BRPI0607779B1 - Cable bushing device - Google Patents

Cable bushing device Download PDF

Info

Publication number
BRPI0607779B1
BRPI0607779B1 BRPI0607779-0A BRPI0607779A BRPI0607779B1 BR PI0607779 B1 BRPI0607779 B1 BR PI0607779B1 BR PI0607779 A BRPI0607779 A BR PI0607779A BR PI0607779 B1 BRPI0607779 B1 BR PI0607779B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cable gland
housing
outer body
gland device
cable
Prior art date
Application number
BRPI0607779-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Hofmann Gerd
Naumann Reiner
Original Assignee
Cooper Crouse-Hinds Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cooper Crouse-Hinds Gmbh filed Critical Cooper Crouse-Hinds Gmbh
Publication of BRPI0607779A2 publication Critical patent/BRPI0607779A2/pt
Publication of BRPI0607779B1 publication Critical patent/BRPI0607779B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/02Details
    • H02G3/06Joints for connecting lengths of protective tubing or channels, to each other or to casings, e.g. to distribution boxes; Ensuring electrical continuity in the joint
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G15/00Cable fittings
    • H02G15/02Cable terminations
    • H02G15/04Cable-end sealings

Landscapes

  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Installation Of Indoor Wiring (AREA)
  • Cable Accessories (AREA)
  • Insulating Bodies (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Control And Other Processes For Unpacking Of Materials (AREA)
  • Control Of Motors That Do Not Use Commutators (AREA)
  • Connector Housings Or Holding Contact Members (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)
  • Superconductors And Manufacturing Methods Therefor (AREA)
  • Transplanting Machines (AREA)

