BRPI0520716A2 - calçado - Google Patents

calçado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0520716A2
BRPI0520716A2 BRPI0520716-9A BRPI0520716A BRPI0520716A2 BR PI0520716 A2 BRPI0520716 A2 BR PI0520716A2 BR PI0520716 A BRPI0520716 A BR PI0520716A BR PI0520716 A2 BRPI0520716 A2 BR PI0520716A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
footwear
section
heel
user
toe section
Prior art date
Application number
BRPI0520716-9A
Other languages
English (en)
Inventor
John Fotis Karandonis
Kaye Eve Karandonis
Original Assignee
Stanley Chris Stylis
John Fotis Karandonis
Daphne Ann Stylis
Daphene Ann Stylis
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Stanley Chris Stylis, John Fotis Karandonis, Daphne Ann Stylis, Daphene Ann Stylis filed Critical Stanley Chris Stylis
Publication of BRPI0520716A2 publication Critical patent/BRPI0520716A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B11/00Footwear with arrangements to facilitate putting-on or removing, e.g. with straps
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B1/00Footwear characterised by the material
    • A43B1/0081Footwear characterised by the material made at least partially of hook-and-loop type material 
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43CFASTENINGS OR ATTACHMENTS OF FOOTWEAR; LACES IN GENERAL
    • A43C11/00Other fastenings specially adapted for shoes
    • A43C11/12Slide or glide fastenings

