a outra, e incluem protuberâncias estreitadas ou cônicas 260', já que a protuberância 260' tem uma primeira extremidade diretamente fixada ao corpo da seção de molde 242a e uma segunda extremidade se estendendo longitudinalmente a partir da primeira extremidade, e uma seção transversal na primeira extremidade é maior do que uma seção transversal na segunda extremidade ou próxima a ela. O conjunto de moldagem 340 inclui as seções de molde 342a e 342b que são substancialmente idênticas uma a outra, e incluem protuberâncias estreitadas ou cônicas 360' similares às protuberâncias 260', mas localizadas internamente da margem periférica externa 90 da seção de mole 342a.
Uma das vantagens do conjunto de moldagem 340 é que a lateral fêmea da seção de molde superior 342a tem uma região periférica acima da protuberância 360' que pode mais facilmente acomodar a corneta castelada 18.
A composição polimerizável pode ser fornecida à cavidade ou por um jito e elevador de duas partes convencionais, ou as seções podem ser unidas ou mantidas no local sob vácuo e o monômero injetado em uma porta. A composição polimerizável pode ser dispensada na superfície de molde fêmea em forma de lente côncava usando uma pipeta ou seringa. A seção de molde 42b pode ser fornecida com uma mistura de monômero tal como uma mistura de formação de silicone hidrogel ou gualguer mistura de monômero que pode ser usada para lentes de contato tal como gás permeável, material de hidrogel convencional, ou qualquer dispositivo de lente implantável e as seções de molde 42a e 42b então soldadas ou fundidas como descrito aqui em algum lugar. A composição polimerizável é polimerizada por meios adequados tal como exposição à luz ultravioleta ou cura térmica para um comprimento adequado de tempo, como é conhecido na técnica.
Um outro conjunto de moldagem útil para fabricar lentes de contato de acordo com um outro aspecto da invenção é mostrado geralmente em 140 em vista plana na FIG. 9A e em seção transversal na FIG. 9B. A menos que de outra forma determinado aqui, o conjunto de molde 140 é substancialmente o mesmo ou idêntico ao conjunto de molde 40. Como o conjunto de molde 40, o conjunto de molde 140 compreende duas seções de molde universal 152a e 152b. Cada seção de molde 152a e 152b inclui uma região óptica 158a e 158b, respectivamente, tendo uma superfície de moldagem macho convexa e uma superfície de moldagem fêmea côncava substancialmente oposta. Cada seção de molde 152a e 152b inclui uma região de flange 161a e 161b circunscrevendo a região óptica 158a e 158b respectivamente .
A diferença primária entre o conjunto de molde 140 e a seção de molde 40 é que as seções de molde universal
152a e 152b, inclui uma projeção se estendendo longitudinal38 mente substancialmente anular 165 adequada para fundir, ao invés de uma pluralidade de protuberâncias espaçadas 60. Como mostrado, a projeção anular 165b da seção de molde 152b é fundida com uma parte de região de flange da seção de molde 152b em localizações espaçadas discretas tal como mostrado (por linhas tracejadas na FIG. 9A) como regiões fundidas ou soldadas 171 ao longo da projeção substancialmente anular 165b. Com relação também à FIG. 9B, as partes soldadas 171 ao longo da projeção 165b são separadas por regiões 173 de não fusão ou soldagem. Essas regiões 173 de não fusão ou soldagem são definidas por partes de superfície da projeção 165b que contatam ou faceiam, mas não estão coladas a uma parte de superfície correspondente da região de flange 161a da outra seção de molde 152a. As regiões fundidas 171 são preferencialmente feitas usando-se o conjunto de contato 14 do dispositivo 10 para criar as regiões discretas de fusão. O conjunto de contato 14 do dispositivo 10 é mostrado e descrito aqui em outro lugar aqui, tendo a estrutura castelada (mostrada mais claramente na FIG. 1B).
Um exemplo específico de um conjunto de molde é ilustrado na FIG. 10A e FIG. 10B. Nessa modalidade, as características do conjunto de molde 140 são similares à modalidade da FIG. 9A e 9B, exceto que as regiões 171 (indicadas em linhas tracejadas) são lacunas ou regiões que não são soldadas ou fundidas, e as regiões 173 são soldadas. Nessa modalidade, a superfície de flange compreende um cume anular 165 circunscrevendo a cavidade em forma de lente na superfície superior do flange. A superfície inferior do flange com39 preende uma pluralidade de recessos 171 se estendendo na região de flange. Quando uma primeira seção de molde é localizada em uma segunda seção de molde, a superfície inferior do flange da primeira seção de molde está em contato com a superfície superior do cume anular. 0 cume anular facilita o empilhamento das conchas de lentes antes da formação do conjunto de molde e durante a formação do conjunto de molde. O cume anular pode também efetivamente reduzir o prisma do material de formação de lentes, tal como a composição de monômero, durante a formação do conjunto de molde.
