BRPI0610931A2 - junta de vedação - Google Patents

junta de vedação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0610931A2
BRPI0610931A2 BRPI0610931-4A BRPI0610931A BRPI0610931A2 BR PI0610931 A2 BRPI0610931 A2 BR PI0610931A2 BR PI0610931 A BRPI0610931 A BR PI0610931A BR PI0610931 A2 BRPI0610931 A2 BR PI0610931A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bead
web
area
profile
gasket
Prior art date
Application number
BRPI0610931-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Höhe Kurt
Original Assignee
Reinz-Dichtungs-Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Reinz-Dichtungs-Gmbh filed Critical Reinz-Dichtungs-Gmbh
Publication of BRPI0610931A2 publication Critical patent/BRPI0610931A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16JPISTONS; CYLINDERS; SEALINGS
    • F16J15/00Sealings
    • F16J15/02Sealings between relatively-stationary surfaces
    • F16J15/06Sealings between relatively-stationary surfaces with solid packing compressed between sealing surfaces
    • F16J15/08Sealings between relatively-stationary surfaces with solid packing compressed between sealing surfaces with exclusively metal packing
    • F16J15/0818Flat gaskets
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16JPISTONS; CYLINDERS; SEALINGS
    • F16J15/00Sealings
    • F16J15/02Sealings between relatively-stationary surfaces
    • F16J15/06Sealings between relatively-stationary surfaces with solid packing compressed between sealing surfaces
    • F16J15/08Sealings between relatively-stationary surfaces with solid packing compressed between sealing surfaces with exclusively metal packing
    • F16J15/0818Flat gaskets
    • F16J15/0825Flat gaskets laminated

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Gasket Seals (AREA)
  • Crystals, And After-Treatments Of Crystals (AREA)
  • Piezo-Electric Or Mechanical Vibrators, Or Delay Or Filter Circuits (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a uma junta de vedação tendo pelo menos uma camada de metal em que pelo menos duas aberturas completas são dispostas, cada uma sendo circundada por pelo menos um talão e separada por uma área de teia, os talões que circundam as aberturas adjacentes sendo unidos na área da teia, de modo tal que pelo menos dois flancos de talão se estendem através da área da teia e, pelo menos em seções, um perfil ondulado, ou do tipo de meandro, liga os talões e forma um batente para o talão, o batente se estendendo na área da teia entre pelo menos dois flancos do talão, e o número de partes elevadas do batente, formadas, respectivamente, pelos perfis de ondulação, ou do tipo de meandro, sendo menor na área da teia do que a soma das partes elevadas do batente fora da área da teia.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "JUNTA DE VEDAÇÃO".
A presente invenção refere-se a uma junta de vedação que tempelo menos uma camada de metal onde são formadas pelo menos duas a-berturas em todo o seu comprimento, em cada caso pelo menos um talãosendo disposto em torno dessas aberturas.
Para aumentar o efeito, assim como a proteção, de tal junta devedação de metal sobre um período maior, é comum formar um talão emtorno das aberturas completas por meio da correspondente gravação em altorelevo em pelo menos uma das camadas de tal junta de vedação, esse talãodeve circundar, em geral totalmente, a abertura. Também é possível combi-nar aberturas para meios similares dentro de um talão.
Os talões que circundam as aberturas, particularmente no querefere-se a juntas de vedação de cabeça de cilindro, mas também em juntasde vedação de tubulação, são rigidamente tensionados por meio da constan-te mudança de pressão e temperatura. Porém, elas só realizam sua funçãose for preservado um certo grau de elasticidade na região do talão, mas emgeral isso não é possível sem uma ajuda adicional para impedir a deforma-ção plástica. Os dispositivos de deformação-limitação para os talões - pelomenos para as aberturas de gás de combustão - parcialmente também emoutras aberturas - são, em geral, usados para este fim. Tais dispositivos delimitação de deformação são conhecidos nas mais variadas modalidades e,em geral, também são referidos como "batentes". Assim, os dispositivos delimitação de deformação podem ser feitos dobrando-se uma camada de me-tal, em forma volumosa, por meio de um anel de metal separado, por meiode um chamado revestimento rígido ou, também, conforme mostrado emWO 01/96768 A1, introduzindo-se uma forma de onda. Um batente do tipode meandro, tal como apresentado em EP 1 298 364 A2 também é possível.
