BRPI0608989A2 - processo para a preparação de cardanol (i) - Google Patents

processo para a preparação de cardanol (i) Download PDF

Info

Publication number
BRPI0608989A2
BRPI0608989A2 BRPI0608989-5A BRPI0608989A BRPI0608989A2 BR PI0608989 A2 BRPI0608989 A2 BR PI0608989A2 BR PI0608989 A BRPI0608989 A BR PI0608989A BR PI0608989 A2 BRPI0608989 A2 BR PI0608989A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cardanol
distillation
process according
preparation
cnsl
Prior art date
Application number
BRPI0608989-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Setsuo Sato
De Almeida Wanderson Bueno
Arnaldo Ferreira Jr
Ramiro Carielo Bueno
Original Assignee
Cognis Ip Man Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cognis Ip Man Gmbh filed Critical Cognis Ip Man Gmbh
Publication of BRPI0608989A2 publication Critical patent/BRPI0608989A2/pt
Publication of BRPI0608989B1 publication Critical patent/BRPI0608989B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C37/00Preparation of compounds having hydroxy or O-metal groups bound to a carbon atom of a six-membered aromatic ring
    • C07C37/68Purification; separation; Use of additives, e.g. for stabilisation
    • C07C37/70Purification; separation; Use of additives, e.g. for stabilisation by physical treatment
    • C07C37/74Purification; separation; Use of additives, e.g. for stabilisation by physical treatment by distillation
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C37/00Preparation of compounds having hydroxy or O-metal groups bound to a carbon atom of a six-membered aromatic ring
    • C07C37/004Preparation of compounds having hydroxy or O-metal groups bound to a carbon atom of a six-membered aromatic ring by obtaining phenols from plant material or from animal material
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C37/00Preparation of compounds having hydroxy or O-metal groups bound to a carbon atom of a six-membered aromatic ring
    • C07C37/68Purification; separation; Use of additives, e.g. for stabilisation
    • C07C37/685Processes comprising at least two steps in series
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C37/00Preparation of compounds having hydroxy or O-metal groups bound to a carbon atom of a six-membered aromatic ring
    • C07C37/68Purification; separation; Use of additives, e.g. for stabilisation
    • C07C37/86Purification; separation; Use of additives, e.g. for stabilisation by treatment giving rise to a chemical modification