Uma corneta ultra-sônica pode ser localizada em contato com a superfície superior, tal como o flange, da primeira seção de molde. A corneta ultra-sônica libera energia ultra-sônica e leva a primeira seção de molde a se fundir com a segunda seção de molde. A fusão das duas seções de molde é não contínua em torno da concha de lente ou da região de flange da seção de molde. Essa fusão não contínua pode ser alcançada usando uma corneta ultra-sônica convencional tendo uma superfície de extremidade distai substancialmente plana, tal como uma corneta ultra-sônica de anel contínuo, ou pode ser alcançada usando uma corneta ultra-sônica castelada, como descrito aqui. A fusão pode ocorrer na margem externa do cume, ou pode ocorrer na superfície de topo do cume e incluir uma parte da margem externa, ou a fusão pode incluir uma parte da margem interna do cume.
A fusão descontínua da primeira seção de molde com a segunda seção de molde pode fornecer benefícios substanciais em relação a outros tipos de conjuntos de molde, tal co40 mo conjuntos de molde que têm um anel de fusão contínua em torno da concha de lente. Por exemplo, fundir as seções de molde presentes tendo recessos localizados em uma superfície de flange usando uma corneta ultra-sônica pode ser alcançado com pouca opacificação, se houver, marcas, ou formação de bolhas na concha da lente.
Mesmo que a fusão das duas seções de molde possa ser descontínua, as duas seções de molde são fixadas firmemente uma a outra, tal que as seções de molde não são facilmente separadas durante etapas adicionais de fabricação.
Além disso, como discutido aqui, em modalidades que não utilizam energia ultra-sônica para conectar uma seção de molde a uma outra seção de molde, a zona de fusão ou região de contato pode ser contínua em torno da concha de lente. Por exemplo, se uma primeira seção de molde engata em uma segunda seção de molde por um encaixe de interferência entre as duas seções de molde, o contato pode ser uma região de contato contínua. Similarmente, se a primeira e a segunda seção de molde são conectadas uma a outra por lâminas ou outros dispositivos de aperto, a região de contato pode ser uma estrutura contínua.
Voltando agora para a FIG. 11, a presente invenção adicionalmente fornece um aparelho 510 útil para fornecer uma composição monomérica, tal como um material precursor de lente de silicone hidrogel, e uma cavidade em forma de lente de contato de um conjunto de moldagem de lente de contato 514. A cavidade em forma de lente de contato é preferencialmente uma cavidade em forma de lente côncava de uma seção de molde tal como descrito e mostrado em qualquer lugar aqui de acordo com outros aspectos da presente invenção. Será apreciado que o aparelho 510 pode também ser utilizado para fornecer uma composição de monômero às metades de molde de lente de contato convencionais.
O aparelho 510 geralmente compreende uma unidade de dispensa 520 tendo uma ponta de dispensa 522 de tamanho e estruturada para dispensar uma quantidade de uma composição de monômero em uma superfície em forma de lente de contato de uma seção de molde, e um conjunto de seringa 530 para direcionar a composição de monômero à unidade de dispensa 520. O conjunto de seringa 530 é diretamente acoplado à unidade de dispensa 520 como mostrado, por exemplo, por meio de encaixe 532. O encaixe 536 pode compreender uma junção de cotovelo ou acoplador similar estruturado para facilitar o acoplamento e desacoplamento do conjunto de seringa 530 da unidade de dispensa 520.
A unidade de dispensa 520 pode compreender uma válvula de diafragma pneumaticamente operada.
Em um exemplo específico, o conjunto de seringa 530 compreende um cilindro 540 e um pistão 542 inserido neste. Para dispensar monômeros iniciados por luz, por exemplo, de modo a produzir lentes de silicone hidrogel, o conjunto de seringa 530 é preferencialmente uma seringa de filtragem ou de bloqueio de UV, por exemplo, um conjunto de seringa que bloqueia aproximadamente 95% a 100% de radiação UV. Em uma modalidade, o cilindro 540 do conjunto de seringa 530 mantém aproximadamente 55cc de composição de monômero 544.
Um conjunto de seringa de não bloqueio de UV pode ser usado quando a composição de monômero sendo dispensada não é reagente a UV.
Antes do uso desse, o conjunto de seringa 530 é preenchido com a composição de monômero enquanto o pistão 542 está em uma posição completamente inserida de modo a assegurar que nenhum ar seja capturado no cilindro 540. O conjunto de seringa 530 e a tampa 548 são projetados para proteger a composição de monômero de contaminação por partículas e seus similares, e também de entrar oxigênio. Depois do cilindro 540 ser preenchido, uma tampa 548 é então localizada no cilindro 540. A tampa 548 é travada ao cilindro usando um mecanismo de trava de luer. O conjunto de seringa preenchido 530 pode então ser armazenado até que seja solicitado.