Abstract

CALçADO. Um calçado (1), tendo uma seção de ponta (2), e uma seção de calcanhar (3). A seção de calcanhar (3), sendo parcial ou totalmente destacável a partir da seção de ponta (2). Uma vez pelo menos parcialmente destacado, o calçado pode ser facilmente deslizado sobre o pé de um usuário, sem que o usuário tenha que dobrar ou aplicar pressão aos seus pés para calçar ou retirar o calçado. Nas concretizações em que o calçado é parcialmente destacável, a seção de calcanhar (3) pode ser rodada em relação à seção de ponta (2), lateralmente ou para baixo. O meio de fixação destacável (4) pode incorporar zíperes, VelcroTM ou outros meios de fixação.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para: "CALÇADO".
Antecedentes da Invenção
A presente invenção diz respeito a um calçado e, em particular, a um calçado de estilo fechado, em que a seção de calcanhar pode ser, pelo menos, em parte, destacada da seção de dedo do pé da mesma, de forma que o calçado pode ser facilmente colocado e retirado do pé do usuário.
Descrição da Técnica Anterior
A referência a qualquer técnica anterior nesta especificação não é e não deve ser tomada como, um reconhecimento ou qualquer sugestão de que a técnica anterior faz parte do conhecimento geral comum na Austrália.
Em geral, o calçado pode ser descrito como sendo do tipo estilo de sandália ou estilo fechado. Os calçados de estilo sandália convencionais têm normalmente uma tira fixada à parte de trás para conservar a sandália no pé do usuário. Esse calçado estilo sandália é mais facilmente colocada e retirada do pé de um usuário que o calçado de estilo fechado.
Calçados de estilo fechado fornecem melhor suporte para o tornozelo e para o calcanhar do pé, devido ao ajuste confortável, com aumento da altura do calçado e uma menorabertura de pé. Calçados de estilo fechado, no entanto, são geralmente caracterizados pelo fato de abertura do pé 11, quando instalada no pé de um usuário, ser menor do que o pé do usuário. Para colocar ou retirar o calçado do pé do usuário, é necessário um dispositivo de fixação, de tal forma que, quando se coloca ou se retira o calçado de estilo fechado, o dispositivo de fixação é desfeito. Tal dispositivo é mais tradicionalmente um laço uma fivela ou um ziper, mas hoje em dia, muitas vezes, incorporam gancho e meio de fixação de alça (conhecido como velcro™).
Para colocar este estilo de calçado fechado, o dispositivo de fixação tem que ser desfeito 0 pé é normalmente manobrado para dentro do calçado por torção do tornozelo de modo que os dedos são inicialmente apontados enquanto o pé é inserido no calçado e, em seguida, novamente o calcanhar é torcido e o pé é retornado a partir da posição apontada enquanto empurrando o calcanhar do usuário na seção do calcanhar do calçado. Essa seqüência é exigida a fim de adequar o ângulo entre a seção do calcanhar e o calçado adequado e (a parte da frente ou do dedo do pé do calçado) . Assim que os dedos dos pés e o calcanhar são posicionados no calçado, o meio de fixação pode ser, então, apertados. Do mesmo modo,a fim de retirar o calçado, o procedimento inverso é seguido.
Embora muitas pessoas são facilmente capazes de desempenhar esta tarefa, alguns grupos de pessoas que têm dificuldade em colocar ou retirar este estilo de calçado fechado. Bebês, crianças pequenas, pessoas com deficiências geralmente precisam de ajuda para fazer isto porque eles são incapazes ou não conhecem como fazer para rodar os seus calcanhares, apontar seus dedos, e aplicar as pressões adequadas aos dedos do pé e porções de calcanhar para assegurar que o calçado seja devidamente ajustado.
Isso, portanto, aponta a necessidade de um calçado diferente ou melhorado que permita que diversas partes do calçado sejam pelo menos parcialmente desmontadas, e para assim permitir que o calçado seja colocado ou retirado mais convenientemente, sem a necessidade do habitual modelo de rotação e força ou aplicação de pressão ao pé do usuário.
Resumo da Invenção
A presente invenção visa proporcionar um calçado que supere as desvantagens dos calçados de estilo fechado da técnica anterior.
Durante toda este relatório descritivo, o termo calçado deve ser interpretado de forma a englobar todo tipo de calçado que é de um estilo fechado, em oposição a estilosandália. Ou seja, deve-se considerar a englobar botas, tênis e qualquer tipo de calçado semelhante. Da mesma forma, quando o termo calçado de estilo fechado é utilizado, este deve ser considerado como englobando calçado que pode não fechar totalmente os dedos dos pés ou calcanhares, mas sim, poderia ser parcialmente aberto, tendo buracos, rachas ou padrões cortados fora do calçado, mas não seria classificado como calçado estilo sandália.
Em uma forma ampla, a presente invenção fornece um calçado com uma seção de dedo do pé e uma seção de calcanhar caracterizado pelo fato de que a seção de calcanhar é, pelo menos, em parte, destacável da referida seção de dedo do pé.
Em uma forma ampla, a presente invenção prove um calçado do tipo tendo um cabedal substancialmente flexível e uma sola substancialmente firme, o calçado incluindo:
uma seção de dedo do pé, incluindo uma porção de sola dianteira e uma porção de sola traseira (gáspea);
uma seção de calcanhar, incluindo uma porção de sola (counter)
uma sola interna, de construção unitária, adaptada para sobrepor as porções de sola traseira e dianteira; emeios de fixação destacável para fixar, de forma liberável, a referida seção de calcanhar à referida seção de dedo do pé;
de modo que, em uso, o referido calçado pode ser instalado no pé de um usuário por:
liberação dos meios de fixação;