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Abstract

PROCESSO PARA A PREPARAçãO DE CARDANOL (I). A presente invenção refere-se a um processo para a preparação de uma composição de cor estável contendo cardanol, sendo que em uma primeira etapa CNSL bruto de líquido da casca de castanha de cajú ("cashew nut shell Iiquid") é submetido a uma destilação, o destilado assim obtido é reagido com ácido bórico em uma segunda etapa e a mistura da reação assim obtida é submetida a uma destilação em uma terceira etapa.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE CARDANOL (I)".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um processo aperfeiçoado para a preparação de cardanol a partir CNSL. O processo caracteriza-se pelo fato de que o cardanol assim obtido apresenta menos produtos secundários que o cardanol usual obtido no comércio.
Estado da Técnica
Fenalcaminas ainda são uma classe relativamente jovem de endurecedores de epóxido. Trata-se aqui de produtos de reação (produtos de transformação) de cardanol (I), que quimicamente representa um C15-alquilfenol e é um componente principal do óleo obtido da casca de castanhas de caju (o chamado CNSL = líquido da casca de castanha de caju "ca-shew nut shell liquid"), com aminas e formaldeído alifáticos (primários ou secundários).
<formula>formula see original document page 2</formula>
Com relação à classe das fenalcaminas, faz-se referência à seguinte publicação: Zhishen Dai et al., „Phenalkamines: Multipurpose Epoxy Curing Agent"; Cardolite Corporation, Newark, New Jersey, USA; Reprint SPI-ERF Conference, September 1994."
Como se sabe, CNSL bruto contém preponderantemente um composto que é denominado ácido anacárdico (II). Na destilação de CNSL em presença de ácido é obtida uma composição que contém preponderantemente cardanol, como produto secundário porém cardol (III). Para isto compare US-B-6.262.148 e US-B-6.229.054. Isto está de acordo com pesquisas da depositante, em que na destilação de CNSL bruto é obtida uma composição que contém preponderantemente cardanol, no entanto, comoproduto secundário cardol bem como quantidades secundárias de 2-metilcardol e ácido anacárdico.
<formula>formula see original document page 3</formula>
A mistura cardanol / cardol assim obtida apresenta essencialmente três desvantagens técnicas:
Na sua preparação por destilação a partir do CNSL bruto ocorrem perdas valiosas, já que com este procedimento uma parte do cardanol é perdida na polimerização, de modo que no final o rendimento-cardanol no destilado é de somente 50-60%.
• A mistura cardanol / cardol inicialmente de cor ligeiramente amarelada modifica durante o armazenamento: rapidamente apresenta uma coloração marrom. Estas alterações indesejadas de cor são atribuídas à presença de cardol.
• Produtos secundários da mistura cardanol / cardol também apresentam, no armazenamento, as indesejadas alterações de cor mencionadas.
Foi sugerido melhorar a estabilidade de cor das misturas cardanol / cardol com a diminuição do teor de cardol por medidas muito especiais. Para isto foi sugerido reagir inicialmente o cardol presente no CNSL, de modo muito seletivo, com aldeídos, aminas ou bases e hidróxidos de metais alcalinos e metais alcalino-terrosos e, a seguir separar por destilação o car-danol não reagido. Com relação a este processo de obtenção de cardanol com estabilidade aperfeiçoada, faz-se referência aos documentos GB-A-2.152.925, GB-A-2.066,820 e US-A-4.352.944.
Descrição da Invenção
A tarefa da presente invenção consistiu em prover um processo para preparação de cardanol de cor estável. Além disso, os produtos secundários do cardanol preparado segundo este processo, particularmente fenal-caminas, também deveriam apresentar cor estável.
Surpreendentemente, verificou-se que isto é possível quando CNSL bruto é submetido a um tratamento químico especial junto com subseqüente destilação. De preferência, adicionalmente pode ser executado outro tratamento do produto da destilação com adsorventes químicos.
As etapas essenciais do processo da presente invenção são como segue:
1. destilação, particularmente destilação rápida, do CNSL bruto
2. reação do destilado ("cardanol bruto") com ácido bórico
3. destilação da mistura da reação da etapa 2, particularmente destilação rápida
A fração principal da etapa 3, se desejado (opcionalmente), pode ser pós-tratado com pequenas quantidades de adsorventes e/ou agentes de redução. Esta é uma medida opcional.
Objetivo da invenção é um processo para preparação de uma composição de cor estável contendo cardanol, sendo que
1. CNSL bruto de líquido da casca de castanha de caju ("cashew nut shell liquid") é inicialmente submetido a uma destilação, particularmente destilação rápida,
2. o produto a destilação assim obtido é reagido com ácido bórico e
3. a seguir, é efetuada uma destilação, sendo que inicialmente são separados os produtos de baixo ponto de ebulição e sendo que a fração principal representa o produto alvo (a composição cardanol / cardol de corestável).
O CNSL empregado no decurso do processo da presente invenção é origem natural - como já foi dito - obtido das cascas externas de castanhas de caju (castanhas da árvore Anacardium Ooccidentale) por extração e pode variar em relação a sua composição. Tipicamente ele contém 60-65% de cardanol, 2-10% de cardol, 10-15% de oligômeros / polímeros e 0-2% de 2-metilcardanol e ácido anacárdico.
Mediante o processo da presente invenção é obtida uma composição contendo cardanol, de cor estável. Esta composição é de cor estável não somente no armazenamento como tal, mas estáveis também são as fenalcaminas preparadas com base nesta composição. Além disso, a composição caracteriza-se pelo fato de que, em comparação com produtos até agora usuais no comércio, apresentam melhor compatibilidade com a pele, o que torna o manuseio e o transporte mais seguros.
Em uma forma de execução preferida, a fração principal da etapa 3 do processo de acordo com a invenção é pós-tratada com pequenas quantidades de adsorventes e/ou agentes de redução. Pelo emprego de ad-sorventes e/ou agentes de redução é obtido novo aumento da estabilidade de cor.
Com relação às três etapas obrigatórias do processo de acordo com a invenção, acima citadas, observa-se o seguinte:
• Etapa 1 contém uma considerável separação de oligômeros (com pesos moleculares na faixa de 1000 até 3000) no CNSL bruto. A separação é feita por destilação, sendo que uma destilação rápida simples já conduz a excelentes resultados. Nesta separação são eliminados, via de regra, cerca de 15-20 % em peso do CNSL em forma dos oligômeros mencionados. A destilação rápida é preferida como método de destilação. Ela está ligada a uma rápida condução do processo, com o que processos secundários como polimerização ou oxidação são o mais possível, evitados ou minimizados. A destilação rápida é, de preferência, efetuada como segue: toma-se uma fração da 1â pessagem de 2 até 5% em peso (em relação ao CNSL empregado) sob temperaturas na faixa de 150 até 200°C e pressõesna faixa de 0,133 até 0,667 KPa (1 até 5 mmHg) e a seguir uma fração principal sob temperaturas na faixa de 220 até 260°C e pressões na faixa de 0,133 até 0,667 KPa (1 até 5 mmHG). Emprega-se, de preferência, uma a-parelhagem de destilação rápida equipada com um pré-evaporador. A fração principal, o destilado propriamente dito da etapa 1, será a seguir também denominado cardanol bruto.
• Na etapa 2 o destilado da etapa 1 é reagido com ácido bórico (H3BO3). Com isto, os fenóis dihídricos presentes são transformados nos correspondentes ésteres do ácido bórico. Ajusta-se de preferência uma proporção molar de cardanol bruto ex etapa 1 para ácido bórico na faixa de 3 : 0,07 até 3 : 0,1. A temperatura de reação é ajustada de preferência para valores na faixa de 120 até 150°C. O tempo da reação é escolhido, de preferência, na faixa de 30 até 90 minutos, particularmente cerca de 1 hora. A água formada na reação é de preferência eliminada do sistema de modo contínuo ("stripping off"). Ácido bórico é empregado, de preferência, em quantidade estequiométrica em relação aos cardóis obtidos no cardanol bruto ex etapa 1.