Em todos esses casos, conseqüentemente no caso da técnicaanterior, é preciso utilizar, pelo menos em torno da abertura do gás de com-bustão, uma combinação especificamente selecionada de talão e batenteassociados. Em geral, o batente é formado no lado da abertura e o talão ficajunto a ele, no lado através da abertura. Porém, também é possível uma dis-posição inversa. Em cada caso, surge, da combinação específica de ta-lão/batente, uma certa necessidade de espaço, uma vez que o talão sempretem que ser espaçado do batente.
Recentemente, tem sido desenvolvido motores que apresentamespaçamentos de cilindro muito estreitos, de modo que, em muitos casos, édifícil encontrar espaço suficiente na região da teia para uma combinação detalão/batente. Por outro lado, nessas estruturas de motor, é requerido umelevado efeito de vedação permanente, de modo que não é possível abrirmão de um batente.
A partir do acima exposto, um objetivo da invenção é disponibili-zar uma junta de vedação de metal na qual, na região da teia, geralmenteuma região estreita entre duas aberturas de comprimento total, especialmen-te na área de passagem estreita entre duas aberturas de gás combustível -é formada uma estrutura que economiza o máximo possível de espaço com-preendendo o batente e o talão.
Esse objetivo é alcançado por meio dos aspectos de caracteri-zação da reivindicação 1 da patente. As reivindicações subordinadas listamos desenvolvimentos vantajosos.
Assim, é proposto, de acordo com a invenção, que os talões quecircundam as aberturas completas adjacentes sejam unidos na área da teiade modo que pelo menos um perfil do tipo de ondulação, ou de meandro,seja formado na área da teia entre os flancos do talão que pertencem às du-as aberturas, cujo perfil forma um batente. Para fazer isso, o talão e o baten-te podem ser dispostos na mesma camada, ou podem ser dispostos nascamadas que se unem diretamente com o talão e com o batente na camadapróxima. Nesse caso, na modalidade preferida, o batente pode ser dispostoentre os flancos do talão em uma camada oposta à parte superior do talão.Porém, em outra modalidade preferida, o batente e os talões são dispostosna mesma camada.
O termo "talão", conforme entendido abaixo, como na técnicaanterior, significa talão inteiro e metade do talão. No presente pedido, o ter-mo também inclui um talão de teia conforme definido abaixo. Um talão inteirotem um primeiro flanco de talão, uma parte superior de talão e um segundoflanco de talão; este não tem que ser, necessariamente, simétrico. Por outrolado, uma metade de talão tem apenas um flanco de talão e sempre levapara um desvio de altura. Um talão de teia, no sentido da presente invenção,é formado na área de teia quando dois talões completos das aberturas com-pletas adjacentes são levados para a área de teia entre as duas aberturascompletas de modo tal que os dois flancos dos dois talões distantes da aber-tura completa se fundem um com o outro fora da área da teia sem entrar naárea da teia, ao passo que os dois membros dos dois talões voltados para aabertura completa se estendem para dentro da área da teia de modo tal quea parte superior do talão é formado entre eles na área do talão. Assim, naárea da teia, o talão da teia tem dois flancos de talão e uma parte superiorde talão. A região de transição entre a área da teia e a área fora da áreamostra três pares de flancos de talão, cada par ligado por uma parte superiordo talão. Na intersecção, as partes superiores do talão se unem para umaparte superior única e cada um dos flancos do talão se fundem com o se-guinte.com o qual não estava ligado por uma parte superior de talão.
O ponto principal da invenção é que, na área da teia, o batente éembutido entre pelo menos dois flancos do talão, e o número de picos e re-levos - também aqui doravante referido como partes elevadas, seja do tipode ondulação ou do tipo de meandro que forma o batente - é menor na áreada teia do que a soma das partes elevadas dos perfis do tipo de ondulação emeandro fora da área da teia que pertence às duas aberturas completas se-paradas pela respectiva área da teia. Para prover um comportamento sufici-ente de batente, o perfil de ondulação mostra pelo menos 1, preferivelmente1,5, mais preferivelmente 2 períodos de uma onda na área da teia. Para operfil do tipo de meandro, metade de um período é suficiente, contanto que operfil percorra pelo menos três meandros consecutivos através da área da teia.