Abstract

dispositivo de bucha de cabo. a presente invenção refere-se a um dispositivo de bucha de cabo que é utilizado para passar um cabo elétrico através, especificamente, de dois alojamentos adjacentes os quais são à prova de explosão e/ou chamas. o dispositivo de bucha de cabo compreende um corpo externo como luva o qual pelas primeira e segunda seções de extremidade opostas em furos de alojamento correspondentes. mais ainda, o dispositivo tem um suplemento inserido em uma abertura axial do corpo externo para reter os cabos elétricos passados através do dispositivo e um dispositivo de fixação para fixar o dispositivo em pelo menos um alojamento. para aperfeiçoar um dispositivo de bucha de cabo desta natureza de modo que a montagem seja simplificada enquanto retendo todas as propriedades positivas em relação à proteção à prova de explosão e/ou chamas e ao mesmo tempo tolerâncias mais largas são possíveis na fabricação do furo de alojamento, o dispositivo de fixação tem sobre a primeira seção de extremidade uma rosca externa formada para coincidir com uma rosca interna do furo de alojamento correspondente, uma porca de montagem a qual pode ser rosqueada por sobre a primeira seção e um elemento de batente de fim de curso determinado para a segunda seção de extremidade e o qual essencialmente projeta-se radialmente para fora.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO DE BUCHA DE CABO".
[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo de bucha de cabo para passar cabos elétricos através, especificamente, dois alojamentos adjacentes os quais são à prova de explosão e/ou chamas. Um dispositivo de bucha de cabo desta natureza compreende um corpo externo como luva o qual pode ser inserido pelas primeira e segunda seções de extremidade opostas em furos de alojamento correspondentes. Mais ainda, um dispositivo desta natureza compreende pelo menos um inserto para inserção em uma abertura axial do corpo externo para prender os cabos elétricos os quais são passados através do dispositivo de bucha de cabo. Um dispositivo de fixação é aqui utilizado para montar o dispositivo de bucha de cabo sobre pelo menos um dos alojamentos.
[002] Os dispositivos de bucha de cabo desta natureza são por exemplo conhecidos da DE 3 732 576 e DE 3 710 276. Através destes ditos dispositivos dois alojamentos estão eletricamente conectados juntos através de paredes de alojamento as quais faceiam uma à outra em que os cabos elétricos correspondentes são passados através das paredes e dos furos de alojamento formados nas mesmas por meio do dispositivo de bucha de cabo, também geralmente em um modo à prova de explosão e/ou chamas. Um dispositivo desta natureza compreende um corpo externo essencialmente como luva, o qual é inserido através dos furos de alojamento e o qual termina dentro dos alojamentos a serem eletricamente unidos. Neste corpo externo um ou também mais insertos estão dispostos através dos quais os cabos elétricos correspondentes são passados e opcionalmente seguros ou fixos. De modo a fixar especificamente o corpo externo em relação aos furos de alojamento ou às paredes de alojamento, o corpo externo geralmente compreende duas roscas externas como dispositivo de fixação, com as quais este é rosqueado em roscas internas correspondentes dentro de cada um dos furos de alojamento.
[003] Através da utilização de um dispositivo de fixação desta natureza com duas roscas externas e duas roscas internas correspondentes a proteção à prova de explosão e/ou chamas apropriada resulta, em que opcionalmente elementos de vedação adicionais ou características similares são providos. No entanto, o alinhamento dos furos de alojamento deve ser muito preciso de modo que uma junta roscada desta natureza seja possível sem falhas. Similarmente, tolerâncias extremamente apertadas aplicam-se às roscas correspondentes, de modo que não somente o alinhamento dos furos de alojamento aconteça corretamente em relação ao corpo externo, mas ao contrário também uma ação de rosqueamento sem problemas seja possível.
[004] Mais ainda, com a melhor técnica moderna anterior deve ser notado que com um corpo externo já rosqueado dentro de um furo de alojamento e apropriadamente fixo para montagem dentro do outro furo de alojamento, essencialmente o segundo alojamento completo deve ser girado para formar a junta roscada com o corpo externo. Isto requer uma quantidade de espaço relativamente grande para girar o próprio alojamento e é algumas vezes possível somente com restrições ou não possível de todo. Além disso, quando girando o próprio alojamento, o traspassamento correspondente da rosca interna do furo de alojamento e a rosca externa do corpo externo é extremamente difícil devido em parte à falta de alinhamento do furo de alojamento e do corpo externo.
[005] O objetivo da invenção é portanto aperfeiçoar um dispositivo de bucha de cabo do tipo mencionado na introdução de modo que a montagem seja simplificada com a retenção de todas as propriedades positivas em relação à proteção à prova de explosão e/ou chamas e também tolerâncias mais largas são possíveis durante a produção dos furos de alojamento.
[006] O objetivo é resolvido pelas características da reivindicação 1.
[007] De acordo com a invenção somente um dos furos de alojamento tem uma rosca interna apropriada dentro da qual o corpo externo com a rosca externa correspondente é rosqueado. Quando o dispositivo de bucha de cabo está montado em um alojamento, o outro furo de alojamento pode ser simplesmente empurrado por sobre a outra seção de extremidade do corpo externo a qual ainda não foi fixada, porque neste ponto nenhuma ação de rosqueamento acontece entre o furo de alojamento e o corpo externo. Assim tolerâncias mais largas são possíveis para este furo de alojamento correspondente.
