BRPI0610202B1 - Saco com dobras laterais e processo para produção de um saco de dobras laterais - Google Patents

Saco com dobras laterais e processo para produção de um saco de dobras laterais Download PDF

Info

Publication number
BRPI0610202B1
BRPI0610202B1 BRPI0610202B1 BR PI0610202 B1 BRPI0610202 B1 BR PI0610202B1 BR PI0610202 B1 BRPI0610202 B1 BR PI0610202B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sheet
bag
tubular segment
region
folded
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

(54) Título: SACO COM DOBRAS LATERAIS E PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE UM SACO DE DOBRAS LATERAIS (51) lnt.CI.: B65D 30/20; B65D 33/02; B31B 50/64; B31B 50/81 (30) Prioridade Unionista: 25/05/2005 US 11/136,724 (73) Titular(es): WINDMÕLLER & HÕLSCHER KG (72) Inventor(es): UWE KÕHN (85) Data do Início da Fase Nacional: 26/11/2007
1/6
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para SACO COM DOBRAS LATERAIS E PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE UM SACO DE DOBRAS LATERAIS.
[001] A presente invenção refere-se a um saco de dobras laterais, cujo tecido revestido é compreendido de material a base de poliolefina estirada, que compreende, uma região do segmento tubular com as paredes frontais e as paredes laterais do saco, sendo que as paredes laterais apresentam dobras laterais, ao menos uma região de fundo em uma extremidade da região do segmento tubular, que apresenta ao menos uma dobra do material do segmento tubular de 180° ao redor de um eixo, o qual se projeta, essencialmente, em sentido transversal para com as dobras laterais, e uma folha, a qual encobre ao menos partes da região dobrada.
[002] Sacos desse tipo já são conhecidos. Assim, por exemplo, o documento DE 101 06 289 A1 revela um saco deste tipo. As desvantagens de um saco fabricado com um processo de produção tão simples é o fato de que as dobras móveis, ou seja, do fundo abrem-se especialmente quando o saco cheio for empilhado, sendo a dobra exposta a uma solicitação mecânica direta. Nesta solicitação mecânica pode ocorrer que um outro saco pesado e cheio seja conduzido ao longo dessa dobra do fundo, rompendo-a. No caso, o objeto da presente invenção reside, em propor um saco, no qual o fundo apresenta maior resistência. A tarefa será solucionada por uma folha que é conectada à parede frontal e a extremidade dobrada, sendo que que a largura da folha é menor ou igual a profundidade das dobras laterais.
[003] Fazem parte das vantagens adicionais de um saco deste tipo que pela a existência pela folha de cobertura do fundo pode ser produzido um formato de paralelepípedo ou de caixa do saco cheio de uma maneira ainda mais simplificada. Uma resistência especialmente é apresentado por sacos de material de poliolefina direta. NormalmenPetição 870180025433, de 29/03/2018, pág. 5/18
2/6 te, para esta finalidade são formados fios de poliolefina sendo estirados normalmente em sentido monoaxial, isto é, ao longo do seu eixo longitudinal. Frequentemente estes fios são tecidos em formato de seções achatadas, a partir das quais posteriormente serão produzidos seções tubulares. Os fios podem também ser processados diretamente em forma de um tubo arredondado. Este material de poliolefinas e suas propriedades já são conhecidas. Entre outros, são expostos no documento WO 95/30598. O processamento sequencial requer grande Know-How. Assim, por exemplo, torna-se necessário na soldadura desses sacos observar especiais passos de processamento a fim de não perder novamente a resistência do material estirado. A publicação acima mencionada contém publicações sobre este tema e sobre as faixas de temperaturas empregadas.
[004] Não obstante, este fato, processos por junção induzidos por calor em conexão com o processamento do saco de acordo com a invenção serão especialmente vantajosos. Sob a designação a calor ou térmica deve-se compreender aquele processo de junção que requer adução de calor. Isto é também processos de colagem que são realizados com dispositivos de colagem dependentes de temperatura fazem parte dos processos de junção de indução térmica. O mesmo aplica-se para qualquer tipo do processamento de extrudados.
[005] Não obstante, são especialmente vantajosos processos de solda nos quais, por exemplo, o tecido de poliolefina é soldado. No caso, conforme já mencionado, deve-se observar que a resistência da tessitura de poliolefina não será perdido pelo alinhamento monoaxial das macromoléculas nas pequenas tiras de poliolefina.