As partes elevadas ocorrem, de forma predominante, radialmen-te a partir das aberturas para fora. Devido a essa estrutura, agora é possívelfazer uma combinação talão/batente na área da teia, mesmo que essa áreaseja muito pequena, como resultado dos espaçamentos entre as aberturas.Também é vantajoso que a fabricação de tal combinação talão/batente émuito econômica, uma vez que o batente pode ser produzido ao mesmotempo que o talão é gravado em relevo para a modalidadade com o talão e obatente na mesma camada.
Na invenção, é preferível que, mesmo fora da área da teia, adeformação do talão (talão completo ou metade do talão)que circunda a a-bertura total seja limitado por meio de um perfil de ondulação, ou do tipo demeandro, que não se apoia contra a abertura completa. Nesse caso, a com-binação talão/batente pode ser obtida no sentido de que os perfis do tipo deondulação, ou do tipo de meandro, das aberturas adjacentes, são unidos naárea da teia entre os talões (talões da teia, talões pela metade ou talõescompletos)que circundam as aberturas completas e são unidos pelo menospor um flanco do talão em direção a cada abertura completa. Aqui é suficien-te apenas que aquela parte respectiva do perfil especialmente ondulado decada abertura completa seja unida na área da teia que é requerida para for-mar um efeito de batente suficiente entre pelo menos dois flancos do talão.Além de tal união parcial dos dois tipos de perfil, em que uma parte dos res-pectivos perfis termina de modo aleatório bem antes da área da teia, tam-bém é possível que um perfil do tipo de ondulação, ou de meandro, seja uni-do com o perfil do tipo de ondulação, ou de meandro, da outra aberturacompleta, de modo tal que um perfil se estenda para fora completamente.
De forma alternativa, também é possível que o perfil do tipo deondulação, ou de meandro, se estenda para fora da área da teia, no lado dotalão voltado para a abertura completa. Nesse caso, o perfil do tipo de ondu-lação, ou do tipo de meandro, da área da teia se quebra completamente forada área da teia em uma modalidade. Na área da teia é formado um perfil dotipo de ondulação ou do tipo de meandro entre os flancos do talão. Porém,no caso de um batente que tem um número maior de partes elevadas forada área da teia, também é possível uma modalidade em que, além do perfilentre os flancos do talão na área da teia, um número estritamente reduzidode partes elevadas continua também na área da teia no lado do talão voltadopara a abertura completa, de modo que o perfil seja consideravelmente re-duzido, mas não quebre completamente.
No caso da junta de vedação de acordo com a invenção, é aindapreferível que o talão que circunda a abertura fora da teia seja um talãocompleto, e que o perfil de ondulação, ou do tipo de meandro, na área dateia seja formado entre os flancos do talão da teia que está sendo formada.
De modo alternativo, o talão também pode ser um talão pela metade e o per-fil do tipo de ondulação, ou de meandro, é, então, disposto na área da teiaentre os flancos dos dois talões pela metade. Em principio, também é possí-vel que o perfil, na área da teia, seja ladeado pelos dois flancos de um talãocompleto. Porém, para isso é necessário mais espaço do que para as solu-ções acima mencionadas.
As partes elevadas individuais do perfil, do tipo ondulado ou dotipo de meandro, também podem ser em forma de trapézio, ou aplainando-se as cristas de onda na ferramenta, ou aplainando-se as partes elevadas naprópria camada da junta de vedação. Outras variações possíveis que podeminfluenciar o desempenho elástico/plástico dos talões surgem, em particular,no caso de perfis ondulados, se a altura (amplitude)e/ou o espaçamentopossível entre as cristas de onda e/ou a largura de uma onda e/ou a curvatu-ra das superfícies da onda são variados dentro do perfil. No caso do perfil dotipo de meandro, as profundidades, larguras e os raios dos arcos tambémpodem variar. Um perfil também pode ser plasticamente deformado nas re-giões, de modo tal que os afunilamentos do material sejam formados, emparticular, nos flancos do perfil. Naturalmente, as modalidades nas quaispelo menos um dos parâmetros acima mencionados altera em relação à suadistância de uma abertura completa são possíveis como um design diferenteem geral, ou em relação a pelo menos um dos parâmetros em diferentesaberturas.
