BRPI0612260A2 - disposição sobre um suporte de uma prateleira traseira de veìculo automotivo - Google Patents

disposição sobre um suporte de uma prateleira traseira de veìculo automotivo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612260A2
BRPI0612260A2 BRPI0612260-4A BRPI0612260A BRPI0612260A2 BR PI0612260 A2 BRPI0612260 A2 BR PI0612260A2 BR PI0612260 A BRPI0612260 A BR PI0612260A BR PI0612260 A2 BRPI0612260 A2 BR PI0612260A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shelf
arrangement
housing
projection
slot
Prior art date
Application number
BRPI0612260-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Pascal Josse
Eric Chatelain
Original Assignee
Renault Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Renault Sa filed Critical Renault Sa
Publication of BRPI0612260A2 publication Critical patent/BRPI0612260A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R5/00Compartments within vehicle body primarily intended or sufficiently spacious for trunks, suit-cases, or the like
    • B60R5/04Compartments within vehicle body primarily intended or sufficiently spacious for trunks, suit-cases, or the like arranged at rear of vehicle
    • B60R5/044Compartments within vehicle body primarily intended or sufficiently spacious for trunks, suit-cases, or the like arranged at rear of vehicle luggage covering means, e.g. parcel shelves

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Motor Or Generator Cooling System (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO SOBRE UM SUPORTE DE UMA PRATELEIRA TRASEIRA DE VEìCULO AUTOMOTIVO. Disposição sobre um suporte de uma prateleira traseira (10) de veículo automotivo comportando dois cantos dianteiros (14) formando, cada um, uma lingtieta (16) de perfil curvilíneo destinada a cooperar com um alojamento (22) do qual, pelo menos, uma porção dianteira (21) apresenta a forma de um arco de círculo de centro (O) e de raio (R) praticado no suporte (12), a referida prateleira (10) sendo montada móvel entre uma posição de utilização e uma posição de abertura, caracterizada em que a disposição comporta uma projeção (20), sustentada pela lingUeta (16), que coopera com uma ranhura (30) transversal em forma de arco de circulo de centro (O), praticada em uma parede inferior (28) do alojamento (22), de modo a evitar a desmontagem acidental da prateleira (10) quando ela está em posição de abertura.