[008] Nesta conexão, para assegurar que o corpo externo seja fixo também em relação a este alojamento sem que uma rosca interna seja formada no seu furo de alojamento, um elemento de batente de fim de curso que projeta-se radialmente para fora é determinado para a seção de extremidade correspondente do corpo externo. O dito elemento de batente de fim de curso pressiona do lado interno do alojamento por sobre a parede de alojamento correspondente e a fixa em relação ao alojamento rosqueado no corpo externo. Para tornar a pressão de contato entre o elemento de batente de fim de curso e a parede de alojamento suficientemente grande, uma porca de montagem, a qual pode ser trazida em contato contra o lado interno correspondente da parede de alojamento determinada, está disposta sobre a seção de extremidade do corpo externo o qual é rosqueado no outro alojamento, em que devido à porca ser rosqueada por sobre a primeira seção de extremidade, o elemento de batente de fim de curso pressiona com uma força de contato suficiente por sobre a parede interna do outro alojamento. Assim por um lado o dispositivo de bucha de cabo fica corretamente posicionado entre ambos os alojamentos e por outro lado a fixação dos alojamentos correspondentes um em relação ao outro ocorre simultaneamente.
[009] Devido a estas medidas de acordo com a invenção, a montagem do dispositivo de bucha de cabo é substancialmente simplificada e pode ser executada mais rapidamente. Ao mesmo tempo tolerâncias mais rápidas são possíveis pelo menos com o furo de alojamento o qual não deve ser rosqueado, porque este é simplesmente empurrado por sobre a segunda seção de extremidade do corpo externo.
[0010] O elemento de batente de fim de curso pode ser colocado sobre a segunda seção de extremidade do corpo externo em vários modos após a inserção no furo de alojamento correspondente e fixo nesta segunda seção de extremidade.
[0011] De modo a manter em uma maneira simples um certo espaçamento entre os alojamentos após a inserção do dispositivo de bucha de cabo, o corpo externo pode ter um elemento de espaçamento aproximadamente centralmente o qual projeta-se pelo menos em alguns lugares radialmente para fora e o qual está disposto entre os alojamentos com o dispositivo de bucha de cabo no lugar. Este elemento de espaçamento pode ser formado elástico e compressível para facilitar uma força de contato adequada do elemento de batente de fim de curso quando a porca de montagem é rosqueada.
[0012] Em uma modalidade simples o elemento de espaçamento pode ser formado como um flange de borda circunferencial ao redor do corpo externo. Este flange pode ser formado em uma peça com o corpo externo. Os materiais para o flange de borda e o resto do corpo externo podem ser diferentes.
[0013] As seções de extremidade correspondentes do corpo externo são formadas em uma forma circular para inserção, em que o corpo externo restante fora destas seções de extremidade pode também ter outras formas geométricas. No entanto, para simplificar a fa- bricação do corpo externo, este pode ter um corte transversal de forma essencialmente circular e o flange de borda pode correr circunferenci-almente ao redor deste em uma forma anular.
[0014] De modo a assegurar que a proteção à prova de explosão e/ou chamas correspondente possa ser mantida entre os alojamentos em um modo simples, o flange de borda pode ter, especificamente sobre ambas as suas faces laterais que faceiam os alojamentos, um elemento de vedação circunferencial. Um elemento de vedação desta natureza pode ser, por exemplo, um O-ring. Mais ainda, as faces laterais podem ser formadas como superfícies de folga, em que a proteção à prova de explosão e/ou chamas é especificamente assegurada.
[0015] De modo a simplificar a montagem do corpo externo nesta conexão, o elemento de vedação pode estar parcialmente disposto dentro de um rebaixo de retenção formado na face lateral. Assim, o elemento de vedação é seguro durante a montagem e a liberação do elemento de vedação durante a montagem ou também durante o transporte do dispositivo de bucha de cabo é essencialmente impedida.
[0016] De modo a ser capaz de também opcionalmente dispor diferentes suplementos no corpo externo, um suplemento desta natureza pode ser inserido destacável dentro da abertura axial. Diferentes suplementos podem ser utilizados, por exemplo, para passar através de diferentes números de cabos elétricos, para prender cabos elétricos de diferentes diâmetros ou utilizações similares.
[0017] Existe também a possibilidade de dispor um número de suplementos um atrás do outro na direção axial da abertura axial, referir por exemplo à DE 3 732 576, e de dispor corpos de espaçamento adicionais entre os suplementos.
[0018] Existe também a possibilidade de que somente um suplemento seja utilizado, o qual tem pelo menos um receptáculo que corre essencialmente na direção axial, o qual acomoda os cabos elétricos e opcionalmente também os prende. Um receptáculo apropriado desta natureza pode compreender uma fila de canais através de cada um dos quais um cabo elétrico é passado. Um receptáculo desta natureza pode também ter uma ou mais aberturas de inserção para plugar dispositivos de conexão de plugue montados nos cabos elétricos. Deste modo essencialmente nenhuma passagem direta de um cabo elétrico ocorre através do dispositivo de bucha de cabo, mas ao contrário a passagem ocorre através de um dispositivo de conexão de plugue com conectores de plugue apropriadamente mutuamente correspondentes sobre cada um dos cabos elétricos a ser conectado.
[0019] Com um exemplo deste tipo de dispositivo de conexão de plugue com plugues planos e receptáculos planos a abertura de plugue pode ser formada essencialmente em forma de fenda para a inserção de um plugue plano desta natureza. Este tipo de plugue plano fica disposto em uma extremidade de um cabo elétrico o qual é introduzido no dispositivo de bucha de cabo de um alojamento. Do outro alojamento outro cabo elétrico com um receptáculo plano correspondente é introduzido no dispositivo de bucha de cabo e então conectado com um plugue plano preso dentro da abertura de plugue.
[0020] Com uma modalidade simples do batente de fim de curso acima mencionado o dito batente de fim de curso pode estar disposto sobre a segunda seção de extremidade e especificamente como uma porca de batente de fim de curso de rosquear. Após a disposição do corpo externo entre ambos os alojamentos e a inserção das seções de extremidade correspondentes nos furos de alojamento determinados, esta porca é montada na segunda seção de extremidade onde esta é rosqueada. Assim, existe a possibilidade de rosquear porcas apropriadas praticamente de ambas as extremidades do corpo externo e de pressionar as paredes de alojamento determinadas por sobre os ele- mentos de vedação do elemento de espaçamento ou do flange de borda.