Além da vedação das aberturas do gás de combustão, especi-almente no caso de juntas de vedação de cabeça de cilindro e juntas de ve-dação de tubulação, a invenção também inclui modalidades nas quais acombinação de talão/batente, acima descrita, para a área de teia, também éaplicável a outras áreas da junta de vedação de metal, em que uma funçãode vedação elevada é requerida com uma quantidade predeterminada pe-quena de espaço disponível. Isso pode ser no caso, por exemplo, de juntasde vedação de cabeça de cilindro na região de transição, em geral estreita,da vedação do virabrequim, para vedar um componente com flange (por e-xemplo, um invólucro para corrente ou um invólucro para um acionamentode correia dentada). A combinação de talão/batente, de acordo com a inven-ção, pode ser usada, aqui, para vedar, efetivamente, a área do virabrequim apartir do invólucro.
A combinação de talão/batente pode ser formada dos materiaisde metal mais variados, especialmente materiais de aço, uma elasticidadeparticularmente elevada e, consequentemente, um aperfeiçoamento do efei-to de vedação sobre um longo período de tempo que pode ser obtido com oaço da mola. Além do aço da mola, a combinação de talão de talão/batentetambém pode ser formada a partir de um aço deformável a frio, que endure-ce ao ser temperado.
A junta de vedação de acordo com a invenção pode, natural-mente, ser projetada de modo a compreender uma ou mais camadas de me-tal. É essencial, em cada caso, que pelo menos uma camada de metal tenhaa combinação de talão/batente, na área da teia, da invenção acima descrita.
Como é conhecido a partir do estado da técnica, a camada dajunta de vedação pode ser parcial ou completamente revestida em uma ouambas de suas superfícies. Enquanto os orifícios de gás de combustão sãogeralmente vedados por um talão, outros orifícios podem não ser circunda-dos por um talão ou vários orifícios do mesmo tipo podem ser vedados porum só talão.
A invenção é descrita em maiores detalhes abaixo com ajudadas figuras 1 a 10. As figuras representam, meramente a título de exemplo,algumas modalidades preferidas da invenção. Porém, a invenção não selimita aos exemplos mostrados.
A figura 1 mostra uma junta de vedação de metal, de acordocom a invenção, em uma vista plana.
A figura 2 mostra, em seção, a formação da combinação de ta-lão/batente na área da teia.
A figura 3 mostra, em uma vista em perspectiva, a formação dacombinação de talão/batente na área da teia.
A figura 4 mostra uma segunda modalidade de uma junta de ve-dação, de acordo com a invenção, em uma vista plana.
A figura 5 mostra, em uma vista em perspectiva, a formação deuma combinação de talão/batente na área do talão de acordo com a segun-da modalidade.
A figura 6 mostra, em seção, a formação da combinação de ta-lão/batente na área da teia da segunda modalidade.
A figura 7 mostra uma vista plana de uma outra modalidade deuma junta de vedação de metal de acordo com a invenção.
A figura 8 mostra uma vista em perspectiva de uma junta de ve-dação de metal de acordo com a invenção, correspondendo a uma modali-dade da figura 7.
A figura 9 mostra uma vista plana de uma outra modalidade deuma junta de vedação de metal, de acordo com a invenção.
A figura 10 mostra uma vista em perspectiva de uma junta devedação de metal de acordo com a invenção, correspondendo à modalidadeda figura 9.
A figura 11 mostra uma vista em perspectiva de uma outra mo-dalidade de uma junta de vedação de metal, de acordo com a invenção.
A figura 12 mostra uma vista em perspectiva de uma outra mo-dalidade de uma junta de vedação de metal, de acordo com a invenção.
A figura 1 mostra uma junta de vedação de metal, 1, de acordocom a invenção, através do exemplo de uma junta de vedação de cabeça decilindro que tem três aberturas de gás 3, 4 e 5. A junta de vedação de metalé provida com aberturas adicionais para fluidos 6 e orifícios para parafuso 7.
A modalidade de acordo com a figura 7 mostra uma junta de ve-dação de cabeça de cilindro que foi formada a partir de uma camada de me-tal 2. Porém, a invenção também inclui todas as outras modalidades, isto é,as modalidades em que mais do que uma camada de metal é usada paraformar a junta de vedação de metal. O que é essencial em todos os casos éque a combinação talão/batente, de acordo com a invenção, é usada parapelo menos uma camada para a área da teia. Porém, o talão e o batentepodem ser providos em diferentes camadas adjacentes de uma junta de ve-dação de multicamadas.
O design detalhado da combinação talão/batente da junta devedação de metal, de acordo com a figura 1, é mostrado na figura 2.