• A seguir, a mistura da etapa 3 é submetida a uma destilação, sendo que os componentes de baixo ponto de ebulição são separados e os ésteres do ácido bórico de peso molecular mais elevado permanecem no resíduo. A destilação pode ser feita por qualquer dos métodos conhecidos do versado na técnica. Em uma forma de execução trabalha-se no vácuo sob condições de destilação rápida ou destilação fracionada convencional. Em uma forma de execução coloca-se uma fração de cerca de 2-5 %em peso, e opera-se particularmente a 180 até 210°C e 0,133 até 0,667 KPa (1 até 5 mmHg). A fração principal que representa o produto alvo desejado no sentido da invenção e precipita a 220 até 260°C e 0,133 até 0,667 KPa (1 até 5 mmHg), contém cerca de 80 - 90% da mistura da etapa 2 do processo. No resíduo permanecem os mencionados componentes de elevado ponto de ebulição.
Enquanto as etapas 1 até 3 são obrigatórias para o processo da invenção, a etapa 4 é opcional. Aqui, são largamente eliminadas impurezasainda presentes. Em si, não há qualquer restrição em relação à natureza dos adsorventes ou redutores empregados. Exemplos de redutores apropriados são hidrossulfeto de sódio (Na2S204), metabissulfeto de sódio (Na2S205), borohidreto de sódio (NaBH4), hidreto de litio-alumínio (LiAIH4), cloreto de estanho (SnCI2), ou silicatos de magnésio. Como adsorventes podem ser empregados, por exemplo, silicato de magnésio ou compostos quimicamente equivalentes. A quantidade de adsorventes ou redutores pode ser mantida pequena. Empregam-se, de preferência, quantidades de 0,1 até 5% em peso (em relação à fração principal obtida na etapa 3), sendo que quantidades de aproximadamente 1 % em peso são particularmente preferidas.
Outro objetivo da invenção é o uso de misturas contendo cardanol, obteníveis de acordo com o processo da invenção, para a preparação de fenalcaminas de cor estável.
EXEMPLOS
Exemplo 1: Processo de Acordo com a Invenção
Etapa 1: 1250 g/h CNSL (da firma Resibras) foram continuamente introduzidos em uma aparelhagem de destilação rápida, provida de um pré-evaporador, sendo que foi trabalhado a 240°C / 0,133KPa (1 mmHg) ou 170°C / 0,667 KPa (5 mmHg).
Condições: Fração da 1§ pessagem pré-evaporador = 63 g/h;
fração principal = 940 g/h.
Etapa 2: 5000 g do destilado da fração principal da etapa 1 ("cardanol bruto") foram reagidos durante 1 hora a 160°C com 5,9 g de ácido bórico. A água formada na esterificação foi continuamente eliminada do sistema.
Etapa 3: O material da etapa 2 foi encaminhado continuamente (940 g/h) para um destilador rápido provido de um pré-evaporador, sendo que foi trabalhado a 240°C / 0,133 KPa (1 mmHg) ou 180°C / 0,667 KPa (5 mmHg).
Condições: Fração no pré-evaporador = 60 g/h; fração principal
= 796 g/h. O destilado do pré-evaporador foi retornado para o produto bruto da etapa 1 (misturar com CNSL).Etapa 4: 796 g da fração principal da etapa 3 foram, a seguir, misturados com 7 g de silicato de magnésio e a mistura foi agitada durante 30 minutos a 50°C, em seguida foi filtrado com uso de um filtro Sparkler. Desta forma foi obtido um cardanol puro de cor estável.
Exemplo 2: Determinação da Estabilidade de Cor
O produto obtido de acordo com o exemplo 1 foi a seguir armazenado durante 60 dias a 20°C. Foram retiradas amostras de tempo em tempo e seus valores cromáticos foram avaliados (valores cromáticos de Gardner). Do mesmo modo, um cardanol usual no comércio foi submetido ao teste de armazenagem e os valores cromáticos determinados da mesma maneira. Os resultados estão na tabela 1. A linha "segundo B1" contém os valores cromáticos de Gardner do produto de acordo com a invenção, segundo o exemplo 1. A linha padrão ("Standard") contém os valores cromáticos de Gardner de um cardanol usual no comércio (cardanol da firma Resibras).
<table>table see original document page 8</column></row><table>
É mostrado que o produto de acordo com a invenção é muito superior ao produto padrão (standard).
Além disso, verificou-se que fenalcaminas que foram produzidas com base no produto de acordo com o exemplo 1, aminas (particularmente dietiltretamina) e formaldeído, se destacaram igualmente pela estabilidade de cor.