[0021] Para opcionalmente impedir danos à parede de alojamento no rosqueamento das porcas correspondentes e também para facilitar o aperto em relação à parede de alojamento com relativas poucas revoluções das porcas correspondentes, uma peça de espaçamento essencialmente anular pode estar disposta entre a porca de batente de fim de curso e/ou entre a porca de montagem e o flange de borda. Com o corpo externo inserido nos furos de alojamento correspondentes, esta peça contacta em cada caso a parede de alojamento oposta ao flange de borda e facilita uma fixação adequada através de umas poucas revoluções da porca correspondente.
[0022] O efeito desta peça de espaçamento pode também ser assim aperfeiçoado se esta for formada como uma arruela de pressão.
[0023] A inserção especificamente da segunda seção de extremidade no furo de alojamento sem uma rosca interna pode ser assim adicionalmente simplificada se o corpo externo tiver sobre pelo menos esta seção de extremidade pelo menos duas regiões planas especificamente opostas sobre seu lado externo.
[0024] A seguir a invenção será explicada com base nos desenhos incluídos nas figuras.
[0025] As seguintes estão mostradas: [0026] Figura 1 é uma seção longitudinal através de dois alojamentos dispostos adjacentes providos com um dispositivo de bucha de cabo de acordo com a invenção;
[0027] Figura 2 é uma ilustração ampliada do detalhe "X" da Figura 1;
[0028] Figura 3 é um corte longitudinal através do dispositivo de bucha de cabo de acordo com a Figura 2; e [0029] Figura 4 é uma vista diagonal em perspectiva de um lado de dois dispositivos de bucha de cabo dispostos adjacentes, dos quais um está ilustrado no corte longitudinal de acordo com a Figura 3.
[0030] A Figura 1 mostra um corte longitudinal através de dois alojamentos 3 e 4 dispostos adjacentes, os quais são cada um executados em proteção à prova de explosão e/ou chamas. Em suas paredes de alojamento 31 opostas os dois alojamentos 3, 4 tem furos de alojamento 8, 9 dentro dos quais um dispositivo de bucha de cabo 1 de acordo com a invenção está disposto. Este é utilizado para a passagem de cabos elétricos 2 apropriados entre os alojamentos, em que esta bucha é similarmente protegida à prova de explosão e/ou chamas. O furo de alojamento 8 determinado para o alojamento 3 tem uma rosca interna 13, na qual uma rosca externa correspondente, referindo às figuras seguintes, do dispositivo de bucha de cabo 1 está rosqueada. Um elemento de espaçamento 17, refere-se também às figuras seguintes, o qual faz parte do dispositivo de bucha de cabo 1, está disposto entre as duas paredes de alojamento 31.
[0031] Para simplificação os cabos elétricos 2 estão encurtados e outros dispositivos dentro dos alojamentos 3 e 4 não estão ilustrados.
[0032] As figuras seguintes mostram uma ilustração ampliada de um detalhe "X" da Figura 1 na qual uma modalidade do dispositivo de bucha de cabo 1 de acordo com a invenção está ilustrada.
[0033] As mesmas peças estão cada uma identificadas nas figuras seguintes pelos mesmos números de referência e são algumas vezes somente mencionadas em conexão com uma figura.
[0034] A Figura 2 é uma vista externa do dispositivo de bucha de cabo 1 ilustrado sem as peças dos alojamentos 3 e 4.
[0035] O dispositivo de bucha de cabo 1 tem um corpo externo 5, refere-se também à Figura 3, do qual um elemento de espaçamento 17 projeta-se radialmente para fora aproximadamente no meio. O dito elemento está formado essencialmente como um flange de borda cir- cunferencial de forma anular 18. Sobre as duas faces laterais 19, 20 do flange de borda 18 elementos de vedação 21, 22, referem-se também à Figura 3, estão dispostos dentro de rebaixos de retenção 23 correspondentes. O flange de borda 18, referindo à Figura 1, está disposto entre as paredes de alojamento 31 opostas e veda-as em relação aos furos de alojamento 8, 9 através dos elementos de vedação 21, 22 correspondentes.
[0036] O corpo externo 5 tem uma primeira seção de extremidade 6 a qual é determinada para o alojamento 3 e uma segunda seção de extremidade 7 a qual é determinada para o alojamento 4. Sobre a primeira seção de extremidade 6 uma rosca externa 14 está provida, refere-se também à Figura 4, a qual acopla a rosca interna 13 correspondente de acordo com a Figura 1 na parede de alojamento do alojamento 3. É possível rosquear o corpo externo 5 dentro do furo de alojamento 8 correspondente utilizando estas duas roscas 13, 14. Isto ocorre até que o flange de borda 18 fique em contato com a sua face lateral 19 correspondente contra o lado externo da parede de alojamento 31 associada. Mais ainda, para fixar o corpo externo 5 nesta posição correspondente uma porca de montagem 15 é utilizada a qual faz parte de um dispositivo de fixação 11. A porca de montagem 15 é rosqueada por sobre a rosca externa apropriadamente na primeira seção de extremidade 6. Mais ainda, uma arruela de pressão 30 está disposta como uma peça de espaçamento 29 entre a porca de montagem e um lado interno da parede de alojamento, referir também à Figura 1.
[0037] Uma porca de batente de fim de curso 28 está disposta como o elemento de batente de fim de curso 16 sobre a segunda seção de extremidade 7 como uma peça adicional do dispositivo de fixação 11. Análoga à porca de montagem 15 sobre a segunda seção de extremidade 7, esta porca pode ser rosqueada por meio de uma rosca externa correspondente. Uma arruela de pressão 30 está posicionada como uma peça de espaçamento 29 também entre a porca de batente de fim de curso 28 e um lado interno correspondente da parede de alojamento associada, refere-se à Figura 1.