Na camada de metal 2, o perfil de ondulação 9 é formado na á-rea da teia, entre os flancos do talão 8a e 8b. Na modalidade exemplificativa,de acordo com a figura 2, o perfil de ondulação 9 compreende duas cristasde onda, assim, aproximadamente, dois períodos, os quais são introduzidosentre os flancos do talão 8a e 8b em uma camada de metal 2 feita de aço demola.
A figura 3 mostra uma junta de vedação de cabeça de cilindro demetal como descrito nas figuras 1 e 2, agora em uma vista em perspectiva. Apartir daí, pode-se reconhecer que as aberturas de gás de combustão 3 e 4são circundadas pelos flancos do talão 8a, 8b. Os flancos de talão comple-mentares dos talões completos que vedam as aberturas de gás de combus-tão fora da teia não entram na área da teia, mas se fundem, resultando noflanço do talão 18. Assim, é formado um talão na teia. O perfil de ondulaçãoé, então, configurado de modo que partes do perfil, dado o número de refe-rência 11, não se estendem para a área da teia, ao passo que outras partesdo perfil, dado o número de referência 10, são unidos na área da teia. A par-tir da figura 3, para formar uma combinação de talão/batente, de acordo coma invenção na área da teia, apenas os perfis de ondulação que são requeri-dos para um efeito permanentemente eficiente da combinação de ta-lão/batente são estendidos para a área da teia.
A figura 4 representa uma junta de vedação de metal 1', de a-cordo com a invenção, através do exemplo de uma junta de vedação de ci-lindro, novamente com três aberturas de gás de combustão 3, 4 e 5. A mo-dalidade da combinação talão/batente difere da modalidade representadanas figuras 1 a 4.
A partir da figura 5, fica claro que as aberturas de gás de com-bustão são vedadas, como na primeira modalidade exemplificativa, com ta-lões completos incluindo os flanços de talão 8a, 8b e 18, e também são ve-dados continuamente na área do talão, com talões da teia tendo flancos 8a e8b. o perfil é, novamente, um talão ondulado. Os perfis 19a, 19b são dispos-tos fora da área do talão, no lado dos talões voltados para as aberturascompletas. Na área da teia, esses perfis 19a, 19b quebram; a deformaçãodo talão é limitado na área da teia por meio de um perfil de ondulação 10que é guiado entre os flancos 8a, 8b do talão da teia e que tem um períodode onda completo.
Na figura 6 está representada uma vista da modalidade, de a-cordo com as figuras 4 e 5.
A modalidade da junta de vedação de metal da invenção 1" re-presentada na figura 7 corresponde, em relação ao curso da disposição dostalões e da disposição principal do perfil que atua como um batente, à moda-lidade representada nas figuras 1 a 3. Porém, um perfil do tipo de meandro109, foi gravado em relevo como um batente.
A figura 8 mostra uma área da teia da junta de vedação de metal1"da figura 7, em uma vista em perspectiva. O talão completo em torno dasaberturas completas 3 e 4 se funde na área da teia em um talão de teia ten-do membros 8a, 8b, deixando um flanco de talão 18 que continua fora daárea da teia. O perfil do tipo de meandro 109 fica no lado dos flancos do ta-lão 8a, 8b distante da abertura de gás de combustão. Na área da teia, o per-fil 111 que pertence a uma abertura completa é interrompido enquanto o per-fil 110 que pertence à abertura completa adjacente também é levado atravésda área da teia. Assim, um perfil do tipo de meandro 110 é levado através daárea da teia, enquanto fora da área da teia dois perfis 110, 111 estão pre-sentes. O número de partes elevadas do perfil é reduzida na área da teia, operfil mostra cerca da metade do período de uma onda com relação ao planoda camada da junta de vedação e sete meandros consecutivos que passamatravés da área da teia.
A figura 9 mostra uma vista de uma outra modalidade de umajunta de vedação de metal 1"', de acordo com a invenção. A disposição dostalões e do perfil que atua como um batente corresponde ao da modalidadedas figuras 4 a 6. O perfil que atua como batente foi formado do tipo de me-andro, como na modalidade das figuras 7 e 8.