[006] Uma outra possibilidade vantajosa reside no processamento deste material, procedendo-se com a soldadura do revestimento que é frequentemente aplicada sobre a tessitura das pequenas tiras de poliolefina. As tessituras frequentemente são revestidas para produzir
Petição 870180025433, de 29/03/2018, pág. 6/18
3/6 especialmente maior estanqueidade da tessitura no enchimento de material pulvéreo.
[007] O saco preconizado pela presente invenção apresenta uma dobra de fundo que foi realizado ao redor de um eixo que se projeta essencialmente em sentido transversal para com o eixo longitudinal do segmento tubular ou da região deste segmento tubular. Uma dobra ou rolamento deste tipo pode ser realizado de modo especial mente fácil. Também esta dobra ou rolamento contribui para o posterior formato de caixão do saco cheio, sendo portanto de especial vantagem. Devido à dobra dupla será aumentada não somente a estabilidade da região do fundo mais também a sua estanqueidade, e isto de forma notável e em medida surpreendente. A dobra dupla resulta em um fundo ainda mais reforçado, o qual, especialmente em cooperação com a folha, reforçando também o formato de caixão do saco. Na aplicação da folha deve-se tomar cuidado que ao menos partes da dobra do fundo sejam recobertas, com a folha de maneira que a dobra passa a ser protegida pela folha. De acordo com a folha pode, todavia ser suficiente quando amplas áreas ficam desprotegidas e quando a folha, por exemplo, encobrir em forma de tiras adesivas apenas regiões parciais da dobra. [008] Para a produção dos sacos de acordo com a invenção, adaptam-se segmentos tubulares que apresentam cortes retilíneos e/ou escalonados. Da maneira especialmente simples consiste na produção dos sacos de acordo com a invenção em corte retilíneo. Uma área de emprego preferida dos sacos preconizados pela presente invenção deverá ser procurada no armazenamento e no transporte de material a granel, especialmente de material pulvéreo. Nesta área são comuns sacos que também apresentam uma forma de caixão, mas que estão equipadas com fundos de sapata dobrados. A produção desses sacos é mais complexa. Também são comuns sacos de fundo cruzados nesta área.
Petição 870180025433, de 29/03/2018, pág. 7/18
4/6 [009] Com a expressão de processo de junção deve-se compreender, na presente publicação, tudo aquilo que interliga materiais. Já foram expressamente citados processos de soldadura e de colagem, bem conexões de peças sintéticas com extrudado. Como folhas podem ser empregadas diferentes materiais de acordo com as exigências da estabilidade do saco. Esses materiais podem ser idênticos ou diferentes do material do sacos ou do material do segmento tubulares. No caso de solicitações mecânicas especialmente elevadas poderá ser usado uma tessitura de olefina. Aqui também devem ser observadas as modalidades da interligação, ou seja, as condições de processamento recomendada no processamento de tessituras de poliolefinas. Fazemos novamente referência a publicação WO 95/30598. No caso é especialmente vantajoso, no caso, quando para a produção de uma ligação for fundida a camada externa do material tubular ou do saco. De modo especialmente preferido será fundida e unida um revestimento externo. O calor para tanto necessário poderá ser disponibilizado por meio de ar aquecido que é soprado sob o ponto da junção. [0010] As Figuras individuais mostram:
[0011] Figura 1 - Vista em perspectiva de um tubo, ou seja, de um segmento tubular, para produção de um saco de acordo com invenção [0012] Figura 2 - Vista lateral de um segmento tubular, no qual uma ponta é enrolada [0013] Figura 3 - Vista superior sobre a extremidade de um saco de acordo com a invenção [0014] Figura 4 - Vista lateral de uma extremidade de um saco de acordo com a invenção [0015] A Figura 1 apresenta uma vista em perspectiva de um tubo ou de um segmento tubular, a adequado para a concretização do processo da presente invenção para produção de um saco 2 consoante a invenção. No exemplo de execução mostrado, o tubo 1 apresenta
Petição 870180025433, de 29/03/2018, pág. 8/18
5/6 uma costura longitudinal 3. Através de uma formação de uma costura longitudinal deste tipo, normalmente é produzido um tubo a partir de uma seção achatada. Alternativamente, o tubo 1 podem também consistir de um material de configuração arredondada de maneira que não estão previstas costuras longitudinais. O tubo 1 mostrado na Figura 1 apresenta dobras laterais 4, as quais com a seção profunda A (ver Figura 3) estão embutidas entre a parede 5 dianteira e a parede 6 dianteira do tubo 1.