É importante que a composição de monômero não esteja em contato com ar antes de ser dispensada no conjunto de molde, à medida que contato com o ar poderia causar bolhas/espaços no produto de lente de contato final. É desejável, portanto, purificar a composição de monômero, por exemplo, usando nitrogênio ou outro gás inerte de modo a excluir oxigênio da composição de monômero antes da composição ser depositada no conjunto de seringa 530. O conjunto de seringa preenchido é armazenado em uma camisa resfriada com água eficaz em manter a composição de monômero em uma temperatura desejada entre aproximadamente 4° C e aproximadamente 36° C. Em certas modalidades, a mistura de monômero pode ser mantida em uma temperatura substancialmente constante, tal como temperatura ambiente, por exemplo, entre aproximadamente 20° C e aproximadamente 25° C, por exemplo, entre 20° C e 22° C.
Em um exemplo especifico, o aparelho 510 compreende uma unidade de dispensa de válvula EFD CLT, e tendo Parte No. 752V-CLT-E, e um conjunto de pistão e seringa de 55c âmbar tendo Parte No. 5113LBP-B, ambos sendo fabricados pela EFD Inc., East Providence, RI 02914 Estados Unidos. Componentes adequados estão também disponíveis a partir da companhia chamada PPG Industries, por exemplo, seringas de 55cc azul pálido Parte No. 365523 e pistão Parte No. 363035. Ambas as variedades são bloqueadoras de UV e têm a mesma conexão de trava de luer.
Em um exemplo específico, a unidade de dispensa 520 mantém uma quantidade de composição de monômero suficiente para fabricar aproximadamente três lentes de contato. O embolo 542 opera pneumaticamente por meio de linha de pressão de ar 552. A unidade de dispensa 520 é conectada à linha de pressão de ar 554.
O aparelho 510 inclui um controlador de válvula 558 que é estruturado para controlar os tempos de abertura de válvula para pelo menos um, e preferencialmente ambos, do conjunto de seringa 530 e a unidade de dispensa 520. O controlador de válvula 558 é preferencialmente baseado em microprocessador e programado para confiável e precisamente abrir e fechar as válvulas do aparelho 510. Um controlador de válvula é comercializado sob o nome ‘ 7000 VALVEMATE Controller' e está disponível a partir da EFD, Inc. Alternativamente, controladores de válvula separados podem ser forne44 cidos para controlar o conjunto de seringa 530 e a unidade de dispensa 520.
Depois de uma ou mais quantidades da composição de monômero terem sido dispensadas através da ponta de dispensa 522, a unidade de dispensa 520 retira mais composição de monômero do conjunto de seringa 530 através da junção de cotovelo 532. Quando efetivamente toda composição de monômero 544 no cilindro da seringa 54 foi gasta, o conjunto de seringa 530 é desconectado da unidade de dispensa 520 e substituído por um novo conjunto de seringa preenchido com monômero. Isso pode ser executado destravando-se a linha de ar 552 que alimenta a tampa 548 no topo do conjunto de seringa 530 e removendo a tampa 548. O conjunto de seringa 530 é então simplesmente desaparafusado do acoplador de cotovelo 532, e um novo conjunto de seringa pré-preenchido 530 com um pistão já no local, é conectado ao acoplador de junção de cotovelo 532. A tampa 548 é então colocada no novo conjunto de seringa e travada. O ar é então liberado na linha 552. Essa troca leva somente uns poucos segundos para acontecer.
O aparelho 510 pode ser montado de tal forma, por exemplo, por um suporte 566, tal como para permanecer estacionário com relação a uma mesa móvel 568 ou seções de conjunto de molde carregando condutor a serem preenchidas. O funcionamento do aparelho inteiro 510 e da mesa móvel 568 pode ser controlado por automação.
Em vista da descrição acima, um exemplo de um método de preencher uma seção de molde e de formar um conjunto de molde para produzir uma lente de contato pode ser des45 crito como segue. O seguinte é fornecido a título de exemplo somente, e não deveria ser construído para limitar a invenção de qualquer forma.
Um cassete que compreende oito pilhas de sessenta e quatro seções de molde é transferido de um módulo de moldagem/desmoldagem para o presente módulo de preenchimento ou sistema descrito acima.
O cassete é localizado em um conjunto de quadro, que é estruturado para direcionar as seções de molde a uma superfície de uma lâmina. Mais especificamente, o conjunto de quadro inclui componentes para mover pouco a pouco as seções de molde tal que a seção de molde superior em cada pilha esteja localizada em substancialmente o mesmo plano ou na mesma altura. Posicionando-se a seção de molde mais superior na mesma altura ou em um plano, uma lâmina robótica pode ser usada para remover e transferir as seções de molde, oito de uma vez.