torção ou remoção da referida seção de calcanhar em relação à referida seção de dedo do pé de uma forma em que a porção de sola posterior é movida para fora de alinhamento em relação à referida porção de sela dianteira do referido calçado, enquanto a referida sola interna é retida dentro da referida seção de dedo do pé do referido calçado;
deslizamento dos dedos dos pés do usuário diretamente para dentro da referida seção de dedos dos pés de uma posição traseira para posicionar o pé no topo da referida sola interna;
retornar a referida seção de calcanhar do referido calçado em alinhamento com a referida seção de dedo do pé em torno do referido calcanhar do usuário; e fixar os referidos meios de fixação.
Preferencialmente, a referida seção de calcanhar é totalmente destacável da referida seção de dedo do pé.Em alternativa, mas também de preferência, a referida seção de calcanhar está parcialmente destacada da referida secção de dedo do pé, de modo que ela pode ser girada transversalmente em relação a um plano que se estende substancial e verticalmente através de uma direção longitudinal do referido calçado.
Em alternativa, mas também de preferência, a referida seção de calcanhar é parcialmente destacável da referida seção de dedo do pé, de tal forma que pode ser girada transversalmente em relação a um plano que se estende substancial e horizontalmente através de uma direção longitudinal do referido calçado.
Preferencialmente, a referida seção de calcanhar é pelo menos parcialmente desacoplável da referida seção de dedo do pé por meio de uma ou qualquer combinação de dispositivos de fixação destacável, incluindo, mas não limitado a, ziperes, velcros (meio de fixação com alça e gancho), fivelas e laços.
Também preferencialmente, o referido calçado é construído de qualquer uma das combinações de materiais, incluindo, mas não limitado a couro, plástico, têxteis, artigos de borracha e sintéticos
Também, preferencialmente, o referido calçado é usado para uma ou combinação de aplicações, incluindo, mas nãolimitado a bebês, crianças pequenas ou pessoas com deficiência.
Preferencialmente, também, o referido calçado inclui qualquer combinação de um suporte em arco, suporte de sola de dentro e suporte de tornozelo.
Em uma forma mais ampla, a presente invenção fornece um método de colocar um calçado no pé de um usuário, o calçado incluindo uma secção de dedo, incluindo uma seção de sola dianteira e uma porção de sola traseira (gáspea);
uma seção de calcanhar, incluindo uma porção de sola (counter)
uma sola interna, de construção unitária, adaptada para sobrepor as porções de sola traseira e dianteira; e
meios de fixação destacável para fixar, de forma liberável, a referida seção de calcanhar à referida seção de dedo do pé;
de modo que, em uso, o referido calçado pode ser instalado no pé de um usuário por:
liberação dos meios de fixação;
torção ou remoção da referida seção de calcanhar em relação à referida seção de dedo do pé de uma forma em que a porção de sola posterior é movida para fora de alinhamento em relação à referida porção de sela dianteira do referido calçado, enquanto a referida sola interna éretida dentro da referida seção de dedo do pé do referido calçado;
deslizamento dos dedos dos pés do usuário diretamente para dentro da referida seção de dedos dos pés de uma posição traseira para posicionar o pé no topo da referida sola interna;
retornar a referida seção de calcanhar do referido calçado em alinhamento com a referida seção de dedo do pé em torno do referido calcanhar do usuário; e
fixar os referidos meios de fixação.
De preferência, na referida etapa de torção, a seção de calcanhar é rodada em qualquer dos lados ou em ambos or para baixo em relação à seção de dedo do pé.
Em uma forma ainda mais ampla, a presente invenção fornece um método de retirar o calçado do pé de um usuário, o calçado incluindo:
uma seção de sola dianteira e uma porção de sola traseira (gáspea);
uma seção de calcanhar, incluindo uma porção de sola (counter)
uma sola interna, de construção unitária, adaptada para sobrepor as porções de sola traseira e dianteira; emeios de fixação destacável para fixar, de forma liberável, a referida seção de calcanhar à referida seção de dedo do pé;
o método incluindo as etapas de:
liberar os meios de fixação;
torcer ou remover a referida seção de calcanhar em relação à referida seção de dedo do pé de uma forma em que a porção de sola posterior é movida para fora de alinhamento em relação à referida porção de sela dianteira do referido calçado, enquanto a referida sola interna é retida dentro da referida seção de dedo do pé do referido calçado; e
deslizar os dedos dos pés do usuário diretamente para dentro da referida seção de dedos dos pés de uma posição traseira para posicionar o pé no topo da referida sola interna.
Breve Descrição dos Desenhos
A presente invenção vai tornar-se mais plenamente entendida a partir da seguinte descrição detalhada das concretizações preferidas, mas concretizações não limitantes da mesma, descritas com relação aos desenhos anexos, em que:
A figura 1 mostra uma perspectiva de um calçado de acordo com a presente invenção, olhando de fora do calçado.A figura 2 mostra uma vista de uma perspectiva lateral de um calçado, olhando a partir do interior.
A figura 3 mostra os calçados das figuras 1 e 2, onde a secção de calcanhar está parcialmente destacada e roda em relação à secção do dedo do calçado, olhando de fora do calçado.
A figura 4 mostra o mesmo calçado apresentado na figura 3, procurando a partir do interior do calçado.
A figura 5 mostra a mesma visão que as figuras 3 e 4, olhando da parte traseira do calçado.
A figura 6 ilustra um padrão tipico do cabedal e a meia-sola do calçado das figuras 1 a 5.