[0016] Um passo do processo para produção do saco 2 de acordo com a invenção ficará evidente a partir da Figura 2. A extremidade inferior do tubo 8 será dobrada ou enroladas ao redor de um eixo que se projeta transversal mente para com a costura longitudinal 3 e em plano paralelo em relação às paredes 5 e 6 do tubo. No caso, a extremidade dobrada do tubo 8 poderá ficar posicionado na parede 5 dianteira do tubo 1, ou seja, do saco 2 (conforme mostrado) ou na parede 6 traseira (não mostrado). Sempre duas camadas que foram superposta pelo dobramento ou rolamento, poderão ser interligadas por um processo de junção adequado.
[0017] Após o enrolamento ou dobramento da extremidade 8 uma folha 9 com a extremidade 8 dobrada será unida na parede, na qual está apoiada a dobra ou rolo. No exemplo de execução mostradas nas figuras 3 e 4, a folha 9 está portanto unida com a extremidade 8 e com a parede dianteira 5. A folha 9 estende-se sobre toda a largura do saco 2 ou do tubo 1. A largura B da folha 9 é algo menor ou igual a profundidade A das dobras laterais, conforme mostrado no exemplo de execução. Quando a largura da folha for menor ou igual à profundidade A, estando posicionada uma aresta lateral da folha 9 próximo do eixo da dobra ou do rolo, então a folha encontrar-se-á exclusivamente na região do fundo do saco, quando este, por exemplo, em virtude de um enchimento, configurar um formato de um suporte. Nesta hipótese,
Petição 870180025433, de 29/03/2018, pág. 9/18
6/6 o fundo apresentará elevado nível de resistência também com um saco enchido diante de solicitações mecânicas. Para aprimorar ainda mais a resistência a ser previsto que a extremidade 8 enrolada ou dobrada se projete através da metade da largura B da folha 9.
Relação numérica de componentes
1 Tubo
2 Saco
3 Costura Longitudinal
4 Dobra Lateral
5 Parede Dianteira
6 Parede Traseira
7 Eixo de Dobra ou Rolo
8 Extremidade Inferior do Tubo
9 Folha
A Profundidade das Dobras Laterais
B Largura da Folha 9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
Petição 870180025433, de 29/03/2018, pág. 10/18
1/3

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Saco de dobras laterais, cujo tecido revestido é compreendido de material a base de poliolefina estirada, que compreende,
    - uma região do segmento tubular com as paredes frontais (5, 6) e as paredes laterais do saco (2), sendo que as paredes laterais (4) apresentam dobras laterais,
    - ao menos uma região de fundo em uma extremidade da região do segmento tubular, que apresenta ao menos uma dobra do material do segmento tubular de 180° ao redor de um eixo, o qual se projeta, essencialmente, em sentido transversal para com as dobras laterais,
    - uma folha (9), a qual encobre ao menos partes da região dobrada, caracterizado pelo fato de que a folha (9) também compreende tecido a base de material de poliolefina estirada, sendo que que a largura (B) da folha (9) é menor ou igual a profundidade (A) das dobras laterais (4).
  2. 2. Saco de dobras laterais, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as ligações da folha (9) com o material do segmento tubular e/ou de material de segmento tubular dobrado é induzido termicamente ao menos na direção de uma parede do material do segmento tubular.
  3. 3. Saco de dobras laterais, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que ao menos uma região do fundo apresenta duas dobras do material do segmento tubular de 180° ao redor de um eixo, projetado essencialmente em sentido transversal para com as dobras laterais.
  4. 4. Saco de dobras laterais, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que as respectivas camadas do material do tubo (1), que ficam após a dobra uma sobre a
    Petição 870180025433, de 29/03/2018, pág. 11/18
    2/3 outra, são unidas entre si.
  5. 5. Saco de dobras laterais, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a extremidade dobrada do saco de dobras laterais se estende sobre a metade da largura (B) da folha (9).