Em uma modalidade, o conjunto de quadro inclui um ou mais membros de indução que são eficazes em mover as pilhas de seções de molde. Por exemplo, o conjunto de quadro pode compreender uma pluralidade de cilindros carregados com mola ou cilindros pneumáticos controlados. O membro(s) de indução induz as seções de molde através de um orifício em uma lâmina. Na modalidade ilustrada, as seções de molde têm um membro de extensão ou cabo universal se estendendo radialmente para fora da cavidade de lente ou flange. O membro de extensão é orientado em direção ao centro de um arranjo de quatro seções de molde de lente (2 x 2) . As seções de lente são induzidas ou pressionadas contra uma barra ou outra estrutura que se estende sobre uma parte dos orifícios da lâmina. A barra funciona como um batente à medida que as seções de molde são induzidas em direção à superfície da lâmina .
Um braço robótico localizado entre os dois conjuntos de quatro seções de molde se move entre os membros de extensão tal que os membros de extensão são orientados pra longe do centro do arranjo. Um dispositivo de vácuo controlado por robótica pega as seções de molde e transfere as seções de molde individuais para um aparelho de aninhamento. Um encaixe contendo as seções de molde é passado para o aparelho de dispensa descrito aqui. Ar é usado para acionar o pistão da seringa e dispensar uma composição de monômero na cavidade de lente côncava de uma seção de molde. O volume da composição de monômero dispensada é usualmente aproximadamente 20 gL a aproximadamente 50 gL por seção de molde.
O encaixe com a seção de molde preenchida ou seções é movido para uma estação onde uma segunda seção de molde não preenchida está localizada no topo da primeira seção de molde preenchida, como discutido aqui, para formar um conjunto de molde contendo um material precursor de lente. O encaixe com os conjuntos de molde é movido para uma estação de soldagem onde um dispositivo de dispensa ultra-sônico usa 40 kHz de energia ultra-sônica para fundir as duas seções de molde juntas. Durante a soldagem, mistura de monômero em excesso pode ser removida das seções de molde e descartada.
Os conjuntos de molde (as seções de molde fundidas) são então localizados em uma bandeja de carregamento que tem uma pluralidade de orifícios para acomodar a concha da lente dos conjuntos de molde de lente. Os orifícios são deslocados entre linhas tal que os membros de extensão não interfiram um com o outro na bandeja. Cada bandeja pode manter 256 conjuntos de molde. Outras configurações são também possíveis.
Os métodos anteriores podem incluir uma ou mais etapas de identificação ou rastreio, tal como digitalizando um identificador fornecido no membro de extensão das seções de molde. Os métodos podem também incluir uma ou mais etapas de inspeção, tal como inspecionar por bolhas de ar na composição de monômero antes de fundir ou fechar as seções de molde.
Os métodos anteriores podem também incluir uma etapa de mergulhar ou colocar em contato a segunda seção de molde com a composição de monômero antes de localizar a segunda seção de molde na primeira seção de molde contendo a composição de monômero na concha de lente.
A bandeja de conjuntos de molde pode então ser transferida para uma estação de cura onde a composição polimerizável é polimerizada ou curada, por exemplo, expondo-se os conjuntos de molde a luz ultravioleta.
Certos aspectos e vantagens da presente invenção podem ser mais claramente entendidos e/ou apreciados com relação aos seguintes Pedidos de Patente Norte-Americano usualmente de propriedade, depositados em data par aqui, a des48 crição de cada um dos quais está sendo incorporada aqui em sua integridade por essa referencia específica: Pedido de Patente Norte-Americana No. 11/200.848, intitulado Moldes de Lente de Contato e Sistemas e Métodos para Produzir os Mesmos, e tendo registro de agente No. D-4124; Pedido de Patente Norte-Americana No. 11/200.644, intitulado Sistemas e Métodos para Produzir Lentes de Contato a partir de uma Composição Polimerizável, e tendo registro de agente No. D4126; Pedido de Patente Norte-Americana No. 11/201.410, intitulado Sistemas e Métodos para Remover Lentes de Moldes de Lente, e tendo registro de agente No. D-4127; Pedido de Patente Norte-Americana No. 11/200.863, intitulado Sistemas de Extração/Hidratação de Lente de Contato e Métodos de Reprocessar Fluidos usados nestas, e tendo registro de agente No. D-4128; Pedido de Patente Norte-Americana No. 11/200.862, intitulado Embalagem de Lente de Contato, e tendo registro de agente No. D-4129; Pedido de Patente Norte-Americana No. 60/707.029, intitulado Composições e Métodos para Produzir Lentes de Contato de Silicone Hidrogel, e tendo registro de agente No. D-4153P; e Pedido de Patente Norte-Americana No. 11/201.409, intitulado Sistemas e Métodos para Produzir Lentes de Contato de Silicone Hidrogel, e tendo registro de agente No. D-4154.