[0038] Na Figura 3 um corte longitudinal através do dispositivo de bucha de cabo 1 de acordo com a Figura 2 está ilustrado. Um suplemento 12 está disposto dentro de uma abertura axial 10 a qual estende-se através do corpo externo 5 completo na direção axial 34. Este suplemento está especificamente disposto destacável dentro do corpo externo 5. O suplemento 12 tem rebaixos 24, através dos quais os condutores elétricos 2 apropriados são passados ou estão pelo menos dispostos com os plugues planos 26 como peça de um dispositivo de conexão de plugue 27. Para este propósito os rebaixos 24 tem aberturas de inserção 25 nas quais os plugues planos 26 estão inseridos e ali seguros. Uma extremidade livre do respectivo plugue plano 26 pro-jeta-se das aberturas de inserção 25 correspondentes opostas aos cabos elétricos 2 ilustrados na Figura 3 e é utilizada para a conexão de receptáculos planos, os quais não estão ilustrados, para cabos elétricos adicionais, os quais juntamente com os plugues planos formam o dispositivo de conexão de plugue 27 correspondente. Na modalidade ilustrada o suplemento 12 tem um total de seis rebaixos 24 com aberturas de inserção correspondentes. No entanto, também outros suplementos 12 podem ser utilizados, os quais tem mais ou menos rebaixos e também tem rebaixos em forma de canal diretamente para a passagem de cabos elétricos sem a utilização de dispositivos de conexão de plugue correspondentes.
[0039] Na Figura 3 pode também ser visto como o flange de borda 18 projeta-se radialmente para fora de um lado externo 35 do corpo externo 5 e circunda o corpo externo 5 em uma forma anular. As faces laterais 19, 20 correspondentes estão dispostas espaçadas para molas de pressão 30 cada uma com a porca 15 ou 28 associada, em que entre estas paredes de alojamento, refere-se à Figura 1, estão acomodadas dentro do dispositivo de bucha de cabo 1 dentro dos furos de alojamento 8, 9.
[0040] De acordo com a invenção somente uma rosca externa 14 está provida sobre o corpo externo 5 para fixação em uma rosca interna 13 correspondente de um furo de alojamento 8. Sobre a outra seção de extremidade 7 não existe nenhuma rosca 14 desta natureza e ao contrário a região correspondente da segunda seção de extremidade é somente inserida no furo de alojamento 9 associado de modo que tolerâncias mais largas são possíveis na fabricação de um furo de alojamento desta natureza e opcionalmente também certos desvios no alinhamento dos furos de alojamento 8 e 9 são possíveis quando inserindo o dispositivo de bucha de cabo 1.
[0041] Somente uma rosca externa correspondente para a fixação da porca de batente de fim de curso 28 está provida na extremidade livre da segunda seção de extremidade 7.
[0042] Na Figura 4 uma vista em perspectiva de um dispositivo de bucha de cabo de acordo com a Figura 2 está ilustrada de uma posição diagonalmente frontal, em que um segundo dispositivo de bucha de cabo 1 está posicionado diretamente adjacente a este. Estes são do mesmo tipo de construção, refere-se também à descrição anterior.
[0043] Na Figura 4 pode ser visto como a fixação do dispositivo de bucha de cabo 1 nas paredes de alojamento 31 ocorre pelo rosquea-mento das porcas 15 e 28, em que o flange de borda 18 correspondente fica disposto entre estas paredes de alojamento. Com os seus elementos de vedação circunferenciais 21, 22, os quais estão formados como O-rings, o flange de borda 18 fica em contato com os lados externos correspondentes das paredes de alojamento 31. Uma enden-tação essencialmente circular 36, a qual é utilizada para a acomoda- ção parcial do flange de borda 18, pode estar provida nos lados externos faceantes das paredes de alojamento 31. Assim, o efeito de vedação entre a parede de alojamento e o flange de borda com os elementos de vedação situados entre estes é adicionalmente aperfeiçoado.
[0044] A seguir a inserção de um dispositivo de bucha de cabo de acordo com a invenção é brevemente descrita com base nas figuras inclusas.
[0045] O dispositivo de bucha de cabo 1 é rosqueado dentro do furo de alojamento 8 com a rosca interna 13 por meio do corpo externo 5 e a rosca externa 14 correspondente sobre a primeira seção de extremidade 6. A ação de rosqueamento acontece até que o flange de borda 18 fique em contato com o lado externo da parede de alojamento 31 correspondente. Então, a arruela de pressão 30 como a peça de espaçamento 19 pode ser colocada em posição do lado interno da parede de alojamento 31 e pode ser pressionada por sobre a parede de alojamento 31 por meio da porca de montagem 15, em que ao mesmo tempo a fixação do dispositivo de bucha de cabo 1 sobre o alojamento 3 ocorre. O outro alojamento 4 com o furo de alojamento 9 correspondente é então empurrado por sobre a segunda seção de extremidade 7, em que também certos desvios no alinhamento do furo de alojamento 8, 9 podem ser tolerados devido à falta de uma junta rosqueada entre a segunda seção de extremidade 7 e o furo de alojamento 9. Após empurrar sobre o furo de alojamento 9 correspondente a outra arruela de pressão 30 é empurrada por sobre a segunda seção de extremidade 7 e a fixação da arruela de pressão e o aperto do dispositivo de bucha de cabo em relação ao alojamento 4 ocorre por meio de rosqueamento da porca de batente de fim de curso 28.
[0046] Devido à fixação destacável do suplemento 12 dentro do corpo externo 5 o suplemento juntamente com os plugues planos 26 os quais este prende e os cabos elétricos 2 correspondentes podem somente ser inseridos agora neste ponto. Existe é claro também a possibilidade de dispor o inserto 12 dentro do corpo externo 5 já quando fixando o corpo externo 5 sobre o alojamento 3 ou já tendo disposto o mesmo anteriormente.
[0047] O dispositivo de bucha de cabo é então completado plu-gando os cabos elétricos adicionais apropriados com receptáculos planos do alojamento 3 os quais juntamente com os plugues planos 26 formam um dispositivo de conexão de plugue 27 correspondente para a conexão dos cabos elétricos 2.
[0048] Os plugues planos 26 são seguros dentro das aberturas de inserção em forma de fenda 25 correspondentes onde estes podem ser fixos destacáveis. Existe também a possibilidade de que os plugues planos 26 sejam encapsulados dentro do suplemento 12 nas suas extremidades que faceiam os cabos elétricos 2, refere-se à Figura 3, para aperfeiçoar opcionalmente a proteção à prova de explosão e/ou chamas. As extremidades livres dos plugues planos 26 as quais são passadas através das aberturas de inserção 25 não são encapsu-ladas, porque é ali que os receptáculos planos correspondentes são plugados.
REIVINDICAÇÕES