A figura 7 mostra uma concretização alternativa do calçado de acordo com a presente invenção.
A figura 8 ilustra o calçado da figura 7, em que aseção de calcanhar está parcialmente desmontada e girada em relação à secção do dedo do calçado.
A figura 9 ilustra uma vista semelhante do calçado da figura 8, mas mostrando a posição da sola interna.
A figura 10 ilustra o padrão do cabedal do calçado das figuras 7 a 9.
A figura 11 mostra uma outra alternativa concretização de um calçado de acordo com a presente invenção, olhando de fora do calçado.A figura 12 mostra a concretização da figura 11, olhando de dentro do calçado.
A figura 13 mostra, nas figuras 13 (a) e 13 (b) , uma vista explodida da concretização do calçado de figuras 11 e 12.
A figura 14 mostra nas figuras 14 (a) e 14 (b) , um padrão do calçado mostrado nas figuras 11 a 13.
A figura 15 mostra, nas figuras 15 (a) e 15 (b) , dos padrões dos componentes do calçado das figuras 11 a 14.
A figura 16 mostra um calçado da técnica anterior, nomeando os vários componentes de calçado.
Descrição Detalhada das Concretizações Preferidas
A terminologia conhecida e geralmente aceita em relação ao calçado é inicialmente descrita com referência à figura 16.
Por toda este relatório descritivo, o termo "calçado" é usado no sentido tradicional que é definir que tipo de calçado que é usado para andar ou correr ou semelhante e que fornece uma cobertura externa para o pé humano, que tem formato para se ajustar ao pé, tipicamente abaixo do tornozelo, tendo um cabedal flexível de couro ou material sintético semelhante e uma sola firme mais rigida com uma porção de calcanhar fixável.Também, por todo o relatório descritivo e com referência à figura 16, a seção de calcanhar 3 é usado para descrever a parte posterior do calçado que inclui necessariamente a porção da sola 10 na parte de trás do calçado com ou sem um calcanhar próprio, junto com o counter 11 e a parte do "quarto" 12 da porção superior do calçado.
O counter 12 é uma parte dura da parte de trás do calçado acima do calcanhar 10 que fornece rigidez estruturada e mantém, desse modo, a integridade do calçado por meio de suporte do cabedal do calçado. Este prove, dessa forma, suporte para a parte de trás do calçado para distinguir um calçado de uma sandália e que não prove suporte para o tornozelo.
Oquarto 12 é a parte de trás do cabedal, acima do calcanhar 10.
De maneira semelhante, por todo este relatório descritivo, a seção de dedo do pé 2 é usada para descrever a parte da frente do sapato que inclui uma porção de sola 13 na frente do calçado junto com a parte superior dianteira do calçado, também conhecida como gáspea 14.
Essas características de um calçado e que são conhecidas para uma pessoa versada na técnica são ilustradas na figura 16.A primeira concretização de um calçado de acordo com a presente invenção é ilustrada nas figuras 1 a 6. Estas figuras ilustram um calçado, geralmente designado pelo numerai 1, com uma seção de dedo do pé 2, e um seção de calcanhar 3. Será visto que a seção de dedo do pé 2 está ligada à seção de calcanhar 3, por meio de um meio de fixação que, nesta concretização é configurado como um ziper 4. A figura 1 ilustra uma visão do calçado 1 na posição fixado, ou seja, com o ziper 4 fechado, visto defora do calçado, enquanto que a figura 2 mostra o mesmo calçado da vista interna.
Conforme ilustrado nas figuras 3, 4 e 5, a seção de calcanhar 3 pode ser, em parte destacada da seção de dedo do pé 2, desfazendo o ziper por 4 ou outros meios de fixação. Depois do meio de fixação 4 ser desfeito, a secção de calcanhar pode então ser rodada ou torcida transversalmente para fora do plano que se estende substancial e verticalmente através de uma direção longitudinal do calçado (na posição fixado) para a posição mostrada nas figuras 3, 4 e 5. Será apreciado, uma vez que o seção de calcanhar 3 é girada em relação à seção de dedo do pé 2, o pé de um usuário pode ser facilmente inserido na seção de dedo 2 e, em seguida, a seção de calcanhar 3 pode ser girada novamente para circundar a parte posterior do pédo usuário. 0 meio de fixação ou outro ziper 4 pode então ser feito para fixar novamente a seção de calcanhar à seção de dedo do pé 2.
Será apreciado que o calçado desta concretização pode ser facilmente instalado no pé de um bebê, criança pequena, pessoa inválida ou portadoras de deficiência sem dificuldades, e o ziper 4 pode ser facilmente fechado. Isso pode ser feito a necessidade de o usuário ter que dobrar, torcer e fazer pressão nos seus pés, tornozelos ou outras partes de seus pés como costumam fazer quando têm que colocar os seus pés em um tipo de calçado fechado convencional.
Será apreciado por pessoas qualificadas na técnica que variações e modificações nas concretizações acima descritaspodem ser feitas. Tais variações e modificações devem ser consideradas no âmbito da invenção como aqui descrita.
Por exemplo, uma concretização alternativa é ilustrada nas figuras 7 a 10, onde a seção de calcanhar 3 pode ser girada para baixo em relação à seção de dedo do pé 2, como talvez melhor ilustrado nas figuras 8 e 9. Ou seja, neste caso, a seção de calcanhar 3 está novamente em parte destacada da seção de dedo do pé 2 ao abrir o ziper 4. A seção de calcanhar 3, desta vez, é girada transversalmente em relação ao plano horizontal que se estendesubstancialmente através de uma direção longitudinal do calçado para a posição mostrada nas figuras 8 e 9. A figura 9 ilustra como uma sola interna 5 irá manter a sua posição nesta concretização, garantindo que a sola interna prevê ainda o apoio necessário quando o calçado 1 for feito. Tal como acontece com a concretização mostrada nas figuras 1 a 6, a concretização das figuras 7 e 10 também é capaz de ser instalada no pé dos tipos de usuários acima descritos, sem necessidade do usuário ter que dobrar, torcer e fazer pressão em seus pés, tornozelos ou outras partes de seus pés como para calçados de estilo fechado convencionais.