Um número de publicações e patentes foi citado aqui acima. Cada uma das publicações e patentes citadas é aqui incorporada como referência em suas integridades.
Embora certas modalidades preferenciais tenham sido descritas aqui, entende-se que a invenção não está limi49 tada a essas e modificações e variações seriam evidentes a uma pessoa versada na técnica.

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método de fabricar uma lente de contato, que compreende:
    fornecer primeira e segunda seções de molde (152a, b), cada seção de molde incluindo uma superfície em forma de lente e uma região de flange (161a, b) circunscrevendo a superfície em forma de lente, as primeira e segunda seções de molde são estruturadas de modo que quando acopladas juntas às seções de molde definem uma cavidade em forma de lente entre a superfície em forma de lente de uma das seções de molde (152a) e a superfície em forma de lente da outra seção de molde (152b) e regiões de contato onde superfícies da região de flange das seções de molde montadas em contato umas com as outras;
    fornecer uma composição polimerizável na superfície em forma de lente de uma das seções de molde (152a);
    acoplar juntas a primeira e a segunda seções de molde tal que a região de flange (161a) da primeira região de molde (152a) esteja em contato com a região de flange (161b) da segunda seção de molde (152b);
    fundir as seções de molde acopladas entre as regiões de flange de modo que as primeira e segundas seções de flange são fundidas juntas ao longo das regiões de contato das superfícies de flange que formam uma interface;
    levar a composição polimerizável na cavidade em forma de lente a polimerizar;
    em que cada região de flange inclui uma pluralidade de regiões rebaixadas circunferencialmente espaçadas (171) localizada radialmente para fora das superfícies em forma de lente; e a fusão se dá de tal forma que as regiões de contato são espaçadas por lacunas definidas pelas regiões rebaixadas (171), assim formando uma ou mais regiões de contato não circunferenciais ao longo das regiões de flange e uma ou mais lacunas separando as regiões de contato não circunferenciais,
    CARACTERIZADO por permitir que os gases escapem dentre a interface e superfícies de flanges de não fusão.
  2. 2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de fundir incluir aplicar energia à primeira e à segunda seção de molde acopladas .
  3. 3. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a energia é energia ultrasônica .
  4. 4. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira seção de molde inclui uma projeção substancialmente anular se estendendo longitudinalmente a partir da região de flange.
  5. 5. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as primeira e segunda seções de molde são configuradas de forma substancialmente idêntica .
  6. 6. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as seções de molde compreendem polietileno vinil álcool (EVOH).
  7. 7. Conjunto de molde de lente de contato (140), que compreende:
    uma primeira seção de molde (152a) que tem uma superfície em forma de lente que é um negativo de uma superfície anterior ou uma superfície posterior de uma lente de contato e uma região de flange (161a) compreendendo uma projeção substancialmente anular circunscrevendo substancialmente a superfície em forma de lente; e uma segunda seção de molde (152b) substancial e identicamente estruturada à primeira seção de molde (152a), a primeira seção (152a) e a segunda seção de molde (152b) sendo acopladas juntas para formar uma cavidade em forma de lente na mesma, em que as regiões de flange de cada uma das primeira e segunda seções de molde incluem uma pluralidade de regiões rebaixadas espaçadas circunferencialmente (171) localizadas radialmente para fora da superfície em forma de lente;
    as primeira e segunda seções de molde acopladas tem uma pluralidade de regiões de contato não circunferenciais ao longo das regiões de flange e uma ou mais lacunas, definidas pelas regiões rebaixadas (171), separando as regiões de contato não circunferenciais; e
    CARACTERIZADO por as lacunas permitirem que gases escapem dentre a interface e as superfícies de flanges de não fusão.
  8. 8. Conjunto de molde, de acordo com a reivindica5 ção 7, CARACTERIZADO pelo fato de que as seções de molde compreendem polietileno vinil álcool (EVOH).