Description

"DISPOSIÇÃO SOBRE UM SUPORTE DE UMA PRATELEIRATRASEIRA DE VEÍCULO AUTOMOTIVO"
A invenção refere-se a uma disposição sobre um suporte de umaprateleira traseira de veículo automotivo comportando dois cantos dianteirosformando, cada um, uma lingüeta de perfil curvilíneo destinada a cooperarcom um alojamento, do qual pelo menos uma porção dianteira apresenta aforma de um arco de um círculo, praticado no suporte, a referida prateleirasendo montada móvel entre uma posição de uso e uma posição de abertura.
Conhece-se, a partir da publicação FR-A-2851529, umadisposição sobre um suporte de uma prateleira traseira amovível de veículoautomotivo em que a prateleira comporta, em dois de seus cantos, umalingüeta de perfil curvilíneo apta a cooperar com um alojamentocomplementar do suporte. A prateleira é ligada, de modo conhecido, à portado painel traseiro do veículo. A prateleira é, assim, móvel entre uma posiçãode utilização em que a prateleira permanece sensivelmente horizontal e umaposição de abertura na qual, sob o efeito da abertura da porta do paineltraseiro, a prateleira é puxada para cima e levantada.
No entanto, pode acontecer, se o esforço de abertura da porta dopainel traseiro for grande ou muito rápido, que as lingüetas saiam de modointempestivo de seus alojamentos e que a prateleira seja, assim, destacada dosuporte, o que obriga, então, ao usuário do veículo colocar a prateleira naposição. Além disso, a elasticidade dos meios de ligação entre a prateleira e aporta do painel traseiro, que são, com freqüência, cordões de material têxtil,pode acarretar um ressalto da prateleira quando da abertura da porta do paineltraseiro e provocar um movimento da prateleira em direção ao usuário.
A fim de remediar estes inconvenientes, a invenção tem porobjeto uma disposição de uma prateleira traseira de veículo automotivo dotipo descrito acima em que a desmontagem acidental da prateleira quando daabertura da porta do painel traseiro é limitada, mas que ela possa ser, mesmoassim, amovível quando o usuário o desejar.
Para este efeito, a invenção propõe uma disposição da prateleiratraseira do tipo citado acima, caracterizada em que a disposição comportauma projeção, sustentada pela lingüeta, que coopera com uma ranhuratransversal em forma de arco de círculo com o mesmo centro que o arco decírculo formado pela porção dianteira do alojamento, praticada em umaparede inferior do alojamento, de modo a evitar a desmontagem acidental daprateleira quando ela se encontra em posição de abertura.
De acordo com outras características da invenção:
- Quando a prateleira passa de sua posição de utilização à suaposição de abertura, a lingüeta desliza no alojamento, a projeção sedeslocando, então, em direção de uma borda traseira da ranhura, contra a qualentra em batente de modo a evitar a desmontagem acidental da prateleira.
- Quando da passagem de sua posição de abertura a uma posiçãode desmontagem, a prateleira efetua um movimento em direção à frente demodo a liberar a projeção da ranhura, depois desliza ao longo das paredes doalojamento seguindo uma direção determinada até que a lingüeta estejadesprendida do alojamento.
- O plano da prateleira deve formar sensivelmente um ânguloreto com o raio passando pela borda traseira da ranhura para que a projeçãopossa sair da ranhura.
- O ângulo formado pelo plano da prateleira em posição de aberturamáxima com o raio passando pela borda traseira da ranhura é inferior a 90°;
- Uma porção traseira do alojamento comporta uma parede superior retilínea.
- Para fazer passar a prateleira de sua posição de desmontagem àsua posição de utilização, a lingüeta, em um primeiro tempo, desliza seguindoum movimento sensivelmente retilíneo inverso à direção de desmontagem nointerior do alojamento até que a projeção penetre na ranhura, depois, em umsegundo tempo, deslize para o interior da ranhura, a projeção se deslocandono interior da ranhura, até que a prateleira esteja sensivelmente horizontal.
Outras características e vantagens da invenção aparecerão naleitura da descrição dos exemplos de realização de uma prateleira traseira deveículo automotivo com referência aos desenhos anexos, em que:
- A figura 1 é uma vista transversal em corte de uma disposiçãode prateleira de acordo com a invenção em posição de utilização.
- A figura 2 é uma vista transversal em corte de uma disposiçãoda figura 1 em posição de abertura.
- A figura 3 é uma vista transversal em corte de uma disposiçãode prateleira da figura 1 em posição de desmontagem.