A concretização das figuras 7 e 9 também incorpora um guia de fixação 6, que faz parte do meio de fixação 4, além do ziper.
Será apreciado ainda que em uma nova concretização, a seção de calcanhar pode ser totalmente liberável a partir da seção de dedo do pé, integrada por um ziper que se estende em torno da secção média do calçado, tal como ilustrado nas figuras 11 a 15.
A figura 13 ilustra uma forma "totalmente destacável" do calçado, onde pode ser visto claramente que o ziper 4 ou outro dispositivo de fixação se estende inteiramente sobre a seção média do calçado, a figura 13 (a), que ilustra a seção de dedo do pé 2 , e a figura 13 (b) que ilustra aseção de calcanhar 3. As figuras 14 e 15 ilustram detalhes desta concretização do calçado, com a figura 14 (a) , indicando a posição da meia-sola na porção de dedo do pé da porção superior do calçado, a figura 14 (b) mostrando a posição do calcanhar da meia-sola sobre a seção de calcanhar do cabedal do calçado, a figura 15 (a) ilustrando uma haste contornada de suporte do componente de sola de dentro do calçado, e a figura 15 (b) mostrando uma coberta de couro, superposição estofado dos componentes da sola de dentro do calçado desta concretização.
Embora cada uma das concretizações acima descritas tenham mostrado a utilização de um ziper, e enquanto na segunda concretização descrita acima também incorpora-se um guia de velcro, será apreciado que a fixação e a liberaçãoda seção de calcanhar da seção de dedo do pé do calçado pode ser facilitada por meio de uma variedade de meios de fechamento. Tal meios de fixação podem incluir um ou mais de ziperes, gancho e meio de fixação com alça (conhecido como velcro™) , guias ou superposição, fivela, laços ou qualquer combinação dos anteriores. Outros meios de fixação que se são ou podem ser tornar evidentes para pessoas qualificadas na técnica devem ser considerados também como incorporados, no âmbito da presente invenção.Deve ser igualmente notado que, em função da concretização implementada, a alteração da sola é inerente dos de calçado convencional. Em particular, será notado que a sola externa vai ser construída em duas partes distintas, como na primeira e na terceira concretização acima descrita, ou em uma parte que lhe permite combinar-se ou dobrar para baixo, conforme descrito para a segunda concretização. Será também observado que a sola interior (entre-sola) poderá, em qualquer uma dessas concretizações descritas, ainda ser unitária de construção e ser anexada à seção de dedos do pé 2 do calçado. Essa construção unitária permite um melhor apoio para o pé do usuário que se construído em duas partes
Deve igualmente notar que, com a sola exterior acima construída nos moldes descritos, e com a sola interna também construída de uma forma tal que ela também pode facilmente dobrar ou ser flexível, o usuário será capaz de flexionar seu tornozelo para frente mais facilmente do que nos calçados convencionais, enquanto ainda sendo suportados. Isso pode ter desempenho melhorado em determinadas aplicações, por exemplo, em determinados esportes. Ou seja, com a sola praticamente articulada, o calcanhar não irá levantar para fora do calçado, comonormalmente ocorre ao caminhar ou correr mais rápido nos calçados convencionais.
Também será apreciado que o calçado da presente invenção pode ser construído de uma variedade de materiais. Materiais adequados incluem couro, plástico, têxteis, borracha, materiais sintéticos, e coisas do gênero. Será apreciado que não deveria haver qualquer limitação ao tipo de material que é utilizado para construir este calçado. Ou seja, todos os materiais adequados para pessoas conhecidas competentes na técnica devem ser utilizados para a construção de calçado e devem ser incorporado dentro do âmbito da presente invenção.
Conforme mencionado acima, o calçado da presente invenção é particularmente útil para bebês, crianças pequenas, deficientes, portadores de deficiência, pessoas inválidas, ou pessoas com uma lesão no pé, que poderiam normalmente ter dificuldade em dobrar seus pés como é necessário para colocar o pé em um calçado fechado tipo convencional. No entanto, o calçado pode ser facilmente utilizado por qualquer pessoa, mesmo que tenham essa limitação fisica, ou não. Os calçados também podem ser utilizados pelas pessoas que necessitam de flexibilidade desportiva inerente ao desenho / funcionalidades do calçado da presente invenção.O calçado da presente invenção, portanto, proporciona bom suporte de tornozelo, mantendo a menor abertura de um calçado fechado estilo convencional, mas tem a vantagem de que é facilmente ajustável, sem torcer, girar ou aplicar outra força para inserir ou retirar o calçado do pé do usuário. Ele permite o uso do calçado com um suporte de tornozelo necessário para pessoas que de outra forma não seriam capazes de usar um calçado adequado com tal apoio de tornozelo.
Também será apreciado que o calçado da presente invenção pode incorporar suporte de arco tradicional, suporte sola de dentro e suportes de tornozelo, como para calçados do tipo convencional, para alcançar os habituais efeitos conhecidos de pessoas qualificadas na técnica.
Todas as variações e modificações adicionais da presente invenção que se tornam aparentes para técnicos no assunto devem ser consideradas enquadradas no âmbito de aplicação da invenção acima descrita.