    ι ν
    F/G. ÍC f/g. u
BRPI0614233-8A 2005-08-09 2006-08-07 Método de fabricar uma lente de contato e conjunto de molde de lente de contato BRPI0614233B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/200.648 2005-08-09
US11/200,648 US7731873B2 (en) 2005-08-09 2005-08-09 Contact lens mold assemblies and systems and methods of producing same
PCT/US2006/031078 WO2007021767A2 (en) 2005-08-09 2006-08-07 Contact lens mold assemblies and systems and methods of producing same

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0614233A2 BRPI0614233A2 (pt) 2011-03-15
BRPI0614233B1 true BRPI0614233B1 (pt) 2018-01-09

Family

ID=37453417

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0614233-8A BRPI0614233B1 (pt) 2005-08-09 2006-08-07 Método de fabricar uma lente de contato e conjunto de molde de lente de contato

Country Status (13)

Country Link
US (1) US7731873B2 (pt)
EP (1) EP1752279B1 (pt)
JP (1) JP5016277B2 (pt)
KR (1) KR101281270B1 (pt)
CN (1) CN101237986B (pt)
BR (1) BRPI0614233B1 (pt)
CA (1) CA2618674C (pt)
HK (1) HK1121105A1 (pt)
HU (1) HUE029223T2 (pt)
MX (1) MX2008001499A (pt)
MY (1) MY144730A (pt)
TW (1) TWI399283B (pt)
WO (1) WO2007021767A2 (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7785092B2 (en) 2005-08-09 2010-08-31 Coopervision International Holding Company, Lp Systems and methods for producing contact lenses from a polymerizable composition
US7320587B2 (en) * 2005-08-09 2008-01-22 Cooper Vision, Inc. Contact lens molds and systems and methods for producing same
US7731872B2 (en) * 2006-05-31 2010-06-08 Coopervision International Holding Company, Lp Methods and systems for forming ophthalmic lens mold assemblies
WO2008144427A1 (en) * 2007-05-18 2008-11-27 Coopervision International Holding Company, Lp Thermal curing methods and systems for forming contact lenses
US20090155958A1 (en) * 2007-12-13 2009-06-18 Boris Kolodin Robust die bonding process for led dies
US7802883B2 (en) * 2007-12-20 2010-09-28 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Cosmetic contact lenses having a sparkle effect
JP5363503B2 (ja) * 2007-12-31 2013-12-11 ボーシュ アンド ローム インコーポレイティド 眼科デバイスを含むバイオメディカルデバイスを形成するためのキャスティングモールド
TWI401155B (zh) * 2008-02-01 2013-07-11 Nat Univ Tsing Hua 光學元件製造方法
US20100109176A1 (en) * 2008-11-03 2010-05-06 Chris Davison Machined lens molds and methods for making and using same
TWI509312B (zh) 2009-10-01 2015-11-21 Coopervision Int Holding Co Lp 聚矽氧水凝膠隱形眼鏡及製造聚矽氧水凝膠隱形眼鏡的方法
JP5436164B2 (ja) 2009-11-20 2014-03-05 キヤノン株式会社 振動型アクチュエータの駆動回路
WO2012013945A1 (en) * 2010-07-30 2012-02-02 Neil Goodenough Ophthalmic device molds and related methods
JO3410B1 (ar) 2011-06-07 2019-10-20 Otsuka Pharma Co Ltd تركيبة أريبيبرازول مجفف بالتبريد
NL2006921C2 (nl) * 2011-06-09 2012-12-11 Innovalens B V Gietmal voor het vervaardigen van contactlenzen of intra-oculaire lenzen.
US9261712B2 (en) 2011-11-07 2016-02-16 Coopervision International Holding Company, Lp Contact lenses, apparatus and methods
US9283718B2 (en) * 2012-05-25 2016-03-15 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Reduced-tilt back plastic feature for a contact lens mold
CA2877380A1 (en) * 2012-06-29 2014-01-03 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Lens precursor with features for the fabrication of an ophthalmic lens
US9352493B2 (en) 2013-02-08 2016-05-31 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Casting cup assembly for forming an ophthalmic device
US20140291875A1 (en) 2013-02-12 2014-10-02 Coopervision International Holding Company, Lp Methods and Apparatus Useful in the Manufacture of Contact Lenses
US9457522B2 (en) 2013-02-26 2016-10-04 Coopervision International Holding Company, Lp Methods and apparatus useful in manufacturing lenses
KR101630592B1 (ko) 2013-06-26 2016-06-14 쿠퍼비젼 인터내셔날 홀딩 캄파니, 엘피 원환체 콘택트 렌즈를 제조하는데 유용한 제조 방법 및 장치
CN104139538B (zh) * 2014-06-25 2016-08-24 明基材料有限公司 制备彩色隐形眼镜的方法及彩色隐形眼镜
SG11201803720RA (en) * 2015-12-15 2018-06-28 Novartis Ag Method and system for transporting a packaging shell of an ophthalmic lens package
CN110023067A (zh) * 2016-12-16 2019-07-16 诺华股份有限公司 制造接触镜片的方法
CN110407161B (zh) * 2019-07-12 2022-02-15 华中科技大学 一种基于共形键合工艺的软式曲面微流控器件制造方法