A figura 10 mostra uma vista em perspectiva de uma área deteia da junta de vedação de metal 1 '"representada na figura 9. Fora da áreada teia, as aberturas do gás de combustão 3 e 4 são diretamente circunda-dos pelo perfil do tipo de meandro 119a, 119b. Os perfis 119a e 119b termi-nam na área de transição para a teia. Na teia, sua função é feita por um úni-co perfil 112 que só leva através da área da teia. Um flanço do talão total 28,dado o número de referência 18, leva continuamente para a próxima abertu-ra completa, enquanto o outro flanco de talão 8a forma o talão da teia, jun-tamente com o flanco do talão 8b da abertura completa adjacente 4. Comopode ser derivado da figura 10, a transição entre o perfil externo da área dateia e dentro da área da teia não tem que ser extremamente rígida. Com re-lação à circunferência do gás da câmara de combustão, o perfil fora da áreada teia e dentro da teia pode estar, simultaneamente, presente de 10 a, pre-ferivelmente, 5 graus da circunferência.
A figura 11 mostra uma vista em perspectiva de um detalhe deuma junta de vedação de acordo com a invenção. A junta de vedação mos-trada na figura 11C compreende duas camadas 2a e 2b, ao passo que acamada 2a é mostrada separadamente na figura 11B e a camada 2b é mos-trada separadamente na figura 11 A. A camada 2b compreende dois talões8, 8", cada um circundando um orifício de combustão 3 ou 4, respectivamente.
Na área da teia entre o orifício de combustão 3 e 4, os flancosinternos 8a e 8b dos talões 8, 8' constituem um talão da teia. Na camada 2b,um perfil de ondulação que forma o batente para o talão - 8, 8' fora da áreada teia e do talão da teia combinado a partir dos flancos do talão 8 a e 8b naárea da teia - é disposto. Alguma parte do perfil de ondulação, designadocomo 10, se estende para a área da teia entre os flanços do talão 8a e 8b,ao passo que as partes do perfil de ondulação distante das aberturas de gásde combustão, designados por 11, 11' não entram na área da teia mas sefundem um com o outro, constituindo, assim, uma parte de batente contínuoque circunda a área dos orifícios de combustão 3, 4. O perfil é completamen-te coberto pela parte superior do talão, incluindo a parte superior unida dostalões 8, 8'e o talão da teia formado pelos flancos do talão 8a e 8b.
Na figura 12, uma disposição similar, como na figura 11, é mos-trada, com a diferença de que as partes onduladas 11a, 11a', 11b, 11b' sãodispostas no lado dos talões 8, 8'voltados para os orifícios de combustão 3,4. Para efeito de clareza, as partes de ondulação são mostradas de modoesticado nas figuras 12B e 12C, comparado com a representação dos talõesnas figuras 12A e 12C. Entretanto, o perfil aqui novamente deve ser total-mente coberto pela parte superior do talão, incluindo a parte superior unida.
Novamente, as partes onduladas 11 a, 11 a', 11 b e 11 b' terminam antes e nãoentram na área da teia.

Claims (18)

1. Junta de vedação tendo pelo menos uma camada de metalem que pelo menos duas aberturas completas são dispostas, cada umasendo circundada por pelo menos um talão e separada por uma área de teia,os talões que circundam as aberturas adjacentes sendo unidos na área dateia, de modo tal que pelo menos dois flancos de talão se estendem atravésda área da teia e, pelo menos em seções, um perfil ondulado, ou do tipo demeandro, é disposto na camada de metal que contém os talões ou uma ca-mada imediatamente próxima à camada de metal que contém os talões, operfil na direção do plano das camadas de metal ligando os talões e forman-do um batente para o talão, caracterizado pelo fato de que o batente se es-tende na área da teia entre pelo menos dois flancos do talão, e pelo fato deque o número de partes elevadas do batente, formadas, respectivamente,pelos perfis de ondulação, ou do tipo de meandro, é menor na área da teiado que a soma das partes elevadas do batente fora da área da teia.
2. Junta de vedação, de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado pelo fato de que os talões que circundam a abertura completa tambémsão unidos continuamente por um perfil do tipo de ondulação, ou do tipo demeandro, fora da área da teia.
3. Junta de vedação, de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que o perfil do tipo de ondulação, ou de meandro,é disposto no lado de respectivamente, pelo menor um flanco do talão dis-tante da abertura completa, dentro e/ou fora da área da teia.
4. Junta de vedação, de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que fora da área da teia o perfil do tipo de ondula-ção, ou meandro, é disposto no lado de, respectivamente, pelo menos umflanco do talão voltado para a abertura completa.
5. Junta de vedação, de acordo com as reivindicações anterio-res, caracterizado pelo fato de que o talão é um talão completo e o perfil dotipo de ondulação, ou meandro, é formado na área da teia entre os dois ta-lões completos.