  6. 6. Processo para produção de um saco de dobras laterais, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5, cujo tecido revestido compreende material a base de poliolefina,
    - no qual segmentos de um tubo (1) de dobras laterais são produzidos e
    - no qual em ao menos uma região terminal do segmento é realizada uma dobra do material do segmento tubular da ordem de 180° ao redor de um eixo que se projeta essencialmente em sentido transversal para com as dobras laterais, caracterizado pelo fato de que, uma folha (9) é conectada à parede frontal (5, 6) e a extremidade dobrada, sendo que que a largura (B) da folha (9) é menor ou igual a profundidade (A) das dobras laterais (4).
  7. 7. Processo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que são realizadas duas dobras, sendo que duas camadas respectivas, as quais são sobrepostas através de uma respectiva dobra, são unidas entre si.
  8. 8. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que é aplicada uma folha (9) sobre ao menos parte da região dobrada e sobre parte de uma parede do saco (2) de dobras laterais, cujo tecido é feito de material a base de poliolefina.
  9. 9. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo fato de que a região terminal do saco de dobras laterais, que é dobrada em 180°, se estende sobre a metade da
    Petição 870180025433, de 29/03/2018, pág. 12/18
    3/3 largura da folha (9).
  10. 10. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 9, caracterizado pelo fato de que os processos de junção, os quais resultam na união do material de segmento tubular dobrado com ao menos uma parede (5, 6) da região do segmento tubular e/ou os processos de junção, os quais resultam na união do material de segmento tubular dobrado com a folha (9), ao menos em parte, são induzidos por calor.
  11. 11. Processo, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o calor para o processo de junção termicamente induzido é ao menos, parcialmente, alimentado com ar.
  12. 12. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 ou 11, caracterizado pelo fato de que com o auxílio do calor, um revestimento aplicado sobre o material do saco (2) é ao menos, parcialmente, fundido.
  13. 13. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 12, caracterizado pelo fato de que o saco (2) é formado de um segmento tubular.
  14. 14. Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que, o segmento tubular é formado a partir de um tubo (1) por cortes escalonados e/ou cortes retilíneos.
    Petição 870180025433, de 29/03/2018, pág. 13/18
    1/1

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0610202A2 (pt) saco com dobras laterais com fundo móvel
JP6834736B2 (ja) 包装袋
ES2384067B1 (es) Procedimiento y máquina para fabricar en continuo envases de material flexible.
ES2250312T3 (es) Cierre hermetico que puede cerrarse de nuevo, embalaje y procedimiento.
EP1250999B1 (en) Method of manufacturing a gusset bag
BR112018069895B1 (pt) Manga de embalagem, embalagem cartonada e método para produzir uma embalagem cartonada
ES2865305T3 (es) Procedimiento de formación de un tubo unido para su uso como un escudete de embalaje
BRPI0816653B1 (pt) Tecido revestido de fitas plásticas monoaxialmente orientadas e sacola produzida a partir dele
US3540356A (en) Method of manufacturing paper bags provided with an inner lining member of plastic material
PT918688E (pt) Processo e maquina para a execucao de saquetas de embalagem utilizando uma pelicula maleavel
CN107107521B (zh) 底部带有撑板的包装和热封方法
EP3862286B1 (en) Square-bottomed packaging bag, packaging body, and method for manufacturing square-bottomed packaging bag
PT1255678E (pt) Saco plástico com linguetas
JP2015105099A (ja) サイドガゼット付き自立型包装袋及びその製造方法
ES2557469T3 (es) Envase para envasar productos de llenado
US9688441B2 (en) Side-gusset bag and method of making same
CN105636873B (zh) 袋和袋生产方法
ES2284340B1 (es) Tubular continuo para la formacion de bolsas contenedoras de productos hortofruticolas.
PT2113470E (pt) Uma embalagem múltipla de rolos de papel higiénico
BRPI0610202B1 (pt) Saco com dobras laterais e processo para produção de um saco de dobras laterais
BR112021004899A2 (pt) método e aparelho para fabricação de saco para armazenamento e saco para armazenamento
AU2012239223B2 (en) Packaging for filling materials
ES2600306B1 (es) Tubular mixto continuo para la formación de bolsas, y bolsa para productos hortofrutícolas o similares obtenida a partir del mismo
ITMI20011700A1 (it) Procedimento per realizzare un fondo piatto in un sacchetto e sacchetto avente un fondo piatto
US3343463A (en) Method of forming a cross bottom at the end of a flat tubular blank of heat sealable material and bag having a cross bottom so made