Family Cites Families (58)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3935291A (en) 1973-08-28 1976-01-27 The Goodyear Tire & Rubber Company Method of molding polyurethane articles in a mold coated with three mold release agents
US4168959A (en) * 1977-02-16 1979-09-25 Johns-Manville Corporation Method and apparatus for distribution of glass fibers
JPS57178814A (en) 1981-04-30 1982-11-04 Kuraray Co Ltd Manufacture of molded resin molding and mold therefor
GB8507007D0 (en) * 1985-03-19 1985-04-24 Coopervision Optics Casting lenses
GB8508247D0 (en) 1985-03-29 1985-05-09 Sola Int Holdings Contact lenses
JPH0446861Y2 (pt) * 1986-03-14 1992-11-05
IL80039A0 (en) 1986-09-16 1986-12-31 Saul Sterman Method and system for tinting contact lenses
BR8802923A (pt) * 1987-06-18 1989-01-03 Ocular Technologies Inc Processo de fabricacao de uma lente de contato,matriz para fabricacao de uma lente de contato e forma para fabricar uma matriz
JPH0698628B2 (ja) 1989-09-01 1994-12-07 株式会社総合歯科医療研究所 可視光重合型レジンの連続硬化方法及び装置
US5120499A (en) 1990-01-11 1992-06-09 U. V. Black Box Corporation Method and system for asepticizing contact lenses and storing device
JP2914508B2 (ja) 1990-01-24 1999-07-05 ホーヤ株式会社 レンズ成形用型
US5204126A (en) 1990-02-06 1993-04-20 Nanofilm Corporation Mold surfaces with ultra thin release films
US5252056A (en) 1990-03-16 1993-10-12 Ciba-Geigy Corporation Contact lens casting mould
US5158718A (en) 1990-08-02 1992-10-27 Pilkington Visioncare, Inc. Contact lens casting
IL102556A (en) * 1991-08-16 1998-02-08 Johnson & Johnson Vision Prod Device and process for fusing detachable lens mold units
US5271875A (en) 1991-09-12 1993-12-21 Bausch & Lomb Incorporated Method for molding lenses
US5407627A (en) 1992-08-03 1995-04-18 Polycryl Enterprises Inc. Process and apparatus for forming stress-free thermosetting resin products
US5435943A (en) * 1994-03-11 1995-07-25 Johnson & Johnson Vision Products, Inc. Method and apparatus for making an ophthalmic lens
US5895192C1 (en) 1994-06-10 2001-11-06 Johnson & Johnson Vision Prod Apparatus and method for removing and transporting articles from molds
IL113694A0 (en) * 1994-06-10 1995-08-31 Johnson & Johnson Vision Prod Apparatus for removing and transporting articles from molds
US5850107A (en) 1994-06-10 1998-12-15 Johnson & Johnson Vision Products, Inc. Mold separation method and apparatus
US5658602A (en) 1994-06-10 1997-08-19 Johnson & Johnson Vision Products, Inc. Method and apparatus for contact lens mold filling and assembly
US5804107A (en) 1994-06-10 1998-09-08 Johnson & Johnson Vision Products, Inc. Consolidated contact lens molding
US5540410A (en) 1994-06-10 1996-07-30 Johnson & Johnson Vision Prod Mold halves and molding assembly for making contact lenses
JP3086922B2 (ja) * 1995-12-05 2000-09-11 株式会社イナックス ボールタップ
US5759318A (en) 1996-03-26 1998-06-02 Johnson & Johnson Vision Products, Inc. Apparatus and method for releasably fusing mold lens pieces
JP2002515837A (ja) 1996-11-06 2002-05-28 ボシュ アンド ロム インコーポレイテッド コンタクトレンズの金型部分からの分離方法および装置
GB2328924A (en) 1997-09-04 1999-03-10 Hydron Ltd Stackable containers
US6310116B1 (en) 1997-10-09 2001-10-30 Kuraray Co., Ltd. Molded polymer article having a hydrophilic surface and process for producing the same
TW429327B (en) 1997-10-21 2001-04-11 Novartis Ag Single mould alignment
ID25659A (id) * 1998-01-16 2000-10-19 Bausch & Lomb Mesin dan metode penjajaran sumbu torik
US6359024B2 (en) 1998-05-15 2002-03-19 Bausch & Lomb Incorporated Method for polymerizing contact lenses
JPH11320571A (ja) 1998-05-15 1999-11-24 Menicon Co Ltd 眼用レンズの成形型及びその製造方法並びにそれを用いた眼用レンズの製造法
JP3798147B2 (ja) 1998-06-03 2006-07-19 株式会社メニコン 眼用レンズの成形型
GB9906240D0 (en) 1999-03-19 1999-05-12 Ocular Sciences Limited Lens mould
US6592356B1 (en) 1999-05-05 2003-07-15 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Mold, molding system and molding machine for making ophthalmic devices
US6869549B2 (en) 1999-05-05 2005-03-22 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Method and mold for making ophthalmic devices
JP4279402B2 (ja) * 1999-06-08 2009-06-17 株式会社メニコン 多種材コンタクトレンズブランクの成形用型並びに多種材コンタクトレンズブランクの製造方法
MXPA01012579A (es) 1999-06-11 2002-04-10 Bausch & Lomb Moldes de lente con recubrimientos protectores para la produccion de lentes de contacto y otros productos oftalmicos.