Claims (10)

1. Objeto da invenção é um processo para preparação de uma composição com estabilidade de cor contendo cardanol, sendo que em uma primeira etapa CNSL bruto de líquido da casca de castanha de caju ("ca-shew nut shell liquid") é submetido a uma destilação, o destilado assim obtido é reagido com ácido bórico em uma segunda etapa e a mistura da reação assim obtida é submetida a uma destilação em uma terceira etapa.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, sendo que na etapa 1 é efetuada uma destilação rápida.
3. Processo de acordo com a reivindicação 2, sendo que na destilação rápida emprega-se uma fração de 1§ pessagem de 1 até 5% em peso.
4. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 até 3, sendo que na etapa 2 é utilizado ácido bórico em quantidade estequiométri-ca em relação aos cardóis ex etapa 1 contidos no cardanol bruto.
5. Processo de acordo com a reivindicação 4, sendo que a água formada durante a reação é continuamente eliminada do sistema.
6. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 até 5, sendo que na etapa 3 é efetuada uma destilação rápida.
7. Processo de acordo com a reivindicação 6, sendo que na destilação rápida na etapa 3 é utilizado uma fração de 1- pessagem de 1 até 5% em peso.
8. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 até 7, sendo que o produto obtido é adicionalmente submetido a um pós-tratamento com adsorventes e/ou redutores.
9. Processo de acordo com a reivindicação 8, sendo que depois do pós-tratamento é efetuada uma filtração.
10. Uso das composições obteníveis segundo o processo, como definido nas reivindicações 1 até 9, para a preparação de fenalcaminas de cor estável.
BRPI0608989A 2005-04-14 2006-04-05 processo para a preparação de uma composição de cor estável contendo cardanol BRPI0608989B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005017126A DE102005017126A1 (de) 2005-04-14 2005-04-14 Verfahren zur Herstellung von Cardanol (I)
PCT/EP2006/003100 WO2006108545A1 (de) 2005-04-14 2006-04-05 Verfahren zur herstellung von cardanol (i)

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0608989A2 true BRPI0608989A2 (pt) 2010-01-12
BRPI0608989B1 BRPI0608989B1 (pt) 2016-01-12

Family

ID=36617050

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0608989A BRPI0608989B1 (pt) 2005-04-14 2006-04-05 processo para a preparação de uma composição de cor estável contendo cardanol

Country Status (6)

Country Link
US (1) US7825284B2 (pt)
EP (1) EP1868976B1 (pt)
JP (1) JP5053257B2 (pt)
BR (1) BRPI0608989B1 (pt)
DE (1) DE102005017126A1 (pt)
WO (1) WO2006108545A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007057951A1 (de) 2007-12-01 2009-06-04 Cognis Ip Management Gmbh Verfahren zur Beschichtung von Oberflächen
DE102008000255A1 (de) 2008-02-08 2009-08-20 Evonik Goldschmidt Gmbh Siloxanzusammensetzungen
US20110177184A1 (en) * 2008-09-29 2011-07-21 Idemitsu Kosan Co., Ltd. Bloat therapeutic agent for a ruminant
EP2308938A1 (de) * 2009-10-08 2011-04-13 Cognis IP Management GmbH Klebstoffe
GB2493943A (en) 2011-08-24 2013-02-27 Univ Bangor The extraction of cardol and cardanol from cashew nut shell liquid
TW201718451A (zh) * 2015-09-04 2017-06-01 三菱瓦斯化學股份有限公司 化合物之純化方法
US10385235B2 (en) * 2015-11-26 2019-08-20 Ventraco Innovation Centre Amsterdam B.V. Process for preparing a polymerized cashew nut shell liquid and its use for the preparation of a bitumen composition
EP3251737A1 (en) 2016-05-31 2017-12-06 Evonik Degussa GmbH Membrane-based processes for purification of cashew nut shell liquid
US10683317B2 (en) * 2016-10-07 2020-06-16 Council Of Scientific & Industrial Research Compounds and process for preparation of the same from cashew nut shell liquid (CNSL)
CN108383692B (zh) * 2018-04-20 2021-04-13 淮海工学院 一种抑制烷基酚变色的复合稳色剂及其应用
CN111848670B (zh) * 2020-08-10 2023-09-05 浙江万盛股份有限公司 一种高纯度腰果酚基磷酸酯的制备方法
KR102627099B1 (ko) * 2021-11-22 2024-01-23 주식회사 케미폴리오 다단계 증류를 이용하여 캐슈넛쉘액체로 부터 불순물을 최소화한 고순도 카다놀 추출방법
CN114920989B (zh) * 2022-05-27 2024-01-12 福建师范大学泉港石化研究院 一种腰果酚在橡胶中的应用方法