Claims (14)

1. Calçado do tipo que tem um cabedal substancialmente flexível e uma sola substancialmente firme, o calcado caracterizado pelo fato de que inclui:uma seção de ponta, incluindo uma porção de soladianteira e uma porção dianteira (gáspea);uma seção de calcanhar incluindo uma porção de sola traseira e uma porção de cabedal traseira (contra)uma entresola de construção unitária adaptada para sobrepor ambas as porções traseira e dianteira do referido calçado; emeio de fixação destacável para fixar, de forma liberável, a referida seção de calcanhar â referida seção de ponta;de modo que, em uso, o referido calçado pode serinstalado no pé de um usuário por meio de: liberação do meio de fixação;torção ou remoção da referida porção de calcanhar relativamente à seção de ponta em uma maneira em que a porção de sola traseira é movida para fora do alinhamento em relação à referida porção de sola dianteira do referido calçado, enquanto a referida entresola é retida dentro da referida seção de ponta do referido calçado;deslizar os dedos dos pés do usuário diretamente para dentro da seção de ponta a partir da posição traseira para posicionar o pé do usuário em cima da referida entresola;retornar a referida seção de calcanhar do referido calçado em alinhamento com a referida seção de ponta ao redor do calcanhar do usuário; e fixar o meio de fixação.
2. Calçado, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a referida seção calcanhar étotalmente destacavel da referida seção de ponta.
3. Calçado, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a referida seção de calcanhar é parcialmente destacavel da referida seção de ponta de modo que esta pode ser girada transversalmente em relação a um plano que se estende substancialmente verticalmente através de uma direção longitudinal do referido calçado.
4. Calçado, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a referida seção decalcanhar é parcialmente destacavel da referida seção de ponta de modo que esta pode ser girada transversalmente em relação a um plano que se estende substancialmente horizontalmente através de uma direção longitudinal do referido calçado.
5. Calçado, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a referida seção de calcanhar é pelo menos parcialmente destacável da referida secção de ponta por meio de qualquer um ou combinação de dispositivos destacaveis incluindo, mas não limitado a, zíperes, gancho e meio de fixação por laço (conhecido como Velcro™), guias ou superposições, spress tuds, fivelas e laços.
6. Calçado, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o referido calçado é construído de qualquer um da combinação de materiais incluindo, mas não limitado a, plástico, têxtil, borracha e sintéticos.
7. Calçado, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o referido calçado é usado para uma ou combinação de aplicações incluindo, mas não limitado a, crianças pequenas, bebês, pessoas portadoras de necessidades especiais ou portadoras de deficiência física.
8. Calçado, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o referido calçado inclui qualquer uma ou combinações de suporte para arco, suporte para entresola ou suporte para tornozelo.
9. Método para posicionar um calçado no pé de umusuário, o calçado caracterizado pelo fato de que inclui:uma seção de ponta, incluindo uma porção de soladianteira e uma porção dianteira (gãspea);uma seção de calcanhar incluindo uma porção de solatraseira e uma porção de cabedal traseira (contra)uma entresola de construção unitária adaptada parasobrepor ambas as porções traseira e dianteira do referidocalçado; emeio de fixação destacável para fixar, de formaliberável, a referida seção de calcanhar à referida seçãode ponta;o referido método incluindo as etapas de:liberação do meio de fixação;torção ou remoção da referida porção de calcanharrelativamente à seção de ponta em uma maneira em que aporção de sola traseira é movida para fora do alinhamentoem relação à referida porção de sola dianteira do referidocalçado, enquanto a referida entresola é retida dentro dareferida seção de ponta do referido calçado;deslizar os dedos dos pés do usuário diretamentepara dentro da seção de ponta a partir da posição traseirapara posicionar o pé do usuário em cima da referidaentresola;retornar a referida seção de calcanhar do referidocalçado em alinhamento com a referida seção de ponta aoredor do calcanhar do usuário; efixar o meio de fixação.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que, na referida etapa detorção, a seção de calcanhar é torcida lateralmente ou parabaixo em relação à seção de ponta.
11. Método para retirar o calçado do pé de umusuário, o calçado caracterizado pelo fato de que inclui:uma seção de ponta, incluindo uma porção de soladianteira e uma porção dianteira (gáspea);uma seção de calcanhar incluindo uma porção de solatraseira e uma porção de cabedal traseira (contra)uma entresola de construção unitária adaptada parasobrepor ambas as porções traseira e dianteira do referidocalçado; emeio de fixação destacável para fixar, de formaliberável, a referida seção de calcanhar à referida seçãode ponta;o referido método incluindo as etapas de:liberação do meio de fixação;torção ou remoção da referida porção de calcanharrelativamente à seção de ponta em uma maneira em que aporção de sola traseira é movida para fora do alinhamentoem relação à referida porção de sola dianteira do referidocalçado, enquanto a referida entresola é retida dentro dareferida seção de ponta do referido calçado; edeslizar os dedos dos pés do usuário para fora daseção de ponta em uma direção traseira para retirar pé dousuário de cima da referida entresola.
12. Calçado caracterizado pelo fato de que é tal comoaqui descrito com referência aos desenhos anexos.
13. Método de posicionamento do calçado no pé de umusuário caracterizado pelo fato de que é tal como aquisubstancialmente descrito.
14. Método de remoção do calçado no pé de um usuáriocaracterizado pelo fato de que é tal como aquisubstancialmente descrito.
BRPI0520716-9A 2005-11-21 2005-11-21 calçado BRPI0520716A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/AU2005/001765 WO2007056791A1 (en) 2005-11-21 2005-11-21 Footwear