Na descrição seguinte, os requerentes fazem referência, a títulonão limitativo, a uma orientação longitudinal, vertical e transversal indicadapelo triedro L, V, T da figura 1.
Faz-se referência, igualmente, a uma orientação da parte frontal àtraseira, correspondendo ao sentido de marcha do veículo, a dianteira seencontrando à esquerda e a traseira à direita nas figuras.
Como representado na figura 1, uma prateleira traseira 10 deveículo automotivo é disposta sobre um suporte transversal 12.
A prateleira 10 comporta dois cantos dianteiros 14 formando,cada um, uma lingüeta 16 apresentando um perfil curvilíneo. Uma parteinferior 18 da lingüeta 16 comporta uma projeção 20 e uma parede superior19 da lingüeta comporta uma cavidade 23.
A lingüeta 16 é destinada a cooperar com um alojamento 22praticado no suporte 12. Pelo menos uma parede dianteira 21 do alojamento22 apresenta uma forma complementar à da lingüeta 16, isto é, um arco decírculo de centro O e de raio R. Na forma de realização descrita aqui, umaparede superior 24 de uma porção traseira 26 do alojamento 22 é retilínea.
Uma parede inferior 28 do alojamento 22 comporta uma ranhuratransversal 30 destinada a receber a projeção 20. A ranhura 30 apresenta aforma de um arco de círculo de centro O.
Dois cantos traseiros (não representados) da prateleira 10 sãoligados por meios como cordões de material têxtil (não representados) à portado painel traseiro (não representado) do veículo.
A prateleira 10 pode ocupar uma posição de utilização em que aprateleira 10 fica sensivelmente horizontal. A lingüeta 16 fica, então,completamente inserida no interior do alojamentos 22 e a projeção 20 seencontra na proximidade de uma borda dianteira 32 da ranhura 30.
A prateleira 10, sob o efeito da abertura da porta do paineltraseiro, pode passar por uma corrediça da lingüeta 16 no interior doalojamento 22 de sua posição de utilização a uma posição de abertura em quea projeção 20 está em contato com uma borda traseira 34 da ranhura 30. Aborda traseira 34 da ranhura 30 forma, então, um batente que evita o risco dedesmontagem acidental da prateleira 10 durante a abertura da porta do paineltraseiro. O grau de abertura máxima da porta do painel traseiro sendo definidoe constante, a prateleira 10 não pode ir além de sua posição de aberturamáxima sob o efeito da tração da porta do painel traseiro. Sem outra ação quea da porta do painel traseiro, a projeção 20 não pode, assim, sair da ranhura 30.
No entanto, a prateleira 10 oferece, mesmo assim, a possibilidadede ser amovível de acordo com a necessidade do usuário.
Assim, quando desejar desmontar a prateleira 10, o usuário soltaos cordões, depois faz passar a prateleira 10 de sua posição de utilização à suaposição de abertura.
Como representado na figura 2, ele aplica, em seguida, àprateleira 10, um movimento para cima, como, por exemplo, um movimentode rotação ou de torção se a prateleira 10 apresentar uma elasticidadesuficiente, de modo a desprender a projeção 20 da ranhura 30. O movimentopara a frente a ser aplicado à prateleira 10 deve ser tal que o plano daprateleira 10 faça sensivelmente um ângulo reto com o raio R passando pelaborda traseira 34 da ranhura 30.
Como representado na figura 3, ele realiza, sobre a prateleira 10,um movimento sensivelmente retilíneo, seguindo a direção indicada pela setaF, ao fazer deslizar a lingüeta 16 no interior da porção traseira 26 aoalojamento 2, particularmente ao longo da parede superior 24. Uma vezliberada a lingüeta 16 de seu alojamento 22, a prateleira 10 é desmontada.
Quando o usuário deseja recolocar a prateleira 10 em posiçãosobre seu suporte 12, ele insere cada lingüeta 16 no interior de seu alojamento22, imprimindo à prateleira 10 um movimento retilíneo sensivelmente inversodo indicado pela seta F, até que a projeção 20 penetre na ranhura 30. Emseguida, ele faz deslizar a lingüeta 16 ao interior ao alojamento 22 em direçãoda borda dianteira 32 da ranhura 30 até que a prateleira 10 esteja em posição horizontal.
Um entalhe pode ser previsto sobre a parede superior 24 doalojamento 22, que se encontra frente à cavidade 23 quando a prateleira 10está em posição de utilização. Assim, forma-se um ponto rígido quando aextremidade da lingüeta 16 entra, a princípio, em contato com o referidoentalhe, depois se deforma quando de sua passagem.
O entalhe pode também formar um batente na extremidade dalingüeta 16 para melhorar a manutenção da prateleira 10 em posição de abertura.
Por fim, a cavidade 23 permite, em seguida, receber o entalhequando a prateleira está em posição de utilização, o que permite, também,melhorar sua manutenção nesta posição.