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2066820B (en) * 1980-01-08 1984-03-14 Minnesota Mining & Mfg Purification of cashew nut shell liquid
US4352944A (en) * 1980-01-08 1982-10-05 Minnesota Mining And Manufacturing Company Treatment of cashew nut shell liquid
GB2152925B (en) * 1983-10-24 1987-09-16 Univ Brunel Purification of cardanol
JPS6168434A (ja) * 1984-09-11 1986-04-08 Mitsubishi Chem Ind Ltd フエノ−ル類とカテコ−ル類の分離法
GB2262525B (en) * 1991-12-18 1995-11-01 Johnson & Son Inc S C A process for ethoxylating a derivative of technical cashew nut shell liquid
US6262148B1 (en) * 1998-07-01 2001-07-17 Vantico Inc. Phenalkamine curing agents and epoxy resin compositions containing the same
KR20010093814A (ko) * 1998-12-10 2001-10-29 앤쏘니 스토니스 카르다놀 유도체 및 카르다놀 유도체의 제조 방법

Also Published As

Publication number Publication date
US20090281355A1 (en) 2009-11-12
DE102005017126A1 (de) 2006-10-19
WO2006108545A1 (de) 2006-10-19
JP2008535878A (ja) 2008-09-04
EP1868976A1 (de) 2007-12-26
BRPI0608989B1 (pt) 2016-01-12
JP5053257B2 (ja) 2012-10-17
US7825284B2 (en) 2010-11-02
EP1868976B1 (de) 2015-12-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0608989A2 (pt) processo para a preparação de cardanol (i)
BRPI0609354B1 (pt) processo para a preparação de uma composição com estabilidade de cor contendo cardanol
DE1103580B (de) Verfahren zur Herstellung von im wesentlichen monomere Glycidylpolyaether enthaltenden Glycidyl-polyaethern mehrwertiger Phenole
US2434797A (en) Glyceryl ether of hydrogenated
US2333548A (en) Process for producing tetra hydroxyphenyl alkanes
US1792716A (en) Process of making safrol derivatives such as protocatechuic aldehyde and isoeugenol
KR101462468B1 (ko) 염산 에페리손의 제조방법
US2617832A (en) Method for preparing diphenylol methane
FR2520737A1 (fr) Nouveaux hydrazides utiles comme agents de durcissement latents des resines epoxydes, compositions de resine epoxyde durcissables les contenant et resines durcies en derivant
Rather et al. THE IDENTIFICATION OF ACIDS. VI. SEPARATION OF ACIDS BY MEANS OF PHENACYL ESTERS.
JPH0225474A (ja) アミノフェノール類のトリグリシジル誘導体の製造法
US4671890A (en) Aminobenzylamine composition
US523018A (en) bayer
Nelson GINGEROL AND PARADOL.
EP0152760A2 (de) Säurehärtbare Mischung für schwindungsarme Furankitte und Verfahren zu deren Herstellung
US20220235020A1 (en) Epoxy reactive diluent and manufacturing method therefor
Marion et al. The Alkaloids of Delphinium Consolida L.
US2338430A (en) Process of producing nonyellowing phenol-formaldehyde condensates
Crick The anionotropic rearrangement and optical rotation of γethyl-α-methylallyl alcohol
CS238955B1 (cs) Stabilizovaná směs fenylbutenylacetátů pro parfumářské použití
KR870001541B1 (ko) 에폭시수지 경화용 아미노벤질아민 조성물
BE562052A (pt)
Crossley et al. I.—Decomposition of camphoric acid by fusion with potash or soda
Japp et al. CL.—α-Benzoyl-β-trimethacetylstyrene
JPH01265081A (ja) エポキシ化合物、その製造法及びそれを含有する硬化性組成物

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/04/2006, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.