Claims (14)

1. Dispositivo de bucha de cabo (1) para a passagem de cabos elétricos (2) através de dois alojamentos (3, 4) adjacentes, à prova de explosão e/ou chamas, o dito dispositivo de bucha de cabo compreendendo: - um corpo externo como luva (5), o qual com uma primeira e uma segunda seções de extremidade (6, 7) opostamente situadas é inserível em furos (8, 9) correspondentes dentro dos alojamentos (3, 4); - pelo menos um suplemento (12) inserido em uma abertura axial (10) do corpo externo (5) para reter os cabos elétricos (2) os quais são passados através do dispositivo (1); e - um dispositivo de fixação (11) para fixar o dispositivo (1) pelo menos em um alojamento (3,4), em que o dispositivo de fixação (11) sobre a primeira seção de extremidade (6) tem uma rosca externa (14) formada para coincidir com uma rosca interna (13) do furo de alojamento (8) correspondente, uma porca de montagem (15) a qual é rosqueável por sobre a primeira seção de extremidade (6) e um elemento de batente de fim de curso (16) determinado para a segunda seção de extremidade (7) e o qual essencialmente projeta-se radialmente para fora, caracterizado pelo fato de que o corpo externo (5) tem pelo menos em alguns lugares um elemento de espaçamento (17) no meio o qual projeta-se radialmente para fora e o qual está disposto entre os alojamentos (3, 4) quando o dispositivo de bucha de cabo (1) está no lugar.
2. Dispositivo de bucha de cabo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o elemento de espaçamento (17) está formado ao redor do corpo externo (5) como um flange de borda circunferencial (18).
3. Dispositivo de bucha de cabo de acordo com a reivindi- cação 2, caracterizado pelo fato de que o corpo externo (5) tem uma seção transversal essencialmente circular e o flange de borda (18) circunda-o em uma forma anular.
4. Dispositivo de bucha de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o flange de borda (18) tem um elemento de vedação circunferencial (21, 22) sobre as suas duas faces laterais (19, 20) que faceiam os respectivos alojamentos (3, 4).
5. Dispositivo de bucha de cabo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que as faces laterais (19, 20) são formadas como superfícies de folga para assegurar uma proteção contra explosão.
6. Dispositivo de bucha de cabo de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que o elemento de vedação (21, 22) está disposto parcialmente dentro de um rebaixo de retenção (23) formado na face lateral (19, 20).
7. Dispositivo de bucha de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o suplemento (12) está inserido destacável mente na abertura axial (10).
8. Dispositivo de bucha de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o suplemento (12) tem pelo menos um rebaixo (24) que corre essencialmente na direção axial (34) o qual acomoda os cabos elétricos (2, 3) e opcionalmente prende-os.
9. Dispositivo de bucha de cabo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o rebaixo (24) tem pelo menos uma abertura de inserção (25) para inserir uma peça de dispositivo de conexão de plugue (27) montada no cabo elétrico (2, 3).
10. Dispositivo de bucha de cabo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a abertura de inserção (25) está formada essencialmente em forma de fenda para a inserção de plugues planos (26) como peças de dispositivo de conexão de plugue (27).
11. Dispositivo de bucha de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o elemento de batente de fim de curso (16) está formado como uma porca de batente de fim de curso de rosquear (28) disposta sobre a segunda seção de extremidade (7).
12. Dispositivo de bucha de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que uma peça de espaçamento de forma essencialmente anular (29, 30) está disposta em cada caso entre a porca de batente de fim de curso (28) e/ou entre a porca de montagem (15) e o flange de borda (18).
13. Dispositivo de bucha de cabo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a peça de espaçamento (29, 30) está formada como uma arruela de pressão (31).
14. Dispositivo de bucha de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o corpo externo (5) tem sobre as suas seções de extremidade (6, 7) pelo menos duas regiões planas (32, 33) opostamente situadas sobre o seu lado externo (35).
BRPI0607779-0A 2005-04-04 2006-02-03 Cable bushing device BRPI0607779B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE202005005297U DE202005005297U1 (de) 2005-04-04 2005-04-04 Leitungsdurchführungsvorrichtung
DE202005005297.3 2005-04-04
PCT/EP2006/000952 WO2006105820A1 (de) 2005-04-04 2006-02-03 Leitungsdurchführungsvorrichtung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0607779A2 BRPI0607779A2 (pt) 2009-06-13
BRPI0607779B1 true BRPI0607779B1 (pt) 2017-12-19