Claims (7)

1. Disposição sobre um suporte de uma prateleira traseira (10) deveículo automotivo comportando dois cantos dianteiros (14) formando, cadaum, uma lingüeta (16) de perfil curvilíneo destinada a cooperar com umalojamento (22) do qual, pelo menos, uma porção dianteira (21) apresenta aforma de um arco de círculo de centro (O) e de raio (R) praticado no suporte(12), a referida prateleira (10) sendo montada móvel entre uma posição deutilização e uma posição de abertura, caracterizada pelo fato de que adisposição comporta uma projeção (20), sustentada pela lingüeta (16), quecoopera com uma ranhura (30) transversal em forma de arco de círculo decentro (O), praticada em uma parede inferior (28) do alojamento (22), demodo a evitar a desmontagem acidental da prateleira (10) quando ela está emposição de abertura.
2. Disposição de uma prateleira (10) de acordo com areivindicação 1, caracterizada pelo fato de que, quando a prateleira (10) passade sua posição de utilização para sua posição de abertura, a lingüeta (16)desliza no alojamento (22), a projeção (20) se deslocando, então, em direção auma borda traseira (34) da ranhura (30) contra a qual entra em batente demodo a evitar a desmontagem acidental da prateleira (10).
3. Disposição de uma prateleira (10) de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que, quando dapassagem de sua posição de abertura a uma posição de desmontagem, aprateleira (10) efetua um movimento para a frente de modo a liberar aprojeção (20) da ranhura (30), depois desliza ao longo das paredes doalojamento (22) seguindo uma direção (F) até que a lingüeta (16) estejadesprendida do alojamento (22).
4. Disposição de uma prateleira (10) de acordo com areivindicação precedente, caracterizada pelo fato de que o plano da prateleira(10) deve formar sensivelmente um ângulo reto com o raio (R) passando pelaborda traseira (34) da ranhura (30) para que a projeção (20) possa sair daranhura (30).
5. Disposição de uma prateleira (10) de acordo com areivindicação precedente, caracterizada pelo fato de que o ângulo formadopelo plano da prateleira (10) em posição de abertura máxima com o raio (R)passando pela borda traseira (34) da ranhura (30) é inferior a 90°.
6. Disposição de uma prateleira (10) de acordo com qualqueruma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que umaporção traseira (26) do alojamento (22) comporta uma parede superior (24)retilínea.
7. Disposição de uma prateleira (10) de acordo com qualqueruma das reivindicações 3 a 6, caracterizada pelo fato de que, para fazer passara prateleira (10) de sua posição de desmontagem à sua posição de utilização, alingüeta (16), em um primeiro tempo, desliza seguindo um movimentosensivelmente retilíneo inverso à direção (F) no interior do alojamento (22),até que a projeção (20) penetre na ranhura (30), depois, em um segundotempo, desliza ao interior da ranhura (30) até que, a projeção (20) sedeslocando ao interior da ranhura (30), a prateleira fique sensivelmentehorizontal.
BRPI0612260-4A 2005-06-15 2006-06-09 disposição sobre um suporte de uma prateleira traseira de veìculo automotivo BRPI0612260A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0551632A FR2887201B1 (fr) 2005-06-15 2005-06-15 Agencement d'une tablette arriere a l'interieur d'un vehicule automobile
FR0551632 2005-06-15
PCT/FR2006/050544 WO2006134295A2 (fr) 2005-06-15 2006-06-09 Agencement d'une tablette arriere a l'interieur d'un vehicule automobile

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612260A2 true BRPI0612260A2 (pt) 2010-10-26

Family

ID=35686593

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612260-4A BRPI0612260A2 (pt) 2005-06-15 2006-06-09 disposição sobre um suporte de uma prateleira traseira de veìculo automotivo