6. Junta de vedação, de acordo com uma das reivindicações 1 a-4, caracterizado pelo fato de que os talões fora da área da teia são meiostalões e o perfil do tipo de ondulação, ou meandro, na área da teia, é forma-da entre os flancos dos dois talões pela metade.
7. Junta de vedação, de acordo com uma das reivindicações 1 a-4, caracterizado pelo fato de que os talões fora da área da teia são talõespela metade e o perfil do tipo de ondulação, ou de meandro, na área da teia,é formado entre os flancos das duas metades de talão.
8. Junta de vedação, de acordo com uma das reivindicações an-teriores, caracterizado pelo fato de que as partes elevadas do perfil, do tipoondulado ou do tipo de meandro, são em forma de trapézio.
9. Junta de vedação, de acordo com uma das reivindicações an-teriores, caracterizado pelo fato de que a altura do perfil, os raios, a largurae/ou o espaçamento entre as partes elevadas são diferentes, radialmente oucircunferencialmente dentro do perfil do tipo de ondulação, ou de meandro.
10. Junta de vedação, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que a largura, a profundidade e/ou osraios do perfil do tipo de meandro alteram na direção circunferencial da aber-tura completa.
11. Junta de vedação, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que os flancos dos perfis são parcial-mente afunilados.
12. Junta de vedação, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que pelo menos a camada em que operfil do tipo de ondulação, ou de meandro, e/ou os talões são formadosconsiste em mola de aço.
13. Junta de vedação, de acordo com uma das reivindicações 1a 11, caracterizado pelo fato de que pelo menos a camada em que o perfildo tipo de ondulação, ou de meandro, e/ou os talões são formados consisteem aço frio, que endurece durante a operação de temperar.
14. Junta de vedação, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que a área da teia é uma área da teiaentre duas aberturas de gás de combustão.
15. Junta de vedação, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que a junta de vedação é uma junta devedação de cabeça de cilindro.
16. Junta de vedação, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que a junta de vedação é uma junta devedação de tubulação de entrada, ou uma junta de vedação de tubulação dedescarga.
17. Junta de vedação, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizada pelo fato de que o perfil e o talão são dispostos namesma camada.
18. Junta de vedação, de acordo com uma das reivindicações 1a 16, caracterizado pelo fato de que o perfil e o talão são dispostos em ca-madas que se unem.
BRPI0610931-4A 2005-06-06 2006-06-06 junta de vedação BRPI0610931A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005025942.1 2005-06-06
DE102005025942A DE102005025942A1 (de) 2005-06-06 2005-06-06 Flachdichtung
PCT/EP2006/005378 WO2006131309A1 (en) 2005-06-06 2006-06-06 Gasket

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0610931A2 true BRPI0610931A2 (pt) 2010-08-03

Family

ID=36954774

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0610931-4A BRPI0610931A2 (pt) 2005-06-06 2006-06-06 junta de vedação

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20090102138A1 (pt)
EP (1) EP1888949B1 (pt)
AT (1) ATE430277T1 (pt)
BR (1) BRPI0610931A2 (pt)
CA (1) CA2610574A1 (pt)
DE (2) DE102005025942A1 (pt)
MX (1) MX2007015041A (pt)
WO (1) WO2006131309A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1985896B1 (de) * 2007-04-24 2012-12-12 REINZ-Dichtungs-GmbH Metallische Flachdichtung
DE102006060016A1 (de) 2006-12-19 2008-06-26 Robert Bosch Gmbh Flachdichtung