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0520716A2 true BRPI0520716A2 (pt) 2010-05-18

Family

ID=38048191

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0520716-9A BRPI0520716A2 (pt) 2005-11-21 2005-11-21 calçado

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7607242B2 (pt)
EP (1) EP1951079A4 (pt)
JP (1) JP2009516535A (pt)
CN (1) CN101312670B (pt)
BR (1) BRPI0520716A2 (pt)
CA (1) CA2630158C (pt)
WO (1) WO2007056791A1 (pt)

Families Citing this family (48)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8161669B2 (en) * 2007-01-11 2012-04-24 X-Swiss, Inc. Infant shoe having a pivoting heel portion
US7793438B1 (en) * 2007-01-26 2010-09-14 Reebok International Ltd. Rear entry footwear
GB0711361D0 (en) * 2007-06-13 2007-07-25 Clark C & J Int Ltd An article of footwear
FR2945186B1 (fr) * 2009-05-07 2011-09-09 Alexandre Haouari Dispositif de porte-lacet pour le changement rapide de lacet sur chaussures
US9220317B2 (en) 2009-09-24 2015-12-29 Gabrielle Green Transitional shoe with screw-on heel
CN102228328B (zh) * 2011-06-01 2013-03-27 茂泰(福建)鞋材有限公司 可折叠收纳鞋
FR2994800B1 (fr) * 2012-09-03 2015-03-20 Decathlon Sa Chaussure articulee a serrage automatique.
CN102960906A (zh) * 2012-11-26 2013-03-13 吴江市虹凯纺织有限公司 新型多功能两用鞋
US9839261B2 (en) * 2013-01-17 2017-12-12 Nike, Inc. Easy access articles of footwear
US9265305B2 (en) 2013-01-17 2016-02-23 Nike, Incorporated Easy access articles of footwear
US9144262B2 (en) * 2014-02-07 2015-09-29 Donald B Ardell Fast transition running shoe
US9119436B1 (en) * 2014-02-07 2015-09-01 Donald B Ardell Fast transition running shoe
US20150374065A1 (en) * 2014-06-26 2015-12-31 Joseph DiFrancisco Easy Access Footwear
US20160166006A1 (en) * 2014-06-26 2016-06-16 Joseph DiFrancisco Easy Access Footwear with Zipper Closure
US20170231316A1 (en) * 2014-08-11 2017-08-17 Chandni SETHI Adaptable shoe
US10702017B2 (en) * 2015-01-29 2020-07-07 Nike, Inc. Articles of footwear that include one or more concealable display areas
CN106263228B (zh) * 2015-06-08 2018-02-02 英属维京群岛商高阶鞋技有限公司 可松紧脚背周围舒适穿着的靴子
US10912348B2 (en) 2016-10-26 2021-02-09 Nike, Inc. Easy access articles of footwear
US10568382B2 (en) 2016-10-26 2020-02-25 Nike, Inc. Upper component for an article of footwear
CN114521719A (zh) 2016-10-26 2022-05-24 耐克创新有限合伙公司 鞋类跟部弹簧装置
CN116509105A (zh) * 2016-10-26 2023-08-01 耐克创新有限合伙公司 用于足部进入的带铰链的鞋类鞋底结构及制造方法
US10499710B2 (en) 2017-02-01 2019-12-10 Nike, Inc. Footwear with closing mechanism permitting easy donning and doffing
US11304479B2 (en) 2017-02-28 2022-04-19 Nike, Inc. Footwear with laceless fastening system
US11154115B2 (en) 2017-03-17 2021-10-26 Nike, Inc. Articles of footwear transitional between a foot insertion or removal configuration and a foot supporting configuration
US10758010B2 (en) 2017-04-17 2020-09-01 Nike, Inc. Increased access footwear
EP3629811B1 (en) 2017-05-23 2022-06-15 Nike Innovate C.V. Rear access article of footwear with movable heel portion
CN110662445B (zh) 2017-05-23 2021-08-17 耐克创新有限合伙公司 具有接合鞋带的拉链系统的鞋类鞋面
US10159310B2 (en) * 2017-05-25 2018-12-25 Nike, Inc. Rear closing upper for an article of footwear with front zipper to rear cord connection
KR102490186B1 (ko) 2017-11-08 2023-01-18 나이키 이노베이트 씨.브이. 랩 어라운드 폐쇄 시스템 및/또는 발 랩핑 고정 스트랩을 갖는 풋웨어 물품
EP3773052B1 (en) 2018-04-13 2023-02-22 NIKE Innovate C.V. Footwear fastening system
TWI741174B (zh) * 2018-04-19 2021-10-01 蔡垂典 一種中底具有開合部件的鞋類製品及其製造方法
USD869128S1 (en) 2018-06-11 2019-12-10 Friendly, Inc. Footwear
USD854303S1 (en) 2018-06-14 2019-07-23 Nike, Inc. Shoe
USD853707S1 (en) 2018-06-14 2019-07-16 Nike, Inc. Shoe
USD840663S1 (en) 2018-06-14 2019-02-19 Nike, Inc. Shoe
CN112334033A (zh) 2018-06-19 2021-02-05 耐克创新有限合伙公司 具有向后平移的足跟部件的鞋类制品和其他足部容纳装置
CN112399807B (zh) * 2018-07-06 2022-07-19 耐克创新有限合伙公司 用于鞋类物品和服装物品的闭合机构
CN109349742A (zh) * 2018-11-28 2019-02-19 大连知你文化产业发展有限公司 一种可拆卸式游戏图案帆布鞋及维护方法
KR102604507B1 (ko) * 2018-12-28 2023-11-20 나이키 이노베이트 씨.브이. 접근이 용이한 관절형 밑창 구조를 갖는 신발
CN113260271B (zh) 2018-12-28 2022-08-19 耐克创新有限合伙公司 具有竖直延伸的鞋跟稳定器的鞋类
US11464287B2 (en) 2018-12-28 2022-10-11 Nike, Inc. Footwear element with locating pegs and method of manufacturing an article of footwear
CN116746737A (zh) 2019-02-13 2023-09-15 耐克创新有限合伙公司 鞋类脚跟支撑装置
US11140941B2 (en) 2019-05-03 2021-10-12 Nike, Inc. Footwear upper with unitary support frame
US11707113B2 (en) 2019-10-18 2023-07-25 Nike, Inc. Easy-access article of footwear with cord lock
CN114727688A (zh) 2019-11-25 2022-07-08 耐克创新有限合伙公司 用于可穿戴物品的张力保持系统
FR3104004B1 (fr) * 2019-12-10 2021-11-12 Air Liquide Élément chaussant à verrouillage amélioré
US20230103052A1 (en) * 2021-09-24 2023-03-30 Filip Postolek Footwear with dual rear closure arrangement
US11910867B2 (en) 2022-03-28 2024-02-27 Nike, Inc. Article of footwear with heel entry device