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP1893444B1 (pt)
JP (1) JP4841626B2 (pt)
AT (1) ATE468253T1 (pt)
BR (1) BRPI0612260A2 (pt)
DE (1) DE602006014401D1 (pt)
ES (1) ES2344998T3 (pt)
FR (1) FR2887201B1 (pt)
WO (1) WO2006134295A2 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2914598B1 (fr) * 2007-04-05 2009-07-03 Cera Dispositif de fixation d'un volet d'occultation
FR3033295B1 (fr) * 2015-03-04 2017-04-14 Cera Aps Systeme de montage reversible d'une tablette de recouvrement d'un compartiment a bagages sur un hayon de vehicule automobile
DE102019130140A1 (de) 2019-11-08 2021-05-12 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Einlegebodeneinheit

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2641506A1 (fr) * 1989-01-06 1990-07-13 Renault Dispositif de montage d'une tablette de couverture pour compartiment a bagages de vehicules automobiles
FR2732653B1 (fr) * 1995-04-10 1997-06-20 Treves Ets Dispositif de montage de la tablette arriere d'un vehicule automobile
FR2794701B1 (fr) * 1999-06-11 2001-08-31 Sommer Ind Dispositif pour retenir et articuler une tablette arriere amovible de vehicule automobile
FR2816560B1 (fr) * 2000-11-14 2003-03-14 Sai Automotive Sommer Ind Dispositif de retenue et d'articulation autour d'un axe de rotation d'une tablette arriere amovible de vehicule automobile
FR2850917B1 (fr) * 2003-02-12 2006-04-28 Cera Systeme de montage d'une tablette arriere de vehicule automobile
GB0303791D0 (en) * 2003-02-19 2003-03-26 Nissan Technical Ct Europ Ltd Parcel shelf support
FR2851528A1 (fr) * 2003-02-25 2004-08-27 Amkey Mgt Tablette arriere pour vehicule automobile
FR2851529B1 (fr) 2003-02-25 2006-12-08 Mecaplast Sa Tablette arriere amovible de vehicule automobile et son dispositif de support associe

Also Published As

Publication number Publication date
JP4841626B2 (ja) 2011-12-21
ATE468253T1 (de) 2010-06-15
DE602006014401D1 (de) 2010-07-01
WO2006134295A3 (fr) 2007-03-01
JP2008543650A (ja) 2008-12-04
WO2006134295A2 (fr) 2006-12-21
ES2344998T3 (es) 2010-09-13
FR2887201B1 (fr) 2007-07-20
EP1893444A2 (fr) 2008-03-05
FR2887201A1 (fr) 2006-12-22
EP1893444B1 (fr) 2010-05-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102014031100A2 (pt) porta deslizante para compartimento de armazenamento em um console central de assoalho de veículo
BRPI0612260A2 (pt) disposição sobre um suporte de uma prateleira traseira de veìculo automotivo
CA2910887C (en) Trailer coupling device for motor vehicles
PT745174E (pt) Porta basculante e carril para a mesma
IT9067253A1 (it) Aeratore
US983647A (en) Latch.
JP2005255149A (ja) チャイルドシート及びショルダーアジャスタ
US2646299A (en) Hood latch
US2724032A (en) Device for actuating light switches
KR101305807B1 (ko) 에어벤트윙 조립체
BR102017000719A2 (pt) Incubator
PT1629167E (pt) Aparelho doméstico com dois painéis
US2686331A (en) Suction cleaning device with nozzle elevator and converter for securing nozzle in elevated position
US2606773A (en) Fender and fender shield assembly
US1278254A (en) Door-latch.
US2748856A (en) Foldable vehicle door construction
US1670527A (en) Latch
CN104769198B (zh) 车辆用门锁装置
US1783205A (en) Cleaner
US2288535A (en) Seat for automobiles
CN113978324A (zh) 儿童安全座椅及其底座
US2145982A (en) Motor vehicle door lock
US2350844A (en) Fastening device for casement windows, doors, and the like
JP2017521317A (ja) シャトルによって制御される可動パネルを有するガラスルーフ
US1998854A (en) Infant's toilet seat

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time