DE102006060017B4 (de) 2006-12-19 2020-10-15 Robert Bosch Gmbh Flachdichtung
DE102007057653A1 (de) 2007-11-28 2009-06-10 Reinz-Dichtungs-Gmbh Metallische Flachdichtung
JP5344222B2 (ja) * 2008-12-26 2013-11-20 日本ガスケット株式会社 シリンダヘッドガスケットにおけるオイル落し穴のシール構造
DE202009002161U1 (de) 2009-02-14 2009-06-18 Reinz-Dichtungs-Gmbh Metallische Flachdichtung
US9394850B2 (en) 2012-08-10 2016-07-19 Dana Automotive Systems Group, Llc Metal gasket with coating topography
DE102012221608B4 (de) * 2012-11-27 2016-03-03 Federal-Mogul Sealing Systems Gmbh Flachdichtung mit Dichtsicke und Verformungsbegrenzer
CN108138961B (zh) * 2015-11-27 2019-04-23 Nok株式会社 金属密封垫
DE202016104243U1 (de) * 2016-08-02 2017-11-03 Reinz-Dichtungs-Gmbh Flachdichtung sowie Verbrennungsmotor mit einer derartigen Flachdichtung
DE202018105431U1 (de) * 2018-09-21 2020-01-02 Reinz-Dichtungs-Gmbh Zylinderkopfdichtung mit definiert asymmetrisch interagierendem Sickenpaar

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0579353B1 (en) * 1992-06-30 1997-10-08 NIPPON GASKET COMPANY Ltd. Metal gasket
JP3489755B2 (ja) * 1994-08-05 2004-01-26 日本ガスケット株式会社 金属製ガスケット
JP3230959B2 (ja) * 1995-09-05 2001-11-19 日本ガスケット株式会社 金属ガスケット
JP2001012611A (ja) * 1999-06-30 2001-01-16 Nippon Gasket Co Ltd 金属製ガスケット
JP2001032937A (ja) * 1999-07-22 2001-02-06 Nippon Gasket Co Ltd 単層金属ガスケット
CA2411276C (en) * 2000-06-15 2009-08-18 Reinz-Dichtungs-Gmbh & Co. Kg Flat gasket and method for the production thereof
EP1298365B1 (de) * 2001-09-29 2009-09-02 ElringKlinger AG Metallische Zylinderkopfdichtung
US6769696B2 (en) * 2001-09-29 2004-08-03 Elringklinger Ag At least substantially metallic cylinder head gasket
EP1298364B1 (de) * 2001-09-29 2005-06-22 ElringKlinger AG Metallische Zylinderkopfdichtung
DE10248395C5 (de) * 2002-10-17 2014-05-28 Elringklinger Ag Dichtung
JP2005195139A (ja) * 2004-01-09 2005-07-21 Ishikawa Gasket Co Ltd シリンダヘッドガスケット
DE102004044851A1 (de) * 2004-09-10 2006-03-16 Elringklinger Ag Zylinderkopfdichtung
JP3946218B2 (ja) * 2004-11-10 2007-07-18 石川ガスケット株式会社 金属ガスケット

Also Published As

Publication number Publication date
DE102005025942A1 (de) 2006-12-07
ATE430277T1 (de) 2009-05-15
WO2006131309A1 (en) 2006-12-14
US20090102138A1 (en) 2009-04-23
EP1888949A1 (en) 2008-02-20
EP1888949B1 (en) 2009-04-29
CA2610574A1 (en) 2006-12-14
MX2007015041A (es) 2008-02-21
DE602006006566D1 (de) 2009-06-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0610931A2 (pt) junta de vedação
KR100407767B1 (ko) 자폐식 열교환기
JP4040922B2 (ja) 組立式ノズルダイアフラムおよびその組立方法
RU2518712C1 (ru) Пластина пластинчатого теплообменника и пластинчатый теплообменник
BRPI0706649A2 (pt) junta plana metálica de multicamadas
JP6916347B2 (ja) ポート孔ガスケットおよび熱交換器用組立体
JP4344800B2 (ja) シリンダーヘッドガスケット
RU2555087C1 (ru) Закрепление уплотнительной прокладки в пластинчатом теплообменнике
CA2619081A1 (en) Seal structure of gas turbine combustor
CN109813161B (zh) 用于板壳式热交换器的传热板和具有传热板的板壳式热交换器
JPH0521653Y2 (pt)
KR20140009220A (ko) 플레이트형 열 교환기와 플레이트형 열 교환기를 제조하는 방법
ES2215810T3 (es) Junta de culata.
WO1997006395A1 (fr) Echangeur de chaleur
KR20000049247A (ko) 열교환기
US20070210532A1 (en) Flat gasket, in particular, cylinder head gasket
JP6033759B2 (ja) クローポンプ
GB2069680A (en) Bank of plates with channel for fluids
JP2006343055A (ja) 溶接型プレート式熱交換器用リングガスケット
JP4346728B2 (ja) プレート式熱交換器
KR100974214B1 (ko) 열교환기
JP2001132843A (ja) メタルガスケット
US10982769B2 (en) Flat gasket and internal combustion engine
US20110101625A1 (en) Multi-layer steel insert for gaskets
JP4330897B2 (ja) 金属ガスケット

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]