Family

ID=36218150

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0607779-0A BRPI0607779B1 (pt) 2005-04-04 2006-02-03 Cable bushing device

Country Status (21)

Country Link
US (1) US7615715B2 (pt)
EP (1) EP1867024B1 (pt)
KR (1) KR101169494B1 (pt)
CN (1) CN101156292B (pt)
AT (1) ATE406680T1 (pt)
AU (1) AU2006230978B2 (pt)
BR (1) BRPI0607779B1 (pt)
CA (1) CA2603134C (pt)
DE (2) DE202005005297U1 (pt)
DK (1) DK1867024T3 (pt)
EG (1) EG24876A (pt)
ES (1) ES2313613T3 (pt)
MY (1) MY152551A (pt)
NO (1) NO337789B1 (pt)
PL (1) PL1867024T3 (pt)
PT (1) PT1867024E (pt)
RU (1) RU2354021C1 (pt)
SA (1) SA06270078B1 (pt)
SI (1) SI1867024T1 (pt)
TW (1) TWI339846B (pt)
WO (1) WO2006105820A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10227703B3 (de) * 2002-06-21 2004-02-12 Forschungszentrum Karlsruhe Gmbh Durchführung für elektrische Hochspannung durch eine Wand, die einen Umgebungsbereich von einem Prozessbereich trennt
ES2353988T3 (es) * 2006-06-07 2011-03-08 Furukawa Electric Industrial Cable Co., Ltd. Conexión pasante y manguito.
KR200476989Y1 (ko) * 2010-08-16 2015-04-23 현대중공업 주식회사 복합 방폭형 전동기
DE102010063776B4 (de) * 2010-12-21 2016-02-18 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren zum Anschließen zumindest zweier elektrischer Kabel sowie Anschlussvorrichtung, Bausatz, elektrische Maschine und Fahrzeug hierfür
US10619791B2 (en) * 2013-03-14 2020-04-14 Eaton Intelligent Power Limited Channel framing with additional functional side
USD733064S1 (en) * 2014-04-28 2015-06-30 Bridgeport Fittings, Inc. Push-on type grounding bushing
DE102015112285A1 (de) * 2015-07-28 2017-02-02 R.Stahl Schaltgeräte GmbH Explosionsgeschützte Anordnung und Verfahren zu deren Herstellung
DE102015112287A1 (de) * 2015-07-28 2017-02-02 R. Stahl Schaltgeräte GmbH Explosionsgeschützte Anordnung und Verfahren zu deren Herstellung
CN112714987B (zh) * 2018-07-11 2022-11-18 哈勃股份有限公司 电气箱线缆连接器