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US474574A (en) * 1892-05-10 bruzon
US2452502A (en) * 1945-04-25 1948-10-26 John P Tarbox Shoe construction
US2568974A (en) * 1945-04-25 1951-09-25 John P Tarbox Vamp and sole connection
US3192651A (en) * 1963-12-16 1965-07-06 Robert D Smith Shoe having a rear opening
US3349505A (en) * 1965-12-11 1967-10-31 Segundo C Lopez Children's footwear
FR1582883A (pt) * 1968-06-25 1969-10-10
DE2461701A1 (de) 1974-12-27 1976-11-11 Bruno M Casanova Schuh, insbesondere kinder- und kleinkinderschuh
US4095356A (en) 1976-10-15 1978-06-20 Scott Usa, Inc. Boot with pivoted upper
JPS53141150U (pt) * 1977-04-09 1978-11-08
JPS5598202U (pt) * 1978-12-28 1980-07-08
JPS59130502U (ja) * 1983-02-22 1984-09-01 小川製靴株式会社
DE3310988A1 (de) * 1983-03-25 1984-09-27 Johannes 7982 Baienfurt Bohr Schuh fuer kleinkinder oder babys
US4665634A (en) * 1985-10-25 1987-05-19 Diaz Alberto O Child's bootlet with separable front and rear portions
AT395801B (de) 1987-12-30 1993-03-25 Dynafit Skischuh Gmbh Skischuh
US5127170A (en) 1990-01-05 1992-07-07 Robert Messina Collapsible athletic shoe
JPH0731057Y2 (ja) * 1990-02-20 1995-07-19 三洋電機株式会社 熱交換ユニット
DE4107376A1 (de) 1990-09-10 1992-03-12 Martin Muranyi Schnellschliessschuh
DE4107037A1 (de) 1991-03-01 1992-09-03 Dietrich Frank Dr Rer Nat Verfahren zur darstellung von zwei- und dreiwertigem eisen zur diagnostik histologischer schnittpraeparate
US5184410A (en) * 1991-06-13 1993-02-09 Hamilton Paul R Pivoting shoe construction
US5570523A (en) * 1995-05-31 1996-11-05 Lin; Ji-Tyan Adjustable child shoes
DE29608693U1 (de) 1996-05-14 1996-08-08 Lin Ji Tyan Verstellbarer Schuh
US6189239B1 (en) * 1997-10-31 2001-02-20 D. Gasparovic Articulated footwear having a flexure member
DE29809404U1 (de) * 1998-05-13 1998-08-06 Ruloff Daniel Behindertengerechte Fußbekleidung
TW435102U (en) * 2000-09-18 2001-05-16 Jiang Deng Feng Moveable rear wrapping portion for shoes
US20030200680A1 (en) * 2002-04-29 2003-10-30 David Chang Shoe with a counter portion
JP4474515B2 (ja) * 2002-11-18 2010-06-09 株式会社朝日ラバー アーチサポート及びこれを用いたインソール
JP3683881B2 (ja) 2002-12-18 2005-08-17 有限会社フェアベリッシュ 甲被がスライドファスナーにより横側から水平に開閉可能な靴
JP2004236860A (ja) * 2003-02-06 2004-08-26 Suminosuke Kawase 靴べらなしで履ける履物

Also Published As

Publication number Publication date
EP1951079A4 (en) 2012-05-30
CN101312670A (zh) 2008-11-26
CA2630158A1 (en) 2007-05-24
US7607242B2 (en) 2009-10-27
WO2007056791A1 (en) 2007-05-24
US20080263896A1 (en) 2008-10-30
CN101312670B (zh) 2011-08-10
CA2630158C (en) 2014-07-29
EP1951079A1 (en) 2008-08-06
JP2009516535A (ja) 2009-04-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0520716A2 (pt) calçado
EP1282371B1 (en) Shoes
CN110381764A (zh) 带有允许轻松穿脱的闭合机构的鞋类
BRPI0714261A2 (pt) sapato com elasticidade
AU2012200751B2 (en) Footwear
US20120116275A1 (en) Convertible Walker Boot and Post-op Shoe
WO2001049141A1 (en) Arrangement for the upper part(s) of a shoe.
CA3115271A1 (en) Customizable footwear system
US1943829A (en) Sandal
US2530637A (en) Arch support
BRPI0618001B1 (pt) Calçados semelhantes a meias-curtas acolchoadas
JP3195381U (ja) サンダル基板及びサンダル
RU2395222C2 (ru) Обувь
US20200154828A1 (en) Transformable Shoe
US20120102626A1 (en) Sock with heel padding and method of making same
US3407517A (en) Sling back sandal
US20140144046A1 (en) Footwear
KR200495829Y1 (ko) 기능성 신발
KR100867845B1 (ko) 보행 보조신발
JP6227342B2 (ja) 脱ぎ履きし易いリハビリ靴
JP2004208926A (ja)
US20230292885A1 (en) Footwear insert
JP2004049738A (ja) 履き物
JP6429213B2 (ja) 室内用履物
US20210401108A1 (en) Shoe with Detachable and Interchangeable Attachments

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: APRESENTE O DEPOSITANTE A TRADUCAO DOS DESENHOS, OS QUAIS NAO CONSTAM DO PROCESSO , APESAR DE INDICADOS NA PET. 20080146205 ( SO427087899BR02) DE 21/11/2008.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]