US6638451B1 (en) 1999-08-31 2003-10-28 Novartis Ag Plastic casting molds
DE60035666T2 (de) 1999-09-01 2008-05-21 Tomey Corp., Nagoya Verfahren und gerät zum herstellen von kontaktlinsenteilen und dafür benutzte spritzgussform
US6444145B1 (en) 1999-09-03 2002-09-03 Johnson & Johnson Vision Products, Inc. Molds for use in contact lens production
US6383419B1 (en) 1999-12-09 2002-05-07 Gregg A. Dean Method for cast molding toric contact lenses
US6719929B2 (en) 2000-02-04 2004-04-13 Novartis Ag Method for modifying a surface
US6551531B1 (en) 2000-03-22 2003-04-22 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Molds for making ophthalmic devices
GB2360730B (en) 2000-03-31 2004-09-22 Bausch & Lomb Uk Ltd Apparatus and method for separating contact lens molds
US6774178B2 (en) 2001-01-05 2004-08-10 Novartis Ag Tinted, high Dk ophthalmic molding and a method for making same
EP1245372B1 (en) 2001-03-26 2011-09-28 Novartis AG Mould and method for the production of ophthalmic lenses
JP4909469B2 (ja) 2001-06-25 2012-04-04 株式会社メニコン 眼用レンズおよびその製造方法
US6719556B2 (en) * 2001-12-12 2004-04-13 Bausch & Lomb Incorporated Ophthalmic mold handling system
AR038269A1 (es) 2002-01-09 2005-01-12 Novartis Ag Articulos polimericos que tienen un recubrimiento lubrico, y metodo para fabricarlos
US20030164563A1 (en) 2002-03-04 2003-09-04 Olin Calvin Use of microwave energy to disassemble, release, and hydrate contact lenses
US6872335B2 (en) 2002-03-12 2005-03-29 Technology Resource International Corporation Method and apparatus for holding a mold assembly and molding an optical lens using the same
KR20040098664A (ko) * 2002-03-18 2004-11-20 엔테그리스, 아이엔씨. 완전 배출식 위어 밸브
JP4119150B2 (ja) 2002-04-09 2008-07-16 株式会社メニコン 高親水性レンズ表面を有する眼用レンズの製造方法及びそれにより得られた眼用レンズ
US20040075182A1 (en) 2002-04-10 2004-04-22 Stephane Gobron Stackable contact lens molds
US6852254B2 (en) 2002-06-26 2005-02-08 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Methods for the production of tinted contact lenses
GB2409427A (en) * 2003-12-23 2005-06-29 Bausch & Lomb Handling moulded opthalmic lenses

Also Published As

Publication number Publication date
HUE029223T2 (en) 2017-02-28
KR20080036630A (ko) 2008-04-28
JP2007047805A (ja) 2007-02-22
JP5016277B2 (ja) 2012-09-05
CA2618674C (en) 2013-07-02
EP1752279B1 (en) 2016-03-16
WO2007021767A2 (en) 2007-02-22
CA2618674A1 (en) 2007-02-22
WO2007021767A3 (en) 2007-10-25
MX2008001499A (es) 2008-04-04
TWI399283B (zh) 2013-06-21
TW200720066A (en) 2007-06-01
US7731873B2 (en) 2010-06-08
BRPI0614233A2 (pt) 2011-03-15
EP1752279A3 (en) 2010-09-29
EP1752279A2 (en) 2007-02-14
CN101237986A (zh) 2008-08-06
US20070035051A1 (en) 2007-02-15
KR101281270B1 (ko) 2013-07-03
MY144730A (en) 2011-10-31
HK1121105A1 (en) 2009-04-17
CN101237986B (zh) 2011-01-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0614233B1 (pt) Método de fabricar uma lente de contato e conjunto de molde de lente de contato
US7731872B2 (en) Methods and systems for forming ophthalmic lens mold assemblies
JP4948094B2 (ja) コンタクトレンズ型及びそれを生成するためのシステム及び方法
JPH01500256A (ja) コンタクトレンズの成形
JP3894966B2 (ja) 金型部品の成形方法および成形装置
US5114629A (en) Process for casting lenses
US6475410B1 (en) Method and device for producing contact lens elements and injection mold used therefor
BRPI0614248A2 (pt) métodos e sistemas de desmoldagem e liberação na fabricação de lentes de contato de silicone hidrogel
JPH05212796A (ja) レンズ鋳型片を解放可能に溶着させる装置並びに方法
KR20030071580A (ko) 강성 진공 팁
TW202328768A (zh) 用於接觸鏡片製造的製劑投配裝置

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: COOPERVISION INTERNATIONAL HOLDING COMPANY, LP (BB

Free format text: TRANSFERIDO DE: COOPERVISION, INC

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved
B25A Requested transfer of rights approved