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB598321A (en) * 1945-06-18 1948-02-16 Gen Electric Co Ltd Improvements in electric connectors
US2111419A (en) * 1936-01-17 1938-03-15 Gen Electric Cable connecter
US3206539A (en) * 1963-05-03 1965-09-14 William D Kelly Metal sheathed electrical conductors
DE2607164C3 (de) 1976-02-21 1982-07-15 Gebr. Eickhoff, Maschinenfabrik U. Eisengiesserei Mbh, 4630 Bochum Elektrische Vielfachdurchführung, insbesondere für Gewinnungsmaschinen des Untertagebergbaues
US4306698A (en) * 1980-10-16 1981-12-22 General Electric Company Cable stress/strain relief
US4857021A (en) * 1988-10-17 1989-08-15 Cooper Power Systems, Inc. Electrical connector assembly and method for connecting the same
NL194629C (nl) * 1993-02-04 2002-09-03 Holec Holland Nv Montage-orgaan alsmede buisvormig lichaam voor het in een invoeropening monteren van een elektrische kabel of buis.
US5664810A (en) * 1995-09-26 1997-09-09 The Boeing Company Fireproof electrical wire housing
DE19728370A1 (de) * 1997-07-03 1999-01-07 Bosch Gmbh Robert Kabeldurchführung für Anschlußkabel eines Gasmeßfühlers
US6215065B1 (en) * 1999-04-05 2001-04-10 Andrew Corporation Bulkhead penetration system
NL1015895C2 (nl) * 2000-08-08 2002-02-12 Beele Eng Bv Doorvoerinrichting.
DE10155434C1 (de) * 2001-11-12 2003-06-05 Siemens Ag Kabeldurchführung durch eine Schirmungswand
US6837744B2 (en) * 2002-03-13 2005-01-04 Hydro-Aire, Inc. Electrical connector for aircraft fuel pumps
US7244895B1 (en) * 2006-05-02 2007-07-17 Delphi Technologies, Inc. Electrical feedthrough for varied environmental conditions

Also Published As

Publication number Publication date
CA2603134A1 (en) 2006-10-12
EP1867024B1 (de) 2008-08-27
RU2354021C1 (ru) 2009-04-27
ATE406680T1 (de) 2008-09-15
KR101169494B1 (ko) 2012-07-31
DE202005005297U1 (de) 2006-08-10
TW200703377A (en) 2007-01-16
US7615715B2 (en) 2009-11-10
PL1867024T3 (pl) 2009-01-30
TWI339846B (en) 2011-04-01
US20080314637A1 (en) 2008-12-25
BRPI0607779A2 (pt) 2009-06-13
SI1867024T1 (sl) 2008-12-31
EG24876A (en) 2010-11-21
MY152551A (en) 2014-10-31
NO337789B1 (no) 2016-06-20
CN101156292A (zh) 2008-04-02
WO2006105820A1 (de) 2006-10-12
SA06270078B1 (ar) 2009-12-08
NO20075109L (no) 2007-11-01
EP1867024A1 (de) 2007-12-19
AU2006230978A1 (en) 2006-10-12
DE502006001448D1 (de) 2008-10-09
AU2006230978B2 (en) 2009-09-24
DK1867024T3 (da) 2008-11-24
CA2603134C (en) 2013-06-25
ES2313613T3 (es) 2009-03-01
KR20070121031A (ko) 2007-12-26
CN101156292B (zh) 2010-05-26
PT1867024E (pt) 2008-10-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0607779B1 (pt) Cable bushing device
ES2321686T3 (es) Dispositivo de penetracion de cable.
ES2368910T3 (es) Conector eléctrico enchufable.
BRPI0615246A2 (pt) conjunto ou kit de montagem abrangendo ao menos dois tipos de aparafusamentos de cabo distintamente dimensionados
JP2017517125A (ja) 電気装置
BRPI0709489A2 (pt) corpo de vedação para uma manga de cabo
BRPI0710426A2 (pt) tomada de ligação
JP2011258557A (ja) ケーブルストレインリリーフを有する光電池モジュールコネクタアセンブリ
US3375481A (en) Cable connector
BR102012015595A2 (pt) adaptador de conector elÉtrico liberÁvel e montagem
BRPI0306182B1 (pt) conector de plugue com um alojamento e com um elemento de aperto
US9246263B2 (en) Power plug clamping device
KR20140062072A (ko) 플러그 커넥터
ES2883355T3 (es) Pieza de conector eléctrico multipolar
IT201800010369A1 (it) Dispositivo di illuminazione per veicoli
PT2345840E (pt) Terminal conector para lâmpadas
ES2275155T3 (es) Junta de cable para conectador de macho y hembra.
BR102018015618B1 (pt) Processo para verificação de uma vedação de um espaço interno a ser verificado de uma conexão de plugue, bem como dispositivo de plugue
BR102013013886A2 (pt) montagem de conector elétrico
ES2880780T3 (es) Terminal para conectar un conductor eléctrico a la almohadilla de conexión de un dispositivo eléctrico, y dispositivo de protección eléctrica que comprende dicho terminal
ES2326734T3 (es) Conector electrico.
ES2552637T3 (es) Montaje de un conector de acople para establecer y desconectar al menos una conexión eléctrica con otro montaje de un conector de acople complementario
ES2928442T3 (es) Dispositivo para la interconexión eléctrica de cables eléctricos
BR102014009064A2 (pt) conector elétrico com apêndice de sacrifício
ES2873050T3 (es) Un componente de conexión eléctrica

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2656 DE 30-11-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.